Lilian Vanessa Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2881839975651877
  • Última atualização do currículo em 03/04/2017


Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e Mestre em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Sul de Minas - IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas, em Carmo de Minas/MG. Atuou como professora adjunta da Universidade Paulista - UNIP entre 2005 e 2011 nos Cursos de Farmácia, Nutrição e Biomedicina. Foi sócia-gerente da Flavor - Consultoria, Qualidade e Treinamento Ltda, entre 2001 e 2014, atuando também como Auditora Líder da ISO 22000 (Gestão da Segurança de Alimentos). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Alimentos e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em segurança de alimentos e controle higiênico-sanitário (Boas Práticas, Procedimentos higiênico-sanitários - POP e PPHO, Sistema APPCC e ISO 22000), atuando principalmente com docência, consultorias e auditorias em segurança de alimentos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilian Vanessa Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, L. V.;SILVA, LILIAN VANESSA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Avançado Carmo de Minas.
Alameda Murilo Eugênio Rubião, s/nº
Chacrinha.
37472000 - Carmo de Minas, MG - Brasil
Telefone: (035) 998097953
URL da Homepage: www.cdm.ifsuldeminas.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2001
Mestrado em Ciências de Alimentos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Teor de umidade e desodorização de cúrcuma: métodos e aplicações,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Maria Beatriz Abreu Glória.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: curcuma; desodorização; umidade.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.
Setores de atividade: Educação; Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.
1991 - 1996
Graduação em engenharia de alimentos.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Extensão universitária em PDE - Cultura Empreendedora. (Carga horária: 16h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.
2006 - 2006
Formação de Auditores Líderes. (Carga horária: 40h).
Det Norske Veritas, DNV, Brasil.
2002 - 2002
Formação de Consultores em APPCC Mesa. (Carga horária: 80h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Multiplicador Indústria. (Carga horária: 80h).
SENAI-RJ - CENTRO DE TECNOLOGIA EUVALDO LODI, CETEC E. LODI, Brasil.
2001 - 2001
Formação de Consultores em APPCC. (Carga horária: 80h).
SENAI-RJ - CENTRO DE TECNOLOGIA EUVALDO LODI, CETEC E. LODI, Brasil.
1996 - 1996
Extração e produção de balas e caramelos. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
1995 - 1995
Treinamento em Prevenção de Acidnetes. (Carga horária: 16h).
Consultoria Técnica e Treinamento em Segurança e Higiene do Trabalho, CONTREI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Curso Técnico em Alimentos. Coordenadora do Curso Técnico em Alimentos - 2015/2016


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Outras informações
Docente para os cursos de Farmácia, Biomedicina e Nutrição.


Flavor - Consultoria, Qualidade e Treinamento ltda., FLAVOR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Sócio-gerente, Carga horária: 16
Outras informações
Consultorias e auditorias com foco em controle higiênico sanitário e segurança de alimentos (Boas Práticas, Procedimentos Higiênico-sanitários - POP e PPHO, APPCC, ISO 22000). Assessoria em desenvolvimento de produtos alimentícios e afins, rotulagem e rotulagem nutricional, controles de processos na indústria de alimentos e bebidas.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SP, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Prestação Serviço de Docência, Enquadramento Funcional: Prestador Serviços - PJ - Flavor Consultoria
Outras informações
Reuniões pedagógicas, acompanhamento de projetos e afins (42 h): contratos n. 2507-0, 2583-0, 2673-0, 2720-0, 2880-0, 3013-0, 3293-0, 3321-0, 3490-0, 3512-0, 4528-0, 4978-0. Disciplinas: Técnicas Básicas de Gastronomia (7 h) - contrato n. 2560-0; Microbiologia (54 h) - contrato n. 4151-0; Química (92 h) - contratos n. 2880-0, 3466-0, 3984-0, 5128-0.


Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 6
Outras informações
Docente do curso de Engenharia de Alimentos.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Desenvolvimento de gelado comestível (sorvete) a base de polpa de abacate como substituição à gordura vegetal hidrogenada
Descrição: O produto, gelado comestível (sorvete) a base de polpa de abacate, visa oferecer uma opção alimentícia saudável e nutritiva ao consumidor, pois o abacate possui propriedades funcionais e substitui a gordura vegetal hidrogenada, que é associada a malefícios à saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Vamos comer um café? Uso gastronômico do café
Descrição: Há Circuitos Turísticos e cafés especiais no Sul de Minas. A gastronomia do café pode reforçar negócios que geram renda para a população desta região. Avaliou-se a aceitação gastronômica do café por pesquisa com consumidores e empresários de Carmo de Minas, São Lourenço e região. Um total de 140 consumidores foram entrevistados e dentre eles, constatou-se que a maioria ingerem a bebida café (90%); 49,3% consumiram doces ou bebidas com café em São Lourenço e região; eles preferem alimentos doces (60%) que salgados (54,3%) com café e pratos mais tradicionais (55%) que inovadores (40,7%); 84,3% deles e empresários creem que a gastronomia do café aumenta a visibilidade turística local. Além disso, identificou-se que há apenas alguns doces a base de leite contendo café como ingrediente no comércio dos municípios pesquisados. Os dados indicam que há potencial na região para o desenvolvimento da gastronomia do café, favorecendo um incremento de renda para as empresas locais e para os interessados em empreender na gastronomia do café. Isso pode ser potencializado pela oferta de cursos da culinária doce e salgada com café, que capacitarão os interessados no uso dessa gastronomia, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento dos negócios turísticos para a região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Aliment-arte: comer saudável
Descrição: Adolescentes e jovens têm informações sobre alimentação saudável, mas alimentam-se mal; e preferem informações rápidas e alarmantes sobre os efeitos dos alimentos sobre o organismo. Detectou-se que os alunos do ensino técnico integrado do IFSULDEMINAS, Campus Avançado Carmo de Minas, estão se alimentando basicamente de arroz, feijão e carne; excluindo fruas, legumes e verduras do almoço. Não há informação sobre os hábitos alimentares dos estudantes dos cursos subsequentes. Esta primeira fase do projeto teve como objetivo levantar e avaliar os hábitos alimentares dos estudantes desse Campus visando estimulá-los e conscientizá-los sobre a importância de uma alimentação saudável. Realizou-se coleta de dados através de questionário de hábitos alimentares, atividades físicas e histórico de doenças crônicas na família, entre outras informações. A análise dos dados revelou que a maioria dos estudantes afirma ter bons hábitos alimentares, mas também apresentam hábitos prejudiciais, como sedentarismo, consumo excessivo de frituras, refrigerantes, guloseimas e baixa ingestão de água. Acredita-se que trabalhos educativos podem contribuir para estimular hábitos alimentares mais saudáveis. Em nova etapa, buscar-se-á realizar ações de extensão: oficinas de alimentação com frutas, legumes e verduras e ações de conscientização sobre bons hábitos alimentares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
EXPEDIÇÃO IFSULDEMINAS
Descrição: Ação promovida pelo IFSULDEMINAS em que os alunos atuaram como extensionistas, realizando capacitações nas áreas de administração, alimentos e informática para a população de vários municípios do Sul de Minas Gerais. Alunos dos cursos técnicos do Campus Avançado Carmo de Minas desenvolveram ações em Virgínia/MG. Ações: Participação na elaboração do projeto para a participação do Campus Avançado Carmo de Minas; Orientação de alunas do Curso Técnico em Alimentos no desenvolvimento do material e de suas apresentações para a realização das oficinas a seguir: - Aproveitamento Integral dos Alimentos: 4 horas teóricas e 4 aulas práticas; - Orientação sobre Alimentos para Fins Especiais (diet, light), Alimentos Alergênicos e Informações de Rotulagem: 4 aulas teóricas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Vamos comer um café? Uso gastronômico do café
Descrição: Há Circuitos Turísticos e cafés especiais no Sul de Minas. A gastronomia do café pode reforçar negócios que geram renda para a população desta região. Avaliou-se a aceitação gastronômica do café por pesquisa com consumidores e empresários de Carmo de Minas, São Lourenço e região. Um total de 140 consumidores foram entrevistados e dentre eles, constatou-se que a maioria ingerem a bebida café (90%); 49,3% consumiram doces ou bebidas com café em São Lourenço e região; eles preferem alimentos doces (60%) que salgados (54,3%) com café e pratos mais tradicionais (55%) que inovadores (40,7%); 84,3% deles e empresários creem que a gastronomia do café aumenta a visibilidade turística local. Além disso, identificou-se que há apenas alguns doces a base de leite contendo café como ingrediente no comércio dos municípios pesquisados. Os dados indicam que há potencial na região para o desenvolvimento da gastronomia do café, favorecendo um incremento de renda para as empresas locais e para os interessados em empreender na gastronomia do café. Isso pode ser potencializado pela oferta de cursos da culinária doce e salgada com café, que capacitarão os interessados no uso dessa gastronomia, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento dos negócios turísticos para a região. Em 2016 o tema Comer Café foi aplicado no V Festival Gastronômico DEGUSTA, de São Lourenço/MG. Serviços de alimentação do município ofertaram pratos com café durante o mês de setembro de 2016 e oficinas de preparação de pratos contendo o café como ingrediente foram oferecidas à população em unidade móvel do Senac, conduzidas por um gastrônomo desta instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Maria Eliana Barros2013 Maria Eliana Barros ; SILVA, L. V. . Emprego da análise sensorial como parâmetro para avaliar a qualidade de sorvete de abacate durante um período de estocagem. Revista do Instituto de Ciências da Saúde, v. 31-3, p. 301-305, 2013.

