Miguel Petrere Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9377772041367252
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Sou licenciado em Filosofia em 1972 e em Matemática, em 1974, pela antiga Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba. Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/ Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em 1977. PhD em 1982 pela School of Biological Sciences - University of East Anglia, Reino Unido. Professor Livre-Docente aposentado do Departamento de Ecologia na UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro, onde ensinei Ecologia Quantitativa, Modelos Estatísticos em Ecologia a nível de graduação, de 1984 a 2010. Atualmente sou Professor Titular Livre na Universidade Federal do Pará (UFPA - campus de Belém), aprovado em concurso público em Novembro/2017. A nível de pós-graduação sou professor titular credenciado credenciado na PPGEAP em Ecologia Aquática e Pesca na UFPA, na UNISANTA, Santos onde ministro os cursos de Teoria da Amostragem e Ecologia Numérica e no programas de Pós-graduação na PPGPUR da UFSCar, Sorocaba, desde Julho de 2012, onde ministro as disciplinas Filosofia da Ciência; Tópicos Avançados em Dinâmica da População. Sou professor colaborador na PG em Biologia de Água Doce e Pesca Interior no INPA, Manaus e na PG em Ciências Pesqueiras nos Trópicos da UFAM, Manaus, onde ministro a disciplina Teoria da Amostragem. Atualmente sou Professor-titular livre na UFPA - Faculdade de Biologia - Laboratório de Biologia Pesqueira e Manejo de Recursos Aquáticos Avenida Perimetral, 2651 (Guamá) 66077 ? 830 ? Belém (PA). Tenho experiência na área de Recursos Pesqueiros continentais e marinhos e em Estatística Experimental atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, Amazônia, ecologia de peixes e da pesca, ecologia de represas, manejo de estoques pesqueiros continentais e marinhos, usando modelos matemáticos e estatísticos tanto analíticos como de simulação. Sou membro titular da ACIESP (Academia de Ciências do Estado de São Paulo) e Fellow da The Linnean Society of London. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Miguel Petrere Junior
Nome em citações bibliográficas
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Faculdade de Biologia.
Avenida Perimetral - de 1501/1502 a 5004/5005
Terra Firme
66077830 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32017000


Formação acadêmica/titulação


1979 - 1982
Doutorado em School of Biological Sciences.
University of East Anglia, UEA, Inglaterra.
Título: Ecology of the Fisheries of the Amazon River and its Tributaries in the Amazonas State (Brazil), Ano de obtenção: 1982.
Orientador: Dr Joseph Horwood.
Bolsista do(a): Conselho Britânico, CB, Inglaterra.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
1976 - 1977
Mestrado em Biologia (Ecologia).
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Título: PESCA E ESFORCO DE PESCA NO ESTADO DO AMAZONAS (BRASIL),Ano de Obtenção: 1977.
Orientador: PAULO EMILIO VANZOLINI.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Pesca; Esforco de Pesca; Amazonia.
Grande área: Ciências Biológicas
1972 - 1974
Graduação em Matemática.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, FFCL:S, Brasil.


Livre-docência


2008
Livre-docência.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: , Ano de obtenção: 2008.
Grande área: Ciências Biológicas


Atuação Profissional



Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Mestrado em Ecologia, Carga horária: 20


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA CAPES PROF. VISITANTE NAC. SENIOR
Outras informações
BOLSISTA CAPES PROFESSOR VISITANTE NACIONAL SENIOR. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Câmpus Sorocaba. Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade (CCTS), Departamento de Ciências Ambientais (DCA), PPGPUR, Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis.


Universidade Nilton Lins, UNINILTON LINS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20


Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE DE PESQUISAS, Carga horária: 40

Atividades

06/1984 - 06/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, .


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1984
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Livre Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor aposentado, Carga horária: 0


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular - livre, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
ASSISTENTE DE PESQUISAS NA ÁREA DE MANEJO DE ESTOQUES PESQUEIROS DE ÁGUA DOCE. RESPONSÁVEL PELA ORGANIZACAO DE UM SISTEMA DE DADOS DE COLETA DE DESEMBARQUE NO MERCADO MUNICIPAL DE MANAUS.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Uma abordagem computacional intensiva para a estimação e testes de hipóteses sobre o índice de agregação de Morisita
Descrição: Ainda que subjetivamente, a percepção de que organismos vivos de diferentes taxa se apresentam de forma agregada no tempo e no espaço é um padrão notado desde os primeiros estudos em ecologia de populações. Para mensurar o nível de agregação, uma questão com potencial aplicação, por exemplo, à pesca e ao manejo de agroecossitemas, alguns métodos foram propostos, como os índices de retalhamento (patchiness) e o de ajuntamento médio (mean crowding); entretanto as investigações sobre as propriedades estatísticas de tais medidas ainda são escassas. Isto pode ser devido ao fato de que as distribuições de contágio, tanto de mistura quanto de composição, combinadas com os processos pontuais, responsáveis pelos padrões espaciais observáveis em populações ecológicas, gerem dificuldades, do ponto de vista matemático, para quantificar a agregação de forma mais aprofundada e analítica. De fato, na área da Estatística, há pouca relação claramente estabelecida entre processos estocásticos mais sofisticados (do que uma simples amostra aleatória) e as distribuições de contágio, que desempenham um papel fundamental no estabelecimento de modelos discretos úteis. Assim, este projeto tem como objetivos (i) obter estimadores, pontuais e intervalares, para as medidas de agregação populacional supondo diferentes distribuições de contágio; (ii) construir testes de hipóteses relacionados; (iii) avaliar as distribuições empíricas das medidas de agregação e, se disponíveis, as distribuições exatas; e (iv) estudar o comportamento das inferências realizadas em diversos cenários realistas de Ecologia de Populações, incluindo diferentes formas de fragmentos de estudo, influência de borda, intensidade e forma do processo (densidade populacional e homogeneidade), e esforço e método amostrais. Para tanto, diferentes métodos da estatística clássica e computacional (máxima verossimilhança, método delta, bootstrap não-paramétrico, simulações de Monte Carlo) serão aplicados, eventualmente tendo os resultados confrontados com a análise de dados reais observados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Miguel Petrere Junior - Coordenador / BUTTURI-GOMES, DAVI - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Diagnóstico Socioambiental de um Ecossistema Complexo: bases para o uso sustentável do Reservatório da UHE Balbina (Amazonas ? Brasil)
Descrição: Objetivo Geral Construir um diagnóstico socioambiental do reservatório da UHE Balbina, no estado do Amazonas, incluindo as áreas marginais, através de uma abordagem ecossistêmica. Objetivos Específicos (i) Efetuar a localização da área do reservatório usando um conjunto de imagens de satélite de alta resolução, incluindo: sua inserção nas unidades administrativas (estado e município), a identificação de unidades de conservação e de terras indígenas e a malha hidrográfica. (ii) Realizar levantamento da legislação federal, estadual e municipal relacionada com questões ambientais, aquícolas e de outorga de área de domínio da união. (iii) Construir Diagnóstico do Meio Socioeconômico, incluindo estudos de: dinâmica populacional na área de influência, caracterização das comunidades lindeiras, identificação e caracterização de populações tradicionais, detectar conflitos entre as pescarias esportiva e profissional no reservatório e em caso positivo delinear estratégias para sua diminuição adaptando a experiência do PROVÁRZEA na região, (iv) Efetuar a identificação de áreas com relevância histórica e/ou arqueológica, caracterização da estrutura produtiva (com ênfase no setor pesqueiro e aquícola), caracterização do uso e ocupação do solo, mapeamento da infraestrutura regional (em especial o sistema de logística de transporte) e caracterização dos processos de direito minerário ocorrentes na área. (v) Construir Diagnóstico do Meio Físico, incluindo a caracterização climática, meteorológica, geomorfológica, hidrológica e limnológica (avaliação da qualidade da água e classificação dos corpos hídricos. (vi) Construir Diagnóstico do Meio Biótico, incluindo a caracterização da vegetação aquática e marginal levando em consideração a variação espaço‐temporal relacionada com o nível da água. Caracterizar a assembléia de peixes, a partir de uma abordagem espaço‐temporal. Efetuar estudos de dinâmica de populações, com ênfase em crescimento, r.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
IMPACTOS DAS FORMAS DE USO DA TERRA E DA PESCA SOBRE A DIVERSIDADE DE PEIXES DE LAGOS DA AMAZÔNIA
Descrição: Projeto CNPq - SISBIO Objetivo Geral Identificar as formas de uso da terra e dos recursos pesqueiros nas planícies adjacentes aos grandes rios da Amazônia, avaliando seus impactos sobre a diversidade de peixes e os efeitos sinérgicos com efeitos de mudanças climáticas globais. Objetivos Específicos (i) Identificar as formas de uso da terra em três áreas da planície aluvial da Amazônia; (ii) Mapear as formas de uso da terra no entorno de lagos da planície aluvial Amazônica; (iii) Identificar as modalidades de pesca desenvolvidas nos lagos situados nestas áreas; (iv) Estimar a intensidade de pesca nestas áreas a partir dos desembarques da pesca comercial, nos centros urbanos nas proximidades de cada área, e da pesca de subsistência desenvolvida pelos ribeirinhos residentes no entorno dos lagos; (v) Identificar mudanças nos padrões de uso da terra e de pesca e suas relações com mudanças climáticas globais; (vi) Identificar efeitos locais de alterações ambientais, relacionados com o uso da terra, sobre a diversidade de peixes de lagos da planície aluvial Amazônica; (vii) Identificar efeitos diretos da pesca, via retirada de predadores de topo, sobre a estrutura das assembléias de peixes de lagos da planície aluvial Amazônica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
OS EFEITOS DE MUDANÇAS AMBIENTAIS NAS COMUNIDADES DE PEIXES DE LAGOS DA AMAZÔNIA: INTERAÇÕES COMPLEXAS DE EFEITOS EM DIFERENTES ESCALAS
Descrição: Projeto CNPq - SISBIO Objetivo Geral: Desenvolver modelos integrados e dinâmicos de predição do efeito de alterações ambientais sobre a diversidade de peixes de lagos da Amazônia, considerando efeitos de escala local: pesca e uso da terra; e, de escala global: mudanças climáticas. Objetivos Específicos (i) Estudar a estrutura e a composição das comunidades de peixes de lagos da Amazônia, levando em conta o ciclo hidrológico anual; (ii) Identificar as modalidades de pesca existentes nos lagos da Amazônia; (iii) Identificar os impactos da pesca sobre as comunidades de peixes de lagos da Amazônia; (iv) Identificar as formas de uso da terra no entorno de lagos da Amazônia e as potenciais alterações no ambiente que elas podem provocar; (v) Identificar os impactos das formas de uso da terra sobre as comunidades de peixes de lagos da Amazônia; (vi) Construir modelos preditivos de perda de habitats em decorrência de padrões de uso da terra; (vii) Construir cenários de mudanças nos padrões de pesca e de uso da terra decorrentes de macro-alterações ambientais (mudanças climáticas); (viii) Construir modelos integrados de alterações na diversidade de peixes em função de mudanças ambientais decorrentes de efeitos locais e globais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
?Ecologia de Represas?
Descrição: Projeto Temático FAPESP, Processo nº 07/50981-7 O presente projeto temático é composto de cinco sub-projetos: (1) ?Evolução histórica das relações tróficas e limnológicas no reservatório de ITAIPU: efeitos top-down e bottom-up na produção pesqueira? que visa entender os fatores bióticos e abióticos do reservatório de Itaipu que determinam sua produção pesqueira. Este projeto é muito oportuno pois servirá para explicar porque a produção pesqueira dos reservatórios da bacia do rio Paraná é comparativamente baixa, tanto em termos nacionais como internacionais. Esse fenômeno tem muito interesse científico, social e econômico dada a intensa ocupação humana dessa bacia; (2) ?Adaptação do índice de integridade biótica (IIB) às represas de Bariri, Ibitinga e Nova Avanhandava, rio Tietê (SP)?, que visa adaptar o IIB para avaliar as condições tróficas dos três reservatórios através de sua ictiofauna. Essa questão já foi abordada em trabalho anterior e é importante para delinear estratégias para o uso do solo da bacia do rio Tietê que minimizem seu impacto sobre a sua empobrecida ictiofauna; (3) ?Adaptação do índice de integridade biótica (IIB) aos reservatórios das PCH´s - usinas Batista e Jorda Flor, Rio Turvo (SP)?, que tem um sentido comparativo com o projeto anterior, visto que as duas PCH´s do rio Turvo, no município de Pilar do Sul (SP), nunca foram estudadas e nenhuma coleta científica de sua ictiofauna foi realizada até agora. Vale ressaltar que pelo fato do rio Turvo não banhar nenhuma cidade nesse trecho, as duas PCH´s têm água em excelente condição, fato raro em nosso Estado, o que serviria como um tipo de ?controle? para o projeto anterior; (4) ?Avaliação bio-econômica das pescarias artesanais da represa de Barra Bonita (SP)?, cujo objetivo principal é o de estimar o lucro dos pescadores de pequena escala na represa de Barra Bonita, no rio Tietê. Para se calcular o lucro de cada pescador leva-se em consideração a depreciação (em R$) de suas artes de pesca. S.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Miguel Petrere Junior - Coordenador / Rinaldo Ribeiro Filho - Integrante / Fabio Cop Ferreira - Integrante / Maria Letizia Petesse - Integrante / HENRIQUE CORRÊA GIACOMINI - Integrante / Júlia Miriam de Almeida Pereira - Integrante / Ângelo Antonio Agostinho - Integrante / Ursulla Pereira Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


1995 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ecologia
1993 - Atual
Periódico: Fisheries Management and Ecology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Ecologia de Comunidades.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Dinâmica da População Animal.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Bioestatística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2002
Membro Titular do ACFR (Advisory Committee on Fisheries Research), FAO/ONU.
1999
The Ibaraki Kasumigaura Prize, Ibaraki Prefecture.
1994
Membro Titular da ACIESP (Academia de Ciências do Estado de São Paulo), Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
1993
FELLOW OF THE LINNEAN SOCIETY OF LONDON, LINNEAN SOCIETY OF LONDON/.
1978
Diploma de Honra ao Mérito, pela eficiente cooperação à pesquisa científica na Amazônia., Prof. Dr. kerr, W.E. - Diretor do INPA, Manaus (AM)..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORDEIRO, TAYNARA CRISTINA2018CORDEIRO, TAYNARA CRISTINA ; BARRELLA, WALTER ; BUTTURI-GOMES, DAVI ; PETRERE JÚNIOR, MIGUEL . A modeling approach for reposition dynamics of litter composition in coastal areas of the city of Santos, Sao Paulo, Brazil. MARINE POLLUTION BULLETIN, v. 128, p. 333-339, 2018.

2.
LATINI, ANDERSON OLIVEIRA2018LATINI, ANDERSON OLIVEIRA ; PETRERE JÚNIOR, MIGUEL . Efficiency of rapid field methods for detecting non-native fish in Eastern Brazilian lakes. HYDROBIOLOGIA, v. X, p. 1-12, 2018.

3.
CARVALHO FREITAS, CARLOS EDWAR2018CARVALHO FREITAS, CARLOS EDWAR ; LAURENSON, LAURIE ; YAMAMOTO, KEDMA CRISTINE ; FORSBERG, BRUCE RIDER ; Petrere, Miguel ; ARANTES, CAROLINE ; SIQUEIRA-SOUZA, FLAVIA KELLY . Fish species richness is associated with the availability of landscape components across seasons in the Amazonian floodplain. PeerJ, v. 6, p. e5080, 2018.

4.
FERREIRA, FABIO C.2018FERREIRA, FABIO C. ; SOUZA, URSULLA P. ; CETRA, MAURÍCIO ; Petrere, Miguel . Rhithronic and potamonic fishes coexist in wadeable streams under distinct metacommunity processes. ECOLOGY OF FRESHWATER FISH, v. 00, p. 1-12, 2018.

5.
GARCIA, DIEGO A. Z.2018GARCIA, DIEGO A. Z. ; MAGALHÃES, ANDRÉ L. B. ; VITULE, JEAN R. S. ; CASIMIRO, ARMANDO C. R. ; LIMA-JUNIOR, DILERMANDO P. ; CUNICO, ALMIR M. ; BRITO, MARCELO F. G. ; PETRERE-JUNIOR, MIGUEL ; AGOSTINHO, ÂNGELO A. ; ORSI, MÁRIO L. . The same old mistakes in aquaculture: the newly-available striped catfish Pangasianodon hypophthalmus is on its way to putting Brazilian freshwater ecosystems at risk. BIODIVERSITY AND CONSERVATION, v. 1, p. 1-14, 2018.

6.
BUTTURI-GOMES, DAVI2017BUTTURI-GOMES, DAVI ; PETRERE JÚNIOR, M. ; GIACOMINI, HENRIQUE C. ; ZOCCHI, S. S. . Statistical performance of a multicomparison method for generalized species diversity indices under realistic empirical scenarios. Ecological Indicators, v. 72, p. 545-552, 2017.

7.
CETRA, M.2017CETRA, M. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; BARRELLA, W. . Relative influences of environmental and spatial factors on stream fish assemblages in Brazilian Atlantic rainforest. Fisheries Management and Ecology (Print), v. 1, p. 1-7, 2017.

8.
VITULE, JEAN R. S.2017VITULE, JEAN R. S. ; AGOSTINHO, ANGELO A. ; AZEVEDO-SANTOS, VALTER M. ; DAGA, VANESSA S. ; DARWALL, WILLIAM R. T. ; FITZGERALD, DANIEL B. ; FREHSE, FABRÍCIO A. ; HOEINGHAUS, DAVID J. ; LIMA-JUNIOR, DILERMANDO P. ; MAGALHÃES, ANDRÉ L. B. ; ORSI, MÁRIO L. ; PADIAL, ANDRÉ A. ; PELICICE, FERNANDO M. ; Petrere, Miguel ; POMPEU, PAULO S. ; WINEMILLER, KIRK O. . We need better understanding about functional diversity and vulnerability of tropical freshwater fishes. BIODIVERSITY AND CONSERVATION, v. 26, p. 757-762, 2017.

