Bruno Feijo

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C

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  • Última atualização do currículo em 18/11/2014


Bruno Feijó é Professor Associado do Departamento de Informática/PUC-Rio, na área de computação gráfica, desde 1988. Ele também é o fundador e atual coordenador do Laboratório ICAD/VisionLab (1989- ). Ele possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo ITA (1975), mestrado pela PUC-Rio (1980) e doutorado em CAD (Computer-Aided Design) pela University of London (1988). No Brasil, ele é um dos pioneiros nas áreas interdisciplinares de computer-aided design (CAD), animação, efeitos visuais (VFX), entretenimento digital e jogos. Ele também é um dos principais responsáveis pelo reconhecimento e disseminação do ensino e da pesquisa de jogos no Brasil, tendo influenciado clusters, políticas de inovação, profissionais e startups na área. Ele foi um dos fundadores do SBGames e da CE de Jogos e Entretenimento Digital da SBC. Na educação, ele têm contribuído para inovação tecnológica em multimídia, programação e jogos, integrando o ensino médio público com programas de pós-graduação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Feijo
Nome em citações bibliográficas
FEIJO, B.;Feij, Bruno;Feijó, Bruno;FEIJO, BRUNO

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro Técnico-Científico, Departamento de Informática.
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea
22453-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 35271500
Ramal: 4308
Fax: (021) 35271530


Formação acadêmica/titulação


1984 - 1988
Doutorado em Computing.
University of London, UL, Inglaterra.
Título: Fundamental Steps Towards an Intelligent CAD System in Structural Steel, Ano de obtenção: 1988.
Orientador: Patrick J Dowling.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cad; Cad Inteligente; Lógica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Cad.
Setores de atividade: Informática; Indústria Metal-Mecânica; Construção Civil.
1977 - 1980
Mestrado em Engenharia Civil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O METODO DOS ELEMENTOS COMPONENTES COM APLICACAO A ESTRUTURAS SUJEITAS A CARGAS MOVEIS E OUTRAS SOLICITACOES DINAMICAS,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: JAYME MASON / FERNANDO VENACIO FILHO.
Palavras-chave: Analise Dinamica; Analise Numerica; Metodo dos Elementos Componentes; Cad.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada / Especialidade: Análise Numérica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Cad.
Setores de atividade: Informática.
1971 - 1975
Graduação em Engenharia Aeronáutica.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Outras informações
Atua apenas na Graduação (20 h/sem)


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40
Outras informações
Principal vínculo profissional, atuando na Pós-Graduação.

Atividades

01/2003 - Atual
Direção e administração, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de P&D&I VisionLab/PUC-Rio.
01/1989 - Atual
Direção e administração, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Coordenador de Laboratório de Pesquisa - ICAD/IGames.
10/1988 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Técnico-Científico, Departamento de Informática.

10/1988 - Atual
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação e Jogos
IA em Jogos 3D
Introdução `a Ciência da Computação
10/1988 - Atual
Ensino, Informática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Animação, Efeitos Especiais e Jogos 3D
IA em Jogos 3D
11/2005 - 9/2007
Direção e administração, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Coordenador de Graduação do Dept. de Informática.
07/2003 - 7/2007
Extensão universitária , Reitoria, Coordenação Central de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Curso de Especialização em Animação.
03/2004 - 12/2006
Direção e administração, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Coordenador de Curso ICC do Ciclo Básico do CTC.
01/2003 - 9/2005
Outras atividades técnico-científicas , Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Atividade realizada
Vice-Chair Brasil das Conferências DCC - Design Computing and Cognition.
03/2003 - 03/2005
Extensão universitária , Reitoria, Coordenação Central de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Curso de Design e Desenvolvimento de Jogos.
06/2003 - 9/2004
Outras atividades técnico-científicas , Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Atividade realizada
Membro do Editorial Board da 4th Int. Conf. on Engineering Computational Technology (Set/04).
01/1992 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Atividade realizada
Vice-Chair Brasil das Conferências AID - Artificial Intelligence and Design.
01/2002 - 11/2002
Outras atividades técnico-científicas , Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Atividade realizada
Co-chair do WJOGOS - Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
11/2000 - 11/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Suplente Eleito da Comissão de Carreira Docente do DI.
11/2000 - 11/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Representante Eleito do Conselho Departamental do CTC.
10/1997 - 10/2001
Outras atividades técnico-científicas , Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Atividade realizada
Membro do IABSE/WC6 - Working Commission 6 - Information Technology.
3/1999 - 6/2001
Direção e administração, Centro Técnico-Científico, Departamento de Informática.

Cargo ou função
Coordenador de Pós-graduação do Dept. de Informática.
01/1989 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Atividade realizada
Organizador do Programa Inter-institucional de Computação Gráfica PUC-IMPA-UFRJ.
11/2000 - 11/2000
Direção e administração, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Coordenador Interino da Coordenação Setorial de Pós-Graduação do CTC.
11/2000 - 11/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Assessoria na Análise dos Cursos Novos de Pós-Graduação para a CAPES.
01/1997 - 12/1999
Direção e administração, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Coordenador de ICC do Ciclo Básico.
01/1997 - 01/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Membro da Comissão do Laboratório Geral do Dept. de Informática (Lab-DI).
01/1993 - 03/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Membro Eleito da Comissão Geral do Dept. de Informáica.
01/1993 - 01/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Membro Eleito da Comissão Executiva do Dept. de Informática.
01/1989 - 12/1994
Direção e administração, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório Geral do Dept. de Informática (Lab-DI).
7/1994 - 7/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Reitoria Acadêmica, Centro Técnico Científico - CTC.

Cargo ou função
Assessoria ao ProTeM-CC, Fase II, CNPq.

Imperial College Of Science Technology And Medicine, IMPERIAL COLLEGE, Inglaterra.
Vínculo institucional

1984 - 1988
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Research Assistant, Carga horária: 20

Atividades

12/1984 - 10/1988
Pesquisa e desenvolvimento , Expert System Laboratory, .

Linhas de pesquisa
CAD INTELIGENTE

Control Data do Brasil, CONTROL DATA, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1982
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Analista Senior, Carga horária: 40

Atividades

1/1978 - 12/1982
Pesquisa e desenvolvimento , Professional Service Division, .

1/1978 - 12/1982
Serviços técnicos especializados , Professional Service Division, .

Serviço realizado
Suporte e desenvolvimento.

Promon Engenharia S A, PROMON, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1984
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Analista Senior, Carga horária: 40

Atividades

12/1982 - 12/1984
Direção e administração, Projeto Nuclen, .

Cargo ou função
Chefia interina do Grupo de Computação.
12/1982 - 12/1984
Pesquisa e desenvolvimento , Projeto Nuclen, .

Linhas de pesquisa
CAD

J Mason Consultoria e Projetos Ltda, J.MASON, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1978
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40

Atividades

1/1976 - 1/1978
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Desenvolvimento em CAD.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1975
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20

Atividades

1/1974 - 11/1975
Estágios , Divisão de Engenharia Aeronáutica, .

Estágio realizado
Desenvolvimento de Programas de Elementos Finitos.


Linhas de pesquisa


1.
Animação por Computador
2.
Computação Gráfica
3.
Jogos e Entretenimento Digital
4.
Visualização e Simulação
5.
Aplicações em TV/Cinema Digital
6.
CAD INTELIGENTE
7.
CAD
8.
Desenvolvimento em Fortran
9.
Desenvolvimento em Sistema Operacional NOS
10.
Suporte e Desenvolvimento em CAD


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Renderização para Efeitos Especiais em TV

Projeto certificado pela empresa Rede Globo - Matriz em 17/08/2012.

