Osmar Olinto Möller Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4491693491877532
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1975), mestrado em Msc In Oceanography - Southampton University (1982) e doutorado em Oceanologie - Université Bordeaux 1 Sciences et Technologies (1996). Atualmente é diretor do instituto de oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de circulação de estuários e de plataforma continental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Osmar Olinto Möller Junior
Nome em citações bibliográficas
MÖLLER, O. O.;Möller, Osmar O.;Möller Jr., O.O.;MOLLER, O.;MÖLLER, O;MÖLLER, OSMAR;Möller, O. Osmar;MÖLLER, O.O.;JUNIOR, OSMAR;MOLLER, O.O.;Osmar Olinto Möller Jr.;Möller, Osmar Olinto;Möller, Osmar;Möller Jr., Osmar

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Departamento de Física, Laboratório de Oceanografia Física.
Av. Itália km 8 - Campus Carreiros
Carreiros
96201900 - Rio Grande, RS - Brasil - Caixa-postal: 474
Telefone: (53) 2336643
Fax: (53) 2336619


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1996
Doutorado em Oceanologie.
Université Bordeaux 1 Sciences et Technologies, BORDEAUX 1, França.
Título: HYDRODYNAMIQUE DE LA LAGUNE DOS PATOS (30 S, BRESIL. MESURES ET MODELISATION, Ano de obtenção: 1996.
Orientador: DR. PATRICE CASTAING.
Palavras-chave: CIRCULATION ESTUARIENNE; MECANISMES PRINCIPAUX; MODELISATION 3D; effets du vent; debit fluvial; salinite.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1980 - 1982
Mestrado em Msc In Oceanography.
Southampton University, SOTON, Inglaterra.
Título: ON THE RELATIONSHIP BETWEEN OPTICAL MEASUREMENTS AND SUSPENDED MATTER,Ano de Obtenção: 1982.
Orientador: DR. NEIL WELLS.
Palavras-chave: OPTICAL PROPERTIES; TOTAL SUSPENDED MATTER; SCATTERANCE.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1972 - 1975
Graduação em Oceanologia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor do Instituto de Oceanografia

Vínculo institucional

1976 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretor do Instituto de Oceanografia

Atividades

08/1997 - Atual
Ensino, Oceanografia Física, Química e Geológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
TRABALHO DE CAMPO E LABORATÓRIO
DNÂMICA DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS
HIDRODINAMICA COSTEIRA E ESTUARINA
OCEANOGRAFIA FISICA
08/1976 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Física, Laboratório de Oceanografia Física.

08/1976 - Atual
Ensino, Oceanologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
OCEANOGRAFIA FÍSICA COSTEIRA E ESTUARINA
HIDROLOGIA E HIDRAULICA
OCEANOGRAFIA FISICA DESCRITIVA
3/2001 - 3/2005
Direção e administração, Departamento de Física, Pós Graduação Em Oceanografia Física Química e Geológica.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
3/2001 - 3/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Física, Conselho Universitário da Furg.

Cargo ou função
Conselheiro.
12/1999 - 3/2000
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Física, Departamento de Física.

Atividade realizada
EIA-RIMA prolongamento dos molhes da barra de Rio Grande.


