Carlyle Torres Bezerra de Menezes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3136724141797180
  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), tendo realizado curso de pós-graduação na França no Instituto Nacional Politécnico da Lorraine (1996/1997), doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2004), com ênfase em gestão ambiental dos recursos minerais e pós-doutorado no Programa Pós-graduação em Sociologia Política da UFSC, no Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento, com ênfase em "Ecodesenvolvimento Territorial e Gestão dos Recursos Comuns (2015/2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2 no período de 2012 à 2015. Atualmente é professor e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Ambientais (PPGCA), e ao curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Tem atuado na perspectiva interdisciplinar com experiência nas áreas de engenharia e geociências, com ênfase em recuperação de ambientes alterados, gestão pública ambiental em unidades de conservação e gestão dos recursos comuns, atuando nos seguintes temas: Gestão dos recursos naturais de uso comum, ecodesenvolvimento territorial, recuperação de ambientes alterados, tratamento de águas e efluentes, mineração e meio ambiente, gestão integrada e participativa em ambientes costeiros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlyle Torres Bezerra de Menezes
Nome em citações bibliográficas
MENEZES, C. T. B.;Menezes, C.T.B.;Menezes, Carlyle T. B.;MENEZES, CARLYLE TORRES BEZERRA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Extremo Sul Catarinense, Departamento de Engenharia Ambiental.
Av.Universitária,1.105
Universitário
88806000 - Criciúma, SC - Brasil - Caixa-postal: 3167
Telefone: (48) 4312668
Fax: (48) 4312750
URL da Homepage: http://www.unesc.net


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2004
Doutorado em Engenharia Mineral.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Tratamento de efluentes ácidos de mina por neutralização e remoção de metais, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Laurindo de Salles Leal Filho.
Palavras-chave: Adsorção; Mineração de carvão; Remoção de metais pesados; Tratamento de Drenagem Ácida de Mina; Flotação; Neutralização.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Recursos Minerais; Educação Superior.
1996 - 1997
Especialização em Especialização em Valorização de Recursos Minerais.
Instituto Nacional Politécnico da Lorraine - Escola Nacional de Geologia, INPL/ENG/LEM, França.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1994 - 1995
Aperfeiçoamento em Gestão da Qualidade e Produtividade.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil. Ano de finalização: 1995.
1982 - 1985
Graduação em Engenharia de Minas.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.


Atuação Profissional



Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação, IATI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Doutor Categoria V, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenador e professor do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências Ambientais. Disciplinas ministradas na graduação: Introdução à Engenharia Ambiental, Mineração e Meio Ambiente e Recuperação de Áreas Degradadas, Físico-Química Aplicada e Ética e Legislação Profissional. Disciplina ministradas na pós-graduação (mestrado e doutorado): Recuperação de Ambientes Alterados, Tratamento de Efluentes e Resíduos, Etnobiologia e Gestão de Bacias Hidrográficas.

Atividades

07/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (mestrado e doutorado), .

07/2004 - Atual
Ensino, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recuperação de ambientes alterados
Etnobiologia
Tratamento de efluentes, águas e residuos
Gestão de Bacias Hidrográficas
Aspectos Geológicos, Climáticos e Hidrológicos
03/1999 - Atual
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Legislação Profissiional
Físico-Química Aplicada
Introdução à Engenharia Ambiental
Mineração e Meio Ambiente
Recuperação de Áreas Degradadas
10/1998 - 09/2006
Direção e administração, Departamento de Engenharia Ambiental, Departamento de Engenharia Ambiental.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Eliane S/A Revestimentos Cerâmicos, ELIANE S/A, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico
Outras informações
Consultoria nas atividades de elaboração de projetos e desenvolvimento da lavra e controles ambientais na mineração, elaboração de planos de aproveitamento econômico e recuperação ambiental de áreas degradadas pela mineração.



Linhas de pesquisa


1.
Ambientes naturais e sociedade, ambiente e desenvolvimento


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
GESTÃO INTEGRADA E COMPARTILHADA DE AMBIENTES MARINHO-COSTEIROS: CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE CAPACITAÇÃO PARA A GESTÃO INTEGRADA NO LITORAL CENTRO SUL DE SANTA CATARINA.
Descrição: O conceito de ecodesenvolvimento adotado como norteador deste projeto de pesquisa vem se constituindo nos últimos anos como uma modalidade de política ambiental simultaneamente preventiva e proativa, baseada no novo paradigma científico sistêmico-transdisciplinar. Sua aplicação pressupõe a realização de diagnósticos participativos de impactos de projetos, programas e políticas de desenvolvimento em eco-regiões específicas, permitindo o desenho de estratégias alternativas baseadas nos critérios de endogeneidade, prudência ecológica e inclusão social. O presente projeto de pesquisa traz, entre os seus principais objetivos, a realização de um diagnóstico dos impactos socioecológicos em decorrência de empreendimentos já instalados e aqueles previstos na zona litorânea da região Centro-Sul do Estado de Santa Catarina; o estudo sobre as evidências de violação da legislação ambiental incidente na zona costeira catarinense e a proposição de tecnologias de mobilização social com ênfase na participação comunitária para a construção da cidadania ambiental e de políticas públicas com este fim. Posteriormente à revisão bibliográfica, voltada ao aprofundamento do enfoque analítico, serão aplicadas distintas metodologias com direcionamento (i) ao controle social de projetos, programas e políticas públicas incidentes na zona costeira em pauta, (ii) à mobilização da sociedade civil na perspectiva da construção de instrumentos de educação ambiental. Ao final da investigação, esperamos deixar como legado a contribuição efetiva para o empoderamento das comunidades abrangidas, a fim de que se tornem sujeitos ativos no desenvolvimento local e promotores de transformação socioambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador / Paula Tramontim Pavei - Integrante / Yasmine de Moura da Cunha - Integrante / Ledina Lentz Pereira - Integrante / Amanda Bellettini Munari - Integrante / Viviane Kraieski de Assunção - Integrante / José Carlos Virtuoso - Integrante / Miriam da Conceição Martins - Integrante / Gianfranco Ceni - Integrante / Mario Ricardo Guadagnin - Integrante / Bianca Mendes dos Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Desenvolvimento e implementação de cabeças de série de sistema híbrido para tratamento de águas oleosas com aplicação industrial
Descrição: Esse projeto tem como objetivo geral desenvolver três unidades de cabeça de série de sistema híbrido de tratamento de águas oleosas e implantá-­los em empresas com demanda para esse tipo atividade, com base na disponibilidade de tecnologia inovadora desenvolvida entre o IATI e CGTI para a Companhia Energética Potiguar. A quantidade de unidades é necessária para validar o sistema sob diferentes condições. Uma indústria e duas usinas, além da realização de ajustes e melhorias no protótipo desenvolvido na fase anterior, totalizando 3 unidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Integrante / VALDEMIR A. SANTOS - Integrante / Leonie Asfora Sarubbo - Coordenador / Leonardo Bandeira dos Santos - Integrante / Juliana Moura Luna - Integrante / Mohamd Benachour - Integrante / Laís Alexandre do Nascimento - Integrante / Fernanda Cristina Padilha da Rocha e Silva - Integrante / Elias José da Silva - Integrante / Darne Germano de Almeida - Integrante / Robson Vasconcelos - Integrante / Alexandre Saad - Integrante / Felipe Cardim de Araújo - Integrante / Rosângela Cristine da Silva Henauth - Integrante.
2014 - Atual
BIOGEOQUIMICA APLICADA PARA A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE AMBIENTES ESTUARINOSE COSTEIROS: ESTUDO DA INTERFACE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA E A ZONA COSTEIRA SUL CATARINENSE
Descrição: O objetivo geral deste projeto é o de realizar um estudo com vistas ao estudo de mecanismos biogeoquímicos em ambientes estuarinos, bem como identificar as alterações ambientais decorrentes de mudanças climáticas para a construção de instrumentos de gestão ambiental integrada: aplicação na interface entre o estuário da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador / Alvaro José Back - Integrante / Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann - Integrante / Paula Tramontim Pavei - Integrante / Yasmine de Moura da Cunha - Integrante / Ledina Lentz Pereira - Integrante.Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Outra.
2012 - 2015
TRATAMENTO DA DRENAGEM ÁCIDA DE MINA: ESTUDOS APLICADOS PARA A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA, SANTA CATARINA
Descrição: Estudo de processos de tratamento de efluentes ácidos de mina (Drenagem Ácida de Mina), com vistas a recuperação de recursos hídricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO ECOSSISTEMA AQUÁTICO DO ESTUÁRIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA: PROPOSTAS PARA FORMULAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO GESTOR DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA BALEIA FRANCA
Descrição: O projeto de pesquisa permitirá a elaboração do diagnóstico ambiental do ecossistema aquático e tornará disponíveis informações relevantes a respeito da qualidade da água encontrada na região estuarina da Bacia Hidrográfica do rio Urussanga, considerando que as regiões estuarinas servem de moradia e sustento de varias comunidades pesqueiras, a comparação entre espécies existentes ou não neste local servirá como alerta para o fato da poluição que afeta esse estuário, provinda do arraste de contaminantes dos rios que compõem a Bacia Hidrográfica estão se depositando na região próxima ao mar e afetando não só o ciclo biológico local, mas tornando-se um problema sócio-ambiental.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2009 - 2010
Diagnóstico Socioambiental de Áreas Degradadas pela Mineração de Carvão para a Construção de Instrumentos de Gestão Pública Ambiental: Aplicação na Interface entre a área da APA da Baleia Franca e o Estuário da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga
Descrição: O projeto tem por objetivo elaborar um diagnóstico socioambiental de uma área afetada pelas atividades de mineração de carvão mineral na região do estuário da Bacia Hidrográfica do rio Urussanga, no Sul do Estado de Santa Catarina. A partir dos estudos realizados espera-se poder contribuir para o desenvolvimento de instrumentos de gestão publica ambiental dos recursos naturais de forma integrada e participativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador.Financiador(es): Ministério Público Federal - Auxílio financeiro / Justiça Federal no Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Educação ambiental e gestão de ambientes costeiros no município de Garopaba, SC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
?Estudos de Toxicidade Provenientes de HPAs em Processo de Tratamento de Efluentes Ácidos?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Avaliação de alternativas para o tratamento dos efluentes da da indústria do polvilho azedo do litoral de Santa Catarina
Descrição: Desenvolvimento de pesquisa e estudo comparativo de técnicas de tratamento químico e físico-químico para o tratamento dos efluentes gerados na indústria do polvilho azedo na região do litoral Sul do Estado de Santa Catarina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador / Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffmann - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
2000 - 2002
Estudo e desenvolvimento de processos para o tratamento da drenagem ácida de mina
Descrição: Por meio da colaboração com pesquisadores da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com empresa de mineração de carvão mineral, a Carbonífera Metropolitana S.A., o projeto buscou gerar soluções para os graves problemas ambientais gerados pela mineração de carvão através do uso de tecnologias limpas, tendo um dos principais objetivos o tratamento da drenagem ácida de mina (DAM)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador / Laurindo de Salles Leal Filho - Integrante.Financiador(es): Universidade do Extremo Sul Catarinense - Auxílio financeiro / Carbonífera Metropolitana S.A. - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE REFINAMENTO DA SEPARAÇÃO LÍQUIDO‐LÍQUIDO UTILIZANDO TORRE DE SATURAÇÃO INDUZIDA
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de tratamento de águas oleosas provenientes da descarga de águas residuárias de uma usina termelétrica, utilizando uma associação de métodos de separação composta de decantação contínua líquido-­líquido, devidamente automatizada, e flotação a vácuo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Integrante / VALDEMIR A. SANTOS - Coordenador / Leonie Asfora Sarubbo - Integrante / Rita de Cássia Freire Soares da Silva - Integrante / Pedro Pinto Ferreira Ferreira Brasileiro - Integrante / Marcos José Chaprão - Integrante / Leonardo Bandeira dos Santos - Integrante.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Revista de Tecnologia e Ambiente
2011 - Atual
Periódico: Environmental Science and Pollution Research International
2014 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciências Ambientais
2012 - Atual
Periódico: The Scientific World Journal
2017 - Atual
Periódico: JOURNAL OF WATER PROCESS ENGINEERING
2017 - Atual
Periódico: FLORESTA E AMBIENTE
2017 - Atual
Periódico: AMBIENTE E SOCIEDADE (CAMPINAS)


