Itamar Ivo Leipnitz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1276786987887008
  • Última atualização do currículo em 29/08/2013


Possui graduação em Historia Natural pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(1974), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1978) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Foraminiferos, Margem Continental Brasileira, Taxonomia, Ecologia, Faciologia. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Itamar Ivo Leipnitz
Nome em citações bibliográficas
LEIPNITZ, I. I.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Geociências.
UNISINOS - Programa de Pós-Graduação em Geologia Av. Unisinos, 950
Cristo Rei
93022-000 - Sao Leopoldo, RS - Brasil - Caixa-postal: 275
Telefone: (51) 35911122
Ramal: 1740
Fax: (51) 35908172
URL da Homepage: www.unisinos.br


Formação acadêmica/titulação


1983 - 1987
Doutorado em Geociências.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Foraminiferos da Margem Continental Brasileira.Foz do Rio Amazonas ao Cabo Orange. Taxonomia, Ecologia e Faciologia, Ano de obtenção: 1987.
Orientador: Prof Dr. Jorge Alberto Villwock.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Foraminiferos; Margem Continental Brasileira; Taxonomia; Ecologia; Faciologia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Micropaleontologia.
Setores de atividade: Outros.
1975 - 1978
Mestrado em Geociências.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Nodosarídeos da Plataforma Continental Brasileira. Taxonomia. Distribuiçao Batimetrica,Ano de Obtenção: 1978.
Orientador: Prof Dr. Ivan de Medeiros Tinoco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico, CNPQ, Brasil.
Palavras-chave: Foraminiferos; Plataforma ContinentaL; Taxonomia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Paleontologia Estratigráfica.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura; Educação.
1970 - 1974
Graduação em Historia Natural.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1975 - 1978
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

8/1990 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Tecnológicas, Ppgeo Programa de Pos Graduaçao Em Geologia.

8/1990 - Atual
Ensino, Geologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Paleoecologia
Micropaleontologia
2/1990 - Atual
Ensino, Geologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Paleoecologia
Micropaleontologia

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto MSc - Nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Nível 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1982 - 1984
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Nível 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1980 - 1982
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1978 - 1980
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 40

Atividades

4/1978 - 8/1990
Ensino, Geologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Paleontologia
Micropaleontologia
Biologia para Geologia
Paleontologia para Biologia


Linhas de pesquisa


1.
Paleogeografia/ Paleoecologia e Paleoclimatologia
2.
Paleontologia Aplicada


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
COLEÇÕES PALEONTOLOGICAS NO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA GEOLOGIA (NITGeo)
Descrição: O NITGeo-UNISINOS foi concebido como uma proposta de múltiplos espaços, para guarda, preparação, e exposição de amostras de rochas e fósseis, e sua divulgação científica, buscando diferenciar-se dos outros espaços culturais já existentes ao enfocar a história da formação do território sulbrasileiro, com profunda influência em sua moderna paisagem e na vida. Levava em conta o fato de o Programa de Pós-Graduação em Geologia já contar com um numeroso acervo, fruto dos trabalhos de campo e de apoio às atividades didáticas, razão porque mereceu o apoio da Universidade para sediar o primeiro de seus NITs. Montado com o auxílio dos órgãos de fomento estaduais e nacionais, e instituições privadas, passa agora à tentativa de ampliar as possibilidades de guarda de sua coleção de referência, e alinhá-la à concepção de que esta deve igualmente servir à vivência científica e ao aprendizado, sendo um espaço interativo para alunos e pesquisadores, que propicie a compreensão: i) sobre a inserção territorial e histórica da população; ii) da interferência da atividade humana ao meio; iii) dos processos pretéritos do planeta, base para as discussões sobre as mudanças climáticas e ambientais; iv) sobre as implicações dos eventos geológicos na trajetória evolutiva da vida, testemunhada nos fósseis; e v) de como a conformação da paisagem pampeana e das terras altas do Planalto sulriograndense influenciou a cultura dos povos do sul. Como fruto desta concepção e da possibilidade de aprimorar e ampliar a infraestrutura de suas instalações busca-se ainda a formação de novos recursos humanos e o emprego de novas tecnologias. Atualmente sua maior premência é poder tratar o rico acervo paleontológico que possui com as técnicas mais atuais e adequadas a sua conservação e divulgação à comunidade. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Itamar Ivo Leipnitz - Coordenador / Tânia Lindner Dutra - Integrante / Renata Guimarães Netto - Integrante / Ubiratan Ferrucio Faccini - Integrante / Thièrs Wilberger - Integrante / Francisco Tognoli - Integrante / Andrea Sander - Integrante / Alex Borba Duarte - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
2008 - 2011
BIOESTRATIGRAFIA E PALEOCEANOGRAFIA DO QUATERNÁRIO DO TALUDE CONTINENTAL DA BACIA DE CAMPOS COM BASE EM FORAMINÍFEROS PLANTÔNICOS E BENTÔNICOS.
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal estudar os foraminíferos plantônicos e bentônicos de testemunhos da Bacia de Campos. Estabelecer o biozoneamento, reconhecer os eventos paleoceanográficos locais e seu posicionamento cronoestratigráficos e estabelecer um modelo de distribuição paleoecológico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Itamar Ivo Leipnitz - Coordenador / Eduardo S. Aguiar - Integrante / Fabrício Ferreira - Integrante / Carolina Jardim Leão - Integrante / Thièrs Wilberger - Integrante / Fabiana Karla de Almeida - Integrante.Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2005 - 2007
Vale do Rio Doce
Descrição: Bioestratigrafia e paleoecologia dos sedimentos do vale do Rio Doce no Estado do Espirito Santo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2006
Arcellaceas (tecamebas) quaternárias em ambientes lacustres da planície costerira do Rio Grande do Sul : Uma aplicação de Geoprocessamento na análise espacial de Bioindicadores ambient
Descrição: Diversos são os componentes da flora e da fauna utilizados como bioindicadores ambientais (v.g. algas, fungos, moluscos, peixes, etc.), em ambientes aquáticos costeiros compostos por lagos, lagoas, lagunas, sistemas aluviais, deltaicos e paludais, semelhantes aos que ocorrem ao longo da Planícies Costeira do Estado do Rio Grande do Sul, têm sido utilizadas com sucesso, em outras regiões do mundo, as Arcellaceas = Tecamebas. Habitantes de ambientes restritos, esses microorganismos são registrados em sedimentos lacustres, paludais e turfáceos, tendo em muito contribuído para a determinação das mudanças ocorridas no ecossistema em que vivem. De sua observação e análise podem ser extraídos dados sobre as alterações na salinidade, no oxigênio dissolvido, na temperatura , no pH, na granulometria dos sedimentos e na poluição da água onde habitam. Nesse último aspecto, destacam-se por serem bioindicadores seguros para taxas de mercúrio e arsênio. Estudos preliminares detectaram a presença desses protozoários em lagoas da planície costeira sul-riograndense , sendo o propósito desse trabalho estender tais estudos às lagoas da Pinguela, Palmital, Malvas e Peixoto. Os membros da equipe proponente pretendem estudar a distribuição geográfica e ecológica desses protozoários, além de promover a coleta de dados visando ampliar o conhecimento sobre o grau de poluição de tais corpos d'água; é também seu propósito contribuir para auxiliar nas inferições de ordem paleoambiental. Finalmente, deve ser ressaltado que a análise dos parâmetros físicos e da distribuição das Arcellaceas será realizada em sistema de geoprocessamento , oportunidade em que haverá tratamento geoestatíst.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Itamar Ivo Leipnitz - Coordenador / Beatriz Leipnitz - Integrante / Marco Antônio Fontoura Hansen - Integrante / Carlos Henrique Nowatzki - Integrante / José Luiz Lorenz Silva - Integrante / Osmar Coelho - Integrante.Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Remuneração.
2001 - 2004
Os espongitos lacustres do Alto Paraná, MS
Descrição: Objetos da pesquisa: Lagoas do Estado de Mato Grosso do Sul situadas na região do alto curso do Rio Paraná formam sistemas lênticos importantes, (Silva, 2000). Nestes, ao longo do Quaternário, foram desenvolvidas cenoses muito peculiares, várias das quais possuem registro paleontológico pouco ou nada conhecido. A iniciativa ora proposta visa, através do uso de técnicas de sedimentologia e micropaleontologia, investigar a ocorrência de espongilitos lacustres no intuito de gerar dados paleoambientais e geocronológicas que contribuam com a base de conhecimentos já existentes sobre o Quaternário continental. Métodos: Amostras de espongilitos consolidados serão coletadas via sondagem rotativa, sondagem mecânica direta, bem como através de trincheiras próximas aos corpos d´água investigados. A desagregação do espongilito consolidado será feita sob agitação aquosa. A seqüência das análises deverá ser uma adaptação das propostas por Volkmer-Ribeiro e Motta (1995), pelas quais, após, com álcool etílico. As análises micropaleontológicas qualitativas e quantitativas serão realizadas via exame de lâminas delgadas obtidas pelo depósito de 1/20 ml da solução alcóolica final sobre um campo de análise de 1 cm . Dados de sistemática serão levantados via correlação de espécimes identificados e fotografados. Análises químicas e geocronológicas complementares serão feitas em laboratórios externos, (Iso Trace do Canadá e Beta Analitic INC. dos Estados Unidos). Referências: a) SILVA, L.C.R., 2000. sistema lacustre do Alto Paraná - Registro das transformações ambientais recentes, fruto da ação antrópica In: 52ª Reunião Anual da SBPC. Anais em CD. Brasília: SBPC/UNB. b) VOLKMER-.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Itamar Ivo Leipnitz - Coordenador.
1999 - 2002
Foraminíferos e tecamebas (aglutinantes) do Quaternário da Lagoa do Peixe
Descrição: O presente projeto objetiva o estudo de foraminíferos (protozoários) do Parque Nacional da Lagoa do Peixe e sua relação com o meio. Para tanto, serão empregados dados qualitativos e quantitativos e, por métodos estatísticos variados, calcular-se-á freqüência, constância, abundância, dominância e diversidade específicas. Serão também observados (medidos) fatores ambientais como granulometria, temperatura, pH, salinidade, e transparência. Coletar-se-ão, dentro do Parque, amostras de sedimentos em aproximadamente 20 locais distintos, procurando-se observar os mais variados subambientes (amostras-piloto). Após esse estágio, serão selecionados 10 locais, para leitura dos fatores abióticos e coleta de sedimentos durante uma vez por estação de coleta a cada estação climática do ano, por dois anos consecutivos. Através destes estudos e dos dados disponíveis na literatura, pretende-se obter um melhor conhecimento da fauna de foraminíferos que ali vive. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Itamar Ivo Leipnitz - Coordenador / Beatriz Leipnitz - Integrante / Carlos Henrique Nowatzki - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3


