Marcia Elisa Soares Echeveste

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7640382557659100
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Graduada em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Engenharia de Produção pela UFRGS (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS (2003). Concluiu Pós-doutorado em Desenvolvimento de Produtos na EESC-USP (2005) e Pesquisador Visitante na Universidade de Pittsburgh, na Pensilvania, USA, 2015. Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na graduação no Departamento de Estatística e no Pós-graduação na Engenharia de Produção. Referee das Revistas Produto e Produção (ABEPRO) e Produção (USP). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, análise estatística, controle estatístico da qualidade, desenvolvimento de produto, pesquisa quantitativa, lean product development e lean startup. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Elisa Soares Echeveste
Nome em citações bibliográficas
ECHEVESTE, M. E. S.;ECHEVESTE. M ELISA;ECHEVESTE, MARCIA ELISA;ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES;ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA SOARES;ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA;Echeveste, Márcia Soares;SOARES ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA;ECHEVESTE, MÁRCIA E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Matemática, Departamento de Estatística.
Av. Oswaldo Aranha, 99, 508
Centro
90035190 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33084297
Fax: (51) 33084007
URL da Homepage: http://www.producao.ufrgs.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Uma abordagem para estruturação e controle do processo de desenvolvimento de Produto, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: José Luis Duarte Ribeiro.
Palavras-chave: Métricas; Processo de Desenvolvimento de Produto; Desenvolvimento Integrado de Produto.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Metodologia de Projeto do Produto.
Setores de atividade: Qualidade e Produtividade.
1993 - 1997
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Planejamento da Otimização Experimental,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: José Luis duarte Ribeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Projeto Experimento; QFD; Pesquisa de Mercado.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Desenvolvimento de Produto.
Setores de atividade: Educação; Qualidade e Produtividade.
1984 - 1989
Graduação em Estatística.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Pós-doutorado


2005 - 2006
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Formação Complementar


2010 - 2010
Segmentação do Mercado: Estatística Multivariada. (Carga horária: 12h).
IBM SPSS STATISTICS, SPSS, Brasil.
2008 - 2008
MsProject 2007. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Arquitetura-UFRGS, FA-UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção e Transporte.

3/1998 - Atual
Serviços técnicos especializados , Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção e Transporte.

Serviço realizado
Consultoria a Empresas.
3/1998 - Atual
Treinamentos ministrados , Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção e Transporte.

Treinamentos ministrados
In Company
5/1995 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Matemática, Departamento de Estatística.

Atividade de extensão realizada
Cursos de Curta Duração.
5/1994 - Atual
Ensino, Estatística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Estatísticos
Estatistica Não Paramétrica
Bioestatística
Controle Estatístico de Processo
Pesquisa de mercado
Probabilidade e Estatística


Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Produto Integrado
2.
Engenharia Simultânea


Projetos de pesquisa


2009 - 2011
Centro de Referência em Tecnologias de Equipamentos e Insumos Estratégicos para a Saúde
Descrição: Este projeto objetiva implantar um Centro de Referência em Tecnologias e Insumos Estratégicos em Saúde (CRETIES), de modo a consolidar na Região Sul um grupo com competência para analisar e monitorar a qualidade e o grau de usabilidade de tecnologias e insumos estratégicos para saúde. O CRETIES deverá realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de ergonomia, imagens médicas, pesquisa clínica, avaliação de novas tecnologias e de insumos estratégicos, além de garantir suporte tecnológico aos estabelecimentos de saúde. A constituição do CRETIES permitirá desenvolver pesquisas aplicadas no campo da Engenharia Biomédica/Clínica e poderá ainda prover apoio tecnológico às empresas nacionais para a superação dos gargalos tecnológicos dos produtos fabricados e, conseqüentemente, aumentar a sua competitividade frente aos produtos importados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcia Elisa Soares Echeveste - Integrante / Jose Luis Duarte Ribeiro - Integrante / Flavio Sanson Fogliatto - Integrante / Morgana Pizzolato - Integrante / Francisco Jose Kliemmann Neto - Coordenador / Ana Rita Facchini - Integrante.Financiador(es): Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Cooperação / Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Cooperação.
2008 - 2011
Novas tendências em Gestão e Engenharia da Qualidade: Produtos e Serviços
Descrição: A área de Gestão e Engenharia da Qualidade é um dos pilares da Gestão de Operações e Manufatura (área f do edital), considerada uma das áreas prioritárias desse edital. A presente proposta destina-se a implantação de uma rede de cooperação acadêmica com foco em Gestão e Engenharia de Qualidade envolvendo os Programas de Pós-graduação stricto sensu em Engenharia de Produção das seguintes instituições: POLI/ USP, UFSCar, UFSC e UFRGS. Essas IES são consideradas liderança nacional nessa área, tanto na formação de mestres e doutores como na publicação de artigos e livros. Os principais resultados esperados com essa proposta são, além da constituição da rede, (i) a atualização das ementas das disciplinas dessa área, de modo a compatibilizar os conteúdos nas diferentes IES, ampliando as chances de intercâmbio de docentes e discentes, (ii) criação de novas disciplinas, dedicadas a temas de pesquisa de interesse comum nas IES, as quais seriam operacionalizadas com colaboração de pesquisadores da rede, de forma presencial e à distância, (iii) consolidação de uma listagem de temas voltada a construção de um quadro de tendências de pesquisa na área, (iv) melhoria das teses e dissertações da área, e (v) fomento a publicações, com base na utilização dos recursos humanos e de infra-estrutura das 4 IES envolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Marcia Elisa Soares Echeveste - Integrante / Flavio Sanson Fogliatto - Integrante / Roberto Antônio Martins - Integrante / Istefani C. de Paula - Integrante / Marly Monteiro Carvalho - Integrante / Edson Pacheco Paladini - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Gestão de Conhecimento e organização do escritorio de Projetos da Engenharia de Produção
Descrição: O objetivo geral da proposta é elaborar e implementar o espaço físico de um escritório de projetos e desenvolver uma metodologia de gestão do conhecimento gerado nos projetos que são realizados pelos laboratórios LOPP e LASTRAN da Engenharia de Produção da UFRGS (EP-UFRGS). A metodologia de gestão deverá permitir o melhor aproveitamento e divulgação dos conhecimentos gerados no âmbito dos laboratórios de pesquisa. Enquanto resultados esperados, pode-se citar: (i) melhoria das atividades de pesquisa, incluindo a respectiva produção e publicação de artigos; (ii) melhoria das atividades de ensino, nos níveis de graduação, especialização, mestrado e doutorado; e (iii) ampliação na divulgação para o setor empresarial e sociedade, em geral, de conhecimentos de alto nível na área de Engenharia de Produção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcia Elisa Soares Echeveste - Integrante / Jose Luis Duarte Ribeiro - Integrante / Carla Schwengber ten Caten - Coordenador / Flavio Sanson Fogliatto - Integrante / Istefani C. de Paula - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2009
Sistemática para seleção de Técnicas Estatísticas Aplicadas ao Desenvolvimento de Produto
Descrição: Descrição: (Programa: Edital MCT/CNPq 02/2006 - Universal - colaboração com UFRGS) Existe uma demanda crescente por conhecimentos na área de estatística, proveniente em parte pelas exigências normativas e programas de melhoria da qualidade baseados fortemente no uso de técnicas estatísticas para coleta, organização e análise de dados. Cita-se a metodologia de solução de problemas Seis Sigma e a metodologia do Design for Six Sigma. Este projeto tem por objetivo capacitar as empresas ao emprego de estatística no processo de desenvolvimento de produtos industriais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Desenvolvimento de Modelo de Avaliação do nivel de desempenho das Rodovias Federais Concedidas
Descrição: Desenvolvimento de um modelo de indicadores para avaliação e acompanhamento das rodovias federais concedidas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcia Elisa Soares Echeveste - Integrante / Jose Luis Duarte Ribeiro - Integrante / Rogério Miorando - Integrante / Helena Beatriz Cybis - Coordenador.Financiador(es): Agência Nacional de Transportes Terrestres - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Mensurar valor de um produto inovador na perspectiva do cliente: Caso EasyGas da Startup Hidrocombus
Descrição: Este projeto trata de um estudo sobre a mensuração de valor e de aceitabilidade no mercado de uma solução inovadora de secagem de grãos. A alternativa, nomeada EasyGaS, apresenta-se como uma opção mais sustentável do que as demais disponíveis e foi criada pela Startup Hidrocombus, incubada na Héstia/UFRGS. Diante desse contexto, o objetivo deste projeto é o de desenvolver e aplicar um método, baseado nos princípios de Lean Startup, para a avaliação de cenários com vistas à mensuração de valor e à aceitação do consumidor do produto EasyGas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marcia Elisa Soares Echeveste - Coordenador / Fernando Henrique Lermen - Integrante / Carla Beatriz da Luz Peralta - Integrante / Tatiany Oleques Lukrafka - Integrante / Paulo Henrique Passos - Integrante / Maria Beatriz Costa - Integrante.
2007 - 2008
Seminários de Desenvovimento de Produto
Descrição: Organização de seminários com empresas, especialistas de outras instituições e alunos de doutorado e mestrado a respeito de temas comuns de pesquisa academica e prática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcia Elisa Soares Echeveste - Coordenador / Tomoe D. H. Gusberti - Integrante / Istefani C. de Paula - Integrante.
2007 - 2008
PROMINP
Descrição: Curso de extensão patrocinado pela PETROBRÁS em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Curso de Engenheiro de Construção e Montagem visa atender demandas sociais proativas positivas decorrentes da necessidade do treinamento e formação de mão-de-obra qualificada para a cadeia do gás e do petróleo. Tem a finalidade de atender a expansão da ocupação da mão-de-obra nacional no novo cenário de apoio à indústria de engenharia nacional no setor estratégico de serviços de petróleo e gás natural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcia Elisa Soares Echeveste - Integrante / Istefani C. de Paula - Coordenador.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.


Outros Projetos


Otimização de Produtos e Processos: Desenvolvimento Teoricos e Aplicações
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Produto & Produção
2007 - Atual
Periódico: Revista Produção Online (1676-1901)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SONEGO, MONIQUE2018SONEGO, MONIQUE ; ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA SOARES ; GALVAN DEBARBA, HENRIQUE . The role of modularity in sustainable design: A systematic review. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 176, p. 196-209, 2018.

2.
LERMEN, F. H.2018LERMEN, F. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; PERALTA, C. B. L. ; SONEGO, M. ; MARCON, A. . A framework for selecting lean practices in sustainable product development: The case study of a Brazilian agroindustry. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 191, p. 261-272, 2018.

3.
GERBIN, S. Z.2018GERBIN, S. Z. ; ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA ; MAGNAGO, P. ; TANURE, R. ; PULGATI, F. . Estratégia de análise para avaliação da usabilidade de dispositivos médicos na percepção do usuário: um estudo com pacientes em tratamento de hemodiálise. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA, v. 34, p. 1-15, 2018.

4.
PERALTA, C. B. L.2017PERALTA, C. B. L. ; LERMEN, F. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; MELLO, P. L. ; BASSO, C. R. . Lean Manufacturing e Ergonomia: Uma revisão sistemática de literatura. Journal of Lean Systems, v. 2, p. 54-69, 2017.

5.
PERALTA, C. B. L.2017PERALTA, C. B. L. ; LERMEN, F. H. ; MARTINS, E. L. ; SILVA, V. L. ; ECHEVESTE, M. E. S. . LEAN OFFICE: MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR ADMINISTRATIVO EM ROTINA DE TRABALHO DE ÓRGÃO PÚBLICO. Journal of Lean Systems, v. 2, p. 49-69, 2017.

6.
PERALTA, C. B. L.2017PERALTA, C. B. L. ; LERMEN, F. H. ; MATIAS, G. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. . PRINCÍPIOS LEAN DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO (PDP) - UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. Espacios (Caracas), v. 38, p. 54-72, 2017.

7.
ECHEVESTE, M. E. S.;ECHEVESTE. M ELISA;ECHEVESTE, MARCIA ELISA;ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES;ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA SOARES;ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA;Echeveste, Márcia Soares;SOARES ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA;ECHEVESTE, MÁRCIA E. S.2017ECHEVESTE, M. E. S.; ROZENFELD, H. ; FETTERMANN, D. C. . Customizing practices based on the frequency of problems in new product development process. Concurrent Engineering: Research and Applications, p. 1063293X1668615-15, 2017.

8.
FETTERMANN, D. C.2017FETTERMANN, D. C. ; SANTANNA, A. M. O. ; TORTORELLA, G. L. ; ZANDONAI, G. A. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Improvements in the processing of agricultural commodities: The case of cocoa liquor. DYNA (MEDELLÍN), v. 84, p. 117-122, 2017.

