Maria Margarida Martins Salomão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4068326062662492
  • Última atualização do currículo em 31/10/2017


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1971), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Linguistica - University of California , Berkeley (1980) e doutorado em Linguistica - University of California , Berkeley (1990).No período de 2006-2007, realizou um estágio como Pesquisadora Visitante ( Pós Doutorado Sênior) na University of California, Berkeley, com a supervisão da Professora Eve Sweetser. Desenvolveu sua tese de doutorado sob a supervisão de um Comitê formado por Charles Fillmore (OrientadorPrincipal), George Lakoff e Paul Kay, descrevendo uma rede de construções linguísticas para resolver um problema de polissemia. ,Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, gramática das construções,semântica de frames, léxico e metáfora. Tem atualmente em desenvolvimento o projeto FrameNet Brasil na área de Linguística Computacional , que conta com diversas parcerias internacionais em lexicografia computacional (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Margarida Martins Salomão
Nome em citações bibliográficas
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras.
UFJF/ FALE/CAMPUS UNIVERSITÁRIO
MARTELOS
36036330 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 21023150
URL da Homepage: http://ufjf.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1986 - 1990
Doutorado em Linguistica.
University of California, Berkeley, CAL, Estados Unidos.
Título: POLYSEMY, ASPECTS AND MODALITY IN BRAZILIAN PORTUGUESE - THE CASE FOR A COGNITIVE EXPLANATION OF GRAMMAR, Ano de obtenção: 1990.
Orientador: CHARLES FILLMORE.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: POLYSEMY; ASPECTS; MODALITY; COGNITIVE.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
1978 - 1980
Mestrado em Linguistica.
University of California System, UC System, Estados Unidos.
Título: A FUNCTIONAL APPROACH TO THE MORPHOLOGICAL CASE-SYSTEM IN COCHABAMBA QUECHUA,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: CHARLES FILLMORE.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: MORPHOLOGICAL; CASE-SYSTEM.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
1974 - 1976
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A EXPRESSÃO DA IMPLICAÇÃO MATERIAL EM PORTUGUES; SOBRE O LUGAR DA PRAGMÁTICA NA TEORIA LINGÜÍSTICA.,Ano de Obtenção: 1976.
Orientador: LUCIA MARIA PINHEIRO LOBATO.
Palavras-chave: PRAGMATICA; IMPLICAÇÃO MATERIAL; TEORIA LINGUISTICA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
1968 - 1971
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Pós-doutorado


2006 - 2007
Pós-Doutorado.
University of California, BERKELEY, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2007 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PORTUGUÊS VIII (Semântica do Português)
LINGUISTICA I
LINGUISTICA II
LINGUISTICA III
1/1999 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas, Mestrado Em Letras.

Cargo ou função
Membro do conselho editorial da Revista Veredas.
9/1998 - Atual
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Reitora.
08/1994 - Atual
Ensino, Linguística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos supervisionados em Pesquisa Linguística
Tópicos Avançados em Linguística e Cognição
Fundamentos dos Estudos Linguísticos: Morfologia e Sintaxe
Estudos Avançados da Gramática
Linguïstica e Cognição
09/2002 - 09/2006
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Reitor.
3/1997 - 2/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Linhas de pesquisa
GRAMATICA & COGNIÇÂO
9/1994 - 4/1998
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pesquisa, .

Cargo ou função
PRÓ-REITORA DE PESQUISA.


Linhas de pesquisa


1.
GRAMATICA & COGNIÇÂO

Objetivo: Descrever aq Gramática das línguas humanas,com ênfase para a Gramática do Português do Brasil,focalizando Construçoes Gramaticais emergentes,expressivas de Aspecto e Modalidade.Estudá-las tendo em vista as hipóteses da Teoria Neural da Linguagem e da gramática das Construções..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: gramática das construções; cognição; ASPECTO; MODALIDADE; GRAMATICALIZAÇÃO; metáfora.


Projetos de pesquisa


2012 - 2015
COPA 2014
Descrição: O projeto Copa 2014 FrameNet Brasil propõe desenvolver, em meio eletrônico, um dicionário temático trilíngue (Português ? Inglês ?Espanhol) abrangendo os domínios do Futebol e do Turismo. Tal dicionário, com foco no uso humano, terá como audiência privilegiada a imprensa esportiva internacional, pessoas envolvidas na organização da Copa do Mundo FIFA 2014 e na recepção aos turistas estrangeiros, além dos próprios turistas. Em sintonia com as mudanças correntes na área das Tecnologias da Informação, o dicionário será um recurso lexical acessível eletronicamente de qualquer parte do mundo. O projeto se caracteriza como desdobramento do Projeto FrameNet Brasil (http://www.framenetbr.ufjf.br), de pesquisa lexicográfica, em desenvolvimento na Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2008, com o apoio da FAPEMIG (APQ-01021-08) e do CNPq (478424/2009-4) e que visa construir para o Português usado no Brasil (PB) a contraparte linguística da rede semântica conhecida como Frame Net (www. framenet. icsi. berkeley.edu), criada há quatorze anos, a partir do Inglês, por um grupo de pesquisadores do ICSI (International Computer Science Institute), em Berkeley, na Califórnia, sob a liderança do linguista Charles Fillmore. Os avanços já obtidos pelo Projeto FrameNet Brasil (relatados no site do projeto, link informado acima), tanto do ponto de vista da formação de recursos humanos, como do desenvolvimento da ferramenta FrameNet Brasil DeskTop para anotação on line de dados do Português, constituem segura garantia da exequibilidade da proposta ora apresentada. Tal exequibilidade é, na verdade, incrementada pela parceria estabelecida com a equipe da Profa. Dra. Rove Chishman, que desenvolve, na UNISINOS, o projeto FrameCorp, em cujo âmbito se abriga o subprojeto Kicktionary-Br , que tem como objetivo construir para o Português do Brasil a contraparte do recurso lexical multilíngüe criado no ICSI pelo Dr. Thomas Schmidt para a linguagem do futebol (http://www.kicktionary.de).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Implantação da FrameNet Brasil
Descrição: O projeto 478424/2009-4 trata de construção para o Português do Brasil do recurso lexical FrameNet Brasil, disponível no site http://www.framenetbr.ufjf.br/, desenvolvido e mantido parcialmente com recursos oriundos do CNPq, conforme relatado na Prestação de Contas anexa. Constitui iniciativa vinculada a uma proposta matriz, o projeto FrameNet americano, accessível no site framenet. icsi. berkeley.edu, que é uma rede semântica criada há quatorze anos, a partir do Inglês, por um grupo de pesquisadores do ICSI (International Computer Science Institute), em Berkeley, na Califórnia, sob a liderança do linguista Charles Fillmore, rede que hoje tem contrapartida em seis línguas (Espanhol, Alemão, Sueco, Esloveno, Japonês e Mandarim) além do Inglês e do Português. A ideia-base é constituir, a partir da semântica de frames (Fillmore 1982; 1985; Fillmore e Atkins 1992), uma metalíngua que sirva não apenas a propósitos de investigação acadêmica em semântica linguística, mas também a desenvolvimentos tecnológicos na área de Processamento da Linguagem Natural (PLN). À semelhança de seus congêneres, o projeto FN Br, de anotação lexicográfica, está criando para o Português do Brasil um recurso lexical accessível on line, com base na semântica de frames e apoiado em evidência extraída de corpus. Sua proposição originou-se de contato estabelecido pela Coordenadora deste projeto com a equipe FrameNet na Califórnia, no ano de 2007, ocasião em que, sob patrocínio da CAPES, associava-se como Visiting Scholar ao Departamento de Linguística da Universidade da Califórnia, em Berkeley. O presente documento inclui, como anexo, carta do Principal Investigador do projeto FrameNet, na Califórnia, manifestando sua disposição de vinculá-lo ativamente à emergente FN Br. No segundo semestre de 2007, o Professor Carlos Subirats, Principal Investigador do Projeto Spanish FrameNet, visitou a Universidade Federal de Juiz de Fora para liderar oficina sobre sua experiência de implantação de um p.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Margarida Martins Salomão - Coordenador / NEUSA SALIM MIRANDA - Integrante / Tiago Timponi Torrent - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 5
2008 - 2010
A questão do desencontro entre estruturas semânticas e sintáticas sob a ótica da Gramática das Construções Baseada no Uso
Descrição: Estudo de construções gramaticais de estrutura argumental, perífrases aspectuais e construções de quantificação, considerando a idiomatização de sua motivação conceptual e as demandas que isto põe para a teoria da gramática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (4) .
Integrantes: Maria Margarida Martins Salomão - Coordenador.
2006 - 2010
A fundação metafórica da gramática: o caso da emergência de construções gramaticais de Modalidade no Português do Brasil
Descrição: Estudo de construções gramaticais do Português do Brasil, do ponto de vista de sua emergência a partir do uso e elucidando sua motivação cognitiva em termos de esquemas básicos ( imagéticos, cinestésicos, sensório-motores), projetados figurativamente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Margarida Martins Salomão - Coordenador.Número de orientações: 3
2002 - 2006
Estruturas argumentais do Português do Brasil: a explicação sociocognitiva da gramática
Descrição: Estudo de Construções de estrutura argumental do Português do Brasil:construções aplicativas,reflexivas,com objeto nulo, com objeto nu e com dativo e infinitivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Maria Margarida Martins Salomão - Coordenador.Número de orientações: 4
1999 - 2002
O processo cognitivo de mesclagem na análise linguística do discurso
Descrição: Estudo de categorias gramaticais e de construções gramaticais do Português do Brasil, explicadas a partir da teoria dos espaçõs mentais e do princípio cognitivo da mesclagem.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (10) .
Integrantes: Maria Margarida Martins Salomão - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 8


