Midori Maeshiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4217264545540223
  • Última atualização do currículo em 16/12/2018


Possui Graduação em Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Música (Piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Música (Práticas Interpretativas - Piano) pela Universidade Estadual de Campinas -Unicamp. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Midori Maeshiro
Nome em citações bibliográficas
MAESHIRO, M.;Maeshiro, Midori


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Questões Estruturais e Interpretativas na Obra Pianística de Ricardo Tacuchian, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Mauricy M. Martin e co-orientadora Maria Lúcia Pascoal.
1993 - 1996
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Vanguarda e Tradição no Concertino para piano e orquestra de cordas de Ricardo Tacuchian,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Miriam D..
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1989 - 1992
Graduação em Artes.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano V; Piano VIII; Recital de Formatura; Prática Pianística V; Piano B I; Piano B III
08/2018 - Atual
Ensino, Centro de Letras e Artes - Escola de Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tutorial de Pesquisa; Qualificação; Estágio Docente Supervisionado
08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de letras e Artes - Escola de Música, .

08/2017 - Atual
Ensino, Centro de Letras e Artes - Escola de Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Processos Criativos I; Tutorial de Pesquisa
08/2017 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano I, III e V; Piano B I, IV e V; Prática Pianística I, III e V
8/2016 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PIano II, IV e VII; Piano B V e VI
8/2016 - Atual
Ensino, Centro de Letras e Artes - Escola de Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado; Prática Interpretativa I; preparação para Qualificação
3/2016 - Atual
Direção e administração, Centro de letras e Artes - Escola de Música, .

Cargo ou função
Representante da Classe C (Professor Adjunto) na Congregação da Escola de Música (UFRJ).
10/2015 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano II; Piano V; Prática Pianística II e V; Piano B IV; Piano B VI
08/2015 - Atual
Ensino, Centro de Letras e Artes - Escola de Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orentação de dissertação
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de letras e Artes - Escola de Música, .

03/2018 - 07/2018
Ensino, Centro de Letras e Artes - Escola de Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Processos Criativos I; Orientação Dissertação I; Estágio Supervisionado
03/2018 - 07/2018
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prát. Pianística III e IV; Piano III, IV e VII; Piano III e VI
8/2016 - 8/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de letras e Artes - Escola de Música, .

Cargo ou função
Comissão Deliberativa do Programa de Pôs-Graduação (CDPPGM): Coordenadora da Linha - Práticas Interpretativas e seus Processos Reflexivos.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano I; Piano II; Piano V; Piano VII; Piano B I; Piano B IV
03/2017 - 07/2017
Ensino, Centro de Letras e Artes - Escola de Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Dissertação II; Preparação de Exame de Qualificação; Estágio Supervisionado
04/2015 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de letras e Artes - Escola de Música, .

Cargo ou função
Comissão Eleitoral - Centro de Letras e Artes - Escola de Música.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Centro de Letras e Artes - Escola de Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais e Práticas Interpretativas II (MUD 707)
8/2014 - 12/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano VIII; Piano IV; Piano III; Piano B IV; PIano B VI; Piano B III; Prática Pianística III e IV; Recital de Formatura
8/2014 - 12/2014
Ensino, Cursos de Extensão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Intermediário I
2/2014 - 6/2014
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Instrumental VI
Piano B I, II, IIIe V
Piano II, III e VII
Prática Pianística
Recital de Formatura
2/2014 - 6/2014
Ensino, Cursos de Extensão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Intermediário I
08/2013 - 12/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina Instrumental V e VI
PIano B I, II, IV e VI
Piano I
Piano II
Piano VI
Prática Pianística I, II e VI
08/2013 - 12/2013
Ensino, Cursos de Extensão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PIANO BÁSICO VI
04/2013 - 07/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano B I
Piano B II
Piano I
Piano V
Prática Pianística I
Prática Pianística Prática Pianística VI
Prática Pianística V
04/2013 - 07/2013
Ensino, Cursos de Extensão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PIANO BÁSICO V
10/2012 - 03/2013
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano IV, VIII
Piano B V
Oficina Instrumental II, IV e VI
Prática Pianística IV e V
Recital de Formatura
10/2012 - 03/2013
Ensino, Cursos de Extensão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Piano Básico IV
03/2012 - 09/2012
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado
Oficina Instrumental II (MUP 021)
Oficina Instrumental III (MUP 022)
Oficina Instrumental V (MUP 024)
Oficina Instrumental VI (MUP 025)
Piano B II (MUP 221)
Piano B III (MUP 221)
Piano B IV (MUP 222)
Piano B VI (MUP 322)
Piano B VII (MUP 421)
Piano B VIII (MUP 422)
Piano III (MUP 203)
Piano VII (MUP 403)
Prática Pianística III (MUPY 03)
Prática Pianística IV (MUPY 04)
Recital de Formatura I (MUY 07)
03/2012 - 09/2012
Ensino, Cursos de Extensão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Piano Básico III
Piano Básico VIII
08/2011 - 11/2011
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Recital de Formatura (MUPY 37)
Oficina Instrumental IV (MUP 023)
Oficina Instrumental II (MUP 021)
Oficina Instrumental I (MUP 020)
Piano B VII (MUP 421)
Piano B VI (MUP 322)
Piano B V (MUP 222)
Piano B IV (MUP 321)
Piano B II (MUP 122)
Piano B I (MUP 121)
Prática Pianística VI (MUPY 06)
Prática Pianística II (MUPY 02)
Piano VI (MUP 305)
Piano II (MUP 105)
08/2011 - 11/2011
Ensino, Cursos de Extensão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Piano Básico II
Piano Básico VIII
03/2011 - 06/2011
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Piano B V (MUP 321)
Piano B IV (MUP 222)
Piano B III (MUP 221)
Piano B II (MUP 122)
Piano B I (MUP 121)
Oficina Instrumental IV (MUP 023)
Oficina Instrumental III (MUP 022)
Oficina Instrumental I (MUP 020)
Piano V (MUP 303)
Piano I (MUP 103)
Piano II (MUP 105)
Prática Pianística V (MUPY 05)
Prática Pianística II (MUPY 02)
Prática Pianística I (MUPY 01)
03/2011 - 06/2011
Ensino, Cursos de Extensão, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Piano Básico I

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Livre



Linhas de pesquisa


1.
Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance
2.
Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos
3.
Expressão Musical: aspecto cinético como recurso na performance


