Paulo Fernando Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0587446218522875
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas (1983), mestrado em Neurociências (1996) e doutorado em Farmacologia (2005) na Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, como Professor Associado da UFSC, exerce cargo de chefe de Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética/BEG-CCB. Atuação em pesquisa nas áreas de Morfologia/Embriologia com a linha de pesquisa: Morfogênese e Vascularização (Processos de formação de vasos sanguíneos e respostas celulares a substâncias e/ou a substratos poliméricos (nanomatrizes) com potencial aplicação na saúde humana. Análise da influência de fatores exógenos sobre o comportamento celular e a morfogênese vascular, em abordagem pré-clínica/multidisciplinar (Embriologia, Farmacologia, Bioquímica e Química), utilizando modelos experimentais (in vivo e in vitro) de angiogênese. Ministra aulas pela disciplina de Embriologia Humana, para o curso de graduação em Medicina na UFSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Fernando Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, P. F.;Dias, Paulo Fernando;DIAS, PAULO F.;PAULO, DIAS;FERNANDO DIAS, PAULO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular Embriologia e Genética.
Campus Universitário Trindade
Córrego Grande
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37216904
Ramal: 5532
Fax: (48) 33315148
URL da Homepage: www.ufsc.br/


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2005
Doutorado em Farmacologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: MODULAÇÃO DE PROCESSOS DE VASCULOGÊNESE, ANGIOGÊNESE E DESENVOLVIMENTO TUMORAL POR POLISSACARÍDEOS EXTRAÍDOS DE Sargassum stenophyllum (Phaeophyceae)., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Drª Rosa Maria Ribeiro-do-Valle Nicolau.
Palavras-chave: VASCULOGÊNESE; ANGIOGÊNESE; SARGASSUM STENOPHYLLUM; EMBRIÃO DE GALLUS DOMESTICUS; POLISSACARÍDEOS DE PAREDE CELULAR DE ALGA MARINHA; CELL WALL POLYSACCHARIDES.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Saúde Humana; Ensaios de Materiais e de Produtos; Análise de Qualidade.
1994 - 1996
Mestrado em Neurociências.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Estudo da ação de fatores físicos e químicos sobre a morfogênese de embriões de Gallus gallus domesticus, com ênfase no desenvolvimento do sistema nervoso central.,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Dra. Yara Maria Rauh Müller.
Palavras-chave: EMBRIOES DE GALLUS GALLUS DOMESTICUS; MORFOGENESE; FATORES FISICOS E QUIMICOS.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.
Setores de atividade: Neurociências.
1993 - 1994
Especialização em Especialização Em Biologia do Desenvolvimento. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Estabelecimento de metodologias adequadas ao acompanhamento do desenvolvimento embrionário de Gallus gallus domesticus..
Orientador: Dra. Yara Maria Rauh Müller..
1979 - 1983
Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2005 - Atual
Direção e administração, Departamento de Biologia Celular Embriologia e Genética-CCB, .

Cargo ou função
Sub-Chefe de Departamento.
07/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pré-Incubadora de Agronegócios - CCA, .

04/1991 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Biologia Celular Embriologia e Genética-CCB, .

04/1991 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Biologia Celular Embriologia e Genética-CCB, .

04/1991 - Atual
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EMBRIOLOGIA HUMANA
REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO ANIMAL
5/2005 - 01/2006
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular Embriologia e Genética.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão: A Embriologia no Contexto da Extensão Universitária..


Linhas de pesquisa


1.
Estudos celulares e moleculares do desenvolvimento

Objetivo: Investigar, utilizando diferentes modelos biológicos e abordagens experimentais, os processos e mecanismos celulares e moleculares inerentes ao desenvolvimento, bem como suas relações evolutivas e filogenéticas..
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Palavras-chave: MORFOGENESE E ORGANOGÊNESE.
2.
Metabolômica vegetal aplicada a modelos biológicos

Objetivo: Avaliação da atividade metabolômica vegetal nos processos de morfogênese e organogênese..
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
Palavras-chave: Plantas medicinais.
3.
Mecanismos celulares e moleculares associados a processos fisiopatológicos.

Objetivo: Investigar as bases biológicas envolvidas nos processos fisiopatológicos, através de diferentes metodologias, como análises de expressão gênica e de proteínas, a utilização de substâncias bioativas e de substratos poliméricos para aplicação em saúde humana e animal, bem como a avaliação da influência de drogas de abuso em neuropatologias..
Palavras-chave: Vasculogênese e angiogênese; PESQUISA BÁSICA E APLICADA; Atividade antitumoral in vitro; Atividades bioloógicas (antioxid e vasculolog.); Viabilidade celular; Plantas medicinais.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estudo prospectivo de propriedades antiangiogênicas em substâncias nano-derivadas de fontes naturais e sintéticas - Compostos fenólicos e carotenoídicos.
Descrição: o presente projeto objetiva à avaliação da atividade de extratos e compostos carotenoídicos e fenólicos - nanoderivados de cascas de banana (Musa spp, subgrupo Prata, de produção orgânica) sobre (i) a formação de vasos sanguíneos nas membranas vitelínica e corioalantoica de embriões de G. domesticus, nas idades E4 e E8, e em células endoteliais de veia umbilical humana (HUVEC); (ii) e a expressão de mediadores inflamatórios - proangiogênicos em células das linhagens HUVEC e de fibroblastos dermais neonatais humanos (HDFn). Concomitantemente, (3) será avaliada a viabilidade da aplicação de matrizes sintéticas nanofibrosas associadas a nanoemulsões (BηFME ? LBMV/FIT/CCA/UFSC), como suportes (implantes) para a administração e liberação controlada dos extratos e compostos sob estudo, nos ensaios biológicos in vitro e in vivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Paulo Fernando Dias - Coordenador / CRISTINE MARIA BRESSAN - Integrante / Marcelo Maraschin - Integrante / Susane Lopes - Integrante / Daniela Souza Coelho - Integrante.
2010 - 2014
?Investigação da atividade biológica de extratos hidro-alcoólicos de própolis em modelos de angiogênese fisiológica e de patogenia da psoríase? (Colaboração)
Descrição: Estudos científicos vêm corroborando o grande potencial farmacêutico, principalmente quanto às ações antimicrobiana, anti-inflamatória, antitumoral e anti-oxidante da própolis. Sabendo-se que as propriedades biológicas da própolis estão associadas à sua composição química e que esta é variável em função da sua origem geográfica e botânica, a tipificação regional da própolis catarinense a partir da determinação do perfil fitoquímico das diferentes amostras combinada com avaliação de atividades biológicas de interesse para a saúde humana (a exemplo da angiogênese no contexto da patogênese da psoríase), constitui uma metodologia adequada para a investigação desse composto natural. O melhor conhecimento sobre sua ação no processo de formação de vasos sanguíneos representa uma abordagem válida no desenvolvimento de drogas anti-angiogênicas que tenham como alvo mecanismos celulares, como perspectiva de uma estratégia para o tratamento de doenças angioproliferativas, como a psoríase. Doença de caráter inflamatório crônico que resulta em danos na qualidade de vida do indivíduo. O controle da angiogênese na psoríase não constitui interesse apenas para os pacientes e dermatologistas mas também para os pesquisadores da angiogênese em outras patologias onde o descontrole na regulação da formação de vasos sanguíneos é crucial no desenvolvimento da doença..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Fernando Dias - Integrante / Marcelo Maraschin - Coordenador / Rosa Maria Ribeiro-do-Valle - Integrante / Jarbas Mota Siqueira Jr - Integrante / Simone Kobe - Integrante / Cristiane Meneghelli - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2010 - 2012
Avaliação do comportamento celular in vitro de linhagens tumorais de melanoma e próstata expostas a Extratos e compostos carotenóides e antociânicos
Descrição: A pesquisa científica sobre o câncer vem revelando que a tumorigênese é um processo multifatorial, onde cada evento é o resultado de alterações genéticas e epigenéticas que conduzem as células a uma transformação progressiva, convertendo-as de um padrão de linhagem normal em derivados celulares malignizados. Alguns dos aspectos importantes observados no crescente interesse na melhoria da qualidade de vida consistem no conhecimento da Biologia e das relações existentes entre determinados metabólitos presentes em produtos naturais e a profilaxia e/ou terapêutica de diversas doenças. Os produtos naturais têm sido investigados em função de suas propriedades biológicas, nutricionais e farmacológicas. Palavras-chaves: Comportamento celular, Melanoma, Câncer de Próstata, Carotenóides, Ácidos Fenólicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paulo Fernando Dias - Coordenador / Marcelo Maraschin - Integrante / Shirley Kuhnen - Integrante / Susane Lopes - Integrante / Simone Kobe - Integrante / Fernanda Alves da Cruz - Integrante / Natalia da Costa Piccoli - Integrante.Número de orientações: 1
2010 - 2011
Avaliação da atividade do sulfato de condroitina e de glicosamina na vascularização da membrana corioalantóica de embriões de Gallus domesticus na ausência e presença de campo eletromagnético (Colaboração)
Descrição: A busca por compostos bioativos originados de matéria-prima natural tem sido intensificada nos últimos anos. Os produtos naturais vêm contribuindo para um aumento na descoberta de novos fármacos para a saúde humana em função da grande diversidade de estruturas químicas com ampla atividade biológica e potencial farmacológico. E principalmente por possuírem menor efeito colateral em relação às drogas convencionais. Estudos voltados aos possíveis efeitos de produtos naturais sobre os eventos do desenvolvimento celular (i.e., citodiferenciação), tissular e de sistemas (vasculogênese e angiogênese) são de interesse, notadamente no que se refere à obtenção de dados que permitam fundamentar em bases bioquímicas a análise dos efeitos da ingestão de substâncias de interesse na farmacologia. A avaliação do sulfato de condroitina e do sulfato de glicosamina como agentes angiogênicos é nova e muito pouco estudada. Os trabalhos na literatura têm se focado a eficiência do uso dessas moléculas no tratamento de doenças nas articulações, apesar de alguns trabalhos sugerirem o envolvimento dessas substâncias no processo angiogênico. Diante da escassez, na literatura, de registros sobre a ação de sulfato de condroitina e de glicosamina sobre a vascularização, tanto na ausência como na presença de um campo eletromagnético de baixa freqüência (60 Hz), o projeto propõe avaliar a ação dessas duas moléculas, individualmente e associadas, sobre o processo de angiogênese, relacionando o seu possível efeito com o da exposição da membrana corioalantóica de embriões de galinha (Gallus domesticus) a um campo eletromagnético. Simultaneamente o projeto em tela preconiza o valor de ferramentas matemáticas, como a geometria fractal, na perspectiva de buscar meios mais eficazes para a interpretação dos fatores naturais, implementando novas ferramentas de avaliação nas ciências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Fernando Dias - Integrante / Fernanda Katharine de Souza Lins Borba - Integrante / Romildo A. Nogueira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.Número de orientações: 1
2009 - 2011
Desenvolvimento de matrizes nanofibrosas para aplicação cutânea: Estruturas de suporte para regeneração celular e veículos de libertação controlada de princípios activos (Colaboração)
Descrição: O presente projecto está inserido na área de Engenharia de Tecidos, uma área de estudo com grande potencialidade e em clara expansão a nível mundial. A Engenharia de Tecidos é uma área multidisciplinar, que envolve conhecimentos e competências em Biologia, Medicina, Ciência dos Materiais, Química e Engenharias em geral. O seu principal alvo é a regeneração de tecidos e uma das principais estratégias de acção consiste no desenvolvimento de materiais que actuem como alicerce (scaffolds) oferecendo suporte para o crescimento celular. Recentemente, o electrospinning se popularizou como técnica de criação de scaffolds, graças à sua capacidade e versatilidade de produção de materiais micro e nanofibrosos a partir de soluções de poliméricas. Estes materiais apresentam elevada semelhança morfológica e dimensional com a matriz extracelular, matriz complexa que integra o micro ambiente das células no organismo, o que explica a sua potencial aplicação na regeneração de tecidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Fernando Dias - Integrante / Marcelo Maraschin - Integrante / Rosa Maria Ribeiro-do-Valle - Integrante / Maria Beatriz Veleirinho - Integrante / José Antônio Lopes da Silva - Coordenador / Daniela Souza Coelho - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2009 - 2011
Estudo dos efeitos vasculogênico e angiogênico de sesquiterpenos extraídos de sementes e epicarpo de frutos de Vitis vinifera (Colaboração)
Descrição: Sesquiterpenos são constituídos por 15 compostos de carbono através da combinação de três unidades de isoprenóides. Um dos sesquiterpenos sob estudo, o bisabolol tem um aroma floral fraco e doce e é utilizado em várias fragrâncias. Essa substância também é amplamente considerada um calmante de pele e anti-irritante, contendo antiinflamatórios e propriedades antimicrobianas. Um segundo composto, o trans-trans-farnesol, constitui um álcool acíclico presente na fração óleo essencial, incolor, insolúvel em água, mas miscível em óleos e etanol. Industrialmente, é usado para realçar odores dos perfumes florais doces e, principalmente, como agente bacteriostático em sabonetes, desodorantes e produtos para o tratamento da pele. Considerando as propriedades antiinflamatórias reportadas previamente na literatura, sugere-se que esses sesquiterpenos podem exercer algum efeito sobre a formação de vasos sanguíneos. Em particular, dois pricessos de vascularização são bem estudados. A vasculogênese é a formação primária de vasos sanguíneos a partir dos precursores da célula endotelial, os angioblastos) ou células progenitoras, durante o desenvolvimento embrionário. A angiogênese, por sua vez, consiste na ?remodelagem e ramificação? dos vasos pré-existentes. O presente projeto objetiva avaliar os efeitos do α-bisabolol e do o trans-trans-farnesol, extraídos do epicarpo de uva, espécie Vitis vinifera, sobre os processos de vascularização e morfogênese de embriões de galinha, espécie Gallus domesticus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Desenvolvimento e estudo pré-clínico de produtos biopoliméricos associados a princípios ativos de Aloe vera
Descrição: Desenvolvimento e estudo pré-clínico de produtos biopoliméricos associados a princípios ativos de Aloe vera L. Locais: Laboratório de Morfogênese e Bioquímica Vegetal ? FIT/CCA; Laboratório de Bioatividade e Embriotoxicidade ? BEG/CCB. Vigência: 24 meses ? início: 02/2006 ? término: 02/2008..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paulo Fernando Dias - Integrante / CRISTINE MARIA BRESSAN - Integrante / Marcelo Maraschin - Integrante / Rosa Maria Ribeiro-do-Valle - Integrante / Ênio Luiz Pedrotti - Integrante / Vanessa Cavon - Integrante / Luciano Henrique Campestrini - Integrante / Fernanda V. Berti - Integrante / Luismar Marques Porto. - Coordenador.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Cucurbitacinas derivadas de Wilbrandia ebracteata como novos agentes antitumorais (Colaboração)
Descrição: Após 25 anos de rápidos avanços, a pesquisa científica sobre o câncer tem gerado uma rica, e ao mesmo tempo complexa, rede de conhecimentos revelando ser uma patologia que envolve alterações dinâmicas no genoma. Várias linhas de evidências indicam que a tumorigenese é um processo multifatiorial onde cada evento é o resultado de alterações genéticas que conduzem a transformação progressiva de células normais em derivados malignos. Hanahan & Weinberg (2000), sugerem que a grande diversidade de genótipos de células tumorais é resultante da manifestação de seis alterações essenciais na fisiologia celular que coletivamente orienta o desenvolvimento maligno: auto-suficiência em sinais de crescimento, sensibilidade reduzida aos fatores que inibem o crescimento celular, evasão de morte celular programada (apoptose), potencial replicativo ilimitado, angiogênese sustentada, invasão tecidual e metástase. Este trabalho tem como objetivo geral, identificar os possíveis mecanismos da atividade antitumoral dos compostos derivados de Wilbrandia ebracteata COGN, através de ensaios in vitro utilizando culturas celulares e ensaios de western blot e atividade enzimática e ainda, ensaios in vivo através da inoculação de células tumorais em camundongos. Em estudos preliminares feitos pelo nosso grupo, utilizando células de melanoma murino B16F10, foi demonstrado que um composto isolado de W. ebracteata, promove forte diminuição da proliferação celular in vitro, no modelo de incorporação de [metil-3H]-timidina, sem causar grandes perdas na viabilidade destas células. Sugerindo que o efeito observado pode ser decorrente de uma possível influência do composto sobre a fase G1 do ciclo celular, uma vez que, as células não replicam seu DNA e portanto, não incorporam a timidina. Estes resultados nos motivam a continuar os estudos sobre os compostos isolados derivados de W. ebracteata, na tentativa de caracterizar seus mecanismos de ação de atividade antitumoral, como perspectiva de identifcação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Análise do conteúdo de compostos bioativos e da atividade vasculogênica e angiogênica do extrato aquoso de erva-mate (Ilex paraguariensis) derivados de diferentes sistemas de cultivo.
Descrição: A erva-mate (Ilex paraguariensis A. St. Hil) é utilizada popularmente como digestiva, anti-asmática e anti-aterosclerótica. Essas propriedades estão relacionadas a compostos metilxantínicos como os ácidos (poli)fenólicos e alcalóides (cafeína, teobromina e teofilina), presentes em grandes quantidades na planta. Os ervais nativo sombreado (N), cultivado a pleno sol (PS) e agroflorestal (PA), quanto ao conteúdo desses metabólitos secundários e avaliadas em relação a sua atividade sobre dois processos de formação de vasos sanguíneos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Fernando Dias - Coordenador / Marcelo Maraschin - Integrante / Rosa Maria Ribeiro-do-Valle - Integrante / Luciano H Campestrini - Integrante / Betina Barros Strassmann - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Outra.
Número de produções C, T & A: 3


