Maria Olívia Amado Ramos Bacellar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0199786420638506
  • Última atualização do currículo em 03/04/2014


Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (1980) e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (2000). Pesquisadora do Serviço de Imunologia (SIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e do Tropical Medicine Research Center do NIH, EUA. Professora permanente dos Programas de Pós Graduação em Imunologia (PPGIm) e de Ciências da Saúde (PPGCS),UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.Atua na área de imunoparasitologia, principalmente imunologia das leishmanioses. Tem estudos também na resposta imune da esquistossomose e da infecção pelo HTLV-1.É responsável pelo laboratório de Imunorregulação do SIM (UFBA), onde orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Olívia Amado Ramos Bacellar
Nome em citações bibliográficas
BACELLAR, O;Bacellar, Olívia;Bacellar, Olivia;Bacellar, O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Serviço de Imunologia.
Rua João das Botas, s/n
Canela
40140160 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32377353
Fax: (71) 2457110


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2000
Doutorado em Imunologia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Imunoregulação na leishmaniose visceral, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Edgar Marcelino de Carvalho Filho.
Palavras-chave: Visceral leishmaniasis; cytokines.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Celular.
Setores de atividade: Saúde Humana.
1975 - 1980
Graduação em Farmácia Bioquímica.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Atuação Profissional



.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

8/2003 - 08/2007
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imunologia

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutica Bioquímica Pesquisadora, Carga horária: 30

Atividades

1995 - Atual
Ensino, Farmácia Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imunologia Básica
1995 - Atual
Ensino, Imunologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Imunologia Celular e Humoral
1/1980 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Serviço de Imunologia.

11/2002 - 11/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Serviço de Imunologia.



Linhas de pesquisa


1.
Estudos em Retroviroses Humanas

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem sido muito produtiva,além de contribuir para a assistência a pacientes infectados pelo HTLV-1 no estado da Bahia.Estes estudos visam a descrição da história natural da infecção pelo HTLV-1, a análise dos aspectos epidemiológicos e descrição da evolução clínica de pacientes infectados pelo HTLV-1. Adicionalmente, nossos estudos visam o entendimento da imunopatogênese de uma das complicações mais graves da doença que é da Mielopatia Associada ao HTLV-1 HAM/TSP. Outro grupo de estudos busca o entendimento da associação entreo HTLV-1 e helmintíases,visando determinar o impacto clínico e na resposta imune da associação entre o HTLV-1 e infecção por helmintos..
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Imunologia / Especialidade: Imunologia Celular.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Imunologia.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Palavras-chave: HTLV-1; imunopatogênesis; Schistosoma mansoni.
2.
Imunologia e Imunoterapia das Leishmanioses

Objetivo: Avaliar os mecanismos imunológicos envolvidos na patogênese da leishmaniose tegumentar..
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Imunologia / Especialidade: Imunologia Celular.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Palavras-chave: L. braziliensis; Leishmaniose tegumentar; imunorregulação.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
DETERMINANTES DO HOSPEDEIRO E DO PARASITO NA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR HUMANA: RESPOSTA IMUNE PROTETORA E PATOLÓGICA NA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR

Descrição: A leishmaniose tegumentar é uma doença tropical negligenciada importante, que ocorre em todo mundo, com mais de 1,5 milhões de pessoas afetadas anualmente. No nosso meio a Leishmania braziliensis é o agente causal da leishmaniose cutânea (LC), da leishmaniose mucosa (LM) e da leishmaniose disseminada (LD). Embora a resposta Th1 e consequentemente a produção de IFN-γ impeça a disseminação da doença, a patogênese da leishmaniose tegumentar americana (LTA) está associada a uma resposta Th1 exagerada e não apropriadamente modulada. Em contraste com estas formas clínicas, cerca de 10% dos indivíduos residentes em uma área de transmissão de L. braziliensis, a despeito da exposição a esse parasito, não apresentam evidências de doença clínica. Até o momento não é claro porque os indivíduos com a forma sub-clínica da infecção por L.braziliensis tem a capacidade de controlar a doença, a despeito de apresentarem uma resposta do tipo Th1 mais fraca quando comparada com a resposta dos pacientes com LC, LM e LD. A principal hipótese desse projeto é que o controle da doença em indivíduos com infecção sub-clínica é determinada pela resposta imune inata e que citocinas associadas à pele e células TCD8+ participam da destruição tecidual levando ao desenvolvimento da LC, LM e LD. Os principais objetivos são: 1) Determinar como células da resposta imune inata controlam a infecção por L.braziliensis; 2) Avaliar o papel da citocina Linfopoietina Tímica Estromal (TSLP) produzida por células normalmente existentes na pele, na resposta patológica associada à infecção por L.braziliensis; 3) Determinar como células TCD8+ participam da imunopatologia em pacientes com leishmaniose tegumentar. Esses estudos permitirão conhecer como a proteção e a imunopatologia ocorrem após a infecção com L.braziliensis. Esses conhecimentos poderão ser aplicados na identificação de novos alvos terapêuticos e no desenvolvimento de vacinas. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar - Integrante / Albert Schriefer - Integrante / L P CARVALHO - Integrante / Machado, Paulo R. - Integrante / Edgar M. Carvalho - Coordenador / Phillip Scott - Integrante.
2009 - 2011
O Papel dos Monócitos/ Macrófagos na Patogênese da Leishmaniose Tegumentar

Descrição: A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) apresenta-se com diversas formas clínicas e esta diversidade depende de uma complexa interação entre mecanismos protetores e indutores de lesão mediados tanto pelo parasito como pela resposta imune do hospedeiro. A resposta imune celular do tipo Th1 (IL-2, IFN-gama e TNF-α) é importante para eliminação do parasito, mas pode gerar uma intensa reação inflamatória que está associada à destruição tecidual na leishmaniose cutânea (LC) e na leishmaniose mucosa (LM). Os pacientes com LC e LM produzem concentrações elevadas de IFN-gama e TNF-alfa mas em vez de controlar a infecção, desenvolvem úlceras cutâneas e mucosas. Em contraste com estas formas clínicas de infecção causada por L. braziliensis, cerca de 10% dos indivíduos residentes em uma área de transmissão de L. braziliensis, a despeito da exposição a esse parasito, não apresentam evidências de doença clínica. Esses indivíduos apresentam a reação de hipersensibilidade tardia ao antígeno de Leishmania positivo (teste de Montenegro), produzem pouco IFN- e são considerados como tendo uma forma sub-clínica da doença. Os macrófagos têm um papel central na defesa contra o parasito através da produção de Óxido Nítrico (NO) e de perinitrito. Todavia na LC e na LM os parasitos não são totalmente destruídos e uma constante ativação macrofágica pode vir a contribuir para a reação inflamatória e patogênese da doença. Atualmente duas sub-populações de monócitos têm sido identificadas no homem. Entre 90-95% do total de monócitos de indivíduos saudáveis expressm na superfície a molécula CD14++ e são CD16- sendo denominados de monócitos clássicos. O termo não clássico ou pró-inflamatório é associado com a expressão do receptor FcyRIII-positivo (CD14+ CD16+) e consiste de 5 a 10% do total de monócitos no sangue. Estas sub-populações também diferem em vários aspectos, dentre eles, no perfil de citocinas produzidas. Monócitos CD14+ CD16+ produzem TNF- mas não produzem IL-.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar - Coordenador / Albert Schriefer - Integrante / Edgar Marcelino de Carvalho - Integrante / Paulo Machado - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Doenças Tropicais- INCT de Doenças Tropicais

Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Doenças Tropicais (INCT-DT) é composto por pesquisadores de excelência, cujo interesse conjunto principal é fazer com que os conhecimentos científicos gerados nas áreas de biologia molecular, genética e imunologia na leishmaniose, doença de Chagas, esquistossomose, hanseníase, tuberculose e infecção pelo HTLV-1 sejam revertidos em benefício das populações afetadas por essas doenças. A missão do Instituto é de formar recursos humanos na área de ciência e tecnologia e desenvolver atividades de pesquisa de ponta que possam ser aplicadas no controle e na atenuação das manifestações clínicas resultantes dessas doenças. Na área da pesquisa clínica, o programa do Instituto tem como objetivos: 1) Identificar mecanismos relacionados com a patogênese de doenças tropicais; 2) Identificar marcadores de evolução clínica e de resposta terapêutica; e 3) Desenvolver novas estratégias para o tratamento e controle de doenças tropicais. O INCT-DT propõe ampliar a atuação na área de informação da população leiga, aumentar o contingente de vagas para alunos de iniciação científica, pós-graduação e pós-doutorado e também ampliar o horizonte de mecanismos de transferência para a sociedade. Os projetos científicos propostos pelo INCT-DT estão agrupados dentro de cinco linhas denominadas: 1) Imunopatogênese, imunodiagnóstico e imunoterapia das leishmanioses; 2) Marcadores biológicos de expressão da doença na infecção pelo T. cruzi; 3) Biomarcadores e imunoterapia na infecção pelo HTLV-1; 4) Imunogenética da hanseníase; 5) Marcadores de proteção e patogênese na esquistossomose. As metas dessas respectivas linhas serão atingidas a curto, médio, e longo prazo, assim discriminadas: 1) Curto prazo: identificação de biomarcadores imunológicos de patologia e resistência; 2) Médio prazo: identificação de biomarcadores genéticos de patologia e resistência, e teste de eficácia de terapias alternativas; 3) Longo prazo: identificação de antígenos com pote.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar - Coordenador / Maria Ilma Araújo - Integrante / Selma Jerônimo - Integrante / Kenneth Gollob - Integrante / Walderez O Dutra - Integrante / Edgar Marcelino de Carvalho - Integrante / Paulo Machado - Integrante / Songeli Menezes - Integrante / Washiington Luis Conrado dos Santos - Integrante / Geraldo Gileno de Sá Oliveira - Integrante / Rodrigo Correa - Integrante / Jamary Oliveira - Integrante / Guilherme Correa - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
Resposta Imune e Dano Tecidual na Infecção por L.braziliensis

Descrição: A Leishmania é um parasito intracelular de macrófagos que causa um espectro de doenças no homem, incluindo infecção sub-clínica ou assintomática, leishmaniose cutânea difusa (LCD),leishmaniose cutânea (LC), leishmaniose mucosa (LM) e leishmaniose visceral (LV). A LC é caracterizada por uma úlcera cutânea bem delimitada com bordas elevadas. Mais ou menos 3% dos pacientes com LC desenvolvem a doença mucosa que afeta principalmente a região naso-faringea, concomitantemente ou meses após o aparecimento da úlcera cutânea..Em modelos experimentais de leishmaniose e em humanos, a resposta imune do tipo Th1 tem importância no controle da infecção por leishmania. Já está bem documentado que a produção de IFN-g é importante para o controle da infecção por leishmania por estimular a produção de óxido nítrico e superoxido por fagócitos.Todavia nas formas cutânea e mucosa da leishmaniose tegumentar a despeito de existir uma resposta imune protetora, com produção de concentrações elevadas de IFN-g e TNF-a, os pacientes evoluem para a doença.Na realidade, evidências têm sido acumuladas de que a resposta imune participa da lesão tecidual da leishmaniose tegumentar. Neste caso, uma resposta de células T desregulada e não apropriadamente modulada induz a lesão tecidual. Em contraste com estas formas clínicas de infecção causada por L.braziliensis, cerca de 10% dos indivíduos residentes em uma área de transmissão de L.braziliensis, a indivíduos apresentam a reação de hipersensibilidade tardia ao antígeno de Leishmania positiva e são considerados como tendo uma forma sub-clínica da doença (SC).Linfócitos de indivíduos SC não produzem ou apresentam uma produção menor de IFN-g e TNF-a quando comparados com pacientes com LC após estimulação in vitro com antígeno de L.braziliensis.Estudando estas três populações o presente projeto tem como objetivo maior identificar as respostas protetoras e identificar os mecanismos envolvidos na não modulação da resposta inflamatória..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar - Coordenador / Walderez Dutra - Integrante / Albert Schriefer - Integrante / Edgar Marcelino de Carvalho - Integrante / Paulo Machado - Integrante / TIAGO MARCONI DE SOUZA CARDOSO - Integrante / Walker Nonato Ferreira Oliveira - Integrante / Márcia Nascimento - Integrante / Vinícius Pinto Costa Rocha - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2007 - Atual
Protective and Pathogenic Immune Responses in Tegumentary Leishmaniasis

