Nelson Alfredo Aguilar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1097141997570053
  • Última atualização do currículo em 23/05/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado pela Université Jean Moulin, Lyon 3 (1984). Atualmente é professor assistente-doutor da Universidade Estadual de Campinas e assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nelson Alfredo Aguilar
Nome em citações bibliográficas
AGUILAR, N. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Rua Cora Coralina s/n
Cidade Universitária
13081-970 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 37881594
URL da Homepage: http://www.unicamp.br/ifch


Formação acadêmica/titulação


1976 - 1984
Doutorado em Faculté de Philosophie.
Université Jean Moulin Lyon 3, UNIV-LYON3, França.
Título: Figuration et spatialisation dans la peinture moderne brésilienne: le séjour de Vieira da Silva au Brésil (1940-1947), Ano de obtenção: 1984.
Orientador: Henri Maldiney.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: arte figurativa; arte moderna; espacialização; pintura brasileira.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
1965 - 1971
Graduação em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Haus der Kulturen der Welt, HKW, Alemanha.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro do Conselho Consultivo


Fundação Japão, FJ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Visitante ao Japão


UNITED STATES iNFORMATION AGENCY, USIA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: BOLSISTA


Empresa Folha da Manhã, FT, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CRITICO DE ARTE

Atividades

19Üp - Atual
Extensão universitária , Empresa Folha da Manhã, .

Atividade de extensão realizada
ARTES PLASTICAS.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor colaborador

Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

19Üp - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

p/19 Ü - Atual
Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

Estágio realizado
CRITICA DE ARTES PLASTICAS; ASSESSORIA CIENTIFICA A PESQUISA DE HISTORIA DA ARTE..

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ASSESSOR CIENTÍFICO

Atividades

Ü/19p - Atual
Extensão universitária , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, .

Atividade de extensão realizada
.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1988
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 20

Atividades

p/19 Ü - Atual
Extensão universitária , Universidade de São Paulo, .

Atividade de extensão realizada
HISTORIA DA ARTE.


Linhas de pesquisa


1.
1) HISTÓRIA DA CRÍTICA DE ARTE NO SÉCULO XX 2) HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ARTÍSTICAS BRASILEIRAS; 3)TRANSCULTURACAO NA ARTE BRASILEIRA.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Urbana - Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Melhor exposição retrospectiva (Maria Helena Vieira da Silva), Associação Paulista de Críticos de Arte.
2002
Melhor Exposição Internacional: "Quinhentos Anos de Arte Russa", Associação Paulista dos Críticos de Arte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AGUILAR, N. A.2013AGUILAR, N. A.. LA VÉRITÉ DU SENTIR. L'OUVERT - REVUE HENRI MALDINEY, v. 6, p. 12-32, 2013.

2.
AGUILAR, N. A.2013AGUILAR, N. A.. Enciclopédia de utopias. Select, v. 2, p. 96-97, 2013.

3.
AGUILAR, N. A.2000AGUILAR, N. A.. Nelson Aguilar 500 anos de arte. Veredas (Rio de Janeiro), v. 50, p. 30-33, 2000.

4.
AGUILAR, N. A.1999AGUILAR, N. A.. Tunga fictions baroques. Art Press (Paris), v. 249, p. 20-25, 1999.

5.
AGUILAR, N. A.1996AGUILAR, N. A.. Liberdades sensoriais. Veredas (Rio de Janeiro), v. 9, p. 24-25, 1996.

6.
AGUILAR, N. A.1994AGUILAR, N. A.. Havana 5ª Bienal de Arte. Guia das artes, v. 35/36, p. 50-51, 1994.

7.
AGUILAR, N. A.1994AGUILAR, N. A.; Basualdo, Carlos . Visible means of support. Artforum International, v. 1, p. 88-127, 1994.

8.
AGUILAR, N. A.1993AGUILAR, N. A.. Polyphonie der Zeitkunst oder Die Spannung zwischen Diastole und Systole. Kunstforum International, v. 124, p. 341-341, 1993.