Linhas de pesquisa


1.
DINAMICA ESTUARINA E DE PLATAFORMA

Objetivo: Estudo dos processos de circulação e mistura das águas de corpos estuarinos, notadamente a Lagoa dos Patos, e da plataforma continental..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Física / Especialidade: Movimento da Água do Mar.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Física / Especialidade: Variáveis Físicas da Água do Mar.
Palavras-chave: Circulação estuarina; Correntes de plataforma; Efeito do vento; efeito da maré; lagoa dos Patos; MASSAS DE AGUA.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Programa  de Monitoramento do Sítio de Despejo e Área Adjacente do Material  Dragado do Canal de  Acesso ao Porto do Rio Grande
Descrição: A proposta visa implementar um programa de Longo prazo de monitoramento do sítio de despejo e área adjacente do material dragado do Canal de acesso ao Porto de Rio Grande, de forma a avaliar sua dispersão do material em suspensão, principalmente próximo ao fundo do mar, ao longo do tempo. O programa consiste na execução de atividades antes, durante e depois das operações de dragagem com utilização de modernas tecnologias de medições de propriedades meteorológicas e oceanográficas com disponibilização on-line e gratuita dos dados coletados por sensores e instrumentos pelo SIMCOSTA e através de cruzeiros com medições em pontos específicos da área a ser dragada e de despejos deste material.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Integrante / Carlos Alberto Eiras Garcia - Coordenador / Augusto Muniz Cavalcanti - Integrante / Lauro Julio Calliari - Integrante / Ella Soares Pereira - Integrante / Marilia Kabke Wally - Integrante / Elaine Siqueira Goulart - Integrante / Artur Antonio Machado - Integrante / Priscila Mulattieri Suarez Orozco - Integrante / Carlos Fujita - Integrante / Claus William Saidelles Toledo - Integrante.Financiador(es): Superintendência do Porto de Rio Grande - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
ESTUDOS DE LONGA DURAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NATURAIS E ANTRÓPICOS NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS E COSTA MARINHA ADJACENTE
Descrição: O projeto em questão refere-se ao edital nº 15/2016 ? Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD que contempla o Sítio 8 - Estuário da Lagoa dos Patos e Zona Costeira Adjacente. Este projeto tem como objetivos responder às seguintes principais questões científicas: 1) Como e em que escalas temporais a biota responde às mudanças no ambiente abiótico no estuário da Lagoa dos Patos e região costeira adjacente?; 2) Quais fatores controlam o balanço de sal neste ambiente; 3) Existem, no ELP, áreas relevantes para múltiplos grupos da biota que possam ser consideradas áreas de significância biológica e ecológica (EBSAs)? e 4) Quais são as principais atividades antrópicas que afetam a biodiversidade, como afetam e como podemos separar dos efeitos naturais?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Implantação e manutenção do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta)
Descrição: O projeto visa apoiar a implantação e a manutenção de uma rede de monitoramento de variáveis meteorológicas e oceanográficas ao longo da costa brasileira, denominada de Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta), com o fim de estabelecer um sistema de alerta em caso de ocorrência de eventos extremos e, com a continuidade do programa, poder antever os processos ligados aos efeitos climáticos, como os eventos de El Niño/La Niña, e as tendências de longo período. O SimCosta visa, em médio prazo, atender toda a região costeira ao longo do território brasileiro. Nesta fase inicial, atenderá aos estados do RS, SC, PR e SP (região sul-sudeste). A Universidade Federal do Rio Grande, sede da Sub-rede Zonas Costeiras da REDE CLIMA e INCT para Mudanças Climáticas, será responsável pelo estabelecimento e implantação do sistema de monitoramento. O projeto SiMCosta foi aprovado em dezembro de 2012 pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA), e recebeu o aporte de R$ 1.96 milhão (ver Anexo I) em recursos de capital porém nenhum recurso para custeio. O projeto SiMCosta encontra-se na fase final de detalhamento dos sensores, acoplamento das bóias meteorológicas com o sistema de sensores oceanográficos, e importação dos sensores e instrumentos. Os sensores oceanográficos serão adquiridos da empresa canadense Satlantic Inc. (http://www.satlantic.com/) que possui vasta experiência em tecnologia de sensores e plataformas flutuantes (ex., bóias, embarcações) e de sistema de observações de propriedades meteo-oceanográficas. A Satlantic foi fundada em 1990 em Halifax, Canadá, pelo Dr. Marlon Lewis, da Universidade Dalhousie, para satisfazer a necessidade emergente de sensores óticos de precisão para calibração e validação de sensores a bordo de satélites. Em 2010, a Satlantic juntou-se às empresas Sea Bird-Electronic e WET Labs Inc. para formar Sea Bird-Cientific visando projetar sensores físicos e biogeoquímicos integrados para a comunidade científica mundial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2017
Rede de Estudos Hidrodinâmicos, Ecológicos e de Monitoramento de Qualidade Ambiental em Sistemas Aquáticos ? REHMANSA
Descrição: O principal objetivo desta rede é o de estudar os processos hidrodinâmicos de sistemas flúvio-estuarinos situados em regiões com características climáticas diferentes, em relação aos seus forçantes, sua variabilidade, suas relações como o uso do solo e, para fins de geração de ferramentas que auxiliem o manejo destes ambientes, avaliar seus efeitos sobre: a) fluxos de massa; b) os processos de trocas com o oceano (nos casos específicos de estuários); c) os processos de erosão/deposição e dispersão de sedimentos; d) os processos de retenção de nutrientes e eutrofização; e) as alterações na qualidade das águas; Objetivos específicos: a) caracterizar a hidrodinâmica de sistemas flúvio-estuarinos, suas forçantes e sua variabilidade espaço-temporal; b) determinar as taxas de transporte e de variações de propriedades físico-químicas (ou bióticas e abióticas), bem como o destino destas nos diversos ambientes; c) determinar a variabilidade da qualidade das águas nos sistemas envolvidos, suas causas e conseqüências; d) avaliar os impactos gerados por flutuações climáticas e/ou por alterações de origem antrópica; e) avaliar situações específicas com a utilização de estudos de caso: e.1. Clima Semi-árido: Experimentos em estuários do semi-árido;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Oceanografia Integrada e Usos Múltiplos da Plataforma Continental e Oceano Adjacente Centro de Oceanografia Integrada (COI) (INCT Mar COI)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luis Felipe Hax Niencheski em 13/02/2013.
Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Mar (INCT Mar) Centro de Oceanografia Integrada (COI), INCT-Mar COI tem como objetivo maior implantar e consolidar uma rede de instituições para desenvolverem pesquisas oceanográficas em mar aberto atuando na vanguarda do conhecimento e contribuindo para a formação de recursos humanos, transferência de conhecimento para a sociedade e para a geração de políticas publicas. A estratégia adotada para atingir este objetivo é composto de sete linhas integradas de pesquisa: (1) Valorização dos recursos vivos; (2) Conhecimento dos fundos marinhos: geodiversidade e biodiversidade; (3) Papel dos oceanos nas mudanças climáticas; (4) Formação e Capacitação de Pessoal Qualificado; (5) Transferência de Conhecimento para a Sociedade para o Setor Empresarial e para o Governo; (6) Formulação de Políticas Publicas; e, (7) Grandes equipamentos e infraestrutura. O INCT-Mar COI está sediado no Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (IO-FURG), e é formado por quase uma centena de pesquisadores distribuídos por 9 estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, PE e AL), que englobam 15 instituições de ensino superior, 2 institutos de pesquisa e 1 instituto federal de educação tecnológica. Para a formação de recursos humanos, o INCT-Mar COI conta com uma rede de instituições acadêmicas, responsáveis por 1 (um) curso técnico profissionalizante (integrado ao Ensino Médio) e vários cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação. O INCT-Mar COI conta com apoio de inúmeras instituições internacionais de renome, muitas delas já engajadas com os temas científicos do INCT-Mar COI, confirmando a sua abrangência, influência e excelência técnico-científica. O INCT-Mar COI atende os objetivos do Programa dos INCTs de mobilizar e agregar, de forma articulada, com atuação em redes, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
Centro de Estudos Integrados Limnológicos e Oceanográficos da Planície Costeira e Plataforma Continental do Rio Grande do Sul (CEILORS)
Descrição: As iniciativas contidas nesse documento visam implantar e consolidar linhas de pesquisa dentro das áreas de Oceanografia, Ciências Biológicas, Engenharia Oceânica, Geografia, Aquicultura e Gerenciamento Costeiro, ampliando a capacidade para a geração de conhecimento nestas áreas e reiterando o reconhecimento da instituição como referência nacional e internacional no estudo dos ecossistemas costeiros. Será priorizada a realização de estudos ao longo da planície costeira e da plataforma continental do Rio Grande do Sul, consolidando o papel da FURG dentro do desenvolvimento científico regional, entretanto visando gerar resultados de impacto global. Nesse contexto, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica física, a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas, de maneira a fornecer embasamento científico para a conservação e gestão costeira integrada de uma região que se encontra em amplo e acelerado desenvolvimento urbano, portuário e industrial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Limnificação e ação antrópica no Estuário da Lagoa dos Patos: Consequências de longo prazo no recrutamento, invasão de espécies e interações tróficas (PELD2)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Clarisse Odebrecht em 08/02/2013.
Descrição: O projeto Efeito de Perturbações Naturais e Antrópicas na Ecologia do Estuário da Lagoa dos Patos (PELD I), desenvolvido no sítio nº 8 do Programa Ecológico de Longa Duração do CNPq entre 1998 e 2009, teve como base o conhecimento existente sobre o estuário da Lagoa dos Patos e a costa adjacente produzido por pesquisadores desde o século XIX. Neste ecossistema, os processos hidrodinâmicos são controlados pelos regimes meteorológicos local e regional, sendo a precipitação e ventos os principais forçantes que determinam as condições físicas e químicas da coluna de água e da dinâmica dos sedimentos da região estuarina e costeira adjacente. Variações hidrológicas de curto e médio prazo e de caráter sazonal condicionam primariamente a ecologia do estuário da Lagoa dos Patos (ELP). Entretanto, foi verificado na execução do PELD I, que profundas alterações no regime hidrodinâmico podem ocorrer devido a perturbações naturais episódicas, esporádicas e caóticas (eventos climáticos de larga escala como El Niño Oscilação Sul - ENOS, e tempestades). Foi demonstrado que essas variações, bem como as perturbações antrópicas de escala prolongada (como eutrofização, dragagem e pesca descontrolada), desequilibram a estrutura e alteram a dinâmica de populações e comunidades do bentos, plâncton, nécton e a distribuição dos habitats submersose emersos no ELP. A despeito da ocorrência de períodos onde o ELP apresentou elevada salinidade em anos de La Nina, o período a partir de meados de 90 caracterizou-se pela redução significativa dos valores médios de salinidade (condições mais límnicas). Uma maior vazão dos tributários decorre das condições mais úmidas e quentes nas décadas recentes na região do Sul da América (Haylock et al. 2006), como possível impactoda transição climática de 1976/77 no Oceano Pacífico Equatorial (Agosta & Campagnucci 2008). Neste cenário, obras de prolongamento dos molhes da Barra de Rio Grande deverão contribuir para o aumento da vazão de saída de água..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Integrante / Paulo Cesar Abreu - Integrante / José Henrique Muelbert - Integrante / Clarisse Odebrecht - Coordenador / Elisa Leão Fernandes - Integrante / Margareth Copertino - Integrante.
2010 - Atual
Dinâmica do Ecossistema Marinho e suas Implicações para o Sequestro do Carbono (DEMI-SeC)
Descrição: A complexa dinâmica oceanográfica da região sul do Brasil possibilita o estudo do ciclo do carbono marinho pelágico sob diferentes cenários: bem misturado sob influência de água doce; altamente estratificado sob influência de água doce; sob influência de águas subtropicais; sob influência de águas subantárticas; sob influência de corrente de contorno oeste; em regiões oceânicas. Nestes ambientes, consumidores primários utilizam CO2 para construir matéria orgânica viva. O destino desta matéria orgânica será definida pela morte e reciclagem dos produtores primários; por sua utilização por consumidores secundários; e, pela exportação da matéria orgânica para o fundo oceânico ou outras regiões. Na região sul do Brasil, os principais componentes do ecossistema marinho planctônico são conhecidos, e há informação sobre sua relação com a dinâmica dos nutrientes e processos físicos. Desta forma, este projeto visa avaliar os níveis de absorção de CO2 por produtores primários e a utilização ou transferência da matéria orgânica produzida por produtores secundários e por processos de sedimentação, respectivamente, sob diferentes condições oceanográficas na região costeira e oceânica do sul do Brasil. Estes pressupostos permitem a formulação da seguinte hipótese, que norteará os estudos deste projeto O ciclo do Carbono, mediado por processos biológicos, é diferente em águas costeiras e em águas oceânicas. Para testar esta hipótese, a estratégia de campo adotada envolverá a realização de perfis oceanográficos da região costeira até a região oceânica nas diferentes estações do ano, e a utilização de sensores em bóias fixas. Complementando esta estratégia de campo, o projeto incluirá uma componente de modelagem numérica e sensoriamento remoto. A proposta conribuirá para suprir a necessidade de implementação de um sistema eficaz de monitoramento costeiro e oceânico, e será também uma contribuição substancial para programas internacionais como o OCEAN Sustained Interdisciplinary Time..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
ESTUDO DO COMPORTAMENTO HIDRODINÂMICO DO CANAL DE SÃO GONÇALO NA ÁREA DO PRÓ-MAR DE DENTRO
Descrição: Este projeto visa, através da aquisição de dados e da aplicação de técnicas de modelagem numérica, estabelecer as curvas de vazão líquida e sólida do Canal de São Gonçalo com vistas a melhorar o conhecimento do balanço hídrico desta Região. Este conhecimento praticamente inexiste e é fundamental em qualquer tipo de atividade que se desenvolva ao longo deste sistema hídrico e pode contribuir para um melhor manejo desta área, para a gestão dos recursos hídricos na Região, além do fortalecimento institucional dos órgãos envolvidos. Envolve diretamente dois municípios da área do Pró-Mar-de-Dentro, integrantes do COREDE Sul e indiretamente os municípios das Bacias Hidrográficas que contribuem para a Lagoa Mirim, o Canal de São Gonçalo e a Laguna dos Patos, na área de abrangência do Programa Pró-Mar-de-Dentro. Será executado pela FAURG com a interveniência da FURG e da UFPEL..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Coordenador / Elisa Leão Fernandes - Integrante / Ricardo Costa - Integrante / Marcos Paulo Abe - Integrante / Augusto Muniz Cavalcanti - Integrante / Heline Alves de Oliviera - Integrante / Gilberto Loguércio Collares - Integrante / Idel Milani - Integrante.Financiador(es): Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2009 - Atual
Sistema integrado de Monitoramento do Tempo, Clima e Oceano para o Sul do Brasil
Descrição: Programa multidisciplinar que envolve várias universidades e institutições do Rio Grande do Sul para estudo de eventos extremos. Uma das componentes engloba a área de Oceanografia cujo objetivo é o estudo de eventos extremos nas correntes e ondas da costa do RS e seus impactos em processos de erosão costeira. Processos de interação oceano-atmosfera também serão avaliados. A componente oceanográfica envolve a FURG e o INPE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Coordenador / Paula Campos - Integrante / Ronald Buss de Souza - Integrante / Augusto Muniz Cavalcanti - Integrante / Lauro Julio Calliari - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
Circulação e Dinâmica das Águas de Ambientes Estuarinos e Oceânicos do Atlântico Sudoeste_Fases I, II, II, IV
Descrição: Estudo da circulação, dos forçantes principais e dos processos de mistura das águas dos principais estuários e das regiões de plataforma continetalda região situada entre Mar del e Cabo Frio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Coordenador / Ana Cristina Freitas - Integrante / William Marques - Integrante / Paula Campos - Integrante / Ricardo Costa - Integrante / Carla Rosana Aseff - Integrante / Natalia Pillar - Integrante.Financiador(es): Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 3
2006 - 2008
Desenvolvimento de Estratégias para o Manejo Sustentável de Portos Brasileiros
Descrição: O Brasil possui mais de 35 portos ao longo dos 8.500 km da sua costa atlântica. Apesar das diferentes modalidades de carga, infra-estrutura e ambientes, problemas comuns relacionados com as operações portuárias, seu crescimento, assoreamento e dragagens e suas conseqüências na qualidade ambiental e das águas, assim como na degradação dos ambientes naturais, são observados. O principal objetivo do projeto é desenvolver estratégias para a administração ambiental sustentável dos portos brasileiros. Este projeto visa atender os seguintes objetivos do edital: Portos de modo geral e específico, manejo costeiro e poluição marinha. O trabalho será levado a cabo com métodos transdisciplinares inovadores, baseados em práticas científicas de última geração com estratégias específicas para a transferência do conhecimento gerado para a sociedade. Para alcançar as metas do projeto, observações de campo serão combinadas com modelagem numérica, sensoriamento remoto, estratégias de tecnologia da informação (IT) e dados socio-econômicos. O trabalho será realizado por uma rede de instituições da Alemanha e de universidades brasileiras, instituições de pesquisa e agências governamentais, além de companhias privadas. O projeto foi construído com base em estudos prévios e integra as experiências dos participantes, em particular do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal de Paraná, e da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG). Durante a primeira fase do projeto, cobrindo um período de três anos, as atividades se concentrarão em locais pilotos com uma extensiva gama de condições e problemas. A seleção dos locais para estudos piloto foi feita com base na diversidade de tamanho, tipo de carga, ambiente e mercados. Dois portos foram selecionados ao longo da costa brasileira: Portos da baía de Paranaguá, PR e Porto de Rio Grande, RS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Integrante / Elisa Leão Fernandes - Coordenador / André Vitta - Integrante / William Marques - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.Número de orientações: 1
2006 - Atual
Dinâmica das Águas da Lagoa dos Patos
Descrição: Estudo dos processos de circulação das águas da Lagoa dos Patos e das trocas entre esta laguna e o oceano a partir de observaçoes diretas de correntes, níveis e salinidade em séries temporais na área do canal de acesso à Lagoa dos Patos. Análise de séries temporais formadas por cartas batimétricas históricas da Lagoa dos Patos visando avaliar a variabilidade da dinâmic sedimentar e o impacto causado pela construção dos molhes da barra através de modelos numéricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Coordenador / William Marques - Integrante / Ricardo Costa - Integrante / Augusto Muniz Cavalcanti - Integrante / Bruno Amaral Möller - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
2005 - 2008
Circulação e Dinâmica das Águas de Ambientes Costeiros e Oceânicos da Região Sul do Brasil
Descrição: OBJETIVOS Determinar o comportamento das águas da plataforma continental do Sul do Brasil, entre Cabo de Santa Marta Grande (SC) e Chuí (RS), em função dos principais mecanismos forçantes da circulação. II.1 Objetivos Específicos 1. estudar o campo de correntes na região visando identificar os principais fatores forçantes e as conseqüências, em termos de transportes de propriedades destas correntes; 2. estudar o efeito das águas doces, provenientes do deságüe continental na circulação da região e avaliar os efeitos causados por processos como ?el Niño? e ?la Niña?. Nestes casos avaliar o efeito de variações em descarga fluvial e no campo de ventos; 3. estudo das estruturas verticais termo-halinas encontradas na região; 4. identificar os movimentos associados à propagação de águas com características subantárticas sobre a plataforma continental do Rio Grande do Sul; 5. estudar os processos de ressurgência na área do Cabo de Santa Marta e regiões adjacentes III. METODOLOGIA A metodologia a ser aplicada no desenvolvimento deste projeto tem por base um programa de levantamento de dados e experimentos com um modelo tri-dimensional já adaptado para as condições da área de estudo, localizada entre Chuí (RS) e Cabo de Santa Marta (SC). No caso do programa de levantamento de dados, duas estratégias estão previstas: cruzeiros oceanográficos com coletas de perfis verticais de Salinidade e Temperatura em seções perpendiculares à costa e fundeios de aparelhos para o registro de séries temporais. Além da revisão de dados pretéritos, conta-se com dados obtidos nos cruzeiros regulares do projeto PRONEX/FURG e dos cruzeiros do projetoLa Plata ( SACC/IAI/NICOP) coordenado pelo Prof. Dr. Alberto Piola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Coordenador / Ana Cristina Neves de Freitas - Integrante / Fernando Endo Hirata - Integrante / Paula Campos - Integrante / Ricardo Costa - Integrante / Carla Rosana Aseff - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 2
2003 - 2006
Balanço hídrico, circulação e processos de mistura na Lagoa dos Patos
Descrição: Projeto que tem como objetivo geral determianr a forma como o balanço hídrico na Lagoa dos patos influencia os processos de circulação e mistura das águas no interior deste corpo de água. O projeto prevê uma extensa atividade de coleta de dados novos através da instalação de registradores (ADP, marégrafos, termo-salinógrafos), realização de cruzeiros e aplicação de técnicas de modelagem numérica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Coordenador / Elisa Leão Fernandes - Integrante / André Vitta - Integrante / William Marques - Integrante / Fernando Endo Hirata - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 4
1999 - Atual
South Atlantic Climate Change (SACC)
Descrição: O SACC é um consórcio de pesquisadores de vários países sul-americanos, financiado pelo Instituto Interamericano para Investigações de Mudanças Globais (IAI), com o objetivo de: Coordenar e aprimorar recursos humanos e institucionais em países da América do Sul, como forma para avançar o conhecimento dos efeitos associados com mudanças globais e variabilidade climática nos ecossistemas oceânico, atmosférico e terrestre na região do Atlântico Sudoeste..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Integrante / Alberto Piola - Coordenador / Edmo José Campos - Integrante / José Henrique Muelbert - Integrante / Ricardo Matano - Integrante / Hermes Mianzan - Integrante.Financiador(es): Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 13