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance
Descrição: Desde o canto gregoriano até os nossos dias, o conhecimento sobre a prática expressiva tem sido transmitido em documentos legados por teóricos, compositores e performers que marcaram suas diferentes conceituações. A presente pesquisa tem por objetivos: (1) analisar uma soma significativa de textos teóricos e procedimentais, além de exemplos musicais que sugeriram diferentes concepções de tais aspectos cinéticos da expressão musical, a fim de torná-las mais precisamente identificáveis para o performer da atualidade que inevitavelmente necessita lançar mão de adaptações funcionais alternativas mais adequadas às percepções e aos discursos do seu tempo; (2) compreender as motivações estéticas que levaram compositores e performers a utilizar esses recursos do modo como o fizeram e avaliar seus efeitos artísticos; (3) aplicar tais procedimentos de forma fundamentada, no contexto artístico atual, tanto na performance da música tradicional quanto contemporânea, tematizando o desenvolvimento da pedagogia a eles relacionada; e (4) examinar os vários pontos de vista perceptivos acerca dos referidos aspectos cinéticos da expressão musical, considerando-os condição de interação entre texto musical, performer e ouvinte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Performance musical: Aspectos cognitivos e pedagógicos (Music Performance: Cognitive and Pedagogical Aspects)
Descrição: APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS Partindo da premissa de que toda experiência musical é essencialmente performática, a pesquisa regulada pelo presente projeto terá como questões de origem: (1) como seus resultados poderão contribuir com a inovação e o desenvolvimento da performance musical e da sua prática pedagógica?, e (2) que modelos metodológicos poderão oferecer as condições necessárias à obtenção de dados e ao seu tratamento como recursos-chave para a construção de conhecimento na subárea? O referencial teórico aqui considerado estará especialmente apoiado nos recentes avanços das chamadas ?ciências cognitivas incorporadas?, que suportará a ampliação da discussão acadêmica em torno do conhecimento (1) da ?performance musical?, dos ?objetos da performance musical?, da ?expertise musical? e da ?pedagogia da performance musical?, enquanto referências de delimitação teórico-metodológica; e, mais particularmente, em torno (2) do ?ato da performance?, enquanto foco de investigação e contexto de aplicação de resultados, visando contribuir com o desenvolvimento da produção artística e científico-pedagógica neste âmbito temático. Os objetivos específicos envolvem, em linhas gerais, o aprofundamento de questões em torno: da leitura musical; da memória musical; dos processos emocionais; da incorporação da performance (tanto como condição sensório-motora do intérprete-executante quanto como fundamento do entendimento musical e da construção interpretativa); da autorregulação e planejamento do estudo; da expressividade e da comunicabilidade entre o sujeito da performance e o público por ele visado; do processo de formação e da aquisição de expertise do músico de performance; da eficácia das relações competência/repertório e competência/cena; e do desenvolvimento de estratégias metodológicas para a superação de problemas de concentração e motivação para a performance. REFERENCIAL TEÓRICO E MÉTODO O paradigma teórico da ?incorporação da mente?, consolidado nos anos 1990, estabeleceu o marco divisório que deu início a uma explosão de pesquisas seminais em torno do movimento corporal e de suas consequências no entendimento da experiência humana. Na área de música a pesquisa acadêmica tem demonstrado que nossa experiência cotidiana dos movimentos corporais tem influência essencial no modo como performance e música serão significados. Estudar a performance sob esta ótica é desenvolver modelos inovadores que desviem o foco de extração de dados da partitura e de um mapeamento de hipóteses de intenções composicionais para outro foco: o das inferências do(a) intérprete-executante em sua interação com um roteiro de instruções pré-codificadas, que lhe informa acerca de ações de performance que resultarão nos eventos componentes de um fluxo musical particular e identificável. O programa metodológico do presente projeto inclui: entrevistas e questionários aplicados a alunos, professores (que atuam em universidades e conservatórios) e intérpretes, em geral; desenvolvimento de procedimentos e protocolos de coleta de dados em situações de performance; e avaliação e formulação de modelos analíticos dedicados à apreensão e ao tratamento de parâmetros qualitativos e quantitativos da performance musical. O projeto prevê o uso de equipamentos de psicometria da avaliação psicofisiológica (respostas de condutância de pele, batimentos cardíacos, respiração e temperatura) e o desenvolvimento de parcerias com centros de neurociência que investigam a funcionalidade cerebral por meio de técnicas de neuroimageamento (EEG, NIRS, fMRI, PET). Tais recursos laboratoriais têm sido decisivos para os experimentos que envolvem observação da resposta emocional à música e às situações de performance musical, que têm alcançado grande notabilidade no grande domínio das ciências cognitivas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Midori Maeshiro - Integrante / Marcos Nogueira - Coordenador.
2015 - Atual
Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance
Descrição: O projeto propõe explorar amplamente a música ocidental tradicional, passando pela música vocal e instrumental, desde o canto gregoriano até a música de nossos dias. A leitura e análise de textos históricos e teóricos visará à identificação da diversidade de pensamento acerca do conceito de tempo em música, nos vários períodos históricos da música ocidental. Pretende-se: (1) Compreender os processos que levaram os compositores e performers a se utilizarem dos vários recursos temporais, com ênfase na prática do tempo rubato; (2) aplicar tais procedimentos na performance, buscando soluções através das reflexões e considerações elaboradas, relacionadas aos aspectos expressivos da interpretação, tematizando uma prática de ensino-aprendizagem com base na lógica e coerência; (3) realizar registro fonográfico para debates e para relacionar diferentes formas de uso do rubato, partindo da premissa de que as peças musicais admitem práticas interpretativas ideais múltiplas. Parte-se da bibliografia referente a autores que marcaram mudanças de concepção em relação ao tempo rubato tais como, MARPURG (1755), MOZART (1787), HUMMEL (1828), PADEREWSKI (1909) entre outros. Inclui-se ainda a utilização da literatura sobre performance de autores como ROSEMBLUM (1988), BROWN (1989), LEVINSON (1993), EPSTEIN (1995), entre outros. A leitura e análise de textos, decorre pela existência da confusão semântica em torno do termo tempo rubato e identificará os pensamentos de teóricos, compositores e intérpretes de cada época da história da música. A análise crítica de diferentes performers interpretando a mesma obra, com ênfase no tempo, avaliará como essas ideias estão sendo compreendidas e aplicadas na performance..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Midori Maeshiro - Coordenador.
2015 - Atual
Tempo e performance musical
Descrição: o projeto propõe explorar amplamente a música ocidental, passando pela música vocal e instrumental, desde o canto gregoriano até a música de nossos dias, a partir de documentos de teóricos, compositores e performers que marcaram a diversidade de pensamento acerca do conceito de tempo em música, nos vários períodos históricos da música ocidental tradicional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Midori Maeshiro - Coordenador.
2014 - Atual
Tempo rubato e sua aplicação na performance
Descrição: o projeto propõe explorar amplamente a música ocidental, passando pela música vocal e instrumental, desde o canto gregoriano até a música de nossos dias, a partir de documentos de teóricos, compositores e performers que marcaram as diferentes conceituações sobre o termo rubato nos diferentes períodos da história da música..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Música brasileira contemporânea e o piano - linguagem, estruturação musical e performance
Descrição: O presente trabalho baseia-se nas obras pianísticas dos compositores contemporâneos brasileiros e tem como objetivos enfocar a produção pianística nas formações solo, câmara e orquestra, abordando questões estruturais e interpretativas; procurar divulgar a música contemporânea brasileira e contribuir para a bibliografia referente à música dos séculos XX e XXI. Visa o estudo de documentos, análise das peças, performance, gravação e sua divulgação, buscando uma integração entre análise e performance..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Música brasileira contemporânea e o piano - linguagem, estruturação musical e performance
Descrição: Baseia-se nas obras pianísticas dos compositores contemporâneos brasileiros e tem como objetivo enfocar a produção pianística nas formações solo, câmara e orquestra, procurando divulgar a música contemporânea brasileira e contribuir para a bibliografia referente à música dos séculos XX e XXI..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
Maeshiro, Tetsuya ; Maeshiro, Midori . Lecture Notes in Computer Science. 51. ed. Heidelberg/ New York: Springer International Publishing, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
Maeshiro, Tetsuya ; Ozawa, Yuri ; Maeshiro, Midori . A System Description Model to Integrate Multiple Facets with Quantitative Relationships Among Elements. Lecture Notes in Computer Science. 5ed.: Springer International Publishing, 2018, v. 10905, p. 531-540.