9.
AGUILAR, N. A.1992AGUILAR, N. A.. Au-delà des limites et des frontières. Art Press (Paris), v. 174, p. 40-41, 1992.

10.
AGUILAR, N. A.1992AGUILAR, N. A.. Docementa IX. Galeria revista de arte, v. 30, p. 28-39, 1992.

11.
AGUILAR, N. A.1991AGUILAR, N. A.. Giorgio Morandi nature morte. Art Press (Paris), v. 161, p. 10-11, 1991.

12.
AGUILAR, N. A.1991AGUILAR, N. A.. Mestres do olhar: Henri Maldiney. Galeria revista de arte, v. 25, p. 38-47, 1991.

13.
AGUILAR, N. A.1991AGUILAR, N. A.. Jean Dubuffet. Galeria revista de arte, v. 26, p. 58-63, 1991.

14.
AGUILAR, N. A.1991AGUILAR, N. A.. A chegada de Segall no Brasil: Bananal. Galeria revista de arte, v. 27, p. 50-55, 1991.

15.
AGUILAR, N. A.1991AGUILAR, N. A.. XXI Bienal - 1991. Galeria revista de arte, v. 27, p. 42-47, 1991.

16.
AGUILAR, N. A.1991AGUILAR, N. A.. Mestres do olhar: Gilda Rocha de Mello e Souza. Galeria revista de arte, v. 24, p. 30-33, 1991.

17.
AGUILAR, N. A.1990AGUILAR, N. A.. Vincent van Gogh. Galeria revista de arte, v. 19, p. 56-67, 1990.

18.
AGUILAR, N. A.1990AGUILAR, N. A.. 44ª Bienal de Veneza. Galeria revista de arte, v. 20, p. 48-57, 1990.

19.
AGUILAR, N. A.1990AGUILAR, N. A.. Tiziano. Galeria revista de arte, v. 21, p. 96-105, 1990.

20.
AGUILAR, N. A.1990AGUILAR, N. A.. Portinari e Bonadei. Revista USP, v. 8, p. 187-192, 1990.

21.
AGUILAR, N. A.1990AGUILAR, N. A.. Henri Maldiney, la vérité du sentir. Art Press (Paris), v. 153, p. 16-23, 1990.

22.
AGUILAR, N. A.1989AGUILAR, N. A.. Mario de Andrade: Percurso Critico de Anita a Vieira da Silva.. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 30, p. 129-147, 1989.

23.
AGUILAR, N. A.1989AGUILAR, N. A.. Malevitch Depois de Amsterdã.. Galeria revista de arte, v. 15, p. 60-66, 1989.

24.
AGUILAR, N. A.1989AGUILAR, N. A.. Michel Laclotte: museologia e art pompier. Galeria revista de arte, v. 13, p. 44-46, 1989.

25.
AGUILAR, N. A.1989AGUILAR, N. A.. Yves Klein. Galeria revista de arte, v. 16, p. 90-95, 1989.

26.
AGUILAR, N. A.1989AGUILAR, N. A.. O olhar do estrangeiro: uma carta de Vieira da Silva (Paris) a Rubem Navarra (Rio de Janeiro). Revista Comunicações e Artes, v. 21, p. 185-186, 1989.

27.
AGUILAR, N. A.1988AGUILAR, N. A.. Cícero Dias. Galeria revista de arte, v. 9, p. 52-55, 1988.

28.
AGUILAR, N. A.1986AGUILAR, N. A.. Cláudio Tozzi. Projeto (São Paulo), v. 86, p. 81-82, 1986.

29.
AGUILAR, N. A.1977AGUILAR, N. A.. Vieira da Silva. Colóquio. Artes, v. 33, p. 69-70, 1977.

30.
AGUILAR, N. A.1976AGUILAR, N. A.. Vieira da Silva no Brasil. Colóquio. Artes, v. nº 27, p. 5-15, 1976.

31.
AGUILAR, N. A.1900AGUILAR, N. A.. Le Metro de Vieira da Silva.. CALOGUE DE L'EXPOSITION AU GRAND PALAIS (PARIS), p. 0-0, 1900.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AGUILAR, N. A.; MALDINEY, H. ; CHRETIEN, J.-L. . FENOMENOLOGIA E ARTE - MALDINEY NO BRASIL. 1. ed. SÃO PAULO: EDUSP, 2018. v. 1000. 304p .