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2011
ESTUDO DO COMPORTAMENTO HIDRODINÂMICO DO CANAL DE SÃO GONÇALO NA ÁREA DO PRÓ-MAR DE DENTRO
Descrição: Estudo da variabilidade da descarga do Canal de São Gonçalo, que une as lagoas Patos e Mirim, através da medição direta de níveis das águas, correntes e da aplicação de técnicas de modelagem numérica.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Osmar Olinto Möller Junior - Coordenador / Ricardo Costa - Integrante / Marcos Paulo Abe - Integrante.Financiador(es): Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Continental Shelf Research


Revisor de periódico


2007 - 2007
Periódico: Scientia Marina
2009 - Atual
Periódico: Continental Shelf Research
2009 - 2009
Periódico: Revista Brasileira de Meteorologia
2009 - 2009
Periódico: Brazilian Journal of Oceanography
2014 - Atual
Periódico: Journal of Geophysical Research
2014 - Atual
Periódico: Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Física/Especialidade: Movimento da Água do Mar.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Física/Especialidade: Oceanografia Costeira e Estuarina.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Física/Especialidade: Variáveis Físicas da Água do Mar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Professor Homenageado nos 40 anos de criação do curso de Oceanologia FURG, AOCEANO.
2007
Professor paraninfo do Curso de Oceanologia da FURG, Turma de Formandos de 2007.
1986
Professor Paraninfo do Curso de Oceanologia da FURG, Turma de Formandos de 1986.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZAVIALOV, P.O.2018ZAVIALOV, P.O. ; PELEVIN, V.V. ; BELYAEV, N.A. ; IZHITSKIY, A.S. ; KONOVALOV, B.V. ; KREMENTSKIY, V.V. ; GONCHARENKO, I.V. ; OSADCHIEV, A.A. ; SOLOVIEV, D.M. ; GARCIA, C.A.E. ; PEREIRA, E.S. ; SARTORATO, L. ; MOLLER, O.O. . High resolution LiDAR measurements reveal fine internal structure and variability of sediment-carrying coastal plume. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 205, p. 40-45, 2018.

2.
SOROLDONI, SANYE2018SOROLDONI, SANYE ; CASTRO, ÍTALO BRAGA ; ABREU, FIAMMA ; DUARTE, FABIO ANDREI ; CHOUERI, RODRIGO BRASIL ; Möller, Osmar Olinto ; FILLMANN, GILBERTO ; PINHO, GRASIELA LOPES LEÃES . Antifouling paint particles: Sources, occurrence, composition and dynamics. WATER RESEARCH, v. 137, p. 47-56, 2018.

3.
MENDONÇA, L. F.2017MENDONÇA, L. F. ; SOUZA, R. B. ; ASEFF, C. R. C. ; PEZZI, L. P. ; MÖLLER, O. O. ; ALVES, R. C. M. . Regional modeling of the water masses and circulation annual variability at the Southern Brazilian Continental Shelf. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-OCEANS, v. 122, p. 1232-1253, 2017.

4.
FONTOURA, N. F.2016FONTOURA, N. F. ; VIEIRA, J. P. ; BECKER, F. G. ; RODRIGUES, L. R. ; MALABARBA, L. R. ; SCHULZ, U. H. ; MÖLLER, O. O. ; GARCIA, A. M. ; VILELLA, F. S. . Aspects of fish conservation in the upper Patos Lagoon basin. Journal of Fish Biology, v. 89, p. 315-336, 2016.

5.
RUIZ ETCHEVERRY, L.A.2015RUIZ ETCHEVERRY, L.A. ; SARACENO, M. ; PIOLA, A.R. ; VALLADEAU, G. ; MÖLLER, O.O. . A comparison of the annual cycle of sea level in coastal areas from gridded satellite altimetry and tide gauges. Continental Shelf Research, v. 92, p. 87-97, 2015.

6.
OLIVEIRA, HELINE2015OLIVEIRA, HELINE ; FERNANDES, ELISA ; JUNIOR, OSMAR ; COLLARES, GILBERTO . Processos Hidrológicos e Hidrodinâmicos da Lagoa Mirim. REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDRICOS, v. 20, p. 34-45, 2015.

7.
AVILA, R. A.2014AVILA, R. A. ; Möller Jr., O.O. ; ANDRADE, M. M. . Uso de um ADCP para Estimar Concentrações de Material Particulado em Suspensão para o Estuário da Lagoa dos Patos, Brasil. revista brasileira de recursos hídricos, v. 19, p. 299-309, 2014.

8.
POERSCH, LUÍS H.2014POERSCH, LUÍS H. ; MILACH, ÂNGELA M. ; CAVALLI, RONALDO O. ; WASIELESKY, WILSON JR. ; MÖLLER, OSMAR ; CASTELLO, JORGE P. . Use of a mathematical model to estimate the impact of shrimp pen culture at Patos Lagoon estuary, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 86, p. 1063-1076, 2014.

9.
CIOTTI, ÁUREA MARIA2014CIOTTI, ÁUREA MARIA ; MAHIQUES, MICHEL DE ; Möller, O. Osmar . The meridional gradients of the S-SE Brazilian continental shelf: Introduction to the special volume. Continental Shelf Research, v. 89, p. 1-4, 2014.

10.
CAMPOS, PAULA C.2013CAMPOS, PAULA C. ; MÖLLER, O. O. ; PIOLA, A. R. ; Palma, Elbio D. . Seasonal variability and coastal upwelling near Cape Santa Marta (Brazil). Journal of Geophysical Research: Oceans, v. 118, p. 1420-1433, 2013.

11.
MORAES, LE2012MORAES, LE ; PAES, E ; GARCIA, A ; MÖLLER, O ; VIEIRA, J . Delayed response of fish abundance to environmental changes: a novel multivariate time-lag approach. Marine Ecology. Progress Series (Halstenbek), v. 456, p. 159-168, 2012.

12.
FONTOURA, JOSÉ A. S.2012FONTOURA, JOSÉ A. S. ; ALMEIDA, LUIZ E ; CALLIARI, LAURO J ; CAVALCANTI, AUGUSTO MUNIZ ; MÖLLER, OSMAR ; ROMEU, MARCO ANTONIO RIGOLA ; CHRISTÓFARO, BRUNO RAMOS . Coastal Hydrodynamics and Longshore Transport of Sand on Cassino Beach and on Mar Grosso Beach, Southern Brazil. Journal of Coastal Research, v. 29, p. 121227115014008-869, 2012.

13.
Monteiro, I. O.2011Monteiro, I. O. ; Marques, W. C. ; Fernandes, E. H. ; Gonçalves, R. C. ; MÖLLER, O. O. . On the Effect of Earth Rotation, River Discharge, Tidal Oscillations, and Wind in the Dynamics of the Patos Lagoon Coastal Plume. Journal of Coastal Research, v. 27, p. 120-130, 2011.

14.
Marques, Wilian C.2010Marques, Wilian C. ; Fernandes, Elisa H. L. ; MÖLLER, O. O. . Straining and advection contributions to the mixing process of the Patos Lagoon coastal plume, Brazil. Journal of Geophysical Research, v. 115, p. C06019, 2010.

15.
Marques, Wilian C.2010Marques, Wilian C. ; Fernandes, Elisa H. L. ; Moraes, Bruno C. ; Möller, Osmar O. ; Malcherek, Andreas . Dynamics of the Patos Lagoon coastal plume and its contribution to the deposition pattern of the southern Brazilian inner shelf. Journal of Geophysical Research, v. 115, p. 1-22, 2010.