Descrição: A resposta imune mediada pelas células T desempenha papel importante no controle e cura das leishmanioses. Estas células através da secreção de citocinas, principalmente o interferon gama (IFN-g) ativam os macrófagos a destruir leishmania. Todavia, já existem evidências de que na leishmaniose cutânea (LC) e leishmaniose mucosa (LM) causadas pela L. braziliensis o desenvolvimento da úlcera leishmaniótica é também mediada pela resposta imune. Neste caso, uma resposta de células T desregulada e não apropriadamente modulada induz a lesão tecidual. Em áreas de transmissão de L. braziliensis somente 25% dos indivíduos infectados desenvolvem doença. Os restantes,têm uma infecção sub-clínica e apresentam uma resposta imune celular capaz de controlar a infecção sem levar a dano tecidual. Estudando estas três populações e indivíduos curados de LC o presente projeto tem como objetivo maior identificar as respostas protetoras e identificar os mecanismos envolvidos na não modulação da resposta inflamatória que termina por levar a dano tecidual e conseqüentemente o desenvolvimento da LC e LM. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar - Integrante / Paulo Roberto Machado - Integrante / Kenneth Gollob - Integrante / Walderez O Dutra - Integrante / Edgar Marcelino de Carvalho - Coordenador / LUIZ HENRIQUE GUIMARÃES - Integrante / TIAGO MARCONI DE SOUZA CARDOSO - Integrante / Walker Nonato Ferreira Oliveira - Integrante / Márcia Nascimento - Integrante.
Financiador(es): National Institutes of Health - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2007 - Atual
Resposta Imune Associada com a Evolução Clínica e Terapêutica em Pacientes na Fase Pré-Ulcerativa da Leishmaniose Cutânea

Descrição: O controle e a cura da infecção causada pela Leishmania é dependente da resposta imune celular.Nas formas cutânea (LC) e mucosa (LM) da leishmaniose tegumentar, apesar de existir uma resposta imune protetora com produção de níveis altos de IFN-g e TNF-a, os pacientes evoluem para a doença. A destruição celular e tecidual que leva ao aparecimento da lesão é a responsável pela mais importante manifestação clínica na leishmaniose tegumentar que é a úlcera leishmaniótica. Essas observações têm mostrado a importância de uma resposta inflamatória exagerada e não modulada na patogênese da leishmaniose tegumentar.Recentemente foram descritas duas citocinas, IL-17 e IL-27, com potencial modulatório da resposta imune em alguns modelos de infecção. A IL-17 está envolvida na inflamação e destruição tecidual através da indução da produção de TNF-a e óxido nítrico. Por sua vez, IL-27 é uma citocina envolvida na regulação da resposta do tipo Th1 e em alguns modelos experimentais tem sido observado um efeito ant-inflamatório dessa citocina. . Na área endêmica de Corte de Pedra/Bahia tem sido identificado pacientes na fase pré-ulcerativa da doença (LCR) ou seja em uma fase muito precoce da úlcera leishmaniótica. Esta população, por suas características nos permite caracterizar do ponto de vista imunopatológico a história natural da doença.O papel da resposta imune na fase pré-ulcerativa da infecção leishmaniótica na patogênese da doença não está esclarecido. Como o curso clínico e resposta terapêutica destes pacientes observados em uma fase inicial são variáveis o objetivo desse estudo é correlacionar a resposta imunológica, avaliando a produção de citocinas pró-inflamatórias (IFN-g, TNF-a e IL-17) e citocinas regulatórias (IL-10 e IL-27), com a evolução clínica e resposta terapêutica de pacientes na fase pré-ulcerativa ou com leishmaniose recente avaliando a produção dessas citocinas antes, 30 e 60 dias após o tratamento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar - Coordenador / Paulo Roberto Machado - Integrante / Edgar Marcelino de Carvalho - Integrante / LUIZ HENRIQUE GUIMARÃES - Integrante / Walker Nonato Ferreira Oliveira - Integrante / Vinícius Pinto Costa Rocha - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - Bolsa.
2005 - 2007
O papel da resposta imune no desenvolvimento da infecção por L.braziliensis

Descrição: A infecção causada por L braziliensis está associada com diferentes formas clínicas da leishmaniose, variando de uma lesão cutânea localizada ou múltiplas ao desenvolvimento da forma mucosa da doença. Em modelos experimentais de leishmaniose e em humanos, a resposta imune do tipo Th1 tem importância no controle da infecção por Leishmania.A despeito de IFN- ser a principal citocina ativadora de macrófago, pacientes com leishmaniose cutânea e leishmaniose mucosa produzem grande quantidade de IFN- e TNF-, mas em vez de controlar a infecção, desenvolvem úlceras cutâneas e mucosas. Na realidade, evidências têm sido acumuladas de que a resposta imune participa da lesão tecidual da leishmaniose tegumentar. Em contraste com estas formas clínicas de infecção causada por L.brasiliensis, cerca de 10 % dos indivíduos residentes em uma área de transmissão de L.brasiliensis, a despeito da exposição a esse parasito, não apresentam evidências de doença clínica. Esses indivíduos apresentam a reação de hipersensibilidade tardia ao antígeno de Leishmania positiva e são considerados como tendo uma forma sub-clínica da doença.Linfócitos de indivíduos com a forma sub-clínica da infecção por L. braziliensis não produzem ou apresentam uma produção menor de IFN- e TNF- quando comparados com pacientes com leishmaniose cutânea após estimulação in vitro com antígeno de L.brasiliensis. Como esses indivíduos sem uma resposta do tipo Th1 ou produzindo níveis mais baixos de IFN- por células T, conseguem controlar a infecção por L.brasiliensis e não desenvolvem a doença, a hipótese central deste projeto é que moléculas produzidas por células da resposta imune inata conseguem eliminar o parasito e impedir o desenvolvimento da infecção.O presente projeto é baseado em evidências epidemiológicas e clínicas da existência de indivíduos expostos a leishmania que mesmo sem uma resposta imune adaptativa exagerada, tem capacidade de impedir a progressão da.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar - Coordenador / Albert Schriefer - Integrante / Edgar Marcelino de Carvalho - Integrante / LUIZ HENRIQUE GUIMARÃES - Integrante / TIAGO MARCONI DE SOUZA CARDOSO - Integrante / CAROLINE BEZERRA - Integrante / A GIUDICE - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
2002 - 2007
Host and Parasite Factors in Mucosal Leishmaniasis

Descrição: Avaliação dos mecanismos imunológicos envolvidos na patogênese da leishmaniose tegumentar.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar - Integrante / Paulo Roberto Machado - Integrante / Kenneth Gollob - Integrante / Albert Schriefer - Integrante / Walderez O Dutra - Integrante / Edgar Marcelino de Carvalho - Coordenador / L P CARVALHO - Integrante / R P ALMEIDA - Integrante / A M de JESUS - Integrante / LUIZ HENRIQUE GUIMARÃES - Integrante.
Financiador(es): National Institute Of Health - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10
2002 - 2004
Avaliação de Fatores do Parasito e do Hospedeiro que determinam a Forma Disseminada da Leishmaniose Tegumentar

Descrição: A leishmaniose disseminada é caracterizada pelo aparecimento de grande número de lesões cutâneas acneiformes , papulares ou ulceradas, envolvendo 2 ou mais regiões do corpo. Ela é clinicamente e imunológicamente distinta das outras formas de leishmaniose tegumentar.( leishmaniose cutânea, leishmaniose cutâneo-mucosa e leishmaniose difusa). Enquanto no passado eram diagnosticados apenas 2 a 3 casos de leishmaniose disseminada por ano na área endêmica de leishmaniose, Corte de Pedra-Bahia, nos últimos cinco anos tem havido um aumento inexplicável do número de casos, com cerca de 20 casos diagnosticados no último ano. Ela é observada quase que exclusivamente nesta região do País, embora exista a documentação de casos isolados nos estados do Pará e Maranhão e fora do Brasil, na Venezuela. Diferente da leishmaniose cutânea clássica, pacientes com leishmaniose disseminada referem febre antecedendo o quadro ou durante o aparecimento das lesões múltiplas.Os principais objetivos deste estudo incluem identificar as espécies de Leishmania encontradas em pacientes com leishmaniose disseminada e leishmaniose cutânea clássica através do uso de anticorpos monoclonais e proceder a tipagem molecular da Leishmania isolada utilizando-se as técnicas de "fingerprint" RAPD ( randomly amplified polymorphic DNA ) e ITS-PCR ( internally transcribed spacer polymerase chain reaction ). Serão avaliados os fatores do parasita e do hospedeiro capazes de determinar a forma clínica de leishmaniose em uma área endêmica para a doença..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar - Coordenador / Fernando Edington - Integrante / Albert Schriefer - Integrante / Paulo Machado - Integrante / E M CARVALHO - Integrante / R P ALMEIDA - Integrante / LUCAS PEDREIRA CARVALHO - Integrante / Paulo T G Leopoldo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
1996 - 2001
Host and Parasite Factors in Mucosal Leishmaniasis

Descrição: Avaliação de fatores do parasito e do hospedeiro envolvidos na patogênese da leishmaniose tegumentar humana.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar - Integrante / Paulo Roberto Machado - Integrante / Edgar M Carvalho - Coordenador / Roque Almeida - Integrante / Albert Schriefer - Integrante / Walderez O Dutra - Integrante / Manoel Barral Neto - Integrante / K J GOLLOB - Integrante / A BARRAL - Integrante / A M de JESUS - Integrante / L H GUIMARÃES - Integrante.
Financiador(es): National Institute of Healthy - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Acta Tropica
2009 - Atual
Periódico: PLoS Negleted Tropical Diseases


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Imunologia/Especialidade: Imunologia Celular.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1OLIVEIRA, W. 2014OLIVEIRA, W. ; RIBEIRO, L. E. ; SCHRIEFFER, A. ; MACHADO, P. ; CARVALHO, Edgar M ; BACELLAR, O . The role of inflammatory and anti-inflammatory cytokines in the pathogenesis of human tegumentary leishmaniasis. Cytokine, p. 127-132, 2014.

