Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado

Murilo Cesar Moreira. Diferenças de gênero e seleção de brinquedos: Análise a partir do modelo das relações de equivalência.
Início: 2018.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Filipe Cesar da Hora Carvalho. Uma possível relação entre tato metafórico e controle restrito de estímulo em autistas.
Início: 2018.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Julia Castro de Freitas. Formação de classes de equivalência com estímulos sexuais.
Início: 2017.
Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
Tese de doutorado

Vivian Bonani de Souza Girotti. Análise comportamental da cultura e redes sociais virtuais: Estudos sobre interações sociais e as "novas" agências de controle.
Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Josiane Maria Donadeli. Correspondência de relatos verbais em contexto de grupo.
Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Aline Melina Vaz. Correspondência em jogos cooperativos.
Início: 2015. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Julio Cesar de Camargo. Investigando o uso sustentável de recursos comuns por meio de um jogo eletrônico.
Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

Táhcita Medrado Mizael. Estabelecimento e manutenção de classes de estímulos equivalentes com estímulos significativos à partir de procedimentos de emparelhamento de acordo com o modelo e do tipo respondente: Investigando a atitude racial preconceituosa.
Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).
Supervisão de pós-doutorado
Micah Amd.
Início: 2016. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
João Henrique de Almeida.
Início: 2015. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Iniciação científica
Eliseu Henrique Zanesco. Estabelecimento de falsas memórias por meio do paradigma da equivalência de estímulos: o papel da estabilidade das relações de equivalência. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).
Heloisa Ribeiro Zapparoli. Transferência de extinção via classes de estímulos equivalentes de respostas operantes e de respostas eletrodermais eliciadas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado

Sabrina Campos dias Pedrosa. Efeitos de estímulos emocionais sobre a ocorrência de falsas memórias: investigação por meio do paradigma da equivalência de estímulos.
2017.
Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Jaume Ferran Aran Cebria. Interpretação analítico-comportamental da inferência dedutiva nas formas silogísticas, a partir da Teoria das Molduras Relacionais..
2016.
Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Tahcita Medrado Mizael. Estabelecimento de classes de estímulos equivalentes com estímulos significativos: Investigando a atitude racial preconceituosa.
2015.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Marlon Alexandre de Oliveira. O autorrelato de crianças expostas a contingências de competição e cooperação em atividades computadorizadas.
2015.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Antonio Carlos Leme Junior. Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica.
2013.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Guilherme Bergo Leugi. A perspectiva de uma antropologia behaviorista radical: Cultura, variação, seleção e transmissão.
2012.
Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Laura Zamot Rabello. A influência da preferência por brindes no auto-relato de desempenho em tarefas de leitura.
2011.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Luis Fernando Toniollo Reis. Discriminação de acordes baseada em equivalência de estímulos e treino de abstração.
2011.
Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Marilia Pinheiro de Carvalho. Resistência à mudança de atitude preconceituosa racial avaliada pelo paradigma de equivalência de estímulos.
2009.
Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Ana Karina Leme Arantes. Condições que favorecem ou desfavorecem a aprendizagem relacional em crianças com histórico de fracasso escolar.
2008. 0 f.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Mariéle de Cassia Diniz Cortez. Correspondência verbal/não verbal: Efeitos de intermitência de reforçamento e da história de fracasso escolar..
2008. 0 f.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Maria Clara de Freitas. Equivalência de estímulos e aprendizagem de leitura e escrita em crianças com deficiência mental.
2008.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Priscila Crespilho Grisante. Consistência entre formação de classes de equivalência e topografias de controle de estímulo estabelecidas no treino de discriminações condicionais.
2007.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Marina Souto Lopes Bezerra de Castro. A ética skinneriana e a tensão entre descrição e prescrição no behaviorismo radical.
2007.
Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Drausio Capobianco. Sensibilidade a contingências de reforçamento. Desempenho de crianças portadoras de Síndrome de Down e com desenvolvimento típico.
2005.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Carmen Silvia Motta Bandini. Comportamento verbal novo e comportamento criativo: Uma análise do Verbal Behavior.
2004.
Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Renato Bortoloti. Medidas não convencionais de transferência de função entre expressões faciais e figuras abstratas.
2003.
Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Mariliz Vasconcellos. Aprendizagem relacional em crianças com baixo desempenho escolar.
2003.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Camila Domeniconi. Análise de controle restrito de estímulos na aprendizagem de leitura por indivíduos com Síndrome de Down.
2002.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Adriana Erlinda Nolasco Ynoguti. O uso do computador como instrumento de ensino: Analisando sua eficiência no ensino individualizado de leitura.
2002.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Andréia Aparecida Ferraz. Avaliação de generalização transcontextual e recombinatória após procedimento individualizado de ensino de leitura.
2002.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Adriana Correa Bernardes Dutra. Efeitos de um programa de ensino com a utilização de jogos sobre a aquisição de habilidades de leitura e escrita.
1999.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
CYBELLI LAVOIE. Aprendizagem Relacional Em Criancas: Transferencia de Funcoes Discriminativas Em Equivalencia de Estimulos.
1997.
Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Rosangela Elidia Cezaretti. Ensino de leitura e escrita para estudantes com dificuldades de aprendizagem: ensino de cópia e desenvolvimento de relações de equivalência.
1997.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
MARIA ANGELICA DO CARMO ZANOTTO. A Leitura de Livros Infantis e O Recontar Historias - Estudo de Criancas Pre-Escolares.
1996.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
JOSINEIDE ALVES SANTOS. Avaliacao de Interesse Por Leitura Em Alunos de 2a e 4a Serie do Primeiro Grau.
1996.
Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

