Aécio Alves de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8747830065070034
  • Última atualização do currículo em 13/07/2015


Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1969), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1975) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal do Ceará. Tem preferência de atuação na área de Economia Ecológica, Pensamento Econômico Marxista e Economia Solidária e pelos seguintes temas: mundo do trabalho, reestruturação produtiva, macroeconomia Kaleckiana, financeirização da economia, economia ecológica, economia solidária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aécio Alves de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Aécio A. de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia Adm., Atuária, Contab. e Secretariado e Executivo, Departamento de Teoria Econômica.
Avenida da Uiversidade, 2431
Benfica
60020-180 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (85) 33667573
URL da Homepage: http://www.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Sociologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Para uma socioeconomia política da transição Possibilidades e limites da economia solidária, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Maria Neyara de Oliveira Araújo.
Palavras-chave: Transição; Economia solidária.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
1973 - 1975
Mestrado em Economia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Aspectos da subutilização individual em algumas cidades do Ceará,Ano de Obtenção: 1975.
Orientador: José Hamilton Gondim Silva.
Palavras-chave: Setor informal; Subemprego.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos / Especialidade: Treinamento e Alocação de Mão-de-Obra; Oferta de Mão-de-Obra e Força de Trabalho.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos / Especialidade: Mercado de Trabalho; Política do Governo.
Setores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.
1966 - 1969
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

7/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Economia Adm., Atuária, Contab. e Secretariado e Executivo, Departamento de Teoria Econômica.

Linhas de pesquisa
Economia Ecológica
1/2001 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Economia Adm., Atuária, Contab. e Secretariado e Executivo, Departamento de Teoria Econômica.

Atividade de extensão realizada
Análise de viabilidade socieconômica e ambiental na agricultura familiar.
1/1996 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Economia Adm., Atuária, Contab. e Secretariado e Executivo, Departamento de Teoria Econômica.

Atividade de extensão realizada
Estudos e pesquisa na área do Trabalho.
8/1973 - Atual
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia Política Marxista
Introdução à Economia
Macroeconomia
Economia Matemática


