Rubens Damasceno Morais

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  • Última atualização do currículo em 26/06/2018


Profissional com formação e experiência na área de Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Textos. Após mestrado no domínio da Critical Discourse Analysis (Análise do Discurso Crítica / UnB - 2005), empreendeu doutorado no domínio de Ciências da Linguagem (2009-2013), quando elaborou pesquisa e tese no campo da Argumentação, da Retórica e da Interação argumentativa (Sciences du Langage / Université Lumière Lyon 2/França - com diploma validado pela Universidade de Brasília ). Atualmente é professor efetivo em dedicação exclusiva (DE) da Universidade Federal de Goiás - UFG (Campus Samambaia/Goiânia), onde se dedica ao projeto de pesquisa "A dinâmica do discurso argumentativo - Estudo de interações agonais" (2018-2022). Integra a linha de pesquisa de pós-graduação "Língua, Texto, Discurso ? PPGLL/UFG"; membro do Grupo de Pesquisa: Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ELAD - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9009996153807020; coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias de Argumentação e Retórica ? TEAR dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5737083227344579; membro do Grupo de Trabalho (GT) Argumentação da ANPOLL ? http://anpoll.org.br/gt/argumentacao/. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome Social
Rubens Damasceno Morais
Nome em citações bibliográficas
Damasceno-Morais, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
Rua 27
Setor Oeste
74125115 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (61) 999552225


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Argumentation et interactions.
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
Título: Le prix de la douleur: gestion des désaccords entre magistrats dans un tribunal brésilien de Seconde Instance, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Christian Plantin.
Coorientador: Véronique Traverso.
Bolsista do(a): Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, TJDFT, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2005
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O eminente discurso da queda iminente: o telejornalismo em foco,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Christina Diniz Leal.
Palavras-chave: linguagem; crítica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1997
Graduação em Letras - Língua e Literatura Francesa.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1990 - 1995
Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Modèle Dialogal Trilogique de l'Argumentation. (Carga horária: 6h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2017 - 2017
Curso de Capacitação a Distancia para Avaliação de Redação do Enem 2017. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, VUNESP, Brasil.
2016 - 2016
Argumentação na interação. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2016 - 2016
Ce que La Nouvelle Rhétorique de Chaim Perelman apporte aux Sciences du Lan. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2015 - 2015
Docência no ensino superior. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Argumentation in context 2014 (Summer School). (Carga horária: 40h).
Universiteit van Amsterdam, UvA, Holanda.
2008 - 2008
A Análise do Discurso por Dominique Mangueneau. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Análise de Discurso e Ling. Sistêmico-funcional. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2005
Gerência de Projetos. (Carga horária: 120h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Teorias Lingüísticas e Modernidade. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Educacional Juscelino Kubitschek, CEJK, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de portugues


Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro/Escola de Adm. Judiciária, EAJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário, Carga horária: 20
Outras informações
As disciplinas ministradas na Escola de Administração Judiciária foram: Português/Módulo I (40h/aula - 2X); Estruturação de Textos Administrativos (16h/aula); Oficina de Produção de Textos Administrativos (40h/aula - 11X); Workshop de Gerenciamento de Projetos - PROWORKS (30h/aula - 3X).


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor de Leitura e Produção de Textos/LPT e de Prática de Textos/PT.


Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integra a linha de pesquisa de pós-graduação "Língua, Texto, Discurso ? PPGLL/UFG"; membro do Grupo de Pesquisa: Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ELAD - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9009996153807020; coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias de Argumentação e Retórica ? TEAR dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5737083227344579; membro do Grupo de Trabalho (GT) Argumentação da ANPOLL ? http://anpoll.org.br/gt/argumentacao/. Ingresso na UFG para a cadeira de Leitura e Produção Textual - LPT

Atividades

02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital das Clínicas, .

Cargo ou função
Representante da FL no Comitê de Ética em Pesquisa da UFG..
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação Textual: Teorias e Práticas
Língua Portuguesa: Redação e Expressão II
Leitura e Produção de Texto II
Monografia 3 - Línguística
02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Leitura e Produção Textual
Leitura e Produção de Texto I
Língua Portuguesa - Redação e Expressão
Monografia 2 - Línguística
02/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - Redação e Expressão I (primeiro semestre)
Língua Portuguesa - Redação e Expressão II (segundo semestre)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção do texto acadêmico
Estágio 4 - Francês


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A dinâmica do discurso argumentativo - Estudo de interações agonais