Descrição: Renderização em HD para efeitos especiais usando processamento paralelo em GPU e Cloud Computing para TV. Simulação de cenários com multiplicação de objetos inteligentes e autônomos inseridos em pipeline de renderização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Bruno Feijo - Coordenador.
Financiador(es): Rede Globo de Televisão - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Métodos e Tecnologia para Ensino Médio Profissionalizante em Novas Mídias Digitais

Descrição: Este projeto tem por objetivo propor novos métodos, técnicas e processos para o ensino médio profissionalizante em novas mídias digitais, focando em aplicações multimídia para TV Digital e jogos, e desenvolver tecnologias para objetos de aprendizagem. Ete projeto também tem o objetivo de levar o ambiente de inovação da universidade para dentro do ensino médio. Os experimentos são validados no NAVE-Rio (Núcleo Avançado em Educação) em associação com o Colégio Estadual José Leite Lopes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Bruno Feijo - Coordenador / Mônica Maria Ferreira da Costa - Integrante.
2008 - Atual
Composição e Veiculação de Conteúdo Interativo para TV Digital

Descrição: Pesquisa sobre a geração e a veiculação de conteúdo para TV digital, baseadas nos conceitos de "storytelling" interativo, técnicas de games e processamento de imagens, compatíveis com o SBTVD-T, e contemplando o desenvolvimento de dois protótipos: [1] HDI (Histórias Digitais Interativas) para a composição dinâmica de histórias interativas, representadas por animações 3D; e [2] ECDI (Educação e Cultura Digitais Interativas) para apoio à educação à distância e difusão de conteúdo cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Bruno Feijo - Coordenador / Angelo Ernani Maia Ciarlini - Integrante / Antonio Luz Furtado - Integrante / Simone Diniz J Barbosa - Integrante / Cesar Tadeu Pozzer - Integrante / Marco Antonio Casanova - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de desenvolvimento


2005 - 2007
Rede Brasileira de Visualização - Broadcast e Produção de Conteúdo Digital

Descrição: Pesquisa, desenvolvimento e inovação em visualização no setor de broadcast e produção de conteúdo digital, envolvendo games, TV/Cinema digital e simuladores, bem como a elaboração e implementação de modelo de P&D&I para a Rede Brasileira de Visualização alinhado com a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PICTE) e o sistema SIBRATEC..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissionalizante: (5) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Bruno Feijo - Coordenador / Antonio Luz Furtado - Integrante / Raul Q. Feitosa - Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 9


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Entretenimento Digital.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Jogos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: efeitos especiais.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Animação Por Computador.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Realidade Virtual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco.
Francês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2014
SBGames 2014 Keynote Speaker, SBC.
2012
Honorable Mention - INTERACTIVITY, 2nd ITU IPTV Application Challenge, Aluno de Doutorado Edirlei Soares de Lima, ITU - International Telecommunication Union.
2011
Honorable Mention - INNOVATION, 1st ITU IPTV Application Challenge, Aluno de Doutorado Edirlei Soares de Lima, ITU - International Telecommunication Union.
2011
Prêmio Marcelo Carvalho pelos serviços prestados à promoção do desenvolvimento de jogos eletrÔnicos no país, ABRAGAMES.
1997
Menção Honrosa - II Prêmio Compaq, Compaq.
1997
3dr Place - C&G Best Paper Award, Computer&Graphics.
1990
HONORARY LECTURER, IMPERIAL COLLEGE OF SCIENCE, TECHNOLOGY AND MEDICINE.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Zamith, Marcelo2014Zamith, Marcelo ; VALENTE, L. ; Joselli,M. ; SILVA JUNIOR, J. R. ; CLUA, E. ; FEIJO, B. . Exploring Energy Management on GPUs in Game Architectures. SBC Journal on 3D Interactive Systems, v. 5, p. 14-26, 2014.

2.
MARQUES, RODRIGO2013MARQUES, RODRIGO ; FEIJO, BRUNO ; BREITMAN, KARIN ; GOMES, THIEBERSON ; FERRACIOLI, LAERCIO ; LOPES, HÉLIO . A cloud computing based framework for general 2D and 3D cellular automata simulation. Advances in Engineering Software (1992), v. 65, p. 78-89, 2013.

3.
LIMA, EDIRLEI SOARES DE2013LIMA, EDIRLEI SOARES DE ; Feijó, Bruno ; BARBOSA, SIMONE D.J. ; FURTADO, ANTONIO L. ; CIARLINI, ANGELO E.M. ; Pozzer, Cesar T. . Draw Your Own Story: Paper and Pencil Interactive Storytelling. Entertainment Computing, v. 2013, p. 1-9, 2013.

4.
Nunes, Gustavo2012Nunes, Gustavo ; Valdetaro, Alexandre ; Raposo, Alberto ; Feijó, Bruno ; de Toledo, Rodrigo . Rendering Tubes from Discrete Curves Using Hardware Tessellation. Journal of Graphics Tools, v. 16, p. 123-143, 2012.

5.
Feitosa, Raul Queiroz2011Feitosa, Raul Queiroz ; da Costa, Gilson Alexandre Ostwald Pedro ; Mota, Guilherme Lúcio Abelha ; Feijó, Bruno . Modeling alternatives for fuzzy Markov chain-based classification of multitemporal remote sensing data. Pattern Recognition Letters, v. 32, p. 927-940, 2011.

6.
Joselli, Mark2010Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; Clua, Esteban ; Leal-Toledo, Regina ; Montenegro, Anselmo ; Valente, Luis ; Feijó, Bruno ; Pagliosa, Paulo . An architecture with automatic load balancing for real-time simulation and visualization systems. Journal of Computational Interdisciplinary Sciences, v. 1, p. 207-224, 2010.

7.
FEIJO, B.2009 FEIJO, B. . Visualization, Digital Content, and Simulation. IEEE Multimedia, v. 16, p. 8-12, 2009.

8.
MACHADO, L. E.2009MACHADO, L. E. ; FEIJO, B. . Parallel culling and sorting based on adaptive static balancing. Computers in Entertainment : CIE, v. 7, p. 1-13, 2009.

9.
Valente, Luis2009Valente, Luis ; Souza, Clarisse Sieckenius de ; FEIJO, B. . Turn off the graphics: designing non-visual interfaces for mobile phone games. Journal of the Brazilian Computer Society (Impresso), v. 15, p. 45-58, 2009.

10.
Passos, Erick Baptista2009Passos, Erick Baptista ; Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; Clua, Esteban Walter Gonzalez ; Montenegro, Anselmo ; Conci, Aura ; FEIJO, B. . A bidimensional data structure and spatial optimization for supermassive crowd simulation on GPU. Computers in Entertainment : CIE, v. 7, p. 1-15, 2009.

11.
Joselli, Mark2009Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; Clua, Esteban ; Montenegro, Anselmo ; Leal-Toledo, Regina ; Conci, Aura ; Pagliosa, Paulo ; Valente, Luis ; FEIJO, B. . An adaptative game loop architecture with automatic distribution of tasks between CPU and GPU. Computers in Entertainment : CIE, v. 7, p. 1-15, 2009.

12.
Zamith, Marcelo P. M.2008Zamith, Marcelo P. M. ; Clua, Esteban W. G. ; Conci, Aura ; Montenegro, Anselmo ; Leal-Toledo, Regina C. P. ; Pagliosa, Paulo A. ; Valente, Luis ; FEIJO, B. . A game loop architecture for the GPU used as a math coprocessor in real-time applications. Computers in Entertainment : CIE, v. 6, p. 1-19, 2008.

13.
KARLSSON, B. F. F.2004KARLSSON, B. F. F. ; FEIJO, B. . An overview on security in networked computer games. Scientia (Unisinos), São Leopoldo, RS, v. 15, n.2, p. 166-173, 2004.

14.
POZZER, C. T.2004POZZER, C. T. ; FEIJO, B. ; Ciarlini, A.E.M. ; Furtado, A.L. ; Dreux, M. . Managing actions and movements of non-player characters in computer games. Scientia (Unisinos), São Leopoldo, RS, v. 15, n.2, p. 148-157, 2004.

15.
FEIJO, B.;Feij, Bruno;Feijó, Bruno;FEIJO, BRUNO2004FEIJO, B. ; BADARO, P. . Jogos de computador no Brasil - uma visão estratégica de desenvolvimento. Scientia (Unisinos), São Leopoldo, RG, v. 15, n.2, p. 107-112, 2004.

16.
BINDER, F. V.2004BINDER, F. V. ; FEIJO, B. . Conceituando e resolvendo pragmaticamente os problemas mais críticos de um MMORPG. Scientia (Unisinos), São Leopoldo, RG, v. 15, n.2, p. 158-165, 2004.

17.
BARBOSA, C. A. M.2003BARBOSA, C. A. M. ; FEIJO, B. ; Dreux, M. ; Melo, R. ; Bento, J. ; SCHEER, S. . Distributed object model for collaborative CAD environments based on design history. Advances in Engineering Software, Oxford, v. 34, n.10, p. 621-631, 2003.

18.
BARBOSA, C. A. M.2003BARBOSA, C. A. M. ; FEIJO, B. ; Dreux, M. ; Melo, R. ; Bento, J. ; SCHEER, S. . An object model for collaborative CAD environments. Journal of Integrated Design & Process Science, Amsterdam, v. 7, n.2, 2003.

19.
BARBOSA, C. A. M.2003BARBOSA, C. A. M. ; Dreux, M. ; FEIJO, B. . An architecture for the design entity. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, Rio de Janeiro, v. XXV, n.1, p. 15-22, 2003.

20.
SZWARCMAN, D. M.2001 SZWARCMAN, D. M. ; FEIJO, B. ; COSTA, M. M. F. . Goal-oriented dead reckoning for autonomous characters. Computers & Graphics, Oxford, UK, v. 25, n.6, p. 999-1011, 2001.

21.
FEIJO, B.;Feij, Bruno;Feijó, Bruno;FEIJO, BRUNO2001FEIJO, B. ; GOMES, P. C. R. ; SCHEER, S. ; BENTO, J. P. . Online algorithms supporting emergence in distributed CAD systems. Advances in Engineering Software, v. 32, n.10-11, p. 779-787, 2001.

