Elizabeth Dias Munaier Lages

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7025659608590413
  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestrado em Educação - ênfase em Sociologia da Educação e História da Profissão Docente pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e doutorado em Educação - ênfase em Políticas Públicas e Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG-Unidade Ibirité, tendo ocupado de junho de 2016 a junho de 2017 a função de Diretora Acadêmica nesta unidade. Desempenhou também a função de Pró-Reitora de Ensino da UEMG no período de junho de 2017 a julho de 2018.Conselheira do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, biênio 2017-2019. .Foi docente na Faculdade Pedro II, em Belo Horizonte, MG por 08 anos. Participou de março de 2015 a maio de 2017 da equipe da Coordenação compartilhada do Programa Institucional de Educação Integral da UEMG. Foi docente de graduação e pós-graduação da Universidade Nacional de Timor-Leste no ano de 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Educacional, Sociologia e Sociologia do Desenvolvimento, Análise do Impacto Social e Intervenção Social, Políticas Públicas, Antropologia, Formação de Professores, Inclusão Social, Educação Rural, Educação Especial e Sucesso e Fracasso escolares. Possui larga experiência em gestão e coordenação de Educação Integrada e Integral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizabeth Dias Munaier Lages
Nome em citações bibliográficas
LAGES, E. D. M.;LAGES, Elizabeth D. M.;LAGES, Elizabeth Dias Munaier


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Da Educação Rural à organização social no campo: ou construindo o diálogo em meio ao rural nos textos e nas práticas pedagógicas desenvolvidas por Helena Antipoff e Paulo Freire, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Maria de Lourdes Rocha de Lima.
Coorientador: Regina Helena Freitas Campos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: políticas públicas; psicologia educacional; direito à educação; Educação Rural; formação de professores; Intervenção Social.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2001
Mestrado em - Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Família e Escola na configuração de percursos escolares de alunos de turmas de Aceleração de Aprendizagem,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: prof. Dra. Leila de Alvarenga Mafra.
Bolsista do(a): PROGRAMA DEINFORMATIZAÇÃO DE BELO HORIZONTE, PRODABEL, Brasil.
Palavras-chave: PERCURSOS ESCOLARES; sucesso e fracasso escolares; estratégias educativas familiares.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
Setores de atividade: Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1993 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: PEDAGOGIA.
Orientador: DOCENTES EM GERAL.
1980 - 1988
Graduação em Engenharia Civil.
Instituto Politécnico da Universidade Católica de Minas Gerais, IPUC-MG, Brasil.
Título: ENGENHEIRA CIVIL.
Orientador: DOCENTES EM GERAL.




Formação Complementar


2006 - 2006
O Legado de Jean Piaget. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Cultura Escolar e Educação dos Corpos. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
Reforma Educacional e Trabalho Docente. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2000 - 2000
Windows Word Excel.
Empresa Junior da Puc Mg, EJR, Brasil.
2000 - 2000
Pedagogia Logosófica. (Carga horária: 8h).
Fundação Logosófica, FL, Brasil.
1979 - 1981
Inglês.
Cultura Inglesa, CI*, Brasil.


Atuação Profissional



UEMG-Unidade Ibiirité, UEMG-IBIRITÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora adjunta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitora de Ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subchefia do Dep Ciências Humanas e Educação, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Programa Institucional do Program, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador Programa Escola Integrada, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Extensão, Carga horária: 20

Atividades

03/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , UEMG-Unidade Ibirité, UEMG-Unidade Ibirité.

Atividade realizada
GT-Educação, Direitos Humanos e Cidadania: interlocução com a formação cidadã em Helena Antipoff.
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UEMG-Unidade Ibirité, .

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UEMG-Unidade Ibirité, .

02/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , UEMG-Unidade Ibirité, UEMG-Unidade Ibirité.

Atividade realizada
Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Pública e Educação- NEGEPE.
01/2014 - Atual
Extensão universitária , UEMG-Unidade Ibirité, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do projeto de extensão Escola Integrada.

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA, ISEAT, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora adjunta I, Carga horária: 40

Atividades

10/2005 - Atual
Ensino, Educação Especial na Educação Inclusiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Educação e Diversidade
3/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Fiscal do Centro de Documentação e Patrimônio da Fundação Helena Antipoff.
1/2003 - Atual
Ensino, Matemática - Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação I
Sociologia da Educação II
2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA, .

Cargo ou função
Representante do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff no Fórum Mineiro de Educação Especial e Inclusiva (Fórum Permanente).
12/2002 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fudação Helena Antipoff, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fudação Helena Antipoff.

Atividade realizada
Secretária da Revista Científica Escritos sobre Educação.
9/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA, .

Cargo ou função
Membro da Direção da Revista Científica "Escritos sobre Educação".
9/2001 - Atual
Ensino, Curso Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monografia
Sociologia da Educação II
Sociologia da Educação III
Sociologia da Educação IV
09/2001 - 12/2005
Ensino, Curso Normal Superior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação I
Sociologia da Educação II
Didática
Sala de Aula I
Sala de Aula II
Atividades Pedagógicas de Gestão e Sala de Aula II
Atividades Pedagógicas de Gestão e Sala de Aula IV
Estágio Supervisionado
Sociologia da Educação III
Sociologia da Educação IV
2/2003 - 12/2003
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases sociológicas da Educação I
Bases sociológicas da Educação II
12/2001 - 12/2003
Direção e administração, INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Graduação do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira - Fundação Helena Antipoff.
1/2003 - 7/2003
Serviços técnicos especializados , INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA, .

Serviço realizado
Analista de Pesquisa do Instituto Superior de Educação da Fundação Helena Antipoff.

