Ruben Klein

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7818899746861880
  • Última atualização do currículo em 22/11/2017


Possui graduação em Matematica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1968), mestrado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada(1969), doutorado em Matematica pela Massachusetts Institute Of Technology(1974), pós-doutorado pela University of California System(1978), pós-doutorado pela University of California System(1987) e pós-doutorado pela University of California System(1988). Atualmente é Consultor do Fundação Cesgranrio. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gaussian Process, Stationarity, Quadratic variation. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Ruben Klein
Nome em citações bibliográficas
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Cesgranrio.
Rua Santa Alexandrina 1011
Rio Comprido
20261-903 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21039600
Ramal: 230
Fax: (21) 25021000
URL da Homepage: www.cesgranrio.org.br


Formação acadêmica/titulação


1969 - 1974
Doutorado em Matematica.
Massachusetts Institute Of Technology, MIT, Estados Unidos.
Título: TOPICS ON GAUSSIAN SAMPLE FUNCTIONS, Ano de obtenção: 1974.
Orientador: RICHARD DUDLEY.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Gaussian Process; Stationarity; Quadratic variation.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1968 - 1969
Mestrado em Matemática.
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Título: O mestrado não requeria dissertação.,Ano de Obtenção: 1969.
Orientador: João B Prolla.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1965 - 1968
Graduação em Matematica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


1987 - 1988
Pós-Doutorado.
University of California System, UC System, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1986 - 1987
Pós-Doutorado.
University of California System, UC System, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1977 - 1978
Pós-Doutorado.
University of California System, UC System, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional:

Atividades

8/1995 - Atual
Serviços técnicos especializados , Fundação Cesgranrio, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de software para análise clássica de testes e teoria de resposta ao item.
8/1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Cesgranrio, .

8/1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Cesgranrio, .

Cargo ou função
Consultor em Estatística e Avaliação Educacional.

Associação Brasileira de Estatística, ABE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente


Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR TITULAR, Carga horária: 40
Outras informações
Aposentado em 31 de julho de 2002.

Atividades

6/1989 - 7/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório Nacional de Computação Científica, .


University of California, Riverside, UC Riverside, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40


University of California at Berkeley, UCB, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1977 - 1978
Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40


Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1989
Vínculo: Outro: Servidor público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

4/1974 - 6/1989
Ensino, Estatística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a probabilidade
Introdução a estatistica
Probabilidade
Estatística
Modelos Lineares
Análise multivariada
Análise não paramétrica
Análise de dados discretos
1971 - 5/1989
Pesquisa e desenvolvimento , Impa, .

Linhas de pesquisa
Estatistica
1978 - 1986
Direção e administração, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, .

Cargo ou função
Responsavel pelo setor de Computação.


Linhas de pesquisa


1.
METODOS BAYESIANOS DE CLASSIFICACAO COM ESTRUTURA ESPACIAL - APLICACAO A DADOS SENSORIADOS REMORAMENTE E SEGMENTACAO DE IMAGEM
2.
EXPLICACAO DE INTERACOES NA ANALISE DE DADOS DISCRETOS
3.
MODELOS DE FLUXO ESCOLAR
4.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM
5.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: FATORES ASSOCIADOS
6.
Estatistica
7.
Teoria de Resposta ao Item
8.
Estatísticas clássicas de teste


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Boas Práticas no Ensino da Matemática
Descrição: O estudo que está sendo aqui apresentado pretende investigar os professores de Matemática aprovados no Processo de Promoção por Merecimento para identificar sua efetividade docente. Pretende-se responder às seguintes questões: 1) Quais são as relações entre o desempenho dos professores e as médias de proficiências das turmas que eles lecionaram em 2009? 2) Quais as características dos professores, das turmas e das escolas em que eles trabalham que podem ter efeitos positivos no desempenho dos alunos? Em que condições? 3) Quais são as práticas e atitudes cotidianas dos professores que podem ser classificadas como ?boas práticas? pois se correlacionam com maiores médias de proficiências em Matemática obtidas na avaliação externa realizada pelo SARESP em 2009 ? A pesquisa proposta nesse projeto tem duas dimensões: quantitativa e qualitativa. Para obter um perfil dos professores, turmas e escolas dos professores de Matemática aprovados no Processo de Promoção serão analisados os bancos de dados provenientes do SARESP e da SEE. Após análise desses dados, serão escolhidos cerca de 120 professores (20 de reserva técnica) que participarão da pesquisa qualitativa sobre suas práticas e atitudes docentes. Os professores selecionados participarão de um seminário, na cidade de São Paulo, para conhecerem o projeto de pesquisa e assinarem um termo de compromisso de participação e de cessão do direito de imagem. Os professores participantes serão acompanhados em suas aulas durante o ano de 2011 por pesquisadores (mestrandos em Matemática ou em Educação) selecionados nos cursos de mestrado nas regiões geográficas de atuação dos professores. Uma vez selecionados, os mestrandos serão treinados pelos coordenadores da pesquisa da Fundação Cesgranrio em seminário realizado na cidade de São Paulo ou em seminários descentralizados. O treinamento versará sobre o uso dos instrumentos de registro da atuação desses professores nas salas de aula, incluindo o manejo de um equipamento.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2014 - 2014
Avaliação diagnóstica de alunos de 10 Escolas Americanas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ligia Gomes Elliot em 16/01/2017.
Descrição: projeto se destinou a avaliar o desempenho dos alunos de 5º, 7º e 9º anos escolares da Escola Graduada de São Paulo, da Associação Escola Internacional de Curitiba, da Escola Chapel e da Academia Cristã Pan-americana, em Língua Portuguesa, leitura e escrita. As Escolas Americanas de Belo Horizonte, Brasília, Campinas e Recife, e as Escolas Pan-americanas da Bahia e de Porto Alegre incluiram o 11º ano escolar. Os testes de leitura foram compostos por itens calibrados pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), possibilitando a colocação dos resultados na escala nacional de desempenho do Saeb/Prova Brasil, e por conseguinte, permitindo a comparação dos resultados dos alunos avaliados com os de outras redes escolares. A aplicação desses testes foi on- line..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Co-Coordenador do Projeto de Melhoria da Qualidade do Ensino - Estado do Mato Grosso - Fundação Cesgranrio
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Co-Coordenador do Projeto Melhoria da Qualidade do Ensino - Estado do Tocantins - Fundação Cesgranrio
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Coordenador das Análises Estatísticas do SAERS 2005 na Fundação Cesgranrio
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Coordenador das Análises Estatísticas do ANRESC 2005 (Prova Brasil) na Fundação Cesgranrio
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Coordenador das Análises Estatísticas do SARESP 2004 e 2005 na Fundação Cesgranrio
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Teoria da Resposta Ao Item.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas/Especialidade: Medidas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Ordem Nacional do Mérito Educativo: Grau Oficial, Ministério da Educação.
1978
Stirling Award in Culture and Personality Studies, American Anthropological Association.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
KLEIN, RUBEN2013KLEIN, RUBEN. Alguns aspectos da teoria de resposta ao item relativos à estimação das proficiências. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 21, p. 35-56, 2013.

2.
KLEIN, R.2013KLEIN, R.. O IDEB e as metas de qualidade para a educação. Pátio: Ensino Fundamental, v. IV, p. 36-39, 2013.

3.
Fontanive, N. S.2012Fontanive, N. S. ; KLEIN, R. ; RODRIGUES, S. S. . Boas práticas docentes no ensino da Matemática. Estudos e Pesquisas Educacionais, v. 3, p. 195-277, 2012.