16.
HIRATA, F. E.2010HIRATA, F. E. ; MÖLLER, O. O. ; MATA, Maurício Magalhães . Regime shifts, trends and interannual variations of water level in Mirim Lagoon, southern Brazil. Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 5, p. 254-266, 2010.

17.
Marques, W.C.2009Marques, W.C. ; Fernandes, E.H. ; Monteiro, I.O. ; Möller, O.O. ; MÖLLER, O. O. . Numerical modeling of the Patos Lagoon coastal plume, Brazil. Continental Shelf Research, v. 29, p. 556-571, 2009.

18.
MÖLLER, O. O.;Möller, Osmar O.;Möller Jr., O.O.;MOLLER, O.;MÖLLER, O;MÖLLER, OSMAR;Möller, O. Osmar;MÖLLER, O.O.;JUNIOR, OSMAR;MOLLER, O.O.;Osmar Olinto Möller Jr.;Möller, Osmar Olinto;Möller, Osmar;Möller Jr., Osmar2009 MÖLLER, O. O.; Castello, Jorge Pablo ; VAZ, Ana Carolina . The Effect of River Discharge and Winds on the Interannual Variability of the Pink Shrimp Farfantepenaeus paulensis Production in Patos Lagoon. Estuaries and Coasts, v. 32, p. 787-796, 2009.

19.
MÖLLER, O. O.;Möller, Osmar O.;Möller Jr., O.O.;MOLLER, O.;MÖLLER, O;MÖLLER, OSMAR;Möller, O. Osmar;MÖLLER, O.O.;JUNIOR, OSMAR;MOLLER, O.O.;Osmar Olinto Möller Jr.;Möller, Osmar Olinto;Möller, Osmar;Möller Jr., Osmar2008 MÖLLER, O. O.; PIOLA, Alberto ; FREITAS, A. C. ; CAMPOS, E. J. D. . The effects of river discharge and seasonal winds on the shelf off Southeastern South America.. Continental Shelf Research, v. 28, p. 1607-1624, 2008.

20.
PIOLA, Alberto2008PIOLA, Alberto ; MÖLLER, O. O. ; Guerrero, R. ; CAMPOS, E. J. D. . Variability of the Subtropical Shelf Front off eastern South America: Winter 2003 and summer 2004. Continental Shelf Research, v. 28, p. 1639-1648, 2008.

21.
Burrage, D.2008Burrage, D. ; WESSON, Joel ; MARTINEZ, Carlos ; Peraz, T. ; MÖLLER, O. O. ; PIOLA, Alberto . Patos Lagoon Outflow Within the Rio de la Plata Plume Using an Airborne Salinity Mapper: Observing an Embedded Plume.. Continental Shelf Research, v. 28, p. 1625-1639, 2008.

22.
MARQUES, W.2008MARQUES, W. ; MÖLLER, O. O. . Variabilidade temporal de longo período da descarga fluvial e níveis de água da Lagoa dos Patos, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 13, p. 155-163, 2008.

23.
FERNANDES, E. L.2007FERNANDES, E. L. ; Monteiro, I. ; MÖLLER, O. O. . On the dynamics of Mangueira bay-Patos Lagoon (Brazil). Journal of Coastal Research, v. 47, p. 96-106, 2007.

24.
HILLMAN, G.2007HILLMAN, G. ; RODRIGUES, A. ; PAGOT, M. ; TYRRELL, D. ; CORRAL, M. ; MÖLLER, O. O. . 2D Numerical simulation of Mangueira bay hydrodynamics. Journal of Coastal Research, v. 47, p. 108-115, 2007.

25.
MÖLLER, O. O.;Möller, Osmar O.;Möller Jr., O.O.;MOLLER, O.;MÖLLER, O;MÖLLER, OSMAR;Möller, O. Osmar;MÖLLER, O.O.;JUNIOR, OSMAR;MOLLER, O.O.;Osmar Olinto Möller Jr.;Möller, Osmar Olinto;Möller, Osmar;Möller Jr., Osmar2007 MÖLLER, O. O.; CASTAING, P. ; FERNANDES, E. L. ; LAZURE, P. . Tidal frequency dynamics of a Southern Brazil coastal lagoon: Choking and short period forced oscillations. Estuaries and Coasts, v. 30, p. 311-320, 2007.

26.
VAZ, A. C.2006VAZ, A. C. ; MÖLLER, O. O. ; Almeida, T. L. . Sobre a descarga dos rios afluentes à Lagoa dos Patos. Atlântica, Rio Grande, RS, v. 28, p. 13-23, 2006.

27.
CASTELÃO, R. M.2006CASTELÃO, R. M. ; MÖLLER, O. O. . A modeling study of Patos Lagoon (Brazil) flow response to idealized wind and river discharge: dynamical analysis. Brazilian Journal of Oceanography, v. 54, p. 1-17, 2006.

28.
MESTRES, M.2006MESTRES, M. ; ARCILLA, A. S. ; SIERRA, J. P. ; MOSSO, C. ; TAGLIANI, P. R. ; MÖLLER, O. O. ; NIENCHESKI, L. F. . Coastal bays as a sink for pollutants and sediment. Journal of Coastal Research, v. 39, p. 1546-1550, 2006.

29.
FERNANDES, E. L.2005FERNANDES, E. L. ; MÖLLER, O. O. ; K. R. Dyer . Spatial gradients in the flow of the southern Patos Lagoon. Journal of Coastal Research, v. 40, p. 1-10, 2005.

30.
PIOLA, Alberto Ricardo2005PIOLA, Alberto Ricardo ; CAMPOS, E. J. ; Palma, E. ; MÖLLER, O. O. ; MATANO, R. . The influence of the Plata river discharge on the western South Atlantic Shelf. Geophysical Research Letters, v. 32, n.L01603, p. 1-4, 2005.

31.
PIOLA, Alberto2005PIOLA, Alberto ; MÖLLER, O. O. ; Palma, E. . O impacto do Prata sobre o oceano Atlântico. Ciência Hoje, v. 36, p. 30-37, 2005.

32.
ODEBRECHT, C.2005ODEBRECHT, C. ; ABREU, P. C. ; MÖLLER, O. O. ; NIENCHESKI, L. F. H. ; TORGAN, L. C. . Drought effects on pelagic properties in the shallow and turbid Patos Lagoon, Brazil. Estuaries, v. 28, p. 675-685, 2005.

33.
Monteiro, I.2005Monteiro, I. ; PEARSON, M. ; MÖLLER, O. O. ; FERNANDES, E. L. . Hidrodinâmica do Saco da Mangueira: mecanismos que controlam as trocas com o estuário da Lagoa dos Patos. Atlântica, v. 27, p. 87-101, 2005.

34.
FERNANDES, E. L.2004FERNANDES, E. L. ; Marino Tapia, I ; K. R. Dyer ; MÖLLER, O. O. . The attenuation of tidal and subtidal oscillations in the Patos Lagoon estuary. Ocean Dynamics, v. 54, p. 348-359, 2004.

35.
PIOLA, Alberto Ricardo2004PIOLA, Alberto Ricardo ; MÖLLER, O. O. ; Palma, E. . El impacto del Plata sobre el océano Atlántico. Ciencia Hoy (Buenos Aires), Buenos Aires, Argentina, v. 14, n.82, p. 28-37, 2004.

36.
PIOLA, Alberto2004PIOLA, Alberto ; CAMPOS, Edmo ; MARTINEZ, Carlos ; MÖLLER, O. O. ; WESSON, Joel . Observing the Plata influence on the western South Atlantic shelf. IAI Newsletter, São José dos Campos, v. 34, p. 8-11, 2004.

37.
ZAVIALOV, P.O.2003ZAVIALOV, P.O. ; KOSTIANOY, A. G. ; Möller Jr., O.O. . Safari Cruise: mapping river discharge effects on southern Brazil. GEOPHYSICAL RESEARCH LETTERS, Estados Unidos, v. 30, p. 7-1-7-4, 2003.

38.
CASTELÃO, R.2003CASTELÃO, R. ; MÖLLER, O. O. . Sobre a circulação tridimensional forçada por ventos na Lagoa dos Patos. Atlântica, Rio Grande, RS, v. 25, n.2, p. 91-106, 2003.

39.
FERNANDES, E. L.2002FERNANDES, E. L. ; K. R. Dyer ; MÖLLER, O. O. . The Patos lagoon hydrodynamics during an el Niño event (1998). Continental Shelf Research, Inglaterra, v. 22, n.1699, p. 123-135, 2002.

40.
ZAVIALOV, P.2002 ZAVIALOV, P. ; MÖLLER, O. O. ; CAMPOS, E. J. D. . First direct measurements on the continental shelf of Southern Brazil. Continental Shelf Research, Inglaterra, v. 22, p. 1975-1986, 2002.

41.
ZAVIALOV, P.2002ZAVIALOV, P. ; GRIGORIEVA, J. ; MÖLLER, O. O. ; KOSTIANOY, A. ; GREGOIRE, M. . Continuity preserving modified maximum cross-correlation technique.. Journal of Geophysical Research, Estados Unidos, v. 107, n.C10, p. 24-1-24-10, 2002.

42.
MÖLLER, O. O.;Möller, Osmar O.;Möller Jr., O.O.;MOLLER, O.;MÖLLER, O;MÖLLER, OSMAR;Möller, O. Osmar;MÖLLER, O.O.;JUNIOR, OSMAR;MOLLER, O.O.;Osmar Olinto Möller Jr.;Möller, Osmar Olinto;Möller, Osmar;Möller Jr., Osmar2001 MÖLLER, O. O.; CASTAING, P. ; SALOMON, J-C. ; LAZURE, P. . The Influence of Local and Non-Local Forcing Effects on the Subtidal Circulation of Patos Lagoon. Estuaries (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1559-2723 Estuaries and Coasts), Estados Unidos, v. 24, n.2, p. 297, 2001.

43.
SOARES, Ivan Dias2001SOARES, Ivan Dias ; MÖLLER, O. O. . Low frequency currents and water mass spatial distribution on the southern Brazilian shelf. Continental Shelf Research, v. 21, p. 1785-1814, 2001.

44.
PIOLA, Alberto2000PIOLA, Alberto ; CAMPOS, E. J. ; MÖLLER, O. O. ; CHARO, M. ; MARTINEZ, Carlos . The subtropical shelf front off eastern South America. Journal of Geophysical Research, 2000.