9.
OLIVEIRA, L. S.2017OLIVEIRA, L. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CORTIMIGLIA, M.N. . Processo de Implementação da Open Innovation: Proposta para Empresas de Sistemas Regionais de Inovação. Ingeniería Industrial. Actualidad y Nuevas Tendencias, v. 5, p. 29-40, 2017.

10.
FETTERMANN, D. C.2017FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Seleção de práticas de desenvolvimento de produto orientado à customização em massa. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 12, p. 101-122, 2017.

11.
FETTERMANN, D. C.2017FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; SAIDEL, A. ; TORTORELLA, G. L. . Supplier Involvement in New Product Development: A Study in the Brazilian Footwear Industry. Leather and Footwear Journal, v. 17, p. 17-30, 2017.

12.
OLIVEIRA, LINDOMAR SUBTIL DE2017OLIVEIRA, LINDOMAR SUBTIL DE ; ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA SOARES ; CORTIMIGLIA, MARCELO NOGUEIRA ; GONÇALVES, CÉSAR GIOVANI COLINI . Analysis of determinants for Open Innovation implementation in Regional Innovation Systems. RAI : REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E INOVAÇÃO, v. 14, p. 119-129, 2017.

13.
FETTERMANN, D. C.2017FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; TORTORELLA, G. L. . The benchmarking of the use of toolkit for mass customization in the automobile industry. Benchmarking, v. 24, p. 1767-1783, 2017.

14.
ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA2016ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA; Rozenfeld, Henrique ; SONEGO, MONIQUE . Potential application of Six Sigma tool in the integrated product development process. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 38, p. 2499-2511, 2016.

15.
FETTERMANN, D. C.2016FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Revisão Sistemática de Ferramentas para o Desenvolvimento de Produto Orientado à Customização em Massa. Iberoamerican Journal of Project Management (IJoPM), v. 7, p. 19-45, 2016.

16.
OLIVEIRA, L. S.2016OLIVEIRA, L. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CORTIMIGLIA, M. ; CARVALHO, A. P. . Análise bibliométrica e principais dimensões da literatura sobre Open Innovation. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 5, p. 116-135, 2016.

17.
CALLEGARO, A. M.2016CALLEGARO, A. M. ; CATEN, C. ten ; TANURE, R. L. Z. ; Echeveste, Márcia Soares ; JUNG, C. F. . Managing requirements for the development of a novel elbow rehabilitation device.. Technological Forecasting & Social Change, v. 113, p. 404-411-411, 2016.

18.
LEAL, E. A. S.2016LEAL, E. A. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; REZENDE, I. A. C. ; CARVALHO, D. ; AZEREDO, G. F. . Proposta de indicadores para avaliar impactos de Programas Públicos de Inovação. ESPACIOS (CARACAS), v. 37, p. 1-14, 2016.

19.
SUBTIL DE OLIVEIRA, LINDOMAR2016SUBTIL DE OLIVEIRA, LINDOMAR ; O. SCHERER, JONATAS ; NASCIMENTO, MANOEL ; SOARES ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA ; F. MAGNAGO, PATRÍCIA . GESTÃO DE REQUISITOS PARA UM PORTAL DE INOVAÇÃO ABERTA. Revista Eletronica Sistemas & Gestão, v. 11, p. 72, 2016.

20.
SONEGO, MONIQUE2016SONEGO, MONIQUE ; Echeveste, Márcia Soares . Seleção de métodos para modularização no desenvolvimento de produtos: revisão sistemática. PRODUCTION (ABEPRO), v. 26, p. 476-487, 2016.

21.
SILVA, L. C. S.2015SILVA, L. C. S. ; OLIVEIRA, L. S. ; ZIBETTI, J. H. E. ; FACO, R. T. ; PAULA, I. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, Carla Schwengber ten . ANALISE DO PLANO DE AÇÃO PARA PRODUÇÃO E DO CONSUMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL. Revista GEINTEC: gestao, inovacao e tecnologias, v. 5, p. 2406-2423, 2015.

22.
BERR, LETÍCIA RAMOS2015BERR, LETÍCIA RAMOS ; ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA SOARES ; LORENZI, LUCIANI SOMENSI ; FORMOSO, CARLOS TORRES . Indicador de falhas de qualidade baseado na percepção dos usuários de Habitação de Interesse Social. Ambiente Construído (Online), v. 15, p. 19-35, 2015.

23.
MONTEIRO, DEYVID ALÉX DE BITENCOURT2015MONTEIRO, DEYVID ALÉX DE BITENCOURT ; MIRON, LUCIANA INÊS GOMES ; SHIGAKI, JEFERSON SHIN-ITI ; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES . Avaliação da percepção de valor em Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social: perspectivas de técnicos e de usuários. Ambiente Construído (Online), v. 15, p. 37-53, 2015.

24.
RODRIGUES, M. C.2015RODRIGUES, M. C. ; ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA SOARES ; SILVA, L. C. S. . La inclusión bancaria por medio de correspondientes bancarios en Brasil. Espacios (Caracas), v. 36, p. 14, 2015.

25.
RODRIGUES, M. C.2015RODRIGUES, M. C. ; ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA SOARES ; SILVA, L. C. S. ; BEUREN, G. M. . Deployment of requirements for the quality of services in banking correspondents. Espacios (Caracas), v. 36, p. 8, 2015.

26.
FETTERMANN, D. C.2015FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; TORTORELLA, G. L. ; MARODIN, G. A. . Benefícios e os Fatores de Sucesso na Cooperação com o Fornecedor durante o Processo de Desenvolvimento de Produto. Espacios (Caracas), v. 36, p. 1-17, 2015.

27.
SCHATTSCHNEIDER, G. O.2015SCHATTSCHNEIDER, G. O. ; FRANK, A. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CORTIMIGLIA, M. N. . Fatores de sucesso para aplicação de métodos MASP por meio de sistemas de informação. Produto & Produção (Online), v. 16, p. 1-12, 2015.

28.
FRANK, A. G.2014FRANK, A. G. ; RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Factors influencing knowledge transfer between NPD teams: a taxonomic analysis based on a sociotechnical approach. R & D Management (Print), v. 21 FEB, p. 1-22, 2014.

29.
SCHERER, E.2014SCHERER, E. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FETTERMANN, D. C. . Desdobramento de Requisitos de Qualidade e Custos Aplicados a Serviços Web. Produção em Foco, v. 4, p. 109-132, 2014.

30.
FETTERMANN, D. C.2014FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . New product development for mass customization: a systematic review. Production & Manufacturing Research, v. 2, p. 266-290, 2014.

31.
HENTSCHKE, C. S.2014HENTSCHKE, C. S. ; FORMOSO, C. T. ; ROCHA, C. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. . A Method for Proposing Valued-Adding Attributes in Customized Housing. Sustainability (Basel), v. 6, p. 9244-9267, 2014.

32.
FRANK, A. G.2013FRANK, A. G. ; SOUZA, D. V. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; RIBEIRO, J. L. D. . A framework for decision-making in investment alternatives selection. International Journal of Production Research (Print), v. 28jun, p. 1-18, 2013.

33.
FRANK, A. G.2013FRANK, A. G. ; PEDRINI, D.C. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; RIBEIRO, J. L. D. . Integração do QFD e da FMEA por meio de uma sistemática para tomada de decisões no processo de desenvolvimento de produtos. Produção (São Paulo. Impresso), p. 1-16, 2013.

34.
GUIMARÃES, LIA BUARQUE DE MACEDO2013GUIMARÃES, LIA BUARQUE DE MACEDO ; RIBEIRO, Jose Luis Duarte ; ECHEVESTE, MARCIA ELISA ; DE JACQUES, JOCELISE JACQUES . A study of the use of the laptop XO in Brazilian pilot schools. Computers and Education, v. 69, p. 263-273, 2013.

35.
TANURE, Raffaela L. Z.2013TANURE, Raffaela L. Z. ; CALLEGARO, A. M. ; BUSS, A. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; PAULA, I. C. ; CATEN, C. S. T. . Association of Costumer Value Chain Analysis to Quality Function Deployment: different identified costumers and requirements on development of CPM device. Independent Journal of Management & Production (IJM&P), v. 4, p. 338-359, 2013.

36.
GUSBERTI, T. D. H.2013GUSBERTI, T. D. H. ; VIEGAS, C. V. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Organizational Capability Deployment Analysis for Technology Conversion into Processes, Products and Services. Journal of Technology Management & Innovation, v. 8, p. 129-142, 2013.

37.
SCHERER, E.2013SCHERER, E. ; FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desenvolvimento de serviços WEB: proposta de uma estrutura para novos projetos. Espacios (Caracas), v. 34, p. 1-16, 2013.

38.
BRIDI, MARCELLE ENGLER2013BRIDI, MARCELLE ENGLER ; FORMOSO, CARLOS TORRES ; PELLICER, EUGENIO ; FABRO, FABIANA ; VIGUER CASTELLO, MARIA ENCARNACION ; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES . Identificação de práticas de gestão da segurança e saúde no trabalho em obras de construção civil. Ambiente Construído (Online), v. 13, p. 43-58, 2013.

39.
Frank, Alejandro Germán2013Frank, Alejandro Germán ; RIBEIRO, Jose Luis Duarte ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, Carla Schwengber Ten . Relação entre características empresariais e fatores da transferência de conhecimentos entre projetos de produto. Produção (São Paulo. Impresso), v. 23, p. 95-106, 2013.

40.
WEBER, FERNANDA D.2013WEBER, FERNANDA D. ; MANCUSO, ALINE C. B. ; SENNA, LUIZ A. S. ; ECHEVESTE, MÁRCIA E. S. . Quality Function Deployment in Airport Terminals: The Airport of Porto Alegre Case. JOURNAL OF TRAFFIC AND LOGISTICS ENGINEERING, v. 1, p. 222-227, 2013.

41.
MAGNAGO, P. F.2012MAGNAGO, P. F. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Caracterização de um modelo mínimo para o PDS por meio de uma revisão sistemática de literatura.. Produto & Produção (Online), v. 13, p. 1-15, 2012.

42.
FETTERMANN, D. C.2012FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; MARTINS, V. L. M. . Utilização do Configurador de Produto: um estudo na indústria automobilística. Produto & Produção (Online), v. 13, p. 34-58, 2012.

43.
MATEI, A. P2012MATEI, A. P ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, Carla Schwengber ten ; AYUP-ZOUAIN, R. N . Avaliação da qualidade demandada e diretrizes de melhoria no processo de interação Universidade-Empresa. Produção (São Paulo. Impresso), v. 22, p. 27-42, 2012.

44.
FETTERMANN, D. C.2012FETTERMANN, D. C. ; LECHNER, S. ; FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; PISTORELLO, T. . Diagnóstico e Proposição de Melhorias na Gestão de Contratos de uma Empresa de Transporte. S & G. Sistemas & Gestão, v. 7, p. 350-365, 2012.

45.
FACCIO, K.2012FACCIO, K. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; MARCONDES FILHO, D. . Gestão de parâmetros críticos no processo de desenvolvimento de produtos por meio de simulação e modelagem estatística. Cadernos do IME. Série Estatística, v. 31, p. 31-45, 2012.

46.
GUSBERTI, T. D. H.2012GUSBERTI, T. D. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Knowledge transfer between NPD project teams: A method for the identification of improvement opportunities. International Journal of Quality and Reliability Management, v. 29, p. 242-264, 2012.

47.
FETTERMANN, D.2012FETTERMANN, D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, Carla Schwengber ten . When and How to use the online configurator in the Automobile Industry. Revista IEEE América Latina, p. 2331-2341, 2012.

48.
Rosado Jr, A. G.2011Rosado Jr, A. G. ; LOBATO, J. F. P. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; GERBER, A. S. ; Yang. S. ; ROSSINE, K. . Identification of demand characteristics in the production of sires using a conceptual model of quality function deployment: a case study. Revista Brasileira de Zootecnia (Online), v. 40, p. 221-229, 2011.

49.
FRANK, A. G.2011FRANK, A. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; RIBEIRO, J. L. D. . Sistemática para avaliação multicriterial de investimentos no desenvolvimento de produtos. Produção (São Paulo. Impresso), v. 21, p. 570-582, 2011.

50.
MARX, A. M.2011MARX, A. M. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; PAULA, I. C. . Desdobramento da função qualidade aplicado ao projeto de um detergente sustentável. Produção (São Paulo. Impresso), v. 21, p. 724-741, 2011.

51.
FRANK, A. G.2011FRANK, A. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Barreiras de transferência de conhecimentos entre projetos de produtos. Revista Produção Online, v. 11, p. 29-53, 2011.

52.
FETTERMANN, D. C.2011FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desenvolvimento de produto para customização em massa: alternativas para o setor de móveis modulados. Espacios (Caracas), v. 34, p. 1-18, 2011.

