Celso José da Costa

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  • Última atualização do currículo em 03/04/2013


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada IMPA (1977 e 1982). Foi professor visitante da Universitè de Chambery-França (1987-1988) e da Universitè de Grenoble - França (1988-1990). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (1999) e foi condecorado pelo MCT com a ordem nacional do mérito científico na classe de Comendador (1998). Sua área de pesquisa em Matemática é Geometria Diferencial, em especial a teoria das superfícies mínimas. Em 1982 descobriu as equações de uma superfície mínima que atualmente leva o nome de Superfície Costa ou Costa Surface. Esta descoberta resolveu um problema aberto na área com 206 anos de existência. Também tem forte dedicação à área de educação a distância, tendo atuado como Vice-presidente do Consórcio CEDERJ (UFF, UFRJ, UNIRIO, UERJ e UENF), de 2000 até 2006. Coordenou o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFF, de 2001 até 2006. De abril a novembro de 2006, atuou como relator da Comissão de avaliação do I Edital de implementação da Universidade Aberta do Brasil. A partir de julho de 2007 ocupa o cargo de Coordenador Geral da Universidade Aberta do Brasil e a partir de fevereiro de 2008 o cargo de Diretor de Educação a Distância da CAPES. Atualmente é Diretor do Instituto de Matemática e Estatística da UFF e coordenador UAB/UFF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Celso José da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, C. J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geometria.
Rua Mário Santos Braga, s/nº, Valonguinho
Centro
24000-000 - Niteroi, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292003
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1977 - 1982
Doutorado em Matemática.
Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Título: Imersões Mínimas Completas em IR3 de Curvatura Total Finita, Ano de obtenção: 1982.
Orientador: Manfredo Perdigão do Carmo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Superfícies Mínimas; Curvatura Média.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia / Especialidade: Geometria Diferencial.
1976 - 1977
Mestrado em Matemática.
Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Título: Exame de Mestrado,Ano de Obtenção: 1977.
Orientador: Manfredo Perdigão do Carmo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia / Especialidade: Geometria Diferencial.
1974 - 1976
Graduação em Matemática.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Pós-doutorado


1986 - 1989
Pós-Doutorado.
Université Paris Diderot.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia / Especialidade: Geometria Diferencial.


Atuação Profissional



Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Coordenador Geral, Enquadramento Funcional: Cargo Comissionado, Carga horária: 40


Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Vice-Presidente, Enquadramento Funcional: Cargo comissionado, Carga horária: 40


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor do Instituto Matemática e Estatística

Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1983 - 1994
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1981 - 1983
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/1999 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Departamento de Geometria.

1/1999 - Atual
Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Coordenação de Mestrado.

Cargo ou função
Coordenador de Mestrado.
3/1987 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Variáveis Complexas
Análise
Geometria Diferencial
Álgebra Linear
5/1981 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
Geometria Diferencial
Fundamentos de Geometria
Geometria Básica


Linhas de pesquisa


1.
Geometria das Subvariedades de Curvatura Média Um no Espaços Hiperbólico IH3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia/Especialidade: Geometria Diferencial.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Prêmio Péter Murányi 2013 - Educação, Fundação Péter Murányi.
2010
Prêmio Excelência Científica UFF, Universidade Federal Fluminense - UFF.
1999
membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Academia Brasileira de Ciências.
1998
Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe de Comendador, Ministério da Ciência e Tecnologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, C. J.2013COSTA, C. J.; MELO, N. C. ; PANTOJA, G. ; MASSARO, T. ; DURAN, M. R. C. . Região norte, políticas de formação de professores e avaliação de polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 1, p. 1945-1957, 2013.

2.
COSTA, C. J.2012COSTA, C. J.; DURAN, M. R. C. . A Política Nacional de Formação de Professores entre 2005 e 2010: a nova Capes e o Sistema Universidade Aberta do Brasil. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, p. 263, 2012.

3.
COSTA, C. J.2012COSTA, C. J.; SILVA, D. A. ; BUONO, L. M. ; GURGEL, M. R. F. ; DURAN, M. R. C. ; MASSARO, T. ; AMIEL, T. . Um olhar da região nordeste na avaliação dos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 1, p. 1378-1407, 2012.

4.
COSTA, C. J.2009COSTA, C. J.; PIMENTEL, N. M. . O Sistema Universidade Aberta do Brasil na Consolidação da Oferta de Cursos Superiores a Distância no Brasil. ETD. Educação Temática Digital, v. 10, p. 71, 2009.

5.
COSTA, C. J.2007COSTA, C. J.. Modelos de Educação Superior a Distância e implementação da Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 15, p. 09-16, 2007.

6.
COSTA, C. J.1999COSTA, C. J.. Geometria de las Peliculas de Jabon. La Gaceta de La Real Sociedad Matematica Española, Espanha, n.4, 1999.

7.
COSTA, C. J.1996 COSTA, C. J.; SIMÕES, P. A. . Complete Minimal Surfaces in a Slab of R3. Annales de l' Institut Fourier, Estados Unidos, v. 46, n.02, p. 535-546, 1996.