2.
Cristina Ávila ; AGUILAR, N. A. . A palavra no espelho. 1. ed. Belo Horizonte: ICAM, 2016. v. 1. 238p .

3.
Bader, Wolfgang ; AGUILAR, N. A. . Deutsch-brasilianische Kulturbeziehungen. 1. ed. Frankfurt am Main: Vervuert Verlag, 2010. v. 1. 352p .

4.
AGUILAR, N. A.; Santos, Juana Elbein dos . Criatividade Âmago das Diversidades Culturais: a Estética do Sagrado. 1. ed. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura Negra no Brasil, 2010. v. 1. 280p .

5.
AGUILAR, N. A.. vieira da silva no brasil. 1. ed. São Paulo: Museu de Arte Moderna de Sâo Paulo, 2007. v. 1. 360p .

6.
AGUILAR, N. A.; Franklin de Mattos . Gilda A paixão pela forma. 1. ed. Rio de Janeiro: Fapesp/Ouro sobre Azul, 2007. v. 1. 252p .

7.
AGUILAR, N. A.. Obras comentadas da coleção do Museu de Arte |Moderna de São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007. v. 1. 258p .

8.
Brill, Alice ; AGUILAR, N. A. . Flexor. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2005. v. 1. 392p .

9.
Hug, Alfons ; AGUILAR, N. A. . 26ª Bienal de São Paulo Representações Nacionais. 1. ed. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2004. v. 1. 272p .

10.
AGUILAR, N. A.. 4ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul. 1. ed. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2003. v. 1. 432p .

11.
Klibitsky, Joseph ; AGUILAR, N. A. . 500 anos de arte russa/500 years of Russian art. 1. ed. Formia: Palace Editions, 2002. v. 1. 614p .

12.
AGUILAR, N. A.. Ceará descobre o Brasil. 1. ed. São Paulo: BrasilConnects, 2002. v. 1. 88p .

13.
AGUILAR, N. A.. Parade. 1. ed. São Paulo: BrasilConnects, 2001. v. 1. 376p .

14.
AGUILAR, N. A.. Côte à côte art contemporain du Brésil. 1. ed. Bordeaux: capcMusée d'art contemporain de Bordeaux, 2001. v. 1. 88p .

15.
AGUILAR, N. A.; Pedroso, Franklin Espath (Org.) . Brasil profundo. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil+500, 2001. v. 1. 136p .

16.
AGUILAR, N. A.; Pedroso, Franklin Espath (Org.) . Mostra do Redescobrimento Brasil +500 Argentina. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil+500, 2001. v. 1. 176p .

17.
AGUILAR, N. A.. Mostra do Redescobrimento: arte contemporânea. 1. ed. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes, 2000. v. 1. 256p .

18.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: negro de corpo e alma. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 560p .

19.
AGUILAR, N. A.. Brasil+500: Mostra do Redescobrimento. Maranhão. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil+500, 2000. v. 1. 208p .

20.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: arte popular. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 320p .

21.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: arte afro-brasileira. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 200p .

22.
AGUILAR, N. A.. Brasil+500 Rio Mostra do Redescobrimento. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil+500, 2000. v. 1. 272p .

23.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: arte moderna. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Viosuais, 2000. v. 1. 256p .

24.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: carta de Pero Vaz de Caminha. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 208p .

25.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: Século XIX. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 224p .

26.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: o olahr distante. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 208p .

27.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: imagens do inconsciente. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 256p .

28.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrime4nto: artes indígenas. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 216p .