Revisor de periódico


2007 - 2007
Periódico: Gaea (Unisinos)
2007 - 2007
Periódico: Atlântica
2007 - 2007
Periódico: Acta Amazonica
2009 - 2009
Periódico: Sitientibus. Série Ciências Biológicas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Micropaleontologia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Paleontologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, Fabrício2012 FERREIRA, Fabrício ; LEIPNITZ, I. I. ; VICALVI, M. A. ; SANJINES, A. E. S. . Zoneamento Paleoclimatico do Quaternario da Bacia de Santos com base em Foraminíferos planctonicos. Revista Brasileira de Paleontologia, v. 15, p. 199-214, 2012.

2.
LEÃO, Carolina Jardim2009LEÃO, Carolina Jardim ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício . Levantamento da Biodiversidade de amebas testáceas em sedimentos de lagoas artificiaias de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Bioikos (Campinas), v. 23, p. 39-49, 2009.

3.
FERRAZZO, Mariana2008FERRAZZO, Mariana ; BAUERMANN, S. G. ; LEIPNITZ, I. I. . Palinomorfos não polínicos provenientes de depósitos quaternários do delta do rio Doce, Espírito Santo, Brasil. Parte 1. Gaea (São Leopoldo. Impresso) (Cessou em 2007. Cont. 1983-3628 Gaea (São Leopoldo. Online)), v. 4, p. 78-87, 2008.

4.
LEÃO, Carolina Jardim2007LEÃO, Carolina Jardim ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício ; SILVA, José Luiz Lorenz ; WILBERGER, T. . Distribuição de amebas testáceas ( Protozoa, Rhizopoda) em sedimentos de uma ambiente palustre da região do Capão do Leão, município de Mostardas, Rio Grande do Sul, Brasil. Gaea (Unisinos), v. 3, p. 75-86, 2007.

5.
LEIPNITZ, I. I.2006LEIPNITZ, I. I.; SILVA, José Luiz Lorenz ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabrício ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura . AMEBAS TESTÁCEAS (PROTOZOA, RHIZOPODA) DE AMBIENTES LÍMNICOS DO PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE, RS- BRASIL. Gaea (Unisinos), PERIÓDICO, v. 2, n.4, p. 47-58, 2006.

6.
FERREIRA, Fabrício2006FERREIRA, Fabrício ; LEIPNITZ, I. I. ; LEÃO, Carolina Jardim ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura . TECAMEBAS EM SEDIMENTOS DO RIO TRAMANDAÍ E LAGOA DO PASSO, PLANÍCIE COSTEIRA NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Gaea (Unisinos), PERIÓDICO, v. 2, n.4, p. 66-74, 2006.

7.
LEIPNITZ, I. I.2005LEIPNITZ, I. I.; SILVA, José Luiz Lorenz ; LEIPNITZ, Beatriz ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabrício . AMEBAS TESTÁCEAS DOS SEDIMENTOS QUATERNÁRIOS DO SISTEMA LACUSTRE DE TRÊS LAGOAS, MS. Gaea (Unisinos), UNISINOS/ São Leopoldo, v. 1, n.2, p. 82-93, 2005.

8.
SILVA, José Luiz Lorenz2003SILVA, José Luiz Lorenz ; LEIPNITZ, I. I. . Registro e contexto de ocorrência da diatomácea Eunotia papilio (Ehrenberg) Hustedt na região do Alto Paraná, MS . Acta Geológica Leopoldensia, São Leopoldo, RS, v. 56, n.XXVI, p. 32-37, 2003.

9.
LEIPNITZ, I. I.2003LEIPNITZ, I. I.; NOWATZKI, Carlos Henrique ; LEIPNITZ, Beatriz ; AGUIAR, Eduardo da Silva ; OLIVEIRA, Rita Fabiane Guasina de ; GIOVANONI, Luciana . Foraminíferos do Quaternário da Lagoa do Peixe, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Paleontologia, Porto Alegre, v. 5, p. 39-47, 2003.

10.
AGUIAR, Eduardo da Silva2002AGUIAR, Eduardo da Silva ; LEIPNITZ, I. I. ; LAVINA, E. L. . Distribuição Zoogeográfica dos Foraminíferos Planctônicos do Quaternário da Plataforma Externa e Talude Superior ( 30 S-34 S e 49 W-52 W) do Estado do Rio Grande do Sul (RS).. Revista Brasileira de Paleontologia, Rio de Janeiro, v. 4, p. 5-11, 2002.