45.
MÖLLER, O. O.;Möller, Osmar O.;Möller Jr., O.O.;MOLLER, O.;MÖLLER, O;MÖLLER, OSMAR;Möller, O. Osmar;MÖLLER, O.O.;JUNIOR, OSMAR;MOLLER, O.O.;Osmar Olinto Möller Jr.;Möller, Osmar Olinto;Möller, Osmar;Möller Jr., Osmar1996MÖLLER, O. O.; LORENZZETTI, J. A. ; STECH, J. L. ; MATA, M. M. . THE PATOS LAGOON SUMMERTIME CIRCULATION AND DYNAMICS. CONTINENTAL SHELF RESEARCH, Inglaterra, v. 16, n.3, p. 335-351, 1996.

46.
LIMA, I. D.1996LIMA, I. D. ; GARCIA, C. A. E. ; MÖLLER, O. O. . OCEAN SURFACE PROCESSES ON THE SOUTHERN BRAZILIAN SHELF. CHARACTERISTICS AND SEASONAL VARIABILITY. CONTINENTAL SHELF RESEARCH, Inglaterra, v. 16, n.10, p. 1307-1317, 1996.

47.
CIOTTI, A. M.1995CIOTTI, A. M. ; ODEBRECHT, C. ; FILMANN, G. ; MÖLLER, O. O. . FRESHWATER OUTFLOW AND SUBTROPICAL CONVERGENCE INFLUENCE ON PHYTOPLANCTON BIOMASS ON THE SOUTHERN BRAZILIAN CONTINENTAL SHELF. CONTINENTAL SHELF RESEARCH, v. 15, p. 1737-1756, 1995.

48.
TORGAN, L. C.1995TORGAN, L. C. ; GARCIA-BATISTA ; ODEBRECHT, C. ; MÖLLER, O. O. . DISTRIBUICAO ANUAL DO FITOPLANCTON NA LAGUNA DOS PATOS, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL (VERAO, 1986). ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSE, v. VII, p. 67-77, 1995.

49.
MATA, M. M.1993MATA, M. M. ; MÖLLER, O. O. . SOBRE O TEMPO DE DESCARGA DO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS. ATLANTICA, v. 15, p. 37-48, 1993.

50.
MÖLLER, O. O.;Möller, Osmar O.;Möller Jr., O.O.;MOLLER, O.;MÖLLER, O;MÖLLER, OSMAR;Möller, O. Osmar;MÖLLER, O.O.;JUNIOR, OSMAR;MOLLER, O.O.;Osmar Olinto Möller Jr.;Möller, Osmar Olinto;Möller, Osmar;Möller Jr., Osmar1991MÖLLER, O. O.; PAIM, P. S. ; SOARES, I. D. . FACTEURS ET MECANISMS DE LA CIRCULATION DES EAUX DANS L'ESTUAIRE DE LA LAGUNE DOS PATOS (RS, BRESIL). BULL. INST. GEOLOGIE BASIN D'AQUITAINE, Bordeaux - França, v. 49, p. 15-28, 1991.

51.
NIENCHESKI, L. F.1988NIENCHESKI, L. F. ; MÖLLER, O. O. ; ODEBRECHT, C. ; FILLMANN, G. . DISTRIBUICAO DE ALGUNS PARAMETROS FISICOS E QUIMICOS NA LAGOA DOS PATOS. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA, Belo Horizonte, MInas gerais, v. II, p. 79-97, 1988.

52.
CASTELLO, J. P.1978CASTELLO, J. P. ; MÖLLER, O. O. . ON THE RELATIONSHIP BETWEEN RAINFALL AND SHRIMP PRODUCTION IN THE ESTUARY OF PATOS LAGOON (RIO GRANDE, RS). ATLANTICA, Rio Grande, RS, v. 3, p. 67-74, 1978.

53.
CASTELLO, J. P.1977CASTELLO, J. P. ; MÖLLER, O. O. . SOBRE AS CONDICOES OCEANOGRAFICAS NA COSTA DO RIO GRANDE DO SUL. ATLANTICA, Rio Grande, RS, v. 2, n.2, p. 25-110, 1977.

Capítulos de livros publicados
1.
PIOLA, ALBERTO R. ; Palma, Elbio D. ; Bianchi, Alejandro A. ; Castro, Belmiro M. ; Dottori, Marcelo ; Guerrero, Raul A. ; Marrari, Marina ; Matano, Ricardo P. ; Möller, Osmar O. ; Saraceno, Martín . Physical Oceanography of the SW Atlantic Shelf: A Review. Plankton Ecology of the Southwestern Atlantic. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 37-56.

2.
COPERTINO, M. ; GARCIA, C. A. E. ; TURRA, A. ; CIOTTI, A. M. ; GERHARDI, D. ; DENADAI, M. R. ; Möller, Osmar ; RAGGI, P. ; HORTA, P. A. ; KIKUCHI, R. P. K. ; GHISOLFI, R. D. ; KLEIN, A. ; SIEGLE, E. ; SOUSA, P. H. G. O. ; LANA, P. C. . Zonas Costeiras. In: Carlos A. Nobre; José A. Marengo. (Org.). Mudanças Climáticas em Rede. Um olhar interdisciplinar. 1ed.Bauru; SP: Canal 6, 2017, v. 1, p. 307-366.

3.
MÖLLER, O. O.; ASEFF, C. R. . Propriedades Físicas da Água do Mar. In: Jorge Pablo Castello; Luiz Carflos Krug. (Org.). Introdução às Ciências do Mar. 1ed.Pelotas: Textos, 2015, v. 1, p. 112-137.

4.
FERNANDES, E. L. ; MÖLLER, O. O. ; CUCHIARA, D. C. . Ondas. In: Jorge Pablo Castello; Luiz Carlos Krug. (Org.). Introdução às Ciências do Mar. 1ed.Pelotas: Textos, 2015, v. 1, p. 196-224.

5.
MÖLLER, O. O.; ABE, M. P. . Oceanografia Física. In: Danilo Koetz Calazans. (Org.). Estudos Oceanográficos: do instrumental ao prático. Pelotas: Editora Textos, 2011, v. 1, p. 108-129.

6.
Möller, Osmar O.; FERNANDES, E. L. . Hidrologia e Hidrodinâmica. In: Ulrich Seeliger; Clarisse Odebrecht. (Org.). O Estuário da Lagoa dos Patos: um século de transformações. : FURG/ECOMIDIA, 2010, v. , p. 17-27.

7.
LIMA, José Antônio Moreira ; MÖLLER, O. O. ; VIANA, A. R. ; PIOVESAN, R. . Hydrodynamic modelling of bottom currents and sediment transport in the Canyon Sao Tome (Brazil). In: Viana, A.R.; Rebesco, M.. (Org.). Economic and Palaeoceanographic Significance of Countorite Deposits.. Londres: Geological Society, 2007, v. 276, p. 329-343.

8.
ZAVIALOV, P. ; MÖLLER, O. O. . Modelling and obsevations of currents off Southern Brazil and Uruguay: the Rio Grande Current. In: A. G. Zatsepin. (Org.). Oceanic Fronts and Related Phenomena - Konstantin Fedorov Int. Memorial Symposium. Pairis: UNESCO/IOC Workshop Report Series, 2001, v. 1, p. 612-617.

9.
MÖLLER, O. O.; CASTAING, P. . Hydrographical characteristics of the estuarine area of Patos Lagoon. In: G. M. Perillo; M. C. Piccolo; M. Pino. (Org.). Estuaries of South America: Their Geomorphology and Dynamics. Berlin: Springer Verlag, 1999, v. , p. 83-99.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AVILA, R. A. ; Möller Jr., O.O. . Suspended Particulate Matter distribution in the Patos Lagoon Estuary, Brazil. In: Coastal Sediments 2015, 2015, San Diego, USA. Coastal Sediments 2015: The Proceedings of the Coastal Sediments 2015. Singapore: Word Scientific Publishing, 2015. v. Único. p. 1-9.

2.
PIOLA, Alberto ; CAMPOS, E. J. ; MÖLLER, O. O. ; MARTINEZ, Carlos ; MARINEZ, C. . Continental shelf water masses off eastern South America - 20 to 40 S. In: 10 Symp. on Global Change Studies, 1999, Dallas. Proceedings of 10th Simp. on Global Change Studies, 1999. v. 1. p. 9-12.

3.
SARAIVA, A. M. R. ; MÖLLER, O. O. . Caracterização do processo de ressurgência na região do Cabo de Santa Marta (SC). In: XI Semana Nacional de Occeanografia, 1998, Rio Grande. Anais da XI Semana nacional de Oceanografia, 1998. v. 1. p. 363-365.

4.
MÖLLER, O. O.; ZAVIALOV, P. ; URBANO NETO, D. . Dinâmica da plataforma interna do Rio Grande do Sul. In: XI Semana Nacional de Oceanografia, 1998, Rio Grande. Anais da XI Semana nacional de Oceanografia, 1998. v. 1. p. 374-376.

5.
MÖLLER, O. O.. Estudo da geração de seiches na Lagoa dos Patos através de modelagem numérica. In: XI Semana Nacional de Oceanografia, 1998, Rio Grande. Anais da XI Semana Nacional de Oceanografia, 1998. v. 1. p. 380-382.

6.
MÖLLER, O. O.; CASTAING, P. ; LAZURE, P. . The analysis of mixing, circulation, and estuarine shelf exchanges in Patos Lagoon from a 3D model. In: Bordomer 97 - Coastal Protection and Management Symposium, 1997, Bordeaux - França, 1997. v. 1. p. 293-297.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HIRATA, F. E. ; MÖLLER, O. O. . Interannual variability of rainfall and streamflow in Patos Lagoon Basin: Preliminary Results.. In: 8 ICSHMO, 2006, Foz do Iguaçu. Proceedings of 8 ICSHMO. São José dos Campos: INPE, 2006. v. 1. p. 775-780.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
JUNG, B. M. ; MÖLLER, O. O. ; FERNANDES, E. L. . VARIABILIDADE DOS FLUXOS DE SEDIMENTOS PARA O INTERIOR DA LAGOA DOS PATOS E TROCAS COM O OCEANO ADJACENTE. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2016, Salvador. Resumos do Congresso Brasileiro de Oceanografia. Itajaí, Sc: AOCEANO, 2016.

2.
Möller Jr., O.O.; ANDRADE, M. M. ; AVILA, R. A. ; ODEBRECHT, C. ; ABREU, P. C. . O EFEITO DO VENTO E DA DESCARGA FLUVIAL NA VARIABILIDADE DA CONCENTRAÇÃO DE CLOROFILA A NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS. In: Congresso Brasileiro deOceanografia, 2016, Salvador. Anais do Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2016.

3.
OLIVIERA, H. A. ; Fernandes, E.H. ; Möller Jr., O.O. . Understanding the Dynamics of a Pristine Coastal Lagoon Between Brazil and Uruguay ? Mirim Lagoon. In: XX Conference of the Coastal and Estuarine Federation, 2015, Portland, USA. Proceedings of the XX Conference of the Coastal and Estuarine Federation, 2015.