22.
Battaiola, A.L.2001Battaiola, A.L. ; Domingues, R.G. ; FEIJO, B. ; SZWARCMAN, D. M. ; Clua, E.W.G. ; Kosovitz, L.E. ; Dreux, M. ; Pessoa, C.A. ; Ramalho, G.L. . Desenvolvimento de Jogos em Computadores e Celulares. Revista de Informática Teórica e Aplicada, Brasil, v. VIII, n.2, p. 7-46, 2001.

23.
AZEVEDO, G. P.2000AZEVEDO, G. P. ; FEIJO, B. ; COSTA, M. . Control centers evolve with agent technology. IEEE Computer Applications in Power, New York, v. 13, n.3, p. 48-53, 2000.

24.
AZEVEDO, G. P.2000AZEVEDO, G. P. ; FEIJO, B. ; COSTA, M. M. F. . Centros de Controle de Energia: passado, presente e futuro. Eletricidade Moderna, v. XXVIII, n.312, p. 174-183, 2000.

25.
BENTO, J.1998BENTO, J. ; FEIJO, B. . A Logic-Based Environment For Reactive Agents In Intelligent Cad Systems. Advances in Engineering Software, Englaterra, v. 29, n.10, p. 825-832, 1998.

26.
BENTO, J.1997BENTO, J. ; FEIJO, B. . An Agent-Based Paradigm For Building Intelligent Cad Systems. Artificial Intelligence in Engineering, Great Britain, v. 11, n.3, p. 231-244, 1997.

27.
BENTO, J.1997BENTO, J. ; FEIJO, B. ; SMITH, D. L. . Engineering Design Knowledge Representation Based On Logic And Objects. Computers & Structures, v. 63, n.5, p. 1015-1032, 1997.

28.
AZEVEDO, G. P.1996AZEVEDO, G. P. ; FEIJO, B. ; SOUZA, C. S. . Enhancing The Human-Computer Interface Of Power System Applications. IEEE Transactions on Power Systems, v. 11, n.2, p. 646-653, 1996.

29.
COSTA, M.1996 COSTA, M. ; FEIJO, B. . Agents With Emotions In Behavioral Animation. Comput. & Graphics, Great Britain, v. 20, n.3, p. 377-384, 1996.

30.
RODACKI, P. F. B.1996RODACKI, P. F. B. ; FEIJO, B. ; BENTO, J. P. ; SCHEER, S. . Cad For Process Innovation In The Construction Industry. Structural Engineering and Mechanics, v. 4, n.6, p. 717-729, 1996.

31.
KRAUSE, W. G.1994KRAUSE, W. G. ; FEIJO, B. ; SMITH, D. L. ; DOWLING, P. J. . A Hypertext Model For Steel Design Codes. J. Construct. Steel Research, v. 28, p. 167-186, 1994.

32.
DOWLING, P. J.1989DOWLING, P. J. ; FEIJO, B. ; SMITH, D. L. . The Incorporation Of Steel Design Codes Into Design Automation Systems. IABSE REPORT, Zurich, Switzerland, v. 51, p. 393-402, 1989.

33.
BENTO, J.1989BENTO, J. ; FEIJO, B. ; DOWLING, P. J. . Knowledge-Based Design Of Steel Portal Frames For Agricultural Buildings. IABSE REPORT, Zurich, Switzerland, v. 51, p. 281-290, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FEIJO, B. ; CLUA, E. ; Silva, F.S.C. . Introdução à Ciência da Computação com Jogos. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda., 2010. 263p .

Capítulos de livros publicados
1.
Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; Valente, Luis ; Feijó, Bruno ; Leta, Fabiana R. ; Clua, Esteban . A Distributed Architecture for Simulation Environments Based on Game Engine Systems. In: F. R. Leta. (Org.). Augmented Vision and Reality. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2014, v. 4, p. 41-61.

2.
Soares de Lima, Edirlei ; Feijó, Bruno ; FURTADO, ANTONIO L. ; Diniz Junqueira Barbosa, Simone ; Pozzer, Cesar T. ; Ciarlini, Angelo E. M. . Non-branching Interactive Comics. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Boekelo: Springer International Publishing, 2013, v. 8253, p. 230-245.

3.
Lima, Edirlei Soares ; Feijó, Bruno ; Pozzer, Cesar T. ; Ciarlini, Angelo E. M. ; Barbosa, Simone D. J. ; FURTADO, ANTONIO L. ; Silva, Fabio A. Guilherme . Social Interaction for Interactive Storytelling. In: M. Herrlich, R. Malaka, M. Masuch. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2012, v. 7522, p. 1-15.

4.
Silva, Fabio A. Guilherme ; FURTADO, ANTONIO L. ; Ciarlini, Angelo E. M. ; Pozzer, Cesar Tadeu ; Feijó, Bruno ; Lima, Edirlei Soares . Information-Gathering Events in Story Plots. In: M. Herrlich, R. Malaka, M. Masuch. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2012, v. 7522, p. 30-44.

5.
COSTA, G. A. O. P. ; FEITOSA, R. Q. ; CAZES, T. B. ; FEIJO, B. . Genetic Adaptation of Segmentation Parameters. In: T.Blaschke; S. Lang; G. Hay. (Org.). Object-Based Image Analysis: Spatial concepts for knowledge-driven remote sensing applications. Berlin: Spring Verlag, 2008, v. 1, p. 679-695.

6.
FEITOSA, R. Q. ; COSTA, G. A. O. P. ; CAZES, T. B. ; FEIJO, B. . Ajuste Automático de Parâmetros de Segmentação. In: BLASCHKE,T.;KUX,H.. (Org.). Sensoriamento Remoto e SIG Avançados. São Paulo: Oficina de Textos, 2007, v. , p. 129-144.

7.
FEIJO, B. ; PAGLIOSA, P. A. ; Clua, E.W.G. . Visualização, Simulação e Games. In: Karin Breitman; Ricardo Anido. (Org.). Atualizações em Informática. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2006, v. , p. 127-186.

8.
COSTA, M. ; FEIJO, B. . Agents with Emotions in Behavioral Animation. In: D. W. Fellner. (Org.). Seminal Contributions from Computers & Graphics. : Pergamon, 2001, v. , p. 213-220.

9.
FEIJO, B. ; GOMES, P. C. R. ; BENTO, J. ; SCHEER, S. ; CERQUEIRA, R. . Distributed Agents Supporting Event-Driven Design Processes. In: J. S. Gero; F. Sudweeks. (Org.). Artificial Intelligence in Design '96. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic, 1998, v. , p. 557-577.

10.
FEIJO, B. . Virtual Environments For Cad Systems. In: C. Tasso; E. R. de Arantes e Oliveira. (Org.). Development of Knowledge-based Systems for Engineering. Italy: Springer-Verlag, 1998, v. , p. 183-200.

11.
COSTA, M. ; FEIJO, B. . Agents With Emotions In Behavioral Animation. In: Instituto UNIEMP. (Org.). II Prêmio Compaq de Estímulo à Pesquisa e Desenvolvimento em Informática. São Paulo: Editora Instituto UNIEMP, 1997, v. , p. 235-243.

12.
N. BENTO,J. FEIJÓ B. LEHTOLA ; FEIJO, B. ; SCHEER, S. . Reactive Design Agents In Solid Modelling. In: J. S. Gero; F. Sudweeks. (Org.). Artificial Intelligence in Design `96. Londres: Kluwer Academic, 1996, v. , p. 61-75.

13.
FISCHER, R. ; FEIJO, B. ; DREUX, M. . Better Criteria For The Development Of Solid Modelling Software. In: C. A. Brebbia. (Org.). RELIABILITY AND ROBUSTNESS OF ENGINEERING SOFTWARE II. SOUTHAMPTON, UK: COMPUT. MECH. PUBL., 1991, v. , p. 353-362.

14.
SCHWABE, D. ; FEIJO, B. ; KRAUSE, W. G. . Intelligent Hypertext For Normative Knowledge In Engineering. In: A. Rizk; N. Streitz; J. André. (Org.). HYPERTEXT CONCEPTS, SYSTEMS AND APPLICATIONS. CAMBRIDGE: CAMBRIDGE UNIV. PRESS, 1990, v. , p. 123-136.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALENTE, L. ; FEIJO, B. . Extending use cases to support activity design in pervasive mobile games. In: Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2014, Porto Alegre. Proceedings of the XIII SBGames 2014. Porto Alegre: SBC, 2014. p. 876-885.

2.
MOREIRA, G. ; FEIJO, B. ; LOPES, H. ; FEITOSA, R. Q. . Real-time Object Tracking in High-Definition Video Using Frame Segmentation and Background Integral Images. In: SIBGRAPI 2013 Conference on Graphics, Patterns, and Images, 2013, Arequipa. Proceedings of the XVIII Conference on Graphics, Patterns, and Images - SIBGRAPI 2013, 2013. v. 1. p. 1-8.