Faculdade Pedro II, FAPE2, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12


Escola Municipal Paulo Freire, EE PAULO FREIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora Municiapal 1º e 2º Ciclos


Escola Municipal Padre Henrique Brandão, EM PR HENRIQUE B, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora municipal 1º e 2º ciclos


Escola Estadual José Bonifácio, EE JOSÉ BONIFÁCI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: profª 1º e 2º ciclos e Supervisora Educaciona


Fundação Educacional Comunitária Formiguense, CEPEP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: contratada, Carga horária: 0
Outras informações
Carga horária da disciplina: 50 h/a. CEPEP - Centro de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da Fundação Educacional Comunitária Formiguense

Atividades

9/2001 - 9/2001
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino

Fundação Machadense do Ensino Superior e Comunicação, FUMESC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: professora
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior

Atividades

03/2002 - Atual
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Ensino I
Métodos e Técnicas de Ensino II

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUCMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: professora do PREPES, Carga horária: 0
Outras informações
Professora do curso Pedagogia Empresarial - PREPES; carga horária: 15 h/a.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: professora Assistente I, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações
Professora do curso de Gestão da Produção Industrial.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Professora do PREPES, Carga horária: 0
Outras informações
Professora do curso de Especialização em Docência do Ensino Superior - PREPES; carga horária: 15 h/a.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: professora do PREPES
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior do PREPES da PUCMINAS.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: professora Assistente I, Carga horária: 0

Atividades

7/2005 - 7/2005
Ensino, Pedagogia Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas Aplicados ao Treinamento
1/2004 - 12/2004
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
Seminários
1/2004 - 1/2004
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
8/2003 - 8/2003
Ensino, Docência do Ensino Superior do PREPES da PUCMINAS, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Didática do Ensino Superior
9/2001 - 7/2002
Ensino, Gestão da Produção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
Seminário I
Seminário II
9/2001 - 7/2002
Serviços técnicos especializados , Curso de Gestão da Produção Industrial, .

Serviço realizado
Coordenadora Pedagógica no Curso..

Programa de Aceleração da Aprendizagem Mg, PAAMG, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: docente, Enquadramento Funcional: docente, Carga horária: 0
Outras informações
Docente no Curso de Capacitação Inicial de Professores do Programa de Aceleração da Aprendizagem - PAA/MG, Belo Horizonte, de 02/03/98 a 06/03/98, carga horária 25 horas/aula

Atividades

3/1998 - 3/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docente no Curso de Capacitação Inicial de Professores

Sebrae Mg, SEBRAE/MG, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 0
Outras informações
Estagiária-habilitação Supervisão escolar, realizado na Escola Técnica de Formação Gerencial-ETFG do SEBRAE- MG, carga horária-120h/a, fevereiro a junho de 1996.

Atividades

2/1996 - 6/1996
Estágios , Escola Técnica de Formação Gerencial, .

Estágio realizado
habilitação Supervisão escolar.

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Auxiliar de pesquisa, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações
Bolsista CNPq/UFMG - cargo: Auxiliar de pesquisa; tendo desenvolvido os seguintes projetos: "Avaliação da adequação pedagógica do conteúdo curricular das quatro últimas séries do 1º grau", sob a coordenação da professora Lucíola L.C.P. Santos (maio/1993 a dezembro/1994) e "Avaliação Escolar - perspectiva sócio-antropológica", sob a coordenação das professoras Lucíola L.C.P. Santos e Ana Lúcia Amaral (janeiro/1995 a julho/1996).

Atividades

8/1999 - 7/2001
Ensino, Faculdade de Educação / FAE, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática - Licenciatura
1/1995 - 7/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: contratata, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Carga horária: 0

Atividades

2/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino
Metodologia da Matemática
Organização da Educação - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e, UNTL, Timor Leste.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente de gradução e pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Elaboração de materias didático-pedagógicos e orientação curricular, Orientação de alunos da pós-graduação strictu senso.


UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS, UNIPAC-RAPOSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do Curso de Administração da UNIPAC de Nova Lima, disciplina: Sociologia e Política nas organizações, desde fevereiro de 2007.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ADJUNTA, Carga horária: 2

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia e Política nas Organizações
08/2003 - 12/2003
Ensino, CURSO NORMAL SUPERIOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Administração Educacional I
Prática Pedagógica de Ensino I
Estágio Supervisionado


Linhas de pesquisa


1.
Psicologia, Psicanálise e Educação História da Psicologia e contexto sócio-cultural

Objetivo: Desenvolver e coordenar estudos e pesquisas na temática da História da Psicologia e sua interface.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: psicologia educacional; história da educação.
2.
GT Pesquisa na formação docente-diálogos com o memorial Helena Antipoff

Objetivo: Desenvolver e coordenar estudos e pesquisas sobre a formação de professores a partir da interlocução com a obra da educadora Helena Antipoff.
Palavras-chave: Cidadania; educação humanista; Educação Rural; formação de professores; psicologia educacional.
3.
Educação, Direitos Humanos e Cidadania: interlocução com a formação cidadã em Helena Antipofff

Objetivo: Desenvolver estudos, pesquisa e extensão sobre a temática dos direitos humanos e educação.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: direito à educação; direito sociais; direitos humanos; Helena Antipoff; Cidadania.
4.
LEDOC - Laboratório de Estudos sobre a Docência


