Cassia Regina Goncalves dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2148804807561473
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Possui mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atua como professora do EAD no SENAC/ São Paulo, no curso de Pós Graduação Latu Sensu em Docência para Educação Profissional, desde 2014; Licenciatura em Pedagogia, modalidade EAD, desde 2015; além de cursos presenciais - Pós Graduação em Docência do Ensino Superior e Tecnologia em Eventos, também no Senac/SP. na mesma instituição. Professora do curso de pedagogia da Faculdade Sumaré/Sp, modalidade presencial - desde 2015. Professora convidada do curso de Pós Graduação em Comunicação em Semiótica da Universidade Anhembi Morumbi, desde 2013. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cassia Regina Goncalves dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. R. G


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1998
Mestrado em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Uma TV Educativa para o Brasil: dimensões da trajetória da Tv Cultura de São Paulo - 1969-1997,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Professora Doutora Heloísa de Faria Cruz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Centro Universitário Senac Santo Amaro, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino superior - presencial e, Carga horária: 18


Universidade Anhembi Morumbi SP, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Prestadora de Serviço, Carga horária: 4
Outras informações
Aula no Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Comunicação e Semiótica. Curso modular. Disciplina ministrada: Orientação de monografia

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Pós Graduação Latu Sensu, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Monografia

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora nível III, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
aulas ministradas: Metodologia da Pesquisa Científica; Ciências Sociais; Formação Política e Econômica do Brasil; Política e economia no Brasil contemporâneo; Estudos Sociológicos e antropológicos; Estética e Mercado; Negócios da Moda; História da Moda e do Design; Ética e Cidadania; História do Design no Brasil Metodologia da Pesquisa Científica I e II ? desenvolvimento projetos; Comunicação Comparada (jornalismo e Publicidade e Propaganda) Tendências Contemporâneas do Turismo; História do Brasil: imprensa escrita e literatura na historiografia brasileira; (História Contemporânea e Pesquisa em História) Ciência Política e Cultura Brasileira; História da Arte; História e Cultura; Teoria da Comunicação; História, Cultura e Folclore e Patrimônio Histórico.

Atividades

02/1998 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
aulas ministradas: Metodologia da Pesquisa Científica; Ciências Sociais; Formação Política e Econômica do Brasil; Política e economia no Brasil contemporâneo; Estudos Sociológicos e antropológicos; Estética e Mercado; Negócios da Moda; História da Moda e

FACULDADE DE TECNOLOGIA E NEGÓCIOS CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, FACULDADE CARLOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: clt, Enquadramento Funcional: G, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia em que ministra principalmente as seguintes disciplinas: Políticas Públicas para Infância e Juventude; Ética na docência; História da Educação; História da Educação no Brasil; Legislação de inclusão; Fundamentos da Educação Infantil; Docência do Ensino de História e Geografia, entre outros

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professoral classe G, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
EAD 2013- Políticas Públicas Para Infância e Juventude. Socioantropologia; História da Moda; Fundamentos da Antropologia Cultural Metodologia da Pesquisa Cientítica I. Empreendedorismo. Presencial: História da Educação Geral; História da Educação no Brasil Metodologia do ensino de História para o ensino fundamental; Filosofia da Educação; Políticas Públicas para Infância e Adolescência; Prática de ensino nas primeiras séries do ensino fundamental; Inclusão; Metodologia do ensino de música e arte; Gestão escolar. PÓS GRADUAÇÃO COMUNICAÇÃO E MERCADO Metodologia do Ensino Superior.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professora do curso de Licenciatura em Pedagogia em que ministra principalmente as seguintes disciplinas: Políticas Públicas para Infância e Juventude; Ética na docência; História da Educação; História da Educação no Brasil; Legislação de inclusão; Funda

Instituto Itaú Cultural, ITAÚ CUTURAL, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: pesquisador junior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1992 - 1996
Vínculo: Historriador Junior, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Historiadora Pesquisadora dos módulos: História de fotografia no Brasil; História de Poesia Brasileira e História da Aviação no Brasil