2.
3GONZALEZ-LOMBANA, CLAUDIA2013GONZALEZ-LOMBANA, CLAUDIA ; GIMBLET, CIARA ; Bacellar, Olivia ; OLIVEIRA, WALKER W. ; PASSOS, SARA ; CARVALHO, LUCAS P. ; GOLDSCHMIDT, MICHAEL ; Carvalho, Edgar M. ; Scott, Phillip . IL-17 Mediates Immunopathology in the Absence of IL-10 Following Leishmania major Infection. PLoS Pathogens (Online), v. 9, p. e1003243, 2013.

3.
5COSTA, D. L.2013COSTA, D. L. ; GUIMARÃES, L H ; CARDOSO, T ; QUEIROZ, A. ; E. L.Lago ; ROSELINO, A. M. ; Bacellar, Olívia ; CARVALHO, E. M. ; SILVA, J. S. . Characterization of regulatory T cell (Treg) function in patients infected with Leishmania braziliensis. Human Immunology, v. 74, p. 1491-1500, 2013.

4.
4CARVALHO, AUGUSTO M2013CARVALHO, AUGUSTO M ; MAGALHÃES, ANDRÉA ; CARVALHO, Lucas P ; Bacellar, Olívia ; Scott, Phillip ; CARVALHO, Edgar M . Immunologic response and memory T cells in subjects cured of tegumentary leishmaniasis. BMC Infectious Diseases (Online), v. 13, p. 529-537, 2013.

5.
2GIUDICE, A2012GIUDICE, A ; VENDRAME, C. ; BEZERRA, C ; CARVALHO, L P ; DELAVECHIA, T. ; CARVALHO, E. M. ; Bacellar, O. . Macrophages participate in host protection and the disease pathology associated with Leishmania braziliensis infection. BMC Infectious Diseases (Online), v. 12, p. 75, 2012.

6.
6SCHNORR, DANIEL2012SCHNORR, DANIEL ; MUNIZ, ALINE C. ; PASSOS, SARA ; GUIMARAES, LUIZ H. ; LAGO, EDNALDO L. ; Bacellar, Olívia ; GLESBY, MARSHALL J. ; Carvalho, Edgar M. . IFN-γ Production to Leishmania Antigen Supplements the Leishmania Skin Test in Identifying Exposure to L. braziliensis Infection. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online), v. 6, p. e1947, 2012.

7.
7Machado, Paulo R.2011Machado, Paulo R. ; Rosa, Maria Elisa A. ; Costa, Diego ; Mignac, Moema ; Silva, João S. ; SCHRIEFER, Albert ; Teixeira, Mauro M. ; Bacellar, Olivia ; Carvalho, Edgar M. . Reappraisal of the immunopathogenesis of disseminated leishmaniasis: in situ and systemic immune response. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 105, p. 438-444, 2011.

8.
11Keesen, T. S. L.2011Keesen, T. S. L. ; Antonelli, L. R. V. ; Faria, D. R. ; Guimarães, L. H. ; Bacellar, O. ; CARVALHO, E. M. ; DUTRA, W. O. ; Gollob, K. J. . CD4+ T cells defined by their V? T cell receptor expression are associated with immunoregulatory profiles and lesion size in human leishmaniasis. Clinical and Experimental Immunology (Print), v. 15, p. no-no, 2011.

9.
10Bezerra, Caroline A.2011Bezerra, Caroline A. ; Cardoso, Thiago M. ; Giudice, Angela ; Porto, Aurélia F. ; Santos, Silvane B. ; Carvalho, Edgar M. ; Bacellar, Olívia . Evaluation of the Microbicidal Activity and Cytokines/Chemokines Profile Released by Neutrophils from HTLV-1-Infected Individuals. Scandinavian Journal of Immunology (Print), v. 74, p. 310-317, 2011.

10.
12Bafica Aline2011Bafica Aline ; Cardoso, Luciana ; Oliveira, Sérgio Costa ; Loukas, Alex ; Varela, Giuseppe ; OLIVEIRA, R. ; BACELLAR, O ; CARVALHO, E M ; ARAÚJO, M. I. . Shistosoma mansoni antigens alter the cytokine response in vitro cutaneous leishmaniasis. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 106, p. 1-8, 2011.

11.
9Roberto Novoa2010Roberto Novoa ; BACELLAR, O ; NASCIMENTO, M. ; CARDOSO, T.M.S. ; CARDOSO, T ; Ramasawmy R ; OLIVEIRA, Walker Nonato Ferreira ; SCHRIEFER, Albert ; CARVALHO, E. M. . IL-17 and Regulatory Cytokines (IL-10 and IL-27) in L.braziliensis Infection. Parasite Immunology (Print), v. 33, p. 132-136, 2010.

12.
13KRAYCHETE, D. C.2010KRAYCHETE, D. C. ; Sakata RK ; Issy AM ; BACELLAR, O ; Santos- Jesus R ; CARVALHO, E M . Serum Cytokines levels in patients with chronic low back pain due to herniated disc: analytical cross-sectional study. Revista Paulista de Medicina (Cessou em 1993. Cont. ISSN 1516-3180 São Paulo Medical Journal (Impresso)), v. 128, p. 259-262, 2010.

13.
14Unger,A2009Unger,A ; Seth O´Neal ; Paulo R.L.Machado ; GUIMARÃES, Luiz H ; Daniel J.Morgan ; MACHADO, P ; SCHRIEFER, Albert ; BACELLAR, O ; Marshall J. Glesby ; CARVALHO, Edgar M . Association of Treatment of American Cutaneous Leishmaniasis Prior to Ulcer Development with High Rateof Failure in Northeastern Brasil. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 80, p. 574-579, 2009.

14.
15GUIMARÃES, L H2009GUIMARÃES, L H ; P.R.L.Machado ; E. L.Lago ; D.J.Morgan ; A.Schriefer ; BACELLAR, O ; E.M.Carvalho . Atypical manifestations of tegumentary leishmaniasis in a transmission area of Leishmania braziliensis in the state of Bahia,Brazil. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 103, p. 712-715, 2009.

15.
8BACELLAR, O;Bacellar, Olívia;Bacellar, Olivia;Bacellar, O.2009BACELLAR, O ; Faria, Daniela ; Nascimento, Márcia ; Cardoso, Thiago  ; Gollob, Kenneth  ; Dutra, Walderez  ; Scott, Phillip ; Carvalho, Edgar  . Interleukin 17 Production among Patients with American Cutaneous Leishmaniasis. The Journal of Infectious Diseases, v. 200, p. 75-78, 2009.

16.
16CARVALHO, L.2009CARVALHO, L. ; PASSOS, S. ; Bacellar, Olívia ; CARVALHO, E. M. . Early Events in leishmania Infection. Current Trends in Immunology, v. 10, p. 93-103, 2009.

17.
17CARVALHO, Lucas P2007CARVALHO, Lucas P ; S. PASSOS ; BACELLAR, O ; ALMEIDA, R P de ; MAGALHÃES, A. ; DUTRA, W. O. ; GOLLOB, K J ; MACHADO, P. ; JESUS, A. R. . Differential immune regulation of activated T cells between cutaneous and mucosal leishmaniasis as a model for pathogenesis. Parasite Immunology, v. 29, p. 251-258, 2007.

18.
18OLIVEIRA, M A de2007OLIVEIRA, M A de ; CARVALHO, L P ; S.GOMES, M. ; BACELLAR, O ; F.BARROS, T. ; CARVALHO, Edgar M . Microbiological and Immunological Features of Oral Candidiasis. Microbiology and Immunology, v. 51, p. 713-719, 2007.

19.
19LEOPOLDO, Paulo T G2006LEOPOLDO, Paulo T G ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; SCHRIEFER, Albert ; GIUDICE, Ângela ; JESUS, Amélia R ; HO, John L ; GUIMARÃES, Luiz H ; BACELLAR, O ; CARVALHO, Edgar M . Differential effects of antigens from L. braziliensis isolates from disseminated and cutaneous leihsmaniasis on in vitro cytokine production.. BMC Infectious Diseases (Online), Estados Unidos, v. 6, p. 75, 2006.

20.
21NEVES, N A2005NEVES, N A ; CARVALHO, L P ; OLIVEIRA, M A de ; GIRALDO, P C ; BACELLAR, O ; CRUZ, A A ; CARVALHO, E M . Association between atopy and recurrent vaginal candidiasis.. Clinical and Experimental Immunology, Estados Unidos, v. 142, n.1, p. 167-171, 2005.

21.
20ANTONELLI, L R2005ANTONELLI, L R ; DUTRA, W O ; ALMEIDA, R P ; BACELLAR, O ; CARVALHO, E M ; GOLLOB, K J . Activated inflammatory T cells correlate with lesion size in human cutaneous leishmaniasis.. Immunology Letters, v. 101, n.2, p. 226-230, 2005.

22.
22BACELLAR, O;Bacellar, Olívia;Bacellar, Olivia;Bacellar, O.2005BACELLAR, O ; CARVALHO, E M . Imunopatogênese da Leishmaniose Visceral.. Gazeta Médica da Bahia, v. 75, n.1, p. 24-34, 2005.

23.
23ANTONELLI, Lis2004ANTONELLI, Lis ; DUTRA, Walderez ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; BACELLAR, O ; GOLLOB, K . Antigen specific correlations of cellular immune responses in human leishmaniasis suggests mechanisms for immunoregulation. Clinical and Experimental Immunology, EUA, v. 136, p. 341-348, 2004.

24.
27LEOPOLDO, Paulo de Tarso2003LEOPOLDO, Paulo de Tarso ; BACELLAR, O ; CARVALHO, Edgar M . Immunopathogenesis and immunotherapy of leishmaniasis. Research Advances In Infections Diseases, v. 1, p. 13-23, 2003.

25.
26CARVALHO, Lucas P2003CARVALHO, Lucas P ; M.SOTO ; JERÔNIMO, Selma ; DONDJI, Blaise ; BACELLAR, O ; LUZ, Viviane ; ORGE, Gloria ; ALONSO, Carlos ; JESUS, Ameilia Ribeiro de ; CARVALHO, Edgar M . Characterization of the immune response to Leishmania infantum recombinant antigens. Microbes and Infection, EUA, v. 5, p. 7-12, 2003.

26.
25CARVALHO, Lucas2003CARVALHO, Lucas ; BACELLAR, O ; NEVES, N ; CARVALHO, Edgar M ; JESUS, Ameilia Ribeiro de . Avaliação da resposta imune celular em pacientes com candidíase recorrente. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 36, n.5, p. 571-576, 2003.

27.
24COSTA, R. P.2003COSTA, R. P. ; GOLLOB, K ; MACHADO, P. R. ; BACELLAR, O ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; BARRAL, A. ; BARRAL NETTO, M. ; CARVALHO, Edgar M ; DUTRA, W. O. . Adhesion molecule expression patterns indicate activation and recruitment of CD4+ T cells from the lymph node to the peripheral blood of early cutaneous leishmaniasis patients. Immunology Letters, v. 90, p. 155-159, 2003.

28.
30D'OLIVEIRA JR, A.2002D'OLIVEIRA JR, A. ; MACHADO, P. R. ; BACELLAR, O ; CHENG, L. H. ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; CARVALHO, Edgar M . Evaluation of IFN-gamma and TNF-alpha as immunological markers of clinical outcome in cutaneous leishmaniasis. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 35, n.1, p. 7-10, 2002.

