Maria Helena Carvalho de Castro Gonçalez

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3742600039119256
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santo André (1972), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em docência , coordenação e direção; atuando principalmente nos seguintes temas: atitude, família, desempenho e processo ensino aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Helena Carvalho de Castro Gonçalez
Nome em citações bibliográficas
GONÇALEZ, M. H. C. C.


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2000
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Relações entre a família, o gênero, o desempenho, a confiança e as atitudes em relação à Matemática,, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Márcia Regina Ferreiro de Brito.
Palavras-chave: atitude; família; desempenho.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1995
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Atitudes (des)favoráveis em relação à Matemáticaa,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Márcia Regina Ferreira de Brito.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: atitude; favorável.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1970 - 1972
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santo André, FFCL*, Brasil.




Formação Complementar


1990 - 1990
Extensão universitária em Especialização em a trama da Linguagem na escola. (Carga horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2015
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA
PSICOLOGIA
03/2000 - 12/2015
Direção e administração, UNIVERSIDADE PAULISTA, .

Cargo ou função
COORDENAÇÃO DE CURSO.

FACULDADE DE VINHEDO, FV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor/coordenador, Carga horária: 20


Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, FUNCAMP/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor/coordenador, Carga horária: 10


COLEGIO RIO BRANCO, COL RB, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


COLEGIO RIO BRANCO CAMPINAS, COL RB, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DIRETORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 40


REDE ESTADUAL DE ENSINO, DRE, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.


UNIVERSIDADE SANTA CECILIA SANTOS, UNISANTA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 4


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 16
Outras informações
professora do Curso de Pós-graduação da UNICAMP, Formação de Gestores


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 8
Outras informações
Professora Orientadora do PEC-FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA- USP/UNESP/PUC-SP.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRITO, M. R. F.2000BRITO, M. R. F. ; GONÇALEZ, M. H. C. C. ; MUNHOZ, A. M. H. ; MARINHEIRO, F. B. ; NEVES, L. F. ; SANCHES, M. H. F. ; PRIMI, R. ; REZI, V. . Exames Nacionais: uma análise do ENEM aplicado à Matemática. Avaliação, São Paulo, v. 5, n.4, p. 45-54, 2000.

2.
GONÇALEZ, M. H. C. C.1996 GONÇALEZ, M. H. C. C.. Marginalização da Matemática. Revista do Professor, RS, v. 12, n.47, p. 42-44, 1996.

3.
GONÇALEZ, M. H. C. C.1996 GONÇALEZ, M. H. C. C.. Atitudes (des)favoráveis em relação à Matemática. Revista Zetetiké, UNICAMP, v. 4, p. 45-63, 1996.

Capítulos de livros publicados
1.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. A aprendizagem de atitudes positivas em relação à Matemática. In: Marcia Regina F. de Brito1. (Org.). Psicologia da Educação Matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: INSULAR, 2001, v. 1, p. 09-277.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Examesmnacionais: uma análise do ENEM aplicado à matemática. Avaliação, Campinas SP, p. 45 - 53, 10 dez. 2000.

2.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Zetetiké. Atitudes (des)favoráveis em relação á Matemática, Campinas, p. 45 - 63, 05 jul. 1996.

3.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Marginalização da matemática. revista do Professor, Rio grande do Sul, p. 42 - 44, 03 mar. 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALEZ, M. H. C. C.; BRITO, M. R. F. . Família y atitudes em relacion a lãs matematicas. In: XXVIII Congresso Interamericano de Psicologia, 2001, Santiago. XXVIII Congresso Interamericano de Psicologia, 2001.

2.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Pesquisa em educação e a formação de professores. In: VI Semana de Pedagogia, 2001, Campinas. VI Semana de pedagogia, 2001.

3.
GONÇALEZ, M. H. C. C.; BRITO, M. R. F. . Aspectos afetivos e atitudinais e desempenho em Matemática: considerações teóricas, metodológicas e desdobramentos práticos. In: XXXI Reunião Anual de psicologia, 2001, Rio de Janeiro. XXXI Reunião Anual de Psicologia, 2001.

4.
BRITO, M. R. F. ; GONÇALEZ, M. H. C. C. . Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à Matemática. In: XXIX Reunião anual de Psicologia, 1999, Campinas. XXIX Reunião Anual de Psicologia, 1999.

