Fredric Michael Litto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5570587335317441
  • Última atualização do currículo em 21/08/2018


possui graduação em Rádio-Televisão - University of California, Los Angeles (1960) e doutorado em História do Teatro - Indiana University (1969). É presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância,desde 1995 ; Professor Emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi Membro do Comitê Executivo ICDE no período 2008/ 2012. Membro do Board of do Trustees do ICDE-International Council of Open and Distance Learning período 2013/ 2016 ; e membro do Conselho Editorial das revistas científicas: American Journal of Distance Education, - Revista Iberoamericana de Educación a Distancia , - Advanced Technology and Learning, - International Review of Research in Open & Distance Learning e - Open Learning . Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Mediada por Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, aprendizagem, telemática, repositórios digitais e novas formas de trabalhar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fredric Michael Litto
Nome em citações bibliográficas
LITTO, F. M.

Endereço


Endereço Profissional
Associação Brasileira de Educação a Distância.
Rua Vergueiro, 875 - 12º andar - cj 121 a 124
Vergueiro
01504001 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 32753561
URL da Homepage: www.abed.org.br


Formação acadêmica/titulação


1960 - 1969
Doutorado em História do Teatro.
Indiana University, IU Bloomington, Estados Unidos.
Título: Edmund Shaw Simpson of the Park Theatre, New York, 1806-1848, Ano de obtenção: 1969.
Orientador: Hubert Crouse Heffner.
Bolsista do(a): Indiana University, I.U., Estados Unidos.
Palavras-chave: História do Teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1956 - 1960
Graduação em Rádio-Televisão.
University of California, Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.


Pós-doutorado e Livre-docência


1977
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Comunicação na Ciência - Quatro Problemas Contemporâneos, Ano de obtenção: 1977.
Palavras-chave: comunicação social; editoração científica; história da ciência; sociologia da ciência.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2006 - 2007
Pós-Doutorado.
University of London, UL, Inglaterra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1987 - 1988
Pós-Doutorado.
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1983 - 1983
Pós-Doutorado.
Japan Society for the Progress of Science, JSPS, Japão.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1970 - 1971
Pós-Doutorado.
Social Science Research Council/American Council of Learned Societies, SSRC/ACLS, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Social Science Research Council/American Council of Learned Societies, SSRC-ACLS, Estados Unidos.


Atuação Profissional



International Council for Open and Distance Education, ICDE, Noruega.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Membro Board os Trustees, Enquadramento Funcional: Membro
Outras informações
Membro Board of Trustees -2012/2015


Banco Mundial, BIRD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor em Grupo de Trabalho, 2003-2004
Outras informações
Membro de Grupo de Trabalho elaborando critérios para novos financiamentos de projetos de educação à distância em áreas rurais, isoladas e nomâdicas.


Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1992
Vínculo: Membro, Comité Ass.Inf.Ed., Enquadramento Funcional: não tem
Outras informações
Comitê Assessor de Informática em Educação

Atividades

1985 - 1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Informática, .

Cargo ou função
Comité Assessor de Informática em Educação.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1981
Vínculo: Outros (Consultor), Enquadramento Funcional: não tem

Atividades

1974 - 1981
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Presidente, Área de Artes, Comunicações, Ciências da Informação 1977-1980.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 2003
Vínculo: Aposentado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aposentado da USP desde 08/2003, mas continua ministrando cursos de pós-graduação, orientando alunos de pós-graduação e realizando pesquisa.

Atividades

04/1971 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

01/1993 - 12/2006
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenador Científico do Núcleo de Pesquisa A Escola do Futuro/USP.
01/1993 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa, .

08/1988 - 12/1992
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa Laboratório de Tecnologia da Comunicação.


Linhas de pesquisa


1.
Comunicação Mediada por Computadores

Objetivo: Estudar novas formas de otimizar os processos de comunicação nas ciências e na aprendizagem com o apoio de telemática..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: aprendizagem; informática na educação; sociologia da ciência; comunicação mediada por computadores; telemática.
2.
Novos Ambientes para a Aprendizagem

Objetivo: Estudar o impacto na aprendizagem e na comunicação no contexto educacional de diferentes configurações novas que efatizam uso intenso de informática e telecomunicações para conseguir formas novas e trabalho colaborativo. A integração de "reuniões virtuais" com "reuniões presenciais", a chamada "tecnologia de reuniões", faz parte desta abordagem de como otimizar o processos de aprendizagem e produtividade..
3.
Tecnologia da Informação