Linhas de pesquisa


1.
Economia Ecológica

Objetivo: Avançar na compreensão das respostas da sociedade civil que fomentam uma crítica prática ao sistema do capital e que apontam para outro modo de produção e de vida para a humanidade..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Solidária.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas / Especialidade: Sociologfia do Trabalho.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Trabalho.
Palavras-chave: Desenvolvimento capitalista; Economia solidária; Emancipação Humana; Economia Ecológica; Sistema do Capital.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Pesquisa-diagnóstico do turismo comunitário no Ceará O projeto Rede Tucum: Trabalho, Juventude e Território
Descrição: Trata-se de um Projeto que contribuirá para estreitar as relações entre a UFC e a sociedade civil representada por comunidades que congregam uma rede de turismo comunitário, denominada Rede TUCUM. São famílias que, após lutas sucessivas de resistência, fixaram em seus territórios um modo de vida que preserva a paisagem, o solo, o mar e as atividades tradicionais, a pesca e o artesanato. A coleta de informações e o registro audiovisual de depoimentos de lideranças e de pessoas mais velhas das comunidades servirão para o processo de formação qualificada da juventude em gestão do turismo comunitário de modo que os jovens assumam o legado das gerações atuais e anteriores e mantenham acesa a luta pela preservação da Natureza nos territórios em que habitam. Com isso espera-se atenuar os fluxos migratórios de jovens que sempre ocorrem para as cidades de médio e grande porte no Estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Aécio Alves de Oliveira - Coordenador / Júlio Ramon Teles da Ponte - Integrante.
2003 - 2006
A contradição central do sistema do capital e as possibilidades e limites de uma socioeconomia política da transição (Desafios e perspectivas para o terceiro Milênio)
Descrição: Com base na contradição central do sistema metabólico do capital, a pesquisa procura avançar teoricamente "para além do capital", tomando a categoria da transição elaborada a partir da crítica do valor-dissociação. A contradição é considerada como o balizador da "grande transição" e as lutas sociais se desenvolvem na sociedade as "transições particulares". A proposta política contida na pesquisa aponta para a necessidade premente de que esses últimos processos incorporem uma crítica radical ao sistema, mesmo em suas particularidades, para que as lutas convirjam para a superação do sistema, pondo em seu lugar uma forma superior de sociabilidade humana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Para uma socioeconomia política da transição Possibilidades e limites da economia solidária
Descrição: A pesquisa tomou a economia solidária como sendo um processo particular de transição para outro modo de produção e de vida, que se gesta na sociedade do capital. Transformou na Tese de Doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza (2006)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Significado e tendências da Economia Solidária no Brasil Ceará: análise geral preliminar
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 1999
Mudanças Tecnológicas e Organizacionais e o Processo de Qualificação-Desqualificante da Força-de-Trabalho
Descrição: Trata-se de uma análise das mudanças operadas no mundo do trabalho e do processo de qualificação-desqualificante que as acompanham. É importante notar que as mudanças são manifestações da contradição central do sistema do capital, e que se rebatem sobre o modus operandi da produção de capital, fazendo surgir de maneira mais visível o chamado desemprego estrutural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 1999
Emprego e relações de trabalho: desafios no limiar do Século XX!
Descrição: Trata das questões relacionadas às formas de consumo que se delineiam e às condições de compra e venda da força-de-trabalho, no final do século XX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 1999
Significados e tendências da economia solidária no Brasil - Sondagem preliminar (1ª etapa)
Descrição: A sondagem visa estabelecer um perfil geral dos empreendimentos econômicos solidários no Ceará e fornecer elementos para a definição de uma amostra exploratória e instrumentos de pesquisa a serem empregados na etapa seguinte da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 1999
Reprodução e acumulação de capital: a integração micro-macroeconômica marxista
Descrição: O estudo explicita a integração micro-macroeconômica marxista, desde a determinação e formação de preços simples e efetivos das mercadorias, até a formação da taxa geral de lucro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 1999
Reestruturação econômica para o Capital e qualificação-desqualificante para a força-de-trabalho
Descrição: A partir da leitura dos Grundrisse de Marx, no qual encontra-se explicitada a contradição central do sistema metabólico do capital, o estudo formula a tese de que o desenvolvimento capitalista percorre momentos em que as mudanças nas formas de consumo da força-de-trabalho instaura um processo de simplificação do trabalho e de desvalorização desta mercadoria. A tese da qualificação-desqualificante pode encontrar respaldo empírico me inúmeras situações facilmente observadas na realidade concreta em todo o mundo. Do ponto de vista teórico, apóia-se na lógica e no desenvolvimento histórico do capital, conforme os Grundrisse, O Capital e o Capítulo VI (Inédito), todos de autoria de Marx..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1996
Estruturação da matriz de insumo-produto do Turismo do Ceará.
Descrição: No estudo, encontra-se uma metodologia de construção da matriz de insumo-produto do setor Turismo do Ceará, a partir da mesma matriz do Estado. A base é a escolha dos setores cujas atividades estão mais diretamente vinculadas à demanda final dos turistas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1996
Impactos do Turismo sobre o Produto Interno Bruto do Ceará..
Descrição: Com base na matriz de insumo-produto do setor turístico, foi calculado o impacto da demanda final sobre o PIB do Ceará. Dentre outros resultados, a pesquisa mostrou que uma parte expressiva desses impactos se dá para fora do Ceará, é absorvida pelas empresas situadas em outras regiões do País..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1996
O Plano Diretor da reforma do aparelho do Estado do governo FHC
Descrição: Trata-se de uma análise crítica dos pressupostos básicos do Plano, de seu referencial teórico e suas implicações na relação entre Estado, economia e sociedade no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1996
A mecânica da exploração capitalista
Descrição: Trata-se de um estudo voltado para a elaboração de textos de apoio ao ensino do Pensamento Econômico de Marx no Curso de Graduação em Economia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1997
Reprodução e acumulação de capital: a integração micro-macroeconômica marxista. Março de 1995 a março de 1997
Descrição: O estudo é um aprofundamento teórico do pensamento marxiano, tendo em vista mostrar que os aspectos microeconômicos e macroeconômicos não podem ser tratados separadamente, quando se trata de apreender as questões relacionadas aos processos de reprodução do capital. Isso porque a esfera da circulação (mercado) não pode ser destacada da esfera da produção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1997