Revisor de projeto de fomento


2015 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
2012 - 2015
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Recuperação de Áreas Degradadas.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Menção Honrosa atribuída pelo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca - Santa Catarina, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ Ministério do Meio Ambiente.
2003
Prêmio Super Ecologia, Categoria Água Melhor Projeto de ONG, Novas Tecnologias para o Tratamento de Drenagem Ácida de Mina de Carvão, Revista Super Interessante.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MUNARI, A. B.2018MUNARI, A. B. ; ASSUNÇÃO, V. K. ; MENEZES, C. T. B. . Problemas socioambientais decorrentes da urbanização e turismo: estudo de caso da Lagoa das Capivaras, Garopaba (SC),Brasil. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR), v. 44, p. 242-266, 2018.

2.
SCHNACK, C. E.2018SCHNACK, C. E. ; MENEZES, C. T. B. ; CENI, G. ; MUNARI, A. B. . Qualidade da água no estuário do rio Urussanga (SC, Brasil): um ambiente afetado pela drenagem ácida de mina. Revista Brasileira de Biociências, v. 16, p. 98-106, 2018.

3.
FARIAS, M. D.2017FARIAS, M. D. ; LADWIG, N. I. ; MENEZES, C. T. B. . Análise da Paisagem na criação de Unidade de Conservação Integral na Zona Costeira Sul de Santa Catarina. SOCIEDADE & NATUREZA (UFU. ONLINE), v. 29, p. 351-363, 2017.

4.
MENEZES, CARLYLE TORRES BEZERRA DE2016MENEZES, CARLYLE TORRES BEZERRA DE; LUMERTZ, LUANA DA SILVA ; MUNARI, AMANDA BELLETTINI ; CENI, GIANFRANCO . Gestão integrada e participativa em ambientes costeiros: estudo de caso do Projeto Orla no município de Balneário Rincão, SC, Brasil. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), v. 38, p. 347-360, 2016.

5.
MUNARI, A. B.2016MUNARI, A. B. ; ASSUNÇÃO, V. K. ; MENEZES, C. T. B. . A MEMÓRIA E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA LAGOA DAS CAPIVARAS ? GAROPABA ? SC. CRIAR EDUCAÇÃO Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação UNESC, v. 1, p. 1-8, 2016.

6.
VOLPATO, SAMIRA BECKER2016VOLPATO, SAMIRA BECKER ; MENEZES, CARLYLE TORRES BEZERRA DE ; SILVA, JOSÉ VICTOR FIGUEIREDO DA . Recuperação ambiental de ecossistemas aquáticos em regiões estuarinas: estudos aplicados para o tratamento de sedimentos contaminados pela drenagem ácida de mina na Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, Santa Catarina. Engenharia Sanitária e Ambiental (Online), v. 1, p. 1-4, 2016.

7.
COSTA, P. D.2016COSTA, P. D. ; MENEZES, C. T. B. . Avaliação da qualidade ambiental de ecossistemas costeiros articulados com processos de educação ambiental: o uso de indicadores de qualidade da água por alunos de uma escola pública do município de Garopaba, SC. REVISTA DE TECNOLOGIA E AMBIENTE, v. 22, p. 73-80, 2016.

8.
COSTA, P. D.2015COSTA, P. D. ; JEREMIAS, T. C. ; MENEZES, C. T. B. . ESTUDO DE TURFA E CARVÃO ATIVADO COMO ADSORVENTES PARA REMOÇÃO DE HIDROCARBONETOS DE MEIO AQUOSO. Revista de Tecnologia e Ambiente, v. 21, p. 242-248, 2015.

9.
SOUZA, FERNANDO BASQUIROTO DE2013SOUZA, FERNANDO BASQUIROTO DE ; MENEZES, CARLYLE TORRES BEZERRA DE . Avaliação de metodologias para valoração de recursos naturais e danos ambientais em ecossistemas costeiros: Estudo de Caso de uma área do Banhado da Palhocinha, Garopaba, Santa catarina, Brasil. Revista da Gestão Costeira Integrada, v. 13, p. 215-227, 2013.

10.
ALBUQUERQUE, C.F.2012ALBUQUERQUE, C.F. ; LUNA-FINKLER, C.L. ; Rufino, Raquel D. ; Luna, Juliana M. ; Menezes, Carlyle T. B. ; SANTOS, V. A. ; Sarubbo, Leonie A. . Evaluation of biosurfactants for removal of heavy metal ions from aqueous effluent using flotation techniques.. International Review of Chemical Engineering (Testo Stampato), v. 4, p. 156-161, 2012.

11.
Menezes, Carlyle T. B.2011Menezes, Carlyle T. B.; Barros, Erilson C. ; Rufino, Raquel D. ; Luna, Juliana M. ; Sarubbo, Leonie A. . Replacing Synthetic with Microbial Surfactants as Collectors in the Treatment of Aqueous Effluent Produced by Acid Mine Drainage, Using the Dissolved Air Flotation Technique. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 163, p. 540-546, 2011.

12.
Lattuada, R.M.2009 Lattuada, R.M. ; MENEZES, C. T. B. ; Pavei, P.T. ; Peralba, M.C.R. ; Dos Santos, J.H.Z. . Determination of metals by total reflection X-ray fluorescence and evaluation of toxicity of a river impacted by coal mining in the south of Brazil. Journal of Hazardous Materials (Print), v. 163, p. 531-537, 2009.

13.
Fernandes. A.N.2007Fernandes. A.N. ; Almeida, C.A.P ; MENEZES, C. T. B. ; Debacher, N.A. ; Sierra, M.M.D. . Removal of Methylene Blue from Aqueous Solution by Peat. Journal of Hazardous Materials, v. 144, p. 412-419, 2007.

14.
BENASSI, J. C.2006BENASSI, J. C. ; LAUS, R. ; GEREMIAS, R. ; LIMA, ; MENEZES, C. T. B. ; M, L. M. C. ; WILHELM FILHO, D. ; FAVERE, V. T. ; PEDROSA, R. C. . Evaluation of Remediation of Coal Mining Wastewater by Chitosan Microspheres.. Archives of Environmental Contamination and Toxicology, v. 51, p. 633-640, 2006.

15.
MENEZES, C. T. B.;Menezes, C.T.B.;Menezes, Carlyle T. B.;MENEZES, CARLYLE TORRES BEZERRA DE2003MENEZES, C. T. B.; PEDROSA, R. C. ; J, S. ; FAVERE, V. T. ; M, L. M. C. ; BENASSI, J. C. ; GEREMIAS, R. . Remediation of coal mining wastewaters using chitosan microspheres. Environmental Technology, v. 24, 2003.

16.
MENEZES, C. T. B.;Menezes, C.T.B.;Menezes, Carlyle T. B.;MENEZES, CARLYLE TORRES BEZERRA DE1999 MENEZES, C. T. B.; GEREMIAS, R. ; PEDROSA, R. C. ; C, F. M. ; J, S. . Avaliação da Toxicidade de Efluentes da Mineração de Carvão antes e após Remediação por Quitosana. Revista Brasileira de Toxicologia, Brazilian Journal of Toxicolog, v. 12, n.2, p. 151-151, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
ALEXANDRE, N. Z. ; MENEZES, C. T. B. ; SIMAO, G. ; PEREIRA, J. L. ; GALATTO, S. L. . Metodologia de amostragem e caracterização do sedimento do Rio Urussanga para fins de deposição. In: Eduardo de Lara Cardozo. (Org.). Geologia ambiental: tecnologias para o desenvolvimento sustentável. 1ªed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2017, v. 1, p. 190-203.

2.
CASAGRANDE, G. S. ; VIRTUOSO, J. C. ; MENEZES, C. T. B. . INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL NO BAIRRO VILA MANAUS, EM CRICIÚMA (SC), E A SUSTENTABILIDADE DO TERRITÓRIO NO OLHAR DOS MORADORES LOCAIS. In: Nilzo Ivo Ladwig; Hugo Schwalm. (Org.). Planejamento e gestão territorial: gestão integrada do território. 22ed.Criciúma: Ediunesc, 2017, v. 1, p. 88-102.

3.
MARTINS, M. C. ; CAROLA, C. R. ; MENEZES, C. T. B. ; GIASSI, M. G. ; BERNARDO, M. L. S. ; FERNANDES, V. P. . Ambientalização e sustentabilidade na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). In: Mara Lúcia Figueiredo; Antônio Fernando Silveira Guerra; Cheila da Silva dos Passos Carneiro; Dione Kltzmann; Fátima Elizabeti Marcomin; Isabel Cristina da Cunha; Miriam da Conceição Martins; Lúcia Ceccato de Lima; Ricardo Marcelo de Menezes. (Org.). Educação para ambientalização curricular: diálogos necessários. 1ed.São José: ICEP, 2017, v. 1, p. 109-122.