Objetivo: Investigar os padrões de uso das tecnologias de informação e comunicação na sociedade contemporânea. Por exemplo, o estudo do "estado-da-arte" de uso de informática (hardware, software, diretrizes institucionais de uso) e telecomunicações nas instituições de ensino superior no Brasil permite identificar tendências, boas práticas, planos de expansão e novas acquisições, e serve para ajudar instituições se compararam com entidades similares, órgãos governamentais e agências financiadoras a tomar decisões apoiadas em boas informações, e fabricantes a orientar suas estratégias de produção e marketing..
4.
O Estudo do Futuro

Objetivo: Estudar formas de estimular o pensamento sobre o futuro como complemento do currículo convencional na educação formal e não formal, tanto em instituições do ensino médio quanto do ensino superior. Investigar o impacto de estratégias como criação de cenários, método delphi, brainstorming, análises de tendências, linhas do tempo, capsulas do tempo, crítica de imagens do futuro, "futurecasting", "backcasting", além de modelagem regional, nacional e global..
5.
Informática na Educação

Objetivo: Estudar o impacto, ás vezes favorável, às vezes nem tanto, da introdução de informática e telecomunicações como parte instrumental do processo de aprendizagem em diferentes níveis da educação formal e não-formal..


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Revista Iberoamericana de Educación a Distancia
2007 - Atual
Periódico: Open Learning
2006 - Atual
Periódico: American Journal of Distance Education
2006 - 2010
Periódico: Advanced Technology and Learning
2003 - Atual
Periódico: International Review of Research in Open & Distance Learning


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio Personalidade da Tecnologia 2013, Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP)..
2012
Título Professor Emérito, Escola de Comunicações e Artes/USP.
2011
Prêmio Jabuti - Categoria Tecnologia e Informática, Camara Brasileira do Livro.
2009
O Educador Internacional do Ano em Tecnologia Educacional, AECT - Association for Educational Communication & Technology.
2009
Prêmio Jabuti - Categoria Psicanalise, Psicologia e Educação, Câmara Brasileira do Livro.
2007
Catedra Rio Branco, Universidade de Londres [Convênio Governos Brasileiro e do Reino Unido].


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LITTO, F. M.2010LITTO, F. M.. Uma receita para para a saúde e o bem-estar da aprendizagem a distância no Brasil. Estudos (Brasília), v. Ano 27, p. 137-138, 2010.

2.
LITTO, F. M.2009LITTO, F. M.. O Retrato Frente e Verso da Aprendizagem a Distância no Brasil 2009. ETD : Educação Temática Digital, v. 10, p. 108-122, 2009.

3.
LITTO, F. M.2006LITTO, F. M.. A nova ecologia do conhecimento: conteúdo aberto, aprendizagem e desenvolvimento. Inclusão Social (Online), v. 01, p. 73-78, 2006.

4.
LITTO, F. M.2005LITTO, F. M.; FILATRO, A. ; ANDRE, C. . Brazilian Research on Distance Learning, 1999-2003: A State-of-the-Art-Study. Open Praxis, Oslo, Noruega, 2005.

5.
LITTO, F. M.2004LITTO, F. M.. Digital Libraries, Developing Countries, and Continuing Education: A Case Study in Brazil. CHEAR Continuing Higher Education Review, Cambridge, Massachusetts, v. 68, n.Fall, p. 78-86, 2004.

6.
LITTO, F. M.2003LITTO, F. M.. Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 2, n.3, p. 1-9, 2003.

7.
LITTO, F. M.2002LITTO, F. M.. The Hybridization of Distance Learning in Brazil: An Approach Imposed by Culture. IRRODL International Review of Open & Distance Learning, Edmunton, Alberta, Canadá, v. 2, n.2, p. 1-1, 2002.

8.
LITTO, F. M.1998 LITTO, F. M.. Um modelo para prioridades educacionais numa sociedade de informação. Revista Patio: Revista Pedagógica, Porto Alegre, v. 1, n.3, p. 14-21, 1998.

9.
LITTO, F. M.1984LITTO, F. M.. Noah Webster´s Theory of Linguistic Nationalism. ACTA Semiotica et Linguistica, São Paulo, São Paulo, v. 5, p. 133-155, 1984.

10.
LITTO, F. M.1983LITTO, F. M.. A Relação Setorial Pública e Privada no Fluxo da Informação. Ciências da Informação, Rio de Janeiro, v. 12, n.2, p. 89-95, 1983.