9.
ARANTES, CAROLINE C.2017ARANTES, CAROLINE C. ; WINEMILLER, KIRK O. ; Petrere, Miguel ; CASTELLO, LEANDRO ; HESS, LAURA L. ; FREITAS, CARLOS E. C. . Relationships between forest cover and fish diversity in the Amazon River floodplain. JOURNAL OF APPLIED ECOLOGY, v. 00, p. 1-10, 2017.

10.
POLAZ, CARLA N. M.2017POLAZ, CARLA N. M. ; FERREIRA, FABIO C. ; PETRERE JÚNIOR, MIGUEL . The protected areas system in Brazil as a baseline condition for wetlands management and fish conservancy: the example of the Pantanal National Park. Neotropical Ichthyology, v. 15, p. e170041[1], 2017.

11.
AZEVEDO-SANTOS, VALTER M.2017AZEVEDO-SANTOS, VALTER M. ; FEARNSIDE, PHILIP M. ; OLIVEIRA, CAROLINE S. ; PADIAL, ANDRÉ A. ; Pelicice, Fernando M. ; Lima, Dilermando P. ; SIMBERLOFF, DANIEL ; LOVEJOY, THOMAS E. ; MAGALHÃES, ANDRÉ L. B. ; ORSI, MARIO L. ; AGOSTINHO, A. A. ; ESTEVES, FRANCISCO A. ; Pompeu, Paulo S. ; LAURANCE, WILLIAM F. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; MORMUL, ROGER P. ; VITULE, JEAN R. S. . Removing the abyss between conservation science and policy decisions in Brazil. BIODIVERSITY AND CONSERVATION (DORDRECHT. ONLINE), v. 26, p. 1745-1752, 2017.

12.
PELICICE, F. M.2017PELICICE, F. M. ; AZEVEDO-SANTOS, V. M. ; VITULE, J. R. S. ; ORSI, M. L. ; LIMA JUNIOR, D. P. ; MAGALHÃES, A. L. B. ; POMPEU, P. S. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; AGOSTINHO, A. A. . Neotropical freshwater fishes imperilled by unsustainable policies. Fish and Fisheries, v. 18, p. 1119-1133, 2017.

13.
PADIAL, A. A.2017PADIAL, A. A. ; AGOSTINHO, A. A. ; AZEVEDO-SANTOS, V. M. ; FREHSE, F. A. ; LIMA JUNIOR, D. P. ; MAGALHÃES, A. L. B. ; MORMUL, R. P. ; PELICICE, F. M. ; BEZERRA, L. A. ; ORSI, M. L. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; VITULE, J. R. S. . The Tilapia Law encouraging non-native fish threatens Amazonian River basins. Biodiversity and Conservation, v. 26, p. 243-246, 2017.

14.
ARAGAO, J. A. N.2017ARAGAO, J. A. N. ; PETRERE, M. ; CINTRA, I. H. A. . RELAÇÕES BIOMÉTRICAS DO CAMARÃO ROSA Penaeus subtilis (PÉREZ FARFANTE, 1967) NA PLATAFORMA CONTINENTAL AMAZÔNICA. ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DO MAR, v. 50, p. 81-99, 2017.

15.
WINEMILLER, K. O.2016WINEMILLER, K. O. MCINTYRE, P. B. CASTELLO, L. FLUET-CHOUINARD, E. GIARRIZZO, T. NAM, S. BAIRD, I. G. DARWALL, W. LUJAN, N. K. HARRISON, I. STIASSNY, M. L. J. SILVANO, R. A. M. FITZGERALD, D. B. PELICICE, F. M. AGOSTINHO, A. A. GOMES, L. C. ALBERT, J. S. Baran, E. PETRERE, M. ZARFL, C. MULLIGAN, M. SULLIVAN, J. P. ARANTES, C. C. SOUSA, L. M. KONING, A. A. , et al.HOEINGHAUS, D. J. SABAJ, M. LUNDBERG, J. G. ARMBRUSTER, J. THIEME, M. L. PETRY, P. ZUANON, J. VILARA, G. T. SNOEKS, J. OU, C. RAINBOTH, W. PAVANELLI, C. S. AKAMA, A. SOESBERGEN, A. V. SAENZ, L. ; Balancing hydropower and biodiversity in the Amazon, Congo, and Mekong. Science (New York, N.Y.), v. 351, p. 128-129, 2016.

16.
FLORENTINO, A. C.2016FLORENTINO, A. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; FREITAS, C. E. C. ; TOLEDO, J. J. ; MATEUS, L. A. F. ; SÚAREZ, Y. R. ; PENHA, J. M. F. . Determinants of changes in fish diversity and composition in floodplain lakes in two basins in the Pantanal wetlands, Brazil. Environmental Biology of Fishes, v. 99, p. 265-274, 2016.

17.
BARRELLA, WALTER2016BARRELLA, WALTER ; RAMIRES, MILENA ; ROTUNDO, M. M. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; CLAUZET, M. ; GIORDANO, F. . Biological and socio-economic aspects of recreational fisheries and their implications for the management of coastal urban areas of south-eastern Brazil. Fisheries Management and Ecology (Print), p. n/a-n/a, 2016.

18.
SIQUEIRA-SOUZA, FLÁVIA K.2016SIQUEIRA-SOUZA, FLÁVIA K. ; FREITAS, CARLOS E. C. ; HURD, LAWRENCE E. ; Petrere, Miguel . Amazon floodplain fish diversity at different scales: do time and place really matter?. Hydrobiologia (The Hague. Print), v. 00, p. 00, 2016.

19.
PETESSE, Maria Letizia2016PETESSE, Maria Letizia ; SIQUEIRA-SOUZA, FLÁVIA KELLY ; DE CARVALHO FREITAS, CARLOS EDWAR ; Petrere, Miguel . Selection of reference lakes and adaptation of a fish multimetric index of biotic integrity to six amazon floodplain lakes. Ecological Engineering, v. 97, p. 535-544, 2016.

20.
LOURENÇO, L. S.2015LOURENÇO, L. S. ; SOUZA, U. P. ; FERNANDES, I. M. ; PETRERE, M. . Spatiotemporal variation in life history traits of three small fishes in streams of south-eastern Brazil. Fisheries Management and Ecology (Print), v. 22, p. 143-151, 2015.

21.
FERREIRA, F. C.2015FERREIRA, F. C. ; Souza U. P. ; PETRERE, M. . Presence of riparian vegetation increases biotic condition of fish assemblages in two brazilian reservoirs. Acta Limnologica Brasiliensia (Online), v. 27, p. 289-300, 2015.

22.
R. FILHO, RINALDO A.2015R. FILHO, RINALDO A. ; JUNIOR, MIGUEL PETRERE ; AGOSTINHO, ÂNGELO ANTONIO ; BENASSI, SIMONE FRIDERIGI ; DE A. PEREIRA, JULIA M. ; OKADA, EDSON KIYOSHI . Historical Evolution of the Trophic and Limnological Relationships in the Itaipu Reservoir: Top-Down and Bottom-Up Effects upon Fish Production. ADVANCES IN BIOSCIENCE AND BIOTECHNOLOGY (IMPRESSO), v. 06, p. 390-407, 2015.

23.
BUTTURI-GOMES, DAVI2014BUTTURI-GOMES, DAVI ; JUNIOR, MIGUEL PETRERE ; GIACOMINI, HENRIQUE C. ; JUNIOR, PAULO DE MARCO . Computer intensive methods for controlling bias in a generalized species diversity index. Ecological Indicators, v. 37, p. 90-98, 2014.

24.
FERREIRA, F. C.2014FERREIRA, F. C. ; SILVA, A. T. ; GONCALVES, C. S. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Disentangling the influences of habitat structure and limnological predictors on stream fish communities of a coastal basin, southeastern Brazil. Neotropical Ichthyology (Impresso), v. 12, p. 177-186, 2014.

25.
CETRA, M.2014CETRA, M. ; PETRERE, M. . Seasonal and annual cycles in marine small-scale fisheries (Ilhéus - Brazil). Fisheries Management and Ecology (Print), v. 000, p. n/a-n/a, 2014.

26.
PETESSE, Maria Letizia2014PETESSE, Maria Letizia ; PETRERE JÚNIOR, M. ; Agostinho, A.A. . Defining a fish bio-assessment tool to monitoring the biological condition of a cascade reservoirs system in tropical area. Ecological Engineering, v. 96, p. 139-150, 2014.

27.
JUNIOR, MIGUEL PETRERE2014JUNIOR, MIGUEL PETRERE. Pesque-solte:proteção ou dano para os peixes. Ciência Hoje, v. 53, p. 16, 2014.

28.
KAHN, JAMES2014KAHN, JAMES ; FREITAS, CARLOS ; Petrere, Miguel . False Shades of Green: The Case of Brazilian Amazonian Hydropower. Energies (Basel), v. 7, p. 6063-6082, 2014.

29.
BARRELLA, WALTER2014BARRELLA, WALTER ; MARTINS, ABÍLIO GABRIEL ; Petrere, Miguel ; RAMIRES, MILENA . Fishes of the southeastern Brazil Atlantic Forest. Environmental Biology of Fishes, v. 97, p. 1367-1376, 2014.

30.
POLAZ, CARLA NATACHA MARCOLINO2014POLAZ, CARLA NATACHA MARCOLINO ; MELO, B. F. ; BRITZKE, RICARDO ; RESENDE, EMIKO KAWAKAMI DE ; MACHADO, FRANCISCO DE ARRUDA ; LIMA, JOSÉ AUGUSTO FERRAZ DE ; PETRERE JÚNIOR, M. .

Fishes from the Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, upper Paraguai River basin, Brazil

. Check List (São Paulo. Online), v. 10, p. 122-130, 2014.

31.
GIACOMINI, HENRIQUE C.2013GIACOMINI, HENRIQUE C. ; DEANGELIS, DONALD L. ; TREXLER, JOEL C. ; Petrere, Miguel . Trait contributions to fish community assembly emerge from trophic interactions in an individual-based model. Ecological Modelling, v. 251, p. 32-43, 2013.

32.
CÓRDOBA, E. A.2013CÓRDOBA, E. A. ; LEON, A. V. J. ; BONILLA-CASTILLO, C. A. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; PELAEZ, M. ; DUPONCHELLE, F. . Breeding, growth and exploitation of Brachyplatystoma rousseauxii Castelnau, 1855 in the Caqueta River, Colombia. Neotropical Ichthyology (Impresso), v. 11, p. 637-647, 2013.

33.
PEIXER, J.2013PEIXER, J. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Perfil dos Turistas e Excursionistas que Visitam a Cachoeira de Emas-SP. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 12, p. 7-20, 2013.

34.
PEIXER, Janice2013PEIXER, Janice ; PETRERE JÚNIOR, M. . Perfil dos turistas e excursionistas que visitam a Cachoeira de Emas - SP. Revista Turismo e Desenvolvimento, v. 12, p. 7-20, 2013.

35.
Pereira, Julio César2012 Pereira, Julio César ; Leandro, Roseli Aparecida ; PETRERE JÚNIOR, M. ; Nishida, Tom . Comparison between univariate and bivariate geostatistical models for estimating catch per unit of effort (cpue): a simulation study. Fisheries Research, v. 121-122, p. 115-125, 2012.

36.
PETESSE, Maria Letizia2012 PETESSE, Maria Letizia ; PETRERE JÚNIOR, M. . Tendency towards homogenization in fish assemblages in the cascade reservoir system of the Tietê river basin, Brazil. Ecological Engineering, v. 48, p. 109-116, 2012.

37.
PETESSE, Maria Letizia2012PETESSE, Maria Letizia ; PETRERE JÚNIOR, M. . As Barragens e os Peixes: O impacto das grandes hidrelétricas nas espécies dos rios represados. Ciência Hoje, v. 49, p. 30-35, 2012.

38.
NUNES, Y. R. F.2012NUNES, Y. R. F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Structure and dynamics of a Cariniana estrellensis (Lecythidaceae) population in a fragment of Atlantic Forest in Minas Gerais, Brazil. Rodriguesia, v. 63, p. 257-267, 2012.

39.
PETRERE JÚNIOR, M.2012PETRERE JÚNIOR, M.. O aquecimento global no contexto da cultura. Hiléia (UEA), v. 16, p. 133-142, 2012.

40.
KOTAS, J. E.2012KOTAS, J. E. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; SANTOS, R. A. ; BUSTAMANTE, A. ; LIN, C. F. ; MENEZES, A. A. S. ; MICHELETTI, E. L. V. . The horizontal migration of hammerhead sharks along the southern Brazilian coast, based on their exploitation pattern and considerations about the impact of anchored gillnets activities on these species. Revista CEPSUL: Biodiversidade e Conservação Marinha, v. 3, p. 45-68, 2012.

41.
Kotas, JE.2011Kotas, JE. ; Mastrochirico, V. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Age and growth of the Scalloped Hammerhead shark, Sphyrna lewini (Griffith and Smith, 1834), from the southern Brazilian coast. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 71, p. 755-761, 2011.

42.
PEIXER, J.2011PEIXER, J. ; GIACOMINI, Henrique Corrêa ; PETRERE JÚNIOR, M. . Economic valuation of the Emas Waterfall, Mogi-Guaçu River, SP, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 83, p. 1287-1301, 2011.

43.
RIBEIRO FILHO, R.2011RIBEIRO FILHO, R. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; Benassi, S.F. ; Pereira, J.M.A. . Itaipu Reservoir limnology: eutrophication degree and the horizontal distribution of its limnological variables. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 71, p. 889-902, 2011.

44.
Dugan, P. J.2010 Dugan, P. J. ; Barlow, C. ; AGOSTINHO, A. A. ; Baran, E. ; Cada, G.F. ; Chen, D. ; Cowx, I.G. ; Ferguson, J.W. ; Jutagate, T. ; Mallen-Cooper, M. ; Marmulla, G. ; Nestler, J. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; WELCOMME, R. L. ; Winemiller, K.O. . Fish migration, dams, and loss of ecosystem services in the Mekomg River. Ambio (Oslo), v. 39, p. 344-348, 2010.

45.
FERREIRA, F. C.2010FERREIRA, F. C. ; Souza U. P. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Zonação longitudinal da ictiofauna em ambientes lóticos. Boletim da Sociedade Brasileira de Limnologia, v. 38, p. 1-5, 2010.

46.
GIACOMINI, Henrique Corrêa2010GIACOMINI, Henrique Corrêa ; PETRERE JÚNIOR, M. . A estrutura de teias tróficas. Boletim da Sociedade Brasileira de Limnologia, v. 38, p. 1-27, 2010.

47.
BASTOS, G.C.2010BASTOS, G.C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Small-scale marine fisheries in the municipal district of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 70, p. 947-953, 2010.

48.
GIACOMINI, Henrique Corrêa2009GIACOMINI, Henrique Corrêa ; DEMARCO JR., P. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Exploring community assembly through an individual-based model for trophic interactions.. Ecological Modelling, v. 220, p. 23-39, 2009.

49.
PEIXER, J.2009PEIXER, J. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Socio-economic characteristics of the Cachoeira de Emas small-scale fishery in Mogi-Guaçu River, State of São Paulo, Brazil. Brazilian Journal of Biology, v. 69, p. 1047-1058, 2009.

50.
PEIXER, J.2009PEIXER, J. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Sport fishing in Cachoeira de Emas in Mogi-Guaçu River, State of São Paulo, Brazil. Brazilian Journal of Biology, v. 69, p. 1081-1090, 2009.

51.
SMITH, S. W.2009SMITH, S. W. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; BARRELLA, W. . The fish community of the Sorocaba River Basin in different habitats (State of São Paulo, Brazil). Brazilian Journal of Biology, v. 69, p. 1015-1025, 2009.

52.
Pereira, J.C.2009Pereira, J.C. ; Leandro, R.A. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; Nishida, T. . Comparing three indices of catch per unit effort using Bayesian geostatistics. Fisheries Research, v. 100, p. 200-209, 2009.

53.
FERREIRA, Fábio Cop2009 FERREIRA, Fábio Cop ; PETRERE JÚNIOR, M. . The fish zonation of the Itanhaém river basin in the Atlantic forest of southeast Brazil.. Hydrobiologia (The Hague. Print), v. 636, p. 11-34, 2009.

54.
Buschini, MLT2008Buschini, MLT ; PETRERE JÚNIOR, M. ; PETRERE JUNIOR, M. . Mathematical models for Isoptera (Insecta) mound growth. Brazilian Journal of Biology, v. 68, p. 529-533, 2008.

55.
FERREIRA, F. C.2008FERREIRA, F. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Comments about some species abundance patterns: classic, neutral, and niche partitioning models.. Brazilian Journal of Biology, v. 68, p. 1003-1012, 2008.

56.
Pereira, J.M.A.2008Pereira, J.M.A. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; RIBEIRO FILHO, R. . Angling sport fishing in Lobo-Broa reservoir (Itirapina, SP, Brazil). Brazilian Journal of Biology, v. 68, p. 721-731, 2008.

57.
CAMARGO, S. A. F.2008CAMARGO, S. A. F. ; OKADA, E. K. ; PETRERE JÚNIOR, M. . A quantitative approach to subsidize the precautionary management of the small-scale fisheries in Itaipu reservoir, Brazil. Boletim do Instituto de Pesca (Online), v. 34, p. 297-302, 2008.

58.
KOTAS, J. E.2008KOTAS, J. E. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; FIEDLER, F. ; Mastrochirico, V. ; SALES, G. . A pesca de emalhe-de-superficie de Santa Catarina direcionada à captura dos tubarões-martelo, Sphyrna lewini (Griffith & Smith 1834) e Sphyrna zygaena (Linnaeus 1758).. Atlântica, v. 30, p. 113-128, 2008.