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff: diáólgos com a perspectiva antipoffiana
Descrição: Proposta interinstitucional que envolve alunos de pós-graduação da linha de pesquisa em Psicologia, Psicanálise e Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, professores e graduandos da UEMG-Ibirité..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena Freitas Campos - Integrante / Maria do Carmo Lara - Integrante / Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2016 - 2016
Projeto ?Escola de Helena?: vivência e experiência de construção de um currículo de uma escola de tempo integral
Descrição: O projeto ?Escola de Helena? se constitui em um projeto de educação integral, financiado em parte pelo Programa Mais Educação, e que se configura em uma parceria entre a Fundação Helena Antipoff (FHA) e três escolas estaduais do entorno da UEMG, no município de Ibirité. Atualmente, este projeto ampliou o seu atendimento a mais duas escolas estaduais, na proporção de mais de 600 crianças, do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, no contra turno escolar. A proposta deste projeto de pesquisa é verificar na prática o funcionamento do Projeto ?Escola de Helena? em sua articulação com os macro campos do Programa Mais Educação, buscando-se as ligações entre o currículo desenvolvido neste projeto de educação integral e aquele efetivado pelas escolas parceiras. Além de buscar também compreender os objetivos das oficinas ofertadas, evidenciando-se o que está implícito em seu currículo e, verificando junto aos monitores e professores do projeto as possíveis incongruências entre o previsto e o praticado na execução desse programa de educação integral. Para proceder com a investigação científica proposta, tornou-se imprescindível o estudo da arte que contemplasse a concepção de educação integral segundo diversos teóricos da atualidade, bem como bibliografia que subsidiasse a temática da construção do currículo escolar. Importante destacar também a análise dos documentos legais que versam sobre o assunto. Em sua concepção metodológica, tendo como orientação tal natureza da pesquisa qualitativa e tendo em vista o objeto de interesse pesquisado, no caso a constituição do currículo no ?Projeto Escola de Helena?, foram realizadas visitas de sensibilização às escolas envolvidas no projeto e, a partir do resultado destas visitas e da leitura da bibliografia utilizada foi elaborado o questionário aplicado aos professores e coordenadores de oficinas. Como instrumento que subsidia a pesquisa também foi realizada entrevista semiestruturada que foi aplicada a uma das gestoras principais do projeto. Verifica-se como resultado, portanto, a partir da análise dos dados, a inexistência de interação entre escolas, o projeto ?Escola de Helena? e a Fundação Helena Antipoff, situação que pode comprometer a eficácia do projeto nos moldes como fora proposto. Além disso, ainda que se perceba um interesse em uma formação global do sujeito, a partir das temáticas ofertadas pelas oficinas, também se percebe um distanciamento em relação ao currículo efetivado pela escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Carolina Zimer Silva - Integrante / Patrícia Karla Santos Dorotéio - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
1995 - 1996
Avaliação Escolar - perspectiva sócio-antropológica
Descrição: -.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1993 - 1994
Avaliação da adequação pedagógica do conteúdo curricular das quatro últimas séries do 1º grau
Descrição: -.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Formação cidadã em Direitos Humanos: o gibi como instrumento pedagógico para a aprendizagem de alunos de três escolas do entorno da UEMG- Ibirité
Descrição: No ano de 2017 foi feita a continuidade da parceria com as três escolas do entorno da unidade, sendo elas, as escolas estaduais Sandoval Soares de Azevedo (ESSA), Yolanda Martins e Antônio Pinheiro Diniz no desenvolvimento de ações de formação para a cidadania através de projeto de extensão implementado em 2015 com estas mesmas instituições, mas, desta vez, propondo-se a elaboração dos gibis educativos como resultado de projeto gráfico elaborado em parceria com alunos e professores da Faculdade de Design da UEMG. Pretendeu-se, ainda, manter a aproximação com os Programas Institucionais de Extensão, em especial, o de ?Direito das crianças e adolescentes? e o de ?Educação Integral?, que têm norteado ações educativas no campo dos direitos humanos e inclusão social. Além disso, almejou-se continuar a estreita relação estabelecida nos projetos de extensão implementados em 2015 e 2017 com o projeto de Educação Integral ?Escola de Helena?, parceria da Fundação Helena Antipoff com as mesmas três escolas participantes. Para o projeto desenvolvido no ano de 2018, pretende-se esta mesma continuidade da escrita de novos roteiros sobre a temática dos Direitos Humanos, propondo-se que os subtemas versem sobre a História dos Direitos Humanos no Brasil e sobre a Violência urbana e doméstica e a Instituição escolar, dentre outros, salientando-se, nesta mesma medida a importância da aproximação com a Escola de Design da UEMG e com a comunidade acadêmica e local..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador.
2017 - 2017
Educação em Direitos Humanos e Cidadania: o gibi como proposta pedagógica para a formação de gestores, professores e alunos de três escolas do entorno da UEMG- Ibirité
Descrição: Ressalta-se que no ano de 2015 foi desenvolvido no âmbito da UEMG Unidade Ibirité e financiado pelo Paex o projeto intitulado ?Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre a proposta pedagógica de Helena Antipoff e a Escola Sandoval Soares de Azevedo?. Nessa medida, o projeto desenvolvido no decorrer ano de 2017 deu continuidade à parceria com as três escolas do entorno da unidade, sendo elas, as escolas estaduais Sandoval Soares de Azevedo (ESSA), Yolanda Martins e Antônio Pinheiro Diniz no desenvolvimento de ações de formação para a cidadania e do início da criação de uma coletânea de gibis que versem sobre vários conteúdos pertinentes a essa temática, iniciando com os roteiros já existentes ?Aprendendo com o ECA? e ? Mediação de Conflito Escolar?. Para tanto, os gibis desenhados pela equipe de uma forma simplória, deu lugar a um sofisticado projeto gráfico, desenvolvido pelo Laboratório de Design Gráfico da Escola de Design da UEMG, fruto da parceria estabelecida entre a equipe do projeto e a referida Escola. Mas, desta vez, não mais gibis desenhados pela equipe, mas sim como resultado de projeto gráfico elaborado em parceria com alunos e professores desta unidade da UEMG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Carolina Zimer Silva - Integrante.
2017 - 2017
Educação em Direitos Humanos e Cidadania: o gibi como proposta pedagógica para a formação de gestores, professores e alunos de três escolas do entorno da UEMG- Ibirité
Descrição: Ressalta-se que no ano de 2015 foi desenvolvido no âmbito da UEMG Unidade Ibirité e financiado pelo Paex o projeto intitulado ?Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre a proposta pedagógica de Helena Antipoff e a Escola Sandoval Soares de Azevedo?. Nessa medida, o projeto desenvolvido no decorrer ano de 2017 deu continuidade à parceria com as três escolas do entorno da unidade, sendo elas, as escolas estaduais Sandoval Soares de Azevedo (ESSA), Yolanda Martins e Antônio Pinheiro Diniz no desenvolvimento de ações de formação para a cidadania e do início da criação de uma coletânea de gibis que versem sobre vários conteúdos pertinentes a essa temática, iniciando com os roteiros já existentes ?Aprendendo com o ECA? e ? Mediação de Conflito Escolar?. Para tanto, os gibis desenhados pela equipe de uma forma simplória, deu lugar a um sofisticado projeto gráfico, desenvolvido pelo Laboratório de Design Gráfico da Escola de Design da UEMG, fruto da parceria estabelecida entre a equipe do projeto e a referida Escola. Mas, desta vez, não mais gibis desenhados pela equipe, mas sim como resultado de projeto gráfico elaborado em parceria com alunos e professores desta unidade da UEMG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Carolina Zimer Silva - Integrante.
2015 - 2015
Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre a proposta pedagógica de Helena Antipoff e a Escola Sandoval Soares de Azevedo
Descrição: Este projeto visa a interlocução de saberes com três escolas no entorno da UEMG-Ibirité. São elas, as Escolas Estaduais Sandoval Soares de Azevedo, Yolanda Martins e Antônio Pinheiro Diniz. Tal projeto teve como finalidade a formação cidadã e, para isso foram oferecidas capacitações para professores, gestores e alunos acerca de vários conteúdos, tais como a história dos Direitos humanos e a educação; a educação como meio de transformação e libertação; o direito à educação no Brasil e sua previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente; a violência urbana e doméstica e a Instituição escolar; a relação entre família escola e os conflitos do cotidiano escolar. Além disso, está prevista a produção de informativo à comunidade sobre o que está sendo desenvolvido no projeto. Ressalta-se que a equipe de trabalho teve encontros semanais, fóruns bimestrais e mesas de discussões, estando, em especial, envolvida com o ?Colóquio sobre Educação, cidadania e direitos humanos?. O grupo esteve em constante articulação com a FaPP (Faculdade de Políticas Públicas - UEMG), afim de produzir material didático-pedagógico instrucional que servirá de apoio permanente para as escolas e a comunidade escolar.Produziu dois gibis sobre subtemas relacionados aos Direitos Humanos e Educação: "Aprendendo com o ECA" e "Mediação do Conflito Escolar"..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador / Carolina Zimer Silva - Integrante / Mariana Aparecida d Cruz Souza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2014 - Atual
Escola Integrada
Descrição: Projeto de Extensão Escola Integrada inserido no Programa de Extensão Escola Integrada da UEMG.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Elizabeth Dias Munaier Lages - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2012
Grupo de Estudos Brasil-Timor
Descrição: Grupo de estudos integrado ao "Peace and Conflict Studies Center" e composto por professores e alunos interessados na disccussão de textos sobre a história e a cultura brasileira e timorense..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Conselho Estadual de Educação
2016 - 2017
Agência de fomento: Centro de Pesquisa e Documentação Helena Antipoff
2015 - 2015
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenação pedagógica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Conhecimento e Inclusão Social/Especialidade: Políticas Públicas -Formulação, implementação, gestão e avaliação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio "Melhores projetos de Extensão - PAEX", UEMG.
2017
Prêmio "Melhores projetos de Extensão - PAEX", UEMG.
2017
Medalha "Santos Dumont", Governo do Estado de Minas Gerais.
2015
Prêmio Melhores Projetos de Extensão do Paex, UEMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LAGES, E. D. M.2004LAGES, E. D. M.; MAFRA, Leila de Alvarenga . A política de aceleração de aprendizagem em Minas Gerais na experiência de professores e alunos. Revista Brasileira de Administração da Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n.1, p. 98-113, 2004.