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Biotemas (UFSC)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Bioquímica e Molecular/Especialidade: Farmacologia de Produtos Naturais.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia/Especialidade: Morfogênese.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2005
Prêmio como o 3º melhor trabalho no Simpósio Internacional Vinho e Saúde / Vinho como Alimento Natural, Bento Gonçalves, RS., IBRAVIN.
2003
Melhor trabalho apresentado em forma de pôster na área de pesquisa específica de Farmacologia de Produtos Naturais / Angiogênese, no XXXV Congresso SBFTE, Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental - SBFTE.
2002
Melhor trabalho apresentado em forma de pôster na área de pesquisa específica de Farmacologia de Produtos Naturais / Angiogênese, no XXXIV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental (avaliado pela comissão do congresso)., Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental - SBFTE.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:2
Total de citações:1
Fator H:1
Dias, P.F.  Data: 31/10/2006

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA LINS BORBA, FERNANDA KATHARINE DE2017SOUZA LINS BORBA, FERNANDA KATHARINE DE ; VENTURA LOLA COSTA, EDBHERGUE ; BALVEDI POLLI, VIVIANE APARECIDA ; SOUSA COELHO, DANIELA ; Maraschin, Marcelo ; FERNANDO DIAS, PAULO ; NOGUEIRA, ROMILDO ALBUQUERQUE . Pro-angiogenic Activity Assay of Chondroitin Sulfate and Glucosamine Sulfate on Vascular Network of Mouse and of Chick Embryo Chorioallantoic Membrane. Journal of Glycobiology, v. 06, p. 000129, 2017.

2.
DE SOUZA LINS BORBA, FERNANDA KATHARINE2016DE SOUZA LINS BORBA, FERNANDA KATHARINE ; FELIX, GIOVANNI LOOS QUEIROZ ; COSTA, EDBHERGUE VENTURA LOLA ; SILVA, LISIE ; Dias, Paulo Fernando ; DE ALBUQUERQUE NOGUEIRA, ROMILDO . Fractal analysis of extra-embryonic vessels of chick embryos under the effect of glucosamine and chondroitin sulfates. Microvascular Research (Print), v. 105, p. 114-118, 2016.

3.
RIBEIRO, RENATA PIETSCH2016RIBEIRO, RENATA PIETSCH ; SANTOS, DANÚBIA BONFANTI ; COLLE, DIRLEISE ; NAIME, ALINE AITA ; GONÇALVES, CINARA LUDVIG ; GHISONI, HELOISA ; HORT, MARIANA APPEL ; GODOI, MARCELO ; Dias, Paulo Fernando ; BRAGA, ANTONIO LUIZ ; FARINA, MARCELO . Decreased forelimb ability in mice intracerebroventricularly injected with low dose 6-hydroxidopamine: a model on the dissociation of bradykinesia from hypokinesia. Behavioural Brain Research, v. 305, p. 30-36, 2016.

4.
FERNANDA, BERTI2016FERNANDA, BERTI ; DERCE, RECOUVREUX ; CARLOS, RAMBO ; PAULO, DIAS ; LUISMAR, PORTO . Design and endothelization of artificial blood vessels inside large bodies of bacterial cellulose hydrogels. Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, v. 4, p. 2016.01.02081/2, 2016.

5.
VELEIRINHO, BEATRIZ2014VELEIRINHO, BEATRIZ ; COELHO, DANIELA S. ; DIAS, PAULO F. ; Maraschin, Marcelo ; PINTO, RÚBIA ; CARGNIN-FERREIRA, EDUARDO ; PEIXOTO, ANA ; SOUZA, JOSÉ A. ; RIBEIRO-DO-VALLE, ROSA M. ; LOPES-DA-SILVA, JOSÉ A. . Foreign Body Reaction Associated with PET and PET/Chitosan Electrospun Nanofibrous Abdominal Meshes. Plos One, v. 9, p. e95293-10, 2014.

6.
Meneghelli, C.2013Meneghelli, C. ; JOAQUIM, L. S. D. ; FELIX, G. L. Q. ; SOMENSI, A. ; TOMAZZOLI, M. ; SILVA, D. A. ; BERTI, F. V. ; VELEIRINHO, M. B. R. ; RECOUVREUX, D. O. S. ; ZERI, A. C. M. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Southern Brazilian autumnal propolis shows anti-angiogenic activity: An in vitro and in vivo study. Microvascular Research (Print), v. 88, p. 1-11, 2013.

7.
BERTI, FERNANDA V.2013BERTI, FERNANDA V. ; RAMBO, CARLOS R. ; DIAS, PAULO F. ; PORTO, LUISMAR M. . Nanofiber density determines endothelial cell behavior on hydrogel matrix. Materials Science & Engineering. C, Biomimetic Materials, Sensors and Systems (Print), v. 000, p. 000-4691, 2013.

8.
VELEIRINHO, B2012VELEIRINHO, B ; Coelho, D.S. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; LOPES-DA-SILVA, J.A. . Nanofibrous poly(3-hydroxybutyrate-co-3-hydroxyvalerate)/chitosan scaffolds for skin regeneration.. International Journal of Biological Macromolecules, v. 51, p. 343-350, 2012.

9.
KUHNEN, S.2012KUHNEN, S. ; DIAS, P. F. ; Ogliari, Juliana Bernardi ; MARASCHIN, M. . Brazilian Maize Landraces Silks as Source of Lutein: An Important Carotenoid in the Prevention of Age-Related Macular Degeneration.. International Journal of Food Sciences and Nutrition (Online), v. 3, p. 1609-1614, 2012.

10.
VELEIRINHO, B2012VELEIRINHO, B ; BERTI, F. V. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; LOPES-DA-SILVA, J.A. . Manipulation of chemical composition and architecture of non-biodegradable poly(ethylene terephthalate)/chitosan fibrous scaffolds and their effects on L929 cell behavior.. Materials Science & Engineering. C, Biomimetic Materials, Sensors and Systems (Print), v. 33, p. 37-46, 2012.

11.
Kuhnen, Shirley2011Kuhnen, Shirley ; Menel Lemos, Priscilla Maria ; Campestrini, Luciano Henrique ; Ogliari, Juliana Bernardi ; Dias, Paulo Fernando ; Maraschin, Marcelo . Carotenoid and anthocyanin contents of grains of Brazilian maize landraces. Journal of the Science of Food and Agriculture, p. n/a-n/a, 2011.

12.
KUHNEN, S.2010KUHNEN, S. ; OGLIARI, J. B. ; DIAS, P. F. ; Silva Santos, M. da ; FERREIRA, A.G. ; BONHAM, C. ; WOOD, K.V. ; MARASCHIN, M. . Metabolic fingerprint of Brazilian maize landraces silk (stigma/styles) using NMR spectroscopy. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 58, p. 2194-2200, 2010.

13.
KUHNEN, S.2010KUHNEN, S. ; OGLIARI, J. B. ; DIAS, P. F. ; BOFFO, E.F. ; CORREIA, I. ; FERREIRA, A.G. ; DELGADILLO, I. ; MARASCHIN, M. . ATR-FTIR spectroscopy and chemometric analysis applied to discrimination of landrace maize flours produced in southern Brazil. International Journal of Food Science & Technology (Print), v. 45, p. 1673-1681, 2010.

14.
KUHNEN, S.2009KUHNEN, S. ; LEMOS, P. M. M. ; CAMPESTRINI, L. H. ; OGLIARI, J. B. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Antiangiogenic properties of carotenoids: a potential role of maize as functional food. J.. Journal of Functional Foods, v. 1, p. 284-290, 2009.

15.
DIAS, P. F.;Dias, Paulo Fernando;DIAS, PAULO F.;PAULO, DIAS;FERNANDO DIAS, PAULO2008 DIAS, P. F.; SIQUEIRA, J. M. ; MARASCHIN, M. ; FERREIRA, G. ; GAGLIARDI, A. R. T. ; RIBEIRO DO VALLE, R. M. . A polysaccharide isolated from the brown seaweed Sargassum stenophyllum exerts antivasculogenic effects evidenced by modified morphogenesis.. Microvascular Research, v. 75, p. 34-44, 2008.

16.
Strassmann BB2008Strassmann BB ; Vieira AR ; E.L., Pedrotti. ; Morais, H ; DIAS, P. F. ; Maraschin M . Quantitation of methylxanthinic alkaloids and phenolic compounds in mate (Ilex paraguariensis) and their effects on blood vessel formation in chick embryos.. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 56, p. 8348-8353, 2008.

17.
DIAS, P. F.;Dias, Paulo Fernando;DIAS, PAULO F.;PAULO, DIAS;FERNANDO DIAS, PAULO2008 DIAS, P. F.; BERTI, F. V. ; SIQUEIRA Jr, J.M. ; MARASCHIN, M. ; GAGLIARDI, A. R. T. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Trans-resveratrol inhibits early blood vessel formation (vasculogenesis) without impairment on embryonic growth. J. Pharmacol. Sci. 107(2):118-127.. Journal of Pharmacological Sciences, v. 107, p. 118-127, 2008.

18.
BERTI, F. V.2007BERTI, F. V. ; Pértile, R.A.N. ; SIQUEIRA, J. M. ; RIBEIRO DO VALLE, R. M. ; DIAS, P. F. ; PORTO., L. M. . Estudo in vitro do efeito antitumoral da aloína em cultura de células de melanoma.. Exacta (São Paulo), v. 5, p. 169/1-176, 2007.

19.
CAMELINI, C. M.2006CAMELINI, C. M. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. ; MENDONCA, M. . B-Glucanas do Cogumelo. Agaricus subrufescens Peck (sinonímia Agaricus blazei Murrill sensu Heinemann, = Agaricus brasiliensis Wasser, Diduck, de Amazonas & Stamets): Extração, análise de rendimento, estrutura química e atividade biológica.. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento, Editora LK3, v. 35, p. 32-43, 2006.

20.
CAMPESTRINI, L. H.2006CAMPESTRINI, L. H. ; KUHNEN, S. ; LEMOS, P. M. M. ; Bach, D.B. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Cloning protocol of Aloe vera as a study-case for tailor-made biotechnology to small farmers.. Journal Of Technology Management And Innovation, v. 1, p. 76-79, 2006.