59.
Souza, TCM2008Souza, TCM ; PETRERE JÚNIOR, M. . Characterization of small-scale fisheries in the Camamu-Almada basin, southeast of Bahia, Brasil.. Brazilian Journal of Biology, v. 68, p. 711-719, 2008.

60.
SMITH, W. S.2008SMITH, W. S. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Spatial and temporal patterns and their influence on fish community at Itupararanga Reservoir, Brazil.. Revista de Biología Tropical, v. 56, p. 2005-2020, 2008.

61.
SÚAREZ, Y. R.2007SÚAREZ, Y. R. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Environmental factors predicting fish community structure in two neotropical rivers in Brazil. Neotropical Ichthyology, v. 5, p. 61-68, 2007.

62.
FERREIRA, F. C.2007FERREIRA, F. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Anthropic effects on the fish community of Ribeirão Claro, Rio Claro, SP, Brazil. Brazilian Journal of Biology, v. 67, p. 23-32, 2007.

63.
PETESSE, Maria Letizia2007PETESSE, Maria Letizia ; PETRERE JÚNIOR, M. ; Spigolon, R J . The hydraulic management of the Barra Bonita reservoir (SP, Brazil) as a factor influencing the temporal succession of its fish community. Brazilian Journal of Biology, v. 67, p. 631-637, 2007.

64.
PEIXER, J.2007PEIXER, J. ; CATELLA, A. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Yield per recruit of the pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) in the pantanal of Mato Grosso do Sul, Brazil. Brazilian Journal of Biology, v. 67, p. 631-637, 2007.

65.
CETRA, M.2007CETRA, M. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Associations between fish assemblage and riparian vegetation in the Corumbataí River Basin (SP). Brazilian Journal of Biology, v. 67, p. 191-195, 2007.

66.
PETESSE, Maria Letizia2007PETESSE, Maria Letizia ; PETRERE JÚNIOR, M. ; Spigolon, R J . Adaptation of the reservoir fish assemblage index (RFAI) for assessing the Barra Bonita reservoir (São Paulo, Brazil). Rivers Research and Applications, v. 23, p. 595-612, 2007.

67.
BATISTA, V. S.2007BATISTA, V. S. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Spatial and temporal distribution of fishing resources exploited by the Manaus fishing fleet, Amazonas, Brazil.. Brazilian Journal of Biology, v. 67, p. 651-656, 2007.

68.
PEIXER, J.2007PEIXER, J. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Hook selectivity of the pacu Piaractus mesopotamicus (holmber, 1887) in the Pantanal of the State of Mato Grosso do Sul, Brazil.. Brazilian Journal of Biology, v. 67, p. 339-345, 2007.

69.
WALTER, T.2007WALTER, T. ; PETRERE JÚNIOR, M. . The small-scale urban reservoir fisheries of Lago Paranoá, Brasília, DF, Brazil. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 67, p. 9-21, 2007.

70.
LEITE JÚNIOR, Nilamon de Oliveira2006LEITE JÚNIOR, Nilamon de Oliveira ; PETRERE JR, M. . Stock assessment and fishery management of the pink shrimp Farfantepenaeus brasiliensis Latreille, 1970 and F. paulensis Pérez-Farfante, 1967 in Southeastern Brazil (23o to 28oS).. Brazilian Journal of Biology, Brasil, v. 66, n.1b, p. 263-277, 2006.

71.
CETRA, M.2006CETRA, M. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Fish-assemblage structure of the Corumbataí river basin, São Paulo State, Brazil: characterization and anthropogenic disturbances.. Brazilian Journal of Biology, Brasil, v. 66, n.2A, p. 431-439, 2006.

72.
SÚAREZ, Y. R.2006SÚAREZ, Y. R. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Gradientes de diversidade nas comunidades de peixes da bacia do rio Iguatemi, Mato Grosso do Sul, Brasil. Iheringia - Série Zoologia, Porto Alegre, v. 96, n.2, p. 197-204, 2006.

73.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL2006PETRERE JÚNIOR, M.; WALTER, T. ; MINTE-VERA, C. V. . Income evaluation of small-scale fishers in two Brazilian urban reservoirs: Represa Billings (SP) and Lago Paranoá (DF). Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 66, p. 817-828, 2006.

74.
LEITE JR, N. O.2006LEITE JR, N. O. ; Petrere, Miguel . Growth and mortalities of the pink-shrimp Fafantepenaeus brasiliensis Latreille, 1970 and F. paulensis Pérez-Farfante, 1967 in Southeast Brazil.. Brazilian Journal of Biology (Impresso), v. 66, p. 523-536, 2006.

75.
CAPELETI, A. R.2006CAPELETI, A. R. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Migration of the curimbatá Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836) (Pisces, Prochilodontidae) at the waterfall ?Cachoeira de Emas? oh the Mogi-Guaçu river ? São Paulo, Brazil.. Brazilian Journal of Biology, v. 66, p. 651-659, 2006.

76.
FREITAS, C. E. C.2005FREITAS, C. E. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; BARRELLA, W. . Natural and artificially-induced habitat complexity and freshwater fish species composition.. Fisheries Management and Ecology, Reino Unido, v. 12, p. 63-67, 2005.

77.
PENNA, M. A. H.2005PENNA, M. A. H. ; VILLACORTA-CORREA, M. A. ; WALTER, T. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Growth of the Tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier) (Characiformes: Characidae): Which is the Best Model?. Brazilian Journal of Biology, v. 65, p. 129-139, 2005.

78.
SÚAREZ, Y. R.2005SÚAREZ, Y. R. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Organização das assembléias de peixes em riachos da bacia do rio Iguatemi, Mato Grosso do Sul. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 27, n.2, p. 161-168, 2005.

79.
FONTELES-FILHO, A.A.2005FONTELES-FILHO, A.A. ; Ximenes-Carvalho, M.O. ; PAIVA, M. P. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Age and growth of brazilian sardinella, Sardinella brasiliensis (Steindachner) (Osteichthyes, Clupeidae), in southeastern Brazil.. Arquivos de Ciências do Mar, v. 38, p. 39-47, 2005.

80.
SÚAREZ, Y. R.2004SÚAREZ, Y. R. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Factors regulating diversity and abundance of fish communities in Pantanal lagoons, Brazil. Fisheries Management and Ecology, Reino Unido, v. 11, p. 45-50, 2004.

81.
LATINI, A. O.2004LATINI, A. O. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Reduction of a native fish fauna by alien species: an example from Brazilian freshwater tropical lakes.. Fisheries Management and Ecology, Inglaterra, v. 11, n.2, p. 71-79, 2004.

82.
PENHA, J. M. F.2004PENHA, J. M. F. ; MATEUS, L. A. F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . A procedure to improve confidence in identification of the first annulus in fin-spines of fishes.. Fisheries Management and Ecology, Inglaterra, v. 11, p. 135-137, 2004.

83.
MATEUS, L. A. F.2004MATEUS, L. A. F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Age, growth and yield per recruit analysis of the pintado Pseudoplatystoma corruscans (Agassiz, 1829) in the Cuiabá river basin, Pantanal Matogrossense, Brazil.. Brazilian Journal of Biology, v. 64, n.2, p. 257-264, 2004.

84.
CAMARGO, S. A. F.2004CAMARGO, S. A. F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Análise de risco aplicada ao manejo precaucionário das pescarias artesanais na região do Reservatório da UHE-Tucuruí (Pará, Brasil).. Acta Amazonica, Brasil, v. 34, n.3, p. 473-485, 2004.

85.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL2004PETRERE JÚNIOR, M.; GIORDANO, L. C. ; MARCO JÚNIOR, P. . Empirical diversity indices applied to forest communities in different successional stages.. Brazilian Journal of Biology, Brasil, v. 64, n.4, p. 841-851, 2004.

86.
MATEUS, L. A. F.2004MATEUS, L. A. F. ; PENHA, J. M. F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Fishing resources in the Rio Cuiabá basin, Pantanal do Mato grosso, Brazil.. Neotropical Ichthyology (Impresso), Brasil, v. 2, n.4, p. 217-227, 2004.

87.
MALHADO, A. C. M.2004MALHADO, A. C. M. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Behaviour of dispersion indices in pattern detection of a populations of angico, Anadenathera peregrina (Leguminosae).. Brazilian Journal of Biology, v. 64, p. 243-249, 2004.

88.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL2004PETRERE JÚNIOR, M.; BARTHEM, R. B. ; CÓRDOBA, E. A. ; GÓMEZ, B. C. . Review of the large catfish fisheries in the upper Amazon and the stock depletion of piraíba (Brachyplatystoma filamentosumLichtenstein). Reviews in Fish Biology and Fisheries, v. 14, p. 403-414, 2004.

89.
BARRELLA, W.2003BARRELLA, W. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Fish community alterations due to pollution and damming in Tietê and Paranapanema rivers (Brazil).. Rivers Research and Applications (Print), v. 19, p. 59-76, 2003.

90.
OKADA, E. K.2003OKADA, E. K. ; AGOSTINHO, A. A. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; PENCSAK, T. . Factors affecting fish diversity and abundance in drying ponds and lagoons in the upper Paraná River basin, Brazil. Ecohydrology & Hydobiology, v. 3, n.1, p. 97-110, 2003.

91.
BATISTA, V. S.2003BATISTA, V. S. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Characterization of the commercial fish production landed at Manaus, Amazonas State, Brazil. Acta Amazonica, v. 33, n.1, p. 53-66, 2003.

92.
CEREGATO, S. A.2003CEREGATO, S. A. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Financial comparisons of artisanal fisheries in the Urubupungá complex in the middle Paraná River (Brazil).. Brazilian Journal of Biology, Brasil, v. 63, n.4, p. 673-682, 2003.

93.
SÚAREZ, Y. R.2003SÚAREZ, Y. R. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Associações de espécies de peixes em ambientes lóticos da bacia do rio Iguatemi, Estado do Matogrosso do Sul. Acta Scientiarum (UEM), Maringá, v. 25, n.2, p. 361-367, 2003.

94.
DEUS, C.P.2003DEUS, C.P. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Seasonal diet shifts of seven fish species in an Atlantic rainforest stream in Southeastern Brazil.. Brazilian Journal of Biology, v. 63, p. 579-588, 2003.

95.
SMITH, W. S.2003SMITH, W. S. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; BARRELLA, W. . The fish fauna in tropical rivers: the case of the Sorocaba river basin, SP, Brazil.. Revista de Biología Tropical, v. 51, p. 769-782, 2003.

96.
FREITAS, C. E. C.2002FREITAS, C. E. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; ABUABARA, M. A. P. . Artificial reefs and their effects on fish assemblages in a Brazilian reservoir and tailrace. Ecohydrology & Hydrobiology, França, v. 2, n.1-4, p. 305-313, 2002.

97.
CEREGATO, S. A.2002CEREGATO, S. A. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Aspectos sócio-econômicos das pescarias artesanais realizadas no Complexo Urubupungá e à sua jusante no rio Paraná. HOLOS Environment (Online), v. 2, p. 1-24, 2002.

98.
Hilsdorf, A.W.S.2002Hilsdorf, A.W.S. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Conservação de peixes na bacia do rio Paraíba do Sul.. Ciência Hoje, v. 30, p. 62-65, 2002.

99.
CAMARGO, S. A. F.2001CAMARGO, S. A. F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Social and financial aspects of the artisanal fisheries of Middle São Francisco river, Minas Gerais, Brazil. Fisheries Management and Ecology, Inglaterra, v. 8, p. 163-171, 2001.

100.
SÚAREZ, Y. R.2001SÚAREZ, Y. R. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; CATELLA, A. C. . Factors determining the structure of fish communities in Pantanal lagoons (MS, Brazil). Fisheries Management and Ecology, Inglaterra, v. 8, p. 173-186, 2001.

101.
CETRA, M.2001CETRA, M. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Small-scale fisheries in the Middle River Tocantins, Imperatriz (MA). Fisheries Management and Ecology, Inglaterra, v. 8, p. 153-162, 2001.

102.
AMARAL, B. D.2001AMARAL, B. D. ; PETRERE JÚNIOR, M. . The alfa and beta diversities in the field assemblages of the Promissão reservoir (SP - Brazil): scales, complexities and ecotone heterogeneity.. Ecohydrolgy & Hidrobiology, Polônia, v. 1, n.1 -2, p. 185-193, 2001.

103.
CASTRO, L. A. B.2001CASTRO, L. A. B. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Sensitivity of the BEAM4 fisheries bioeconomical model to the main biological input parameters. Ecological Modelling, Dinamarca, v. 141, n.1-3, p. 53-66, 2001.

104.
KERR, W. E.2001KERR, W. E. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; DINIZ-FILHO, J. A. F. . Informações biológicas e estimativa do tamanho ideal da colméia para a abelha tiúba do Maranhão (Melipona compressipes fasciculata Smith ? Hymenoptera, Apidae).. Revista Brasileira de Zoologia, v. 18, n.1, p. 45-52, 2001.

105.
FREITAS, C. E. C.2001FREITAS, C. E. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Influence of artificial reefs on fish assemblage of the Barra Bonita Reservoir (São Paulo, Brazil). Lakes & Reservoirs Research and Management, Inglaterra, v. 6, p. 273-278, 2001.

106.
CASTRO, L. A. B.2001CASTRO, L. A. B. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; Comune, A E . A bio-economic appraisal of pair trawl fisheries off southeastern Brazil. Revista Brasileira de Oceanografia, v. 49, p. 39-48, 2001.

107.
SMITH, W. S.2001SMITH, W. S. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Peixes em represas: o caso de Itupararanga.. Ciência Hoje, v. 29, p. 74-77, 2001.

108.
LIMA, A. C.2000LIMA, A. C. ; FREITAS, C. E. C. ; ABUABARA, M. A. P. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; BATISTA, V. S. . On the standardization of the fishing effort. Acta Amazônica, Manaus, v. 30, n.1, p. 167-169, 2000.

109.
ANGELINI, R.2000ANGELINI, R. ; PETRERE JÚNIOR, M. . A model for plankton system of the Broa reservoir, São Carlos, Brazil. Ecological Modelling, Copenhagen, v. 126, p. 131-137, 2000.

110.
MINTE-VERA, C. V.2000MINTE-VERA, C. V. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Artisanal fisheries in urban reservoirs: a case study from Brazil (Billings reservoir, São Paulo Metropolitan region). Fisheries Management and Ecology, Inglaterra, v. 7, p. 537-549, 2000.

111.
SMITH, W. S.2000SMITH, W. S. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Caracterização limnológica da bacia de drenagem do Rio Sorocaba, São Paulo, Brasil.. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 12, p. 15-27, 2000.

112.
VAZ, M. M.1999VAZ, M. M. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; MARTINELLI, L. A. ; Mozeto, A. A. . The dietary regime of detritivorous fish from the River Jacaré Pepira, Brazil.. Fisheries Management and Ecology, v. 6, p. 121-132, 1999.

113.
CAMARGO, S. A. F.1999CAMARGO, S. A. F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . O manejo comunitário de estoques pesqueiros na região de Três Marias, Minas Gerais.. Brazilian Journal of Ecology (Disquete), v. 3, p. 47-52, 1999.

114.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1998 PETRERE JÚNIOR, M.; WELCOMME, R. L. ; PAYNE, A. I. . Comparing river basins world-wide and contrasting inland fisheries in Africa and Central Amazonia. Fisheries Management and Ecology, v. 5, p. 97-106, 1998.

115.
CATELLA, A. C.1998CATELLA, A. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Body shape and food habits of fish from Baía da Onça, a Pantanal flood plain lake, Brazil.. Verhandlungen - Internationale Vereinigung fur Theoretische und Angewandte Limnologie / Proceedings of the International Association of Theoretical an, v. 26, p. 2203-2208, 1998.

116.
MARTINELLI, N. M. C.1998MARTINELLI, N. M. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Morphometrics relationships and indirect determination of the length frequency structure of the pirarucu Arapaima gigas (Cuvier) in Brazilan Amazonia.. Fisheries Management and Ecology, UK, v. 6, p. 233-240, 1998.

117.
ABUABARA, M. A. P.1997ABUABARA, M. A. P. ; PETRERE JUNIOR, M. . Analysis of catch and effort data of the longline fisheries of tuna in the South Atlantic Ocean from 1974 to 1990.. Iccat Collective Volume Of Scientific Papers, v. 66, n.4, p. 257-267, 1997.

118.
MINTE-VERA, C. V.1997MINTE-VERA, C. V. ; CAMARGO, S. A. F. ; BUBEL, A. P. M. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Artisanal fisheries in a urban reservoir: Billings case (metropolitan region of São Paulo).. Brazilian Journal of Ecology, v. 1, p. 143-147, 1997.

119.
MONTAG, L. F. A.1997MONTAG, L. F. A. ; SMITH, S. W. ; BARRELLA, W. ; PETRERE JÚNIOR, M. . As influências e as relações das matas ciliares nas comunidades de peixes do Estado de São Paulo.. Brazilian Journal of Ecology, v. 1, p. 76-80, 1997.

120.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1996PETRERE JÚNIOR, M.; ABUABARA, M. A. P. . A simple deterministic model for calculating the total mortality (Z) of fish populations in floodplain lakes without any information about growth parameters.. Fisheries Management and Ecology, v. 3, p. 93-95, 1996.

121.
ANGELINI, R.1996ANGELINI, R. ; PETRERE JÚNIOR, M. . The ecosystem of Broa reservoir, São Paulo State, Brazil, as described using the ECOPATH.. Naga (Yaounde), v. 2, n.19, p. 36-41, 1996.

122.
CATELLA, A. C.1996CATELLA, A. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Feeding patterns in a fish community of Baia da Onça, a floodplain lake of the Aquidauana River, Pantanal, Brazil.. Fisheries Management and Ecology, v. 3, p. 229-237, 1996.