Faculdade Sumaré/SP, FACULDADE SUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora I, Carga horária: 18
Outras informações
Professora do curso de pedagogia

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão escolar
02/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias do Conhecimento
09/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: antropologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, C. R. G. BNCC: trajetória da proposta inicial (1988) até a efetiva homologação de 2017. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, C. R. G. Das Guerras aos Tratados de Paz. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, C. R. G. Energia Nuclear: as implicações geopolíticas na Sociedade Contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTOS, C. R. G; SANTOS, C. R. G. . Energia Nuclear: as implicações sócio-políticas na sociedade contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. R. G. Filosofia Política. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de conteúdo para Curso de Pós Graduação - EaD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, C. R. G; SANCHES NETO, L.. Participação em banca de Alexandre Carneiro Moraes. Metodologia dos sete passos e a prática orientada. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

2.
SANTOS, C. R. G; CALSAVARA, T. S.. Participação em banca de Adriana Sampaio Galvão. Construção de Aprendizagem Significativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

3.
SANTOS, C. R. G; SANTOS, L. E.. Participação em banca de Ana Cristina Souza de Almeida. Um Novo Olhar sobre o Fazer Pedagógico Profissional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

4.
SANTOS, C. R. G; SANTOS, L. E.. Participação em banca de Ana Paula do Espirito Santo Paim. Caminhos para o desenvolvimento de competências na Educação profissional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

5.
SANTOS, C. R. G; COUTO, T. C.. Participação em banca de Camila Flores de Jesus. Educação Profissional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

6.
SANTOS, C. R. G; SANTOS, L. E.. Participação em banca de Delson Teixeira dos Santos. Desenvolvimento de competências sob Situações de Aprendizagens Significativas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

7.
SANTOS, C. R. G; SANTOS, L. E.. Participação em banca de Fernanda Avila de Vasconcelos. Metodologia dos sete passos aplicada ao ensino de hotelaria. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

8.
SANTOS, C. R. G; SANTOS, L. S.. Participação em banca de Ingrid Santa Rita Gomes. Novas perspectivas para o desenvolvimento de competências profissionais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

9.
SANTOS, C. R. G; SANTOS, M. E. L.. Participação em banca de Juliana Amorim Borba Santos. Situação de aprendizagem ? Saber executar e Saber novas formas de buscar soluções. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, C. R. G; SANTOS, L. S.; PICONE, A.; SANTOS, C. R. G.. Participação em banca de Thatiana Simão O. Brito.O processo de avaliação da aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE TECNOLOGIA E NEGÓCIOS CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, C. R. G; SILVA, D. R.. A Socialização da Criança Surda pelas Artes Visuais. 2013. Faculdade de Tecnologia e Negócios Carlos Drummond de Andrade.

2.
SANTOS, C. R. G; SILVA, D. R.. O Desenvolvimento do Juízo Moral nas crianças de conco anos em uma escola privada e os valores presentes na sociedade. 2011. Instituto Singularidades.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Webnar da Educação do Senac: A Base Nacional Comum Curricular em foco.BNCC: trajetória da proposta inicial (1988) até a efetiva homologação de 2017. 2018. (Simpósio).

2.
I WEBINAR ? SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.membro da Comissão Científica. 2016. (Seminário).

3.
II Escola de Energia Nuclear de Diadema -EEUNUC DIADEMA 2013.A Energia Nuclear e as Implicações Geopolíticas na Pós Modernidade. 2013. (Outra).

4.
I Escola de Energia Nuclear de Diadema - EEUNUC 2011.Energia Nuclear: As implicações da Energia Nuclear na Sociedade Contemporânea. 2011. (Outra).