2.
Maeshiro, Tetsuya ; Ozawa, Yuri ; Maeshiro, Midori . A System Description Model with Fuzzy Boundaries. Lecture Notes in Computer Science. 4ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 390-402.

3.
Maeshiro, Tetsuya ; Maeshiro, Midori . A System Description Model Without Hierarchical Structure. Lecture Notes in Computer Science. 4ed.: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 48-59.

4.
Maeshiro, Tetsuya ; Maeshiro, Midori . Computer System for Musicians and Composers to Analyze Music Composition Process. Communications in Computer and Information Science. 528ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 633-638.

5.
Maeshiro, Tetsuya ; Maeshiro, Midori . Polyhedron Network Model to Describe Creative Processes. Lecture Notes in Computer Science. 13ed.: Springer International Publishing, 2014, v. , p. 535-545.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAESHIRO, M.. Publicação do artigo completo - O rubato como recurso seminal da expressão musical, CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, ANPPOM, Belo Horizonte, Minas Gerais, em âmbito nacional e com vínculo metodológico ao projeto de pesquisa Expressão Musical: aspecto cinético como recurso na performance. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. XXVI Congresso da ANPPOM, 2016. p. s/p.

2.
NOGUEIRA, M. V. C. ; MAESHIRO, M. . Publicação do artigo completo - A performance emocional do corpo: O que o corpo nos diz acerca da performance musical, 14° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, em âmbito nacional e com vínculo metodológico ao projeto de pesquisa Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos. In: 14° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ, 2016, Rio de Janeiro - R.J.. 14° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2016. p. s/p.

Apresentações de Trabalho
1.
MAESHIRO, M.. Apresentação do trabalho - O rubato como recurso seminal da expressão musical, CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, ANPPOM, Belo Horizonte, Minas Gerais, em âmbito nacional e vínculo metodológico ao projeto de pesquisa Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MAESHIRO, T. ; MAESHIRO, M. . Apresentação do trabalho ?A System Description Model without Hierarchical Structure?, HCI International 2016, Toronto, Canadá, em âmbito internacional e vínculo metodológico ao projeto de pesquisa ?Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NOGUEIRA, M. ; Maeshiro, Midori . Apresentação do trabalho ?'A performance emocional do corpo: o que o corpo nos diz acerca da performance', 14o Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ, em âmbito regional e vínculo ao projeto de pesquisa 'Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Maeshiro, Tetsuya ; Maeshiro, Midori . Apresentação da conferência 'Polyhedron Network Model to Describe Creative Processes', (HCI International 2014) em Creta Maris, Heraklion/ Grécia (2014), 'âmbito internacional', vinculada ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Maeshiro, Tetsuya ; Yuri Osawa ; Maeshiro, Midori . A System Description Model to Integrate Multiple Facets with Quantitative Relationships Among Elements. Publicação do artigo no Lecture Notes in Computer Science, Springer International Publishing 2018, Produção vinculada ao projeto de pesquisa 'Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance', ?âmbito internacional?. Switzerland: Springer International Publishing 2018, 2018 (Artigo publicado).

2.
Tetsuya Maeshiro ; Yuri Osawa ; Maeshiro, Midori . A System Description Model with Fuzzy Boundaries, Publicação do 'A System Description Model with Fuzzy Boundaries' no Lecture Notes in Computer Science, Springer International Publishing 2017, em âmbito internacional e com vínculo conceitual ao projeto de pesquisa Expressão Musical: aspecto cinético como recurso na performance.. Switzerland: Springer International Publishing, 2017 (Capítulo de livro, DOI 10.1007/978-3-319-58524-6_31, http://link.springer.com/10.1007/978-3-319-5852).

3.
NOGUEIRA, M. ; MAESHIRO, M. . Artigo aceito para publicação A performance emocional do corpo: O que o corpo nos diz acerca da performance musical, âmbito nacional e vínculo metodológico ao projeto de pesquisa Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2016 (Artigo publicado).

4.
MAESHIRO, T. ; MAESHIRO, M. . Publicação do artigo completo Computer System for Musicians and Composers to Analyze Music Composition Process, na Revista HCI , em âmbito internacional e vínculo metodológico ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance'. Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2015 (Artigo publicado).

5.
Maeshiro, Tetsuya ; Maeshiro, Midori . Publicação do artigo Polyhedron Network Model to Describe Creative Processes, vinculado ao projeto de pesquisa Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance, HCI International - HCI (13) 2014: 535-545 (Springer-Verlag Berlin Heidelberg), âmbito internacional. Springer International Publishing, 2014 (Artigo publicado).

6.
Maeshiro, Midori. Publicação do artigo Automatic humanization system for music, vinculado ao projeto de pesquisa Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance, na Revista MorPH (Musical Performance Humanizer) (Japão), âmbito nacional 2014 (Artigo publicado).

7.
MAESHIRO, M.. Apreciação geral do VI Concurso Nacional de Piano 'Lorenzo Fernândez', vinculada ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional' 2012 (Apreciação geral do VI Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernândez).

8.
MAESHIRO, T. ; NAKAYAMA, S. ; MAESHIRO, M. . Apresentação da conferência 'Multilevel Decision Structure in Music Composition Process of Tonal Piece', (8th International Conference on Humanized Systems 2012) na Dajeon Convention Center (DCC), Dajeon, Coréia (16-18/08/2012), vinculada ao ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito internacional'. Daejeon: 8th International Conference on Humanized Systems (ICHS 2012), 2012 (8th International Conference on Humanized Systems).

9.
MAESHIRO, T. ; NAKAYAMA, S. ; MAESHIRO, M. . Publicacão do artigo Representation of decision Making in Music Composition Based on Hypernetwork Model, vinculado ao projeto de pesquisa Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance, HCI (11) 2011: 109-117 (Springer-Verlag Berlin Heidelberg), âmbito internacional. Berlin: Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2011 (Artigo publicado).

10.
MAESHIRO, T. ; Katsunori Shimohara ; MAESHIRO, M. . Hypernetwork model to represent similarity details applied to musical instrument performance. San Diego-Estados Unidos: 13th International conference on human-computer interaction/2009, 2009 (13th International conference on human-computer interaction/2009).

11.
CARLOS DANTAS (CRÍTICO DO JORNAL TRIBUNA DA IMPRENSA) ; MAESHIRO, M. . O PIANO DE GUERRA-PEIXE. Rio de Janeiro: TRIBUNA DA IMPRENSA, 2007 (CRÍTICA NO JORNAL TRIBUNA DA IMPRENSA POR CARLOS DANTAS).