3.
ARAUJO, B. B. P. L. ; FEIJO, B. . Evaluating dynamic difficulty adaptivity in shoot em up games. In: SBGames 2013 - XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2013, São Paulo. Proc. XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - SBGames 2013. Porto Alegre: SBC, 2013. v. 1. p. 229-238.

4.
BARBOSA, S. D. J. ; LIMA, E. S. ; Silva, F.A.G. ; Furtado, A.L. ; FEIJO, B. . Early Cases of Bertillon, the Logic Programming Sleuth. In: SBGames 2013 - XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2013, São Paulo. Proc. XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - SBGames 2013. Porto Alegre: SBC, 2013. v. 1. p. 7-16.

5.
Camanho, M.M. ; FEIJO, B. ; Furtado, A.L. ; POZZER, C. T. ; Ciarlini, A.E.M. . A Model for Stream-based Interactive Storytelling as a New Form of Massive Digital Entertainment. In: SBGames 2013 - XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2013, São Paulo. Proc. XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - SBGames 2013. Porto Alegre: SBC, 2013. v. 1. p. 109-117.

6.
VALENTE, L. ; FEIJO, B. ; LEITE, J. C. S. P. . Features and Checklists to Assist in Pervasive Mobile Game Development. In: SBGames 2013 - XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2013, São Paulo. Proc. XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - SBGames 2013. Porto Alegre: SBC, 2013. v. 1. p. 90-99.

7.
Zamith,M. ; VALENTE, L. ; Joselli,M. ; SILVA JUNIOR, J. ; CLUA, E. ; FEIJO, B. . A Game Architecture Based on Multiple GPUs With Energy Management. In: SBGames 2013 - XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2013, São Paulo. Proc. XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - SBGames 2013. Porto Alegre: SBC, 2013. v. 1. p. 54-63.

8.
LIMA, EDIRLEI SOARES DE ; FEIJO, BRUNO ; FURTADO, ANTONIO L. ; CIARLINI, ANGELO ; POZZER, CESAR . Automatic Video Editing for Video-Based Interactive Storytelling. In: 2012 IEEE International Conference on Multimedia and Expo (ICME), 2012, Melbourne. 2012 IEEE International Conference on Multimedia and Expo. p. 806-811.

9.
LIMA, E. S. ; FEIJO, B. ; Furtado, A.L. ; Ciarlini, A.E.M. ; POZZER, C. T. ; Silva, F.A.G. . A Multi-User Natural Language Interface for Interactive Storytelling in TV and Cinema.. In: Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - SBGames, 2012, Brasilia. 11th Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - SBGames 2012, 2012.

10.
Joselli,M. ; SILVA JUNIOR, J. R. ; Valente, Luis ; CLUA, E. ; FEIJO, B. ; Leal-Toledo,R. ; SOLURI, E. . An Architecture for Mobile Games with Cloud Computing Module (Conference Best Paper Award). In: Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - SBGames, 2012, Brasilia. 11th Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - SBGames 2012, 2012. p. 8-16.

11.
LIMA, E. S. ; FEIJO, B. ; BARBOSA, S. D. J. ; Furtado, A.L. ; Ciarlini, A.E.M. ; POZZER, C. T. . Draw Your Own Story: Paper and Pencil Interactive Storytelling. In: 10th Int Conf on Entertainment Computing - ICEC 2011, 2011, Vancouver. Entertainment Computing - ICEC 2011, Lecture Notes in CS. Berlin: Springer, 2011. v. 6972. p. 1-12.

12.
Araujo, E.T. ; Ciarlini, A.E.M. ; POZZER, C. T. ; FEIJO, B. . A method to check the satisfaction of continuous-time constraints by nonlinear stories. In: Fourth Int. Conf. on Interactive Digital Storytelling, ICIDS 2011, 2011, Vancouver. Interactive Storytelling, ICIDS 2011, Lecture Notes in CS. Berlin: Springer, 2011. v. 7069. p. 272-277.

13.
LIMA, EDIRLEI SOARES DE ; FEIJO, BRUNO ; BARBOSA, SIMONE ; SILVA, FABIO GUILHERME DA ; FURTADO, ANTONIO L. ; Ciarlini, Angelo E. M. ; Pozzer, Cesar T. . Multimodal, Multi-user and Adaptive Interaction for Interactive Storytelling Applications, 2011. p. 206-214.

14.
LIMBERGER, RAMON ; Pozzer, Cesar Tadeu ; FEIJO, BRUNO ; LIMA, EDIRLEI SOARES DE . Supporting Characters in Interactive Storytelling, 2011. p. 241-249.

15.
Nunes, Gustavo ; BRAGA, RODRIGO ; Valdetaro, Alexandre ; Raposo, Alberto ; FEIJO, BRUNO . Analysis and Implementation of Local Subdivision Algorithms in the GPU, 2011. p. 101-113.

16.
Zamith, Marcelo ; Joselli, Mark ; Clua, Esteban Walter Gonzalez ; Montenegro, Anselmo ; LEAL-TOLEDO, REGINA CELIA P. ; Valente, Luis ; FEIJO, BRUNO . A Distributed Architecture for Mobile Digital Games Based on Cloud Computing, 2011. p. 79-88.

17.
VALDETARO, A. ; NUNES, G. ; RAPOSO, A. ; FEIJO, B. ; TOLEDO, R. . LOD terrain rendering by local parallel processing on GPU. In: IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2010), 2010, Florionopolis. Proceedings of the IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2010. v. 9. p. 169-176.

18.
VALDETARO, A. ; NUNES, G. ; RAPOSO, A. ; FEIJO, B. . Understanding Shader Model 5.0 and the New Graphics API - DirectX11. In: IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAmes 2010), 2010, Florionopolis. Proceedings of the IX Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2010. v. 9. p. 1-18.

19.
DE LIMA, EDIRLEI EVERSON SOARES ; Feijó, Bruno ; FURTADO, ANTONIO L. ; Pozzer, Cesar Tadeu ; CIARLINI, ANGELO E.M. . Director of Photography and Music Director for Interactive Storytelling. In: 2010 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2010, Florianpolis. 2010 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. v. 9. p. 129-137.

20.
Joselli, Mark ; Zamith, Marcelo ; Clua, Esteban Walter Gonzalez ; Montenegro, Anselmo ; LEAL-TOLEDO, REGINA CELIA P. ; Valente, Luis ; Feijó, Bruno . An Architecture with Automatic Load Balancing and Distribution for Digital Games. In: 2010 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2010, Florianpolis. 2010 Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. v. 9. p. 59-70.

21.
Camanho, M.M. ; Ciarlini, A.E.M. ; Furtado, A.L. ; POZZER, C. T. ; FEIJO, B. . A Model for Interactive TV Storytelling. In: SBGAMES 2009 - VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009, Rio de Janeiro. Proc. SBGAMES 2009 - VIII SBGAMES 2009 - VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2009. p. 19-28.

22.
LIMA, E. S. ; POZZER, C. T. ; FAVERA, E. ; Ciarlini, A.E.M. ; FEIJO, B. ; Furtado, A.L. ; DORNELLAS, M. . Support Vector Machines for Cinematography Real-Time Camera Control in Storytelling Environments. In: SBGAMES 2009 - VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009, Rio de Janeiro. Proc. SBGAMES 2009 - VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. Porto Akegre: SBC, 2009. p. 176-184.

23.
Joselli,M. ; Passos, E.B. ; Zamith,M. ; CLUA, E. ; Montenegro,A. ; FEIJO, B. . A Neighborhood Grid Data Structure for Massive 3D Crowd Simulation on GPU. In: SBGAMES 2009 - VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009, Rio de Janeiro. Proc. SBGAMES 2009 - VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2009. p. 29-36.

24.
Joselli,M. ; Zamith,M. ; VALENTE, L. ; CLUA, E. ; Montenegro,A. ; TOLEDO, R. ; FEIJO, B. . A Game Loop Architecture with Automatic Distribution of Tasks and Load Balancing between Processors. In: SBGAMES 2009 - VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009, Rio de Janeiro. Proc. SBGAMES 2009 - VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2009. p. 5-8.

25.
LIMA, E. S. ; POZZER, C. T. ; D'ORNELLAS, M. ; Ciarlini, A.E.M. ; FEIJO, B. ; Furtado, A.L. . Virtual Cinematography Director for Interactive Storytelling. In: ACE2009, 2009, Atenas. Proc. Int. Conf. on Advances in Computer Entertainment Technology (ACE2009). New York: ACM, 2009. v. 422. p. 263-270.

26.
Joselli,M. ; Zamith,M. ; Clua, E.W.G. ; Montenegro,A. ; CONCI, A. ; Leal-Toledo,R. ; VALENTE, L. ; FEIJO, B. ; d'Ornellas,M. ; POZZER, C. T. . Automatic Dynamic Task Distribution between CPU and GPU for Real-Time Systems. In: 11th International Conference on Computational Science and Engineering CSE 2008, 2008, São Paulo. 11th International Conference on Computational Science and Engineering. Washington, DC: IEEE Computer Society, 2008. p. 48-55.

