Marcus Tadeu Daniel Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6359526323861661
  • Última atualização do currículo em 08/05/2012


Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em História da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Pesquisador IV do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde também atua como professor do Mestrado Institucional (PEP). professor de História da Arte Sacra I e II do Curso de Pós-graduação em História da Arte Sacra da Faculdade de São Bento, onde é coordenador da pós graduação em História da Arte Sacra. Professor de História da arte Sacra da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (pós-graduação ministrada nos meses de férias). Coordenador do ensino de Arte no Colégio de São Bento, onde também leciona História da Arte. Ensina também Metodologia Científica na pós-graduação da AMPERJ. Especialista na área de proteção legal do patrimônio cultural, com ênfase na área de tombamento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Tadeu Daniel Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel

Endereço


Endereço Profissional
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Patrimônio Material e de Fiscalização.
Rua da Imprensa, 16 / 901
Centro
22030-120 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22154092
Fax: (21) 22633711
URL da Homepage: www.iphan.gov.br


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1998
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Prof. Dr. José Esteves Pereira).
Título: As razões da arte: a questão artística brasileira - política ilustrada e neoclassicismo, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria de Lourdes Viana Lyra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Neoclassicismo; Dom João VI; Missão Artística Francesa.
1985 - 1988
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Revista Ilustrada (1876-1898): síntese de uma época,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Prof. Dr. Mário Antônio Barata.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Imprensa ilustrada; Caricatura; Revista Ilustrada; Ângelo Agostini.
1979 - 1982
Graduação em Instituto de Artes.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1975 - 1980
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade Arquidiocesana de Mariana.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de História da Arte Sacra
Outras informações
Professor de História da Arte Sacra (Pós-Graduação em História da Arte Sacra) da Faculdade Arquidiocesana de Mariana, desde janeiro de 2012


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador IV, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisador do DEPAM - Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização


Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro, FSB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Colégio de São Bento.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador do Ensino de Artes, Carga horária: 5


Museu Nacional de Belas-Artes.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História da Arte, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de História Geral da Arte (Módulo II - Do Renascimento ao Rococó) Professor de História Geral da Arte (Módulo III - O século XIX)


Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Metodologia Científica, Carga horária: 6
Outras informações
Professor de Metodologia Científica em curso de pós graduação lato sensu em Direito Público e Privado.



Projetos de pesquisa


1988 - 1993
Os monumentos de Rodolfo Bernardelli (1852-1931)
Descrição: Levantamento e estudo crítico de todos os monumentos produzidos pelo escultor Rodolpho Bernardelli..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1985 - 1988
Emílio Rouède
Descrição: Pesquisa biográfica, com levantamento de produção pictórica e textual desse pintor e escritor, imigrado para o Brasil em 1880 e aqui radicado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2012
2011 Inscrição dos Conventos Franciscanos do Nordeste como Patrimônio da Humanidade - Unesco
Descrição: Estudo de levantamento dos conventos franciscanos nordestinos com vistas à sua futura inscrição no livro de Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Integrantes: Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (coord. téc.) Integrante / Marcus Tadeu Daniel Ribeiro - Coordenador institucional. Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Cooperação...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Arte/Especialidade: HISTÓRIA DA ARTE SACRA.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
4.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
Medalha do Jubileu de Ouro da Vitória na II Guerra Mundial, Associação dos Ex-Combatentes no Brasil - Seção Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel2008 RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. O cavaleiro das luzes: O conde da Barca e o surgimento da Impressão Régia.. Revista do Livro (Cessou em 1970), v. XVI, p. 73-86, 2008.

2.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel2007RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. O saber e as artes: a Biblioteca Real e a Missão Artística Francesa.. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, v. 436, p. 241-263, 2007.

3.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel2007RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. Agostini e Borgomainerio: dois caricaturistas de origem italiana na imprensa ilustrada oitocentista.. Revista do Livro (Cessou em 1970), v. 15, p. 8-16, 2007.

4.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel2006RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. A crítica no traço - a arte de alfinetar. Nossa História (São Paulo), v. 30, p. 70-74, 2006.

5.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel2004RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. A pesquisa e a universidade. Dissertar (Rio de Janeiro), v. 6, p. 21-25, 2004.

