Eduardo Mendes da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7294945499790680
  • Última atualização do currículo em 03/04/2018


Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1975), mestre em Biologia Marinha pela University College of North Wales (1980) e doutor em Biogeografia, pela Universität des Saarlandes (1985). Realizou seu pós-doutorado na Universidade de Coimbra, em Ecotoxicologia. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente em temas da Ecotoxicologia e do Biomonitoramento. É credenciado a dois programas de pós-graduação: Ecologia e Biomonitoramento e Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental. É pesquisasor do INCT em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE), financiado pelo CNPq, Capes e Fapesb, que reúne cerca de 250 pesquisadores de 13 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Mendes da Silva
Nome em citações bibliográficas
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia.
Campus Universitário de Ondina
Ondina
40170115 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32836525
Fax: (71) 32453126
URL da Homepage: www.marenba.ufba.br


Formação acadêmica/titulação


1981 - 1985
Doutorado em Biogeografia.
Universität des Saarlandes, UDS, Alemanha.
Título: Limnological analysis in the Bostalsee, Saarland, Federal Republic of Germany, Ano de obtenção: 1986.
Orientador: Paul Mueller.
Bolsista do(a): Serviço de Intercâmbio Cultural Alemão, DAAD, Alemanha.
1979 - 1980
Mestrado em Biologia Marinha.
UNIVERSITY COLLEGE OF NORTH WALES, UCNW, Grã-Bretanha.
Título: Urea microbial decomposition in the Menai Strais,Ano de Obtenção: 1981.
Orientador: Katherine TURNER.
Bolsista do(a): The British Council, BC, Grã-Bretanha.
1971 - 1975
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Grande área: Ciências Biológicas
1996 - 1998
Pós-Doutorado.
Universidade de Coimbra, UC, Portugal.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Atua como Pesquisador Colaborador do Departamento de Saúde Coletiva I, Programa Integrado de Saúde Ambiental e do Trabalhador, PISAT, Instituto de Saúde Coletiva, ISC, Universidade Federal da Bahia. Participa do Projeto Diagnóstico da Situação de Saúde e Promoção da Saúde de Populações Vizinhas a Plantas de Exploração de Gás e Óleo na Bahia, cujo objetivo é conhecer a situação da saúde ambiental e das populações vizinhas às plantas e poços de extração de gás e óleo da Petrobrás na Bahia, com foco em poluentes e exposições ambientais e seus agravos à saúde, visando a contribuição da empresa nas ações de prevenção de riscos, e a promoção da saúde integral dessas comunidades em desenvolvimento pelo SUS e órgãos ambientais.

Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Controle da esponja Amorphinopsis atlantica na baía do Iguape (Bahia, Brasil): reduzindo a lacuna pesquisa-prática.
Descrição: A Resex Marinha Baía do Iguape, localizada nos municípios de Maragojipe e Cachoeira, no Recôncavo baiano foi criada sobre uma área de 10.082,45 hectares, com o intuito de conservar o ecossistema estuarino de grande valor ecológico, cultural e econômico. Entretanto, mudanças na estrutura do estuário do rio Paraguaçu, como a construção da represa Pedra do Cavalo na década de 1980 e a operação da usina hidrelétrica a partir de 2005, dentro da zona da maré dinâmica, tem favorecido a presença de Amorphinopsis atlantica uma esponja, exótica invasora, que ocupa a região do infra-litoral. Suas espículas têm sido liberadas na água, e vem sendo apontada pela comunidade local como o principal agente causador da dermatite irritativa aguda que vem afetando 3.600 famílias de pescadores e marisqueiros da região desde o ano de 2009 e impactando substancialmente no exercício de suas atividades laborais implicando na redução de alimentos necessários à subsistência de suas famílias. Dessa forma, o presente projeto objetiva compreender o padrão de distribuição de A. atlantica na baía do Iguape, identificar a prevalência de queixas sugestivas de dermatite de contato irritativa e os fatores ambientais e ocupacionais associados em pescadores artesanais moradores da região e propor medidas de controle para a esponja. Será realizado o mapeamento das áreas de ocorrência de A. atlantica e serão feitas medições da salinidade, temperatura superficial da água, profundidade e tipo de substrato (rígido / arenoso) para compreender como os fatores ambientais influenciam na ocorrência da espécie. Os dados epidemiológicos da população local serão coletados através de um formulário de entrevista, que conterá questões relativas a: características sociodemográficas, histórico de trabalho, característica do trabalho da pesca artesanal, hábitos de vida, atividades domésticas desenvolvidas, comorbidades autorrelatada, queixas dermatológicas relacionadas à agente de contato e exposição e fatores ambientais e ocupacionais associados às queixas de pele. Para que seja possível o controle e manejo de A. atlantica serão realizados contato e exposição e fatores ambientais e ocupacionais associados às queixas de pele. Para que seja possível o controle e manejo de A. atlantica serão realizados dois experimentos: um para testar a influência da salinidade na sobrevivência da espécie e outro para testar se há ressecamento e morte das esponjas após retirá-las da água. A partir dos prejuízos socioeconômicos e de saúde pública que a ocorrência de A. atlantica tem causado para as comunidades na baía do Iguape e ao ineditismo de estudo sistemático sobre o tema nessa região, se espera com o presente projeto propor medidas de controle para a espécie nesse ambiente e a redução do número de queixas sugestivas de dermatite de contato irritativa pelos membros das comunidades da Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador / Rita de Cássia Franco Rego - Integrante / Vanderlei da Conceição Veloso Júnior - Integrante / Carla Maria Menegola da Silva - Integrante / Juliana dos Santos Müller - Integrante / Ila Rocha Falcão - Integrante / Verônica Maria Cadena Lima - Integrante / Louise Oliveria Ramos Machado - Integrante / Courtney Georgette Woods - Integrante / Lourinalda Luiza Dantas da Silva Selva de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE)
Descrição: O IN-TREE visa produzir e investigar a produção de conhecimento inter- e transdisciplinar em ecologia e evolução a partir da interação entre pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros e setores da sociedade brasileira, como órgãos ambientais e escolas. Com isso, atuará na fronteira do conhecimento, impactando de modo relevante esses campos científicos e contribuindo para a solução de problemas nacionais em áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas de meio ambiente, C&T&I, educação e extensão universitária, e relacionadas a pelo menos dois dos temas estratégicos do edital. O IN-TREE inclui 154 pesquisadores e técnicos ambientais (20 deles bolsistas PQ do CNPq) de 49 laboratórios de 11 instituições brasileiras, principalmente do Nordeste, vinculados a 26 programas de pós-graduação (dos quais 10 possuem conceito entre 5 e 7) e 45 pesquisadores estrangeiros de 14 países. A rede de laboratórios associados ao IN-TREE desenvolverá 13 projetos temáticos (PT), abordando questões de pesquisa na fronteira do conhecimento em ecologia e/ou evolução a partir de uma diversidade de abordagens, incluindo: (a) procedimentos empíricos (de laboratório e de campo; mensurativos e manipulativos) e teóricos (modelagem conceitual, matemática, computacional, estatística, evolutiva) com foco em métodos, substâncias/moléculas, genes, fisiologia, desenvolvimento, indivíduos, comportamentos, plasticidade fenotípica, populações, filogenias, interações ecológicas, comunidades, ecossistemas, propriedades dos ecossistemas, serviços ecossistêmicos, sistemas socioecológicos, e impactos; (b) métodos relacionados às áreas da epistemologia, ética, educação, sociologia, antropologia, comunicação e economia; (c) metodologias participativos relacionadas à interação com a sociedade. Além disso, serão desenvolvidos cinco projetos integradores (PI), transversais aos projetos temáticos, que estimularão as equipes dos PT a adorar perspectivas inter- e transdisciplinares nos campos da modelagem, epistemologia/ética, interação com sociedade, comunicação e inovação. Uma série de estratégias, que incluem a atuação do Comitê Gestor, o uso de tecnologias de informação e comunicação, seminários, estabelecimento de comitês interdisciplinares de orientação e promoção de cursos serão adotadas pelo IN-TREE para catalisar a atuação interdisciplinar e transdisciplinar dos laboratórios. O IN-TREE possui um conjunto de ações de interação da sociedade que, para além da divulgação e popularização da ciência, estabelecerão estratégias de envolvimento de setores da sociedade na produção de conhecimento voltado para a solução de problemas, contribuindo para a implementação de políticas públicas e para o desenvolvimento social. Conta ainda com um PI especialmente voltado à prospecção de produtos e processos do Instituto que configurem inovação tecnológica e para criação de uma cultura de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Apenas está listada a equipe do PT alocado ao pesquisador, sub-coordenador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (20) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (20) .

