Priscilla Barrak Ermel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5126872266224641
  • Última atualização do currículo em 05/12/2017


Artista multimídia e antropóloga, possui mestrado em ciências sociais - antropologia/música indígena; doutorado em ciências - sociologia da música negro-africana e pós-doutorado em antropologia audiovisual com o projeto "A Tradição Oral na Música Brasileira". Realizou estágio de especialização no Laboratoire d?Anthropologie Sociale (LAS) do Collège de France, Paris com o projeto "Tecnologias Digitais Audiovisuais na Construção das Narrativas Antropológicas e Novas Redes de Comunicação Interculturais". Trabalhou como pesquisadora associada no Instituto Béla Bartók de Musicologia da Academia Húngara de Ciências de Budapest, Hungria (1985) e no Laboratoire d?Ethnomusicologie (LACITO-CNRS), Paris, França (1996/1997). Atualmente trabalha como pesquisadora associada aos grupos: GRAVI e PAM do Departamento de Antropologia (FFLCH - USP) da Universidade de São Paulo, participando do Projeto Temático: "Musicar Local, Novas Perspectivas na Etnomusicologia" - Desenvolve projetos interdisciplinares nas áreas de música, arte-educação e antropologia audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia audiovisual, antropologia das formas expressivas, etnomusicologia, composição musical e linguagens multimidiáticas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscilla Barrak Ermel
Nome em citações bibliográficas
ERMEL, Priscilla Barrak

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Rua do Anfiteatro 181 - conjunto Colméia - Favo 10
Cidade Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30913045
Fax: (11) 30913140


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1998
Doutorado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Centre National de la Recherche Scientifique (Orientador: Prof. Dr. Simha AROM).
Título: A Palavra da Música - Iniciação ao Universo Sonoro Negro-Africano Dogon., Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Prof. Dr. Fábio Rubens. R. LEITE.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Tradição Oral; sociologia negro-africana; Etnomusicologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnomusicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
1996 - 1997
Doutorado em Seminário de Formação Doutoral em Etnomusicologia.
Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, França.
com período sanduíche em Centre National de la Recherche Scientifique (Orientador: Simha Aron).
Título: A Palavra da Música - Iniciação ao Universo Sonoro Negro-Africano, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Fábio R. R. Leite.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Etnomusicologia; musica negro-africana.
Grande área: Ciências Humanas
1981 - 1988
Mestrado em Antropologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O Sentido Mítico do Som - Ressonâncias Estéticas da Música,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Prof.ª Drª. Carmen Sylvia Junqueira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Etnomusicologia; Etnologia Indígena; Tradição Oral.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
2013
Especialização em andamento em DIVERSITAS.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH, Brasil.
Título: Projeto de Pesquisa: Brincando dentro e fora da tela -arte,hipermídia e a construção da pessoa na produção partilhada do conhecimento.
Orientador: Sérgio Bairon.
2004 - 2004
Especialização em Seminario de Pesquisa Interdisciplinar.
Laboratoire d?Anthropologie Sociale (LAS)? Collège de France, LAS, França.
Título: Tecnologias Digitais Audiovisuais na Construção das Narrativas Antropológicas e Novas Redes de Comunicação Interculturais.
Orientador: Barbara Glowczewski.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1999 - 2004
Especialização em Pós Doutorado.
Laboratorio de Imagem e Som em Antropologia - FFLCH - USP, LISA, Brasil.
Título: Projeto de Pesquisa: A Tradição Oral na Música Brasileira.
Orientador: Sylvia Caiuby Novaes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1976 - 1980
Graduação em Letras - Português e Espanhol.
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
1975 - 1979
Graduação em Ciências Sociais.
Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.


Pós-doutorado


1999 - 2004
Pós-Doutorado.
Laboratorio de Imagem e Som em Antropologia - FFLCH - USP, LISA, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.


Atuação Profissional



Escola de Comunicação e Artes, ECA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 30

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós-Graduação em Comunicação - USP, .


Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Pesquiador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Laboratório de Imagem e Som em Antropologia

Atividades

03/2004 - 11/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Antropologia, .

Linhas de pesquisa
Antropologia da Performance
11/1999 - 11/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratorio de Imagem e Som em Antropologia, .

Linhas de pesquisa
Antropologia Visual e Sonora
08/2001 - 12/2001
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminario de Pesquisa em Etnomusicologia


Linhas de pesquisa


1.
Antropologia Visual e Sonora

Objetivo: Pesquisas de Linguagem e das Expressões Culturais do Mundo Sensível.
Palavras-chave: Tradição Oral; Antropologia Audiovisual; Música; Antropologia Afro-Brasileira; Etnologia Indígena.
2.
Antropologia da Performance

Objetivo: Estudos da Relação Música e Corpo.
Palavras-chave: Performance; Música multi-étnica; Música Brasileira.
3.
Produção Partilhada do Conhecimento - Universidade e Comunidade

Objetivo: Iniciativa interdisciplinar de investigadores e professores universitários brasileiros e estrangeiros, que pesquisam em parceria com comunidades afro-descendentes, indígenas e urbanas. O objetivo é estreitar relações científicas, comunitárias, culturais e educacionais no interior de propostas que inovem e desenvolvam novas maneiras de produção do conhecimento..


Projetos de extensão


2012 - Atual
SONORA: A Palavra da Rede
Descrição: SONORA: a Palavra da Rede, é um projeto de extensão cultural realizado no município de Paraty, que objetiva trabalhar com as comunidades locais (Serra da Bocaina e baía da Ilha Grande) em diálogo interdisciplinar com a comunidade universitária, na perspectiva de discutir questões da sustentabilidade sócio-ambiental pelo viés da cultura. Inserido na linha de pesquisa da produção partilhada do conhecimento, pretende investigar os múltiplos aspectos da cultura da sustentabilidade e da sustentabilidade cultural aqui compreendidas em seus aspectos históricos, antropológicos, econômicos, biológicos, geográficos, comunicacionais, tecnológicos e artísticos. Todo o processo da pesquisa e os produtos resultantes serão concebidos e divulgados em linguagem hipermídia, processo este que, ao ser produzido e partilhado com as comunidades locais, torna-se também objeto de pesquisa do projeto de extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Audiovisual.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnomusicologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Aprovada em Concurso Público para Carrreira de Magistério Superior - ANTROPOLOGIA VISUAL, Universidade Federal Fluminense / Edital 009/2010 ? DOU 23/3/2010.
2009
Prêmio ?Interações Estéticas - Residência Artística em Pontos de Cultura? - Projeto ?A CASA DA PALAVRA?l, FUNARTE - MinC / Brasil.
2003
Prix Mário Ruspoli para o video ?L?Arc et la Lyre?, 22ème Blan du Film Ethnographique - CFE - Paris.
2003
Deuxième Prix Teueikan - vídeo ?The Bow and the Lyre?, First?s People Festival - Montreal.
2002
IV Prêmio ?Pierre Verger? de vídeo etnográfico, Associação Brasileira de Antropologia.
2002
Prêmio Anaconda al vídeo indígena El Arco y la Lira, PRAIA FIDA/CAF/ CEFREC/ CLACPI.
2002
Sócia, International Association for Study of Popular Music (IASPM-LA).
2001
Sócia, Associação Brasileira de Etnomusicologia.
1997
Membro, Sociètè Française d?Ethnomusicologie (SFE ).
1992
Indicaçao ao Prêmio Sharp para o Álbum, Sharp.
1985
Prêmio de Dramaturgia para o texto "Rio das Pedras", Nestlé.
1982
Prêmio de Dramaturgia Infano-Juvenil - texto "As Estorias do Boi Bonifacio", Associação Paulista de Teatro para a Infância e Juventude.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ERMEL, Priscilla Barrak1984ERMEL, Priscilla Barrak. Música Indígena, Uma Expressão. Pau Brasil, São Paulo, v. 1, n.2, 1984.