21.
DIAS, P. F.;Dias, Paulo Fernando;DIAS, PAULO F.;PAULO, DIAS;FERNANDO DIAS, PAULO2005 DIAS, P. F.; J.M.SIQUEIRA, ; L F Vendruscolo ; T J Neiva ; Maraschin M ; A.R.GAGLIARDI, ; R M Ribeiro-do-Valle . Antiangiogenic and antitumoral properties of polysaccharide isolated from the seaweed Sargassum stenophyllum.. Cancer Chemotherapy and Pharmacology, v. 56, n.(4), p. 436-446, 2005.

22.
MARASCHIN, Renata dos Passos2003MARASCHIN, Renata dos Passos ; IANSSEN, Carla ; VENDRUSCOLO, Luiz Felipe ; DIAS, P. F. ; CARO, Miguel S.B. ; MARASCHIN, M. . Biomassa residual proveniente da indústria viti-vinícola.. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento, Biotecnologia, LK3, 29: 142 -, v. 29, p. 142-145, 2003.

23.
DIAS, P. F.;Dias, Paulo Fernando;DIAS, PAULO F.;PAULO, DIAS;FERNANDO DIAS, PAULO2002DIAS, P. F.; VALLE, R.M. ; MARASCHIN, Renata Passos ; MARASCHIN, M. . Novos moduladores da formação de vasos sanguíneos.. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento, v. 25, p. 28-34, 2002.

24.
DIAS, P. F.;Dias, Paulo Fernando;DIAS, PAULO F.;PAULO, DIAS;FERNANDO DIAS, PAULO1999DIAS, P. F.; MULLER, Y. M. R. . CARACTERISTICAS DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO DE GALLUS GALLUS DOMESTICUS EM TEMPERATURAS E PERIODOS DIFERENTES DE INCUBACAO.. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, SÃO PAULO, SP, v. 35, n.5, p. 233-235, 1999.

25.
DIAS, P. F.;Dias, Paulo Fernando;DIAS, PAULO F.;PAULO, DIAS;FERNANDO DIAS, PAULO1998DIAS, P. F.; MULLER, Y. M. R. . ACAO DA INSULINA NA MORFOGENESE DE EMBRIOES DE GALLUS GALLUS DOMESTICUS.. Revista Brasileira de Biologia, SÃO PAULO, SP, v. 59, n.2, p. 343-350, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRESSAN, C. M. ; DIAS, P. F. . Embriologia.. 1. ed. Florianópolis: UFSC, 2009. v. 1. 267p .

Capítulos de livros publicados
1.
VELEIRINHO, M. B. R. ; COELHO, DANIELA S. ; Polli, VAB ; Kobe, S. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. . Protein kinase A (PKA) and PKC connections: What could Angiogenesis tell us?. In: Bin Wu. (Org.). Embryology. 000ed.Rijeka: InTech, 2015, v. Chap.7, p. 000-.

2.
MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. ; PEDROTTI, E. L. ; NUNES, H. ; MORAIS, H.N. ; VIANA, A. M. ; WOOD, K.V. . Metabolomic analysis of Ocotea odorifera cell cultures: a model protocol for acquiring metabolite data.. In: JAIN SM; SAXENA, PK.. (Org.). Methods in Molecular Biology.. New York: Humana Press / Springer Science, 2009, v. 547, p. 347-358.

3.
MARASCHIN, Renata dos Passos ; IANSSEN, Carla ; ARSEGO, J L ; CAPEL, L S ; DIAS, P. F. ; CIMADON, A M A ; ZANUS, C ; CARO, M. S. B. ; MARASCHIN, M. . Solid-phase extraction and 1H-NMR analysis of Brazilian Cabernet Sauvignon wines - A chemical composition correlation study.. In: BELTON, P.S.; GIL, A.M.; WEBB, G.A.; RUTLEDGE, D.. (Org.). Magnetic Resonance in Food Science - A view to the future. Proceedings of the 6th International Conference on Aplications of Magnetic Resonance in Food Science. Cambridge, UK: MPG Books LTDA,, 2004, v. 286, p. 255-260.

4.
MARASCHIN, M. ; PASSOS, R. ; SILVA, J. M. O. D. ; DIAS, P. F. ; ARAUJO, P. S. ; OLTRAMARI, A. C. ; FONTANA, J. D. ; CARO, M. S. B. . Isolation and trans-resveratrol analysis in brazilian red wine by H-nuclear magnetic resonance.. In: WEBB, G.A.; BELTON, P.S.; GILL, A.M.; DELGADILLO, I.. (Org.). Magnetic Resonance in Food Science - A view to the future.. cambridge: MPG Books LTDA, 2001, v. 262, p. 136-141.

5.
NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; MULLER, Y. M. R. . Aparelho Reprodutor e Gametogênese. In: Maurício J Vaz do Amaral; Zenilda Laurita Bouzon; Evelise Maria Nazari; Paulo Fernando Dias; Yara Maria Rauh Müller. (Org.). Biologia Celular e Embriologia. Florianópolis: UFSC / LED, 2001, v. Cap. 5, p. 127-147.

6.
NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; MULLER, Y. M. R. . Tipos de Ovos e Envelopes Ovulares. In: Maurício J Vaz do Amaral; Zenilda Laurita Bouzon; Evelise Maria Nazari; Paulo Fernando Dias; Yara Maria Rauh Müller. (Org.). Tipos de Ovos e Envelopes Ovulares. Florianópolis: UFSC / LED, 2001, v. Cap.6, p. 148-152.

7.
NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; MULLER, Y. M. R. . Processos de Fecundação. In: Maurício J. Vaz do Amaral; Zenilda Laurita Bouzon; Evelise Maria Nazari; Paulo Fernando Dias; Yara Maria Rauh Müller. (Org.). Biologia Celular e Embriologia. Florianópolis: UFSC / LED, 2001, v. Cap.7, p. 153-163.

8.
NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; MULLER, Y. M. R. . Modelos de Desenvolvimento animal. In: Maurício J. Vaz do Amaral; Zenilda Laurita Bouzon; Evelise Maria Nazari; Paulo Fernando Dias; Yara Maria Rauh Müller. (Org.). Modelos de Desenvolvimento animal. Florianópolis: UFSC / LED, 2001, v. Cap.8, p. 164-179.

9.
NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; MULLER, Y. M. R. . Temas Atuais em Reprodução e Desenvolvimento Humano. In: Maurício J. Vaz do Amaral; Zenilda Laurita Bouzon; Evelise Maria Nazari; Paulo Fernando Dias; Yara Maria Rauh Müler. (Org.). Biologia Celular e Embriologia. Florianópolis: UFSC / LED, 2001, v. Cap.10, p. 189-198.

10.
NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; MULLER, Y. M. R. . Desenvolvimento de Grupos Animais Considerados Modelos de Estudo em Embriologia. In: Maurício J. Vaz do Amaral; Zenilda Laurita Bouzon; Evelise Maria Nazari; Paulo Fernando Dias; Yara Maria Rauh Müller. (Org.). Biologia Celular e Embriologia. Florianópolis: UFSC / LED, 2001, v. Cap.9, p. 180-188.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DIAS, P. F.; MARASCHIN, Renata dos Passos ; MARASCHIN, M. ; VALLE, R.M. . DIAS, P.F.; PASSOS MARASCHIN, R.; MARASCHIN, M.; Na formação de vasos sanguíneos, fronteiras entre saúde e doença. Ciência Hoje, SBPC, 32 (190). (ISSN: 0101 - 8515).. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, , v. 32, p. 190 - 192, 28 abr. 2003.

2.
QUADROS, S. A. F. ; RIBEIRO, J. A. R. ; DIAS, P. F. ; OLIVEIRA, A. G. L. ; BERTON, C. T. . Acondroplasia Em Bovinos (Relato de Caso).. Revista Agropecuaria Catarinense, EPAGRI, FLORIANÓPOLIS, SC., , v. 11, p. 44 - 46.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERTI, F. V. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; RAMBO, C.R. ; DIAS, P. F. ; PORTO., L. M. . Human Endothelial Cells Adhere and Proliferate on Bacterial Cellulose Hydrogel.. In: SINAFERM 2011 (XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos), 2011, Caxias do Sul, RS.. Resumos do SINAFERM 2011 (XVIII Simpósio Nacional de Bioprocessos), 2011.

2.
BERTI, F. V. ; CAMPESTRINI, L. H. ; DIAS, P. F. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; PORTO., L. M. ; MARASCHIN, M. . Avaliação preliminar de agentes moduladores de vascularização em filmes de biopolímeros para engenharia de tecidos.. In: XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ) - Área de Biotecnologia, 2006, Santos, SP. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ), 2006. p. 3240-3247.

3.
KUHNEN, S. ; LEMOS, P. M. M. ; OGLIARI, J. B. ; DIAS, P. F. ; FERREIRA, G. ; MARASCHIN, M. . Cromatografia Líquida e Ressonância magnética Nuclear de 1H e 13C off- line - análise de carotenóides em sementes de variedades locais e comerciais de Zea mays.. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis, SC.. Programa dos títulos de resumos da 58ª Reunião Anual da SBPC. p. 8-8.

4.
LEMOS, P. M. M. ; KUHNEN, S. ; PITT, F. ; DIAS, P. F. ; OGLIARI, J. B. ; MARASCHIN, M. . Identificação e Quantificação de carotenóides de sementes de variedades locais e crioulas de milho (Zea mays), desenvolvidas e cultivadas por agricultores familiares de Anchieta (SC).. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis, SC.. Programa dos títulos de resumos da 58ª Reunião Anual da SBPC. p. 28-28.

5.
CAMPESTRINI, L. H. ; FETT, R. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Análise do conteúdo de aloína A em amostras de suco de babosa comercial (Aloe barbadensis Miller), utilizando cromatografia líquida de alta eficiência.. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis, SC.. Programa dos títulos de resumos da 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006. p. 52-52.

6.
BERTI, F. V. ; CAMPESTRINI, L. H. ; Sá, D.M. de A. ; MARASCHIN, M. ; PORTO., L. M. ; DIAS, P. F. . Liberação de aloína por filmes poliméricos e análise de sua influência no processo de vasculogênese em Gallus domesticus.. In: 58ª Reunião Anual da SBPC, 2006, Florianópolis, SC. Programa dos títulos de resumos da 58ª Reunião Anual da SBPC. p. 87-87.

7.
NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; MÜLLER, Y. M. R. ; EGER, F. ; S.B.FANTIN, . Embriologia Humana - Do Ensino Formal à Extensão Universitária.. In: VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 2002, São Paulo, SP. VIII EPEB.. São Paulo, SP: Ed. FEUSP / SBEnBIO / EDUSP,, 2002. p. 1-5.

8.
NAZARI, E. M. ; MÜLLER, Y. M. R. ; DIAS, P. F. ; AMMAR, D. ; PACHECO, C. . Uma proposta metodológica para o ensino de Biologia.. In: VIII Encontro Perspectivas do ensino de Biologia., 2002, São Paulo, SP. VIII EPEB.. São Paulo, SP: Ed. FEUSP / SBEnBIO / EDUSP., 2002. p. 1-5.

9.
MARASCHIN, Renata dos Passos ; IANSSEN, Carla ; CAPEL, L S ; OLTRAMARI, A. C. ; ZANUS, C ; CIMADON, A M A ; DIAS, P. F. ; CARO, Miguel S.B. ; MARASCHIN, M. . Influência de fatores climáticos sobre a concentração de trans-resveratrol em vinhos produzidos na região da Serra Gaúcha, nas safras de 1995 e 1999.. In: XVIIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, SBCTA, 2002, Porto Alegre. Resumos do XVIIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, SBCTA, 2002. p. 3396-3399.

10.
MARASCHIN, M. ; GONCALVES, C. ; PASSOS, R. ; DIAS, P. F. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; FONTANA, J. D. ; PESSATTI, M. L. . Isolation, Chemical characterization and biological activities of cell wall polysaccarides of Laurencia microcladia (Rhodomelaceae, Ceramiales).. In: Encontro Nacional de Oceanografia Universitária, 2000, Itajaí. Notas Téc.Facimar. Itajaí: UNIVALI, 2000. v. 4. p. 37-41.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BERTI, F. V. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; RAMBO, C.R. ; Pértile, R.A.N. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; DIAS, P. F. ; PORTO., L. M. . Morphological evaluation of fibroblasts on bacterial cellulose hydrogels.. In: XXII Congresso de Microscopia e Microanálises (SBMM), 2009, Belo Horizonte, MG.. Acta Microscópica - Interamerican Committee of Societies for Electron Microscopy, 2009. v. 18. p. B04505-B04505.

2.
RECOUVREUX, D.O.S. ; BERTI, F. V. ; RAMBO, C.R. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; ANTÔNIO, R.V. ; DIAS, P. F. ; PORTO., L. M. . Spatial distribution of embedded human vein endothelial cell growth in multilayered bc-hap hydrogel.. In: XXII Congresso de Microscopia e Microanálises (SBMM)., 2009, Belo Horizonte, MG.. Acta Microscópica - Interamerican Committee of Societies for Electron Microscopy, 2009. v. 18. p. B04504-B04504.

3.
RECOUVREUX, D.O.S. ; BERTI, F. V. ; RAMBO, C.R. ; DIAS, P. F. ; ANTÔNIO, R.V. ; PORTO., L. M. . Endothelization of a multilayered bacterial cellulose-hydroxyapatite tissue engineering scaffold.. In: 11ª International Conference on advanced materials (ICAM 2009)., 2009, Rio de Janeiro, RJ.. Proceedings on 11ª International Conference on advanced materials (ICAM 2009)., 2009.

4.
BERTI, F. V. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; RAMBO, C.R. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; DIAS, P. F. ; PORTO., L. M. . Cell-injected bacterial cellulose scaffolds for guided tissue regeneration.. In: 11ª International Conference on advanced materials (ICAM 2009)., 2009, Rio de Janeiro. Proceedings on 11ª International Conference on advanced materials (ICAM 2009)., 2009.