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Integrante / Doriedson Ferreira Gomes - Integrante / Charbel Niño El-Hani - Coordenador.
2013 - Atual
Projeto de Diagnóstico da Situação de Saúde e Promoção da Saúde de Populações Vizinhas a Plantas de Exploração de Gás e Óleo na Bahia
Descrição: Descrição: A Petrobrás vem atuando a 50 anos em atividades de extração, processamento e refino de óleo e gases em vários municípios e localidades da Bahia. Sabe-se que há emissão de poluentes no ar e na água, e depósitos de resíduos no solo, que podem afetar a economia, o ambiente, a saúde e a vida dos residentes em áreas circunvizinhas. De acordo com as normas e legislação vigente no País, e recomendações da Agenda 21, empresas potencialmente poluidoras devem dar cumprimento a ações consistentes com o desenvolvimento sustentável, em especial, visando a preservação e promoção da saúde de seus trabalhadores e comunidades do entorno. Entretanto, não foi possível identificar projetos ou programas relativos à saúde dessas comunidades na Bahia. Essa falta de ações se reflete também na falta de documentação do impacto de poluentes sobre a saúde dos moradores dessas áreas. Evidência disso é a inexistência de dados da vigilância em saúde ambiental, específicas sobre poluentes de interesse para a saúde, e agravos à saúde relacionados à atividade de extração de gás e óleo, AEP, apesar da grande extensão e significância dessa atividade econômica, e da população potencialmente afetada na Bahia. Em 2014, por solicitação da UO-BA Gerência de Saúde e Meio Ambiente da Petrobras, foi realizada a pesquisa Diagnóstico da situação de saúde de populações vizinhas a plantas de exploração de gás e óleo na Bahia com vistas a embasar um Projeto de Promoção da Saúde (PROMO-Saúde) a se desenvolver posteriormente, pautando problemas identificados como prioritários e estratégias de intervenção factíveis. Para isso realizou-se uma ampla revisão de literatura científica e técnica, análise de dados cedidos pela empresa, de bases de dados públicas, e documentos relativos a denúncias e queixas relativas à atuação da empresa nesta região. são várias as substâncias potencialmente presentes em emissões relacionadas à AEP, no ar, na água, e solo ,especialmente compostos voláteis orgânicos, semivoláteis e não voláteis, compostos inorgânicos voláteis, como o gás sulfídrico e o dióxido de enxofre, metais pesados especialmente o chumbo, cádmio, mercúrio, arsênio, níquel, cromo e cobre dentre outros. Medidas de amostras retiradas de poços empregados para o abastecimento de água pela população, em sua maioria apresentavam valores de cloreto acima do permitido no Brasil, e presença de hidrocarbonetos totais indicativos de contaminação por óleo. A população se queixa da má qualidade da água, gosto ruim de pescados, poluição de manguezais e redução da pesca, e também da redução do volume dos corpos d água, e da falta de conhecimento dos resultados de análises de amostras de poços e outras fontes de abastecimento d água. Constatou-se que o automonitoramento compulsório da empresa atende às determinações legais, mas os dados produzidos são insuficientes e inadequados para serem utilizados em decisões relativas ao desenvolvimento sustentável e a proteção à saúde das pessoas do entorno. O objetivo deste estudo é conhecer a situação da saúde ambiental e das populações vizinhas às plantas e poços de extração de gás e óleo da Petrobrás na Bahia, com foco em poluentes e exposições ambientais e seus agravos à saúde,visando a contribuição da empresa nas ações de prevenção de riscos, e a promoção da saúde integral dessas comunidades em desenvolvimento pelo SUS e órgãos ambientais...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Integrante / Vilma Sousa Santana - Coordenador / Maria Cláudia Peres Moura - Integrante / Andrés Trotta - Integrante / Franciana Cavalcante - Integrante / Tania Mascarenhas Tavares - Integrante / Yukari Figueroa Mise - Integrante / Litza Andrade Cunha - Integrante / Ana Lúcia de Carvalho Ribeiro - Integrante / João Caetano Andrade - Integrante / Érika Aragão - Integrante.
2011 - 2012
A importância de Estudos integrados de Ecossistemas Aquáticos como instrumentos do planejamento Ambiental
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador.
2010 - 2012
Biomarcadores como elementos de gestão ambiental: O exemplo de peixes do Rio Subaé (Bahia, Brasil) e do Rio S. Francisco (Campeche, México)
Descrição: A produção e o aumento no uso de produtos químicos-agrícolas e industriais têm levado à contaminação de águas subterrâneas e superficiais, bem como lagos e oceanos. Alguns destes produtos químicos têm sido associados, dentre outros efeitos adversos, com alterações no funcionamento normal do sistema endócrino de diversos organismos, alterando a estrutura e função dos ecossistemas aquáticos afetados. Compostos desreguladores endócrinos (CDE) são substâncias químicas, naturais ou artificiais, exógenos ao corpo que têm a capacidade de alterar a homeostase do sistema endócrino-reprodutivo. Entre os efeitos que estes produtos químicos nos organismos aquáticos são a indução de vitelogenina (VTG) no sexo masculino, as mudanças intersexuais, alterações nas gônadas e redução da fecundidade em peixes. Além dos efeitos endócrinos, efeitos adversos de poluentes químicos em brânquias dos peixes são indicadores muito importantes para discernir a saúde de um ecossistema aquático. Tanto no México, como no Brasil, o uso de pesticidas é amplificado e intenso, porque a produção agrícola é um sócio importante na atividade econômica nos dois países, por conseguinte, é muito importante avaliar o eventuais indicadores de avisos prévios de poluição (biomarcadores) em peixes. Dentro do projeto, estudos laboratoriais, bem como de campo serão utilizados em populações de peixes teleósteos nos rios Champotón (Campeche, México) e rio Subaé (Santo Amaro da Putificação, Brasil), para determinar biomarcadores de desregulação endócrina e alterações histopatológicas, usando endosulfan e 2,4-D. O projeto enfoca estudos com biomarcadores, integrando as experiências acumuladas pelos grupos envolvidos. Estudos laboratoriais e no campo serão desenvolvidos, aproveitando a experiência e a infra-estrutura de cada equipe, e intercambiando-as, buscando determinar avisos prévios de contaminação ambiental que possam ser utilizados dentro da gestão. As atividades programadas pretendem gerar conhecimentos que oferecem informação científica de qualidade aos gestores ambientais, permitindo a tomada de decisões com mais sustentação científica. Na execução do projeto deverá ser consolidado os alicerces para o estabelecimento de uma cooperação científica entre dois país, incluindo um possível intercâmbio entre estudantes de programas de pós-graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador / Rendón-von Osten, J. - Integrante / Aloysio da Silva Ferrão Filho - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2009 - 2011
Avaliação integrada de riscos ecológicos de nanomateriais em ecossistemas temperados e tropicais
Descrição: As recentes inovações em tecnologias analíticas e de imagem possibilitaram a manipulação de objetos de dimensões nano, dando origem à nanotecnologia, que rapidamente se tornou uma prioridade a nível mundial. A US National Science Foundation e a Nano Business Alliance estimam que, dentro de dez anos, todo o setor de semicondutores e metade do setor farmacêutico dependerão da nanotecnologia, e que até 2015, o mercado global envolvido será de um trilhão de dólares. Esta rápida incorporação de nanopartículas (NPs) nos bens de consumo já está a provocar a sua libertação no ambiente. Até há um passado recente, as NPs eram consideradas uma variante das formulações já existentes de tamanho maior. No entanto, a dimensão nano confere-lhes propriedades únicas, pois acarreta um aumento da área superficial (aumento do número de átomos expostos à superfície e conseqüentemente de energia disponível para libertação) e da reatividade o que pode facilitar o seu transporte no ambiente, aumentando a sua biodisponibilidade e toxicidade. Deste modo, apesar dos benefícios que oferecem à sociedade, uma crescente preocupação tem vindo a ser expressa no que respeita ao risco que as NPs podem constituir para os seres humanos e para o ambiente, pois ainda existe uma grande escassez de informação no que refere a este assunto. Pelo exposto, torna-se imperativa a avaliação do risco ecológico destes novos nanocompostos. Considerando que os parâmetros físicos, químicos e biológicos diferem grandemente entre as regiões tropicais e temperadas (afectando também de uma forma diferente o transporte, destino, biodisponibilidade e toxicidade dos químicos), esta avaliação deve ser conduzida utilizando abordagens integradoras de forma a gerar informação específica e comparável para as diferentes regiões do planeta. Deste modo, o presente projeto visa avaliar a toxicidade letal e subletal de um conjunto de NPs (TiO2, TiSiO4, CdSe/ZnS, nanogold e o composto bimetálico Fe/Co), já comercializados, em ecossistemas aquáticos de regiões tropicais e temperadas. Para tal, foram delineados três objetivos específicos: (i) avaliar a toxicidade letal e subletal das NPs seleccionadas em várias espécies aquáticas (representativas de diferentes grupos tróficos) pertencentes às regiões tropicais e temperadas; (ii) avaliar a toxicidade das NPs seleccionadas em comunidades aquáticas de regiões tropicais e temperadas, simuladas em laboratório; e (iii) avaliar a influência de vários fatores ambientais (temperatura, pH, concentração de substâncias húmicas e dureza) na alteração da toxicidade das NPs para as espécies aquáticas em estudo (tropicais e temperadas). Os resultados obtidos contribuirão para um melhor conhecimento do comportamento dos nanomateriais selecionados em vários ambientes e permitirá o cálculo de valores de referência para cada nanomaterial em estudo e em cada região, que possibilitarão regulamentar a sua libertação para o ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador / Amadeu Mortágua Velho Maia Soares - Integrante / Fernando José Mendes Gonçalves - Integrante / Carla de Barros e Azevedo Chastinet - Integrante / Toni Pablo Galindo - Integrante / Isabel Maria Cunha Antune Lopes - Integrante / Ruth Maria de Oliveira Pereira - Integrante / Adriana Oliveira Medeiros - Integrante / Newton Carlos Marcial Gomes - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
PROGRAMA PERMANENTE DE ATUALIZAÇÃO EM BIOLOGIA (PROPAB): a magia da água
Descrição: O projeto integra o PROPAB, o qual tem atuado de forma eficiente na formação complementar de professores da escola pública bem como na divulgação da ciência e contará inicialmente com três atividades integradas, a saber: Sub-Projeto 1, Curso de Atualização em Ecologia das Águas; Sub-Projeto 2, Assessoria ao Professor; e Sub-Projeto 3, A Viagem da Água. O projeto tem como objetivos a. Informar, popularizar e difundir, de forma continuada, conhecimentos gerais e específicos sobre a água; b. Realizar palestras e conferências em escolas da Rede Pública; c. Prover um serviço continuado de assistência ao professor e à sociedade através de uma página hospedada na rede mundial de computadores, bem como com meios tradicionais; d. Celebrar com divulgação massiva as datas consagradas à água: dia internacional das zonas úmidas (22 de fevereiro); dia das águas (22 de março), dia mundial do meio ambiente (5 de junho), dia internacional do monitoramento das águas (18 de outubro), dia internacional da terra (22 de abril); e) formar pessoal na área da divulgação da ciência e f) consolidar o PROPAB. O projeto conta com a participação da Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia e do Centro de Recursos Ambientais, os quais vão disponibilizar banco de dados, bibliotecas e irão de forma conjunta, participar das atividades. Pretende-se, com este projeto, disponibilizar dados para a formulação de programas mais adequado para o ensino das ciências biológicas, ao nível de graduação, além da divulgação constante dos valores dos recursos hídricos para a sociedade. Além disso, espera-se a melhoria das atividades de ensino no que se refere: (a) melhoria da infra-estrutura de extensão e graduação; (b) articulação e cooperação com o setor público no que se refere às práticas educacionais; e (c) inserção institucional da UFBA no processo de consolidação de sua imagem dentro da sociedade local; c) Expansão do quadro de profissionais atuantes em extensão, bem como o treinamento de novos talentos em extensão, do ensino superior e médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador / Doriedson Ferreira Gomes - Integrante / Carla de Barros e Azevedo Chastinet - Integrante / Ana Lucia Pires Cotias de Oliveira - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
A diversidade Biológica nas águas e o Biomonitoramento participativo.
Descrição: Implantar estudos sobre a diversidade (biomonitoramento) envolvendo atores locais ligados ao Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu, influenciando os processos de políticas públicas em ecossistemas aquáticos, utilizando como suporte o programa Monitora do Ingá. Em verdade, o projeto pretende implantar as bases conceituais da utilização do biomonitoramento como ferramenta de avaliação da saúde dos ecossistemas de rios, fornecendo subsídios para uma análise integrada da qualidade da água e apresentando perspectivas para sua aplicação na bacia hidrográfica do rio Paraguaçu. De forma resumida o projeto pretende unir diversos eixos, a saber, a prática da ciência (cientistas gerando informações de qualidade), extensão (prática de transferência do conhecimento para a sociedade), divulgação da ciência, nomeadamente a questão da Evolução e Diversidade, com a prática diária dos atores locais, ação individual e coletiva dentro da gestão ambiental (gerando informações por iniciativa própria e cobrando do estado ações), introdução de um programa menos reativo e mais pró-ativo, no que se refere às políticas públicas ambientais e por fim, a possibilidade da implantação de um biomonitoramento ao nível estadual, a partir dos resultados do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2006 - 2010
Estudos Limnológicos Básicos de Zonas Regularizadas: contribuição para a implantação de vazões ecológicas no Baixo Curso do Rio São Francisco
Descrição: A alteração de pulsos hidrológicos traz marcantes mudanças, não só na quantitade e qualidade da água, como também na biodiversidade ao longo de todo o trecho da bacia Esta perda de biodiversidade é causada não só pelas alterações hidrológicas per si, mas pelas conseqüências da mesma, alterando as principais funções dos ecossistemas aquáticos: produção primária, decomposição da matéria orgânica, ciclagem de nutrientes,e reduzindo a conectividade hidrológica. É necessário o estabelecimento de estudos para determinar a qualidade ambiental da água, bem como quantificar variáveis que possam auxiliar na implantação de projetos de mitigação, revertendo as características atuais de fluxo controlado da água. Os estudos oferecerão uma base científica para a implantação de modelos, sendo desenvolvido em cooperação com outros sub-projetos, e complementando sub-projetos da mesma área. As plantas aquáticas configuram-se como um dos componentes mais importantes no que se refere à entrada de biomassa em áreas alagáveis, disponibilizando material vegetal e detritos, fundamental para a manutenção das teias aquáticas (p.ex alimentação de peixes, anfíbios e aves).e podem ainda indicar a magnitude dos impactos hidrológicos. O mesmo pode-se dizer das diatomáceas, bioindicadores adequados de alteraações na qualidade da água, que podem descrever alterações recentes e pretéritas, principalmente quando analisadas em testemunhos de sedimentos, em zonas de maior deposição. Por outro lado, estudos relacionados ao balanço do carbono e à entrada de sedimentos nos sistemas localizados à jusante dos reservatórios serão também estimados. Por fim, os estudos mais básicos, relacionados à qualidade das águas, também serão desenvolvidos para poder explicar eventuais alterações que possam ocorrer no ambiente por conta das alterações dede vazão. Os estudos serão realizados ao longo do ano hidrológico, dependendo do tipo de amostragem, englobando períodos de diferentes níveis de vazão, buscando determinar distintos cenários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador / Gilberto Gonçalves Rodrigues - Integrante / Lafayette Dantas da Luz - Integrante / Carla de Barros e Azevedo Chastinet - Integrante.
2006 - 2008
Estudos integrados em águas da Chapada Dimantina: conhecer para conservar
Descrição: O projeto apresenta dois pontos focais com inter-relações que permitem alguns estudos comparativos. O primeiro ponto refere-se à questão da influência da vegetação sobre as águas de rios de primeira e segunda ordem de campos rupestres da Chapada Diamantina (CD), onde as águas ligeiramente acidificadas são dominantes, tema ainda não estudado. O segundo refere-se ao biomonitoramento da Lagoa de Dunas, pequeno lago de dunas, localizado no Município de Camaçari que, no final da década de 80, sofreu um processo de acidificação antropogênica e foi reabilitado através de obras de engenharia a partir de 1994. A CD apresenta alto índice de endemismo e biodiversidade, principalmente no que se refere às espécies vegetais, sendo suas águas ainda limnologicamente desconhecidas. Já a Lagoa das Dunas, tem nos últimos dez anos mostrado sinais de reabilitação, com o aumento de pH de 1,9, no final do ano de 1993, para 3,5, nos dias atuais. A conexão dos dois temas dar-se-á pelos baixos valores de pH de ambos os ambientes, embora os mesmos ocorram por razões distintas. Procurar-se-á esclarecer os mecanismos de ação que controlam e determinam a sobrevivência dos organismos nestes ambientes. A contribuição alóctone da águas da CD é deveras importante tanto ao nível local como regional, pois a maior bacia do Estado, a do Rio Paraguaçu, inicia-se nesta região. Pretende-se descrever os processos envolvidos na decomposição da matéria orgânica, a participação de macro-invertebrados nos mesmos, bem como as inter-relações entre as características hidrológicas, físico-químicas e biológicas. A importância regional do trabalho de biomonitoramento da Lagoa das Dunas está relacionada com o trabalho de reabilitação que foi feito na mesma, fato pouco relatado dentro da Limnologia Tropical. O trabalho contará com a participação dos professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitorameto da UFBA, dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Tropical e Recursos Naturais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e de Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre da Universidade Federal de Minas Gerais, incluindo botânicos, zoólogos e limnólogos, pretendendo integrar estas áreas de conhecimento e fomentar a cooperação científica entre grupos de pesquisa, conduzindo a um avanço qualitativo do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Biomonitoramento. Os estudos envolverão trabalhos de campo com coleta de dados físico-químico e biológicos, montagem de experimentos "in situ", visando obter uma melhor interpretação da natureza, trabalhos experimentais no laboratório (todos com forte embasamento numérico), permitindo a construção de modelos. Espera-se poder reunir informações integradas, que possam alavancar a capacidade de produção científica docente e discente, mesmo de pessoal não envolvido diretamente no projeto, devido a uma melhoria na infra-estrutura e efeitos indiretos do intercâmbio. O projeto sedimenta-se com a parceira entre a UFBA e os programas de pós-graduação acima mencionados, e ainda com a Prefeitura Municipal de Mucugê, que tem parcerias de sucesso com outras instituições de ensino superior e mesmo ONGs. Os trabalhos a serem desenvolvidos serão estruturados para permitir a realização projetos de dissertação e posterior publicação, induzindo a formação discente com maior qualidade, ao mesmo tempo que estimula a publicação de artigos em periódicos. Também será fomentada a participação dos professores em disciplinas envolvendo professores dos três programas, reduzindo a carga horária individual dos professores e possibilitando uma abordagem mais dinâmica com os alunos, por conta de diferentes plataformas didáticas, inclusive a virtual. Os resultados do projeto serão também divulgados e colocados à disposição de ONGs e órgãos governamentais, por meio de um sistema de informação georeferenciada (SIG) a ser via internet, servind.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador / João Cláudio Cerqueira Viana - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Programa de Avaliação de Riscos Associados à Eutrofização no Reservatório de Pedra do Cavalo (Bahia). Estudos Básicos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador / Doriedson Ferreira Gomes - Integrante / Lidiamar Barbosa de Albuquerque - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2003 - 2005
UNI SAMADHI
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador.
2001 - 2002
Participative planning in the Environmental Protection Area of the Northern Littoral of the State of Bahia ? Phase 1 Itariri-Itapicuru Lower River Basins (BA, Brazil)
Descrição: Visa estabelecer um plano de gestão ambiental, através do planejamento participativo, para a região compreendida entre a BA-099 e os Rios Itapicuru e Itariri. Pretende-se ainda consytruir um centro de interpretação, onde a história do sambaqui da Ilha das Ostras será contada e divulgada para as populações atuais, integrando valores ambientais e humanos. O projeto é uma iniciativa do Programa de Avaliação Ambiental de Ecossistemas Aquáticos do estaco da Bahia (MARENBA), em colaboração com a Fundação Ondazul, e participação da Prefeitura Municipal de Conde, CONDER< CRA e contando com apoio financeiro do Comitê Holandês para a União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN_NL)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador.
2000 - 2006
"Diagnostico Ambiental d Áreas Úmidas da Área de proteção Ambiental do litoral Norte: uma proposta para o Estabelecimento de Gestão Ambiental Integrada"
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador / Carla Stringuetti - Integrante / Lucia Guilhermino - Integrante / Rui Godinho Lobo Girão Ribeiro - Integrante / Moreira, Susana - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
1999 - 2001
Capacitação de Pessoal e Implantação de Qualidade em Ensaios de Ecotoxicidade de Efluentes e Lodo Ativado da CETREL
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Seminário Novos e Velhos Saberes vai à Escola
Descrição: O Seminário Novos e Velhos Saberes é uma atividade continuada de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia (Diversidade Animal, Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, Ecologia e Biomonitoramento e Genética e Biodiversidade e Microbiologia), criado no ano de 2002, com atividades regulares nas primeiras e terceiras semanas de cada mês. Esta atividade excepcional que se inicia na Semana Nacional de Ciência Tecnologia pretende aproveitar a oportunidade para inserir-se dentro do ensino médio, trazendo pesquisadores de diversas áreas do campo científico para mostrar o trabalho do cientista e o que cada um tem feito para responder a perguntas da sociedade.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2015 - 2015
Revisão técnica da tradução do capítulo Ecossistemas do livro Principles of Environmental Engineering & Science, 3.Ed, autores: Davis e Masten
Descrição: Revisão Ttécnica do capítulo referente a Ecossistema do livro "Principles of Environmental Engineering & Science", 3ª.Ed, autores: Davis e Masten.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador.
Financiador(es): AMGH Editora Ltda - Outra.
2002 - Atual
Seminários Novos e Velhos Saberes
Descrição: Série de palestras de professores, pesquisadores e estudantes, com caráter bimensal, com caráter contínuo. Os Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade continuada de extensão coordenada pelos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia (Diversidade Animal, Ecologia e Biomonitoramento, Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental e Genética e Biodiversidade e Microbiologia), divulga a ciência para o público em geral, com a participação de estudantes e professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Eduardo Mendes da Silva - Coordenador.


Revisor de periódico


2006 - 2006
Periódico: Journal of the Brazilian Society of Ecotoxicology
2006 - 2006
Periódico: Chemosphere (Oxford )
2007 - Atual
Periódico: Environmental Toxicology and Chemistry
2009 - Atual
Periódico: Environmental Pollution (London)
2009 - Atual
Periódico: Acta Limnologica Brasiliensia
2014 - Atual
Periódico: Boletim do Instituto de Pesca (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Ecotoxicologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Limnologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco.
Italiano
Compreende Pouco.


Prêmios e títulos


1997
International Travel Award, Society of Wetland Scientists.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:26
Total de citações:230
Fator H:9
da Silva, Eduardo M  Data: 03/08/2017

SCOPUS
Total de trabalhos:13
Total de citações:74
da Silva, E.M.  Data: 29/06/2009

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERRÃO-FILHO, ALOYSIO DA S.2017FERRÃO-FILHO, ALOYSIO DA S. ; DE SILVA, DANIEL ABREU S. ; DE OLIVEIRA, TAISSA A. ; DE MAGALHÃES, VALÉRIA FREITAS ; PFLUGMACHER, STEPHAN ; DA SILVA, EDUARDO MENDES . Single and combined effects of microcystins and saxitoxins producer cyanobacteria on the fitness and antioxidant defenses of cladocerans. ENVIRONMENTAL TOXICOLOGY AND CHEMISTRY, v. 36, p. 2689-2697, 2017.

2.
CARVALHO-PEREIRA, TICIANA2017CARVALHO-PEREIRA, TICIANA ; SOUZA, FÁBIO N. ; SANTOS, LUANA R. N. ; WALKER, RUTH ; PERTILE, ARSINOÊ C. ; DE OLIVEIRA, DAIANA S. ; PEDRA, GABRIEL G. ; MINTER, AMANDA ; RODRIGUES, MARIA GORETE ; BAHIENSE, THIAGO C. ; REIS, MITERMAYER G. ; DIGGLE, PETER J. ; KO, ALBERT I. ; CHILDS, JAMES E. ; da Silva, Eduardo M. ; BEGON, MIKE ; COSTA, FEDERICO . The helminth community of a population of Rattus norvegicus from an urban Brazilian slum and the threat of zoonotic diseases. PARASITOLOGY, v. 36, p. 1-10, 2017.

3.
Affe, H.M.I.2016Affe, H.M.I. ; Caires, T.A. ; Nunes, J.M.C ; da Silva, E.M. . Floración de Trichodesmium erythraeum en la región costera tropical de Brasil. Revista de Biología Marina y Oceanografía (Impresa), v. 51, p. 175-179, 2016.

4.
GROTH, VITOR AVELAR2016GROTH, VITOR AVELAR ; CARVALHO-PEREIRA, TICIANA ; DA SILVA, EDUARDO MENDES ; Niemeyer, Júlia Carina . Ecotoxicological assessment of biosolids by microcosms. Chemosphere (Oxford), v. 161, p. 342-348, 2016.

5.
LEDUC, ANTOINE O.H.C.2015LEDUC, ANTOINE O.H.C. ; da Silva, Eduardo M. ; ROSENFELD, JORDAN S. . Effects of species vs. functional diversity: Understanding the roles of complementarity and competition on ecosystem function in a tropical stream fish assemblage. Ecological Indicators, v. 48, p. 627-635, 2015.

6.
CARVALHO-PEREIRA, TICIANA SOARES DE ANDRADE DE2015CARVALHO-PEREIRA, TICIANA SOARES DE ANDRADE DE ; SANTOS, THIRZA DE SANTANA ; PESTANA, EDILENE M.S. ; SOUZA, FÁBIO NEVES ; LAGE, VIVIAN MARINA GOMES BARBOSA ; NUNESMAIA, BÁRBARA JANAÍNA BEZERRA ; SENA, PALLOMA THAÍS SOUZA ; MARIANO-NETO, EDUARDO ; DA SILVA, EDUARDO MENDES . Natural humic substances effects on the life history traits of Latonopsis australis SARS (1888) (Cladocera - Crustacea). Chemosphere (Oxford), v. 120, p. 165-170, 2015.

7.
Niemeyer, Júlia Carina2015Niemeyer, Júlia Carina ; MOREIRA-SANTOS, MATILDE ; Ribeiro, Rui ; RUTGERS, MICHIEL ; Nogueira, Marco Antonio ; DA SILVA, EDUARDO MENDES ; Sousa, José Paulo . Ecological Risk Assessment of a Metal-Contaminated Area in the Tropics. Tier II: Detailed Assessment. Plos One, v. 10, p. e0141772, 2015.

8.
GALINDO, TONI PABLO SOUTO2014GALINDO, TONI PABLO SOUTO ; ROSÁRIO, IGOR RIOS ; DA SILVA, EDUARDO MENDES . Micronucleus test in frillfin goby Bathygobius soporator (Valenciennes, 1873) from tide pools of Salvador city (Brazil).. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), v. 18, p. 19, 2014.

9.
CARDOZO, A.Y.V.2014CARDOZO, A.Y.V. ; GOMES, DORIEDSON FERRREIRA ; DA SILVA, EDUARDO MENDES ; DUQUE, S.R.E. ; RANGEL, J.O.CH. ; SIFEDDINE, ABDELFETTAH ; TURCQ, BRUNO ; ALBUQUERQUE, ANA LUIZA SPADANO . Holocene paleolimnological reconstruction of a high altitude Colombian tropical lake. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, v. 415, p. 127-136, 2014.

10.
Araújo, C.V.M2013 Araújo, C.V.M ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Chastinet, C.B.A. ; Machado, S.L. ; da Silva, E.M. . The natural rehabilitation of an anthropogenically acidified tropical Lake: Two decades of monitoring. Chemosphere (Oxford), v. 90, p. 887-894, 2013.

11.
Galindo, T.P.2012Galindo, T.P. ; da Silva, E. M. ; Rosario, I. . Indução de Micronúcleos e Toxicidade por Efluente doméstico em duas populações de Bathygobius Soporator (Valenciennes, 1837) (TELEOSTEI, gOBBIDAE) NO lITORAL DE sALVADOR (BA), BRASIL. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), v. 16, p. 1-7, 2012.

12.
Niemeyer, Júlia Carina2012 Niemeyer, Júlia Carina ; Lolata, G. B. ; Carvalho, G. M. de ; Sousa, José Paulo ; Nogueira, Marco Antonio ; da Silva, E. M. . Microbial indicators of soil health as tools for ecological risk assessment of a metal contaminated site in Brazil. Applied Soil Ecology (Print), v. 59, p. 96-105, 2012.

13.
Gomes, D. F.2012Gomes, D. F. ; Caldas, O. ; Mendes Da Silva, Eduardo ; Andrew Gell, Peter ; Williams, D. M. ; da Silva, E.M. . Father Zimmermann (1871 1950): the first Brazilian diatomist. Diatom Research, v. 5, p. 1-12, 2012.

14.
Niemeyer, J.C.2012 Niemeyer, J.C. ; Nogueira, M.A. ; CARVALHO, G.M. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Outeiro,U.S. ; Rodrigues, G.G. ; da Silva, E.M. ; Sousa, J.P. . Functional and structural parameters to assess the ecological status of a metal contaminated area in the tropics. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 86, p. 188-197, 2012.