27.
Passos, E.B. ; Joselli,M. ; Zamith,M. ; Rocha, J. ; Clua, E.W.G. ; FEIJO, B. . Supermassive Crowd Simulation on GPU based on Emergent Behavior. In: SBGames 2008, 2008, Belo Horizonte. VII Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2008. p. 70-75.

28.
Joselli,M. ; Zamith,M. ; Clua, E.W.G. ; Montenegro,A. ; Leal-Toledo,R. ; CONCI, A. ; PAGLIOSA, P. A. ; VALENTE, L. ; FEIJO, B. . An Adaptative Game Loop Architecture with Automatic Distribution of Tasks between CPU and GPU. In: SBGames 2008, 2008, Belo Horizonte. XII Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. p. 115-120.

29.
Luchini, P. ; FEIJO, B. ; PACHECO, M. A. C. . Procedural Animation with Genetic Algorithms and Physics Simulation. In: SBGames 2008, 2008, Belo Horizonte. VII Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2008. p. 1-5.

30.
MACHADO, L. E. ; FEIJO, B. . Parallel Culling and Sorting based on Adaptive Static Balancing. In: SBGames 2008, 2008, Belo Horizonte. VII Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2008. p. 16-23.

31.
Camanho, M.M. ; Ciarlini, A.E.M. ; Furtado, A.L. ; POZZER, C. T. ; FEIJO, B. . Conciliating coherence and high responsiveness in interactive storytelling. In: DIMEA 2008, 2008, Athens. Proceedings of the 3rd international conference on Digital Interactive Media in Entertainment and Arts. New York: ACM, 2008. p. 427-434.

32.
Ciarlini, A.E.M. ; Camanho, M.M. ; Doria, T.R. ; Furtado, A.L. ; POZZER, C. T. ; FEIJO, B. . Planning and Interaction Levels for TV Storytelling. In: ICIDS 2008, 2008, Erfurt. Proc. of the 1st. Joint International Conference on Interactive Digital Storytelling, 2008. p. 198-209.

33.
Felicissimo, C. ; Viterbo, J. ; VALENTE, L. ; Endler, M. ; Briot, J-P. ; LUCENA, C. J. P. ; FEIJO, B. . Supporting agents in intelligent environments with protocol information. In: IE08, 2008, Seattle. Proceedings of the 4th IET International Conference on Intelligent Environments. Stevenage: The Institution of Engineering and Technology (IET), 2008. p. 1-7.

34.
VALENTE, L. ; SOUZA, C. S. ; FEIJO, B. . An exploratory study on non-visual mobile phone interfaces for games. In: IHC 2008, 2008, Porto Alegre. Anais do VIII Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2008. p. 31-39.

35.
RODRIGUES, P. S. L. ; Queiroz, R. ; Barros, L. ; MUSSE, S. R. ; VELHO, L. ; FEIJO, B. . Automatically Generating Eye Motions in Virtual Agents. In: IX Symposium on Virtual and Augmented Reality, 2007, Petropolis. Proceedings of IX Symposium on Virtual and Augmented Reality. Porto Alegre: SBC, 2007. p. 84-91.

36.
VASCONCELOS, C. N. ; FEIJO, B. ; SZWARCMAN, D. M. ; COSTA, M. . Shot segmentation based on the encoder signature. In: MMM 2006, 2006, Beijing. Proc. 12th International Multimedia Modelling Conference. Biscataway: IEEE Press, 2006. p. 177-184.

37.
BEZERRA, H. M. A. ; FEIJO, B. ; VELHO, L. . A Computer-assisted Colorization Algorithm Based on Topological Difference. In: Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing - SIBGRAPI, 2006, Manaus. 19th Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing, 2006. Los Alamitos, CA: IEEE Press, 2006. p. 71-77.

38.
VALENTE, L. ; CONCI, A. ; FEIJO, B. . An Architecture for Game State Management based on State Hierarchies. In: SBGames 2006, 2006, Recife. Proceedings of the Brazilian Symposium of Computer Games and Digital Entertainment 2006. Porto Alegre: SBC, 2006. p. 1-7.

39.
KARLSSON, B. F. F. ; Ciarlini, A.E.M. ; FEIJO, B. ; Furtado, A.L. . Applying a plan-recognition / plan-generation paradigm to interactive storytelling. In: ICAPS 2006, 2006, Cumbria, UK. AI Planning for Computer Games and Synthetic Characters, 2006. Menlo Park, CA: AAAI Press, 2006. p. 31-41.

40.
KARLSSON, B. F. F. ; POZZER, C. T. ; Ciarlini, A.E.M. ; Furtado, A.L. ; FEIJO, B. . Improving the scene: extending LOGTELL to support a plan recognition/plan generation paradigm. In: SBGames 06 - V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006, Recife. Digital Proceedings of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2006. p. 1-10.

41.
RODRIGUES, P. S. L. ; FEIJO, B. ; VELHO, L. ; POZZER, C. T. ; Ciarlini, A.E.M. ; Furtado, A.L. . Narrating stories in participatory games. In: SBGames 06 - V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006, Recife. Digital Proceedings of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2006. p. 1-8.

42.
MACHADO, L. E. ; FEIJO, B. ; Kosovitz, L.E. . Selected Techniques to Improve Communication in Massively Multiplayer Games. In: SBGames 06 - V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainement, 2006, Recife. Digital Proceedings of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainement. Porto Alegre: SBC, 2006. p. 1-8.

43.
Kosovitz, L.E. ; ESPERANCA, C. ; FEIJO, B. ; Clua, E.W.G. . Uso de Quadfields para Otimizar a Largura de Banda em Jogos Multi-Jogador. In: SBGames 06 - V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006, Recife. Digital Proceedings of the V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: SBC, 2006. p. 1-7.

44.
Ciarlini, A.E.M. ; POZZER, C. T. ; Furtado, A.L. ; FEIJO, B. . A Logic-Based Tool for Interactive Generation and Dramatization of Stories. In: ACM SIGCHI ACE 2005, 2005, Valencia. Proc. ACM SIGCHI International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology (ACE 2005), 2005. p. 133-140.

45.
BEZERRA, H. M. A. ; FEIJO, B. ; VELHO, L. . A shading pipeline for 2D animation techniques. In: SIBGRAPI 2005, 2005, Natal. Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. Los Alamitos: IEEE Computer Society Press, 2005. p. 307-314.

46.
VALENTE, L. ; CONCI, A. ; FEIJO, B. . Real time game loop models for single-player computer games. In: SBGames/WJogos 2005, 2005, São Paulo. Anais WJogos 2005 IV Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. São Paulo: USP, 2005. p. 89-99.

47.
KARLSSON, B. F. F. ; FEIJO, B. . AI middleware as means for improving gameplay. In: ACE 2005, 2005, Valencia. Proc. ACM SIGCHI Int. Conf. on Advances in Computer Entertainment Technology, 2005. p. 442-446.

48.
MEDEIROS, A. P. ; SCHWABE, D. ; FEIJO, B. . Kuaba ontology: design rationale representation and reuse in model-based designs. In: ER 2005, 2005, Klagenfurt. Proc. Int. Conference on Conceptual Modelling, Lecture Notes in Computer Science. Heidelberg: Springer-Verlag, 2005. v. 3716. p. 241-255.

49.
RODRIGUES, R. F. ; RODRIGUES, P. S. L. ; FEIJO, B. ; VELHO, L. ; SOARES, L. F. G. . Apresentações Hipermídia Apoiadas por uma Ferramenta de Animação Facial. In: XXXI SEMISH, 2004, Salvador. Anais do XXXI SEMISH - Seminário Integrado de Software e Hardware, 2004. p. 232-246.

50.
RODRIGUES, R. F. ; RODRIGUES, P. S. L. ; FEIJO, B. ; VELHO, L. ; SOARES, L. F. G. . Cross-Media and Elastic Time Adaptive Presentations: the Integration of a Talking Head Tool into a Hypermedia Formatter. In: AH'2004, 2004, Eindhoven. Proc. Third Int. Conf. on Adaptive Hypermedia and Adaptive Web-Based Systems, 2004. p. 215-224.

51.
Clua, E.W.G. ; FEIJO, B. ; Dreux, M. ; FONSECA, F. M. A. . Software Shaders in Interactive Environments Using Relief Impostors. In: SIBGRAPI/SIACG 2004, 2004, Curitiba. Proceedings of the XVII Brazilian Synposium on Computer Graphics and Image Processing and II Ibero-American Symposium on Computer Graphics. Los Alamitos, CA: IEEE Computer Society, 2004. p. 284-291.

52.
POZZER, C. T. ; FEIJO, B. ; Ciarlini, A.E.M. ; Furtado, A.L. . Managing Actions and Movements of Non-Player Characters in Computer Games. In: SBGames Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital, 2004, Curitiba. Proceedings of the Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2004. p. 1-8.