29.
31FOLLADOR, I.2002FOLLADOR, I. ; ARAUJO, C. ; ORGE, Gloria ; CHENG, L. H. ; CARVALHO, Lucas P ; BACELLAR, O ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; CARVALHO, Edgar M . Immune responses to an inactive vaccine against American cutaneous leishmaniasis together with granulocyte-macrophage colony-stimulating factor. Vaccine (Guildford), v. 20, p. 1365-1368, 2002.

30.
28CARVALHO, Lucas P2002CARVALHO, Lucas P ; BACELLAR, O ; NEVES, N. ; JESUS, A. R. ; CARVALHO, Edgar M . Downregulation of IFN-gamma production in patients with recurrent vaginal candidiasis. Journal of Allergy and Clinical Immunology, v. 109, n.1, p. 102-105, 2002.

31.
29FOLLADOR, I.2002FOLLADOR, I. ; ARAÚJO, C. ; BACELLAR, O ; ARAÚJO, C. ; CARVALHO, Lucas ; ALMEIDA, R. ; CARVALHO, Edgar M . Epidemiologic and immunologic findings for the subclinical form Leishmania brasiliensis infection. Clinical Infectious Diseases, v. 34, p. 54-58, 2002.

32.
32BACELLAR, O;Bacellar, Olívia;Bacellar, Olivia;Bacellar, O.2002 BACELLAR, O ; LESSA, H. ; SCHRIEFER, Albert ; MACHADO, P. ; de JESUS, A R ; ODUTRA, W. ; GOLLOB, K ; CARVALHO, Edgar M . Up-Regulation of Th1-Type Immune Responses in Mucosal Leishmaniasis Patients. Infection and Immunity, EUA, v. 70, n.12, p. 6734-6740, 2002.

33.
35LESSA, H.2001LESSA, H. ; MACHADO, P. R. ; LIMA, F. ; CRUZ, A. ; BACELLAR, O ; GUERREIRO, J. B. ; CARVALHO, Edgar M . Successful treatment of refractory mucosal leishmaniasis with pentoxifylline plus antimony. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 65, n.2, p. 1228-1231, 2001.

34.
34CARVALHO, Edgar M2001CARVALHO, Edgar M ; BACELLAR, O ; PORTO, A. ; BRAGA, S. ; GALVÃOCASTRO, B. . Cytokine proile and immunomodulation in asymptomatic human T-lymphotropic virus type 1-infected blood donnors. Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes and Human Retrovirology, v. 27, p. 1-6, 2001.

35.
33JOSE, F.2001JOSE, F. ; SILVA, I. ; ARAUJO, I. ; ALMEIDA, R. ; BACELLAR, O ; CARVALHO, Edgar M . Avaliação do poder sensibilizante da reação de Montenegro. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 34, n.6, p. 537-542, 2001.

36.
36JESUS, A. R.2000JESUS, A. R. ; ARAÚJO, M. I. ; BACELLAR, O ; MAGALHÃES, A. ; PEARCE, E. ; HARN, D. ; STRAND, M. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Human immune response s to S. mansoni vaccine candidate antigens. Infection and Immunity, v. 68, p. 2797-2803, 2000.

37.
37BACELLAR, O;Bacellar, Olívia;Bacellar, Olivia;Bacellar, O.2000BACELLAR, O ; D'OLIVEIRA JR, A. ; JERÔNIMO, Selma ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Interleukin-10 and IL-12 are the main regulatory cytokines in visceral leishmaniasis. Cytokine, v. 12, n.8, p. 1228-1231, 2000.

38.
41COSTA, S. R.1999COSTA, S. R. ; D'OLIVEIRA JR, A. ; BACELLAR, O ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . T cell response of asymptomatic Leishmania chagasi infected subjects to recombinant leishmania antigen. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 94, n.3, p. 367-370, 1999.

39.
40ALMEIDA, Roque Pacheco1999ALMEIDA, Roque Pacheco ; D'OLIVEIRA JR, A. ; MACHADO, P. R. ; BACELLAR, O ; KO, A. J. ; JESUS, A. R. ; MOBASHERY, N. ; SANTOS, J. B. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Randomized, double-blind study of stibogluconate plus human Granulocyte Macrophage Colony-Stimulating Factor versus stibogluconate alone in the treatment of cutaneous leishmaniasis. The Journal of Infectious Diseases, v. 180, p. 1735-1737, 1999.

40.
39RODRIGUES JR, V.1999RODRIGUES JR, V. ; KAREN, P. ; PARIS, P. C. ; BACELLAR, O ; DESSEIN, H. ; DESSEIN, A. J. . Genetic control of schistosome infections by the SM1 locus of the 5q31-q33 region if linked to differentiation of type 2 helper T lymphocytes. Infection and Immunity, v. 67, n.9, p. 4689-4692, 1999.

41.
38ROCHA, P.1999ROCHA, P. ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; BACELLAR, O ; JESUS, A. R. ; CORREIA FILHO, D. ; CRUZ FILHO, A. ; BARRAL, A. ; COFFMAN, R. L. ; CARVALHO, Edgar M . Down-regulation of Th1 type of response in early human American cutaneous leishmanisis. The Journal Of Infectious Diseases, v. 180, p. 1731-1734, 1999.

42.
42JESUS, A. R.1998JESUS, A. R. ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; LESSA, H. ; BACELLAR, O ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Cytokine profile and pathology in human leishmaniasis. Braz. J. Biol. Res., v. 31, p. 143-148, 1998.

43.
43BACELLAR, O;Bacellar, Olívia;Bacellar, Olivia;Bacellar, O.1998BACELLAR, O ; RUSSO, C ; CARVALHO, E M . Regulation o T cell response to leishmania antigens by determinants of histocompatibility leukocyte class I and II molecules.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 31, n.12, p. 1575-1581, 1998.

44.
45BACELLAR, O;Bacellar, Olívia;Bacellar, Olivia;Bacellar, O.1996BACELLAR, O ; BRODSKYN, C. I. ; GUERREIRO, J. B. ; BARRAL NETTO, M. ; COSTA, C. H. ; COFFMAN, R L ; JONHSON, W. D. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . IL-12 restores IFN-g production and cytotoxic responses in visceral leishmaniasis. J. Infect. Dis, v. 173, p. 1515-1518, 1996.

45.
44ARAÚJO, M. I.1996ARAÚJO, M. I. ; JESUS, A. R. ; BACELLAR, O ; SABIN ; PEARCE, E. J. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Evidence of a T helper type 2 activation in human schistosomiasis. Eur. J. Immunol., v. 26, p. 1399-1403, 1996.

46.
46CARVALHO, E M1995CARVALHO, E M ; CORREIA FILHO, D ; BACELLAR, O ; ALMEIDA, R P ; LESSA, H ; ROCHA, H . Characterization of the immune response in subjects with self-healing cutaneous leishmaniasis.. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, Estados Unidos, v. 53, n.3, p. 273-277, 1995.

47.
47COUISSINIERPARIS, P1995COUISSINIERPARIS, P ; BOURGOIS, A ; DESSEIN, H ; BACELLAR, O ; RODRIGUES JUNIOR, V ; KOHLSTADT, S ; BUONAVISTA, N ; PENE, J ; DESSEIN, A J . Identification of a major T cell immunogen in the anti-schistosome response of adult residents in an area endemic for Schistosoma mansoni.. European Journal of Immunology, v. 25, n.4, p. 903-910, 1995.

48.
49CARVALHO, E M1994CARVALHO, E M ; BACELLAR, O ; BROWNELL, C ; REGIS, T ; COFFMAN, R L ; REED, S G . Restoration if IFN-gamma production and lymphocyte proliferation in visceral leishmaniasis.. Journal of Immunology (Baltimore), v. 152, n.12, p. 5949-5956, 1994.

49.
48VINHAS, V1994VINHAS, V ; FREIRE, M ; BACELLAR, O ; CUNHA, S ; ROCHA, H ; CARVALHO, E M . Characterization of T cell responses to purified leishmania antigens in subjects infected with Leishmania chagasi.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 27, n.5, p. 1199-1205, 1994.

50.
50ARAÚJO, M I1994ARAÚJO, M I ; BACELLAR, O ; RIBEIRO DE JESUS, A ; CARVALHO, E M . The absence of gamma-interferon production of S. mansoni antigens in patients with schistosomiasis.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso), v. 27, n.7, p. 1619-1625, 1994.

51.
51 de JESUS, A M1993 de JESUS, A M ; ALMEIDA, R P ; BACELLAR, O ; ARAÚJO, M I ; DEMEURE, C ; BINA, J C ; DESSEIN, A J ; CARVALHO, E M . Correlation between cell-mediated immunity and degree of infection in subjects living in an endemic area of schistosomiasis.. European Journal of Immunology, v. 23, n.1, p. 152-158, 1993.

52.
53BARRAL, A1992BARRAL, A ; BARRAL NETTO, M ; ALMEIDA, R ; de JESUS, A R ; GRIMALDI JÚNIOR, G ; NETTO, E M ; SANTOS, I ; BACELLAR, O ; CARVALHO, E M . Lymphadenpáthy associated with Leishmania braziliensis cutaneous infection.. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 47, n.5, p. 587-592, 1992.

53.
52DESSEIN, A. J.1992DESSEIN, A. J. ; RIHET, P. ; DEMEURE, C. ; COUISSINIER, P. ; BACELLAR, O ; CARVALHO, E. M. ; KOHLSTADT, S. ; DESSEIN, H. ; SOUZA, A. ; PRATA, A. ; GOUDOT, V. ; BOURGOIS, A. ; ABEL, L. . Factors controlling resistance to schistosomiasis in endemic area. MS. Médecine Sciences, v. 8, p. 108-118, 1992.

54.
54BACELLAR, O;Bacellar, Olívia;Bacellar, Olivia;Bacellar, O.1991BACELLAR, O ; BARRAL NETTO, M ; BADARÓ, R ; CARVALHO, E M . Gamma interferon production by lymphocytes from children infected with L. chagasi.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso), v. 24, n.8, p. 791-195, 1991.

55.
56CARVALHO, E M1989CARVALHO, E M ; BACELLAR, O ; BARRAL, A ; BADARÓ, R ; JOHNSON, W D . Antigen-specific immunosuppression in visceral leishmaniasis is cell mediated.. The Journal of Clinical Investigation, v. 83, n.3, p. 860-864, 1989.

56.
57CARVALHO, E M1988CARVALHO, E M ; SAMPAIO, D ; BACELLAR, O ; BARRAL, A ; BADARÓ, R . Immunoregulation in American visceral leishmanisis.. Mem Isnt Oswaldo Cruz, v. 83, n.Suppl 1, p. 368-371, 1988.

57.
55CARVALHO, E M1988CARVALHO, E M ; BACELLAR, O ; REED, S ; BARRAL, A ; ROCHA, H . Visceral leishmaniasis: a disease associated with inability of lymphocytes to activate macrophages to kill leishmania.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso), v. 21, n.1, p. 85-92, 1988.

58.
58CARVALHO, E M1983CARVALHO, E M ; BACELLAR, O . Lymphocyte reactivity to mitogens in American visceral leishmaniasis.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso), v. 16, n.1, p. 35-41, 1983.