11.
LEIPNITZ, I. I.2000LEIPNITZ, I. I.; LEIPNITZ, Beatriz ; ROSSI, A. R. ; AGUIAR, E. S. . Distribuiçãodos Foraminíferos Quaternários da Plataforma Continental dos Estados do Maranhão e Pará. Estudos Tecnológicos (São Leopoldo), São Leopoldo / RS, v. XXIII, n.50, p. 3-10, 2000.

12.
KLEIN, C.1999KLEIN, C. ; LEIPNITZ, I. I. ; NOWATZKI, Carlos Henrique . Fácies sedimentares e observações bioestratigráficas das concentrações fossilíferas da Formação Terezina na região de Tiarajú, RS. Brasil.. Acta Geologica Leopoldensia, São Leopoldo, v. 23, n.49, p. 75-92, 1999.

13.
LEIPNITZ, I. I.1999LEIPNITZ, I. I.; LEIPNITZ, Beatriz ; ROSSI, A. R. . A New proposal on Biogeographic Divison Based on Foraminifers from the North and the Northearsten Regions of the Brazilian Continental Platform.. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 71, n.4-II, p. 923-933, 1999.

14.
PAIM, P. S. G.1997PAIM, P. S. G. ; LEIPNITZ, I. I. ; ROSA, A. L. Z. ; ROSA, A. A. S. . Preliminary Report on the Occurrence of Chancelloria sp. in the Itajaí Basin, Southern Brazil. Revista Brasileira de Geociências, São Paulo, v. 3, n.27, p. 303-308, 1997.

15.
ROSSI, A. R.1996ROSSI, A. R. ; LEIPNITZ, I. I. ; LEIPNITZ, Beatriz . Foraminíferos Holocênicos do Atol das Rocas. Acta Geológica Leopoldensia, São Leopoldo, v. XIX, n.43, p. 77-91, 1996.

16.
LEIPNITZ, I. I.1995LEIPNITZ, I. I.; LEIPNITZ, Beatriz ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura . Estudo dos foraminíferos atuais dos Rochedos de São Pedro e São Paulo. Acta Geológica Leopoldensia, São Leopoldo, v. XVIII, n.41, p. 37-43, 1995.

17.
LEIPNITZ, I. I.1992LEIPNITZ, I. I.; LEIPNITZ, Beatriz ; BECKEL, J. . Ocorrência de Miliolaceas em sedimentos recentes da Plataforma Continental e do Talude do norte do Brasil.. Acta Geológica Leopoldensia, São Leopoldo, v. 15, n.36, p. 5-29, 1992.

18.
LEIPNITZ, I. I.1991LEIPNITZ, I. I.. Ocorrência das Amnodiscaceas e Lituolaceas em sedimentos recentes da Plataforma Continental e do Talude do norte do Brasil (Desembocadura do Rio Amazonas ao Cabo Orange). Acta Geológica Leopoldensia, São Leopoldo, v. 14, n.33, p. 129-151, 1991.

19.
LEIPNITZ, I. I.1988LEIPNITZ, I. I.. Nodosarídeos da Plataforma Continental Brasileira. Taxonomia. Distribuição Batimétrica.. Acta Geológica Leopoldensia, São Leopoldo, v. 11, n.27, p. 15-54, 1988.

20.
LEIPNITZ, I. I.1988LEIPNITZ, I. I.. Distribuição da fauna de foraminíferos nos sedimentos superficiais do norte do Brasil.. Acta Geológica Leopoldensia, São Leopoldo, v. 11, n.27, p. 109-124, 1988.

21.
LEIPNITZ, I. I.1987LEIPNITZ, I. I.. Distribuição dos grandes grupos de foraminíferos nos sedimentos e sub-ambientes no norte do Brasil.. Acta Geológica Leopoldensia, São Leopoldo, v. 11, n.25, p. 7-50, 1987.

22.
LEIPNITZ, I. I.1987 LEIPNITZ, I. I.. Sobre uma espécie e uma forma nova de Nodosarídeos (Foraminifera) da Plataforma Continental Brasileira.. Acta Geológica Leopoldensia, São Leopoldo, v. 11, n.25, p. 51-64, 1987.

Capítulos de livros publicados
1.
LEIPNITZ, I. I.; SILVA, José Luiz Lorenz ; LEIPNITZ, Beatriz ; AGUIAR, Eduardo da Silva ; LEÃO, Carolina Jardim ; GIOVANONI, Luciana ; FERREIRA, Fabrício . Métodos para o Trabalho com Microfósseis e Formas Atuais. In: Lílian de L. Timm; Cristina Vargas Cademartori. (Org.). Métodos de Estudo em Biologia. 1ed.Canoas: La Salle, 2005, v. 2, p. 49-58.

2.
LEIPNITZ, I. I.; AGUIAR, Eduardo da Silva ; LEIPNITZ, Beatriz ; SILVA, José Luiz Lorenz . Distribuição Geral da fauna de Foraminíferos quaternários da plataforma externa e talude superior do Rio Grande do Sul e sul do Estado de Santa Catarina. In: Luiz Henrique Ronchi; Osmar Wöhl Coelho. (Org.). Tecnologia,Diagnóstico e Planejamento Ambiental. 1ed.São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003, v. 1, p. 257-292.

3.
LEIPNITZ, I. I.; AGUIAR, Eduardo da Silva . Foraminíferos Recentes e Fósseis. In: Tânia Lindner Dutra. (Org.). Técnicas e Procedimentos de Trabalhos com Fósseis e formas modernas comparativas. 01ed.São Leopoldo: Editora Unisinos, 2002, v. 01, p. 04-56.

4.
LEIPNITZ, I. I.; SILVA, José Luiz Lorenz . Espongiários Fósseis. In: Tânia Lindner Dutra. (Org.). Técnicas e Procedimentos de Trabalho com fósseis e formas modernas comparativas. 01ed.São Leopoldo: Editora Unisinos, 2002, v. 01, p. 11-12.

5.
LEIPNITZ, I. I.; SILVA, José Luiz Lorenz . Tecamebas. In: Tânia Lindner Dutra. (Org.). Técnicas e Procedimentos de Trabalho com Fósseis e formas modernas comparativas. 01ed.São Leopoldo: Editora Unisinos, 2002, v. 01, p. 13-14.

6.
LEIPNITZ, I. I.; SILVA, José Luiz Lorenz . Diatomáceas. In: Tânia Lindner Dutra. (Org.). Técnicas e Procedimentos de Trabalho com fósseis e formas modernas comparativas. 01ed.São Leopoldo: Editora Unisinos, 2002, v. 01, p. 15-16.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LEIPNITZ, I. I.. Uma questão de falsa identidade. Revista Superinteressante, Rio de Janeiro, p. 12 - 12, 01 dez. 1997.

2.
LEIPNITZ, I. I.. Uma questão de falsa identidade. Revista Superinteressante, Rio de Janeiro, p. 12 - 12, 01 dez. 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEÃO, Carolina Jardim ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício ; AGUIAR, E. S. ; WILBERGER, T. . FORAMINÍFEROS RECUPERADOS EM SEDIMENTOS QUATERNÁRIOS DA PLATAFORMA E TALUDE SUPERIOR DA PORÇÃO NORTE DA BACIA DE PELOTAS, ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL. In: IV Congresso Argentino do Cuaternário y Geomorfologia; XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternário de América del Sur, 2009, La Plata. IV Congresso Argentino do Cuaternário y Geomorfologia; XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternário de América del Sur. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2009. p. 82-90.

2.
FERREIRA, Fabrício ; LEIPNITZ, I. I. ; LEÃO, Carolina Jardim ; AGUIAR, E. S. ; WILBERGER, T. . FORAMINÍFEROS E TECAMEBAS RECENTES DA PLANÍCIE COSTEIRA NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. In: IV Congresso Argentino do Cuaternário y Geomorfologia, XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternário de América del Sur, 2009, La Plata. IV Congresso Argentino do Cuaternário y Geomorfologia, XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternário de América del Sur. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2009. p. 91-99.