4.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2011KLEIN, R.. Uma reanálise dos resultados do PISA: Problemas de comparabilidade.. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 19, p. 717-742, 2011.

5.
FONTANIVE, Nilma Santos2010FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . O Efeito da Capacitação Docente no Desempenho Dos Alunos: Uma Contribuição para A Formulação de Novas Políticas Públicas de Melhoria da Qualidade da Educação Básica. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 3, p. 62-89, 2010.

6.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2010KLEIN, R.. Acesso, Conclusão e Desempenho no Ensino Médio. Pátio Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, v. 1, p. 6-9, 2010.

7.
FONTANIVE, N. S.2010FONTANIVE, N. S. ; KLEIN, R. ; MARINO, L. ; BIER, S. ; ABREU, M. . A Alfabetização de Crianças de 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos: Uma Contribuição para a Definição de uma Matriz de Competências e Habilidades de Leitura e Matemática.. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 18, p. 527-548, 2010.

8.
FONTANIVE, Nilma Santos2010FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . O Efeito da Capacitação Docente no Desempenho Dos Alunos: Uma Contribuição para A Formulação de Novas Políticas Públicas de Melhoria da Qualidade da Educação Básica. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 3, p. 62-89, 2010.

9.
FONTANIVE, Nilma Santos2010FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. ; MARINO, L. ; Mariza Abreu ; Sonia E. Bier . A alfabetização de crianças de 1º e 2º ano do ensino Fundamental de 9 anos: uma contribuição para a definição de uma matriz de competências e habilidades de leitura, escrita e matemática. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 18, p. 527-548, 2010.

10.
Fontanive, Nilma2010Fontanive, Nilma ; KLEIN, R. ; MARINO, L. L. ; Abreu, Mariza ; Bier, Sônia E. . A alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental de 9 anos: uma contribuição para a definição de uma Matriz de Competências e Habilidades de leitura, escrita e matemática. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 18, p. 527-548, 2010.

11.
FONTANIVE, Nilma Santos2010FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. ; MARINO, L. ; Mariza Abreu ; Sonia E. Bier . A alfabetização de crianças de 1º e 2º ano do ensino Fundamental de 9 anos: uma contribuição para a definição de uma matriz de competências e habilidades de leitura, escrita e matemática. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 18, p. 527-548, 2010.

12.
FONTANIVE, Nilma Santos2010FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . O Efeito da Capacitação Docente no Desempenho Dos Alunos: Uma Contribuição para A Formulação de Novas Políticas Públicas de Melhoria da Qualidade da Educação Básica. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 3, p. 62-89, 2010.

13.
Fontanive, Nilma2010Fontanive, Nilma ; KLEIN, R. ; MARINO, L. L. ; Abreu, Mariza ; Bier, Sônia E. . A alfabetização de crianças de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental de 9 anos: uma contribuição para a definição de uma Matriz de Competências e Habilidades de leitura, escrita e matemática. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 18, p. 527-548, 2010.

14.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2009KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos . Uma nova maneira de Avaliar as Competências Escritoras na Redação do ENEM. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 17, p. 427-441, 2009.

15.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2009KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos . Alguns Indicadores Educacionais de Qualidade no Brasil de Hoje. São Paulo em Perspectiva (Impresso), v. 23, p. 19-28, 2009.

16.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2009KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos . Alguns Indicadores Educacionais de Qualidade no Brasil de Hoje. São Paulo em Perspectiva (Impresso), v. 23, p. 19-28, 2009.

17.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2009KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos . Uma nova maneira de Avaliar as Competências Escritoras na Redação do ENEM. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 17, p. 427-441, 2009.

18.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2009KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos . Alguns Indicadores Educacionais de Qualidade no Brasil de Hoje. São Paulo em Perspectiva (Impresso), v. 23, p. 19-28, 2009.

19.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2009KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos . Uma nova maneira de Avaliar as Competências Escritoras na Redação do ENEM. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 17, p. 427-441, 2009.

20.
FONTANIVE, Nilma Santos2008FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. ; Mariza Abreu ; Sonia E. Bier . A alfabetização de crianças com seis anos: uma contribuição para o debate sobre aquisição de habilidades de Leitura e Escrita e Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental.. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 16, p. 534-548, 2008.

21.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2008KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos ; Ana Luisa Restani ; Maria Cristina Telles . O desempenho dos alunos da Fundação Bradesco: Uma comparação com os resultados do SAEB. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, p. 499-515, 2008.

22.
FONTANIVE, Nilma Santos2008FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. ; Mariza Abreu ; Sonia E. Bier . A Alfabetização de Crianças com seis anos. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 16, p. 534-548, 2008.

23.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2008KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos ; Ana Luisa Restani ; Maria Cristina Telles . O desempenho dos alunos da Fundação Bradesco: Uma comparação com os resultados do SAEB. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, p. 499-515, 2008.

24.
FONTANIVE, Nilma Santos2008FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. ; Mariza Abreu ; Sonia E. Bier . A Alfabetização de Crianças com seis anos. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 16, p. 534-548, 2008.

25.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2008KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos ; Ana Luisa Restani ; Maria Cristina Telles . O desempenho dos alunos da Fundação Bradesco: Uma comparação com os resultados do SAEB. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, p. 499-515, 2008.

26.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2007KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; CARVALHO, José Carmelo Braz de. . O Desempenho de Alunos dos Cursos Pré-vestibulares Comunitários no ENEM 2006: análise de um possível impacto da capacitação de professores.. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, p. 373-392, 2007.

27.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2007KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. . O Exame Nacional do Ensino Médio - Tecnologia e Principais Resultados em 2005.. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 116-131, 2007.

28.
FONTANIVE, N.2007FONTANIVE, N. ; ELLIOT, L. G. ; KLEIN, R. . Os Desafios da Apresentação dos Resultados da Avaliação de Sistemas Escolares a Diferentes Públicos. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 5, p. 262-273, 2007.

29.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2007KLEIN, R.. A Pré-escola no Brasil. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 274-289, 2007.

30.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2007KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos ; José Carmelo Braz de Carvalho . O Desempenho de alunos dos Cursos Pré-Vestibulares Comunitários no ENEM 2006: análise de um possível impacto da capacitação de professores. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, p. 373-392, 2007.

31.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2007KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos ; ELLIOT, Ligia Gomes . O Exame Nacional do Ensino Médio - Tecnologia e Principais Resultados em 2005. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 116-131, 2007.

32.
FONTANIVE, Nilma Santos2007FONTANIVE, Nilma Santos ; ELLIOT, Ligia Gomes ; KLEIN, R. . Os desafios da Apresentação dos Resultados da Avaliação de Sistemas Escolares a diferentes públicos. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 262-273, 2007.

33.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2007KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos ; ELLIOT, Ligia Gomes . O Exame Nacional do Ensino Médio - Tecnologia e Principais Resultados em 2005. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 116-131, 2007.

34.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2007KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos ; José Carmelo Braz de Carvalho . O Desempenho de alunos dos Cursos Pré-Vestibulares Comunitários no ENEM 2006: análise de um possível impacto da capacitação de professores. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, p. 373-392, 2007.

35.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2007KLEIN, R.; FONTANIVE, Nilma Santos ; ELLIOT, Ligia Gomes . O Exame Nacional do Ensino Médio - Tecnologia e Principais Resultados em 2005. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 116-131, 2007.

36.
FONTANIVE, Nilma Santos2007FONTANIVE, Nilma Santos ; ELLIOT, Ligia Gomes ; KLEIN, R. . Os desafios da Apresentação dos Resultados da Avaliação de Sistemas Escolares a diferentes públicos. Revista Electrónica Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, p. 262-273, 2007.