2.
LAGES, E. D. M.2004LAGES, E. D. M.; MAFRA, Leila de Alvarenga . As políticas de aceleração de aprendizagem na experiência de professores e alunos de camadas populares. Escritos sobre Educação, Ibirité, v. 3, n.2, p. 13-21, 2004.

3.
LAGES, E. D. M.1996LAGES, E. D. M.; SOUZA, C. F. ; SOUZA, L. C. A. ; PEREIRA, R. D. . Mudanças Tecnológicas e sua influência sobre o trabalho educacional e coordenação pedagógica. Trabalho & Educação (UFMG), NETE-FAE-UFMG, v. 1, p. 34-46, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LAGES, Elizabeth D. M.; RAMALDES, C. (Org.) ; EIRAS, E. (Org.) . A Educação Integral e o Programa de Escola Integrada: uma preciosa atuação de extensão da FAE UEMG e suas possibilidades formativas. 1. ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017. v. 1. 112p .

Capítulos de livros publicados
1.
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R. . Direitos humanos e movimentos sociais urbanos e do campo: uma luta permanente pela democracia na educação. In: Érica Lourenço; Maria do Carmo Guedes; Regina Helena Freitas Campos. (Org.). Patrimônio cultural, museus, psicologia e educação: diálogos. 1ªed.Belo Horizonte: Editora Pucminas, 2009, v. , p. 269-286.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. C. M. ; LAGES, Elizabeth D. M. ; CUSTODIA, M. P. . Da prática à valorização docente do saber docente: um relato de experiência com estudantes do curso de pedagogia. In: X Seminário Internacional da Rede Estrado, 2014, Salvador. Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa. Salvador: Eduneb, 2014. p. 1-12.

2.
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R. . 50 anos de Helena Antipoff e Paulo Freire e os 20 anos da Constituição Brasileira de 1988. In: I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte, 2009, Belo Horizonte. I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Belo Horizonte, 2009.

3.
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R. . 50 anos de Helena Antipoff e Paulo Freire e os 20 anos da Constituição Federal Brasileira de 1988. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2009. IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço do Século XX e desafios para o século XXI, 2009.