3.
LEIPNITZ, I. I.; HANSEN, Marco Antônio Fontoura ; LEIPNITZ, Beatriz ; GIOVANONI, Luciana ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabrício . Arcellaceas(Tecamebas) Quaternárias da Região Límnica do Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Rio Grande do Sul - Brasil. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário / II congresso do Quaternário de Pa´ses de Linguas Ibéricas e II Congresso Sobre Planejamento e Gestão da Zona Costeira dos Países de Expressão Portuguesa, 2003, Recife / PE / Brasil. IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário / II congresso do Quaternário de Pa´ses de Linguas Ibéricas e II Congresso Sobre Planejamento e Gestão da Zona Costeira dos Países de Expressão Portuguesa, 2003.

4.
KLEIN, C. ; LEIPNITZ, I. I. ; SIMÕES, M. G. ; NOWATZKI, Carlos Henrique . Concentração fossilífera de Pelecípodes da Formação Terezina (Permiano Superior), Bacia do Paraná, na região de Tiarajú, RS, Brasil.. In: XV Congresso Brasileiro de Paleontologia, 1997, São Pedro/SP. Boletim de Resumos. Rio Claro/SP: Ultra Copy Ltda. p. 69-69.

5.
HANSEN, Marco Antônio Fontoura ; LEIPNITZ, I. I. ; FENSTENSEIFER, H. C. ; BECKEL, J. ; TROIAN, F. L. . Sedimentologia da Baía Ship, Península Fildes, Ilha Rei George, Ilhas Shetland do Sul.. In: III Congreso Geológico de España Y VIII Congreso Latino-americano de Geologia, 1992, Salamanca - España. Geología de la Antártica Occidental, 1992. v. 3. p. 315-323.

6.
THIESEN, Z. V. ; CORBELLINI, L. ; LEIPNITZ, I. I. ; GRUEBER, N. L. S. ; NORN FILHO, N. . Foraminíferos dos sedimentos superficiais da Baía do Almirantado. Ilha do Rei George, Antártica.. In: 36 Congresso Brasileiro de Geologia, 1990, Natal. Anais do 36 Congresso Brasileiro de Geologia - Núcleo Nordeste, 1990. v. 2. p. 588-605.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AGUIAR, E. S. ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício ; KRAHL, G. ; SCHUH, A. ; LEÃO, Carolina Jardim ; Almeida, F. K. . Influencias das massas de água na distribuição de foraminíferos planctônicos no Sul do Brasil. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. Anais. Camboriú: Aoceano Associação Brasileira de Oceanografia, 2010. v. 1. p. 2370-2373.

2.
FERREIRA, Fabrício ; LEIPNITZ, I. I. ; AGUIAR, E. S. ; SANJINES, A. E. S. . Bioestratigrafia do neogeno da Bacia de Santos: resultados preliminares. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. anais. Camboriú: Aoceano Associação Brasileira de Ocenografia, 2010. p. 2367-2369.

3.
KRAHL, G. ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício ; AGUIAR, E. S. ; LEÃO, Carolina Jardim ; SCHUH, A. ; Almeida, F. K. . Foraminíferos planctônicos como indicadores de alterações na faixa de compensação de carbonato de cálcio. In: IV Congresso Brasileiro de Paleontologia, 2010, Rio Grande. Anais. Camboriú: Aoceano Associação Brasileira de Oceanografia, 2010. v. 1. p. 296-299.

4.
WILBERGER, T. ; LEIPNITZ, I. I. ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabrício . PALINOFORAMINÍFEROS RECUPERADOS EM SEDIMENTOS QUATERNÁRIOS DO DELTA DO RIO DOCE, ESPÍRITO SANTO, BRASIL. In: IV Congresso Argentino do Cuaternário y Geomorfologia; XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternário de América del Sur, 2009, La Plata. IV Congresso Argentino do Cuaternário y Geomorfologia; XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternário de América del Sur. La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2009. v. 1. p. 421-421.

5.
LEÃO, Carolina Jardim ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício ; SILVA, José Luiz Lorenz . Amebas Testáceas da Lagoa dos Quadros - Planície Costeira Norte do Rio Grande do Sul, Brasil. In: XI Congresso da ABEQUA, 2007, Belem/ Pará. Os estudos do quaternário e a responsabilidade sócio-ambiental, 2007. v. 0. p. 0-0.

6.
FERREIRA, Fabrício ; LEIPNITZ, I. I. ; LEÃO, Carolina Jardim ; SILVA, José Luiz Lorenz . Amebas testáceas da Lagoa de Itapeva, Planície Costeira Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. In: XI Congresso da Abequa, 2007, Belém / Pará. Os estudos do quaternário e a responsabilidade sócio-ambiental, 2007. v. 0. p. 0-0.

7.
LEÃO, Carolina Jardim ; LEIPNITZ, I. I. ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura ; FERREIRA, Fabrício ; GIOVANONI, Luciana ; SILVA, José Luiz Lorenz . Amebas Testáceas (Protozoa: Rhizopoda) do Capão do Leão: Um Estudo Sazonal da Fauna. In: X Congresso Da Abequa, 2005, Guarapari (ES). CD-Room. Guarapari (ES): ABEQUA, 2005. v. 1. p. 1-4.

8.
FERREIRA, Fabrício ; LEIPNITZ, I. I. ; GIOVANONI, Luciana ; LEÃO, Carolina Jardim ; SILVA, José Luiz Lorenz ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura . Tecamebas do Rio Tramandaí e Lagoa do Passo, Planície Costeira Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. In: X Congresso da ABEQUA, 2005, Guarapai (ES). CD-Room. Guarapai (ES): ABEQUA, 2005. v. 1. p. 1-7.

9.
HANSEN, Marco Antônio Fontoura ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício ; BASTOS, Viviani Lopes ; GIOVANONI, Luciana ; LEÃO, Carolina Jardim . Influência de Alguma Variáveis Ambientais Sobre a Fauna de Tecamebas das Lagoas do Marcelina e do Peixoto, Osório, RS, Brasil. In: X Congresso da ABEQUA, 2005, Guarapari (ES). CD-Room. Guarapari (ES): ABEQUA, 2005. v. 1. p. 1-6.

10.
SILVA, José Luiz Lorenz ; LEIPNITZ, I. I. ; GIOVANONI, Luciana ; LEÃO, Carolina Jardim ; SILVA, Luciana de Castro Roque . Bioindicação por Meio da Análise do Conteúdo Remanescente de Protozoários nos Sedimentos Superficiais do Sistema Lacustre de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil. In: X Congresso da ABEQUA, 2005, Guarapari (ES). CD-Room. Guarapari (ES): ABEQUA. v. 1. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WILBERGER, T. ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício ; LEÃO, Carolina Jardim . Palinoforaminíferos recuperados de sedimentos quaternários do Delta do Rio Doce e seu significado taxonômico e paleoambiental.. In: XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e palinologia, 2010, Salvador. Paleobotânica e Palinologia: prospectando novas fronteiras. Feira de Santana: Print Mídia, 2010. v. 1. p. 199-199.

2.
ANDRADE-RAMOS, A. J. L. ; FACCINI, Ubiratan Ferrucio ; PAIM, P. S. G. ; LEIPNITZ, I. I. ; GALLAS, J. D. F. . Projetp Parametrização do Baixo Vale do Rio Doce Para Modelagem Estratigráfica: Integração de Métodos de Investigação da Evolução Geológica de um Vale Inciso.. In: XI Simposio de Geologia do Sudeste, 2009, São Pedro. Anais do XI Simposio de Geologia do Sudeste. São Paulo: SBG, 2009. v. 1. p. 60-60.