15.
Amorim Reis-Filho, José2012Amorim Reis-Filho, José ; da Silva, E.M. ; de Anchieta Cintra da Costa Nunes, José ; Barros, Francisco ; Barros, F. . Effects of a red tide on the structure of estuarine fish assemblages in northeastern Brazil. International Review of Hydrobiology, v. 97, p. n/a-n/a, 2012.

16.
Saro, L.2011 Saro, L. ; Lopes, I. ; Chastinet, C.B.A. ; Cohin-de-Pinho, S.J. ; Moreira-Santos, M. ; da Silva, E.M. ; Ribeiro, R. . Potential re-colonisation by cladocerans of an acidic tropical pond. Chemosphere (Oxford), v. 82, p. 1072-1079, 2011.

17.
Krull, Marcos2011Krull, Marcos ; de Lima, C. C. A. ; de Oliveira, M. L.T. ; Carneiro, A. C. ; da Silva, Eduardo M. ; Barros, F. . State of the art of Brazilian ecotoxicology. Integrated Environmental Assessment and Management, v. 7, p. 690-691, 2011.

18.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES2010da Silva, E.M.; Soares, A. M. V. M. . Is there a distinct tropical ecotoxicology?. Integrated Environmental Assessment and Management, v. 6, p. 313-314, 2010.

19.
Niemeyer, Júlia C.2010Niemeyer, Júlia C. ; Moreira-Santos, M. ; Nogueira, Marco Antonio ; Carvalho, G. M. ; Ribeiro, Rui ; da Silva, E.M. ; Sousa, José Paulo . Environmental risk assessment of a metal-contaminated area in the Tropics. Tier I: screening phase. Journal of Soils and Sediments (Print), v. 10, p. 1557-1571, 2010.

20.
Moreira, S.M.2010Moreira, S.M. ; Moreira-Santos, M. ; Rendón-von Osten, J. ; da Silva, E.M. ; Ribeiro, R. ; Guilhermino, L. ; Soares, A.M.V.M. . Ecotoxicological tools for the tropics: Sublethal assays with fish to evaluate edge-of-field pesticide runoff toxicity. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 73, p. 893-899, 2010.

21.
Ferrari, F.2009Ferrari, F. ; Wetzel, C.E. l ; Ector, l. ; S. Blanco ; Viana, J.C.C. ; da Silva, E.M. ; Bicudo, D.de C. . Perinotia diamantina SP. NOV., a new diatom species from the Chapada Diamantina, Northeastern, Brazil. Diatom Research, v. 24, p. 79-100, 2009.

22.
NIEMEYER, JC.2009NIEMEYER, JC. ; SANTOS, VC. ; ARAÚJO, PB. ; DA SILVA, EM. . Reproduction of Cubaris murina (Crustacea: Isopoda) under laboratory conditions and its use in ecotoxicity tests. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 69, p. 137-142, 2009.

23.
Stringuetti, C.2008Stringuetti, C. ; Guilhermino, L. ; da Silva, E.M. . Cholinesterase activity in the head of wild Poecilia reticulata from Bahia, Brazil: biochemical characterization, effects of sample storage and normal range of activity. Journal of the Brazilian Society of Ecotoxicology, v. 3, p. 57-63, 2008.

24.
Araújo, C.V.M.2008da Silva, E.M.; Araújo, C.V.M. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Chastinet, C.B.A. ; Santos, J. da S. . Discriminating the pH toxicity to Poecilia reticulata Peters, 1859 in the Dunas Lake (Camaçari, BA, Brazil). Chemosphere (Oxford), v. 73, p. 365-370, 2008.

25.
Araújo, C.V.M.2008Araújo, C.V.M. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Chastinet, C.B.A. ; Delgado-Santana, F. ; da Silva, E.M. . Potencial of the tropical cladocerans Latonopsis australis Sars, 1888 and Macrothrix elegans Sars, 1901 as biomonitors of an acidic lake. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 20, p. 111-118, 2008.

26.
LOPES, I2007 LOPES, I; MoreiraSantos, M. ; Sousa, J.P. ; Guilhermino, L. ; Soares, A.M.V.M. ; Ribeiro, R.G.L.G. . In situ assays with tropical cladocerans to evaluate edge-of-field pesticide runoff toxicity. Chemosphere (Oxford), Berlin - Alemanha, v. 67, n.1, p. 2250-2256, 2007.

27.
Oliveira, C.2007Oliveira, C. ; Araújo, C.V.M. ; Nascimento, R. B. ; Strotmann, U.J. ; da Silva, E.M. . Utilization of Respirometry to Assess Organic Matter Reduction of Effluents from the Camaçari Industrial Complex (BA, Brazil). Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 50, p. 311-319, 2007.

28.
Niemeyer, J.C.2007Niemeyer, J.C. ; da Silva, E.M. ; Sousa, J.P. . Desenvolvimento de um Esquema para Avaliação de Risco Ecológico em Ambientes Tropicais: Estudo de Caso da Contaminação por Metais em Santo Amaro da Purificação, Bahia, Brasil. Journal Of The Brazilian Society Of Ecotoxicology, v. 2, p. 263-267, 2007.

29.
Rocha, P.L.B.2007Rocha, P.L.B. ; Viana, B.F. ; El-Hani, C.N. ; da Silva, E.M. ; Barros Júnior, F.C.R. ; Ramalho, M. ; Mafalda JR, P.O. ; Silva, S.A.H. . Pós-Graduação em Ecologia no Instituto de Biologia da UFBA: um currículo em evolução. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 4, p. 227-244, 2007.

30.
NIEMEYER, J. C.2007NIEMEYER, J. C. ; da Silva, E.M. ; SOUSA, J.P. . Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação de Risco Ecológico para Ambientes Tropicais: Estudo de Caso da Contaminação por Metais em Santo Amaro da Purificação, Bahia, Brasil.. Journal Of The Brazilian Society Of Ecotoxicology, v. 2, p. 263-267, 2007.

31.
ARAUJO, C2006ARAUJO, C; Cohin-de-Pinho, S.J ; Santos, J. ; Delgado-Santana, F. ; Santana, L.C.S. ; Chastinet, C.B.A. . In situ and laboratory bioassays using Poecilia reticulata Peters, 1859 in the biomonitoring of an acidic lake at Camaçari, BA, Brazil. Chemosphere (Oxford), v. 65, p. 599-603, 2006.

32.
NIEMEYER, J. C.2006NIEMEYER, J. C. ; Dos Santos ; RODRIGUES, J. M. L. ; da Silva, E.M. . Comportamento de Cubaris murina Brandt (Crustacea: Isopoda) em solo com glifosato: testes de fuga em laboratório.. Journal of the Brazilian Society of Ecotoxicology, v. 1, p. 13-16, 2006.

33.
NIEMEYER, J. C.2006NIEMEYER, J. C. ; VILACA, D. ; da Silva, E.M. . Efeitos na biomassa de Cubaris murina Brandt (Crustacea: Isopoda) expostos ao solo com Glifosato em laboratório.. Journal of Brazilian Society of Ecotoxicology, v. 1, n.1, p. 17-20, 2006.

34.
ARAUJO, C2005ARAUJO, C; Nascimento, R ; Oliveira, C ; Strotmann, U.J. . The use of Microtox to assess toxicity removal of industrial effluents from the industrial district of Cama?ari (BA, Brazil). Chemosphere (Oxford), Holanda, v. 58, p. 1277-1281, 2005.

35.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES2005da Silva, E.M.; Santos, M. M. ; Fonseca, A. L. ; Moreira, S. M. ; Osten, J. R. V. ; Soares, A.M.V.M. ; Guilhermino, L. ; Ribeiro, R.G.L.G. . Short-Term Sublethal (Sediment and Aquatic Roots of Floating Macrophytes) Assays With a Tropical Chironomid Based on Postexposure Feeding and Biomarkes. Environmental Toxicology and Chemistry, v. 24, p. 2234-2242, 2005.

36.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES2005da Silva, E.M.; Casiraghi, M. P. ; Luporini, S. . Uptake of Cadmium by Pseudokirchneriella supcapitata. Arquivos de Biologia e Tecnologia, v. 48, p. 1027-1034, 2005.

37.
M. Moreira-Santos2005M. Moreira-Santos ; da Silva, E.M. ; Soares, A.M.V.M. ; Ribeiro, R.G.L.G. . In Situ and Laboratory Microalgal Assays in the Tropics: A Microcosm Simulation of Edge-of-Field Pesticide Runoff. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, v. 74, p. 48-55, 2005.

38.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES2003da Silva, E.M.; Mafalda JR, P.O. ; Souza, P. M. M. . Estrutura Hidroquímica e Biomassa Planctônica no Norte da Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil.. Tropícal Oceanography, Recife, v. 31, p. 31-51, 2003.

39.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES2002da Silva, E.M.; Freitas, H. ; Guedes, M. L. S. ; Smith, D.H. ; Oliveira, S.S. ; Santos, E.S. . Characterisation of the mangrove plant community and associated sediment of Todos os Santos Bay, Bahia, Brazil. Aquatic Ecosystem Health & Management, v. 5, p. 217-229, 2002.

40.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES2000da Silva, E.M.; Barros, A. F. ; Chastinet, C.B.A. ; Navarro, M. F.T. ; Mota, M. F. . Metals in the sediments of Jauá Lake (Camaçari, Bahia, Brazil) following an episode of industrial contamination. Aquatic Ecosystem Health and Management, Grã-Bretanha, v. 3, n.4, p. 509-514, 2000.

41.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1999da Silva, E.M.. Loss and degradation of wetlands at the Capivara Grande Environmental Protection Area, Camaçari, Bahia, Brazil.. Vida Silvestre Neotropical, Costa Rica, v. 7, p. 30-34, 1999.

42.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1999da Silva, E.M.; Barros, A. F. ; Navarro, M. de F.T. ; Mota, M. de F.V. . The utilisation of Poecilia reticulata as a biomonitor in the environmental recovery of an aquatic ecosystem. Ecotoxicology and Environmental Restauration, Coimbra, v. 2, n.2, p. 51-55, 1999.

43.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1998da Silva, E.M.; Soares, A.M.V.M. ; Moreno, A. J. M. . The use of the mitochondrial transmembrane electric potential as an effective biosensor in ecotoxicological research. Chemosphere (Oxford ), New York, v. 36, p. 2375-2390, 1998.

44.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1998da Silva, E.M.; Soares, A.M.V.M. ; Moreno, A. J. M. ; Chastinet, C.B.A. ; Marchante, E. M. ; Lopes, I. ; Correia, J. ; Sobral, O. M. F. . Ecotoxicological responses of isolated mitochondrial systems to complex effluents. Are they worthwhile ?. Chemosphere (Oxford ), New York, v. 37, p. 2695-2701, 1998.

45.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1997da Silva, E.M.; Peso-Aguiar, M.C. ; Chastinet, C.B.A. ; Navarro, M. de F.T. . Impact of petroleum pollution on aquatic coastal ecosystems in Brazil.. Environmental Toxicology and Chemistry, Estados Unidos da América, v. 16, p. 112-118, 1997.

46.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1997da Silva, E.M.; Omena, A. ; Stradmann, M. T. S. . Limnological Studies in a small, eutrophic lake (Lagoa do Abaeté, Salvador, BA, Brazil).. Verhandlung der Internationalen Gesellschaft für Theoretische und Angewandte Limnologie, Stuttgart, v. 26, n.2, p. 147-154, 1997.

47.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1996da Silva, E.M.; Chastinet, C.B.A. ; Navarro, M. de F.T. ; Accioly, M. da C. . Baia de Todos os Santos-Situação Atual e Perspectivas Futuras. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 27, p. 207-232, 1996.

48.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1994da Silva, E.M.; Wallner-Kersanach, M. ; Lobo, S. E. . Depuration effects of trace metals in Anomalocardia brasiliana (Gmelin 1791). Bull. Environ. Contam. Toxicol. 52: 840-847, 1994.. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, Berlin, v. 52, p. 840-847, 1994.

49.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1994da Silva, E.M.; Pereira, R.A. ; Wallner-Kersanach, M. ; Bomfim, G.C. ; Pasenau, H. ; Landim, H. B. ; Smith, D.H. . Environmental Impacts of Anthropogenic Activities on the Jacuípe River Estuary, Camaçari, Bahia, Brazil. Acta Limnologica Brasiliensia, São Paulo, v. 5, p. 147-162, 1994.

50.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1992da Silva, E.M.; Wallner-Kersanach, M. ; Lobo, S. E. . Biomass, carrageenan yield and reproductive studies of Hypnea musciformis Rhodophyta: Gigartinales) under natural and experimental cultivated condition. Aquaculture and Fisheries Management. Aquaculture and Fisheries Management Journal, v. 23, p. 443-453, 1992.

51.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1985da Silva, E.M.. Microbial decomposition of urea in the Menai Straits. Hydrobiologia (The Hague), Dordrecht, Holanda, v. 126, p. 245-251, 1985.

52.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1984da Silva, E.M.; Rocha, W. L. C. ; d'el Orto, L. . Beitraege zur Fischerei im Sobradinho Stausee, N.O. Brasilien. Biogeographica, Alemanha, v. 19, p. 57-65, 1984.

53.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1980da Silva, E.M.; Nascimento, I. A. . Desenvolvimento da Gonada Primaria em Ostras do Mangue C. Rhizophorae: Idade e Tamanho Minimos de Maturação Sexual. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, v. 32, p. 736-742, 1980.

54.
da Silva, E.M.;Silva, Eduardo Mendes;da Silva, Eduardo M.;Da Silva, Eduardo Mendes;DA SILVA, EM.;DA SILVA, EDUARDO MENDES1978da Silva, E.M.; Nascimento, I. A. ; Santos, J. J. ; Andrade, J. R. C. . Influência de fatores ambientais na reprodução da ostra do mangue Crassostrea rhizophorae (Guilding, 1828). Anais da Academia Brasileira de Ciências, 1978.

Capítulos de livros publicados
1.
NIEMEYER, JC. ; da Silva, E.M. ; Sousa, José Paulo . Soil ecotoxicology in Environmental Risk Assessment: a case study in a metal contaminated site in Brazil.. In: Cristiano Araújo; Cândida Shinn. (Org.). Ecotoxicology in Latin America. 1ed.Nova Iorque, EUA: Nova Science, 2017, v. , p. 289-307.

2.
Niemeyer, J.C. ; EGLER, S. ; da Silva, E.M. . Avaliações ecológicas e ecotoxicológicas relacionadas ao caso da Plumbum em Santo Amaro (BA). PROJETO SANTO AMARO ? BA aglutinando ideias, construindo soluções DIAGNÓSTICOS. 2ªed.Rio de Janeiro: CETEMCENTRO DE TECNOLOGIA MINERAL, 2012, v. , p. 131-149.

3.
da Silva, E.M.; Guedes, M. L. S. ; Batista, M. dos A. ; Ramalho, M. ; Bastos, H. L. . Breve incursão sobre a biodiversidade da Mata Atlântica. In: Franke, Carlos Roberto; Rocha, Pedro Luis Bernardo da; Klein, Wilfried; Gomes, Sérgio Luiz. (Org.). Mata Atlântica e Biodiversidade. Salvador: Editora da UFBA, 2005, v. , p. 39-92.

4.
da Silva, E.M.; Almeida, M. R. ; Macedo, L. M. ; Ramos, G.A. ; Almeida, A. M. R. . Wetlands of the Itapicuru-Crumaí system (Conde, BA, Brazil): problems and perspectives for wise use. In: Lucas Fernandez Reyes. (Org.). Monografia sobre los Humedales de America Latina. Havana,Cuba: CYTED, 2004, v. , p. -.

5.
da Silva, E.M.; Barros, A. F. ; Chastinet, C.B.A. ; Mota, M. F. ; Navarro, M. F.T. . Utilização de ensaios de ecotoxicidade com Tisbe holothuriae (Copepoda, Harpactcoida) em programas de avaliação da toxicidade de efluentes complexos. In: Evaldo Luíz Gaeta Espíndola, Clarice Maria Rispoli Botta Paschoal, Odete Rocha, Maria Beatriz Camino Bohrer & Abílio Lopes de Oliveira Neto. (Org.). Ecotoxicologia - Perspectivas para o Século XXI. São Carlos: RiMA Artes e Textos, 2000, v. , p. 451-461.

6.
da Silva, E.M.; Chastinet, C.B.A. . Comparação da sensibilidade de duas linhagens de Lemna minor ao Cloreto de Sódio (NaCl) como substância de referência. In: Evaldo L.G. Espíndola, Clarice M.R.B. Paschoal, Odete Rocha,; Maria B. C. Bohrer & Abílio L. de. (Eds).. (Org.). Ecotoxicologia. Perspectivas para o Século XXI. São Carlos: Rima Artes e Textos, 2000, v. , p. 557-566.

7.
da Silva, E.M.. Variação Sazonal e Diurna da Produção Primária do Fitoplâncton no Lago Represado de Sobradinho. In: Paredes, J. Falcão. (Org.). Estudos para Desenvolvimento da Pesca. Salvador: CEPED, 2000, v. , p. 126-178.

8.
da Silva, E.M.; Chastinet, C.B.A. . Review of studies on oil contamination and its impacts on the aquatic coastal ecosystems of Brazil. In: Elizabeth Bravo Velásquez. (Org.). The oil flows the earth bleeds. Quito: Oilwatch, 1999, v. , p. 74-93.

9.
da Silva, E.M.; Navarro, M. de F.T. ; Chastinet, C.B.A. ; Barros, A. F. ; Mota, M. de F.V. ; Cotsifis, P. . Rehabilitation following industrial contamination. Jauá Lake, a coastal wetland in Camaçari, Bahia, Brazil.. In: William J. Streever (ed.).. (Org.). An International Perspective on Wetland Rehabilitation.. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1999, v. , p. 197-205.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
da Silva, E.M.; Alves, S. M. . Estudo dos Metais Traços, Nutrientes e Matéria Orgânica no Sedimento do Dique do Tororó. TECBAHIA, Salvador - Ba, p. 59 - 69, 19 maio 2004.

2.
da Silva, E.M.; Soares, A.M.V.M. ; Moreno, A. J. M. . Mitochondrial bioenergetic x pesticide toxicity.. Pesticide Safety News, Roma, p. 3 - 3, 01 nov. 1998.

3.
da Silva, E.M.. História Ambiental do Dique do Tororó. A TARDE, SALVADOR, p. 7 - 7, 19 jul. 1997.

4.
da Silva, E.M.; Navarro, M. de F.T. . A Baía de Todos os Santos e o Projeto Bahia Azul. Bahia - Análise & Dados, Salvador, , v. 5, p. 145 - 156.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Ferrari, F. ; Viana, J.C.C. ; Bicudo, D.de C. ; da Silva, E.M. . Eunotiaceae dos rios Cumbuca, Mucugê e Piabinha, município de Mucugê, Chapada Diamantina, Bahia.. In: 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. 57º Congresso Nacional de Botânica.

2.
da Silva, E.M.; Accioly, M. da C. ; Silva, S. A. ; Almeida, M. R. . Efeito da densidade de estocagem de camarôes marinhos em gaiolas flutuantes sobre pH, oxigênio dissolvido e amônia. In: Simpósio Brasileiro de Aqüicultura, 2000, Florianópolis. Anais do Simpósio Brasileiro de Aqüicultura, 2000.