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
FLAME: um base de conhecimento multilíngue fundada em frames para os Jogos Olímpicos do Rio 2016

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tiago Timponi Torrent em 01/06/2016.
Descrição: O projeto FLAME - Frame-based Language Aid Multilingual Experiment -, apoiando-se na experiência de desenvolvimento do Dicionário FrameNet Brasil da Copa do Mundo ? doravante Copa ?, objetiva desenvolver novo aplicativo temático multilíngue (Português ? Inglês ? Espanhol ? Francês) para os Jogos Olímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro, cobrindo todas as modalidades olímpicas, o evento dos jogos em si, além do turismo. De maneira semelhante ao projeto Copa ? já disponível para acesso público e gratuito em http://www.dicionariodacopa.com.br ? tal aplicativo será disponibilizado aos usuários através de um webservice ao qual poderão se conectar diversas opções de interfaces, desenvolvidas segundo o dispositivo no qual funcionarão. Assim, com o desenvolvimento de um único produto tecnológico, o sistema de consultas oferecido via webservice, infinitos dispositivos ? tais como computadores, tablets, smartphones e mesmo totens espalhados pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro, caso existam ? poderão oferecer uma experiência diferenciada em tecnologia linguística. No que concerne ao público-alvo, o Olympia será desenvolvido em duas versões: uma com foco nos turistas e pessoal envolvido na organização e outra com foco na imprensa especializada que virá ao Brasil com o papel de repercutir as notícias da mídia brasileira acerca dos jogos. A primeira dessas versões apresentará aos consulentes não só o sentido e a tradução da palavra pesquisada, seguido de sentenças exemplo nas quatro línguas, mas, ainda, apresentará a cena que aquela palavra evoca, incluindo-se a possibilidade de visualização da mesma através de vídeos semanticamente anotados. Haverá ainda a possibilidade de Já a versão para especialistas, além de oferecer todas as opções acima, apresenta ainda as configurações sintáticas mais frequentes nas quais um dado item lexical aparece nas quatro línguas alvo, facilitando o processo de tradução. O aplicativo também deverá ser desenvolvido apoiado em ferramentas da Web Semântica, tais como as Ontologias, a fim de que seus dados possam ser expostos, compartilhados e interligados na forma de Linked Open Data. A exposição neste formato permitirá não apenas o uso de mecanismos de inferência sobre os dados, mas também a sua associação com outros recursos já disponíveis na Web. Assim, após consultar uma dado verbete do dicionário, o usuário que quiser se informar mais sobre o assunto poderá seguir links sugeridos pelo próprio sistema, a partir do mapeamento dos frames semânticos evocados pelas palavras para sistemas formais de organização do conhecimento (ontologias). O FLAME é mais um desdobramento da FrameNet Brasil (http://www.framenetbr.ufjf.br), iniciativa de pesquisa lexicográfica, em desenvolvimento na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2008, com o apoio da FAPEMIG, do CNPq e da própria UFJF, cujo objetivo é construir para o Português usado no Brasil (PB) a contraparte linguística da rede semântica conhecida como FrameNet (www.framenet.icsi.berkeley.edu), criada há dezesseis anos, a partir do Inglês, por um grupo de pesquisadores do ICSI (International Computer Science Institute), em Berkeley, na Califórnia, sob a liderança do linguista Charles Fillmore..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Maria Margarida Martins Salomão - Integrante / Tiago Timponi Torrent - Coordenador / Regina Maria Maciel Braga - Integrante / Fernanda Cláudia Alves Campos - Integrante / Ely Matos - Integrante.
2011 - 2014
Copa 2014 FrameNet Brasil
Descrição: O projeto Copa 2014 FrameNet Brasil propõe desenvolver, em meio eletrônico, um dicionário temático trilíngue (Português Inglês Espanhol) abrangendo os domínios do Futebol e do Turismo. Tal dicionário, com foco no uso humano, terá como audiência privilegiada a imprensa esportiva internacional, pessoas envolvidas na organização da Copa do Mundo FIFA 2014 e na recepção aos turistas estrangeiros, além dos próprios turistas. Em sintonia com as mudanças correntes na área das Tecnologias da Informação, o dicionário será um recurso lexical acessível eletronicamente de qualquer parte do mundo. O projeto se caracteriza como desdobramento do Projeto FrameNet Brasil (http://www.framenetbr.ufjf.br), de pesquisa lexicográfica, em desenvolvimento na Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2008, com o apoio da FAPEMIG (APQ-01021-08) e do CNPq (478424/2009-4) e que visa construir para o Português usado no Brasil (PB) a contraparte linguística da rede semântica conhecida como Frame Net (www. framenet. icsi. berkeley.edu), criada há quatorze anos, a partir do Inglês, por um grupo de pesquisadores do ICSI (International Computer Science Institute), em Berkeley, na Califórnia, sob a liderança do linguista Charles Fillmore..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Margarida Martins Salomão - Coordenador / Tiago Timponi Torrent - Integrante / Regina Maria Maciel Braga - Integrante / Fernanda Cláudia Alves Campos - Integrante / Marcelo Bernardes Vieira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
FrameNet Brasil: a rede lexical do Português do Brasil segundo sua descrição pela semântica de frames
Descrição: Pesquisa lexicográfica do Português do Brasil, empregando ferramentas da linguística computacional, vinculdada ao Projeto FrameNet, sediado na Universidade da California Berkeley, que desenvolve uma rede semântica de esquemas conceptuais, apta a funcionar como suporte para descrições na semântica linguística e para desenvolver aplicativos no processamento computracional das línguas naturais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Maria Margarida Martins Salomão - Coordenador / NEUSA SALIM MIRANDA - Integrante / REGINA CELIA MARTINS SALOMÃO BRODBECK - Integrante / Luiz Fernando da Rocha Matos - Integrante / Marta Cristina da Silva - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Revista de Estudos da Linguagem
2011 - Atual
Periódico: Fórum Linguístico (UFSC. Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Instrumento (Juiz de Fora)
2009 - Atual
Periódico: Revista do GEL (Araraquara)
2008 - Atual
Periódico: Alfa : Revista de Linguística (UNESP. São José do Rio Preto. Online)


Revisor de periódico


1999 - Atual
Periódico: Veredas (Rio de Janeiro)
2007 - Atual
Periódico: Alfa (ILCSE/UNESP)
2009 - Atual
Periódico: Estudos Lingüísticos (São Paulo)
2009 - Atual
Periódico: Instrumento (Juiz de Fora)
2011 - Atual
Periódico: Revista de Estudos da Linguagem


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2002
Grande Medalha da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais.
2001
Grande Medalha do Mérito Educacional, Governo do Estado de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, ALEXANDRA2015MOREIRA, ALEXANDRA ; OLIVEIRA, ALCIONE DE PAIVA ; SALOMAO, MARIA MARGARIDA M. ; CERQUEIRA, FABIO RIBEIRO . Ontological aspects in the formalisation of the FrameNet inheritance relationship. International Journal of Metadata, Semantics and Ontologies (Print), v. 10, p. 92, 2015.

2.
TIMPONI TORRENT, TIAGO2014TIMPONI TORRENT, TIAGO ; MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA ; DA SILVA MATOS, ELY EDISON ; GAMONAL, MAUCHA ANDRADE ; GONÇALVES, JÚLIA ; DE SOUZA, BRUNO PEREIRA ; GOMES, DANIELA SIMÕES ; PERON-CORRÊA, SIMONE RODRIGUES . Multilingual lexicographic annotation for domain-specific electronic dictionaries: The Copa 2014 FrameNet Brasil project. Constructions and Frames, v. 6, p. 73-91, 2014.

3.
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA2013SALOMÃO, M. M. M.; TORRENT, Tiago Timponi ; SAMPAIO, T. F. . A linguística cognitiva encontra a linguística computacional:notícias do projeto FrameNet Brasil. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 55, p. 7-34, 2013.

4.
MOREIRA, A.2013MOREIRA, A. ; SALOMÃO, M. M. M. ; OLIVEIRA, A. P. . Frame Semantics and Its Technological Applications. Veredas (UFJF. Online), v. 1, p. 149-164, 2013.

5.
MOREIRA, A.2012MOREIRA, A. ; SALOMÃO, M. M. M. . ANÁLISE ONTOLOLÓGICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE FRAMES. ALFA, v. 56, p. 494-524, 2012.

6.
Almeida, Maria Jussara Abraçado2011Almeida, Maria Jussara Abraçado ; SALOMÃO, M. M. M. . ENTREVISTA COM MARIA MARGARIDA MARTINS SALOMÃO SOBRE LINGUÍSTICA COGNITIVA E SUAS RELAÇÕES COM OUTRAS CIÊNCIAS. Cadernos de Letras da UFF, v. 41, p. 15-25, 2011.

7.
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA2009SALOMÃO, M. M. M.. Metáforas da utopia no espaço público contemporâneo:evidências linguísticas em Português. Morus (UNICAMP), v. 6, p. 255-260, 2009.

8.
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA2009SALOMÃO, M. M. M.. FrameNet Brasil: um trabalho em progresso. Calidoscópio (UNISINOS), v. 7, p. 171-182, 2009.

9.
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA2008SALOMÃO, M. M. M.. A construção modal com dar no Português do Brasil: metáfora, uso e gramática. Revista de Estudos da Linguagem, v. 16, p. 3, 2008.

