Paulo Ricardo Gazzaneo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5390450859130260
  • Última atualização do currículo em 26/12/2018


"Paulo Gazzaneo movimenta-se com perfeita naturalidade neste mundo romântico provando essa sua atração com as Polonaises de Chopin que nos apresentou. Possui toda a técnica de piano e a riqueza de sentimentos que este estilo exige de seus intérpretes". Marianne Pándi, 1990 Magyar Nemzet, Budapeste Foi assim que o paulistano Paulo Gazzaneo começou a sua carreira internacional no velho continente, em recital de piano realizado na Kisterem da Liszt Ferenc Zeneművészeti Főiskola na cidade de Budapeste, Hungria. A sua bem sucedida carreira está baseada em duas vertentes de seu trabalho, a interpretação e a acadêmica e, recentemente, tem se destacado na área da composição. Doutor pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Dr. Mauricy Matos Martin, em sua formação destacam-se as orientações de Amaral Vieira, Osvaldo Lacerda e Almeida Prado no Brasil, Hans Graf em Viena, Áustria e István Lantos, Ferenc Rádos e Marta Gulyás na Academia Superior Franz Liszt de Budapeste, Hungria. Como recitalista e solista já se apresentou nos Estados Unidos, América Central, em todos os países da América do Sul e nos principais centros musicais europeus (Áustria, Alemanha, Bélgica, Hungria, Polônia, Espanha, Grécia, Bulgária, Inglaterra, Suíça), destacando-se a sua interpretação da integral dos Concertos para Piano de Mozart realizada em Budapeste em 1991, e uma bem sucedida temporada de concertos pelos Estados Unidos em 2012, interpretando obras de Villa-Lobos e o Concerto no 5 de L. van Beethoven. Como compositor, além de um registro fonográfico produzido em 2005 pelo selo PMC, já foi prestigiado pelo Harpyia Quartet (Grécia) em uma temporada de concertos pelos países da Europa Oriental em 2003. Em 2010 a Taiwan at Sun Yat-sen University utilizou o seu Trio para piano e cordas em seu repertório acadêmico de câmara. Em 2015, interpretou sua Fantasia para piano e orquestra frente a Orquestra Filarmônica do Brasil. Em 2016 sua Suíte para orquestra ?Instantâneos? teve a estreia mundial realizada pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa sob a regência do maestro Laércio Diniz. Gazzaneo é Diretor do Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista, pianista titular da Orquestra Filarmônica do Brasil, e membro fundador do São Paulo Arte Trio. Atualmente é docente da Faculdade Cantareira nas cadeiras de Linguagem e Estruturação Musical, e pianista colaborador na classe de canto erudito, e é representado artisticamente pela agência Weimar. Gazzaneo é membro da American Liszt Society e British Liszt Society. Nos últimos anos tem se dedicado á pesquisa nas áreas de cognição e psicoacústica e suas aplicações na disciplina de Percepção Musical, objeto de seu pós-doutorado, especialidade que o tem diferenciado no meio acadêmico como um dos poucos especialistas no Brasil. Desde 2017 é membro da Society for Music Perception and Cognition, EUA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Ricardo Gazzaneo
Nome em citações bibliográficas
GAZZANEO, P. R.

Endereço


Endereço Profissional
Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo, Departamento Pedagógico.
Rua Marcos Arruda, 729
Catumbi
03020000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 27905900
Fax: (11) 27905900
URL da Homepage: www.cantareira.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Trio op. 10 em Si bemol maior de Alexandre Levy: uma edição crítica, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Mauricy Matos Martin.
Palavras-chave: Música Brasileira; Música de Câmara; Interpretação; Análise; Alexandre Levy; Edição Crítica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
2009 - 2011
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Almeida Prado: Trio Marítimo para piano, violino e violoncelo - Subsídios para Interpretação,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Mauricy Mattos Martin.
Palavras-chave: Almeida Prado; Análise; Interpretação; Piano; Trio Marítimo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Composição Musical.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.
1989 - 1992
Aperfeiçoamento em Performance. (Carga Horária: 2560h).
Liszt Ferenc Zenemuveszeti Foiskola, LFZF, Hungria.
Título: The 27 Mozart´s Piano Concertos. Ano de finalização: 1992.
Orientador: István Lantos.
1985 - 1987
Graduação em Música.
Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Título: Recital Liszt.
Orientador: José Carlos do Amaral Vieira Filho.