Capítulos de livros publicados
1.
Bacellar, Olívia ; MACHADO, P. ; CARVALHO, E. M. . Resposta Imune na Leishmaniose Tegumentar Humana. In: Aldina Barral; Jackson Costa. (Org.). Leishmanias e a Leishmaniose Tegumentar nas Américas. 1aed.Salvador: , 2011, v. 1, p. 113-126.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
E.DAVIS, R. ; CONCEICAO, J. A. ; CARNEIRO, P. P. ; Bacellar, Olívia ; CARVALHO, E M ; WILSON, M. . Phenotypic and funcitional examination of neutrophils from cutaneous leishmaniasis patients. In: The American Journal of Tropical Medicine and Hygine 62nd Annual Meeting, 2013, Washington, DC. The American Journal of Tropical Medicine and Hygine 62nd Annual Meeting, 2013. v. 89.

2.
CARVALHO, E. M. ; Unger,A ; NASCIMENTO, M. ; MACHADO, P ; BACELLAR, O ; GUIMARÃES, L H ; SCHRIEFER, Albert . Immunological Response and Natural History of L.braziliensis Infection. In: 4th World Congress on Leishmaniasis, 2009, Lucknow. 4th World Congress on Leishmaniasis, 2009.

3.
MACHADO, P ; LEOPOLDO, Paulo T G ; Teixeira, Mauro ; GUIMARÃES, L H ; GIUDICE, A ; CARVALHO, E. M. ; BACELLAR, O . Aspectos Clínicos e Imunológicos da Leishmaniose Disseminada. In: Congresso da Sociedade de Medicina Tropical, 2008, Porto Alegre. 44 Congresso da Sociedade de Medicina Tropical, 2008.

4.
GUIMARÃES, L H ; MACHADO, P ; SCHRIEFER, Albert ; Morgan,D ; BACELLAR, O ; Lago, EL ; CARVALHO, E. M. . Formas Atípicas de Leishmaniose Tegumentar na Área Endêmica de Corte de Pedra: Aspectos Clínicos e Imunológicos. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2008, Porto Alegre. 44 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2008.

5.
BACELLAR, O ; Bonfim, T ; NASCIMENTO, M. ; GIUDICE, A ; MACHADO, P ; SCHRIEFER, Albert ; CARVALHO, E. M. . Immunopathology and Therapy of Cutaneous Leishmaniasis. In: XVII International Congress for Tropical Medicine and Malaria, 2008, Jeju. XVII International Congress for Tropical Medicine and Malaria, 2008.

6.
BACELLAR, O ; CARDOSO, Thiago Marconi de Souza ; NASCIMENTO, M. ; OLIVEIRA, Walker Nonato Ferreira ; Guimarães, LH ; MACHADO, P. ; CARVALHO, E . Cytokines and Pathogenesis of Tegumentary Leishmaniasis due to L.braziliensis. In: 13th International Congress of Immunology, 2007, Rio de Janeiro. Immunorio2007, 2007.

7.
GIUDICE, A ; BEZERRA, C ; CARDOSO, T ; CELIA, V. ; GUIMARÃES, L H ; MACHADO, P ; CARVALHO, E ; BACELLAR, O . Involvement of TLR-2 and TLR-4 in the infection of human macrophages with L.braziliensis. In: 13th International Congress of Immunology, 2007, Rio de janeiro. immunorio2007, 2007.

8.
CARDOSO, T ; NASCIMENTO, M. ; BEZERRA, C ; OLIVEIRA, R ; SCHRIEFER, Albert ; CARVALHO, E ; BACELLAR, O . Characterization of neutrophils response after infection by genotipicaly distinct polymorphic strains of Leishmania braziliensis detected from patients with different clinical forms of tegumentary leishmaniasis. In: 13th Congress of Immunology, 2007, Rio de Janeiro. immunorio2007, 2007.

9.
BACELLAR, O ; GIUDICE, A ; BEZERRA, C ; OLIVEIRA, R ; CARDOSO, T ; GUIMARÃES, L H ; MACHADO, P ; CARVALHO, E M . Chemokines and neutrophil/macrophage function in individuals with subclinical L. braziliensis infection.. In: 1st Joint Meeting of European National Societies of Immunology and 16th European Congress of Immunology., 2006, Paris. Book of Abstracts, 2006. p. 460-460.

10.
GIUDICE, A ; BEZERRA, C. A. ; CARDOSO, Thiago Marconi de Souza ; GUIMARÃES, L H ; ALMEIDA, R P ; MACHADO, P. ; CARVALHO, E. M. ; BACELLAR, O . Chemokines, Cytokines and MAcrophages Function in Individuals with Subclinical Leishmania braziliensis Infection.. In: XXXI Meeting of the Brazilian Society for Immunology, 2006, Búzios - RJ. Final Programs Abstracts. Búzios - RJ, 2006.

11.
BEZERRA, C. A. ; CARDOSO, Thiago Marconi de Souza ; PORTO, A. ; SANTOS, S. B. ; BACELLAR, O . Chemokinesa and Neutrophil Function in HTLV-1 Infected Patients.. In: XXXI Meeting of the Brazilian Society for Immunology, 2006, Búzios - RJ. Final Program Abstracts. Búzios - RJ, 2006.

12.
MAGALHÃES, A. ; ARAUJO, I. ; BACELLAR, O ; MIRANDA, D. ; MIRANDA, R. ; SILVA, A. ; SANTANA, L. ; CARVALHO, Edgar M ; JESUS, Ameilia Ribeiro de . Association of Type 2 cytokines with the early events of hepatic fibrosis in human chronic schistosomiasis. In: XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004, Aracajú. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004. v. 37. p. 39-39.

13.
BACELLAR, O ; MACHADO, P. R. ; ALMEIDA, R. ; SCHRIEFER, Albert ; LEOPOLDO, Paulo de Tarso ; CARVALHO, Edgar M . Clinical and Immunological Aspects of Disseminated Leishmaniasis, an Emerging Disease. In: 12th International Congress of Immunology and 4th Annual Conference of FOCIS, 2004, Montreal-Canadá. 12th International Congress of Immunology and 4th Annual Conference of FOCIS, 2004.

14.
CARVALHO, Lucas P ; BACELLAR, O ; JESUS, Ameilia Ribeiro de ; CARVALHO, Edgar M . Hiperativação na leishmaniose mucosa e dano tecidual. In: XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e Simpósio de Antimicrobioanos, 2002, Foz do Iguaçu, PR, 2002.

15.
BACELLAR, O ; LESSA, H. ; SCHRIEFER, Albert ; MACHADO, P. R. ; JESUS, Ameilia Ribeiro de ; CARVALHO, Edgar M . Up regulation of Th1 type responses in mucosal leishmaniasis patients. In: WHIP 2002 - Meeting Co-Directors, 2002, Woods Hole, Massachusetts. Sixth Annual Woods Hole Immunoparasitology Conference, 2002.

16.
BACELLAR, O ; MACHADO, P. R. ; ALMEIDA, R. ; SCHRIEFER, Albert ; LEOPOLDO, Paulo de Tarso ; BRITO, M. C. ; CARVALHO, Edgar M . Clinical and Immunological Aspects of Disseminated Leishmaniasis,an Emerging Disease.. In: XXVII Meeting of the Brasilian Society of Immunology, 2002, Salvador-Bahia, 2002.

17.
LEOPOLDO, Paulo de Tarso ; BACELLAR, O ; SCHRIEFER, Albert ; CARVALHO, Edgar M . Cytokine Production by PBMC from Disseminated Leishmaniasis Patients to two different antigens of L.brasiliensis. In: XXVII Meeting of the Brasilian Society of Immunology, 2002, Salvador, 2002.

18.
ALMEIDA, M. C. ; ARAUJO, I. ; PACHECO, J. ; HOPPE, B. ; BACELLAR, O ; OLIVEIRA, R. ; KRUSCHEWSKY, R. ; CARVALHO, Edgar M ; MEDEIROS, M. . Immune Response to Aeroallergens in Asthmatic Subjects Living in a Polyhelmintic Endemic Area. In: XXVII Meeting of the Brasilian Society of Immunology, 2002, Salvador, 2002.

19.
CARVALHO, Edgar M ; PORTO, A. ; BACELLAR, O ; DUTRA, Walderez ; CARVALO, L. P. ; NEVA, F. ; GOLLOB, K . Cytokine profile and immunomodulation in asymptomatic HTLV-1 infected blood donnors. In: 10th International Conference on Human Retrovirology, 2001, Dublin, Ireland. HTLV and Related Viruses, 2001.

20.
CARVALHO, Lucas P ; BACELLAR, O ; NEVES, N ; JESUS, A. R. ; CARVALHO, Edgar M . IL-10 and IL-12 are the main regulatory cytokines in recurrent vaginal candidiasis. In: XXVI Meeting of the Brazilian Society of Immunology, 2001, Campos do Jordão, São Paulo, 2001.

21.
MAGALHÃES, A. ; JESUS, Ameilia Ribeiro de ; ARAUJO, I. ; BACELLAR, O ; MIRANDA, D. ; MIRANDA, R. ; CARVALHO, Edgar M . Immune responses in schistosomiasis patients with different degrees of hepatic fibrosis determined by ultrasonography. In: XXVI Meeting of the Brazilian Society of Immunology, 2001, Campos do Jordão - São Paulo, 2001.

22.
ANDRADE, J. ; BARRETO, R. ; BACELLAR, O ; ANDRADE, L. . Micobacteriose atípica em pacientes imunocompetentes. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001. v. 34. p. 396-396.

23.
BACELLAR, O ; LESSA, H. ; MACHADO, P. R. ; LIMA, F. ; CRUZ, A. ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Mucosal leishmaniasis patients are unable to modulate activated Th1 like cells. In: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 2000, Rio de Janeiro-RJ. Vol. 95 Suppl. II, 2000.

24.
PRATA, A. P. B. S. ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; BACELLAR, O ; LESSA, H. ; XAVIER, M. T. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Polymorphism of L. braziliensis isolates from an endemic area. In: XXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2000, Caxambu-MG. 6-8/11, 2000.

25.
PRATA, A. P. B. S. ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; BACELLAR, O ; LESSA, H. ; XAVIER, M. T. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Polymorphism of L. braziliensis isolates from an endemic area. In: XVI Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2000, Caxambu-MG. 6-8/11, 2000.

26.
RIBEIRO, C. S. O. ; XAVIER, M. T. ; FOLLADOR, I. ; BACELLAR, O ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Evaluation of immune responses of subclinic individuals infected by L. braziliensis, living in an endemic area of cutaneous leishmaniasis. In: XXVI Annual Meeting on Basic Research in Chagas'disease, 1999, Caxambú-MG. 11 a 13 novembro, 1999.

27.
CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de ; BACELLAR, O ; LESSA, H. ; MACHADO, P. R. ; LIMA, F. ; CRUZ, A. . Immunoregulation in mucosal leishmaniasis. In: American Society of Tropical Medicine and Hygiene, 1999, Washington, EUA. 28/11 a 02/12, 1999.