11.
LITTO, F. M.1966LITTO, F. M.. Addison´s Cato in the Colonies. The William and Mary Quarterly, Williamsburg, Virginia, v. 23, n.3, p. 431-449, 1966.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.) . Educação a Distância - O Estado da Arte - volume 2. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2011. v. 1500.

2.
LITTO, F. M.. Aprendizagem a Distância. 1. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010. v. 2500. 96p .

3.
LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.) . Educação a Distância - O Estado da Arte - volume 1. 1. ed. São Paulo: Editora Pearson, 2008. v. 1500. 462p .

4.
LITTO, F. M.; MARTHOS, B. R. (Org.) . Distance Learning in Brazil: Best Practices. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 151p .

5.
LITTO, F. M.. Campus Computing Report.Br 2004: Computação e Tecnologia da Informação nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. São Paulo: Altana, 2005. v. 1. 122p .

6.
LITTO, F. M.. American Dissertations on the Drama and the Theatre: A Computorized Bibliography. Kent, Ohio: Kent State University Press, 1969. v. 1. 544p .

7.
LITTO, F. M.. Plays From Black Africa. New York City, N.Y.: Hill & Wang, 1968. v. 1. 317p .

Capítulos de livros publicados
1.
LITTO, F. M.. A nova ecologia do conhecimento: recursos educacionais abertos. Um relatório do Brasil. In: Mary Morocho; Claudio Rama. (Org.). Las nuevas fronteras de la educación a distancia. 1ed.Equador: Ediloja cía Ltda, 2012, v. , p. 105-114.

2.
LITTO, F. M.. Aprendizagem no Brasil: setor estratégico parado no tempo em um mundo dinâmico. In: André Resende. (Org.). Governo Brasileiro no Futuro: Sugestões e Desafios para o Estado (2012-2022). 1ed.São Paulo: Cubzac, 2012, v. 1, p. 57-62.

3.
LITTO, F. M.. Distance Learning in Brazil: a case of the "Fabulous Invalid?". In: Lya Visser; Yusra Visser; Ray Amirault ; Michael Simonson. (Org.). Trends and Issues in Distance Education: International Perspectives, Second Edition. 1ed.Charlotte,NC: Infomation Age Publishing, 2012, v. 1, p. 71-86.

4.
LITTO, F. M.. A Universidade e o Futuro do Planeta. In: Adriana Moreira da Rocha Maciel et al. (Org.). A Universidade e o Futuro do Planeta. 1ed.Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2012, v. 1, p. 57-67.

5.
LITTO, F. M.. Vision About Distance Education. In: Manuel Moreno Castanheda. (Org.). Vision About Distance Education. 1ed.Guadalajara: UDG Virtual -Universidad Virtual de La Universidad de Guadalajara, 2012, v. 1, p. 69-79.

6.
LITTO, F. M.. Infrações que prejudicam a imagem da EaD!. In: Litto, Fredric M.; Marcos Formiga. (Org.). Educação a Distância - O Estado da Arte - volume 2. 1ed.São Paulo: Pearson, 2011, v. 2, p. 367-373.

7.
LITTO, F. M.. Public Policy and Distance Learning in Brazil. In: Terry Evans;Margaret Haughy;David Murphy. (Org.). International Handbook of Distance Education. Bingley: Emerald Group Publishing, 2008, v. , p. 671-684.

8.
LITTO, F. M.. Tendências Internacionais em EAD: A Perspectiva Londrina. In: Fatima Bayma. (Org.). Educação Superior, Educação a Distância e Educação Corporativa. Rio de Janeiro: Pearson/Prentic e Hall/FGV, 2008, v. , p. -.

9.
LITTO, F. M.. ICT Policies and Practices in Education in Brazil. In: Tjeerd Ploomp;et. (Org.). Cross-National ICT Policies and Practices in Education. Charlotte: Information Age Publishing, 2008, v. , p. -.

10.
LITTO, F. M.. Aprendizagem a toda hora e em todo lugar. In: Ethevaldo Siqueira. (Org.). Perspectivas da Sociedade da Informação no Brasil. 01ed.São Paulo: Telefonica, 2006, v. 01, p. 182-199.

11.
LITTO, F. M.. O Trabalho Colaborativo e o Futuro da Sociedade Brasileira. In: Mauricio Garcia. (Org.). Gestao Profissional em Instituições Privadas de Ensino Superior. 01ed.Vila Velha - ES: Hoper, 2006, v. 01, p. 181-186.