Formação Complementar


1994 - 1994
Método Kurtág. (Carga horária: 30h).
Universidade Livre de Música, ULM, Brasil.
1992 - 1993
Extensão universitária em Especialização em Performance. (Carga horária: 32h).
Hochschule Fur Musik Und Darstellende Kunst, HMDK, Austria.
1992 - 1992
Piano Performance - Bruno Leonardo Gelber. (Carga horária: 5h).
Liszt Ferenc Zenemuveszeti Foiskola, LFZF, Hungria.
1990 - 1992
Extensão universitária em Composição - Mátté Hollos. (Carga horária: 64h).
Liszt Ferenc Zenemuveszeti Foiskola, LFZF, Hungria.
1991 - 1991
Piano Performance - Paul Badura Skoda. (Carga horária: 4h).
Hochschule Fur Musik Und Darstellende Kunst, HMDK, Austria.
1991 - 1991
Música de Câmara - Márta Gulyás. (Carga horária: 16h).
Liszt Ferenc Zenemuveszeti Foiskola, LFZF, Hungria.
1991 - 1991
Piano - Zoltán Kocsis. (Carga horária: 60h).
Nemzetközi Bartók Szeminárium és Fesztivál, NBSF, Hungria.
1990 - 1990
Piano Performance - Peter Frankl. (Carga horária: 5h).
Liszt Ferenc Zenemuveszeti Foiskola, LFZF, Hungria.
1990 - 1990
Música de Câmara - György Miklos. (Carga horária: 32h).
Liszt Ferenc Zenemuveszeti Foiskola, LFZF, Hungria.
1990 - 1990
Piano. (Carga horária: 120h).
Nemzetközi Bartók Szeminárium és Fesztivál, NBSF, Hungria.
1987 - 1987
Interpretação Pianística - Prof. Gilberto Tinetti. (Carga horária: 12h).
Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
1986 - 1986
Interpretação Pianística - Prof. Gilberto Tinetti. (Carga horária: 12h).
Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
1986 - 1986
Piano. (Carga horária: 120h).
Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, FICJ, Brasil.
1985 - 1985
Interpretação Pianística - Prof. Sebastian benda. (Carga horária: 12h).
Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
1985 - 1985
Piano. (Carga horária: 120h).
Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, FICJ, Brasil.
1984 - 1984
Piano. (Carga horária: 120h).
Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, FICJ, Brasil.


Atuação Profissional



Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo, AJMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Linguagem e Estruturação Musical, e Pianista Colaborador nos cursos de Canto. Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 9
Outras informações
Programa de Estágio Docente - Aulas de Música de Câmara (Disciplina MU178MM) e Piano (Disciplina MU102MM) superviosionadas pelo Prof. Dr. Mauricy Matos Martin.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 5
Outras informações
Programa de Estágio Docente - Aulas de Música de Câmara (Disciplina MU178MM) superviosionadas pelo Prof. Dr. Mauricy Matos Martin.


Orquestra Filarmônica do Brasil, FIBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pianista, Carga horária: 9


Weimar Empreendimentos Artísticos Ltda, WEA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor Artístico, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração e Execução de Projetos Culturais na área de música erudita.


Retrato Brasileiro Interartes Promoções e Eventos Musicais Ltda, RBI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor Artístico, Carga horária: 30
Outras informações
Elaboração e Execução de Projetos Culturais na área de música erudita.


PLG Promoções Ltda, PLG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor Artístico, Carga horária: 30
Outras informações
Elaboração e Execução de Projetos Culturais na área de música erudita.


Escola de Música do Estado de São Paulo, EMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 14
Outras informações
Professor de Linguagem e estruturação Musical Pianista Colaborador


Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, CEM TOM JOBIM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: Contrato de Prestação de Serv., Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de Piano, Música de Câmara, Harmonia, História da Música e Percepção. Até 2004 foi exercido cumulativamente o cargo de Coordenador Pedagógico.


