Lenora Lerrer Rosenfield

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8712689897234381
  • Última atualização do currículo em 26/02/2016


Possui doutorado em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, restauração, afresco-colagem, afresco, sintético, olhar e obra de arte. Sua atividade enquanto docente e pesquisadora concentra-se na prática da pintura, da restauração e da pesquisa de materiais destas áreas. Em 1983, retornando do curso de restauração em Florença (1980-83), com bolsa do CNPq, foi a primeira profissional no Rio Grande do Sul a iniciar a restauração científica. Criou um laboratório na UFRGSe a disciplina de Restauração no currículo de Artes. Em 1988 concebeu uma mesa térmica, que tem a finalidade de reentelar pinturas (aderir uma nova tela sob a original),com materiais puramente brasileiros,sendo provavelmente uma das primeiras no Brasil. Em 1992 sendo a única estrangeira aceita em Harvard, em uma residência de restauração com bolsa da Kress Foundation, realizou uma pesquisa com sucesso, quando se aprofundou seus estudos em química. De maneira empírica provocou a saponificação aquecendo por ?descuido? a mistura de soda cáustica, óleo de linhaça e o branco de chumbo, reproduzindo a reação química que havia ocorrido em uma pintura, objeto da pesquisa. No mesmo ano participou da equipe que realizou a restauração dos murais da biblioteca de Boston. No doutorado em poéticas visuais, desenvolveu um procedimento para a realização de afrescos com materiais sintéticos, realizado na USP com bolsa sanduíche da Capes/Fulbright, na New York University. Em 2012 realizou pos-doutorado na Università degli Studi di Udine, qundo pesquisou Giambattista Tiepolo, Andrea Pozzo, a quadrícula e a quadratura. Atualmente também pesquisa sobre a influência dos materiais e da técnica na arte ocidental. Sua produção artística pode ser acessadas no site http://www.lenorarosenfield.com Realizou também várias exposições no Brasil e no exterior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lenora Lerrer Rosenfield
Nome em citações bibliográficas
ROSENFIELD, L. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Artes.
Rua Senhor dos Passos 248
centro
90020-180 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (051) 33084312


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Escola de Comunicação e Artes.
Universidade São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em New York University (Orientador: Prof. Edward Sullivan).
Título: O Afresco /Colagem, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Profa. Élide Monzeglio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Afresco, Sintético, Olhar.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros Setores; Outros.


Pós-doutorado


2011
Pós-Doutorado.
Universita degli Studi di Udine, U.D.S.U., Itália.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universita degli Studi di Udine, U.D.S.U., Itália.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisador em pos-doutorado, Enquadramento Funcional: professora visitante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A ida a esta universidade foi para realização de pos-doutorado, quando também ministrei dois cursos: Processo Criativo e Muralismo no Brasil.


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1989 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em restauração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Da quadrícula, à quadratura, à grade e ao pixel
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações da quadrícula desde o seu surgimento, na pintura renascentista, na quadratura na arte barroca, da grade na arte contemporânea, e por fim sua permanência enquanto elemento constitutivo das imagens digitais através do pixel. Nesse sentido, a imagem é entendida numa linha evolutiva: a quadrícula e a quadratura enquanto soluções pictóricas para o domínio do realismo e do ilusionismo na renascença e no barroco, sua permanência na arte contemporânea enquanto elemento de construção/desconstrução culminando na apropriação destas soluções como sintaxe das imagens tecnológicas através do pixel..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Restauração da pintura de João Fahrion
Descrição: Limpeza, consolidação e retoque da pintura mural realizada pelo artista, atualmente dentro de uma sala de aula do departamento de música..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lenora Lerrer Rosenfield - Coordenador.
2010 - 2011
Restauração da Pintura Mural de Aldo Locatelli
Descrição: Este painel mede 2,80 X 5,60 m, foi realizado em fev./1958, na técnica a seco. No início da restauração o estado desta pintura era grande deteriorização. Sua camada pictórica estava se descolando em toda a sua extensão. Os pontos críticos deste descolamento estavam localizados nas duas metades inferiores, esquerda e direita e na metade superior esquerda. A camada pictórica estva muito suja, devido ao pó depositado pelo tempo, ao descuido humano, com respingos de tintas que não pertencem à pintura, escorridos de água decorrente de goteiras e de escrementos de morcegos. Ainda na camada pictórica, existem muitas áreas com perda de pintura, que necessitarão preenchimento e posteriormente retoque. No que toca a estrututa da parede, existem muitas fissuras do reboco em várias regiões..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lenora Lerrer Rosenfield - Coordenador / Wilson Kindlein Junior - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Influência e Procedimento na Arte
Descrição: A pesquisa procura estabelecer inicilamente a relação da influência da produção poética Shakespeare na literatura e de Velasquez na historia da pintura. Em um segundo momento se aprofunda ina nfluencia de Velasquez na pintura mais acadêmica e a de Cezanne na pintura moderna e contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Identificação das camadas pictóricas do altar-mor e dos retábulos do arco cruzeiro e do arco cruzeiro da Igreja Matriz de Viamão
Descrição: Levantamento das camadas das pinturas do altar-mor e dos retábulos do arco cruzeiro e do arco cruzeiro da Igreja Matriz de Viamão. Trata-se de um projeto de pesquisa multidisciplinar que relaciona restauração, conservação, história da arte e técnicas, análise das tintas e pigmentos com o PGDesign-UFRGS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lenora Lerrer Rosenfield - Coordenador.