3.
WILBERGER, T. ; FERREIRA, Fabrício ; BARBONI, R. ; DUTRA, Tânia Lindner ; LEIPNITZ, I. I. . MICROFÓSSEIS EM RED BEDS? ESTUDO DE CASO DO AFLORAMENTO SÃO LUIZ, FAXINAL DO SOTURNO, RS.. In: Paleo RS, 2009, São João do Polêsine. Paleontologia em Destaque. Porto Alegre: SBP, 2009. p. 1-1.

4.
ANDRADE-RAMOS, A. J. L. ; FACCINI, Ubiratan Ferrucio ; PAIM, P. S. G. ; LEIPNITZ, I. I. ; GALLAS, J. D. F. . Projeto parametrização do Baixo Vale do Rio Doce para modelagem estratigráfica: integração de métodos de investigação da Evolução geológica de um vale inciso. In: XI Simpósio de Geologia do Sudeste, 2009, São Pedro. Anais do XI simpósio de geologia do Sudeste. São Paulo: Sociedade Brasileira de Geologia, 2009. v. 1. p. 60.

5.
FERRAZZO, Mariana ; BAUERMANN, S. G. ; LEIPNITZ, I. I. . Reconstituição Paleoambiental com Base em Palinomorfos do Quaternário do Baixo Vale do Rio Doce, ES, Brasil. In: XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia., 2008, Florianópolis. XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia. Revisando a Coluna White. Ampliando fronteiras.. Porto Alegre: Daiana Rockenbach Boardman, 2008. v. 1. p. 69-69.

6.
KRAUSPENHAR, Patrícia Maria ; CARVALHO, M. A. ; LEIPNITZ, I. I. . Análise de Palinofácies em Sedimentos da Formação Juréia (Cretáceo) - Bacia de Santos, Brasil. In: XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, 2008, Florianopolis. XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia - Revisitando a Coluna Shite. Ampliando fronteiras. Porto Alegre: Daiana Rockenbach Boardman, 2008. v. 1. p. 110-110.

7.
SILVA, José Luiz Lorenz ; MANOEL, R. O. ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício . Os apularídeos fósseis da Formação Pantanal: Miranda, MS. Brasil. In: XI CONGRESSO DA ABEQUA: os estudos do quaternário e a responsabilidade sócio-ambiental, 2007, Belém. Associação Brasileira de Estudos Quaternários, 2007.

8.
KRAUSPENHAR, Patrícia Maria ; CARVALHO, M. A. ; LEIPNITZ, I. I. . Análise de palinofácies no Cretáceo da Bacia de Santos, Brasil. In: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA: a paleontologia celebrando a vida, 2007, Porto Alegre. XX Congresso Brasileiro de Paleontologia, 2007.

9.
KRAUSPENHAR, Patrícia Maria ; CARVALHO, M. A. ; LEIPNITZ, I. I. . Análise de Palinofácies no Cretáceo da Bacia de Santos, Brasil. In: XX Congresso Brasileiro de Paleontologia . A Paleontologia Celebrando a Vida, 2007, Buzios. XX Congresso Brasileiro de Paleontologia, 2007. v. 1. p. 1-307.

10.
FERREIRA, Fabrício ; LEÃO, Carolina Jardim ; GIOVANONI, Luciana ; LEIPNITZ, I. I. ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura . TECAMEBAS (PROTOZOA, RHIZOPODA) DO RIO TRAMANDAÍ E LAGOA DO PASSO. PLANÍCIE COSTEIRA NORTE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. Anais do X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005. v. 1. p. 1-4.

11.
SILVA, José Luiz Lorenz ; BLINI, Rony Carlos Barcelos ; LEIPNITZ, I. I. . O Arenito Espiculítico da Lagoa do Meio: Primeiro Registro e Caracterização. In: 57 ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza (CE). 57 ª Reunião Anual da SBPC. Fortaleza (CE): Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2005. v. 1. p. 79-79.

12.
SILVA, José Luiz Lorenz ; LEIPNITZ, I. I. . A Diatomoflora Pleistocênica Da Lagoa Do Meio, Três Lagoas, Mato Grosso Do Sul, Brasil. In: XI Reunião de Paleobotânicos e Palinólogos/ XI Meeting of Paleobotanisrs and Palynologists, 2004, Gramado, RS, Brasil. XI XI Reunião de Paleobotânicos e Palinólogos/ XI Meeting of Paleobotanisrs and Palynologists. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. v. I. p. 86-86.

13.
GIOVANONI, Luciana ; LEIPNITZ, I. I. ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabrício . Arcellaceas Quaternárias das Lagoas Pinguela, Palmital e Malvas, Rio Grande do Sul- Brasil. In: Paleo 2003, 2003, Porto Alegre. Paleontologia em Destaque (Rio de Janeiro). Porto Alegre: mpresso ortão, 2003. v. 1. p. 14-14.

14.
LEÃO, Carolina Jardim ; LEIPNITZ, I. I. ; GIOVANONI, Luciana ; FERREIRA, Fabrício . Arcellaceas (Tecamebas) das Lagoas Marcelino e Peixoto- Rio Grande do Sul- Brasil. In: Paleo 2003, 2003, Porto alegre. Paleontologia em Destaque (Rio de Janeiro). Porto Alegre: Impresso Portão, 2003. v. 1. p. 14-15.

15.
SILVA, José Luiz Lorenz ; RIBEIRO, Cecilia Volkmer ; LEIPNITZ, I. I. . Espongilito de Três Lagoas, MS: Um Esboço Cronorreferenciado de Interpretação Paleoambiental. In: IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário / II congresso do Quaternário de Pa´ses de Linguas Ibéricas e II Congresso Sobre Planejamento e Gestão da Zona Costeira dos Países de Expressão Portuguesa, 2003, Recife - PE. IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário / II congresso do Quaternário de Pa´ses de Linguas Ibéricas e II Congresso Sobre Planejamento e Gestão da Zona Costeira dos Países de Expressão Portuguesa. Recife - PE: Editora ABEQUA, 2003. v. 1. p. 153-153.

16.
SILVA, José Luiz Lorenz ; RIBEIRO, Cecilia Volkmer ; LEIPNITZ, I. I. . Fauna e flora Fósseis do Espongilito de Três Lagoas, MS. In: Paleo 2003, 2003, Porto Alegre. Paleontologia em Destaque (Rio de Janeiro). orto Alegre: Impresso ortão, 2003. v. 1. p. 16-17.

17.
LEIPNITZ, I. I.; NOWATZKI, Carlos Henrique ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura ; LEIPNITZ, Beatriz ; GIOVANONI, Luciana ; FERREIRA, Fabrício ; OLIVEIRA, Rita Fabiane Guasina de . Foraminíferos do quaternário da Lagoa do Peixe, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. In: Festival Brasileiro das Aves Migratórias - III Edição, 2002, Mostardas. Anais do Festival Brasileiro das aves migratórias, 2002. v. 1. p. 25-25.

18.
GIOVANONI, Luciana ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício ; LEIPNITZ, Beatriz . Arcellaceas (Tecamebas) quaternárias do Parque Nacional da Lagoa do Peixe - RS. In: Paleo 2002, 2002, Santa Maria. Sociedade Brasileira de Paleontologia - Paleo 2002, 2002. v. 1. p. 34-34.

19.
B, B. R. C. ; SILVA, José Luiz Lorenz ; LEIPNITZ, I. I. . Uma Orictocenose lacustre em Três Lagoas.MS. In: 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiania. 54ª Reunião Anual da SBPC. Goiânia: SBPC, 2002. v. 1. p. 10-10.