Descrição: Este projeto guarda-chuva busca investigar a gestão do (des)acordo e de estratégias retóricas de posicionamento, em situações de estase argumentativa, isto é, de conflito de opiniões, observando-se as peculiaridades da construção de discurso e contradiscurso em ?episódios argumentativos? (PLANTIN, 2004, p. 204) variados (orais, escritos; síncronos, assíncronos), em diferentes gêneros discursivos. Por meio de análise qualitativa de dados, o trabalho prestigiará contextos de análise em que a dissonância de pontos de vista seja relevante, para, a partir daí, e com base no arcabouço da teoria dialogal (PLANTIN 1990, 1993, 1996, 2005, 2016) construir a análise de dados. Esta pesquisa está, ainda, vinculada ao TEAR, grupo de estudos Teorias de Argumentação e Retórica (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Coordenador / Eliane Marquez da Fonseca Fernandes - Integrante / Edna Silva Faria - Integrante.
2017 - Atual
Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso - ELAD

Descrição: Os integrantes do ELAD têm trabalhado em cooperação interinstitucional desde a criação, em 2011, do Programa de Divulgação dos Estudos sobre Discurso e Argumentação (PROEDA), programa extensionista vinculado ao DLA/UESC. Em 2011, criaram a Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A). Em 2011, 2013, 2015 e 2016, organizaram a Jornada de Análise do Discurso da UESC, evento que integra pesquisadores que atuam na Bahia e na região Nordeste do Brasil. Realizaram também as edições UESC/2012, UFMG/2014 e UFS/2016 do Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr), evento bienal, itinerante e internacional, cuja 4a edição ocorrerá, em 2018, na Universidade de Buenos Aires. Os integrantes do ELAD também dedicam-se a formar pesquisadores, orientando trabalhos sobre linguagem, argumentação e discurso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Integrante / Eduardo Lopes Piris - Coordenador.
2015 - Atual
Em busca do grau - Estudos de argumentação textual

Descrição: Este projeto pretende investigar e descrever o grau de persuasão em estratégias e técnicas empregadas em alguns gêneros textuais do campo jornalístico como editoriais, reportagens, entrevistas, debates, entre outros. Desse modo, as maneiras pelas quais argumentação e persuasão imbricam-se em textos jornalísticos será prioridade nesta pesquisa-piloto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 14


Projetos de extensão


2018 - Atual
II Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG - IISLPT/UFG

Descrição: Evento com objetivo de propiciar à/ao estudante o desenvolvimento de habilidades para expressar-se, de forma adequada, nos principais gêneros acadêmicos, além de: ▪ Possibilitar à/ao estudante a conscientização e o conhecimento da língua como instrumento de comunicação e, a partir da análise de variedades e usos diversos da Língua Portuguesa, discutindo idiossincrasias da expressão verbal acadêmica; ▪ Desenvolver da capacidade de leitura da/o estudante como fonte de conhecimento, cultura e ampliação das formas de pensamento e raciocínio, incentivando-a/o a assumir posicionamento crítico diante dos textos acadêmicos; ▪ Exercitar a reflexão a respeito da linguagem científica, argumentativa e técnica, de maneira a propiciar ao estudante o reconhecimento, a análise e a produção de diferentes gêneros textuais mais comuns no ambiente universitário; ▪ Incitar atitude de constante curiosidade intelectual e questionamento; ▪ Exercitar a habilidade de levantar questões de pesquisa relevantes e esclarecimento e discussões de problemáticas propostas; ▪ Despertar a curiosidade intelectual, de forma crítica; ▪ Enfatizar a prática de leitura e produção de textos com ênfase nos aspectos de sua organização; ▪ Promover a integração entre os cursos de diferentes áreas do conhecimento; ▪ Iniciar discussões sobre atividades científicas na Universidade; ▪ Promover a circulação social dos textos produzidos pelos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Coordenador / Leosmar Aparecido da Silva - Integrante / Glaucia Vieira Candido - Integrante / Edna Silva Faria - Integrante / Alexandre Ferreira da Costa - Integrante / Laura Silveira Botelho - Integrante / margareth Castro Lobato - Integrante.
2017 - 2017
Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG - ISLPT/UFG

Descrição: O objetivo deste projeto de extensão foi promover o Seminário de Leitura e Produção de Texto da UFG no qual alunos das disciplinas de LPT (Leitura e Produção de Textos) e a comunidade externa poderão apresentar trabalhos de pesquisa desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2017..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .

Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Integrante / Leosmar Aparecido da Silva - Integrante / Edna Silva Faria - Integrante / Laura Silveira Botelho - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
TEAR - Estudos em Argumentação e Retórica (Grupo de estudos)

Descrição: Grupo de estudos que reúne interessados pelos estudos de teorias em argumentação e retórica. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5737083227344579.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Coordenador / Eliane Marquez da Fonseca Fernandes - Integrante / Wander Emediato - Integrante / Eduardo Lopes Piris - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Discurso e argumentação em múltiplos enfoques
2014 - Atual
Periódico: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2018 - Atual
Agência de fomento: Faculdade de Letras UFG
2018 - Atual
Agência de fomento: Faculdade de Letras UFG
2017 - Atual
Agência de fomento: Faculdade de Letras UFG
2016 - Atual
Agência de fomento: Faculdade de Letras UFG


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: argumentação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Analise do Discurso.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Damasceno-Morais, R.2017Damasceno-Morais, R.. La gestion du désaccord lors des délibérations en cours d?appel : la politesse stratégiqueManaging disagreement in a tribunal: the strategic politeness. TIPA. Travaux interdisciplinaires sur la parole et le langage, p. 1-30, 2017.

2.
2Damasceno-Morais, R.2017Damasceno-Morais, R.. Dois bicudos não se beijam? A construção da unanimidade em território jurídico. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 13, p. 156-173, 2017.

3.
3Damasceno-Morais, R.2014 Damasceno-Morais, R.. Argumentar em campo jurídico e as possibilidades de inversão de uma decisão: o caso da depilação a laser. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 6, p. 153-170, 2014.

4.
1Damasceno-Morais, R.2014Damasceno-Morais, R.. La recatégorization comme procédé argumentatif dans le domaine juridique. Argumentation & Analyse du Discours, v. 13, p. 2-16, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
Damasceno-Morais, R.. Vamos falar sobre sexo? Quebrando o tabu sobre argumentação e retórica jurídicas. In: Eduardo Chagas Oliveira; Ivana Libertadoira Borges Carneiro. (Org.). DIREITO, HERMENÊUTICA E CONHECIMENTO JURÍDICO. 1ed.Feira de Santana: UEFSNEF, 2018, v. 2, p. 65-92.

2.
Damasceno-Morais, R.. O redimensionamento dos papeis de atuação em campo jurídico. In: Moisés Olímpio-Ferreira e Rui Alexandre Grácio. (Org.). TITULO DO LIVRO: Retórica e Comunicação Multidimensional. 1ed.Coimbra - Portugal: Rui Grácio Editor, 2017, v. 1, p. 143-159.

3.
Damasceno-Morais, R.. A pré-estase como preparação do terreno em deliberações jurídicas. In: Rosalice Pinto, Ana Lúcia Tinoco Cabral, Maria das Graças Soares Rodrigues. (Org.). Título do livro: Linguagem e Direito - perspectivas teóricas e práticas. 1ed.São Paulo: Contexto, 2016, v. 1, p. 51-66.

4.
Damasceno-Morais, R.. O acordo dissonante: um caso de dano moral na mídia. In: EMEDIATO, W.. (Org.). A Construção da Opinião na Mídia. 1ed.Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013, v. , p. 175-201.

5.
Damasceno-Morais, R.. La propagation de l'accord ou la construction de l'unanimité dans une cour d'appel brésilienne. In: Benoît Garnot; Bruno Lemesle. (Org.). Autour de la sentence judiciaire du Moyen Age a l'epoque contemporaine. 1ed.Dijon: Éditions Universitaires de Dijon, 2012, v. , p. 333-345.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Damasceno-Morais, R.. 'Pá-pá-pá/Pá-pá-pá Recursos retóricos no telejornalismo econômico'. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO - SEDIAR, 2016, Sergipe AL. III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO - SEDIAR, 2016.

2.
Damasceno-Morais, R.. Emotional legal arguments and a broken leg. In: Ontario Society for the Study of Argumentation / OSSA, 2016, Windsor / Canadá. OSSA Conference archive. Windsor/Ontario/Canadá: Ontario Society for the Study of Argumentation, 2016. v. 1. p. 1-12.

3.
Damasceno-Morais, R.. A case study of argumentative assimilation. In: International Society for the Study of Argumentation - ISSA 2014, 2015, Amsterdam. Proceedings of the 14 ISSA. Amsterdam: University of Amsterdam, 2014. v. 1.

4.
Damasceno-Morais, R.. A case study of argumentative assimilation. In: International Society for the Study of Argumentation - ISSA, 2014, Amsterdam. Proceedings of the 8th Conference of the International Society for the Study of Argumentation 2014. Amsterdam: Rozenberg Publishers, 2014. v. 1. p. 278-288.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Damasceno-Morais, R.. 'Pá-pá-pá/Pá-pá-pá Recursos retóricos no telejornalismo econômico'. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO - SEDIAR, 2016, Sergipe. III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO - SEDIAR, 2016.