37.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2006KLEIN, R.. Como Está a Educação no Brasil? O Que Fazer?. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 14, p. 139-172, 2006.

38.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2004KLEIN, R.. Produção e Utilização de Indicadores Educacionais: Metodologia de Cálculo de Indicadores do Fluxo Escolar da Educação Básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 84, p. 107-157, 2004.

39.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2003 KLEIN, R.. Utilização da Teoria de Resposta ao Item no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), Rio de Janeiro, v. 11, n.40, p. 283-296, 2003.

40.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2003KLEIN, R.; ELLIOT, L. G. ; FONTANIVE, N. . A Capacitação de Professores em Avaliação em sala de aula: um esboço de idéias e estratégias. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), Rio de Janeiro, v. 11, n.39, p. 141-152, 2003.

41.
ELLIOT, Ligia Gomes2003ELLIOT, Ligia Gomes ; FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . A Capacitação de Professores em Avaliação em Sala de Aula: Um Esboço de Idéias e Estratégias.. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), Rio de Janeiro, v. 11, n.39, p. 141-152, 2003.

42.
ELLIOT, Ligia Gomes2003ELLIOT, Ligia Gomes ; KLEIN, R. ; FONTANIVE, Nilma Santos . A Capacitação de Professores em Avaliação em Sala de Aula: Um esboço de Idéias e Estratégias. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n.39, p. 141-152, 2003.

43.
ELLIOT, Ligia Gomes2003ELLIOT, Ligia Gomes ; FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . A Capacitação de Professores em Avaliação em Sala de Aula: Um Esboço de Idéias e Estratégias.. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), Rio de Janeiro, v. 11, n.39, p. 141-152, 2003.

44.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2002KLEIN, R.. Por uma educação de qualidade. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), Rio de Janeiro, v. 11, n.38, p. 115-120, 2002.

45.
FONTANIVE, Nilma Santos2002FONTANIVE, Nilma Santos ; ELLIOT, Ligia Gomes ; KLEIN, R. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Informativo para Pais e Comunidade. Avaliação dos Alunos de 4a série do Município do Rio de Janeiro. Informativo para Pais e Comunidade, Rio de Janeiro, 2002.

46.
FONTANIVE, Nilma Santos2002FONTANIVE, Nilma Santos ; ELLIOT, Ligia Gomes ; KLEIN, R. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Informativo para Pais e Comunidade. Avaliação dos Alunos de 4a série do Município do Rio de Janeiro. Informativo para Pais e Comunidade, Rio de Janeiro, 2002.

47.
FONTANIVE, Nilma Santos2002FONTANIVE, Nilma Santos ; ELLIOT, Ligia Gomes ; KLEIN, R. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Informativo para Pais e Comunidade. Avaliação dos Alunos de 4a série do Município do Rio de Janeiro. Informativo para Pais e Comunidade, Rio de Janeiro, 2002.

48.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN2000KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. . Uma Visão sobre O Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil - SAEB. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 8, n.29, p. 409-442, 2000.

49.
FONTANIVE, Nilma Santos2000FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Uma Visão sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil - SAEB. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 8, n.29, p. 409-440, 2000.

50.
FONTANIVE, Nilma Santos2000FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Uma Visão sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Brasil - SAEB. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 8, n.29, p. 409-440, 2000.

51.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1999KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; OLESKO, S. . COMPETÊNCIAS BÁSICAS DAS POPULAÇÕES JOVEM E ADULTA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.. Contemporaneidade e Educação, Rio de Janeiro, v. 4, n.5, p. 46-77, 1999.

52.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1999KLEIN, R.; ANDRADE, D. . Métodos Estatísticos para Avaliação Educacional: Teoria da Resposta ao Item. Boletim da Abe, São Paulo, v. 15, n.43, p. 21-28, 1999.

53.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1998KLEIN, R.; MOURA, F. A. S. . ANÁLISE DOS ERROS AMOSTRAIS DE INDICADORES EDUCACIONAIS OBTIDOS ATRAVÉS DE DADOS DA PNAD. Revista Brasileira de Estatística, Rio de Janeiro, v. 59, n.211, p. 47-58, 1998.

54.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1998KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. . O RENDIMENTO ESCOLAR NAS REGIÕES METROPOLITANAS NO BRASIL.. Contemporaneidade e Educação, Rio de Janeiro, v. 3, n.3, p. 120-141, 1998.

55.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1998KLEIN, R.. INDICADORES EDUCACIONAIS PARA SUBPOPULAÇÕES CARACTERIZADAS PELA COR. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 5, p. 495-514, 1998.

56.
FONTANIVE, Nilma Santos1998FONTANIVE, Nilma Santos ; PAIVA, Vanilda ; KLEIN, R. . Competências Básicas para um mundo complexo. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7-7, 1998.

57.
FONTANIVE, Nilma Santos1998FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . O rendimento escolar dos alunos nas grandes cidades. Contemporaneidade e Educação.. Revista Semestral Temática de Ciências Sociais e Educação, Rio de Janeiro, v. 3, 1998.

58.
FONTANIVE, Nilma Santos1998FONTANIVE, Nilma Santos ; PAIVA, Vanilda ; KLEIN, R. . Competências Básicas para um mundo complexo. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7-7, 1998.

59.
FONTANIVE, Nilma Santos1998FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . O rendimento escolar dos alunos nas grandes cidades. Contemporaneidade e Educação.. Revista Semestral Temática de Ciências Sociais e Educação, Rio de Janeiro, v. 3, 1998.

60.
FONTANIVE, Nilma Santos1998FONTANIVE, Nilma Santos ; PAIVA, Vanilda ; KLEIN, R. . Competências Básicas para um mundo complexo. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7-7, 1998.

61.
FONTANIVE, Nilma Santos1998FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . O rendimento escolar dos alunos nas grandes cidades. Contemporaneidade e Educação.. Revista Semestral Temática de Ciências Sociais e Educação, Rio de Janeiro, v. 3, 1998.

62.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1995KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. . Avaliação em Larga Escala: uma proposta inovadora. In: Em Aberto. Em Aberto, Brasília, v. 15, n.66, p. 29-34, 1995.

63.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1995KLEIN, R.; RIBEIRO, S. C. . A PEDAGOGIA DA REPETÊNCIA AO LONGO DAS DÉCADAS.. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 3, n.6, p. 55-61, 1995.

64.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1995KLEIN, R.; GOKHALE, D. V. . ANALYSIS OF CONTINGENCY TABLES BY MARGINAL SCORES.. Revista Brasileira de Probabilidade Estatística - REBRAPE, São Paulo, v. 9, n.1, p. 25-42, 1995.

65.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1995KLEIN, R.; GOKHALE, D. V. . ASSOCIATION MODELS FOR CONTINGENCY TABLES VIA MINIMUM DISCRIMINATION INFORMATION APPROACH AND CORRESPONDENCE ANALYSIS. Revista Brasileira de Probabilidade Estatística - REBRAPE, São Paulo, v. 9, n.1, p. 83-98, 1995.

66.
FONTANIVE, Nilma Santos1995FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Avaliação em Larga Escala: uma proposta inovadora. In: Em aberto.. Avaliação em Larga Escala: uma proposta inovadora, Brasília, 1995.

67.
FONTANIVE, Nilma Santos1995FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Avaliação em Larga Escala: uma proposta inovadora. In: Em aberto.. Avaliação em Larga Escala: uma proposta inovadora, Brasília, 1995.