Reprodução e acumulação de capital, tendência decrescente da taxa de lucro e a contratendência regulatória da taxa de juros pelo Estado (Do dinheiro-capital ao dinheiro especulativo e vice-versa)
Descrição: O estudo aprofunda a compreensão da relação entre taxa de juros e taxa de lucro, procurando mostrar a primeira como uma força de contratendência à lei da taxa de lucro decrescente. Salienta o papel do Estado com suas políticas de estabilização em geral, com ênfase na política de juros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1995
Estado do Ceará: Índice de Desenvolvimento Econômico e Social Ranking dos Municípios
Descrição: Trata-se do primeiro estudo realizado no Ceará utilizando a metodologia do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, aplicada aos municípios do Ceará. O objetivo é estabelecer um rank dos municípios de modo a identificar carências e prioridades para as políticas governamentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1995
Finanças Municipais do Estado do Ceará Gestão Municipal e Políticas Públicas: Despesas segundo as Funções Programáticas 1990-1995.
Descrição: Trata-se de um trabalho estatístico-descritivo que inclui o conjunto dos municípios do Ceará com o objetivo de avaliar as prioridades de políticas públicas da gestão municipal com base nos gastos efetivados, segundo as funções programáticas previstas no orçamento público..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1992 - 1992
Regime seriado: uma proposta para discussão (Curso de Ciências Econômicas)
Descrição: Trata-se de uma discussão sobre a relação entre o sistema de créditos e matrícula pór disciplina vis à vis uma proposta de regime seriado para o Curso de Ciências Econômicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1983 - 1983
Industrialização do Nordeste: uma evidência empírica de seus efeitos
Descrição: Investigar os efeitos das mudanças ocorridas na estrutura industrial do Nordeste sobre a absorção de mão-de-obra e a parcela salarial no valor agregado. Na pesquisa considera-se que a industrialização da Região não ocorreu com a finalidade de resolver os desníveis inter-regionais, historicamente determinados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1980 - 1980
Fundo de salários e a teoria do capital
Descrição: Fazer uma combinação da formalização de Von Weizsäcker com as ideias de Böhm-Bawerk, no que se relaciona à concepção de capital como sendo fundo de salários de subsistẽncia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Jovens Sementes do Sertão
Descrição: O esforço a ser empreendido por esta ação de extensão constitui-se um enorme desafio para os professores envolvidos. A decisão de um conjunto de jovens da comunidade do Riacho do Meio, no Município de Choró, em levar adiante a estruturação de um grupo produtivo, trouxe um problema de gestão econômica bastante complexo. O que produzir foi resolvido com a definição de um mix de produtos que têm a semente do Gergelim como matéria-prima básica. Como produzir ficou mais simples ainda pela inexistência de alternativas muito distintas de tecnologias. Para quem produzir, transformou-se na questão mais complexa. Além das noções relacionadas à Agroecologia, já do conhecimento do grupo, em virtude das práticas de seus pais, foi sentida a necessidade de dominar conceitos microeconômicos, desde os custos de produção, até a formação de preços, passando por estratégias de mercado. Como então calcular os custos de produção e a fixação dos preços dos produtos, num contexto em que predominam famílias de baixa renda e compradores relativamente esparsos? Estas questões serviram de estímulo à elaboração deste projeto de extensão. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2013
Uma perspectiva marxiana para a Economia Ecológica
Descrição: A perspectiva marxiana buscada para a Economia Ecológica deverá permitir caminhar na direção de um esforço de investigação transdisciplinar e lhe atribuir certo radicalismo. Em particular, permitirá um exame crítico dos significados de crescimento econômico, de desenvolvimento sustentável e dos processos de tomada de decisão quanto à alocação de recursos escassos ecológicos e produzidos pelo Homem cujo critério tem sido a máxima rentabilidade, que, em geral produz impactos entrópicos. Há inter-relações entre a economia capitalista e os sistemas ecológicos que merecem aprofundamentos. Para isso, faz-se necessário analisar criticamente o processo econômico do capital seu modo de produção, distribuição e consumo , em sua inerente contradição em processo , e seus desdobramentos sobre o ecossistema global. Especificamente, o propósito da pesquisa é: 1) Analisar a natureza da expansão capitalista e os limites do crescimento , de modo a formular uma crítica às políticas econômicas fundamentadas na teoria econômica tradicional, pela falta de sintonia com a realidade dos ecossistemas que servem de invólucro ao subsistema econômico que esta mesma teoria respalda; 2) Desvelar as tensões entre economia e Natureza, no contexto das relações que se estabelecem entre a contradição central do capital e os desgastes humanos e ecológicos que decorrem da reprodução ampliada do capital; e 3) Demonstrar que desenvolvimento sustentável somente ganha sentido quando se leva em consideração a participação direta de entidades representativas da população nas decisões mais importantes, bem como a cultura local e o meio ambiente, nos locais onde os produtores livremente associados desenvolvem suas atividades produtivas. Nesse sentido, a perspectiva marxiana oferece elementos para se pensar um processo de transição em que o território (o local) adquire importância como locus das decisões, uma vez que é o espaço onde estão as populações (das diversas espécies), os recursos am.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Aécio Alves de Oliveira - Coordenador.
2011 - 2012
Um estudo de impactos socioeconômicos e ambientais sobre a atividade pesqueira no entorno do Complexo Industrial Portuário do Pecém (CIPP)
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é analisar impactos socioeconômicos e ambientais, a partir da perspectiva da comunidade de pescadores e de outros segmentos que habitam o entorno onde o foi construído o Complexo Industrial-Portuário de Pecém (CIPP) e da visão projetada pelos elaboradores deste projeto. Um primeiro passo é analisar a documentação que fundamentou o processo de decisão governamental para a construção do CIPP, incluindo-se o relatório de impacto ambiental e o relatório do processo de desapropriação e deslocamento das famílias atingidas . Com base nesses documentos, pode-se ter a perspectiva daqueles que planejaram a intervenção e suas projeções sobre impactos socioeconômicos e ambientais na região. No que se relaciona à pesquisa de campo, será aplicado um roteiro de entrevista, de natureza qualitativa, junto a pescadores, ex-pescadores, bem como a pessoas que sejam identificadas como personalidades históricas em Pecém. Espera-se obter das entrevistas a perspectiva daqueles que vivenciaram e vivenciam os impactos reais da intervenção governamental sobre a comunidade e as condições dentro das quais obtêm seu sustento e desenvolvem seu modo de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Aécio Alves de Oliveira - Coordenador / André Vasconcelos Ferreira - Integrante.