2.
Damasceno-Morais, R.. Emotional legal arguments and a broken leg. In: Ontario Society for the Study of Argumentation/OSSA, 2016, Windsor/Ontario/Canada. OSSA Archives, 2016. v. 1. p. 1-12.

3.
Damasceno-Morais, R.. Badoo e outras formas de amor: o ensaio como exercício de leitura crítica. In: IV Coloquio Nacional de Letras e XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão - UFG, 2016, Goiânia. Caderno de resumos, 2016. v. CDU81.

4.
Damasceno-Morais, R.. Linguagem discurso e ensino: relatos de pesquisas de PCC e TCC. In: IV Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão - UFG, 2016, Goiânia. Caderno de resumos. Goiânia, 2016. v. 1.

5.
Damasceno-Morais, R.. O ensaio como exercício de leitura crítica. In: IV Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão - UFG, 2016, Goiânia. Caderno de resumos. Goiânia, 2016. v. 1.

6.
Damasceno-Morais, R.. Small narratives with argumentative value. In: IV Congreso Internacional de Argumentación, Psicología del Razonamiento y Pensamiento Crítico, 2015, Santiago. Caderno de Resumos do IV Congreso Internacional de Argumentación. Santiago, 2015. p. 10-10.

7.
Damasceno-Morais, R.. A case study of argumentative assimilation. In: Proceedings of the 8th Conference of the International Society for the Study of Argumentation 2014, 2014, Amsterdam. International Society for the Study of Argumentation - ISSA, 2014.

8.
Damasceno-Morais, R.. Nem tudo acaba em pizza e nem toda adesão pressupõe persuasão. In: II SEDiAr ? Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2014, Uberlândia. Caderno de Resumos do II SEDiAR. Uberlândia, 2014. p. 1-1.

Artigos aceitos para publicação
1.
Damasceno-Morais, R.; Emediato Wander . L'orientation dialogique de l'argumentation: les deux dimensions du dialogue. Studii de lingvistică (Université d'Oradea, Roumanie), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Damasceno-Morais, R.. O que não fazer em um ensaio acadêmico ou o convite à desadesão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Damasceno-Morais, R.. Simpósio Temático (coordenação): Escrita e argumentação acadêmica: trajetórias estudantis, fatores docentes e contextuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Damasceno-Morais, R.. Tecendo argumentos com os alunos que foram seduzidos pela cor azul. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Damasceno-Morais, R.. O gênero acadêmico sob diferentes ângulos: o projeto de pesquisa, o artigo de final de curso e a Prática como Componente Curricular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Damasceno-Morais, R.. O ensaio acadêmico e o fotográfico: rumo à leitura e escrita críticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Damasceno-Morais, R.. A recategorização argumentativa em comentários de internautas sobre frases polêmicas de Jair Bolsonaro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
Damasceno-Morais, R.. Efeitos retóricos na interação argumentativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Damasceno-Morais, R.. Les traboules des arguments - Atelier d'argumentation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Damasceno-Morais, R.. O ensaio como exercício de leitura crítica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Damasceno-Morais, R.. Persuasão, retórica e argumentação na mídia: construção de uma sociedade do espetáculo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
Damasceno-Morais, R.. Um espelho da liberdade: uma imagem argumentativa do pensamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
Damasceno-Morais, R.. Tirinhas e mentirinhas: o que o não dito pode nos dizer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Damasceno-Morais, R.. Pá-pá-pá/Pá-pá-pá: Recursos retóricos no telejornalismo econômico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Damasceno-Morais, R.. O ensaio como exercício de leitura crítica: Ser ou não ser Charlie?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
Damasceno-Morais, R.. Linguagem discurso e ensino: relatos de pesquisas de PCC e TCC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Damasceno-Morais, R.. Badoo e outras formas de amor: o ensaio como exercício de leitura crítica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Damasceno-Morais, R.. Emotional legal arguments and a broken leg. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Damasceno-Morais, R.. O exercício da leitura crítica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Damasceno-Morais, R.. Small narratives with argumentative value. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Damasceno-Morais, R.. Nem tudo acaba em pizza e nem toda adesão pressupõe persuasão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Damasceno-Morais, R.. O preço da dor: gestão de desacordos entre magistrados, num tribunal brasileiro de Segunda Instância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Damasceno-Morais, R.. A dor da alma e o emprego de estratégias argumentativas e retóricas em um tribunal?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Damasceno-Morais, R.. Le violeur violé: trois minutes d'interaction argumentative autour d'un sujet difficile. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Damasceno-Morais, R.. ?Reivindicar os direitos das mulheres em 1791: uma tentativa fadada ao fracasso? O interdiscurso da declaração dos direitos da mulher e da cidadã?. n. 10 (2016) N. Esp. ADARR - Coordenadores do número especial ADARR: Ruth Amossy & Moisés Olímpio Fe, 2016. (Tradução/Artigo).