68.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1994KLEIN, R.. O FLUXO DOS ALUNOS DO 1º GRAU NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA DÉCADA DE 80: Necessidade de Melhorar a Qualidade do Ensino. Revista do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, p. 9-24, 1994.

69.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1994KLEIN, R.; CORDEIRO, G. . BIAS CORRECTION IN ARMA MODEL.. Statistics And Probability Letters, Estados Unidos, v. 19, p. 169-176, 1994.

70.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1993KLEIN, R.; PRESS, S. J. . IMAGE RECONSTRUCTION BY ADAPTIVE BAYESIAN CLASSIFICATION WITH A LOCALLY PROPORTIONAL PRIOR.. Communications in Statistics. Theory and Methods, Estados Unidos, v. 22, n.10, p. 2925-2940, 1993.

71.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1992 KLEIN, R.; PRESS, S. J. . ADAPTIVE BAYESIAN CLASSIFICATION OF SPATIAL DATA. Journal of the American Statistical Association, Estados Unidos, v. 87, n.419, p. 844-851, 1992.

72.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1992KLEIN, R.; RIBEIRO, S. C. . O ERRO DO CENSO EDUCACIONAL BRASILEIRO.. Boletim da Abe, São Paulo, p. 26-33, 1992.

73.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1991 KLEIN, R.; RIBEIRO, S. C. . O CENSO EDUCACIONAL E O MODELO DE FLUXO: O Problema da Repetência. Revista Brasileira de Estatística, Rio de Janeiro, v. 52, n.197, p. 5-45, 1991.

74.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1990KLEIN, R.; PRESS, S. J. . CONTEXTUAL BAYESIAN CLASSIFICATION OF REMOTELY SENSED DATA WHEN TRAINING DATA IS PART OF THE SCENE. Revista Brasileira de Probabilidade Estatística - REBRAPE, São Paulo, v. 4, n.1, p. 43-67, 1990.

75.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1989KLEIN, R.; PRESS, S. J. . Contextual Bayesian Classification Of Remotely Sensed Data. COMMUNICATIONS IN STATISTICS - THEORY AND METHODS, Estados Unidos, v. 18, n.9, p. 3177-3202, 1989.

76.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1989KLEIN, R.; KLEIN, T. S. . Xloglin, An Improved Computer Program For Multivariate Logistic Regression. COMPUTATIONAL STATISTCS QUARTERLY, Alemanha, v. 5, n.2, p. 89-98, 1989.

77.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1982 KLEIN, R.; RIBEIRO, S. C. ; PESSOA, D. G. C. . A DIVISÃO INTERNA DA UNIVERSIDADE: POSIÇÃO SOCIAL DAS CARREIRAS. Revista Educação e Seleção, São Paulo, v. 5, p. 29-43, 1982.

78.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1981KLEIN, R.; YOHAI, V. . Asympotic Behavior Of Iterative M-Estimators For The Linear Model. COMMUNICATIONS IN STATISTICS, Estados Unidos, v. A10, p. 2373-2388, 1981.

79.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1981KLEIN, R.; RIBEIRO, S. C. ; PESSOA, D. G. C. ; FONTANIVE, N. S. ; UCHOA, C. E. . FLUTUAÇÃO DE CRITÉRIOS NA AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES. Revista Educação e Seleção, São Paulo, v. 4, p. 27-42, 1981.

80.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1979KLEIN, R.; YOHAI, V. . Asympotic Behavior Of Iterative M-Estimators For Location.. BOLETIM DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMATICA, Rio de Janeiro, v. 10, p. 27-42, 1979.

81.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1979 KLEIN, R.; ABBOTT, S. . Symptons Of Depression And Anxiety Among Kikuyu In Kenya.. J.SOC.PSYCHOLOGICAL ANTHROPOLOGY - ETHOS, v. 7, n.2, p. 161-188, 1979.

82.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1976KLEIN, R.. A REPRESENTATION THEOREM ON STATIONARY GAUSSIAN PROCESSES. Annals of Probability, Estados Unidos, v. 4, p. 844-849, 1976.

83.
KLEIN, R.;KLEIN, RUBEN1975KLEIN, R.; GINÉ, E. . ON QUADRATIC VARIATION OF PROCESSES WITH GAUSSIAN INCREMENTS. Annals of Probability, Estados Unidos, v. 3, p. 716-721, 1975.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KLEIN, R.. Fátima Bayma de Oliveira. (Org.). Desafios da Educação: contribuições estratégicas para o ensino superior.. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009.

2.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . Língua portuguesa: ensino fundamental: livro do professor. Palmas: SEDUC; Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2007. Nilma Santos Fontanive, Ruben Klein (Coord.). Rio de Janeiro: FUNDAÇÃO CESGRANRIO, 2007. v. 1. 216p .

3.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . Língua portuguesa: ensino médio: livro do professor. Palmas: SEDUC; Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2007. Nilma Santos Fontanive, Ruben Klein (Coord.). RIO DE JANEIRO: FUNDAÇÃO CESGRANRIO, 2007. v. 1. 181p .

4.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . Língua portuguesa: ensino médio: livro do professor. Palmas: SEDUC; Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2007. Nilma Santos Fontanive, Ruben Klein (Coord.). RIO DE JANEIRO: FUNDAÇÃO CESGRANRIO, 2007. v. 1. 122p .

5.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . Matemática: ensino fundamental: livro do professor. Palmas: SEDUC; Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2007. Nilma Santos Fontanive, Ruben Klein (Coord.). RIO DE JANEIRO: FUNDAÇÃO CESGRANRIO, 2007. v. 1. 131p .

6.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . Matemática: ensino médio: livro do professor. Palmas: SEDUC; Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2007. Nilma Santos Fontanive, Ruben Klein (Coord.). RIO DE JANEIRO: FUNDAÇÃO CESGRANRIO, 2007. v. 1. 75p .

7.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . Matemática: ensino médio: livro do professor. Palmas: SEDUC; Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2007. Nilma Santos Fontanive, Ruben Klein (Coord.). RIO DE JANEIRO: FUNDAÇÃO CESGRANRIO, 2007. v. 1. 33p .

8.
KLEIN, R.; ELLIOT, L. G. ; FONTANIVE, N. S. . Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: SPAECE 2006: as escolas que fizeram a diferença no SPAECE 2006 : relatório analítico.. Rio de Janeiro / Fortaleza: Fundação Cesgranrio, 2007. v. 1. 187p .

9.
KLEIN, R.; ELLIOT, L. G. ; FONTANIVE, N. S. . Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: SPAECE 2006: relatório técnico-pedagógico de matemática. Fortaleza: SEDUC; Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio. Rio de Janeiro / Fortaleza: Fundação Cesgranrio, 2007. v. 1. 169p .

10.
KLEIN, R.; ELLIOT, L. G. ; FONTANIVE, N. S. . Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: SPAECE 2006: relatório técnico-pedagógico de língua portuguesa. Fortaleza: SEDUC; Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio. Rio de Janeiro / Fortaleza: Fundação Cesgranrio, 2007. v. 1. 170p .

11.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . Matemática: ensino médio: livro do professor. Palmas: SEDUC; Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2007. Nilma Santos Fontanive, Ruben Klein (Coord).. RIO DE JANEIRO: FUNDAÇÃO CESGRANRIO, 2007. v. 1. 67p .

12.
KLEIN, R.. Dimensões da Avaliação Educacional. 3ª. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. 264p .

13.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Avaliacao da Escola Pública 2001 - Resultados da 3a Série - Ensino Médio. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio/Governo do Estado do Maranhão, 2003. v. 1. 108p .