3.
da Silva, E.M.; Accioly, M. da C. ; Alves, S.M.B. ; Gomes, D.F. . Dique do Tororó (Salvador, Bahia): Passado, presente e futuro. In: Congresso Nacional de Meio Ambiente na Bahia, 1998, Feira de Santana. Anais do Congresso Nacional de Meio Ambiente na Bahia. Feira de Santana, 1998. v. 1. p. 223-225.

4.
da Silva, E.M.; Barros, A. F. ; Chastinet, C.B.A. ; Navarro, M. de F.T. ; Mota, M. de F.V. . Concentração de metais no terraço marinho de Jauá-Interlagos (Camaçari, Bahia). In: VI Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997, Salvador. Anais do VI Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1997. v. 1. p. 85-86.

5.
da Silva, E.M.; Accioly, M. da C. ; Lobo, S. E. . Estudo da Composição Físico-Química da Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil. In: VII COLACMAR - Congresso Latino-Americano Sobre Ciências do Mar., 1997, Santos. Anais do VII Congresso Latino-Americano Sobre Ciências do Mar, 1997. v. 2. p. 86-87.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, V. T.C. ; Niemeyer, J.C. ; Santana, L.P. ; da Silva, E.M. . Avaliação da Sensibilidade dos Isópodos Cubaris Murina Brandt (1833) e Trichorhina Heterophthalma Lemos de Castro (1964) quanto a sensibilidade ao Sulfato de Cobre em Testes de fuga e mortalidade. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, T. S. ; SANTOS, R. G. ; COSTA, F. S. ; SENA, A. C. ; SANTEDICOLA, D. ; CRUZ, L. M. S. ; SANTOS, J. C. ; ARAGAO, H. A. S. ; MOREIRA, A. B. ; MENDEZ, L. T. ; OLIVEIRA, L. S. ; da Silva, E.M. ; NIEMEYER, J. C. . Efeitos da Contaminação por Petróleo sobre o Comportamento de Fuga de Folsomia candida em solo artificial Tropical e em um solo Natural. In: XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2012, Porto de Galinhas. XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2012.

2.
GROTH, V. A. ; DRECHSLER, M. A. ; SOUSA, J.P. ; da Silva, E.M. ; NIEMEYER, J. C. . Aplicação do Ensaio Semi-crônico de Ecotoxicidade om Lemna minor L. na avaliação da Função de retenção de solos e Biossólidos. In: XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2012, Porto de Galinhas. XII Congesso Brasileiro de Ecotoxixologia, 2012.

3.
DRECHSLER, M. A. ; GROTH, V. A. ; SOUSA, J.P. ; da Silva, E.M. ; NIEMEYER, J. C. . Aplicação de Ensaios de comportamento de Fuga como varredura na caracterização Ecotoxicológica de Biossólidos. In: XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2012, Porto de Galinhas. XII Congesso Brasileiro de Ecotoxixologia, 2012.

4.
SANTOS, T. S. ; SANTOS, R. G. ; COSTA, F. S. ; SENA, A. C. ; SANTEDICOLA, D. ; CRUZ, L. M. S. ; SANTOS, J. C. ; ARAGAO, H. A. S. ; MOREIRA, A. B. ; MENDEZ, L. T. ; OLIVEIRA, L. S. ; DRECHSLER, M. A. ; da Silva, E. M. ; NIEMEYER, J. C. . Aplicação de sistema de Microcosmo para avaliação de solo contaminado com Petróleo. In: XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2012, Porto de Galinhas. XII Congesso Brasileiro de Ecotoxixologia, 2012.

5.
Niemeyer, J.C. ; Rodrigues, G.G. ; da Silva, E. M. ; Sousa, J.P. . Higher tier assessment of a metal contaminated area in the tropics: the impact on leaf-litter breakdown. In: SETAC Europe 21st Annual Meeting, 2011, Millão. SETAC Europe 21st Annual Meeting, 2011.

6.
Niemeyer, J.C. ; Luz, T. M. F. N. ; J. Pratas ; da Silva, E. M. ; Sousa, J.P. . The use of earthworm metal content in highest tiers of a site environmental risk assessment in the tropics.. In: SETAC Europe 21st Annual Meeting, 2011, Milão. SETAC Europe 21st Annual Meeting, 2011.

7.
Carvalho-Pereira, T.S.A. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Chastinet, C.B.A. ; da Silva, E.M. . Influência de Ácidos Húmicos sobre o ciclo de vida de Cladóceros tropicais cultivados em águas Reconstituída. In: XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - XI ECOTOX, 2010, Bombinhas. XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2010.

8.
Niemeyer, J.C. ; Carvalho, G. M. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Outeiro,U.S. ; da Silva, E. M. ; Sousa, J.P. . Ecological parameters as a part of an environmental risk assessment in a metal contaminated area in Brazil. In: SETAC Europe 20th Annual Meeting, 2010, Sevilha. SETAC Europe 20th Annual Meeting, 2010.

9.
Mendes, L.F. ; Niemeyer, J.C. ; da Silva, E.M. ; Sousa, J.P. ; Stevani, C.V. . Evaluation of the toxicity of soil samples from an abandoned lead smelter in Brazil using the bioluminescent fungus Gerronema viridilucens. In: SETAC Europe 20th Annual Meeting, 2010, Sevilha. SETAC Europe 20th Annual Meeting, 2010.

10.
Niemeyer, J.C. ; Santana, L.P. ; da Silva, E.M. ; Sousa, J.P. . Reproduction of Folsomia candida and Proisotoma minuta (Colembolla) in tropical artificial soil. In: SETAC Europe 20th Annual Meeting, 2010, Sevilha. SETAC Europe 20th Annual Meeting, 2010.

11.
Niemeyer, J.C. ; Neves, V.T.C. ; da Silva, E. M. ; Sousa, J.P. . Avoidance behavioral response of Cubaris murina and Trichorhina heterophthalma (Isopoda) to copper in artificial and natural soils. In: SETAC Europe 20th Annual Meeting, 2010, Sevilha. SETAC Europe 20th Annual Meeting, 2010.

12.
Niemeyer, J.C. ; Nogueira, Marco Antonio ; Bortotti, G. ; da Silva, E. M. ; Sousa, J.P. . Indicadores microbiológicos e bioquímicos de qualidade do solo como ferramentas na análise de risco ecológico de uma área contaminada por metais. In: XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2010, Bombinhas. XI Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2010.

13.
Chastinet, C.B.A. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Araújo, C.V.M ; Outeiro,U.S. ; Santos, J. da S. ; Jesus, S.B. ; da Silva, E.M. . Ensaios Ecotoxicológicos em uma Lagoa Tropical Acidificada: in situ X Laboratório. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008. p. 105-105.

14.
Carvalho-Pereira, T.S.A. ; Da Silva, J. ; Fraga, S. V. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Chastinet, C.B.A. ; da Silva, E.M. . Aplicação de Latonopsis Australis Sars, 1888 (Cladocera, Crustacea) em cultivos Laboratórias e em Ecotoxicologia. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2008, Bento Gonçalves. Aplicação de Latonopsis Australis Sars, 1888 (Cladocera, Crustacea) em cultivos Laboratórias e em Ecotoxicologia, 2008. p. 280-280.

15.
Da Silva, J. ; Carvalho-Pereira, T.S.A. ; Jesus, S.B. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Chastinet, C.B.A. ; da Silva, E.M. . Avaliação da Viabilidade de um Meio Artifical para o Cultivo Padronizado em Laboratório do Cladócero Tropical Macrothrix Elegans Sars. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçaves. Avaliação da Viabilidade de um Meio Artifical para o Cultivo Padronizado em Laboratório do Cladócero Tropical Macrothrix Elegans Sars, 2008. p. 282-282.

16.
Niemeyer, J.C. ; Santos, M. M. ; Ribeiro, R.G.L.G. ; da Silva, E.M. ; Sousa, J.P. . Análise de Risco Ecológico para Ambientes Tropicais: o Estudo de Caso de Santo Amaro, BA, Brasil. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. Análise de Risco Ecológico para Ambientes Tropicais: o Estudo de Caso de Santo Amaro, BA, Brasil, 2008. p. 307-307.

17.
NIEMEYER, J. C. ; CHSLINHO, S. ; DA SILVA, EM. ; Sousa, J.P. . Efects of mental contaminated tropical soils on the reproduction and biomass chages of Eisenia andrei (Oligochaeta. In: SETAC Europe 18th Annual Meeting 25-29 May 2007 Warsaw, Polan, 2008, Warsaw. SETAC Europe 18th Annual Meeting 25-29 May 2007 Warsaw, Polan, 2008. p. 97.

18.
Niemeyer, J.C. ; Moreira-Santos, M. ; RIBEIRO, R. ; DA SILVA, EM. ; SOUSA, J.P. . Environmental risk assessment of a metal contaminated area in the tropics - chronic bloassays (tier 2). In: SETAC Europe 18th Annual Meeting 25-29 May 2007 Warsaw, Polan, 2008, Warsaw. SETAC Europe 18th Annual Meeting 25-29 May 2007 Warsaw, Polan, 2008. p. 110.

19.
Freitas, H.B. ; da Silva, E.M. ; Lopes, L. F. ; Souza, R.R. . Padrão de Distribuição dos Nutrientes Foliares de Rhizophora Mangle, L; Laguncularia Racemosa, Gaertn e Avicennia Germinans, L. no Manguezal do Estuário do Rio Jequitinhonha (Ba, Brasil. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - XII COLACMAR, 2007, Florianópolis. XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - XII COLACMAR, 2007.

20.
da Silva, E.M.; Cohin-de-Pinho, S.J ; CHASTINET, C. B. A. ; Lopes, I. ; SARO, I. ; RIBEIRO, R. ; ANDRADE, A. . Macrothrix elegans Sars, 1901 (Cladocera, Nacrothricidae): a viable alternative to ecotoxicity tests for tropical waters. In: SETAC Europe 17th Annual Meeting 20-24 May 2007 Porto, Portugal, 2007, Porto. SETAC Europe 17th Annual Meeting 20-24 May 2007 Porto, Portugal, 2007. p. 214.

21.
NIEMEYER, J. C. ; da Silva, E.M. ; Sousa, J.P. . Emergence and growth of Avena sativa and Brassica rapa in metal contaminated soild from Santo Amaro, Bahia, Brazil. In: SETAC Europe 17th Annual Meeting 20-24 May 2007 Porto, Portugal, 2007, Porto. SETAC Europe 17th Annual Meeting 20-24 May 2007 Porto, Portugal, 2007.

22.
Niemeyer, J.C. ; GONCALVES, A. ; PEREIRA, R. ; MOREIRA-SANTOS, M. ; GONCALVES, F. ; RIBEIRO, R. ; DA SILVA, EM. ; SOUZA, J. . Environmental risk assessment of a metal contaminated in the tropícs: A case study of Santo Amaro, Bahia, Brazil. In: SETAC Europe 17th Annual Meeting 20-24 May 2007 Porto, Portugal, 2007, Porto. SETAC Europe 17th Annual Meeting 20-24 May 2007 Porto, Portugal, 2007.

23.
ABDON, B. ; COHIN-DE-PINHO, S.J. ; CHASTINET, C. B. A. ; DA SILVA, EM. ; RIBEIRO, R. ; Lopes, I. ; SARO, L. . Avaliação da Sensibilidade da Ceriodaphnia Cornuta Rigaudi à Substância de Referência Cádmio. In: IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006, São Pedro. IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006. p. 188.

24.
RIETZLER, A. ; ABDON, B. ; da Silva, Eduardo M. ; ARAUJO, F. ; RIBEIRO, M. . Sensibilidade de Ceriodaphnia Cornuta (Cladocera, Daphnidae) ao Cloreto de Sódio e ao Cádmio e seu Potencial como Organismo-Teste. In: IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006, São Pedro. IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006.

25.
CHASTINET, C. B. A. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; ABDON, B. ; da Silva, E.M. ; Ribeiro, R. ; Lopes, I. ; SARO, L. . Estudo do Progresso de Recolonização das Populações de Cladóceros da Lagoa de Dunas (Jauá, Bahia). In: IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006, São Pedro. IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006.

26.
Lopes, I. ; SARO, L. ; Chastinet, C.B.A. ; da Silva, E.M. ; RIBEIRO, R. . Cladocera Re-Colonisation of an Acidic Tropical Pond: A Microcosm Experiment. In: IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006, São Pedro. IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006. p. 36.

27.
SOUTO, C. A. ; MARTINS, L. R. ; DA SILVA, EM. ; ALVES, O. F. S. . Utilização de Equinodermos no Biomonitoramento. In: II Semana de Biologia - UFBA, 2006, Salvador. II Semana de Biologia - UFBA, 2006. p. 34.

28.
da Silva, E.M.; Cohin-de-Pinho, S.J. ; Chastinet, C.B.A. ; RIBEIRO, R. ; Lopes, I. ; ANDRADE, A. . 'Avaliação da Sensibilidade de Macrothrix Elegans Sars (1901) à Substância de Referência Cádmio e Comparação entre as primeiras Cinco Ninhadas'. In: IX Congresso Brasileito de Ecotoxicologia, 2006, São Paulo. "Avaliação da Sensibilidade de Macrothrix Elegans Sars (1901) à Substância de Referência Cádmio e Comparação entre as primeiras Cinco Ninhadas", 2006. p. 33-33.

29.
NIEMEYER, J. C. ; da Silva, E.M. ; SOUSA, J.P. . Desenvolvimento de um Modelo para avaliação de Risco Ecológico em Ambientes Tropicais: Estudo de Caso de uma Área Contaminada por Metais no Município de Santo Amaro da Purificação, Bahia, Brasil. In: IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006, São Pedro. IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006. p. 190.

30.
da Silva, E.M.; Araújo, C.V.M ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Santos, J. da S. ; Delgado-Santana, F. ; Santana, L. de ; Chastinet, C.B.A. . Eficiência dos Bioensaios In Situ e Laboratoriais com Poecilia Reticulata Peters, 1859 na avaliação da Reabilitação da Lagoa de Dunas (Camaçari, BA). In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005.

31.
da Silva, E.M.; Paixão, J. ; Chastinet, C.B.A. ; Braga, Y.S. . Análise da Taxa de Crescimento de Pseudokirchneriella Subcaptata em Efluente Doméstico Tratado da Costa do Sauípe. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus, 2005.

32.
da Silva, E.M.; Araújo, C.V.M. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Santos, J. ; Delgado-Santana, F. ; Santana, L.C.S. ; Chastinet, C.B.A. . Avaliação do efeito Tóxico do PH para Poecilia Reticulata Peters, 1859 na Lagoa de Dunas (Camaçari, BA). In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus, 2005.

33.
Freitas, H.B. ; Guedes, M. L. S. ; Lopes, L. F. ; Oliveira, M.A.J. ; da Silva, E.M. . "Caracterização Química foliar de Rhizophora Mangle, L; Laguncularia Racemosa, Gaertn e Avicennia Germinanhs, L ocorrentes no Manguezal do Estuário do Rio Jequitinhonha/BA/Brasil". In: X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, 2005, Recife. Livro de resumos do X Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2005.

34.
da Silva, E.M.; Niemeyer, J.C. ; Sasntos, V. C dos ; Rodrigues, J. M. L. . Avoidance Response of Cubaris Murina To Glyphosate Under Laboratory Conditions. In: 6th International Symposium on the Biology of Terrestrial Isopods, 2004, Aveiro. 6th International Symposium on the Biology of Terrestrial Isopods, 2004. p. 61.

35.
da Silva, E.M.; Mozeto, A.A. ; Santana, L.C.S. . Avaliação da Acumulação de ZN e NI em diferentes partes de Eleocharis Geniculata na Lagoa das Dunas. Camaçari - BA, Brasil.. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004, Florianópolis, 2004.

36.
da Silva, E.M.; Santana, L.C.S. ; Mozeto, A.A. . Acumulação de Pb, Cd e Cu em Eleocharis geniculata, na Lagoa das Dunas, E. E. Bonariensis, na Lagoa de Jauá, Camaçari-BA, Brasil. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004, Florianópolis. VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004.

37.
da Silva, E.M.; Araújo, C.V.M. ; Santos, J. da S. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Chastinet, C.B.A. . Discriminação da Toxicidade do Ph da Lagoa de Dunas (Camaçari,BA) para Poecilia Reticulata. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004, Florianópolis. VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004.

38.
da Silva, E.M.; Araújo, C.V.M. ; Cohin-de-Pinho, S.J ; Santos, J. da S. ; Chastinet, C.B.A. . Biomonitoramento com Poecilia Reticulata: Bioensaios in situ vs laboratoriais. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004, Florianópolis. VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004.

39.
da Silva, E.M.; Cohin-de-Pinho, S.J ; Araújo, C.V.M. ; Delgado-Santana, F. ; Chastinet, C.B.A. . Avaliação Comparativa do LT50 da Lagoa de Dunas (Camaçari,BA) para Latonopsis Australis, Macrothrix Elegans e Poecilia Reticulata. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2004. VII Congresso Brasileiro de ecotoxicologia.

40.
da Silva, E.M.; Navarro, M. de F.T. ; BARROS, A. F. ; Mota, M. de F. V. ; CHASTINET, C. B. A. . Ecotoxicological Survey of Acidified Subterranean Water Using Poecilia reticulata AS A Test-Organism. In: XII Congresso de La Asociación Española de Limnologia, 2004, Porto. XII Congresso de La Asociación Española de Limnologia, 2004.

41.
Reis, I.S. ; DA SILVA, EM. . Monitoramento da Evolução da Comunidade Bentônica da Lagoa das Dunas, Camaçari, Bahia, Brasil. In: XII Congresso de La Asociación Española de Limnologia, 2004, Porto. XII Congresso de La Asociación Española de Limnologia, 2004.

42.
da Silva, E.M.; PACHECO, L. ; Ramos, G.A. ; Almeida, A. M. R. . Wetlands of the Itapicuru -Crumai System (Conde, BA, Brazil): Problems and Perspectives for wise use. In: XII Congresso de La Asociación Española de Limnologia, 2004, Porto. XII Congresso de La Asociación Española de Limnologia, 2004.

43.
da Silva, E.M.; PACHECO, L. M. ; Ramos, G.A. . 'Wetlands of the Itapicuru-Crumai System (Conde,BA,Brazil): Problems ans Perspectives for Wise use'. In: Mesa-redonda: Consultoria X Pesquisa: Como Conciliá-las?, 2004, Porto. XII Congresso De La Asociación Española de Limnologia, 2004.

44.
da Silva, E.M.; Chastinet, C.B.A. ; Mota, M. de F.V. . Discriminação da Toxicidade em águas acidificadas da Lagoa de Interlagos (Camaçari-BA). In: Congresso de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Congresso de Limnologia, 2003. v. 1. p. 1-1.

45.
da Silva, E.M.; Bomfim, G.C. . Avaliação do Processo de Reabilitação da Lagoa das Dunas (Camaçari, BA). In: Congresso de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Congresso de Limnologia, 2003. v. 1. p. 1-1.