53.
LIMA, L. P.2011LIMA, L. P. ; FORMOSO, C. T. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Proposta de um Protocolo para o Processamento de Requisitos do cliente em empreendimentos Habitacionais de Interesse Socas (EHIS). Ambiente Construído (Online), v. 11, p. 21-37, 2011.

54.
GUSBERTI, T. D. H.2011GUSBERTI, T. D. H. ; WERNER, L. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Technology Development in Spin-off Company Theme is going toward a Discussion of Organizational Structure? Academic Research Trend Analysis. Espacios (Caracas), v. 32, p. 16-19, 2011.

55.
Brito, Juliana2011Brito, Juliana ; FORMOSO, C. T. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Análise de dados de reclamações em empreendimentos habitacionais de interesse social: estudo no Programa de Arrendamento Residencial. Ambiente Construído (Online), v. 11, p. 7-22, 2011.

56.
LIMA, Lisiane Pedroso2011LIMA, Lisiane Pedroso ; FORMOSO, C. T. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Proposta de um protocolo para o processamento de requisitos do cliente em empreendimentos habitacionais de interesse social. Ambiente Construído (Online), v. 11, p. 21-37, 2011.

57.
FACCIO, K.2011FACCIO, K. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; MARCONDES FILHO, D. . Gestão de parâmetros críticos no processo de desenvolvimento de produtos por meio de simulação e modelagem estatística. Cadernos do IME. Série Estatística, v. 31, p. 31-45, 2011.

58.
ECHEVESTE, M. E. S.2010ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. . Diagnóstico e intervenção em empresas médias: uma proposta de (re)organização das atividades do Processo de Desenvolvimento de Produtos. Produção (São Paulo. Impresso), v. 20, p. 378-391, 2010.

59.
Kechinski, C. P.2010Kechinski, C. P. ; FACCIO, K. ; ROSA, L. R. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Análise do modelo de desenvolvimento de produto de uma empresa fabricante de produtos e soluções para o setor automotivo. Revista Ciências Exatas, v. 08, p. 292-212, 2010.

60.
Magnago, P. F2010Magnago, P. F ; Resende. A. N ; Mendes, Angélica ; Pinto, Flavia S. T ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desenvolvimento de melhorias em serviços: QFD e SFMEA como ferramentas na fidelização de clientes de uma farmácia de manipulação. Espacios (Caracas), v. 31, p. 44-46, 2010.

61.
FETTERMANN, D. C.2010FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . O Design for Mass Customization DFMC no PLM Sustentável. RGO. Revista de Gestão Organizacional (UNOCHAPECÓ. Impresso), v. 3, p. 238-251, 2010.

62.
FACCIO, K.2010FACCIO, K. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desdobramento dos requisitos em parâmetros críticos no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Espacios (Caracas), v. 31, p. 15-17, 2010.

63.
GUSBERTI, T. D. H.2010GUSBERTI, T. D. H. ; WERNER, L. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Do estabilished companies and academic spin-off companies need different capabilities for technology development process? A discussion based upon literature models available. Product (IGDP), v. 8, p. 17-31, 2010.

64.
FETTERMANN, D. C.2010FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . O Design for Mass Customization no PLM Sustentável. RGO. Revista Gestão Organizacional (Online), v. 3, p. 238-251, 2010.

65.
Anzanello, M. J.2009Anzanello, M. J. ; LEMOS, F. O. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Aprimorando produtos orientados ao consumidor utilizando Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e Previsão de Demanda. Produto & Produção, v. 10, p. 01-27, 2009.

66.
JUNG, C. F.2009JUNG, C. F. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; RIBEIRO, J. L. D. . Análise estrutural e síntese das características lineares e sistêmicas de modelos de desenvolvimento de produto. Revista Liberato (Novo Hamburgo), v. 10, p. 101-114, 2009.

67.
ECHEVESTE, M. E. S.2005ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; Anzanello, M. J. . A metric system for feature ans cost control during product development. Product (IGDP), v. 3, p. 147-155, 2005.

68.
ECHEVESTE, M. E. S.;ECHEVESTE. M ELISA;ECHEVESTE, MARCIA ELISA;ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES;ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA SOARES;ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA;Echeveste, Márcia Soares;SOARES ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA;ECHEVESTE, MÁRCIA E. S.2005ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, Jose Luis Duarte ; ANZANELLO, Michel . A metric system for feature and cost control during product development. Product (IGDP), São carlos, v. 3, n.2, p. 147-156, 2005.

69.
ECHEVESTE, M. E. S.2002ECHEVESTE, M. E. S.; SAURIN, T. ; DANILEVICZ, Angela Ferreira . Avaliação do uso de prática de ecodesign nas industrias do Rio grande do Sul: Um estudo Introdutório. Produto & Produção, Porto Alegre, v. 06, n.01, p. 09-23, 2002.

70.
RIBEIRO, Jose Luis Duarte2000RIBEIRO, Jose Luis Duarte ; ECHEVESTE, M. E. S. ; SONDA, F. . A aplicação do QFD no desenvolvimento de software: um estudo de caso. Produção (São Paulo. Impresso), Rio de Janeiro, v. 10, n.1, p. 51-75, 2000.

71.
PAESE, C.2000PAESE, C. ; CUNHA, Gilberto Dias da ; RIBEIRO, Jose Luis Duarte ; ECHEVESTE, M. E. S. . A utilização do comércio eletrônico em empresas do RS. Produção e Sociedade, João Pessoa, v. 3, n.5, p. 76-90, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
ECHEVESTE, M. E. S.; PERALTA, C. B. L. ; LERMEN, F. H. . Princípios lean no processo de desenvolvimento de novos produtos: insights. In: Raoni Barros Bagno; Lauro Soares de Freitas; Maicon Gouvêa de Oliveira. (Org.). Gestão da inovação de produtos e serviços: pesquisas e práticas atuais - 2016. 1ed.Belo Horizonte: IGDP, 2016, v. 1, p. 1-274.

2.
CARVALHO, M. M. ; RIBEIRO, Jose Luis Duarte ; PALADINI, E. P. ; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES . Gestão de Serviços: Casos Brasileiros. In: Carvalho, Marly M; Paladini, E; Ribeiro, J. L; Fogliatto, F e Martins, R. (Org.). Visão Geral dos Serviços. 1ed.São Paulo: Atlas, 2013, v. 1, p. 14-27.

3.
GUIMARAES, L. B. M. ; JACQUES, J. J. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Estudo sobre o uso de dois Laptops educacionais no Brasil. In: Lia B M Guimaraes. (Org.). Macroergonomia: Colocando conceitos em prática - Aplicação em Produtos e Serviços. Porto Alegre: FEENG UFRGS, 2010, v. 3, p. 1-46.

4.
CARVALHO, M. M. ; PALADINI, E. P. ; PAULA, I. C. ; FACCIO, K. ; SANTOS, L.C ; ECHEVESTE, M. E. S. . Novas tendências em gestão e engenharia da qualidade : produtos e serviços. In: vanderli Fava de Oliveira; Vagner Cavenaghi; Francisco Soares Másculo. (Org.). (Org.). Tópicos emergentes e desafios metodológicos em engenharia de produção : casos, experiências e proposiçõe. 50ed.RIO DE JANEIRO: ABEPRO, 2010, v. 3, p. 281-291.

5.
SALERNO, M ; PROENÇA, A ; GUSBERTI, T. D. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Gestão Estratégica da Inovação: em busca do como fazer. In: Vanderli Fava de Oliveira; Vagner Cavenaghi; Francisco Soares Másculo. (Org.). Tópicos Emergentes e Desafios Metodológicos em Engenharia de Produção: Casos, Experiências e Proposições. 1ed.Rio de Janeiro: ABEPRO, 2010, v. 3, p. 87-135.

6.
ECHEVESTE, M. E. S.; Amaral, Creusa Sayuri Tahara ; Rozenfeld, Henrique . A support tool for the selection of statistical techniques for industrial product development and improvement processes. In: Geilson Loureiro Richard Curran. (Org.). Complex Systems Concurent Engineering. London: Springer Verlag, 2007, v. 1, p. 247-255.

7.
GUSBERTI, T. D. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Identification of Critical points for the implementation of a PDP reference model in SMEs. In: Loureiro, Gilson e Curran, Richards. (Org.). Comlex Systems Concurrent Engineering. 01ed.London: Springer Verlag, 2007, v. , p. 757-758.

8.
ECHEVESTE, M. E. S.; BUSS, C. O. ; CUNHA, G. D. ; DANILEVICZ, Â. M. F. . A Reference Model Support Introducing Product Lifecycle Management. In: Gonçalves, R.J;Jlanzhong,C; Steiger-Garção, A.. (Org.). Concurrent Engineering: The vision for the fucture Generation -Enhanced Interoperable Systems. Amsterdam: Balkema Publishers, 2003, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LERMEN, F. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; LUKRAFKA, T. O. ; PERALTA, C. B. L. . Práticas e Ferramentas para o Lean Product Development: Proposta de framework. In: Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, 2017, São Paulo. XI CBGDP, 2017.

2.
LERMEN, F. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; PERALTA, C. B. L. ; LUKRAFKA, T. O. . Framework baseado em práticas e ferramentas do Lean Product Development: Case de elevador com plataforma de acessibilidade. In: VII Congresso de Sistemas LEAN, 2017, Niterói. VII CSLEAN, 2017.

3.
LERMEN, F. H. ; MORENO, L. ; MARQUES, G. H. ; PERALTA, C. B. L. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Aplicação da ferramenta SMED para redução dos tempos de setup em uma indústria de torrefação e moagem de café. In: VII Congresso de Sistemas LEAN, 2017, Niterói. VII CSLEAN, 2017.

4.
LERMEN, F. H. ; GONCALVES, K. Y. ; COELHO, T. M. ; ASSAD FILHO, N. ; MATIAS, G. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Avaliação da Solubilidade do Amido Natural e Modificado nas formas: Catiônico, Aniônico, Hidrofóbico, Pré-Gel e AMCAHPG. In: Encontro Internacional de Produção Científica, 2017, Maringá. X EPCC, 2017.

5.
LERMEN, F. H. ; GONCALVES, K. Y. ; COELHO, T. M. ; ASSAD FILHO, N. ; MATIAS, G. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Avaliação da Influência do pH na Viscosidade do Amido Natural e Amido Modificado Catiônico, Aniônico, Hidrofóbico em forma de pré-gel via Projeto de Experimentos. In: Encontro Internacional de Produção Científica, 2017, Maringá. X EPCC, 2017.

6.
LERMEN, F. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; COELHO, T. M. ; MATIAS, G. S. ; SILVA, V. L. . Proposta de Framework Customizável de Práticas e Ferramentas para o Lean Product Development. In: Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, 2017, Campo Mourão. XI EEPA, 2017.

7.
SONEGO, M. ; ECHEVESTE, MARCIA ELISA . Green Modularization for sustainable design. In: EurOMA Conference, 2017, Edinburgh. Proceedings of the 24th EurOMA, 2017.

8.
MARQUES, K. F. S. ; SILUK, J. C. M. ; ECHEVESTE, M. E. S. . MODELAGEM PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA INOVAÇÃO NO VAREJO. In: IX SIMPOSIO INTERNACIONAL DE INGENIERÍA INDUSTRIAL: ACTUALIDAD Y NUEVAS TENDENCIAS, 2016, Porto Alegre. IX SIII, 2016.

9.
LEAL, E. A. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; GUIMARAES, L. B. M. . Public Programs for Research and Development (R& D) in the Espírito Santo State. In: IX Simposio Internacional de Ingeniería Industrial: Actualidad y Nuevas Tendencias, 2016, Porto Alegre. IX SIII, 2016.

10.
SONEGO, M. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FOGLIATTO, Flavio Sanson ; TONETTO, L. M. ; TEN CATEN, C. S. . MODULAR FUNCTION DEPLOYMENT ADAPTED. In: 14th International Design Conference, 2016, Croatia. Proceedings of the DESIGN 2016, 2016.

11.
VIEIRA, J. F. F. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Processo de Desenvolvimento de Serviços: uma revisão e proposição de um processo base. In: IX Simposio Internacional de Ingeniería Industrial: Actualidad y Nuevas Tendencias, 2016, Porto Alegre. IX SIII, 2016.

12.
OLIVEIRA, L. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CORTIMIGLIA, M. N. . Processo de Implementação da Open Innovation (PIOI): Proposta para Empresas de Sistemas Regionais de Inovação. In: Simposio Internacional de Ingeniería Industrial: Actualidad y Nuevas Tendencias, 2016, Porto Alegre. SIII 2016, 2016.

13.
OLIVEIRA, L. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CORTIMIGLIA, M. N. ; CARVALHO, A. P. . Análise Bibliométrica e principais dimensões da Literatura sobre Open Innovation. In: Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação, 2015, Florianópolis. V ciKi, 2015.