MARIA GORETTI DA FONSECA. Situacoes Ludicas Para O Ensino Em Grupo de Individuos Com Deficiencia Mental: Discriminacoes Condicionais e Equivalencia de Estimulos.
1996.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

PAULO SERGIO TEIXEIRA DO PRADO. O Conceito de Numero: Uma Analise Com Base No Paradigma de Rede de Relacoes.
1995.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

EDILAINE APARECIDA PRESOTTO. Oportunidades de Comunicacao Na Rotina Diaria de Criancas Autistas.
1994.
Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

IANE GLAUCE RIBEIRO. Aprendizagem Conceitual Em Criancas Com Dificuldades de Aprendizagem: Efeitos da Distancia Nodal Sobre A Formacao de Classes de Estimulos.
1994.
Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
HELOISA HELENA KREPSKI. O Estagio de Formacao de Professores: Uma Tentativa de Aperfeicoamento.
1993.
Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
JOAO JULIANI. Diferencas Na Formacao de Classes de Estimulos de Tres Membros Em Funcao da Direcao do Treino E/Ou da Modalidade do Estimulo Nodal.
1993.
Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

SILVIA HELENA ZEM. Caracterizacao da Situacao Academica de Criancas Portadoras de Doenca Cronica.
1992.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

AIDA VICTORIA GARCIA MONTRONE. Avaliacao de Um Programa Educativo de Incentivo Ao Aleitamento Maternoe Estimulacao Precoce, Para Maes de Nivel Socio-Economico Baixo.
1992.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
REGINA KEIKO KATO MIURA. Desenvolvimento de Leitura Atraves de Um Procedimento de Oportunidade de Resposta Seguida Por Modelo.
1992.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

CRISTIANA FERRARI. Aquisicao de Relacoes de Emparelhamento e Nomeacao Apos Treino de Discriminacao Condicional Sem Erros: Aprendizagem Por Exclusao.
1991.
Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Tese de doutorado