2.
Maria Eliana Barros2013 Maria Eliana Barros ; SILVA, L. V. . Emprego da análise sensorial como parâmetro para avaliar a qualidade de sorvete de abacate durante um período de estocagem. Revista do Instituto de Ciências da Saúde, v. 31-3, p. 301-305, 2013.

3.
CRUZ, R.1997CRUZ, R. ; CARVALHO, C. W. P. ; SILVA, L. V. ; HEINEMANN, R. B. ; SILVA, L. V. . Extração e caracterização de amido de amêndoa de manga termoprocessada. Arquivos de Biologia e Tecnologia (Cessou em 1997. Cont. ISSN 1516-8913 Brazilian Archives of Biology and Technology (Impresso)), v. 40-3, p. 504-511, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Carolaine Santos da Silva ; Belami Cássia da Silva ; SILVA, LILIAN VANESSA . DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE ARROZ DOCE DIET. In: 8ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 5º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2016, Passos - MG. 8ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 5º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2016.

2.
SILVA, LILIAN VANESSA; Eveline Silva Carneiro ; Ana Helena Junqueira de Castro . ALIMENARTE: comer saudável. In: 8ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 5º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2016, Passos - MG. 8ª JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 5º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2016.

3.
SILVA, LILIAN VANESSA; Leidiane Priscila Moreira Fidelis ; Carolaine Santos da Silva ; LABEGALINI, M. C. . VAMOS COMER UM CAFÉ? O uso gastronômico do café. In: 7ª Jornada Científica e Tecnológica e 4º Simpósio de Pós Graduação do IFSULDEMINAS, 2015, Poços de Caldas - MG. 7ª Jornada Científica e Tecnológica e 4º Simpósio de Pós Graduação do IFSULDEMINAS, 2015.

4.
SILVA, L. V.; M.B.A. Glória . Comparison of methods for the deodorization of turmeric. In: International Congress on Pigments in Food, 2004, Quimper. Pigments in Food, more than colours.... Quimper: Université de Bretagne Occidentale, 2004. p. 62-64.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, L. V.; M.B.A. Glória . Uso de hidrodestilação para a remoção do aroma de cúrcuma. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza - CE. Livro de Resumos, 2000. v. 2. p. 6.119-6.119.

2.
SILVA, M. B. ; SILVA, L. V. ; M.B.A. Glória . Padronização do método de determinação do teor de umidade em cúrcuma em pó por infravermelho. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2000, Fortaleza - CE. Livro de Resumos, 2000. v. 1. p. 2.25-2.25.

3.
MACHADO, F. L. C. ; TESINE, A. ; LACERDA, R. P. ; SILVA, L. V. ; MARCHI, J. F. ; MINIM, V. P. R. . Utilização de surimi na elaboração de hamburguer sabor camarão. In: XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1996, Poços de Caldas - MG. Resumos, 1996. p. 48.

4.
SILVA, L. V.; CRUZ, Renato . Efeitos da radiação de microondas sobre as características amilográficas de farinha de trigo em diferentes condições de tratamento. In: IV Simposio de Iniciação Científica na UFV, 1994, Viçosa. IV Simposio de Iniciação Científica na UFV. Viçosa: Imprensa Universitária, 1994. p. 214-214.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, L. V.. Rotulagem Nutricional de Alimentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, L. V.. Gestão da segurança dos alimentos com base na ISO 22000. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, L. V.. Capacitação em Manual de Boas Práticas CMBP e POPS - GAC. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, L. V.. Atuação do Consultor na Área de Segurança dos Alimentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SILVA, L. V.. Segurança de Alimentos como Passo Inicial no Caminho para a ISO 22000. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, L. V.. Participação em banca de Michele V. Boas; Simone M. S. Ramos; Elisângela A. F. Pelin.Análise higiênico-sanitária de cachorros-quentes comercializados em duas praças cnetrais no município de São José dos Campos - SP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Paulista.

2.
SILVA, L. V.. Participação em banca de Ariane G. S. Silva; Andréia de Lima, Fabiana F. dos Santos.Análise higiênico-sanitária de cubos de gelo utilizados para consumo direto, comercializados na cidade de São José dos Campos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Paulista.

3.
SILVA, L. V.. Participação em banca de Patrícia Gasparoto e Pollyana Campos Mello.Identificar a concentração de licopeno no tomate e seus subprodutos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Paulista.