14.
OLIVEIRA, L. S. ; SILVA, L. C. S. ; MORAIS, V. B. ; PAULA, I. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Aplicação do método Customer Value Chain Analysis (CVCA): Estudo de caso numa indústria do setor moveleiro. In: Congresso Internacional de Administração, 2015, Ponta Grossa. ADMPG 2015, 2015.

15.
SONEGO, M. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; MAGNAGO, P. F. ; FOGLIATTO, Flavio Sanson . Development of a modular design applied to dialysis equipment. In: XI Health Technology Assessment International, 2014, Washington. Proceedings of the XI Anual meeting of Health Technology Assessment International, 2014.

16.
SILVA, L. C. S. ; OLIVEIRA, L. S. ; ZIBETTI, J. H. E. ; TEN CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Análise do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentável no Brasil. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2014, Ponta Grossa. IV CONBEPRO, 2014.

17.
TANURE, Raffaela L. Z. ; MAGNAGO, P. F. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Functional and emotional dimensions: Method to measure through data collection instruments for new products in healthcare. In: PICMET 13 - Portland International Center for Management of Engineering and Technology, 2013, San Jose. Technology Management in the IT-Driven Services (PICMET), 2013 Proceedings of PICMET '13, 2013. p. 2551-2563.

18.
TANURE, Raffaela L. Z. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; TUDESCO, A. P. K. ; SILVA, V. V. M. . Modelo conceitual para a integração de QFD e Kansei: aplicação em um caso da indústria de produtos de higiene e beleza. In: 9º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2013, Natal. 9º CBGDP, 2013.

19.
SANTOS, D. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; DANILEVICZ, Â. M. F. . Requisitos básicos para terceirização do processo de desenvolvimento de novos produtos a consumidores usando ambientes virtuais. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos, 2013, Natal. 9º CBGDP, 2013. v. 1. p. 1-11.

20.
BORGES, K. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; DANILEVICZ, Â. M. F. . Implantação de Conceitos da Gestão Ágil de Projetos na Indústria do Vestuário de Moda. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos, 2013, Natal. 9º CBGDP, 2013. v. 1. p. 1-13.

21.
OLIVEIRA, L. S. ; HUPPES, L. C. ; CORTIMIGLIA, M. N. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Políticas Públicas e os arranjos produtivos locais: Direção para a competitividade e desenvolvimento econômico regional. In: XIII SEMANA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUL-AMERICANA, 2013, Gramado. XII SEMANA DE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUL-AMERICANA, 2013.

22.
SCHEIBLER, B. A. ; MARTINS, V. L. M. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Detecção de dados atípicos no estudo de tentativa de fraude no abastecimento de frotas utilizando o programa Seis Sigma. In: XIII SEMANA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUL-AMERICANA, 2013, Gramado. XII SEMANA DE DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUL-AMERICANA, 2013.

23.
SONEGO, M. ; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES ; MAGNAGO, P. F. . Aplicadação do Modular Function Deployment ajustado a tipologia de projetos no desenvolvimento de um equipamento para hemodiálise. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produtos, 2013, Natal. 9º CBGDP, 2013. p. 1-11.

24.
FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; PAULA, I. C. . Diagnóstico do Processo de Desenvolvimento de Produto: Validação e Aplicação de um instrumento em uma empresa do setor metal mecânico. In: 9º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2013, Natal. 9º CBGDP, 2013. p. 1-11.

25.
SONEGO, M. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Mass Customization and Modularity: a theoretical position in the past decade. In: XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operation Management ICIEOM, 2012. XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operation Management ICIEOM.

26.
MAGNAGO, P. F. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Characterization of a minimal model for SDP through a systematic review of literature. In: XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2012, Guimarães. XVIII ICEOM, 2012.

27.
FACCIO, K. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desdobramento de Requisitos por meio de Ferramentas no Desenvolvimento de Novos Produtos: O Caso da Balança Dinâmica. In: XIX SIMPEP (Simpósio de Engenharia de produção),, 2012, Bauru. XVI SIMPEP, 2012.

28.
WEBER, F. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; SENNA, L. A. . Avaliação dos Requisitos da Qualidade em terminais Aeroportuários: O Caso do Aeroporto Salgado Filho.. In: : XVII Congreso Panamericano de Tránsito, Transporte y Logística, 2012, Santiago. Anais do XVII Congreso Panamericano de Tránsito, Transporte y Logística, 2012.

29.
BUSS, A. ; TANURE, R. L. Z. ; CALLEGARO, A. M. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Utilização do Método QFD no desenvolvimento de um equipamento para reabilitação do cotovelo e antebraço.. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012, Bento Gonçalves. ANAIS DO XXXII ENEGEP, 2012.

30.
WESZ, J. G. B. ; RECK, R. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FORMOSO, C. T. . Avalição da Satisfação dos Funcionários de Empresas de Sistemas Contrutivos Metálicos em Relação ao seu Processo de Desenvolvimento de Projetos. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2012, Juiz de Fora. ANAIS ANTAC 2012, 2012. v. 4. p. 2194-2203.

31.
SONEGO, M. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; PAULA, I. C. . Mass customization and Modularity: a theoretical position in the past decade. In: ICIEOM, 2012, Guimarães. International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, 2012.

32.
SILVEIRA, M. M. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Utilização de árvores de decisão (CHAID) para alinhamento de atributos no desenvolvimento de novo produto. In: 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011, 2011, Porto Alegre - RS. 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011. Porto Alegre- RS: FEENG Fundação Empresa Escola Engenharia, 2011. v. 1. p. 5-96.

33.
FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Utilização do Configurador de Produto: um estudo na Indústria Automobilística. In: 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos, 2011, Porto Alegre RS. 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos. Porto Alegre RS: FEEG, 2011. v. 1. p. 1-96.

34.
GUSBERTI, T. D. H. ; WERNER, L. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Definição de constructos para avaliação das capacidades no processo de desenvolvimento de produto. In: 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011, 2011, Porto Alegre RS. 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011. Porto Alegre RS: FEENG, 2011. v. 1.

35.
GENTILINI, M. M. ; FREITAS, J. L. O. ; STROIEKE, R. E. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desdobramento da Qualidade para Análise de Requisitos no Desenvolvimento de um Novo Produto para o Setor de Telecomunicações. In: 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011, 2011, Porto Alegre RS. 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011. Porto Alegre - RS: FEENG, 2011. v. 1. p. 5-96.

36.
ECHEVESTE, M. E. S.; Magnago, P. F . Caracterização de um modelo mínimo para o PDS por meio de uma revisão sistemática de literatura. In: 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011, 2011, Porto Alegre RS. 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011. Porto Alegre RS: FEENG, 2011. v. 1.

37.
FRANK, A. G. ; RIBEIRO, José Luis Duarte ; ECHEVESTE, M. E. S. . Uma Análise dos Fatores de Influência na Transferência de Conhecimentos entre Projetos de Produto. In: 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011, 2011, Porto Alegre. 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011. Porto Alegre: FEENG, 2011. v. 1. p. 5-96.

38.
LODI, R. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Melhorias no Processo de Desenvolvimento de Desenvolvimento de Produto de uma Indústria do Vestuário do Segmento Fast -Fashion. In: 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011, 2011, Porto Alegre RS. 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011. Porto Alegre RS: FEENG, 2011. v. 1. p. 5-96.

39.
Biguelini. C. B. ; WERLANG,C ; ECHEVESTE, M. E. S. . Gestão de Parâmetros Críticos no Desenvolvimento de Produtos Utilizando Desdobramento da Função Qualidade. In: 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011, 2011, Porto Alegre. 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011. Porto Alegre RS: FEENG, 2011. v. 1. p. 5-96.

40.
GUSBERTI, T. D. H. ; WERNER, L. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Gestão Baseada em Capacidades do Processo de Desenvolvimento de Produtos: Listagem de capacidades organizacionais. In: 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011, 2011, PORTO ALEGRE RS. 8 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produtos CBGDP 2011. PORTO ALEGRE RS: FEENG, 2011. v. 1. p. 5-96.

41.
BRIDI, M. ; FABRO, F. ; GUIMARAES, L. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FORMOSO, C. T. . Estudo exploratório das Boas Práticas de Gestão da SST no setor de Construção Civil. In: ELAGEC - ENCUENTRO LATINO AMERICANO DE GESTION y ECONOMIA DE LA CONSTRUCION, 2011, Santiago. ELAGEC 2011 IV, 2011. v. 4.

42.
Magnago, P. F ; FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Ideias inovadoras: como encontrá-las fora da empresa?. In: SIMPOSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2010, BAURU SP. XVII SIMPEP, 2010.

43.
Dexheimer, Leticia ; FACCIO, K. ; FERRONATO, L. G. ; KORZENOWSKI, A. L. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desdobramento da função qualidade visando a melhoria do transporte coletivo urbano por ônibus. In: XVI PANAM, 2010, Lisboa. XVI Congresso Pan-Americano de Tráfego, Transporte e Logística, 2010.

44.
Vianna, D.D. ; FORMOSO, C. T. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; Peixoto, M. ; Rodrigues, C . A SURVEY ON THE LAST PLANNER SYSTEM: IMPACTS AND DIFFICULTIES FOR BRAZILIAN COMPANIES. In: 18 conference of the International group for Lean Construction, 2010, Haifa, Israel. 18 conference of the International group for Lean Construction, 2010. p. 497-507.

45.
SCARTEZINI, R. ; FACCIO, K. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Análise dos requisitos de informação para o desenvolvimento de um sistema de inteligência competitiva. In: XVII Simpósio de Engenharia de Produção, 2010, Bauru, SP. SIMPEP, 2010.

46.
HOPPE, D. A. ; LIBÂNIO, C. S. ; SILVEIRA, M. M. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; AGUIAR, J. P. O. . Desenvolvimento de projeto de serviços utilizando o QFD: entendimento dos requisitos de um site de vendas. In: XVII Simpósio de Engenharia de Produção, 2010, Bauru, SP. SIMPEP, 2010.

47.
HOPPE, D. A. ; LIBÂNIO, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Análise do processo de desenvolvimento de produtos em uma empresa produtora de acessórios para o mercado moveleiro e da moda. In: XVII Simpósio de Engenharia de Produção, 2010, Bauru, SP. SIMPEP, 2010.

48.
Holz, R F ; Boffo, G. ; MUNIZ, R. P. D. ; ANDRADE, L. R. B. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Uso do QFD para avaliação da satisfação dos usuários de rodovias concedidas no RS. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2010, Salvador, BA. ANPET, 2010.

49.
BRITO, J. N. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FORMOSO, C. T. ; NAVARRETE, S. . Estudo das variáveis que influenciam as reclamações dos usuários de empreendimentos habitacionais de interesse social. In: XIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2010, Canela, RS. ENTAC, 2010.

50.
BONATTO, F. S. ; BERR, L. R. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FORMOSO, C. T. . O uso da percepção do usuário na avaliação da qualidade da habitação de interesse social: Método de coleta, processamento e análise. In: Encuentro Latinoamericano de Gestón y Economia de la Construcción, 2009. ELAGEC, 2009.

51.
FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desenvolvimento de produto colaborativo: Integração do fornecedor no setor calçadista do Rio Grande do Sul. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2009, São José dos Campos. CBGDP 2009, 2009.

52.
GUSBERTI, T. D. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desenvolvimento de empresas Spin-Off acadêmicas: Um estudo exploratório. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2009, São José dos Campos. CBGDP 2009, 2009.

53.
FRANK, A. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Sistemática para identificação de oportunidades de melhoria na transferência de conhecimentos entre projetos de desenvolvimento de produtos. In: Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2009, São José dos Campos. CBGDP 2009, 2009.

54.
ADAMCZUK, G. ; TREINTIN, M. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Implementação de Melhorias Incremenais: um estudo de caso na industria de fogoes. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador, BA. XXIX ENEGEP, 2009.

55.
GUSBERTI, T. D. H. ; HILGERT, R. N. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Analise Gerencial de Custos em Empresa de Prestação de Serviço de Base Tecnologica de Médio Porte. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador, BA. Enegep 2009, 2009.

56.
FRANK, A. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Fatores de sucesso para a Transferencia de conhecimentos erntre projetos de produto. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador - BA. ENEGEP 2009, 2009.

57.
FRANK, A. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Fatores de Sucesso Para a transferencia de conhecimento entre projetos de desenvolvimento de produto. In: XIX Encontro Nacional de Engenharia de Producao, 2009, Salvador BA. XXIX Enegep 2009, 2009.

58.
FRANK, A. G. ; PEDRINI, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Mejoras Realizadas en los modelos de gestion para el desarrollo de productos: um estudo de cado de una empresa multinacional del sector metal-mecanico. In: 3 congresso argentino de ingenieria industrial, 2009, Missiones, Argentina. CINI09, 2009.