10.
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA2007SALOMÃO, M. M. M.. Lanterna na proa: sobre a tradição recente nos estudos da linguística. Gragoatá (UFF), v. 23, p. 27-52, 2007.

11.
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA2003SALOMÃO, M. M. M.. Razão, realismo e verdade: o que nos ensina o estudo sociocognitivo da referência. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP), Campinas, v. 44, p. 71-84, 2003.

12.
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA2002SALOMÃO, M. M. M.. Gramática das construções: a questão da integração entre sintaxe e léxico. Veredas (Rio de Janeiro), Juiz de Fora, v. 6, n.1, p. 63-74, 2002.

13.
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA1999SALOMÃO, M. M. M.. A questão da construção do sentido e a revisão da agenda dos estudos da linguagem. Veredas (UFJF), UFJF, v. 4, n.1, p. 61-79, 1999.

14.
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA1997SALOMÃO, M. M. M.. GRAMÁTICA E INTERAÇÃO: O ENQUADRE PROGRAMÁTICO DA HIPÓTESE SÓCIO-COGNITIVA SOBRE A LINGUAGEM. Veredas, UFJF - jUIZ DE FORA, v. 1, n.1, p. 23-29, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIRANDA, N. S. (Org.) ; SALOMÃO, M. M. M. (Org.) . Construções do Português do Brasil_da gramática ao discurso. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. v. 01. 389p .

Capítulos de livros publicados
1.
GONÇALVES, JÚLIA ; PERON-CORRÊA, SIMONE RODRIGUES ; SALOMÃO, M. M. M. . Relación entre marcos y variación linguística: la traducción respaldada en la relación partitiva. In: Pedro Mogollón Huerta; Analía Cuadrado Rey; María Lucía Navarro Brotons; Iván Martínez Blasco. (Org.). Fraseología, variación y traducción. 1ed.Berlin: Peter Lang, 2016, v. , p. 205-222.

2.
PERON-CORRÊA, SIMONE RODRIGUES ; GONÇALVES, JÚLIA ; TORRENT, Tiago Timponi ; SALOMÃO, M. M. M. . Contrate sintáctico-semántico de unidades léxicas del escenario del turismo en el portugués del Brasil y en el portugués europeu. In: Pedro Mogollón Huerta; Analía Cuadrado Rey; María Lucía Navarro Brotons; Iván Martínez Blasco. (Org.). Fraseología, variación y traducción. 1ed.Berlin: Peter Lang, 2016, v. , p. 255-266.

3.
SALOMÃO, M. M. M.. Teoria da linguagem_a perspectiva sociocognitiva. In: Miranda, Neusa Salim; Maria Margarida Martins Salomão. (Org.). Construções do Português do Brasil_ da gramática ao discurso. 01ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, v. 01, p. 20-32.

4.
SALOMÃO, M. M. M.. Tudo certo como dois e dois são cinco_ todas as construções de uma língua. In: Miranda, Neusa Salim; Maria MargaridaMartins Salomão. (Org.). Construções do Português do Brasil_ da gramática ao discurso. 01ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, v. 01, p. 33-74.

5.
SALOMÃO, M. M. M.. The metaphoric grounding of grammar:the Modal Construction with dar in Brazilian Portuguese. Proceedings of the 34th Annual Meeting of the Berkeley Linguistics Society. Berkeley ,California: , 2007, v. , p. -.

6.
SALOMÃO, M. M. M.. O PROBLEMA DA ESPECIFICAÇÃO DA ESTRUTURA ARGUMENTAL: VOLTAS SOBRE O TEMA LÉXICO OU SINTAXE. In: Miranda, N.S.; Name, M.C.. (Org.). Linguística e Cognição. 1ªed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2005, v. , p. 117-136.

7.
SALOMÃO, M. M. M.. RAZÃO, REALISMO E VERDADE: O QUE NOS ENSINA O ESTUDO SOCIOCOGNITIVO DA REFERÊNCIA. In: KOCH, I.V.; MORATO, E.M.; BENTES, A.C.. (Org.). REFERENCIAÇÃO E DISCURSO. São Paulo: Editora Contexto, 2005, v. , p. 151-168.

8.
SALOMÃO, M. M. M.; MARCUSCHI, Luis Antônio . INTRODUÇÃO. In: Fernanda Mussalim; Anna Christina Bentes. (Org.). Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004, v. 3, p. 13-26.

9.
SALOMÃO, M. M. M.. O PAPEL DA GRAMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO. In: ANDRE VALENTE. (Org.). LÍNGUA, LINGUÍSTICA E LITERATURA. RIO DE JANEIRO: EDUERJ, 1998, v. , p. 261-277.

10.
SALOMÃO, M. M. M.. LINGUISTICA E ENSINO DE PORTUGUES: VARIAÇÕES SOBRE UM TEMA RECORRENTE. In: MARIA TERESA G. PEREIRA. (Org.). LÍNGUA E LINGUAGEM EM QUESTÃO. RIO DE JANEIRO: EDUERJ, 1997, v. , p. 139-158.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.; TORRENT, Tiago Timponi ; CAMPOS, F. C. A. ; Villela, R.M.M.B. ; ANDRADE, M. ; MATOS, E. . Copa2014FrameNet Brasil:a frame-based trilingual electronic dictionary for the Football World Cup. In: 25th Conference on Computacional Linguistics, 2014, Dublin, Ireland. Proceedings of COGLING 2014, the 25th International Conference on Computacional Linguistics;System Demonstration, 2014. p. 10-14.

2.
SALOMÃO, M. M. M.. ?Novas perspectivas para a Área de Letras e Linguística: Pesquisa e Inovação?. In: XXVI Encontro da ANPOLL, 2011, Niterói. Site do evento XXVI Encontro da ANPOLL, 2011.

3.
SALOMÃO, M. M. M.. Metáforas da Utopia no espaço público contemporâneo: evidências lingüísticas em Português. In: II Congresso Internacional de Estudos Utópicos, 2009. Anais do II Congresso Internacional de Estudos Utópicos, 2009.

4.
SALOMÃO, M. M. M.. Linguística e teorias da cognição. In: A Linguística e suas interfaces, 2001, São Paulo, 2001.

5.
SALOMÃO, M. M. M.. Ensino de Língua e Políticas Linguísticas. In: VICBLA-UFMG, 2001, Belo Horizonte, 2001.

6.
SALOMÃO, M. M. M.. O processo cognitivo da mesclagem e as construções causativas sintéticas no português do Brasil. In: Abralin - II Congresso Internacional, 2001, Fortaleza, 2001.

7.
SALOMÃO, M. M. M.. O papel da Universidade na avaliação dos sistemas de ensino. In: XIII COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas, 2001.

8.
SALOMÃO, M. M. M.. Linguagem e Sociedade. In: 1º Colóquio do Programa de Pós-Graduação em letras da UFJF, 2001, Juiz de Fora, 2001.

9.
SALOMÃO, M. M. M.. Verdade ou entendimento?(A questão do sentido nas reflexões sobre a linguagem no último século). In: ABRALIN - II Congresso Internacional, 2001, Fortaleza, 2001.

10.
SALOMÃO, M. M. M.. Linguagem e Cognição: a perspectiva da Linguística Cognitiva. In: Congresso de Linguística Cognitiva, 2000, Braga- Portugal, 2000.

11.
SALOMÃO, M. M. M.; LEMLE, M. ; PAREDES, V. . A HIPÓTESE FUNCIONAL COGNITIVA: UMA FORMA DE PENSAR SOBRE A LINGUAGEM. In: 6º InPLA, 1996, SÃO PAULO. ANAIS DO 6º InPLA. SÃO PAULO: EDITORA DA PUC/SÃO PAULO, 1996. v. 6.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SALOMÃO, M. M. M.. Léxico, cognição, lexicografia e o projeto FrameNet Brasil. In: I CIEL, 2011, Salvador. Anais do I Congresso Internacional em Estudos do Léxico, 2011.

2.
SALOMÃO, M. M. M.. O Português do Brasil encontra a Gramática das Construções. In: III Congresso da AILP, 2010, Niterói. Anais do III Congresso Internacional da AILP, 2010.

3.
SALOMÃO, M. M. M.. Contrastes sintático-semânticos entre Verbos : contribuições do projeto FrameNet Brasil. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo, RS. Anais do II Congresso Internacional em Linguagem e Interação, 2010.

4.
SALOMÃO, M. M. M.. A semiologia das charges políticas: dimensões multimodais da Teoria da Metáfora Conceptual. In: Congresso Internacional das Línguas Pluricêntricas, 2009, Braga, Portugal. Anais do I Congresso Internacional em Línguas Pluricêntricas, 2009.

5.
SALOMÃO, M. M. M.. O debate contemporâneo da teoria cognitiva da metáfora:corporificação, linguagem e cultura. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa, Paraíba. Anais do VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009.

6.
SALOMÃO, M. M. M.. The metaphoric grounding of grammar:the Modal Construction with dar in Brazilian Portuguese. In: 10th International Conference of the International Cognitive Linguistics Association, 2007, CRACOVIA. Proceedings of the 10th Conference of the International Cognitive Linguistics Association, 2007.

7.
SALOMÃO, M. M. M.. Gramática das Construçoes Baseadas no Uso. In: Linguistica e Cognição 2007, 2007, Belo Horizonte,MG. Resumos das Comunicações e Mesas Redondas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALOMÃO, M. M. M.. Construções de Estrutura Argumental no Português do Brasil. In: I SILF, 2011, Tres Lagoas. Caderno de resumos e Programação. Tres Lagoas: UFMS, 2011. v. 01. p. 26-27.