5.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. A construção de atitudes positivas em relação à Matemática. In: II CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACION MATEMÁTICA, 1998, CARACAS. II CONGRESSO IBEROAMERICANO DE EDUCACION MATEMÁTICA, 1998.

6.
GONÇALEZ, M. H. C. C.; BRITO, M. R. F. . Atitudes (des)favoráveis em relação à Matemática. In: IV Encontro Paulista de Educação Matemática, 1996, São Paulo. IV EPEM, 1996. v. 1. p. 2-463.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALEZ, M. H. C. C.; BRITO, M. R. F. . Confiança que o aluno possui para aprender Matemática. In: nual de Psicologia, 2000, Brasília. XXX Reunião Anual de Psicologia, 2000.

2.
GONÇALEZ, M. H. C. C.; BRITO, M. R. F. . Um estudo das competências matemáticas adquiridas por estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. In: V Encontro Paulista de Educação Matemática, 1998, São José do Rio Preto. V EPEM, 1998. v. 01.

3.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Projeto de formaçã continuada do professor de Matemática. In: VI ENEM, 1998, São Leopoldo. VI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1998.

4.
GONÇALEZ, M. H. C. C.; BRITO, M. R. F. . Exploratory study about verbal and mathematical abilities related to solving and attitudes. In: 24 th Internacional Congress of Applied Psychology, 1998, São Francisco. 24 Internacional Congress of Applied Psychology, 1998.

5.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Reflexões sobre a pré-escola, o brinquedo como oportunidade de desenvolvimento. In: I Encontro de Psicopedagogia, 1997, Maringá. I Encontro de Psicopedagogia. Maringá: editoração eletrônica, 1997. v. 1. p. 1-84.

6.
GONÇALEZ, M. H. C. C.; BRITO, M. R. F. . Atitudes (des)favoráveis em relação á Matemática. In: 18ª Reunião Anual da ANPED, 1995, Caxambu. Poder, Política e Educação. Caxambu: editoração eletrônica, 1995. v. 1. p. 5-257.

Apresentações de Trabalho
1.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. PREDISPOSIÇÃO FAVORÁVEL À MATEMÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: (DES)FAVORÁVEIS. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GONÇALEZ, M. H. C. C.; PIROLA, N. A.. Participação em banca de CLAUDIA FABIANA ORFÃO GAIOLA. PERCEPÇÃO E ATITUDES DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de Kelly Christinne Maia de Paula. A família, o desenvovlvimento das atitudes em relação à Matemática e a crença de auto-eficácia. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de Ana Sheila do Couto Trindade Moraco. Um estudo sobre os conhecimentos geométricos adquiridos por alunos do Ensino Médio. 2006. Dissertação (Mestrado em educação para ciência) - universidade estadual paulista campus bauru.

4.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de Gislaine Donizetti F da Costa. Relações entre as orientações motivacionais e o desempenho escolar de alunos da 7ª série do ensino fundamental em matemática, na resolução de equações do 1º grau. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de Lucimar Ferreira. Tecnologia educacional: uma intervenção no ensino de geometria plana usando softwareeducacional. 2005. Dissertação (Mestrado em educação para ciência) - universidade estadual paulista campus bauru.

6.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de Cléa Mendes da Silva. Logo na sala de aula: atitudes e ensino de geometria. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
BRITO, M. R. F.; BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A.; GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de Liliane Ferreira das Neves. Um estudo sobre a influência da percepção e das expectativas dos professores e dos alunos sobre o desempenho em Matemática. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
NERI, A. L.; FINI, L. D. T.; BRITO, M. R. F.; MORO, M. L. F.; BRENELLI, R. P.; MOGINA, S. M.; GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de Valéria Scomparim de Lima. Soluções de problemas, habilidades matemáticas, flexibilidade de pensamento e criatividade. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de Edvaldo Renê Missio. Sociedade da Informação: elementos de uma ètica da integração na era do "homem código de barras. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de THAIS MOREIRA SEPULVIDA.PEDAGOGIA EMPRESARIAL: UM ENFOQUE PEDAGÓGICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista.