28.
ALMEIDA, Roque Pacheco ; D'OLIVEIRA JR, A. ; MACHADO, P. R. ; BACELLAR, O ; KO, A. ; JESUS, A. R. ; MOBASHERY, N. ; SANTOS, J. B. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Randomized, double-blind, placebo-controlled study of human granulocyte macrophage colony stimulating factor (GM-CSF) in the treatment of cutaneous leishmaniasis. In: American Society of Tropical Medicine and Hygiene, 1999, 28/11 a 02/12. Washington-EUA, 1999.

29.
CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de ; JESUS, A. R. ; ARAÚJO, M. I. ; MAGALHÃES, A. ; BACELLAR, O ; MIRANDA, D. ; ROCHA, P. . Immunological factors involved in the pathogenesis of hepatic fibrosis in schistosomiasis. In: VII International Symposium on Schistosomiasis, 1999, Rio de Janeiro, RJ. 05-09 Dezembro, 1999.

30.
CARVALHO, L. ; BACELLAR, O ; NEVES, N ; JESUS, A. R. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Recurrent vaginal candidates is associated with inability of IFN-gamma production. In: XXIV Annual Meeting of the Brazilian Society for Immunology, 1999, Águas de Lindóia-SP. 24-27/Outubro, 1999.

31.
SANTOS, S. B. ; BACELLAR, O ; PORTO, A. ; CASTRO, B. G. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Cytokine profile in healthy subjects infected with HTLV-1. In: XXIV Annual Meeting of the Brazilian Society for Immunology, 1999, Águas de Lindóia. 24-27/Outubro, 1999.

32.
ALMEIDA, Roque Pacheco ; D'OLIVEIRA JR, A. ; MACHADO, P. R. ; KO, A. ; MOBASHERY, N. ; JESUS, A. R. ; BACELLAR, O ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Efficacy of treatment of cutaneous leishmaniasis with intralesional recombinant granulocyte macrophage colony stimulating factor (rGM-CSF) combined with antimonial. In: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1998, Manaus-AM. 24 a 27 Março, 1998.

33.
ALMEIDA, Roque Pacheco ; D'OLIVEIRA JR, A. ; MACHADO, P. R. ; KO, A. J. ; MOBASHERY, N. ; JESUS, A. R. ; BACELLAR, O ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Efficacy of treatment of cutaneous leishmaniasis with intralesional human recombinant granulocyte macrophage colony stimulating factor (HRGM-CSF) combined with antimonial. In: XXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas'disease, 1998, Caxambu-MG. 11 a 13 novembro, 1998.

34.
BACELLAR, O ; LESSA, H. ; MACHADO, P. R. ; LIMA, F. ; CRUZ, A. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Inability to produce IL-10 and high TNF-a production are the main immunological features of mucosal leishmaniasis. In: XXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 1998, Caxambu-MG. 11 a 13 Novembro, 1998.

35.
JESUS, A. R. ; ARAÚJO, M. I. ; MAGALHÃES, A. ; BACELLAR, O ; MIRANDA, D. G. ; ROCHA, P. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Resposta imune e fibrose hepática na esquistossomose mansônica. In: III Simpósio Nacional de Atualização em Medicina Interna, 1998, Salvador-BA. 25 a 28 Novembro, 1998.

36.
ALMEIDA, Roque Pacheco ; D'OLIVEIRA JR, A. ; MACHADO, P. R. ; BACELLAR, O ; JESUS, A. R. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Eficácia do Fator Estimulador do Crescimento de Colônias de Macrófagos e Granulócitos Recombinante no tratamento da leishmaniose cutânea. In: III Simpósio Nacional de Atualização em Medicina Interna, 1998, Ilhéus-BA. 25 a 28 Novembro.

37.
CARVALHO, L. ; BACELLAR, O ; ARAÚJO, M. I. ; NEVES, N ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Deficiência imunológica celular seletiva em pacientes com vaginite de repetição, por C. albicans. In: III Simpósio Nacional de Atualização em Medicina Interna, 1998, Ilhéus-BA. 25 a 28 Novembro, 1998.

38.
BACELLAR, O ; D'OLIVEIRA JR, A. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Modulation of immune response by cytokines and cytokine antagonists in subjects cured of visceral leishmaniasis. In: XXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas'disease, 1998, Caxambú-MG. 11 a 13 novembro, 1998.

39.
D'OLIVEIRA JR, A. ; BACELLAR, O ; MACHADO, P. R. ; VINHAS, V. ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . TNF-a as a marker of therapeutic response in cutaneous leishmaniasis. In: XXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas'disease, 1998, Caxambú-MG. 11 a 13 novembro, 1998.

40.
CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de ; BACELLAR, O ; LESSA, H. ; BARRAL, A. ; MACHADO, P. R. ; D'OLIVEIRA JR, A. ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; CRUZ, A. . Citocinas e patogênese da leishmaniose tegumentar. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, 1997.

41.
JESUS, A. R. ; MAGALHÃES, A. ; PEDREIRA, D. C. ; ARAÚJO, M. I. ; BACELLAR, O ; PEARCE, E. J. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Evaluation of immunological responses of subjetcs with natural resistance to Schistosoma mansoni infection. In: 6o. Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, 1997, 1997.

42.
ARAÚJO, M. I. ; JESUS, A. R. ; BACELLAR, O ; PEARCE, E. J. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . IFN-g TT specific is down regulated in human infected by S. mansoni. In: 6o. Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, 1997, 1997.

43.
BACELLAR, O ; RUSSO, C. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Regulation of T cell response to leishmania antigens by determinants of histocompability leukocyte class I and II molecules. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 1997, 1997.

44.
ARAÚJO, M. I. ; BACELLAR, O ; JESUS, A. R. ; PEARCE, E. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Alteração da resposta imune à vacinação pelo tétano toxóide em indivíduos infectados pelo S. mansoni. In: XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1997, Belo Horizonte-MG. 24-27/Fevereiro, 1997.

45.
JESUS, A. R. ; ARAÚJO, M. I. ; BACELLAR, O ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Characterization of naturally occurring human cellular immune response to defined S. mansoni antigens. In: VI Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, 1997, Belo Horizonte-MG. 19-24/Outubro, 1997.

46.
JESUS, A. R. ; SECOR, E. ; ARAÚJO, M. I. ; BACELLAR, O ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Avaliação da detecção de antígeno circulante na infecção por S. mansoni. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador-BA. 27-30/Outubro, 1997.

47.
JESUS, A. R. ; MAGALHÃES, A. ; PEREIRA, C. B. ; ARAÚJO, M. I. ; BACELLAR, O ; PEARCE, E. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Avaliação da resposta imunede indivíduos com resistência natural à infecção por S. mansoni. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador-BA. 27-30/Outubro, 1997.

48.
FOLLADOR, I. ; BACELLAR, O ; ARAÚJO, C. ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Perfil de citocinas em indivíduos com infecção sub-clínica por L. braziliensis. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador-BA. 27-30/Outubro, 1997.

49.
ARAÚJO, M. I. ; BACELLAR, O ; JESUS, A. R. ; PEARCE, E. J. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Macrophages, NK and CD8+ cells down regulate IFN-g production in human schsitosomiasis. In: XXI Reunião da Sociedade Brasileira de Imunologia, 1996, 1996.

50.
BACELLAR, O ; ALMEIDA, Roque Pacheco ; ROCHA, P. ; JESUS, A. R. ; BARRAL, A. ; CORREIA, D. ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Down regulation of Th1 response in early phase of human american cutaneous leishmaniasis. In: XXI Reunião anual da Sociedade Brasileira de Imunologia, 1996, Angra dos Reis - RJ. 24-27/Novembro, 1996.

51.
BACELLAR, O ; BRODSKYN, C. I. ; GUERREIRO, J. B. ; BARRAL NETTO, M. ; COSTA, C. H. ; COFFMAN, R L ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Interleucina-12 (IL-12) induz atividade citotóxica em pacientes com leishmaniose visceral. In: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1996, 1996.

52.
ARAÚJO, M. I. ; JESUS, A. R. ; BACELLAR, O ; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de . Perfil de citocinas produzidas por pacientes esquistossomóticos e regulação da resposta imune na esquistossomose mansônica. In: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1996, Goiânia-Go. 03-07/Março, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
CONCEICAO, J. A. ; CARNEIRO, P. P. ; GIUDICE, A ; CARVALHO, Edgar M ; Bacellar, Olivia . Evaluation of the role of neutrophils in human cutaneous leishmaniasis caused by L.braziliensis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARNEIRO, P. P. ; MACEDO, M. ; CONCEICAO, J. A. ; MUNIZ, A. ; GIUDICE, A ; CARVALHO, E. M. ; Bacellar, Olívia . The role of Nitric Oxide and ROS in the killing of Leishmania braziliensis by monocytes from patients with cutaneous leishmaniasis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GIUDICE, A ; Bonfim, T ; VENDRAME, C. ; CARVALHO, LUCAS P. ; Carvalho, Edgar  ; BACELLAR, O . The contribution of inflammatory CD14=CD16+ monocytes in the pathology of L.braziliensis infection. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Muniz, Aline ; Schnorr ; PASSOS, S. ; Guimarães, L. H. ; CARVALHO, E M ; BACELLAR, O . Characterization of Immune Response in Household Contacts of Cutaneous Leishmaniasis Patients in an Endemic Area of Transmission of Leishmania brazilensis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARDOSO, Thiago Marconi de Souza ; Machado, Alvaro ; Costa, Diego ; Macedo Michael ; CARVALHO, E M ; BACELLAR, O . The role of CD8+ T cells in Leishmania braziliensis infection. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
S. PASSOS ; Muniz, Aline ; Schnorr ; BACELLAR, O . Characterization of immune response of individuals with subclinical infection by L.braziliensis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BACELLAR, O ; Giudice, Angela ; VENDRAME, C. ; CARVALHO, L P ; DELAVECHIA, T. ; CARVALHO, E. M. . INFLUENCE OF MACROPHAGE IMMUNE RESPONSE TO LEISHMANIA BRAZILIENSIS IN THE PATHOGENESIS OF TEGUMENTARY LEISHMANIASIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARVALHO, E. M. ; BACELLAR, O ; Faria,D ; NASCIMENTO, M. ; CARDOSO, Thiago Marconi de Souza ; Poetker,S ; DUTRA, W. O. ; DUTRA, W. O. ; Scott,P . Regulatory Mechanisms of IL-17 Production in Patients with American Cutaneous Leishmaniasis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GIUDICE, Ângela ; VENDRAME, C. ; DELAVECHIA, T. ; BEZERRA, C ; SCHRIEFER, Albert ; GUIMARÃES, Luiz H ; CARVALHO, E M ; Bacellar, Olívia . Influence of Macrophage Immune Response to Leishmania braziliensis in the pathogenesis of tegumentary leishmaniasis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Ribeiro, LEVS ; CARVALHO, E. M. ; NONATO, W. ; CARDOSO, T.M.S. ; QUEIROZ, A. T. ; GUIMARÃES, L H ; MACHADO, P. ; Bacellar, Olívia . Modulation of Inflammatory Immune Response in American Tegumentary Leishmaniasis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
NONATO, W. ; Bacellar, Olívia ; CARDOSO, Thiago Marconi de Souza ; QUEIROZ, A. T. ; Ribeiro, LEVS ; GUIMARÃES, L H ; MACHADO, P. ; CARVALHO, E. M. . IL-17 Production in Patients with American Cutaneous Leishmaniasis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BACELLAR, O ; OLIVEIRA, Walker Nonato Ferreira ; ROCHA, V. P. C. ; MACHADO, P ; Guimarães, LH ; SCHRIEFER, Albert ; Unger,A ; CARVALHO, E. M. . Immune Response Associated with Clinical Progression in the Pre-Ulcerative Phase of American Cutaneous Leishmaniasis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
BACELLAR, O ; Bonfim, T ; NASCIMENTO, M. ; GIUDICE, A ; MACHADO, P. ; SCHRIEFER, Albert ; CARVALHO, E M . Immunopathology and therapy of cutaneous leishmaniasis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BACELLAR, O ; NONATO, W. ; ROCHA, V. P. C. ; GUIMARÃES, L H ; SCHRIEFER, Albert ; Unger,A ; MACHADO, P ; CARVALHO, E. M. . Immune Response Associated with Clinical Progression in the Pre-Ulcerative Phase of American Cutaneous Leishmaniasis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARRAL, A; ALMEIDA, Roque Pacheco; SANTOS, Washington Luis Conrado dos; Bacellar, Olívia. Participação em banca de Juqueline Rocha Cristal. Avaliação da resposta anti-leishmania em indivíduos assintomáticos e em indivíduos curados em uma área endêmica para Leishmaniose Tegumentat Americana (LTA). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SANTOS, M. V.; OLIVEIRA, Camila Indiani de; Bacellar, Olívia. Participação em banca de Niara de Jesus Almeida. Avaliação do Papel do Receptor MARCO na Infecção de Macrófagos Murinos por Leishmania major. 2014. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e) - Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz.