5.
KUHNEN, S. ; Silva Santos, M. da ; FERREIRA, A.G. ; OGLIARI, J. B. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . 1H-RMN e quimiometria aplicadas à análise da diversidade química de estigmas/estiletes de variedades crioulas de milho (Zea mays l.). NO PRELO.. In: X Jornada Brasileira de Ressonância Magnética, Universidade Federal Fluminense (AUREMN)., 2008, Niteroi, RJ. Resumos da X Jornada Brasileira de Ressonância Magnética, Universidade Federal Fluminense (AUREMN)., 2008.

6.
KUHNEN, S. ; ALCÂNTARA, G.B. ; BOFFO, E.F. ; FERREIRA, A.G. ; OGLIARI, J. B. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Espectroscopias de RMN de 13C- e 1H-RMN e quimiometria aplicadas à análise da fração amídica de grãos de variedades crioulas de milho (Zea mays l.). NO PRELO.. In: X Jornada Brasileira de Ressonância Magnética, Universidade Federal Fluminense (AUREMN)., 2008, Niteroi, RJ.. Resumos da X Jornada Brasileira de Ressonância Magnética, Universidade Federal Fluminense (AUREMN)., 2008.

7.
KUHNEN, S. ; CAMPESTRINI, L. H. ; CORREIA, I. ; NUNES, A> ; DELGADILLO, I. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. . Análise espectroscópica (FTIR) e quimiométrica da fração amilose de variedades locais e comerciais de milho (Zea mays).. In: XV Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2007, Fortaleza, CE. Anais do XV Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos, v. CD-ROM (*)., 2007.

8.
Strassmann BB ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. ; GAGLIARDI, A. R. T. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Resveratrol inibe a vasculogênese de embriões de Gallus domesticus incubados in vitro.. In: I Simpósio Internacional Vinho e Saúde., 2005, Bento Gonçalves, RS. Vinho e Saúde. Vinho como Alimento Natural. Bento Gonçalves, RS: Ed IBRAVIN / Rotermund SA., 2005. p. 84-85.

9.
MARASCHIN, Renata dos Passos ; IANSSEN, Carla ; CAPEL, L S ; ARSEGO, J L ; DIAS, P. F. ; RICARDO, M A ; CIMADON, A M A ; ZANUS, C ; CARO, Miguel S.B. ; MARASCHIN, M. . Flash-Chromatography and 1H-NMR analysis of Brazilian Cabernet Sauvignon wines - A chemical composition similarity study.. In: VII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética Nuclear, , p 25-26., 2002, Maringá, PR. Resumos da VII Jornada Brasileira de Ressonância Magnética Nuclear, Maringá, p 25-26., 2002. p. 25-26.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERTI, F. V. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; RAMBO, C.R. ; DIAS, P. F. ; PORTO., L. M. . Endothelization of artificial blood vessels inside large bodies of bacterial cellulose hydrogels.. In: XXXVIII Congress of the European Society for Artificial Organs (ESAO 2011) - IV Biennial Congress of the International Federation on Artificial Organs (IFAO 2011), 2011, Cidade do Porto. Proceedings on XXXVIII Congress of the European Society for Artificial Organs (ESAO 2011) and IV Biennial Congress of the International Federation on Artificial Organs (IFAO 2011)., 2011. v. 000. p. 000-000.

2.
RECOUVREUX, D.O.S. ; BERTI, F. V. ; KOEPP, J. ; DIAS, P. F. ; ANTÔNIO, R.V. ; RAMBO, C.R. ; PORTO., L. M. . Massive 3D bacterial cellulose-based vascularized scaffolds for organ engineering.. In: Clinical Translation in Tissue Engineering Technologies., 2010, Buenos Aires. Proceedings on Clinical Translation in Tissue Engineering Technologies., 2010.

3.
Coelho, D.S. ; VELEIRINHO, B ; LOPES-DA-SILVA, J.A. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. . Quantitation of methylxanthinic alkaloids in the aqueous extract of Ilex paraguariensis and their potential activity in tissue regeneration.. In: XXXª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2010, Águas de Lindóia. Resumos da XXIIIª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE)., 2010. v. 28097. p. 122.

4.
Lopes, S. ; VELEIRINHO, B ; BERTI, F. V. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. . Avaliação da atividade de compostos carotenóides na viabilidade e migração celular de melanoma da linhagem B16F10.. In: XXXª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2010, Águas de Lindóia. XXXª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2010. v. 34085. p. 123.

5.
MARCON, BH ; JANNING, DP ; UGGIONI, KD ; PLUCENIO, R. ; PROBST, I. ; BRESSAN, C. M. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. ; HARA, D. B. ; DIAS, P. F. . Divulgação de materiais educativos na área de Embriologia.. In: Semana da Pesquisa, Ensino e Extesnão da UFSC (SEPEX), 2009, Florianópolis, SC. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2009.

6.
Strassmann BB ; COELHO, B. ; PEDROTTI, E. L. ; SILVA, A. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. . Pro-vasculogenic compounds from Ilex paraguariensis aqueous extract (mate).. In: XXIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2008, Águas de Lindóia, SP.. Resumos da XXIIIª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE)., 2008. p. 57-57.

7.
KUHNEN, S. ; COELHO, B. ; LEMOS, P. M. M. ; OGLIARI, J. B. ; SILVA, A. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. . Inhibition in the early vessel formation of chick embryos by carotenoids of maize seeds.. In: XXIIIª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2008, Águas de Lindóia, SP.. Resumos da XXIIIª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE)., 2008. p. 93-93.

8.
DIAS, P. F.; BERTI, F. V. ; J.M.SIQUEIRA-JUNIOR, ; MARASCHIN, M. ; GAGLIARDI, A. R. T. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Early blood vessel formation is inhibited by trans-resveratrol without impairment of embryonic growth. A possible involvement on PKC pathway.. In: II Simpósio Internacional Vinho e Saúde., 2008, Bento Gonzalves, RS.. Resumos do II Simpósio Internacional Vinho e Saúde.. Bento Gonçalves, RS: Lorigraf Gráfica e Editora, 2008. p. 146-146.

9.
LEMOS, P. M. M. ; MANSO, D.C. ; COELHO, B. ; KUHNEN, S. ; FIEDLER, L. ; OGLIARI, J. B. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Estabelecimento do perfil metabólico carotenoídico do tecido foliar de variedades crioulas de milho por técnicas cromatográficas e quimiométricas.. In: XII Latin American Congress on Chromatography and Related Techniques - COLACRO, 2008, São Carlos, SP. Proceedings XII Latin American Congress on Chromatography and Related Techniques - COLACRO, 2008. p. 663-663.

10.
LEMOS, P. M. M. ; DIAS, P. F. ; SANTOS, L.F. ; KUHNEN, S. ; MARASCHIN, M. . Determinação do perfil metabólico carotenoídico, polifenólico e antociânico de flores femininas de variedades crioulas de milho (Zea mays L.) por CLAE e MALDI-TOF/MS.. In: XII Latin American Congress on Chromatography and Related Techniques ? COLACRO, 2008, São Carlos, SP. Proceedings XII Latin American Congress on Chromatography and Related Techniques - COLACRO., 2008. p. 529-529.

11.
VELEIRINHO, B ; BERNARDES, G. ; SGROTT, S. ; FERRIGO, S. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. ; D'ACÃMPORA, A. ; TRAMONTE, R. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; LOPES-DA-SILVA, J.A. . Poly(ethylene terephthalate) nanofibrous mat as a novel wound dressing material. IN PRESS. In: 4th European Congress of the International Federation for medical and Biomedical Engineering (eMBEC)., 2008, Antuerpia, Belgica. Proceedings on 4th European Congress of the International Federation for medical and Biomedical Engineering (eMBEC)., 2008.

12.
BERTI, F. V. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; RAMBO, C.R. ; DIAS, P. F. ; PORTO., L. M. . Efeito angio/vasculogênico da aloína e compostos do parênquima clorofiliano extraído da babosa.. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica., 2008, Salvador, BA. Resumos do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB)., 2008. p. 49-49.

13.
DIAS, P. F.; GAGLIARDI, A. R. T. ; SIQUEIRA, J. M. ; MARASCHIN, M. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Potential specific antitumor cell - effect of the polysaccharide Sarg.. In: The 6th International Cell Death Symposium on the Mechanisms of Cell Death., 2006, Angra dos Reis, RJ.,. Proceedings of The 6th International Cell Death Symposium on the Mechanisms of Cell Death., 2006. p. 48-48.

14.
KUHNEN, S. ; LEMOS, P. M. M. ; CAMPESTRINI, L. H. ; OGLIARI, J. B. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. . Atividade de Compostos carotenóides extraídos de sementes de uma variedade local de milho (Zea mays) na vascularização de embriões de Gallus domesticus.. In: XXIª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2006, Águas de Lindóia, SP. Resumos da XXIª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2006. p. 67-67.

15.
LEMOS, P. M. M. ; KUHNEN, S. ; Campestrini LH ; OGLIARI, J. B. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. . Efeito de carotenóides de Zea mays na morfogênese embrionária.. In: XXIª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2006, Águas de Lindóia, SP. Resumos da XXIª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2006. p. 120-120.

16.
Strassmann BB ; MARASCHIN, M. ; Vieira AR ; BALBINOT JR., A. A. ; GALLOTTI, G.J.M. ; BAVARESCO, A. ; VIEIRA, H. J. ; SILVA, L. L. ; DIAS, P. F. . Análise química e atividade vasculogênica de extratos aquosos de erva-mate (Ilex paraguariensis) em diferentes sistemas de cultivo.. In: XXª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2005, Águas de Lindóia, SP. Resumos da XXª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), 2005.

17.
SILVA, L. L. ; Strassmann BB ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Atividade antioxidante de extratos (poli)fenólicos de cafés em sistema in vitro.. In: XXª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE),, 2005, Águas de Lindóia, SP.. Resumos da XXª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE),, 2005.

18.
KUHNEN, S. ; CAMPESTRINI, L. H. ; PITT, F. ; DIAS, P. F. ; OGLIARI, J. B. ; MARASCHIN, M. . Carotenoid analysis in seeds of maize local varieties from southern Brazil by liquid chromatography.. In: 4º Encontro Nacional de Cromatografia., 2005, Évora, Portugal.. 4º Encontro Nacional de Cromatografia,, 2005.

19.
KUHNEN, S. ; Campestrini LH ; PITT, F. ; DIAS, P. F. ; OGLIARI, J. B. ; MARASCHIN, M. . Carotenoid analysis in seeds of maize local varieties from southern Brazil by liquid chromatography. In: 4th National Meeting of Chromatography, 2005, Evora. 4th National Meeting of Chromatography, 2005.

20.
DIAS, P. F.; J.M.SIQUEIRA, ; MARASCHIN, M. ; A.R.GAGLIARDI, ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Efeito de polissacarídeo extraído de alga Phaeophyceae na migração celular in vitro e no crescimento de tumor sólido em camundongos inoculados com células de melanoma B16-F10.. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2004, Águas de Lindóia. Resumos do XXXVI Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2004. p. 199-199.

21.
Strassmann BB ; DIAS, P. F. ; Vieira AR ; MARASCHIN, M. . Análise bioquímica de extratos aquosos de erva-mate (Ilex paraguariensis) e atividade biológica em embriões de Gallus domesticus. In: I Simpósio de Investigação em Ciências Biológicas, 2004, Florianópolis, SC. I Simpósio de Investigação em Ciências Biológicas, 2004.

22.
DIAS, P. F.; BRUNONI, M. ; MARASCHIN, M. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Isolamento e análise da estrutura química das frações polissacarídicas de parede celular de Sargassum stenophyllum.. In: XIV Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 2004, Florianópolis, SC. XIV Seminário de Iniciação Científica da UFSC. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004.

23.
DIAS, P. F.; VENDRUSCOLO, Luiz Felipe ; MARASCHIN, M. ; A.R.GAGLIARDI, ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Efeitos de polissacarídeos isolados de parede celular da alga parda Sargassum stenophyllum (Phaeophyceae) sobre a membrana corioalantóica (MC) e a morfogênese de embriões de galinha.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2003, Águas de Lindóia. Resumos do XXXV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2003. p. 199.

24.
DIAS, P. F.; J.M.SIQUEIRA-JUNIOR, ; MARASCHIN, M. ; A.R.GAGLIARDI, ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Propriedades antitumorais de polissacarídeos isolados de parede celular da alga parda Sargassum stenophyllum (Phaeophyceae).. In: XXXV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental,, 2003, águas de Lindóia. Resumos do XXXV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental,, 2003. p. 199.

25.
MÜLLER, Y. M. R. ; NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; AMMAR, D. ; PACHECO, C. . Uma proposta metodológica para o ensino de Embriologia.. In: Resumos do VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia / EPEB., 2002, São Paulo, SP. Resumos do VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia / EPEB., 2002. p. 55-55.

26.
NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; MÜLLER, Y. M. R. ; AMMAR, D. ; PACHECO, C. . Embriologia Humana - Do Ensino formal à Extensão Universitária. In: VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia / EPEB., 2002, São Paulo, SP. Resumos do VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia / EPEB., 2002. p. 113-113.

27.
DIAS, P. F.; MARASCHIN, Renata dos Passos ; MARASCHIN, M. ; RIBEIRO DO VALLE, R. M. . Propriedades angiostáticas de polissacarídeos de parede celular da alga marinha Sargassum stenophyllum (Phaeophyceae).. In: XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2002, Salvador, BA. Resumos da XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (resumo nº20090), 2002. p. 1321.

28.
IANSSEN, Carla ; M.F.ABREU, ; VENDRUSCOLO, Luiz Felipe ; ARSEGO, J L ; DIAS, P. F. ; E.L., Pedrotti. ; MARASCHIN, M. . Análise do conteúdo de trans-resveratrol, fenóis totais e antocianinas em vinhos tintos e sucos de uva produzidos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.. In: XVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2002, Belém. Resumos do XVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, Belém., 2002. p. 897-897.