12.
PERPETUO, I. F. ; MAESHIRO, M. . CDs. SÃO PAULO: JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO, 2007 (CRÍTICA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO POR IRINEU FRANCO PERPÉTUO).

13.
ANGEL, H. ; MAESHIRO, M. . BORBULHANTES. Rio de Janeiro: JORNAL DO BRAISL, 2007 (CITAÇÃO SOBRE O CD-GUERRA-PEIXE NO JORNAL DO BRAISL).

14.
MAESHIRO, M.. Guerra-Peixe: Sobre as obras. Rio de Janeiro: ABM- Academia Brasileira de Música, 2007 (Encarte-Cd).

15.
MAESHIRO, T. ; MAESHIRO, M. . MorPH - Humanization description language for musical humanization system. Japão: MorPH, 1999 (Artigo publicado).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MAESHIRO, M.. Parecerista - XXVIII Congresso da Anppom - Manaus/AM. 2018.

2.
MAESHIRO, M.. Parecerista do III Simpósio em Práticas Interpretativas. 2017.

3.
MAESHIRO, M.. Parecerista do XIII Simpósio Internacional de Cognição de Artes Musicais. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAESHIRO, M.. TV Brasil - Programa Partituras. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MAESHIRO, M.. Participação na Entrevista na Tv Brasil (convidada) - Programa Partituras, produção vinculada ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito internacional'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAESHIRO, M.. Participação como professora em MASTER CLASS na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (29/09/2015 a 01/10/2015), em âmbito regional e com vinculação metodológica ao projeto de pesquisa 'Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
MAESHIRO, M.. Escola de música da UFRJ - Semana de aniversário 170 anos (1848-2018), Produção vinculada ao projeto de pesquisa Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance, âmbito nacional, Escola de Música da UFRJ-Salão Leopoldo Miguez (17/08/2018, 19h), piano solo. 2018. Interpretação.

2.
AMADO, R. ; ALVES, D. ; MAESHIRO, M. . Participação como intérprete - XXIX Panorama da Música Brasileira Atual, âmbito local, produção vinculada ao Projeto de Pesquisa Expressão Musical: aspecto cinético como recurso na performance. 2018. Composição (estréia).

3.
MAESHIRO, M.. Participação como intérprete - XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (convidada). Estreia Mundial da peça Behind Blinded Bars de Aylton Escobar, Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, em âmbito internacional e com vínculo metodológico ao projeto de pesquisa Expressão Musical: seu aspecto cinético como recurso na performance. Duração: 20 minutos; tipo de atuação: performance (camerista).. 2017. Composição (estréia).

4.
MAESHIRO, M.. Participação como intérprete (registro fonográfico); XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea: Estreia Mundial da peça Behind Blinded Bars de Aylton Escobar, Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, em âmbito internacional e vínculo metodológico ao projeto de pesquisa Expressão Musical: seu aspecto cinético como recurso na performance. Duração 20 minutos; tipo de atuação:performance(camerista). 2017. Registro Fonográfico.

5.
MAESHIRO, M.. Participação como intérprete (registro fonográfico), Rio international cello encounter 2016, Sala Cecília Mereles, Rio de Janeiro, em âmbito internacional e com vínculo metodológico ao projeto de pesquisa Expressão Musical: seu aspecto cinético como recurso na performance, peça: T-Rio Cello, para clarineta, violoncelo e piano. 2016. Interpretação.

6.
MAESHIRO, M.. Participação como intérprete (convidada) - Estreia Mundial da peça T-Rio Cello, no Rio international cello encounter 2016 (convidada), Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, em âmbito internacional e vínculo metodológico ao projeto de pesquisa Expressão Musical: seu aspecto cinético como recurso na performance.. 2016. Composição (estréia).

7.
MAESHIRO, M.. Participação como SOLISTA da Orquestra Sinfônica da Paraíba Temporada 2015- 27/08 (9o Concerto Oficial/ apoio: Governo da Paraíba) (convidada), Sala Maestro José Siqueira, vinculado ao projeto de pesquisa Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance, em âmbito regional [Nepomuceno, Alberto. Valsas humorísticas para piano e orquestra]. 2015. Interpretação.

8.
MAESHIRO, M.. Participação (registro fonográfico) como SOLISTA da Orquestra Sinfônica da Paraíba Temporada 2015 (9o Concerto Oficial/ apoio: Governo da Paraíba) (convidada), vinculado ao projeto de pesquisa Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance, âmbito regional [Nepomuceno, Alberto. Valsas Humorísticas para piano e orquestra]. 2015. Registro Fonográfico.

9.
MAESHIRO, M.. Participação como intérprete - Estreia Mundial da peça En el hondo silencio de la noche, de Aylton Escobar, na XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea (2015), em âmbito internacional e com viínculo metodológico ao projeto de pesquisa Expressão Musical: aspecto cinético como recurso na performance. 2015. Composição (estréia).

10.
MAESHIRO, M.. Participação como intérprete (convidada) - Estréia Mundial da peça Brasileiro na Academia Paulista de Letras - Programação 2014, vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional'. 2014. Interpretação.

11.
MAESHIRO, M.. Participação como intérprete (convidada), Estréia Mundial da peça Insistências na Academia Paulista de Letras - Programação 2014, vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional'. 2014. Interpretação.

12.
MAESHIRO, M.. Participação como recitalista na Academia Paulista de Letras - Programação 2014 (convidada), vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional'. 2014. Interpretação.

13.
MAESHIRO, M.. Participação como SOLISTA da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas Temporada 2014 (22/11/2014) (convidada), Teatro José de Castro Mendes (apoio: Prefeitura Municipal de Campinas), vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional'. 2014. Interpretação.

14.
MAESHIRO, M.. Participação como SOLISTA da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas Temporada 2014 (23/11/2014) (convidada), Teatro José de Castro Mendes (apoio: Prefeitura Municipal de Campinas), vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional'. 2014. Interpretação.

15.
MAESHIRO, M.. Participação como SOLISTA da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN UFF) (convidada), vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional'. 2014. Interpretação.

16.
MAESHIRO, M.. Participação como intérprete (piano solo/gravação inédita) (convidada) - Cd ?Piano Contemporâneo? Intérpretes e Compositores Brasileiros vol.2, vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito nacional'. 2014. Registro Fonográfico.

17.
MAESHIRO, M.. Participação como intérprete (solo) , no Partituras (2014) (convidada), vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito internacional'. 2014. Diversas.

18.
MAESHIRO, M.. Participação (piano solo) da trilha sonora como intérprete (convidada) no filme-documentário: Dirce, mestra em tempo contínuo, de Eunice Gutman, vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', amostra em Berlin e Rio de Janeiro, 'âmbito internacional'. 2013. Registro Fonográfico.

19.
MAESHIRO, M.. Participação como SOLISTA da Orquestra Sinfônicas Brasileira O&R, (convidada), vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional'. 2012. Interpretação.