4.
ANDRADE, M. M. ; ODEBRECHT, C. ; ABREU, P. C. ; Möller Jr., O.O. . The effect of winds and freshwater discharge on the variability of chlorophyll a concentration in the estuary of Patos lagoon (30°S, Brazil).. In: XXI Conference of the Coastal and Estuarine Federation, 2013, San Diego, USA. Proceedings of the XXI Conference of the Coastal and Estuarine Federation, 2013.

5.
Monteiro, I. ; MARQUES, W. ; FERNANDES, E. L. ; MÖLLER, O. O. . Análise das forçantes da pluma da Lagoa dos Patos. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - XII COLACMAR, 2007, Florianópolis. Anais do XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - XII COLACMAR, 2007. p. 1-1.

6.
MÖLLER, O. O.; PIOLA, Alberto ; SOARES, P. ; Guerrero, R. ; HIRATA, F. E. ; BRAGA, E. ; Zajaczkovski, U. . Eventos de surgencia costera en el sur de Brasil: el caso del Cabo de Santa Marta. In: VI Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2006, Puerto Madryn. VI Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Puerto Madryn: Universidad Nacional de la Patagonia, 2006. v. 1. p. 27-27.

7.
MÖLLER, O. O.. Tracing the Plata waters on the South America continental shelf. The Plata Project. In: VI Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2006, Puerto Madrin. VI Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Puerto Madryn: Universidad Nacional de la Patagonia, 2006. v. 1. p. 49-49.

8.
ASSEF, C. R. ; FREITAS, A. C. ; MÖLLER, O. O. . Efeito do vento na composição das massas de água na costa do Rio Grande do Sul. In: VI Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2006, Puerto Madryn. VI Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Puerto Madryn: Universidad Autonoma dela Patagonia, 2006. v. 1. p. 108-108.

9.
VITTA, A. ; MÖLLER, O. O. . The hydrodynamics of the entrance channel area of Patos Lagoon. In: VI JOrnadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2006, Puerto Madryn. VI JOrnadas Nacionales de Ciencias del Mar. Puerto Madryn: Universidad Autonoma de la Patagonia, 2006. v. 1. p. 267-267.

10.
PIOLA, Alberto Ricardo ; MÖLLER, O. O. ; CAMPOS, E. J. D. ; Guerrero, R. . The Subtropical Shelf Front off Eastern South America: Winter 2003 and Summer 2004. In: Joint Assembly American Geophysica Union, 2005, New Orleans. EOS Transactions, AGU, 2005. v. 86.

11.
MÖLLER, O. O.; PIOLA, Alberto Ricardo ; FREITAS, Ana Cristina de ; CAMPOS, E. J. D. . Effects of the Seasonal Wind Variations on the Shelf Waters off Southeastern South America. In: Joint Assembly Amreican Geophysica Union, 2005, New Orleans. EOS Transactions, AGU, 2005. v. 86.

12.
Burrage, D. ; WESSON, Joel ; MARINEZ, C. ; Peraz, T. ; MÖLLER, O. O. ; PIOLA, Alberto Ricardo . Patos Lagoon Outflow Within the Rio de la Plata Plume Using an Airborne Salinity Mapper. In: Joint Assembly American Geophysical Union, 2005, New Orleans. EOS transactions, AGU, 2005. v. 86.

13.
MÖLLER, O. O.; FERNANDES, E. L. ; CASTAING, P. ; LAZURE, P. . Tidal frequency dynamics of a southern Brazil coastal lagoon: choking and seiches. In: The 18th Conference of the Estuarine Research Federation, 2005, Norfolk (USA). Abstracts of the 18th Conference of the Estuarine Research Federation, 2005. v. 1. p. 127-127.

14.
VITTA, A. ; MÖLLER, O. O. ; MARQUES, W. ; HIRATA, F. E. ; RIBEIRO, C. R. ; SARAIVA, A. M. R. . Hydrodynamical processes of the entrance channel of Patos Lagoon. In: The 18th Conference of the Estuarine Research Federation, 2005, Norfolk. Abstracts of the 18th Conference of the Estuarine Research Federation. Norfolk: ERF, 2005. v. 1. p. 187-187.

15.
VITTA, A. ; Monteiro, I. ; MÖLLER, O. O. ; FERNANDES, E. L. . O EFEITO DA DESCARGA DOS RIOS E DO VENTO NA GERAÇÃO DE NÍVEIS E DESNÍVEIS NA LAGOA DOS PATOS. In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004. v. 1.

16.
ASSEF, C. R. ; FREITAS, A. C. N. DE ; MÖLLER, O. O. . CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA TERMOHALINA DA PLATAFORMA CONTINENTAL SUL DO BRASIL. In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004, São paulo. Anais do II Congresso Brasileiro de Oceanografia. São Paulo: EDUSP, 2004. v. 1.

17.
MÖLLER, O. O.; PIOLA, Alberto Ricardo . EFFECTS OF THE SEASONAL WIND VARIATIONS ON THE SHELF WATERS OFF SOUTHEASTERN SOUTH AMERICA. In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro de Oceanografia. São Paulo: EDUSP, 2004.

18.
CAMPOS, E. J. D. ; PIOLA, Alberto Ricardo ; MÖLLER, O. O. . PRELIMINARY RESULTS OF THE LAPLATA PROJECT - AN INTERNATIONAL COOPERATIVE RESEARCH IN THE WESTERN SOUTH ATLANTIC. In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2004, São Paulo. Anais do II Congresso Brasileiro de Oceanografia. São Paulo: EDUSP, 2004.

19.
VAZ, Ana Carolina ; MÖLLER, O. O. ; CASTELLO, J. P. . On the relationship between river discharge and pink shrimp production in the estuary of Patos Lagoon. The. In: 2003 Estuarine Research Conference, 2003, Seattle. Estuaries on the Edge. Waco, Texas: Estuarine Research federation, 2003. v. 1. p. 140-140.

20.
MÖLLER, O. O.; FERNANDES, E. L. ; SOARES, I. D. . River-estuary interactions in Patos Lagoon ecosystem. In: 2003 Estuarine Research federation Conference, 2003, Seattle. Estuaries on the Edge - Proceedings of the 2003 Estuarine Research Federation Conference. Waco, Texas: Estuarine Research Federation, 2003. v. 1. p. 89-89.

21.
FREITAS, Ana Cristina de ; MÖLLER, O. O. ; SILVEIRA, Ilson Carlos da . The vertical structure of western boundaries flow system at the southern Santos bifurcation. In: V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2003, Mar del Plata. Resúmenes de las V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2003. v. unico. p. 108-108.

22.
MÖLLER, O. O.; VAZ, Ana Carolina . The role of freshwater discharge on Patos Lagoon environment. In: V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2003, Mar del Plata. Resúmenes de las V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2003. v. único. p. 141-141.

23.
VAZ, Ana Carolina ; MÖLLER, O. O. ; CASTELLO, J. P. . O efeito da descarga fluvial na produção do camarão rosa (Farfantepenaeus paulensis ) no estuário da Lagoa dos Patos. In: Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2002, São Paulo. Anais do Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2002. v. único. p. 22-24.

24.
MÖLLER, O. O.; ZAVIALOV, P. . The role of river discharge on the circulation of the coastal ocean adjacent to the Patos-Mirim lagoon mouth. In: 26 General Assembly of the European Geophysical Society, 2001, Nice. Geophysical Research Abstracts 26 General Assembly - EGS, 2001.

25.
MÖLLER, O. O.; VAZ, Ana Carolina ; ZAVIALOV, P. ; NIENCHESKI, L. F. H. . The role of freshwater discharge on Patos lagoon environment. In: 2001: An Ocean Odyssey. Joint Assemblies of IAPSO-IABO, 2001, Mar del Plata. Proceedings of the 2001: An Ocean Odyssey. Joint Assemblies of IAPSO-IABO, 2001.

26.
MÖLLER, O. O.; CASTAING, P. ; LAZURE, P. . The analysis of mixing, circulation and estuarine/shelf exchanges in Patos lagoon area. In: 2001: An Ocean Odyssey. Joint Assemblies of IAPSO-IABO, 2001, Mar del Plata. 2001: An Ocean Odyssey. Joint Assemblies of IAPSO-IABO, 2001.

27.
SEELIGER, U. ; MÖLLER, O. O. ; ABREU, P. C. ; BEMVENUTI, C. E. ; CORDAZZO, C. ; COSTA, C. ; HARTMANN, C. ; KJERFVE, B. ; MUELBERT, José Henrique ; ODEBRECHT, C. ; VIEIRA, J. P. . The effect of natural and human perturbations on the ecology of the Patos Lagoon estuary in southern Brazil. In: 2001: An Ocean Odyssey. Joint Assemblies of IAPSO-IABO, 2001, Mar del Plata. 2001: An Ocean Odyssey. Joint Assemblies of IAPSO-IABO, 2001.

28.
FREITAS, A. C. ; MÖLLER, O. O. ; SILVEIRA, I. C. A. . Dinâmica e circulação das águas da Plataforma Continental de Santa Catarina.. In: XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001, Rio Grande. Anais da XIV Semana Nacional de Oceanografia.

29.
VAZ, Ana Carolina ; MÖLLER, O. O. . Uma nota sobre a descarga dos rios afluentes da Lagoa dos Patos. In: XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001, Rio Grande. Anais da XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001.

30.
MÖLLER, O. O.; ZAVIALOV, P. . Ship/helicopter CTD survey of Patos-Mirim Lagoon plume. In: 32 International Colloquium on Ocean Hydrodynamics ? Ocean Margin Exchanges, 2000, Liège. Resumos do 32 International Colloquium on Ocean Hydrodynamics ? Ocean Margin Exchanges, 2000. v. 1. p. 201-201.

31.
VAZ, Ana Carolina ; MÖLLER, O. O. . Estudo das oscilações de longo período de variáveis hidrográficas e meteorológicas na região da bacia hidrográfica da Lagoa dos Patos. In: XIII Semana Nacional de Oceanografia, 2000, Itajaí. Anais da XIII Semana Nacional de Oceanografia - resumo expandido, 2000. v. úico. p. 426-428.

32.
MÖLLER, O. O.; ZAVIALOV, P. ; URBANO NETO, D. . Circulação da plataforma continental média do Rio Grande do Sul. In: 3 Seminário sobre Ondas e Marés, 1999, Arraial do Cabo - RJ. Anais do 3 Seminário sobre Ondas e Marés, 1999. v. 1.

33.
FETTER FILHO, A. H. ; MÖLLER, O. O. . Estudo da circulação das águas da Lagoa dos Patos através da aplicação do modelo de Princeton - POM. In: 3 Seminário sobre Ondas e Marés, 1999, Arraial do Cabo. Resumos do 3 Seminário sobre Ondas e Marés, 1999. v. 1.