53.
POZZER, C. T. ; Dreux, M. ; FEIJO, B. . A real-time single-pass continuous LOD algorithm for regular height maps. In: SBGames 2004, 2004, Curitiba. Proc. 3rd Brazilian Workshop on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre, RG: SBC, 2004.

54.
RODRIGUES, P. S. L. ; FEIJO, B. ; VELHO, L. . Expressive Talking Heads: uma ferramenta de animação com fala e expressão facial sincronizadas para o desenvolvimento de aplicações interativas. In: WebMídia 2003, 2003, Salvador. Anais do IX Simpósio Brasileiro em Sistemas Multimídia e Web, 2003. p. 135-150.

55.
Clua, E.W.G. ; Dreux, M. ; FEIJO, B. . Utilização de nailboards para otimização em distribuição de rendering entre CPU e GPU. In: WJogos 2003, 2003, Salvador. Proc. of the 2nd Brazilian Workshop in Games and Digital Entertainment, 2003.

56.
AZEVEDO, G. P. ; Borsato, A. ; Cardoso, A.S. ; FEIJO, B. . The impact of the new power system scenario on software for supervision and control. In: CIGRÉ 2002, 2002, Paris. 39th CIGRÉ Session - International Council on Large Eletric Systems. Paris: International Council on Large Eletric Systems, 2002. p. 1-6.

57.
BARBOSA, C. A. M. ; FEIJO, B. ; Dreux, M. ; Melo, R. ; Bento, J. ; SCHEER, S. . An object model for collaborative CAD environments. In: 7th Int. Conf. on CSCW in Design, 2002, Rio de Janeiro. Proc. of the 7th Int. Conf. on CSCW in Design. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 2002. p. 179-184.

58.
dos Reis, D.S. ; Eduardo, V. ; GOMES, P. C. R. ; FEIJO, B. . DIS-Java 3D para ambientes interativos distribuídos em rede. In: SVR 2002, 2002, Fortaleza. Proc. 5th Symposium on Virtual Reality. Fortaleza: BNB, 2002. p. 103-114.

59.
Ciarlini, A.E.M. ; FEIJO, B. ; Furtado, A.L. . An Integrated Tool for Modelling, Generating and Exhibiting Narratives. In: AIS 2002, 2002, Lisboa. 2002 AI, Simulation and Planning in High Autonomy Systems. San Diego, CA: Society for Modeling and Simulation International SCS, 2002.

60.
Silva, J.C.T. ; FEIJO, B. . Uma máquina de estados finitos para avaliação de desempenho em um grupo de discussão on-line. In: SBIE 2002, 2002, São Leopoldo, RS. Anais XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2002. p. 420-427.

61.
Clua, E.W.G. ; Dreux, M. ; FEIJO, B. . A Shading Model for Image-Based Rendering. In: SIBGRAPI 2001, 2001, Florionópolis. Proceedings of XIV Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. Los Alamitos: IEEE Computer Society, 2001. p. 138-145.

62.
SZWARCMAN, D. M. ; FEIJO, B. ; COSTA, M. M. F. . A framework for networked reactive characters. In: SIBGRAPI 2000, 2000, Gramado. Proc. of XIII Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. Los Alamitos: IEEE, 2000. p. 203-210.

63.
FEIJO, B. ; GOMES, P. C. R. ; SCHEER, S. ; BENTO, J. . Online algorithms supporting emergence in distributed CAD systems. In: Novel AICIVIL-COMP99, 1999, Oxford. Novel Design and Information Technology Applications for Civil and Structural Engineering. Edinburgh: Civil-Comp Press, 1999. p. 25-31.

64.
AZEVEDO, G. P. ; FEIJO, B. ; COSTA, M. . An agent-based approach to EMS in open environments. In: Power Tech'99 Conference, 1999, Praga. Proc. of IEEE Powewr Tech'99 Conference, 1999.

65.
FEIJO, B. ; SCHEER, S. . Virtual prototyping in the construction industry. In: IABSE Conference, 1999, Rio de Janeiro. Structures for the Future - The Search for Quality. Zurich: IABSE, 1999. v. 83.

66.
GOMES, P. C. R. ; FEIJO, B. ; CERQUEIRA, R. ; IERUSALIMSCHY, R. . Reactivity And Pro-Activeness In Virtual Prototyping. In: 2nd International Symposium on Tools and Methods for Concurrent Engineering, 1998. TMCE'98. Manchester, U.K.. p. 242-253.

67.
BARBOSA, C. A. M. ; FEIJO, B. ; DREUX, M. . Um Tratamento Para História de Design Em Sistemas de Cad. In: XVIII CILAMCE (1997), 1997. Anais do XVIII CILAMCE. Brasília. v. 4. p. 1925-1932.

68.
FEIJO, B. ; COSTA, M. . An Architecture For Concurrent Reactive Agents In Real-Time Animation. In: IX SIBGRAPI (1996), 1996. Anais do IX SIBGRAPI (1996). Caxambu, MG. p. 281-288.

69.
BENTO, J. ; FEIJO, B. . A Logic-Based Environment For Reactive Agents In Intelligent Cad Systems. In: Information Representation and Delivery in Civil and Structural Engineering, 1996. Glasgow. p. 135-142.

70.
AZEVEDO, G. P. ; FEIJO, B. ; SOUZA, C. S. . Enhancing The Human-Computer Interface Of Power System Applications. In: 1995 IEEE Power Industry Computer Applications Conference, PICA´95, 1995. Salt Lake City, Utah. p. 115-120.

71.
COSTA, M. M. F. ; FEIJO, B. ; SCHWABE, D. . Reactive Agents In Behavioural Animation. In: VIII SIBGRAPI (1995), 1995. São Carlos, SP. p. 159-165.

72.
FEIJO, B. ; GOMES, P. C. R. ; Bento, J. ; SCHEER, S. . CAD for Process Innovation in the Construction Industry. In: EPMESC V, 1995, Macao. Proc. International Conf. Education, Practice and Promotion of Computacional Methods in Engineering using Small Computers. Korea: Techno Press, 1995. p. 15-27.

73.
GOMES, P. C. R. ; FEIJO, B. . Sistemas Integrados de Cad Na Indústria da Construção. In: 2o. Simp. Bras. de Estruturas de Aço, 1994. Curitiba. p. 99-107.

74.
LEHTOLA, N. ; FEIJO, B. ; BENTO, J. ; ANDRADE, S. A. L. . Uma Proposta Para Manipulação de Objetos Em Modeladores de Sólidos. In: VII SIBGRAPI (1994), 1994. Curitiba. p. 157-163.

75.
FEIJO, B. . Animacao Comportamental Baseada Em Logica. In: SIBGRAPI 93, 1993. RECIFE, PE. p. 0-0.

76.
FEIJO, B. . Cognicao e Percepcao 3d Em Modeladores de Solidos. In: SIBGRAPI 92, 1992. AGUAS DE LINDOIA, SP. p. 0-0.

77.
FEIJO, B. . Uma Bibliografia Anotada Sobre Sistemas de Inteligencia Artificial Em Engenharia de Estruturas.. In: CONGRESSO SOBRE INFORMATICA NA INDUSTRIA DA CONSTRUCAO - LNEC., 1987. LISBOA, PORTUGAL.. p. 0-0.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Clua, E.W.G. ; Dreux, M. ; FEIJO, B. . A real-time approach for volume rendering. In: WJogos 2001, 2002, Fortaleza, CE. Proc. of the 1st Brazilian Workshop in Games and Digital Entertainment. Rio de Janeiro, RJ: ICAD/IGames, 2002. p. 1-4.

2.
Clua, E.W.G. ; Dreux, M. ; FEIJO, B. . A shading approximation method for sprite objects. In: WJogos 2002, 2002, Fortaleza, CE. Proc. of the 1st Brazilian Workshop in Games and Digital Entertainment. Rio de Janeiro, RJ: ICAD/IGames, 2002. p. 5-8.

3.
FEIJO, B. ; GOMES, P. C. R. ; CORSEUIL, E. T. . Integrated CAD Systems and Process Reengineering in the Construction Industry. In: GUIDE/SHARE'95, 1995, Rio de Janeiro, RJ. GUIDE/SHARE'95. Rio de Janeiro: IBM, 1995. p. 1-4.

Outras produções bibliográficas
1.
FEIJO, B. ; BADARO, P. . Conceitos e Modelos para um Sistema Brasileiro de Produção de Conteúdo Digital. Rio de Janeiro: Dept. de Informática, 2006 (Monografias em Ciência da Computação).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
FEIJO, B. . Xlog - A Logic Programming Environment. 1986.

Processos ou técnicas
1.
FEIJO, B. . A Method To Extend Logic Programs Towards An Uncertainty Model.. 1987.


Demais tipos de produção técnica
1.
FEIJO, B. . Proposta para uma Política Pública no Setor de Conteúdo Audiovisual Digital. 2013. (Artigo para Consulta Pública - Secretaria de Cultura do Estado do RJ).