20.
MAESHIRO, M.. Participação (registro fonográfico) como SOLISTA da Orquestra Sinfônicas Brasileira O&R, vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional'. 2012. Registro Fonográfico.

21.
MAESHIRO, M.. Participação (registro fonográfico) como SOLISTA da Orquestra Sinfônicas Brasileira O&R, vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional'. 2012. Registro Fonográfico.

22.
MAESHIRO, M.. Participação como SOLISTA da Orquestra Sinfônicas Brasileira O&R, (convidada), vinculado ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito regional'. 2012. Interpretação.

23.
MAESHIRO, M.. XIX BIENAL de Música Brasileira Contemporânea. 2011. Interpretação.

24.
MAESHIRO, M.. Caminhos Modernos. 2011. Interpretação.

25.
MAESHIRO, M.. II Simpósio Internacional de Musicologia. 2011. Interpretação.

26.
MAESHIRO, M.. II Simpósio Internacional de Musicologia. 2011. Interpretação.

27.
MAESHIRO, M.. Programação Musical MEC FM/ Seleção Musical: Servio Tulio. 2011. Interpretação.

28.
MAESHIRO, M.. Evento "Música Brasileira". 2010. Interpretação.

29.
MAESHIRO, M.. Evento "Música Européia". 2010. Interpretação.

30.
MAESHIRO, M.. Evento comemorativo do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e do ano de Intercâmbio Brasil-Japão. 2008. Interpretação.

31.
MAESHIRO, M.. Revista do Itamaraty sobre A música barroca aos dias de hoje. 2007. Interpretação.

32.
MAESHIRO, M.. Gravação da obra para piano solo de Guerra-Peixe - Sonata nº 2, Sonata nº 1, Sonatina nº 1, Sonatina nº 2 e Valsas. 2007. Interpretação.

33.
MAESHIRO, M.. Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. 2007. Interpretação.

34.
MAESHIRO, M.. Recital na FINEP. 2007. Interpretação.

35.
MAESHIRO, M.. ACADEMIA BRASILEIRA DE MÚSICA/ LANÇAMENTO DOS PRODUTOS ABM. 2007. Interpretação.

36.
MAESHIRO, M.. Gravação da obra de Guerra-Peixe - Sonata nº 1. 2005. Interpretação.

37.
MAESHIRO, M.. Gravação da obra para piano de Guerra-Peixe - Sonatina nº 2. 2005. Interpretação.

38.
MAESHIRO, M.. Gravação da obra para piano de Guera-Peixe - Três Valsas. 2005. Interpretação.

39.
MAESHIRO, M.. Concerto de Abertura do XVI BIENAL de Música Brasileira Contemporânea. 2005. Interpretação.

40.
MAESHIRO, M.. Gravação da obra para piano de Guerra-Peixe - Sonatina nº 1. 2005. Interpretação.

41.
MAESHIRO, M.. Gravação para a revista do Itamaraty sobre A música barroca aos dias de hoje. 2004. Interpretação.

42.
MAESHIRO, M.. Recital de Abertura da Semana "Japão: Tradição e Cultura". 2004. Interpretação.

43.
MAESHIRO, M.. 8º Concerto Oficial-UNISINOS. 2004. Interpretação.

44.
MAESHIRO, M.. Concerto para piano e orquestra. 2004. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MAESHIRO, M.. Escola de música da UFRJ - Semana de aniversário 170 anos (1848-2018), Produção vinculada ao projeto de pesquisa Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance, âmbito nacional, Escola de Música da UFRJ-Salão Leopoldo Miguez, piano solo. 2018 (Escola de música da UFRJ - Semana de aniversário 170 anos (1848-2018)).

2.
MAESHIRO, M.. Escola de Música da UFRJ-Semana de aniversário 170 anos (1848-2018), Produção vinculada ao projeto de pesquisa Expressão musical: aspecto cinético como recurso na performance, âmbito nacional, Escola de Música da UFRJ-Salão Leopoldo Miguez, piano solo. 2018 (Apresentação Artística).

3.
MAESHIRO, M.. Recital de lançamento de CD - Páginas do Piano Brasileiro (07.10. 2016), em âmbito regional e com vinculo metodológico ao projeto de pesquisa Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos [Ricardo Tacuchian, Reply to Christopher Bochmann (faixa 9)]. 2016 (Lançamento de CD - Ricardo Tacuchian, Reply to Christopher Bochmann (faixa 9)).

4.
MAESHIRO, M.. Dirce, mestra em tempo contínuo. 2013 (Documentário).

5.
MAESHIRO, M.. Piano Contemporâneo vol.2. 2011 (Gravação).

6.
Maurício Figueiredo ; MAESHIRO, M. . Entrevista ao Vivo - Rádio Mec-FM. 2007 (Entrevista ao Vivo).

7.
MAESHIRO, M.; Lauro Gomes . Entrevista no Programa Música e Músicos do Brasil com Lauro Gomes. 2007 (Entrevista no Programa Música e Músicos do Brasil com Lauro Gomes).

Demais trabalhos
1.
MAESHIRO, M.. Recital de Piano dos Cursos Básico e Intermediário - participação da aluna. 2011 (Participação da aluna Marina Marques) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOGUEIRA, M.; ARAUJO, R. C.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Eduardo Torres. Comissão julgadora - Defesa de Dissertação, intitulada ATENÇÃO NA PRÁTICA DELIBERADA EM PERFORMANCE MUSICAL. 2017. Dissertação (Mestrado em Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música - PPGM/Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

2.
LOSS, A. S.; FIALKOW, N.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Renan Moreira Madeira. Recital de Mestrado. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto de Artes da UFRGS.

3.
MAESHIRO, M.. Participação em banca de Aline da Silva Alves. Membro da Banca de Defesa de Mestrado da Aline da Silva Alves (13/07/2012). 2012.

Teses de doutorado
1.
MARTIN, M.; FIORINI, C. F.; ALMEIDA, A. Z.; ARAUJO FILHO, A. R.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Paulo Ricardo Gazzaneo. Comissão julgadora - Defesa de Tese, intitulada Trio opus 10 em Si bemol maior de Alexandre Levy: uma edição crítica. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MAESHIRO, M.. Participação em banca de Michele Rosita Mantovani. Recital de Doutorado. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto de Artes da UFRGS.

3.
DOMENICI, C. L.; FIALKOW, N.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Karin Salz Engel. Recital de Doutorado. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Instituto de Artes da UFRGS.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FARAH, H.; MEIRELES, R.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Renato Dias das Neves. Trabalho de fim de curso - TCC (Renato Dias das Neves). 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
UJAKOVA, T.; AUGUSTO, A.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Thadeu de Moraes Almeida.recital de formatura de Thadeu de Moraes Almeida (Bacharel em Piano) (21/01/2014). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

2.
UJAKOVA, T.; PELOSO, P.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Júlia Fernandez Moreira.recital de formatura de Júlia Fernandez Moreira (Bacharel em Piano) (17/01/2014). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

3.
SENISE, L.; ARMANDO, J.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Luiz Henrique Ramos.Recital de formatura de Luiz Henrique Ramos (Bacharel em Piano) (02/12/2014). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

4.
SENISE, L.; ARMANDO, J.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Juliana Coelho.Recital de formatura de Juliana Coelho (Bacharel em Piano) (04/12/2014). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

5.
TUTTMAN, R.; COUTINHO, M.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Luiza Lima.Recital de formatura de Luiza Lima (Bacharel em Canto) (12/12/2014). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Canto) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

6.
MAESHIRO, M.. Participação em banca de Carlo Arruda.Recital de Formatura de Carlo Arruda (Bacharel em Piano) (22/02/2013). 2013.