8.
COSTA, C. J.1993 COSTA, C. J.. Complete Minimal Surfaces in R3 of Genus One and Four Embedded Ends. Proceedings of the American Mathematical Society, Estados Unidos, v. 119, n.4, p. 1279-1287, 1993.

9.
COSTA, C. J.1993COSTA, C. J.. Complete Minimal Surfaces in R3 With Finite Topology and Infinite Total Curvature. Matemática Contemporânea, Brasil, v. 03, p. 1-15, 1993.

10.
COSTA, C. J.1991COSTA, C. J.. Complete Minimal surfaces Embedded in R3 With Total Curvature 12 Pi. Matemática Contemporânea, Estados Unidos, v. 01, p. 25-34, 1991.

11.
COSTA, C. J.1991 COSTA, C. J.. Classification of Complete Minimal surfaces Embedded in R3 With Total Curvature 12 pi. Inventiones Mathematicae, Estados Unidos, v. 105, p. 273-303, 1991.

12.
COSTA, C. J.1989 COSTA, C. J.. Uniqueness of Complete Minimal surfaces With Total Curvature 12 Pi. Journal Of Differential Geometry, Estados Unidos, v. 30, p. 597-618, 1989.

13.
COSTA, C. J.1984 COSTA, C. J.. Example of a Complete Minimal Immersion of Genus One and Three Embedded Ends. Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática, Brasil, v. 15, p. 47-54, 1984.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, C. J.; FIGUEIREDO, L. M. S. . Tópicos de Matemática e Atualidade. 01. ed. Rio de Janeiro: CEP-EB, 2006. v. 01. 156p .

2.
COSTA, C. J.; Cardim, N. . Tópicos de Aritmética Álgebra e Geometria para o Ensino Médio. 01. ed. Rio de Janeiro: UFF-CEP-EB, 2005. v. 01. 192p .

3.
COSTA, C. J.; FIGUEIREDO, L. M. S. . Introdução à Criptografia. 01. ed. Rio de janeiro: CEP - EB, 2005. v. 01. 152p .

4.
COSTA, C. J.; FIGUEIREDO, L. M. S. . Criptografia Geral. 01. ed. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Pessoal - CEP-EB, 2005. v. 01. 172p .

5.
COSTA, C. J.; TRALES, P. R. . Argumentação e Conceito de Prova em Matemática. 01. ed. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Pessoal - CEP - EB, 2005. v. 01. 172p .

6.
COSTA, C. J.. Funções elipticas, Algébricas e Superfícies Mínimas. Rio de Janeiro: IMPA, 1991. v. 01. 112p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, C. J.; DURAN, M. R. C. ; AMIEL, T. ; EIDELWEIN, M. P. . Netnography in the Universidade Aberta do Brasil System: research with coordinators from south, north and northeast centers. In: 7th International Technology, Education and Development Conference, 2013, Valência. INTED2013 Proceedings, 2013. v. 1. p. 741-748.

2.
TRALES, P. R. ; COSTA, C. J. ; CUNHA, M. O. . The University Goes to High School. In: 2nd International Conference on the Teaching of Mathematics (ICTM2), 2002, Creta. Proceedings of ICTM2. Arizona: J.Wiley & Sons Inc., 2002.

3.
TRALES, P. R. ; COSTA, C. J. ; CUNHA, M. O. . A Universidade vai à Escola. In: International Conference on Science and Mathematics Education-ICSU, 2002, Rio de Janeiro. Proc. International Conference on Science and Mathematics Education-ICSU, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, C. J.; DURAN, M. R. C. ; MASSARO, T. . The National Teacher Training between 2005 and 2010: the new Capes and the Open University of Brasil.. In: Annual Conference: Open Learning Generations (EDEN), 2012, Porto. Proceedings of Anual Conference, Book of Abstracts,. Porto: Morten Flate Paulsen and András Sücs, 2012. p. 61.

2.
COSTA, C. J.; DURAN, M. R. C. ; MASSARO, T. ; AMIEL, T. . What are the Presence Poles of Brazilian Open University system?. In: In 4th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN), 2012, Barcelona. International Association of Technology, Education and Development,, 2012. v. 1. p. 60-75.

3.
COSTA, C. J.; DURAN, M. R. C. ; MASSARO, T. ; EIDELWEIN, M. P. ; VICENTE, D. E. V. . Polos presenciais da região Sul, seus coordenadores e suas avaliações na visão dos coordenadores da região Sul.. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012, Recife. Anais Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Recife: Adaltech, 2012.

4.
COSTA, C. J.; MASSARO, T. ; DURAN, M. R. C. ; MELO, N. C. . Região Norte, política de formação de professores e avaliação de polos do sistema Universidade Aberta do Brasil.. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), 2012, Recife. Anais Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Recife: Adaltech, 2012.