4.
JEREMIAS, T. C. ; Menezes, C.T.B. . AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE REMEDIAÇÃO DE AMBIENTES MARINHO-COSTEIROS CONTAMINADOS POR HIDROCARBONETOS RESULTADOS DE DERRAMES DE PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS. In: Gisele Silveira Coelho Lopes Luciane Bisognin Ceretta Reginaldo de Souza Vieira. (Org.). TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM PESQUISA. 2ed.Curitiba: multideia, 2016, v. 2, p. 27-33.

5.
MUNARI, A. B. ; FERREIRA, F. G. ; SCHMITZ, M. K. ; MENEZES, C. T. B. ; MILIOLI, G. . Planejamento Ambiental e Sustentabilidade: a contribuição da Engenharia Ambiental para áreas de ocupações desordenadas - estudo de caso do Balneário Torneiro-Jaguaruna/SC. In: Maristela Gonçalves Giassi;Zéila Medeiros Silveira. (Org.). Ensino de Ciências e Educação Ambiental: Problematizando Práticas Pedagógicas. 1ed.Curitiba: Multideia, 2016, v. unico, p. 183-194.

6.
DIAS, D. A. ; MENEZES, C. T. B. . Sobreposição entre Unidades de Conservação e Territórios Quilombolas: uma análise constitucional.. In: PREVE, D. R.; ENGELMANN FILHO, A.; CAMPOS, J.B.. (Org.). Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania. 1ªed.Erechim/RS: Habilis Editora, 2013, v. ùnico, p. 185-216.

7.
TRENTO, C. ; COSTA, P. D. ; MENEZES, C. T. B. . A contribuição da universidade para o desenvolvimento territorial sustentável DTS: A experiência da UNESC no território da APA da Baleia Franca, SC.. In: Nilzo Ivo Ladwig; Hugo Schwalm. (Org.).. (Org.). A Gestão socioambiental das cidades no século XXI teorias conflitos e desafios.. 1ªed.Florianópolis: Insular, 2013, v. Único, p. 13-32.

8.
MENEZES, C. T. B.; CAROLA . A politica da modernização, a legislação ignorada e a degradação socioambiental da indústria carbonífera (1930-1970). In: Carlos Renato Carola. (Org.). Memória e Cultura do Carvão em Santa Catarina: impactos sociais e ambientais. 1ªed.Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2010, v. único, p. 196-218.

9.
MENEZES, C. T. B.; Lattuada, R.M. ; Pavei, P.T. . Estudos de Sedimentos Aquáticos Contaminados por Metais Pesados e Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos Oriundos da Mineração de Carvão. In: Geraldo Milioli; Robson dos Santos; Vanilde Citadini-Zanette. (orgs).. (Org.). Mineração de Carvão, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Sul de Santa Catarina: uma Abordagem Interdisciplinar. 1ªed.Curitiba: Juruá Editora, 2009, v. único, p. 71-89.

10.
MENEZES, C. T. B.; WATERKEMPER, K. . Evolução dos Processos de Degradação Ambiental Resultante da Mineração de Carvão em Santa Catarina de 1930-1973. In: Geraldo Milioli; Robson dos Santos; Vanilde Citadini-Zanette. (orgs).. (Org.). Mineração de Carvão, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Sul de Santa Catarina: uma Abordagem Interdisciplinar. 1ªed.Curitiba: Juruá Editora, 2009, v. único, p. 205-213.

11.
MENEZES, C. T. B.; Escobar, A. T. ; CHAVES, A.P. . Flotação de Carvão. In: CHAVES, A.P.; BIAVA, A.A.R.; PERES, A.E.C.;ARAUJO,A.C.;OBA,C.A.I.;MASINI; LEAL FILHO,L.S.;TAKATA,L.A.BARROS,L.A.F;RODRIGUES,W.J.. (Org.). Flotação - O Estado da Arte no Brasil. 01ed.SÃO PAULO: EDITORA SIGNUS, 2006, v. 01, p. 01-443.

12.
MENEZES, C. T. B.. O Engenheiro de Minas na Perspectiva de uma Formação Acadêmica e Profissional Multidisciplinar. In: Carlos Adolpho Magalhães Baltar. (Org.). Casos e Causas: Cinquenta anos de Engenharia de Minas na UFPE. 1ªed.Recife-PE: Departamento de Engenharia de Minas da UFPE, 2005, v. único, p. 363-379.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUMERTZ, L. S. ; Menezes, Carlyle T. B. ; MUNARI, A. B. ; CENI, G. . Gestão Integrada e participativa em ambientes costeiros: estudo de caso do Projeto Orla no município de Balneário Rincão, Santa Catarina. In: II Congresso Ibero AmericanO de Gestão Integrada e Áreas Litorais - GIAL, 2016, Florianópolis. GOVERNANÇA PARA OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DAS COSTAS E OCEANOS. Florianópolis, 2016. v. 1. p. 382-384.

2.
MUNARI, A. B. ; ASSUNCAO, V. K. ; Menezes, Carlyle T. B. . A MEMÓRIA E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA LAGOA DAS CAPIVARAS - GAROPABA - SC.. In: 4º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2016, Florianópolis. 4º Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2016. v. 1. p. 688-702.

3.
ALEXANDRE, N. Z. ; GALATTO, S. L. ; MENEZES, C. T. B. ; PEREIRA, J. L. ; SIMAO, G. ; VASSILIOU, M. . Metodologia de Amostragem e Caracterização do Sedimento do Rio Urussanga-SC para Fins de Deposição. In: 15° Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 15º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2015.

4.
MUNARI, A. B. ; Menezes, Carlyle T. B. . IMPACTOS SOCIOECOLÓGICOS E ECOFORMAÇÃO EM AMBIENTES PROTEGIDOS: O CASO DA COMUNIDADE DA BARRA DO TORNEIRO, JAGUARUNA, SANTA CATARINA. In: VII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social ? SAPIS e II Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social, 2015, Florianópolis. Culturas e Biodiversidade: o presente que temos e o futuro que queremos, 2015. v. ÚNICO.

5.
MUNARI, A. B. ; ASSUNCAO, V. K. ; MENEZES, C. T. B. . Percepção, Memória e Territorialidade: o caso da Lagoa das Capivaras. In: XI Reunião de Antropologia do Mercosul, 2015, Montevidéu., 2015, Montevideo. Actas de la XI Reunión de Antropología del Mercosur. Diálogos, prácticas y visiones desde el Sur. Montevideo: AUAS, 2015., 2015. v. 01.

6.
GHELLERE, S. L. ; FELIPPE, G. ; PEREIRA, R. M. ; MADEIRA, Kristian ; Menezes, Carlyle T. B. ; BARBOSA, Ana Claudia Garcia ; GARCIA, Merisandra Côrtes de Mattos . Ant Based Clustering e Adaptative Ant Clustering no Agrupamento de Dados da Bacia do Rio Urussanga da Região Carbonífera de Santa Catarina. In: VII Congresso Sul Brasileiro de Computação (VII SULCOMP), 2014, Criciúma. VII Congresso Sul Brasileiro de Computação (VII SULCOMP), 2014. v. 7.

7.
COSTA, P. D. ; MENEZES, C. T. B. . Instrumentos de capacitação comunitária aplicados no litoral Centro-Sul de Santa Catarina. In: VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental - VII SBEA, 2012, Criciúma. VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambienta, 2012. v. 1. p. 678-684.

8.
SCHNACK, C. E. ; MENEZES, C. T. B. . QUALIDADE DA ÁGUA DO ESTUÁRIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA, JAGUARUNA/SC, BRASIL.. In: VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental - VII SBEA, 2012, Criciúma. VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambienta, 2012. v. 1. p. 776-783.

9.
SOUZA, F. B. ; MENEZES, C. T. B. . LEVANTAMENTO TEÓRICO DE METODOLOGIAS PARA VALORAÇÃO DE DANOS AMBIENTAIS E RECURSOS NATURAIS.. In: VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental - VII SBEA, 2012, Criciúma. VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambienta, 2012. v. 1. p. 865-875.

10.
RAUPP, G. ; MENEZES, C. T. B. . ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DE ÁGUAS E SEDIMENTOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DA LAJE ? SANTA CATARINA. In: VI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2008, Serra Negra/SP. VI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2008.

11.
Pavei, P.T. ; Menezes, C.T.B. . Análise da Presença de HPAs em Drenagem Ácida de Mina através de Teste Cinéticos com Lisímetros.. In: VI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2008, Serra Negra/SP. VI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2008.

12.
FRANK, E. M. ; MENEZES, C. T. B. ; LISBOA, A. M. ; BACK, A. J. ; MONTIBELLER FILHO, G. . A sustentabilidade da agricultura orgânica no sul catarinense sob a ótica das três dimensões básicas: econômica, social e ambiental. In: VI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2008, Serra Negra/SP. VI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2008.

13.
MENEZES, C. T. B.; Lattuada, R.F. ; Pavei, P.T. . ESTUDO DA REMOÇÃO DE TOXICIDADE DE EFLUENTES DE DRENAGEM ÁCIDA DE MINA TRATADOS POR NEUTRALIZAÇÃO E FLOTAÇÃO COM AR DISSOLVIDO RELACIONADO COM A PRESENÇA DE HPAs. In: XXI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2005, Natal/RN. Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa: Natal, RN. Natal-RN: O2 Editora, 2005. v. 2. p. 263-270.

14.
MENEZES, C. T. B.; Fernandes. A.N. ; Sierra, M.M.D. ; Almeida, C.A.P ; Debacher, N.A. . Remoção do Azul de Metileno de Soluções Aquosas Utilzando Turfa como Adsorvente. In: XX I Encontro Nacioanal de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2005, Natal-RN. Encontro Nacioanal de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (21:Natal:2005). Natal: O2 Editora, 2005. v. 1. p. 641-648.

15.
MENEZES, C. T. B.; ISIDORO, G. ; ROSA, J. J. ; RUBIO, J. ; LEAL FILHO, L. S. ; GALATTO, S. L. ; SANTO, E. L. . Tratamento de drenagem ácida de mina: experiência da Carbonífera Metropolitana. In: XX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2004, Florianópolis/SC. Anais do XX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2004. v. 1. p. 599-607.