4.
LAGES, E. D. M.. Transformações sociais, reformas educativas e mudanças no trabalho docente. In: II Simpósio de Trabalho e Educação (NETE-UFMG), 2004, Belo Horizonte. Anais do II Simpósio de Trabalho e Educação (Nete-UFMG), 2004. v. CDROOM.

5.
LAGES, E. D. M.. A família e a escola na configuração de percursos escolares de alunos do programa de aceleração de aprendizagem. In: Seminário de Pesquisa do Mestrado em Educação da PUC Minas, 2002, Belo Horizonte, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z. . A CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO NO ?PROJETO ESCOLA DE HELENA?: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. In: X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017, Belo Horizonte. ANAIS DO X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação X Simpósio de Pedagogia Currículo: suas bases e suas ideologias. Belo Horizonte: PUCMINAS, 2017. v. 1. p. 214-218.

2.
LAGES, Elizabeth D. M.; SILVA, C. Z. . EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: DIÁLOGOS ENTRE PROPOSTA PEDAGÓGICA DE HELENA ANTIPOFF E TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DO ENTORNO DA UEMG-IBIRITÉ. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Ouro Preto ? Minas Gerais - 2016, 2016, Ouro Preto. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Ouro Preto ? Minas Gerais - 2016, 2016. v. 1. p. 1-1.

3.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. In: 2 Congresso de Extensão da AUGM, 2015, Campinas. Extensão e Sociedade: a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extesnão, 2015. p. 239-240.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LAGES, Elizabeth D. M.. A construção do diálogo com a educação rural no Brasil,, a partir dos textos e propostas pedagógicas de Helena Antipoff e Paulo Freire. In: XXXII Encontro Anual Helena Antipoff e XII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2014, Ibiirité. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: CDPHA, 2014. v. 25. p. 79-80.

2.
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R. . Políticas do Direito à Educação: diálogos possíveis em Helena Antipoff e Paulo Freire acerca da democratização e da inclusão. In: XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff em associação ao IX Encontro Interstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2010, Belo Horizonte-MG. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2010. v. 22. p. 77-78.

3.
LAGES, E. D. M.. Educação humanista, libertadora, democrática e emancipatória: uma (re)leitura das obras de Helena Antipoff e Paulo Freire. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007, São João Del Rei. Anais do VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2007. v. CDROOM.

4.
LAGES, E. D. M.; MAFRA, Leila de Alvarenga . As políticas públicas de aceleração de aprendizagem na experiência de professores e alunos de camadas populares. In: I Congresso Brasileiro de Formação de Professores, 2003, Campo Largo - Paraná. Passado, presente e futuro da formação de professores. Campo Largo- Paraná: Biblioteca da Faculdade Cenecista Presidente Kennedy, 2003. v. 1. p. 59-59.

5.
LAGES, E. D. M.; MAFRA, Leila de Alvarenga . A família e a escola na configuração de percursos escolares de alunos do programa de aceleração de aprendizagem. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste-Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Educação-Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Educação, 2002, Águas de Lindóia-SP. Pós-graduação e Pesquisa em Educação no Brasil Região Sudeste: Tendências e Desafios, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R. . Direitos Humanos e Movimentos sociais urbanos e do campo: uma luta permanente pela democracia e pela educação. Boletim do CDPHA, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
LAGES, Elizabeth D. M.. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LAGES, Elizabeth D. M.. O blog do Programa Institucional de Educação Integral da UEMG: Ferrameneta de publicização e construção de ideias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LAGES, Elizabeth D. M.; SILVA, C. Z. . EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: DIÁLOGOS ENTRE PROPOSTA PEDAGÓGICA DE HELENA ANTIPOFF E TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DO ENTORNO DA UEMG-IBIRITÉ,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z. . O projeto Escola de Helena: a construção do currículo e os desafios da práiica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z. . Projeto Escola de Helena: experiência e vivência de Educação Integral na Fundação Helena Antipoff. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. O diálogo com a educação rural no Brasil, a partir dos textos e propostas pedagógicas de Helena Antipoff e Paulo Freire. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Lições para a construção de uma Escola Integrada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Formação Político-pedagógica sobre Gestão Democrática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Eduação em Direitos Humanos e Cidadania: diaólogos entre a proposta pedagógica de Helena Antipoff e três escolas do entorno da UEMG-Ibirité. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Lages, Elzabeth Dias Munaier Lages; LAGES, Elizabeth Dias Munaier . Gestão Escolar, Cultura Organizacional e aprendizagem: dilemas, possibilidades e desafios na mediação pedagógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LAGES, E. D. M.. Compreendendo conceitos importantes como a Educação Rural, a Formação de professores e a Intervenção Social na aboradagem freireana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R. . Da Educação Rural à Organização Social no campo: construindo o diálogo nos textos e nas práticas pedagógicas desenvolvidas por Helena Antipoff e Paulo Freire. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R. . Polítcas do Direito à Educação: diálogos possíveis em Helena Antipoff e Paulo Freire acerca da democratização e inclusão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
LAGES, E. D. M.. Transformações sociais, reformas educativas e mudanças no trabalho docente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
BOVO, A. P. ; CANETE, L. S. C. ; Costa, Fernanda ; DOROTEIO, P. K. S. ; LAGES, E. D. M. . Prefácio. Belo Horizonte, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z. . A CONSTITUIÇÃO DO CURRÍCULO NO ?PROJETO ESCOLA DE HELENA?: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Belo Horizonte: Pucminas, 2017 (Resumo em Anais).

3.
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z. . O PROJETO 'ESCOLA DE HELENA': UMA EXPERIÊNCIA DE ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL 2016 (Resumo em Anais).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LAGES, Elizabeth D. M.. O discurso da diferença cultural na novela gráfica: contribuições para os estudos curriculares. 2015.

2.
LAGES, Elizabeth D. M.. Política Nacional de Alfabetização para Jovens e Adultos: um olhar acerca do Programa Brasil Alfabetizado. Recife, abril. 2014.