123.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1995PETRERE JÚNIOR, M.. A pesca de água doce no Brasil.. Ciência Hoje, v. 19, p. 28-33, 1995.

124.
RIBEIRO, M.C.L.B1995RIBEIRO, M.C.L.B ; PETRERE JÚNIOR, M. ; JURAS A. A. . Ecological integrity and fisheries ecology of the Araguaia-Tocantins river basin, Brazil.. Regulated Rivers, v. 11, p. 325-350, 1995.

125.
BARCO, M. B. V.1994BARCO, M. B. V. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Crecimiento del bocachico Prochilodus magdalenae Steindachner 1878 (Prochilodontidae), y su relacion con el regimen hidrologico en la parte baja de la cuenca del rio Magdalena (Colombia).. BOLETIM CIENTIFICO DO INPA, v. 2, p. 136-152, 1994.

126.
BARRELLA, W.1994BARRELLA, W. ; BEAUMORD, A. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Comparison between the fish communities of Manso river (MT) and Jacaré Pepira river (SP), Brazil.. ACTA BIOLOGICA VENEZUELICA, Venezuela, v. 15, n.2, p. 11-20, 1994.

127.
BEAUMORD, A. C.1994BEAUMORD, A. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Fish communities of Manso river, Chapada dos Guimarães, MT, Brazil.. ACTA BIOLOGICA VENEZUELICA, VENEZUELA, v. 15, n.2, p. 21-35, 1994.

128.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1994PETRERE JÚNIOR, M.; RIBEIRO, M.C.L.B . The impact of a large tropical hydroelectric dam: the case of Tucuruí in the middle river Tocantins.. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 5, p. 123-133, 1994.

129.
BARCO, M. V.1993BARCO, M. V. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; VILLAREAL, V. M. ; URIBE, G V . Parametros poblacionales (mortalidad, rendimento máximo sostenible) y estado de explotación del bocachico Prochilodus magdalenae (Steindachner, 1878; Prochilodontidae) del Bajo Río Magdalena (Colombia). Saber Científico, v. 1, p. 43-60, 1993.

130.
ANGELINI, R.1992ANGELINI, R. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; CANTELMO, O. A. ; PETRERE JUNIOR, M. . Determinação da taxa de consumo de ração pelo pacu Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887, com diferentes tamanhos e sob distintas temperaturas.. Boletim Técnico do Cepta, Pirassununga, v. V, p. 11-22, 1992.

131.
ANGELINI, R.1992ANGELINI, R. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; LUCAS, A. F. B. ; BORTOLIN, R. C. ; MARCO, P. . Ajuste do modelo de regressão periódica para predizer a temperatura média mensal da água em viveiros do CEPTA (Pirassununga, SP, Brasil).. Boletim Técnico do Cepta, Pirassununga, v. 5, p. 31-39, 1992.

132.
ANGELINI, R.1992ANGELINI, R. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Simulação da produção do pacu Piaractus mesopotamicus em viveiros de piscicultura.. Boletim Técnico do Cepta, Pirassununga, v. 5, p. 41-55, 1992.

133.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1991PETRERE JÚNIOR, M.; BAYLEY, P. B. ; PAULA, G. A. . Influential analysis of individual growth rates from five populations of Prochilodus spp. (Characoidei, Osteichtyes) in South America.. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Sér Zool, v. 7, n.2, p. 125-142, 1991.

134.
BARTHEM, R. B.1991BARTHEM, R. B. ; RIBEIRO, M.C.L.B ; PETRERE JÚNIOR, M. . Life strategies of some long-distance migratory catfish in relation to hydroelectric dams in the Amazon basin.. Biological Conservation, v. 55, p. 339-345, 1991.

135.
RIBEIRO, M. C. L. B.1990RIBEIRO, M. C. L. B. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Fisheries ecology and management of the jaraqui (Semaprochilodus taeniurus, S. insignis) in Central Amazonia.. REGULATED RIVERS: RESEARCH & MANAGEMENT, v. 5, p. 195-215, 1990.

136.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1990PETRERE JÚNIOR, M.. Notas sobre a pesca dos índios Kayapó da Aldeia de Gorotire, Rio Fresco, Pará.. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi. Antropologia, v. 6, p. 5-17, 1990.

137.
BAYLEY, P. B.1989BAYLEY, P. B. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Amazon Fisheries: assessment methods, current status and management options.. Canadian special publication of fisheries and aquatic sciences, v. 106, p. 385-398, 1989.

138.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1989PETRERE JÚNIOR, M.. River fisheries in Brazil: a review. Regulated Rivers, v. 4, p. 1-16, 1989.

139.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1986PETRERE JÚNIOR, M.. Amazon fisheries. II - Variations in the relative abundance of tucunaré? (Cichla ocellaris, C. temensis) based on catch and effort data of trident fisheries.. AMAZONIANA, v. 10, p. 1-13, 1986.

140.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1986PETRERE JÚNIOR, M.. Amazon fisheries. I - Variations in the relative abundance of tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier,1818) based on catch and effort data of the gill-net fisheries.. AMAZONIANA, v. 9, p. 527-547, 1986.

141.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1985PETRERE JÚNIOR, M.. The variance of the index (R) of aggregation of Clark and Evans.. OECOLOGIA, Berlin, v. 68, p. 158-159, 1985.

142.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1985PETRERE JÚNIOR, M.. A pesca comercial no rio Solimões ? Amazonas e seus afluentes: análise de informes do pescado desembarcado no Mercado Municipal de Manaus (1976 - 1978).. Ciência e Cultura, v. 37, p. 1987-1999, 1985.

143.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1985PETRERE JÚNIOR, M.. Migraciones de peces de agua dulce en América Latina: algunos comentários. COPESCAL Doc.Ocas, v. 1, p. 1-11, 1985.

144.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1983PETRERE JÚNIOR, M.. Yield per recruit of the tambaqui, Colossoma macropomum Cuvier in the Amazonas State, Brasil.. Journal Fisheries Biology, v. 22, p. 133-144, 1983.

145.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1983PETRERE JÚNIOR, M.. Relationships among catches, fishing effort and river morphology for eight rivers in Amazonas State (Brazil), during 1976 - 1978.. AMAZONIANA, v. 8, p. 281-296, 1983.

146.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1979PETRERE JÚNIOR, M.. Notas biométricas sobre Liolaemus lutzae, Mertens 1938 (Sauria-Iguanidae).. Papéis Avulsos de Zoologia (USP.Museu de Zoologia. Impresso), v. 32, p. 201-204, 1979.

147.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1978PETRERE JÚNIOR, M.. Pesca e esforço de pesca no Estado do Amazonas. I. Esforço e captura por unidade de esforço.. Acta Amazonica, v. 8, n.3, p. 439-454, 1978.

148.
PETRERE JÚNIOR, M.;Petrere, Miguel;JUNIOR, MIGUEL PETRERE;PETRERE, M.;Miguel Petrere Jr;PETRERE-JUNIOR, MIGUEL;PETRERE JÚNIOR, MIGUEL1978PETRERE JÚNIOR, M.. Pesca e esforço de pesca no Estado do Amazonas. II Locais, aparelhos de captura e estatística de desembarque.. Acta Amazonica, v. 8, n.2 (3), p. 1-54, 1978.

149.
GIUGLIANO, R.1978GIUGLIANO, R. ; SHRIMPTON, R. ; ARKCOLL, D.B. ; GIUGLIANO, L.G. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Diagnóstico da realidade alimentar e nutricional do Estado do Amazonas.. Acta Amazonica (Impresso), v. 8, p. 1-54, 1978.

150.
SCHUBART, H.1976SCHUBART, H. ; JUNK, W.J. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Sumário de Ecologia Amazônica.. Ciência e Cultura, v. 28, p. 507-509, 1976.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PETRERE JÚNIOR, M.. O Setor Pesqueiro na Amazônia: Situação Atual e tendências.. Manaus: Manaus: IBAMA - ProVárzea, 2007. v. 1. 120p .

2.
PETRERE JÚNIOR, M.; AZEVEDO, V.G. ; SANTOS, S. ; PETRERE JUNIOR, M. . A pesca de emalhe e de espinhel-de-superfíce na Região Sudeste-Sul do Brasil.. São Paulo: São Paulo: Instituto Oceanográfico ? USP (Série documentos REVIZEE: Score Sul), 2005.

3.
PETRERE JÚNIOR, M.; AMARAL, B.D. ; MARTINS, E.V. ; SARAIVA, S.Z. . Rede de Pesca e Aqüicultura da Amazônia ? REPAQ: Projeto Executivo. Belém: Belém: Sudam/Oea, 2000. 86p .

4.
ABUABARA, M. A. P. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Estimativas da Abundância de Populações Animais: Introdução Às Técnicas de Captura-Recaptura.. 1a. ed. Maringá: EDUEM/Nupélia, 1997. 161p .

5.
PETRERE JÚNIOR, M.; RIBEIRO, M.C.L.B. ; AGOSTINHO, A..A. ; LEITE, M.N.A.V. ; PROENÇA, C.E.M. ; MAIA, E.P. . Diretrizes Ambientais para o Setor Pesqueiro: Diagnóstico e Diretrizes para a Aqüicultura.. Brasília: Brasília: MMA, 1997. 60p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEIXER, J. ; GIACOMIMI, H. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Valoração ambiental da Chachoeira de Emas. In: Alexandre Rivas. (Org.). Economia e valoração de serviços ambientais utilizando técnicas de preferências declaradas. 1ed.Manaus, AM: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2014, v. , p. 231-248.

2.
Rojas, B.L.B ; CAMARGO, S. A. F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . O Manejo de Recursos Pesqueiros. In: Serguei Aily Franco de Camargo; Thaísa Rodrigues Lustosa de Camargo. (Org.). Direito, Política e Manejo Pesqueiro na Bacia Amazônica. 1ed.São Carlos/SP: RIMA Editora, 2012, v. , p. 59-78.

3.
Rojas, B.L.B ; CAMARGO, S. A. F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Síntese Histórica sobre o Manejo Pesqueiro na Amazônia Brasileira. In: Serguei Aily Franco de Camargo; Thaísa Rodrigues Lustosa de Camargo. (Org.). Direito, Política e Manejo Pesqueiro na Bacia Amazônica. 1ed.São Carlos/SP: RIMA Editora, 2012, v. , p. 79-94.

4.
PETRERE JÚNIOR, M.. Descrição da Pesca de Pequena Escala na Ilha de São Tomé. In: Norma Valencio; Jacy Braga Rodrigues. (Org.). São Tomé e Príncipe, África - Desafios Socioambientais no Alvorecer do Sec XXI - vol. II. 1ed.São Carlos: RiMa Editora, 2010, v. II, p. 89-97.

5.
Beltran-Pedreros, S. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Fishery activity impact on the Sotalia populations from the amazon mouth.. In: Ruiz-Garci, M.; Shostell, J.. (Org.). Biology, Evolution and Conservation of River Dolphins within South America and Asia. Wildlife Protection, Destruction and Extinction Series.. New York: New York: Nova Sciencie Publishers, Inc., 2010, v. 11, p. 221-235.

6.
Beltran-Pedreros, S. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; Filgueiras-Henriques, L. A. . Ethnoecology of Sotalia guianensis (Gervais, 1853) in the amazon estuary.. In: Ruiz-Garci, M.; Shostell, J.. (Org.). Biology, Evolution and Conservation of River Dolphins within South America and Asia. Wildlife Protection, Destruction and Extinction Series.. New York: New York: Nova Sciencie Publishers, Inc., 2010, v. 13, p. 247-260.

7.
PETRERE JÚNIOR, M.; ANGELINI, R. . Análise trófica de dois ambientes em lagos de várzea amazônicos. In: Therezinha de Jesus Pinto Fraxe;Antônio Carlos Witkoski;Suzy Cristina Pedroza da Silva. (Org.). A Pesca na Amazônia Central. 1ed.Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2009, v. 1, p. 291-313.

8.
LATINI, A. O. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Which factors determine non-indigenous fish dispersal? A study of red piranha in tropical Brazilian waters.. In: Francesca Gherardi. (Org.). Biological Invaders in Inland Waters - Profiles, Distribution and Threats. 1ed.Amsterdã: Springer, 2007, v. 2, p. 415-422.

9.
PETRERE JÚNIOR, M.; BATISTA, V. S. ; FREITAS, C. E. C. ; ALMEIDA, O. T. ; SURGIK, A. C. S. . Amazônia: ambientes, recursos e pesca.. In: Miguel Petrere Júnior. (Org.). O Setor Pesqueiro na Amazônia: Situação Atual e tendências.. Manaus: Manaus: IBAMA - ProVárzea, 2007, v. , p. 11-17.

10.
PETRERE JÚNIOR, M.; PETRERE JUNIOR, M. ; AZEVEDO, V.G. ; MAZZOLENI, R. ; SANTOS, S. . Diagnóstico do estoque e ordenações para o ordenamento da pesca de Sphyrna lewini (Griffith & Smith, 1834).. In: ROSSI-WONGTSCHOWSKI, C.L.B.; ÁVILA-DA-SILVA, A.O.; CERGOLE, M.C.. (Org.). Análise das principais pescarias comerciais da região Sudeste-Sul do Brasil: dinâmica populacional das espécies em explotação-II.. São Paulo: São Paulo: Instituto Oceanográfico ? USP (Série documentos REVIZEE: Score Sul), 2006, v. , p. 1-96.

11.
JIMÉNEZ-SEGURA, F.F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . As desovas de peixes no alto-médio São Francisco.. In: Godinho, H.P.; Godinho, A.L.. (Org.). Águas, peixes e pescadores do São Francisco das Minas Gerais.. Belo Horizonte: Belo Horizonte: PUC Minas, 2003, v. 1, p. 373-387.

12.
SMITH, W. S. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; ROCHA, O. . Fishing modification due to dam, pollution and introduction fish species in the Tietê River, SP, Brazil.. In: BREBBIA, C.A.. (Org.). River Basin Management II.. : Series: Progress in Water Resources, 2003, v. 7, p. 389-398.

13.
PETRERE JÚNIOR, M.; AGOSTINHO, A. A. ; OKADA, E. K. ; JÚLIO JÚNIOR, H.F. . Review of the fisheries in the Brazilian portion of the Paraná/Pantanal basin.. In: COWX, I.G.. (Org.). Management and Ecology of Lake and Reservoir Fisheries.. 1ed.Londres: Bodman, UK: Fishing News Books, 2002, v. , p. 123-143.

14.
BARTHEM, R.B. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; ISAAC, V. ; RIBEIRO, M.C.L.B. ; MCGRATH, D.G. ; VIEIRA, I.J.A. ; BARCO, M.V. . A pesca na Amazônia: problemas e perspectivas para seu manejo.. In: PADUA, C.V.; BODMER, R.E.. (Org.). Manejo e Conservação de Vida Silvestre no Brasil.. Belém (PA): Belém (PA): MCT-CNPq, Sociedade Civil Mamirauá, 1997, v. , p. 173-185.

15.
OKADA, E. K. ; AGOSTINHO, A. A. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Catch and effort data and the management of the commercial fisheries of Itaipu reservoir in the upper Paraná river, Brazil.. In: COWX, I.G.. (Org.). Stock Assessment in Inland Fisheries.. 1aed.Bodman - UK: Bodman, UK: Fishing News Books, 1996, v. , p. 154-161.

16.
PAIVA, M. P. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; PETENATE, A. J. ; NEPOMUCENO, F. H. ; VASCONCELOS, E. A. . Relationships between the number of predatory fish species and fish yield in large north-eastern Brazilian reservoirs.. In: COWX, I.G.. (Org.). Rehabilitation of Freshwater Fisheries. 1ed.Bodman, UK: Bodman, UK: Fishing News Books, 1994, v. 1, p. 120-129.

17.
BARRELLA, W. ; PETRERE JÚNIOR, M. . The influence of environmental factors on fish community structure in the Jacaré Pepira River, Brazil.. In: COWX, I.G.. (Org.). Rehabilitation of Freshwater Fisheries.. Bodman, UK: Bodman, UK: Fishing News Books, 1994, v. 1, p. 161-170.

18.
AGOSTINHO, A. A. ; JÚLIO JÚNIOR, H.F. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Itaipu reservoir (Brazil): impacts of the impoundment on the fish fauna and fisheries.. In: COWX, I.G.. (Org.). Rehabilitation of Freshwater Fisheries.. 1ed.Bodman, UK: Bodman, UK: Fishing News Books, 1994, v. 1, p. 171-184.

19.
PETRERE JÚNIOR, M.. A Pesca do Jaraqui.. In: WITTER, G.P.. (Org.). Cartilha da Amazônia: Livro do Professor.. Manaus: Manaus: INPA/CNPq, 1979, v. , p. 159-160.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GIACOMIMI, H. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Predicting species invasion success and impacts on individual-based modeled fish communities. In: 96th Esa Annual Meeting, 2011, Austin, Texas. 96th ESA Annual Meeting, 2011.

2.
PETRERE JÚNIOR, M.. A situação da pesca no mundo. In: Congresso Latino Americano de Biomatemática, 2001, Campinas. Proceedings do Congresso Latino Americano de Matemática. Campinas (SP): Campinas: X ALAB-ELAEM, UNICAMP (SP), 2001. p. 96-102.

3.
BARTHEM, R. B. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Fisheries and population dynamics of the freshwater catfish Brachyplatystoma vaillantii in the Amazon estuary.. In: PROCEEDINGS OF THE WORLD FISHERIES CONGRESS, 1, 1995, New Delhi. Condition of the World's Aquatic Habitats. New Delhi: Oxford & IBH Publishing Co. PVT. LTD., 1992. v. 1. p. 329-340.