59.
LIMA, L. P. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FORMOSO, C. T. . A PRÁTICA DO PROJETO BASEADO EM EVIDÊNCIAS (EVIDEN- CE BASED DESIGN) COMO REFERÊNCIA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDIMEN- TOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO. In: 7 Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produto, 2009, São José dos Campos SP. IBGDP/CBGDP 2009, 2009.

60.
PALADINI, E. P. ; PAULA, I. C. ; FACCIO, K. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Novas tendências em gestão e engenharia da qualidade: produtos e serviços. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador, BA. ENEGEP, 2009.

61.
GUSBERTI, T. D. H. ; HILGERT, R. N. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Analise Gerencial de custos em empresas para transferencia de conhecimentos entre projetos de produtos. In: XIX Encontro Nacional de Engenharia de Producao, 2009, Salvador BA. XXIX Enegep 2009, 2009.

62.
LIMA, L. P. ; FORMOSO, C. T. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Client Requiremens Processing in Low-Income House-Building Using visual Displays and the House of Quality. In: 16th International Group for Lean Construction Conference (IGLC16), 2008, Manchester, UK. Proceedings of the 16th Annual Conference of the International Group for Lean Construction IGLC16. Manchester, UK, 2008.

63.
JUNG, C. F. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; RIBEIRO, J. L. D. . Uma Discussão de Modelos de Desenvolvimento de Produto e suas Características Lineares e Sistêmicas. In: VIII SEPROSUL, 2008, Bento Gonçalves. VIII SEPROSUL _ Semana de Engenharia de Produção Sul-Americana, 2008.

64.
FRANK, A. G. ; PEDRINI, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Integração das visões de QFD e FMEA por meio de um índice de risco de falhas modificado. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), 2008, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Rio de Janeiro: ABEPRO, 2008.

65.
BRAHM, D. R. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FRANK, A. G. . Um exemplo da integração de métodos e ferramentas no desenvolvimento de um novo produto: O caso da banheira infantil. In: VIII SEPROSUL - Semana de Engenharia de Produção Sul-Americana, 2008, Bento Gonçalves, RS. Anais do SEPROSUL, 2008.

66.
FRANK, A. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; MULLER, C. J. . Evaluación de la transferencia de conocimientos en el PDP por medio de una herramienta de diagnóstico: estudio de caso de un laboratorio de investigación y desarrollo. In: The International Conference on Industrial Engineering and Operation Management (ICIEOM), 2008, Rio de Janeiro. ICIEOM Proceedings. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2008.

67.
FETTERMANN, D. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; GUSBERTI, T. D. H. ; FRANK, A. G. . Diretrizes para o desenvolvimento de produto em uma cadeia produtiva com governança dirigida pelo varejo: o caso do setor moveleiro de Bento Gonçalves/RS. In: VIII SEPROSUL - Semana de Engenharia de Produção Sul-Americana, 2008, Bento Gonçalves, RS. Anais do SEPROSUL, 2008.

68.
FRANK, A. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Barreiras de Transferência de Conhecimentos entre Projetos de Produto: Um estudo da Literatura por meio da utilização de Análise de Conteúdo. In: XV Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), 2008, Bauru, SP. Anais do SIMPEP, 2008.

69.
ARANDA, M. H. ; GUZZON, S. O. ; FALCAO, T. F. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Un analisis comparativo de modelos referenciales propuestos para el sector y el pdp de una empresa láctea. In: The Interantional Conference on Industrial Engineering and Operation Management (ICIEOM), 2008, Rio de Janeiro. ICIEOM Proceedings, 2008.

70.
RODRIGUES, L.S. ; PAULA, I. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Modelo teórico de integração de ferramentas de projeto no processo de desenvolvimento de produtos. In: XV Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP), 2008, Baurú, SP. Anais do SIMPEP, 2008.

71.
SETTI, D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; ADAMCZUK, G. ; TRENTIN, M. G. ; POSSENTI, M. A. . Análise do Processo de Desenvolvimento de Produtos de uma empresa de fundição de pequeno porte: Uma comparação entre modelos referenciais teóricos e a prática. In: XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2008, Rio de Janeiro. A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável, 2008.

72.
MIRON, L. I. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FORMOSO, C. T. . Avaliação de satisfação e retenção como mecanismo para gestão de requisitos do cliente. In: XII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2008, Fortaleza. ANTAC, 2008.

73.
GUSBERTI, T. D. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Como implementar melhoria no processo de desenvolvimento de produto: questão de ferramenta ou forma de abordagem?. In: VI Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2007, Belo Horizonte. VI Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2007.

74.
GUSBERTI, T. D. H. ; PAULA, I. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Transformation Model for small and medium enterpises product development process. In: International Conference on Engineering Design ICED 07, 2007, Paris. International Conference on Engineering Design ICED 07, 2007.

75.
ECHEVESTE, M. E. S.; Amaral, Creusa Sayuri Tahara ; Rozenfeld, Henrique . A support tool for the selection of statistical techniques for industrisl product development and improvement processes. In: 14 th ISPE iNTERNATIONAL CONFERENCE ON CUNCURRENT ENGINEERING, 2007, São Jose dos Campos. 14 th ISPE iNTERNATIONAL CONFERENCE ON CUNCURRENT ENGINEERING, 2007.

76.
Brito, Juliana ; FRANCISCO, D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Gestao de Requisitos do cliente no desenvolvimento de um empreendimento habitacional de interesse social. In: VII Workshop Brasileiro de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios, 2007, Curitiba. VII Worshop brasileiro de gestao do processo de projetos na construcao de edificios, 2007.

77.
FRANK, A. G. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Mecanismos de Transferencia de conhecimento entre projetos de desenvolvimento de produtos: um estudo exploratorio da literatura. In: VII SEPROSUL Semana da Engenharia de Producao Sul Americana, 2007, Udelar, Salto, Uruguay. VII SEPROSUL 2007, 2007.

78.
LIMA, J. D. ; COSTA, R. N. ; COSTA, S. L. R. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Discussao da metodologia do desenvolvimento de um novo produto utiliando um modelo referencial do PDP: O Pubilab. In: VII SEPROSUL, 2007, Udelar, Salto, Uruguay. VII SEPROSUL 2007, 2007.

79.
GUSBERTI, T. D. H. ; PAULA, I. C. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Alinhamento dos indicadores de desempenho com planejamento estratégico em empresas de baixa a moderada maturidade: um estudo de caso em empresa farmaceutica. In: VI SEPROSUL Semana de Engenharia de Produção Sul-Americana, 2006, Florianopolis, SC. Anais da 6 semana de Engenharia de Produção Sul Americana, 2006.

80.
CECIN, S. ; RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desdobramento da Qualidade em serviços: Uma Aplicação no Setor de Shopping Centers. In: 3º Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produto, 2001, Santa Catarina. 3º CGDP_, 2001. p. 1-8.

81.
ECHEVESTE, M. E. S.; SAURIN, T. ; DANILEVICZ, Â. M. F. . Avaliação do Uso de Práticas de Ecodesign nas Indústrias do Rio Grande do Sul: Um estudo introdutório. In: 3 º CONGRESSO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 2001, Santa Catarina. 3 º Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Produto, 2001. p. 1-8.

82.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; SONDA, F. A. . Planejamento de um software de custos utilizando o QFD: o caso da PHD Informática. In: 2o Congresso Brasileiro de gestão de Desenvolvimento do Produto, 2000, Sâo Carlos. Anais do 2o Congresso Brasileiro de gestão de Desenvolvimento do Produto, 2000. v. 1. p. 1-8.

83.
PASETTO, S. C. ; RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desdobramento da qualidade em serviços: melhorando o desempenho de uma academia de ginastica.. In: 1o Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 1999, Belo Horizonte - Minas Gerais. Anais do 1o Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 1999. v. 1. p. 167-177.

84.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Dimensionamento da amostra em pesquisa de satisfação de clientes.. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1998, Niterói - RJ. Trabalho publicado nos anais do XVIII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1998. v. CD-ROM.

85.
RIBEIRO, J. L. D. ; LEITÃO, F. B. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, C. S. . Identificação de processos críticos e implantação do CEP. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1997, Gramado, RS. Anais - XVII ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1997. v. CD-ROM.

86.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. . Estratégias de otimização de processo. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1996, Caxambu, MG. Anais do 12o SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1996. v. 1. p. 154-155.

87.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Planejamento da otimização de produtos e processos. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1996, Caxambu, MG. Anais do 12o SINAPE - Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1996. v. 1. p. 335-336.

88.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. . Planejando a otimização de processos.. In: XV ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1995, São Carlos - SP. Anais apresentado no XV ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1995. v. 1. p. 523-529.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PERALTA, C. B. L. ; LERMEN, F. H. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; LUKRAFKA, T. O. ; KAMMERER, A. O. ; GOTTEMS, A. . Utilização da metodologia Lean Startup para Secagem de arroz e outros grãos. In: Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2017, Gramado. CBAI, 2017.

2.
ECHEVESTE, M. E. S.; PERALTA, C. B. L. ; LERMEN, F. H. . PRINCIPIOS LEAN NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: INSIGHTS. In: X Workshop do Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2016, Betim. X Workshop IGDP, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAGNAGO, P. F. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; Fachini, A. R . Sistema de alerta de tecnologias em saúde: revisão sistemática da literatura. In: 4º Congresso Internacional dos Hospitais, 2012, Lisboa. 4º Congresso Internacional dos Hospitais, 2012.

2.
ECHEVESTE, M. E. S.; BARBOSA, T. P. . Melhores Práticas na Gestão do Desenvolvimento do Produto: uma Survey com Empresas Brasileiras. In: XXXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012, Bento Gonçalves. ANAIS DO XXXII ENEGEP, 2012.

3.
FACCIO, K. ; Martins. V ; WERNER, L. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Definition of great levels of parameters of eletrical stunning equipment through experimental optimization. In: International Symposium on Business and Industrial Statistics, 2010, Portoroz (Portorose), Slovenia. ISBIS 2010, 2010.

4.
BIGUELINI, C. B. ; Brito, Juliana ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FORMOSO, C. T. . Modelos Lineares Gerais (GLM) para o estudo das reclamaçoes de usuários de empreendimentos habitacionais. In: 4a RBRAS e 13o SEAGRO, 2009, São Carlos, SP. 4a RBRAS e 13o SEAGRO, 2009.

5.
ECHEVESTE, M. E. S.. Planejamento da Qualidade de um Departamento de Estatística usando o QFD. In: Encontro de Professores de Estatística, 1999, Florianópolis. Anais do Encontro de Professores de Estatística, 1999.

Artigos aceitos para publicação
1.
SUBTIL DE OLIVEIRA, LINDOMAR ; ECHEVESTE, MÁRCIA ELISA ; CORTIMIGLIA, MARCELO NOGUEIRA . Critical success factors for open innovation implementation. JOURNAL OF ORGANIZATIONAL CHANGE MANAGEMENT, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Bassi, M. R. ; CORNELLI, R. ; Pedott, Alexandre ; ECHEVESTE, M. E. S. . Análise da Viabilidade Técnica da Utilização de Braquetes de casca de arroz xomo alternativa de geração de energia utilizando QFD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FACCIO, K. ; Martins. V ; WERNER, L. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Definition og great levels of parameters of eletrical stunning equipament through experimental optimization. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
TREINTIN, M. G. ; ADAMCZUK, G. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Implementacao de mlehorias incrementais: Um estudo de caso numa industria de fogoes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FREITAS, C. ; CUNHA, G. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Uma proposta de avaliação da reestruturação do Processo de Desenvolvimento de Produtos baseada em métricas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FRITSCH, C. . O Controle Estatístico da Qualidade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FRITSCH, C. . O Controle Estatístico da Qualidade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Implantação do Controle Estatístico do Processo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Implantação do Controle Estatístico do Processo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; DANILEVICZ, Â. M. F. . A utilização do QFD na otimização de produtos, processos e serviços. PPGEP/UFRGS, 2000 (Texto científico).

2.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; CHAGAS, D. M. . Raciocínio estatístico para o treinamento de operadores. Porto Alegre: GERDAU, 2000 (Texto didádico).

3.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; CHAGAS, D. M. . Controle Estatístico de processos Básico para o treinamento de operadores. Porto Alegre: GERDAU, 2000 (Texto didádico).

4.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; CHAGAS, D. M. . Controle Estatístico de processos Básico para o treinamento de facilitadores. Porto Alegre: GERDAU, 2000 (Texto didádico).

5.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CHAGAS, D. M. . Controle Estatístico de processos Avançado para o treinamento de facilitadores. Porto Alegre: GERDAU, 2000 (Texto didádico).

6.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; CHAGAS, D. M. . Estatística Básica. Porto Alegre: GERDAU, 2000 (Texto didádico).

7.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; CHAGAS, D. M. . Estatística avançada. Porto Alegre: GERDAU, 2000 (Texto didádico).