29.
MARASCHIN, Renata dos Passos ; ARSEGO, J L ; IANSSEN, Carla ; VENDRUSCOLO, Luiz Felipe ; DIAS, P. F. ; CARO, Miguel S.B. ; MARASCHIN, M. . Quantificação de compostos tânicos em vinhos tintos Cabernet Savignon originários da região da serra gaúcha.. In: Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos / Farmapolis 2002,, 2002, Florianópolis. Resumos do XI Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos / Farmapolis 2002,, 2002. p. C4-20.

30.
VENDRUSCOLO, Luiz Felipe ; IANSSEN, Carla ; MARASCHIN, Renata dos Passos ; ARSEGO, J L ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Análise de protocolos de extração de antocianinas a partir de resíduos da fermentação vinícola.. In: Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos / Farmapolis 2002, 2002, Florianópolis. XI Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos / Farmapolis 2002, 2002. p. c4-18.

31.
DIAS, P. F.; VENDRUSCOLO, Luiz Felipe ; PESSATTI, M. L. ; MARASCHIN, M. ; MARASCHIN, Renata dos Passos ; VALLE, R.M. ; A.R.GAGLIARDI, . Atividades biológicas de polissacarídeos de parede celular de Sargassum stenophyllum (Phaeophyceae).. In: XI Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos / Farmapolis 2002, 2002, Florianópolis. Resumos do XI Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos / Farmapolis 2002, 2002. p. c4-17.

32.
DIAS, P. F.; VENDRUSCOLO, Luiz Felipe ; MARASCHIN, M. ; MARASCHIN, Renata dos Passos ; A.R.GAGLIARDI, ; RIBEIRO DO VALLE, R. M. . Efeito inibitório de polissacarídeos obtidos de parede celular da alga marinha Sargassum stenophyllum (Sarg) (Phaeophyceae) na vasculogênese in vivo.. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2002, Águas de Lindóia. Resumos do XXXIV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2002. p. 208.

33.
MARASCHIN, Renata dos Passos ; ARSEGO, J L ; CAPEL, L S ; DIAS, P. F. ; IANSSEN, Carla ; CIMADON, A M A ; ZANUS, C ; CARO, Miguel S.B. ; MARASCHIN, M. . Solid-phase extraction and 1H-NMR analysis of Brazilian Cabernet Sauvignon wines - A chemical composition correlation study.. In: 6th International Conference on application of Magnetic Resonance in Food Science., 2002, Paris. Proceedings 6th International Conference on application of Magnetic Resonance in Food Science.. Cambridge: Royal Society Chemistry, 2002. p. 111.

34.
DIAS, P. F.; PASSOS, R. ; MARASCHIN, M. ; PESSATTI, M. L. ; RIBEIRO DO VALLE, R. M. . Atividade de polissacarídeos de Sargassum stenophylum e Fucus vesiculosus na vascularização e morfogênese embrionária de Gallus domesticus.. In: VI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental., 2001, Caxambu, MG. Resumos da XVI Reunião Anual da FESBE, 2001. p. 209-209.

35.
DIAS, P. F.; PASSOS, R. ; MARASCHIN, M. ; RIBEIRO DO VALLE, R. M. . Padrão da atividade de polissacarídeos obtidos de Sargassum stenophyllum, administrados in ovo, sobre parâmetros de desenvolvimento de Gallus domesticus.. In: Resumos do X Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos / Farmapolis 2001., 2001, Florianópolis, SC. Resumos do X Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos / Farmapolis 2001., 2001. p. 29-29.

36.
DIAS, M. ; CARVALHO, M. S. L. ; MÜLLER, Y. M. R. ; DIAS, P. F. . Avaliação preliminar do efeito do acetato de chumbo na embriogênese de Gallus domesticus.. In: XVª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2000, Caxambu, MG. Caderno de resumos da FESBE, 1999. p. 157-157.

37.
MÜLLER, Y. M. R. ; NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; BRESSAN, C. M. ; AMMAR, D. ; PACHECO, C. . Uma nova abordagem para o estudo da Embriologia Humana em cursos de graduação.. In: XVª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental., 2000, Caxambu, MG. Resumos da XVª Reunião Anual da FESBE, 2000. p. 169-169.

38.
DIAS, P. F.; DIAS, M. ; MACHADO, E. ; MARASCHIN, M. ; PASSOS, R. ; PESSATTI, M. L. ; RIBEIRO DO VALLE, R. M. . Atividade de polissacarídeos de parede celular de Sargassum stenophyllum nos processos de vascularização e morfogênese de embriões de Gallus domesticus.. In: XVª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental., 2000, Caxambu, MG. Caderno de Resumos da XVª Reunião Anual da FESBE., 2000. p. 162-162.

39.
MÜLLER, Y. M. R. ; NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; BRESSAN, C. M. ; AMMAR, D. ; PACHECO, C. . Uma nova abordagem para o ensino teórico-prático da Embriologia Humana nos cursos de graduação.. In: Congresso de Integração da Morfologia Luso-Brasileira., 2000, Goiânia. Resumos do Congresso / Brazilian Journal of Morphological Sciences, 2000. v. 17. p. 193-193.

40.
MARASCHIN, M. ; PASSOS, R. ; SIBILA, P. S. ; OLTRAMARI, A. C. ; SILVA, J. M. O. D. ; DIAS, P. F. ; FONTANA, J. D. ; CARO, M. S. B. . Isolation and trans-resveratrol analisys in brazilian red wine by H-Nuclear Magnetic Resonance.. In: The Fifth International Conference on Applications of Magnetic Resonance in Food Science., 2000, Aveiro. Abstracts of The Fifth International Conference on Applications of Magnetic Resonance in Food Science., 2000. p. 16-16.

41.
PESSATTI, M. L. ; MARASCHIN, M. ; PASSOS, R. ; DIAS, P. F. ; GONÇALVES, C. . Isolamento, análise química e atividades biológicas dos polissacarídeos de parede celular de Laurencia microcladia (Rhodomelaceae, Ceramiales).. In: XIII Semana Nacional de Oceanografia, 2000, Itajaí, SC. Anais da XIII Semana Nacional de Oceanografia., 2000. p. 574-575.

42.
DIAS, P. F.; PASSOS, R. ; MARASCHIN, M. ; RIBEIRO DO VALLE, R. M. . Atividade do trans-resveratrol em processos de desenvolvimento embrionário de Gallus domesticus.. In: IX Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2000, Florianópolis, SC. Resumos do IX Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2000. p. 40-40.

43.
PASSOS, R. ; DIAS, P. F. ; OLTRAMARI, A. C. ; SILVA, J. M. O. D. ; CARO, M. S. B. ; ARAUJO, P. S. ; MARASCHIN, M. . Análise de t-resveratrol por espectrometria UV-visível em vinhos tintos e sucos de uva comercializados no Brasil.. In: Resumos do IX Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos., 2000, Florianópolis. Resumos do IX Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos., 2000. p. 92-92.

44.
PASSOS, R. ; AGNOL, I. D. ; SILVA, J. M. O. D. ; DIAS, P. F. ; OLTRAMARI, A. C. ; ARAUJO, P. S. ; CARO, M. S. B. ; MARASCHIN, M. . Análise comparativa do perfil espectroscópico (UV/visível e 13C-RMN) de amostras de vinhos tintos produzidos no sul do Brasil.. In: IX Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2000, Florianópolis, SC. Caderno de Resumos do IX Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos, 2000. p. 98-98.

45.
MÜLLER, Y. M. R. ; NAZARI, E. M. ; DIAS, P. F. ; AMMAR, D. ; PACHECO, C. . Aperfeiçoamento de Recursos Didáticos para o Ensino da Reprodução e Desenvolvimento Animal.. In: Resumos da I Semana da Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC., 2000, Florianópolis, SC. Resumos da I Semana da Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC., 2000. v. Prelo.

46.
NAZARI, E. M. ; MÜLLER, Y. M. R. ; DIAS, P. F. ; EGER, F. ; BURATTI, S. F. . Extensão Universitária: Embriologia Humana e a Comunidade.. In: I Semana da Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis. Resumos da I Semana da Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000. v. prelo.

47.
PESSATTI, M. L. ; GONÇALVES, C. ; RESGALLA JR, C. ; CUNHA, S. R. ; DIAS, P. F. ; DESCHAMPS, F. C. ; ARAUJO, P. S. ; CALIXTO, J. B. ; FONTANA, J. D. ; MARASCHIN, M. . ISOLATION, PARTIAL CHEMICAL CHARACTERIZATION AND BIOLOGICAL ACTIVITIES OF CELL WALL POLYSACCHARIDES OF LAURENCIA MICROCLADIA (RHODOMELACEAE, CERAMIALES).. In: 2000 Years of Natural Products Research - Past, Present and Future., 1999, AMSTERDAM, HOLANDA. Abstracts - 2000 Years of Natural Products Research - Past, Present and Future.. p. 446-446.

48.
NAZARI, E. M. ; MÜLLER, Y. M. R. ; DIAS, P. F. ; AMMAR, D. ; PACHECO, C. ; KAWASAKI, C. A. ; BAGGIO, M. S. . EMBRIOLOGIA HUMANA: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO.. In: IV MOSTRA DE TRABALHOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, 1999, FLORIANÓPOLIS, SC. RESUMOS DA 3ª SEMANA DA BIOLOGIA - IV MOSTRA DE TRABALHOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS., 1999. p. 12-12.

49.
DIAS, P. F.; RIBEIRO DO VALLE, R. M. ; DIAS, M. ; MACHADO, E. ; CUNHA, S. R. ; ARAUJO, P. S. ; SILVA, J. M. O. D. ; BARROSO, P. A. ; PESSATTI, M. L. ; MARASCHIN, M. . Atividade de polissacarídeos de parede celular de Laurencia microcladia (Rhodomelaceae, Ceramiales) na morfogênese e vascularização de embriões de Gallus domesticus.. In: Resumos da IIª Jornada Catarinense de Plantas Medicinais., 1999, Criciuma, SC. Caderno de Resumos, 1999. v. prelo.

50.
DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R. . A AÇÃO DISMÓRFICA DA TUNICAMICINA EM EMBRIÕES DE GALLUS DOMESTICUS.. In: XIII REUNiÃO ANUAL DA FESBE, 1998, CAXAMBU, MG. RESUMOS DA XIII REUNIÃO DA FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL (FeSBE), 1998. p. 138-138.

51.
MÜLLER, Y. M. R. ; DIAS, P. F. . A UTILIZAÇÃO DO EMBRIÃO DE GALINHA EM PESQUISA BÁSICA E APLICADA.. In: VIª Semana da Pesquisa da UFSC, 1998, Florianópolis, SC. Resumos da VI semana da pesquisa, 1998. p. 434-434.

52.
IGNÁCIO, A. R. A. ; DIAS, P. F. ; MÜLLER, Y. M. R. . ACAO DE LESAO MECANICA NO PROSENCEFALO DE EMBRIOES DE GALLUS GALLUS DOMESTICUS.. In: 5 REUNIAO ESPECIAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSODA CIENCIA (SBPC)., 1997, BLUMENAU, SC.. RESUMOS DA 5 REUNIÃO ESPECIAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), 1997. p. 386-386.

53.
IGNÁCIO, A. R. A. ; DIAS, P. F. ; MÜLLER, Y. M. R. ; RIES, L. G. K. . ACAO DE LESOES TRANSIENTES NO PROSENCEFALO E MESENCEFALO DE EMBRIOES DE GALLUS GALLUS DOMESTICUS.. In: XII REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL (FESBE)., 1997, CAXAMBU, MG.. RESUMOS DA XII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL (FeSBE), 1997. p. 386-386.

54.
DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R. . TUNICAMYCIN ACTION IN THE MORPHOGENESIS OF CHICK EMBRYOS.. In: I ENCONTRO NACIONAL DE POS GRADUACAO EM AREAS DA BIOLOGIA ESTRUTURAL, 1997, CAMPINAS, SP.. Brazilian Journal of Morphological Sciences, 1997. p. 127-127.

55.
DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R. . SALINAS E TAMPOES PODEM INTERFERIR NO DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO? - UM ESTUDO SOBRE A MORFOGENESE EM GALLUS.. In: XII REUNIAO ANUAL DA FEDERACAO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL (FESBE)., 1997, CAXAMBU, MG.. RESUMOS DA XII REUNIÃO DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES BIOLOGIA EXPERIMENTAL (FeSBE), 1997. p. 386-386.

56.
COSTA, A. ; DIAS, P. F. ; MÜLLER, Y. M. R. ; PACHECO, W. . METHODOLOGIE POUR LE MONITORAGE DU DEVELOPPEMENT EMBRYONNAIRE D OISEAUX.. In: 78EME CONGRES DE L ASSOCIATION DES ANATOMISTES DE LANGUE FRANCAISE., 1996, MADRID, ESP.. RESUMOS - 78EME CONGRES DE L ASSOCIATION DES ANATOMISTES DE LANGUE FRANCAISE, 1996. p. 224-224.

57.
DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R. ; PACHECO, W. . CARACTERISATION ET ETUDE CONTESTUELLE DES MALFORMATIONS OBSERVEES SUR GALLUS GALLUS DOMESTICUS.. In: 78EME CONGRES DE L ASSOCIATION DES ANATOMISTES DE LANGUE FRANCAISE, 1996, MADRID, ESP.. RESUMOS DO 78EME CONGRES DE L ASSOCIATION DES ANATOMISTES DE LANGUE FRANCAISE, 1996. p. 225-225.