Outros Projetos


2011 - Atual
Da quadrícula ao pixel
Descrição: O presente projetovisa, dar continuidade às investigações que vêm sendo desenvolvidas pela pesquisadora sobre a grade, no âmbito da pintura contemporânea. A proposta que ora se apresenta tem como objeto o estudo sobre a evolução da perspectiva quadriculada, arquitetônica e aérea, relacionada à introdução do emprego da trama da tela como suporte da pintura, e suas influências na criatividade e no pensamento do artista contemporâneo. A proposta inicial é analisar esse uso da perspectiva por Tiépolo e Andrea Pozzo na Itália, e Locatelli, no Brasil, e a passagem da pintura mural, em afresco, para a pintura de cavalete sobre a trama quadriculada de uma tela. Busca, ainda, relacionar esse tipo de produção com a arte contemporânea, que se caracteriza pelo uso do quadrado, da retícula e do pixel na arte digital. O estudo possibilitará o entendimento da evolução do quadrado e suas várias aplicações na criação das obras de arte, através da história da perspectiva até a arte digital. Concomitante ao estudo teórico, será produzida uma coleção de arte, que se valerá das perspectivas quadriculada e aérea..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Restauração.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Lenora Rosenfield  Data: 15/12/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSENFIELD, L. L.2009ROSENFIELD, L. L.. A voz do Artista. Porto Arte (UFRGS), v. 26, p. 123-133, 2009.

2.
ROSENFIELD, L. L.1997 ROSENFIELD, L. L.. Bruxas, Monstros e Demônios: Uma Representação Pictórica. Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, v. 4, p. 461-475, 1997.

3.
ROSENFIELD, L. L.1990ROSENFIELD, L. L.. A pintura a óleo e a questão Van Eyck. Porto Arte (UFRGS), v. 2, p. 39-44, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROSENFIELD, L. L.. Glossário Técnico de Conservação e Restauração de Pintura. 1. ed. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1997. v. 1. 152p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSENFIELD, L. L.. Da quadricula a quadratura, a grade e o pixel.. Revista ouvirOUver., Uberlandia, 30 out. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSENFIELD, L. L.. A influência do material e da técnica na arte contemporânea. In: Seminário Ibero Americanos sobre Processos de Criação, 2014, Vitoria. Me Poéticas da Criaçãodiações e Enfrentamentos da Arte. São Paulo: intermeios casa de artes e livros, 2014. p. 10-254.

2.
ROSENFIELD, L. L.. Relatório da Restauração da Manutenção do Solar dos Câmara. In: ANPAP, 1997, São Paulo. Anais da ANPAP. São Paulo: SESC, 1997. v. Vol. 2. p. 333-337.

3.
ROSENFIELD, L. L.. Examination and Analysis of a Double-Sided Painting by Robert Henri. In: AIC Meeting, 1993, Denver. AIC, 1993.

4.
ROSENFIELD, L. L.. Fungos Contaminantes Isolados em Obra de Arte. In: ANPAP, 1991, São Paulo. Cadernos da ANPAP, 1990.