8.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CHAGAS, D. M. . Sete ferramentas de planejamento. Porto Alegre: GERDAU, 2000 (Texto didádico).

9.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; CHAGAS, D. M. . Raciocínio estatístico para o treinamento de facilitadores. Porto Alegre: GERDAU, 2000 (Texto didádico).

10.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Dimensionamento do tamanho de amostra para pesquisa de satisfação de clientes das Tintas Renner S.A.. PPGEP/UFRGS, 1998 (Working paper).

11.
WIRTH, L. ; RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Implantação do controle estatístico da qualidade na linha de montagem da Wirth Calçados. PPGEP/UFRGS, 1998 (Working paper).

12.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Dimensionamento do tamanho de amostra para pesquisa de satisfação de clientes das Tintas Renner S.A.. Porto Alegre, RS: PPGEP/UFRGS, 1998 (Working paper).

13.
WIRTH, L. ; RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Implantação do controle estatístico da qualidade na linha de montagem da Wirth Calçados. Porto Alegre, RS: PPGEP/UFRGS, 1998 (Working paper).

14.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, C. S. . Otimização do processo de exposição de lentes de contato ao ultravioleta. PPGEP/UFRGS, 1996 (Working paper).

15.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. . Desdobramento da Qualidade na Calçados Reifer. PPGEP/UFRGS, 1996 (Working paper).

16.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, C. S. ; WERNER, L. . Métodos quantitativos aplicáveis à gestão ambiental.. PPGEP/UFRGS, 1996 (Texto científico).

17.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; FRITSCH, C. . Implantação do CEP na Filial 3 da Calçados Reifer Ltda. PPGEP/UFRGS, 1996 (Working paper).

18.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, C. S. . Otimização do processo de exposição de lentes de contato ao ultravioleta. Porto Alegre, RS: PPGEP/UFRGS, 1996 (Working paper).

19.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. . Desdobramento da Qualidade na Calçados Reifer. Porto Alegre, RS: PPGEP/UFRGS, 1996 (Working paper).

20.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, C. S. ; WERNER, L. . Métodos quantitativos aplicáveis à gestão ambiental.. Porto Alegre, RS: PPGEP/UFRGS, 1996 (Texto científico).

21.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; WERNER, L. . Planejamento de experimento e otimização em um processo de pintura de lentes de contato. PPGEP/UFRGS, 1995 (Working paper).

22.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; WERNER, L. . Planejamento de experimento e otimização em um processo de pintura de lentes de contato. Porto Alegre, RS: PPGEP/UFRGS, 1995 (Working paper).

23.
ECHEVESTE, M. E. S.; CATEN, C. S. ; RIBEIRO, J. L. D. . Medições de desgaste em cilindros e pistões de moto-serras. Porto Alegre, RS: PPGEP/UFRGS, 1995 (Relatório Técnico).

24.
RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FRITSCH, C. . Ações relativas ao estudo do virabrequim: projeto confiabilidade total. Porto Alegre, RS: PPGEP/UFRGS, 1994 (Working paper).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ECHEVESTE, M. E. S.. Projeto de estruturação e controle do Processo de Desenvolvimento de Produtos da empresa Xalingo. 2002.

2.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, José Luis Duarte . Avaliação das Peças de reposição da Ciber: análise de pesquisa de opinião junto ao cliente. 2002.

3.
ECHEVESTE, M. E. S.; FRITSCH, C. . Projeto de tratamento de dados estatísticos. 2001.

4.
ECHEVESTE, M. E. S.; FOGLIATTO, Flavio Sanson ; RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, Carla S Ten . Metodologia para Ajustes de modelos de avaliação de Imóveis. 2001.

5.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, J. L. D. ; CHAGAS, D. M. . Desenvolvimento de material instrucional para o ensino da estatística e controle da qualidade. 2000.

6.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desenvolvimento de um procedimento estatístico para a estimativa de volumes de pavimento. 1999.

7.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desenvolvimento de um procedimento estatístico para a estimativa de volumes de pavimento. 1999.

8.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FRITSCH, C. . Implantação do Controle Estatístico de Processo na fábrica de pré moldados da Paquetá Calçados. 1998.

9.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FRITSCH, C. . Implantação do Controle Estatístico de Processo na fábrica de pré moldados da Paquetá Calçados. 1998.

10.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Dimensionamento de amostras em pesquisas de satisfação de clientes. 1998.

11.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FRITSCH, C. . Implantação do Controle Estatístico do Processo nas linhas de manufatura da Paquetá Calçados. 1998.

12.
RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Otimização de um processo de exposição de lentes de contato ao ultravioleta.. 1996.

13.
RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desdobramento da qualidade e implantação de controle estatístico de processo.. 1996.

14.
RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Desdobramento da qualidade e implantação de controle estatístico de processo.. 1996.

15.
RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; VIGO, Á. . Planejamento e Otimização da receita de bandas pré-curadas, modelo radial, na empresa Moreflex Borrachas Ltda.. 1995.

16.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, C. S. . Investigação experimental do desgaste em cilindros e pistões.. 1995.

17.
RIBEIRO, J. L. D. ; WERNER, L. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FRITSCH, C. ; QUINTAS, J. P. . Projeto Confiabilidade Total. 1995.

18.
RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; VIGO, Á. . Planejamento e Otimização da receita de bandas pré-curadas, modelo radial, na empresa Moreflex Borrachas Ltda.. 1995.

19.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, C. S. ; WERNER, L. . Gerenciamento do CEP na empresa Andreas Stihl Moto-Serras com o uso da Função de Perda Quadrática.. 1995.

20.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, C. S. ; WERNER, L. . Otimização de tintas para aplicação sobre lentes de contato na empresa Bausch e Lomb.. 1995.

21.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, C. S. . Investigação experimental do desgaste em cilindros e pistões.. 1995.

22.
RIBEIRO, J. L. D. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; CATEN, C. S. ; WERNER, L. . Otimização de um processo de manufatura de lentes de contato na empresa Bausch e Lomb.. 1995.

23.
RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FRITSCH, C. . Otimização experimental da linha de montagem do virabrequim na Andreas Stihl Moto Serras Ltda.. 1994.

24.
RIBEIRO, J. L. D. ; CATEN, C. S. ; ECHEVESTE, M. E. S. ; FRITSCH, C. . Otimização experimental da linha de montagem do virabrequim na Andreas Stihl Moto Serras Ltda.. 1994.

Trabalhos técnicos
1.
ECHEVESTE, M. E. S.; DANILEVICZ, Angela Ferreira ; DUTRA, Michel ; SHEIN, Augusto . Identificação e Análise do Transporte de carga do RS como atividade principal no processo logístico. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES. Desenvolvimento de Produtos e Processos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
ECHEVESTE, M. E. S.. QFD - Desdobramento da Função Qualidade. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
ECHEVESTE, M. E. S.; FETTERMANN, D. C. . Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produto. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
ECHEVESTE, M. E. S.. Consolidação da Qualidade: Otimização de Processos na área Acadêmica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ECHEVESTE, M. E. S.. Curso de Gestión de Desarrollo de Productos. 2008. .

6.
ECHEVESTE, M. E. S.. Ferramentas Estatísticas aplicaveis ao Seis Sigma e ao Design for Six Sigma. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ECHEVESTE, M. E. S.. Estruturação do Processo de Desenvolvimento de Produto para pequenas e médias empresas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ECHEVESTE, M. E. S.; BIASOLI, Patricia Klaser ; MUNDSTOCK, E. C. . Análise Estatística de Dados de Avaliação de Crédito. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ECHEVESTE, M. E. S.; BIASOLI, Patricia Klaser . Analise estatistica usando SPSS 10.0. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de curso de extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES; MULLER, C. J.; VERDI, R. S.. Participação em banca de Ana Paula Kloeckner Tudesco. Gerenciamento ágil de projetos - fatores de sucesso determinantes da agilidade e facilitadores de resultados inovadores. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SILVEIRA, G. C.; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES; DANILEVICZ, Â. M. F.. Participação em banca de João Francisco da Fontoura Vieira. Customização em Massa Aplicada ao Setor de Serviços. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
GAMA, J. L. C. N.; NUNES, W. P.; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES. Participação em banca de Morgane Bigolin. Indicadores de desempenho para blocos de concreto: uma análise de requisitos mais sustentáveis para a produção a partir de RDC. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
Fachini, A. R; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES; OLIVEIRA, E. V.. Participação em banca de Nicole Holsbach. Mineração de Dados para Diagnóstico de Câncer de Mama Baseado na Seleção de Variáveis. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES; WERNER, L.; MARCONDES FILHO, D.. Participação em banca de Marco Aurélio Campetti da Silveira. Seleção de Variáveis para Clusterização com vistas ao aprimoramento de processos produtivos. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES; Silva, T.L.K; SILVA, R. P.; TEXEIRA, F. G.. Participação em banca de Samira Moraes Troncoso Kroeff. Proposta de um modelo de projeto integrado para a indústria têxtil e de confecção. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
CANCIGLIERE JUNIOR, O.; SANTANNA, A. M. O.; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES; CLETO, C. I.. Participação em banca de Carlos Eduardo Braga de Carvalho. Proposta de um modelo de gestão de serviços utilizando o desdobramento da função qualidade como ferramenta de suporte ao desenvolvimento de produtos: um estudo de caso na área da construção civil. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

8.
ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES; JUNG, C. F.; AZAMBUJA, M. C.. Participação em banca de João Miguel da Conceição Marques. Análise dos Fatores que Influenciam a Eficiência da Tecnologia RFID Aplicada a Sistemas de Produção. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
ANTUNES JUNIOR, J. A. V.; VACCARO, G. L. R.; LIBERALI NETO, G.; RODRIGUES, L. H.; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES. Participação em banca de Tito Armando Rossi Filho. Método para Análise dos Riscos Operacionais Associados a Falhas Epidêmicas de Novos Produtos Eletrônicos: Uma Proposta Utilizando Redes Bayesianas. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
BORCHARDT, M.; RODRIGUES, C. M. C.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Jaqueline Terezinha Martins Correa Rodrigues. A contribuicao da gestao de pessoas na Implantação e manutenção do Seis Sigma em empresas gauchas. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
Rozenfeld, Henrique; ANTUNES JUNIOR, J. A. V.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Quíldare Luchese de Abreu. Identificação e análise de perdas à luz do pensamento enxuto na gestão do projeto do produto. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

12.
MULLER, C. J.; Bernardes, M; Silva, T.L.K; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Isabel Leon Bacil Costa. Avaliação da Inserção do Designer no PDP em micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. 2009. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
DANILEVICZ, Â. M. F.; COSTA, C. A.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Fernando Rafael Giordani. Proposta de Integeração da Gestão de Requisitos no Processo de Desenvolvimento de Produtos de uma Empresa no Setor Agricula. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
BORBA, G. S.; LINDEN, J. C. S. V. D.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Diego de Castro Fettermann. Cooperação com Fornecedor no Desenvolvimento de Calçados no Rio Grande do Sul. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
ECHEVESTE, M. E. S.; BATISTA, V. J.; AMARAL, D. C.. Participação em banca de Carlos Alberto Cristofari Júnior. Proposta de Método de Análise de Maturidade e Priorização de Melhorias do GPDP. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
KLIEMANN NETO, F.; ECHEVESTE, M. E. S.; ZAWISLAK, P. A.. Participação em banca de Alexandre Conversani. O Desafio de Integrar Diferentes Culturas Organizacionais: O caso do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (RS). 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
MULLER, C. J.; ECHEVESTE, M. E. S.; ZINI, J.. Participação em banca de Lisiane Priscila Roldão Selau. Construção de Modelos de Previsão de Risco de Crédito. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
FORCELLINI, F. A.; MAZZAFERRO, J. A. E.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Eduardo de Oliveira Cristal. Projeto e fabricação de veículo triciclo para transporte urbano de cargas e passageiros. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

19.
Isatto, E. L.,; SCHNAID, F.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Patricia André Tillmann. Diretrizes para adoção da customização em massa na Construção civil para Baixa Renda. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

20.
CARPINETTI, L. C. R.; MUSETTI, M. A.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Bianca Soares de Oliveira Gonçalves. Proposta de Sistematização para o processo de alinhamento estratégico de projetos seis sigma. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

21.
ECHEVESTE, M. E. S.; FEDRIZZI, B. M.; ELY, V. H. M. B.. Participação em banca de Lisiane Pedroso Lima. Proposta de uma sistemática para Processamento de Requisitos do cliente de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

22.
ECHEVESTE, M. E. S.; VACCARO, G.; DANILEVICZ, Â. M. F.. Participação em banca de Marco Storck. Procedimentos para desenvolver capacitores: Uma aplicação em UPS. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

23.
ECHEVESTE, M. E. S.; CARPINETTI, L. C. R.; MARTINS, R. A.. Participação em banca de Alvaro Cabrera Junior. Dificuldades de Implementação de Programas Seis Sigma> estudos de casos em empresas com diferentes níveis de maturidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - USP - Escola de Engenharia de São Carlos.