2.
SALOMÃO, M. M. M.. O estatuto epistemológico da metáfora do ponto de vista das neurociências. In: IV CMPL, 2011, Porto Alegre, RS. Livro de resumos do IV Congresso Internacional sobre Metáfora, pensamento e Linguagem. Porto Alegre, 2011.

3.
SALOMÃO, M. M. M.. Quarenta anos de ABRALIN: a reflexão sobre a cognição e a sociedade a partir dos estudos da linguagem. In: ABRALIN em cena, 2009, Vitória, Espírito Santo. Anais do Congresso ABRALIN em Cena, 2009.

4.
SALOMÃO, M. M. M.. O TRATAMENTO SEMÂNTICO DO ASPECTO DENTRO DA TEORIA DOS ESPAÇOS MENTAIS. In: VII CONGRESSO DA ASSEL-RIO, 1997, RIO DE JANEIRO. CADERNO DE RESUMOS DO VII CONGRESSO DA ASSEL-RIO. RIO DE JANEIRO: EDITORA DA ASSEL-RIO, 1997. v. VII.

5.
SALOMÃO, M. M. M.. PROCESSO DE MODELIZAÇÃO E DE AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE CONSENSO. In: XV JORNADA DE ESTUDOS LINGUISTICOS DO NORDESTE - GELNE, 1997, RECIFE. CADERNO DE RESUMOS DO GELNE. RECIFE: EDITORA DA UFPE, 1997. v. XV.

6.
SALOMÃO, M. M. M.. O PROCESSO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA FUNDAMENTAL. In: 6º InPLA, 1996, SÃO PAULO. CADERNO DE RESUMOS DO 6º InPLA. SÃO PAULO: EDITORA DA PUC-SÃO PAULO, 1996. v. 6.

7.
SALOMÃO, M. M. M.. AS PERÍFRASES GERUNDIAIS EM PORTUGUÊS. In: XI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, 1996, JOÃO PESSOA - PB. CADERNO DE RESUMOS DO XI ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL. JOÃO PESSOA: EDITORA DA UFPB, 1996. v. XI.

8.
SALOMÃO, M. M. M.. O PAPEL DO ´LEITOR PRESUMIDO´ NO PROCESSAMENTO COGNITIVO DO TEXTO. In: 6º InPLA, 1996, SÃO PAULO. CADERNO DE RESUMOS DO 6º InPLA. SÃO PAULO: EDITORA DA PUC-SÃO PAULO, 1996. v. 6º.

9.
SALOMÃO, M. M. M.. EXTENSÃO SINTÁTICA E EXTENSÃO SEMÂNTICA: A GRAMÁTICA COMO CATEGORIA RADIAL. In: VI CONGRESSO DA ASSEL-RIO, 1996, RIO DE JANEIRO. CADERNO DE RESUMOS DO VI CONGRESSO DA ASSEL-RIO. RIO DE JANEIRO: EDITORA DA ASSEL-RIO, 1996. v. VI.

10.
SALOMÃO, M. M. M.. A GRAMATICALIZAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ESPÁCIO-TEMPORAIS EM PORTUGUÊS. In: II CONGRESSO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES E II MOSTRA DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DA UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS, 1995, UBERLANDIA. CADERNO DE RESUMOS DO II CONGRESSO. UBERLANDIA: EDITORA DA UFU, 1995. v. II.

11.
SALOMÃO, M. M. M.. O PAPEL DA INTERLOCUÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO ESCOLAR DE LEITURA. In: II CONGRESSO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES E II MOSTRA DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES DA UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS, 1995, UBERLANDIA. CADERNO DE RESUMOS DO II CONGRESSO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES. UFU: EDITORA DA UFU, 1995. v. II.

12.
SALOMÃO, M. M. M.. AS REPRESENTAÇÕES ESPÁCIO-TEMPORAIS EM PORTUGUÊS: ASPECTOS DISCURSIVOS. In: V CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM - ASSEL-RIO, 1995, RIO DE JANEIRO. CADERNO DE RESUMOS DO V CONGRESSO DA ASSEL-RIO. RIO DE JANEIRO: ASSEL-RIO, 1995. v. V.

13.
SALOMÃO, M. M. M.. A GRAMATICALIZAÇÃO DO ASPECTO EM PORTUGUES. In: IX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, 1994, CAXAMBU. CADERNOS DE RESUMOS DO IX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, 1994.

Artigos aceitos para publicação
1.
SALOMÃO, M. M. M.; Falcone, K. ; Leite, J.E. . Entrevista sobre Linguística Cognitiva com Karina Falcone e Jan Edson Leite. Investigações (UFPE. Impresso), 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
SALOMÃO, M. M. M.. PÓS-DEMOCRACIA: A OFENSIVA NEOLIBERAL SOBRE O DISCURSO POLÍTICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SALOMÃO, M. M. M.. Sociedade, natureza e cultura: uma perspectiva evolucionista sobre a linguagem humana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SALOMÃO, M. M. M.. Transparência e Opacidade ou Motivação e Idiomaticidade?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SALOMÃO, M. M. M.. Ensinar o Computador a ler: o caso da relação partitiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SALOMÃO, M. M. M.. Representar e Comunicar: por que precisamos desta dicotomia?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
SALOMÃO, M. M. M.. Democracia. Direitos Humanos e Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SALOMÃO, M. M. M.. O próximo decênio da Pós Graduação em Letras no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SALOMÃO, M. M. M.. Frames e Construções no uso e na interação: a perspectiva sociocognitiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SALOMÃO, M. M. M.. O projeto PROFLETRAS e o desafio histórico da formação do Professor de Português. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SALOMÃO, M. M. M.. A perspectiva sociocognitiva sobre a linguagem e sobre o fenômeno interacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SALOMÃO, M. M. M.. O projeto PROFLETRAS e o desafio histórico da formação do Professor de Português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SALOMÃO, M. M. M.. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área de Linguistica Cognitiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SALOMÃO, M. M. M.. A Linguística Cognitiva encontra a Linguística computacional: Notícias do projeto FrameNet Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
VALENTE, A. ; HENRIQUES, C. ; AZEREDO, J. C. ; SALOMÃO, M. M. M. . Descrição Linguística e ensino de Português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SALOMÃO, M. M. M.. Estudos da Linguagem: pesquisa e inovação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SALOMÃO, M. M. M.. Notícias sobre o desdobramento tecnológico da semântica de frames: o projeto FrameNet Brasil e suas aplicações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
SALOMÃO, M. M. M.. Diálogos do funcionalismo com a linguísitica cognitiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SALOMÃO, M. M. M.. O que o estudo do léxico nos ensina sobre a relação ente linguagem e cognição. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SALOMÃO, M. M. M.; NEVES, M. H. M. ; Kato,M. . O Português encontra a gramática das construções. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
OLIVEIRA, P.Z. DE ; SALOMÃO, M. M. M. . Descrição lexicográfica de unidades lexicais do frame de separação dentro do projeto FN Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, M.L.DA ; SALOMÃO, M. M. M. . As construções com objetos cognatos na língua portuguesa:desencontro sintático-semântico e proposta descritiva linguística-computacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SALOMÃO, M. M. M.. The metaphoric grounding of grammar-the case of the Modal Construction with "give"in Brazilian Portuguese. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SALOMÃO, M. M. M.. IMAGEM IMAGINAÇÃO - AS FRONTEIRAS DAS LETRAS NO ANO 2000. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SALOMÃO, M. M. M.. CAUSALIDADE E CAUSATIZAÇÃO: POR UMA ABORDAGEM COGNITIVA DA GRAMÁTICA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SALOMÃO, M. M. M.; FELTES, H. ; FRANÇOSO, E. ; MARCUSCHI, L. A. . SINTAXE E COGNIÇÃO; SOBRE ESPAÇOS MENTAIS, REPRESENTAÇÕES, MAPEAMENTOS E TEORIAS ADJACENTES. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SALOMÃO, M. M. M.. ESTUDOS FUNCIONAIS E COGNITIVOS DA MODALIDADE E DA REFERENCIA. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SALOMÃO, M. M. M.. EMOLDURAMENTO HISTORICO POLITICO DA LINGUISTICA COGNITIVA. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SALOMÃO, M. M. M.. A ANALOGIA COMO PROCESSO DE CRIAÇÃO SINTÁTICA. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SALOMÃO, M. M. M.. A TEORIA DOS ESPAÇOS MENTAIS. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
SALOMÃO, M. M. M.. A GRAMATICALIZAÇÃO DAS PERIFRASES GERUNDIAIS NO PORTUGUES NO BRASIL. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
SALOMÃO, M. M. M.. PROCESSO DA MODALIZAÇÃO E DE AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTOS DE PRODUÇÃO DE CONSENSO. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SALOMÃO, M. M. M.. A GRAMATICA COMO CATEGORIA RADIAL DE CONSTRUÇÕES. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SALOMÃO, M. M. M.. REFLEXOS SOBRE A CONCEPÇÃO COGNITIVA DA SEMANTICA: ELEMENTOS DA TEORIA DOS ESPAÇOS MENTAIS. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SALOMÃO, M. M. M.. A GRAMATICALIZAÇÃO DO ASPECTO EM PORTUGUES. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SALOMÃO, M. M. M.. Prefácio. Niterói, Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação na Reunião da Comissão de Avaliação da área de Letras e Linguística. 2010.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HENRIQUES, C. ; AZEREDO, J. C. ; VALENTE, A. ; SALOMÃO, M. M. M. . Descrição linguística e ensino de português. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SALOMÃO, M. M. M.. Lingüística Cognitiva:uma introdução à sua agenda investigativa. 2010. (MiniCurso).