2.
Damasceno-Morais, R.. Analysing discourse. Brasília - DF: Editora da UnB / Cadernos de linguagem e sociedade, 2005 (RESENHA).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Erro de proibição e estupro e vulnerável: análise argumentativa de acórdão judicial'. 2018.

2.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Estratégias de proteção da face no cenário jurídico: um estudo de caso '. 2018.

3.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: ''Devir-selvática: Linhas de ruptura e adaptabilidade ''. 2018.

4.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: Do positivismo para a retórica: a argumentação jurídica em diferentes contextos teóricos. 2017.

5.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Diferentes olhares sobre argumentação'. 2016.

6.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'O conceito de doxa (opinião) em Aristóteles'. 2016.

7.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Sabe aquela história de que estilo , cada um tem o seu? Pois então, não é bem assim'. 2016.

8.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: ''Uma perspectiva discursiva da noção de transgressão''. 2016.

9.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Biblioteca: espaço de comunicação e promoção de práticas de leitura'. 2016.

10.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'O discurso construído por uma delegada de polícia no inquérito policial: análise de um caso concreto'. 2015.

11.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do projeto: ?Reconstituição dos processos da formação docente e do trabalho escolar na etapa de implementação da educação integral de tempo integral da nova ordem de discurso da educação brasileira?. 2015.

12.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Decisão judicial: elementos dóxicos fundamentadores'. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
Damasceno-Morais, R.. O modelo dialogal da argumentação na perspectiva de christian plantin: fundamentos, discussão, aplicação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Damasceno-Morais, R.. La guerre civile en France. Un debat polemique contemporain. 2016. (Intérprete).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FARIA, E. S.; Damasceno-Morais, R.; SILVA JUNIOR, W. D.. Seleção de professor substituto para a disciplina Leitura e Produção de Textos - LPT. 2018. Faculdade de Letras UFG.

2.
Damasceno-Morais, R.; CERQUEIRA, M. S.; MATTOS, S. E. R.. Membro titular da Banca Examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor efetivo no primeiro nível de vencimento da Classe A da carreira do Magistério Superior na Universidade Federal de Goiás, na área de Leitura e Produção de Textos e Ensino de Língua Portuguesa. 2016. Universidade Federal de Goiás.

3.
Damasceno-Morais, R.; PORTO, L. V.; OLIVEIRA, A. A.; FREIRE, S. M.. Membro da Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto/Auxiliar na área de Francês. 2016. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
BOTELHO, L. S.; LOBATO, M. C. C.; Damasceno-Morais, R.. Participação em banca de seleção de monitores para a disciplina Leitura e Produção de Textos/LPT. 2018. Faculdade de Letras UFG.

2.
Damasceno-Morais, R.; SOUZA, A. P.; LAGO, N. A.; BORGES, M. V.. Participação em banca examinadora de seleção ao curso de mestrado em Letras e Linguistica da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás para 2018. 2017. Faculdade de Letras UFG.

3.
SILVA, L. A.; BOTELHO, L. S.; Damasceno-Morais, R.. Membro de banca examinadora, com a finalidade de efetuar a seleção de candidatos à monitoria 2017/UFG. 2017. Faculdade de Letras UFG.

4.
SILVA, L. A.; Damasceno-Morais, R.; FARIA, E. S.; COSTA, A. F.. Banca examinadora, de acordo com a resolução CEPEC n° 1122/2012 e Instrução Normativa n° 01/2016 da Câmara Superior de Graduação, e em atendimento ao processo n° 23070.006403/2016-18, leva ao conhecimento de Thiago Fernandes Lopes Valle de Brito Rangel, que o. 2016. Universidade Federal de Goiás.

5.
OLIVEIRA, A. A.; PORTO, L. V.; Damasceno-Morais, R.. Participação de banca para a seleção de professor de Francês para o Centro de Línguas da UFG. 2016. Universidade Federal de Goiás.

6.
Damasceno-Morais, R.. Arguidor do trabalho: Sabe aquela história de que estilo, cada um tem o seu? Pois então, não é bem assim, durante o VII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento (SDTA), realizado pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística ? Faculdade de Letras ? UFG, no dia 31 de Agosto de 2016, na Faculdade de Letras. 2016. Universidade Federal de Goiás.