34.
MÖLLER, O. O.. Efeito da maré astronômica e da brisa na circulação da Lagoa dos Patos. In: 2 Seminário sobre Ondas e Marés, 1997, Arraial do Cabo. Resumos do 2 Seminário sobre Ondas e Marés, 1997. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
MÖLLER, O. O.; ANDRADE, M. M. ; AVILA, R. A. ; ODEBRECHT, C. ; ABREU, P. C. . O efeito do vento e da descarga fluvial na variabilidade da concentração de clorofila a no estuário da Lagoa dos Patos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
JUNG, B. M. ; MÖLLER, O. O. ; FERNANDES, E. L. . VARIABILIDADE DOS FLUXOS DE SEDIMENTOS PARA O INTERIOR DA LAGOA DOS PATOS E TROCAS COM O OCEANO ADJACENTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVIERA, H. A. ; FERNANDES, E. L. ; MÖLLER, O. O. . Understanding the Dynamics of a Pristine Coastal Lagoon Between Brazil and Uruguay ? Mirim Lagoon. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANDRADE, M. M. ; ODEBRECHT, C. ; ABREU, P. C. ; Möller Jr., O.O. . The effect of winds and freshwater discharge on the variability of chlorophyll a concentration in the estuary of Patos lagoon (30°S, Brazil). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MÖLLER, O. O.; CASTELLO, J. P. ; VAZ, A. C. . The Effect of River Discharge and Winds on the Interannual Variability of the Pink Shrimp Farfantepenaeus paulensis Production in Patos Lagoon. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MÖLLER, O. O.. EIA-RIMA sobre a obra de prolongamento dos molhes da Barra de Rio Grande - Lagoa dos patos - Parte de Circulação das Águas. 2000.

2.
MÖLLER, O. O.; SILVA, M. P. . EIA-RIMA da construção de um gasoduto na região da Bacia de Santos - Meteorologia e Oceanografia Física. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
MÖLLER, O. O.; PIOLA, Alberto Ricardo . The Plata Summer cruise 2004 - Cruise Report. 2004.

2.
MÖLLER, O. O.; PIOLA, Alberto Ricardo ; MUELBERT, José Henrique . The Plata winter cruise 2003 - Cruise Report. 2003.

3.
MÖLLER, O. O.; SARAIVA, A. M. R. . Avaliação dos efeitos provocados pelo derramamento de ácido sulfúrico do Navio Bahamas no Canal de Acesso à Lagoa dos Patos. 1998.

4.
MÖLLER, O. O.; SILVA, M. P. ; DOMINGUES, C. M. ; GONÇALVES, G. A. ; GARCIA, C. A. E. . Estudos Ambientais em Áreas Costeiras e Oceânicas na Região Sul do País - Oceanografia Física. 1997.


Demais tipos de produção técnica
1.
Möller Jr., O.O.; GUECKER, B. ; BARROSO, G. ; COLLARES, G. L. ; SCHETTINI, C. A. F. . Relatório Técnico da REDE DE ESTUDOS HIDRODINÂMICOS, ECOLÓGICOS E DE MONITORAMENTO DE QUALIDADE AMBIENTAL EM SISTEMAS AQUÁTICOS (REHMANSA). 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
Möller Jr., O.O.; GUECKER, B. ; BARROSO, G. ; COLLARES, G. L. ; SCHETTINI, C. A. F. . Relatório Técnico da REDE DE ESTUDOS HIDRODINÂMICOS, ECOLÓGICOS E DE MONITORAMENTO DE QUALIDADE AMBIENTAL EM SISTEMAS AQUÁTICOS (REHMANSA). 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
PEZZI, L. P. ; SOUZA, R. B. ; Möller Jr., O.O. . O cruzeiro ACEX/SIMTECO. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
Möller Jr., O.O.. Estudo da hidrodinâmica da Canal de São Gonçalo na área do Pró-Mar-de Dentro. 2012. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
MÖLLER, O. O.; Almeida, T. L. . Metamorfose. 1989. Outra.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOERNBERG, M. A.; MÖLLER, O. O.; SOUZA, R. B.. Participação em banca de Joaquim Pereira Bento Neto Junior. Hidrografia e massas de água da plataforma continental sudeste brasileira em 26 45 S. 2008. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

2.
NOERNBERG, M. A.; MÖLLER, O. O.; MARONE, E.. Participação em banca de Rangel Angelotti. Variabilidade da pluma e da estratificação termo-halina na desembocadura do complexo estuarino de Paranaguá e plataforma continental adjacente. 2008. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

3.
FERNANDES, E. L.; BERNARDES, M. E. C.; MÖLLER, O. O.. Participação em banca de Priscilla Bueno Giordano. Modelagem hidrodinâmica do Saco do Arraial, Estúário da Lagoa dos Patos, RS. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
SOARES, Ivan Dias; GHISOLFI, R. D.; MACHADO, M. I.; MÖLLER, O. O.. Participação em banca de Angelo Teixeira Lemos. MOdelagem numérica como ferramenta de determinação de uma zona de exclusão para as atividades de exploração e produção de petróleo na região do Banco de Abrolhos. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
FRANCO, D.; ELFRINK, B.; MÖLLER, O. O.; KOBIYAMA, M.; MELO FILHO, E.. Participação em banca de César Bacilla Munhoz da Rocha. Implementação e uso do modelo Mike 21 na análise de cenários hidrodinâmicos para a Lagoa da Conceição, SC.. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
SOARES, I. D.; SARTORI, A.; PAIVA, A.; MÖLLER, O. O.. Participação em banca de Fernando Nogueira Azambuja Alves. Estudo da Hidrodinâmica na Bacia de Pelotas por um Modelo Numérico Aplicado a Eventuais Derramamentos de Óleo. 2006. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
SOARES, I. D.; CIRANO, M.; PARKINSON, R.; MÖLLER, O. O.. Participação em banca de Rafael Bottin Piovesan. Modelagem Hidrodinâmica da Lagoa dos Patos, RS, Aplicada à Dispersão de Óleo. 2006. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
MÖLLER, O. O.; MATA, Maurício Magalhães; SCHETTINI, C. A. F.. Participação em banca de Wilian Correa Marques. Padrões de Variabilidade Temporal nas Forçantes de Circulação e seus Efeitos na Lagoa dos Patos. 2005. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
MÖLLER, O. O.; SILVEIRA, Ilson Carlos da; MATA, Maurício Magalhães. Participação em banca de Ana Cristina de Freitas. A estrutura vertical do sistema de correntes de contorno oeste ao sul da bifurcação de Santos. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
MÖLLER, O. O.; SOARES, Ivan Dias; LIMA, José Antônio Moreira. Participação em banca de Roderick Moreira gama. Circulação e transporte sedimentar na área do cânion de São Tomé. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
MÖLLER, O. O.; PIOLA, Alberto Ricardo; MATA, Maurício Magalhães. Participação em banca de Leopoldo R. Oliveira. Estudo da variabilidade temporal da Corrente do Brasil a 28 Sul. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
MÖLLER, O. O.; MAESTRINI, Angela; SANTOS, Maria Angela Vaz; ROSMAN, Paulo Cesar. Participação em banca de Alvaro Silva Xavier. Estudo da hidrodinâmica da lagoa Mirim. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
BERNARDES, M. E. C.; MÖLLER, O. O.; CASTRO FILHO, B. M.; MIRANDA, L. B.. Participação em banca de Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes. Circulação estacionária e estratificação de sal em canais estuarinos parcilamente misturados: simulação com modelos analíticos. 2001. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física)) - Universidade de São Paulo.

14.
CASTELÃO, R. M.; MÖLLER, O. O.; CAMPOS, E. J. D.; CAMARGO, R.. Participação em banca de Renato Menezes Castelão. Circulação e dispersão de materiais passivos na Bacia de Santos. Simulações numéricas com o modelo da Universidade de Princeton. 2001. Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
MÖLLER, O. O.; PIOLA, Alberto; SARACENO, M.; BOLTOVSKOY, D.. Participação em banca de Silvia Ines Romero. Estimaciones satelitales de clorofila y los frentes oceanicos del Atlantico Sudoccidental. 2008 - Universidad de Buenos Aires.

2.
MÖLLER, O. O.; PIOLA, Alberto; SARACENO, M.; SIMIONATTO, C.. Participação em banca de Virna Loana Meccia. Estudios de la circulacion forzada por el viento en el estuario del Rio de la Plata y sus implicancias en la estratificación: resultados del analysis de datos y simulaciones numericas. 2008 - Universidade de Buenos Aires.

3.
CAMPOS, Edmo; HARARI, J.; MÖLLER, O. O.; CARELLI, R. F.. Participação em banca de Raquel Leite Mello. Estudo numérico do transporte de sedimentos pela pluma do Rio da Prata. 2007. Tese (Doutorado em Doutoramento em Oceanografia Física pelo Instituo Oceanográfico da USP) - Universidade de São Paulo.

4.
NOERNBERG, M. A.; MÖLLER, O. O.; ANGULO, R. J.; MARONE, E.; MANTOVANI, L. E.; DOMINGUEZ, J. M. L.. Participação em banca de Maurício Almeida Noernberg. Processos morfodinâmicos no complexo estuarino de Paranaguá - Paraná:um estudo a partir de dados in situ de Landsat-TM. 2001. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Paraná.

5.
GHISOLFI, R. D.; MÖLLER, O. O.; MATANO, R.; DAVIES, A. M.; MCKEE, W. D.. Participação em banca de Renato David Ghisolfi. Oceanic Fronts off the Southern Brazilian Coast. 2001. Tese (Doutorado em Oceanography) - University of New South Wales.

6.
SILVA, L. S.; MÖLLER, O. O.; MIRANDA, L. B.; CAMARGO, R.; CAMPOS, E. J. D.; STECH, J. L.. Participação em banca de Lourval dos Santos Silva. Estudo numérico da circulação e estrutura termohalina do Canal de São Sebastião. 2001. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Física)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
MELO FILHO, E.; KOBIYAMA, M.; MÖLLER, O. O.. Participação em banca de Henrique Frasson de Souza mÁRIO. Dinâmica da Plataforma Continental de Santa Catarina. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDES, E. L.; MÖLLER, O. O.; MARQUES, W.. Participação em banca de Lorena Luiz Collares.Comportamento da pluma de dispersão de sedimentos nas áreas de descarte do Porto de Rio Grande. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
FERNANDES, E. L.; MÖLLER, O. O.; MATA, M. M.. Participação em banca de Igor Oliveira Monteiro.Modelagem barotrópica da pluma da Lagoa dos Patos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
MÖLLER, O. O.; CASTELLO, J. P.; MADUREIRA, L. S.; SCALABRIN, C.. Participação em banca de Paula Costa Campos.Características acústicas, morfológicas e oceanográficas da área do Paleocanal do Rio da Prata (Poço de Lama). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
FERNANDES, E. L.; MÖLLER, O. O.; MARQUES, W.. Participação em banca de Rafael Carvalho Gonçalves.Modelagem numérica da morfodinâmica da lagoa dos Patos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
SOARES, I. D.; MATA, M. M.; MÖLLER, O. O.. Participação em banca de Giovanni Abdelnur Ruggiero.Diagnóstico do Processo de Ressurgência Costeira no Estado de Santa Catarina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
MÖLLER, O. O.; SOARES, Ivan Dias; MATA, M. M.. Participação em banca de Rafael Bottin Piovesan.Correntes induzidas por maré no cânion de São Tomé. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
DIAS, R. A.; MÖLLER, O. O.; NIENCHESKI, L. F. H.; GRIEP, G.. Participação em banca de Rafael Agrelo Dias.Salinidade, Temperatura, Oxigênio Dissolvido e Descarga Fluvial do estuário da Lagoa dos Patos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CASTRO FILHO, B. M.; PIZARRO, O.; MÖLLER, O. O.. Concurso público na área de Oceanografia Física na Universidade de Buenos Aires. 2011. Universidad de Buenos Aires.