20.
FERREIRA, Fabrício ; LEIPNITZ, I. I. ; GIOVANONI, Luciana ; LEIPNITZ, Beatriz . Arcellaceas (Tecamebas) como bioindicadores ambientais. In: Paleo 2002, 2002, Santa Maria. Sociedade Brasileira de Paleontologia - Paleo 2002, 2002. v. 1. p. 28-28.

21.
AGUIAR, E. S. ; LEIPNITZ, I. I. ; ROSSI, A. R. . Foraminíferos Planctônicos do Quaternário do Estado do Rio Grande do Sul (RS) e suas relações com as diferentes Massas de Água. In: Mudanças Globais e o Quaternário, 2001, Mariluz/Imbé- RS. Boletim de Resumos / VIII Congresso da ABEQUA. POrto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001. v. 1. p. 383-385.

22.
SILVA, José Luiz Lorenz ; LEIPNITZ, I. I. . Os Espongilitos Lacustres do Alto Paraná. In: Boletim de Resumos / VIII Congresso da ABEQUA, 2001, Mariluz/ Imbé - RS. Boletim de Resumos / Mudanças Globais e o Quaternário. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001. v. 1. p. 387-389.

23.
LEIPNITZ, I. I.; ROSSI, A. R. ; NOWATZKI, Carlos Henrique ; LEIPNITZ, Beatriz ; AGUIAR, E. S. ; BECKER, R. G. . Foraminíferos e Tecamebas (Aglutinantes) do Quaternário da Lagoa do Peixe. In: Paleo 2000, 2001, São Leopoldo. Revista Brasileira de Paleontologia. Rio de Janeiro: Editora Interciências, 2000. v. 1. p. 124-124.

24.
LEIPNITZ, I. I.; ROSSI, A. R. ; LEIPNITZ, Beatriz . Foraminíferos Quaternários de uma Vasa de Santa Catarina. In: Paleo 99, 2001, São Leopoldo. Revista Brasileira de Paleontologia. Rio de Janeiro: Editora Interciências, 1999. v. 1. p. 72-73.

25.
LEIPNITZ, I. I.; ROSSI, A. R. ; LEIPNITZ, Beatriz . Estudo dos foraminíferos quaternários das ilhas oceânicas brasileiras (Rochedos de São Pedro e São Paulo, Arquipélago de Fernando de Noronha, Atol das Rocas e Ilha da Trindade).. In: XVI Congresso Brasileiro de Paleontologia, 1999, Crato, Ceará. Boletim de Resumos. Crato: Banco do Nordeste, 1999. p. 58-58.

26.
LEIPNITZ, I. I.; ISOPPO, M. R. ; GARCIA, A. J. V. ; LEIPNITZ, Beatriz . Novas evidências de existência do sistema lagunar Gravataí-Guaíba a partir da ocorrência de Diatomáceas em uma turfeira na bacia de drenagem do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS. In: XVI Congresso Brasileiro de Paleontologia, 1999, Crato. Boletim de Resumos. Crato: Banco do Nordeste, 1999. p. 57-57.

27.
ROSSI, A. R. ; LEIPNITZ, I. I. . Foraminíferos quaternários do arquipélago de Fernando de Noronha, Brasil.. In: XVI Congresso Brasileiro de Paleontologia, 1999, Crato. Boletim de Resumos. Crato: Banco do Nordeste, 1999. p. 92-92.

28.
OLIVEIRA, E. V. ; LEIPNITZ, I. I. ; LAVINA, E. L. ; NOWATZKI, Carlos Henrique ; DUTRA, Tânia Lindner ; FLECK, A. . Vertebrados da localidade Ponte Velha (Formação Passo), Quaternário Continental do Rio Grande do Sul: aspectos taxonômicos e paleoclimáticos.. In: VII Congresso da Abequa (Associação de Estudos do Quaternário), 1999, Porto Seguro, BA. Resumos Expandidos, 1999.

29.
OLIVEIRA, E. V. ; LEIPNITZ, I. I. ; LAVINA, E. L. ; NOWATZKI, Carlos Henrique ; DUTRA, Tânia Lindner ; FLECK, A. . Novos achados de mamíferos na localidade Ponte Velha, Formação Touro Passo (Neoquaternário), oeste do Rio Grande do Sul.. In: XVI Congresso Brasileiro de Paleontologia, 1999, Crato. Boletim de Resumos. Crato: Banco do Nordeste, 1999. p. 80-81.

30.
LEIPNITZ, I. I.; PAIM, P. S. G. ; ROSA, A. A. S. ; ROSA, A. L. Z. ; NOWATZKI, Carlos Henrique . Primeira ocorrência de Chancelloriidae no Brasil.. In: XV Congresso Brasileiro de Paleontologia, 1997, São Pedro/SP. Boletim de Resumos. Rio Claro/SP: Ultra Copy Ltda, 1997. p. 1-1.

31.
KLEIN, C. ; SIMÕES, M. G. ; LEIPNITZ, I. I. ; RICHTER, M. . Interpretação dos dados tafonômicos na deposição de peixes e pelecípodes da Formação Terezina (Grupo Passa Dois), na região de Tiarajú, RS, Brasil.. In: XV Congresso Brasileiro de Paleontologia, 1997, São Pedro/SP. Boletim de Resumos. Rio Claro/SP: Ultra Copy Ltda, 1997. p. 166-166.

32.
LEIPNITZ, I. I.; ROSSI, A. R. ; LEIPNITZ, Beatriz . Distribuição dos foraminíferos quaternários do Atol das Rocas. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia, 1996, Salvador - BA. Sessões Temáticas. Salvador - BA: Press Color Gráficos Personalizados Ltda. v. 2. p. 267-269.

33.
LEIPNITZ, I. I.; LEIPNITZ, Beatriz . Nova proposta de sub-divisão biogeográfica com base nos foraminíferos para as porções norte e nordeste da Plataforma Continental Brasileira.. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia, 1996, Salvador - BA. Sessões Temáticas. Salvador - BA: Press Color Gráficos Personalizados Ltda, 1996. v. 2. p. 270-273.

34.
LEIPNITZ, I. I.; LEIPNITZ, Beatriz ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura . Distribuição dos foraminíferos quaternários da plataforma continental dos Estados do Maranhão e Pará.. In: XIV Congresso Brasileiro de Paleontologia, 1995, Uberaba - MG. Atas do XIV Congresso Brasileiro de Paleontologia. Rio de Janeiro, 1995. p. 84-84.

35.
LEIPNITZ, I. I.; FERNANDES, J. M. G. ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura ; SIZO, D. C. S. ; LEIPNITZ, Beatriz ; TAVORA, V. A. . Microfauna marinha (foraminíferos bentônicos e briozoários) dos Rochedos de São Pedro e São Paulo.. In: XIV Congresso Brasileiro de Paleontologia, 1995, Uberaba - MG. Atas do XIV Congresso Brasileiro de Paleontologia. Rio de Janeiro, 1995. p. 82-83.

36.
LEIPNITZ, Beatriz ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura ; LEIPNITZ, I. I. ; MACHADO, A. . Caracterização palinológica e geológica do setor da Baía Rochosa, Península Fields, Ilha do Rei George, Shetland do Sul, Antártica.. In: XIII Congresso Brasileiro de Paleontologia e I Simpósio do Cone Sul, 1993, São Leopoldo. Boletim de Resumos. São Leopoldo: Editora Unisinos. p. 221-221.