29.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: arte barroca. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 264p .

30.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: evolução ou revolução?: a primeira descoberta da América. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 104p .

31.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento: arqueologia. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 200p .

32.
AGUILAR, N. A.. Mostra do redescobrimento. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000. v. 1. 78p .

33.
Molder, Jorge ; AGUILAR, N. A. . Século 20: Arte do Brasil. 1. ed. Lisboa: Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, 2000. v. 1. 264p .

34.
AGUILAR, N. A.. Modernidad Brasil. 1. ed. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 1999. v. 1. s/np .

35.
AGUILAR, N. A.. Catálogo das salas especiais da 23ª Bienal Internacional de Sâo Paulo. 1. ed. São Paulo: Fundação Bienal de Sâo Paulo, 1996. v. 1. 516p .

36.
AGUILAR, N. A.. Catálogo da Exposição Universalis da 23ª Bienal Internacional de São Paulo. 1. ed. Sâo Paulo: Fundação Bienal de Sâo Paulo, 1996. v. 1. 368p .

37.
AGUILAR, N. A.. Catálogo Geral dos participantes da 23ª Bienal Internacional de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Fundação Bienal de Sâo Paulo, 1996. v. 1. 348p .

38.
Hug, Alfons ; AGUILAR, N. A. . Havanna/São Paulo - Junge Kunst aus Lateinamerika. 1. ed. Berlim: Haus der Kulturen der Welt, 1995. v. 1. 160p .

39.
AGUILAR, N. A.. Catálogo geral de participantes. 1. ed. São Paulo: Fundação Bienal de Sâo Paulo, 1994. v. 1. 440p .

40.
AGUILAR, N. A.. Catálogo das salas especiais. 1. ed. São Paulo: Fundação Bienal de Sâo Paulo, 1994. v. 1. 480p .

41.
AGUILAR, N. A.. Bienal Brasil Século XX. 1. ed. São Paulo: Fundação Bienal de Sâo Paulo, 1994. v. 1. 516p .

42.
Pillar, Analice Dutra ; AGUILAR, N. A. . Pesquisa em Artes Plásticas. 1. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS/ANPAP, 1993. v. 1. 120p .

43.
AGUILAR, N. A.. Pintura francesa: da origem à atualidade na coleção do MASP. 1. ed. São Paulo: Banco Francês e Brasileiro, 1991. v. 1. 120p .

44.
Amaral, Aracy ; AGUILAR, N. A. . Museu de Arte Contemporânea da Universidade de Sâo Paulo: Perfil de um acervo. 1. ed. São Paulo: Ex-Libris, 1988. v. 1. 392p .

45.
Nguyen, Alberte Grynpas ; AGUILAR, N. A. . Vieira da Silva. 1. ed. Paris: Centre National des Arts Plastiques, 1988. v. 1. 192p .

46.
AGUILAR, N. A.. Analise de Obras: Baertling,Bazanine,Kandinskx, Chwitters, Cicero Dias, Bandeira Etalia.. , 1900.

Capítulos de livros publicados
1.
AGUILAR, N. A.. AGUILAR: TEXTO INTRODUTÓRIO. In: SARMENTO, FERNANDA. (Org.). AGUILAR 1960-1989. 1ed.SÃO PAULO: GPA PROJETOS CULTURAIS, 2013, v. 1, p. 6-14.

2.
AGUILAR, N. A.. Juana Elbein dos Santos e Mestre Didi: a expansão do circuito artístico. In: Emanoel Araújo. (Org.). Mestre Didi: homenagem aos 90 anos. 1ed.São Paulo: Museu AfroBrasil, 2009, v. 1, p. 17-19.

3.
AGUILAR, N. A.. Nine Times Brazil. In: Edward J. Sullivan. (Org.). Brazil: Body and Soul. 1ed.Nova York: Guggenheim Museum, 2002, v. 1, p. 490-497.