Membro de corpo editorial


2010 - 2010
Periódico: Revista Katálysis (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Ecológica.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Solidária.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Lima, Maria do Céu2013Lima, Maria do Céu ; Cavalcante, M. Juraci M. ; OLIVEIRA, Aécio A. de . Greve dos docentes da UFC e da UNILAB: construção coletiva, superação de barreiras e conquistas. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 51, p. 20, 2013.

2.
OLIVEIRA, Aécio A. de2009OLIVEIRA, Aécio A. de; PONTE, J. Ramon da . Capital, Estado e sociedade no śeculo XXI. Universidade e Sociedade (Brasília), v. AnoXIX, p. 9-23, 2009.

3.
OLIVEIRA, Aécio A. de2008OLIVEIRA, Aécio A. de. Democracia, emancipação e o sistema do capital. Universidade e Sociedade (Brasília), v. XVIII, p. 9-23, 2008.

4.
TEIXEIRA, Silvânia Maria Braga2004TEIXEIRA, Silvânia Maria Braga ; OLIVEIRA, Aécio A. de . A relação capital industrial/capital comercial e os limites econômicos da base fiscalo no Ceará. Essentia (Sobral/CE), v. Ano 5, p. 89-117, 2004.

5.
OLIVEIRA, Aécio A. de2004OLIVEIRA, Aécio A. de. Gramsci e sua concepção ampliada de Estado: uma atualização. Revista de Ciências Sociais (Fortaleza), v. 35, p. 54-70, 2004.

6.
OLIVEIRA, Aécio A. de2003OLIVEIRA, Aécio A. de. A dialética do fim do trabalho. Revista de Ciências Sociais (Fortaleza), v. 34, p. 78-98, 2003.

7.
SMITH, Roberto1995SMITH, Roberto ; OLIVEIRA, Aécio A. de . Integração social ou novas relações entre Estado e sociedade no Brasil. Estudos Avançados (USP.Impresso), v. 6, p. 117-139, 1995.