58.
IGNÁCIO, A. R. A. ; DIAS, P. F. ; MÜLLER, Y. M. R. ; PACHECO, W. ; MARIANO, P. A. . UM MODELE POUR LES ETUDES DU DEVELOPPEMENT CHEZ LES OISEAUX, TESTE SURDES EMBRYONS DE GALUS GALLUS DOMESTICUS.. In: 78EME CONGRES DE L ASSOCIATION DES ANATOMISTES DE LANGUE FRANCAISE., 1996, MADRID, ESP.. RESUMOS DO 78EME CONGRES DE L'ASSOCIATION DES ANATOMISTES DE LANGUE FRANCAISE, 1996. p. 237-237.

59.
DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R. . PADROES DE MALFORMACAO EM EMBRIOES DE GALLUS GALLUS DOMESTICUS. ACAO DE FARMACOS.. In: XI REUNIAO DA FESBE, 1996, CAXAMBU, SP. RESUMOS DA XI REUNIÃO ANUAL DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL (FeSBE), 1996. p. 109-109.

60.
DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R. . INSULIN ACTION IN CENTRAL NERVOUS SYSTEM MORPHOGENESIS OF GALLUS GALLUS DOMESTICUS EMBRYOS.. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOLOGIA CELULAR., 1996, AGUAS DE LINDOIA, SP. RESUMOS - IX CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOLOGIA CELULAR, 1996. p. 133-133.

61.
DIAS, P. F.; GOULART, R. ; MÜLLER, Y. M. R. . DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO DE GALLUS GALLUS DOMESTICUS EM DIFERENTES TEMPERATURAS E PERIODOS DE INCUBACAO.. In: 3 REUNIAO ANUAL DA SBPC, 1996, FLORIANOPOLIS, SC. ANAIS - 3 REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), 1996. p. 520-520.

62.
DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R. . CARACTERIZACAO E CONTEXTUALIZACAO DE MALFORMACOES OBSERVADAS EM EMBRIOES DE GALLUS GALLUS DOMESTICUS.. In: X REUNIAO ANUAL DA FESBE, 1995, SERRA NEGRA, SP. RESUMOS-X REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL (FeSBE), 1995. p. 373-373.

63.
DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R. . UM MODELO PARA ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO EM AVES, TESTADO EM EMBRIOESDE GALLUS GALLUS DOMESTICUS.. In: IX REUNIAO ANUAL DA FESBE., 1994, CAXAMBU, MG. RESUMOS - IX REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL (FESBE), 1994. p. 323-323.

64.
DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R. . METODOLOGIA PARA O MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO DE AVES.. In: I SEMANA DA PESQUISA DA UFSC, 1993, FLORIANOPOLIS, SC. RESUMOS - I SEMANA DA PESQUISA DA UFSC, 1993. p. 112-112.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, P. F.. Angiogênese e comportamento celular: ação de substâncias e estruturas poliméricas, com ênfase na área da saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DIAS, P. F.; BERTI, F. V. ; SIQUEIRA Jr, J.M. ; MARASCHIN, M. ; GAGLIARDI, A. R. T. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Early blood vessel formation is inhibited by trans-resveratrol without impairment of embryonic growth. A possible involvement on PKC pathway.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
DIAS, P. F.; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. . Chemical structure and biological activities of polysaccharides extracted from seaweeds.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
DIAS, P. F.; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. . Polissacarídeos isolados da alga parda Sargassum stenophyllum (Phaeophyceae) exercem efeito anti-vasculogênico evidenciado por modificação na morfogênese embrionária?.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
DIAS, P. F.. Estudo de vias de administração de polissacarídeos sobre a morfogênese e a vascularização de embriões.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DIAS, P. F.. Consultoria na condição de ad hoc manuscrito da Revista Biotemas da UFSC. 2006.

2.
DIAS, P. F.. Consultoria relativa a análise e parecer sobre o Projeto de Pesquisa relacionado a TCC Graduação. 2006.

Processos ou técnicas
1.
MARASCHIN, M. ; LEMOS, P. M. M. ; DIAS, P. F. ; MANSO, D.C. . Processo de transferência de compostos antioxidantes assistido por micro-ondas utilizando veículo apolar.. 2010.

2.
UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - Depositante ; Nano Endoluminal S.A. - Depositante ; Medic Fórmula Farmácia de manipulação LTDA - Depositante ; Naturama Ind.e Com. de Prod.Agropecuários LTDA-Depositante ; Inventores: ; PORTO., L. M. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; RAMBO, C.R. ; COSTA, C.M. ; KOEPP, J. ; CAMPESTRINI, L. H. ; DIAS, P. F. ; BERTI, F. V. ; CARMINATTI, C.A. ; ANTÔNIO, R.V. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Biomaterial compósito celulose bacteriana-acemanana, processo de produção e uso dos mesmos - Depósito de Pedido de registro de Registro n. 220907710287.. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
DIAS, P. F.; Strassmann BB ; CAMPESTRINI, L. H. . Análise do teor de aloína em amostras de suco de babosa (Aloe vera Linné). 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
GAGLIARDI, A. R. T. ; DIAS, P. F. . Tópicos sobre endotélio e doença cardiovascular. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BRESSAN, C. M. ; Ferreira, C. ; MENDES de AGUIAR, C. B. N. ; DIAS, P. F. ; Machiavelli, A. . Confecção de materiais didáticos de Embriologia e Biologia Celular para atender alunos das Escolas de Ensino Básico ? BEG 7025 / CCB - UFSC.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Extensão).

3.
DIAS, P. F.; BRESSAN, C. M. ; HARA, D. B. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. . Produção e divulgação de materiais educativos na área de Embriologia.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Extensão).

4.
Ishida, M.M.I. ; Moreira, A.P.T. ; BRESSAN, C. M. ; Muniz, M.D. ; Horta, P. ; DIAS, P. F. ; Woehl, V. M. ; Bouzon, Z. L. ; Silva R.L. ; Nogueira, A.V. . Elaboração de Material Didático para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a Distância, no CCB, UFSC.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Extensão).

5.
COELHO, B. ; VELEIRINHO, B ; BERTI, F. V. ; MARASCHIN, M. ; PRUDÊNCIO, M.A. ; FERREIRA, A.G. ; KUHNEN, S. ; LEMOS, P. M. M. ; BRESSAN, C. M. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; SIQUEIRA Jr, J.M. ; SIQUEIRA Jr, J.M. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; OGLIARI, J. B. ; DIAS, P. F. . Avaliação do efeito de extratos, frações, subfrações e compostos isolados de Zea mays l. na viabilidade, proliferação e migração de células tumorais.. 2009. (Relatório de pesquisa).

6.
Teixeira Pinto, L ; PORTO., L. M. ; DIAS, P. F. ; BERTI, F. V. ; de Souza, C.B. ; PRUDÊNCIO, M.A. ; BRESSAN, C. M. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; SIQUEIRA Jr, J.M. ; CAMPOS, A. ; Hort, M.A. ; CAMPESTRINI, L. H. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; PEDROTTI, E. L. . Desenvolvimento e Estudo Pré-Clínico de Produtos Biopoliméricos associados a Princípios Ativos de Aloe vera L.. 2009. (Relatório de pesquisa).

7.
DIAS, P. F.; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. ; BRESSAN, C. M. ; COELHO, B. ; PRUDÊNCIO, M.A. ; BERTI, F. V. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; VELEIRINHO, B . Avaliação preliminar da atividade anti-tumoral in vitro de compostos carotenóides, (poli)fenólicos) e antociânicos extraídos de variedades crioulas e locais de milho (Zea mays l.).. 2009. (Relatório de pesquisa).

8.
Gabrielle, C. ; DIAS, P. F. . Divulgação de conteúdos de integração na área da saúde no campo morfofuncional, clínico e social.. 2009. (Relatório de Projeto de Extensão Universitária).

9.
DIAS, P. F.; BRESSAN, C. M. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. . Produção e divulgação de materiais educativos na área de Embriologia. 2009. (Relatório de Projeto de Extensão Universitária).

10.
KUHNEN, S. ; LEMOS, P. M. M. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Caracterização química e de atividade na formação de vasos sanguíneos, das frações amídica, antociânica, fenólica e carotenoídica extraídas de variedades locais de milho (Zea mays). 2008. (Relatório de pesquisa).

11.
CAMPESTRINI, L. H. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Determinação dos teores de aloína e polissacarídeos (acemamana; polímeros dispersos) de amostras de babosa (Aloe barbadensis, miller) e dos respectivos efeitos nos processos de vasculogênese e angiogênese de embriões de Gallus domesticus, L.. 2007. (Relatório de pesquisa).

12.
Strassmann BB ; BRESSAN, C. M. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. . Análise do conteúdo de compostos bioativos e da atividade vasculogênica e angiogênica de amostras de extratos aquosos de erva-mate (Ilex paraguariensis) derivadas de diferentes sistemas de cultivo.. 2006. (Relatório de pesquisa).

13.
Strassmann BB ; CAMPESTRINI, L. H. ; DIAS, P. F. ; MARASCHIN, M. . Análise do teor de aloína em amostras de suco de babosa (Aloe vera, L.). 2006. (Relatório de pesquisa).

14.
DIAS, P. F.; MARASCHIN, M. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Definição de vias de administração e avaliação dos efeitos de polissacarídeos de algas marinhas (Fucus vesiculosus e Sargassum stenophyllum) sobre a vascularização extra-embrionária e morfogênese de embriões de Gallus domesticus.. 2005. (Relatório de pesquisa).

15.
NAZARI, E. M. ; BROCARDO, P. ; MORAES, A. Z. ; MULLER, Y. M. R. ; MORE, M. B. ; GOULART, S. ; ALVES, K. T. ; DIAS, P. F. . A Embriologia no Contexto da Extensão Universitária,. 2005. (Relatório de Projeto de Extensão Universitária).

16.
DIAS, P. F.; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Definição de vias de administração e avaliação dos efeitos de polissacarídeos de algas marinhas (Fucus vesiculosus e Sargassum stenophyllum) sobre a vascularização extra-embrionária e morfogênese de embriões de Gallus domesticus.. 2005. (Relatório de Pesquisa).

17.
BIANCHI, L. ; MARASCHIN, M. ; DIAS, P. F. . Estudo de atividade de BIO-ÓSTEO Flex (Phytomare) sobre a formação de vasos sanguíneos e a morfogênese embrionária de Gallus domesticus, in vivo.. 2003. (Relatório de pesquisa).

18.
DIAS, P. F.; NAZARI, E. M. . Curso de atualização: Formação Continuada para Professores do II Grau na Área de Biologia - PRÓ CIÊNCIAS 99.. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
DIAS, P. F.; BRESSAN, C. M. ; NAZARI, E. M. . Curso de atualização: Formação Continuada para Professores do II Grau na Área de Biologia - PRÓ CIÊNCIAS 98.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R. . Estudo de fragmentos de medula de embriões de Gallus gallus domesticus, in vitro?. 1998. (Relatório de pesquisa).

21.
DIAS, P. F.; NAZARI, E. M. . Curso de atualização: Formação Continuada para Professores do II Grau na Área de Biologia - PRÓ CIÊNCIAS 97.. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
MÜLLER, Y. M. R. ; DIAS, P. F. . Estudo da ação de fatores físicos e químicos sobre a morfogênese de embriões de Gallus gallus domesticus?, com ênfase no desenvolvimento do sistema nervoso central. 1996. (Relatório de pesquisa).

23.
DIAS, P. F.. ESTABELECIMENTO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS A AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DE GALLUS DOMESTICUS. 1 - AÇÃO DA TEMPERATURA.. 1994. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
DIAS, P. F.. Modulação da vasculogênese, angiogênese e de desenvolvimento tumoral por derivados de Sargassum stenophyllum (phaeophyceae).. 2005 (Tese) .

2.
DIAS, P. F.. Polissacarídeos isolados da alga parda Sargassum Stenophyllum (Phaeophyceae) exercem efeito anti-vasculogênico evidenciado por modificação na morfogênese embrionária. 2005 (Monografia) .

3.
DIAS, P. F.. Estudo da ação de fatores físicos e químicos sobre a morfogênese de embriões de Gallus domesticus, com ênfase no desenvolvimento do sistema nervoso central.. 1996 (Dissertação de Mestrado) .

4.
DIAS, P. F.; MULLER, Y. M. R. . Estabelecimento de metodologias adequadas ao acompanhamento do desenvolvimento embrionário de Gallus domesticus.. 1994 (Monografia) .



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - Depositante ; Nano Endoluminal S.A. - Depositante ; Medic Fórmula Farmácia de manipulação LTDA - Depositante ; Naturama Ind.e Com. de Prod.Agropecuários LTDA-Depositante ; Inventores: ; PORTO., L. M. ; RECOUVREUX, D.O.S. ; RAMBO, C.R. ; COSTA, C.M. ; KOEPP, J. ; CAMPESTRINI, L. H. ; DIAS, P. F. ; BERTI, F. V. ; CARMINATTI, C.A. ; ANTÔNIO, R.V. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. . Biomaterial compósito celulose bacteriana-acemanana, processo de produção e uso dos mesmos - Depósito de Pedido de registro de Registro n. 220907710287.. 2009, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: prot220907710287, título: "Biomaterial compósito celulose bacteriana-acemanana, processo de produção e uso dos mesmos - Depósito de Pedido de registro de Registro n. 220907710287." . Depósito: 30/12/2009Instituição(ões) financiadora(s): FINEP - SEBRAE - UFSC - Nano Endoluminal - Medic Fórmula - Naturama..