Produtos tecnológicos
1.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; SILVA, C. Z. . Coleção Duda e Felipe - Educação em Direitos Humanos - Conhecendo o ECA e Mediação do Conflito Escolar. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
LAGES, E. D. M.; MOREIRA, Sebastião Rogerio Gois ; RODRIGUES, Eronilde Do Carmo R. . Revista Escritos Sobre Educação. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Colóquio sobre educação, direitos humanos e cidadania. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LAGES, Elizabeth D. M.. Diálogos entre Helena Antipoff e Paulo Freire acerca da Intervenção social e da Educação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
LAGES, Elizabeth D. M.. Colóquios em Gestão Pública: reflexões a partir do NEGEPE. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
LAGES, Elizabeth D. M.. Pesquisas em História da Educação e História da Psicologia: a potencialidade do acervo Helena Antipoff. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
LAGES, Elizabeth D. M.. Educação Integral. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; CANETE, L. S. C. ; ALMEIDA, M. O. ; MEIRA, C. J. ; OTONI, J. S. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DILEMAS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LAGES, E. D. M.; SILVA, C. Z. ; ANTONIO, N. J. . Coleção Duda e Felipe volume 3 e 4. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gibis).

2.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; SILVA, C. Z. . Coleção Duda e Felipe - Educação em Direitos Humanos - Conhecendo o ECA e Mediação do Conflito Escolar. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gibis).

3.
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z. . ?Escola de Helena?: vivência e experiência de construção de um currículo de uma escola de tempo integral. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Coordenação de Extensão. 2014. (Admnistrativa).

5.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. A RELAÇÃO DA FAMÍLIA, DA CIDADANIA E DA EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS PARA UMA ANÁLISE DA CONTEMPORANEIDADE. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LAGES, Elizabeth D. M.. Administração Pública. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos e apostilas).

7.
LAGES, E. D. M.. Projeto Família, Cidadania e Educação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
LAGES, E. D. M.. 1º Seminário de Educação Desafios da Educação Infantil na contemporaneidade. 2003 (Debatedor) .

2.
LAGES, E. D. M.; MAFRA, Leila de Alvarenga . Família e Escola Configuração de Percursos Escolares de Alunos de Turmas de Aceleração de Aprendizagem. 2001 (Defesa de Dissertação de Mestrado em Educação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ASSIS, P. D. R. M.; UFMG, P. D. M. I. A. R. -.; BATISTA, M. M.; GOUVEIA, M. C. S.; LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Participação em banca de Celsa Mercia dos Santos. Representações de professores sobre alunos adolescentes: um estudo na escola Sagrada Esperança em Cabinda/Angola. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ASSIS, P. D. R. M.; UFMG, P. D. W. M. S. -.; UFMG, P. D. E. L. -.; UFMG, P. D. S. D. C. -.; LAGES, Elizabeth Dias Munaier; UFMG, P. D. M. I. A. R. -.. Participação em banca de Marilene Oliveira Almeida. O ENSINO DE ARTE NA OBRA DE HELENA ANTIPOFF: diálogos e colaborações entre a arte e a educação nova. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
LAGES, Elizabeth D. M.. Participação em banca de Renata Silva Cruz. A perspectiva de Helena Antipoff e seus colaboradores para ações de alfabetização em Minas Gerais: (1929-1945). 2015.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CONRADO, E. R.; LAGES, E. D. M.. Participação em banca de Ellis Regina Conrado. A inclusão escolar, a Escola Plural e os impactos sobre a educação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF.

2.
DIAS, V. M. F.; LAGES, E. D. M.. Participação em banca de Vicência Medeiros Félix Dias. A inclusãp escolar na Rede particular de Ensino: uma análise do Colégio Batista Mineiro. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Participação em banca de Yan Victor Leal da Silva.Quintais urbanos: saberes, memórias e resistência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UEMG-Unidade Ibiirité.

2.
JARDIM, C. M.; RAMALDES, C.; LAGES, Elizabeth D. M.. Participação em banca de Ângela M Carvalho, Ana F C Oliveira, Júnia P Pinheiro.Pedagogo, pesquisador, docente e gestor: dilemas e desfios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Unidade Ibiirité.

3.
LAGES, Elizabeth D. M.. Participação em banca de Ingrid Carol B. S. B. de Souza e Leonardo Paschoal de Souza.O analfabetismo funcional no ensino de Biologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - UEMG-Unidade Ibiirité.

4.
LAGES, Elizabeth D. M.. Participação em banca de Paula Teixeira do Carmo e Thiago Dumont Costa e Silva.Proet: um breve relato do ensino de matemática neste programa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - UEMG-Unidade Ibiirité.

5.
LAGES, Elizabeth D. M.. Participação em banca de Vanusa Aparecida Silva.Mídias e Educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Unidade Ibiirité.

6.
LAGES, Elizabeth D. M.. Participação em banca de Luciene R. Braga; Esmelinda P. Marques; Vanessa J. da Silva.Relação Família Escola: concepções, possibilidades e desafios educacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Unidade Ibiirité.

7.
LAGES, Elizabeth D. M.. Participação em banca de Letícia Suélen França.A relação das novas configurações familiares e a escola na contemporaneidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Unidade Ibiirité.

8.
LAGES, Elizabeth D. M.. Participação em banca de Cleison C. de S. Alves e Pamela S. F. de Oliveira.História da Educação de Jovens e Adultos ao longo do tempo: uma visão sobre o método Paulo Freiire. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Unidade Ibiirité.

9.
FRANCA, R. G. R.; LAGES, E. D. M.; MAFRA, E. S.. Participação em banca de Roseli Geralda Rodrigues França.A apropriação da leitura e da escrita em uma sala de aula da EJA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pedro II.