Cesar Antonio Alves da Rocha.
Análise do Comportamento e planejamento cultural: Utopia ou distopia?.
2018. Tese
(Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Cristiane Alves.
Correspondência fazer-dizer em adultos: O controle pela audiência em um jogo virtual.
2018. Tese
(Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Silvana Lopes dos Santos.
Influencia de personagens nas escolhas e preferências alimentares de crianças: uma investigação por meio da equivalência de estímulos.
2017. Tese
(Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Marcelo Vitor da Silveira.
Transferência de função entre estímulos equivalentes mediada por estímulos reforçadores específicos.
2016. Tese
(Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Angela Bernardo de Lorena.
Curso à distância de análise do comportamento para professores em formação.
2015. Tese
(Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Laura Zamot Rabelo.
Uma análise comportamental da inteligência: possibilidades de intervenção e diálogos com a psicometria.
2015. Tese
(Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Djenane Brasil da Conceição.
Ensino de leitura na linguística de Bloomfield e na análise comportamental de Skinner.
2015. Tese
(Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Natalia Maria Aggio.
Investigação sobre o estabelecimento de "falsas memórias" por meio do paradigma de equivalência de estímulos.
2014. Tese
(Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

João Henrique de Almeida.
Estudos experimentais sobre relações derivadas e transferência de significado.
2013. Tese
(Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Marina Souto Lopes Bezerra de Castro.
O naturalismo ético no behaviorismo radical de B. F. Skinner.
2013. Tese
(Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Maria Clara de Freitas.
Contrução de um programa de ensino de pré-requisitos de leitura e escrita para pessoas com deficiência intelectual.
2012. Tese
(Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Mariéle de Cássia Diniz Cortez.
Correspondência fazer-dizer: Variáveis de controle e condições de manutenção e generalização.
2012. Tese
(Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Ana Karina Leme Arantes.
Topografias de controle de estímulos: variações paramétricas do procedimento de máscaras.
2012. Tese
(Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Priscila Crespilho Grisante.
Relações de controle de estímulos e estabelecimento de classes de estímulos equivalentes em crianças e em indivíduos com Síndrome de Down.
2011. Tese
(Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Laura Zamot Rabelo.
Efeitos de treino relacional sobre resolução de analogias e QI em crianças.
2011. Tese
(Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Paulo Roberto dos Santos Ferreira.
Regra e criatividade no comportamentalismo radical de B. F. Skinner.
2010. Tese
(Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Mariliz Vasconcellos.
Equivalência de estímulos e topografias de controle de estímulo em escolha de acordo com modelo: Uma análise em indivíduos com síndrome de Down.
2009. Tese
(Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Carmen Silvia Motta Bandini.
A geratividade do comportamento verbal: divergências entre as propostas de B. F. Skinner e N. Chomsky.
2008. Tese
(Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Camila Muchon de Melo.
A concepção de homem no behaviorismo radical e suas implicações para a tecnologia do comportamento.
2008. Tese
(Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Graziella Ribeiro Soares Moura.
Crianças com dificuldades em resolução de problemas matemáticos: Avaliação de um programa de intervenção.
2007. 140 f. Tese
(Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Renato Bortoloti.
Propriedades quantitativas de relações simbólicas e transferência de funções em quatro estudos experimentais envolvendo o paradigma de equivalência de estímulos..
2007. Tese
(Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Camila Domeniconi.
Auto-relato de erros em tarefas de leitura: Efeitos de um treino de correspondência.
2006. Tese
(Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Heloisa Helena Motta Bandini.
Avaliando aspectos de linguagem de crianças deficientes auditivas usuárias de Língua Brasileira de Sinais.
2006. Tese
(Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Elisandra André Maranhe.
Ensinando categorias estruturais de história a crianças com dificuldades de aprendizagem..
2004. Tese
(Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Paulo Roberto dos Santos Ferreira.
Regra e criatividade no comportamentalismo radical de B. F. Skinner.
2004. Tese
(Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Maria Angélica do Carmo Zanotto.
Voltar à universidade: Uma proposta de formação contínua para pedagogos atuantes na área de Educação Especial.
2002. Tese
(Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

