Rubens Damasceno Morais

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  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Profissional com formação e experiência na área de Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Textos. Após mestrado no domínio da Critical Discourse Analysis (Análise do Discurso Crítica / UnB - 2005), empreendeu doutorado no domínio de Ciências da Linguagem (2009-2013), quando elaborou pesquisa e tese no campo da Argumentação, da Retórica e da Interação argumentativa (Sciences du Langage / Université Lumière Lyon 2/França - com diploma validado pela Universidade de Brasília ). Atualmente é professor efetivo em dedicação exclusiva (DE) da Universidade Federal de Goiás - UFG (Campus Samambaia/Goiânia), onde se dedica ao projeto de pesquisa "A dinâmica do discurso argumentativo - Estudo de interações agonais" (2018-2022). Integra a linha de pesquisa de pós-graduação "Língua, Texto, Discurso ? PPGLL/UFG"; membro do Grupo de Pesquisa: Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ELAD - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9009996153807020; coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias de Argumentação e Retórica ? TEAR dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5737083227344579; membro do Grupo de Trabalho (GT) Argumentação da ANPOLL ? http://anpoll.org.br/gt/argumentacao/. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rubens Damasceno Morais
Nome em citações bibliográficas
Damasceno-Morais, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
Rua 27
Setor Oeste
74125115 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (61) 999552225


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Argumentation et interactions.
Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França.
Título: Le prix de la douleur: gestion des désaccords entre magistrats dans un tribunal brésilien de Seconde Instance, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Christian Plantin.
Coorientador: Véronique Traverso.
Bolsista do(a): Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, TJDFT, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2005
Mestrado em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O eminente discurso da queda iminente: o telejornalismo em foco,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Christina Diniz Leal.
Palavras-chave: linguagem; crítica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1997
Graduação em Letras - Língua e Literatura Francesa.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1990 - 1995
Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Modèle Dialogal Trilogique de l'Argumentation. (Carga horária: 6h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2018 - 2018
Palestra: Pesquisa qualitativa, o quê, quando, como.. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação a Distancia para Avaliação de Redação do Enem 2017. (Carga horária: 90h).
Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, VUNESP, Brasil.
2016 - 2016
Ce que La Nouvelle Rhétorique de Chaim Perelman apporte aux Sciences du Lan. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2016 - 2016
Argumentação na interação. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2015 - 2015
Docência no ensino superior. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Argumentation in context 2014 (Summer School). (Carga horária: 40h).
Universiteit van Amsterdam, UvA, Holanda.
2008 - 2008
A Análise do Discurso por Dominique Mangueneau. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Análise de Discurso e Ling. Sistêmico-funcional. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2005
Gerência de Projetos. (Carga horária: 120h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Teorias Lingüísticas e Modernidade. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Educacional Juscelino Kubitschek, CEJK, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de portugues


Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro/Escola de Adm. Judiciária, EAJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário, Carga horária: 20
Outras informações
As disciplinas ministradas na Escola de Administração Judiciária foram: Português/Módulo I (40h/aula - 2X); Estruturação de Textos Administrativos (16h/aula); Oficina de Produção de Textos Administrativos (40h/aula - 11X); Workshop de Gerenciamento de Projetos - PROWORKS (30h/aula - 3X).


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como professor de Leitura e Produção de Textos/LPT e de Prática de Textos/PT.


Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integra a linha de pesquisa de pós-graduação "Língua, Texto, Discurso ? PPGLL/UFG"; membro do Grupo de Pesquisa: Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ELAD - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9009996153807020; coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias de Argumentação e Retórica ? TEAR dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5737083227344579; membro do Grupo de Trabalho (GT) Argumentação da ANPOLL ? http://anpoll.org.br/gt/argumentacao/. Ingresso na UFG para a cadeira de Leitura e Produção Textual - LPT

Atividades

02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital das Clínicas, .

Cargo ou função
Representante da FL no Comitê de Ética em Pesquisa da UFG..
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação Textual: Teorias e Práticas
Língua Portuguesa: Redação e Expressão II
Leitura e Produção de Texto II
Monografia 3 - Línguística
02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Leitura e Produção Textual
Leitura e Produção de Texto I
Língua Portuguesa - Redação e Expressão
Monografia 2 - Línguística
02/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - Redação e Expressão I (primeiro semestre)
Língua Portuguesa - Redação e Expressão II (segundo semestre)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção do texto acadêmico
Estágio 4 - Francês