4.
AGUILAR, N. A.. England in sight. In: Astrid Bowron. (Org.). Experiment Experiência. 1ed.Oxford: The Museum of Modern Art Oxford, 2001, v. 1, p. 14-22.

5.
AGUILAR, N. A.. Norte no Sul. In: Ennio Marques Ferreira; Aguilar, N.A.. (Org.). 2001 Andersen volta à Norueja/2001 Andersen returns to Norway. 20ed.Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura / Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, 2001, v. 1, p. 50-55.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AGUILAR, N. A.. Bienal pode ficar mais próxima do documental que do artístico. FOLHA DE S.PAULO, SÃO PAULO, p. 1 - 1, 16 jun. 2014.

2.
AGUILAR, N. A.. PAI DO 'READY-MADE' CHOCOU ATÉ LIBERTÁRIOS. FOLHA DE S.PAULO, SÃO PAULO, p. 1 - 1, 25 mar. 2013.

3.
AGUILAR, N. A.. Cuidadosa, tese analisa base teórica de Mita Schendel. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. E4, 09 maio 2009.

4.
AGUILAR, N. A.. Fim de jogo - 28ª Bienal de São Paulo. Gazeta Mercantil, São Paulo, 05 dez. 2008.

5.
AGUILAR, N. A.. Rauschenberg prolongou a percepção do mundo real. Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 maio 2008.

6.
AGUILAR, N. A.. É positiva a proposta para a 28ª Bienal de SP. que prevê, entre outras coisas, um andar vazio? Não - Perda irreparável. Folha de S.Paulo, São Paulo, p. A3, 01 dez. 2007.

7.
AGUILAR, N. A.. Bastidores da arte. revista e - sesc sp, São Paulo, p. 34 - 35, 01 dez. 2007.

8.
AGUILAR, N. A.. Diversidade una - Homenagem a Gilda Roche de Mello e Souza. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 4, 17 ago. 2007.

9.
AGUILAR, N. A.. Entre a razão e os sentidos - 52ª Bienal de Veneza. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 4, 27 jul. 2007.

10.
AGUILAR, N. A.. Em clima de nostalgia - Documenta 12. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 1 - 2, 22 jun. 2007.

11.
AGUILAR, N. A.. Arte e realidade - história das Documentas. Gazeta Mercantil, São Paulo, p. 7, 15 jun. 2007.

12.
AGUILAR, N. A.. O império dos signos. Jornal de Resenhas/Folha de S.Paulo, São Paulo, 09 nov. 2002.

13.
AGUILAR, N. A.. Metal colorido. Jornal de Resenhas/Folha de S.Paulo, São Paulo, 11 maio 2002.

14.
AGUILAR, N. A.. Artistas brasileiros em exposição na Inglaterra. Valor, 26 jul. 2001.

15.
AGUILAR, N. A.. O encontro de presenças imprevisíveis. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 03 out. 1999.

16.
AGUILAR, N. A.. A construção do cetro. Jornal de Resenhas/Folha de S.Paulo, São Paulo, 14 nov. 1998.

17.
AGUILAR, N. A.. Uma ourivesaria psíquica. Folha de S.Paulo, Folha de S.Paulo, 03 maio 1998.

18.
AGUILAR, N. A.. De assistente a oficiante. Jornal de Resenhas/Folha de S.Paulo, São Paulo, 13 dez. 1997.

19.
AGUILAR, N. A.. Emigrantes III de Lasar Segall. Christie's, Nova York, p. 38 - 41, 24 nov. 1997.

20.
AGUILAR, N. A.. Mostra intrannsigente. Jornal de Resenhas/Folha de S.Paulo, São Paulo, 11 out. 1997.

21.
AGUILAR, N. A.. A sobrevivência de um pioneiro. Folha de S.Paulo, São Paulo, 16 mar. 1997.

22.
AGUILAR, N. A.. A pop-política. Folha de S.Paulo, São Paulo, 23 fev. 1997.

23.
AGUILAR, N. A.. A clareza do olhar. Jornal de Resenhas?Folha de S.Paulo, São Paulo, 10 jan. 1997.

24.
AGUILAR, N. A.. Falácias do universalismo. Jornal de Resenhas/Folha de S.Paulo, São Paulo, 08 nov. 1996.

25.
AGUILAR, N. A.. As verdades de Leonilson. Jornal de Resenhas/ Folha de S.Paulo, São Paulo, 08 mar. 1996.

26.
AGUILAR, N. A.. Obra do pintor é caso único na arte brasileira. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 11 mar. 1995.