3.
ARAUJO, K. C.; LIMA, A. G. D.; Bacellar, Olivia; ARAÚJO, M I. Participação em banca de Andréia de Sousa Rocha Barreto. AVALIAÇÃO FENOTÍPICA DOS LINFÓCITOS NOS DIFERENTES GRAUS DE FIBROSE PERIPORTAL SECUNDÁRIA À ESQUISTOSSOMOSE MANSONI. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

4.
Bacellar, Olivia; Santos, Silvane B.; MIRA, M. T.; SCHRIEFER, Albert. Participação em banca de Viviane Magalhães Andrade. AVALIAÇÃO DA CINÉTICA DE EXPRESSÃO DE GENES MACROFÁGICOS INFLUENCIADOS PELA INFECÇÃO COM A Leishmania (Viannia) braziliensis. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

5.
CARVALHO, Edgar M; LESSA, H.; CASTRO, N. M.; Bacellar, Olivia. Participação em banca de Clara Mônica Figueredo Lima. Associação entre síndrome seca associada ao HTLV-1 com resposta imune e carga pró-viral. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

6.
Bacellar, Olívia; Braz, R; JERÔNIMO, Selma. Participação em banca de João Firmino Rodrigues Neto. Perfil de Memória e Ativação de Linfócitos T na Leishmaniose Visceral. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

7.
Geraldo Gileno de Sá Oliveira; BACELLAR, O; RODRIGUES, Edson Delgado. Participação em banca de Ricardo Evangelista Fraga. Avaliação da Resposta Imune Murina após Imunização com Um Antígeno Recombinante de Leishmania chagasi/Leishmania infantum em Associação com Diferentes Adjuvantes.. 2007. Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia.

8.
BACELLAR, O; GOMES, F R; BRODSKIN, C. Participação em banca de Lilian Maria Reis Afonso. Modulação da Infecção de Macrófago Humano por Leishmania amazonensis pela Interação com Neutrófilos Humanos Apoptóticos e Necróticos.. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia.

9.
CARDILLO, Fabíola; BACELLAR, O; OLIVEIRA, Camila Indiani de; SANTOS, Washington Luis Conrado dos. Participação em banca de Fernanda Oliveira Novais. Avaliação do papel dos neutrófilos na infecção experimental por Leishmania braziliensis.. 2006.

10.
CUNHA, S. M. C. F.; BACELLAR, O; FREIRE, S.; REIS, M.; PARANÁ, R.. Participação em banca de Simone Muniz Carvalho Fernandes da Cunha. Níveis séricos de Beta-2 Microglobulina e receptor solúvel do Fator de Necrose Tumoral Alfa na resposta precoce ao tratamento da hepatite cronica C com Interferon/ribavirina (estudo piloto). 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

11.
FAVALI, C. B. F.; BACELLAR, O; BRODSKYN, Cláudia Ida; CARDILLO, Fabíola. Participação em banca de Cecilia Beatriz Fiuza Favali. Papel das Moléculas Co-Estimulatórias na Imunomodulação da Leishmaniose Tegumentar Americana. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Patologia Humana) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.

Teses de doutorado
1.
BACELLAR, O; Silvia Boscardin; Elvira Saraiva; VERAS, P. S.; OLIVEIRA, C. I.. Participação em banca de Sarah de Athayde Couto Falcão. Avaliação da Interação entre Neutrófilos e Leishmania braziliensis. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Patologia) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz-.

2.
BACELLAR, O; Jancar S; MELO, C. B.; Bozza, M; Brodskyn, C. Participação em banca de Natália Machado Tavares. Avaliação dos Mecanismos de Controle da Infecção por Leishmania amazonensis em Neutrófilos Humanos: o papel doLTB4. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação em Patologia Humana) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.

3.
BACELLAR, O; MELO, C. B.; LIMA, C. G. F.; GONCALVES, M. S.; BORGES, V. M.. Participação em banca de Jaqueline França Costa. Aspectos Imunopatogênicos da Leishmaniose Cutânea Difusa :Fatores da Leishmania e do Hospedeiro. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Pós-graduação em Patologia Humana) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.

4.
CARVALHO, P. C.; DUTRA, Walderez; Bacellar, Olívia; VERAS, P. S.; BRODSKIN, C. Participação em banca de Claire da Silva Santos. Avaliação do Papel das Células TCD8+ e Análise Proteômica nas Biópsias de Pacientes com Leishmaniose Cutânea Localizada infectados por L.braziliensis. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação em Patologia) - Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz.

5.
CRUZ, A. M.; COELHO, E. A. F.; BARRAL, A. M. P.; M.FRAGA, D. B.; BACELLAR, O. Participação em banca de Ana Paula Almeida de Souza. Validação de proteínas recombinantes do parasito e da saliva dos flebotomíneos como biomarcadores pra o srodiagnóstico e avaliação da exposição as leishmanioses. 2012. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Patologia) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz-.

6.
SCHRIEFER, Albert; COSTA, M. F. D.; VERAS, P.; RICCIO, R; Bacellar, Olivia. Participação em banca de Rosana Santos Souza. O polimorfismo genético intraespecífico eo comportamento biológico da infecção por L.braziliensis. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós -Graduação em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia.

7.
BACELLAR, O; TEIXEIRA, M. C. A.; COSTA, J. M. L.. Participação em banca de Cristiane Santos Nascimento. Uso de métodos de biologia molecular quantitativo (PCR Real Time) na avaliação da carga parasitária em cães naturalmente infectados por Leishmania SP. 2011. Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz.

8.
BACELLAR, O; SOARES, M. B. P.; GRASS, M. F. R.. Participação em banca de Cristiane Garboggini Melo de Pinheiro. Avaliação da resposta imune em camundongos utilizando diferentes protocolos de imunização com antígenos recombinantes de Leishmania chagasi. 2011. Tese (Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz.

9.
JERÔNIMO, Selma; Goldeberg, A C; Gonçalves, M; Bacellar, Olívia; Weyenbergh , J. Participação em banca de Gilvanéia Santos Silva. Envolvimento da via Fas/FasL na patogênese e resposta terapêutica da leishmaniose humana. 2010. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação em Patologia) - Centro de Pesquisa Gonçalo Muniz.

10.
BACELLAR, O; CRUZ, A. M.; Fon; Noronha, F.S. Participação em banca de Daniela Rodrigues de Faria. Caracterização fenotípica e funcional de células presentes em lesões de pacientes com leishmaniose cutânea e mucosa. 2008. Tese (Doutorado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
BACELLAR, O; ALMEIDA, R.; SANTOS, Washington Luis Conrado dos; Romero, O B; BRODSKIN, C. Participação em banca de Robson Amaro Augusto da Silva. Avaliação da Imunização de Hamsters com Plasmídeos Codificantes para Componentes salivares de L.longipalpis e/ou Antígeno Parasitário (KMP11) contra a Infecção por L.chagasi. 2008. Tese (Doutorado em Curso de Pós-graduação em Patologia Humana) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.

12.
BRODSKYN, Cláudia Ida; CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de; Silva, João Santana da; FREIRE, S.; SANTOS, Washington Luis Conrado dos; BACELLAR, O. Participação em banca de Cecília Beatriz Fiuza Favali. Células dendríticas e Leishmania amazonensis: aspectos celulares e imunológicos.. 2007. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia.

13.
COSTA, Sérgio Oliveira; MESTRINER, Clara Lúcia Barbiéri; RIBEIRO, Amélia Jesus; CARDILLO, Fabíola; BRODSKYN, Cláudia Ida; BACELLAR, O. Participação em banca de Régis Bernardo Brandim Gomes. Estudo da imunidade à saliva de Lutzomyia longipalpis em hamsters: Vacinas de DNA baseadas na saliva de L. longipalpis são capazes de proteger contra Leishmaniose Visceral.. 2006. Tese (Doutorado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

14.
CARVALHO FILHO, Edgar Marcelino de; RIBAS, Marina de Oliveira; LEMAIRE, Denise Carneiro; SANTOS, Silvane Maria Braga; BACELLAR, O. Participação em banca de Marcos André Matos de Oliveira. Aspectos Imunológicos e Microbiológicos da Candidíase Bucal. 2006. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia.

15.
BACELLAR, O; GOLLOB, K; CARDILLO, Fabíola; de JESUS, A R; BARRAL NETO, M. Participação em banca de Jorge Clarêncio Souza Andrade. Avaliação da resposta imune celular na Leishmaniose cutânea localizada e na Leishmaniose visceral humanas.. 2005. Tese (Doutorado em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
Bacellar, Olívia; D'OLIVEIRA JR, A.; RICCIO, R.. Participação em banca de Luiz Henrique Santos Guimarães. Manifestações Atípicas de Leishmaniose Tegumentar em Corte de Pedra:aspectos clínicos, imunológicos e parasitológicos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Bacellar, Olivia; PRATES, D. B.; BESSA, T. C. B.. Participação em banca de Sarah Athayde Falcão. Avaliação do efeito modulador da saliva de L.intermedia sobre os neutrófilos na infecção por L.braziliensis. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-Graduação em Patologia) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz-.

3.
BACELLAR, O; OLIVEIRA, Camila Indiani de; Menguele, J. Participação em banca de Marcus Welby Borges de Oliveira. Perfis das Respostas Imunoinflamatórias de Camundongos C57BL/6 Infectados na Orelha com Leishmania sps.: Potencial da Imunidade contra L.braziliensis na Proteção Cruzada a uma posterior Infecção com L.amazonensis. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós-graduação em Patologia Humana) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.