2.
 MARASCHIN, M. ; LEMOS, P. M. M. ; DIAS, P. F. ; MANSO, D.C. . Processo de transferência de compostos antioxidantes assistido por micro-ondas utilizando veículo apolar.. 2010, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: prot221001734968, título: "Processo de transferência de compostos antioxidantes assistido por micro-ondas utilizando veículo apolar." . Depósito: 04/05/2010Instituição(ões) financiadora(s): UFSC.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PORTO., L. M.; FURIGO Jr, A.; RAMBO, C.R.; DIAS, P. F.. Participação em banca de Emily Marques dos Reis. Funcionalização de hidrogéis de nanocelulose bacteriana para mimetização de microambiente tumoral.. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
NAZARI, E. M.; BIANCHINI, K. K.; Schimidt, E. C.; DIAS, P. F.. Participação em banca de Luciane Nezzi. Efeito do herbicida glifosato sobre as células somáticas e germinativas de testículo de peixe Danio rerio (Hamilton 1822).. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Trentin, A.G.; Leonardi, D. F.; Morato, E.F.; DIAS, P. F.; BRESSAN, C. M.. Participação em banca de Ana Carolina Wosgrau. Estudo comparativo da cicatrização entre matrizes de regeneração dérmica em pele de camundongo. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Silva, MA; CARMINATTI, C.A.; NAZARI, E. M.; DIAS, P. F.; RECOUVREUX, D.O.S.; CALLONI, G.W.. Participação em banca de Diana Heck. Avaliação da associação células-tronco mesenquimais de placenta humana em biomateriais baseados em celulose bacteriana. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - UFSC.

5.
CALLONI, G.W.; RECOUVREUX, D.O.S.; DIAS, P. F.; GARCEZ, R. C.; Trentin, A.G.. Participação em banca de Addeli Bez Batti Angulski. Desenvolvimento de um modelo de cultivo de células tronco da derme humana em hidrogel de carragenana extraído da alga vermelha Kappaphycus alvarezii.. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
Polli, VAB; Trentin, A.G.; Bizz, MT; DIAS, P. F.; Silva, MA. Participação em banca de Viviane Aparecida Balvedi Polli. Avaliação da polpa dentária como nicho de células-tronco/progenitoras derivadas da crista neural. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
TEIXEIRA, B. L.; Trentin, A.G.; MENDES de AGUIAR, C. B. N.; DIAS, P. F.; BRESSAN, C. M.; Silva, MA. Participação em banca de Bianca Luise Teixeira. Efeitos do fator de crescimento epidermal (EGF) na potencialidade e diferenciação das células da crista neural de aves. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
PORTO., L. M.; Soares, C.; RAMBO, C.R.; DIAS, P. F.; KOEPP, J.; RECOUVREUX, D.O.S.. Participação em banca de Gisele Volpato de Souza. Avaliação da viabilidade e da interação de células do gânglio da raiz dorsal em hidrogéis de celulose bacteriana.. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
PEDROSA, R. C.; de Souza, A. Z. P; Rossi, M.H.; DIAS, P. F.; Wilhelm Filho, D.. Participação em banca de Karina Bettega Felipe. Estudo da atividade antitumoral do extrato bruto e frações de Casearia sylvestris.. 2010. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
Nogueira, R. A.; Barbosa, C.T. de F.; de Sá, F. B.; DIAS, P. F.. Participação em banca de Edbhergue Ventura Lola Costa, intitulada. Análise fractal da vascularização membrana corioalantóide de embriões de codornas japonesas (Coturnix japonica) submetidas a campo eletromagnético de 60 Hz.. 2010. Dissertação (Mestrado em Biociência Animal) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

11.
Silva, MA; Vituri, C.L.; DIAS, P. F.; Trentin, A.G.. Participação em banca de Talita da Silva Jeremias. Efeito dos fatores FGF-2, EGF e B-Catenina no potencial de diferenciação das células tronco mesenquimais de placenta humana - Mestrado.. 2009. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - UFSC.

12.
RIBEIRO-DO-VALLE, R. M.; PEDROSA, R. C.; DIAS, P. F.; SIQUEIRA Jr, J.M.; da SILVA SANTOS, J.E.. Participação em banca de Andreza Campos. Investigação das propriedades antitumorais do elatol obtido da alga vermelha Laurencia microcladia - Mestrado. 2009. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
LIZ, T.S.; DIAS, P. F.; SERPA, G.; Teixeira Pinto, L; TASCA, C.I.; PORTO., L. M.. Participação em banca de Tânia de Souza Liz. Quantificação das proteínas mGluR1 e FMRP em córtex e hipocampo de ratos após administração de uma mistura de aminoácidos. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
DIAS, P. F.; SIQUEIRA, J. M.; RAMBO, C.R.; FURIGO Jr, A.; PORTO., L. M.. Participação em banca de Fernanda Vieira Berti. Efeito da aloína e do extrato do parênquima clorofiliano da Aloe barbadensis na viabilidade de células tumorais e na formação de vasos sanguíneos. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
Bittencourt, D.A.; DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R.; Silva, MA; Trentin, A.G.. Participação em banca de Denise Avani Bittencourt. Efeito do FGF2 na diferenciação de células da crista neural truncal (CNT) de codornas in vitro.. 2007. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
PEDROTTI, E. L.; BONFIM, T.; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M.; DIAS, P. F.; MARASCHIN, M.. Participação em banca de Liana Luidielli da Silva. Análise fitoquímica e determinação das atividades antioxidantes e vasculogênicas dos extratos aquosos de Coffea arabica e Theobroma cacao. 2005. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
CAMELINI, C. M.; DIAS, P. F.; MARASCHIN, M.; MENDONCA, M. M.. Participação em banca de Carla Maísa Camelini. Caracterização estrutural e atividade vasculogênica de beta-glucanas isoladas de frutificações de Agaricus brasiliensis em diferentes estágios de maturação: implicações na produção de nutricêuticos. 2005. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
RIES, L. G. K.; DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R.. Participação em banca de Lilian Gerdi Kittel Ries. Efeitos de lesão no sistema nervoso central de embriões de Gallus gallus domesticus.. 1998. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
FIGUEIREDO, C. P.; BARBOSA, N. B. V.; FARINA, MARCELO; JEREMIAS, T. S.; DIAS, P. F.. Participação em banca de Claudia Almeida Coelho de Albuquerque. Embriotoxicidade do MeHg sobre a organização estrutural e ultraestrutural do mesencéfalo e cerebelo de Gallus domesticus. 2016. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
DIAS, P. F.; SERVAT-MEDINA, L.; DALBÓ, S.; DE BEM, A. F.; NAZARI, E. M.; Garcez, R. C.; Kobus, K.; CUNHA, M. P.. Participação em banca de Viviane Aparecida Balvedi Polli. Ação dos extratos foliares aquoso e hidroalcoólico de Cissus verticillata l. na formação de vasos sanguíneos em modelos de estudo in vivo e in vitro.. 2015. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MÜLLER, Y. M. R.; FILIPAK NETO, F.; BIANCHINI, K. K.; FARINA, M.; CORDEIRO, M. M. R.; DIAS, P. F.; SIMIONI, C.; AMMAR, D.; NAZARI, E. M.. Participação em banca de Fabiana de Fátima Ferreira. Toxicidade do metilmercúrio (MeHg) sobre a organização das camadas da medula espinhal de embriões de Gallus domesticus. 2015. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
MULLER, Y. M. R.; Pereira, L.A.V.D.; Facchini, L.S.; DIAS, P. F.; Cordeiro, M.M.R.; AMMAR, D.; Garcez, R.C.; Maluf, S.W.. Participação em banca de Karoline Kobus. Efeito da homocisteína sobre os mecanismos celulares envolvidos na morfogênese da medula espinhal e do esqueleto axial de embriões de Gallus domesticus: implicações na gênese dos defeitos do tubo neural.. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
DIAS, P. F.; GAGLIARDI, A. R. T.; SALATINO, A.; PINTO, M.R.R.; PASA, T.B.C.; SANTOS, A. R. S.; Cordeiro, M.M.R.; Piovezan, A.P.; Silva, M.A. da. Participação em banca de Cristiane Meneghelli. Atividade moduladora do extrato hidroalcoólico de própolis catarinense na formação de vasos sanguíneos.. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
Bouzon, Z. L.; MOURA, K. R. S.; DIAS, P. F.. Participação em banca de Susane Lopes. Avaliação do perfil químico do extrato aquoso de casca de banana cultivar Prata Anã (Musa spp.) e sua eficácia fotoquimioprotetora in vitro.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
CALLONI, G.W.; Muniz, YCN; DIAS, P. F.; IZÍDIO, G. S.; NAZARI, E. M.. Participação em banca de Gilian Fernando Bourckhardt. Toxicidade celular da homocisteína sobre o processo de ossificação endocondral no desenvolvimento de membros.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PORTO., L. M.; BERTI, F. V.; DIAS, P. F.; KOEPP, J.. Participação em banca de Camila Quinetti Paes. Avaliação clínica - Fase I do compósito Nanocelulose-Aloe vera e desenvolvimento de um scaffold celularizado para aplicação na Engenharia de tecido epitelial.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Dias, Paulo Fernando; FARINA, M.; CALLONI, G. W.; BIANCHINI, K. K.. Participação em banca de Fabiana de Fátima Ferreira. Efeito do metilmercúrio sobre a estrutura e a ultraestrutura da medula espinhal de embriões de Gallus domesticus. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
BRESSAN, C. M.; CORDEIRO, M. M. R.; MOURA, K. R. S.; DIAS, P. F.; Silva, MA. Participação em banca de Rogério Gargioni. Avaliação do nicho molecular de células-tronco hematopoiéticas e mesenquimais em placenta humana: caracterização estrutural e ultraestrutural. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
DIAS, P. F.; Magalhães, WCS; de Toni, D.C.; Muniz, YCN; de Souza, I. R.; Marrero, A.R.. Participação em banca de Sandra Regina Rachadel Torres. Estrutura Genética e Origem da População do Estado de Santa Catarina. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
DIAS, P. F.; Allodi, S; Schmidt, E. C.; MULLER, Y. M. R.. Participação em banca de Luciane Nezzi. Estudo do efeito do herbicida glifosato sobre as células somáticas e germinativas de testículo de peixe Danio rerio (Hamilton 1822). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GOULART, R.; DIAS, P. F.; MÜLLER, Y. M. R.. Participação em banca de Rozane Goulart. Aspectos do Desenvolvimento do Sistema Nervoso de Embriões de Gallus gallus domesticus. 1992. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biologia do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS, P. F.. Participação em banca de Renata Pinheiro Gonzáles.Panorama do conhecimento acerca do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciêncais Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
Costa, M.C.; MÜLLER, Y. M. R.; DIAS, P. F.; Trentin, A.G.. Participação em banca de Meline Coelho da Costa.Estudo dos efeitos da matriz extracelular na morfogênese da crista neural em Coturnix japonica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Melissa Toledo Melo Henriques; CAVON, V.; DIAS, P. F.; MARASCHIN, M.. Participação em banca de Melissa Toledo Melo Henriques.Estudo preliminar do potencial antimicrobiano e embriotóxico da seiva de Aloe vera L. e aspectos agronômicos na produção de Catharanthus roseus (l.) G. Don. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Strassmann BB; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M.; CAMPESTRINI, L.; Campestrini LH; Vieira AR; DIAS, P. F.; MARASCHIN, M.. Participação em banca de Betina Barros Strassmann.Análise de compostos bioativos e atividade vasculogênica do extrato aquoso de erva-mate (Ilex paraguariensis) derivados de diferentes sistemas de cultivo (disciplina BIO 5156 estágio II-CCB/UFSC). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Penteado, RB; DIAS, P. F.. Participação em banca de Ricardo Barros Penteado.Influência do manejo sobre a porcentagem de ovos em espécies da Família Chelonidae - Subaúma - BA.. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciêncais Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Bouzon, Z. L.; Woehl, V. M.; DIAS, P. F.. Membro de Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto do Depto. de BEG (Proc. nº 23080.058766/2008-00, Edital: 004/DDPP/2009). 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
DIAS, P. F.; Allodi, S; Schmidt, E. C.; MULLER, Y. M. R.. Comissão Examinadora do Projeto de Dissertação: Estudo do efeito do herbicida glifosato sobre as células somáticas e germinativas de testículo de peixe Danio rerio (Hamilton 1822). 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
DIAS, P. F.. Avaliação de painéis e resumos apresentados no 21o Seminário de Iniciação Científica da UFSC.. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Silva, MA; Trentin, A.G.; DIAS, P. F.; Caloni, G. W.. Comissão Avaliadora do Projeto de Dissertação: Avaliação da proliferação e diferenciação óssea de células tronco de placenta humana em arcabouço hidrogel. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
de Souza, I. R.; DIAS, P. F.; Muniz, YCN; Marrero, A.R.. Comissão Avaliadora do Projeto de Dissertação: Polimorfismo da região 3? não-traduzida do gene HLA-G em pacientes com histórico de câncer de mama no sul do Brasil.. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Caloni, G. W.; DIAS, P. F.; Garcez, R. C.. Comissão avaliadora do Projeto de Dissertação: Estudo da diferenciação e multipotencialidade das células da crista neural truncal de aves tratadas com Shh sobre arcabouços tridimensionais.. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
Trentin, A.G.; RECOUVREUX, D.O.S.; DIAS, P. F.. Comissão avaliadora do Projeto de Dissertação: Ensaio pré-clínico do uso de células tronco mesenquimais derivadas da derme e plasma rico em plaquetas associados a uma matriz de regeneração dérmica.. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
Silva, MA; DIAS, P. F.. Comissão avaliadora do Projeto de Dissertação: Análise de células tronco mesenquimais da placenta humana injetadas em animais submetidos à lesão isquêmica cerebral.. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
DIAS, P. F.. Avaliação de painéis e resumos apresentados no 20o Seminário de Iniciação Científica da UFSC.. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
de Souza, I. R.; DIAS, P. F.; Caloni, G. W.; OURIQUES, L. C.; Jeremias, T da S. Comissão designada para compor a comissão de seleção de alunos de Mestrado no Programa de Biologia Celular e do Desenvolvimento. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
DIAS, P. F.; Caloni, G. W.; de Souza, I. R.; OURIQUES, L. C.; Kobus, K.. Comissão designada para compor a comissão de análise e reestruturação de disciplinas a nível de mestrado e doutorado do Programa de Biologia Celular e do Desenvolvimento.. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
de Souza, I. R.; de Toni, D.C.; Caloni, G. W.; OURIQUES, L. C.; Perazzolo, L. M.; DIAS, P. F.; Jeremias, T da S; MELO, F. R.. Comissão designada para compor a comissão de seleção de alunos de Mestrado e Doutorado no Programa de Biologia Celular e do Desenvolvimento. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
DIAS, P. F.. Avaliação de painéis e resumos apresentados no 19o Seminário de Iniciação Científica da UFSC.. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
de Souza, I. R.; DIAS, P. F.; Perazzolo, L. M.; Schimidt, E. C.. Comissão designada para compor a comissão de seleção de alunos de Mestrado no Programa de Biologia Celular e do Desenvolvimento. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
OURIQUES, L. C.; Catapan, A.H.; Horta, P.; Muniz, M.D.; BRESSAN, C. M.; DIAS, P. F.; Moreira, A.P.T.. Comissão designada pela Portaria nº 02/LCCB/2009 de 17 de junho de 2009, para compor a comissão de seleção de tutores a distância para a 4º período do curso de EaD no pólo de Pato Branco, PR. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
de Souza, I. R.; DIAS, P. F.; Caloni, G. W.; Jeremias, T da S. Comissão designada para compor a comissão de seleção de alunos de Mestrado no Programa de Biologia Celular e do Desenvolvimento. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
Trentin, A.G.; Tasca C.; DIAS, P. F.; Silva, MA. Comissão Examinadora de Projeto de Dissertação: "Efeito da homocisteína e do ácido fólico na morfogênese da crista neural, in vitro". 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