Universidade Livre de Música, ULM, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1998
Vínculo: Contrato de Prestação de Serv., Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de Piano, Música de Câmara, Harmonia, História da Música e Percepção.



Projetos de pesquisa


2012 - 2016
Alexandre Levy: Trio op. 10 em Si Bemol Maior - Estudo Analítico e Subsídios para Performance

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricy Matos Martin em 04/02/2013.
Descrição: Projeto de Pesquisa para obtenção do título de Doutor.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Ricardo Gazzaneo - Integrante / Mauricy Matos Martin - Coordenador.
2009 - 2011
Trio Marítimo de Almeida Prado - Subsídios para Interpretação

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricy Matos Martin em 04/02/2013.
Descrição: Dissertação de Mestrado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Ricardo Gazzaneo - Integrante / Mauricy Matos Martin - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Piano.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música de Câmara.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Linguagem e Estruturação Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Percepão Musical.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Coordenação Pedagógica.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Húngaro
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Prêmio Lorenzo Fernandez, Centro Cultura Musical de Campos dos Goytacazes / RJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GAZZANEO, P. R.2018GAZZANEO, P. R.. Desmistificando o Nacionalismo de Alexandre Levy. THESIS (SÃO PAULO. ONLINE), v. 29, p. 46-58, 2018.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GAZZANEO, P. R.. Cultura - A Identidade de uma Cidade. Revista Verdade, Bragança Paulista / SP, , v. 12, 01 mar. 2010.

2.
GAZZANEO, P. R.. Cultura Sim, Política não. Revista Verdade, Bragança Paulista / SP, , v. 9, 01 dez. 2009.

Artigos aceitos para publicação
1.
PELLEGRINO, L. A. ; GAZZANEO, P. R. . Formação musical do aluno versus qualidade do ensino como professor. THESIS (SÃO PAULO. ONLINE), 2017.

2.
SANTA, D. O. ; GAZZANEO, P. R. . Princípios da aplicação do Microtonalismo no piano. THESIS (SÃO PAULO. ONLINE), 2017.

3.
GAZZANEO, P. R.. Edição Crítica de um manuscrito: uma arte da fidelidade e da pesquisa. Thesis (São Paulo. Online), 2014.

4.
GAZZANEO, P. R.. A arte da pedalização no Transtonalismo de Almeida Prado. Thesis (São Paulo. Online), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
GAZZANEO, P. R.; AMARAL VIEIRA, J. C. . Amaral Vieira - o ser humano por trás do artista. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GAZZANEO, P. R.; MARTIN, M. M. . Transtonalidade - Aplicação de seus recursos na obra de Almeida Prado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GAZZANEO, P. R.. Instantâneos - Suíte Brasileira para Orquestra. Manuscrito Original, 2015. (Partitura Musical/Orquestra).

2.
GAZZANEO, P. R.. Sonata nº 1 para Piano. Manuscrito original, 2009. (Partitura Musical/Outro).

3.
GAZZANEO, P. R.; MARCHETTI, L. ; TONUS, T. ; BIAGIONI, M. Z. . Elementos Básicos das Estruturas Musicais. São Paulo: Gráfica e Editora Alaúde Ltda, 2005 (Livro Didático).

4.
GAZZANEO, P. R.. Fantasia para Piano e Orquestra de Cordas. Manuscrito original, 2005. (Partitura Musical/Orquestra).

5.
GAZZANEO, P. R.. 6 Miniaturas para Piano. Manuscrito original, 2004. (Partitura Musical/Outro).

6.
GAZZANEO, P. R.. Loro - Paráfrase de Concerto sobre um tema de E. Gismonti. Manuscrito original, 2004. (Partitura Musical/Outro).

7.
GAZZANEO, P. R.. Quarteto para Piano, Violino, Viola e Violoncelo. Manuscrito original, 2002. (Partitura Musical/Outro).


Demais tipos de produção técnica
1.
GAZZANEO, P. R.. Cognição e Psicoacústica aplicados na Percepção Musical. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GAZZANEO, P. R.; Casarotti, J. P. . IV Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba. 2017. .

3.
Casarotti, J. P. ; GAZZANEO, P. R. . III Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba. 2016. .

4.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. ; JOHNSON, A. F. . Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. 2015. .