2.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de THAIS FERNANDA RODRIGUES, MARIA ELOISA PEREIRA DANTAS.AUTISMO: AS POSSÍVEIS DIFICULDADES QUE UM AUTISTA ENFRENTA NO AMBIENTE ESCOLAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista.

3.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de LARISSA GARCIA FERREIRA.A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista.

4.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de TABATHA CAROLINA D DE MORAES, LUANA E USSUNA MENOSSI,.A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: PARA ALÉM DA VERIFICAÇÃO DE RESULTADSOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista.

5.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de ANA PAULA S MORAES, BRUNA C CARMONA.EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA PARA O SÉCULO XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista.

6.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. Participação em banca de CLAUDIA P VIEIRA, FERNANDA A COSTA.O DESENHO E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14º Encontro Nacional de Educadores de Paulínia,.O prazer de aprender Matemática. 2004. (Oficina).

2.
1º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e da IX Conferência Internacional de Avaliação Psicológica. Confiança na aprendizagem da Matemática - participante. 2003. (Congresso).

3.
XXVIII Congresso Interamericano de psicologia.Familia y atitudes em relacion a lãs matematicas. 2001. (Outra).

4.
XXXI reunião Anual de Psicologia.Aspectos afetivos e atitudinais e desmpenho em matemática: considerações teóricas, metodológicas e desdobramentos práticos. 2001. (Simpósio).

5.
VII Conferência Internacional de avaliação psicológica. Um estudo exploratório sobre a validade de constructo do ENEM. 2000. (Congresso).

6.
XXX reunião anual de psicologia. Confiança que o aluno possui para aprender matemática. 2000. (Congresso).

7.
XXIX reunião anual de psicologia.Adaptação e validação de uma escal de atitudes em relação á Matemática. 1999. (Simpósio).

8.
24 th Internacional Congress of Applied Psychology. Exploratory study about verbal and mathematical abilities related to problem solving and attitudes. 1998. (Congresso).

9.
II congresso Iberoamericano de educacion matemática. A construção de atitudes positivas em relação á Matemática. 1998. (Congresso).

10.
V EPEM. Um estudo das competências matemáticas adquiridas por estudantes das séries iniciais do ensino fundamental. 1998. (Congresso).

11.
VI ENEM. Projeto deformação continuada para professores de matemática. 1998. (Congresso).

12.
I Encontro de Psicopedagogia.Reflexões sobre a Pré-escola, o brinquedo como oportunidade de desenvovlvimento. 1997. (Simpósio).

13.
IV Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores. Atitudes em relação á Matemática presentes nos alunos do curso de magistério. 1996. (Congresso).

14.
18ª Reunião Anual da ANPED. Atitudes (des)favoráveis em relação à Matemática. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. V CONCEFOR-CONGRESSO REGIONAL DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2018. (Congresso).

2.
GONÇALEZ, M. H. C. C.. IV CONCEFOR-CONGRESSO REGIONAL DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Kelly Christinne Maia de Paula. A família, o desenvolvimento das atitudes em relação à Matemática e a crença de auto-eficácia. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Maria Helena Carvalho de Castro Gonçalez.

2.
ANA SHEILA DO COUTO TRINDADE MORACO. Um estudo sobre conhecimentos geométricos adquiridos por alunos do ensino médio. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, . Coorientador: Maria Helena Carvalho de Castro Gonçalez.

3.
Gislaine Donizetti F da Costa. Gislaine Donizetti F da Costa. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Maria Helena Carvalho de Castro Gonçalez.

4.
Lucimar Ferreira. Tecnologia Educacional: uma intervenção no ensino de geometria plana usando software educacional. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, . Coorientador: Maria Helena Carvalho de Castro Gonçalez.

5.
Cléa Mendes da Silva. USO DO LOGO EM SALA DE AULA, APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA E ATITUDES. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Maria Helena Carvalho de Castro Gonçalez.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alessandra Carla Coelho. Libras e Letramento. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em libras) - Universidade Paulista. Orientador: Maria Helena Carvalho de Castro Gonçalez.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Larissa Gonçalves. A importância do ftor afetividade nas questões de ensino-aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Paulista. Orientador: Maria Helena Carvalho de Castro Gonçalez.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:30:57