7.
MAESHIRO, M.. Participação em banca de Luan Góes.Recital de Formatura de Luan Góes (Bacharel em Piano) (22/02/2013). 2013.

8.
MAESHIRO, M.. Participação em banca de Paula Penello.Recital de Formatura de Paula Penello (Bacharel em Piano) (18/02/2013). 2013.

9.
SENISE, L.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de João Elias Soares.Recital de Formatura de João Elias Soares (02/07/2013). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
SENISE, L.; PELOSO, P.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Pablo Ferreira.Recital de Formatura de Pablo Ferreira (19/07/2013). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
SENISE, L.; PELOSO, P.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Antonio Guimarães Neto.Recital de Formatura de Antonio Guimarães Neto (19/07/2013). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
SCHUBERT, A.; NOGUEIRA, M.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Azael Neto.Recital de formatura de Azael Neto (Bacharel em Composição) (26/11/2013). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - EM.

13.
COUTINHO, M.; VELHO, H.; MAESHIRO, M.. Participação em banca de Isabela Vieira.Recital de formatura de Isabela Vieira (Bacharel em Canto) (01/04/2013). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Canto) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

14.
MAESHIRO, M.. Participação em banca de Atila Oliveira Camargo.Recital de Formatura de Atila Oliveira Camargo (Bacharel em Piano) (12/11/2012). 2012.

15.
MAESHIRO, M.. Participação em banca de Jaime Ninice de Moraes.Recital de Formatura de Jaime Ninice de Moraes (Bacharel em Piano) (26/09/2011). 2011.

16.
MAESHIRO, M.. Participação em banca de Marco Antonio Costa.Recital de Formatura de Marco Antonio Costa (Bacharel em Piano) (19/12/2011). 2011.

17.
MAESHIRO, M.. Participação em banca de Nariá Assis.Recital de Formatura de Nariá Assis (Bacharel em Piano) (19/12/2011). 2011.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MAESHIRO, M.. Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE) - Acesso aos Cursos de Graduação 2019. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro - EM.

2.
MAESHIRO, M.; UJAKOVA, T.; RUFINO, I.. Concurso de Seleção para o provimento do cargo de Professor Substituto da disciplina Piano (29-30/11/2018). 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

3.
MACEDO, R.; CICCHELLI, R.; MAESHIRO, M.. Processo Seletivo para Professor Substituto do Departamento de Composição. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

4.
MAESHIRO, M.. Teste de Verificação de Habilidade Específica (THE) - Acesso aos Cursos de Graduação 2018. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

5.
MAESHIRO, M.; DRAGHI, G.; RUFINO, I.. Concurso de Seleção para o provimento do cargo de Professor Substituto da disciplina Piano (13-15/10/2016). 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

6.
ROSSELINI, M.; VELOSO, M.; SRZVINSKY, C.; DOMENICI, C.; MAESHIRO, M.. Concurso Público para Professor Adjunto A, Dedicação Exclusiva, nível-I - área de conhecimento Piano. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Maeshiro, Midori. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ - THE - Música - 2016. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

8.
MAESHIRO, M.. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ - THE - Música - 2015. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

9.
MATA, P.; FAGERLANDE, A.; MAESHIRO, M.. Seleção Pós-graduação 2015 - Práticas Interpretativas. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

10.
GROSMAN, M.; MAESHIRO, M.; RACHID, A.. Concurso de Seleção para o provimento do cargo de Professor Substituto da disciplina Piano (18-20/10/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

11.
MAESHIRO, M.. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ - THE - Música - 2014. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

12.
GROSMAN, M.; MAESHIRO, M.. Concurso de Acesso aos Cursos de Extensão/ Intermediário da UFRJ - Música - 2014. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

13.
SENISE, L.; MAESHIRO, M.. Edital TIM/ Prova Prática - Piano. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

14.
DRAGHI, G.; FAGERLANGE, M.; MAESHIRO, M.. Concurso de Seleção para o provimento do cargo de Professor Substituto da disciplina Piano (22-25/01/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
Stella Junia Ribeiro; Guilio Draghi; MAESHIRO, M.. Concurso de Seleção para provimento do cargo de Professor Substituto da disciplina Laboratório de Harmonia de Teclado - Piano. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

16.
MAESHIRO, M.. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ - THE - Música - 2013. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

17.
MAESHIRO, M.. Banca Examinadora de Seleção do Curso de Extensão - Intermediário (Piano) (12/12/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

18.
MAESHIRO, M.. Membro da banca Examinadora da prova de seleção para a modalidade Isenção de Vestibular (Piano) (19/07/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

19.
MAESHIRO, M.. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ - THE - Música - 2012. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

20.
MAESHIRO, M.. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ - THE - Música - 2012. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

21.
MAESHIRO, M.. Membro da banca examinadora do Concurso UFRJ 2009 para músico técnico-administrativo pianista acompanhador realizado no dia 07/11/2009.. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Avaliação de cursos
1.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora (Piano IV e VIII) (02/03/2016). 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

2.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora (Percussão) (15/12/2016). 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

3.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Bacharel em Piano VIII e Piano Complementar (B) (23/02/2013). 2013.

4.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Bacharel em Piano VIII e Piano Intermediário V (28/02/2013). 2013.

5.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Bacharel em Piano VIII (28/02/2013). 2013.

6.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Bacharel em Piano V, VI e VII (11/03/2013). 2013.

7.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora em Piano Complementar (B) e Oficina Instrumental (08/03/2013). 2013.

8.
SENISE, L.; RACHID, A.; MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Bacharel em Piano IV, V e VIII (17/07/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
HERZOG, J.; MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Piano Complementar e Oficina Instrumental Piano (18/07/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Bacharel em Piano (17/07/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

11.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Piano Complementar e Oficina Instrumental /Piano(18/07/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

12.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Piano Complementar e Oficina Instrumental /Piano(30/10/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

13.
MAESHIRO, M.. banca examinadora de Piano Complementar e Oficina Instrumental /Piano(05/12/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

14.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Bacharel em Piano (09/12/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

15.
GROSMAN, M.; Patrícia Bretas; MAESHIRO, M.. Banca Examinadora de Bacharel em Piano V - 2ª chamada (19/03/2012). 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

16.
Marcelo Verzoni; MAESHIRO, M.; Alexandre Rachid. Recital de Formatura de Atila Oliveira Camargo (Bacharel em Piano)/12/11/2012. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora de Bacharel em piano IV e VIII (02/10/2012). 2012. UFRJ - Escola de Música.