24.
ECHEVESTE, M. E. S.; SILVA, S. L.; TOLEDO, J. C.; AMARAL, D. C.. Participação em banca de Daniel Juged. Desenvolvimento de Produtos em Pequenas e Médias empresas de base tecnológica: práticas de gestão no setor de automação de controle de processos. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

25.
VIEIRA, M. C.; DANILEVICZ, Â. M. F.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Tatiana Fachinello. ANALISE DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO E PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

26.
ECHEVESTE, M. E. S.; BITTECOURT, P. I. H.; BITTENCOURT, P. I. H.. Participação em banca de Mariele Stefani Grandi. Avaliação da Percepção do Conforto Térmico em uma sala de controle. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

27.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Marcos Luis Basso. Planejamento de Melhorias em Lojas Virtuais para o comércio eletrônico na internet sob a ótica do cliente. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

28.
JANDIRA MARIA GUIMARAES FACHEL; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Juliane Silveria Freire da Silva. Modelagem de Equações Estruturais: Apresentação de uma metodologia. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

29.
ECHEVESTE, M. E. S.; OLIVEIRA, P. A. B.; RESENDE, T. L.. Participação em banca de Erika Lye Ogasawara. A Influencia da organização do trabalho na comunicação em um escritório panoramico - Um estudo de caso. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

30.
ECHEVESTE, M. E. S.; WERNER, L.; VACCARO, G.. Participação em banca de Fernando de Jesus Moreira Júnior. Proposta de um método para o Controle Estatístico de Processo para Observações Correlacionadas. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

31.
ECHEVESTE, M. E. S.; RODRIGUEZ, M. A. A.; TZORTZOPOULOS, P.; FORMOSO, C. T.. Participação em banca de Marcel Gregory Trecastro. Diretrizes para a Segmentação e Sequenciamento das Atividades no Processo de Projeto na Construção Civil. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

32.
ECHEVESTE, M. E. S.; FORMOSO, C. T.; TRAMONTANO, M. C.; REIS, A. T. L.. Participação em banca de Fernanda Lustosa Leite. Contribuições para o Gerenciamento de Requisitos do Cliente em Emprendimentos do Programa de Arrendamento Residencial. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

33.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Gustavo de Arriba. Otimização de Um Processo de Classificação de couro no estágio Wet blue: Um caso em uma industria curtidora. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

34.
ECHEVESTE, M. E. S.; CATEN, C. S.; SCHUCH, G. B.. Participação em banca de Carlos Augusto. Marketing Estratégico: Serviços agregados no atendimento aos clientes industriais de energia elétrica, em um ambiente não regulado. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

35.
ECHEVESTE, M. E. S.; JACQUES, M. G.; BITTECOURT, P. I. H.. Participação em banca de Sandra Mendes Couto. A influência da Matutinidade/vespertinidade nas succetibilidade das demandas ergonômicas em operadores de teleatendimento. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

36.
ECHEVESTE, M. E. S.; LORINI, F.; BATISTA, V.. Participação em banca de Silverio Cândido da Cunha. Uma sistemática de desenvolvimento de produto para a indústriado ramo de embalagens metálicas. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

37.
ECHEVESTE, M. E. S.; COSTA, C. A.; CUNHA, G. D.. Participação em banca de Alberto Leon de Paula Simões. Desenvolvimento de Produto, Processo e producção e suas interfaces: Um estudo de caso em industria de autopeças. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

38.
ECHEVESTE, M. E. S.; GUIMARAES, L. B. M.; HOEFEL, M. G. L.. Participação em banca de Silvia Helena Tomatis Petersen. Impactos das Mudanças na Organização do trablaho e as Estratégias de defesa construídas pelos trabalhadores de uma Instituição Bancária:Apreciação Ergonômica. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

39.
ECHEVESTE, M. E. S.; COSTA, C. A.; ALBERTIN, M. R.. Participação em banca de Alexandre da Silva Condotta. Otimização do Processo de Desenvolvimento de Produto em uma Empresa do Setor Automotivo. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

40.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Marta Cristina Wachowicz. Análise dos Fatores de Somatização do Estresse em Atendentes de Call Center em uma Empresa de Telecomunicações do Paraná. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

41.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Davi Augusto Likes. Determinação da Satisfação dos Clientes em um Supermercado na Cidade de Guarapuava - Paraná. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

42.
ECHEVESTE, M. E. S.; MULLER, C. J.; BATISTA, V. J.. Participação em banca de Tatiana Araújo. Redução das perdas de qualidade no processo produtivo de uma fábrica de fraldas descartáveis através da implantação do Controle Estatístico do Processo. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

43.
ECHEVESTE, M. E. S.; RIBEIRO, José Luis Duarte; SOARES, M. G.. Participação em banca de Hercio Spellmeier. Programa Seis Sigma - Aplicação do Método PDCA em uma indústria calçadista. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

44.
ECHEVESTE, M. E. S.; JACQUES, M. G.; OLIVEIRA, P. A. B.. Participação em banca de Helena Beatris Toschi de Cortez. Qualidade de vida no trabalho sob a ótica da Macroergonomia. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

45.
ECHEVESTE, M. E. S.; JACQUES, M. G.; OLIVEIRA, P. A. B.. Participação em banca de Dione Pereira Wagner. Síndrome de Burnout: um estudo junto aos educadores, professores e educadores assistentes, em escolas de educação infantil. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

46.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Claudio Cesar Peres. Satisfação com o sistema de pausa com o trabalho. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

47.
ECHEVESTE, M. E. S.; VIALI, L.; KLIEMANN NETO, F.; CARDOSO, P. A.. Participação em banca de Patricia Sorgatto Kuyven. Uma abordagem para a Analise de demanda no contexto do desenvolvimento de Produto. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

48.
ECHEVESTE, M. E. S.; JACQUES, M. G.; MORAES, A.. Participação em banca de Ricardo Del Segue Villas Boas. Analise Macroergonômica do Trabalho em Empresa de Artigos de Perfumaria e Cosméticos. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

49.
ECHEVESTE, M. E. S.; MORAES, A.; JACQUES, M. G.. Participação em banca de Erika Cristina Gonçalves. Uma abordagem para concepção do posto de motorista de ônibus urbano segundo a visão macroergonômica. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

50.
ECHEVESTE, M. E. S.; OLIVEIRA, P. A. B.; MENDES, J. M. R.. Participação em banca de Iara Rodrigues da Silva. O impacto das orientações ergonômicas e o tratamento Fisioterapeutico na saúde de mulheres pós-cirurgicas de Câncer de mama que retornam ao trabalho. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

51.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Sandra Salete Polleto. Avaliação e Impementação dos Programas de Ginástica Laboral, implicações metodológicas. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

52.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Jacinta Sidegum Renner. Custos posturais nos posicionamentos em pé, empé/sentado e sentado nos postos de trabalho. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

53.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Jacques Starosta Tessler. Macroergonomia em call center de ambiente universitário. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

54.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Detlev Kayser. Identificação e Redução de Perdas segundo o Sistema Toyota de Produção: um estudo de caso na ´rea de revestimento de superfícies. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

55.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Leonardo Piorezan. Estabilização de Processos: um estudo de caso no setor de pintura automotiva. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

56.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Marisa Golin da Cunha. Desdobramento da Função Qualidade no Setor de lazer:o caso do petrópolis Tenis Clube. 2000 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

57.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Sara Cecin Rohenkohl. Desdobramento da Função Qualidade em Serviço: O caso do Shopping Iguatemi. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional da Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

58.
ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Vitor Hugo da Cunha Ruffoni. Aplicação de Uma Metodologia de Desenvolvimento de Produto em uma empresa de Médio Porte. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional da Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
FORMOSO, C. T.; FAZENDA, P. T.; ABDALLA, J. G. F.; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES. Participação em banca de Lisiane Pedroso Lima. Proposta de um método para uso e geração de evidências no processo de projeto de empreendimentos da construção civil. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
MIGUEL, P. A. C.; ZANCUL, E. S.; CAMPOS, L. M. S.; FERREIRA, M. G. G.; GONTIJO, L. A.; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES. Participação em banca de Fernanda Hänsch Beuren. Desenvolvimento de um modelo conceitual para caracterização de sistemas produto-serviço com base no seu ciclo de vida. 2013. Tese (Doutorado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
DORION, E. C. H.; OLEA, P. M.; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES. Participação em banca de Julio Cesar Ferro de Guimarães. A relação entre recursos estratégicos e inovação de produto para a obtenção de vantagem competitiva em empresas do arranjo produtivo local moveleiro da serra gaúcha. 2013. Tese (Doutorado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
CARVALHO, M. M.; SBRAGIA, R.; PALADINI, E. P.; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES; PRIETO, V. C.. Participação em banca de Marisa Padovani. Impacto da gestão de portfólio de projetos no desempenho organizacional e de projetos. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

5.
AMARAL, D. C.; Rozenfeld, Henrique; CARPINETTI, L. C. R.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Janaína Mascarenhas Hornos da Costa. Método de Diagnostico e Identificação de Oportunidades de Melhoria no Processo de Desenvolvimento de Produtos. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção)) - Universidade de São Paulo.

6.
LOPES, L. F. D.; Pacheco, R. C; Costa, E. M; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Juçara Salete Gubiani. Modelo para Diagnosticar a Influência do capital intelectual no potencial de inovação das Universidades. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES. Participação em banca de Janaina Mascarenhas Hornos da Costa. Método de diagnóstico e identificação de oportunidade de melhoria do processo de desenvolvimento de produtos utilizando um padrão de recorrência de efeitos indesejados. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

8.
MORALES, A. B. T.; DANTAS, M. A. R.; PACHECO, R. C. S.; LOPES, L. F. D.; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES; Costa, E. M. Participação em banca de Juçara Salete Gubiani. Modelo para diagnosticar a influência do capital intelectual no potencial de inovação das universidades. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
ABIKO, A. K.; ROVATI, J.F.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Luciana Inês Gomes Miron. Gerenciamento dos Requisitos dos Clientes de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social: Proposta para o Programa Integrado Entrada da Cidade em Porto Alegre. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
FABBRI, G. T. P.; ECHEVESTE, M. E. S.; BERNUCCI, L. L. B.; LEITE, L. F.. Participação em banca de Adalberto Leandro Faxina. Estudo da Viabilidade técnica do uso de óleo xisto como óleo extensor em ligantes asfalto-borracha. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

11.
MORAES, A.; OLIVEIRA, P. A. B.; ECHEVESTE, M. E. S.. Participação em banca de Júlio Carlos de Souza Van Der Linden. Um modelo descritivo da percepção de conforto e de risco em calçados femininos. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
FORMOSO, C. T.; MASUERO, A. B.; SAFFARO, F. A.; ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES. Participação em banca de Letícia Ramos Berr. Método de avaliação da qualidade construtiva de empreendimentos habitacionais de interesse social. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES; Bernardes, M. Participação em banca de Cláudia de Souza Libânio. Framework de formação e integração de indivíduos e equipes na gestão de design para empresas da indústria do vestuário. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ECHEVESTE, MARCIA ELISA SOARES. Participação em banca de Jonas Hendler Carlos.Aplicação da Análise Fatorial para Elaborar um Indicador Multivariado da Qualidade dos Servições de Telefonia Móvel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ECHEVESTE, M. E. S.; VIEIRA, M. C.. Participação em banca de Otacílio Gonçalves da Silva Neto.Aplicação do Processo de Desenvolvimento de Produto na Industria Automotiva. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NUNES, J. P. C.; ECHEVESTE, M. E. S.; Nascimento, A. N. Concurso publico Professor assistente Gestao da Producao. 2009. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Outras participações
1.
ECHEVESTE, M. E. S.; WERNER, L.; NUNES, L. N.. Processo Seletivo professor substituto departamento de estatistica. 2007.

2.
ECHEVESTE, M. E. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto para o Departamento de Estatística. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
CAMEY, S.; ECHEVESTE, M. E. S.; NUNES, L. N.. Processo Seletivo Professor Substituto do Departamento de Estatística. 2007.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
INFORMS Annual Meeting 2014. Managing stakeholder voices for the development of a novel rehabilitation device for upper limbs rehabilitation. 2014. (Congresso).

2.
COBENGE - XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Avaliação de cursos e instituições. 2013. (Congresso).

3.
PICMET 13 - Portland International Center for Management of Engineering and Technology. Functional and Emotional Dimensions: Method to Measure Through Data Collection Instruments for New Products in Healthcare.. 2013. (Congresso).