17.
de Souza, I. R.; DIAS, P. F.; Perazzolo, L. M.; Schimidt, E. C.. Comissão designada para compor a comissão de seleção de alunos de Mestrado no Programa de Biologia Celular e do Desenvolvimento. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

18.
LEMOS, P. M. M.; Stambuk, B.J.C.U; Amante, E.R.; DIAS, P. F.; ALVES, A. C.; MARASCHIN, M.. Membro suplente de Comissão Avaliadora do Projeto de Tese:?Determinação do metaboloma foliar de variedades crioulas de milho (Zea mays) e da atividade antitumoral in vitro dos extratos foliares carotenoídicos e (poli)fenólicos?. 2007. Universidade Federal de Santa Catarina.

19.
Jeremias, T da S; Trentin, A.G.; DIAS, P. F.; Silva, MA. Membro suplente de Comissão Avaliadora do Projeto de Dissertação: ?Análise da influência dos fatores FGF-2, EGF e LiCl no potencial de diferenciação de células tronco mesenquimais de placenta humana in vitro e in vivo?. 2007. Universidade Federal de Santa Catarina.

20.
DIAS, P. F.. Membro de Comissão Examinadora de Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto do Depto. de BEG no Campo de Conhecimento de Embriologia. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.

21.
KUHNEN, S.; OGLIARI, J. B.; VALLE, R.M.; ALVES, A. C.; DIAS, P. F.; MARASCHIN, M.. Comissão Avaliadora de Projeto de Tese "Caracterização química e da atividade na formação de vasos sanguíneos das frações amídica, antociânica e carotenoídica extraídas de sementes de variedades locais de milho (Zea mays)". 2005. Universidade Federal de Santa Catarina.

22.
DIAS, P. F.. Membro Titular da Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto do Departamento BEG, no Campo de Conhecimento de Embriologia Humana. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.

23.
DIAS, P. F.. Comissão de Avaliação de Trabalhos de Iniciação Científica apresentados na forma de Pôsteres. 2000. Universidade Federal de Santa Catarina.

24.
DIAS, P. F.. Comissão de Avaliação de Trabalhos de Iniciação Científica apresentados na forma de Pôsteres. 1999. Universidade Federal de Santa Catarina.

25.
DIAS, P. F.. Comissão de Avaliação de Trabalhos de Iniciação Científica apresentados na forma de Pôsteres. 1997. Universidade Federal de Santa Catarina.

26.
IGNÁCIO, A. R. A.; MÜLLER, Y. M. R.; DIAS, P. F.. Comissão Avaliadora do projeto de dissertação. 1997. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Segunda feira do Inventor da UFSC.Biomaterial compósito celulose bacteriana - acemanana, processo de produção e uso dos mesmos.. 2010. (Outra).

2.
The 6th International Cell Death Symposium on the Mechanisms of Cell Death..Potential specific antitumor cell - effect of the polysaccharide Sarg.. 2006. (Simpósio).

3.
Simpósio Internacional Vinho e Saúde.Coordenação da mesa redonda intitulada. 2005. (Simpósio).

4.
?Efeitos de polissacarídeos isolados de parede celular da alga parda Sargassum stenophyllum (Phaeophyceae) sobre a membrana corioalantóica (MC) e a morfogênese de embriões de galinha? (Premiado como o melhor pôster no setor de Farmacologia de Prod Nat). XXXV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental,. 2003. (Congresso).

5.
Atividades biológicas de polissacarídeos de parede celular de Sargassum stenophyllum (Phaeophyceae).. XI Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos / Farmapolis 2002. 2002. (Congresso).

6.
Propriedades angiostáticas de polissacarídeos de parede celular da alga marinha Sargassum stenophyllum (Phaeophyceae).. XVII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. 2002. (Congresso).

7.
Atividade de polissacarídeos de Sargassum stenophyllum e Fucus vesiculosus na vascularização e morfogênese embrionária de Gallus domesticus.. VI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental.. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, P. F.; GAGLIARDI, A. R. T. ; RIBEIRO-DO-VALLE, R. M. ; Polli, VAB ; Meneghelli, C. ; Coelho, D.S. . Curso: Tópicos sobre endotélio e doença cardiovascular. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Susane Lopes. Estudo in vitro de atividades biológicas dos extratos carotenoídico e polifenólico derivados das folhas de Zea mays em linhagens celulares neoplásicas.. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

2.
Fernanda Vieira Berti. Efeito da aloína e do extrato do parênquima clorofiliano da Aloe barbadensis na viabilidade de células tumorais e na formação de vasos sanguíneos. Dissertação (Mestrado em Engª.Química-CTC/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luismar Marques Porto. Co-Orientador: Paulo Fernando Dias.. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Paulo Fernando Dias.

3.
Luciano Henrique Campestrini. "Aloe barbadensis Miller: Análise do perfil metabólico e estudos dos efeitos vasculogênicos e angiogênicos do extrato do parênquima de reserva, da fração polissacarídica e da acemanana". 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Marcelo Maraschin. Co-Orientador: Paulo Fernando Dias.. 2007. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Paulo Fernando Dias.

Tese de doutorado
1.
Viviane Aparecida Balvedi Polli. Ação dos extratos foliares aquoso e hidroalcoólico de Cissus verticillata L. na formação de vasos sanguíneos em modelos de estudo in vivo e in vitro.. 2015. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Fernando Dias.

2.
Cristiane Meneghelli. Atividade moduladora do extrato hidroalcoólico de própolis catarinense na formação de vasos sanguíneos.. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Paulo Fernando Dias.

3.
Fernanda Katharine de Souza Lins Borba. Estudo da atividade dos sulfatos de condroitina e glucosamina na formação de vasos sanguíneos em modelos in vitro e in vivo.. 2012. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Coorientador: Paulo Fernando Dias.

4.
Cristiane Meneghelli. Investigação da atividade biológica de extratos hidro-alcoólicos de própolis em modelos de angiogênese fisiológica e de patogenia da psoríase. 2010. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Paulo Fernando Dias.

5.
Maria Beatriz Vieira Veleirinho. Desenvolvimento de matrizes nanofibrosas para aplicação cutânea: Estruturas de suporte para regeneração celular e veículos de libertação controlada de princípios activos. 2008. Tese (Doutorado em Departamento de Farmacologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ciencia e Tecnologia de Portugal. Coorientador: Paulo Fernando Dias.

6.
Shirley Kuhnen. "Caracterização química e de atividade na formação de vasos sanguíneos, das frações amídica, antociânica, fenólica e carotenoídica extraídas de variedades locais de milho". 2007. Tese (Doutorado em Recursos genéticos Vegetais - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Marcelo Maraschin. Co-Orientador: Paulo Fernando Dias.. 2007. Tese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Paulo Fernando Dias.

7.
Priscilla Maria Menel Lemos. Análise do metaboloma foliar e radicular de variedades locais de Milho (Zea mays) e dos efeitos antitumoral in vitro e na morfogênese embrionária de Gallus domesticus in vivo .Tese (Doutorado em Recursos genéticos Vegetais - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Marcelo Maraschin. Co-Orientador: Paulo Fernando Dias.. 2006. Tese (Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Paulo Fernando Dias.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Fernanda Katharine de Souza Lins Borba. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Paulo Fernando Dias.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Melissa Toledo Melo Henriques. Estudo preliminar do potencial antimicrobiano e embriotóxico da seiva de Aloe vera L. e aspectos agronômicos na produção de Catharanthus roseus (l.) G. Don.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo Fernando Dias.

Iniciação científica
1.
Giovanni Loos Queiroz Felix. Atividade dos sulfatos de condroitina e glicosamina na vascularização de embriões de Gallus domesticus, em ausência e presença de campo eletromagnético, e na angiogênese avançada de camundongos (Mus muscullus) adultos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Fernando Dias.

2.
Fernanda Alves da Cruz. Estudo do efeito in vitro de carotenóides obtidos de tecido vegetal sobre linhagens de células tumorais humanas e de animais.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

3.
Natalia da Costa Piccoli. Estudo do efeito in vitro de antocianidinas obtidos de tecido vegetal sobre linhagens de células tumorais humanas e de animais.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

4.
Daniela Sousa Coelho. Aplicação de nanomatrizes produzidas por electrospinning no tratamento de defeitos da parede abdominal em ratos Wistar (BOLSA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Paulo Fernando Dias.

5.
Luiz Felipe Vendruscolo. Isolamento, análise da estrutura química e da ação moduladora nos processos de angiogênese e vasculogênse em Gallus domesticus de polissacarídeos de parede celular das algas marinhas Laurencia microcladia e Sargassum stenophylum.. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Fernando Dias.

Orientações de outra natureza
1.
Lisiê Silva. Monitoria ? Disciplina: Disciplina Embriologia Humana Aplicada à Farmácia (BEG 5202 - Graduação).. 2012. Orientação de outra natureza. (Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

2.
Hadja Maria Radtke Nunes. Monitoria ? Disciplina: Desenvolvimento Humano (BEG 7025 ? Graduação em Ciências Biológicas). 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

3.
Luisa Alves Brito Rodrigues. Monitoria ? Disciplina: Disciplina Embriologia Humana Aplicada à Farmácia (BEG 5202 - Graduação).. 2011. Orientação de outra natureza. (Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

4.
Juliana Michels. Monitoria ? Disciplina: Disciplina Embriologia Humana Aplicada à Farmácia (BEG 5202 - Graduação).. 2010. Orientação de outra natureza. (Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

5.
Evandro da Silva Amorim. Monitoria ? Disciplina: Embriologia Humana Aplicada à Medicina (Med 7002). 2008. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo Fernando Dias.

6.
Evandro da Silva Amorim. Monitoria ? Disciplina: Embriologia Humana Aplicada à Medicina (Para o curso de Medicina). 2007. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo Fernando Dias.

7.
Daniela Luciano. Monitoria ? Disciplinas: Embriologia Humana Aplicada à Medicina (Med 7002). 2007. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

8.
Melina More Bertotti. Monitoria para o Curso de Medicina. 2006. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

9.
Melina More Bertotti. Monitoria ? Disciplina: Embriologia Humana (Para o curso de Medicina). 2006. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

10.
Evandro da Silva Amorim. Monitoria ? Disciplina: Embriologia Humana Aplicada à Medicina (Para o curso de Medicina). 2006. Orientação de outra natureza. (Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo Fernando Dias.

11.
Betina Barros Strassmann. Análise do teor de aloína em suco de babosa (Aloe vera Linné). 2005. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Fernando Dias.

12.
Aline Negrine. Atividade de monitoria para o Curso de Enfermagem. 2005. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo Fernando Dias.

13.
Daiane Almeida dos Santos. Monitoria ? Atividades no Curso de Farmácia. 2005. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo Fernando Dias.

14.
Suelen Goulart. Monitoria - Atividades no Curso de Enfermagem. 2005. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo Fernando Dias.

15.
Daiane Almeida dos Santos. Monitoria ? Disciplinas: Embriologia Humana (Para os cursos de Farmácia, Odontologia e Enfermagem). 2005. Orientação de outra natureza. (Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.

16.
Suelen Goulart. Monitoria ? Disciplinas: Embriologia Humana (Para os cursos de Odontologia e Enfermagem). 2005. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Paulo Fernando Dias.

17.
Aline Negrine. Monitora Disciplina: Embriologia Humana para os cursos de Nutrição, Farmácia e Enfermagem (BEG) - Graduação. 2005. Orientação de outra natureza. (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Orientador: Paulo Fernando Dias.



Outras informações relevantes


Presidente das Comissões designadas pelas Portarias nº 05/BEG/2009; nº 07/BEG/2010; nº 08/BEG/2010, e nº 09/BEG/2010, para proceder a acompanhamento, orientação e avaliação de estágio probatório de docentes. 

	Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) da UFSC, com atribuição de carga horária de 5 horas semanais e mandato de três anos; designado pela Portaria nº 74/2012/GR, de 10 de janeiro de 2012.

	Membro titular, a partir de 01/06/2012 da Comissão de Pesquisa do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética, como representante da Divisão de Embriologia, com atribuição de carga horária de 2 horas semanais e mandato de dois anos; designado pela Portaria nº 120/CCB/2012, de 10 de julho de 2012.

    Supervisor do Laboratório de Bioatividade em Morfogênese Animal (LEBIMA - 1 - Setor de Cultura Celular e de Embriões de Aves - LMBV/FIT/CCA; LEBIMA - 2 - Setor de Biotério Experimental de Mamíferos Roedores ? sala 110C/BEG/CCB; LEBIMA - 3 - Setor de Biot



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 4:25:28