46.
da Silva, E.M.. Aeradores no Dique do Tororó (Salvador,BA): artistas ou vilões?. In: Congresso de Limnologia, 2003, Juiz de Fora. Congresso de Limnologia, 2003. v. 1. p. 1-1.

47.
da Silva, E.M.; Oliveira, P. E. ; Oliveira, P. P. ; Gell, P. . Paleovegetação da Floresta Atlântica da Bahia:: Estudos Palinológicos na Lagoa do Abaeté, Salvador, e na Lagoa Encantada, Ilhéus. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 12 a 19 de Outubro., 2003, Recife. IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 12 a 19 de Outubro., 2003. v. 1. p. 1-1.

48.
da Silva, E.M.. Aulacoseira granulata (Ehrenberg) Simon como um possível marcador do enchimento do reservatório da Barragem de Pedra do Cavalo, BA.. In: IX Congresso Brasileira de limnologia em Pantana, 2003, Juiz de Fora. IX Congresso Brasileira de limnologia, 2003. v. 1. p. 1-1.

49.
da Silva, E.M.. Rehabilitation of an Acidified Tropical Lake: Is There any Reason toCelebrate?. In: CICTA 2003, 2003, Porto. CICTA 2003, 2003. v. 1. p. 33-33.

50.
da Silva, E.M.; Moreira, S.M. ; Santos, M.M. ; Guilhermino, L. . Laboratory and in Situ Bioassays for the tropics Based on Biomarkers and Post-Exposure Feeding With a Local Freshwater Fish (Poecilia Reticulata). In: CICTA 2003, 2003, Porto. CICTA 2003, 2003. v. 1. p. 310-310.

51.
da Silva, E.M.; Gomes, J. . The Passa Vaca Creek Mangrove: An Urban Mangrove in Salvador-BA, Brazil. In: Mangrove 2003, 2003, Salvador. Mangrove 2003, 2003. v. 1. p. 313-313.

52.
da Silva, E.M.; Ramos, G.A. ; Almeida, M. R. de ; Pachoco, L. ; Guedes, M. L. S. . Relics of Avicennia Germinans in the Crumaí River Floodplanin Conde, BA, Brazil. In: Mangrove 2003, 2003, Salvador. Mangrove 2003, 2003. v. 1. p. 314-314.

53.
Stringuetti, C. ; da Silva, E.M. . Atividade das Colinesterases (Che) in vitro como Biomarcadores dos efeitos do Cabaril em Porcellionides pruinosus (Isopoda). In: Congresso, 2002, Brasil. Congresso, 2001. p. 1-1.

54.
da Silva, E.M.; Nascimento, B. R. A. ; Pereira, C. F. ; Silva, L. B. ; Lima, T. . Estudo comparativo da quantidade de glândulas de sal e estômatos em Avicennia germinanan L. Stewart ocorrentes em regiões de manguezal e dulciaquícola. In: 53º Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife. Anais do Congresso Nacional de Botânica, 2002.

55.
da Silva, E.M.; Nascimento, R. B. ; Araújo, C.V.M. ; Fraga, S. V. . Avaliação da Toxicidade da Lagoa de Dunas (Camaçari, Bahia) pelo Sistema Teste Microtox. In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Amerina, Ecotoxicologia e os novos Desafios no Monitoramento Ambiental, 2002, Vitória. Livro de Resumos do VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia V Reunião da Setac LatinoAmericana, Ecotoxicologia e os novos Desafios no Monitoramento Ambiental, 2002. p. 76.

56.
da Silva, E.M.; Santana, L.C.S. ; Jesus, T. B. ; Silva, J. A. . Biomonitoramento da Reabilitação da Lagoa das Dunas (Camaçari, BA) Utilizando Poecilia Reticulata. Fase II. In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana - Ecotoxicologia e os novos Desafios no Monitoramento Ambiental, 2002, Vitória. VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana - Ecotoxicologia e os novos Desafios no Monitoramento Ambiental, 2002.

57.
da Silva, E.M.; Stringuetti, C. ; Guilhermino, L. . Investigações In Vivo com a mistura Deltametrina/Carbaril em Poecilia Reticulada. In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana., 2002, Vitória. VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana, 2002. p. 226.

58.
da Silva, E.M.; Araújo, C.V.M. ; Nascimento, R. B. ; Almeida, C. ; Strotmann, U.J. . Aplicação do MICROTOX na avaliação da Redução da Toxicidade de Efluentes Industriais Complexos. In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana, 2002, Vitória. Livro de Resumos VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana, 2002. p. 255.

59.
da Silva, E.M.; Andrade, A.M.S. . Utilização de Macrothrix Superaculeata Smirnov (Crustacea: Cladocera) na elaboração de Protocolos Experiementais de Ensaios Toxicológicos. In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana., 2002, Vitória. Livro de Resumos, VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana., 2002. p. 311.

60.
Stringuetti, C. ; da Silva, E.M. . Determinação da Velocidade Máxima de Reação (Vmax.) do Homogeneizado da Cabeça de Poecilia reticulata. In: Congresso, 2002, Brasil. Congresso, 2002. p. 1-1.

61.
da Silva, E.M.; Carvalho, F. P. ; Oliveira, J. M. ; Nogueira, A. ; Soares, A.M.V.M. . Enviromental Risk Assessment Analysis of PCB`S in Oysters of the todos os Santos Bay (Bahia, Brazil). In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia V Reunião da Setac LatinoAmericana., 2002, Vitória. Livro de Resumos do VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia V Reunião da Setac LatinoAmericana., 2002. p. 86.

62.
da Silva, E.M.; Agra, A. R. ; Soares, A.M.V.M. ; Stringuetti, C. ; Santana, L.C.S. . The use of X-Ray Microanalysis in Environmental Studies. I. the Frustules of Periphytic Diatoms as Biomonitors. In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia V Reunião da Setac LatinoAmericana., 2002, Vitótia. Livro de Resumos do VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia V Reunião da Setac LatinoAmericana., 2002. p. 157.

63.
da Silva, E.M.; Stringuetti, C. ; Santana, L.C.S. . Adequabilidade de Ensaios de Ecotoxicidade na Avaliação da Qualidade Ambiental. In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana, 2002, Vitória. Livro de Resumos VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana, 2002. p. 173.

64.
da Silva, E.M.; Jesus, T. B. ; Alves, S.M.B. ; Coutinho, S.L. . Comparação da Sensibilidade de Tisbe Battagliai E T. Holothuriae ao Dicrimato de Potássio. In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana, 2002, VII Congresso Brasileiro de Ec. Livro de Resumos VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana - Ecotoxicologia e os novos Desafios no Monitoramento Ambiental, 2002. p. 264.

65.
da Silva, E.M.; Agra, A. R. ; Soares, A.M.V.M. ; PEREIRA, M. J. ; Stringuetti, C. ; Santana, L.C.S. . Utilização de Ensaios de Respiromtria na Avaliação da Redução da Matéria Orgânica de Efluentes Industriasi. In: VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americana, 2002, Vitória - Espirito Santo. VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da SETAC Latino-Americano, 2002.

66.
Stringuetti, C. ; da Silva, E.M. . Comparação Metodológica para Análise Enzimática em Poecilia reticulata. In: Congresso, 2001, Brasil. Congresso, 2001. p. 1-1.

67.
da Silva, E.M.; Alves, S.M.B. . Avaliação dos Teores de Metais Traços em Peixes do Dique do Tororó (Salvador, Bahia).. In: VIII Congtresso Brasileiro de Limnologia, 2001, Paraíba. VIII Congtresso Brasileiro de Limnologia., 2001. p. 205-205.

68.
Alves, S.M.B. ; da Silva, E.M. ; Accioly, M. da C. . Avaliação dos Teores de Metais Traços no Sedimento do Dique do Tororó (Salvador, BA, Brasil). In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, Paraíba. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001. p. 206-206.

69.
Andrade, A.M.S. ; Szabo, A.V. ; da Silva, E.M. . Aspectos Biológicos de Macrothrix CF superaculeata Smirnov (Crustacea: Cladocera) e sua viabilidade para uso em ensaios Ecotoxicológicos.. In: VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2001, Paraíba. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia., 2001. p. 206-206.

70.
da Silva, E.M.; Araujo, B.R.N. . Identificação das áreas úmidas do litoral norte da Bahia. In: XVII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, Paraíba. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2001. p. 06-06.

71.
da Silva, E.M.; Soares, A.M.V.M. ; Moreno, A. J. M. ; Marchante, E. M. . The use of isolated mitochondria and sub-mitochondrial particles to evaluate the toxicity of TBT. In: Third SETAC World Congress, 2000, Brighton. Abstrats of the Third SETAC World Congress. Brighton, 2000. p. 264.

72.
CHASTINET, C. B. A. ; da Silva, E.M. . Comparação da Sensibilidade de Duas Linhagens de Lemna Minor Usando o Cloreto de Sódio (NaCl) como Substância de Referência. In: VI Encontro de Ecotoxicologia, 2000, São Carlos. VI Encontro de Ecotoxicologia, 2000. p. 139-139.

73.
Silva, Eduardo Mendes; CHASTINET, C. B. A. ; Navarro, M. F.T. ; BARROS, A. F. ; CAVALCANTE, P. . Utilização de Ensaios de Ecotoxicologia com Tisbe Holothuriae (Copepoda, Harpacticoida) em Programas de Avaliação da Toxicidade de Efluentes Complexos. In: VI Encontro de Ecotoxicologia, 2000, São Carlos. VI Encontro de Ecotoxicologia, 2000. p. 112.

74.
Stringuetti, C. ; da Silva, E.M. ; Soares, A.M.V.M. ; Guilhermino, L. . Alterações da Atividade da Acetilcolinesterase em Poecilia Reticulata Exposta ao Ferro, Cobre e Suas Misturas. In: VI Encontro de Ecotoxicologia, 2000, São Carlos. VI Encontro de Ecotoxicologia, 2000. p. 88-88.

75.
Mafalda JR, P.O. ; SOUZA, P. M. ; da Silva, E.M. . Hidroquímica e Biomassa Planctônica na Área de Influência das atividades Petrolíferas ao Norte da Baía de Todos os Santos, Bahia. In: VI Encontro de Ecotoxicologia, 2000. VI Encontro de Ecotoxicologia, 2000. p. 45-45.

76.
da Silva, E.M.. Brazilian Wetlands and International Cooperation. In: XX Encontro Anual da Society of Wetland Scientists, 1999, Norfolk. Anais do XX Encontro Anual da Society of Wetland Scientists, 1999. p. S-5-S-5.

77.
da Silva, E.M.; Navarro, M. F.T. ; Mota, M. F. ; Barros, A. F. ; Chastinet, C.B.A. . The Acute Toxicity of a Titatium Dioxide Effluent on Tisbe holothuriae Humes. In: SECOND SETAC WORLD CONGRESS (16TH ANNUAL MEETING), 1995, 1995.

78.
da Silva, E.M.; Chastinet, C.B.A. ; Navarro, M. F.T. ; Mota, M. F. . Ecotoxicological Monitoring for the Evaluation of Environmental Recovery of Aquatic Ecosystems Using Porcilia reticulata. In: SECOND SETAC WORLD CONGRESS (16TH ANNUAL MEETING), 1995, Vancouver, 1995.

79.
Stradmann, M. T. S. ; ANDRADE, A. C. ; da Silva, E.M. . Limnological Studies in a Small, Eutrophic Lake (Lake (Lagoa do Abaeté, Salvador, Ba, Brazil. In: XXVI Congress of International Association of Theoretical and Applied Limnology, 1995, São Paulo. Limnological Studies in a Small, Eutrophic Lake (Lake (Lagoa do Abaeté, Salvador, Ba, Brazil, 1995. p. 117-117.

80.
da Silva, E.M.; Smith, D.H. ; Valente, M. C. . The Utilization of Ecotoxicity Tests for Evaluating the Improvement in Treatment of Petrochemical Wastes. In: First Setac World Congress, 1993, Lisboa. First SETAC World Congress - Abstract Book, 1993. p. 308.

81.
da Silva, E.M.; Araujo, B.R.N. . Impacto de Efluentes Petroquímicos Complexos sobre Estruturas Foliares de Palntas de Mangue: Rhizophora mangle Linn., Laguncularia racemosa Gaertn e Avicennia schaueriana Stapf Leechman, no Estuário do Rio Jacuípe.. In: XI Seminário Estudantil de Pesquisa, UFBA, Salvador-BA, 1992, Salvador. XI Seminário Estudantil de Pesquisa, UFBA, Salvador-BA, 1992. p. 99-99.

82.
GOMES, Z. K. G. ; Mafalda JR, P.O. ; da Silva, E.M. ; Smith, D.H. . Bioensaios com larva Pluteus de Echinometra Lucunter (Echinodermata, Echinoidea), utilizando como substancia de referencia o Dicromato de Potassio. In: II Encontro de Ecotoxicologia, 1992, Rio Grande. II Encontro de Ecotoxicologia, 1992.

83.
da Silva, E.M.; Wallner-Kersanach, M. ; Leal, N. M. . Heavy metal concentrations and anatomical studies of mangrove plants at the Jacuípe River.. In: 3rd International Environmental Chemistry Congress in Brazil, 1991, Salvador. 3rd International Environmental Chemistry Congress in Brazil, 1991.

84.
da Silva, E.M.; Wallner-Kersanach, M. ; Pasenau, H. . sampling cycle of hydrological and physico-chemical variables at the Jacuípe River. In: 3rd International Environmental Chemistry Congress in Brazil, 1991, Salvador. 3rd International Environmental Chemistry Congress in Brazil, 1991.

85.
da Silva, E.M.; Pasenau, H. ; Wallner-Kersanach, M. . A 24 Sampling Cycle of Hydrological and Physicochemical Variables at the Jacuipe Estuary, Camaçari, Brazil. In: 3rd International Environmental Chemistry Congress in Brazil, 1991, Salvador. 3rd International Environmental Chemistry Congress in Brazil, 1991.

Apresentações de Trabalho
1.
da Silva, Eduardo M.. O ambientalismo no olhar de um acadêmico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
da Silva, Eduardo M.. História ambiental da baia de Todos-os-Santos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
da Silva, E.M.. Água: do Fosso do conhecimento à fossa da gestão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
da Silva, E. M.. Água: do fosso do conhecimento à fossa da gestão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, T. S. ; SANTOS, R. G. ; COSTA, F. S. ; SENA, A. C. ; SANTEDICOLA, D. ; CRUZ, L. M. S. ; SANTOS, J. C. ; ARAGAO, H. A. S. ; MOREIRA, A. B. ; MENDEZ, L. T. ; OLIVEIRA, L. S. ; DRECHSLER, M. A. ; da Silva, E.M. ; Niemeyer, J.C. . Aplicação de um Sistema de Microcosmo para Avaliação de Solo contaminado com Petróleo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
DRECHSLER, M. A. ; GROTH, V. A. ; Sousa, J.P. ; da Silva, E.M. ; Niemeyer, J.C. . Aplicação de Ensaios de comportamento de fuga como Varredura na caracterização Ecotoxicológica de Biossólidos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GROTH, V. A. ; DRECHSLER, M. A. ; Sousa, J.P. ; da Silva, E.M. ; Niemeyer, J.C. . Aplicação do Ensaio Semi-Crônico de Ecotoxicidade com Lemna minor L. na avaliação da função de retenção de solos e Biossólidos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, T. S. ; SANTOS, R. G. ; COSTA, F. S. ; SENA, A. C. ; SANTEDICOLA, D. ; CRUZ, L. M. S. ; SANTOS, J. C. ; ARAGAO, H. A. S. ; MOREIRA, A. B. ; MENDEZ, L. T. ; OLIVEIRA, L. S. ; da Silva, E.M. ; Niemeyer, J.C. . Efeitos da contaminação por Petróleo sobre o comportamento de fuga de Folsomia candida em solo artificial Tropical e em um solo natural.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
CRUZ, L. J. C. ; SOUZA, C. P. ; da Silva, E.M. . Influência da mistura de espécies foliares sobre a decomposição e colonização por invertebrados em um riacho tropical na região da Chapada Diamantina (Bahia). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
da Silva, E. M.. Bacias Hidrográficas: Corredores Ecológicos Naturais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
da Silva, E. M.. PPG em Ecologia e Biomonitoramento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
da Silva, E.M.; Carneiro, A.C. ; Araújo, C.V.M ; Travessos, M.L.O. . Ecotoxicologia do Brasil no Mundo ou como estamos na Fita?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
da Silva, E.M.. A qualidade ambiental das águas e as políticas ou como o mundo real é desligado pela burocracia legal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
da Silva, E.M.. "Maré Vermelha, ecologia e sociedade na Bahia". 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Jesus, S.B. ; da Silva, E.M. . "Biomonitoramento da lagoa acidificada das Dunas (Camaçari, bahia-Brasil) utilizando Macrothrix elegans, Sars 1901 (Cladocera, Macrothricidae)". 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
da Silva, E.M.. "O que você bebe em seu copo d'água?". 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Bastos, H. L. ; da Silva, E.M. ; Lopes, L. F. ; Souza, R.R. . "Padrão de Distribuição dos Nutrientes Foliares de Rhizophora Mangle, L; Laguncularia Racemosa, Gaertn e Avicennia Germinans, L. no Mangguezal do Estuário do Rio Jequitinhonha (Ba, Brasil)". 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
da Silva, E.M.. "Floração de Algas Nocivas na Baía de Todos os Santos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
da Silva, E.M.; Caldas, O. ; Albinati, R. ; Mafalda JR, P.O. ; Souza, C.S. ; Proença, L. . A morte dos peixes, a maré vermelha, a ecologia e a sociedade: Contradições e controvérsias de um evento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
da Silva, E.M.. Floração de Algas Nocivas na Baía de Todos os Santos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
da Silva, E.M.. Maré Vermelha, ecologia e sociedade na Bahia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
da Silva, E.M.. "Ensino sobre Meio-Ambiente na Graduação". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
da Silva, E.M.. "Qualidade da Água e Políticas Ambientais". 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
da Silva, E.M.. "Qualidade Ambiental da Água". 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
da Silva, E.M.. 'Avaliação de Impactos Ambientais através de Estudos Biotecnológicos'. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
da Silva, E.M.. 'Zonas Húmidas do Litoral norte do Estado da Bahia: Diversidade e Adversidade'. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
da Silva, E.M.. 'Plantas Aquáticas: Usos e Desusos'. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
da Silva, E.M.. 'Os Aspectos Sócio-Ambientais do Esgotamento Sanitário da Cidade de Salvador'. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
da Silva, E.M.; Coutinho, S.L. . Parecer sobre a Baroid Pigmina Industrial e Comercial Ltda. 2007.

Redes sociais, websites e blogs
1.
DA SILVA, EM.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2014; Tema: Divulgação dos Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade regular de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. (Blog).