16.
Fernandes. A.N. ; MENEZES, C. T. B. ; LEAL FILHO, L. S. . Estudos de Aplicação da Turfa para a remoção de metais pesados de efluentes contaminados. In: XX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2004, Florianopolis. XX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2004. v. 02. p. 523-530.

17.
MENEZES, C. T. B.; LEAL FILHO, L. S. ; SANTO, E. L. . Desenvolvimento de método alternativo para o tratamento de drenagens ácidas de mina (DAM).. In: XIX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, I Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste e III Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste, 2002, Recife. Anais do XIX Encontro Nacioanl de Tratmento de Minérios e Metalurgia Extrativa, 2002. v. 2. p. 226-232.

18.
MENEZES, C. T. B.; LEAL FILHO, L. S. ; GUIDI, A. . Estudo Comparativo do Desempenho de Espumantes Sintéticos Versus Óleo de Pinho na Flotação de Carvão. In: II Congresso Ítalo- Brasileiro de Engenharia de Minas, 1993, São Paulo. II Congresso Ítalo- Brasileiro de Engenharia de Minas, 1993. p. 861-880.

19.
SÁNCHEZ, L. E. ; HENNIES, W. T. ; ESTON, S. M. ; MENEZES, C. T. B. . Cumulative Impacts and Environmental Liabilities in the Santa Catarina Coafield in Southern Brazil. In: The Third International Conference on Environmental Issues and Waste Management in Energy and Mineral Production, 1993, Perth. The Third International Conference on Environmental Issues and Waste Management in Energy and Mineral Production, 1993. p. 75-85.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MUNARI, A. B. ; ASSUNÇÃO, V. K. ; Menezes, Carlyle T. B. . URBANIZAÇÃO E TURISMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA LAGOA DAS CAPIVARAS, GAROPABA, BRASIL. In: X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, 2017, Rio Grande. X ENCOGERCO, 2017. v. 1. p. 134-135.

2.
CENI, G. ; MUNARI, A. B. ; Menezes, Carlyle T. B. ; ASSUNÇÃO, V. K. ; VIRTUOSO, J. C. ; MARTINS, M. C. . PERCEPÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS POR COMUNIDADE DE PESCADORES NA REGIÃO CARBONÍFERA CENTRO SUL CATARINENSE. In: X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, 2017, Rio Grande. X ENCOGERCO, 2017. v. 1. p. 358-360.

3.
RAUPP, G. ; MENEZES, C. T. B. . AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO RIO DA LAGE E SUAS INTERAÇÕES COM O ECOSSISTEMA COSTEIRO NO MUNICÍPIO DE SOMBRIO. In: XII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 2007, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO XII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 2007.

4.
MENEZES, C. T. B.; DAMINELLI, S. . GESTÃO PÚBLICA AMBIENTAL EM AMBIENTES COSTEIROS. In: XII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 2007, FLORIANOPÓLIS. ANAIS DO XII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JEREMIAS, T. C. ; Menezes, Carlyle T. B. . AVALIAÇÃO DE TÉCNICAS DE REMEDIAÇÃO DE AMBIENTES MARINHOCOSTEIROS CONTAMINADOS POR HIDROCARBONETOS RESULTANTES DE DERRAMES DE PETRÓLEO E SEUS DERIVADOS. In: V Semana de Ciência & Tecnologia da UNESC, 2014, Criciúma. Controle Ambiental, 2014.

2.
MENEZES, C. T. B.; BACK, A. J. ; HOFFMANN, M. V. G. S. ; PAVEI, P. T. ; TRENTO, C. ; JEREMIAS, T. C. . A Gestão Pública Ambiental em Unidades de Conservação Marinho-Costeira e os Efeitos das Mudanças Climáticas: estudo do ecossistema estuarino situado na interface entre a Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca ? Santa Catarina.. In: III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras e III Workshop da ReBentos,, 2013, Florianópolis. III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras e III Workshop da ReBentos,, 2013. v. 1.

3.
VICENTIN, M. ; JEREMIAS, T. C. ; Menezes, Carlyle T. B. . DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DE ÁREAS DEGRADADAS PELA MINERAÇÃO DE CARVÃO E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PARA A RECUPERAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS SITUADOS NA INTERFACE ENTRE A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA BALEIA FRANCA E O ESTUÁRIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA. In: 4ª Semana de Ciência & Tecnologia da UNESC, 2013, Criciúma. Ciências Ambientais, 2013.

4.
MENEZES, C. T. B.; HOFFMANN, M. V. G. S. ; Pavei, P.T. . Diagnóstico Socioambiental e Instrumentos de Gestão Pública Ambiental:Estudos Aplicados ao Ambiente Costeiro no Estuário do Rio Urussanga, Santa Catarina, Brasil. In: XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú, SC.. XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011.

5.
ALVES, V. C. ; MENEZES, C. T. B. . Aspectos ambientais da área de disposição dos sedimentos do sistema de dragagem do Porto de Imbituba, Santa Catarina, Brasil. In: XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú, SC.. XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011.

6.
MARIANO, N.M. ; MENEZES, C. T. B. . DIAGNÓSTICO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIO PARA RECUPERAÇÃO DE LAGOAS COSTEIRAS: ESTUDO DE CASO DA LAGOA DAS CAPIVARAS - GAROPABA ? SC. In: XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú, SC.. XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011.

7.
MENEZES, C. T. B.; ASSUNCAO, A. F. ; MENEZES, I. C. B. . INSTRUMENTOS PARA A REVERSÃO DA DEGRADAÇÃO DE ECOSSISTEMAS MARINHO-COSTEIROS: A EXPERIÊNCIA DA APA DA BALEIA FRANCA EM SANTA CATARINA, BRASIL. In: XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú, SC.. XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011.

8.
SCHNACK, C. E. ; MENEZES, C. T. B. . ANÁLISE PRELIMINAR DO FITOPLÂNCTON DO ESTUÁRIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA, JAGUARUNA/SC, BRASIL. In: XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú, SC.. XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011.

9.
SCHNACK, C. E. ; MENEZES, C. T. B. . QUALIDADE DO SEDIMENTO DO ESTUÁRIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA, JAGUARUNA/SC, BRASIL: DADOS PRELIMINARES. In: XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú, SC.. XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2011.

10.
MENEZES, C. T. B.; GEREMIAS, R. ; PEDROSA, R. C. ; M, L. M. C. ; T, F. V. . Utilização de Allium cepa para o monitoramento da remediação de efluente de mineração de carvão. In: VII Congreso SETAC - L.A. : Química y Toxicologia Ambiental en América Latina, 2005, Santiago. VII Congreso SETAC/Santiago, Chile, 2005. v. Único. p. 74-74.

11.
TEIXEIRA, G.A. ; MACAN, J.M. ; SCHOENFELDER, T. ; PICH, C.T. ; MENEZES, C. T. B. ; LARANJEIRAS, M.M.C. ; FAVERE, V. T. ; GEREMIAS, R. ; PEDROSA, R. C. ; SILVANO, J. . Monitoramento da remediação de efluentes de mienração de carvão por adsorção com bauxita, utilizando-se parâmetros físico-químicos e bioindicadores. In: VII Congresso SETAC -L.A., 2005, Santiago - Chile. VII Congresso SETAC -L.A., 2005.

12.
TEIXEIRA, G.A. ; MACAN, J.M. ; SCHOENFELDER, T. ; MENEZES, C. T. B. ; LARANJEIRAS, M.M.C. ; FAVERE, V. T. ; GEREMIAS, R. ; PEDROSA, R. C. . Monitoramento da remediação de efluentes de mineração de carvão por flotação, utilizando parâmetros físico-químicos e bioindicadores. In: VII Congresso SETAC -L.A., 2005, Santiago - Chile. VII Congresso SETAC -L.A., 2005.

13.
GEREMIAS, R. ; BENASSI, J. C. ; MENEZES, C. T. B. ; LAUS, R. ; PEDROSA, R. C. ; FAVERE, V. T. ; LARANJEIRAS, M.M.C. . Oxidative stress and DNA damage in tho exposed species od fish to coal mining wasterwater remedied whith chitosan microspheres. In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2005, Caxambu - MG. Anais da XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2004.

14.
Fernandes. A.N. ; Almeida, C.A.P ; MENEZES, C. T. B. ; Sierra, M.M.D. ; Debacher, N.A. . Estudo dos parâmetros cinéticos e de equilíbrio da adsorção do azul de metileno em turfa. In: XII Encontro de Química da Região Sul, 2004, Guarapuava - PR. XII Encontro de Química da Região Sul, 2004.

15.
Fernandes. A.N. ; SOUZA, E.P. ; MENEZES, C. T. B. ; Sierra, M.M.D. . Caracterização da matéria orgânica associada a turfas utilizando as espectroscopias no UV -Visível e de Fluorescência. In: XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004, Salvador - BA. XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004.

16.
Fernandes. A.N. ; Bortoluzzi J.H. ; MENEZES, C. T. B. ; Sierra, M.M.D. . Utilização de mcro-extração em fase sólida (SMPE) para caracterizar a matéria orgânica associada. In: XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004, Salvador -BA. XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004. p. AB-197.

17.
Fernandes. A.N. ; Almeida, C.A.P ; MENEZES, C. T. B. ; Sierra, M.M.D. . Utilização da turfa para a remoção de corantes em efluentes. In: XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004, Salvador - Ba. XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004.

18.
MENEZES, C. T. B.; LEAL FILHO, L. S. ; NASCIMENTO, T. L. ; SANTOS, M. G. . Utilização de Turfas na Remoção de Metais Pesados Contidos em Efluentes de Mineração: Caraterização e Mecanismos de Adsorção. In: XL Congresso Brasileiro de Química, 2000, Recife - Pernambuco. XL Congresso Brasileiro de Química, 2000. p. 283-283.

19.
MENEZES, C. T. B.; GEREMIAS, R. ; T, F. V. ; M, L. M. C. ; LEAL FILHO, L. S. . Avaliação do Potencial de Remoção de Metais de Efluente de Drenagem de Inflitração das Bacias de Decantação Trtado com Turfas e em Coluna com Quitosana. In: XL Congresso Brasileiro de Química, 2000, Recife. XL Congresso Brasileiro de Química, 2000. p. 84-84.