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A dinâmica do discurso argumentativo - Estudo de interações agonais
Descrição: Este projeto guarda-chuva busca investigar a gestão do (des)acordo e de estratégias retóricas de posicionamento, em situações de estase argumentativa, isto é, de conflito de opiniões, observando-se as peculiaridades da construção de discurso e contradiscurso em ?episódios argumentativos? (PLANTIN, 2004, p. 204) variados (orais, escritos; síncronos, assíncronos), em diferentes gêneros discursivos. Por meio de análise qualitativa de dados, o trabalho prestigiará contextos de análise em que a dissonância de pontos de vista seja relevante, para, a partir daí, e com base no arcabouço da teoria dialogal (PLANTIN 1990, 1993, 1996, 2005, 2016) construir a análise de dados. Esta pesquisa está, ainda, vinculada ao TEAR, grupo de estudos Teorias de Argumentação e Retórica (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Coordenador / Eliane Marquez da Fonseca Fernandes - Integrante / Edna Silva Faria - Integrante.
2017 - Atual
Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso - ELAD
Descrição: Os integrantes do ELAD têm trabalhado em cooperação interinstitucional desde a criação, em 2011, do Programa de Divulgação dos Estudos sobre Discurso e Argumentação (PROEDA), programa extensionista vinculado ao DLA/UESC. Em 2011, criaram a Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A). Em 2011, 2013, 2015 e 2016, organizaram a Jornada de Análise do Discurso da UESC, evento que integra pesquisadores que atuam na Bahia e na região Nordeste do Brasil. Realizaram também as edições UESC/2012, UFMG/2014 e UFS/2016 do Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr), evento bienal, itinerante e internacional, cuja 4a edição ocorrerá, em 2018, na Universidade de Buenos Aires. Os integrantes do ELAD também dedicam-se a formar pesquisadores, orientando trabalhos sobre linguagem, argumentação e discurso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Em busca do grau - Estudos de argumentação textual
Descrição: Este projeto pretende investigar e descrever o grau de persuasão em estratégias e técnicas empregadas em alguns gêneros textuais do campo jornalístico como editoriais, reportagens, entrevistas, debates, entre outros. Desse modo, as maneiras pelas quais argumentação e persuasão imbricam-se em textos jornalísticos será prioridade nesta pesquisa-piloto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 14


Projetos de extensão


2018 - Atual
II Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG - IISLPT/UFG
Descrição: Evento com objetivo de propiciar à/ao estudante o desenvolvimento de habilidades para expressar-se, de forma adequada, nos principais gêneros acadêmicos, além de: ▪ Possibilitar à/ao estudante a conscientização e o conhecimento da língua como instrumento de comunicação e, a partir da análise de variedades e usos diversos da Língua Portuguesa, discutindo idiossincrasias da expressão verbal acadêmica; ▪ Desenvolver da capacidade de leitura da/o estudante como fonte de conhecimento, cultura e ampliação das formas de pensamento e raciocínio, incentivando-a/o a assumir posicionamento crítico diante dos textos acadêmicos; ▪ Exercitar a reflexão a respeito da linguagem científica, argumentativa e técnica, de maneira a propiciar ao estudante o reconhecimento, a análise e a produção de diferentes gêneros textuais mais comuns no ambiente universitário; ▪ Incitar atitude de constante curiosidade intelectual e questionamento; ▪ Exercitar a habilidade de levantar questões de pesquisa relevantes e esclarecimento e discussões de problemáticas propostas; ▪ Despertar a curiosidade intelectual, de forma crítica; ▪ Enfatizar a prática de leitura e produção de textos com ênfase nos aspectos de sua organização; ▪ Promover a integração entre os cursos de diferentes áreas do conhecimento; ▪ Iniciar discussões sobre atividades científicas na Universidade; ▪ Promover a circulação social dos textos produzidos pelos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Coordenador / Leosmar Aparecido da Silva - Integrante / Glaucia Vieira Candido - Integrante / Edna Silva Faria - Integrante / Alexandre Ferreira da Costa - Integrante / Laura Silveira Botelho - Integrante / margareth Castro Lobato - Integrante.
2017 - 2017
Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG - ISLPT/UFG
Descrição: O objetivo deste projeto de extensão foi promover o Seminário de Leitura e Produção de Texto da UFG no qual alunos das disciplinas de LPT (Leitura e Produção de Textos) e a comunidade externa poderão apresentar trabalhos de pesquisa desenvolvidos ao longo do primeiro semestre de 2017..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Integrante / Leosmar Aparecido da Silva - Integrante / Edna Silva Faria - Integrante / Laura Silveira Botelho - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
TEAR - Estudos em Argumentação e Retórica (Grupo de estudos)
Descrição: Grupo de estudos que reúne interessados pelos estudos de teorias em argumentação e retórica. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5737083227344579.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rubens Damasceno Morais - Coordenador / Eliane Marquez da Fonseca Fernandes - Integrante / Wander Emediato - Integrante / Eduardo Lopes Piris - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Discurso e argumentação em múltiplos enfoques
2014 - Atual
Periódico: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2018 - Atual
Agência de fomento: Faculdade de Letras UFG
2018 - Atual
Agência de fomento: Faculdade de Letras UFG
2017 - Atual
Agência de fomento: Faculdade de Letras UFG
2016 - Atual
Agência de fomento: Faculdade de Letras UFG


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: argumentação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Analise do Discurso.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Damasceno-Morais, R.2017Damasceno-Morais, R.. Dois bicudos não se beijam? A construção da unanimidade em território jurídico. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 13, p. 156-173, 2017.

2.
Damasceno-Morais, R.2017Damasceno-Morais, R.. La gestion du désaccord lors des délibérations en cours d?appel : la politesse stratégiqueManaging disagreement in a tribunal: the strategic politeness. TIPA. Travaux interdisciplinaires sur la parole et le langage, p. 1-30, 2017.

3.
Damasceno-Morais, R.2014 Damasceno-Morais, R.. Argumentar em campo jurídico e as possibilidades de inversão de uma decisão: o caso da depilação a laser. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 6, p. 153-170, 2014.

