Sandra Palma Botega

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2950573882043897
  • Última atualização do currículo em 26/08/2015


Possui graduação no curso de Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (1986). É especialista em Gestão de Recursos Humanos (2010). Atualmente é Técnica de Laboratório do Departamento de Química, do Centro de Ciências Naturais e Exatas, na Universidade Federal de Santa Maria (1984), executa trabalho técnico de laboratório relacionados com a área de atuação, em laboratórios de ensino. Assessora atividades de ensino, pesquisa e extensão, desta instituição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Palma Botega
Nome em citações bibliográficas
BOTEGA, S. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Química.
Av. Roraima 1000
97050-440 - Santa Maria, RS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado profissional em andamento em Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: Claudia Smaniotto Barin.
2008 - 2009
Especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos. (Carga Horária: 420h).
FATEC Internacional.
Título: Qualidade de vida no trabalho: uma breve revisão.
2010 - 2010
Aperfeiçoamento em Administração Pública. (Carga Horária: 200h).
Instituto Atual.
Título: Administração pública. Ano de finalização: 2010.
1984 - 1986
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição.




Formação Complementar


2010 - 2010
Administração Pública. (Carga horária: 200h).
Instituto Atual.
2007 - 2007
Curso de Língua Espanhola - Módulos I, II, III e I. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Inglês Básico I, II e III. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1993 - 1993
Curso Avançado de Cromatografia a Gás. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão Cadastro de Prod. Químicos, Carga horária: 8
Outras informações
Comissão de Cadastro e Padronização de Produtos Químicos e Laboratoriais destinados a diversos setores da UFSM. (Portaria N. 70.481, de 25 abril de 2014)