4.
AMARAL, B. D. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Habitats e fatores físico-químicos relacionados às comunidades de peixes do reservatório da UHE Mário Lopes Leão - Promissão (SP).. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, 1, 1994, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Brasileiro de Ciências Ambientais.. Rio de Janeiro: UFRJ, COPPE, PANGEA, 1994. v. 1. p. 277-293.

5.
CETRA, M. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; PAGANO, S. N. ; MARCO JÚNIOR, P. . Relação espécie-abundância e diversidade de uma floresta mesófila semidecídua (Rio Claro - SP).. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, 1, 1994, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro Brasileiro de Ciências Ambientais. Rio de Janeiro: UFRJ, COPPE, PANGEA, 1994. v. 1. p. 846-862.

6.
PETRERE JÚNIOR, M.; RIBEIRO, M.C.L.B . The impact of a large tropical hydroelectric dam: the case of Tucuruí in the middle river Tocantins.. In: Workshop: Brazilian Programm on Conservation and Management of Inland Waters, 1994, Belo Horizonte. Acta Limnologica Brasiliensia. Belo Horizonte (MG): Fundação Biodiversitas - Sociedade Brasileira de Limnologia, 1994.

7.
PETRERE JÚNIOR, M.; AGOSTINHO, A. A. . La pesca en el tramo brasileño del rio Paraná. In: Reunião do Grupo de Trabalho sobre Recursos Pesqueiros, 1993, Montevideo. Comision de Pesca Continental para América Latina. Montevideo: Roma: FAO Informe de Pesca, 1993. p. 52-72.

8.
PETRERE JÚNIOR, M.. A pesca no Pantanal. In: Reunion de Miembros Sudamericanos de la UICN, 1992, Paraty. Memórias do II Seminário Regional de Humedales. Paraty (SP): Programa de Humedales, 1992. p. 79-85.

9.
PETRERE JÚNIOR, M.. Pesca na Amazônia. In: Seminário Internacional sobre Meio Ambiente, Pobreza e Desenvolvimento da Amazônia-Simdamazônia, 1992, Belém. Anais Seminário Internacional sobre Meio Ambiente, Pobreza e Desenvolvimento da Amazônia. Belém (PA): PRODEPA, 1992. p. 72-77.

10.
PETRERE JÚNIOR, M.. A ecologia quantitativa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 10, 1992, Rio de Janeiro. Atas dos Artigos Técnicos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1992. p. 270-288.

11.
PETRERE JÚNIOR, M.. As comunidades humanas ribeirinhas da Amazônia e suas transformações sociais. In: Encontro de Ciências Sociais e o Mar no Brasil, 1990, São Paulo. Populações Humanas, Rios e Mares da Amazônia: Coletânia de trabalhos apresentados no IV Encontro de Ciências Sociais e o Mar no BrasilIV. São Paulo: PPCAUB, 1990. p. 31-68.

12.
BEGOSSI, A. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Utilização de recursos aquáticos e tecnologia entre pescadores do Médio Tocantins (GO e MA). In: Encontro de Ciências Sociais e o Mar no Brasil, 1988, São Paulo. Programa de Pesquisa e Conservação de Áreas Úmidas no Brasil. São Paulo: IO/USP, 1988. p. 158-168.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, U. P. ; FERREIRA, F. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Fish assemblage structure at Paineiras Reservoir, a Small Hydropower Plant in the High Paranapanema River Basin. In: I Simpósio Internacional de Ecologia, 2011, São Carlos, SP. Anais do I Simpósio Internacional de Ecologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2011., 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, U. P. ; FERREIRA, F. C. ; PETRERE JÚNIOR, M. . ECOLOGIA ALIMENTAR DA ICTIOFAUNA DOS RESERVATÓRIOS DE DUAS PCHS NA BACIA DO ALTO PARANAPANEMA (SP). In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus, AM. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, Centro de Convenções Studio 5, Manaus, AM, 2011., 2011.

2.
LEITE JR, N. O. ; Petrere, Miguel . Estudo Preliminar da pesca Industrial do Camarão-Rosa (Farfantepenaeus brasiliensis e Farfantepenaeus paulensis) nas regiões Sudeste e sul do Brasil (23o a 28o S). In: I Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2000, São Pedro. Anais do I Congresso Brasileiro sobre Crustáceos promovido pela Sociedade Brasileira de Carcinologia, 2000.

Outras produções bibliográficas
1.
KOTAS, J. E. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; AZEVEDO, V. G. ; MAZZOLENI, R. ; SANTOS, S. . Diagnóstico do estoque e orientações para o ordenamento da pesca de Sphyrna lewini (Griffith & Smith, 1834).. São Paulo: IOUSP - Série documentos Revizee: Score Sul, 2006 (Livreto).

2.
KOTAS, J. E. ; PETRERE JÚNIOR, M. ; AZEVEDO, V. G. ; SANTOS, S. . A pesca de emalhe e de espinhel-se-superfície na Região Sudeste-Sul do Brasil.. São Paulo: IOUSP, 2005 (Livreto).

3.
PETRERE JÚNIOR, M.; AMARAL, B. D. ; MARTINS, E. V. ; SARAIVA, S. Z. . Rede de Pesca e Aquicultura da Amazônia - REPAQ: Projeto Executivo.. Belém: SUDAM, 2000 (Livreto).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PETRERE JÚNIOR, M.. Barrier effect of mainstream dams to fish migration in the Mekong River and possibilities for mitigation. 2008.

2.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor ad hoc da EDUEM - Editora da Universidade de Maringá. 2006.

3.
PETRERE JÚNIOR, M.. Assessor científico do Museu Paraense Emílio Goeldi. 2005.

4.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor ad hoc da Revista Atlântica, FURG.. 2004.

5.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor da Global International Waters Assessment. 2003.

6.
PETRERE JÚNIOR, M.. Assessor científico da Revista Holos Environment, do CEA-UNESP. 2002.

7.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor da Organización de Los Estados Americanos.. 1999.

8.
PETRERE JÚNIOR, M.. Assessor científico da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. 1998.

9.
PETRERE JÚNIOR, M.. Programa piloto para a proteção das florestas tropicais do Brasil (PP/G7). 1997.

10.
PETRERE JÚNIOR, M.. Conservação e Manejo de Ambientes e Recursos Naturais SEP- EMBRAPA - Recursos Naturais: Avaliação, Manejo e Recuperação.. 1997.

11.
PETRERE JÚNIOR, M.. Projeto BRA/94/016 para formulação e implementação de políticas públicas compatíveis com os princípios de desenvolvimento sustentável.. 1997.

12.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor ad hoc do CNPq no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT III). 1997.

13.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC).. 1996.

14.
PETRERE JÚNIOR, M.. Projeto Jamuna Bridge Bangladesh Expert Advice Fisheries. 1995.

15.
PETRERE JÚNIOR, M.. Projeto BRA/90/005: Apoio ao Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal para Coordenação e Consolidação do Gerenciamento Ambiental. 1995.

16.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). 1995.

17.
PETRERE, M. ; PETRERE JÚNIOR, M. . Comments On The Third Fisheries Project Monitoring System Of Catch And Effort Data In Bangladesh. Relatório de Consultoria Ao The World Bank, Dhaka, Bangladesh, 12pp.. 1994.

18.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor da Editora UFMS. 1994.

19.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor ad hoc da FAPERGS. 1994.

20.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor ad hoc do Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária, da EMBRAPA e do CNPGL.. 1994.

21.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consultor ad- hoc do Fundo Nacional do Meio Ambiente. 1993.

22.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consulta de documentos sobre os recursos pesqueiros de La Cuenca Del Plata. 1993.

23.
PETRERE JÚNIOR, M.. Programa de Pesquisa e Conservação de Áreas Úmidas no Brasil. 1992.

24.
PETRERE JÚNIOR, M.. Consulta de Expertos sobre Planificación de la Ordenación de los Recursos Vivos Aquáticos de la Cuenca Amazônica. 1991.

25.
PETRERE JÚNIOR, M.. Membro da Assessoria Científica da Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina. 1990.

26.
PETRERE JÚNIOR, M.. Brazil Itaparica Resettlement. 1986.

27.
PETRERE JÚNIOR, M.. Third Session of the Working Party on Fishery Resources of the Commission for Inland Fisheries for Latin America (COPESCAL) - FAO. 1985.

Trabalhos técnicos
1.
PETRERE JÚNIOR, M.. Implementação do Plano de Ação Nacional para Adaptação às Mudanças Climáticas da República Democrática de São Tomé e Príncipe: análise dos desafios institucionais. 2008.

2.
PETRERE JÚNIOR, M.. Convidado pela National Geographic Society a avaliar a proposta do Committee for Research and Exploration. 1993.


Demais tipos de produção técnica
1.
PETRERE JÚNIOR, M.. Manejo de Stock Pesqueros. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PETRERE JÚNIOR, M.. Construção de Indicadores Socioambientais para o Monitoramento de Unidades de Conservação da Amazônia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CETRA, M.; PETRERE JÚNIOR, M.; FERREIRA, Fábio Cop. Participação em banca de Bruna Botti Cruz. Hierarquia ambiental e a ictiofauna de riachos de cabeceira da Bacia do Rio Sorocaba. 2013. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
CETRA, M.; Miguel Petrere Jr; FERREIRA, F. C.. Participação em banca de Bruna Botti Cruz. ?Hierarquia Ambiental e a Ictiofauna de riachos de cabeceira da Bacia do Rio Sorocaba (SP ? Brasil). 2013. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
CETRA, M.; Miguel Petrere Jr. Participação em banca de Fernanda Ayumi Teshima. Ecologia das assembleias de peixes do Parque Estadual do Jurupará (PEJU, SP). 2013. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
PETRERE JÚNIOR, M.; TRINCA, L.A.; BATISTA, J.L.F.. Participação em banca de Davi Butturi Gomes. Agregação e viés em medidas de diversidade: uma abordagem computacional intensiva. 2011. Dissertação (Mestrado em Biometria) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
PETRERE JÚNIOR, M.; OLIVEIRA, J.A.; CAMARGO, S. A. F.. Participação em banca de Moysés Alencar de Carvalho. Meio Ambiente e Patrimônio cultural: indicações geográficas de produtos e serviços amazônicos como elementos de proteção jurídica. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

6.
PETRERE JÚNIOR, M.; CAMARGO, S. A. F.; BARBOSA, W.A.. Participação em banca de Bernardo Cecílio da Fonseca. Tributação Ambiental: a parcela dos municípios na proteção ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

7.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de José Rogério de Sousa Mendes. ''MEIO AMBIENTE E PARTICIPAÇÃO POPULAR'' (Exame de Qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

8.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Luciano Moura Maciel. ''AS CHAMADAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU E O MERCADO: dilema entre a proteção do conhecimento tradicional e a sujeição jurídica'' (Exame de Qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

9.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Penélope Aryadne Antony Lira. "O PRINCÍPIO DA CIDADE SUSTENTÁVEL NA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA: ESTUDO DE CASO DE MANAUS'' (Exame de Qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

10.
PETRERE JÚNIOR, M.; CAMARGO, S. A. F.; PEREIRA, L.O.. Participação em banca de Josinete Sousa Lamarão. Pluralismo jurídico: a experiência jurídica na reserva Tapajós-Arapinus. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

11.
PETRERE JÚNIOR, M.; SALEME, E.R.; BADR, E.. Participação em banca de Miguel Angelo Feitosa Melo. A tributação como instrumento de sustentabilidade urbano-ambiental. 2010. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas.

12.
CETRA, M.; PETRERE JÚNIOR, M.; CAMPIOLO, S.; SCHILLING, A. C.. Participação em banca de Caroline Chaves Arantes. Ecologia do pirarucu Arapaima gigas (Schinz, 1822) na várzea da Reserva Mamirauá, Amazonas, Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Zoologia Aplicada) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

13.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Juliano Ribas Ignêz. Conhecimento ecológico de pesca pelos pescadores da comunidade do Estirão Comprido, Pantanal Matogrossense. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

14.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Flávia Kelly Siqueira de Souza. Diversidade alfa e beta das assembléias de peixes de lagos de várzea no médio rio Solimões (Amazonas-Brasil). 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

15.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Rodrigo de Oliveira Campos. Análise quantitativa dos dados de captura e esforço de pesca das principais pescarias de pequena-escala praticadas na Baía de Todos os Santos e Baixo Sul do estado da Bahia. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

16.
PETRERE JÚNIOR, M.; CETRA, M.; SÚAREZ, Y. R.. Participação em banca de Fabio Cop Ferreira. Ictiofauna de riachos na planície costeira de bacia do rio Itanhaém, litoral sul de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Marília Cunha Botelho. A pesca comercial dos "tucunarés" Cichla spp. (Perciformes, Cichlidae) no reservatório da UHE-Tucuruí, rio Tocantins, PA. 2007. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

18.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Rodrigo Ferreira Morais. Conhecimento ecológico tradicional da pesca pela comunidade Cuiabá Mirim - Barão de Melgaço, Pantanal Mato-Grossense, Mato Grosso. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

19.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Sandro Luiz Netto. Pesca profissional versus pesca esportiva: diferenças e semelhanças entre as modalidades de pesca no Pantanal Matogrossense, Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

20.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Henrique Correa Giacomini. A vulnerabilidade da ictiofauna à invasão por espécies de peixes: um modelo baseado no indivíduo.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

21.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Julia Myriam de Almeida Pereira. A atividade pesqueira na represa do Lobo-Broa (Itirapina, Brotas - SP): caracterização e composição de captura.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

22.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de José Julio de Toledo. Crescimento e interação entre Salvina auriculata Aubl. e Azolla caroliniana Willd. sob baixa e alta disponibilidade de nutrientes. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

23.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de José Maria de Souza da Conceição. Estrutura populacional e distribuição espaço-temporal de Cetengraulis edentulus no Saco dos Limões, Baía Sul, Florianópolis, SC. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade do Vale do Itajaí.

24.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Janice Peixer. Seletividade de anzol e o rendimento por recruta do pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

25.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Venâncio Guedes de Azevedo. Aspectos biológicos e dinâmica das capturas do tubarão-azul (Prionace glauca) realizados pela frota espinheleira de Itajaí - SC, Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

26.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Charles Henry Faria Júnior. Aspectos da composição dos fatores econômicos, capital imobilizado e renda na pesca que abastece Manaus, Amazonas. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

27.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de José Dias Neto. Gestão dos recursos pesqueiros marinhos no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

28.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Daniela Castellani. Caracterização da piscicultura na região do Vale do Ribeira - SP e seus impactos nos recursos hídricos. 2002. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

29.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Anderson Oliveira Latini. O efeito da introdução de peixes exóticos nas populações nativas das lagoas do Parque Estadual do Rio Doce, MG.. 2001. Dissertação (Mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

30.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Silvia Regina Travaglia Cardoso. Estratégias reprodutivas de Bothrops jararaca (Serpentes: Viperidae). 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade de São Paulo.

31.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Alfredo Perez Lozano. Idade e crescimento da piracatinga Colophysus macropterus, Lichteinstein, 1819 (Pisces: Pimelodidae), na Amazônia Central. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

32.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Luz Fernanda Jimenes Segura. Distribuição horizontal do ictioplâncton no médio São Francisco, Minas Gerais, Brasil.. 2000. Dissertação (Mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

33.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Keid Nolan Silva Sousa. O rendimento pesqueiro em sistemas lacustres da Amazônia Central. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

34.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Elisabeth Farias Vieira. Determinação da idade e do crescimento do jaraqui de escama grossa Semaprochilodus insignis na Amazônia Central. 1999. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

35.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Welber Senteio Smith. A estrutura da comunidade de peixes da bacia do rio Sorocaba em diferentes situações ambientais.. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

36.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Murilo Sérgio Drummond. Dinâmica dos genes em populações de Hymenoptera e suas implicações no processo de socialização. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Genética)) - Universidade de São Paulo.

37.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Fábio Edir do Santos Costa. Biologia pesqueira da albacora de laje Thunnus albacares (Bonnaterre, 1788) nas regiões sudeste e sul do Brasil (Teleostei-Scombridae). 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

38.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Luciano Dalla Rosa. Estimativa do tamanho da população de botos Tursiops truncatus, do estuário da Lagoa dos Patos, RS, a partir da foto-identificação de indivíduos com marcas naturais e da aplicação de modelos de marcação-recaptura. 1999. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

39.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Yule Roberta Ferreira Nunes. Estrutura e dinâmica de uma população de Cariniana estrellensis (Lecythidaceae) na área de proteção especial do Barreiro, Belo Horizonte, Minas Gerais.. 1999. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

40.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Sergio Luíz dos Santos Tutui. Análise da capturabilidade em espinhel de fundo no Sudeste do Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

41.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Luiz Rodolfo Ferreira da Costa. Subsídios ao manejo do tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818) na várzea do médio rio Solimões: pesca, dinâmica de população, estimativa de densidade e dispersão. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

42.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Sandra Beltran Pedreros. Captura acidental de Sotalia fluviatilis (Gervais, 1853) na pescaria artesanal do estuário amazônico. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

43.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Juan Carlos Alonso. Pesca e esforço de pesca dos grande bagres (Siluriformes, Pimelodidae) num setor colombiano do Alto Amazonas. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

44.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Maurício Cetra. Ecologia da pesca artesanal no médio rio Tocantins, Imperatriz (MA).. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

45.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Marcelo Rodrigues dos Santos. A variabilidade ambiental e as comunidades de peixes do rio Ribeira de Iguape (SP).. 1998. Dissertação (Mestrado em Aqüicultura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

46.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Luiz Felipe Bastos de Rezende. Aspectos bológicos e pesqueiros da dourada (Brachyplatystoma flavicans) Pimelodidae - Siluroide em um seotr da Amazônia. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

47.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Urbano Lopes da Silva Júnior. Análise da produção pesqueira de um lago de várzea do baixo Amazonas através de um modelo de balanço de massas. 1998. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

48.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Benedito Domingues do Amaral. Manejo e conservação dos recursos pesqueiros nos tributários da bacia do Alto Juruá. Estudo de Caso: A reserva indígena Ashaninka/Kaxinawá, Rio Breu, Acre, Brasil/Peru.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

49.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Serguei Aily Franco de Camargo. Sociobiologia da gestão participativa dos pescadores comerciais do rio São Francisco, MG, Brasil.. 1998. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

50.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Silvia Czajkowski. Aplicação da análise estatística espacial de dados multivariados em pedologia. 1998. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

51.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Maria Inês Braga de Oliveira. Determinação da idade e aspectos da dinâmica populacional do curimatã Prochilodus nigricans (Pisces: Prochilodontidae) da Amazônia Central. 1997. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

52.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Flávia Martins de Lucena. Pesca de anchova Pomatomus saltatrix (Pisces: Pomatomidae) na costa do Rio Grande do Sul: estrutura dos estoques e seletividade da rede de emalhar. 1997. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

53.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Glaura Maria Leite Barros. Diversidade e abundância relativa da ictiofauna do açude Pereira de Miranda (Pentecoste-Ceará-Brasil). 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

54.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de José Augusto Negreiros Aragão. Análise da consistência estatística do programa de coleta de dados de desembarque de pescado-ESTATPESCA. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará.