2.
ERMEL, Priscilla Barrak1984ERMEL, Priscilla Barrak. Música: O Eco Lógico d o Som. Artes Populares, Budapest, v. 10, 1984.

Capítulos de livros publicados
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. ?ENTREVISTA COM PRISCILLA ERMEL sobre o filme O ARCO E A LIRA. In: Org. Clarice Ehlers Peixoto. (Org.). Antropologia e Imagem, vol.2: os bastidores do filme etnográfico. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2011, v. 2, p. 67-89.

2.
ERMEL, Priscilla Barrak. PARIRET ? O BELO-BOM: A ESTÉTICA E A HOSPITALIDADE DOS POVOS TUPI-MONDÉ. In: Denise Milam;Olgária Matos. (Org.). Gemas da Terra: Imaginação Estética e Hospitalidade. 1ed.São Paulo: SESC, 2010, v. , p. 34-47.

3.
ERMEL, Priscilla Barrak. ?O ARCO E A LIRA?. In: Cláudia Turra-Magni;Clarice Ehlers Peixoto. (Org.). Coleção de Vídeos Etnográficos 1996/2002. 1ed.Brasilia: ABA, 2010, v. 1, p. 33-45.

4.
ERMEL, Priscilla Barrak. A CONSTRUÇÃO DE SI MESMO: UMA EXPERIÊNCIA ETNO-AUDIOVISUAL COM OS POVOS TUPI-MONDÉ. In: Org. Andréa Barbosa, Edgar Teodoro da Cunha, Rose Satiko G. Hikiji. (Org.). Imagem-Conhecimento: Antropologia, cinema e outros diálogos.. 1ed.Campinas: Papyrus, 2009, v. 1, p. 159-176.

5.
ERMEL, Priscilla Barrak. Fale Quem Quizer Falar. Expedição São paulo 450 anos. São Paulo: , 2004, v. , p. 161-164.

6.
ERMEL, Priscilla Barrak. La Musica come Eco-Logica del Suono. In: Organizado por Antonello Colimberti,.. (Org.). in Ecologia della Musica: Saggi sul paesaggio sonoro. : , 2004, v. , p. 53-57.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. O corpo da música e a música do corpo: reflexões sobre performances musicais híbridas entre música popular e música ritual. In: VII Congreso IASPM-AL (Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular, 2006, Havana. Iaspm, 2006.

2.
ERMEL, Priscilla Barrak. L´Arc et la Lyre: proposition d?un narratif visuel et sonore. In: Collège Iconique du Institut National de l?Audiovisuel (INA), 2004, Paris. Anais da Inathèque de France - Collège Iconique du Institut National de l?Audiovisuel (INA). Paris, 2004.

3.
ERMEL, Priscilla Barrak. Imagem Sonora. In: XXVI Encontro Anual da AMPOCS, 2003, CAxambu. CD ROM - 27° Encontro Anual da ANPOCS, 2003.

4.
ERMEL, Priscilla Barrak. O Querosene do Morro. In: IV Congreso Internacional de la Rama Latino Americana da IASPM, 2002, Mexico. IV Congresso de la Rama Latino Americana - International Association for Study of, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. A construção de si mesmo: uma experiência etno-audiovisual com os povos tupi-mondé. In: Simpósio Internacional ?Tradução e Percepção: Ciências Sociais em diálogo., 2006, São Paulo. LISA ? FFLCH, USP. São Paulo, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. A Experiência com os Cinta-Larga e os Mitos de Origem dos Ikolem Gavião. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ERMEL, Priscilla Barrak. A Produção Fonográfica das Músicas de Tradição Oral. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. A Nova Pele. São Paulo: Timbre Promoções Culturais, Gravadora e Editora Ltda ME, 2013. (Partitura Musical/Canto).