2.
SALOMÃO, M. M. M.. estudos dognitivos sobre a significação lexical: a semântica de frames e sua aplicação ao projeto framenet. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SALOMÃO, M. M. M.; ALMEIDA, M. L. L. ; FERRARI, L. V. ; CHIAVEGATTO, V. . O PROCESSO COGNITIVO DA MESCLAGEM NA ANALISE LINGUISTICA DO DISCURSO. 1999. (Relatório de pesquisa).

4.
SALOMÃO, M. M. M.; FARIA, I. H. . A GRAMATICALIZAÇÃO DAS PERIFRASES GERUNDIAIS NO PORTUGUES NO BRASIL. 1998. (Relatório de pesquisa).

5.
SALOMÃO, M. M. M.; CHIAVEGATTO, V. ; ALMEIDA, M. L. L. ; FERRARI, L. V. ; NOBRE, M. R. . A GRAMATICALIZAÇÃO DO ASPECTO EM PORTUGUES: A QUESTÃO DA CONSTRUÇÃO DAS SIGNIFICAÇÕES COMPLEXAS.. 1997. (Relatório de pesquisa).

6.
SALOMÃO, M. M. M.; MIRANDA, N. S. ; GAUDIO, S. M. A. ; BARBOSA, B. T. . O PROCESSO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA FUNDAMENTAL. 1997. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
SALOMÃO, M. M. M.; MARCUSCHI, L. A. ; KOCH, I. V. . O FENOMENO DAS ANÁFORAS ESQUEMÁTICAS COMO EVIDÊNCIA EM FAVOR DE UM TRATAMENTO PROCESSUAL DE REFERENCIAÇÃO. 1999 (MESA REDONDA) .

2.
SALOMÃO, M. M. M.; BASILIO, M. ; VASCONCELOS, Z. . O PRINCÍPIO DA ANALOGIA NA EXPLICAÇÃO DA LINGUAGEM. 1998 (MESA REDONDA) .

3.
SALOMÃO, M. M. M.; MARTINS, R. T. ; FRANÇOSO, E. . A TERCEIRA MARGEM: UM ENSAIO PARA A DESCONSTRUÇÃO DA CATEGORIA LINGUISTICA DO ASPECTO.. 1997 (MEMBRO DE BANCA EXAMINADORA) .

4.
SALOMÃO, M. M. M.. FUNCIONALISMO E COGNITIVISMO. 1997 (MESA REDONDA) .

5.
SALOMÃO, M. M. M.. GRAMÁTICA E SEMÂNTICA COGNITIVA. 1997 (MESA REDONDA) .

6.
SALOMÃO, M. M. M.. FACULDADE DE LETRAS:FORMANDO O PROFISSIONAL DE ONTEM PARA AMANHÃ?. 1997 (MESA REDONDA) .

7.
SALOMÃO, M. M. M.; VIDAL, R. ; FERRARI, L. V. . A SEGMENTAÇÃO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 1997 (MEMBRO DE BANCA EXAMINADORA) .

8.
SALOMÃO, M. M. M.; SANTOS, T. M. B. ; VIEIRA, M. A. . A CONSTRUÇÃO DA REFERÊNCIA EM TEXTOS INFANTIS: UMA ABORDAGEM COGNITIVA. 1997 (MEMBRO DE BANCA EXAMINADORA) .

9.
SALOMÃO, M. M. M.; LEMLE, M. ; PAREDES, V. . A HIPOTESE FUNCIONAL COGNITIVA: UMA FORMA DE PENSAR SOBRE A LINGUAGEM. 1996 (MESA REDONDA) .

10.
SALOMÃO, M. M. M.; BASILIO, M. ; VASCONCELOS, Z. . ESTRUTURAS CONCEITUAIS E ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS NO LÉXICO DO PORTUGUES. 1996 (MESA REDONDA) .

11.
SALOMÃO, M. M. M.; NEVES, M. H. M. ; BRAGA, M. L. ; ILARI, R. . TÓPICOS EM LINGUISTICA FUNCIONAL: A MOLDURA COGNITIVISTA. 1996 (MESA REDONDA) .

12.
SALOMÃO, M. M. M.; CHIAVEGATTO, V. ; POSSENTI, S. . A LINGUISTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1996 (MESA REDONDA) .

13.
SALOMÃO, M. M. M.; VOTRÉ, S. ; NEVES, M. H. M. ; BRAGA, M. L. . FUNCIONALISMO E GRAMÁTICA. 1996 (MESA REDONDA) .

14.
SALOMÃO, M. M. M.; VASCONCELOS, Z. ; BUENO, M. P. . O PROCESSO DE EXPANSÃO DE SENTIDO E A QUESTÃO DA (IR)REPRESENTABILIDADE.. 1995 (MEMBRO DE BANCA EXAMINADORA) .

15.
SALOMÃO, M. M. M.; VOTRÉ, S. ; MATELOTA, M. E. T. . OS CIRCUNSTACIADORES TEMPORAIS E SUA ORDENAÇÃO: UMA VISÃO FUNCIONAL. 1994 (MEMBRO DE BANCA EXAMINADORA) .

16.
SALOMÃO, M. M. M.; BASILIO, M. ; DIAS, M. C. P. . O LEXICO EM SISTEMAS DE ANALISE E GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE TEXTOS EM LINGUA PORTUGUESA. 1994 (MEMBRO DE BANCA EXAMINADORA) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SALOMÃO, M. M. M.; TORRENT, Tiago Timponi; Silva, B.C. D.da. Participação em banca de Maucha Andrade Gamonal. COPA 2014 FrameNet Brasil: diretrizes para a constituição de um dicionário eletrônico trilíngue a partir da análise de frames da experiência turística. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
Viotti, E. de C.; MENDES, R. B.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Fernanda Canever. Evidências para um modelo de língua baseado no uso: o infinitivo flexionado em Português Brasileiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

3.
SALOMÃO, M. M. M.; MIRANDA, N. S.; Oliveira, A.A.. Participação em banca de Patrícia Miranda Machado. A Construção Superlativa Sintética de Estados Absolutos com o sufixo-íssimo:um caso de mismatch morfológico. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
SALOMÃO, M. M. M.; MIRANDA, N. S.; Oliveira, M.R.. Participação em banca de Gabriela da Silva Pires. O desenvolvimento da Plataforma FrameNet Brasil: descrição de algumas Unidades Lexicais dos frames Fechamento e Movimento Corporal. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
COSTA, M. A.; DUQUE, P. H.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Nelson Ferreira de sousa júnior. Processos de Construção do Sentido na Esquizofrenia:uma perspectiva cognitiva da linguagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
Chilsham,Rove; kRIEGER, M.G.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de MARISTELA MARIA KOHLRAUSCH. Verbos de Elovução: um estudo baseado em frames. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
Chilsham,Rove; Rocha, L.F.M.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Renata Cristina de Barros Vieira Marques. O desenvolvimento da plataforma FrameNet Brasil: descrição lexicográfica das unidades lexicais que evocam a cena de CORTE dentro do projeto da FrameNet Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
MIRANDA, N. S.; VEREZA, S.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Thais Fernandes Sampaio. O uso metafórico do léxico da morte. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
SALOMÃO, M. M. M.; MELLO, Heliana Ribeiro de; DUTRA, Deise Prina; SOUZA, Ricardo Augusto de. Participação em banca de Sandra Cristina Becker. Construção de Sentido das Expressões Idiomáticas da Língua Inglesa: uma abordagem da linguística cognitiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
MELLO, Heliana Ribeiro de; MIRANDA, N. S.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Ana Maria Tavares dos Santos. Uma abordagem sociocognitiva da rede de Construções Agentivas Deverbais X-nte. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

11.
MIRANDA, N. S.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de CRYSNA BONJARDIN. A configuração da rede polissêmcia de construções agentivas denominais -ista: uma abordagem sociocognitiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

12.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Flávia Carvalho Faria. O Fenômeno da Concordância no Processo de Aquisição do Pronome Possessivo por Crianças Adquirindo o PB. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

13.
MARTINS, Helena Franco; MIRANDA, N. S.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Laura Silveira Botelho. As Construções Agentivas com X-eiro:uma abordagem sociocognitiva. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

14.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Francisco de Paula Moreira. As construções condicionais universais proverbiais: uma abordagem sociocognitiva. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

15.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Izabel Teodolina de Jesus. As construções condicionais universais proverbiais: uma abordagem sociocognitiva. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

16.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Verônica Busato. A noção de Metalinguagem no campo da neurolinguística: um estudo enunciativo. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Márcio Martins Leitão. ´´area da linguagem. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Carmen Rita Guimarães Marques de Lima. Meios Lingüísticos de Distribuição da Atenção: um Estudo Sócio-Cognitivo da Dêixis. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

19.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Luanda Thais Santos Teixeira. Mesclagens de Tempo nas Construções do Perfeito em Português do Brasil: Um Estudo Sócio-Cognitivo. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

20.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Walquíria Scio Bezerra. A Construção Temporal-Condicional no Português do Brasil: Uma Análise Sócio-Cognitiva. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