6.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel2001 RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. RIBEIRO, Marcus Tadeu D. . O Romantismo na pintura brasileira do século XIX. v. 29, p. 198-229, 2001.. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v. 29, p. 198-229, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. Emílio Rouède. 1. ed. Rio de Janeiro: Colorama, 1988. v. 1. 56p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. Neoclassicismo no Brasil: uma proposta de datação.. In: CORREIA, Maria Rosa dos Santos.. (Org.). Oficina de Estudos da Preservação.. 1ed.Rio de Janeiro: Iphan, 2008, v. I, p. 159-178.

2.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. O artigo científico. In: Izabel Leventoglu. (Org.). Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo Científico-Jurídico. 1ed.Rio de Janeiro: Rio, 2007, v. 1, p. 7-23.

3.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. O que é uma pesquisa científia e para que ela serve?. In: Izabel Leventoglu. (Org.). A pesquisa científica: projeto e monografia. 1ed.Rio de Janeiro: Rio, 2004, v. 1, p. 7-50.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. O Conde da Barca e a vinda dos artistas franceses: contribuições documentais. In: Seminário EBA 180, 1996, Rio de Janeiro. Anais do Seminário EBA 180 - 20 a 22 de novembro de 1996. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996. v. 1. p. 65-78.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. O século XIX - do Neoclassicismo ao movimento Nabis. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. Introdução à História da Arte - Do Renascimento ao Rococó. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. Estudo para tombamento do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de Marechal Deodoro. 2005. (Manutenção de obra artística/Outro).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; Ancelmo Gois . Angelo Agostini e a imprensa alegre brasileira - (Entrevista no programa "De lá prá cá", de Ancelmo Gois e Vera Barbosa). 2010. (Apresentação em rádio ou TV/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; RIBEIRO, Myriam; SILVA TELLES, Augusto.; AZEVEDO, M. N.; PEREIRA, Sônia Gomes. Participação em banca de Cyro Illídio Correa Lyra. Casa vazia, ruína anuncia. 2006. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel; VAL, Terezinha. Participação em banca de Janete Alves Loureiro Sant'ana.Padre Antônio Vieira: retórica, poder e Literatura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Estácio de Sá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Artes e ofícios da imagem.Academia IMperial de Belas Artes: 190 anos. 2006. (Seminário).

2.
VII Seminário Integrado do Curso de Letras.Barroco: entre o ínfimo e o infinito. 2006. (Seminário).

3.
VI Seminário Integrado do Curso de Letras.A idéia do novo na arte da virada do século: sinais de modernidade. 2005. (Seminário).

4.
V Seminário Integrado de Letras.O patrimônio cultural da humanidade na América Latina. 2004. (Seminário).

5.
IV Seminário Integrado do Curso de Letras.As imagens barrocas de Vieira. 2003. (Seminário).

6.
XXI Simpósio Nacional de História /ANPUH - A História do Novo Milênio: entre o indivikdual e o coletivo.Arte e transformação: o século XIX.. 2001. (Simpósio).

7.
IX Colóquio França-Brasil - Grandjean de Montigny.O Neoclassicismo no Brasil e Grandjean de Montigny: contributos para uma reflexão histórica. 2000. (Seminário).

8.
Seminário EBA 180.O Conde da Barca e a vinda dos artistas franceses: contribuições documentais. 1996. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ricardo Luiz da Silva Valentim. Nos arcos do mosteiro, o transbordar do belo. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato sensu: História da Arte Sacra) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Juliana Coqueiro. As reverberações da Academia Julian no Brasil. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Artes) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro.

2.
Leonardo A. Rocha Pinto. Sob a coroa portuguesa e sob o hábito dos padres bentos - as irmandades fluminenses entre o período de consolidação do absolutismo bragantino e a publicação das constituições primeiras do arcebispado da Bahia: 1683-1707. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu: História da Igreja) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro.

3.
Elizabeth Ervatti. Significação social na arte sacra colonial do Rio de Janeiro: diferenciação no vocabulário formal dos beneditinos e jesuítas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu: História da Igreja) - Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro.

4.
Karen Montenegro. A fotografia de Jan Saudek: fantástica, erótica, obscena. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Artes) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro.

5.
Flávio Ferreira Pinto. Maneirismo na Europa: uma leitura crítica para o entendimento de um novo estilo na História da Arte. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Artes) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro.

6.
Marli Parada Tolentino Alvares. A mulher no Surrealismo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Artes) - Universidade Estácio de Sá. Orientador: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 13:00:18