7.
Damasceno-Morais, R.. Arguição do trabalho: Uma perspectiva discursiva da noção de transgressão, durante o VII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento (SDTA), realizado pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística ? Faculdade de Letras ? UFG, no dia 31 de Agosto de 2016, na Faculdade de Letras. 2016. Universidade Federal de Goiás.

8.
SILVA, L. A.; CANDIDO, G. V.; Damasceno-Morais, R.; LOBATO, M. C. C.. Participação como presidente de banca para a seleção de monitores para o curso de Letras/Português/LPT. 2016. Universidade Federal de Goiás.

9.
Damasceno-Morais, R.; SILVA JUNIOR, W. D.; LOBATO, M. C. C.; FERNANDES, E. M. F.. Banca para seleção de monitores para a disciplina Leitura e Produção de Textos. 2015. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso - ELAD/CNPq.Tecendo argumentos com os alunos que foram seduzidos pela cor azul. 2018. (Seminário).

2.
IV SEDiAr ? Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação.Coordenador do Simpósio Temático: Escrita e argumentação acadêmica: trajetórias estudantis, fatores docentes e contextuais. 2018. (Seminário).

3.
IV SEDiAr ? Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação.O que não fazer em um ensaio acadêmico ou o convite à desadesão. 2018. (Seminário).

4.
7º Seminário Internacional de Linguística ? 7º SIL, III Congresso Interdisciplinar de Cortesia e o II Simpósio de Linguística Textual.A recategorização argumentativa em comentários de internautas sobre frases polêmicas de Jair Bolsonaro. 2017. (Seminário).

5.
II Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/CNPq/UESC).Efeitos retóricos na interação argumentativa. 2017. (Seminário).

6.
Argumentation, Objectivity and Bias / 11 OSSA - Ontario Society for the Study of Argumentation. Emotional legal arguments and a broken leg. 2016. (Congresso).

7.
III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação - SEDIAR.Persuasão, retórica e argumentação na mídia: Construção de uma sociedade do espetáculo. 2016. (Seminário).

8.
Journées de Français.Les traboules des arguments ? Atelier d?argumentation. 2016. (Outra).

9.
IV Congreso Internacional de Argumentación, Psicología del Razonamiento y Pensamiento Crítico. Small narratives with argumentative value. 2015. (Congresso).

10.
8th Conference of the International Society for the Study of Argumentation - ISSA. A case study of argumentative assimilation. 2014. (Congresso).

11.
Approches empiriques de l'argumentation/Empirical approaches to argumentation. 2014. (Seminário).

12.
Ciclo de palestras do PGMP, no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Faculdade de Agronomia da UFG.."O exercício da leitura crítica". 2014. (Outra).

13.
Encontro Ibero-Americano de Retórica.Marcas do epainos e do enkomion aristotélico em situação de desacordo entre magistrados. 2014. (Encontro).

14.
III Congresso Brasileiro de Retórica. A recategorização argumentativa como processo retórico em campo jurídico. 2014. (Congresso).

15.
II SEDiAr ? Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação.Nem tudo acaba em pizza e nem toda adesão pressupõe persuasão. 2014. (Seminário).

16.
Jornada de Retórica e Argumentação: uma abordagem multidisciplinar. 2013. (Seminário).

17.
XVI Congresso Internacional de Humanidades - Palavra e cultura na América Latina: Heranças e Desafios. Adesão sem absorção ou a pseudounião dos espíritos. 2013. (Congresso).

18.
IX Congresso Latino-americano de Estudos do discurso ? ALED. O adjetivo no banco dos réus: a construção do (des)acordo num tribunal de Segunda Instância. 2011. (Congresso).

19.
Sentences et decisions judiciaires, du Moyen Âge à l?époque contemporaine.??Le préjudice moral et sa construction argumentative dans des décisions judiciaires brésiliennes??. 2011. (Outra).

20.
International Society for the Study of Argumentation - ISSA. 2010. (Congresso).

21.
Congresso Internacional de Gramática Sistêmico-Funcional. 2005. (Congresso).

22.
IV Encontro de Professores de Letras do Brasil Central.''Uma leitura crítica do momento da Economia nos telejornais''. 2005. (Encontro).

23.
II Encontro Nacional do GELCO: Integração linguística, étnica e social.''Marcas do sujeito no discurso da Economia''. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, A. F. ; FARIA, E. S. ; CANDIDO, G. V. ; BOTELHO, L. S. ; SILVA, L. A. ; LOBATO, M. C. C. ; Damasceno-Morais, R. . II Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG - IISLPT/UFG. 2018. (Outro).