21.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Luiz Fernando Matos Rocha. Processo cognitivo de mesclagem no discurso reportado: o caso do discurso direto em textos jornalísticos escritos. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Teses de doutorado
1.
GONÇALVES, Maria Angélica; SALOMÃO, M. M. M.; MIRANDA, N. S.; SILVA, M. C.; ALMEIDA, R. L. T.. Participação em banca de Robledo Esteves dos Santos Pires. Forte que nem touro, alto que nem torre, livre que nem passarinho_ a configuração de uma construção hiperbólica do Português. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
BRAGA, M. L.; SALOMÃO, M. M. M.; Dias, N.B.; Cezario, M.M. C. Participação em banca de Natália Sathler Sigiliano. As Construções de Aspecto Inceptivo do Português do Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em LIngüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SALOMÃO, M. M. M.; Chilsham,Rove; MATOS, L. F. R.; TORRENT, Tiago Timponi; Rodrigues, A.T.C.. Participação em banca de Francine Ferreira Vaz. Estudo comparativo entre frames de comunicação do Inglês e do Portugu~es. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
SALOMÃO, M. M. M.; MIRANDA, N. S.; TORRENT, Tiago Timponi; BRAGA, R. M. M.; BRAGA, J. C.. Participação em banca de Alexandra Moreira. Proposta de um framework apoiado em ontologias para detecção de frames. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
Chilsham,Rove; GIERING, M.E.; SALOMÃO, M. M. M.; Finatto, M.J.B.. Participação em banca de Anderson Bertoldi. Semãntica de frames e recursos lexicais jurídicos: um estudo contrastivo. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
Almeida, Jussara Abraçado; SALOMÃO, M. M. M.; MIRANDA, N. S.; Oliveira, M.R.; VEREZA, S.. Participação em banca de Lucilene Hotz Bronzato. A Construção Gramatical de Hiperbolização: um caso de coerência metafórica da gramática. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Universidade Federal Fluminense) - Universidade Federal Fluminense.

7.
SALOMÃO, M. M. M.; MIRANDA, N. S.; VEREZA, S.; MELLO, Heliana Ribeiro de; SILVA, M. C.. Participação em banca de Regina Célia Martins Salomão Brodbeck. Um Monte de Problemas gera uma Chuva de Respostas: estudo de um caso de desencontro na QuantificaçãoNominal. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
Aragão Neto, M.M.; SALOMÃO, M. M. M.; Mora, Heronides de Melo; Almeida, Jussara Abraçado; Rocha, L.F.M.. Participação em banca de Marcelo Lopes da Silva. As Construções com Objeto Cognato em Português. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
Aragão Neto, M.M.; SALOMÃO, M. M. M.; Mora, Heronides de Melo; MIRANDA, N. S.; Silveira, S.B.. Participação em banca de Thais Fernandes Sampaio. A família de Construções de Argumento Cindido no Português do Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
SALOMÃO, M. M. M.; MARTINS, Helena Franco; BASILIO, M.; VEREZA, S.; Quental, V. de S.T. D. B.. Participação em banca de Maristela da Silva Ferreira. A palavra em construção: um estudo wittgensteiniano sobre a identidade das unidades linguísticas. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
SALOMÃO, M. M. M.; MELLO, Heliana Ribeiro de; Perini, M.A.; Dias, L.F.; Rocha, A.P.A.. Participação em banca de Aparecida de Araújo Oliveira. RElações semântico-cognitivas no uso da preposição "em"do português do Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
BRAGA, M. L.; FERRARI, L. V.; Dias, N.B.; MATELOTA, M. E. T.; SALOMÃO, M. M. M.; CASTILHO, ATALIBA. Participação em banca de TIAGO TIMPONI TORRENT. A rede de construções em para SN infinitivo: uma abordagem centrada no usos para as relações de herança e de mudança construcional. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
SALOMÃO, M. M. M.; Mora, Heronides de Melo; Wachowicz,T.C.; Silva, B.C. D.da; Gorski, E. M.. Participação em banca de Morgana Fabíola Cambrussi. Alternância Causativa de Verbos Inergativos no Português Brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

14.
VITORIO, J.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Geraldo Dondici Vieira. A grande ruina: a teologia e pedagogia do castigo divino no livro de Jeremias. 2007. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

15.
Mora, Heronides de Melo; Mioto,Carlos; Marrafa,Palmira; Chilsham,Rove; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Magdiel Medeiros Aragão Neto. Enriquecimento semântico da HPSG e a definição de argumento como uma estrutura de traços. 2007. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

16.
PAIVA, R.; SODRE, M.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de MARCIO DE OLIVEIRA GUERRA. Radio x TV: o jogo da narração. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
SALOMÃO, M. M. M.; KLEIMAN, Ângela Del Carmen Bustos Romero de; CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves; MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles; SIGNORINI, Inês. Participação em banca de Luciane Manera Magalhães. Representações Sociais da Leitura: práticas discursivas do professor em formação. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
SALOMÃO, M. M. M.; MELLO, Heliana Ribeiro de; MARTINS, Helena Franco; MARINHO, Janice Helena Silva de Resenda Chaves; SILVA JUNIOR, Fábio Alves da. Participação em banca de Adriana Maria Tenuta de Azevedo. Domínios Discursivos: uma visão cognitiva da Estruturação de narrativas orais. 2005. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Fernanda Aparecida Raposo Meireles. Aspectos Cognitivos e Pragmáticos das Construções Condicionais Contrafactuais. 2005. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
COUDRY, M. I. H.; GERALDI,J.W.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de cLÁUDIA HELENA CERQUEIRA MÁRMORA. UMA HIPÓTESE FUNCIONAL PARA A (A)PRAXIA NO CURSO DA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

21.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Luiz Fernando Matos Rocha. A construção da mímese no reality show: uma abordagem sociocognitivista para o discurso reportado. 2004. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
HOFFNAGEL, J.; CAVALCANTI, M.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Elizabeth Marcuschi. As categorias de avaliação da produção textual no discurso do professor. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

23.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt. A semântica das construções gramaticais e o tempo verbal em Português. 2002. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
ALMEIDA, M. L. L.; FERRARI, L. V.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Ana Paula Magela Gerhardt. A sdemântica das Construções Gramaticais e o Tempo Verbal em Português. 2002. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Nilza Barroso Dias. As cláusulas de finalidade. 2001. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

26.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Neusa Salim Miranda. A configuração das arenas comunicativas no discurso institucional: professores X professores.. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
SALOMÃO, M. M. M.; SUBIRATS, C.; Villela, R.M.M.B.; TORRENT, Tiago Timponi. Participação em banca de Ely Edson da Silva Matos. Desambiguação de Lexemas a partir e Inferências Semânticas geradas de Frames. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
SALOMÃO, M. M. M.; MIRANDA, N. S.; MARTINS, Helena Franco. Participação em banca de Patrícia Miranda Machado. Gramática das Construções e Morfologia: estudo de caso dentro da rede de. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
SALOMÃO, M. M. M.; MATOS, L. F. R.; VEREZA, S.. Participação em banca de Gabriela da Silva Pires. A Construção Concessiva Relativizadora. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
Bentes, A.C.; SALOMÃO, M. M. M.; MIRANDA, N. S.. Participação em banca de Fernanda Raquel Oliveira Lima. A formação docente em Letras: uma análise semântica das narrativas discentes. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
Silva, B.C. D.da; Di Felippo, A.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Felipe Iszlaji de Albuquerque. Modelo para um dicionário analógico digital disponível na internet. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Linguistica e Lingua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
Chilsham,Rove; SALOMÃO, M. M. M.; ALVES, I. M. R.; MAILLARD, P. A. J.. Participação em banca de Silvia Maturro Panzardi Foschiera. A semântica da emoção: um estudo a partir da FrameNet com vistas a aplicações computacionais. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

7.
SALOMÃO, M. M. M.; Rocha, L.F.M.. Participação em banca de Francine Ferreira Vaz. O frame de comunicação no Português do Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
SALOMÃO, M. M. M.; MATOS, L. F. R.; Villela, R.M.M.B.. Participação em banca de Alexandra Moreira. A Cosntrução de um Framework apoiado por uma ontologia para o estabelecimento de frames. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

9.
SALOMÃO, M. M. M.; MELLO, Heliana Ribeiro de; MIRANDA, N. S.. Participação em banca de REGINA CÉLIA MARTINS SALOMÃO BRODBECK. UMA CHUVA DE PROBLEMAS GERA UM MONTE DE RESPOSTAS: DESENCONTRO NAS CONSTRUÇÒES DE QUANTIFICAÇÀO NOMINAL EM PORTUGUÊS. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

10.
SALOMÃO, M. M. M.; Almeida, Jussara Abraçado; NAME,C.. Participação em banca de MARCELO LOPES SILVA. AS CONSTRUÇÒES COM OBJETO COGNATO NA LINGUA PORTUGUESA. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

11.
GIERING, M.E.; Chilsham,Rove; kRIEGER, M.G.; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Anderson Bertoldi. Frames jurídicos: a semântica de frames na construção de léxicos especializados. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

12.
SALOMÃO, M. M. M.; MIRANDA, N. S.; Perini, M.A.. Participação em banca de THAIS FERNANDES SAMPAIO. A família de construções de argumento cindidono Português do Brasil. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

13.
SALOMÃO, M. M. M.; Barreto, T.; Costa, S.B.B.. Participação em banca de Elisangela Santana dos Santos. A polissemia do verbo "tomar" ao longo da história da língua portuguesa: estudo à luz da linguística cognitiva. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

14.
BASILIO, M.; MARTINS, Helena Franco; SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de MARISTELA DA SILVA FERREIRA. Sobre a unidade "palavra"em uma perspectiva wittgensteiniana. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
SALOMÃO, M. M. M.. Participação em banca de Cláudia Helena Cerqueira Mármora. Linguagem, Cognição e Cultura. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Almeida, Maria Jussara Abraçado; SALOMÃO, M. M. M.; Gonçcalves, C.A.. Concurso Público para Professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
Almeida, Maria Jussara Abraçado; Mariani, Betânia; Indursky, Freda; Luz, Diana; SALOMÃO, M. M. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto de Linguística. 2009. Universidade Federal Fluminense.