5.
COSTA, C. J.; DURAN, M. R. C. ; MASSARO, T. ; VICENTE, D. E. V. ; EIDELWEIN, M. P. . Características, avaliações e coordenadores de polo nos polos presenciais da região Sul.. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), 2012, São Carlos. Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED),. São Carlos, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, C. J.; DURAN, M. R. C. ; AMIEL, T. ; EIDELWEIN, M. P. . Netnography in the Universidade Aberta do Brasil System: Research with coordinators from south, north and northeast centers. In: 7th International Technology, Education and Development Conference, 2013, Valência. INTED2013 Proceedings, 2013.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PADOIN, M. M. ; COSTA, C. J. ; GUIOTI, E. A. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; COSTA, H. H. G. ; SALDANHA FILHO, M. F. ; PIMENTEL, N. M. ; SILVA, R. T. ; CLIMACO, J. C. T. S. ; REIS, L. M. . Relatoria do Edital 01 - SEED-MEC de Implantação da Universidade Aberta do Brasil. 2006.

2.
GATTI, B. A. ; BIELSCHOWSKY, C. E. ; COSTA, C. J. ; FRANCO, E. R. P. S. ; MORGADO, E. M. ; COSTAS, J. M. M. ; VALENTE, J. A. ; ALONSO, K. M. ; OLIVEIRA, M. E. R. ; CARVALHO, M. L. B. ; BACHA FILHO, T. . Comissão Assessora à SESU para Elaborar Proposta de Alteração das Normas de Regulamentação da Oferta e dos Procedimentos de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior a Distância. 2002.

Trabalhos técnicos


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
COSTA, C. J.; Zucco, César. Licenciatura em Matemática a Distância. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
Zucco, César; COSTA, C. J.. Licenciatura em Química a Distância. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
COSTA, C. J.; Real, G. M.. Complementação Pedagógica em Curso de Pedagogia. 2005. Faculdade São Luís.

4.
FRAGALE, R.; COSTA, C. J.. Curso de Especialização em Formação de Profissionais para Educação a Distância. 2004. Centro Universitário Campos de Andrade.

5.
COSTA, C. J.; CORMACK, E. F.. Curso de Licenciatura em Matemática a distância. 2004. Universidade Federal de Pelotas.

6.
COSTA, C. J.; BERNARDINO, G.. Cursos de Normal Superior a Distância, Curso de Especilaização em Metodologia de Ensino para professores do Ensino Médio e Curso de Especilaização emGestão Escolar. 2004. Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras.

7.
COSTA, C. J.; RODRIGUES, R. S.. Curso de Especilização a Distância em Gestão em Educação a Distância. 2004. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

8.
COSTA, C. J.; SILVA, A. O.; MENEZES, D. I.. Curso de Especialização a Distância em Gestão de Cidades a Distância. 2004. Universidade de Fortaleza.

9.
COSTA, C. J.; LIMA, N. S.; LOBO, M. E.. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância - Magistério dos Anos Inciais do Ensino Fundamental. 2004.

10.
COSTA, C. J.; SOUSA, J. V.. Curso de Especilização a Distância em Currículo e Educação Crítico-humanizadora e Curso de Especialização em Direito Municipal. 2003. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

11.
COSTA, C. J.; Menin, A. M. Costa; TERRAZZAN, E. A.; NEDER, M. L. C.. Projeto Veredas - Curso Normal Superior na Modalidade a Distância para os Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública do Estado de Minas Gerais. 2002. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

12.
COSTA, C. J.; OLIVEIRA, M. E. R.. Cursos de Especialização em Gestão da Informação no Agronegócio;. 2002. Universidade Federal de Juiz de Fora.

13.
COSTA, C. J.; OLIVEIRA, M. E. R.. Curso de Especialização em Gestão da Educação a Distância. 2002. Universidade Federal de Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4th International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN).are the Presence Poles of Brazilian Open University system?. 2012. (Outra).

2.
Annual Conference: Open Learning Generations (EDEN),.The National Teacher Training between 2005 and 2010: the new Capes and the Open University of Brasil.. 2012. (Outra).

3.
Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Polos presenciais da região Sul, seus coordenadores e suas avaliações na visão dos coordenadores da região Sul.. 2012. (Congresso).

4.
International Council for Education Media (ICEM).The National Teacher Training betwen 2005 and 2010: the new Capes and the Open University of Brazil.. 2012. (Outra).

5.
Simpósio Internacional de Educação a Distância.Características, avaliações e coordenadores de polo nos polos presenciais da região Sul.. 2012. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Luis Fernando Vargas Vera. Superfícies Mínimas Completas em R3, fins Planares e Funções Elipticas. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Celso José da Costa.

2.
Beto Rober Saavedra. Classificação de superfícies Mínimas em R3 com Curvatura Total Finita. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Celso José da Costa.

3.
Luis Antonio Pareja Herrera. Herissons Mínimos em R3 e Deformações de superfícies Mínimas. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Celso José da Costa.

4.
Vladimir Rosas Quiroz. Superfícies mínimas de Gênero Um e Periódicas em R3. 1995. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Celso José da Costa.

5.
Maria Lúcia Pinto. Superfícies Mínimas em R3 e Princípio do Máximo no Infinito. 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Celso José da Costa.

Tese de doutorado
1.
Nedir do Espírito Santo. Funções Hiperelipticas e superfícies Mínimas Completas em R3 de Gênero Três com fim Enneper. 1993. 0 f. Tese (Doutorado em Matemática) - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Coorientador: Celso José da Costa.




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