5.
Casarotti, J. P. ; GAZZANEO, P. R. . II Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba. 2015. .

6.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. . Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. 2014. .

7.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. . Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. 2013. .

8.
GAZZANEO, P. R.. FMDE - Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista / SP. 2012. .

9.
GAZZANEO, P. R.; GALLO, S. . Georgia State University - Masterclasses. 2012. .

10.
GAZZANEO, P. R.; MEDISKY, L. ; ALCALAY, E. . University of Wisconsin - Masterclasses. 2012. .

11.
GAZZANEO, P. R.. FMDE - Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista / SP. 2011. .

12.
GAZZANEO, P. R.; CHNEE, S. . Faculdade Cantareira - Curso Livre de Regência. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
GAZZANEO, P. R.; CHNEE, S. . Faculdade Cantareira - Curso Livre de Regência. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
GAZZANEO, P. R.. FMDE - Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista / SP. 2009. .

15.
GAZZANEO, P. R.; CHNEE, S. . Faculdade Cantareira - Curso Livre de Regência. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
GAZZANEO, P. R.. FMDE - Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista / SP. 2008. .

17.
GAZZANEO, P. R.. FMDE - Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista / SP. 2007. .

18.
GAZZANEO, P. R.. Femusica - Festival de Música de Inverno de Campos / RJ. 2006. .

19.
GAZZANEO, P. R.. Fábricas de Cultura. 2006. (Consultor Musical).

20.
GAZZANEO, P. R.. Femusica - Festival de Música de Inverno de Campos / RJ. 2005. .

21.
GAZZANEO, P. R.. Femusica - Festival de Música de Inverno de Campos / RJ. 2004. .

22.
GAZZANEO, P. R.. Femusica - Festival de Música de Inverno de Campos / RJ. 2002. .

23.
GAZZANEO, P. R.. Femusica - Festival de Música de Inverno de Campos / RJ. 2001. .

24.
GAZZANEO, P. R.. Sonidos de Brasil en República Dominicana. 2000. .

25.
GAZZANEO, P. R.; ZARDOFF, N. . Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
GAZZANEO, P. R.. Conservatório Nacional de Música de Lima - Clases Maestras de Piano. 1997. .

27.
GAZZANEO, P. R.. Instituto Eduardo Laredo de Cochabamba - Clases Maestras de Piano. 1987. .

28.
GAZZANEO, P. R.. Conservatório Nacional de Música de La Paz - Clases Maestras de Piano. 1987. .

29.
GAZZANEO, P. R.. Círculo Pro-Música de Santa Cruz de la Sierra - Seminarios Avanzados en Piano. 1986. .


Produção artística/cultural
Música
1.
GAZZANEO, P. R.. Instantâneos - Suíte Brasileira para Orquestra. 2017. Composição (estréia).

2.
GAZZANEO, P. R.. IV Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba. 2017. Interpretação.

3.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. . Um Convite à Canção e à Dança. 2017. Interpretação.

4.
GAZZANEO, P. R.. Concertos na Sociedade. 2016. Interpretação.

5.
GAZZANEO, P. R.; JOHNSON, A. F. . Concertos na Sociedade. 2016. Interpretação.

6.
GAZZANEO, P. R.; CALLIGOPOULOS, P. ; CHAMORRO, A. . São Paulo Arte Trio - Quartas Clássicas no BNDES. 2015. Interpretação.

7.
GAZZANEO, P. R.; Casarotti, J. P. . II Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba - Recital de piano solo. 2015. Interpretação.

8.
GAZZANEO, P. R.. Série Concertos - Música e Literatura no Romantismo. 2014. Interpretação.

9.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. . Concerto de Natal Capemisa. 2014. Interpretação.

10.
GAZZANEO, P. R.; CHAMORRO, A. ; MATATHIAS, A. . Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa - Concerto de Música de Câmara. 2014. Interpretação.

11.
GAZZANEO, P. R.; CHAMORRO, A. ; JOHNSON, A. F. ; AISEMBERG, J. L. . Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa - Concerto de Música de Câmara. 2014. Interpretação.

12.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. . Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa - Concerto de Abertura. 2014. Interpretação.