3.
SALOMÃO, M. M. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto de Linguística com ênfase em Psicolinguística. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Livre docência
1.
Albano, E.; Damasceno, B.; Sclaiar-Cabral, L.; SALOMÃO, M. M. M.; Oliveira, M.K. de. Concurso Público para Livre Docência na Área de Neurolinguística. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

Outras participações
1.
Dias, N.B.; Gago,P.; MATOS, L. F. R.; SALOMÃO, M. M. M.. Seleção ao Mestrado em Linguística. 2007. Universidade Federal de Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio "LINGUAGEM E COGNIÇÃO EM INTERAÇÃO. A perspectiva sociocognitiva sobre a linguagem e a compreensão do fenômeno interacional. 2013. (Congresso).

2.
Ii Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS.O projeto PROFLETRAS e o desafio histórico da formação do Professor de Português. 2013. (Seminário).

3.
Vi Conferência Linguistica e Cognição. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área de Linguistica Cognitiva. 2013. (Congresso).

4.
X Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada ( X CBLA). Políticas Linguisticas, suas Faces e Interfaces. 2013. (Congresso).

5.
Colóquio Interdisciplinar do LAFAPE: Dinâmicas da Linguagem e da Ação.Cooperação comunicativa e criação cultural:os fundamentos sociocognitivos do uso lingüístico e da vida mental. 2011. (Encontro).

6.
Encontro InterGTs da ANPOLL.A categoria cognitiva de perfilamento, transversal aos estudos do discurso e da gramática. 2011. (Encontro).

7.
I Congresso Internacional de Estudos do Léxico. Léxico e Cognição. 2011. (Congresso).

8.
I Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. Linguística brasileira, evolução tecnológica e políticas linguísticas para o Português do Brasil. 2011. (Congresso).

9.
I Simpósio Internacional de Linguística Funcional.Funcionalismo e Cognição. 2011. (Simpósio).

10.
IV CMLP. Metáfora e Neurociências. 2011. (Congresso).

11.
Seminário sobre Linguagem, Cognição e Sistemas Complexos.Semântica de frames e a rede de frames. 2011. (Encontro).

12.
Tardes de Linguística na USP.Lingüística Cognitiva, conquistas e desafios: balanço de três décadas. 2011. (Encontro).

13.
V Seminário do Programa de pós-Graduação em Linguística.Classes de objeto e linguística de corpus na busca por equivalências francês-português. 2011. (Seminário).

14.
V Seminário do Programa de pós-Graduação em Linguística.~Recuperação semiautomática de contextos definitórios em corpus. 2011. (Seminário).

15.
V Seminário do Programa de pós-Graduação em Linguística.Estudo sobre a estrutura dos predicados nominais com o verbo-suporte "fazer". 2011. (Seminário).

16.
V Seminário do Programa de pós-Graduação em Linguística.As margens da linguística: o diálogo entre suas diferentes linhas. 2011. (Seminário).

17.
XXVI Encontro da ANPOLL. Estudos da linguagem: pesquisa e inovação. 2011. (Congresso).

18.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. Estudos do léxico no âmbito da Linguística cCmputacional. 2010. (Congresso).

19.
Congresso Internacional Linguagem e Interação II. Estudos do léxico no âmbito da linguística computacional. 2010. (Congresso).

20.
Encontro das Licenciaturas.Licenciaturas: Realidade e Perspectivas. 2010. (Seminário).

21.
II SEminário de Estudos Linguísticos.Estudos do léxico. 2010. (Seminário).

22.
II Seminário de Linguística da UNESP.Funcionalismo. 2010. (Seminário).

23.
I Jornada de Estudos de Linguagem "Teorias, Métodos, Práticas".Linguagem e Cognição. 2010. (Seminário).

24.
V Conference on Linguistics and Cognition. Construções, uso e desencontros: motivação e idiomaticidade são as faces de jano da gramática. 2010. (Congresso).

25.
ABRALIN EM CENA _ ESPÍRITO SANTO. Quarenta anos de ABRALIN: a reflexão sobre a cognição e a sociedade a partir dos estudos da linguagem. 2009. (Congresso).

26.
Colóqio da Porgrama de Pós Graduaçào em Linguística Aplicada.Perspectivas em Semântica Cognitiva. 2009. (Encontro).

27.
II Congresso Internacional dos Estudos Utópicos. Utopia e Linguagem: Metáforas da Utopia; evidências linguísticas do Português. 2009. (Congresso).

28.
VI Congresso Internacional da ABRALIN. Questões contemporâneas para a teoria cognitiva da metáfora:corporificação, linguagem e cultura. 2009. (Congresso).

29.
11o Ciclo de Enseñanza de Lenguas Extrangeras. Como entendemos: redes semânticas e processos cognitivos na leitura. 2008. (Congresso).

30.
11o Ciclo de Enseñanza de Lenguas Extrangeras.Borges e Machado de Assis: el arte de dos maestros de la expresión concisa. 2008. (Oficina).

31.
I SENAPP (Seminário Nacional de Professores de Português).O que será da linguística no século XXI?. 2008. (Seminário).

32.
IV Seminário dos Alunos de Pós-Graduação da UFF."Literatura e língua:caminhos em percurso". 2007. (Seminário).

33.
Seminário promovido pelo Conselho Nacional de Educação sobre Formação Inicial e Continuada de Professoes.Formação de Professores de Linguagem para a Educação Básica. 2007. (Seminário).

34.
VII Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG."O que será da linguística no século XXI?". 2007. (Seminário).

35.
XIX Semana de Estudos Clássicos da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos.A teoria clássica da metáfora e seu debate contemporâneo. 2007. (Seminário).

36.
XV Semana de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora."Linguagem, cognição e política". 2007. (Seminário).

37.
III Conferência "Linguística e Cognição" no IEL da UNICAMP. "Existe uma semântica cognitiva?". 2006. (Congresso).

38.
53º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).Conferência: Linguagem e Cognição. 2005. (Seminário).

39.
Colóquio Relendo a Poesia dos Anos 70 aos Dias Atuais.Colóquio Relendo a Poesia dos Anos 70 aos Dias Atuais. 2005. (Outra).

40.
XI Seminário de Teses em Andamento.Mesa redonda Linguagem, cognição e interação. 2005. (Seminário).

41.
10º Simpósio Nacional de Letras e Linguística.Conferência:Contribuições e perspectivas da Linguística no Brasil. 2004. (Simpósio).

42.
II Conferência Linguística e Cognição.Coordenadora mesa-redonda: Construções e integração conceptual. 2004. (Outra).

43.
II Conferência Linguística e Cognição.Trabalho: Construções causativas no Português do Brasil. 2004. (Outra).

44.
Simpósio Construções no Português do Brasil: integração conceptual na sintaxe e no léxico - 52º Seminário GEL.Comunicação: Uma análise cognitiva das construções transitivas de ações habituais. 2004. (Simpósio).

45.
Congresso Internacional de Linguística Cognitiva - Linguagem, Cultura e Cognição. Comunicação: Mesclagem conceptual e a historicidade das metáforas. 2003. (Congresso).

46.
I Conferência Linguística e Cognição.Conferência: Linguística e Cognição. 2003. (Outra).

47.
III Congresso Internacional da ABRALIN. Trabalho em Mesa-redonda: O problema da referência: da semântica à epistemologia. 2003. (Congresso).

48.
III Semana de Letras.Conferência: Letras e Leitura dos Desafios no Século XXI. 2003. (Outra).

49.
Simpósio: A linguística e o ensino de língua materna.Participação em mesa-redonda: O ensino de Português e terorias da Gramática. 2003. (Simpósio).

50.
Simpósio Literatura, Linguística e Filosofia: Questões de Linguagem e Estética.Conferência: Verdade ou Entendimento: dilemas do estudo da significação. 2003. (Simpósio).

51.
XII Congresso da ASSEL-Rio. Conferência: Novos horizontes nos estudos cognitivos: por uma nova concepção social da significação. 2003. (Congresso).

52.
XVI Instituto Brasileiro de Linguística.Introdução à Linguística Cognitiva. 2003. (Outra).

53.
50º SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO- GEL.Comunicação em mesa-redonda: Metáforas e Cognição. 2002. (Seminário).

54.
Colóquio Nacional Letras em DIálogo e em Contexto.Palestra: Letras em diálogo e em contexto: rumos e desafios. 2002. (Outra).

55.
Encontro Linguagens e Formação de professores.Conferência em mesa-redonda do encontro Linguagens e formação de professores : Leituras e Contemporaneidades. 2002. (Encontro).

56.
Simpósio: A linguística e o ensino de língua materna.Conferência de encerramento: Educação e Língua Pátria: políticas linguísticas, identidade e democracia. 2002. (Simpósio).

57.
Simpósio A Linguística e o Ensino de Língua Materna.Educação e Língua Pátria: políticas linguísticas, identidade e democracia. 2002. (Simpósio).

58.
VI ENCONTRO NACIONAL DE INTERAÇÃO EM LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL: DISCURSO E GRAMÁTICA.Apresentação de trabalho no VI Encontro Nacional de Interação em Linguagem : Discurso e Gramática: Contribuições das teorias da cognição para os estudos do discurso e da gramática. 2002. (Encontro).