2.
DA SILVA, EM.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2013; Tema: Divulgação dos Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade regular de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
da Silva, E.M.. Principios de Ecotoxicologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
da Silva, E.M.. Ecologia e Distribuição dos Bancos de Rodolito na Costa Brasileira. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
da Silva, E.M.. Economia Ecológica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
da Silva, E.M.; Niemeyer, J.C. . Princípios de Ecotoxicologia e Análise de Risco Ecológico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
da Silva, E.M.. Uma grande viagem da Biologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
da Silva, E.M.. Avaliação de propostas de recuperação de Áreas Degradadas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
da Silva, E.M.. Noções de Limnologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
da Silva, E.M.. Ecotoxicologia: Fundamentos e Aplicaçoes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
da Silva, E.M.. Limnologia Aplicada à Gestão de Reservatórios. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
da Silva, E.M.. Bases Científicas e Instrumentais para a Gestão de Zonas Úmidas Brasileiras. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
da Silva, E.M.. Seminário sobre Avaliação Institucional. 2004 (Seminário) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERNANDES, L. F.; Barros, Francisco; da Silva, E.M.. Participação em banca de Rafaela de Cerqueira Borges. Influência do ciclo da maré na variação da estrutura da comunidade fitoplactônica: implicações para programas de biomonitoramento em ambientes estuarinos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

2.
da Silva, E.M.; CHINALIA, F. A.; FARJALLA, V. F.. Participação em banca de Ticiana Soares de Andrade de Carvalho Pereira. Integrated assessment of metal contamination in sediments from two estuaries of Todos os Santos Bay, Brazil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

3.
Nunes, J.M.C; HUSZAR, V. L. M.; da Silva, E.M.. Participação em banca de Adam Luís Minho Molinari. "Estudo ecológico funcional da comunidade fitoplanctônica na Lagoa Encantada (Ilheús/Ba)". 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

4.
da Silva, E.M.; Luz, L.D.; Genz, L.; Beretta, M.. Participação em banca de Pollianna Ferro Santos. "Análise de condições de conexão entre o Rio São Francisco e Lagoas Marginais considerando condições Hidrológicas e de qualidade da água". 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia.

5.
da Silva, E.M.; Machado, S.L.; Portella, R.B.. Participação em banca de Gustavo Alonso Muñoz Magna. Análise da exposição por Chumbo e Cádmio presentes em alimentos vegetais e Gramíneas no Município de Santo Amaro - Ba caso passivo Ambiental da COBRAC. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia.

6.
da Silva, E.M.; Fontes, A.S.; Medeiros, Y.D.P.. Participação em banca de Rafael Rodrigues Freire. "Integridade ambiental de corpos d'água: Uma relação entre degradação ambiental e os serviços ecossistêmicos". 2010. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente , Águas e Saneamento) - Universidade Federal da Bahia.

7.
da Silva, E.M.; Schafer, A.; Ribeiro; Specht, A.. Participação em banca de Fernanda Blauth de Lima. Macroinvertebrados Bioindicadores em Lagoas Costeiras do Rio Grande do Sul. 2009. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de Caxias do Sul.

8.
Schwarzbold, A.; Melo, A.S; da Silva, E.M.. Participação em banca de André Frainer Barbosa. "Decomposição foliar e macroinvertebrados aquáticos em sistemas lóticos neotropicias". 2008. Dissertação (Mestrado em programa de pós-graduação ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
da Silva, E.M.; Petrucio, M. M.; Rodrigues, G.G.. Participação em banca de Márcio Assis de Sá. " A influência de parâmetros físicos e químicos sobre a biomassa e a produtividade primária da lagoa dos Frades, Salvador, Bahia". 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

10.
da Silva, E.M.; Lemos, C.T.; Cestari, M. M.. Participação em banca de Toni Pablo Souto Galindo. "Uso do teste do micronúcleo no peixe marinho Bathygobius soporator (Valenciennes, 1837) como um biomarcador de genotoxicidade em ambientes costeiros e utilização de teste ecotoxicológico e genotóxico para avaliar efluente doméstico em B. soporator". 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

11.
Rocha, P.L.B.; Izar, P.; Japyassú, H. F.; da Silva, E.M.. Participação em banca de Carolina Estevam de Pinho Almeida. "Mudanças evolutivas da estrutura social de equimiídeos (Rodentia) como exaptação e adaptação a um ambiente semi-árido". 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

12.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Toni Pablo Souto Galinho. "Teste do micronúcleo no peixe marinho Barhygobius soporator (Valenciennes, 1837) como um biomarcador de genotoxicidade em ambiente costeiro e utilização de teste ecotoxicológico e genotóxico para avaliar efluente do méstico em B. soparador". 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

13.
da Silva, E.M.; Accioly, M. da C.; Sasntos, V. C dos. Participação em banca de Camila Fróis Pereira. "Avaliação físico-química de parâmetros ambientais aquáticos e determinação de metais pesados no material particulado suspenso no estuário de Santa Luzia, na Baía de Aratu (Simões Filho, Bahia, Brasil)". 2007.

14.
da Silva, E.M.; Bicudo, C.E.M.; Bicudo, D.de C.. Participação em banca de João Cláudio cerqueira Viana. "Diatomáceas (Bacillariophyceae) Epilíticas como Biomonitores da qualidade de água dos Rios Cumbuca, Mucugê e Piabinha (CHapada Diamantina)". 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

15.
da Silva, E.M.; Schiavetti, A.; Luz, L.D.. Participação em banca de Maria da Conceição Bento Moreira. "FRAGMENTAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: UMA ABORDAGEM SOBRE AS ALTERAÇÕES HIDROLÓGICAS E IMPLICAÇÕES ECOLÓGICAS". 2007. Dissertação (Mestrado em Sistemas Aquáticos Tropicais) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

16.
da Silva, E.M.; Fonseca, A. L.; Lopes, I.. Participação em banca de Salomão José Cohim de Pinho. "Estudo da viabilidade do cladócero tropical Macrotheix elegans Sars, 1901 (Cladocera, Macrothricidae) como organismo-teste em ensaios ecotoxicológicos". 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

17.
Abelho, M.C.; da Silva, E.M.; Rodrigues, G.G.. Participação em banca de Hêmyle Coleta Cantuário. "Decomposição do folhiço de três espécies vegetais em três rios em uma área da Chapada Diamantina". 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

18.
da Silva, E.M.; Chastinet, C.B.A.; Fonseca, A. L.. Participação em banca de Cristiano Venícius de Matos Araújo. "Avaliação Ecotoxicológica da Lagoa de Dunas (Camaçari, Bahia, Brasil)". 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

19.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Yonara Souza Braga. "Avaliação do Impacto de efluente doméstico tratado lançado no Estuário do Rio Sauípe, Bahia, Brasil - Um Estudo de curta duração ao longo de um ciclo de Maré". 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

20.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Cristiane Wanderley Cardoso. "Variáveis Climáticas e a Infestação do Aedes aegypti (Diptera:CULICIDAE)". 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

21.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Carla de Barros e Azevedo Chastinet. "Comparação entre Duas Linhagens de Lemna Minor L., através de Testes Crônicos, utilizando Cloreto de Sódio (NaCl como Substância de Referência". 2005. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia.

22.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Samanta Levita Coutinho. "Estudo Nictimeral e Análise Histórica de Parâmetros Limnológicos do Dique do Tororó, Salvador-Ba". 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

23.
da Silva, E.M.; Chastinet, C.B.A.; Araújo, P. B.. Participação em banca de Júlia Carina Niemeyer. "Aspectos Biológicos de Cubaris Nurina Brandt (Crustacea:Isopoda) em Labotatório e seu uso em Ecotoxicologia: Estudo da sensibilidade ao Glifosato". 2004. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia.

24.
da Silva, E.M.; Pereira, M.C.F.; Loureiro, L.M.A.E.. Participação em banca de Ianara da Silva Reis. "Monitoramento da evolução das comunidades biológicas da Lagoa das Dunas, Canaçari, Bahia, Brasil após episódios de contaminação ácisa". 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

25.
da Silva, E.M.; Accioly, M. da C.; TucciI, A.. Participação em banca de Edinei Barbosa da Cruz. "Variação nictemeral em duas épocas do ano de alguns aspectos físico e químico da água de um reservatório do semi-árido baiano (Açude Jacurici-Itiúba/Ba)". 2004. Dissertação (Mestrado em Biologia (Botânica)) - Universidade Federal da Bahia.

26.
da Silva, E.M.; Oliveira, M.A.J.; Mozeto, A.A.. Participação em banca de Lúcia Cristina Souza de Santana. "Avaliação da reabilitação e da ecotoxicidade atual da Lagoa das Dunas, Camaçari-BA". 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

27.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Sara Maria de Brito Alves. "Estudos Limnológicos e de Metais Traços no Sedimento do Dique do Tororó". 2003. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Bahia.

28.
da Silva, E.M.; Pereira, M.L.G; Gonçalves, F.J.M.; Pereira, M.J.V.. Participação em banca de Catarina Pires Ribeiro Ramos Marques. "Efeitos Tóxicos do ácido acetilsalicílico e seus principais metabolotos em espécies padrão e autóctones". 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade de Aveiro.

29.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Henrique Caetano Fernandes Correia da Ponte. "Avaliação da toxicidade de águas residuais e sedimentos provenientes da Mina de Urânio da Cunha-Baixa". 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade de Aveiro.

30.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Sara Maria de Freitas Marques Carvalho Soares. "A cost-effective sublethal in situ sediment assay with Chironomus riparius based on postexposure feeding". 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade de Aveiro.

31.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Magela Paula Casiraghi. "Remoção de Cádimio em Líquidos pela Microalga Pseudokirchneriella Subcapitata". 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal da Bahia.

32.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Sara Maria de Freitas Marques Carvalho. "A Cost-effective Sublethal in Situ Sediment Assay with Chironomus riparius Based on Post-Exposure Feeding". 2003. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Coimbra.

33.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Henrique Caetano Fernandes Correia da Ponte. "Avaliação da toxicidade de águas residuais e sedimentos provenientes da Mina de Urânio da Cunha-Baixa". 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade de Aveiro.

34.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Carla Stringuetti. "Utilização de Colinerases (ChE) em Poecilia reticulata para Avaliação dos Efeitos Tóxicos a Agroquímicos". 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

35.
da Silva, E.M.; QUEIROZ, A. F. S.; BARBOSA, R. M.; ARGOLO, J. L.; Souza, M.F.L.. Participação em banca de Benedito Augusto Wenceslau da Silva. "Caracterização Geoquímica e Meio Ambiente do Instituto de Geociências da UFBA". 1999. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Bahia.

36.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Andréa Cavalcanti de AndradeOmena. "Alterações Limnológicas na Lagoa do Abaeté, Salvador-BA". 1995. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia.

37.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Carlos Luciano Brandão de Oliveira. "Estudos hidrobiológicos no Estuário de Serinhaém - Ba". 1995. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia.

38.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Luiz Juvêncio Cardoso Quaglia. "Estudo da Qualidade da Água do Canal de Taperoá (Valença-BA). Implicações na Carcinicultura Marinha". 1993. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia.

39.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Antonio José Paim. "Estudos Limnológicos no Reservatório de Sobradinho". 1990. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia.

40.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Inês de Medeiros Gazzaneo Cabral. Variação diária da produção primária do Fitoplâncton do Dique do Tororó, Salvador - BA. 1990. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
ANDRADE, J. B.; MACHADO, S. L.; ROCHA, G. O.; ALMEIDA, T. C. M.; da Silva, E.M.. Participação em banca de Maria Cláudia Rayol Sola. A utilização de anelídeos poliquetas como modelo para a avaliação de impacto ambiental em áreas contaminadas CONTAMINADAS. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Energia e Ambiente) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SILVA, C. F.; Soares, A. M. V. M.; MATHIAS, M. L. C. P.; SAAVEDRA, M. J. F.; HENRIQUES, I. S.; CHAGAS JUNIOR, A. F.; CORREIA, A. C. M.; DA SILVA, EM.. Participação em banca de Nelita Gonçalves Faria de Bessa. Floresta de Savana Brasileira: Conservação, Reservatório Medicinal e Bioprospecção. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Aveiro.

3.
MATHIAS, M. L. C. P.; da Silva, E.M.; COUTINHO, A. X. B. E. C. P.; SILVEIRA, P. C.; COLLICCHIO, E.; FIDALGO, M. B. M.; GONZALEZ, R. S.. Participação em banca de CHEILA CRISTINA NAVES BARBIERO. Efeito das mudanças Climáticas sobre o Zoneamento Agroclimáticoda DA hevea Brasiliensis no Estado do Totantins. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Aveiro.

4.
MATHIAS, M. L. C. P.; Soares, A.M.V.M.; da Silva, E.M.; HONRADO, J. J. P.; SILVEIRA, P. C.; COLLICCHIO, E.; GONZALEZ, R. S.. Participação em banca de Eliana Kely Pareja. Composição florística, diversidade e estoque de carbono do cerrado sensu stricto em Palmas, Tocantins, Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Aveiro.

5.
Soares, A.M.V.M.; Ribeiro, R.G.L.G.; RASTEIRO, M. G. B. V.; da Silva, E.M.; PEREIRA, R. M. O.; LOPES, I.; ANTUNES, F. J. C. E.; PEREIRA, J. L. L. E.; M. Moreira-Santos. Participação em banca de Toni Pablo Souto Galindo. Nanomaterials: Assessing the influence of several factors on their ecotoxicity to biota. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Aveiro.

6.
Soares, A.M.V.M.; RIBEIRO, R.; RASTEIRO, M. G. B. V.; da Silva, E.M.; PEREIRA, R. M. O.; Lopes, I.; ANTUNES, F. J. C. E.; PEREIRA, J. L. L. E.; M. Moreira-Santos. Participação em banca de Toni Pablo Souto Galindo. "Avaliação integrada de riscos ecológicos de nanomateriais em ecossistemas temperados e tropicais". 2014. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Aveiro.

7.
HATJE, V.; ROCHA, G. O.; ANDRADE, J. B.; da Silva, E.M.. Participação em banca de Gabriel Cotrim de Souza. Interferentes Endócrinos em Ambientes Marinhos. 2012. Tese (Doutorado em Energia e Ambiente) - Universidade Federal da Bahia.

8.
Albuquerque, A.L.S; Bicudo, D.de C.; Bernedo, A.V.B.; da Silva, E.M.. Participação em banca de Doriedson Ferreira Gomes. "Elaboração de funções de transferência para a reconstituição de paleoprofundidade na Lagoa do Boqueirão, RN, com base em diatomáceas". 2007. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
Silva, J. A.; CASTILHO, C. M. C.; da Silva, E.M.; SCHNADELBACH, A. S.. Participação em banca de Maria Claudia Rayol Sola. A Utilização de Anelídeos Poliquetas como Modelo para a avaliação de Impacto Ambiental em áreas Contaminadas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Energia e Ambiente) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
da Silva, E. M.; Medeiros, A.O.; Viana, J.C.C.. Participação em banca de Leonardo Sena de Azevedo."Lâminas de celulose como substrato em esperimento de decomposição para avaliação de ecossistemas aquáticos impactados". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

2.
da Silva, E. M.; Niemeyer, J.C.; Cohin-de-Pinho, S.J. Participação em banca de Mariana Bonina Cardoso."Avaliação da toxicidade de nanopartículas de TiSi04 para invertebrados de solos tropicais". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

3.
Medeiros, A.O.; da Silva, E.M.. Participação em banca de Lorena de Jesus Cerqueira Cruz."Riqueza e composição de espécies da serapilheira e decomposição foliar em um riacho tropical". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

4.
da Silva, E. M.; Cruz, A.L.; Klein, W.. Participação em banca de Thiago Matos Prato."Morfofuncionalidade das superfícies respiratórias de Eleotris pisonis (Perciformes, Eleotridae) do Rio Subaé (Santo Amaro da Purificação, Bahia)". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

5.
da Silva, E.M.; Mazzarolo, L.A.; Chastinet, C.B.A.. Participação em banca de Alexandre Camanho Carneiro.Colonização de macroinvertebrados aquáticos em substrato natural e artificial numa lagoa tropical acidificada: Estudo de caso e aspectos teóricoconceituais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

6.
da Silva, E.M.; Niemeyer, J.C.; Luz, T. M. F. N.. Participação em banca de Viviane Teixeira de Castro Neves."Avaliação dos isópodos Cubaris murina Brandt (1833) e Tricohrina heterophthalma Lemos de Castro (1964) em testes ecotoxicólogicos laboratoriais". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

7.
da Silva, E.M.; Cohin-de-Pinho, S.J; El-Hani, C.N.; Viana, J.C.C.. Participação em banca de Priscila de Almeida Oppermann."Cladoceros tropicais como alternativas ao uso de dafinídeos de climas temperados em Ecotoxicologia". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

8.
da Silva, E.M.; Niemeyer, J.C.; Rodrigues, G.G.; Medeiros, A.O.. Participação em banca de Pablo Ivan Pereira Ramos."Avaliação de um novo meio para reativação de Vibrio fischeri no bioensaio com bactéria luminescente". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

9.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Ticiana Soares de Andrade de Carvalho Pereira."Tabela de vida com o cladócero tropical Latonopsis australis Sars (1888), cultivado em meio artificial, em diferentes condições de tratamentos.". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

10.
da Silva, E.M.; Araújo, C.V.M; Chastinet, C.B.A.. Participação em banca de Jéssica da Silva Santos."A adequabilidade do uso de cladóceros endêmicos em testes de ecotoxicidade". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

11.
da Silva, E.M.; Accioly, M.. Participação em banca de João Claudio Cerqueira Viana."Produtividade Primária em Ecossistemas Aquáticos, Estuarino e Costeiro, na área de Proteção Ambiental Tinharé-Boipeba, Bahia-Brasil". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

12.
da Silva, E.M.; Pereira, P.A.P.; Freitas, H.B.. Participação em banca de Roberta Borges Botelho."Avaliação do potencial de Celosia argentea, L no biomonitoramento do ozônio". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

13.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Alice Torres Barbosa."Biomonitoramento do Ozônio: Uma Revisão e Experimento Preliminar". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

14.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Bruno Abdon Inácio de Souza."Avaliação da sensibilidade da Ceriodaphinia cornuta rigaudi ao Cadmio". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

15.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Alice Motta Soares de Almeida."Estudo sobre a biologia de Macrothix elegans SARS (CRUSTRACES:ANOMOPODA) e uma avaliação sobre sua sensibilidade ao Dicromato de Potássio". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

16.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Gilberto Cafezeiro Bonfim."Coliformes fecais como indicadores de poluição no sedimento marinho". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

17.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Magnaldo Silva Santana."Experimento de produçãso primária no reservatório de Pituaçu, Salvador-Bahia". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

18.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Aécio Luiz Gonzaga Filho."Emissário Submarino do Rio Vermelho: Estudos Biológicos". 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

19.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Sirlândia Maria Carvalho de Oliveira."Análise de Bactérias da Família Enterobacteriaceae Clostridium perfringens". 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

20.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Doriedson Ferreira Gomes."Caracterização Limnológica de seis alagadiços do Município de Feira de Santana - Bahia". 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

21.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Sérgio Roberto Amoedo da Silva."Estudos ambientais na região do Baixo Paraguaçu". 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

22.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Ricardo de Araújo Pereira."Estudos Limnológicos na Represa de Pituaçu". 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

23.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Adriana Prass.?Botryococcus braunii, Kützing, 1849?. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

24.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Sara Maria de Brito Alves."Variação nictemeral de parâmetros limnológicos no Dique do Tororó - Uma avaliação do atual estado trófico, Salvador-Bahia". 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

25.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Benedito Augusto Wenceslau da Silva."Relação entre Nutrirntes e Crescimento populacional de Eichhornia crassipes da lagoa dos Frades". 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

26.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Geraldo José Argôlo Ferraro."Isolamento ne Caracterização do HIV-1 no Brasil". 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

27.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Nargareth Peixoto Maia."Aspectos da ecologia e do comportamento reprodutivo de Anous stolidus (Aves: Laridae) na Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN)". 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

28.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Aristóteles Góes Neto."Diagnóstico da biodiversidade de macromicetos do Estado da Bahia: evolução histórica e situação atual". 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

29.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Maria de Fátima Vergne Mota."Ensaios de ecotoxicologia em Tisbe holothuiae Humes 1957 (Copepoda, Harpacticoida), utilizando o dicromato de potássio como substância de referência". 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

30.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Patricia Hougaz.Efeito de Cloreto de Cádmio na microalga Selenastrum capricurnutum. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

31.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Newton de Sousa Quinteiro."Estudo sobre os Impactos Ambientais em grandes Represas no Brasil". 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

32.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Eliane Maria Guimarães Andrade."Bacteriologia das águas das fontes da cidade de Salvador". 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

33.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Milena Maria de Araújo."Testes de toxicidade como mecanismo de biomonitoramento e previsão de impacto ambiental". 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.