10.
RESENDE, E. A. C.; SILVA, F. Z.; BRAGA, K. V. S.; Rosângela M. Boff Mendes; Soares, Sirlete de L.; LAGES, E. D. M.. Participação em banca de Edileine A. Resende; Flávia Z.Silva; Keila V.S. Braga et all.Experiências com o Letramento enquanto forma de interação social e suas estratégias de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF.

11.
Gualberto, Quênia Andrade; Marques, Silvana Aparecida; LAGES, E. D. M.. Participação em banca de Quênia A. Gualberto; Silvana A. Marques.A atuação do pedagogo fora do ambiente escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pedro II.

12.
Oliveira, Adriana T. M.; LAGES, E. D. M.. Participação em banca de Adriana Teixeira Miranda Oliveira.Intervenção pedagógica na aprendizagem do estudante com necessidades educacionais especiais: um enfoque para a Síndrome de Down. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pedro II.

13.
Ribeiro, Ariane B.; Cunha, Vanessa A. R. da; LAGES, E. D. M.. Participação em banca de Ariane B. Ribeiro; Vanessa A. Ribeiro da Cunha.A importância da psicomotricidade na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pedro II.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LAGES, Elizabeth D. M.. Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior - Edital 016/2015. 2015. UEMG-Unidade Ibiirité.

2.
LAGES, Elizabeth D. M.. Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior - Edital 012/2015. 2015. UEMG-Unidade Ibiirité.

3.
LAGES, Elizabeth D. M.. Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior - Edital 006/2015. 2015. UEMG-Unidade Ibiirité.

4.
LAGES, Elizabeth D. M.. Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior - Edital 007/2015. 2015. UEMG-Unidade Ibiirité.

5.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de professores de Educação Superior. 2015. UEMG-Unidade Ibiirité.

6.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior. 2015. UEMG-Unidade Ibiirité.

7.
LAGES, Elizabeth D. M.. Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior - Edital 006/2014. 2014. UEMG-Unidade Ibiirité.

8.
LAGES, Elizabeth D. M.. Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior - Edital 005/2014. 2014. UEMG-Unidade Ibiirité.

9.
LAGES, Elizabeth D. M.. Processo Seletivo Simplificado para Designação Temporária de Professores de Educação Superior - Edital 001/2014. 2014. UEMG-Unidade Ibiirité.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2016. (Congresso).

2.
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Eucação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia.Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2016. (Encontro).

3.
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Eucação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia.O blog do Programa Institucional de Educação Integral da UEMG: ferramenta de publicização e construção de ideias. 2016. (Encontro).

4.
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff: Psicologia, Eucação e o debate ambiental - retomando a perspectiva ecológica antipoffiana e do XIV Encontro Interinstitucional de pesquisadores em História da Psicologia.Projeto Escola de Helena: Experiências e vivências de Educação Integral na FundaçãoHelena Antipoff. 2016. (Encontro).

5.
45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Psicologia e Formação de Professores. 2015. (Congresso).

6.
45a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Evento. 2015. (Congresso).

7.
X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Seminário).

8.
X Seminário Internacional da Rede Estrado.Da prática à valorização do saber docente: um relato de experiência com estudantes do curso de pedagogia. 2014. (Seminário).

9.
XXIX Encontro Helena Antipoff.Da Educação Rural à Organização Social no campo: construindo o diálogo nos textos e nas prática pedagógicas desenvolvidas por Helena Antipoff e Paulo Freire. 2011. (Encontro).

10.
I Encontro de Pesquisadores em Educação dos Programas de Pós-Graduação em Educação de Belo Horizonte.50 anos de Helena Antipoff e Paulo Freire e os 20 anos da Constituição Brasileira de 1988. 2009. (Encontro).

11.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação no Brasil: Balanço dos século XX e desafios para o século XXI.50 anos de Helena Antipoff e Paulo Freire e so 20 anos da Constituição Federal Brasileira de 1988. 2009. (Encontro).

12.
XXVII Encontro Anual Helena Antipoff. 2009. (Encontro).

13.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Educação humanista, libertadora, democrática e emancipatória: uma (re) leitura das obras de Helena Antipoff e Paulo Freire. 2007. (Congresso).

14.
XXV Encontro Anual Helena Antipoff.Diálogos entre a teoria e a prática na formação de professores: a experiência de Helena Antipoff. 2007. (Encontro).

15.
XXV Encontro Anual Helena Antipoff ? Formação de professores para o Ensino Básico: Diálogos com a experiência Antipoffiana. 2007. (Encontro).

16.
XXV Encontro Anual Helena Antipoff ? Formação de professores para o Ensino Básico: Diálogos com a experiência Antipoffiana.Coordenadora da Mesa-Redonda: Diálogos entre a teoria e a prática na formação de professores: a experiência de Helena Antipoff. 2007. (Encontro).

17.
XXV Encontro Anual Helena Antipoff ? Formação de professores para o Ensino Básico: Diálogos com a experiência Antipoffiana.Movimentos sociais, Educação Rural e formação de professores: contribuições, limites e desafios à sociedade contemporânea. 2007. (Encontro).

18.
29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPED. 2006. (Outra).

19.
A psicologia nas Instituições de Educação e saúde mental no Brasil: história e atualidade. 2006. (Encontro).

20.
III Simpósio Trabalho e Educação (NETE-UFMG). 2005. (Simpósio).

21.
27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Outra).

22.
II Simpósio sobre trabalho e educação: A relação Trabalho e Educação no atual contexto de regulação social.Transformações sociais, reformas educativas e mudanças no trabalho docente. 2004. (Simpósio).

23.
Passado, presente e futuro da formação de professores. 2003. (Congresso).

24.
Revistas científicas brasileiras: da quantidade que temos para a qualidade que queremos. 2003. (Encontro).

25.
A pesquisa na pós-graduação em Educação. 2002. (Seminário).

26.
II Telecongresso Internacional de Educaçào de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).

27.
Pedagogo: que profissional é esse?. 2002. (Outra).

28.
Pós-graduaçào e Pesquisa em Educação no Brasil Região Sudeste: Tendências e Desafios. 2002. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LAGES, E. D. M.. I Seminário de Formação Docente. 2018. (Outro).