Vínculo institucional

1984 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Administrativa do CCNE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE PREPARO DE AMOSTRA PARA DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM VINHO
Descrição: A vitivinicultura ocupa, no Brasil, uma área de 100 mil hectares, com produção anual de 1,2 milhões de toneladas de uvas. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de vinhos, suco de uva e derivados, onde são elaborados, em média, 330 milhões de litros de vinhos e mostos por ano. A obtenção de vinhos de boa qualidade e de inserção internacional necessita da realização de análises físico-químicas, estas são fundamentais para o monitoramento do processo e identificação de possíveis alterações. Entre as análises, destaca-se a determinação de resíduos de agrotóxicos, provenientes dos processos de cultivo da uva. A determinação de resíduos de agrotóxicos em vinhos é um grande desafio, principalmente devido à baixa concentração dos analitos nas amostras e a grande quantidade de substâncias interferentes que podem ser coextraídas. O vinho compreende uma matriz complexa composta por uma grande variedade de substâncias. A determinação de agrotóxicos em vinhos geralmente requer um pré-tratamento da amostra, pois caso as interferências não sejam removidas poderão afetar a identificação e a quantificação. Este projeto visa o desenvolvimento e a validação de métodos multirresíduos para a determinação de resíduos de agrotóxicos em vinhos empregando GC-MS e HPLC-DAD. Serão avaliados novos procedimentos de preparo de amostra baseados em técnicas modernas (QuEChERS, SPE, DLLME e Ultrassom). Atualmente, o desenvolvimento de sistemática analítica específica para a análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos e bebidas, visando à prevenção de problemas de saúde pública, é de grande relevância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
DETERMINAÇÃO DE RESÍDUOS DE MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS EM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL EMPREGANDO UHPLC-MS/MS
Descrição: Produzir alimento acessível e de boa qualidade para fazer frente ao crescimento populacional é uma das grandes dificuldades mundiais, principalmente nos países em desenvolvimento. No Brasil há falhas no controle de qualidade na produção de alimentos de origem animal, o qual precisa ser feito com muita atenção, uma vez que estes são produtos altamente perecíveis. Atualmente, a utilização de medicamentos veterinários e agrotóxicos em alguma etapa da produção agropecuária é fato indiscutível. Entretanto, o uso inadequado dessas substâncias, seja pela não observância aos prazos de carência após a aplicação, às dosagens corretas e à via de administração recomendada, ou ainda pela terapia indiscriminada e uso de substâncias proibidas, pode deixar resíduos em produtos alimentícios de origem animal e vegetal, colocando em risco a saúde humana. Assim, este projeto tem como objetivos principais o desenvolvimento de métodos rápidos para a determinação de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal (leite, carnes, mel, pescado, etc). Para isto, serão empregados procedimentos de preparo de amostra rápidos, eficientes e de baixo custo combinados a técnicas cromatográficas acopladas à espectrometria de massas. As informações obtidas permitirão a identificação das falhas em termos de manejo sanitário e a tomada de medidas corretivas visando a preservação da saúde dos consumidores. O método e os resultados serão publicados em revistas de circulação nacional e internacional, estando assim disponíveis para trabalhos futuros na área. Não menos importante será a formação de profissionais qualificados e a geração/divulgação de conhecimentos nas áreas de abrangência do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
DETERMINAÇÃO DE FÁRMACOS EM AMOSTRAS DE INTERESSE AMBIENTAL EMPREGANDO TÉCNICAS CROMATOGRÁFICAS
Descrição: A água potável é um recurso finito, que se distribui na superfície terrestre de forma desigual. A tendência para os próximos anos é um aumento ainda maior do consumo devido à demanda e o crescimento populacional acentuado e desordenado, principalmente nos grandes centros urbanos. A descarga de contaminantes químicos emergentes para o meio aquático tem sido alvo de preocupação por parte da comunidade científica, uma vez que, anualmente são sintetizados numerosos compostos químicos, os quais são lançados para o meio ambiente com consequências imprevisíveis, surgindo constantemente novas evidências sobre a sua toxicidade. Entre esses contaminantes emergentes estão os fármacos, que são produzidos em grandes quantidades por ano e são utilizados na medicina humana e veterinária. A contaminação dos ecossistemas aquáticos por este tipo de compostos intensificou-se nos últimos anos devido ao aumento da produção e ao consumo desenfreado destas substâncias pela população. Entre eles estão compostos farmacêuticos como analgésicos, anti-inflamatórios, antidepressores, contraceptivos orais, antibióticos, ?- bloqueadores, reguladores lipídicos e medicamentos para uso veterinário, com diferentes propriedades físico-químicas, estruturas químicas, ação ambiental e muitas vezes de natureza persistentes. Neste sentido, o objetivo deste projeto é principalmente, desenvolver e validar métodos analíticos empregando a técnica de extração em Fase Sólida (SPE) e LC-ESI-MS/MS para determinação de resíduos de fármacos de diferentes classes, incluindo produtos de biotranformação em água. Assim serão estudados os compostos enrofloxacina, oxitetraciclina, norfloxacina, doxicilina, sulfaquinoxalina, ciprofloxacina, flavomicina, tilosina, enramicina, tiamulina, florfenicol, lincomicina, tilmicosina, doxiciclina, clortetraciclina, sulfonamidas entre outros. Será dado destaque para o desenvolvimento de um método robusto, rápido e de fácil implantação em laboratórios de rotina. O método será validado segundo as normas vigentes, permitindo a aplicação dos mesmos em outros laboratórios de análise que atuam em programas de monitoramento. Além disto, o projeto tem como meta formar recursos humanos qualificados em nível técnico, de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado), na área de análises cromatográficas de resíduos de fármacos em água, bem como, elaborar Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para cada novo método analítico desenvolvido visando à utilização dos métodos em laboratórios que executam análises de rotina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE MÉTODOS MULTIRRESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL (CARNE E LEITE BOVINOS), VISANDO O INCREMENTO DA QUALIDADE DESTES ALIMENTOS
Descrição: Dada a importância que as questões sanitárias, como o controle de resíduos de agrotóxicos podem representar no âmbito comercial de alimentos de origem animal, e a crescente preocupação de que estas podem se tornar cada vez mais freqüentes e relevantes a medida que as questões tarifárias sejam resolvidas nos foros internacionais, este trabalho pretende: 1) desenvolver e aplicar métodos analíticos modernos que permitam a identificação e a quantificação multirresíduo de agrotóxicos em produtos de origem animal tais como: carne bovina e leite , commodities de grande importância econômica e alimentar no cenário nacional e internacional. 2)contribuir para o esforço nacional de formação de recursos humanos qualificados e para a geração e reprodução de conhecimentos na área de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem animal. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Laboratório de Química Analítica
Descrição: Como formadores de mão-de-obra especializada, a comunidade acadêmica precisa despertar a atenção dos alunos de graduação e pós-graduação para ferramentas suficientes que lhes permitam exercer suas atividades profissionais de forma limpa . O pequeno volume e a diversidade de resíduos gerados, em relação a indústria sempre foi visto como um fator dificultador para o gerenciamento nas Instituições de Ensino. Esta situação nos motivou a formular uma resposta no sentido de contribuir não apenas com o Setor de Química Analítica, mas para outros laboratórios da UFSM e de outras Instituições de Ensino do País que vivenciam e enfrentam os mesmos problemas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2003 - 2006
Análise qualitativa e quantitativa de compostos orgânicos em amostras diversas por cromatografia gasosa
Descrição: Análise qualitativa e quantitativa de compostos orgânicos em amostras diversas por cromatografia gasosa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1999 - 1999
Projeto PROCIÊNCIAS - "Aroma e cor: ferramentas para o ensino de química"
Descrição: "Aroma e cor: ferramentas para o ensino de química".
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2007 - 2008
Elaboração dos planos diretores dos campi da UFSM
Descrição: Elaboração dos planos diretores dos campi da UFSM.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ADAIME, M. ; ZANELLA, R. ; PRESTES, O. D. ; BOTEGA, M. P. ; BOTEGA, S. P. . As concepções dos jovens da zona rural sobre o uso de agrotóxicos: uma análise do tema como contribuição para a preservação da saúde e do meio ambiente. In: Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias e VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias e VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Semana de Formação Técnica e Política dos TAEs do CCNE. 2014. (Outra).