34.
da Silva, E.M.. Participação em banca de Caroline Todt de Azevedo."As fontes e suas águas na Cidade de Salvador". 1990. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Barbosa, F.A.R.; Rocha, O.; da Silva, E.M.. Membro da comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para provimento de cargo da carreira do magistério superior da Universidade do Estado de Minas Gerais, professor adjunto.. 2009. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
da Silva, E.M.; Schoenlein-Crusius, I.H.; Gomes, E.. Presidente da comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para provimento de cargos da carreira de professor de educação superior da Universidade Federal da Bahia, nível adjunto.. 2008. Universidade Federal da Bahia.

3.
da Silva, E.M.; Schwarzbold, A.; Souza, M.F.L.. Presidente da comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para provimento de cargo da carreira do magistério superior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, nível assistente. 2006. Universidade Federal da Bahia.

4.
da Silva, E.M.; Bandeira, F.P.. Banca Examinadora do Concurso Público do Magistério Superior, classe Adjunto - Edital 025/2006. 2006. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

5.
da Silva, E.M.; Bicudo, C.E.M.; Eskinazi-Leça, E.. Presidente da comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para provimento de cargos da carreira de professor de educação superior da Universidade Federal da Bahia, nível assistente. 2004. Universidade Federal da Bahia.

Avaliação de cursos
1.
da Silva, E.M.; VIANA, L. R.. Coordenador da comissão de avaliação de credenciamento de polo de apoio presencial de ensino a distância (Maceió, AL). 2016. Centro Universitário do Sul de Minas.

2.
CHAVES, A. C.; BASSO, E. A.; da Silva, Eduardo M.. Coordenador da comissão de avaliação de recredenciamento de polo de apoio presencial de ensino a distância (Maceió, AL). 2016. Faculdade de Campina Grande.

3.
VIANA, L. R.; da Silva, E.M.. Membro da comissão de avaliação de credenciamento de Polo de Apoio Presencial de ensino a distância (João Pessoa, PB)o, RS).. 2015. Universidade Estácio de Sá.

4.
MOROOKA, C. K.; FERNANDES, L. M. A. G.; da Silva, E. M.. Membro da comissão de avaliação de recredenciamento de centro universitário (Macapá, AP). 2014. Instituto Macapaense de Ensino Superior.

5.
da Silva, E.M.; CRUZ, D. T.. Coordenador da comissão de avaliação de credenciamento de Polo de Apoio Presencial de ensino a distância (Bataguassu, MS). 2014. Centro Universitário da Grande Dourados.

6.
da Silva, E.M.; SILVEIRA, J. L. G. C.. Coordenador de comissão de avaliação de regulação: recredenciamento de polo de ensino a distância (Novo Hamburgo, RS).. 2013. Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
ALMEIDA, L. C.; BUIATTI , W.; da Silva, E. M.. Coordenador da comissão de avaliação de credenciamento da Faculdade Internacional Cidade Viva (João Pessoa, PB)MS). 2017. Faculdade Internacional Ciência Viva.

2.
HAANWINCKEL, M. A. S.; RAMALHO, L. M. P.; da Silva, E.M.. Comissão de Avaliação para progressão funcional vertical da professora Suzana Braga de Souza. 2016.

3.
SILVA, A. M.; da Silva, E.M.. Membro da comissão de avaliação de credenciamento de polo de apoio presencial de ensino a distância (Natal, RN).. 2016. Universidade Católica de Brasília.

4.
CAPONERO, J.; da Silva, Eduardo M.. Membro da comissão de avaliação de credenciamento de polo de apoio presencial de ensino a distância (Patos, PB). 2016. Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus.

5.
da Silva, E.M.; DORNELLAS, M. C.. Coordenador da comissão de avaliação de recredenciamento de polo de apoio presencial de ensino a distância (Rio do Sul, SC). 2016. Centro Universitário Leonardo da Vinci.

6.
EYNG, A. M.; da Silva, E.M.. Membro da comissão de avaliação de credenciamento de polo de apoio presencial de ensino a distância (Luziânia, GO). 2015. Universidade Anhembi Morumbi.

7.
TONANI, F. L.; da Silva, Eduardo M.. Coordenador da comissão de avaliação de recredenciamento de polo de apoio presencial de ensino a distância (Marabá, PA). 2015. Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel.

8.
CARDEAL, L. M. P. S.; MENEZES FILHO, J. A.; da Silva, E.M.. Avaliação do Relatório de Progressão Vertical do Professor Ronan Rebouças Caires de Brito. 2014. Universidade Federal da Bahia.

9.
da Silva, E. M.. Avaliação de Desempenho Acadêmico para mudança de classe, de professor Assistente para Adjunto da Profª Milena Maria Sampaio de Araújo. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

10.
Silva, J.A.M.; Viana, B.F.; da Silva, E.M.. Avaliação de Relatório de progressão Vertical da classe de professor Adjunto IV para Professor Associado I da Professora Luciana Veiga Barbosa. 2010. Universidade Federal da Bahia.

11.
da Silva, E.M.; Mafalda JR, P.O.; Pereira, A.P.. Avaliar o relatório de progressão Vertical da classe de professora Adjunto IV para Professor Associado I da professora Iara Sordi Joachim Bravo. 2010. Universidade Federal da Bahia.

12.
da Silva, E.M.. Comissão de Seleção de candidatos ao Mestrado e Doutorado. 2008. Universidade Federal da Bahia.

13.
da Silva, E.M.; Viana, B.F.; Aquino, J.G.A.. Banca Examinadora de Avaliação do relatório de progressão Horizontal do professor Marcelo Felgueiras Napoli, de Adjunto II para Adjunto III. 2008.

14.
da Silva, E.M.; Silva, J.A.M.; Corrêa, A.M.A.. Banca Examinadora de Avaliação do relatório de progressão Horizontal da Professora Nádia Roque, de Adjunto III para Adjunto IV. 2008. Universidade Federal da Bahia.

15.
Aquino, J.G.A.; Rocha, P.L.B.; da Silva, E.M.. Participação de Comissão de Progressão Horizontal da Professora Maria Lenise Silva Guedes. 2007. Universidade Federal da Bahia.

16.
da Silva, E.M.. Comissão de Avaliação do Relatório da Progressão Funcional do proffessor Rodrigo Barban Zucoloto de Adjunto I para Adjunto II. 2006. Universidade Federal da Bahia.

17.
da Silva, E.M.. Progressão Horizontal da Profª Hermínia Bastos Freitas, de Professor Adjunto II para Adjunto III. 2005. Universidade Federal da Bahia.

18.
da Silva, E.M.. Progressão Horizontal da Profª Nádia Roque, de Professor Assistente I para Professor Adjunto II. 2004. Universidade Federal da Bahia.

19.
da Silva, E.M.. Comissão Examinadora de progressão Vertical do Prof. Mauro Ramalho, de Professor Adjunto I para Professor Adjunto II. 2004. Universidade Federal da Bahia.

20.
da Silva, E.M.. Progressão. 2003. Universidade Federal da Bahia.

21.
da Silva, E.M.; Napoli, M.F.; Rocha, P.L.B.. Banca de Professor substituto. 2003. Universidade Federal da Bahia.

22.
da Silva, E.M.. Progressão Horizontal da Prof. Hermínia Maria Freitas Souza. 2003. Universidade Federal da Bahia.

23.
da Silva, E.M.. Progressão funcional do Prof. Paulo de Oliveira Mafalda. 2003. Universidade Federal da Bahia.

24.
da Silva, E.M.. Seleção para candidatos ao Mestradodo Programa de Pós-Graduação. 2002. Universidade Federal da Bahia.

25.
da Silva, E.M.. Comissão Julgadora da Progressão Funcional da Profa. Blandina Felipe Viana. 2002. Universidade Federal da Bahia.

26.
da Silva, E.M.; Peso-Aguiar, M.C.; Mata, J.E.. Concurso Público para Professor Assistente de Ecologia. 2001. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

27.
da Silva, E.M.. Progressão Vertical da Profa. Hermínia Maria Freitas Souza. 2001. Universidade Federal da Bahia.

28.
da Silva, E.M.. Comissão examinadora de Progressão Horizontal da Profª. Maria Lenise da Silva Guedes. 1999. Universidade Federal da Bahia.

29.
da Silva, E.M.. Comissão examinadora para avaliação da seleção de monitoria do Instituto de Biologia - 1999. 1999. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Segundo Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Ripárias. 2015. (Simpósio).

2.
Biodiversidade E Conservação Panorama e Perspectivas para o Século XXI."Biomonitoramento serve para muitas coisas, mas de V. não sabe Ecologia.....". 2013. (Seminário).

3.
XIVCBL. Biomonitoramento serve para muitas coisas, mas se você não entende de Ecologia........ 2013. (Congresso).

4.
Seminário sobre a contaminação por Chumbo em Santo Amaro (BA). 2012. (Seminário).

5.
Simpósio Processos Ecológicos, Restauração em Zonas Ripárias.Simpósio Processos Ecológicos, Restauração e Ecovaloração em Zonas Rioárias. 2012. (Simpósio).

6.
XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Aplicação de ensaios de comportamento de fuga como varredura na caracterização Ecotoxixológica de Biossólidos. 2012. (Congresso).

7.
X Congreso LatinoAmericano de Toxicología Y Química Ambiental. Multiple Stressors need an Integrative Answer: the Case of the Todos os Santos Bay (Bahia, Brazil) or Can we Learn Through Mistakes.?. 2011. (Congresso).

8.
X CONGRESO LATINOAMERICANO DE TOXICOLOGÍA Y QUÍMICA AMBIENTAL. Early Ecotoxicologycal Characterization of Biosolids From Treat Ment Plant of Complex Effluent Using Avoidance Behavior Test. 2011. (Congresso).

9.
X CONGRESO LATINOAMERICANO DE TOXICOLOGÍA Y QUÍMICA AMBIENTAL. Evaluation of the Toxicity of TiSi04 Nanoparticles to Tropical Soils Invertebrates. 2011. (Congresso).

10.
X CONGRESO LATINOAMERICANO DE TOXICOLOGÍA Y QUÍMICA AMBIENTAL. A Microcosm System as a Tool to Ecotoxicological Characterisation of Biosolids from a Treatment Plant of Complex Effluents. 2011. (Congresso).

11.
XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses - ABECAN. Mediador da mesa-redonda Cursos binacionais Brasil?Canadá em Ecologia Aplicada e Meio Ambiente. 2011. (Congresso).

12.
Seminário Novos e Velhos Saberes.Existe mesmo uma Ecotoxicologia Tropical?. 2010. (Seminário).

13.
xi Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - XI ECOTOX. Ecotoxicologia do Brasil no Mundo ou como estamos na Fita?. 2010. (Congresso).

14.
SETAC North America 30th Annual Meeting.Special Symposium: Is there a tropical ecotoxicology ?. 2009. (Simpósio).

15.
IV Semana de Biologia da UFBA.Membro da Comissão Científica. 2008. (Simpósio).

16.
SETAC North-America 29th Annual Meeting. Are tropical cladocerans a surrogate for the traditional Daphnia test?. 2008. (Congresso).

17.
X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. 2008. (Congresso).

18.
Curso para Avaliador Institucional.Participou do Curso para Avaliador Institucional. 2007. (Outra).

19.
Palestra realizada no Café Cientifico em Salvador.O que você bebe em seu copo d'água?. 2007. (Encontro).

20.
XI Congresso Brasileiro de Limnologia - macaé - RJ. 2007. (Congresso).

21.
XI Congresso Brasileiro de Limnologia - Macaé - RJ. "Utilização de cladóceros tropicais na avaliação de toxicidade de dois reservatórios do semi-árido baiano". 2007. (Congresso).

22.
XXVI Seminário Estudantil de Pesquisa.O cultivo de Cladóceros (Crusracea) como Suporte para o desenvolvimento de Modelos em Biologia. 2007. (Seminário).

23.
Biomonitoramento: da teoria à prática.Ministrante de Simpósio na II Semana de Biologia da UFBA. 2006. (Simpósio).

24.
II Semana de Biologia da UFBA."Biomonitoramento: da teoria à prática". 2006. (Simpósio).

25.
IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. "Avaluação da Sensibilidade da Ceriodaphnia Cornuta à Substância de Referência Cádmio". 2006. (Congresso).

26.
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável: limites e possibilidades.Expositor da mesa-redonda no Seminário Temático Interdisciplinar 1. 2006. (Seminário).

27.
Professor do mini-curso Ecotoxicologia: Fundamentos e Aplicações.II Semana de Biologia da UFBA. 2006. (Simpósio).

28.
Seminário Temático Interdisciplinar 1.Expositor em mesa-redonda intitulada Meio ambiente e desenvolvimento sustentável:limites e possibilidades.. 2006. (Seminário).

29.
XXV Seminário Estudantil de Pesquisa.Utilização de Equinodermos no Biomonitoramento. 2006. (Seminário).

30.
Qualidade Ambiental da Água.Palestra no III Jornada UNIME de Biologia. 2005. (Encontro).

31.
Seminário Temático Interdisciplinaer 1.Meio ambiente e desenvolvimento sustentável: limites e possibilidades. 2005. (Outra).

32.
III Jornada UNIME de Biologia."Avanços no conhecimento da recuperação de Áreas Impactadas por atividades Petrolíferas". 2004. (Outra).

33.
Mesa-redonda: Consultoria X Pesquisa: Como Conciliá-las?.Semana do Biólogo da UFBA. 2004. (Encontro).

34.
Seminário Novos e Velhos Saberes.Dique do Tororó: Presente, passado e perspectivas futuras. 2004. (Seminário).

35.
VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Biomonitoramento com Poecilia Reticulata: Bioensaios IN Situ vs Laboratoriais. 2004. (Congresso).

36.
VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Menbro da Comissão Científica. 2004. (Congresso).

37.
VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Discriminação da Toxicidade do PH da Lagoa de Dunas (Camaçari, BA) Para poecilia reticulata. 2004. (Congresso).

38.
VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Avaliação Comparativa do LT50 da Lagoa de Dunas (Camaçari, BA) para Latonopsis Australis, Macrothrix Elegans e Poecilia Reticulata. 2004. (Congresso).

39.
V Seminário Interno Estudantil de Pesquisa e Pós Graduação.Uso de Cubaris Murina (ISOPODA) em ensaios de Ecotoxicidade. 2004. (Seminário).

40.
Workshop da Rede Recupetro.Avanços no Conhecimento da Recuperação de Áreas Impactadas por Atividades Petrolíferas. 2004. (Outra).

41.
XII Congreso de La Asociación Española, IV Congresso Ibérico de Limnologia. "Ecotoxicological survey of Acidified Subterranean Water Using Poecilia Reticulata As A Rest-Organism.". 2004. (Congresso).

42.
XII Congreso de La Asociación Española, IV Congresso Ibérico de Limnologia. "Wetlands of the Itapicuru-Crumai System (Conde,BA,Brazil): Problems ans Perspectives for Wise use". 2004. (Congresso).

43.
XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. "Monitoramento da Evolução da Comunidade Bentônica da Lagoa das Dunas, Camaçari, Bahia, Brasil". 2004. (Congresso).

44.
5º Congresso Ibérico e 2º Iberoamericano de Contaminação e Toxicologia Ambiental. "Laboratory and In Situ Bioassays for the Tropics Based on Biomarkers and Post-Exposure Feeding with a local Freshwater fish (Poecilia Reticulate.". 2003. (Congresso).

45.
VI Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Sensibilidade da bactéria Vibrio fischeri ao piretróide. 2003. (Simpósio).

46.
VI SIMPÓSIO DE BIOLOGIA DO SUL DA BAHIA.Reabilitações de àguas Acidificadas da Lagoa de Dunas, Camaçari-BA. 2003. (Simpósio).

47.
VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da Setac Latino-Americana. Biomonitoramento da reabilitação da Lagoa das Dunas (Camaçari, BA) utilizando Poecilia Reticulata. Fase II. 2002. (Congresso).

48.
VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da Setac Latino-Americana. "Utilização de Ensaios de respirometria na avaliação da redução da Matéria orgânica de efluentes industriais". 2002. (Congresso).

49.
VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da Setac Latino-Americana. "The use of X-Ray Microanalysis in Environmental Studies. I. The Frustules of Periphytic diatoms as Biomonitors". 2002. (Congresso).

50.
VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da Setac Latino-Americana. "Aplicação do Microtox na avaliação da redução da Toxicidade de efluentes industriais Complexos.". 2002. (Congresso).

51.
VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da Setac Latino-Americana. "Environmental Risk Assessment Analysis of PCB'S in Oysters of the todos os Santos Bay (Bahia, Brazil).". 2002. (Congresso).

52.
VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da Setac Latino-Americana. "Investigações In Vivo com a mistura Deltametrina/Carbaril em Poecilia Reticulata". 2002. (Congresso).

53.
VII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, V Reunião da Setac Latino-Americana. "Avaliação da Toxicidade da Lagoa de Dunas (Camaçari, Bahia) pelo sistema Teste Microtox". 2002. (Congresso).

54.
Workshop -.Avaliação de Impactos Ambientais através de Estudos Biotecnológicos. 2002. (Simpósio).

55.
II SIMPÓSIO DE BIOLOGIA DO SUL DA BAHIA.Tópicos rm Ecotoxicologia e Biomonitoramento. 2000. (Simpósio).

56.
VI Encontro de Ecotoxicologia, III Reunião da SETAC Latino-americana."Comparação da sensibilidade de Duas Linhagens de Lemna Minor usando o Cloreto de Sódio (NACL) como Substânica de referência.". 2000. (Encontro).