4.
BACELLAR, O; CARVALHO, L. P.. Participação em banca de Cristiane Santos Nascimento. Validação do Método de Biologia Molecular Quantitativo (PCR Real-Time) para Investigar o Papel do Reservatório Canino na Leishmaniose Visceral Humana. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.

5.
TEIXEIRA, M. J.; BACELLAR, O; VERAS, P.; GRASS, M. F. R.. Participação em banca de Maria Jânia Teixeira. Avaliação In Vitro da Baixa Produção de IFN-gama Induzida por L.amazonensis em Indivíduos Sadios. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Pós- Graduação em Patologia) - Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.

6.
BACELLAR, O; MENEZES, S; WASHINGTON. Participação em banca de Clarissa Romero Teixeira. Efeito da saliva de Lutzomya longipalpis no recrutamento e função de neitrófilos de camundongos BALB/c e C57BL/6.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Patologia Humana) - Universidade Federal da Bahia.

7.
KRAYCHETE, D. C.; BACELLAR, O; CARVALHO, E. M.; ACIOLI, M. D.; COTRIM, H.. Participação em banca de Durval Campos Kraychete. Talidomida no Tratamento da Dor Lombar. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Medicina e Saúde-CPgMS) - Universidade Federal da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Neci Matos Soares; Ernesto Pereira de Oliveira; BACELLAR, O. Participação em banca de Tatiana Ferraz Leal. PERFIL LIPÍDICO DOS PACIENTES COM LEISHMANIOSE VISCERAL E EFEITO IMUNORREGULADOR DAS LIPOPROTEÍNAS NA RESPOSTA IMUNE CELULAR DA LEISHMANIOSE VISCERAL IN VITRO.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tópicos Avançados em Diagnóstico Laboratorial) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Castellucci; Ramasawmy R; BACELLAR, O. Participação em banca de Lucas Frederico de Almeida.Aspectos clínicos,epidemiológicos e imunológicos das leishmanioses. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Bacellar, Olívia; RIBEIRO, G. S.; RANGEL, A. L.; BELINTANI, M. C.. Avaliação da Jornada Científica-Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de IC-PIBIC FIOCRUZ/CNPq. 2009. Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz.

2.
BACELLAR, O; ALCANTARA, N.; Atta, ML. Banca Examinadora para seleção de mestrado do Programa de Pós Graduação em Imunologia da UFBA. 2009. Programa de Pós Graduação em Imunologia.

3.
Bacellar, Olívia. Membro das Câmaras Básicas de Assessoramento e Avaliação da FAPESB. 2009. Fundação de Apoio à Pesquisa da Bahia.

4.
Bacellar, Olívia. Consultor Ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa da Bahia (FAPESB). 2009. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.

5.
Bacellar, Olívia; ARAÚJO, M. I.; BARRAL, A.; D'OLIVEIRA JR, A.; OLIVEIRA FILHO, J.. Banca Examinadora para seleção de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UFBA. 2008. Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UFBA.

6.
Bacellar, Olívia; CAMPOS, R.; SADIQURSKY, M.. Banca Examinadora para seleção de mestrado do PPGim da UFBA. 2007. Programa de Pós Graduação em Imunologia.

7.
Bacellar, Olívia; ALMEIDA, R P de; LEMAIRE, Denise Carneiro. Banca Examinadora para seleção de mestrado do Curso de Pós Graduação em Imunologia da UFBA. 2005. Programa de Pós Graduação em Imunologia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 th World Congress on Leishmaniasis. Regulatory Mechanisms of IL-17 Production in Patients with American Cutaneous Leishmaniasis. 2009. (Congresso).

2.
4th World Congress on Leishmaniasis. Immunological Response and Natural History of L.braziliensis Infection. 2009. (Congresso).

3.
Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Formas Atípicas de Leishmaniose Tegumentar na Área Endêmica de Corte de Pedra:Aspectos Clínicos e Imunológicos. 2008. (Congresso).

4.
Congresso da Sociedade de Medicina Tropical. Aspectos Clínicos e Imunológicos da Leishmaniose Disseminda. 2008. (Congresso).

5.
XVII International Congress for Tropical Medicine and Malaria. Immunopathology and Therapy of Cutaneous Leishmaniasis. 2008. (Congresso).

6.
XXXIII Congress of the Brazilian Society for Immunology. Immune Response Associated with Clinical Progression in the Pre-Ulcerative Phase of American Cutaneous Leishmaniasis. 2008. (Congresso).

7.
XXXIII Congress of the Brazilian Society for Immunology. Immune Response Associated with Clinical Progression in the Pre-Ulcerative Phase of American Cutaneous Leishmaniasis. 2008. (Congresso).

8.
13th Congress of Immunology. Cytokines and Pathogenesis of Tegumentary Leishmaniasis. 2007. (Congresso).

9.
VIII Simpósio Internacional de Alergia e Imunologia Clínica.Resposta Imune Inata na leishmaniose. 2007. (Simpósio).

10.
Recent Advances in Pattern Recognittion - TOLL 2006.. Participou do Recent Advances in Pattern Recognittion - TOLL 2006.. 2006. (Congresso).

11.
XXXI Meeting of the Brazilian Society for Immunology. Chemokines and Macrophages Function in Individuals with Subclinical Leishmania braziliensis Infection.. 2006. (Congresso).

12.
XXXI Meeting of the Brazilian Society for Immunology. Chemokinesa and Neutrophil Function in HTLV-1 Infected Patients.. 2006. (Congresso).

13.
XVIII Reunion de La Associación LatinoAmericana Para El Estúdio del Higado (ALEH)..Co-Autora do Trabalho Comportamento dos Níveis Séricos de Beta-2-Microglobulina e Receptor Solúvel do Fator de Necrose Tumoral Alfa Durante as Primeira Semanas de Tratamento do VHC com Interferon.. 2004. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Michael Nascimento Macedo. AVALIAÇÃO DO PAPEL DE MONÓCITOS/MACRÓFAGOS NA PATOGÊNESE DA LEISHMANIOSE DISSEMINADA CAUSADA POR Leishmania braziliensis. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
JACILARA ALEXANDRINO CONCEIÇÃO. O papel dos neutrófilos na patogênese da leishmaniose tegumentar causada por Leishmania braziliensis. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Pedro Paulo Oliveira Carneiro. Avaliação dos mecanismos envolvidos na morte da Leishmania braziliensis pelos macrófagos de pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Aline Muniz. Análise da Resposta Imune em Familiares de Pacientes com Leishmaniose Tegumentar. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Walker Nonato. Avaliação do Papel de IL-10 e de TGF-β na Modulação da Resposta Imune na Leishmaniose Tegumentar. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Aline do Couto Muniz. ASSOCIAÇÃO ENTRE RESPOSTA IMUNE AO ANTÍGENO DE Leishmania braziliensis COM DESENVOLVIMENTO DE LEISHMANIOSE CUTÂNEA EM CONTATOS FAMILIARES MORADORES DE UMA ÁREA ENDÊMICA. Início: 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Thiago Marconi de Souza. PAPEL DOS LINFÓCITOS T CD8+ NA INFECÇÃO POR L. braziliensis. Início: 2009. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
Angêla Giudice Diniz. Avaliação do papel de monócitos/macrófagos na imunopatogênese da leishmaniose tegumentar. Início: 2007. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Michael Nascimento Macedo. Avaliação da resposta imune em pacientes com leishmaniose tegumentar. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Centro Universitário Estácio da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Alvaro Nobre Machado. Modulação da Resposta Imune na Leishmaniose Tegumentar. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Farmácia Bioquímica) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jacilara Alexandrino Conceição. O Papel dos Neutrófilos na Leishmaniose Tegumentar Causada por Leishmania braziliensis. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

2.
Ludmila Porto Mendes Polari. Caracterização da Expressão dos Receptores Toll-Like 2 e Toll-Like 4 em Monócitos de Pacientes com Leishmaniose Tegumentar. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

3.
Pedro Paulo Oliveira Carneiro. Avaliação dos Mecanismos Envolvidos na Morte da Leishmania braziliensis por Monócitos de Pacientes com Leishmaniose Tegumentar Americana. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

4.
Aline Muniz. CARACTERIZAÇÃO DA RESPOSTA IMUNE DE FAMILIARES DE PACIENTES COM LEISHMANIOSE CUTÂNEA RESIDENTES EM UMA ÁREA ENDÊMICA DE TRANSMISSÃO DE Leishmania braziliensis. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

5.
Walker Nonato Oliveira. REGULAÇÃO DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA NA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR: PAPEL DE IL-10, TGF-β E IL-27.. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

6.
Tiago Marconi de Souza Cardoso. Caracterização da Resposta de Polimorfonucleares Neutrófilos de Doadores Sadios Infectados por Cepas Genéticamente Polimórficas de L.braziliensis. 2008. Dissertação (Mestrado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

7.
Caroline de Andrade Bezerra. Avaliação da Função Neutrofílica em Indivíduos Infectados pelo HTLV-1. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

Tese de doutorado
1.
Thiago Marconi de Souza Cardoso. O Papel de Células TCD8+ na Infecção por Leishmania braziliensis. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós -Graduação em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

2.
Angela Giudice Diniz. O papel dos monócitos/macrófagos na patogênese da leishmaniose tegumentar americana. 2012. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

3.
Paulo de Tarso Leopoldo. Análise da resposta imune induzida por isolados de Leishmania braziliensis obtidos de pacientes com leishmaniose cutânea disseminada. 2006. 0 f. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade Federal da Bahia, . Co-Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

4.
Durval Campos Kraychete. Aspéctos clínicos, imunológicos e epidemiológicos de pacientes com dor crônica. 2004. 0 f. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia, . Co-Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

Iniciação científica
1.
Luis Eduardo Viana. Resposta Imune Associada com a Evolução Clínica e Terapêutica em Pacientes na fase Pré-ulcerativa da Leishmaniose Cutânea.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia Bioquímica) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

2.
Vinícius Pinto Costa Rocha. Resposta Imune Associada com a Evolução Clínica e Terapêutica em Pacientes na fase Pré-ulcerativa da Leishmaniose Cutânea. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia Bioquímica) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

3.
Walker Nonato Ferreira Oliveira. AVALIAÇÃO CLÍNICA E IMUNOLÓGICA DA LEISHMANIOSE CUTÂNEA EM MULHERES GRÁVIDAS. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia Bioquímica) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

4.
Vivyana Ferreira Passos. Avaliação de Fatores Imunológicos que Determinam a Forma Disseminada da Leishmaniose Tegumentar. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia Bioquímica) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

5.
Moema Mignac Cumming Brito. Fatores do parasito e do hospedeiro que determinam a forma disseminada da leishmaniose tegumentar. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

6.
Lucas P Carvalho. Avaliação da resposta imune em pacientes com candidíase vagina recorrente. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

7.
Fernando Edington. Identificação precoce de indivíduos propensos a desenvolver leishmaniose visceral e análise da resposta imune. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

8.
Fabio Freire Jose. Identificação precoce de indivíduos propensos a desenvolver leishmaniose visceral e análise da resposta imune. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.

9.
Indiara Lopes. Identificação precoce de indivíduos propensos a desenvolver leishmaniose visceral e análise da resposta imune. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Medicina) - Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Orientador: Maria Olívia Amado Ramos Bacellar.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2014 às 1:48:02