14.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Avaliação da Escola Pública 2001 - Resultados da 4a série - Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio/Governo do Estado do Maranhão, 2003. v. 1. 114p .

15.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. ; ANDRADE, D. . Avaliação da Escola Pública 2001 - Resultados da 8a Série - Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio/Governo do Estado do Maranhão, 2003. v. 1. 112p .

16.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Avaliação de Desempenho Escolar - Programa Nova Escola 2003 - 3a Série do Ensino Médio. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio/Governo do Estado do Rio de Janeiro, 2003. v. 1. 296p .

17.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Avaliação do Desempenho Escolar - Programa Nova Escola 2003 - 4a Série do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio/Governo do Estado do Rio de Janeiro, 2003. v. 1. 310p .

18.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Avaliação de Desempenho Escolar - Programa Nova Escola 2003 - 8a Série do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio/Governo do Estado do Rio de Janeiro, 2003. v. 1. 312p .

19.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Avaliação dos Alunos da 4a Série da Rede Municipal do Rio de Janeiro - Análise dos Resultados.. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio/Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 2003. v. 1. 168p .

20.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Sistema de Avaliação das Escolas Estaduais do Tocantins - Resultados da 3a Série - Ensino Médio.. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio/Governo do Estado do Tocantins, 2003. v. 1. 116p .

21.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Sistema de Avaliação das Escolas Estaduais do Tocantins - Resultados da 8a Série - Ensino Fundamental.. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio/Governo do Estado do Tocantins, 2003. v. 1. 112p .

22.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; ELLIOT, L. G. ; ARRUDA, Rolf Stöller . Sistema de Avaliação das Escolas Estaduais do Tocantins - Resultados da 4a Série - Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio/Governo do Estado do Tocantins, 2003. v. 1. 114p .

23.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . PENSANDO E USANDO MATEMÁTICA: ENSINO FUNDAMENTAL. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1998. v. 2.

24.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . PENSANDO E USANDO MATEMÁTICA: ENSINO MÉDIO. Roi de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1998. v. 1.

25.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . PENSANDO AS CIÊNCIAS COMPREENDENDO A VIDA: ENSINO FUNDAMENTAL. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1998. v. 1.

26.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . PENSANDO AS CIÊNCIAS COMPREENDENDO O MOVIMENTO E A MATÉRIA: ENSINO FUNDAMENTAL. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1998. v. 1.

27.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . PENSANDO E USANDO MATEMÁTICA: ENSINO FUNDAMENTAL. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1997. v. 1.

28.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . COMPREENDENDO O TEXTO, LENDO O MUNDO: ENSINO FUNDAMENTAL. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1997. v. 1.

29.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. (Org.) . COMPREENDENDO O TEXTO, LENDO O MUNDO: ENSINO MÉDIO. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 1997. v. 1.

30.
FERNANDEZ, R. K. P. ; KLEIN, R. ; YOHAI, V. . Analise de Dados Multivariados. MAR DEL PLATA, ARGENTINA: V ESCOLA LATINO AMERICANA DE MATEMATICA, 1980. v. 1. 166p .

Capítulos de livros publicados
1.
KLEIN, R.. Aspectos Metodológicos e Técnicos: Delineamentos Assumidos nas Avaliações, Limites e Perspectivas de Aprimoramento. In: Adriana Bauer, Bernadete A. Gatti, Marialva R. Tavares. (Org.). Vinte e cinco anos de Avaliação de Sistemas Educacionais no Brasil - Origem e pressupostos - Volume 1. 1ed.Florianópolis: Insular, 2013, v. 1, p. 97-116.

2.
DINIZ, H. M. ; FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Indicadores de Qualidade na Educação Básica. Justiça pela Qualidade na Educação. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2013, v. 1, p. 537-571.

3.
FONTANIVE, N. S. ; KLEIN, R. ; RODRIGUES, S.S . Boas práticas docentes no ensino da Matemática. Estudos & Pesquisas Educacionais. 1ed.São Paulo: Fundação Victor Civita, 2012, v. 3, p. 195-278.

4.
KLEIN, R.. Verbete sobre Sergio Christiano de Leers Costa Ribeiro. In: Fávero, M.L.A.; Britto, J.M.. (Org.). Dicionário de Educadores no Brasil: Da Colônia aos Doias Atuais.. 2eded.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002, v. , p. 956-961.

5.
KLEIN, R.. REPETITION AND DROPPING-OUT IN BRAZIL: MEASUREMENTS ISSUES. In: Laura Randall; Joan Anderson. (Org.). Scooling for Success: Preventing Repetiton and Dropout in Latin American Primary Schools. : M. E. Sharpe Inc., 1999, v. , p. 121-130.

6.
KLEIN, R.. INDICADORES EDUCACIONAIS E DISPARIDADES REGIONAIS E SOCIO-ECONÔMICAS NO BRASIL. In: Helena Bomeny. (Org.). Avaliação e Determinação de Padrões na Educação Latinoamericana. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997, v. , p. 47-86.

7.
KLEIN, R.; PRESS, S. J. ; FATTI, L. P. . HIERARCHICAL BAYES MODELS IN CONTEXTUAL SPATIAL CLASSIFICATION. In: S.Ghosh; W. R.Shucany; W. B. Smith. (Org.). Statistics of Quality. : Marcel Dekker inc, 1996, v. , p. 275-294.

8.
KLEIN, R.; PRESS, S. J. . ITERATIVE BAYESIAN CONTEXTUAL CLASSIFICATION OF REMOTELY SENSED DATA. In: A. Possolo. (Org.). Spatial Statistics and Imaging. Lecture Notes-Monograph Series. : , 1991, v. 20, p. 176-185.

9.
KLEIN, R.; PRESS, J. . Bayesian Contextual Classification With Neighbors Correlated With Training Data. In: S. Geisser; J. Hodges; S. J. Press; A. Zellner. (Org.). BAYESIAN AND LIKELIHOOD METHODS IN STATISTICS AND ECONOMETRIC: ESSAYS IN HONOR OF GEORGE A. BARNARD. ESTADOS UNIDOS: NORTH HOLLAND, 1990, v. , p. 337-355.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KLEIN, R.. O sonho possível. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7, 23 mar. 2007.

2.
KLEIN, R.. Universalização do Ensino Básico. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7, 21 jan. 2007.

3.
KLEIN, R.. A Mudança na Educação. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7, 22 dez. 2005.

4.
KLEIN, R.. A Boa Escola. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7, 31 jan. 2005.

5.
KLEIN, R.. Pacto sobre a qualidade de ensino. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7 - 7, 10 jun. 2004.

6.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. ; PAIVA, V. . COMPETÊNCIAS BÁSICAS PARA UM MUNDO COMPLEXO.. O Globo, Rio de Janeiro, p. 7 - 7, 09 set. 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KLEIN, R.; Fontanive, Nilma ; RODRIGUES, S. S. ; MARINO, L. . Estudo Longitudinal da Evolução do Desempenho dos alunos dos 3 primeiros Anos do ensino Fundamental 2014 - 2016. In: IX Reunião da ABAVE, 2017, Salvador. IX Reunião da ABAVE - PNE e a Avaliação Educacional, 2017.

2.
KLEIN, R.; FINI, M. I. ; CORREA, C. M. . Pisa e sua influência nas políticas públicas educacionais. In: IX Reunião da ABAVE, 2017, Salvador. IX Reunião da ABAVE - PNE e a Avaliação Educacional, 2017.