55.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Acácio Ribeiro Gomes Tomas. Biologia e pesca do falso congro rosa Ophidion holbrooki (Teleostei, Ophidoformes) do sudeste do Brasil. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

56.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Luz Jeanet Bullon Camarena. Comparação das estimações de uma população por captura-recaptura utilizando amostragem simples, múltipla e sequencial. 1995. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Universidade Estadual de Campinas.

57.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Ronaldo Angelini. Análise do ecossistema da represa do Broa (SP), através de um modelo estático (ECOPATH II) e de um modelo de simulação (STELLA II).. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

58.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Helena de Godoy Bergallo. Os efeitos da disponibilidade de alimentos e dos fatores climáticos na reprodução, condição, crescimento e uso de espaço por quatro espécies de roedores no Sudeste do Brasil. 1995. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

59.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Assad José Darwich. Processos de decomposição de Echinochloa polystachya (H.B.K.) Hithcock (Gramineae=Poaceae), capim semi-aquático da várzea Amazônica. 1995. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

60.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Cláudia Godinho. Estimativa da taxa de produção e da relação produção/biomassa média (P/B), de peixes demersais do ecossistema costeiro de Ubatuba, SP, Brasil. 1995. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

61.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Edson Kiyoshi Okada. Diversidade e abundância de peixes em corpos de água sazonalmente isolados na planície alagável do alto Rio Paraná e fatores ambientais relacionados. 1995. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

62.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Aristides Almeida Rocha. Subsídios para o manejo de ecossistemas aquáticos contaminados por mercúrio. 1995. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de São Paulo.

63.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Cláudia Maria Lisboa F. Bastos. Alimentação de Priacanthus arenatus (teleoste: Priacanthidae). 1994. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

64.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Nefi Marcelo Crossa Martinelli. Aspectos relacionados à produção pesqueira no reservatório Rincón del Bonete no Rio Negro (Durazno-Tacuarembó, Uruguay). 1994. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

65.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Regina de Ataliba Nogueira Leite. Efeitos da usina hidrelétrica de Tucuruí sobre a ictiofauna do baixo rio Tocantins (Pará). 1993. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

66.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Osvaldo Gennari Filho. Estudo da interação reprodutiva de Astyanax bimaculatus e A. schubarti (Characidae, Tetragonopterinae) na represa de Barra Bonita (SP). 1993. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

67.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Laércio Carvalho de Barros. Modelos determinísticos com parâmetros subjetivos. 1992. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

68.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Maurício Bernardo Valderrama Barco. Parâmetros populacionais (crescimento, mortalidade, nível de exploração) e o padrão de recrutamento do bocachico Prochilodus magdalenae (Steindachner, 1878: Prochilodontidae) do baixo rio Magdalena (Colômbia).. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

69.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Paulo De Marco Jr.. Estrutura de comunidade e coocorrência de espécies em larvas de Odonata: uma abordagem morfológica.. 1992. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

70.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de José Alexandre Felizola Diniz Filho. Variação geográfica de carcters quantitativos em Lutosa brasiliensis (Brunner Von Wattenwyl, 1888) (Orthoptera: Gryllacridoidea: Henicidae). 1992. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

71.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Mônica Maria Vaz. Estudo do regime alimentar de peixes detritívoros da bacia do rio Jacaré Pepira (SP).. 1992. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

72.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Agostinho Carlos Catella. Estrutura da comunidade e alimentação dos peixes da baía da Onça, uma lagoa do Pantanal do Rio Aquidauana, MS.. 1992. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

73.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Albertina Pimentel Lima. Efeitos do tamanho da presa e modo de forragear na mudança ontogenética do nicho alimentar do sapo Colostethus stepheni (Anura: Dendrobatidae). 1992. Dissertação (Mestrado em Biologia Tropical e Recursos Naturais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

74.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Fábio de Castro. Aspectos ecológicos da pesca artesanal no Rio Grande, a jusante da Usina Hidrelétrica de Marimbondo. 1992. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

75.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de George Henrique Rebelo. Crescimento, razão sexual, estrutura populacional, uso de hábitat , deslocamentos e mortalidade devido a caça de Caiman crocodilus yacare no Pantanal de Pocone. 1991. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

76.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Jansen Alfredo Sampaio. Apectos da biologia, ecologia e pesca de grande bagres (Pisces: Siluriformes, Siluroidei) na área de ilha de Marchantaria - Rio Solimões, AM. 1990. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

77.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de João Marcos Miragaia Schmiegelow. Estudo sobre cetáceos Odontocetes encontrados em praias da região entre Iguape (SP) e Baía de Paranaguá (24º-24'S-25º-28'S) com especial referência à Sotalia fluviatilis (Gervais, 1853) (Delphinidae). 1990. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

78.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Gastão César Cyrino Bastos. Morfologia de otólitos de algumas espécies de Perciformes (Teleostei) da Costa Sudeste-Sul do Brasil. 1990. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

79.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Luzia Aparecida Trinca. Métodos computacionalmente intensivos na estimação do número de espécies. 1988. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

80.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Murilo Sérgio Drummond. Aspectos bioeconômicos e eto-evolutivos de vespa Zethus (Zethoides) miniaties Saussure 1858 (Hymenoptera, Eumenidae). 1986. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
PETRERE JÚNIOR, M.; VIEIRA, E. M.; POZZI, E.. Participação em banca de Luciana Teixeira de Paula. Avaliação da bioacumulação de oxitetraciclina (OTC) em uma psicultura - especialidade tanque rede na Represa de Águas Claras pertencente ao rio Paraná, município de Santa Fé do Sul - SP. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

2.
PETRERE JÚNIOR, M.; VON ZUBEN, C.J.; FREITAS, C. E. C.; ANGELINI, R.; Agostinho, A.A.. Participação em banca de Henrique Correa Giacomini. Formação de teias tróficas e sua resistência à introdução e exclusão de espécies: propriedades resultantes de um modelo computacional baseado no indivíduo. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
WILKINSON, J.; MALUF, R.S.J.; SCHMITT, C.J.; ANELLO, L.F.S.; PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Tatiana Walter. Novos usos e novos mercados: qual a influência na dinâmica da cadeia produtiva dos frutos do mar oriundos da pesca artesanal?. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
Leandro, R.A.; PETRERE JÚNIOR, M.; KInas, P.G.; Demétrio, C.G.B.; Schmidt, A.M.. Participação em banca de Júlio César Pereira. Estimação do índice de abundância de um estoque pesqueiro com estrutura de correlação espacial: uma abordagem bayesiana. 2009. Tese (Doutorado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica)) - Universidade de São Paulo.

5.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Julia Myriam de Almeida Pereira. Avaliação bio-econômica das pescarias artesanais da represa de Barra Bonita (SP). 2008. Tese (Doutorado em PPG-SEA) - Universidade de São Paulo.

6.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Liliane Esther Mergulhão Pirker. Morfometria e descrição de otólitos de dourada (Brachyplatystoma rosseauxii) (Castelnau, 1855) e de piramutaba (B. vaillantii) (Valenciennes, 1840) (Siluriformes: Pimelodidae) e verificação de anéis de crescimento em otólitos de juvenis de dourada e de piramutaba na Ilha de Colares - Baía de Marajó - PA. 2008. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

7.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Lucirene Aguiar de Souza. Sustentabilidade da pesca através da inclusão do homem em modelos predador-presa: um estudo de caso no Lago Preto, Manacapuru, Amazonas. 2007. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

8.
DINIZ FILHO, J. A. F.; DEMARCO JR., P.; PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Teresa Cristina Anacleto. Distribuição, dieta e efeitos das alterações antrópicas do Cerrado sobre os tatus. 2007. Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

9.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Sandro Augusto Teixeira de Mendonça. A influência do conhecimento tradicional na formulação de políticas públicas: o caso da pesca artesanal do rio São Francisco. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

10.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Maria Goretti de Melo Pinto. Diversidade beta, métodos de amostragem e influência de fatores ambientais sobre uma comunidade de lagartos na Amazônia Central. 2006. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

11.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Getulio Rincon Filho. Aspectos taxonômicos, alimentação e reprodução da raia de água doce Potamotrygon orbignyi (Castelnau) (Elasmobranchii: Potamotrygonidae) no rio Paranã-Tocantins.. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Maria Letizia Petesse. Caracterização da ictiofauna da represa de Barra Bonita (SP) e adaptação do índice de Integridade Biótica (IIB).. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Rinaldo Antonio Ribeiro Filho. Relações tróficas e limnológicas no reservatório de Itaipu: uma análise do impacto da biomassa pesqueira nas comunidades planctônias. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

14.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Dalci Maurício Miranda de Oliveira. Efeitos bióticos e abióticos de ambientes alagáveis nas assembléias de aves aquáticas e piscívoras no Pantanal, Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

15.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Décio Luis Semensatto Junior. O sistema estuarino do delta do Rio São Francisco (SE): análise ambiental com base no estudo de foraminíferos e tecamebas. 2006. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Anderson Oliveira Latini. Inventário rápido e identificação de variáveis que limitam a dispersão de exóticos: um estudo sobre peixes no médio rio Doce (MG, Brasil). 2005. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Rodrigo Lopes Ferreira. A medida da complexidade ecológica e suas aplicações na conservação e manejo de ecossistemas subterrâneos. 2004. Tese (Doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Yzel Rondon Suarez. Estrutura das comunidades de peixes na bacia do rio Iguatemi - MS.. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

19.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Kedma Cristine Yamamoto. A estrutura de comunidades de peixes em lagos manejados da Amazônia Central. 2004. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

20.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Humber Agrelli Andrade. Análise da pescaria do bonito listrado (Katsuwonus pelamis) no sudoeste do oceano Atlântico. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

21.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Jorge Eduardo Kotas. Dinâmica de populações e pesca do tubarão martelo Sphyrna lewini (Groffith & Smith, 1834), capturado no Mar Territorial e Zona Econômica Exclusiva do Sudeste-Sul do Brasil.. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

22.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Maria de Los Angeles Gasalla. Impactos da pesca industrial no ecossistema da plataforma continental interna do sudeste do Brasil: a abordagem ecossistêmica e a integração do conhecimento. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

23.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Lucia Aparecida de Fátima Mateus. Ecologia da pesca de quatro grandes bagres (Siluriformes: Pimelodidae) na bacia do Rio Cuiabá, Pantanal Mato-Grossensse. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

24.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Jerry Magno Ferreira Penha. Estrutura e estado de explotação dos estoques do jurupoca, Hemisorubim platyhynchos, e do jurupensém, Sorubim cf. lima, na bacia do rio Cuiabá, Pantanal Mato-Grossensse. 2003. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

25.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Acácio Ribeiro Gomes Tomas. Dinâmica populacional e avaliação de estoques do polvo cumom Octopus cf. vulgaris Cuvier, 1797 (Mollusca, Cephalopoda, Octopodidae) no Sudeste-Sul do Brasil.. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

26.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Saul Prada Pedreros. Biologia, dinâmica populacional e avaliação do estoque do mandi-amarelo Pimelodus maculatus Lacépède, 1803, (Ostariophysi: Siluriformes, Pimelodidae) da bacia do Alto e Médio Rio Paraná, Brasil.. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

27.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Silvio Jablonski. Modelos não paramétricos e sistemas especialistas na avaliação da influência de fatores ambientais sobre recursos pesqueiros: o caso da sardinha verdadeira (Sardinella brasiliensis). 2003. Tese (Doutorado em Planejamento Energético) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Claudia Maria Lisboa Ferreira Bastos. Alimentação e aspectos da reprodução e pesca de Selene vomer e Selene setapinnis (Teleostei, Carangidae) desembarcados na região de Santos e Guarujá, SP, Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade de São Paulo.

29.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Maurício Cetra. Caracterização das assembléias de peixes da bacia do rio Corumbataí (SP).. 2003. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

30.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Ana Cristina Belarmino de Oliveira. Isótopos estáveis de C e de N como indicadores qualitativo e quantitativo da dieta do tambaqui (Colossoma macropomum) da Amazônia Central. 2003. Tese (Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Universidade de São Paulo.

31.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Francisco de Arruda Machado. História natural de peixes do Pantanal: com destaque em hábitos alimentares e defesa contra predadores. 2003. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

32.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Ronaldo Angeline. Desenvolvimento de ecossistemas: a Planície de Inundação do Alto Rio Paraná e o reservatório de Itaipu.. 2002. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

33.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Adriana Rosa Carvalho. Valoração econômico-ecológica do remanescente da Planície de Inundação do Alto Rio Paraná.. 2002. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

34.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Antonio Olinto Ávila da Silva. A evolução da pesca de linh-de-fundo e a dinâmica d epopulação do peixe-batata, Lopholatilus lillarii (Teleostei: Malacanthidae) na margem continental da Costa Brasileira entre os paralelos 22º e 28ºS.. 2002. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

35.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Serguei Aily Franco de Camargo,. Pesca profissional, dilemas e conflitos no reservatório da UHE-Tucuruí, PA.. 2002. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

36.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Mônica Maria Vaz. Problemas no ajuste da curva de crescimento do pacu, Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Pisces: Characidae), e seu manejo no Pantanal Mato-Grossense.. 2001. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

37.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Silvana Aparecida Ceregato. Comparação bioeconômica das pescarias artesanais realizadas no Complexo de Urubupungá e à sua jusante no rio Paraná. 2001. Tese (Doutorado em Conservação e Manejo de Recursos) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

38.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Antonio Carlos da Silva Zanzini. Avaliação comparativa da abordagem do meio biótico em estudos de impacto ambiental no estado de Minas Gerais.. 2001. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

39.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Rosseval Galdino Leite. Fontes de energia utilizadas pelas larvas de peixes no rio Solimões/Amazonas. 2000. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

40.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Carlos Edwar de Carvalho Freitas. O efeito de recifes artificiais sobre as assossiações de peixes do rio Tietê, na área de influência do reservatório de Barra Bonita (Estado de São Paulo-Brasil). 1999. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

41.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Paulo de Marco Júnior. Considerações sobre um mamífero esférico: modelos de simulação baseados no indivíduo, aplicados à dinâmica de metapopulações.. 1999. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

42.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Cláudia Pereira de Deus e Silva. Estrutura, dieta e padrão longitudinal de dois rios da Estação Ecológica da Juréia-Itatins e sua regulação por fatores bióticos e abióticos.. 1999. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

43.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Luiz Arnaud Britto de Castro. Aplicação do modelo BEAM4 à pesca de parelhas no sudeste do Brasil (23ºS a 29ºS).. 1999. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

44.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Leandro Rabello Monteiro. Evolução morfológica na escápula de mamíferos da ordem Xenarthra. 1999. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

45.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Vandick da Silva Batista. Distribuição, dinâmica da frota e dos recursos pesqueiros da Amazônia Central.. 1998. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

46.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Vandick da Silva Batista. Distribuição, dinâmica da frota e dos recursos pesqueiros da Amazônia Central.. 1998. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

47.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de José Eugênio Cortes Figueira. Dinâmica de população de Paepalanthus polyanthus. 1998. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

48.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Gecely Rodrigues Alves Rocha. Modelo quantitativo das interações tróficas da plataforma continental de Ubatuba (SP), Brasil. 1998. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

49.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Marle Angélica Villacorta Corrêa. Idade e crescimento do tambaqui Colossoma macropomum (Characiformes, Characidae) no Amazonas Central, pela análise de marcas sazonais nas estruturas mineralizadas e microestruturas nos otólitos. 1997. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

50.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Carlos Alberto Arfelli. Estudo da pesca e aspectos da dinâmica populacional de espadarte, Xiphias gladius L. 1758 no Atlântico Sul. 1997. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

51.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Evandro Severino Rodrigues. Biologia e pesca do lagostim Metanephrops rubellus (Moreira, 1903) desembarcados no litoral do Estado de São Paulo. 1997. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

52.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Maria Aparecida Pion Abuabara. Análise dos dados de captura e esforço da pesca com espinhel de atum no Oceano Atlântico Sul de 1974 a 1990. 1996. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

53.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Henrique Fregadolli. Efeito da disponibilidade de alimento e da predação por ninfas de Odonata no crescimento e sobrevivência de larvas de tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1818). 1996. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

54.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Wesley Augusto Conde Godoy. Dinâmica populacional, análise de sensibilidade em parâmetros demográficos e estrutura espacial em Chrysomia megacephala, Chrysomia putoria e Cochlyiomyir macellaria (Dyptera: Calliphoridae). 1995. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

55.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Cláudia de Barros e Azevedo Ramos. Ecologia de comunidades de girinos às margens do Rio Tapajós em uma região de savana amazônica. 1995. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

56.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Mauro César Lambert de Brito Ribeiro. Conservação da integridade biótica das comunidades de peixes do ribeirão Gama (AP) Gama/Cabeça-de-veado, Brasília (DF). 1994. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

57.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Wilson Castro Ferreira Junior. Modelos matemáticos para a dinâmica de populações distribuídas em espaços de aspecto com interações não-locais: paradigmas de complexidade. 1993. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

58.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Michel Iskin da Silveira Costa. Controle determinístico de tratamentos quimioterápicos. 1993. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

59.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Maria Cristina Cergole. Avaliação do estoque da sardinha-verdadeira, Sardinella brasiliensis, da Costa sudeste do Brasil. 1993. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

60.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Jorge Luiz Nessimian. Estrutura, composição e dinâmica da fauna invertebrada bentônica de um brejo-de-dunas no litoral do Estado do Rio de Janeiro. 1993. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

61.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Adler Guilherme Viadana. Perfis ictiobiogeográficos da bacia do rio Corumbataí (SP). 1993. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Física)) - Universidade de São Paulo.