4.
Damasceno-Morais, R.2014Damasceno-Morais, R.. La recatégorization comme procédé argumentatif dans le domaine juridique. Argumentation & Analyse du Discours, v. 13, p. 2-16, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
Damasceno-Morais, R.. Vamos falar sobre sexo? Quebrando o tabu sobre argumentação e retórica jurídicas. In: Eduardo Chagas Oliveira; Ivana Libertadoira Borges Carneiro. (Org.). DIREITO, HERMENÊUTICA E CONHECIMENTO JURÍDICO. 1ed.Feira de Santana: UEFSNEF, 2018, v. 2, p. 65-92.

2.
Damasceno-Morais, R.. O redimensionamento dos papeis de atuação em campo jurídico. In: Moisés Olímpio-Ferreira e Rui Alexandre Grácio. (Org.). TITULO DO LIVRO: Retórica e Comunicação Multidimensional. 1ed.Coimbra - Portugal: Rui Grácio Editor, 2017, v. 1, p. 143-159.

3.
Damasceno-Morais, R.. A pré-estase como preparação do terreno em deliberações jurídicas. In: Rosalice Pinto, Ana Lúcia Tinoco Cabral, Maria das Graças Soares Rodrigues. (Org.). Título do livro: Linguagem e Direito - perspectivas teóricas e práticas. 1ed.São Paulo: Contexto, 2016, v. 1, p. 51-66.

4.
Damasceno-Morais, R.. O acordo dissonante: um caso de dano moral na mídia. In: EMEDIATO, W.. (Org.). A Construção da Opinião na Mídia. 1ed.Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013, v. , p. 175-201.

5.
Damasceno-Morais, R.. La propagation de l'accord ou la construction de l'unanimité dans une cour d'appel brésilienne. In: Benoît Garnot; Bruno Lemesle. (Org.). Autour de la sentence judiciaire du Moyen Age a l'epoque contemporaine. 1ed.Dijon: Éditions Universitaires de Dijon, 2012, v. , p. 333-345.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Damasceno-Morais, R.. 'Pá-pá-pá/Pá-pá-pá Recursos retóricos no telejornalismo econômico'. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO - SEDIAR, 2016, Sergipe AL. III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO - SEDIAR, 2016.

2.
Damasceno-Morais, R.. Emotional legal arguments and a broken leg. In: Ontario Society for the Study of Argumentation / OSSA, 2016, Windsor / Canadá. OSSA Conference archive. Windsor/Ontario/Canadá: Ontario Society for the Study of Argumentation, 2016. v. 1. p. 1-12.

3.
Damasceno-Morais, R.. A case study of argumentative assimilation. In: International Society for the Study of Argumentation - ISSA 2014, 2015, Amsterdam. Proceedings of the 14 ISSA. Amsterdam: University of Amsterdam, 2014. v. 1.

4.
Damasceno-Morais, R.. A case study of argumentative assimilation. In: International Society for the Study of Argumentation - ISSA, 2014, Amsterdam. Proceedings of the 8th Conference of the International Society for the Study of Argumentation 2014. Amsterdam: Rozenberg Publishers, 2014. v. 1. p. 278-288.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Damasceno-Morais, R.. O apaziguamento ritualizado em interações conflituosas entre magistrados. In: IV EBE - Encontro Brasileiro de Ecolinguística, 2018, Fortaleza - CE. IV EBE - Encontro Brasileiro de Ecolinguística, 2018.

2.
Damasceno-Morais, R.. O que não fazer em um ensaio acadêmico ou o convite à desadesão. In: IVSEDiAr - Seminário Internacional de estudos sobre o discurso y argumentacion, 2018, Buenos aires. IVSEDiAr - Seminário Internacional de estudos sobre o discurso y argumentacion, 2018.

3.
Damasceno-Morais, R.. Tecendo argumentos com os alunos que foram seduzidos pela cor azul. In: III Seminário de pesquisa do Grupo de estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/CNPQ), 2018, São Paulo. III Seminário de pesquisa do Grupo de estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/CNPQ), 2018.

4.
Damasceno-Morais, R.. O gênero acadêmico sob diferentes ângulos: o projeto de pesquisa, o artigo de final de curso e a Prática como Componente Curricular. In: XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2018, Goiânia. XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2018.

5.
Damasceno-Morais, R.. O ensaio acadêmico e o fotográfico: rumo à leitura e escrita crítica. In: XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão, 2018, Goiânia. XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão.

6.
Damasceno-Morais, R.. A dinâmica do discurso argumentativo em interações agonais. In: XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL - Produção de conhecimento, liberdade intelectual e internacionalização, 2018, Cuiabá. XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL - Produção de conhecimento, liberdade intelectual e internacionalização, 2018.

7.
Damasceno-Morais, R.. A recategorização argumentativa em comentários de internautas sobre frases polêmicas de Jair Bolsonaro. In: 7º Seminário Internacional de Linguística ? 7º SIL, III Congresso Interdisciplinar de Cortesia e o II Simpósio de Linguística Textual, 2017, São Paulo. 7º Seminário Internacional de Linguística ? 7º SIL, III Congresso Interdisciplinar de Cortesia e o II Simpósio de Linguística Textual, 2017.