18.
MAESHIRO, M.. Banca examinadora em Piano Complementar (B) e Oficina Instrumental (05/10/2012). 2012.

19.
Marcelo Verzoni; Alexandre Rachid; MAESHIRO, M.. Recital de Formatura de Jaime Ninice de Moraes (Bacharel em Piano) (26/09/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

20.
Guilio Draghi; Antônio José Augusto; MAESHIRO, M.. Recital de Formatura de Nariá Assis (Bacharel em Piano) (19/12/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

21.
Sonia Goulart; Paulo Peloso; MAESHIRO, M.. Recital de Formatura de Marco Antonio Costa (Bacharel em Piano) (19/12/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

22.
GROSMAN, M.; Patrícia Bretas; MAESHIRO, M.. Recital de Jorge Miguel Saraiva (Bacharel em Piano) (29/06/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

23.
MAESHIRO, M.. Membro da Banca Examinadora de Bacharelado em Órgão - 2ª chamada (15/04/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

24.
MAESHIRO, M.. Membro da Banca Examinadora de Bacharel em Piano VIII (08/07/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

25.
MAESHIRO, M.. Banca Examinadora de Prova Final de Bacharel em Piano - 2ª chamada (14/12/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

26.
MAESHIRO, M.. Banca Examinadora de Bacharelado em Piano III, IV e VIII (12/07/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

27.
MAESHIRO, M.. Banca Examinadora de Bacharel em Piano VI e VII (13/07/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

28.
MAESHIRO, M.. Banca Examinadora de Bacharelado em Piano complementar (B) e Oficina Instrumental (Piano). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

29.
MAESHIRO, M.. Membro da banca Examinadora de avaliação da Disciplina Laboratório de Harmonia de Teclado (19/09/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

30.
MAESHIRO, M.. Membro da banca Examinadora de Bacharel em Piano I, II e III (05/12/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

31.
MAESHIRO, M.. Membro da banca Examinadora de Oficina Instrumental (Piano) e Piano Complementar (B) (15/07/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

32.
Sara Cohen; Beatriz Licursi; MAESHIRO, M.. Recital de Formatura de Gedalva melo da Vitória (Licenciatura) (24/11/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

33.
MAESHIRO, M.. Membro da banca Examinadora de Oficina Instrumental (Piano) e Piano Complementar (B) (09/12/2011). 2011.

Outras participações
1.
MAESHIRO, M.; NOGUEIRA, M. V. C.; SA, P. H. L.. Qualificação (Mestrado/ Arthur Teles Leppaus). 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

2.
CHEVITARESE, M. J.; RAMOS, M. A. S.; MAESHIRO, M.. Defesa de Monografia I (Doutorado/Ana Claudia dos Santos da Silva Reis). 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

3.
CHEVITARESE, M. J.; MAINHARD, V.; MAESHIRO, M.. Qualificação (Mestrado/ Jean Philippe Abreu Molinari). 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro - EM.

4.
MAESHIRO, M.. Qualificação (Mestrado/ Wilson dos Santos). 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro - EM.

5.
MAESHIRO, M.. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO LINNAEUS-PALME (MALMÖ ACADEMY OF MUSIC, SUÉCIA/SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2017/Comissão Interna de Avaliação da EM/UFRJ para seleção de bolsas de estudo. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

6.
NOGUEIRA, M.; VERZONI, M.; MAESHIRO, M.. Qualificação (Mestrado/ Juliana Coelho): A EXPRESSÃO VOCAL E ORQUESTRAL NA TRANSCRIÇÃO OPERÍSTICA DE LISZT PARA PIANO SOLO, Produção vinculada ao projeto de pesquisa Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance, âmbito local.. 2017. UFRJ - Escola de Música.

7.
ALVARES, S.; MAESHIRO, M.; RONAI, L.. Avaliação do Estágio Probatório. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

8.
NOGUEIRA, M.; VOLPE, M. A.; MAESHIRO, M.. Qualificação (Doutorado/ Márcia Vetromilla). 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

9.
VERZONI, M.; MEIRELES, R.; MAESHIRO, M.. Exame de Qualificação de Beno Reicher. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

10.
NUNES, P.; NOGUEIRA, M.; MAESHIRO, M.. Exame de Qualificação de Luiz Henrique Ribeiro, produção vinculada ao projeto Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance, âmbito local.. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

11.
CHEVITARESE, M. J.; ADOUR, A.; MAESHIRO, M.. Banca de Qualificação de Rachel de Abreu Pereira. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

12.
SENISE, L.; MAESHIRO, M.. Membro da Banca Examinadora - Audição 01 (13/04/2015). 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

13.
MAESHIRO, M.. Membro da Banca Examinadora - Audição 01 (21/02/2013). 2013.

14.
MAESHIRO, M.; PELOSO, P.; VIDAL, J.. Recital de Formatura de Paula Penello (Bacharel em Piano) (18/02/2013). 2013.

15.
BRETAS, P.; RACHID, A.; MAESHIRO, M.. Recital de Formatura de Carlo Arruda (Bacharel em Piano) (22/02/2013). 2013.

16.
MAESHIRO, M.; CHEVITARESE, M. J.; SENISE, L.. Recital de Formatura de Luan Góes (Bacharel em Piano) (22/03/2013). 2013.

17.
MAGALHAES, H.; COUTINHO, M.; MAESHIRO, M.. Recital de Formatura de Isabela Vieira (Bacharel em Canto) (01/04/2013). 2013. Centro de Letras e Artes-Escola de Música.

18.
SENISE, L.; RACHID, A.; MAESHIRO, M.. Membro da banca examinadora - Audição 01 (16/07/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
SENISE, L.; PELOSO, P.; MAESHIRO, M.. Recital de Formatura de Antonio Guimarães Neto (Bacharel em Piano) (19/07/2013). 2013.

20.
MAESHIRO, M.. Recital de Formatura de João Elias Soares (Bacharel em Piano) (02/07/2013). 2013.

21.
SENISE, L.; PELOSO, P.; MAESHIRO, M.. Recital de Formatura de Pablo Ferreira (Bacharel em Piano) (19/07/2013). 2013.

22.
SENISE, L.; MAESHIRO, M.; RACHID, A.. Membro da Banca Examinadora - Recital de Lucas Lopes (29/11/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

23.
SENISE, L.; MAESHIRO, M.. Membro da Banca Examinadora - Audição 01 (29/11/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

24.
SENISE, L.; MAESHIRO, M.. Membro da Banca Examinadora -Audiçnao 01 (18/11/2013). 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

25.
MAESHIRO, M.. Banca Examinadora de Piano - Audição 01 (08/05/2012). 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música.

26.
AUGUSTO, F.; VELOSO, M.; MAESHIRO, M.. VI Concurso Nacional de Piano "Lorenzo Fernândez". 2012.

27.
MAESHIRO, M.. Membro da Banca de Defesa de Mestrado da Aline da Silva Alves (13/07/2012). 2012. Universidade Estadual de Campinas.

28.
MAESHIRO, M.. Membro da Banca Examinadora - Audição 01 (27/06/2011). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro-Escola de Música.

29.
MAESHIRO, M.. Concurso para solista da orquestra sinfônica da UFRJ. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14° Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ.Apresentação - A performance emocional do corpo: O que o corpo nos diz acerca da performance musical, 14° Colóquio de Pesquisa (PPGM-UFRJ). 2016. (Encontro).