8.
OLIVEIRA, Aécio A. de1985OLIVEIRA, Aécio A. de; CARLEIAL, L. M. . Considerações sobre acumulação, emprego e crise na Região Metropolitana de Fortaleza. Revista Econômica do Nordeste, v. 16, p. 53-82, 1985.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de; PONTE, J. Ramon da . Ser bancário - Viver o esplendor social ou o trabalho precário?. 1ª. ed. Curitiba: Editora CRV, 2012. v. 1. 308p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. A economia solidária no Ceará. In: Iraildes Caldas Torres. (Org.). As malhas do trabalho e da Economia Solidária no Brasil. 1ªed.Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2010, v. , p. 266-289.

2.
OLIVEIRA, Aécio A. de; MOREIRA, Carlos Américo Leite ; MARQUES, Marcelo Santos . Crise estrutural do sistema do capital, dominação sem sujeito e financeirização da economia. In: Antonia de Abreu Sousa; Enéas de Araujo Arrais Neto; Jean Mari Felizardo; Maria José Pires Cardozo; Tânia Serra Azul. (Org.). Trabalho: capital mundial e formação dos trabalhadores. Fortaleza: Editora Senac Ceará e Edições UFC, 2008, v. , p. 201-222.

3.
OLIVEIRA, Aécio A. de. O processo de qualificação-desqualificante da força-de-trabalho: elementos de uma transição para além do capital. In: O processo de qualificação-desqualificante da força-de-trabalho: elementos de uma transição para além do capital. In Percursos 6, Transformações no Mundo do Trabalho Realidade e Utopias, Maria Neyára de Oliveira Araújo e Léa Carvalho Rodrigues (Organiza. (Org.). Transformações no Mundo do Trabalho Realidade e Utopias. Fortaleza: Editora UFC, 2005, v. , p. 161-198.

4.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Divisão do trabalho, modernização e qualificação-desqualificante: o PNQ em discussão. In: Maria Carmela Buonfiglio. (Org.). Políticas públicas em questão: o Plano de qualificação do trabalhador. João Pessoa: Manufatura, 2004, v. , p. 47-63.

5.
OLIVEIRA, Aécio A. de. A política é uma dimensão humana?. In: Ercília Maria Braga de Olinda. (Org.). Formação humana: liberdade e historicidade. Fortaleza: UFC, 2004, v. , p. 28-52.

6.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Significado e inferência sobre a economia solidária a partir do quadro empírico do Ceará. Sentidos e Experiências da Economia Solidária no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFGS, 2004, v. , p. 323-369.

7.
LIMA, R. ; PAIVA, P. ; OLIVEIRA, Aécio A. de . Quadro geral do emprego no Brasil e no Nordeste. In: Liana Maria Carleial. (Org.). Política de emprego no Brasil - Viabilidade e alternativas. Fortaleza: Banco do Nordeste, 1989, v. , p. 17-59.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. O governo Lula e os novos Estados da competência. singular: Uma revista plural, Fortaleza, p. 29 - 35, 30 nov. 2004.

2.
OLIVEIRA, Aécio A. de. ALCA: sinais dos interesses do império do capital. singular: Uma revista plural, Fortaleza, p. 60 - 71, 30 set. 2002.

3.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Uma nova cultura é possível para além do capital. singular: Uma revista plural, Fortaleza, p. 42 - 46, 30 jun. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de; MOREIRA, Carlos Américo Leite ; MARQUES, Marcelo Santos . CRISE ESTRUTURAL DO SISTEMA DO CAPITAL, DOMINAÇÃO SEM SUJEITO E FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA. In: CEMARX V Colóquio - UNICAMP, 2007, Campinas. CEMARX Anais V Colóquio Comunicações GT 3 Sessão 3, 2007.