8.
Damasceno-Morais, R.. Efeitos retóricos na interação argumentativa. In: II Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso - ELAD/CNPQ, 2017, UESC. II Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso - ELAD/CNPQ, 2017.

9.
Damasceno-Morais, R.. 'Pá-pá-pá/Pá-pá-pá Recursos retóricos no telejornalismo econômico'. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO - SEDIAR, 2016, Sergipe. III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO - SEDIAR, 2016.

10.
Damasceno-Morais, R.. Emotional legal arguments and a broken leg. In: Ontario Society for the Study of Argumentation/OSSA, 2016, Windsor/Ontario/Canada. OSSA Archives, 2016. v. 1. p. 1-12.

11.
Damasceno-Morais, R.. Badoo e outras formas de amor: o ensaio como exercício de leitura crítica. In: IV Coloquio Nacional de Letras e XVII Colóquio de Pesquisa e Extensão - UFG, 2016, Goiânia. Caderno de resumos, 2016. v. CDU81.

12.
Damasceno-Morais, R.. Linguagem discurso e ensino: relatos de pesquisas de PCC e TCC. In: IV Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão - UFG, 2016, Goiânia. Caderno de resumos. Goiânia, 2016. v. 1.

13.
Damasceno-Morais, R.. O ensaio como exercício de leitura crítica. In: IV Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão - UFG, 2016, Goiânia. Caderno de resumos. Goiânia, 2016. v. 1.

14.
Damasceno-Morais, R.. Small narratives with argumentative value. In: IV Congreso Internacional de Argumentación, Psicología del Razonamiento y Pensamiento Crítico, 2015, Santiago. Caderno de Resumos do IV Congreso Internacional de Argumentación. Santiago, 2015. p. 10-10.

15.
Damasceno-Morais, R.. A case study of argumentative assimilation. In: Proceedings of the 8th Conference of the International Society for the Study of Argumentation 2014, 2014, Amsterdam. International Society for the Study of Argumentation - ISSA, 2014.

16.
Damasceno-Morais, R.. Nem tudo acaba em pizza e nem toda adesão pressupõe persuasão. In: II SEDiAr ? Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2014, Uberlândia. Caderno de Resumos do II SEDiAR. Uberlândia, 2014. p. 1-1.

Artigos aceitos para publicação
1.
Emediato Wander ; Damasceno-Morais, R. . L'orientation dialogique de l'argumentation: les deux dimensions du dialogue. Studii de lingvistică (Université d'Oradea, Roumanie), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Damasceno-Morais, R.. O que não fazer em um ensaio acadêmico ou o convite à desadesão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Damasceno-Morais, R.. Simpósio Temático (coordenação): Escrita e argumentação acadêmica: trajetórias estudantis, fatores docentes e contextuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Damasceno-Morais, R.. Tecendo argumentos com os alunos que foram seduzidos pela cor azul. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Damasceno-Morais, R.. O gênero acadêmico sob diferentes ângulos: o projeto de pesquisa, o artigo de final de curso e a Prática como Componente Curricular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Damasceno-Morais, R.. O ensaio acadêmico e o fotográfico: rumo à leitura e escrita críticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Damasceno-Morais, R.. A recategorização argumentativa em comentários de internautas sobre frases polêmicas de Jair Bolsonaro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
Damasceno-Morais, R.. Efeitos retóricos na interação argumentativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
Damasceno-Morais, R.. Les traboules des arguments - Atelier d'argumentation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Damasceno-Morais, R.. O ensaio como exercício de leitura crítica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Damasceno-Morais, R.. Persuasão, retórica e argumentação na mídia: construção de uma sociedade do espetáculo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
Damasceno-Morais, R.. Um espelho da liberdade: uma imagem argumentativa do pensamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
Damasceno-Morais, R.. Tirinhas e mentirinhas: o que o não dito pode nos dizer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Damasceno-Morais, R.. Pá-pá-pá/Pá-pá-pá: Recursos retóricos no telejornalismo econômico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Damasceno-Morais, R.. O ensaio como exercício de leitura crítica: Ser ou não ser Charlie?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
Damasceno-Morais, R.. Linguagem discurso e ensino: relatos de pesquisas de PCC e TCC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Damasceno-Morais, R.. Badoo e outras formas de amor: o ensaio como exercício de leitura crítica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Damasceno-Morais, R.. Emotional legal arguments and a broken leg. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Damasceno-Morais, R.. O exercício da leitura crítica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Damasceno-Morais, R.. Small narratives with argumentative value. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Damasceno-Morais, R.. Nem tudo acaba em pizza e nem toda adesão pressupõe persuasão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Damasceno-Morais, R.. O preço da dor: gestão de desacordos entre magistrados, num tribunal brasileiro de Segunda Instância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Damasceno-Morais, R.. A dor da alma e o emprego de estratégias argumentativas e retóricas em um tribunal?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Damasceno-Morais, R.. Le violeur violé: trois minutes d'interaction argumentative autour d'un sujet difficile. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Damasceno-Morais, R.. ?Reivindicar os direitos das mulheres em 1791: uma tentativa fadada ao fracasso? O interdiscurso da declaração dos direitos da mulher e da cidadã?. n. 10 (2016) N. Esp. ADARR - Coordenadores do número especial ADARR: Ruth Amossy & Moisés Olímpio Fe, 2016. (Tradução/Artigo).