2.
Damasceno-Morais, R.. Organização do debate sobre filme "Cinco Graças".. 2018. (Outro).

3.
Damasceno-Morais, R.; SILVA, L. A. ; FARIA, E. S. ; BOTELHO, L. S. . Seminário de leitura e produção de textos da UFG (membro de comissão organizadora). 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ANA GABRIELA MOREIRA E SILVA. OS EFEITOS DE SENTIDO CONSTRUÍDOS A PARTIR DO DIALOGISMO, POLIFONIA E ARGUMENTAÇÃO EM TIRINHAS COM A TEMÁTICA RELACIONADA ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO SÉCULO XXI. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística - UFG) - Faculdade de Letras UFG. (Orientador).

2.
MARCOS DIAS CAMELO. A VARIAÇÃO DO DISCURSO DA TOLERÂNCIA NO CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO BRASILEIRO: COERÊNCIA E CONTRADIÇÃO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística - UFG) - Faculdade de Letras UFG. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Amanda Almeida Ferreira. Aluna orientada em programa de monitoria. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Faculdade de Letras UFG. (Orientador).

2.
ADRIANA HENRIQUE DE MOURA. O dilema do papel higiênico ou como aprender a discordar. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Faculdade de Letras UFG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LEANDRA BYANNA BARBOSA PEREIRA FERREIRA. O teor argumentativo em sequências descritivas de resenhas críticas produzidas por estudantes universitários.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

2.
Dhulyelen Salgado de Macedo. História em quadrinhos e filmes: uma conversa intergêneros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

Iniciação científica
1.
LEANDRA BYANNA BARBOSA PEREIRA FERREIRA. Fatores de persuasão em resenhas críticas ? Integrante do Projeto de Pesquisa ?EM BUSCA DO GRAU?. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

2.
Amanda Gontijo Paiva. Análise de recursos persuasivos em VLOGS. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade de Letras UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

3.
Leandra Byanna Barbosa Pereira. Fatores de persuasão em resenhas críticas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

Orientações de outra natureza
1.
GIOVANA ANDRADE DE ALMEIDA. Aluno orientado em programa de monitoria.. 2017. Orientação de outra natureza. (LETRAS) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

2.
MONIZE ROBERTA ZANIN. Aluno orientado em programa de monitoria. 2017. Orientação de outra natureza. (LETRAS) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

3.
CAMILA LOPES DE FRANÇA BELÉM. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

4.
CARLA CRISTINA RODRIGUES. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

5.
CRISTIANE SILVA BERNARDO. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

6.
DHULIANA MACHADO. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

7.
EDILEIA LUIZ DA PAZ. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

8.
IZADORA ARAÚJO BARBOSA. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

9.
JULIETE C. JUSTINO DE SOUZA DE PAULA. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

10.
MARIA FERNANDA GONÇALVES DE MELO REIS. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

11.
PABLO V. L. GOMES MARÇAL SOUZA JR. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

12.
YASMIN BATISTA DINIZ. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

13.
DANILO LEAL GOMES. A relevância comunicacional da ATEA na proteção do estado laico e seus direitos no Brasil. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

14.
JESSICA SANTANA FERREIRA DE ALMEIDA. A valorização de profissões em detrimento de outras. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

15.
ANA CAROLINA FERNANDES CUNHA. Estabelecimento do perfil de um Relações Públicas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

16.
LÉO HARLETTH LOPES OLIVEIRA. Limites da informação quanto à profissão de Relações Públic. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

17.
ADRIANE STEFANE DA COSTA ALVES. ) A importância de um profissional de Relações Públicas na gestão de crises empresariais. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

18.
RUAN GAUTIERY DOS SANTOS. A disseminação de boatos na UFG e como um RP pode melhorar esse quadro. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

19.
PHELLYPE MATHEAUS PAIVA FARIA. Relações públicas: escolha ou opção? Que caminho seguir?. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

20.
POLLYANA DA SILVA MENDONÇA. A conduta do profissional de relações na área da comunicação. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

21.
ALICE BORGES MARINHO. Estudantes da Faculdade de Comunicação e Informação vs alunos de outros campos de estudo: diferentes visões sobre o trabalho do relações públicas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

22.
GABRIEL DE SOUSA VIANA. O trabalho de assessoria de um profissional de Relações Públicas através de um estudo de caso do desenho animado Star VS. As forças do mal. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

23.
MEIRE TORRES DAMARA. O uso da retórica e dialética pelos professores no ensino superior. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

24.
MARIA TERESA CORSINO LAUDARES. A função política de um relações públicas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

25.
JÚLIO CÉSAR VIEIRA DE ALMEIDA. As principais motivações que geram o preconceito profissional sobre os professores de Ensino Básico e Médio. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