37.
LEIPNITZ, I. I.; LEIPNITZ, Beatriz ; HANSEN, Marco Antônio Fontoura ; SCHMALS, D. . Foraminíferos recentes dos Rochedos de São Pedro e São Paulo.. In: XIII Congresso Brasileiro de Paleontologia e I Simpósio Paleontológico do Cone Sul, 1993, São Leopoldo. Boletim de Resumos. São Leopoldo: Editora Unisinos, 1993. p. 227-227.

38.
CORBELLINI, L. ; THIESEN, Z. V. ; FACHEL, J. M. G. ; LEIPNITZ, I. I. . Foraminíferos da Baía Maxwell, Ilha Rei George, Antártica.. In: 37 Congresso Brasileiro de Geologia, 1992, São Paulo. Boletim de Resumos Expandidos - Simpósios. São Paulo: Édile Serviços Gráficos e Editora Ltda., 1992. v. 1. p. 179-180.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERRAZZO, Mariana ; BAUERMANN, S. G. ; LEIPNITZ, I. I. . Palinomorfos não polínicos provenientes de depósitos quaternários do delta do rio Doce, Espírito Santo, Brasil. Parte I. Gaea (Unisinos), 2009.

2.
LEÃO, Carolina Jardim ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício . Levantamento da Biodiversidade de Amebas Testáceas em Sedimentos de Lagoas Artificiais de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Bioikos (Campinas), 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
WILBERGER, T. ; FERREIRA, Fabrício ; BARBONI, R. ; DUTRA, Tânia Lindner ; LEIPNITZ, I. I. . Microfósseis em Red beds? Estudo de caso do afloramento São Luiz, Faxinal do Soturno, RS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
LEIPNITZ, I. I.. Nodosarídeos da Plataforma Continental Brasileira. Distribuição Batimétrica.. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1994 (Resumos de Dissertações e Teses).

2.
LEIPNITZ, I. I.. Foraminíferos da Margem Continental Brasileira. Foz do Rio Amazonas ao Cabo Orange. Taxonomia. Ecologia e Faciologia.. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1994 (Resumos de Dissertações e Teses).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LEIPNITZ, I. I.; NOWATZKI, Carlos Henrique ; LEIPNITZ, Beatriz . Foraminíferos e tecamebas (aglutinantes) do quaternário da Lagoa do Peixe. 2002.

2.
LEIPNITZ, I. I.. Foraminíferos e Tecamebas(Aglutinantes) do Quaternário da Lagoa do Peixe. 2000.

3.
LEIPNITZ, I. I.; ROSSI, A. R. ; LEIPNITZ, Beatriz . Foraminíferos Quaternários do Arquipélago de Fernando de Noronha: Taxonomia, Ecologia, Distribuição Batimétrica e Faciológica.. 1999.

4.
LEIPNITZ, I. I.; LAVINA, E. L. ; KLEIN, C. ; NOWATZKI, Carlos Henrique ; LEIPNITZ, Beatriz . Contribuição ao estudo das concentrações fossíliferas do grupo Passa Dois na região de Tiarajú e suas implicações paleoambientais.. 1998.

5.
PAIM, P. S. G. ; LEIPNITZ, I. I. ; GUIMARÃES NETTO, R. ; ROSA, A. A. S. ; ROSA, A. L. Z. . EvoluçãoTectono-Sedimentar da Bacia do Itajaí (SC). Sedimentologia, Paleontologia e Paleogeografia.. 1997.

6.
LAVINA, E. L. ; NOWATZKI, Carlos Henrique ; RIBEIRO, H. J. S. ; LEIPNITZ, Beatriz ; LEIPNITZ, I. I. ; BERTEI, S. . Mapa geológico do Município de São Pedro do Sul - RS (escala 1:50.000).. 1994.


Demais tipos de produção técnica
1.
LEIPNITZ, I. I.; LEÃO, Carolina Jardim ; AGUIAR, E. S. ; Almeida, F. K. ; FERREIRA, Fabrício ; WILBERGER, T. . Bioestratigrafia e Paleoceanografia do Quaternário do Talude continental da Bacia de Santos com base em foraminíferos planctônicos e bentônicos. 2010. (Relatório de pesquisa).

2.
LEIPNITZ, I. I.; LEÃO, Carolina Jardim ; AGUIAR, E. S. ; Almeida, F. K. ; FERREIRA, Fabrício ; WILBERGER, T. . Bioestratigrafia e Paleoceanografia do Quaternário do Talude continental da Bacia de Santos com base em foraminíferos planctônicos e bentônicos. 2009. (Relatório de pesquisa).

3.
SILVA, Ivanice Magalhães da ; CARDOSO, Sandra Maximo ; BASTOS, Viviani Lopes ; ANTÚNEZ, Patricia Collin ; LEÃO, Carolina Jardim ; LEIPNITZ, I. I. ; FERREIRA, Fabrício . ESTUDO DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA BACIA DO RIO CAMAQUÃ, COM A PARTICIPAÇÃO DE COMUNIDADES LOCAIS E POPULAÇÃO INDÍGENA. 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LEIPNITZ, I. I.. Participação em banca de Carolina Jardim Leão. Interpretações Paleoambientais do Neógeno Superior da bacia de Santos com base em foraminíferos bentônicos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
LEIPNITZ, I. I.. Participação em banca de Fabricio Ferreira. Bioestratigrafia de águas ultra-profundas da Bacia de Santos com base em foraminíferos planctônicos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
LEIPNITZ, I. I.; SOUZA, F. B. C.; MACHADO, Altair de Jesus. Participação em banca de Simone Souza de Moraes. Interpretações da Hidrodinâmica e Tipos de Transporte a partir do estudo de foraminíferos recentes dos recifes costeiros da praia do forte Itacimirim, Litoral Norte do Estado da Bahia. 2001. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

4.
LEIPNITZ, I. I.; PAIN, P. S. G.; MACHADO, Altair de Jesus. Participação em banca de Eduardo Da Silva Aguiar. Foraminíferos do Quaternário da Plataforma Externa e Talude Superior da Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul: Taxonomia, Distribuição Batimétrica e Faciologia. 2001. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Teses de doutorado
1.
LEIPNITZ, I. I.; MACHADO, Altair de Jesus; VILETA, Claudia Gutterres; KOUTSOUKOS, Eduardo Apóstolo Machado; KIKUCHI, Ruy Kenji Papa de. Participação em banca de Tânia Maria Fonseca Araujo. Distribuição da Microfauna de foraminiferos na superfície e subsuperfície da plataforma e do talude continental do litoral norte do Estado da Bahia (Salvador-Barra do Itariri). 2004. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
LEIPNITZ, I. I.; MACHADO, Altair de Jesus; VILETA, Claudia Gutterres; KOUTSOUKOS, Eduardo Apóstolo Machado; KIKUCHI, Ruy Kenji Papa de. Participação em banca de Tânia Maria Fonseca Araujo. Distribuição da Microfauna de foraminiferos na superfície e subsuperfície da plataforma e do talude continental do litoral norte do Estado da Bahia (Salvador-Barra do Itariri). 2004. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
LEIPNITZ, I. I.; TINICO, Ivan de Medeiros; VILELA, Claudia Gutters; DULEBA, Wânia. Participação em banca de Simone Souza de Moraes. Ambiente Sedimentar dos Foraminíferps na costa do Estado da Bahia. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós Graduação Em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

2.
LEIPNITZ, I. I.; KOUTSOUKOS, Eduardo Apóstolo Machado; FALCETTA, Marly Madeira; EICHLER, Beatriz Beck. Participação em banca de Tânia Maria Fonseca Araújo. Distribuição Espaço-temporal dos Foraminíferos presentes no sedimento da Plataforma e do Talude continentais da região norte do Estado da Bahia ( Salvador à Barra do Itariri).. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós Graduação Em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

Outros tipos
1.
LEIPNITZ, I. I.; DUTRA, Tânia Lindner; FACCINI, Ubiratan Ferrucio; TAVARES, Maria da Conceição Marques; STRIEDER, Milton Norberto. Participação em banca de José Luiz Lorenz Silva. O espongilito de Três Lagoas, MS: registro e caracterização com ênfase em micropaleontologia.. 2004. Outra participação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LEIPNITZ, I. I.. Mostra Unisinos de Inciação Científica. 2010. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
LEIPNITZ, I. I.. Mostra Unisinos de Iniciação científica. 2005. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
LEIPNITZ, I. I.. Mostra de Iniciação Científica. 2004. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
LEIPNITZ, I. I.. IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário / II congresso do Quaternário de Países de Linguas Ibéricas . 2003. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Congresso da Abequa. 2007. (Congresso).