62.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Alberto Ferreira de Amorim. Estudo da biologia da pesca e reprodução do cação-azul Prionace glauca L. 1758, capturado no Sudeste e Sul do Brasil. 1992. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

63.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Norma Segatti Hahn. Alimentação e dinâmica da nutrição da curvina Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Pisces, Perciformes) e aspectos da estrutura trófica da ictiofauna acompanhante do rio Paraná. 1992. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

64.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Cecília Lomônaco. Ecologia de Musca domestica L. 1758 em granjas de galinhas poedeiras: aspectos da dinâmica populacional, morfometria e dispersão. 1992. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

65.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Flávio Antonio Maes dos Santos. Padrão espacial de jovens em relação a adultos de espécies arbóreas de cerrado que ocorrem no Estado de São Paulo. 1991. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

66.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Antonio Fernando Camargo. Dinâmica do nitrogênio e dos fosfato em uma lagoa marginal do Rio Mogi-Guaçu (Lagoa do Mato, SP). 1991. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

67.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Frederico Santos Lopes. Padrões sazonais e evolução do uso de plantas hospedeiras de larvas de Heliconius eratophyllis L. (Lepidoptera, Nymphalidae), na Serra do Japi, São Paulo. 1991. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

68.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de José Policarpo Costa Neto. Bases limnológicas para o manejo de tanques de cultivo de peixes. 1990. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

69.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Alexandre Rusczyk Neto. Influências da arquitetura e urbanização de Campinas (SP) na mortalidade das borboletas-da-palmeira (Lepidoptera: Brassolidae). 1990. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

70.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Ilidia da Ascenção Garrido Martins Jura. Ictiofauna estuarina da Ilha do Maranhão (MA - Brasil). 1989. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

71.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Michael Cytrynowicz. Determinantes da riqueza local de espécies de insetos fitófagos associados a plantas de uma área de Cerrado. 1988. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

72.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Thomas Michael Lewinsohn. Composição e tamanho de faunas associadas a capítulos de compostas. 1988. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de José Augusto Negreiros Aragão. Dinâmica populacional e avaliação do estoque de camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis, Pérez Farfante, 1967) na costa Norte do Brasil. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo.

2.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Fabio Cop Ferreira. Relações de abundância de espécies em comunidades biológicas. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
PETRERE JÚNIOR, M.; GONCALVES, C. S.; SILVA, F. R.. Participação em banca de Alexandre Peressin. Impactos da urbanização na ictiofauna de riachos da parte superior da bacia do alto rio Paranapanema (SP). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Diversidade Biológica e Conservação) - Universidade Federal de São Carlos.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Fabio Cop Ferreira.Efeitos da poluição sobre as comunidades de peixes nas fases larval e adulta do ribeirão Claro - SP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Giulianna Rodrigues Rondineli.Análise do potencial reprodutivo de Menticirrhus americanus (Linnaeus, 1758) no sudeste do Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Ana Laura Bezerra Mantovani.Estudo socioambiental na Cajaíba - RJ. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Fabio Iwashita.Análise espacial de nutrientes presentes no solo do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC)/SP, por geoestatística. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

5.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Leandro Yokota.Análise do crescimento relativo das dimensões corporais da sardinha (Sardinella brasiliensis, Clupeidae) em sua área de distribuição no Brasil: Macaé (RJ) à Ilha de Santa Catarina (SC). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Marcelo Antonio Harada Penna.Crescimento do tambaqui Colossoma macropomum Cuvier, 1818 (Characiformes: Characidae): qual é o melhor modelo?. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Lucilia do Carmo Giordano.Novos índices de diversidade aplicados a comunidades arbóreas em diferentes estágios de sucessão ecológica. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Leandro Muller Gomiero.Aspectos da biologia e da pesca experimental no Reservatório de Volta Grande, Rio Grande, SP.. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Madail Pedrosa Pedro Neto.Efeito da descarga de esgoto doméstico sobre a estrutura da comunidade de peixes do Ribeirão Claro, Rio Claro, SP. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

10.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Elisa Furtado Madi.Uso de pescado pelas famílias moradoras da Rua do Porto, Piracicaba, SP. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

11.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Andréa Reina Capeleti.A migração e a dinâmica da população do Corimbatá (Prochilodus lineatus) revisitado na Cachoeira de Emas no Rio Mogi-Guaçu - SP. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Maurício Cetra.Abundância e diversidade da mata da fazenda São José (Rio Claro/ Araras - SP). 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

13.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Fábio Edir dos Santos Costa.Estudo da alimentação natural de Astyanax bimaculatus, A. schubarti e Moenkhausia intermedia, na represa de Barra Bonita - Rio Piracicaba - SP. (Characidae - Tetragonopterinae). 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Luis Maurício Bini.Limnologia de alguns ecossistemas lóticos do litoral sul paulista. Aspectos físico-químicos. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

15.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Marcos Antonio Pesquero.Biologia e distribuição espacial de Euphaleurus sp. (Homoptera, Psyllidae) sobre Lonchocarpus sp. (Leguminosae) no campus da UNESP - Rio Claro e UFMG - Belo Horizonte, MG. 1989. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de José Carlos Alves Pinto.Estudo da distribuição espacial de uma comunidade de térmitas (Isoptera) em pastagem de Brachiaria documbens. 1988. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

17.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Ligia Ferrari Torella Di Romagnano.Diversidade da entomofauna da fazenda Barreiro Rico - membro da banca examinadora. 1987. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

18.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação em banca de Lilian Adorno Vassão.Biologia da Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus (L.) (Pisces, Cichlidae), de um lago do campus da USP (Piracicaba - SP). 1985. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação na comissão examinadora, para preenchimento de uma vaga de professor adjunto. 1996. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação na comissão examinadora, para preenchimento de uma vaga de professor adjunto de Ecologia, na área de Ecologia de Populações. 1992. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Concurso público
1.
PETRERE JÚNIOR, M.. Contratação de Professor Substituto nas disciplinas "Política e Legislação Ecológica", "Legislação Ambiental" e "Legislação Ambiental, Ética e Exercício da Profissão".. 2008. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participação no concurso de seleção para o cargo de Pesquisador I na área de manejo de fauna, para o Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal - CPAP, da EMBRAPA. 1989. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Avaliação de cursos
1.
PETRERE JÚNIOR, M.. Convidado pela CAPES a participar da Comissão de avaliadores da área de Ciências Biológicas I (Pós-graduação strito senso). 1998. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2.
PETRERE JÚNIOR, M.. Solicitado pela UNICAMP para analisar e sugerir mudanças em seu Catálogo de Pós-graduação. 1996. Universidade Estadual de Campinas.

3.
PETRERE JÚNIOR, M.. Convidado pela CAPES para analisar a documentação do curso de Ecologia e Gestão Ambiental/ UESC em nível de Mestrado. 1995. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

4.
PETRERE JÚNIOR, M.. Participou da Comissão de Avaliação externa do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. 1995. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dia Mundial da Migração dos Peixes.Os grandes bages migradores da Amazônia. 2014. (Seminário).

2.
Seminários oscasionais.A migração de grandes bagres na Amazônia. 2014. (Oficina).

3.
XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. O Aquecimento Global no Contexto da Cultura. 2013. (Congresso).

4.
XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Usinas Nucleares na Amazônia?. 2011. (Congresso).

5.
59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).A Questão Hidroelétrica na Amazônia - Ct&S. 2007. (Encontro).

6.
III Workshop de Avaliação da Rede de Sustentabilidade da Pesca no Pantanal.Comitê Avaliador Rede Pesca. 2007. (Outra).

7.
VII Congresso Internacional sobre Manejo da Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina. Participação do VII Congresso Internacional sobre Manejo da Fauna Silvestre na Amazônia e América Latina. 2006. (Congresso).

8.
"Planing and Managing Agricultura & ecological experiments - a workshop".Participação do Planing and Managing Agricultura & ecological experiments - a workshop. 2005. (Outra).

9.
"Workshop on Introduction to R. Software for Statistical Modelling and Computing".Participação do Workshop on Introduction to R. Software for Statistical Modelling and Computing. 2005. (Outra).

10.
Planing and Managing Agricultural & Ecological Experiments - a Workshop. 2005. (Oficina).

11.
Workshop on Introduction to R. Software for Statistical Modelling and Computing. 2005. (Oficina).

12.
. Participação na 5ª. Reunião do ACFR (FAO - UN). 2004. (Congresso).

13.
I Seminário de Gestão Sócio-Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca no Brasil.Participação no I Seminário de Gestão Sócio-Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e da Pesca no Brasil. 2004. (Seminário).

14.
I Seminário de Gestão Sócio-Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e Pesca no Brasil (I SEGAP).Pesca Responsável - Diretrizes e Desafios para a sua Implementação no Brasil. 2004. (Seminário).

15.
"2º Seminário dos Estudos Estratégicos".Participação no 2º Seminário dos Estudos Estratégicos. 2003. (Seminário).

16.
2o. Seminário dos Estudos Estratégicosd. 2003. (Seminário).

17.
I workshop "Produtividade em Reservatórios e Bioindicadores".Participação no I workshop Produtividade em Reservatórios e Bioindicadores. 2003. (Outra).

18.
PROVARZEA.Consultor retainer para o PROVÁRZEA no segmento pesca.. 2003. (Outra).

19.
PELD.Consultor para os projetos PELD e PRONEX da UEM/NUPELIA - Maringá.. 2002. (Outra).

20.
Congresso Latino Americano e Encontro Latino Americano de Ecologia Matemática. Participação no Congresso Latino Americano e Encontro Latino Americano de Ecologia Matemática. 2001. (Congresso).

21.
VI Encontro de Pesquisas de Pós-Graduação - Área de Zoologia.Dinâmica populacioanl e avaliação de estoques do polvo comum (Octopus vulgaris) do Sudeste do Brasil. 1998. (Encontro).

22.
VI Encontro de Pesquisas de Pós-Graduação - Área de Zoologia.Relação peso-comprimento e aspectos reprodutivos de duas espécies de peixes ornamentais da Orinoquia e Amazônia Colombiana. 1998. (Encontro).

23.
"VI Congresso Brasileiro de Ornitologia". Participação no VI Congresso Brasileiro de Ornitologia. 1997. (Congresso).

24.
3a. Reunião Especial da SBPC.Pesca Artesanal, Pesca Industrial e Meio Ambiente. 1996. (Encontro).

25.
5a. Reunião Anual do Instituto de Pesca.Produção e aspectos sócio-econômicos da pesca continental. 1996. (Encontro).

26.
Conference on Environmetrics in Brazil. 1996. (Outra).

27.
ICCAT Tuna Symposium.. Analysis of catch and effort data of the longline fisheries of tuna in the South Atlantic Ocean from 1974 to 1990.. 1996. (Simpósio).

28.
IV Encontro de Pesquisas de Pós-Graduação - Área de Zoologia.Curva do coletor e estrutura da comunidade de duas famílias de Coleoptera (Histeridae: Carabidae) em fragmentos florestais. 1996. (Encontro).

29.
Padrôes da Biodioversidade da Mata Atlântica do Sul e Sudeste Brasileiros.A biodiversidade da ictiofauna do Estado de São Paulo. 1996. (Oficina).

30.
1a. Consulta Técnica sobre Manejo de la Pesca en Embalses de América Latina.La Pesca en Grandes Embalses de Sudaméica. 1994. (Oficina).

31.
2º International Workshop on Regional Approaches to Reservoir Development and Management in the La Plata River Basin: Focus on Reservoir Management. 1994. (Oficina).

32.
2º Seminário Internacional sobre "Enfoques Regionales para el Desarrollo y la Gestión de Embalses en la Cuenca del Plata",.Participação no 2º Seminário Internacional sobre Enfoques Regionales para el Desarrollo y la Gestión de Embalses en la Cuenca del Plata. 1994. (Seminário).

33.
I Congresso Brasileiro de Análise Ambiental e Fórum Nacional: Política Ambiental para o Próximo Governo. Quantificação na Análise Ambiental. 1994. (Congresso).

34.
Manejo da Vida Silvestre para a Conservação na América Latina.As pescarias na Amazônia. 1992. (Seminário).

35.
Rehabilitation of Inland Fisheries.Relationships between the number of predatory fish species and fish yield in large north-eastern Brazilian reservoirs.. 1992. (Simpósio).

36.
Rio Ciência 92.Bioprodução Aquática. 1992. (Encontro).

37.
Seminário sobre a Biodiversidade Brasileira.Biodiversidade em Unidades de Conservação. 1992. (Seminário).

38.
SIMDAMZÔNIA.Pesdca e Recursos Pesqueiros. 1992. (Simpósio).

39.
3o. Congresso Brasileiro de Limnologia. Amostragem em Limnologia. 1990. (Congresso).

40.
Indústria e Meio Ambiente: Reciclagem de Lixo e Controle da Poluição. 1990. (Seminário).

41.
IV Encontro de Ciências Sociais e o Mar do Brasil.A Pesca nas Sociedades Indígenas. 1990. (Encontro).

42.
Amazonia: Facts, Problems and Solutions.A pesca na Amazônia. 1989. (Seminário).

43.
15o. Colóquio de Incentivo à Pesquisa.Sazonalidadea na utilização de tecnologia de pesca em uma comunidade de pescadores do Rio Grande - dados preliminares.. 1988. (Encontro).

44.
33a. Reunião Anual de Biometria - RBRAS. 1988. (Encontro).

45.
Encontro Interdisciplinar de Ecologia Matemática. 1988. (Encontro).

46.
FISORS II Simposium.Fish and fisheries in the Amazon. 1988. (Simpósio).

47.
LARS - Internacional Large River Simposium.Amazon river fisheries. 1986. (Simpósio).

48.
X Simpoósio Anual da ACIESP. 1985. (Oficina).

49.
I Reunião da Regional da SBPC e I Semana da Pesquisa da UFMA.Problemas Ecológicosd da Amazônia. 1983. (Encontro).

50.
I Reunião de Genética. 1982. (Oficina).

51.
Bilogical Resources and Development in the Tropics. 1980. (Oficina).

52.
30a. Reunião Anual da SBPC. Pesca e esforço de Pesca no Estado do Amazonas (I - Esforço e captura por unidade de esforço). 1978. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Matheus Mano Clara. DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS DE Laguncularia racemosa EM TRATAMENTOS EXPERIMENTAIS COM DIFERENTES NÍVEIS DE SALINIDADE E SOMBREAMENTO. 2016. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos) - Universidade Santa Cecília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Petrere Junior.

2.
TAYNARA CRISTINA CORDEIRO. DINÂMICA DA DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NAS PRAIAS DE SANTOS - SP. 2016. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos) - Universidade Santa Cecília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Petrere Junior.

3.
Renata Cassemiro Biagioni. Avaliação da Competição entre a Espécie Nativa Geophagus brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1824) e a Exótica Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1757) Confinadas em Tanques em Diferentes Densidades. 2015. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica e Conservação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

4.
Ricardo Andalaft. Habitações subnormais precárias, um estudo sobre o habitat do ser humano em cortiços na cidade de Santos - SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos) - Universidade Santa Cecília, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

5.
Brunna da Silva Vianna. ESTRUTURA TEMPORAL DE COMUNIDADES INTERMAREAIS DE SUBSTRATO CONSOLIDADO NOS CANAIS DE DRENAGEM DA PRAIA DE SANTOS (SP, BRASIL). 2015. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos) - Universidade Santa Cecília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Petrere Junior.

6.
Natasha Valente Lazzatti. ''PARTICIPAÇÃO POPULAR NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS PROJETOS DE EXTRAÇÃO MINERAL DA AMAZÔNIA. 2012. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

7.
Davi Butturi Gomes. Agregação e viés em medidas de diversidade: uma abordagem computacional intensiva. 2011. Dissertação (Mestrado em Biometria) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

8.
Laís Rejane de Carvalho Freitas. Descentralização da competência da gestão ambiental no Amazonas: aspectos legais e práticos. 2011. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental) - Universidade do Estado do Amazonas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

9.
Blanca Lourdes Bottini Rojas. Contrastes entre o manejo pesqueiro na Orinoquia venezuelana e na Amazônia brasileira.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciencias Biologicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

10.
Gildo Coelho Bastos. Análise Financeira das Pescarias de Pequena Escala no Município de Florianópolis (SC). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

11.
Rodrigo de Oliveira Campos. Análise Quantitativa dos dados de Captura e esforço de Pesca das Principais Pescarias de pequena Escala Praticada na Baia de Todos os Santos e Baixo Sul do estado da Bahia. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

12.
FABIO COP FERREIRA. Ictiofauna de riachos na planície costeira da bacia do rio Itanhaém, litoral sul de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

13.
HENRIQUE CORRÊA GIACOMINI. A vulnerabilidade da ictiofauna à invasão por espécies de peixes: um modelo baseado no indivíduo.. 2006. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

14.
Julia Myriam de Almeida Pereira. A atividade pesqueira na represa do Lobo-Broa (Itirapina, Brotas - SP): caracterização e composição de captura.. 2005. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

15.
Cinthia Masumoto. As atividades da comunidade caiçara de Picinguaba (Ubatuba, São Paulo). 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

16.
Janice Peixer. Seletividade de anzol e o rendimento por recruta do pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

17.
Rinaldo Ribeiro Filho. Estudo experimental da biomanipulação: análise dos impactos ambientais de duas espécies de predadores no controle da Tilápia no Lago Paranoá (Brasília-DF). 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

18.
Anderson Oliveira Latini. O efeito da introdução de peixes exóticos nas populações nativas das lagoas do Parque Estadual do Rio Doce, MG.. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Petrere Junior.