2.
Damasceno-Morais, R.. Analysing discourse. Brasília - DF: Editora da UnB / Cadernos de linguagem e sociedade, 2005 (RESENHA).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Erro de proibição e estupro e vulnerável: análise argumentativa de acórdão judicial'. 2018.

2.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: ''Devir-selvática: Linhas de ruptura e adaptabilidade ''. 2018.

3.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Estratégias de proteção da face no cenário jurídico: um estudo de caso '. 2018.

4.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: Do positivismo para a retórica: a argumentação jurídica em diferentes contextos teóricos. 2017.

5.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Diferentes olhares sobre argumentação'. 2016.

6.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'O conceito de doxa (opinião) em Aristóteles'. 2016.

7.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Biblioteca: espaço de comunicação e promoção de práticas de leitura'. 2016.

8.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Sabe aquela história de que estilo , cada um tem o seu? Pois então, não é bem assim'. 2016.

9.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: ''Uma perspectiva discursiva da noção de transgressão''. 2016.

10.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'O discurso construído por uma delegada de polícia no inquérito policial: análise de um caso concreto'. 2015.

11.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do projeto: ?Reconstituição dos processos da formação docente e do trabalho escolar na etapa de implementação da educação integral de tempo integral da nova ordem de discurso da educação brasileira?. 2015.

12.
Damasceno-Morais, R.. Parecer do artigo: 'Decisão judicial: elementos dóxicos fundamentadores'. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
Damasceno-Morais, R.. O modelo dialogal da argumentação na perspectiva de christian plantin: fundamentos, discussão, aplicação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Damasceno-Morais, R.. La guerre civile en France. Un debat polemique contemporain. 2016. (Intérprete).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Damasceno-Morais, R.. Participação em banca de Fernanda Cristine Guimarães. Les principes de la LFCU et de la CXGR appliqués à l'enseigment de français comme langue étrangère - FLE. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística - UFG) - Faculdade de Letras UFG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FARIA, E. S.; Damasceno-Morais, R.; SILVA JUNIOR, W. D.. Seleção de professor substituto para a disciplina Leitura e Produção de Textos - LPT. 2018. Faculdade de Letras UFG.

2.
Damasceno-Morais, R.; CERQUEIRA, M. S.; MATTOS, S. E. R.. Membro titular da Banca Examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor efetivo no primeiro nível de vencimento da Classe A da carreira do Magistério Superior na Universidade Federal de Goiás, na área de Leitura e Produção de Textos e Ensino de Língua Portuguesa. 2016. Universidade Federal de Goiás.

3.
Damasceno-Morais, R.; PORTO, L. V.; OLIVEIRA, A. A.; FREIRE, S. M.. Membro da Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto/Auxiliar na área de Francês. 2016. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
BOTELHO, L. S.; LOBATO, M. C. C.; Damasceno-Morais, R.. Participação em banca de seleção de monitores para a disciplina Leitura e Produção de Textos/LPT. 2018. Faculdade de Letras UFG.

2.
Damasceno-Morais, R.; SOUZA, A. P.; LAGO, N. A.; BORGES, M. V.. Participação em banca examinadora de seleção ao curso de mestrado em Letras e Linguistica da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás para 2018. 2017. Faculdade de Letras UFG.

3.
SILVA, L. A.; BOTELHO, L. S.; Damasceno-Morais, R.. Membro de banca examinadora, com a finalidade de efetuar a seleção de candidatos à monitoria 2017/UFG. 2017. Faculdade de Letras UFG.

4.
SILVA, L. A.; CANDIDO, G. V.; Damasceno-Morais, R.; LOBATO, M. C. C.. Participação como presidente de banca para a seleção de monitores para o curso de Letras/Português/LPT. 2016. Universidade Federal de Goiás.

5.
SILVA, L. A.; Damasceno-Morais, R.; FARIA, E. S.; COSTA, A. F.. Banca examinadora, de acordo com a resolução CEPEC n° 1122/2012 e Instrução Normativa n° 01/2016 da Câmara Superior de Graduação, e em atendimento ao processo n° 23070.006403/2016-18, leva ao conhecimento de Thiago Fernandes Lopes Valle de Brito Rangel, que o. 2016. Universidade Federal de Goiás.

6.
OLIVEIRA, A. A.; PORTO, L. V.; Damasceno-Morais, R.. Participação de banca para a seleção de professor de Francês para o Centro de Línguas da UFG. 2016. Universidade Federal de Goiás.

7.
Damasceno-Morais, R.. Arguidor do trabalho: Sabe aquela história de que estilo, cada um tem o seu? Pois então, não é bem assim, durante o VII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento (SDTA), realizado pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística ? Faculdade de Letras ? UFG, no dia 31 de Agosto de 2016, na Faculdade de Letras. 2016. Universidade Federal de Goiás.

8.
Damasceno-Morais, R.. Arguição do trabalho: Uma perspectiva discursiva da noção de transgressão, durante o VII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento (SDTA), realizado pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística ? Faculdade de Letras ? UFG, no dia 31 de Agosto de 2016, na Faculdade de Letras. 2016. Universidade Federal de Goiás.