2.
X Congresso Brasileiro da ABEQUA- Associação Brasileira de Estudos do Quaternário. X Congresso da ABEQUA. 2005. (Congresso).

3.
. IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário / II congresso do Quaternário de Pa´ses de Linguas Ibéricas e II Congresso Sobre Planejamento e Gestão da Zona Costeira dos Países de Expressão Portuguesa. 2003. (Congresso).

4.
. MUDANÇAS GLOBAIS E O QUATERNÁRIO. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Carolina Jardim Leão. Interpretações Paleoambientais do Neógeno da Bacia de Santos com base em Foraminíferos Bentônicos.. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

2.
Fabricio Ferreira. Bioestratigrafia do Neogeno da Bacia de Santos com base em foraminíferos planctônicos.. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Diogo Tobolski. Bioestratigrafia e Paleoecologia do Quaternário da Bacia de Santos com base em Foraminíferos. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Alexandre Bergmann Rodrigues. Coleções Paleontológicas no Núcleo de Inovação Tecnológica da Geologia (NITGeo). Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico. (Orientador).

2.
Gabriela da Rosa Corrêa. Coleções Paleontológicas no Núcleo de Inovação Tecnológica da Geologia (NITGeo). Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico. (Orientador).

3.
Daniel Alves Spiazzi. Coleções Paleontológicas no Núcleo de Inovação Tecnológica da Geologia (NITGeo). Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
IPatrícia Maria Krauspenhar. Análise de Palinofácies no Cretáceo Superior da Bacia de Santos, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Petrobras. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

2.
Mariana Ferrazzo. Reconstituição Paleoambiental com Base em Palinomorfos do Quaternário do Baixo Vale do Rio Doce, ES, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Petrobras. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

3.
Mariana Ferrazzo. Reconstituição Paleoambiental com base em Palinomorfos do Quaternário do Baixo Vale do Rio doce, Espírito Santo, Brasil. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

4.
Patrícia Maria Krauspenhar. Reconstituição paleoambiental do período Santoniano/Campaniano com base em esporomorfos, Bacia de Santos, Brasil. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

5.
David de Castro de Oliveira. Cistos de dinoflagelados do período Santoniano/Campaniano, Bacia de Santos, Brasil. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, . Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

6.
Eduardo da Silva Aguiar. Foraminíferos do Quaternário da Plataforma Externa e Talude Superior da Metade Sul do Estado do Rio Grande do Sul: Taxonomia, Distribuição Batimétrica e Faciologia. 2001. 82 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

7.
Adriana Rost Rossi. Foraminíferos Quaternários do Arquipélago de Fernando de Noronha: Taxonomia, Ecologia, Distribuição Batimétrica e Faciológica.. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

8.
Carla Klein. Contribuição ao estudo das concentrações fossilíferas do Grupo Passa Dois na região de Tiarajú, RS, e suas implicações paleoambientais.. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

9.
Margarida Richter Isoppo. Ocorrências de Diatomáceas em turfeiras Holocênicas na bacia de drenagem do Rio dos Sinos. Paleoecologia e paleogeografia.. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

Tese de doutorado
1.
José Luiz Lorenz Silva. O Espongilito de Três Lagoas, MS.. 2004. 111 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vivian Catarino Peres. Distribuição Espacial dos Foraminíferos e Amebas Testáceas (Tecamebas) das Lagunas de Tramandaí e Armazém, Rio Grande do Sul. Brasil. 2005. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

2.
Diogo Fonseca Alves Gaspar. Estudo de Foraminíferos planctónicos fósseis e suas aplicações. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

3.
Carolina Jardim Leão. ANÁLISE SAZONAL DE AMEBAS TESTÁCEAS EM LAGOS DO CÂMPUS DA UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS-UNISINOS, BRASIL. 2005. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

4.
Fabrício Ferreira. TECAMEBAS DO RIO TRAMANDAÍ E LAGOA DO PASSO, PLANÍCIE COSTEIRA NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.. 2005. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

5.
Adriana Rost Rossi. Foraminíferos Quaternários do Atol das Rocas.. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

6.
Eduardo de Oliveira Germano. Modelamento Geológico Mineiro. Um estudo de casos: Mina Bett, Lauro Muller, SC.. 1994. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

Iniciação científica
1.
Luciana Giovanoni. Arcellaceas (Tecamebas) quaternárias em ambientes lacustres da planície costeira do rio Grande do sul: uma aplicação de geoprocessamento na análise espacial de bioindicadores ambientais. Fase I e II.. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

2.
Fabrício Ferreira. Arcellaceas (Tecamebas) quaternárias em ambientes lacustres da planície costeira do rio Grande do sul: uma aplicação de geoprocessamento na análise espacial de bioindicadores ambientais. Fase I e II.. 2005. 0 f. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

3.
Carolina Jardim Leão. Arcellaceas (Tecamebas) quaternárias em ambientes lacustres da planície costeira do rio Grande do sul: uma aplicação de geoprocessamento na análise espacial de bioindicadores ambientais. Fase I e II.. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

4.
Luciana Giovanoni. Arcellaceas (Tecamebas) quaternária em ambientes lacustres da planície costeira do Rio Grande do sul: uma aplicação de geoprocessamento na análise espacial de bioindicadores ambientais.. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Pós Graduação Em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

5.
Fabrício Ferreira. Arcellaceas (Tecamebas) quaternária em ambientes lacustres da planície costeira do Rio Grande do sul: uma aplicação de geoprocessamento na análise espacial de bioindicadores ambientais. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

6.
Luciana Giovanoni. Arcellaceas(Tecamebas) Quaternárias em Ambientes Lacustres da Planície Costeira do Rio Grande do Sul: Uma Aplicação de Geoprocessamento na Análise Espacial de Bioindicadores Ambientais. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

7.
Carolina Jardim Leão. Arcellaceas(Tecamebas) Quaternárias em Ambientes Lacustres da Planície Costeira do Rio Grande do Sul:Uma Aplicação de Geoprocessamento na Análise Espacial de Bioindicadores Ambientais. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

8.
Fabrício Ferreira. Arcellaceas (Tecamebas) quaternárias em ambientes lacustres da planície costeira do Rio Grande do Sul: uma aplicação de geoprocessamento na análise espacial de bioindicadores ambientais. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

9.
Scheila Cristina Proença Huber. Apoio ao ensino de ciências geológicas nas escolas de 1 e 2 graus.. 1993. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

10.
Júlio César Menezes Motta. Apoio ao ensino de ciências geológicas nas escolas de 1 e 2 graus.. 1993. 0 f. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

Orientações de outra natureza
1.
Bibiana Liguori Bastos. Coleções Paleontológicas no Núcleo de Inovação Tecnológica da Geologia (NITGeo). 2012. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.

2.
Rafael Kenji Horota. Coleções Paleontológicas no Núcleo de Inovação Tecnológica da Geologia (NITGeo). 2012. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico. Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 2:11:48