59.
VIII Encontro de Educação em Engenharia.Palestra de abertura: Foramação de Professores: o papel da graduação. 2002. (Outra).

60.
XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL. Apresentação de Trabalho no XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL: A proposta teórica da gramática da construção. 2002. (Congresso).

61.
XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL.Apresentação do trabalho: O PROCESSO COGNITIVO DA MESCLAGEM E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DO DISCURSO. 2002. (Encontro).

62.
XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL.Participação em mesa-redonda, com o tema: Produção do Conhecimento em Linguística. 2002. (Encontro).

63.
. Comunicação coordenada: O processo cognitivo da mesclagem na análise linguística do discurso. 2001. (Congresso).

64.
. Participação em mesa-redonda:A Linguística e suas interfaces:Linguística e teorias da cognição. 2001. (Congresso).

65.
.O papel da universidade na avaliação dos sistemas de ensino. 2001. (Seminário).

66.
13º congresso de Leitura no Brasil: I seminário sobre sistema de avaliação educacional. Palestra: O papel da universidade na avaliação dos sistemas de ensino. 2001. (Congresso).

67.
I Círculo de Estudos da Linguagem.Conferência: Linguagem e entendimento: a perspectiva sócio-cognitiva. 2001. (Simpósio).

68.
II Congresso Internacional da Abralin. Comunicação coordenada:O processo cognitivo da mesclagem na análise linguística do discurso. 2001. (Congresso).

69.
II Congresso Internacional da Abralin. Conferência: Verdade ou entendimento?(A questão do sentido nas reflexões sobre a linguagem no último século). 2001. (Congresso).

70.
II Congresso Internacional da Ab ralin. Coordenadora de Mesa-redonda: Contribuições da linguística para a formação de professores. 2001. (Congresso).

71.
II Encontro de Reitores = Grupo Tordesilhas, Brasil-Espanha-Portugal.Coordenadora de Mesa sobre o tema: Financiamento e Redes de Pesquisa: Novas oportunidades. 2001. (Encontro).

72.
II Encontro de Reitores - Grupo Tordesilhas.Coordenadora da Mesa: Financiamento e Redes de Pesquisa - Novas Oportunidades. 2001. (Encontro).

73.
V Congresso de Ciências Humans, letras e Artes.Palestra de abertura: Humanidades, universidade, democracia e políticas universitárias. 2001. (Outra).

74.
VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Palestra: Humanidades, Universidade, Democracia e Políticas Universitárias. 2001. (Congresso).

75.
VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Ensino de Língua e Políticas Linguísticas. 2001. (Congresso).

76.
VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. VI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2001. (Congresso).

77.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA. Palestra: Ensino de Língua e Política Linguística. 2001. (Congresso).

78.
.Conferência: Hipertexto. 2000. (Seminário).

79.
2 da convención internacional de educación superior.Delegana na 2ª convenção internacional de educação superior. 2000. (Outra).

80.
I Congresso da Abralin. Mesa-redonda: O processo cognitivo da mesclagem na análise linguística do discurso. 2000. (Congresso).

81.
I Simpósio de Língua e Literatura.Conferência: Tradição e mudança na universidade: uma reflexão do ponto de vista da cultura no Brasil. 2000. (Simpósio).

82.
XVIII Jornada GELNE. Mesa-redonda: Um trato cognitivo da causalidade em portugues. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
DANIELA SIMOES GOMES. Relações de Metáfora na FrameNet Brasil. Início: 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bruno Carlos Pereira de Souza. Frames de Turismo como Negócio no dicionário Copa 2014_FrameNet Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

2.
Daniela Simões Gomes. Frames do Turismo Esportivo no dicionário Copa 2014_FrameNet Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

3.
Gabriela da Silva Pires. O desenvolvimento da Plataforma FrameNet Brasil:descrição de Unidades Lexicais dos frames Fechamento e Movimento Corporal. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

4.
Renata Cristina de Barros Vieira Marques. O desenvolvimento da plataforma FrameNet Brasil:descrição lexicográfica das unidades lexicais que evocam a cena do CORTE dentro do projeto FrameNet Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

5.
Robledo Esteves Santos Pires. "O AMOR É UMA VIAGEM: a teoria cognitivista da metáfora e o discurso amoroso no cancioneiro popular brasileiro". 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

6.
Mônica Monken Velloso. Um estudo da idiomatização da construção modal com o verbo dar no Português do Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

7.
Bethania Campos Guimarães Alves. A metáfora do Evento como Movimento:Construções do Aspecto no Português do Brasil contemporâneo. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

8.
ROBERTA GRAZIELLA TAVELA. As contrucoes linguisticas de discurso reportado:um dialogo sociocognitivo. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

9.
Luciene Ferreira da Silva Guedes. A construcão de Habitualidade Inceptiva no Portugês do Brasil:uma abordagem sociocognitiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

10.
Tiago Timponi Torrent. O Homem Vai Botar Uma Casa Para Mim Morar - Uma abordagem sociocognitivista e diacrônica da construçao do dativo com infinitivo. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

11.
Maristela da Silva Ferreira. Buscar menino no colégio, pular carnaval na Bahia, e, ainda por cima, jogar lenha na fogueira: retomada de um diálogo sobre a questão da geratividade na linguagem. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

12.
Maria Angélica Gonçalves. A construção de duração com dar no Português do Brasil: uma abordagem sociocognitiva. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

13.
Jaqueline de Oliveira Pulhiese. Reflexividade e desreflexivização no português do Brasil: a abordagem sociocognitiva sobre a linguagem. 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

14.
Luciana Beatriz bastos Avila. O indiscreto charme do humor: um estudo sócio-cognitivo do discurso humorístico. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

15.
Luanda Thais Santos Teixeira. Mesclagens de tempo nas construções do perfeito em português do Brasil: um estudo sócio-cognitivo. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

16.
Walquíria Scio Bezerra. A construção temporal-condicional no português do Brasil: uma análise sócio-cognitiva. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

17.
Carmen Rita Guimarães Marques de Lima. Meios Linguísticos de Distribuição da Atenção: um Estudo Sócio-Cognitivo da Dêixis. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

18.
Lucilene Hotz Bronzato. A abordagem sócio-cognitiva da construção da destransitivização: o enquadre da interdição. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

19.
MARILDA CLARETH BISPO DE OLIVEIRA. A metáfora e a leitura de poesia em contexto escolar. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

20.
BEGMA TAVARES BARBOSA. Reparo textual e identidade comunicativa:um estudo sócio-cognitivo do discurso conversacional. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

21.
Mayra Barbosa Guedes. Espaços Mentais, leitura e produção de resumo. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

22.
REGINA CELIA MARTINS SALOMÃO BRODBECK. O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE LINGUA ESTRANGEIRA. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

23.
FERNANDA M. P. DOS SANTOS. Enquadre e mapeamento: a contrafactualidade sob o enfoque sócio-cognitivo. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

24.
LUCIA HELENA FURTADO DE MOURA. O PAPEL DO ENQUADRE COMUNICATIVO NA PRODUÇÃO DA ESCRITA NA ESCOLA. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

25.
FERNANDA M. P. DOS SANTOS. A CONSTRUÇÃO RELATIVA NA ESCRITA ESCOLAR. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

26.
MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA. A CONTRIBUIÇÃO DA SIGNIFICAÇÃO LEXICAL NA INTERPRETAÇÃO ESCOLAR DA LEITURA. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

27.
PATRICIA NORA DE SOUZA. CRIANDO SENTIDO: A PARTICIPAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO DA LINGUA INGLESA. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

Tese de doutorado
1.
Júlia Aparecida Gonçalves Campos. Constituição de Ontologias a partir da FrameNet Brasil: o caso do Dicionário Copa 2014. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

2.
Ely Edison da Silva Matos. LUDI:um framework para desambiguação lexical com base no enriquecimento da semântica de frames. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

3.
Alexandra Moreira. Proposta de um framework apoiado em ontologias para detecção de frames. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

4.
Marcelo Lopes da Silva. As Construções com Objeto Cognato em Português. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

5.
Thais Fernandes Sampaio. A Família de Construções de Argumento Cindido no Português do Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

6.
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck. Um monte de problemas gera uma chuva de respostas: estudo de um caso de desencontro na Quantificação Nominal em Português. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.

7.
ALEXANDRA MOREIRA. iNTERFACES ENTRE A LEXICOGRAFIA LINGUÍSTICA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO. 2008. Tese (Doutorado em linguística) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Margarida Martins Salomão.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MOREIRA, A.2012MOREIRA, A. ; SALOMÃO, M. M. M. . ANÁLISE ONTOLOLÓGICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO DE FRAMES. ALFA, v. 56, p. 494-524, 2012.

2.
SALOMÃO, M. M. M.;SALOMAO, MARIA MARGARIDA M.;MARTINS SALOMÃO, MARIA MARGARIDA2013SALOMÃO, M. M. M.; TORRENT, Tiago Timponi ; SAMPAIO, T. F. . A linguística cognitiva encontra a linguística computacional:notícias do projeto FrameNet Brasil. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 55, p. 7-34, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
SALOMÃO, M. M. M.. O próximo decênio da Pós Graduação em Letras no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SALOMÃO, M. M. M.. Sociedade, natureza e cultura: uma perspectiva evolucionista sobre a linguagem humana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Fui,por dois mandatos ,Reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora( de 1998 a 2006). 
Nos periodos de 2004 a 2006 integrei a Direção da ANDIFES.
Integro o GT Linguística e Cognição da ANPOLL.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 8:03:22