João dos Santos Carmo.
Comportamento conceitual numérico: Um modelo de rede de relações equivalentes.
2002. Tese
(Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Marilice Fernandes Garotti.
Classes de equivalência não são alteradas? Reversão de discriminações condicionais de linha de base e modificação de classes de estímnulos..
2001. Tese
(Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

Marcelo Quintino Galvão Baptista.
Compreensão de leitura na análise do comportamento.
2001. Tese
(Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Josineide Alves Santos.
Criança e literatura - desenvolvimento da compreensão e do gosto pela leitura.
2001. Tese
(Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Gladys Mabel Duarte de Fenocchio.
Os distúrbios atencionais e a aprendizagem simbólica.
2001. Tese
(Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Olivia Misae Kato.
Variáveis que afetam a formação de classes de estímulos: relações de controle e interação entre topografia de respostas e número de nódulos.
1999. Tese
(Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
João Juliani.
Efeitos da modalidade do estímulo nodal e da exposição sucessiva a arranjos de treino sobre a formação de classes de equivalência.
1999. Tese
(Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
CRISTIANA FERRARI.
Aquisicao de Relacoes Condicionais Por Exclusao e Por Tentativa e Erro: Efeitos da Quantidade de Experiencia.
1998. Tese
(Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . Coorientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

AIDA VICTORIA GARCIA MONTRONE.
Promotoras Para O Estimulo da Lactancia Materna e Estimulacao do Bebe Em Uma Comunidade de Baixo Nivel Lsocio-Economico: Elaboracao, Implementacao e Avaliacao de Um Programa de Ensino.
1997. Tese
(Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
MARIA DE JESUS DUTRA DOS REIS.
Aprendizagem de Reversao Parcial Ou Total Em Ratos Sob Discriminacao Concorrente.
1997. Tese
(Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