3.
MARINO, L. ; KLEIN, R. ; SILVA, D. B. N. . study about test performances of Rio de Janeiro county students in 2012 and 2011 based on longitudinal data. In: International Association for Statistical Education (IASE) 2015 Satellite Conference, 2015, Rio de Janeiro. A study about test performances of Rio de Janeiro county students in 2012 and 2011 based on longitudinal data, 2015. v. 1.

4.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. ; ELLIOT, L. G. . Empowering teachers in classroom assessment: a draft of ideas and strategies.. In: 27th Annual IAEA Conference: The future and challenges of educational Assessment, 2001, Rio de Janeiro. Conference Program and abstracts, 2001.

5.
KLEIN, R.. Indicadores Educacionais.. In: 1o Seminário Fluminense de Indicadores, 2000, Rio de Janeiro. Ca derno de Textos. Rio de Janeiro: Fundação CIDE, 2000. p. 25-32.

6.
KLEIN, R.. CONSIDERAÇÕES SOBRE O FLUXO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO. In: Seminário Internacional de Políticas Públicas do Ensino Médio, 1998, São Paulo. Coletânea do Seminário Internacional de Políticas Públicas do Ensino Médio, 1996. p. 45-65.

7.
KLEIN, R.. MEASURING INTERNAL EFFICIENCY OF THE EDUCATIONAL SYSTEM. In: Joint IASS/IAOS Conference Statistics for Economic and Social Development, 1998, Aguascalientes. Proceedings of the Joint IASS/IAOS Conference Statistics for Economic and Social Development, 1998.

8.
KLEIN, R.. O FLUXO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Congresso Internacional Cidade e Educação na Cultura pela Paz, 1996, Rio de Janeiro. Anais do Congresso Internacional Cidade e Educação na Cultura pela Paz, 1996.

9.
KLEIN, R.. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE INDICADORES EDUCACIONAIS. In: 4a Conferência nacional de Estatística: Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais, 1996, Rio de janeiro. Anais da 4a Conferência nacional de Estatística, 1996.

10.
KLEIN, R.. UMA HOMENAGEM AO PROF. SERGIO COSTA RIBEIRO. In: II Seminário do Projeto Educação: O Desafio da Educação Básica no Brasil. Forum de Ciência e Cultura/UFRJ, 1995, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário do Projeto Educação: O Desafio da Educação Básica no Brasil. Forum de Ciência e Cultura/UFRJ, 1995.

11.
KLEIN, R.; PRESS, S. J. . BAYESIAN CLASSIFICATION FOR DATA WITH SPATIAL STRUCTURE: A BRIEF REVIEW. In: 17º Colóquio Brasileiro de Matemática, 1991, Rio de Janeiro. Atas do 17º Colóquio Brasileiro de Matemática, 1989. p. 111-121.

12.
KLEIN, R.; RIBEIRO, S. C. ; FLETCHER, P. R. . O FLUXO DE ALUNOS NO SISTEMA FORMAL DE ENSINO. In: 1º Seminário de Demografia Fluminense, 1991, Rio de Janeiro. Atas do 1º Seminário de Demografia Fluminense, 1991.

13.
KLEIN, R.. Algumas Consideracoes Sobre Estatistica Computacional, Ilustradas Com O Programa Xloglin. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE MATEMATICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 1989. SAO JOSE DO RIO PRETO, SP, BRA. p. 0-0.

14.
KLEIN, R.; CORDEIRO, G. . Correcao de Vicios das Estimativas de Maxima Verossimilhanca Nos Modelos Arma de Box - Senkins. In: III ESCOLA DE SERIES TEMPORAIS, 1989, Rio de Janeiro. Atas da 3ª Escola de Séries Temporais e Econometria, 1989. p. 61-69.

15.
KLEIN, R.. Bayesian Classification For Data With Spatial Structure: A Brief Review. In: ATAS DO XVII COLOQUIO BRASILEIRO DE MATEMATICA, 1989. RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL. p. 0-0.

16.
KLEIN, R.. Classificacao Bayeslana Para Dados Sensoriados Remotamente. In: I ENCONTRO DE ANALISE MULTIVARIADA, 1989. CAMPINAS, SP, BRASIL. p. 0-0.

17.
KLEIN, R.. Xlogin, Uma Nova Versao de Um Programa de Computador Para Regressao Logistica Multivariada. In: I ESCOLA DE MODELOS LINEARES, 1989, SAO PAULO, SP, BRASIL. p. 0-0.

18.
KLEIN, R.. Iterative Bayesian Contextual Classification Of Remotely Sended Data. In: III CONGRESO LATINOAMERICANO DE PROBABILIDADE E ESTADISTICA MATEMATICA, 1988. MONTEVIDEU, URGUAI. p. 0-0.

19.
KLEIN, R.. Iterative Bayesian Contextual Classification Of Remotely Sensed Data. In: PROCEED.OF THE AMS-IMS-SIAM SOINT SUMMER RESEARCH CONF.'SPATIAL STATISTICS IMAG., 1988. BONDOIN, MAINE, EUA. p. 0-0.

20.
KLEIN, R.. Iterative Bayesian Contextual Classification Of Remotely Sensed Data. In: 36TH NBER-NSF SEMINAR ON BAYESIAN INFERENCE IN STATISTICS AND ECONOMETRICS, 1988. ANN ARBOR, MICHIGAN, USA. p. 0-0.

21.
KLEIN, R.; PRESS, S. J. . BAYESIAN CONTEXTUAL CLASSIFICATION OF REMOTELY SENSED DATA: AN ITERATIVE PROCEDURE. In: 1988 JOINT STATISTICAL MEETING (ASA, BIOMETRIC SOCIETY, IMS), 1988. 88 ASA Proceedings of Business and Economics Statistics Section, 1988.

22.
KLEIN, R.. Bayesian Contextual Classification With Meighbors Correlated With Training Data. In: 35TH NBER-NSF SEMINAR ON BAYESIAN INFERENCE IN STATISTICS AND ECONOMETRICS, 1987. GAINESNLLE, FLORIDA, USA. p. 0-0.

23.
KLEIN, R.. Spatial Structure In Bayesian Classification. In: 1987 SOINT STATISTICAL MEETING (ASA, BIOMETRIC SOCIETY, IMS), 1987. SAN FRANCISCO, CA, EUA. p. 0-0.

24.
KLEIN, R.. Spatial Correlation In Bayesian Classification. In: 34TH NBER-NSF SEMINAR ON BAYESIAN INFERENCE IN STATISTICS AND ECONOMETRICS, 1987. NORTH CAROLINA - USA. p. 0-0.

25.
KLEIN, R.. Variacao das Caracteristicas Socio-Economicas Ao Longo dos Anos dos Classificados No Vestibular Cesgranrio. In: VII SIMPOSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATISTICA, 1986. CAMPINAS, SP, BRASIL. p. 0-0.

26.
KLEIN, R.. Non Linear Principal Componentes By Prosection Pursuit. In: II CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PROBABILIDAD Y ESTADISTICA MATEMATICA, 1985. CARACAS, VENEZUELA. p. 0-0.

27.
KLEIN, R.; PESSOA, D. . Comparacao do Teste da Razao de Versossimilhanca e do Teste F No Modelo de Mandel de Analise de Variancia. In: VI SIMPOSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATISTICA, 1984, Rio de Janeiro. RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 1984. p. 0-0.

28.
KLEIN, R.; PESSOA, D. . CLASSIFICAÇÃO NÃO PARAMÉTRICA: MÉTODO DE FRIEDMAN-STUELTZLE DE BUSCA DE PROJEÇÃO. In: V Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1983, São Paulo. Atas V Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1982. p. 48-53.