20.
MENEZES, C. T. B.. Avaliação Toxicológica de Efluentes de Mineração de Carvão antes e após Remediação por Quitina e Quitosana. In: VII Encontro de Química da Região Sul, 1999, Tubarão - Santa Catarina. Anais do VII Encontro de Química da Região Sul, 1999. p. QA-16-QA-16.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
MENEZES, C. T. B.;Menezes, C.T.B.;Menezes, Carlyle T. B.;MENEZES, CARLYLE TORRES BEZERRA DE2004MENEZES, C. T. B.; BENASSI, J. C. ; GEREMIAS, R. ; PEDROSA, R. C. ; M, L. M. C. ; FAVERE, V. T. ; WILHELM FILHO, D. ; LAUS, R. . Toxicity evaluation of coal mining wastewater usisng biomarkers of oxidative and genotoxicity in tilapia (Oreochromis niloticus). Free Radical Biology and Medicine, Buenos Aires, v. 36, p. S143-S143, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, B. M. ; Menezes, Carlyle T. B. ; MUNARI, A. B. ; CENI, G. . IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO LITORAL CENTRO-SUL CATARINENSE: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO PONTO DE VISTA DA REALIDADE ATUAL NO MUNICÍPIO DE GAROPABA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MUNARI, A. B. ; FERREIRA, F. G. ; SCHMITZ, M. K. ; Menezes, Carlyle T. B. ; ASSUNCAO, V. K. ; AMARAL, P. A. ; Vanilde Citadini Zanette . COMUNIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DA PRAIA DO OUVIDOR -GAROPABA/SC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MICHELS, A.V. ; ZAPELINI, B.C. ; MENEZES, C. T. B. ; Pavei, P.T. ; HOFFMANN, M. V. G. S. . BIOGEOQUÍMICA APLICADA PARA A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE AMBIENTES ESTUARINOS E COSTEIROS: ESTUDO DA INTERFACE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA E A ZONA COSTEIRA SUL CATARINENSE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MENEZES, C. T. B.; CITADINI-ZANETTE, V. ; BATISTA, K. M. ; CUNHA, Y. M. . Comunidades tradicionais e desenvolvimento territorial sustentável no litoral sul de Santa Catarina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MENEZES, C. T. B.; COSTA, P. D. . O USO DE INDICADORES AMBIENTAIS PARA A GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA EM AMBIENTES COSTEIROS: ESTUDO DE CASO DA LAGOA DAS CAPIVARAS, GAROPABA, SANTA CATARINA-BRASIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
MENEZES, C. T. B.; LEAL FILHO, L. S. ; SANTO, E. L. . Sistema de tratamento de drenagem ácida de mina. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
MENEZES, C. T. B.; SANTO, E. L. ; LEAO, M. I. ; CAICEDO, N. L. ; KREBS, A. S. J. . Caracterização da Poluição Hídrica no Campo Vila Funil. 2001.

2.
MENEZES, C. T. B.; LEAL FILHO, L. S. ; SANTO, E. L. . Desenvolvimento de Métodos de Tratamento da Drenagem Ácida de Mina. 2001.

3.
MENEZES, C. T. B.. Estudo de Tratamento dos Efluentes da Indústria Carbonífera. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
EVANGELISTA, A. S. ; BIANCHI, J. ; WILLEMANN, A. I. ; BRUNEL, L. ; DORIGON, D. ; JOCKER, A. H. ; EBERLE, C. ; ROCKEMBACK, C. I. ; MENEZES, C. T. B. . 24ª Romaria da Terra e das Águas, Santa Catarina: Mata Atlântica, Nossa Casa Comum. 2017. (Contribuição Técnico-Científico na redação cartilha para evento socioambiental e).

2.
Menezes, Carlyle T. B.; BASTOS, M. ; MUNARI, A. B. . Educação e Complexidade: desenvolvendo estratégias de pesquisa, ação e formação ecologizadas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MENEZES, C. T. B.. Fundamentos do Desenvolvimento Sustentável e Ecodesenvolvimento: estratégias de transição para uma nova sociedade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MENEZES, C. T. B.. Gestão Integrada de Ambientes Costeiros:o estudo de mecanismos de transferência de poluentes em ecossistemas aquáticos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MENEZES, C. T. B.; SILVA, C. M. M. E. . Recuperação de Ambientes Degradados pela Mineração. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MENEZES, C. T. B.; AUTORES, D. . Colaboração na elaboração da Norma NBR - 14.247: Sulfetos - Processos de Tratamento em Efluentes de Mineração. 1998. (Participação na Comissão de Estudo para Elaboração de Norma Técnica do Setor Mineral).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
D'AQUINO, C. A.; PICH, C. T.; MENEZES, C. T. B.; RAMPINELLI, G. A.; MADRUGA, K. C. R.. Participação em banca de Ciro Dandolini Crescêncio. VERIFICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DE ESTUDOS AMBIENTAIS DE PARQUES EÓLICOS LOCALIZADOS NA ZONA COSTEIRA DO BRASIL. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Energia e Sustentabilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
ASSUNCAO, V. K.; SILVA, M. C. G.; MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Andréia Gimenes Amaro. Dar de Graça o que de Graça se Recebe: rituais de benzedura a partir da cosmovisão de um benzedor de Pelotas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

3.
MILIOLI, G.; MENEZES, C. T. B.; GEREMIAS, R.. Participação em banca de Mirelle Kowalski Schmitz. Novas perspectivas sobre Direitos e Paz na relação Homem e Natureza. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
MILIOLI, G.; MENEZES, C. T. B.; GEREMIAS, R.. Participação em banca de Flávio Gomes Ferreira. Direitos dos Animais Não Humanos à Vida: Onde está a Ilusão?. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

5.
PINTO, C. J. C.; Menezes, Carlyle T. B.; NUNES, C. C.; PINTO, C. R. S. C.; SOUZA, K. I.; SOARES, C. H. L.. Participação em banca de Tatiana Maria Zanette. Requisitos legais observados na análise da viabilidade ambiental de empreendimentos sujeitos a licenciamento ambiental federal no Brasil: um estudo de caso com linhas de transmissão de energia elétrica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
GONCALVES, T. M.; MENEZES, C. T. B.; CAROLA. Participação em banca de VANESSA SOUSA DA SILVA. Educação Ambiental no contexto do pensamento crítico.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

7.
BACK, A. J.; MENEZES, C. T. B.; SONEGO, M.. Participação em banca de MORGANA LEVATI VALVASSORI. Potencial erosivo das chuvas em Urussanga, SC.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

8.
FLORES, J. A. A.; SCHEIBE, L. F.; Menezes, Carlyle T. B.. Participação em banca de Cláudia Ravazzoli. As mudanças no controle ambiental das minas de carvão em Santa Catarina, com a promulgação dos Termos de Ajuste de Conduta no período de 2005 a 2010. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
MILIOLI, G.; MENEZES, C. T. B.; RAMPINELLI, G. A.. Participação em banca de WALBERT GOMES PINHEIRO. Planos Energéticos e Plano Nacional Mineral 2030: Uma revisão histórica do carvão e sua importância para o desenvolvimento e a sustentabilidade na região Sul do estado de Santa Catarina.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

10.
MILIOLI, G.; MENEZES, C. T. B.; FRAGA, D. M.. Participação em banca de JOÃO ALBERTO RAMOS BATANOLLI. Crise Planetária: As abordagens para seu entendimento e superação considerando novas concepções científicas e culturais.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

11.
GONCALVES, T. M.; MENEZES, C. T. B.; RENCK, A. A.. Participação em banca de Rosivani Arcaro. Identidade de Lugar. Um estudo sobre um grupo de moradores atingidos por barragem no município de Timbé do Sul, SC.. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

12.
BACK, A. J.; MENEZES, C. T. B.; VIEIRA, H. J.. Participação em banca de Edison Uggioni. Modelagem matemática aplicada à simulação de precipitações de curta duração. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

13.
FROTA, P. R. O.; MENEZES, C. T. B.; MARCOMIM, F. E.. Participação em banca de Juliana Furtuna. Acessibilidade: educação e cidadania. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

14.
SCHWINGEL, P. R.; RORIG, L.; MENEZES, C. T. B.; RADETSKI, C. M.. Participação em banca de Sandro Rogério Urban. Caracterização Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú - Santa Catarina. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade do Vale do Itajaí.

15.
PAULA, M. M. S.; MENEZES, C. T. B.; MACHADO, M.. Participação em banca de Mary Adriana Dreher. Indicadores socioambientais para um sistema integrador das Normas ISO-14001 e OSHAS-18001 aplicável à indústria têxtil. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

16.
BACK, A. J.; MENEZES, C. T. B.; KREBS, A. S. J.. Participação em banca de Tatiane Peters Walter. Contribuição do escoamento superficial de água proveniente das atividades associadas à mineração na qualidade dos recuros hídricos na bacia hidrográfica do Rio Tonin - município de Criciúma, SC.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

17.
BACK, A. J.; VIEIRA, H. J.; MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Pualo Roberto Costa. Processos hidrológicos aplicados ao controle hidráulico-operacional de reservatórios de acumulação de água: o caso da Barragem do Rio São Bento. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

18.
MENEZES, C. T. B.; Lúcia Sevegnani; Vanilde Citadini Zanette. Participação em banca de ALECSANDRO SCHARDOSIM KLEIN. ÁREAS DEGRADADAS PELA MINERAÇÃO DE CARVÃO A CÉU ABERTO NO SUL DE SANTA CATARINA: VEGETAÇÃO X SUBSTRATO. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

19.
GALATTO, S. L.; GOMES, R. P.; LEAL FILHO, L. S.; MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Sérgio Luciano Galatto. Avaliação da eficiência de coberturas secas sobre rejeito de carvão visando a prevenção da drenagem ácida de mina. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

20.
VIANA, E.; MENEZES, C. T. B.; FRANCA, R. G.. Participação em banca de Fernando Pagani Possamai. Cenário e análise jurídica das normas relacionadas aos lixões inativos dos municípios localizados na Região Sul do Estado de Santa Catarina. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

21.
MENEZES, C. T. B.; PEDROSA, R. C.; FAVERE, V. T.. Participação em banca de Jean Carlos Benassi. Uso de bioindicadores e biomarcadores na avaliação do processo de remediação de efluente de lixiviação de carvão mineral utilizando microesferas de quitosana.. 2004. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