5.
ROSENFIELD, L. L.. Mesa Térmica. In: VII Seminário Abracor, 1988, Rio de Janeiro. Boletim Abracor. Rio de Janeiro: Abracor, 1988. v. 1. p. 50-55.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROSENFIELD, L. L.. Da quadricula a quadratura, a grade e o pixel.. Ouvirouver (Online), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CORORNA, M. ; ROSENFIELD, L. L. ; POESTER, T. . A Influência do Material e da Técnica na Histori da Pintura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSENFIELD, L. L.. Pesquisa em Arte. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSENFIELD, L. L.. Examination and Analysis of a double-sided painting by Robert Henri. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ROSENFIELD, L. L.. Profissionalismo e Restauração. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1993 (capítulo).

2.
ROSENFIELD, L. L.. A utilização das cores em alguns casos do retoque na restauração. Porto Alegre: Instituto de Artes, 1991 (capítulo).

3.
ROSENFIELD, L. L.. A pintura a óleo e a questão Van Eyck. Porto Alegre: Revista do Instituto de Artes, 1990 (capítulo).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSENFIELD, L. L.. Bailarinas. 2009. (Manutenção de obra artística/Restauração).

2.
ROSENFIELD, L. L.. Dança Pagã. 2009. (Manutenção de obra artística/Restauração).

3.
ROSENFIELD, L. L.. Composição. 2009. (Manutenção de obra artística/Conservação).

4.
ROSENFIELD, L. L.. O Menino e a ave. 2009. (Manutenção de obra artística/Restauração).

5.
ROSENFIELD, L. L.. Identificação das camadas pictóricas do altar-mor e dos retábulos do arco cruzeiro e do arco cruzeiro da Igreja Matriz de Viamão. 2009. (Relatório de pesquisa).

6.
ROSENFIELD, L. L.. Pescador do São Francisco. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

7.
ROSENFIELD, L. L.. Sem Título. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

8.
ROSENFIELD, L. L.. Matadouro l. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

9.
ROSENFIELD, L. L.. Cabra. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

10.
ROSENFIELD, L. L.. Escravo. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

11.
ROSENFIELD, L. L.. Figura. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

12.
ROSENFIELD, L. L.. Matadouro ll. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

13.
ROSENFIELD, L. L.. Matadouro lll. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

14.
ROSENFIELD, L. L.. Cavalo com Domador. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

15.
ROSENFIELD, L. L.. Sem Título. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

16.
ROSENFIELD, L. L.. Sem Título. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

17.
ROSENFIELD, L. L.. Sem Título. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

18.
ROSENFIELD, L. L.; CABRALES, C. . O Papel de Otávio. 2006. (Editoração/Catálogo).

19.
Teri Hensick ; Kate Olivier ; POCOBENE, G. ; ROSENFIELD, L. Lenora ; ROSENFIELD, L. L. . Puvis Chavannes's Allegorical Murals in the Boston Public Library. 1997. (Manutenção de obra artística/Restauração).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ROSENFIELD, L. L.. Coletiva de uma artista só. 2015. Pintura.