26.
EDUARDO MARTINS RAMOS. Quais foram os fatores influenciadores para a escolha de cursos dos ingressantes em relações públicas no ano de 2017?. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

27.
HAVILÁ SAYURI DE OLIVEIRA YOSHY. Eficiência do estágio acadêmico na formação do Relações Públicas na UFG. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

28.
ANA LUÍSA MARTINEZ BURGUILLO MENDONÇA LUCAS. A dificuldade que o aluno de inglês do centro de línguas da ufg tem em aprender à respeito do uso dos verbos ?to be? e ?to have?. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

29.
GABRIELLY OTAVIANA DA SILVA MENDES. O papel dos cursos de licenciatura na formação de docentes leitores que contribuam na questão do desprestígio à leitura por muitos jovens brasileiros do ensino fundamental e médio. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

30.
YASMIN BATISTA DINIZ. O processo de desistência no curso de Licenciatura em Letras na UFG. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

31.
JOSELIA MARIA SOUSA FRANCO. A relevância da Educação Nutricional para promoção da saúde no ensino fundamental na Escola Municipal Professor Oscarino de Resende/ Nerópolis ? GO. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

32.
JULIANA FERNANDES BARBOSA. As funções do profissional de Relações Públicas nos grandes festivais. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

33.
Luiz Alexandre de Oliveira FREITAS. A desvalorização dos discentes de Letras perante outras áreas acadêmicas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

34.
JOÃO LUCAS FERNANDES MARTINS. Os objetivos e anseios dos ingressantes em Relações Públicas da UFG. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

35.
DHIULIANA MACHADO DE MORAIS. A desvalorização do professor no Brasil. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

36.
AMANDA OLIVEIRA MAGALHÃES. Relações públicas, gerenciamento de crises: caso Glória Pires no Oscar 2016. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

37.
KAROLLAYNY ISABEL NUNES. Diagnosticar interesses dos alunos da FL-UFG em ter o curso de letras-japonês licenciatura. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

38.
SYNARA XAVIER DA COSTA. Por que a leitura se tornou obsoleta?. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

39.
IZADORA ARAÚJO BARBOSA. O professor como agente transformador: o uso da literatura ficcional para o aprendizado das ciências. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

40.
JENIFFER NASCIMENTO DA SILVA. Relações públicas e suas funções administrativas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

41.
Visibilidade do Relações Públicas. Visibilidade do Relações Públicas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

42.
KARINE ALVES DOURADO. A trajetória das Relações Públicas no Brasil: incentivo à produção de obras na Universidade Federal de Goiás. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

43.
ANA PAULA LANGER DE MORAES. A desvalorização do relações públicas perante outros profissionais da comunicação. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

44.
JANE KELLE MARQUES VILELA. Ampliação da participação dos discentes da Universidade Federal de Goiás no Festival FUGA. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

45.
CAROLINY ESPÍNDOLA DA SILVA. A importância do Relações Públicas mesmo sendo desconhecido. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

46.
Elivelto Cardoso e Silva. Aluno orientado em programa de monitoria. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

47.
Fernanda Borges Carvalho Rodrigues de Andrade. Aluna orientada em programa de monitoria. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

48.
Giovana Andrade de Almeida. Aluna orientada em programa de monitoria. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

49.
Elivelto Cardoso e Silva. Em busca do grau: identificação e análise de fatores de persuasão em textos midiáticos. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

50.
Johnatan Morais da Silva Medeiros. Em busca do grau: identificação e análise de fatores de persuasão em textos midiáticos. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

51.
Michel Soares do Carmo. Estágio de docência. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

52.
Marco Aurélio Tomaz Cardoso. Orientação de instrutor de língua (área Português). 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

53.
João Adrega Bucar Paredes. Aluno orientado em programa de monitoria. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

54.
Leandra Byanna Barbosa Pereira. Aluna orientada em programa de monitoria. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

55.
Isabella Medeiros Borges. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

56.
Alexandre Medeiros de Oliveira. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

57.
Dhulyellen Salgado Macedo. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

58.
Aida Graça de Fátima Rafael. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

59.
Mariana Rodrigues de Santana. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

60.
Leandra Byanna Barbosa Pereira. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

61.
Mariana da Cunha Lima Pereira. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

62.
Ana Gabriela Moreira e Silva. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

63.
Iara de Oliveira. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

64.
Gabriella Silva Faroni da Costa. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2Damasceno-Morais, R.2017Damasceno-Morais, R.. Dois bicudos não se beijam? A construção da unanimidade em território jurídico. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 13, p. 156-173, 2017.




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