29.
KLEIN, R.; YOHAI, V. . COMPORTAMENTO ASSINTÓTICO DE M-ESTIMADORES ITERATIVOS. In: Simpósio de Probabilidade e Estatística Matemática, 1982, Caracas. Atas do Simpósio de Probabilidade e Estatística Matemática, 1982. p. 237-253.

30.
KLEIN, R.; RIBEIRO, S. C. . A ESTRUTURA DE NOTAS DOS CLASSIFICADOS NO VESTIBULAR DO CESGRANRIO E ALGUMAS DE SUAS IMPLICAÇÕES. In: IV Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1982, Rio de Janeiro. Atas IV Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1980. p. 91-103.

31.
KLEIN, R.; PESSOA, D. . DISCRIMINAÇÃO DO CARÁTER DAS CARREIRAS A PARTIR DOS ESCORES NO VESTIBULAR. In: 13º Colóquio Brasileiro de Matemática, 1982, Poços de Caldas. Atas 13º Colóquio Brasileiro de Matemática, 1981. p. 277-289.

32.
KLEIN, R.. A VARIAÇÃO QUADRATICA DE PROCESSOS COM INCREMENTOS GAUSSIANOS. In: 10º Colóquio Brasileiro de Matemática, 1976, Poços de Caldas. Atas 10º Colóquio Brasileiro de Matemática, 1975. p. 407-419.

33.
KLEIN, R.. UM TEOREMA DE REPRESENTAÇÃO DE PROCESSOS GAUSSIANOS ESTACIONÁRIOS E APLICAÇÕES. In: 1º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1975, Rio de Janeiro. Atas 1º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, 1974. p. 83-87.

Artigos aceitos para publicação
1.
FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . A alfabetização de Crianças de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental de 9 anos ? Uma contribuição para a definição de uma Matriz de Competências e Habilidades de Leitura, Escrita e Matemática. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . A alfabetização de Crianças de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental de 9 anos ? Uma contribuição para a definição de uma Matriz de Competências e Habilidades de Leitura, Escrita e Matemática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Uma nova maneira de Avaliar as Competências Escritoras na Redação do ENEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. . O desempenho de alunos dos Cursos de Pré-Vestibulares Comunitários no ENEM 2006: Análise de um possível impacto da Capacitação de Professores.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
KLEIN, R.. Diretrizes e Parâmetros Curriculares para a Matemática do Ensino Médio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
KLEIN, R.. Contribuições da Estatística para a Educação no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. . Resultados na Prova ABC e as Metas 2 e 3. Em De Olho nas Metas 2011: Quarto relatório de monitoramento das 5 Metas do Todos pela Educação. São Paulo: Editora Moderna, 2012 (Educacional).


Demais tipos de produção técnica
1.
FONTANIVE, N. S. ; KLEIN, R. ; RODRIGUES, S.S ; NASSER, L. ; MOTTA, C.E.M. ; MARQUES, E.O. ; VACCARO, L. ; COSTA SILVA, M.P. . Relatório Boas Práticas no Ensino da Matemática. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. ; RODRIGUES, S.S . Relatório Geral Parceiros da Educação. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. ; RODRIGUES, S.S ; QUESADO, M. . Relatório Pedagógico Ciências - Parceiros da Educação. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. ; RODRIGUES, S.S ; BASTOS, A.R. . Relatório Pedagógico Geografia - Parceiros da Educação. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. ; RODRIGUES, S.S . Relatório Pedagógico História - Parceiros da Educação. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
FONTANIVE, N. S. ; KLEIN, R. ; RODRIGUES, S.S . Relatório Pedagógico Língua Portuguesa - Parceiros da Educação. 2012. (Relatório de pesquisa).

7.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. ; RODRIGUES, S.S . Relatório Pedagógico Matemática - Parceiros da Educação. 2012. (Relatório de pesquisa).

8.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. . Relatório Pedagógico 4º e 5º anos do Ensino Fundamental - Parceiros da Educação. 2012. (Relatório de pesquisa).

9.
KLEIN, R.. Mini-curso Análise Estatística e Pedagógica dos Itens,. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
FONTANIVE, N. S. ; KLEIN, R. . Apresentação de Resultados da Avaliação Diagnóstica em Língua Portuguesa. 2011. (Relatório de pesquisa).

11.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. . Apresentação de Resultados da Avaliação Diagnóstica em Matemática. 2011. (Relatório de pesquisa).

12.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. . Relatório Pedagógico da Avaliação Somativa em Matemática. 2011. (Relatório de pesquisa).

13.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. . Apresentação de Resultados da Avaliação Formativa de Língua Portuguesa. 2011. (Relatório de pesquisa).

14.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. . Apresentação de Resultados da Avaliação Formativa de Matemática. 2011. (Relatório de pesquisa).

15.
FONTANIVE, N. ; KLEIN, R. . Relatório Pedagógico Avaliação Somativa Língua Portuguesa. 2011. (Relatório de pesquisa).

16.
FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Apresentação de Resultados da Avaliação Somativa e Formativa de Matemática. 2009. (Relatório de pesquisa).

17.
FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Apresentação dos Resultados da Avaliação Somativa e Formativa de Língua Portuguesa. 2009. (Relatório de pesquisa).

18.
FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Apresentação dos Resultados da Avaliação Somativa e Formativa de Língua Portuguesa. 2009. (Relatório de pesquisa).

19.
FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Apresentação dos Resultados da Avaliação Somativa e Formativa de Matemática. 2009. (Relatório de pesquisa).

20.
FONTANIVE, Nilma Santos ; KLEIN, R. . Avaliação de Leitura, Escrita e Matemática do Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul - Relatório Pedagógico. 2009. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KLEIN, R.. Participação em banca de Gabrielle Alves Palermo Cavalcante. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

2.
KLEIN, R.. Participação em banca de José de Arimathea dos Santos. Avaliação do Impacto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto escolar.. 2010. Dissertação (Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

3.
KLEIN, R.. Participação em banca de Alessandra Rocha Santos. Estimação de Indicadores Educacionais por Sexo e Raça / Cor através da Metodologia PROFLUXO. 2006. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

Teses de doutorado
1.
Dani Gamerman; MIGON, Hélio dos Santos.; ANDRADE, Dalton Francisco de.; KLEIN, R.; PEREIRA, Carlos Alberto de Bragança.. Participação em banca de Caio Lucidius Naberezny Azevedo. Modelos longitudinais de grupos múltiplos multiníveis na teoria da resposta ao item: métodos de estimação e seleção estrutural sob a perspectiva bayesiana. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Estatistica) - Universidade de São Paulo.

2.
KLEIN, R.. Participação em banca de Margarida Maria Mariano Rodrigues. Avaliação Educacional Sistêmica na Perspectiva dos Testes de Desempenho e de seus Resultados. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

3.
KLEIN, R.. Participação em banca de Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva. A cultura da repetência em escolas cariocas. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
KLEIN, R.. Participação em banca de Mariana Áire. Análise de questionários com itens constrangedores. 2006. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Reunião da ABAVE. Estudo Longitudinal da Evolução do Desempenho dos Alunos dos 3 primeiros anos do Ensino Fundamental 2014-2016. 2017. (Congresso).

2.
IX Reunião da ABAVE. Pisa e sua influência nas políticas públicas educacionais. 2017. (Congresso).

3.
VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Tendências e desafios das pesquisas e avaliações internacionais. 2017. (Congresso).