2.
ROSENFIELD, L. L.. Um dialogo amoroso. 2014. Pintura.

3.
VERZON, A. ; ROSENFIELD, L. L. . Vontade : para tudo na vida. 2014. Pintura.

4.
ROSENFIELD, L. L.. 20/20 e Outros Formatos. 2014. Pintura.

5.
ROSENFIELD, L. L.. Movimento. 2013. Pintura.

6.
ROSENFIELD, L. L.. 20 x 20. 2012. Pintura.

7.
ROSENFIELD, L. L.; Lucia Avancini ; Marilou Winograd . Vale Ouro. 2011. Pintura.

8.
ROSENFIELD, L. L.; Clara Pechansky . Sem Título. 2010. Pintura.

9.
ROSENFIELD, L. L.. Total Presença Pintura. 2009. Pintura.

10.
ROSENFIELD, L. L.; Clara Pechansky . Passado Presente Futuro. 2009. Pintura.

11.
ROSENFIELD, L. L.. O Papel de Otávio. 2006. Pintura.

12.
ROSENFIELD, L. L.. Exercícios. 2006. Pintura.

13.
ROSENFIELD, L. L.. Consolidação. 2006. Pintura.

14.
ROSENFIELD, L. L.. Subtração e Ausência. 2005. Instalação.

15.
ROSENFIELD, L. L.. Group show. 2005. Pintura.

16.
ROSENFIELD, L. L.. Subtraction. 2004. Pintura.

17.
ROSENFIELD, L. L.. Collage/Fresco. 2003. Pintura.

18.
ROSENFIELD, L. L.. Aniversário Instituto de Artes. 2003. Pintura.

19.
ROSENFIELD, L. L.. Coletiva. 2002. Pintura.

20.
ROSENFIELD, L. L.. Singular no Plural. 2000. Pintura.

21.
ROSENFIELD, L. L.. 1,99. 1998. Pintura.

22.
ROSENFIELD, L. L.. Paralelo 30. 1997. Pintura.

23.
ROSENFIELD, L. L.. Entretantos. 1997. Pintura.

24.
ROSENFIELD, L. L.. 25 x 25. 1997. Pintura.

25.
ROSENFIELD, L. L.. Galeria Marisa Soibelman. 1996. Pintura.

26.
ROSENFIELD, L. L.. 25 x 25. 1996. Pintura.

27.
ROSENFIELD, L. L.. Poéticas Visuais - Sete Mestres. 1995. Pintura.

28.
ROSENFIELD, L. L.. Coletiva professores Instituto de Artes. 1994. Pintura.

29.
ROSENFIELD, L. L.. Galeria RG. 1979. Pintura.

30.
ROSENFIELD, L. L.. VII Salão do Jovem Artista. 1978. Gravura.

31.
ROSENFIELD, L. L.. II Salão do Jovem Artista. 1973. Pintura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
JACOBSEN, R. B. ; Bina Maltz ; BRUMMER, A. ; ROSENFIELD, L. L. . Revista Mosaica , v. 4, n.1 (2012) inss 2175-6163 publicada em 2012-08-28.. 2012 (capa da Revista WebMosaica).

2.
ROSENFIELD, L. L.. Papel cuidados e restauração. 1989 (Paletrante).

Demais trabalhos
1.
ROSENFIELD, L. L.. O Afresco/Colagem. 2006 (publicação digital) .

2.
ROSENFIELD, L. L.. Afresco/pintura. 2002 (Apresentação) .

3.
ROSENFIELD, L. L.. Afresco sintético. 2002 (Apresentação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAREGNATO, S. E.; ROCHA, R. P.; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de Alexandre Semeler. Video Digital: Imagem tecnologia e Informação. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
GROSSMANN, M.; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de Isis Baldini Elias. Conservação e Restauro de Obras com valor de Contemporaneidade. 2010. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo.

2.
Monica Zielinsky; BRITES, B.; Flavio Gonçalves; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de Vinicius Oliveira Godoy. Iberê Camargo: Desenhos. Investigação sobre Influências e Estilo. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pósgraduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Yunes; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de Andréa Lacerda Bachettini. As Pinturas Murais do Theatro Guarany. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Patrimonio Cultural) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARRETO, U.; ZORDAN, P.; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de Tatiane Ertel.Desenhar-se Professor de Artes Visuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
ROSENFIELD, L. L.; SEMELER, A.; WEBER, S.. Participação em banca de Anderson Brandão Sudario.Processos de Retroalimentação do Corpo: Captura de Movimentação, Projeção, Reaproveitamento de Hardware e Software em Processos Criativos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
BRITES, B.; ROSENFIELD, L. L.; KNAAK, B.. Participação em banca de Daniele Zelanis Paz.Educação Patrimonial: Uma Proposta para ampliar a visibilidade do acervo do IA-UFRGS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
HEUSER, R.; CASTILHOS, L.; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de manuela Raupp de Oliveira.Area de Treino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
CARVALHO, A.; ROSENFIELD, L. L.; RAMOS, P.. Participação em banca de Cintia neves Bohmgahren.Aldo Locatelli e Muralismo no Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul:. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
HEUSER, R.; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de Leo(nardo) Pereira.Mesa de Trabalho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
HEUSER, R.; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de Elisa Chao Lisot.Ensaio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
Elida Tessler; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de René de Moraes Ruduit.Pinturas. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio grande do Sul.

9.
HEUSER, R.; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de Miriam Rodrigues Bastos.Pinturas. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
BARRETO, U.; ROSENFIELD, L. L.. Participação em banca de Karen Silva Hoffmann.Pinturas. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Ana Maria Dalla Zen; ROSENFIELD, L. L.; Neiva Bohns. Preservação de Bens Culturais. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
ROSENFIELD, L. L.. XXl Salão de Iniciação Científica. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
PRESSER, D.; Cesar Prestes; JOHN, R.; ROSENFIELD, L. L.; PORCELLA, P.. XVlll Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre. 2008. Câmara Municipal de Porto Alegre.