12.
LITTO, F. M.. Uma biblioteca digital em multimídia para apoiar a educação no Brasil. In: Carlos H. Marcondes; Hélio Kuramoto; Lídia Brandão Toutain; Luís Sayão. (Org.). Bibliotecas Digitais: Saberes e Práticas.. Salvador, Bahia: Editora da UFBA e IBICT, 2005, v. , p. 311-324.

13.
RUMBLE, GREVILLE ; LITTO, F. M. . Approaches to Funding. Perspectives on distance education: lifelong learning & distance higher education. Paris: Unesco, 2005, v. , p. 33-49.

14.
LITTO, F. M.. Supporting Distance Learning in Brazil: Applications of a Multimidia Digital Library. In: Yusra laila Visser, Lya Visser, Michael Simonsen, Ray Amirault. (Org.). Trends and Issues in Distance Education - International Perspectives. Greenwich CT: Information Age Publishing, 2005, v. , p. 171-182.

15.
LITTO, F. M.. Organizações e a Aprendizagem Flexível e Distribuída. In: Instituto Euvaldo Lodi; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. (Org.). O Futuro da Indústria:Educação Corporativa. Brasília: , 2005, v. , p. 177-184.

16.
LITTO, F. M.. Tendências Internacionais em Educação a Distância. In: Fátima Bayma. (Org.). Educação Corporativa: Desenvolvendo e Gerenciando Competências. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004, v. , p. 45-57.

17.
LITTO, F. M.. A Universidade e o Futuro do Planeta. In: Lauro Morhy. (Org.). A Universidade em Questão. 1ed.Brasília, D.F.: Editora da Univerdade de Brasília, 2003, v. , p. 99-113.

18.
LITTO, F. M.. Difusão científica e desafios tecnologicos: Mitos e realidades. In: Melo, Jose Marques de; Branco, Samantha Castelo. (Org.). Pensamento comunicacional brasileiro. São Bernardo do Campo: , 1999, v. , p. 129-136.

19.
LITTO, F. M.. Culture and entropy at the interface of freedom of expression and the new communications technologies. In: Pare, Michele; Desbarats, Peter. (Org.). Freedom of expression and new information technologies. Montreal: Quentin, 1998, v. , p. 201-209.

20.
LITTO, F. M.. Lessons from São Paulo: the Escola do Futuro. In: Castro, Claudio de Moura. (Org.). Education in the information age. Washington: Inter-American Development Bank, 1998, v. , p. 89-90.

21.
LITTO, F. M.. Repensando a educação em função de mudanças sociais e tecnologias recentes. In: Oliveira, Vera Barros. (Org.). Informática em psicopedagogia. São Paulo: Senac, 1996, v. , p. 85-110.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LITTO, F. M.. As interfaces da EaD na educação brasileira. Revista USP, São Paulo, p. 57 - 66, 03 jan. 2014.

2.
LITTO, F. M.. O Estudante Conectado. Revista Competência, p. 8 - 9, 01 jul. 2011.

3.
LITTO, F. M.. Escolas Abertas e Aprendizagem. Revista FGV Online, Rio de Janeiro, p. 38 - 49, 30 jan. 2011.

4.
LITTO, F. M.. Educação a distância é opção para milhões. O Estado de São Paulo, São Paulo - SP, 06 ago. 2006.

5.
LITTO, F. M.. Diplomas na Rede. Diário de São Paulo e Jornal de Brasília, São Paulo - SP, 12 fev. 2006.

6.
LITTO, F. M.. Argumentos falaciosos. Observatório da Imprensa, Campinas, São Paulo, 23 out. 2002.

7.
LITTO, F. M.. Fantasias no Ibirapuera, o Trabalho Colaborativo e o Futuro da Sociedade Brasileira. Aprendiz.com, São Paulo, 01 jan. 2000.

8.
LITTO, F. M.. Universidade: do Sagrado ao Profano. Revista Educação, Rio de Janeiro, p. 20 - 21, 01 ago. 1999.

9.
LITTO, F. M.. Universidade: do Sagrado ao Profano. Folha de São Paulo, São Paulo, 31 jul. 1998.

10.
LITTO, F. M.. Formação Específica Não Prepara o Estudante. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 abr. 1986.

11.
LITTO, F. M.. Uma fundação pressupõe um fundo. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 36, 27 jan. 1983.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LITTO, F. M.. Ciclo de Debates as Fornteiras na Educação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LITTO, F. M.. Tutoria em EaD. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Audência Pública Comissão Senado do Futuro.Fronteiras na Educação. 2018. (Outra).