22.
MENEZES, C. T. B.; LEAL FILHO, L. S.; BASTOS NETO, A. C.. Participação em banca de Clóvis Norberto Savi. Caracterização e aproveitamento do rejeito final da flotação de fluorita na localidade de Segunda Linha Torrens - município de Morro da Fumaça/SC. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Teses de doutorado
1.
BELTRAME, A. V.; MANOSA, A. P.; SCHERER, M. E. G.; SOLE, E. A.; ROCHA, I. O.; STEEMBOCK, W.; Menezes, Carlyle T. B.. Participação em banca de Deisiane dos Santos Delfino. Os valores da paisagem como instrumento de gestão territorial na área de proteção ambiental da Baleia Franca - SC - Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
CITADINI-ZANETTE, V.; MENEZES, C. T. B.; CAMPOS, J. B.; BARROS, I. B. I.; HILLING, C.. Participação em banca de Kátia Mara Batista. Saberes Tradicionais do povo Guarani Mbya como cultura de referência: contribuição teórica à sociobiodiversidade e à sustentabilidade ambiental. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

3.
MILIOLI, G.; MENEZES, C. T. B.; LADWIG, N. I.; CASTILHOS, A. F.; LERIPIO, A. A.. Participação em banca de Rosabel Bertolin Daniel. Complexidade socioambiental e abordagem interdisciplinar na perspectiva da sustentabilidade para o Parque Nacional Aparados da Serra e área do entorno no Sul de Santa Catarina. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
Vieira, Paulo Freire; CERDAN, C.; FREITAS, R. R.; Menezes, Carlyle T. B.; MENEZES, E. C. O.. Participação em banca de Mariana Aquilante Policarpo. As inovações procuram a saída: perspectivas para a promoção da co-gestão adaptativa para o desenvolvimento territorial sustentável na zona costeira de Santa Catarina. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Sociologia Politica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
VIEIRA, P. H. F.; MENEZES, C. T. B.; RODRIGUES, M. V.; GRISOTTI, M.; LUCHMANN, L. H. H.; SCHEIBE, L. F.. Participação em banca de Kátia Maria Zgoda Parizotto. Avanços e limites do Programa Brasileiro de Agendas 21 Locais: Estudo exploratório de experiências selecionadas no Estado de Santa Catarina no período de 2003 a 2008.. 2016. Tese (Doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
Vieira, Paulo Freire; CARIO, S. A. F.; MARTINS, S. R.; LISBOA, A. M.; MENEZES, C. T. B.; RODRIGUES, M. V.. Participação em banca de Rodrigo Augusto Kovalski. Desenvolvimento Local Sustentável com identidade cultural no Estado do Paraná: possibilidades e bloqueios - estudo de caso no município de Palmeira, na região de Santa Bárbara - PR. 2015. Tese (Doutorado em Interdisciplinar em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
Vieira, Paulo Freire; Scheibe, Luiz Fernando; Menezes, Carlyle T. B.; GRISOTTI, M.; SOUZA, C. M. M.. Participação em banca de Luciana Butzke. Impasses da gestão de recursos comuns e da democracia no Brasil: o caso do carvão mineral no Sul de Santa Catarina. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
Vieira, Paulo Freire; MENEZES, C. T. B.; GRISOTTI, M.; VAZ, N. P.; BUTKE, L.. Participação em banca de Carla Rosana Meirelles Caldas. Interfaces de Políticas Públicas Territoriais e a Gestão de Recursos Comuns no Brasil: o caso do litoral Centro-Sul de Santa Catarina. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Sociologia Politica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
FAVERE, V. T.; PEDROSA, R. C.; LIMA, E. C.; MENEZES, C. T. B.; MADUREIRA; SOUZA, I. G.; LARANJEIRA, M. C. M.. Participação em banca de Reginaldo Geremias. Aproveitamento de rejeito de mineração de carvão como adsorvente para a remoção da acidez e de íons de metais em drenagem ácida de mina de carvão. 2008. Tese (Doutorado em Quimica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
SANTOS, R.; Menezes, Carlyle T. B.; Vanilde Citadini Zanette. Participação em banca de Patrícia Figueiredo Corrêa. Restauração ambiental na região carbonífera de Santa Catarina. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
MILIOLI, G.; Menezes, Carlyle T. B.; MOREIRA, J.. Participação em banca de Kelly Daiane Savariz Bôlla. A natureza precisa das crianças como as crianças precisam da natureza: diálogos entre ecopsocologia e sustentabilidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

3.
BERNARDIN, A. M.; Menezes, Carlyle T. B.; DOMINGUINI, L.. Participação em banca de Glaúcia Cardoso de Souza. Reciclagem de vidro e a indústria de revestimentos cerâmicos: uma contribuição para a região carbonífera catarinense sob a perspectiva da economia circular. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
Vieira, Paulo Freire; Scheibe, Luiz Fernando; Sousa, J.T.P.; Menezes, C.T.B.. Participação em banca de Luciana Butzke. Impactos socioambientais relacionados à extração e utilização do carvão mineral para geração de energia termelétrica no Sul de Santa Catarina. Estudo de Caso à Luz do Enfoque de Avaliação de Impactos Sociais e da Justiça Ecológica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
Menezes, Carlyle T. B.; LADWIG, N. I.; SANTOS, R.. Participação em banca de Marlon Domingos Cury. Os impactos das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos, como interface para gestão integrada e restauração ecológica da Bacia do Rio Urussanga. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
MILIOLI, G.; GONCALVES, T. M.; Menezes, Carlyle T. B.. Participação em banca de Flávio Gomes Ferreira. Direito dos animais não-humanos - nosso futuro pós-humano: perspectivas e antagonismos da consideração moral, ética e legal. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

3.
MILIOLI, G.; CASTILHOS, A. F.; Menezes, Carlyle T. B.. Participação em banca de Mirelle Kowalski Shimitz. A evolução dos direitos e deveres fundamentais e a interconexão entre a defesa da paz e a proteção do meio ambiente natural. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
ASSUNCAO, V. K.; Menezes, Carlyle T. B.; MARTINS, M. C.. Participação em banca de Amanda Bellettini Munari. A MEMÓRIA E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA LAGOA DAS CAPIVARAS ? GAROPABA - SC. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

5.
Menezes, Carlyle T. B.; ASSUNCAO, V. K.; OLIVEIRA, D.. Participação em banca de Daniel Pazini Pezente. Estudo de indicadores de sustentabilidade de sistemas agroecológicos existentes na Bacia do Rio Urussanga, Santa Catarina. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARTINS, M. C.; ASSUNCAO, V. K.; Menezes, Carlyle T. B.. Participação em banca de Valeska Paulo Fernandes.Ambientalização e sustentabilidade na UNESC: Subsídios às politicas institucionais no campus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
MARTINS, M. C.; ASSUNCAO, V. K.; Menezes, Carlyle T. B.. Participação em banca de Nicolle Domingues Naspolini.A ambientalização na educação superior: uma abordagem no curso de Ciências Biológicas bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

3.
MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Thiago Maragno Biava.Contribuição à Construção do Aterro Sanitário do CIRSURES, a Remediação e Encerramento do Atual Lixão de Urussanga - SC. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Raquel Carvalho da Silva.Planejamento de Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental para o Projeto Esplanada, Mina Santa Cruz. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

5.
MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Marcos Faistauer Mendes.Materiais e Métodos Empregados na Avaliação da Eficiência de Coberturas Secas Sobre Depósitos de Rejeitos de Carvão. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

6.
MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Jucinéia Colonetti.Avaliação da Toxicidade de Carbaril, Carbofuran e Fenol Utilizando Daphnia magna como Bioindicador. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

7.
MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Humberto Luis Francisco Vicente.Inventário das Fontes com Potencial Poluidor Atmosférico no Município de Criciúma - SC. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

8.
MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Giovana de Bem Ferreira Vargas.Elaboração de um Projeto de Tratamento de Águas Residuárias da Indústria de Tintas. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

9.
MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Eduardo Pereira Krebs.Análise da Influência da Unidade Mineira II da Carbonífera Criciúma na Qualidade dos Recursos Hídricos Superficiais e do Aquífero Livre: uma Avaliação Espacial e Temporal. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

10.
MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Deise Fabiane Fontanella.Performance de ETE: Otimização da Estação de Tratamento de Efluentes da Indústria Cerâmica. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

11.
MENEZES, C. T. B.. Participação em banca de Ariane Colombo Bez Birolo.Adequação Industrial para Certificação de Insumo Orgânico. 2003 - Universidade do Extremo Sul Catarinense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Menezes, Carlyle T. B.. II Congresso Ibero Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos Países Ibero Americanos e Do V Seminário Institucional do PIBID. 2016. Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
Menezes, Carlyle T. B.. VII Semana de Ciência e Tecnologia. 2016. Universidade do Extremo Sul Catarinense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Ibero Americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais. Gestão Integrada e participativa em ambientes costeiros: estudo de caso do Projeto Orla no município de Balneário Rincão, Santa Catarina. 2016. (Congresso).

2.
VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental.BIOGEOQUIMICA APLICADA PARA A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE AMBIENTES ESTUARINOSE COSTEIROS: ESTUDO DA INTERFACE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA E A ZONA COSTEIRA SUL CATARINENSE. 2015. (Simpósio).

3.
VIII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental.Engenharia Ambiental: o processo de consolidação no Brasil e as perspectivas futuras. 2015. (Simpósio).

4.
VII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social e II Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social.?O OBSERVATÓRIO DO LITORAL CATARINENSE NO EXERCÍCIO DE CONTROLE SOCIAL DE PROJETOS, POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DA ZONA COSTEIRA?. 2015. (Encontro).

5.
VII Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social e II Encontro Latino Americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social.IMPACTOS SOCIOECOLÓGICOS E ECOFORMAÇÃO EM AMBIENTES PROTEGIDOS: O CASO DA COMUNIDADE DA BARRA DO TORNEIRO, JAGUARUNA, SANTA CATARINA. 2015. (Encontro).

6.
Congresso Brasileiro de Oceanografia. Aplicação de Técnicas de Adsorção para a Recuperação de Ambientes Marinho-Costeiros Contaminados por Derrames de Petróleo. 2014. (Congresso).

7.
III Encontro sobre Fenômenos, Adversidades e Mudanças Climáticas da Região sul - EFAMuC.Setores e grupos sociais mais sensíveis aos efeitos das mudança e variabilidade climática. 2014. (Encontro).

8.
VI Seminário de Etnobiologia e Etnoecologia do Sudeste - "Patrimônio cultural e biológico: desafios e perspectivas para conservação e uso"..Comunidades tradicionais e desenvolvimento territorial sustentável no litoral sul de Santa Catarina. 2013. (Seminário).