2.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Transformações do mundo do trabalho e o processo de qualificação-desqualificante. In: III Seminário Internacional Universidade, Trabalho e Trabalhadores, 2002, Belo Horizonte-MG. A ser publicado na forma de coletânea, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Eficiência e viabilidade em empreendimentos econômicos solidários: notas teóricas e metodológicas. In: Congresso Brasileiro de Sociologia, 2003, Campinas-SP. XI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Valor, limites internos e degradação ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
OLIVEIRA, Aécio A. de. A crítica da economia política, os limites do capitalismo e a emancipação humana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
OLIVEIRA, Aécio A. de. A crise do capital e a Universidade Brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Proposta metodológica para análise do mercado de trabalho no Ceará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Marxismo e emanicpação humana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Cultura, desenvolvimento e economia solidária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Reforma trabalhista: para que e para quem serve?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Democracia e Emancipação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, Aécio A. de; MOREIRA, Carlos Américo Leite ; MARQUES, Marcelo Santos . Crise estrutural do sistema do Capital, dominação sem sujeito e financeirização da economia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
OLIVEIRA, Aécio A. de. CEFET-BA: Desafios da construção do Projeto Político-Pedagógico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Estado e Sociedade construindo as Políticas Públicas de Cultura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Economia Solidária - Minicurso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Política de Educação Profissional e Reforma do Ensino Técnico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Economia Solidária: perfil e dinâmica dos empreendimentos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
OLIVEIRA, Aécio A. de. O mundo do trabalho no cenário da globalização. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
OLIVEIRA, Aécio A. de. As transformações no mundo do trabalho e na Enfermagem. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Tendências dos gastos públicos municipais do Ceará. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Neoliberalismoe ececonomia brasileira. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Introdução à Economia. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Políticas sociais e questões contemporâneas. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Da Hora. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Economia Ecológica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Oriana Chaves de Oliveira Paz. Políticas sociais e questões contemporâneas. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Piauí.

2.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Naiara de Morais e Silva. A política pública de ecosol nos empreendimentos do Piauí e as garantias constitucionais. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Piauí.

3.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Oriana Chaves de Oliveira Paz. Políticas Públicas de microfinanciamento para empreendimentos de economia solidária em Teresina-Piauí. 2011. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Piauí.

4.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Selma Peixoto Alcântara. Sol e sombra: o café do maciço de Baturité numa perspectiva ecológica e socioeconômica. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará.

5.
BARBOSA, M. Zenilde; OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de NAYARA MARIA MOURA ROCHA. Em busca do lixo... Catadores de recicláveis na paisagem de Fortaleza. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará.

6.
CARVALHO, Alba M. P.; OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de ELIZABETH FERREIRA CRUZ. Movimentos sociais no campo, reinvenção do rural e (re)construção da identidade: um olhar a partir do feminino. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

7.
RODRIGUES, Léa C.; OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de DEMÓSTENES MOREIRA DE FREITAS. Financiamentos bancários e a geração de postos de trabalho: um estudo em pequenas empresas de Fortaleza (1998-2006). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará.

8.
CARVALHO, Alba M. P.; OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de JÚLIO RAMON TELES DA PONTE. Fragmentação do saber e simplificação do trabalho bancário na nova ordem do capital: a experiência do Banco do Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
CARVALHO, Alba M. P.; OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de MARCELO SANTOS MARQUES. A qualificação profissional no foco da crítica ao sistema do capital: em busca dos egressos do CEFETCE. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
CARVALHO, Alba M. P.; OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de MÔNICA DUARTE CAVAIGNAC. Relações de trabalho na lógica capitalista contemporânea: um olhar sobre atendentes do call center de uma empresa de telecomunicações. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

3.
CARVALHO, Alba M. P.; OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de REJANE BATISTA VASCONCELOS. Violência: o fascínio obscuro de um mercado. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Doutorado
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Robert de Paula Gouveia. Política pública capital? Uma análise sobre políticas de trabalho no caso Grendene. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Política Social) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Francisco Amisterdam Soares Silva.Greve, carreira e piso: a luta dos professores da rede estadual de ensino do Ceará contra a política do governo Cid. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Inácio Fernandes de Araújo Júnior.Trabalho e geração de renda no Nordeste brasileiro, 1990 a 2009. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

3.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de José Maurício Barbosa Pereira Filho.Compreendendo o atraso e as origens da industrialização brasileira: uma análise das teorias da CEPAL e do economista João Manuel Cardoso de Mello. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

4.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de João Batista Assis Freitas.As raízes históricas da grande transformação da economia chinesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

5.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Regina Nunes Saraiva.Economia Solidária: a experiência do Banco Paju. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

6.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Carolina de Fátima Almeida Matos.Políticas públicas especiais de combate à pobreza e o cenário social do Ceará. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

7.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Inácio Fernandes de Araújo Júnior.Trabalho e geração de renda no Nordeste brasileiro, 1990 a 2009. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

8.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Glaydson Silva Silvano.A relação entre inflação e a taxa de juros no âmbito do regime de metas inflacionárias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

9.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Glaydson Silva Silvano.A relação entre inflação e a taxa de juros no âmbito do regime de metas inflacionário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