2.
Curso de Aspectos de Gestão Ambiental Laboratorial. 2013. (Outra).

3.
Curso de proteção contra incêndio. 2013. (Outra).

4.
Curso de Sistema e Rotinas de Trabalho Pessoal: Avaliação de Desempenho. 2012. (Outra).

5.
Curso sobre o sistema eletrônico de controle da jornada de trabalho da UFSM. 2012. (Outra).

6.
Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias e VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. As concepções dos jovens da zona rural sobre o uso de agrotóxicos: uma análise do tema como contribuição para a preservação da saúde e do meio ambiente. 2011. (Congresso).

7.
I Workshop de Ensino de Ciências. 2011. (Outra).

8.
Semana do Servidor da UFSM - Mulher: conciliando vida profissional e pessoal - Saúde e Qualidade de Vida. 2010. (Outra).

9.
5º Congresso de Secretárias das Universidades Brasileiras. 2008. (Congresso).

10.
Treinamento sobre redação oficial e linguagem administrativa. 2004. (Outra).

11.
XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação das Universidades do grupo Montevideo. 2004. (Outra).

12.
Curso de Treinamento Básico de Manutenção e Técnicas de pesagem. 1992. (Outra).

13.
Semana do Químico. 1991. (Seminário).

14.
IX Encontro de debates sobre o ensino de química - IX EDEQ. 1988. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, A. F. ; ADAIME, M. ; BOTEGA, S. P. ; SILVEIRA, D. D. ; CARISSIMI, E. ; BREDEMEIER, F. D. ; BOTEGA, M. P. . 6th International Symposium on Residue Management in Universities - ISRMU 2013. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 12:32:37