9.
Antropicosta Ibeoramérica 2012.O USO DE INDICADORES AMBIENTAIS PARA A GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA EM AMBIENTES COSTEIROS: ESTUDO DE CASO DA LAGOA DAS CAPIVARAS, GAROPABA, SANTA CATARINA-BRASIL. 2012. (Simpósio).

10.
Seminário Regional Gestão de Espaços Urbanos:Cidade, Meio Ambiente e Desenvolvimento.O Desenvolvimento Territorial Sustentável e as cidades da APA da Baleia Franca. 2012. (Seminário).

11.
Seminário Regional Gestão de Espaços Urbanos:Cidade, Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2012. (Seminário).

12.
6º Encontro Internacional das Águas.Instrumentos para a reversão dos processos de degradação de ecossistemas marinho-costeiros: a experiência da APA da Baleia Franca em Santa Catarina, Brasil. 2011. (Encontro).

13.
XIV Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar. Diagnóstico Socioambiental e Instrumentos de Gestão Pública Ambiental: estudos aplicados ao meio ambiente costeiro no estuário do Rio Urussanga, Santa Catarina, Brasil. 2011. (Congresso).

14.
5º Encontro Internacional das Águas. Gestão Integrada em Ambientes Costeiros: a Importância da Participação e Contribuição da Universidade na Gestão de Unidades de Conservação. 2009. (Congresso).

15.
VI Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental.Apresentação oral. 2008. (Simpósio).

16.
XII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR. AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO RIO DA LAGE E SUAS INTERAÇÕES COM O ECOSSISTEMA COSTEIRO NO MUNICÍPIO DE SOMBRIO-SC. 2007. (Congresso).

17.
XX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa.XX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. 2004. (Encontro).

18.
XIX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa.XIX Encontro Nacional de Tratmento de Minérios e Metalurgia Extrativa. 2002. (Encontro).

19.
XL Congresso Brasileiro de Química. Avaliação do potencial de remoção de metais de efluentes de drenagem de infiltração de bacias de decantação tratado com turfa e em coluna com quitosana. 2000. (Congresso).

20.
II Congresso Ítalo-Brasileiro de Engenharia de Minas. Estudo comparativo do desempenho de espumantes sintéticos versus óleo de pinho na flotação de carvão. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CITADINI-ZANETTE, V. ; AMARAL, P. A. ; MARQUES, B. H. ; BATISTA, K. M. ; MENEZES, C. T. B. . VII Jornada Catarinense de Plantas Medicinais. 2014. (Outro).

2.
MENEZES, C. T. B.; Pavei, P.T. ; HOFFMANN, M. V. G. S. ; BENEDET, G. . VII Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental - VII SBEA. 2012. (Outro).

3.
MENEZES, C. T. B.; LEAL FILHO, L. S. ; ROCHA, M.R. ; Escobar, A. T. ; KUHN, I. . XX Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
MICHELE PEREIRA DA SILVA. O PAPEL DOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA GESTÃO INTEGRADA E COMPARTILHADA DOS RECURSOS DE USO COMUM. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
José Orion Bonotto. Metodologias participativas e educação para a ecodesenvolvimento no contexto dos processos de ensino-aprendizagem em escolas da rede pública de ensino no município de Criciúma, Santa Catarina.. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. (Orientador).

3.
Amanda Bellettini Munari. A MEMÓRIA E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA LAGOA DAS CAPIVARAS ? GAROPABA - SC. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Samira Becker Volpato. GESTÃO DOS RECURSOS COMUNS E IMPACTOS SOCIOECOLÓGICOS ASSOCIADOS À INDÚSTRIA CARBONÍFERA: ESTUDO DE ALTERNATIVAS PARA A RECONVERSÃO SOCIOAMBIENTAL DA REGIÃO SUL CATARINENSE.. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
José Carlos Virtuoso. GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA DE RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE APERFEIÇOAMENTO DOS INSTRUMENTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA GESTÃO DE RECURSOS COMUNS. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. (Orientador).

3.
Yasmine de Moura da Cunha. PROPOSTA DE DIRETRIZES E INSTRUMENTOS PARA A GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA INTERFACE ENTRE A APA DA BALEIA FRANCA E A BACIA DO RIO URUSSANGA/SC. Início: 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alessandra Jaine Moraes de Oliveira. Estudo de Alternativas para a Revitalização e Reconversão Socioambiental do Espaços Urbanos no Entorno do Rio Criciúma, Criciúma, Santa Catarina. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gabriel de Espíndula Fagundes.. Gestão dos Recursos Comuns e impactos ambientais na região Sul Catarinense: Estudo de Alternativas para a Reconversão Socioambiental da região. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DANIEL PAZINI PEZENTE. ESTUDO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM PROPRIEDADES FAMILIARES AGROECOLÓGICAS NA REGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

2.
Patricia Darolt de Costa. TRATAMENTO DE ÁGUAS OLEOSAS POR MEIO DA FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO (FAD) COM O USO DE BIOSSURFACTANTES E ADSORÇÃO UTILIZANDO BIOADSORVENTES. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

3.
Marcelo Dutra de Farias. Diagnóstico socioambiental no Cabo Santa Marta, Laguna, SC: subsídios ao desenvolvimento territorial sustentável. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

4.
José Victor Figueiredo da Silva. Avaliação do potencial de desenvolvimento local com vistas a preservação da cultura e do meio ambiente: estudo de caso da comunidade de Ribeirão Pequeno, Laguna, Santa Catarina.. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

5.
Fernanda Cechinel da Silva Possamai. A importância dos Fóruns sobre Mudanças Climáticas: uma abordagem à luz dos direitos humanos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

6.
João Otto Schmitz Júnior. AVALIAÇÃO DE HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS EM MATERIAL PARTICULADO ATMOSFÉRICO (MP10) EM ÁREAS IMPACTADAS PELA INDÚSTRIA CARBONÍFERA EM URUSSANGA, SC. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

7.
Quênia de Souza. Experiências de produção agroecologia e familiar nos municípios de Garopaba e Praia Grande, Santa Catarina: algumas reflexões sobre a ótica do conceito desenvolvimento territorial sustentável - DTS. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

8.
Stela Maris Ruppenthal. Novos cenários urbanos: recuperação e refuncionalização de "brownfields" em Criciúma, Santa Catarina. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

9.
SAMIRA BECKER VOLPATO. Recuperação ambiental de ecossistemas aquáticos em regiões estuarinas: estudos aplicados para o tratamento e disposição de sedimentos contaminados pela drenagem ácida de mina na bacia hidrográfica do Rio Urussanga. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

10.
Caroline Elise Schnack. Análise Integrada da Qualidade do Ecossistema Aquático do Estuário da Bacia Hidrográfica do rio Urussanga, Santa Catarina.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

11.
José Alfredo Dallarmi da Costa. Estudo comparativo do desempenho de lagoas aeradas facultativas de baixa profundidade para o tratamento de esgoto sanitário. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

12.
Erilson Correia Barros. Estudo do método de extrações sucessivas aplicado a flotação por ar dissolvido para a remoção de metais tóxicos contidos na drenagem ácida de mina. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

13.
Darlan Airton Dias. Conflitos Socioambientais decorrentes da presença humana em unidades de conservação: Estudo de caso da comunidade quilombola São Roque, nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

14.
Naiane Machado Mariano. Evolução dos processos de degradação e avaliação de alternativas de recuperação de ambientes costeiros: estudo de caso do ecossistema aquático remanescente na região central de Garopaba, Santa Catarina. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais (Mestrado)) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

15.
Grasiele Raupp. Avaliação ambiental do rio da Laje e suas interações com o ecossistema costeiro no município de Sombrio -SC.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

16.
Heloisa Tânia da Ré Carvalho. Avaliação socioeconômica e ambiental em uma área impactada pela extração de carvão: estudo de caso do bairro Colonial, em Criciúma -SC.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

17.
Paula Tramontim Pavei. Caracterização e Estudo do Comportamento de Hidrocarbonetos Policiclícos Aromáticos em Ecossistemas Aquáticos Contaminados pelas Atividades de Mineração de Carvão. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

18.
Eliane Mandelli Frank. A Produção Agroecológica na Região Sul de Santa Catarina: dificuldades, alternativas e experiências vivenciadas pelos agricultores. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, . Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANTUNÍ TOMÉ GOMES CRESCÊNCIO. . ESTUDO DA REMOÇÃO DE MANGANÊS CONTIDO EM EFLUENTES ÁCIDOS DA MINERAÇÃO DE CARVÃO POR MEIO DOS PROCESSOS DE NEUTRALIZAÇÃO, FLOCULAÇÃO E FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

2.
PEDRO HENRIQUE AGUIAR GIASSI. AVANÇOS E ENTRAVES NA CONSTRUÇÃO DOS PLANOS DE MANEJO PARTICIPATIVOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA APA DA BALEIA FRANCA, LITORAL SUL DE SANTA CATARINA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

3.
SOFIA SERRANO SCHEIBLER. ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO RELACIONADA À AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO BRASIL E NA COLÔMBIA: ESTUDO DE CASO DO LITORAL CENTRO-SUL CATARINENSE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

4.
Rahisa Scussel. Estudo de Mecanismos Biogeoquímicos em ambientes Estuarinos: o uso da Cromatografia Líquida de Alta Efiiciência (CLAE) na Identificação do Herbicida Imazetapir em amostras de água e sedimentos aquáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

5.
LUANA DA SILVA LUMERTZ. GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA EM AMBIENTES COSTEIROS: ESTUDO DE CASO DO PROJETO ORLA NO MUNICÍPIO DE BALNEÁRIO RINCÃO, SANTA CATARINA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

6.
AMANDA BELLETTINI MUNARI. DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL PARTICIPATIVO NO CONTEXTO DO ECODESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE DE BARRA DO TORNEIRO, JAGUARUNA, SANTA CATARINA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

7.
FABIANE NUNES GONÇALVES. INSTRUMENTOS DE CAPACITAÇÃO COMUNITÁRIA E DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL EM AMBIENTES MARINHO-COSTEIROS: APLICAÇÃO NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA COLÔNIA DE PESCADORES Z-33, BALNEÁRIO RINCÃO, EXTREMO SUL DA APA DA BALEIA FRANCA, SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

8.
PRISCILA LEONOR PIAZZA. GERENCIAMENTO DOS PROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA DE MANEIRA SUSTENTÁVEL E ÉTICA UTILIZANDO O MODELO DE ECOVILAS: COMUNIDADE ALIANÇA DE MISERICÓRDIA, BOTUQUARA - SP. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