2.
SCHETTINI, C. A. F.; SIEGLE, E.; MÖLLER, O. O.; LORENZZETTI, J. A.; HARARI, J.. Concurso para Professor Doutor na área de Oceanografia Física Observacional. 2009. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

3.
CASTRO FILHO, B. M.; WAINER, I.; MÖLLER, O. O.; LORENZZETTI, J. A.; AMBRIZZI, T.. Concurso para Prof. Doutor na área de Oceanografia Dinâmica junto ao Depto. Oceanografia Física. 2008. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

4.
MARONE, E.; NOERNBERG, M. A.; MÖLLER, O. O.; CAMARGO, R.. Provimento da Carreira de Magistério Superior Classe Adjunto I. 2008. Universidade Federal do Paraná.

5.
MÖLLER, O. O.; MATA, Maurício Magalhães; SOARES, Ivan Dias. Concurso Público Para Professor Adjunto na Área de Oceanografia Física. 2006. Universidade Federal do Rio Grande.

6.
MÖLLER, O. O.; Testa, V.; Chacaltana, J.. Concurso Público paraProfessor Adjento na área de Oceanografia Física. 2004. Universidade Federal do Espírito Santo.

Livre docência
1.
CASTRO FILHO, B. M.; MÖLLER, O. O.; LORENZZETTI, J. A.; WAINER, I.; AMBRIZZI, T.. Concurso Público para Professor LIvre-Docente na Área de Oceanografia Física. 2007. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Annual Meeting of the European Geophysical Society. The Effect of River Discharge and Winds on the Interannual Variability of the Pink Shrimp Farfantepenaeus paulensis Production in Patos Lagoon. 2008. (Congresso).

2.
19 Conferência da Estuarine Research Federation. The Effect of River Discharge and Winds on the Interannual Variability of the Pink Shrimp Farfantepenaeus paulensis Production in Patos Lagoon. 2007. (Congresso).

3.
VII OMAR-SAT.Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras. 2007. (Simpósio).

4.
VI Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Tracing the Plata waters on the South America continental shelf. The Plata Project. 2006. (Congresso).

5.
AGU Joint Assembly Meeting. THE EFFECTS OF RIVER DISCHARGE AND SEASONAL WINDS ON THE SHELF OFF SOUTHEASTERN SOUTH AMERICA. 2005. (Congresso).

6.
The 18th Conference of the Estuarine Research Federation. 18 Conference of the Estuarine Research Federation. 2005. (Congresso).

7.
VI OMAR-SAT.Dinâmica das águas do canal de acesso à Lagoa dos Patos. 2005. (Simpósio).

8.
II Congresso Brasileiro de Oceanografia. II Congresso Brasileiro de Oceanografia. 2004. (Congresso).

9.
Estuaries on the Edge. 2003 Estuarine Research Federation Conference. 2003. (Congresso).

10.
V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. 2003. (Congresso).

11.
2001 an Ocean Odyssey - joint assemblies of IAPSO and IABO. 2001 an Ocean Odyssey - joint assemblies of IAPSO and IABO. 2001. (Congresso).

12.
26 General Assembly of the European Geophysical Society. 26 General Assembly of the European Geophysical Society. 2001. (Congresso).

13.
Oceanology International Americas 2001.Oceanology International Americas 2001. 2001. (Outra).

14.
32 International Liège Colloquium on Ocean Hydrodynamics - Exchanges at the Ocean Margins.32 International Liège Colloquium on Ocean Hydrodynamics - Exchanges at the Ocean Margins, Liége (Bélgica). 2000. (Simpósio).

15.
II Workshop of the South Atlantic Climate Change Project - SACC -.II Workshop of the South Atlantic Climate Change Project - SACC -, Piriápolis (Uruguai). 2000. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Barbara Michelly Jung. Variabilidade dos Fluxos de Sedimentos para a Lagoa dos Patos e os Processos de Trocas com o Oceano Adjacente. 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

2.
PRISCILA MULATTIERI SUAREZ OROZCO. ESTUDO DA VARIABILIDADE DA ESTRUTURA VERTICAL DOS FLUXOS NA ÁREA DO CANAL DE ACESSO À LAGOA DOS PATOS ATRAVÉS DE MODELOS TEÓRICOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

3.
Mauro Michelena Andrade. Variabilidade temporal e espacial da Clorofila a no Estuário da Lagoa dos Patos. 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

4.
Rafael Ávila. Fluxos de material em suspensão trocados entre o estuário da Lagoa dos Patos e a zona costeira adjacente: base para modelagem e transporte de óleo. 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Agência Nacional de Petróleo. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

5.
Heline Alves de Oliveira. ESTUDO DO COMPORTAMENTO HIDRODINÂMICO DA LAGOA MIRIM E DOS PROCESSOS DE TROCA COM A LAGOA DOS PATOS VIA CANAL DE SÃO GONÇALO. 2012. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

6.
Paula Costa Campos. Estrutura e dinâmica dos processos de ressurgência do Cabo de Santa Marta Grande, SC.. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

7.
Valquíria Pacheco. Variabilidade das correntes na plataforma externa de Santa Catarina. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

8.
Carla Rosana de Castro Aseff. Estudo da Variação Sazonal na Composição Físico-Química das Massa de Água da Plataforma Continental do Atlântico Sudoeste(PCASO) entre Mar del Plata (Argentina, 38º S) e Itajaí(SC, 26º S). 2009. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

9.
Ricardo de Lima Costa. Estudo sobre a variabilidade sazonal e estrutura das vertical das correntes costeiras da plataforma interna ao largo de Rio Grande - RS. 2009. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

10.
Fernando Endo Hirata. Variabilidade de nível e correntes em baixa freqüência na plataforma externa de Santa Catarina. 2008. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

11.
Cristina Ramalho Ribeiro. PROCESSOS DE ALTERAÇÕES DA MARÉ ASTRONÔMICA NA LAGOA DOS PATOS. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

12.
Wilian Correa Marques. Padrões de variabilidade temporal nas forçantes da circulação e seus efeitos na dinâmica da Lagoa dos Patos, RS-Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

13.
Ana Cristina Neves de Freitas. A estrutura vertical do sistema de correntes de contorno oeste ao sul da bifurcação de Santos. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

14.
Roderick Moreira Gama. Transporte de sedimentos na área do cânion de São Tomé, Bacia de Campos. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Agência Nacional de Petróleo. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

15.
Antonio Fernando Harter Fetter Filho. Adaptação de um Modelo Hidrodinâmico Tridimensional para as Condições da Lagos dos Patos. 1999. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

Tese de doutorado
1.
Ernesto Luis Casares Pinto. Influência de Conversores de Energia das Correntes Marinhas na Dinâmica da Plataforma Continental Interna do Sul do Brasil (PCISB). 2017. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Coorientador: Osmar Olinto Möller Junior.

2.
Wilian Correa Marques. Dinãmica da pluma da Lagoa dos Patos. 2009. Tese (Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Osmar Olinto Möller Junior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcela Soares Costa. VARIABILIDADE DOS FLUXOS DE SEDIMENTO EM SUSPENSÃO DO CANAL SÃO GONÇALO PARA A LAGOA DOS PATOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

2.
Bruno Antonio Duarte Passa. AVALIAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL DO TRANSPORTE DE SEDIMENTO NUM ESTUÁRIO MICROMAREAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Financiadora de Estudos e Projetos. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

3.
Paula Costa Campos. Características acústicas, morfológicas e oceanográficas da área do paleocanal do Rio da Prata (Poço de Lama). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

4.
André Penteado Vitta. A hidrodinâmica do Canal de acesso à Lagoa dos Patos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

5.
Carla Rosana Assef. Circulação das águas na região entre Chuí e Cabo de Santa Marta Grande. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

6.
Fernando Endo Hirata. Balanço entre precipitação e evaporação einfluência no tempo de residência das águas da Lagoa dos Patos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

7.
Rafael Piovesan. Correntes geradas por maré no cânion de São Tomé. 2004. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

8.
Ana Carolina Vaz. Efeitos da descarga de água doce em processos oscorrentes no estuário da Lagoa dos Patos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

9.
Filipe Pires Alvarenga Fernandes. MOdelagem numérica da circulação das águas do cânion de São Tomé, Bacia de Campos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Agência Nacional de Petróleo. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

10.
Rafael Agrelo Dias. Variações de saliinidade, temperatura e oxigênio dissolvido no estuário da Lagoa dos Patos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Agência Nacional de Petróleo. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

11.
Roberto Antonio de Almeida. Modelagem do Transporte de Sedimentos no Estuário da Lagoa dos Patos.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

12.
Ronaldo Cheberle. Estudo das alterações dinâmicas ocorridas no estuário da Lagoa dos Patos após a implantação dos Molhes da Barra do Rio Grande. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

13.
Ana Cristina de Freitas. Circulação das Águas da Plataforma Continental de Santa Catarina ? Bacia de Santos. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

14.
Roderick Moreira Gama. Análise Sazonal das Propriedades Termohalinas da Plataforma Continental do Rio Grande do Sul. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

15.
Renato Castelão. Adaptação de um modelo numérico 2D para estudo da circulação da Lagoa dos Patos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

Iniciação científica
1.
Matheus Ferreira Azevedo. CORRENTES DE MARÉ NA COSTA DO RIO GRANDE DO SUL: ANÁLISE DAS OSCILAÇÕES INTERNAS DE TEMPERATURA E SALINIDADE. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

2.
Catarina Cecílio Marques. Estudo da variabilidade interanual da descarga fluvial e do vento e seus efeitos nos processos de troca entre a Lagoa dos Patos e o oceano. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

3.
Paula Costa Campos. Estudo dos processos de ressurgência na área do Cabo de santa Marta Grande. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.

4.
Ana Carolina Vaz. Banco de dados ambientais, hidrográficos e meteorológicos para a Lagoa dos Patos. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Osmar Olinto Möller Junior.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 2:13:24