2.
FEIJO, B. . Media Technology. 2012. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FEIJO, B.; DREUX, M.; SPERANZA NETO, M.; SILVA, F. R.. Participação em banca de Ernandes Pereira de Oliveira. Ambiente Computacional para simulação e visualização da dinâmica de veículos. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
FEIJO, B.; OLIVEIRA, L. P. L.; MUSSE, S. R.. Participação em banca de Marta Becker Villamil. Simulação de grupos de humanos virtuais utilizando abordagens micro e macroscópicas. 2003. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
FEIJO, B.; MUSSE, S. R.. Participação em banca de Taciana Figueiredo Evers. Simulação de multidões de humanos virtuais baseada em memórias artificiais. 2003. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

4.
FEIJO, B.; LUCENA, C. J. P.; MILIDIU, R. L.. Participação em banca de Taciana Melcop L de Melo. Estratégia multi agente para leilões simultâneos de bens relacionados. 2003. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
FEIJO, B.. Participação em banca de Giodana Borges de Holanda. Corpos interativos telepresentes e pos biológicos um segmento da arte tecnológica contemporânea. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
FEIJO, B.. Participação em banca de Jose Antonio Fernandes Macedo. Um estudo de SGBDs baseados em agentes. 2000. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
FEIJO, B.; Melo, R.. Participação em banca de Diva de Souza e Silva. Uma arquitetura de sistemas de data warehouse usando Heros. 1999. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
FEIJO, B.. Participação em banca de Luiz Claudio da Silva Costa. Um estudo sobre o aauxílio computacional ao projeto de peças plásticas injetadas. 1999. Dissertação (Mestrado em Informática) - Coordenação de Pós Graduação em Engenharia.

9.
FEIJO, B.; DUARTE, O. C. M.. Participação em banca de Renata Cruz Teixeira. Uma plataforma escalável para sistemas distribuídos de realidade virutal. 1999. Dissertação (Mestrado em Informática) - Coordenação de Pós Graduação em Engenharia.

10.
FEIJO, B.; SCHEER, S.. Participação em banca de Sergio Scheer. Um estudo sobre ambientes virtuais de apoio ao ensino e aprendizagem de resistência dos materiais. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Paraná.

11.
FEIJO, B.; VELHO, L. C. P. R.. Participação em banca de Andre Machado de Mattos. Um novo sistema de panoramas visuais. 1998. Dissertação (Mestrado em Informática) - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

12.
FEIJO, B.; Dreux, M.. Participação em banca de Ricardo Birtel Mendes de Freitas. Texturas aplicadas ao método da radiosidade. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
FEIJO, B.; SANTOS, G. T.. Participação em banca de Gilson Vaz Sampaio. Modelagem e simulação de sistemas lineares dinâmicos. 1998. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
FEIJO, B.; GARCIA, A. C. B.. Participação em banca de Claudio Lourenço da Silva. SPAAD: uma extensão do modelo ADD aplicada ao projeto de layout espacial. 1998. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
FEIJO, B.; FUCKS, H.. Participação em banca de Marcelo Blois Ribeiro. CLEW Uma proposta de ambiente de aprendizado cooperativo para web. 1998. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

16.
FEIJO, B.; GATTASS, M.; MARTHA, L. F.. Participação em banca de Lucia Teresa Shalcher da Fonseca. Uma arquitetura para a construção de ferramentas de manipulação para visualização interativa de dados volumétricos. 1997. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
FEIJO, B.; ROMANO, V. F.; NAVEIRO, R. M.; FORCELLINI, F. A.; CANABRAVA FILHO, J. S.; CAVALCANTI, M. C. B.. Participação em banca de Marcos Martins Borges. Proposta de um ambiente colaborativo de apoio aos processos de ensino/aprendizagem do projeto. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FEIJO, B.; GATTASS, M.; SOUZA, C. S.; VELHO, L. C. P. R.; CELES FILHO, W.; BARBOSA, S. D. J.; MONAT, A. S.; PRATES, R. O.; TIEN, J. M. T. D.. Participação em banca de Marcelo medeiros Carneiro. Interfaces assistidas para deficientes visuais utilizando dispositivos reativos e transformadas de distância. 2003. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
FEIJO, B.; VELLASCO, M. M. B. R.; PACHECO, M. A. C.; SOUZA, F. J.; GOMIDE, F.; ZAVERUCHA, G.; EVSUKOFF, A.; BARBOSA, C. R. H.; TANSCHEIT, R.. Participação em banca de Karla Figueiredo. Novos modelos neuro-fuzzy hierarquicos com aprendizado por reforço para agentes inteligentes. 2003. Tese (Doutorado em Engeharia elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
FEIJO, B.. Participação em banca de Luiz Eduardo Azambuja Sauerbronn. Geração Opticalflow por métodos estatísticos. 2002. Tese (Doutorado em Mecanica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
FEIJO, B.; BENTO, J.. Participação em banca de Jorge Filipe Marques Moniz Corte Real Andrade. Um modelo de sistemas inteligentes para apoio aos processos de concepção e decisão. 2000. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnica de Lisboa.

6.
FEIJO, B.; SANTOS, G. T.. Participação em banca de Dirce Uesu Pesco. Animação 4D de modelos geométricos em uma estrutura de dados volumétrica. 2000. Tese (Doutorado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
FEIJO, B.; GATTASS, M.; CARVALHO, P. C. P.. Participação em banca de Ana Elisa Ferreira Schmidt. Visualização tridimensional combinada de dados volumétricos e modelos poligonais usnado o algoritmo shear warp. 2000. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
FEIJO, B.. Participação em banca de Isa haro Martins. Um instrumento de analise semiotica para linguagens visuais de interfaces. 1998. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
FEIJO, B.; SANTOS, G. T.. Participação em banca de Luiz Gustavo Nonato. Reconstrução volumétrica de objetos definidos por seções bidimensionais. 1998. Tese (Doutorado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
FEIJO, B.; BLOCKLEY, D.. Participação em banca de Maria de Fatima Silva Marques Tavares Farinha. A prática reflexiva nos sistemas inteligentes de apoio ao projeto de edificios. 1997. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnica de Lisboa.

11.
FEIJO, B.. Participação em banca de Sinesio Pesco. Estrutura volumétrica. 1997. Tese (Doutorado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
FEIJO, B.. Participação em banca de Nick Lehtola. Inteligencia artificial aplicada. 1996. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
FEIJO, B.. Participação em banca de Divine Ndumu. Artificial Intelligence. 1993. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Imperial College London.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FEIJO, B.. concurso de prof. adjunto. 2002. Coordenação de Pós Graduação em Engenharia.

2.
FEIJO, B.. concurso de prof. adjunto. 1995. Coordenação de Pós Graduação em Engenharia.

Avaliação de cursos
1.
FEIJO, B.. Parecerista do Guia do Estudantes Melhores Universidades 2006. 2006.

2.
FEIJO, B.. Membro do Comitê de Avaliação CAPES em Ciência da Computação. 2001. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Game and Interactivity in Computer Science Education. SIGGRAPH 2006 - Educators Program - Panel. 2006. (Congresso).

2.
A difusão Digital.RIO INFO 2004. 2004. (Seminário).

3.
Seminario IETV.Convergencia de Conteudo: da TV ao celular. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FEIJO, B. . SBGAMES 2009 - VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Aarao Irving Manhaes Marins. Boat simulation for HDTV production using crowd simulation software. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Augusto Cesar Espindola Baffa. Predictive Modeling in Interactive Storytelling. Início: 2011. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Edirlei Everson Soares de Lima. Video-Based Interactive Storytelling. Início: 2010. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Rodrigo Marques Almeida da Siva. Um Método Otimizado de Renderização Fotorealista com Distribuição Estatística e Seleção de Automática de Técnicas. Início: 2010. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Marcelo de Mello Camanho. Storytelling Interativo baseado em streams. Início: 2009. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Gustavo Costa Gomes Moreira. Classificação, Detecção e Reconhecimento de Objetos em Tempo Real para TV Digital Interativa. Início: 2008. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Alves Lopes. Um framework para simulacao de microbacias como serious game. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bruno Feijo.

2.
Guilherme Carvalho Cunha. Reconhecimento de emoções através de imagens em tempo real com o uso de ASM e SVM. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

3.
Khalid Fernandes Braga Salomão. Um framework de jogos sérios para mercado de informações com aplicação em ética empresarial. 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

4.
Bruno Baere Pederassi Lomba de Araújo. Um estudo sobre adaptatividade dinâmica de dificuldade em jogos. 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

5.
Michele dos Santos Soares. Projetos de jogos educativos 2D de aventura usando Lua. 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

6.
Gustavo Bastos Nunes. Explorando aplicações que usam a geração de vértices em GPU. 2011. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Co-Orientador: Bruno Feijo.