9.
Damasceno-Morais, R.; SILVA JUNIOR, W. D.; LOBATO, M. C. C.; FERNANDES, E. M. F.. Banca para seleção de monitores para a disciplina Leitura e Produção de Textos. 2015. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso - ELAD/CNPq.Tecendo argumentos com os alunos que foram seduzidos pela cor azul. 2018. (Seminário).

2.
IV Encontro Brasileiro de Ecolinguística.O apaziguamento ritualizado em interações conflituosas entre magistrados. 2018. (Encontro).

3.
IV SEDiAr ? Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação.O que não fazer em um ensaio acadêmico ou o convite à desadesão. 2018. (Seminário).

4.
IV SEDiAr ? Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação.Coordenador do Simpósio Temático: Escrita e argumentação acadêmica: trajetórias estudantis, fatores docentes e contextuais. 2018. (Seminário).

5.
XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão.O ensaio acadêmico e o fotográfico: rumo à leitura e escrita críticas. 2018. (Outra).

6.
XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão/UFG.Debate sobre o filme ?Cinco graças?, como uma das atividades do evento.. 2018. (Outra).

7.
XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão/UFG.O gênero acadêmico sob diferentes ângulos: o projeto de pesquisa, o artigo de final de curso e a Prática como Componente Curricular. 2018. (Outra).

8.
XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL - Produção de conhecimento, liberdade intelectual e internacionalização.A dinâmica do discurso argumentativo em interações agonais. 2018. (Encontro).

9.
7º Seminário Internacional de Linguística ? 7º SIL, III Congresso Interdisciplinar de Cortesia e o II Simpósio de Linguística Textual.A recategorização argumentativa em comentários de internautas sobre frases polêmicas de Jair Bolsonaro. 2017. (Seminário).

10.
II Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/CNPq/UESC).Efeitos retóricos na interação argumentativa. 2017. (Seminário).

11.
Argumentation, Objectivity and Bias / 11 OSSA - Ontario Society for the Study of Argumentation. Emotional legal arguments and a broken leg. 2016. (Congresso).

12.
III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação - SEDIAR.Persuasão, retórica e argumentação na mídia: Construção de uma sociedade do espetáculo. 2016. (Seminário).

13.
Journées de Français.Les traboules des arguments ? Atelier d?argumentation. 2016. (Outra).

14.
IV Congreso Internacional de Argumentación, Psicología del Razonamiento y Pensamiento Crítico. Small narratives with argumentative value. 2015. (Congresso).

15.
8th Conference of the International Society for the Study of Argumentation - ISSA. A case study of argumentative assimilation. 2014. (Congresso).

16.
Approches empiriques de l'argumentation/Empirical approaches to argumentation. 2014. (Seminário).

17.
Ciclo de palestras do PGMP, no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Faculdade de Agronomia da UFG.."O exercício da leitura crítica". 2014. (Outra).

18.
Encontro Ibero-Americano de Retórica.Marcas do epainos e do enkomion aristotélico em situação de desacordo entre magistrados. 2014. (Encontro).

19.
III Congresso Brasileiro de Retórica. A recategorização argumentativa como processo retórico em campo jurídico. 2014. (Congresso).

20.
II SEDiAr ? Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação.Nem tudo acaba em pizza e nem toda adesão pressupõe persuasão. 2014. (Seminário).

21.
Jornada de Retórica e Argumentação: uma abordagem multidisciplinar. 2013. (Seminário).

22.
XVI Congresso Internacional de Humanidades - Palavra e cultura na América Latina: Heranças e Desafios. Adesão sem absorção ou a pseudounião dos espíritos. 2013. (Congresso).

23.
IX Congresso Latino-americano de Estudos do discurso ? ALED. O adjetivo no banco dos réus: a construção do (des)acordo num tribunal de Segunda Instância. 2011. (Congresso).

24.
Sentences et decisions judiciaires, du Moyen Âge à l?époque contemporaine.??Le préjudice moral et sa construction argumentative dans des décisions judiciaires brésiliennes??. 2011. (Outra).

25.
International Society for the Study of Argumentation - ISSA. 2010. (Congresso).

26.
Congresso Internacional de Gramática Sistêmico-Funcional. 2005. (Congresso).

27.
IV Encontro de Professores de Letras do Brasil Central.''Uma leitura crítica do momento da Economia nos telejornais''. 2005. (Encontro).

28.
II Encontro Nacional do GELCO: Integração linguística, étnica e social.''Marcas do sujeito no discurso da Economia''. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, A. F. ; FARIA, E. S. ; CANDIDO, G. V. ; BOTELHO, L. S. ; SILVA, L. A. ; LOBATO, M. C. C. ; Damasceno-Morais, R. . II Seminário de Leitura e Produção de Textos da UFG - IISLPT/UFG. 2018. (Outro).

2.
Damasceno-Morais, R.. Organização do debate sobre filme "Cinco Graças".. 2018. (Outro).

3.
Damasceno-Morais, R.; SILVA, L. A. ; FARIA, E. S. ; BOTELHO, L. S. . Seminário de leitura e produção de textos da UFG (membro de comissão organizadora). 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ANA GABRIELA MOREIRA E SILVA. OS EFEITOS DE SENTIDO CONSTRUÍDOS A PARTIR DO DIALOGISMO, POLIFONIA E ARGUMENTAÇÃO EM TIRINHAS COM A TEMÁTICA RELACIONADA ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO SÉCULO XXI. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística - UFG) - Faculdade de Letras UFG. (Orientador).