5.
1ª Feira Afro-Étnica de Comércio, Cultura e Arte.Fórum Díasporas Negras. 2006. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Simone da Silva Genésio. Educação Profissional na Aprendizagem por Competências. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

2.
Myrna Marques Lopes. Planejamento Docente com sete passos metodológicos. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Docência Para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

3.
Marcos Menichetti. A influência da Cor na moda e nos automóveis: uma análise semiótica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

4.
Max Salvado Pessoa. A influência do individualismo na crise de mobilidade urbana na cidade de São Paulo. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

5.
Rodrigo Juliano de Oliveira. O Remake como manifestação da gula: a pós-vida dos mortos-vivos da cultura. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

6.
Omar Paixão Carvalho da Costa. O corpo, o temperamento e os arquétipos nos processos de significação. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

7.
Solange Mendes e Silva Santos. Estudo da sinalização da Biblioteca de Santiago do Chile. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

8.
Maria Edna de Jesus Barbosa. O Ensino adequado para o aluno autista: A experiência Brasileira com o Método TEACCH. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - FATEC Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

9.
Cleusa Tereza Rodrigues Passos. Minha vida de senhora estudantes. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Tecnologia e Negócios Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cássia Regina Gonçalves dos Santos. Desenvolvimento de competências no ensino da língua inglesa: Os sete passos metodológicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

2.
Flavia Freire Lima. Situação de aprendizagem e o desenvolvimento de competências no curso de produção de moda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

3.
Laercio Soares. O desenvolvimento da Competência da Fala no Curso de Inglês. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

4.
José Anatiel G.S. Landim. O Modelo Pedagógico do Senac. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

5.
Adriana Pessoa Almeida. A aplicação da ação-reflexão-ação para o desenvolvimento de competência no curso SENAC/Aprendiz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

6.
Geraldo R. Moreira Jr.. A metodologia de desenvolvimento de competências aplicada ao ensino da língua inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

7.
Francisco José de Souza Marques Jr.. Desenvolvimento de Competência no Ensino de Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

8.
Renata Barcelos. Desenvolvendo competências no ensino-aprendizagem da língua inglesa através da criação de documentários. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

9.
Milena Flavia Campos Bezerra. Processo de ensino-aprendizagem: uma experiência construtiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

10.
Tania Beatriz Carvalho Amaral. Desenvolvendo competências com criatividade e arte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

11.
Rafael Morais de Paiva Sousa. Considerações sobre Aprendizagem Significativa na Educação Profissional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

12.
Rivera Katia da Rocha Sales. Construindo Saberes Necessários à Docência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pós Graduação em Docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

13.
Simone Rossi da Silva. A utiliação a arte como incentivo ao aprendizado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

14.
Miriam Luna da Silva. POLÍTICAS PÚBLICAS E A QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SÃO PAULO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE TECNOLOGIA E NEGÓCIOS CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

15.
SORAYA F. DE ASSIS FRANCO. A música no ambiente escolar: o espaço do aprendizado sensível. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - FACULDADE DE TECNOLOGIA E NEGÓCIOS CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Kleber Nogueira. A Pulicidade na Sociedade do Automóvel: os discursos que diferenciam o indiferenciável. 2013. Orientação de outra natureza. (Pós Graduação Latu Sensu: Comunicação e Semiótica) - Universidade Anhembi Morumbi SP. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

2.
Fernanda Araújo. O Empoderamento do Cidadão na produção de comunicação pós moderna. 2013. Orientação de outra natureza. (Pós Graduação Latu Sensu em Comunicação e Semiótic) - Universidade Anhembi Morumbi. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

3.
Carlos Sanchez favalli Junior. Impro: uma improvável ressignificação do humor na Pós Modernidade. 2013. Orientação de outra natureza. (Pós Graduação Latu Sensu: Comunicação e Semiótica) - Universidade Anhembi Morumbi SP. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.

4.
Thiago Monari Jablonski. A Narratização da Violência: restabelecendo os vínculos comunicativos na TV. 2013. Orientação de outra natureza. (Pós Graduação Latu Sensu: Comunicação e Semiótica) - Universidade Anhembi Morumbi SP. Orientador: Cassia Regina Goncalves dos Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:28:41