2.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff - Acervo do Memorial Helena Antipoff/ Centro de Documentação. 2015. (Outro).

3.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. 16 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2014. (Outro).

4.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. IX Semana do Conhecimento "Educação Integral-lugares e possibilidades". 2013. (Outro).

5.
LAGES, E. D. M.. Semana do Conhecimento: Profissão docente: atuação, formação e politicas.. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ellis Regina Conrado. A inclusão social na Escola Plural: impactos sobre a educação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

2.
Noeme Lino de Oliveira. A inclusão escolar no Colégio Batista Mineiro na perspectiva dos alunos deficentes e de suas famílias. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

3.
Vicência Medeiros Félix Dias. A inclusão escolar na Rede Particular de Ensino: uma análise do Colégio Batista Mineiro. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

4.
Luciana Aguiar Pacheco. A inclusão do deficiente na escola regular: um estudo na Rede Municipal de Belo Horizonte. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

5.
Solange de Cecília Lima Fonseca. A inclusão do deficiente visual no mercado de trabalho. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial na Escola Inclusiva) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aparecida F. de Almeida, M de Fátima Nogueira e Marina da Mo. Educação Integral: Escola de Helena, Ensino e Aprendizagem em um projeto integral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Unidade Ibiirité. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

2.
Iêda Cristina Lopes Maciel. Políticas Educativas para a diversidade sexual e gênero: conquistas, singularidades e integração escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - UEMG-Unidade Ibiirité. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

3.
Carla C N S Duarte, Girlaine M A Barcelos, Sabrina S Oliveir. A utilização e produção de materiais didáticos para o primeiro seguimento da Educação de Jovens e Adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - UEMG-Unidade Ibiirité. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

4.
Diana Chaves Silva;Marlene O. S. Costa;Ludmila de Freitas. A participação da família na escola: um estudo de caso em escolas públicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

5.
Patrícia da Silva Bernardes; Sarah Eloiza Damasceno Borges. O Programa Escola da Gente: Educação integral ou Educação integrada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

6.
Rosilene Aparecida Rodrigues e Virlene Leal Cardoso. A função da família no rendimento escolar do aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pedro II. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.

7.
Gisele Cardoso Serapião e Soraya Anjos de Sousa Silva. A importância da relação família e escola no processo ensino-aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pedro II. Orientador: Elizabeth Dias Munaier Lages.



Inovação



Produto tecnológico
1.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; SILVA, C. Z. . Coleção Duda e Felipe - Educação em Direitos Humanos - Conhecendo o ECA e Mediação do Conflito Escolar. 2018.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R. . Polítcas do Direito à Educação: diálogos possíveis em Helena Antipoff e Paulo Freire acerca da democratização e inclusão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LAGES, E. D. M.; LIMA, M. L. R. . Da Educação Rural à Organização Social no campo: construindo o diálogo nos textos e nas práticas pedagógicas desenvolvidas por Helena Antipoff e Paulo Freire. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LAGES, E. D. M.. Compreendendo conceitos importantes como a Educação Rural, a Formação de professores e a Intervenção Social na aboradagem freireana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. O diálogo com a educação rural no Brasil, a partir dos textos e propostas pedagógicas de Helena Antipoff e Paulo Freire. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Lições para a construção de uma Escola Integrada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Formação Político-pedagógica sobre Gestão Democrática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LAGES, Elizabeth D. M.. Educação em Direitos Humanos e Cidadania: diálogos entre três escolas do entorno da Fundação Helena Antipoff. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LAGES, Elizabeth D. M.. O blog do Programa Institucional de Educação Integral da UEMG: Ferrameneta de publicização e construção de ideias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LAGES, Elizabeth D. M.; SILVA, C. Z. . EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: DIÁLOGOS ENTRE PROPOSTA PEDAGÓGICA DE HELENA ANTIPOFF E TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DO ENTORNO DA UEMG-IBIRITÉ,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z. . O projeto Escola de Helena: a construção do currículo e os desafios da práiica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LAGES, Elizabeth D. M.; DOROTEIO, P. K. S. ; SILVA, C. Z. . Projeto Escola de Helena: experiência e vivência de Educação Integral na Fundação Helena Antipoff. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
LAGES, Elizabeth D. M.. Administração Pública. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Textos e apostilas).

2.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier; SILVA, C. Z. . Coleção Duda e Felipe - Educação em Direitos Humanos - Conhecendo o ECA e Mediação do Conflito Escolar. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gibis).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LAGES, Elizabeth D. M.. Diálogos entre Helena Antipoff e Paulo Freire acerca da Intervenção social e da Educação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LAGES, Elizabeth D. M.. Colóquios em Gestão Pública: reflexões a partir do NEGEPE. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
LAGES, Elizabeth D. M.. Pesquisas em História da Educação e História da Psicologia: a potencialidade do acervo Helena Antipoff. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
LAGES, Elizabeth D. M.. Educação Integral. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
LAGES, Elizabeth Dias Munaier. Colóquio sobre educação, direitos humanos e cidadania. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Membro da Comissão Permanente de Avaliação da Faculdade Pedro II - 2010/2012;

Membro do Conselho Fiscal do CDPHA - Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - desde 2009;

03 a 07 de abril de 2006, Faculdade de Educação da UFMG. 
Curso de 40 horas/aula "O Legado de Jean Piaget".
Ministrado pela professora doutora Silvia Parrat-Dayan, pesquisadora do Centre Jean Piaget e do Instituto Jean-Jacques Rousseau, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra.
(19/08/2006)

. Curso de informática, desenvolvido na Empresa Junior da PUC-MG: Windows, Word e Excel.
. Inglês: Cultura Inglesa.
. Francês: Aliança Francesa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:25:17