57.
VI Encontro de Ecotoxicologia, III Reunião da SETAC Latino-americana."Variações Sazonal de Algas Cianofíceas nos Canais do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú/Manguaba, Alagoas, Brasil.". 2000. (Encontro).

58.
VI Encontro de Ecotoxicologia, III Reunião da SETAC Latino-americana."Utilização de Ensaios de Ecotoxicidade com Tisbe Holothuriae (Copepoda, Harpacticoida) em Programas de Avaliação da Toxicidade de Efluentes Complexos.". 2000. (Encontro).

59.
VI Encontro de Ecotoxicologia, III Reunião da SETAC Latino-americana."Alterações da atividade da Acetilcolinesterase em Poecilia Reticulata Exposta ao Ferro, Cobre e suas Misturas.". 2000. (Encontro).

60.
20th Annual Meeting."Brazilian Wetlands and International Co-Operation. 1999. (Outra).

61.
I Congresso Nacional de Meio Ambiente na Bahia, XIII Jornada Universitária da UEFS. "Dique do Tororó (Salvador, Bahia): Passado, Presente e Futuro. 1998. (Congresso).

62.
XVII Seminário Estudantil de Pesquisa."Variações Nictemerais (24H) e estacionais em alguns parâmetros Limnológicos em um Brejo de Feira de Santana". 1998. (Seminário).

63.
VI Congresso Brasileiro de Limnologia. "Variação nictemeral de parâmetros limnológicos no Dique do Tororó - Salvador-Bahia". 1997. (Congresso).

64.
SECOND SETAC WORLD CONGRESS (16TH ANNUAL MEETING). "Ecotoxicological Monitoring for the Evaluation of Enviromental Recovery of Aquatic Eco systems Using Poecilia reticulate". 1995. (Congresso).

65.
SECOND SETAC WORLD CONGRESS (16TH ANNUAL MEETING). "The Acute Toxity of a Titaun Dioxide Effuent on Tisbe holothuriae Humes". 1995. (Congresso).

66.
4. Congresso Brasileiro de Limnologia. Aspectos Limnológicos do Dique do Tororó, Salvador, Bahia. 1992. (Congresso).

67.
XXVI Congress of International Association of Theoretical and Applied Limnology.Bioensaios com larva Pluteus de Echinometra lucunter (Echinodermata, Echinoidea). Utilizando como substância de referencia o Dicromato de Potassio.. 1992. (Encontro).

68.
3rd Internacional Environmental Chemistry Congress in Brazil. A 24h Sampling Cycle of Hydrological and Physico-Chemical Variables at the Jacuipe Estuary, Camaçari, Brazil. 1991. (Congresso).

69.
3rd Internacional Environmental Chemistry Congress in Brazil. Heavy Metal Concentrations and Anatomical Studies of Mangrove Plants at the Estuary of the Jacuipe River. 1991. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
da Silva, E.M.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2014. (Outro).

2.
da Silva, E.M.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2013. (Outro).

3.
da Silva, E.M.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2012. (Outro).

4.
da Silva, E.M.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2008. (Outro).

5.
da Silva, E.M.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2007. (Outro).

6.
da Silva, E.M.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2006. (Outro).

7.
da Silva, E.M.; Gomes, D.F. ; Chastinet, C.B.A. ; Couto, E. ; Souza, M.F.L ; Paula, F.C. de ; Sonoda, S. ; Lial, M. A. ; Nunes, J.M.C ; Wallace, C. ; Marinho, M.M. ; Carneiro, A.B.M. ; Pacheco, F.S. ; Mendonça, R. F. . X Congresso Brasileiro de Limnologia. 2005. (Congresso).

8.
da Silva, E.M.. Curso Limnologia Aplicada à Gestão de Reservatórios. 2005. (Outro).

9.
da Silva, E.M.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2005. (Outro).

10.
da Silva, E.M.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2004. (Outro).

11.
da Silva, E.M.. Seminário Novos e Velhos Saberes. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vanessa Britto Silveira Cardoso. Avaliação dos serviços ecossistêmicos para a gestão e abastecimento de água.. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Ecologia) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Patricia Rabelo Nunes da Silva. Avaliação Ecológica dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas em Propriedades Rurais do Estado da Bahia. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Ecologia) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Andrea Rodriguez Zambrano. Efeito das alterações no uso do solo na diversidade dos páramos: uma metanálise. 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

2.
Felipe Bastos Lobo Silva. Como lidamos com os impactos sobre a biodiversidade no licenciamento ambiental?. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

3.
Daniel de Abreu Seixas Silva. Susceptibilidade de espécies de cladóceros expostos a cepas de cianobactérias produtoras de microcistinas e saxitoxinas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

4.
Laura Soledad Serrano. Fatores de risco de infecção por Leptospira no reservatório natural Rattus norvegicus.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eduardo Mendes da Silva.

5.
Eratóstenes de Almeida Fraga Lima. Oferta e demanda de água nos planos municipais de saneamento básico em três municípios do Vale do Jequiriçá: contribuições para a adequação do planejamento à realidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

6.
Brisa Corso Guimarães Cabral Monteiro. As comunidades decompositoras de folhas em riachos de cabeceira são determinadas por processos estocásticos ou determinísticos?. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

7.
Vitor de Avelar Groth. Modelos de limiares em ecossistemas terrestres contaminados por resíduos de petróleo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

8.
Rafaela de Cerqueira Borges. Influência do ciclo da maré na variação da estrutura da comunidade fitoplactônica: implicações para programas de biomonitoramento em ambientes estuarinos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

9.
Ticiana Soares de Andrade de Carvalho Pereira. Natural humic substances effects on the life history traits of Latonopsis australis Sars (1888): a single-female life table. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

10.
Delfim Martinez Vilan. Restauração Ambiental em Campos de Produção de Petróleo: O caso de Araçás no Litoral Norte da Bahia.. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

11.
Lorena Cerqueira Cruz. Influência da mistura de espécies foliares sobre a decomposição e colonização por invertebrados em um riacho tropical na região da Chapada Diamantina (Bahia). 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

12.
Neildes de Souza Santana. Uso de Gambusia yucatana Regan, 1912 (Cyprinodontiformes, Poeciliidae) como modelo na avaliação de contaminação aquática: análise de biomarcadores in situ e em laboratório.. 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

13.
Gilane Rubia do Nascimento Couto. "Interações entre a espécie exótica Omobranchus punctatus (Valenciennes, 1836) (Perciformes, Blenniidae) e espécies nativas de blenídeos na baía de Todos os Santos, BA". 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

14.
Angélica Yohana Cardozo Vargas. Diatomáceas como paleoindicadoras de alterações climáticas e milenares nas características limnológicas do lago de Tota - Boyacá - Colômbia. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

15.
Tatiana Cabral de Vasconcelos. Decomposição foliar e macrofauna associada em área de vegetação de transição e agrossistema na Chapada Diamantina - BA. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

16.
Márcio Assis de Sá. A influência de parâmetros físicos e químicos sobre a biomassa e a produtividade primária da lagoa dos Frades, Salvador, Bahia. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

17.
Eloá Takacy Prudente Brandão. "Cianobactérias e Saúde Públca no Brasil". 2008. Dissertação (Mestrado em Biologia Humana e Ambiente do Departamento de Biol) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, . Coorientador: Eduardo Mendes da Silva.

18.
Toni Pablo Souto. "Uso do teste do micronúcleo no peixe marinho Bathygobius soporador (Valenciennes, 1837) como um biomarcador de genotoxicidade em ambientes costeiros e utilização de teste ecotoxicológico e genotóxico para avaliar efluente doméstico em B. soporador". 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

19.
João Cláudio Cerqueira Viana. Diatomáceas (Bacillariophyceae Epilíticas como Biomonitores da qualidade de água dos Rios Cumbuca, Mucugê e Piabinha (ChapadaDiamantina-BA). 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

20.
Camila Fróis Pereira. Avaliação físico-químico de parâmetros ambientais aquáticos e determinação de metais pesados no material particulado suspenso no estuário de Santa Luzia, na Baía de Aratu (Simões Filho, Bahia, Brasil). 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

21.
Maria da Conceição Bento Moreira. "FRAGMENTAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO: UMA ABORDAGEM SOBRE AS ALTERAÇÕES HIDROLÓGICAS E IMPLICAÇÕES ECOLÓGICAS". 2007. Dissertação (Mestrado em Sistemas Aquáticos Tropicais) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

22.
Salomão José Cohin de Pinho. Estudo da viabilidade do clasócero tropical Macrothix elegans Sars, 1901 (Cladocera, Macrothricidae) como organismo-teste em ensaios ecotoxicológicos.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

23.
Hêmyle Coleta Cantuário. Decomposição do folhiço de três espécies vegetais. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

24.
Ianara da Silva Reis. Monitoramento da evolução das comunidades biológicas da Lagoa das Dunas, Camaçari, Bahia, Brasil após episódios de contaminação ácida. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

25.
Cristiano Venícius de Matos Araújo. Avaliação Ecotoxicológica da Lagoa de Dunas (Camaçari, Bahia, Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

26.
Cristiane Wanderley Cardoso. Influência das Alterações Climáticas na Ocorrência do Dengue em Capitais Brasileiras. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

27.
Maurício Rocha de Almeida. Metodologia em Análise de Sistemas Abertos de Cultivo.. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

28.
Samanta Levita Coutinho. Estudo Nictimetral e Análise Histórica de Parâmetros Limnológicos do Dique do Tororó, Salvador-Ba. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

29.
Yonara Souza Braga. "Avaliação do Impacto de efluente doméstico tratado lançado no Estuário do Rio Sauípe, Bahia, Brasil - Um Estudo de curta duração ao longo de um ciclo de Maré". 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

30.
Julia Carina Niemeyer. Aspectos Biológicos de Cubaris Murina Brandt (Crustacea:Isopoda) em Laboratório e seu uso em Ecotoxicologia. 2004. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

31.
Lúcia Cristina Souza de Santana. Avaliação da reabilitação e da ecotoxicidade atual da Lagoa das Dunas, Camaçari-BA. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

32.
Sara Maria de Brito Alves. Estudo Limnológico e de Metais Traços no Sedimento do Dique do Tororó. 2003. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

33.
Carla Stringuetti. Utilização de Colinerases (ChE) em Poecilia reticulada para Avaliação dos Efeitos Tóxicos a Agroquímicos. 2002. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

34.
Benedito Augusto Wenceslau da Silva. Caracterização Geoquímica das Áreas Úmidas de Porto Sauípe, Mata de São João, Bahia. 1999. Dissertação (Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

35.
Andréa Cavalcanti de Andrade Omena. Estudo Limnológicos da Lagoa do Abaeté, 1989-1995. 1995. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

36.
Carla de Barros e Azevedo Chastinet. Comparação Entre Duas Linhagens de Lemna minor L. Através de Testes Crônicos Utilizando Cloreto de Sódio (NaCl) Como Substância de Referência. 1995. 0 f. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

37.
Luiz Juvêncio Cardoso Quaglia. Estudo da Qualidade da Água do Canal de Taperoá (Valença-BA). Implicações na Carcinicultura Marinha. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

38.
Inês de Medeiros Gazzaneo Cabral. Variação da Produção Primária do Dique do Tororó, Salvador. 1990. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

39.
Antônio José Paim. Estudos Limnológicos no Reservatório de Sobradinho, Sobradinho, BA. 1990. 0 f. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

40.
Carlos Eduardo Fregadolli. Estudo Comparativo do Comportamento Alimentar de Larvas de Pacu (Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887) e Tambaquí (Colossoma macropomum Cuvier, 1818). 1990. Dissertação (Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

Tese de doutorado
1.
Angélica Yohana Cardozo Vargas. Dinâmica da comunidade fitoplanctônica e sua importância no fluxo vertical de carbono na região da plataforma continental de Cabo Frio (RJ, Brasil). 2017. Tese (Doutorado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

2.
Ticiana Soares de Andrade de Carvalho Pereira. Caracterização da dinâmica de co-infecção de endoparasitas numa população de Rattus norvegicus. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia e Biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Coorientador: Eduardo Mendes da Silva.

3.
Adriana Janneth Espinosa Ramírez. El Agua, un Reto para la Salud Pública La caidad del agua y las oportunidades pala la vigilancia en Salud Ambiental. 2016. Tese (Doutorado em Doctorado Interfacultades en Salud Pública) - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá, . Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lorena de Jesus Cerqueira Cruz. "Riqueza e composição de espécies da serapilheira e decomposição foliar em um riacho tropical". 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

2.
Alice Torres Barbosa. Biomonitoramento do Ozônio: Uma Revisão e Experimento Preliminar. 2005. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

3.
Doriedson Ferreira Gomes. Caracterização limnológica de seis alagadiços do Município de Feira de Santana - Bahia. 1988. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thayara Laís dos Santos. Relação entre diversidade, DBO e toxicidade no processo de tratamento de efluentes em sistema de lodos ativados.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

2.
Lucas Santana Requião. O Biomonitoramento na Gestão Ambiental Brasileira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

3.
Pablo Ivan Pereira Ramos. Avaliação de um novo meio paraReativação de Vibrio fischeri no Bioensaio com Bactéria Luminescente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

4.
Jessica Santos da Silva. Influência dos ácidos húmicos sobre a história de vida de Daphnia gessneri Herbst (Crustacea:Cladocera) em laboratório.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

5.
Priscila de Almeida Oppermann. Cladóceros Tropicais como Alternativas ao uso de Dafinídeos de climas temperados em Ecotoxicologia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

6.
Ticiana Soares de Andrade de Carvalho Pereira. Tabela de vida com o cladócero tropical Latonopsis australis Sars (1888), cultivado em meio artificial, em diferentes condições de tratamentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

7.
Viviane Teixeira de Castro Neves. Avaliação dos isópodos Cubaris murina Brandt (1833) e Tricohrina heterophthalma Lemos de Castro (1964) em testes ecotoxicólogicos laboratoriais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

8.
Jéssica da Silva Santos. A adequabilidade do uso de cladóceros endêmicos em testes de ecotoxicidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

9.
Bruno Abdon Inácio de Souza. Avaliação da sensibilidade da Ceriodaphnia cornuta rigaudi ao Cadmio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

10.
Alice Motta Soares Andrade. Estudo sobre a biologia de Macrothix elegans SARS (CRUSTRACES:ANOMOPODA) e uma avaliação sobre sua sensibilidade ao Dicromato de Potássio. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

11.
Gil Andre Ramos. Produtos das Ondas Úmidas do Conde. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

12.
Aécio Luiz Gonzaga Filho. Emissário Submarino do Rio Vermelho: Estudos Biológicos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

13.
Doriedson Ferreira Gomes. "Caracterização Limnológica de seis alagadiços do Município de Feira de Santana - Bahia". 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

14.
Elizabete Maria Duarte Canas Marchante. O uso de mitocôndrias e partículas submitocondriais para a avaliação da toxicidade do tributil de estanho. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade de Coimbra. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

15.
Sara Maria de Brito Alves. Variação nictemeral de parâmetros limnológicos no Dique do Tororó - Uma avaliação do atual estado trófico, Salvador - Bahia.. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

16.
Adriana Prass. Chlorophyceae Botryococcus braunii: acumulação incomum de lipídios e hidrocarbonetos - revisão bibliográfica.. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

17.
Benedito Augusto Wenceslau da Silva. Dinâmica de populações de Eichornia crassipes Solms da Lagoa dos Frades e sua relação com o fósforo e o nitrogênio presentes na água - perspectiva de uma abordagem caótica.. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

18.
Geraldo José Argôlo Ferraro. Isolamento e caracterização do HIV-1 no Brasil. 1994. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

19.
Maria de Fátima Vergne Mota. Ensaios de ecotoxidade em Tisbe holothuriae Humes 1957 (Copepoda, Harpacticoida), utilizando o dicromato de potássio como substância de referência.. 1994. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

20.
Aristóteles Góes Neto. Diagnóstico da biodiversidade de macromicetos do estado da Bahia: evolução histórica e situação atual.. 1994. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

21.
Margareth Peixoto Maia. Aspectos da ecologia e do comportamento reprodutivo de Anous Stolidus ( Aves:Laridae) na Reserva Biológica do Atol das Rocas (RN).. 1994. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

22.
Patricia Hougaz. Padronização de testes de ecotoxicidade com a microalga Selenastrum Capricornutum (Printz) - Chlorophyceae. 1993. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

23.
Newton de Souza Quinteiro. Estudos sobre os Impactos Ambientais em Grandes Represas no Brasil.. 1992. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

24.
Eliane Maria Guimarães Andrade. Bacteriologia das Águas das Fontes. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

25.
Sirlândia Maria Carvalho de Oliveira. Análise de Bactérias da Família Enterobacteriaceae Clostridium perfringens. 1990. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

26.
Ricardo de Araújo Pereira. Estudos Limnológicos na Represa de Pituaçu-Salvador/BA. 1990. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

27.
Magnaldo Silva Santana. Experimento de produção primária no reservatório de Pituaçu, Salvador-Bahia.. 1990. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

28.
Caroline Todt de Azevedo. As fontes de suas águas na Cidade de Salvador. 1990. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

29.
Gilberto Cafezeiro Bonfim. Coliformes fecais como indicadores de poluição no sedimento marinho. 1988. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

Iniciação científica
1.
Fabio Neves Souza. Co-infecção de endoparasitas em Rattus norvegicus em função do estado de saúde do animal.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

2.
Leonardo Sena de Azevedo. Lâminas de celulose como substrato em experimento de decomposição para avaliação de ecossistemas aquáticos impactados". 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

3.
Mariana Bonina Cardoso. "Avaliação da toxicidade de nanopartículas de TiSi04 para invertebrados de solos tropicais". 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

4.
Jessica Santos da Silva. Efeitos da variação da densidade populacional em cultivos de cladóceros tropicais e suas respectivas sensibilidades. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.

5.
Sérgio Roberto Amoedo da Silva. "Estudos ambientais na região do Baixo Paraguaçu". 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eduardo Mendes da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
da Silva, Eduardo M.. História ambiental da baia de Todos-os-Santos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
da Silva, Eduardo M.. O ambientalismo no olhar de um acadêmico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
da Silva, E.M.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2013. (Outro).

2.
da Silva, E.M.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2014. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
DA SILVA, EM.. Seminários Novos e Velhos Saberes. 2013; Tema: Divulgação dos Seminários Novos e Velhos Saberes, atividade regular de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. (Blog).



Outras informações relevantes


Chefe do departamento de Botânica, do Instituto de Biologia da UFBA, no período de 02/01/2008 a 15/02/2008.

Participação do Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis), como Avalador Institucional, realizado em São Paulo-SP, nos dias 18,19 e 20 de abril de 2007, com carga horária de 24horas.

Membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, biênio 2007-2009.

Coordenador do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E BIOMONITORAMENTO de 2011 a 2013

Coordenador de Colegiado do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO AMBIENTAL APLICADA E ECOLOGIA de 2013 a 2015



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 19:09:53