4.
Semana da Qualidade 2013 na Empresa Pirelli Pneus.Novas Tendências da Qualidade: Design for six sigma. 2013. (Outra).

5.
Semana Integrada dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da PUC na Minas.Desenvolvimento e Implantação de novos produtos. 2013. (Outra).

6.
XIII SEMANA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUL-AMERICANA.Detecção de dados atípicos no estudo de tentativa de fraude no abastecimento de frotas utilizando o programa Seis Sigma. 2013. (Outra).

7.
XIII Semana de Engenharia de Produção Sul-Americano (SEPROSUL).Uma proposta de avaliação de site de biblioteca por meio do QFD - Quality Function Deployment. 2013. (Outra).

8.
4 th World Conference P&OM. 2012. (Outra).

9.
XVIII International Conference on Industrial Engineering and Operations MaManagement (ICIEOM). Mass customization and Modularity: a theoretical position in the past decade. 2012. (Congresso).

10.
I CONGRESSO BRASILEIRO DE TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM. 2009. (Congresso).

11.
XIX Encontro Nacional de Engenharia de Producao. Analise decustos para empresa de servicos para base tecnologica. 2009. (Congresso).

12.
Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Fatores criticos para gestao do conhecimento entre projetos de produto. 2008. (Congresso).

13.
Seminário Dia do Estatístico: Comemoração dos 30 anos do curso de Estatística. 2008. (Seminário).

14.
International Symposium on Business and Industrial Statistics.Defining best practicies for integrating statistical techniques into a reference model for new product development. 2007. (Seminário).

15.
International Symposium on Business and Industrial Statistics.A discussion of the potencial application of statistical techniqus in Product Development in Brazilian Companies. 2007. (Simpósio).

16.
V Seminario de Gerenciamento de Projetos PMI RS. 2007. (Seminário).

17.
Quality and Reliability Engineering Workshop. 2006. (Encontro).

18.
V Congresso de Desenvolvimento de Produto. Uma proposta de avaliação da reestruturação do processo de desenvolvimento de produtos baseada em métricas. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FACUNDO ZAFFARONI CAORSI ; ECHEVESTE, M. E. S. . Avaliação estatística da eficácia e usabilidade de equipamentos médico-hospitalares segundo percepção do Paciente. 2014. (Outro).

2.
BARBOSA, T. P. ; ECHEVESTE, M. E. S. . Dificuldades na Gestão do Processo de Desenvolvimento de Produtos de Empresas Brasileiras: Onde concentrar as melhores práticas?. 2013. (Outro).

3.
Pistorello, T ; ECHEVESTE, M. E. S. . Associação estatística entre características de empresas e melhores práticas na gestão de desenvolvimento de produtos. 2012. (Outro).

4.
Grebin, Sabrina Zanatta ; ECHEVESTE, M. E. S. . ANALISE MULTIVARIADA DA CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE EMPRESAS, DIFICULDADES E PRATICAS ASSOCIADAS AO POTENCIAL DE INOVAÇÃO. 2011. (Outro).

5.
THIAGO LEAL SÜMMCHEN VALENTIM ; ECHEVESTE, M. E. S. . Um Estudo de Mercado para Produtos Ecológicos de Limpeza Doméstica. 2010. (Outro).

6.
ECHEVESTE, M. E. S.; WERNER, L. ; GUSBERTI, T. D. H. ; FETTERMANN, D. C. ; FRANK, A. G. ; CORREA, J. T. M. ; PAULA, I. C. ; DANILEVICZ, Â. M. F. ; SUAREZ, T. M. ; MARX, A. M. ; FACCIO, K. ; KORZENOWSKI, A. L. . Workshop Gestão de Projetos em Desenvolvimento de Produto. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Raísa Ayres Moesch. O papel da universidade na transição da Economia Linear para a Economia Circular. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Carla Beatriz da Luz Peralta. Método de Referência para mensurar valor de Produtos Inovadores na perspectiva dos consumidores. Início: 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Fernando Henrique Lermen. Atributos de valor percebido em Sistema Produto-Serviço Sustentável para Agroindústria. Início: 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Vera Lucia Milani Martins. Início: 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fernando Henrique Lermen. Lean no Processo de Desenvolvimento de Produtos e Serviços na Agroindústria. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

2.
Tatiany Oleques Lukrafka. Princípios Lean para melhoria dos serviços públicos: paradigmas, proposta de modelo e implementação. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

3.
Sabrina Zanatta Grebin. Avaliação de dispositivos médicos na percepção do usuário : um estudo de caso com pacientes de hemodiálise.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional da Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

4.
Geana Silva dos Santos. Desenvolvimento de um manequim simulador de punção venosa para educação na saúde : da ideia ao protótipo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional da Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

5.
Maximiliano Camargo Rodrigues. Desenvolvimento de um modelo de implantação de serviço de correspondente bancário.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional da Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

6.
Deisi de Oliveira Rhoden. Estar e permanecer : problemática do absenteísmo e rotatividade em uma empresa de tratamento de sementes de Primavera do Leste - MT. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional da Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

7.
Julia Lopes de Oliveira Freitas. Modelagem de processos para a gestão inteligente das informações no controle centralizado do tráfego.. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

8.
Diogo Migotto Carneito. Análise da implantação de projetos Seis Sigma em uma indústria do setor de equipamentos para o agronegócio. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

9.
Monique Sonego. Métodos de modularização no projeto conceitual de desenvolvimento de produtos. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

10.
Eduardo Sherer. Sistematização do processo de desenvolvimento e planejamento da qualidade em serviços WEB. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

11.
Patrícia Magnago Flores. Combinação Produto- Serviço: Uma analise das suas consequencias no processo de desenvolvimento de produtos. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

12.
Karla Faccio. Um estudo sobre Gestão de Requisitos e Gestão de Parâmetros Críticos no PDP. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

13.
Manoel Mendonça Silveira. Estratégias de Aplicação de Análise Estatística Multivariada no Desenvolvimento de Novos Produtos. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

14.
Alejandro Germán Frank. Inciativas de Gestão de Conhecimento nos projetos do Processo de Desenvolvimento de Produtos. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

15.
Tathiana Massimino Suarez. Desenvolvimento de um modelo de PDP para uma empresa de base tecnológica. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

16.
Juliana Nunes de Sá Brito. Retroalimentação do Processo de Desenvolvimento de Empreendimentos de Habitação de Interesse Social a partir de reclamações de Usuários: Estudo no Programa de Arrendamento Social. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

17.
Diego Pellini. Desenvolvimento de um aplicativo em ambiente Web para a gestão do conhecimento explícito entre Projetos Seis Sigma. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

18.
Alexandre Mendes. PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO E MELHORIAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO SETOR MOVELEIRO. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

19.
Graziela Laidens. Modelo de integração das ferramentas no Processo de desenvolvimento de Produto da industria alimenticia utilizando os principios de Gestão do Conhecimento. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

20.
Tomoe Daniela Hamanaka Gusberti. Desenvolvimento de Produtos farmaceuticos: Modelode intervenção para melhorias em processos de pequenas e médias empresas. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

21.
Ricardo de Marsillac Peña. Aplicação da Metodologia Seis Sigma para Melhorar a qualidade de um fornecedor. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

22.
Jarir Abdel Hamid Mustafa. Aplicação da Ferramenta QFD (Desdobramento da Função Qualidade) na Gestão Pós-Venda de Redes Corporativas de Dados. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

23.
Renato Hansen. Proposta de Estruturação das Fases iniciais do Processo de Desenvolvimento de Produto no setor moveleiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

24.
Marisa Beatriz Poletto Jordan. Processo de Desenvolvimento de Produto: Um Estudo de Caso no setor textil. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

25.
Ricardo Lecke. Reestruturação do Processo de Compra de ferramentas utilizando principios de produçao enxuta. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

26.
Almiro Ferreira. Qualidade de Serviços na educação superior: Uma análise das dimensões da qualidade de serviços para o estabelecimento de curso de Pós-graduação. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

27.
Douglas Rodrigues. O Mercado de gás natural veicular em Curitiba: visão do segmento dos taxistas. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

28.
Eliseu João Silva. As dimensões da qualidade no segmento de centro de informação de condutores de Curitiba/PR. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

29.
Paulo Norberto Matos da Silva. Análise dos Problemas relacionados ao serviço de abastecimento de bunker no Porto de Rio Grande - RS. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

Tese de doutorado
1.
Érika de Andrade Silva Leal. Avaliação de Impactos do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas - PAPPE - SUBVENÇÃO ECONÔMICA. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

2.
Lindomar Subtil de Oliveira. Lindomar Subtil de Oliveira. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

3.
Raffaela Leane Zenni Tanure. Análise multidimensional de requisitos funcionais e emocionais para avaliação de produtos na perspectiva do usuário.. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

4.
Jacir Favretto. Modelo de sistematização das informações para cursos de pós-graduação lato sensu visando a demanda regional. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

5.
Diego Castro Fettermann. Design de produto e processos de projeto com ênfase na customização pós-produção. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

6.
Tomoe Daniela Hamanaka Gusberti. Configuração das capacidades no desenvolvimento de tecnologia e conversão em produtos e serviços. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

7.
João Carlos Chiochetta. Proposta de um Modelo de Governança para parques tecnológicos. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

8.
José Donizetti de Lima. PROPOSIÇÃO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO OLERÍCOLA NAS UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alexandre Amorin Lise. Aplicação do QFD e FMEA no Desenvolvimento de um Filtro de Água Caseiro. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos, Produtos e Serviços) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

2.
Leandro Sperandio Rodrigues. Utilização de QFD e FMEA para Melhoria do Produto: Suporte para fixação de cilindro GNV. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos, Produtos e Serviços) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

3.
Liziane Garcez Cardoso. Sistematização e Propostas de Melhoria do Processo de Desenvolvimento de Embalagens para Produtos Lácteos da Avipal S.A.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Processos, Produtos e Serviços) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

4.
Marcelo Sauressing. Proposta de Um modelo de estruturação do PDP para o setor coureiro:um estudo de caso. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

5.
Roberto Fischer Machado. Pesquisa de Mercado em serviços: Uma aplicação no setor de turismo. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

6.
Ubirajara Rodrigues. Implementação de Melhorias em um Processo de geração de circuito de dados "SLDD" de uma empresa de telefonia através do MIASP. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

7.
Claudio Freitas. Estratégias de Plataforma em empresas globais: Um estudo de caso na Springer Carrier. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

8.
Siane C Pasetto. Desdobramento da Qualidade em serviços: Um estudo de caso na melhoria do desempenho de uma academia de ginástica. 1999. 40 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tavares, Aline Machado.. Desenvolvimento de um projeto de melhoria baseado no Seis Sigma para manutenção da rede de cabos em uma operadora de telefonia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

2.
Jonas Carlos Hendler. Aplicação da análise fatorial para elaborar um indicador multivariado da qualidade dos serviços de telefonia móvel .. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

3.
Guilherme de Oliveira Schattschneider. Fatores de sucesso para aplicação de métodos de análise e solução de problemas por meio de sistemas de informação: um estudo de caso no setor automotivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

4.
Tatiana Quintana. Teoria de Resposta ao Item (TRI) na análise de pesquisa de desempenho na gestão da qualidade em uma siderúrgica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produçao) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

5.
Cassius Olson Porto. Um estudo sobre a satisfação de gestores de recursos humanos em relação aos serviços de um cartão de benefíciios. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produçao) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

6.
Claudia Turik. Planejamento e análise estatistica de uma pesquisa de mercado: Um exemplo de avaliação de serviços numa empresa de telecomunicações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

7.
Fernando de Jesus Moreira Junior. Controle Estatítico de Processo para dados autocorrelacionados. 2003. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

8.
Patricia Klaser Biasoli. Modelagem Baysiana da Confiabilidade de Produtos a partir de dados de campo de utilização de garantia. 2003. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

9.
Marilei Blender Xavier. Caracterização de Modelos de Regressão para Análise de dados Categóricos. 2003. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.

Iniciação científica
1.
Shanna Cunegatto. Planejamento de Projeto de experimentos para polpação a partir de residuos de arroz. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produçao) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcia Elisa Soares Echeveste.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GUIMARÃES, LIA BUARQUE DE MACEDO2013GUIMARÃES, LIA BUARQUE DE MACEDO ; RIBEIRO, Jose Luis Duarte ; ECHEVESTE, MARCIA ELISA ; DE JACQUES, JOCELISE JACQUES . A study of the use of the laptop XO in Brazilian pilot schools. Computers and Education, v. 69, p. 263-273, 2013.

2.
CALLEGARO, A. M.2016CALLEGARO, A. M. ; CATEN, C. ten ; TANURE, R. L. Z. ; Echeveste, Márcia Soares ; JUNG, C. F. . Managing requirements for the development of a novel elbow rehabilitation device.. Technological Forecasting & Social Change, v. 113, p. 404-411-411, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 22:25:20