2.
MARCOS DIAS CAMELO. A VARIAÇÃO DO DISCURSO DA TOLERÂNCIA NO CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO BRASILEIRO: COERÊNCIA E CONTRADIÇÃO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística - UFG) - Faculdade de Letras UFG. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
NORMAND ALMEIDA BARBOSA. Trabalho com sequência didática do gênero entrevista: transposição dica por meio de recursos digitais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

Iniciação científica
1.
IZADORA ARAUJO BARBOSA. A formação de opinião entre nativos de línguas estrangeiras, em situação de estase argumentativa. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em LETRAS) - Faculdade de Letras UFG. (Orientador).

2.
GABRIEL DE SOUSA VIANA. Análise do conflito de opiniões no meio midiático: o caso Marielle. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

3.
BRENDA MARÍLIA DE JESUS. Estase argumentativa: A gestão do (des)acordo no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Relações Públicas) - Faculdade de Letras UFG. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
GEOVANNA ARAÚJO CARNEIRO TAVARES DOURADO. Aluna orientada em programa de monitoria. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Faculdade de Letras UFG. (Orientador).

2.
JULIANA DIAS ERTHAL. Orientação em programa de monitoria. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Faculdade de Letras UFG. (Orientador).

3.
ADRIANA HENRIQUE DE MOURA. O dilema do papel higiênico ou como aprender a discordar. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Faculdade de Letras UFG. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LEANDRA BYANNA BARBOSA PEREIRA FERREIRA. O teor argumentativo em sequências descritivas de resenhas críticas produzidas por estudantes universitários.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

2.
Dhulyelen Salgado de Macedo. História em quadrinhos e filmes: uma conversa intergêneros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

Iniciação científica
1.
LEANDRA BYANNA BARBOSA PEREIRA FERREIRA. Fatores de persuasão em resenhas críticas ? Integrante do Projeto de Pesquisa ?EM BUSCA DO GRAU?. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

2.
Amanda Gontijo Paiva. Análise de recursos persuasivos em VLOGS. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdade de Letras UFG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

3.
Leandra Byanna Barbosa Pereira. Fatores de persuasão em resenhas críticas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

Orientações de outra natureza
1.
Amanda Almeida Ferreira. Aluna orientada em programa de monitoria. 2018. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

2.
Cecilia Fernandes Neves de Rezende Rodrigues. COCA-COLA: FÁBRICA DA FELICIDADE. 2018. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

3.
Gustavo Borges de Oliveira Arantes. COCA-COLA: FÁBRICA DA FELICIDADE. 2018. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

4.
GIOVANA ANDRADE DE ALMEIDA. Aluno orientado em programa de monitoria.. 2017. Orientação de outra natureza. (LETRAS) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

5.
MONIZE ROBERTA ZANIN. Aluno orientado em programa de monitoria. 2017. Orientação de outra natureza. (LETRAS) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

6.
CAMILA LOPES DE FRANÇA BELÉM. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

7.
CARLA CRISTINA RODRIGUES. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

8.
CRISTIANE SILVA BERNARDO. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

9.
DHULIANA MACHADO. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

10.
EDILEIA LUIZ DA PAZ. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

11.
IZADORA ARAÚJO BARBOSA. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

12.
JULIETE C. JUSTINO DE SOUZA DE PAULA. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

13.
MARIA FERNANDA GONÇALVES DE MELO REIS. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

14.
PABLO V. L. GOMES MARÇAL SOUZA JR. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

15.
YASMIN BATISTA DINIZ. POST HOC, ERGO PROPTER HOC - Os caçadores da falácia perdida. 2017. Orientação de outra natureza - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

16.
DANILO LEAL GOMES. A relevância comunicacional da ATEA na proteção do estado laico e seus direitos no Brasil. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

17.
JESSICA SANTANA FERREIRA DE ALMEIDA. A valorização de profissões em detrimento de outras. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

18.
ANA CAROLINA FERNANDES CUNHA. Estabelecimento do perfil de um Relações Públicas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

19.
LÉO HARLETTH LOPES OLIVEIRA. Limites da informação quanto à profissão de Relações Públic. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

20.
ADRIANE STEFANE DA COSTA ALVES. ) A importância de um profissional de Relações Públicas na gestão de crises empresariais. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

21.
RUAN GAUTIERY DOS SANTOS. A disseminação de boatos na UFG e como um RP pode melhorar esse quadro. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

22.
PHELLYPE MATHEAUS PAIVA FARIA. Relações públicas: escolha ou opção? Que caminho seguir?. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

23.
POLLYANA DA SILVA MENDONÇA. A conduta do profissional de relações na área da comunicação. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

24.
ALICE BORGES MARINHO. Estudantes da Faculdade de Comunicação e Informação vs alunos de outros campos de estudo: diferentes visões sobre o trabalho do relações públicas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