9.
Patrícia Darolt de Costa. Propostas de implantação de requisitos da norma ISO 14.001:2004 - Sistema de Gestão Ambiental. Estudo de caso: Porto de Imbituba, SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

10.
MARIANE CARDOSO MARTINS. A AGRICULTURA ORGÂNICA E O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO DA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA NA REGIÃO DE TORRES, RS.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

11.
Natália Carniato. DIAGNÓSTICO PRELIMINAR DOS PROCESSOS LITORÂNEOS E ATIVIDADES PORTUÁRIAS, ASSOCIADO À EROSÃO COSTEIRA NA PRAIA DO PORTO, IMBITUBA/SC.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

12.
Carina Carniato. METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA GESTÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DO CONSELHO GESTOR DA APA DA BALEIA FRANCA.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

13.
Carina Carniato. Gestão Pública Ambiental em Unidades de Conservação: Estudo de Metodologias Participativas no Processo de Capacitação do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca, Santa Catarina.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

14.
Fernando Basquiroto de Souza. AVALIAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA VALORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS E DANOS AMBIENTAIS EM ECOSSISTEMAS COSTEIROS: ESTUDO DE CASO DA ÁREA DO BANHADO DA PALHOCINHA, GAROPABA, SC.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

15.
CARLOS EDUARDO ZAPPELINI NASCIMENTO. AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS E ENSAIOS DE PREDIÇÃO DE DRENAGEM ÁCIDA DE MINA (DAM) EM REJEITOS PIRITOSOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

16.
Renata Meneghel. Caracterização e Estudo de Indicadores de Recuperação Ambiental de Áreas Degradadas pela Mineração: Aplicação para a atividade de extração de argila utilizada na indústria cerâmica vermelha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

17.
Ângela Fernandes Bristot Bitencourt. Análise de Custos Ambientais Realizados na Recuperação de Áreas Degradadas por Empresa Carbonífera. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

18.
Samira Backer Volpato. ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO POR METAIS EM ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E ECOTOXICOLÓGICA DE ÁGUA E SEDIMENTOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA, SANTA CATARINA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

19.
André Santana Ferrari. PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA PELA EXTRAÇÃO DE QUARTZO PARA O USO NA CERÂMICA DE REVESTIMENTOS EM SANTA CATARINA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

20.
Valdir Cunha Alves. Aspectos ambientais da área de disposição dos sedimentos do sistema de dragagem do Porto de Imbituba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

21.
Michele Pereira da Silva. Estudo e caracterização das atividades de mineração na área da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca/SC: contribuição para a gestão integrada e participativa em ambientes costeiros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

22.
Daiani Damiani Paganini. Estudo dos Mecanismos de Adsorção Utilizando Turfa e Carvão Ativado para Remoção dos Metais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

23.
Maicon Luiz Sete. Gestão Integrada de Ambientes Costeiros: Estudo de Caso do Processo de Recuperação da Lagoa das Capivaras ? Garopaba-SC.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

24.
Ariane dos Santos da Silva. Caracterização para a Remediação de Aterro Controlado: Estudo de Caso de um Aterro Desativado no Município de Torres ? RS.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

25.
Fabiana Mufatto Saviato. Análise de Instrumentos de Gestão Ambiental Aplicados à Indústria Cerâmica Estrutural: O Ciclo de Vida da Argila Utilizada na Produção de Telhas.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

26.
Carlos Nápoli Vieira. Identificação de áreas contaminadas pela desativação de empreendimentos industriais: estudo de caso do Curtume Dal-Bó, Criciúma-SC.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

27.
EDUARDO WESTRUP ROSS. ESTUDOS DE MECANISMOS DE MIGRAÇÃO DE POLUENTES PELA DISPOSIÇÃO DE CINZAS DE CARVÃO MINERAL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

28.
João Batista Teza Benedet. Avaliação da Eficiência na Seleção do Substrato como Fundamento para o Desenvolvimento da Vegetação em Áreas Degradadas pela Mineração de Carvão.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

29.
Eduardo Gaidzinski Rabelo. Estudo de tratamento da drenagem ácida de mina proveniente de um depósito de rejeitos da mineração de carvão. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

30.
Antonio César da Rocha Wasniewski. Estudo de alternativas para o processo de tratamento de efluentes na indústria carbonífera: aplicação para uma unidade de valorização de rejeitos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

31.
MICHELLE DAMÁSIO. ASPECTOS DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO NA ÁREA CENTRAL DO MUNICÍPIO DE GAROPABA E SUAS CONSEQUÊNCIAS AO ECOSSISTEMA AQUÁTICO DA LAGOA DAS CAPIVARAS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

32.
PAULA TRAMONTIM PAVEI. ESTUDOS DE TOXICIDADE PROVENIENTES DE HPAs EM PROCESSOS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES ÁCIDOS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

33.
Sérgio Luciano Galatto. Flotação por ar dissolvido (FAD) no tratamento da drenagem ácida de mina. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

Iniciação científica
1.
Layon Frederico Matias. GESTÃO INTEGRADA E COMPARTILHADA: ANÁLISE DE METODOLOGIAS E DIRETRIZES PARA O APERFEIÇOAMENTO DE ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM AMBIENTES MARINHO-COSTEIROS. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

2.
Bárbara Paiano Zin. ESTUDO COMPARATIVO DE APLICAÇÃO DA FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES OLEOSOS UTILIZANDO BIOSURFACTANTES E SURFACTANTES CONVENCIONAIS. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Governo do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

3.
Bianca Mendes dos Santos. GESTÃO INTEGRADA E COMPARTILHADA: ANÁLISE DE METODOLOGIAS E DIRETRIZES PARA O APERFEIÇOAMENTO DE ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM AMBIENTES MARINHO-COSTEIROS. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

4.
Bruno Comelli Zapelini.. BIOGEOQUIMICA APLICADA PARA A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE AMBIENTES ESTUARINOSE COSTEIROS: ESTUDO DA INTERFACE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA E A ZONA COSTEIRA SUL CATARINENSE. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

5.
Thamires Custódio Jeremias. Avaliação de Técnicas de Remediação de Ambientes Marinho-Costeiros Contaminados por Hidrocarbonetos Resultantes de Derrames de Petróleo e seus Derivados. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

6.
Arthur Vitali Michels. BIOGEOQUIMICA APLICADA PARA A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE AMBIENTES ESTUARINOSE COSTEIROS: ESTUDO DA INTERFACE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO URUSSANGA E A ZONA COSTEIRA SUL CATARINENSE. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Governo Estadual - Lei Complementar nº 281 de 20/01/015 - Artigo 170.. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

7.
Camila Trento. Diagnóstico Ambiental e Instrumentos de Gestão Integrada Aplicados para a Recuperação de Áreas Degradadas pela Indústria Carbonífera: estudo do ecossistema costeiro e estuarino situado na Interface entre a Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca - Municípios de Içara e Jaguaruna, SC. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Governo do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

8.
Marcieli Bonfante Visentin. Diagnóstico ambiental de áreas degradadas pela mineração de carvão e desenvolvimento de tecnologias para a recuperação dos ecossistemas aquáticos situados na interface entre a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e o estuário da Bacia Hidrográfica do rio Urussanga. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Governo do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

9.
Patrícia Darolt de Costa. Estudo de mecanismos de tratamento e remediação de ecossistemas marinho-costeiros contaminados por hidrocarbonetos resultantes de derrames de petróleo e seus derivados. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

10.
Fabiane Nunes Gonçalves. Diagnóstico ambiental de áreas degradadas pela mineração de carvão e desenvolvimento de tecnologias para a recuperação dos ecossistemas aquáticos situados na interface entre a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e o Estuário da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Governo do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

11.
Patrícia Darolt de Costa. ESTUDO COMPARATIVO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS COMO INSTRUMENTO DE CAPACITAÇÃO COMUNITÁRIA NO USO DE INDICADORES AMBIENTAIS. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

12.
José Victor Figueiredo da Silva. Estudo de Processos de Recuperação Ambiental na Lagoa das Capivaras, Município de Garopaba como Instrumento para a Gestão Integrada de Ambientes Costeiros. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

13.
Samira Backer Volpato. Estudo de Processos de Recuperação Ambiental na Lagoa das Capivaras, Município de Garopaba como Instrumento para a Gestão Integrada de Ambientes Costeiros. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

14.
José Victor Figueiredo da Silva e Samira Becker Volpato. Gerenciamento Costeiro Integrado: Procedimentos e Formas de Aplicação no Município de Garopaba.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

15.
Simoni Daminelli. Educação Ambiental e Gestão de Ambientes Costeiros no município de Garopaba, SC. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

16.
Michelle Damásio. Educação Ambiental e Gestão de Ambientes Costeiros no município de Garopaba, SC. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Carlyle Torres Bezerra de Menezes.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível do 2. Participação na condição de conselheiro e representante da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca - Santa Catarina (CONAPA BF), desde o ano de 2005. Coordenação da Câmara Técnica de Mineração e de Atividades Econômicas Sustentáveis do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca, com vistas a elaboração do Plano de Manejo e Plano de Ação, com participação de cursos de capacitação em Gestão Pública Ambiental e Gestão Integrada de Ambientes Costeiros.
Representante da UNESC e assessor nos processos de criação da APA do Morro Estevão e Morro Albino, do Parque Ecológico Municipal do Morro do Céu no município de Criciúma, e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, Santa Catarina. Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, órgão colegiado da UNESC responsável pelo acompanhamento, definição e avaliação das políticas da instituição voltadas para as questões ambientais e valores humanos na universidade.
Vice-Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental - ASBEA, tendo contribuído para a fundação, organização e consolidação dessa associação profissional no Brasil, bem como na realização de eventos técnico-científicos. 
Participação em programas de capacitação externa por meio da realização de palestras, seminários e oficinas envolvendo professores e alunos de escolas públicas do ensino médio e fundamental, bem como em eventos voltados para a educação ambiental, tais como o evento anual denominado de Mostra Prof. José Lutzenberger ? ?Mostra Lutz?, organizado pela Fundação Gaia no município de Garopaba, que tem a participação de escolas públicas e privadas de vários municípios da região Centro-Sul do Estado de Santa Catarina. Colaborador e assessor da Diocese de Criciúma nas Campanhas da Fraternidade dos anos de 2004, 2007 e 2011, que tiveram temáticas relacionadas com as questões ambientais.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 19:38:32