10.
FURTADO, M. Isabel de A.; OLIVEIRA, Aécio A. de; SOBRAL, Fábio M.. Participação em banca de Gleyson Moura de Carvalho.Economia Solidária: Banco Palmas, Economia Solidária que deu certo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

11.
SOBRAL, Fábio M.; OLIVEIRA, Aécio A. de; LEMOS, J. J. S.. Participação em banca de Daniel Lopes da Silva.Contribuição da Economia Solidária para a redução das desigualdades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

12.
SANTOS, Sandra M.; OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Aldemir Lopes Francalino Júnior.Análise do campeonato brasileiro de futebol sob a ótica da concentração industrial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

13.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Fabiano José Araújo do Santos.O poder e as sutilezas da dominação do capital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

14.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de Fabiano José Araújo dos Santos.O poder e as sutilezas da dominação do capital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

15.
OLIVEIRA, Aécio A. de; SANTOS, Raul; PIRES, Inácio Bessa. Participação em banca de Caleb Cefas de Araújo Bastos.Microcrédito - Alternativa de geração de trabalho e renda para a população de Fortaleza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará.

16.
OLIVEIRA, Aécio A. de; MOURA, Epitácio Macário; PASSOS, Leila M. S. B.. Participação em banca de Deiviene Ximenes Siqueira Macedo.Credjovem: Solidário? Uma análise da perspectiva do Programa de Crédito para Juventude da Secretaria de Desenvolviemento Econômico de Fortaleza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.

17.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Participação em banca de NERICILDA BEZERRA DA ROCHA.As transformações no mundo do trabalho na indústria da construção civil de Fortaleza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Setor de Estudo: Pensamento Econômico e História Econômica. 2010. Universidade Federal do Ceará.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, Aécio A. de. Revalidação de Diploma. 2009. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Política Industrial e de Comércio Exterior Face ao Duplo Processo de Reprimarização Desindustrialização: Análise Comparada Brasil / Canadá / México / Argentina.Integração Regional nas Américas: infraestrutura e comércio exterior. 2015. (Encontro).

2.
Colóquio Internacional Brasil e Canadá.Mercado de trabalho, trabalhador pobre, proteção social e enfrentamento da pobreza. 2012. (Simpósio).

3.
"Palestropoesia" - Descobrindo a Economia Solidária.Descobrindo a Economia Solidária. 2011. (Encontro).

4.
3ª Semana de Economia.Economia Solidária em Desenvolvimento. 2011. (Simpósio).

5.
Audiência Pública que debaterá a Lei de Iniciativa Popular da Economia Solidária.Audiência Pública que debaterá a Lei de Iniciativa Popular da Economia Solidária - Para um Brasil Justo e Sustentável. 2011. (Outra).

6.
Rumos do Movimento Sindical na Atualidade.Contradição central do capital, crise do trabalho e crise sindical. 2011. (Seminário).

7.
III Marcha em Defesa da Vida.Vida em primeiro lugar: trabalhar pela vida e não somente pelo lucro. 2010. (Seminário).

8.
Seminário de Capacitação para o Mapeamento de Empreendimentos Econômicos Solidários.Capacitação para o Mapeamento de Empreendimentos Econômicos Solidários, Políticas Públicas de Economia Solidária. 2010. (Oficina).

9.
Projeto DTE-Debate.Marx e a Questão Ambiental. 2009. (Seminário).

10.
Seminário de Socialização e Divulgação do Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. 2009. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Davi Oliveira Sampaio. A relação Homem-Natureza: uma perspectiva histórico-ecológica. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

2.
Felipe Pinto da Silva. A industrialização do Ceará: impactos sobre o emprego e a distribuição funcional de renda na perspectiva kaleckiana. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

3.
Eufrasina Campelo Borges Mendonça Barbosa. Modo de produção e modo de vida: limites da Natureza e conflito civilizacional. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Valéria Avinte de Almeida e Neves. Seminários em Teoria Econômica - Economia Ecológica. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Ceará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Júlio Ramon Teles da Ponte. Fragmentação do saber e simplificação do trabalho bancário na nova ordem do capital: a experiência do Banco do Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, . Coorientador: Aécio Alves de Oliveira.