2.
ANPPOM 2016. Apresentação - O rubato como recurso seminal da expressão musical, CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, ANPPOM. 2016. (Congresso).

3.
HCI International 2016. Apresentação - A System Description Model Without Hierarchical Structure, HCI International 2016. 2016. (Congresso).

4.
JICTAC 2016- Jornada de Iniciação Científica (avaliador).JICTAC 2016- Jornada de Iniciação Científica (avaliador). 2016. (Outra).

5.
VI Concurso Nacional de Piano " Lorenzo Fernandez".VI Concurso Nacional de Piano " Lorenzo Fernandez". 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAESHIRO, M.. Comissão;organização/apresentação solo com orquestra - Comemoração aos 110 anos de imigração japonesa no Brasil, local-UERJ-Teatro Odylio Costa, âmbito internacional, produção vinculada ao projeto de pesquisa Expressão Musical: aspecto cinético como recurso na performance, participação como organizadora e intérprete (piano solo e orquestra). 2018. (Festival).

2.
MAESHIRO, M.. 40ª JICTAC - coordenação da 4ª Sessão. 2018. (Congresso).

3.
MAESHIRO, M.; NOGUEIRA, M. V. C. . Coordenação do Recital Duo Cracow (2017), Sala da Congregação, Rio de Janeiro, em âmbito regional e vínculo metodológico ao projeto de pesquisa Expressão Musical: aspecto cinético como recurso na performance. 2017. (Concerto).

4.
MAESHIRO, M.. Coordenação do Masterclass (2017), Sala da Congregação, em âmbito regional e com vinculo metodológico ao projeto de pesquisa Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos.. 2017. (Outro).

5.
MAESHIRO, M.. Participação como coordenadora do Masterclass (2016) - Pianista e Prof. Dr. Mauricy Martin, Escola de Música/UFRJ (Sala da Congregação),em âmbito regional e produção com vínculo metodológico ao projeto de pesquisa Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos.. 2016. (Outro).

6.
FAGERLANDE, A. ; NUNES, P. ; MATA, A. P. ; MAESHIRO, M. . III Simpósio em Práticas Interpretativas (participação na Comissão Organizadora e Comissão de Pareceristas). 2016. (Congresso).

7.
MAESHIRO, M.. Participação como coordenadora do Master class - Pianista e Prof. Dr. Mauricy Martin, Escola de Música/UFRJ (Sala da Congregação), produção vinculada ao projeto de pesquisa "Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos", 'âmbito regional'. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Anne Caroline Amberget Garcia. Voicing para piano popular exemplificado em duas transcrições de Tom Jobim: Sonoridade dos acordes como meio de expressão. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em PPGM) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. (Orientador).

2.
Bernardo Gimenes Fantini. Uma reflexão acerca dos caminhos para a educação e performance violística da música contemporânea. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em PPGM) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. (Orientador).

3.
Antonio Henrique de Souza Santos. Um estudo prático dos elementos expressivos oriundos da escrita pianística aplicado à performance organística. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em PPGM) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. (Orientador).

4.
Juliana Coelho de Mello Menezes. A expressão ao piano exemplificada em três transcrições operísticas de Liszt: Valorizando as características expressivas da Ópera ao piano, vínculo metodológico ao projeto de pesquisa ?Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance?. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música - PPGM/Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. (Orientador).

5.
Luiz Henrique Ramos. Vozes do Gramofone: O acervo fonográfico e as práticas vocais operísticas do Romantismo. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música - PPGM/Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Flávio Augusto Borges de Oliveira. RECURSOS EXPRESSIVOS DA PERFORMANCE PIANÍSTICA EM MÚSICA DE CÂMARA. Início: 2018. Tese (Doutorado em PPGM) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Arthur Teles Leppaus. A BATERIA NO SAMBA: UMA ANÁLISE SOBRE LUCIANO PERRONE E A SUA BATUCADA FANTÁSTICA COMPARADA AO ENSINO DO SAMBA NO INSTRUMENTO. Produção vinculada ao projeto de pesquisa Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. (Orientador).

2.
Mauro Rufino Martins. A expressão orquestral dos Choros e das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos e sua contribuição para a técnica violinística. Produção vinculada ao projeto de pesquisa Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. (Orientador).

3.
Juliana Coelho de Mello Menezes. Orientação do trabalho (resumo e comunicação oral: Possibilidades interpretativas em duas transcrições operísticas para piano: uma comparação entre o Miserere du Trovatore de Liszt e o de Gottschalk) da orientanda Juliana Coelho, 15o COLÓQUIO DE PESQUISA DO PPGM-UFRJ , vínculo metodológico ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance?. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Luiz Henrique Ramos. Orientação do trabalho (resumo e comunicação oral: Gola aperta, respiração e texto: breves reflexões sobre duas diferentes abordagens técnicas no canto lírico) do orientando Luiz Henrique Ramos, 14o COLÓQUIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFRJ , vínculo metodológico ao projeto de pesquisa 'Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos?. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ARTHUR TELES LEPPAUS. A PERFORMANCE DO SAMBA BATUCADO: sua adaptação para bateria. 2018. Dissertação (Mestrado em Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música - PPGM/Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música, . Orientador: Midori Maeshiro.

2.
Juliana Coelho. A expressão vocal e orquestral na transcrição operística de Liszt para piano solo, vinculada ao projeto de pesquisa Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance. 2017. Dissertação (Mestrado em Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música - PPGM/Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Midori Maeshiro.

3.
Luiz Henrique Ramos Ribeiro. A ÉCOLE DE GARCIA E SEUS RECURSOS TÉCNICOS E EXPRESSIVOS NA ERA DO GRAMOFONE, produção vinculada ao projeto de pesquisa Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance, âmbito local.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - UFRJ - Escola de Música, . Orientador: Midori Maeshiro.

Orientações de outra natureza
1.
Luiz Henrique Ramos. Orientação do trabalho (publicação do texto completo: Gola aperta, respiração e texto: breves reflexões sobre duas diferentes abordagens técnicas no canto lírico) do orientando Luiz Henrique Ramos , Anais do 14o COLÓQUIO DE PESQUISA DO PROGAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MÚSICA DA UFRJ, vinculada ao projeto de pesquisa 'Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos'. 2016. Orientação de outra natureza. (Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música. Orientador: Midori Maeshiro.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MAESHIRO, M.. Participação como professora em MASTER CLASS na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (29/09/2015 a 01/10/2015), em âmbito regional e com vinculação metodológica ao projeto de pesquisa 'Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAESHIRO, M.. Participação na Entrevista na Tv Brasil (convidada) - Programa Partituras, produção vinculada ao projeto de pesquisa 'Tempo: seu aspecto expressivo como recurso na performance', 'âmbito internacional'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAESHIRO, M.. Participação como coordenadora do Master class - Pianista e Prof. Dr. Mauricy Martin, Escola de Música/UFRJ (Sala da Congregação), produção vinculada ao projeto de pesquisa "Performance Musical: aspectos cognitivos e pedagógicos", 'âmbito regional'. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 22:30:45