7.
Pedro Luchini de Moraes. Motion Synthesis for Non-Humanoid Virtual Characters. 2010. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

8.
Pablo Frias de Oliveira Bioni Gomes. Extração de Primeiro Plano em Imagem HD com Fundos Variados. 2010. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

9.
Rodrigo Marques Almeida da Silva. Simulação e Visualização de Oceano em Tempo Real Utilizando a GPU. 2010. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

10.
Guilherme Schirmer de Souza. Renderização de Pele Humana em Tempo Real para Jogos. 2010. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

11.
Gilberto Paiva de Medeiros Junior. Composição de Imagens com Iluminação HDR através de um Aprimoramento da Técnica de Renderização Diferencial. 2009. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

12.
Thiago Valente Aguiar. Visualização da Fronteira entre Fluidos Utilizando o Método SPH e o Algoritmo de Marching Cubes. 2009. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

13.
Gustavo Costa Gomes Moreira. Reconhecedor de Objetos em Vídeos Digitais para Aplicações Interativas. 2008. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

14.
Fernando Rimola de Cruz Mano. Classificação e Segmentação de Áudio a partir de Fatores de Escala MPEG. 2007. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

15.
Rodrigo Pereira Martins. Renderização em Tempo Real Utilizando Mapas de Iluminação em Alta Precisão. 2006. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

16.
Francisco Eduardo Torres Cursino de Moura. Uma Proposta para Rendering Baseado em Imagens em Celulares. 2006. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

17.
Hedlena Maria de Almeida Bezerra. Colorização 3D para Animação 2D. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

18.
Cristina Nader Vasconcelos. Segmentação de Vídeo no Domínio Comprimido Baseada na História da Compactação. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

19.
Lucas Euzébio Machado. Técnicas de Distribuição para Jogos Multijogador em Massa. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

20.
Börje Felipe Fernandes Karlsson. Um Middleware de Inteligência Artificial para Jogos Digitais. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

21.
Felipe Gomes de Carvalho. Comportamento em Grupo de Personangens do Tipo Black&White. 2004. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

22.
Gillliard Lopes dos Santos. Máquinas de Estados Hierárquicos em Jogos Eletrônicos. 2004. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

23.
Francisco Mauro Alves Fonseca. Texturas com Relevo Utilizando Iluminação por Pixel e Processamento Paralelo. 2004. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

24.
Eduardo Ribeiro Poyart. IEngine Uma interface abstrata para motores de jogos 3D. 2002. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

25.
Carolina de Lima Aguilar. Técnicas Procedimentais de Texturização. 1998. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

26.
Juliana Gama Chaves. Estudo da Viabilidade do Barramento de Geometria Em Ambientes de Cad Integrado. 1997. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

27.
Anna Karina B. Surkis. Sistemas Estruturais Padronizados para Construção de Edificações. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Co-Orientador: Bruno Feijo.

28.
Eduardo Thadeu Corseuil. Modelo de Cad Integrado Para Engenharia Concorrente Na Indústria da Construção. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

29.
Paulo César Rodacki Gomes. Estudo do Problema de Cad Integrado Na Indústria de Construção Civil. 1994. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

30.
Carlos Alberto Moreno Barbosa. Um Modelo Para A Representação do Aspecto Evolutivo do Processo de Design. 1994. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

31.
ANTONIO JOAO PRATES. Fundamentos e Especificacoes de Um Ambiente Para Design Baseado Em Logica e Objetos. 1993. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

32.
M. M. F. Costa. Estudo de Viabilidade Para Um Sistema de Animacao Comportamental. 1993. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

33.
FABIANA LETA. O Metodo dos Elementos Componentes Para A Animacao de Figuras Articuladas. 1992. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

34.
PAULO HENRIQUE SCHINDLER. Tootsys: Uma Ferramenta Para Analise de Desempenho de Sistemas Multiprogramados, Multiprocessados e Fortemente Acoplados. 1992. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

35.
DANIEL MAZZUCA. Profundidade de Campo e Motion Blur No Metodo de Ray-Tracing Distribuido. 1991. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

36.
R. FISCHER. Genesys: Um Sistema Hibrido de Modelagem de Solidos. 1991. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

37.
W.G. KRAUSE. Representacao de Conhecimento Normativo Em Engenharia Integrando Hipertexto Com Multiplos Paradigmas. 1990. Dissertação (Mestrado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

Tese de doutorado
1.
Gustavo Costa Gomes Moreira. Um método para detecção em tempo real de objetos em vídeos de alta definição. 2014. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

2.
Marcelo de Mello Camanho. A model for stream based interactive storytelling. 2014. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

3.
Luis Paulo Santos Valente. A methodology for conceptual design of pervasive mobile games. 2011. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Bruno Feijo.

4.
Lucas Euzebio Machado. Parallel Algorithms for Multicore Game Engines. 2010. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bruno Feijo.

5.
Börje Felipe Fernandes Karlsson. A Model and an Interactive System for Plot Composition and Adaptation, based on Plan Recognition and Plan Generation. 2010. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Bruno Feijo.

6.
Paula Salgado Lucena Rodrigues. Um Sistema de Geração de Expressões Faciais Dinâmicas em Animações Faciais 3D com Processamento de Fala. 2007. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

7.
Cesar Tadeu Pozzer. Um Sistema para Geração, Interação e Visualização 3D de Histórias para TV Interativa. 2005. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

8.
Romir Soares de Souza Filho. O Desenvolvimento Integrado de Projetos no Setor de Arquitetura, Engenharia e Construção através de um Sistema Computacional. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Bruno Feijo.

9.
Esteban Walter Gonzalez Clua. Impostores com relevo. 2004. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

10.
Lauro Eduardo Kozovits. Otimização de Mensagens e Balanceamento de Jogos Multi-Jogador. 2004. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

11.
Jose Carlos Tavares da Silva. Um Modelo para Avaliação de Aprendizagem no Uso de Ferramentas Síncronas. 2004. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

12.
Luciano Falcão da Silva. Uma Metodologia para o Desenvolvimento de Sistemas de Projeto Integrado para a Indústria da Construção Civil em Aço. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Co-Orientador: Bruno Feijo.

13.
Roberto Machado Côrrea. Uma Aplicação para o Ensino de Integração de Projetos de Arquitetura e Estrutura de Edifícios. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Bruno Feijo.

14.
Dilza de Mattos Szwarcman. Dead Reckoning Orientado a Metas para Personagens Reativos. 2001. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

15.
Carlos Alberto Moreno Barbosa. Modelagem Dinâmica de Produto Baseada na História de Design. 2001. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

16.
Paulo César Rodacki Gomes. Prototipação Virtual Em Modelagem de Sólidos Distribuída. 1999. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

17.
Gilberto Pires de Azevedo. Agentes Reativos Para Centros de Controle de Energia Elétrica. 1998. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.

18.
Mônica Maria Ferreira da Costa. Agentes Reativos Em Animação Comportamental. 1997. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bruno Feijo.

19.
S. Scheer. Uma Analise Critica Sobre O Tratamento Cognitivo de Design Em Sistemasde Cad. 1993. Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Bruno Feijo.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Bruno Feijó é Engenheiro Aeronáutico (ITA, 1975), Mestre (PUC-Rio, 1980) e Doutor (University of London, Imperial College, 1988). Suas atividades na indústria, antes de iniciar seu doutorado em 1984, foi em CAD - uma área interdisciplinar ainda hoje sem entendimento adequado por grande parte das comunidades de Ciência da Computação e de Engenharia. Bruno Feijó ingressou na PUC-Rio em 1988, onde hoje é Professor Associado do Dept. de Informática, no grupo de Computação Gráfica e Entretenimento Digital. Fundou o Laboratório ICAD (www.icad.puc-rio.br), em 1989, e ajudou a alavancar o TeCGraf (www.tecgraf.puc-rio.br), como Coordenador (1989-1994); influenciando, com isto, o modelo atual de P&D do Departamento de Informática da PUC-Rio. Foi um dos principais mentores do Programa Inter-institucional de Computação Gráfica (1989-2000), fundado pela PUC-Rio e pelo IMPA, que envolveu vários outros departamentos da PUC-Rio e da UFRJ. Foi pioneiro em 4 áreas de pesquisa em Informática no Brasil: CAD, Animação, Storytelling Interativo e Games. Ele ajudou a criar a comunidade acadêmica de Jogos e Entretenimento Digital no país - uma área até então alijada da academia. Ele foi um dos criadores da Comissão Especial da SBC em Jogos e Entretenimento Digital (em 2002) e foi o seu primeiro Coordenador (atualmente é um dos 5 membros da CE). Ele também é um dos fundadores do simpósio SBGames (antes WJogos). Atualmente, Bruno Feijó é coordenador do VisionLab/ICAD/PUC-Rio, laboratório dedicado a P&D em Visualização, Cinema/TV Digital e Games e a estudos de processos de inovação tecnológica. Bruno Feijó foi o idealizador da Rede Brasileira de Visualização (prioridade no planejamento MCT 2007-2010), envolvendo 5 universidades (no Nordeste, Sudeste e Sul), e um dos arquitetos do Núcleo Avançado em Educação para Mídias Digitais (NAVE-Rio) que leva inovação ao Ensino Médio.



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