3.
ROSENFIELD, L. L.. XX Salão de Iniciação Científica. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
ROSENFIELD, L. L.. XVlll Salão de Iniciação Científica. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminario Ibero Americano sobre processos de Criação.A influência do material e da técnica na arte contemporânea. 2014. (Seminário).

2.
Comissão Julgadora nas sessões do XXIV Salão de Iniciação Científica..Poeticas Visuais. 2012. (Outra).

3.
Passado, Presente, Futuro.Preparando Novos Artistas. 2009. (Seminário).

4.
XIII Congresso Abracor. 2009. (Congresso).

5.
Dia da Pesquisa no Instituto de Artes da UFRGS.organização. 2008. (Outra).

6.
Semana Acadêmica de Artes Visuais-UFRGS.Reflexões sobre a Pintura. 2008. (Outra).

7.
UFGRS Portas Abertas.O Pigmento Vermelho. 2006. (Encontro).

8.
Colóquio Internacional de Estética na Sociedade Contemporânea. 2004. (Outra).

9.
Metodologia da Pesquisa em Artes - UFRGS.Pesquisa em Artes. 2004. (Encontro).

10.
Processos científicos da restauração.Seminário sobre critérios de restauração de automóveis. 2000. (Seminário).

11.
Seminário Critérios de Restauração de Automóveis.A Restauração Científica. 2000. (Seminário).

12.
Câmara de vidro de pequeno porte para desinfecção e hidratação simultânea.I Seminário sobre Biodegradação de Bens Culturais. 1987. (Seminário).

13.
Mesa Térmica.III Seminário Nacional de Conservação e Restauração de Obras de Arte. 1986. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSENFIELD, L. L.. Individual -Coletiva de uma artista só. 2015. (Exposição).

2.
ROSENFIELD, L. L.; VERZON, A. . 2014 ?Coletiva em comemoração aos 22 anos do MACRS ?. 2014. (Exposição).

3.
ROSENFIELD, L. L.. Um diálogo amoroso. 2014. (Exposição).

4.
ROSENFIELD, L. L.; Clara Pechansky . 2014 Coletiva 20/20 e outros formatos. 2014. (Exposição).

5.
ROSENFIELD, L. L.. A Influência do Material e da Técnica na Arte Contemporânea. 2014. (Congresso).

6.
ROSENFIELD, L. L.; ROHDEN, L. F. . IV Seminário Nacional da ABRACOR. 1988. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nanci Verfe. ainda não estabelecido. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Sara Szekir. ainda não estabelecido. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Nadméia Carvalho. ainda não estabelacido. Início: 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Virginia Rodrigues Souza. .Dançando na Cidade.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharel em Artes Plásticas) - universidade federal do R. Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

2.
Nadmea Carvalho. "Pa" Quê, Pares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

3.
Nanci Mari Lagaggio Verfe. Banco de Olhos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

4.
Sara Szeikir. Uma combinacao perfeita de Imperfeicoes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

5.
Thiago Esser. Projecao e Pintura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

6.
Maria Janete Marianoff. Uma alusão ao tempo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

7.
Fernanda Renner Martins Costa Lanes. Pintura Contaminada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharel em Artes Plásticas) - universidade federal do R. Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

8.
Gabriela C. da Silva Benedyct. Pintura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

9.
Samara Marion de Oliveira. Guarda Chuvas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

10.
Jorge Fonseca Ely. Pintura de Jorge Fonseca Ely. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

11.
Amelia Duarte Teixeira Brandelli. Auto-retratos: confessionato. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

12.
Helena Stumpf Morelli. Gravura. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

13.
Daniela Schmitt. Pinturas. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

14.
Tânia Cristina C. Pazzini. Pinturas. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

Orientações de outra natureza
1.
Tiago Pizzutti. MOVIMENTO: CORPO, ESPAÇO E TEMPO NA PINTURA. 2013. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.

2.
Roberta Agostini. Imagens Urbanas e Percursos em Forma de Arte na Educação. 2013. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Lenora Lerrer Rosenfield.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSENFIELD, L. L.. Da quadricula a quadratura, a grade e o pixel.. Revista ouvirOUver., Uberlandia, 30 out. 2013.



Outras informações relevantes


Apesar de ter, aparentemente, produzido mais na área de conservação e restauração, tenho me dedicado também na área da pintura, como expressão pessoal. Atualmente estou pesquisando um nova técnica de afresco sintético, assunto do meu doutorado. Tenho pesquisado a minha expressão na linguagem contemporânea, inovando uma técnica antiga.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 14:16:30