13.
GAZZANEO, P. R.. Recital de Piano. 2014. Interpretação.

14.
GAZZANEO, P. R.; OSTERGREN, E. . Paulo Gazzaneo e Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista. 2014. Interpretação.

15.
GAZZANEO, P. R.; LEHNINGER, E. . Música de Câmara na Academia. 2014. Interpretação.

16.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. . Concerto de Natal Capemisa. 2013. Interpretação.

17.
GAZZANEO, P. R.; LUDWIG, T. . A Fall Fiesta Concert. 2012. Interpretação.

18.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. . Concerto de Natal Capemisa. 2012. Interpretação.

19.
GAZZANEO, P. R.; CHAMORRO, A. ; CALLIGOPOULOS, P. . São Paulo Arte Trio. 2012. Interpretação.

20.
GAZZANEO, P. R.. American Tour. 2012. Interpretação.

21.
GAZZANEO, P. R.. Recital I de Doutorado. 2012. Interpretação.

22.
GAZZANEO, P. R.. Recital II de Doutorado. 2012. Interpretação.

23.
GAZZANEO, P. R.. Imagens do Brasil. 2011. Interpretação.

24.
GAZZANEO, P. R.; CHNEE, S. . Piano Brasileiro Contemporâneo - Volume 3. 2004. Registro Fonográfico.

25.
GAZZANEO, P. R.; CHNEE, S. . Piano Brasileiro Contemporâneo - Volume 2. 2003. Registro Fonográfico.

26.
GAZZANEO, P. R.; CHNEE, S. . Piano Brasileiro Contemporâneo - Volume 1. 2002. Registro Fonográfico.

27.
GAZZANEO, P. R.; BARRETO, R. D. . Duo Quanta. 2001. Registro Fonográfico.

28.
GAZZANEO, P. R.; AMARAL VIEIRA, J. C. . The Snow Country Prince. 1999. Registro Fonográfico.

29.
GAZZANEO, P. R.. Gazzaneo plays Chopin & Liszt. 1997. Registro Fonográfico.

30.
GAZZANEO, P. R.; AMARAL VIEIRA, J. C. . Fausto. 1996. Registro Fonográfico.

31.
GAZZANEO, P. R.; AMARAL VIEIRA, J. C. . Fábulas. 1994. Registro Fonográfico.



Patentes e registros



Marca registrada
1.
 GAZZANEO, P. R.. São Paulo Arte Trio. 2009, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 900518413, título: "São Paulo Arte Trio" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GAZZANEO, P. R.; FREIXEDAS, C.; SANCHES, M.. Participação em banca de Claudia Izabel de Siqueira Cesar Couto. A educação musical humanizadora nas aulas de canto coral da Associação Amigos do Guri realizadas na Fundação Casa. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

2.
GAZZANEO, P. R.; FREIXEDAS, C.; SANCHES, M.. Participação em banca de Maria Laura de Oliveira. Considerações sobre música na escola e a atuação do educador musical neste contexto. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

3.
FREIXEDAS, C.; SANCHES, M.; GAZZANEO, P. R.. Participação em banca de João Wagner Sayegh Lopes. A Percepção Musical: Reflexões sobre a formação de alunos de samba e choro. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

4.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.; BITONDI, M. G.. Participação em banca de Izilda de Fátima Piovesana. A integração das linguagens artísticas no processo de Musicalização. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

5.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.; FREIXEDAS, C.. Participação em banca de Tayanne Dichel. O lúdico no aprendizado musical: relações entre os Jogos Teatrais de Viola Spolin e a Educação Sonora de Raymond Murray Schafer. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

6.
GAZZANEO, P. R.; Anzai, R.; Sugahara, L.. Participação em banca de Eliana de Azevedo Souza; Sandra Guedes de Andrade. Estratégias de musicalização para o ensino de piano a partir dos 3 anos: um olhar sobre a prática pedagógica de seis professores. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

7.
GAZZANEO, P. R.; Bitondi, M.; Francischini, A.. Participação em banca de Célia Cristina Rodrigues de Donato. O Sarau como proposta mediadora para aproximar alunos de piano de sua arte. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

8.
GAZZANEO, P. R.; Bitondi, M.; Francischini, A.. Participação em banca de Karina Nannini. Saúde vocal na prática do canto e de instrumentos de sopro: estado do conhecimento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