2.
Silvânia Maria Braga Teixeira. A Relação Capital Industrial/Capital Comercial e os Limites Econômicos da Base Fiscal no Estado do Ceará. 1992. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

3.
Zózimo Farias Filho. Adequabilidade da Força de Trabalho ao Processo de Produção Têxtil Cearense: Uma Qualificação para a Empresa. 1990. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

4.
Francisco José Soares Teixeira. Nordeste: acumulação de capital, divisão interregional e absorção de mão-de-obra. 1983. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

5.
Lysia Bucar Lopes de Sousa. Pequena Produção Urbana e sua articulação com o movimento do capital: o caso do setor de confecções em Fortaleza-CE. 1983. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

6.
Maria Teresa Albuquerque Guimarães. Universidade Federal do Ceará: Agente Redistribuidor ou Concentrador de Renda?. 1982. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

7.
Mário José de Lima. Acumulação de Capital, Distribuição de Renda e Pequena Produção: um esboço de interpretação teórica. 1982. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

8.
Assuéro Ferreira. Grau de Monopólio e Parcela Salarial. 1979. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

9.
Joseneide Franklin Cavalcante. Um Modelo para o Planejamento Educaional (Insumo-Produto Orientado). 1979. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

Tese de doutorado
1.
Marcelo Santos Marques. A qualificação profissional no foco da crítica ao sistema do capital: em busca dos egressos do CEFET-CE. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, . Coorientador: Aécio Alves de Oliveira.

2.
Marcelo Santos Marques. Em busca dos egressos do CEFETCE: a qualificação profissional no foco da crítica ao sistema do capital. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará, . Coorientador: Aécio Alves de Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosângela Maria Aderaldo de Oliveira. Seca e convivência: uma avaliação das políticas públicas para o semiárido brasileiro. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rosângela Maria Aderaldo de Oliveira. Seca e convivência: uma avaliação das políticas públicas para o semiárido brasileiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

2.
Valéria de Oliveira Brasil. As Metamorfoses do Trabalho no Capitalismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

3.
Natanael Ruiz. Tecnologia Social Uma Análise Teórica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

4.
Nilceu Moreira Galvão. A evolução da divisão do trabalho na informática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

5.
FRANCISCO WAGNER GOMES DE SOUSA. DESENVOLVIMENTO LOCAL NO SERTÃO CEARENSE: A EXPERIÊNCIA DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL (ADEL). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

6.
Cintia Chaves Garcia. Economia solidária; o caso da FUNCI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

7.
Nericilda Bezerra da Rocha. As transformações no mundo do trabalho na indústria da construção civil de Fortaleza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

8.
Francisco Marcelo Ávila dos Santos. Diferentes Aspectos do Orçamento Público e o Orçamento Participativo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

9.
André Lima Sousa. Desenvolvimento do Capital, /transformações e Crise do Trabalho: Desde a Produção em Massa aos Dias Atuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

10.
Francisco José Aguiar Costa Júnior. O Desenvolvimento das Forças Produtivas do Capital e a Crise do Valor: Algumas Considerações Lógico-Históricas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

11.
Denio Igor Silva de Pontes. Microcrédito: O Caso do Crediamigo na Perspectiva da Economia Solidária. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

12.
Manuela Freire de Castro. Desemprego e Precarização das Relações de Trabalho no Brasil na Década de 1990. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

13.
André Vasconcelos Ferreira. A Velha Crise Capitalista no Contexto das Novas Formas de Acumulação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

14.
Hilma Colaço Pinheiro. O Fetiche da Mercadoria e a Exploração Capitalista. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

15.
Glauber Francisco Silvino Nogueira da Cunha. O Desempenho da Economia Brasileira Desde a Implantação do Plano Real. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

16.
Elielder Silva de Abreu. Plano Real. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

17.
Wladimir Andrade Leite. Produtividade e Acumulação de Capital: Tendências e diferentes visões explicativas. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

18.
Jairo de Oliveira. Ajustes Heterodoxos e suas Políticas Salariais - Uma análise do Plano Cruzado Novo. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

19.
Robert Paula Gouveia. Dívida Externa - Quem deve a Quem? Uma análise do endividamento externo da América Latina, em especial do Brasil, na década de 80. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.

20.
Ana Paula Bezerra Pinheiro. Economia Informal: Considerações Teóricas e o Caso de Fortaleza. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Aécio Alves de Oliveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:27:53