2.
ERMEL, Priscilla Barrak. Uma Estrela Vem do Céu. São Paulo: Timbre Promoções Culturais, Gravadora e Editora Ltda ME, 2012. (Partitura Musical/Canto).

3.
ERMEL, Priscilla Barrak. A Canoa e a Borboleta. São Paulo: Timbre Promoções Culturais, Gravadora e Editora Ltda ME, 2012. (Partitura Musical/Canto).

4.
ERMEL, Priscilla Barrak. Bem Ditas. São Paulo: Timbre Promoções Culturais, Gravadora e Editora Ltda ME, 2012. (Partitura Musical/Canto).

5.
ERMEL, Priscilla Barrak. A Lanterna. São Paulo: Timbre Promoções Culturais, Gravadora e Editora Ltda ME, 2012. (Partitura Musical/Canto).

6.
ERMEL, Priscilla Barrak. Micael e o Girassol. São Paulo: Timbre Promoções Culturais, Gravadora e Editora Ltda ME, 2012. (Partitura Musical/Canto).

7.
ERMEL, Priscilla Barrak. Ciranda em Espiral. São Paulo: Timbre Promoções Culturais, Gravadora e Editora Ltda ME, 2012. (Partitura Musical/Canto).

8.
ERMEL, Priscilla Barrak. Maria Jabuticaba. São Paulo: Timbre Promoções Culturais, Gravadora e Editora Ltda ME, 2011 (Livro Infanto Juvenil).

9.
ERMEL, Priscilla Barrak. Imã Etê: A Verdade que Atrai. São Paulo: Timbre PromoçõesCulturais, Gravadora e Editora Ltda ME, 2005. (Partitura Musical/Orquestra).

10.
ERMEL, Priscilla Barrak. A PALAVRA DA MÚSICA - Iniciação ao Universo Sonoro Negro-Africano Dogon. São Paulo: FFLCH - USP, 1998 (Tese de Doutorado).

11.
ERMEL, Priscilla Barrak. O SENTIDO MÍTICO DO SOM: Ressonâncias Estéticas da Música dos Índios Cinta-Larga. São Paulo.: PUC-SP,, 1988 (Dissertação de Mestrado).

12.
ERMEL, Priscilla Barrak. O Tao da Musica. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1986. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. Com Por: O Gesto Ritual e as Sete Épocas. 2013; Tema: Cosmologia e festas rituais na perspectiva antroposófia. (Site).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. A Menina da Lanterna. 2013. Teatral.

2.
ERMEL, Priscilla Barrak. Programa Som Brasil. 1989. Outra.

Música
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. Saber Sobre Viver. 1985. Registro Fonográfico.

Artes Visuais
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. Ti Etê : Rios de Luz. 2013. Diversas.

2.
ERMEL, Priscilla Barrak. As Estórias do Vô. 2012. Vídeo.

3.
ERMEL, Priscilla Barrak. Ímã:O Encontro. 2011. Vídeo.

4.
ERMEL, Priscilla Barrak. Os Engenhos de Francisco Carneiro. 2007. Vídeo.

5.
ERMEL, Priscilla Barrak. A História em Versos. 2007. Vídeo.

6.
ERMEL, Priscilla Barrak. A Trama das Águas. 2007. Outra.

7.
ERMEL, Priscilla Barrak. O Canto das Canoas. 2006. Vídeo.

8.
ERMEL, Priscilla Barrak. Prazer Com Sagrado. 2005. Vídeo.

9.
ERMEL, Priscilla Barrak. Brilho da Noite. 2004. Vídeo.

10.
ERMEL, Priscilla Barrak. O Arco e a Lira. 2002. Vídeo.

11.
ERMEL, Priscilla Barrak. Fogo das Marés. 2000. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. Ímã Etê - A Verdade que Atrai. 1995.