9.
GAZZANEO, P. R.; André, C. de; Anzai, R.. Participação em banca de André Martin del Corso Pretzel. Ensino coletivo de cordas no SESC. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

10.
GAZZANEO, P. R.; André, C. de; Anzai, R.. Participação em banca de Hyan Mesquita Beltrão. Abordagens de Jacques-Dalcroze direcionadas à Educação musical brasileira contemporânea. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

11.
GAZZANEO, P. R.; Bitondi, M.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de Fernando Tega Bonalda. A importância de um ensino musical feito com base em uma análise da obra. 2015 - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GAZZANEO, P. R.; Anzai, R.. Participação em banca de Lucas Oliveira de Araújo e rafael Nascimento Berti.Do piano para o violão: análise das soluções técnicas e interpretativas utilizadas no processo de transcrição do Noturno op. 9 no. 2 de Frédéric Chopin, por Laurindo Almeida. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

2.
GAZZANEO, P. R.; Anzai, R.. Participação em banca de Natalia Martins de Oliveira.Tradição e vanguarda em Pierrot Lunaire op. 21 de Arnold Schoenberg. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

3.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de José Jorge da Silva Filho.Descrição de quatro métodos de ensino do contrabaixo na música popular: uma proposta para uma sequencia de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

4.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de Gabriel Henrique da Silva; Taisa dos Santos Izzo.Rogério Duprat e o seu legado no Tropicalismo: Arranjos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

5.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de Wellington Martins Mateus.O violino na Música Popular Brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

6.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de Jefferson Luis Gonçalves da Motta.Orquestra Afro-Brasileira: Aspectos da resistência cultural e a música afro-religiosa no disco Obaluayê. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

7.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de Ana Paula Boletti.Primeiro Capítulo do Volume 1 do Mikrokosmos de Béla Bartók: análise do processo de leitura à primeira vista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

8.
GAZZANEO, P. R.; Bitondi, M.. Participação em banca de Rodolfo Guilherme da Silva.Universo caipira dos 26 Prelúdios característicos e Concertantes para violino só de Flausino Vale. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

9.
GAZZANEO, P. R.; Bitondi, M.. Participação em banca de Gilson Moura dos Santos.A muda vocal e o conceito Cambiata: possibilidades para o canto coral na adolescência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

10.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de Diego de Oliveira Santa.Microtonalismo no Piano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

11.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de Bruno Rebecca Balbino Bezerra.Importância da técnica Taubman para a prevenção e reabilitação de lesões contraídas com a prática do piano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

12.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de Luiz Antonio Pellegrino.Fatores e motivos que levam os alunos de música a desistir ou migrar para outro instrumento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

13.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de Fabiene da Silva Santana.Caminhos da educação musical entre a aprendizagem formal e informal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

14.
GAZZANEO, P. R.; Sugahara, L.. Participação em banca de Denise Alves de Souza.O Instituto Baccarelli em sua primeira formação: o impacto da Educação Musical na vida profissional futura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

15.
GAZZANEO, P. R.; Sugahara, L.. Participação em banca de Verônica Gomes de Souza Tavares.Adolescentes participantes da ONG 'Criar e Tocar' e suas concepções. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

16.
GAZZANEO, P. R.; ANZAI, R. S.. Participação em banca de Andréia Alves Topan.Audiovisão: a combinação do som e imagem cinematográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

17.
GAZZANEO, P. R.; Anzai, R.. Participação em banca de Richard Pereira Lopes.Análise da notação contemporânea utilizada na peça Zoom Tube de Ian Clarke. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

18.
GAZZANEO, P. R.; Bitondi, M.. Participação em banca de Alencar Martins Neto.Análise dos Elementos do Choro na música Noites Cariocas de Jacob do Bandolim. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.

19.
GAZZANEO, P. R.; Bitondi, M.. Participação em banca de Orlando José Steil.Estudo Analítico da peça Caprice de Eugène Bozza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GAZZANEO, P. R.; BOMFIM, C.; PRADO, M.. Processo Seletivo Guri-Santa Marcelina. 2012. Faculdades Santa Marcelina.