4.
Pires, R. L; Paiva, C. L.; SILVA, L. V.. Participação em banca de Cinthia Maria Furtado Guimarães.Determinação de parâmetros para avaliação do teor de umidade de cappuccino tradicional e leite em pó integral por infravermelho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Centro Universitário de Belo Horizonte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
COSTA, J. A. R.; CEBALLOS, S. P. C.; SILVA, LILIAN VANESSA. "Drogas e Adolescentes" - monografia participante do Concurso "Incentivo à pesquisa no combate às drogas e valorização da vida". 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
GAJO, A. A.; Belami Cássia da Silva; SILVA, LILIAN VANESSA. Apresentações e defesa de estágio dos alunos do Curso Técnico em Alimentos ? Turma 2015. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS.Vamos comer um café? Uso gastronômico do café. 2015. (Outra).

2.
Workshop 3M Fod Safety Trends and Innovations. 2015. (Oficina).

3.
III Jornada de Nutrição.Controle de Qualidade em UANs. 2008. (Outra).

4.
Recepção de Calouros.Áreas de Atuação do Engenheiro de Alimentos. 2008. (Outra).

5.
V Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista. Gestão de Segurança de Alimentos. 2007. (Congresso).

6.
III Seminário sobre controle de pragas, sanitização e APPCC na indústria de alimentos. 2005. (Seminário).

7.
XIV ENAAL - Encontro Nacional de Analistas de Alimentos.Determinação de parâmetros para avaliação do teor de umidade de cappuccino tradicional por infravermelho. 2005. (Encontro).

8.
Programa de Conferências FI South America 2003. 2003. (Outra).

9.
Alimentos Funcionais - Aspectos Tecnológicos. 2002. (Outra).

10.
XVII Congresso Brasileiro de Tecnologia de Alimentos. Padroniação do método de determinação do teor de umidade de cúrcuma em pó por infravermelho. 2000. (Congresso).

11.
XVII Congresso Brasileiro de Tecnologia de Alimentos. Uso de hidrodestilação para a remoção do aroma de cúrcuma. 2000. (Congresso).

12.
XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Caracterização química e dísica do amido de batata baroa (Arracacia xanthorriza, Bancroft). 1998. (Congresso).

13.
XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Avaliação das propriedades viscoamilográficas do amido de batata baroa (Arracacia xanthorriza, Bancroft). 1998. (Congresso).

14.
XV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Utilização de surimi na elaboração de hamburguer sabor camarão. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, LILIAN VANESSA; Lígia Lopes Rueda Kocian ; Costa, A. F. G. . Campanha # Zika Zero. 2016. (Outro).

2.
SILVA, LILIAN VANESSA; Belami Cássia da Silva ; SILVA, M. M. ; Thalita Caroline Azevedo Gonçalves . III Fórum de Integração Empresa Escola - Linkando novos produtos com o mercado consumidor. 2016. (Outro).

3.
SILVA, LILIAN VANESSA; Belami Cássia da Silva . Mostra de Profissões - I FEIRA CULTURAL E TECNOLÓGICA. 2016. .

4.
SILVA, L. V.; Costa, A. F. G. . Cidadania, energia e a conservação dos recursos naturais. 2015. (Outro).

5.
SILVA, L. V.. Rotulagem de Alimentos e o Código de Defesa do Consumidor. 2015. (Outro).

6.
SILVA, L. V.; FERRUGINI, L. . Mercado, Carreira e Atitude. 2015. (Outro).

7.
SILVA, L. V.; SANTOS, L. G. M. . I Feira do Café e III Mostra de Cultura Empreendedora na Educação. 2015. (Outro).

8.
SILVA, L. V.. Natal Solidário. 2015. (Outro).

9.
SILVA, L. V.. Jogos dos Servidores. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa C. Araújo; Layla C. Coutinho; Tamires P. S. Santiago. A presença de resíduos de agrotóxicos no tomate e os possíveis riscos a saúde humana.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Nutrição) - Universidade Paulista. Orientador: Lilian Vanessa Silva.

2.
Niege Rodrigues Oliveira; Tatiana R. do Nascimento. Estudo experimental e elaboração de informações nutricionais de multimistura distribuída na região norte e centro de São José dos Campos - SP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Nutrição) - Universidade Paulista. Orientador: Lilian Vanessa Silva.

3.
Aline M. Silva; Franciele A. Maciel; Sarah G. Galvão. Análise microbiológica de Staphylococcus aureus em queijos tipo minas frescal comercializados na cidade de São José dos Campos - SP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Nutrição) - Universidade Paulista. Orientador: Lilian Vanessa Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 5:06:15