2.
Encontro Nacional das Coordenações Estaduais de Polos UAB.Perspectivas da Educação a Distância no Brasil. 2018. (Encontro).

3.
Seminário Educação Aberta, Sociedade e Tecnologia.A Experiência da Escola do Futuro da USP. 2014. (Seminário).

4.
1º Congresso Internacional do Livro Digital. Uma Visão Cética sobre o Livro Digital. 2010. (Congresso).

5.
1º Seminar on Distance Learning in Australia and Latin America.The Scenario Actual of Distance Learning in Brazil. 2010. (Seminário).

6.
1º Simpósio Regional de Educação/Comunicação.Educação a Distância: desafios e perpesctivas no século XXI. 2010. (Simpósio).

7.
2010 WISE World Summit on Innovation in Education. 2010. (Outra).

8.
21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.O Livro Digital como um Meio de Comunicação e Educação. 2010. (Outra).

9.
2º Fórum de EaD do Poder Judiciário.A Educação a Distância em Agências Governamentais. 2010. (Outra).

10.
62ª Reunião Anual d SBPC.O que a educação a distância pode fazer hoje para educação do nordeste no futuro. 2010. (Encontro).

11.
Congresso Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário. Os Rumos da Educação a Distância no Brasil. 2010. (Congresso).

12.
IODL - International Symposium on Open&Distance Learning & ICEM International Council for Educational Media 2010.A Promise with Problems - Distance Learning in Brazil. 2010. (Simpósio).

13.
Palestra CENIPA.A Educação Continuada de Técnicos e Especialistas e as Novas Tecnologias de Conhecimento. 2010. (Encontro).

14.
Palestra Escola Judiciária - Aula Inaugural. O Estado da Arte da Educação a Distância no Brasil. 2010. (Congresso).

15.
Seminário Especial ANDIFES.EaD: Soluções, Limitações e Desafios. 2010. (Seminário).

16.
Seminario GUIDE.Os recursos educacionais abertos para aprendizagem virtual: o que funciona e o que não funciona. 2010. (Seminário).

17.
Seminário Mídia e Educação.Construção e Difusão do conhecimento em ambientes virtuais. 2010. (Seminário).

18.
Seminário sobre Educação Continuada.Effective Education for Employment. 2010. (Seminário).

19.
Videoconferência para os Docentes da UAB Conselheiro Lafaiete.Os Rumos da EAD. 2010. (Outra).

20.
9º World Conference on Computers in Education. Crimes Committed in the name of Distance Education: The case of Brazil. 2009. (Congresso).

21.
Annual Conference of EDEN. Innovations in Distance Learning. 2009. (Congresso).

22.
BELIEF - 4º International Symposium.Infrastructure for Distance Learning Activities, and the Lack of it in Brazil. 2009. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LITTO, F. M.. 5º Encontro CIEE ABED de Educação a Distância. 2010. (Outro).

2.
LITTO, F. M.. 2º Fórum de EAD do Poder Judiciário. 2010. (Outro).

3.
LITTO, F. M.. 16º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2010. (Congresso).



Outras informações relevantes


Proferiu palestras no 2º semetre de 2006 nas universidades abaixo listadas:

10 Nov	St. Edmund?s College, Cambridge University
		"Distance Learning in Brazil?

14 Nov	Masters Students, Institute of Education, University of London
		?Distance Learning and Telecenters in Brazil?

16-17 Nov	Rapporteur, Symposium, Institute of Education, University of London
?Education, Equality and Social Justice in Brazil, India, 
South Africa and the UK?

30 Nov	London Knowledge Lab, University of London
		?The New Knowledge Ecology ? Open Educational Resources?

5 Dec		Open University, Milton Keynes
		  ?The University and the Study of the Future?

8 Dec		Doctoral Students of Latin America, Institute of Education, University of London
		?Policies and Practices in Distance Learning in Brazil?

12 Dec		Dept.of Education & Professional Studies, King?s College, Univ. of London
		?The New Ecology of Knowledge?Open Educational Resources?
and the Changes They May Make in Learning From Here On? 

13 Dec 	Centre for Distance Education, University of London
		?The University and the Study of the Future? 

14 Dec		School of Mathematics, Science & Technology, Institute of Education, 
				University of London.
		?Science Education with Telematics in Brazil?



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:40:00