4.
Ciclo de Debates da Fundação Carlos Chagas: ?Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil.Aspectos metodológicos e técnicos: delineamentos assumidos nas avaliações, limites e perspectivas de aprimoramento. 2012. (Encontro).

5.
Congresso Internacional "Educação: uma agenda urgente". Mesas Redondas sobre Definição das expectativas de aprendizagem e Avaliações externas e seu uso na gestão educacional. Todos pela Educação.. 2011. (Congresso).

6.
II Conbratri. TRI e ENEM: um casamento possível?. 2011. (Congresso).

7.
Seminário Internacional de Avaliação em larga Escala em Alfabetização, Leitura e Escrita: pesquisa e ação educacional.Avaliações em larga escala no Brasil: avanços e desafios: Prova ABC ? Resultados da Avaliação de Aprendizagem de Leitura, Matemática e Escrita.. 2011. (Seminário).

8.
VI Reunião da Abave. Mesa redonda: Qualidade e Fluxo Escolar ? o que os dados dizem. 2011. (Congresso).

9.
V Reunião da Abave. Uma nova maneira de Avaliar as Competências Escritoras na Redação do ENEM. 2009. (Congresso).

10.
V Reunião da Abave. A alfabetização de Crianças de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental de 9 anos ? Uma contribuição para a definição de uma Matriz de Competências e Habilidades de Leitura, Escrita e Matemática. 2009. (Congresso).

11.
A Educação que Precisamos para o País que Queremos, realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), o Todos pela Educação (CONSED).A Educação que Precisamos para o País que Queremos. 2007. (Encontro).

12.
Encontro com Fernando Haddad, Ministro da Educação realizado pelo Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) em parceria com o Compromisso Todos pela Educação. 2007. (Encontro).

13.
III Reunião Anual da ABAVE - Projeto Todos pela Educação. Importância e viabilidade das metas fixadas..Contribuição das Avaliações para a qualidade do Ensino Básico e Superior. 2007. (Outra).

14.
O Direito Fundamental à Educação no Cotidiano da Criança e do Adolescente,realizado pela Direção do Centro de Ciências Sociais da UERJ.O Dever do Estado em Aferir o Desempenho de Crianças e Jovens. 2007. (Encontro).

15.
Participação em Mesa Cerimonial - Vereador Francisco Melani - Câmara Municipal do RJ.Participação em Mesa Cerimonial - Vereador Francisco Melani. 2007. (Outra).

16.
Seminário: Avaliação do Programa Brasil Alfabetizado, realizado pelo Ministério da Educação - Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.Avaliação do Programa Brasil Alfabetizado. 2007. (Seminário).

17.
A Educação no Brasil, Seminário em homenagem ao Prof. Carlos Alberto Barbosa Dantas. 2006. (Seminário).

18.
I Reunião Anual da ABAVE, Finalidades e Formas de Avaliação da Educação Básica.A Pré-Escola no Brasil. 2006. (Outra).

19.
Seminário Nacional da Educação Superior, Educação à Distância e Educação Corporativa.Dimensões para avaliação do Ensino Superior no Brasil. 2006. (Seminário).

20.
A Statistic Conference in Honor of Jim Press, em patrocínio Bayes, Multivariate Analysis and CASM.Reflections on my joint work with Jim Press. 2005. (Outra).

21.
Educação no Brasil: Estatisticas para Conhecer e Transformar. 2004. (Encontro).

22.
16º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE)..Educação no Brasil: Estatísticas para Conhecer e Transformar. 2003. (Outra).

23.
15º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE)..Apresentação de trabalho no 15º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE).. 2002. (Simpósio).

24.
Encontro Determinantes do Sucesso Educacional.Conferencista no Encontro Determinantes do Sucesso Educacional. 2002. (Encontro).

25.
Seminário Em Busca da eficácia e Eqüidade em Educação.Conferencista no Seminário Em Busca da eficácia e Eqüidade em Educação. 2002. (Seminário).

26.
XIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Sistemas Nacionais de Registros Administrativos: usos e limitações. Debatedor na Sessão de Registros na Área de Educação - Censo Escolar, Censo do Ensino Superior. 2002. (Encontro).

27.
Seminário Internacional sobre Metodologias para Pesquisas Domiciliares por Amostragem. 3a Reunião sobre Estatística Pública do Instituto Interamericano de Estatística.Conferencista no Seminário Internacional sobre Metodologias para Pesquisas Domiciliares por Amostragem. 3a Reunião sobre Estatística Pública do Instituto Interamericano de Estatística. 2001. (Seminário).

28.
Seminário sobre Indicadores de Fluxo Escolar no Mercosul.Conferencista no Seminário sobre Indicadores de Fluxo Escolar no Mercosul. 2001. (Seminário).

29.
1o Seminário Fluminense de Indicadores.Conferencista no 1o Seminário Fluminense de Indicadores. 2000. (Seminário).

30.
Grupo de Trabalho: Estrutura social e desigualdade. XXIV Encontro Anual da ANPOCS.Conferencista no Grupo de Trabalho: Estrutura social e desigualdade. XXIV Encontro Anual da ANPOCS. 2000. (Encontro).

31.
I Seminário Internacional de Avaliação Educacional. I Encontro Franco-Brasileiro de Avaliação da Educação Pública.Debatedor e proffessor de minicurso no I Seminário Internacional de Avaliação Educacional. I Encontro Franco-Brasileiro de Avaliação da Educação Pública. 2000. (Seminário).

32.
Oficina sobre Mecanismos de Correção de Fluxo Escolar.Debatedor na Oficina sobre Mecanismos de Correção de Fluxo Escolar. 2000. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ronaldo Ismério Moreira. Gráficos Dinâmicos Associados a Sistemas de Classificação Supervisionada de Imagens. 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia, . Orientador: Ruben Klein.

2.
Celso Rômulo Barbosa Cabral. Modelos de associação e modelos de correlação para análise de tabelas de contingência com duas entradas. 1991. 0 f. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Orientador: Ruben Klein.

3.
ROSANA DE FREITAS CASTRO. Variação do nível sócio-econômico dos classificados no Vestibular Cesgranrio entre 1975 e 1981. 1990. 0 f. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Orientador: Ruben Klein.

4.
ALBA MARIA BRAZAO TEIXEIRA. Comparacao Entre Analise Univariada e Multivariada Para Alguns Modelos de Medidas Repetidas. 1983. Dissertação - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Orientador: Ruben Klein.

5.
FRANCISCO ANTONIO MORAES DE SOUZA. Alguns Modelos Para Interacao Em Analise de Variancia Com Dois Fatores e Uma Observacao Por Cela. 1983. Dissertação - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Orientador: Ruben Klein.

6.
JOSE RAUL MARTINEZ. Estimadores Alternativos Ao de Minimos Quadrados Para O Modelo Linear de Regressao Na Presenca de Quase-Multicolinearidade. 1980. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Orientador: Ruben Klein.

7.
ANA MARIA DE FARIAS. O Biplot e Algumas Aplicacoes. 1980. Dissertação (Mestrado em Estatística) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Orientador: Ruben Klein.

8.
CLAUDIO JOSE STRUCHINER. Algumas Consideracoes Sobre O Modelo Log-Linear e Analise de Correspondencia. 1980. Dissertação - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Orientador: Ruben Klein.



Outras informações relevantes


Foi Consultor no Ministério da Educação, Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento em diversas ocasiões.
Eleito Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional em 12/2011.
Empossado Presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional em 01/2012.
Membro do Grupo de Discussão sobre avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ? INEP 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 15:41:21