25.
GABRIEL DE SOUSA VIANA. O trabalho de assessoria de um profissional de Relações Públicas através de um estudo de caso do desenho animado Star VS. As forças do mal. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

26.
MEIRE TORRES DAMARA. O uso da retórica e dialética pelos professores no ensino superior. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

27.
MARIA TERESA CORSINO LAUDARES. A função política de um relações públicas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

28.
JÚLIO CÉSAR VIEIRA DE ALMEIDA. As principais motivações que geram o preconceito profissional sobre os professores de Ensino Básico e Médio. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

29.
EDUARDO MARTINS RAMOS. Quais foram os fatores influenciadores para a escolha de cursos dos ingressantes em relações públicas no ano de 2017?. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

30.
HAVILÁ SAYURI DE OLIVEIRA YOSHY. Eficiência do estágio acadêmico na formação do Relações Públicas na UFG. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

31.
ANA LUÍSA MARTINEZ BURGUILLO MENDONÇA LUCAS. A dificuldade que o aluno de inglês do centro de línguas da ufg tem em aprender à respeito do uso dos verbos ?to be? e ?to have?. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

32.
GABRIELLY OTAVIANA DA SILVA MENDES. O papel dos cursos de licenciatura na formação de docentes leitores que contribuam na questão do desprestígio à leitura por muitos jovens brasileiros do ensino fundamental e médio. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

33.
YASMIN BATISTA DINIZ. O processo de desistência no curso de Licenciatura em Letras na UFG. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

34.
JOSELIA MARIA SOUSA FRANCO. A relevância da Educação Nutricional para promoção da saúde no ensino fundamental na Escola Municipal Professor Oscarino de Resende/ Nerópolis ? GO. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

35.
JULIANA FERNANDES BARBOSA. As funções do profissional de Relações Públicas nos grandes festivais. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

36.
Luiz Alexandre de Oliveira FREITAS. A desvalorização dos discentes de Letras perante outras áreas acadêmicas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

37.
JOÃO LUCAS FERNANDES MARTINS. Os objetivos e anseios dos ingressantes em Relações Públicas da UFG. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

38.
CAROLINY ESPÍNDOLA DA SILVA. A importância do Relações Públicas mesmo sendo desconhecido. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

39.
DHIULIANA MACHADO DE MORAIS. A desvalorização do professor no Brasil. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

40.
AMANDA OLIVEIRA MAGALHÃES. Relações públicas, gerenciamento de crises: caso Glória Pires no Oscar 2016. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

41.
KAROLLAYNY ISABEL NUNES. Diagnosticar interesses dos alunos da FL-UFG em ter o curso de letras-japonês licenciatura. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

42.
SYNARA XAVIER DA COSTA. Por que a leitura se tornou obsoleta?. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

43.
IZADORA ARAÚJO BARBOSA. O professor como agente transformador: o uso da literatura ficcional para o aprendizado das ciências. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

44.
JENIFFER NASCIMENTO DA SILVA. Relações públicas e suas funções administrativas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

45.
Visibilidade do Relações Públicas. Visibilidade do Relações Públicas. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

46.
KARINE ALVES DOURADO. A trajetória das Relações Públicas no Brasil: incentivo à produção de obras na Universidade Federal de Goiás. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

47.
ANA PAULA LANGER DE MORAES. A desvalorização do relações públicas perante outros profissionais da comunicação. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

48.
JANE KELLE MARQUES VILELA. Ampliação da participação dos discentes da Universidade Federal de Goiás no Festival FUGA. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

49.
Elivelto Cardoso e Silva. Aluno orientado em programa de monitoria. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

50.
Fernanda Borges Carvalho Rodrigues de Andrade. Aluna orientada em programa de monitoria. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

51.
Giovana Andrade de Almeida. Aluna orientada em programa de monitoria. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

52.
Elivelto Cardoso e Silva. Em busca do grau: identificação e análise de fatores de persuasão em textos midiáticos. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

53.
Johnatan Morais da Silva Medeiros. Em busca do grau: identificação e análise de fatores de persuasão em textos midiáticos. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdade de Letras UFG. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

54.
Michel Soares do Carmo. Estágio de docência. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

55.
Marco Aurélio Tomaz Cardoso. Orientação de instrutor de língua (área Português). 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

56.
João Adrega Bucar Paredes. Aluno orientado em programa de monitoria. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

57.
Leandra Byanna Barbosa Pereira. Aluna orientada em programa de monitoria. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

58.
Isabella Medeiros Borges. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

59.
Alexandre Medeiros de Oliveira. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

60.
Dhulyellen Salgado Macedo. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

61.
Aida Graça de Fátima Rafael. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

62.
Mariana Rodrigues de Santana. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

63.
Leandra Byanna Barbosa Pereira. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

64.
Mariana da Cunha Lima Pereira. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

65.
Ana Gabriela Moreira e Silva. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

66.
Gabriella Silva Faroni da Costa. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.

67.
Iara de Oliveira. "Tirinhas e mentirinhas: o que o não-dito pode nos dizer." Aluno orientado em Prática como Componente Curricular - PCC. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Rubens Damasceno Morais.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Damasceno-Morais, R.2017Damasceno-Morais, R.. Dois bicudos não se beijam? A construção da unanimidade em território jurídico. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 13, p. 156-173, 2017.




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