Outras participações
1.
TOLON, R. M.; GAZZANEO, P. R.; CONCEPCION, S. S.; GALLO, S.. Bauru-Atlanta International Competition. 2011. Georgia State University.

2.
GAZZANEO, P. R.; CONCEPCION, S. S.; PEREZ, L. E.; PACHECO, I.; ALISS, E.. Concurso de Internacional de Piano Mario Estenssoro Vásquez. 2002. Círculo Pró-Música de Santa Cruz de la Sierra.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba.Amaral Vieira: o ser humano por trás do artista. Sua obra, trajetória e curiosidades.. 2016. (Encontro).

2.
II Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba.Notação contemporânea para piano: símbolos e grafismos. 2015. (Encontro).

3.
Performa Clavis 2012.Transtonalidade - Aplicação de seus recursos na obra de Almeida Prado. 2012. (Simpósio).

4.
Seminário Internacional de Musicologia de Curitiba. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GAZZANEO, P. R.; GAZZANEO, L. C. M. . Concertos na Sociedade. 2016. (Festival).

2.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. ; JOHNSON, A. F. . Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. 2015. (Festival).

3.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. ; JOHNSON, A. F. . Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. 2014. (Festival).

4.
GAZZANEO, P. R.; DINIZ, L. S. ; JOHNSON, A. F. . Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. 2013. (Festival).

5.
GAZZANEO, P. R.; CHNEE, S. I. ; GAZZANEO, L. C. M. . FMDE - Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista / SP. 2012. (Festival).

6.
GAZZANEO, P. R.; GAZZANEO, L. C. M. ; CHNEE, S. I. . FMDE - Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista / SP. 2011. (Festival).

7.
GAZZANEO, P. R.; CHNEE, S. I. ; GAZZANEO, L. C. M. . FMDE - Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista / SP. 2009. (Festival).

8.
GAZZANEO, P. R.; CHNEE, S. I. ; GAZZANEO, L. C. M. . FMDE - Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista / SP. 2008. (Festival).

9.
GAZZANEO, P. R.; CHNEE, S. I. ; GAZZANEO, L. C. M. . FMDE - Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista / SP. 2007. (Festival).

10.
GAZZANEO, P. R.; ESCOBAR, A. ; LEVENTAL, S. . I Festival de Música ULM Tom Jobim. 1997. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
João Wagner Sayegh Lopes. A Percepção Musical: Reflexões sobre a formação de alunos de samba e choro. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

2.
Izilda de Fátima Piovesana. A integração das linguagens artísticas no processo de Musicalização. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

3.
Fernando Tega Bonalda. A importância de um ensino musical feito com base em uma análise da obra. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Musical) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Wellington Martins Mateus. O violino na Música Popular Brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

2.
Gabriel Henrique da Silva; Taisa dos Santos Izzo. Rogério Duprat e o seu legado no Tropicalismo: Arranjos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

3.
Luiz Antonio Pellegrino. Fatores e motivos que levam os alunos de música a desistir ou migrar para outro instrumento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

4.
Diego de Oliveira Santa. Microtonalismo no Piano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

5.
Fabiene da Silva Santana. Caminhos da educação musical entre a aprendizagem formal e informal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

6.
Bruno Rebecca Balbino Bezerra. Importância da técnica Taubman para a prevenção e reabilitação de lesões contraídas com a prática do piano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

7.
Andréia Alves Topan. Audiovisão: a combinação do som e imagem cinematográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

8.
Alencar Martins Neto. Análise dos Elementos do Choro na música Noites Cariocas de Jacob do Bandolim. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.

9.
Orlando José Steil. Estudo Analítico da peça Caprice de Eugène Bozza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Orientador: Paulo Ricardo Gazzaneo.



Outras informações relevantes


Paulo Gazzaneo é Diretor Artístico da Weimar Empreendimentos Artísticos Ltda, empresa especializada na promoção de eventos musicais. A Weimar é a detentora de seus direitos autorais e sua agente autorizada.
No campo da pesquisa acadêmica tem aplicado na docência os fundamentos da técnica Taubman ao piano, e deu início também à pesquisa no campo da Cognição e Psicoacústica voltados à prática da Percepção Musical.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 4:09:47