19.
Nilamon de Oliveira Leite Jr.. Dinâmica populacional do camarão-rosa Farfantepenaeus brasiliensis e Farfantepenaeus paulensis da região Sudeste do Brasil (23º a 28ºS).. 2001. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

20.
Sandro Augusto Teixeira de Mendonça. Pescadores-barrageiros: perfil profissional e condições de vida no interior paulista. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Centro de Estudos Ambientais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

21.
Luz Fernanda Jimenez-Segura. Distribuição horizontal do ictioplâncton no médio São Francisco, Minas Gerais, Brasil.. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

22.
Tatiana Walter. Ecologia da Pesca Artesanal no Lago Paranoá, Brasília/DF.. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

23.
Welber Senteio Smith. A estrutura da comunidade de peixes da bacia do rio Sorocaba em diferentes situações ambientais.. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

24.
Edilaine Regina de Mattos Theodoro. Idade e crescimento da piraputanga (Brycon microlepis, Valenciennes, 1849), desembarcada no mercado do Porto de Cuiabá, Pantanal de Mato Grosso.. 1999. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

25.
Luiz Miguel Casarini. Distribuição, abundância, morfometria e aspectos da pesca de raias do gênero Raja (Elasmobranchii, Rajidae) da fauna acompanhante da pesca de arrasto na costa Sudeste e Sul do Brasil.. 1999. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

26.
Yule Roberta Ferreira Nunes. Estrutura e dinâmica de uma população de Cariniana estrellensis (Lecythidaceae) na área de proteção especial do Barreiro, Belo Horizonte, Minas Gerais. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Petrere Junior.

27.
Yzel Rondon Súarez. Ecologia de comunidades de peixes em lagoas do Pantanal da Nhecolândia, Corumbá, Mato Grosso do Sul.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

28.
Maurício Cetra. Ecologia da pesca artesanal no médio rio Tocantins, Imperatriz (MA).. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

29.
Marcelo Rodrigues dos Santos. A variabilidade ambiental e as comunidades de peixes do rio Ribeira de Iguape (SP).. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

30.
Serguei Aily Franco de Camargo. Sociobiologia da gestão participativa dos pescadores comerciais do rio São Francisco, MG, Brasil.. 1998. Dissertação (Mestrado em Centro de Estudos Ambientais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

31.
Iolanda A da Silva Oliveira. Idade e crescimento do piavuçu Leporinus macrocephalus na bacia do Rio Cuiabá, Pantanal de Mato Grosso.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

32.
Benedito Domingues do Amaral. Manejo e conservação dos recursos pesqueiros nos tributários da bacia do Alto Juruá. Estudo de Caso: A reserva indígena Ashaninka/Kaxinawá, Rio Breu, Acre, Brasil/Peru.. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

33.
Carolina Viviane Minte-Vera. A pesca artesanal no reservatório Billings (São Paulo).. 1997. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

34.
Maria do Socorro Saraiva Pinheiro. Aspectos da biologia de Mugil curema Valenciennes in Cuvier & Valenciennes, 1836 (Osteichthyes, Perciformes), nos estuários da Ilha do Maranhão - Brasil.. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Petrere Junior.

35.
Glaura Maria Leite Barros. Diversidade e abundância relativa da ictiofauna do açude Pereira de Miranda (Pentecoste-Ceará-Brasil).. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

36.
Lúcia Aparecida de Fátima Mateus. Idade e crescimento do pintado Pseudoplatystoma coruscans na bacia do rio Cuiabá, Pantanal de Mato Grosso.. 1996. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

37.
Ronaldo Angelini. Análise do ecossistema da represa do Broa (SP), através de um modelo estático (ECOPATH II) e de um modelo de simulação (STELLA II).. 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

38.
Nefi Marcelo Crossa Martinelli. Aspectos relacionados à produção pesqueira no reservatório Rincón del Bonete no rio Negro (Durazno - Tacuarembó, Uruguay).. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

39.
Mauricio.V. Barco. Parâmetros populacionais (crescimento, mortalidade, nível de exploração) e o padrão de recrutamento do bocachico Prochilodus magdalenae (Steindachner, 1878: Prochilodontidae) do baixo rio Magdalena (Colômbia).. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

40.
Paulo De Marco Júnior. Estrutura de comunidade e coocorrência de espécies em larvas de Odonata: uma abordagem morfológica.. 1992. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

41.
Mônica Maria Vaz. Estudo do regime alimentar de peixes detritívoros da bacia do rio Jacaré Pepira (SP).. 1992. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

42.
AGOSTINHO CARLOS CATELLA. Estrutura da comunidade e alimentação dos peixes da baía da Onça, uma lagoa do Pantanal do Rio Aquidauana, MS.. 1992. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

43.
ANTONIO CARLOS BEAUMORD. As comunidades de peixes do rio Manso, Chapada dos Guimarães, MT: uma abordagem ecológica numérica.. 1991. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

44.
MONIQUE VAN SLUYS. Dieta de Tropidurus itambere Rodrigues (Sáuria: Iguanidae) na Fazenda Manga, Município de Valinhos, São Paulo.. 1991. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

45.
HELENA DE GODOY BERGALLO. Dinâmica populacional. Área de vida, parasitismo e mutualismo de pequenos mamíferos da Estação Ecológica da Juréia, SP.. 1991. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

46.
WALTER BARRELLA. Estrutura de comunidade de peixes da bacia do rio Jacaré Pepira (SP) em diferentes biótopos.. 1989. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

Tese de doutorado
1.
EDWIN AGUDELO CÓRDOBA. Bases científicas para contribuir a la gestión de la pesquería comercial de bagres (familia Pimelodidae) en la Amazonia Colombiana y sus zonas de frontera. 2015. Tese (Doutorado em CIENCIAS AMBIENTALES) - Universitat Autònoma de Barcelona - UAB, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

2.
Luzia da Silva Lourenço. Estrutura Populacional e Traços de História de Vida de Três espécies de Peixes de Pequeno Porte em Riachos da Bacia do Rio Corumbataí-SP. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Petrere Junior.

3.
CARLA NATACHA MARCOLINO POLAZ. Caracterização da Ictiofauna e Aplicação do Índice de Integridade Biótica no Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, Poconé, MT. 2013. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

4.
José Augusto Negreiros Aragão. Dinâmica Populacional e Avaliação do Estoque de Camarão-rosa (Farfantepenaeus subtilis) na Costa Norte do Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

5.
Alexandro Cezar Florentino. A ESTRUTURA DAS COMUNIDADES DE PEIXES DAS BACIAS DOS RIOS CUIABÁ E NEGRO, PANTANAL, BRASIL. 2012. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

6.
Flávia Kelly Siqueira de Souza. Padrões espaciais e sazonais na estrutura das assembléias de peixes em lagos de várzea: Efeito de fatores abióticos e da predação. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Pesqueiras Nos Trópicos) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Petrere Junior.

7.
Fabio Cop Ferreira. Adaptação do Índice de Assembléia de Peixes em Reservatórios (IAPR) às áreas das PCH´s - Usinas Batista e Jorda Flor, Rio Turvo (SP). 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

8.
HENRIQUE CORREA GIACOMINI. Formação de teias tróficas e sua resistência à introdução e exclusão de espécies: propriedades resultantes de um modelo computacional baseado no indivíduo. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

9.
Julia Myriam de Almeida Pereira. Avaliação bio sócio econômica das pescarias artesanais da represa de Barra Bonita (SP). 2010. Tese (Doutorado em Ciência Ambiental) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

10.
Janice Peixer. Características e Valoração da Pesca Esportiva, Profissional e do Turismo da Cachoeira de Emas, no Rio Mogi-Guaçu/SP.. 2008. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

11.
Getulio Rincon. Aspectos taxonômicos, alimentação e reprodução da raia de água doce Potamotrygon orbignyi (Castelnau) (Elasmobranchii: Potamotrygonidae) no rio Paranã-Tocantins.. 2006. 132 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Petrere Junior.

12.
Maria Letizia Petesse. Caracterização da ictiofauna da represa de Barra Bonita (SP) e adaptação do índice de Integridade Biótica (IIB).. 2006. 256 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

13.
Luiz Miguel Casarini. Dinâmica populacional de raias demersais dos gêneros Atlantoraja e Rioraja (Elasmobranchii, Rajidae) da Costa Sudeste e Sul do Brasil.. 2006. 206 f. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

14.
Marizilda Magro. Aspectos da pesca e dinâmica de populações do espada, Trichiurus lepturus (Trichiuridae, Teleostei) da Costa Sudeste-Sul do Brasil. 2006. 174 f. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

15.
Anderson de Oliveira Latini. Inventário rápido e identificação de variáveis que limitam a dispersão de exóticos: um estudo sobre peixes no médio rio Doce (MG, Brasil). 2005. 105 f. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

16.
Yzel Rondon Súarez. Estrutura das comunidades de peixes na bacia do rio Iguatemi - MS.. 2004. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

17.
Jorge Eduardo Kotas. Dinâmica de populações e pesca do tubarão martelo Sphyrna lewini (Groffith & Smith, 1834), capturado no Mar Territorial e Zona Econômica Exclusiva do Sudeste-Sul do Brasil.. 2004. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

18.
Lúcia Aparecida de Fátima Mateus. Ecologia da pesca de quatro grandes bagres (Siluriformes:Pimelodidae) na bacia do rio Cuiabá, Pantanal Mato-Grossense. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miguel Petrere Junior.

19.
Maurício Cetra. Caracterização das assembléias de peixes da bacia do rio Corumbataí (SP).. 2003. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

20.
Saul Prada-Pedreros. Biologia, dinâmica populacional e avaliação do estoque do mandi-amarelo Pimelodus maculatus Lacépède, 1803, (Ostariophysi: Siluriformes, Pimelodidae) da bacia do Alto e Médio Rio Paraná, Brasil.. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

21.
Adriana Rosa Carvalho. Valoração econômico-ecológica do remanescente da Planície de Inundação do Alto Rio Paraná.. 2002. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

22.
Ronaldo Angelini. Desenvolvimento de ecossistemas: a Planície de Inundação do Alto Rio Paraná e o reservatório de Itaipu.. 2002. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

23.
AGOSTINHO CARLOS CATELLA. A pesca no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil: descrição, nível de exploração e manejo (1994-1999).. 2002. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

24.
Serguei Aily Franco de Camargo. Pesca profissional, dilemas e conflitos no reservatório da UHE-Tucuruí, PA.. 2002. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

25.
Acácio Ribeiro Gomes Tomaz. Dinâmica populacional e avaliação de estoques do polvo cumom Octopus cf. vulgaris Cuvier, 1797 (Mollusca, Cephalopoda, Octopodidae) no Sudeste-Sul do Brasil.. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

26.
Silvana Aparecida Ceregato. Comparação bioeconômica das pescarias artesanais realizadas no Complexo de Urubupungá e à sua jusante no rio Paraná.. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

27.
Priscila Paixão Lopes. A relação espécie/área em fragmentos florestais: testando hipóteses através das comunidades de coleópteros predadores (Histeridae).. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

28.
Antônio Carlos da Silva Zanzini. Avaliação comparativa da abordagem do meio biótico em estudos de impacto ambiental no estado de Minas Gerais.. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

29.
Mônica Maria Vaz. Problemas no ajuste da curva de crescimento do pacu, Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887) (Pisces: Characidae), e seu manejo no Pantanal Mato-Grossense.. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Aqüicultura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

30.
Carlos Edwar de Carvalho Freitas.. O efeito de recifes artificiais sobre as associações de peixes do rio Tietê, na área de influência do reservatório de Barra Bonita (Estado de São Paulo - Brasil).. 1999. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

31.
Paulo De Marco Júnior. Considerações sobre um mamífero esférico: modelos de simulação baseados no indivíduo, aplicados à dinâmica de metapopulações.. 1999. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

32.
Cláudia Pereira de Deus e Silva. Estrutura, dieta e padrão longitudinal de dois rios da Estação Ecológica da Juréia-Itatins e sua regulação por fatores bióticos e abióticos.. 1999. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

33.
Vandick S. Batista. Distribuição, dinâmica da frota e dos recursos pesqueiros da Amazônia Central.. 1998. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

34.
Luís Arnaud Britto de Castro. Aplicação do modelo BEAM4 à pesca de parelhas no sudeste do Brasil (23ºS a 29ºS).. 1998. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

35.
WALTER BARRELLA. Alterações das comunidades de peixes nas bacias dos rios Tietê e Paranapanema (SP), devido à poluição e ao represamento.. 1997. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miguel Petrere Junior.

36.
Maria Aparecida Pion Abuabara. Análise dos dados de captura e esforço da pesca com espinhel de atum no Oceano Atlântico Sul de 1974 a 1990.. 1996. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

37.
Mauro Cesar Lambert Brito Ribeiro. Conservação da integridade biótica das comunidades de peixes do ribeirão Gama APA Gama - Cabeça de Veado Distrito Federal.. 1994. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

38.
ROGERIO PARENTONI MARTINS. Biologia e comportamento de comunidades de vespas escavadoras (Hymnoptera: Aculeata).. 1991. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

39.
Ronaldo Borges Barthem. Ecologia e pesca da piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii).. 1990. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Miguel Petrere Junior.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Fabio Cop Ferreira. 2014. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Miguel Petrere Junior.

2.
Serguei Aily Franco de Camargo. 2012. Universidade do Estado do Amazonas, . Miguel Petrere Junior.

3.
Ursulla Pereira Souza. 2012. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Miguel Petrere Junior.

4.
Mauricio Cetra. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Miguel Petrere Junior.

5.
Maria Letizia Petesse. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Miguel Petrere Junior.

6.
Gonzalo Velasco Canziani. 2007. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Miguel Petrere Junior.

7.
Andréa Leme da Silva. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Miguel Petrere Junior.

8.
Yzel Rondon Suarez. 2006. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . Miguel Petrere Junior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabio Cop Ferreira. Efeitos da poluição sobre as comunidades de peixes nas fases larval e adulta do ribeirão Claro (SP) durante o período reprodutivo.. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

2.
Tatiane Cristina Moraes de Souza. Caracterização da pesca na bacia de Camamu-Almada (BA) e os impactos do levantamento de dados sísmicos.. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Miguel Petrere Junior.

3.
Ana Laura Bezerra Mantovani. Estudo Socioambiental na Cajaíba - RJ. 2005. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Miguel Petrere Junior.

Iniciação científica
1.
Paulo Rogério Tanaka. O papel das tilápias (Oreochromis niloticus) no ciclo do fósforo no Lago Azul (Rio Claro - SP).. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

2.
Ana Cláudia Mendes Malhado. Estudo do padrão espacial do angico Anadanthera peregrina, no Horto Florestal Navarro de Andrade. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

3.
Marcelo Antônio Harada. Crescimento do tambaqui Colossoma macroporum Cuvier, 1818 (Characiformes: Characidade): qual é o melhor modelo?. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Miguel Petrere Junior.

4.
Lucília do Carmo Giordano. Novos índices de diversidade aplicados a comunidades arbóreas em diferentes estágios de sucessão ecológica. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Miguel Petrere Junior.

5.
Welber Senteio Smith. Estrutura das comunidades de peixes da bacia do rio Sorocaba - SP - Brasil.. 1995. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

6.
Urbano Lopes da Silva Jr.. Caos e bifurcações em modelos de dinâmica de populações biológicas. 1994. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Miguel Petrere Junior.

7.
Nilza Maria Coradi. Modificações na estrutura de comunidades de macroinvertebrados bentônicos do ribeirão Claro (Rio Claro - SP), provocados pela descarga de esgoto doméstico.. 1993. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

8.
Andréia Reina Capeleti. A migração e a dinâmica da população do curimbatá (Prochilodus lineatus) revisitado na Cachoeira de Emas no Rio Mogi-Guaçú - SP.. 1993. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Miguel Petrere Junior.

9.
Benedito Domingues do Amaral. Habitats, fatores ambientais relacionados às comunidades de peixes do reservatório da UHE - Mário Lopes Leão - Promissão (SP). 1993. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Miguel Petrere Junior.

10.
Maurício Cetra. Relação espécie-abundância e diversidade da mata da Fazenda São José (Rio Caro/Araras - SP).. 1992. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

11.
Ronaldo Angelini. Modelo para simulação visando otimizar a produção do pacu Piaractus mesopotamicus em tanques de piscicultura no Centro de Pesquisa e Treinamento em Aquicultura (CEPTA) - Pirassununga (SP).. 1991. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Miguel Petrere Junior.

12.
Marcos Antônio Pesquero. Biologia e distribuição espacial de Euphaleurus sp. (Homoptera, Psyllidae) sobre Lonchocarpus sp. (Leguminosae) no campus da UNESP - Rio Claro e UFMG - Belo Horizonte, MG. 1989. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Miguel Petrere Junior.

13.
José Carlos Alves Pinto. Estudo da distribuição espacial de uma comunidade de térmitas (Isoptera) em pastagens de Brachiaria decumbens.. 1988. Iniciação Científica. (Graduando em Ecologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Miguel Petrere Junior.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
JUNIOR, MIGUEL PETRERE2014JUNIOR, MIGUEL PETRERE. Pesque-solte:proteção ou dano para os peixes. Ciência Hoje, v. 53, p. 16, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 24:27:58