MARIA WALDENEZ DE OLIVEIRA.
Efeitos de Um Programa Educativo Sobre Higiene Buco-Dental de Pre-Escolares.
1996. Tese
(Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
ANA LUCIA ROSSITO AIELLO.
Efeitos de Um Procedimento de Resposta Construida Sobre A Rede de Relacoes de Equivalencia Envolvida Na Leitura e Escrita Em Criancas Com Historia de Fracasso Escolar.
1995. Tese
(Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . Coorientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Supervisão de pós-doutorado
Laercia Abreu Vasconcelos.
2017. Universidade Federal de São Carlos, . Julio Cesar Coelho de Rose.
Marcelo Vitor da Silveira.
2016. Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Julio Cesar Coelho de Rose.
Natalia Maria Aggio.
2015. Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Julio Cesar Coelho de Rose.
Mariéle de Cassia Diniz Cortez.
2013. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Julio Cesar Coelho de Rose.
Maria Clara de Freitas.
2013. Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Julio Cesar Coelho de Rose.
Camila Muchon de Melo.
2011. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Julio Cesar Coelho de Rose.
Paulo Roberto dos Santos Ferreira.
2011. Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Julio Cesar Coelho de Rose.
Naiene dos Santos Pimentel.
2011. Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Julio Cesar Coelho de Rose.
Paulo Sergio Teixeira do Prado.
2010. Universidade Federal de São Carlos, . Julio Cesar Coelho de Rose.
Viviane Verdu Rico.
2010. Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Julio Cesar Coelho de Rose.
Renato Bortoloti.
Investigação de aspectos quantitativos de relações simbólicas e da aplicação em larga escala de programas de ensino individualizado.
2007. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Julio Cesar Coelho de Rose.
Elisandra André Maranhe.
Aplicação e avaliação de um programa de habilidades de leitura e escrita com base em equivalência de estímulos a crianças com síndrome de Williams.
2006. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Julio Cesar Coelho de Rose.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Livia Riye Okamura.
Comparação do desempenho em percepção auditiva e memória musical em pessoas cegas e videntes.
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Leandro Queiroz Cavalli.
Uma breve análise do determinismo e indeterminismo no behaviorismo radical.
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Ricardo Marinho de Mello Picoli.
Análise funcional do humor verbal.
2011.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Lucas Tadeu Garcia.
A liberdade no behaviorismo radical..
2007.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Ana Karina Leme Arantes.
Controle de estímulos, modelagem do comportamento verbal e correspondência no "Otelo" de Shakespeare.
2005.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
William Ferreira Perez.
Correspondência entre comportamento verbal e não verbal em auto-relatos de desempenhos acadêmicos.
2005. 0 f.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Tatiana Tateishi Julio da Silva.
Estudo sobre percepção de tensão musical.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Aline Gimenes Folsta.
Reversão de classes de equivalência: Um modelo experimental de mudança conceitual?.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Gisele Straatmann.
Classes de equivalência socialmente contaminadas e estereótipos sobre peso corporal e atratividade.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Fernanda Libardi Galesi.
Reversão de equivalência de estímulos e mudança de atitude.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Patrícia Bacos.
Utilização do paradigma de equivalência de estímulos para modificar preferência por alimentos.
2004.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Ana Dourado.
Estudo de termos denotativos de estados subjetivos em relatos de criancas pré-escolares..
2003.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Drausio Capobianco.
Comportamento verbal, comportamento não verbal e contingências.
2002.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Marcelo Salvador Caetano.
Como os símbolos adquirem as propriedades de seus referentes? Estudos usando o paradigma de equivalência de estímulos.
2002.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Matheus Hidalgo.
Transferência de funções discriminativas em classes equivalentes de estímulos arbitrários..
1999.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Ana Leda de Faria Brino.
Correspondência no auto-relato de respostas de leitura em uma situação de aprendizagem..
1999.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Pedro Bordini Faleiros.
Relações de Controle de estímulos em discriminações condicionais e formação de classes de estímulos: efeitos de topografia de respostas e arranjos nodais..
1998.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Renato Rodrigues Kinouche.
Arranjos de incompatibilidde segundo análise probabilística no espaço de contingência de resposta..
1998.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Lisandrea Menegasso.
Topografia de resposta e relações de controle de estímulo em equivalência e transferência de funções.
1998.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Ana Paula de Lacerda Zacharias.
Conceituação e Encadeamento Histórico das abordagens Behaviorista, Cognitivista e Conexionista.
1997.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Iniciação científica
Guilherme Braga Sanvido.
Seria a linguagem capaz de moldar o pensamento? Uma análise entre falantes do português e do mandarim acerca da noção de tempo.
2010.
Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Naomi Cristina Rodrigues.
Efeitos da quantidade de treino sobre a transferência de funções entre estímulos equivalentes.
2009.
Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Livia Felippe.
Medida de atitudes implícitas e explícitas de estudantes universitários em relação aos idosos.
2009.
Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Luis Fernando Toniollo Reis.
EQUIVALENCIA DE ESTÍMULOS E DISCRIMINAÇÃO DE ACORDES TOCADOS NO VIOLÃO.
2008.
Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Tathianna Amorim Souza Montagnoli.
MANUTENÇÃO DO AUTO-RELATO ACURADO DE ERROS APÓS O TREINO DE CORRESPONDÊNCIA.
2008.
Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Marilia Pinheiro de Carvalho.
Utilização do paradigma de equivalência de estímulos para modificar preferência por alimentos.
2007. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Tathianna Amorim Souza Montagnoli.
Manutenção de correspondência em auto-relatos sobre desempenho acadêmico de crianças com história de fracasso escolar.
2007. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Luis Fernando Toniollo Reis.
Equivalência e controle de estímulos em discriminações condicionais: equivalência com estímulos musicais..
2007. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Glauce Munira da Silveira.
Função simbólica e topografia de controle de estímulo.
2006. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
William Ferreira Perez.
Equivalência e controle de estímulos em discriminações condicionais.
2006. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.