2.
ERMEL, Priscilla Barrak. Amazônia. 1992.

3.
ERMEL, Priscilla Barrak. Campo de Sonhos. 1991.

4.
ERMEL, Priscilla Barrak. O Guarani. 1991.

5.
ERMEL, Priscilla Barrak. O Fantasma da Ópera. 1991.

6.
ERMEL, Priscilla Barrak. O Vôo Solitário. 1991.

7.
ERMEL, Priscilla Barrak. Cine Mato Gráfico. 1990.

8.
ERMEL, Priscilla Barrak. TAi CHi - Gestos de Equilíbrio. 1989.

9.
ERMEL, Priscilla Barrak; Cora Coralina . Saber Sobre Viver. 1985.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
IKEDA, A. T.; ERMEL, Priscilla Barrak. Participação em banca de Fernanda de Freitas Dias. Na Batida do Bumbo: um estudo etnográfico do samba na cidade de Pirapora do Bom Jesus. 2008. Dissertação (Mestrado em Instituto de Artes) - Universidade Estadual Paulista.

2.
ERMEL, Priscilla Barrak; IKEDA, A. T.. Participação em banca de Cíntia Cisconsin Ferrero. Na trilha da viola branca: aspectos sócio-culturais e técnicos-musicais do seu uso no fandango de Iguape e Cananéia, SP. 2007. Dissertação (Mestrado em Instituto de Artes) - Universidade Estadual Paulista.

Teses de doutorado
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. Participação em banca de Sérgio Ivan Gil Braga. Os Bois Bumbás de Parintins. 2001. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
?Tradução e Percepção: Ciências Sociais em diálogo?.?A construção de si mesmo: uma experiência etno-audiovisual com os povos. 2006. (Simpósio).

2.
VII Congreso IASPM-AL (Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular. ?O corpo da música e a música do corpo: reflexões sobre performances musicais híbridas entre música popular e música ritual?. 2006. (Congresso).

3.
?Direito Autoral de Imagem, Som e Produção do Conhecimento.?Som ? Documentação e Produção?. 2005. (Outra).

4.
Gemas da Terra: Imaginação Estética e Hospitalidade.?A Experiência com os Cinta-Larga e os Mitos de Origem. 2005. (Seminário).

5.
Journèes d?Étude de la Sociétè Française d?Ethnomusicologia.?L'importance d'une formation aux technologies audiovisuelles :. 2004. (Outra).

6.
XXVI Encontro Anual da AMPOCS. Imagem Sonora. 2003. (Congresso).

7.
IV Congreso Internacional de la Rama Latino Americana da IASPM. O Querosene do Morro. 2002. (Congresso).

8.
?História e Musicalidades Interétnicas?.?O Arco e a Lira: a música dos índios Ikolem Gavião de Rondônia?. 2001. (Simpósio).

9.
36 World Conference International Council for Traditional Music. A Produção Fonográfica das Músicas de Tradição Oral. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. I Mostra de Documentários Musicais da América Latina. 2002. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. PARIRET ? O BELO-BOM: A ESTÉTICA E A HOSPITALIDADE DOS POVOS TUPI-MONDÉ. In: Denise Milam;Olgária Matos. (Org.). Gemas da Terra: Imaginação Estética e Hospitalidade. 1ed.São Paulo: SESC, 2010, v. , p. 34-47.

2.
ERMEL, Priscilla Barrak. ?ENTREVISTA COM PRISCILLA ERMEL sobre o filme O ARCO E A LIRA. In: Org. Clarice Ehlers Peixoto. (Org.). Antropologia e Imagem, vol.2: os bastidores do filme etnográfico. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2011, v. 2, p. 67-89.

3.
ERMEL, Priscilla Barrak. ?O ARCO E A LIRA?. In: Cláudia Turra-Magni;Clarice Ehlers Peixoto. (Org.). Coleção de Vídeos Etnográficos 1996/2002. 1ed.Brasilia: ABA, 2010, v. 1, p. 33-45.


Redes sociais, websites e blogs
1.
ERMEL, Priscilla Barrak. Com Por: O Gesto Ritual e as Sete Épocas. 2013; Tema: Cosmologia e festas rituais na perspectiva antroposófia. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 11:24:55