27.
AGUILAR, N. A.. Bienal sul-africana põe os olhos no futuro. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 11 mar. 1995.

28.
AGUILAR, N. A.. Havana 5ª Bienal de Arte. Guia das Artes, p. 50 - 51, 01 out. 1994.

29.
AGUILAR, N. A.. Os vários mundos da arte americana. Folha de S.Paulo, São Paulo, 11 jul. 1993.

30.
AGUILAR, N. A.. Artista sobrevive a todos os atentados. Folha de S.Paulo, São Paulo, 08 abr. 1993.

31.
AGUILAR, N. A.. Nelson Aguilar: "Des Latins rendus inoffensifs...". Le Figaro, Paris, 17 nov. 1992.

32.
AGUILAR, N. A.. O Sol de Ouro da Vida. Revista do Masp, São Paulo, p. 53 - 68, 01 mar. 1992.

33.
AGUILAR, N. A.; Jorge Coli ; Luiz Marques . Lições do caso Tiziano. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 out. 1990.

34.
AGUILAR, N. A.. Monteiro desenha na periferia do exibicionismo. Folha de S.Paulo, São Paulo, 18 ago. 1990.

35.
AGUILAR, N. A.. Performáticos se apresentam no Beaubourg. Folha de S.Paulo, São Paulo, 15 jun. 1990.

36.
AGUILAR, N. A.. Paris vê mostra do último pintor russo maldito. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 mar. 1990.

37.
AGUILAR, N. A.. Curador do Salão disfarça 'lobby' com palavrão. Folha de S.Paulo, São Paulo, 09 jan. 1990.

38.
AGUILAR, N. A.. Obras do Salão de Artes trazem homogeneidade. Folha de S.Paulo, São Paulo, 31 dez. 1989.

39.
AGUILAR, N. A.. Waltércio Caldas transforma natureza em cultura. Folha de S.Paulo, São Paulo, 18 dez. 1989.

40.
AGUILAR, N. A.. Crítico francês liga El Greco a Aleiijadinho. Folha de S.Paulo, São Paulo, 26 nov. 1989.

41.
AGUILAR, N. A.. Sala documenta as seis primeiras bienais de SP. Folha de S.Paulo, São Paulo, 03 nov. 1989.

42.
AGUILAR, N. A.. Puryear e Klein atraem o visitante da 20ª Bienal. Folha de S.Paulo, São Paulo, 18 out. 1989.

43.
AGUILAR, N. A.. Sala de Vieira da Silva ignora sua estada de quase sete anos no Brasil. Folha de S.Paulo, São Paulo, 14 out. 1989.

44.
AGUILAR, N. A.. Picasso-Braque foi parceria única na arte. Folha de S.Paulo, São Paulo, 24 set. 1989.

45.
AGUILAR, N. A.. Quadros de Antonio Dias são relógio celestial. Folha de S.Paulo, São Paulo, 23 set. 1989.

46.
AGUILAR, N. A.. Masp expõe o mais erudito pintor do país. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 set. 1989.

47.
AGUILAR, N. A.. Masp expõe a retomada da arte italiana. Folha de S.Paulo, São Paulo, 11 jul. 1989.

48.
AGUILAR, N. A.. Grunspum mostra como minimalismo pode se tornar uma arte pequena. Folha de S.Paulo, São Paulo, 21 jun. 1989.

49.
AGUILAR, N. A.. Napolitanos herdaram a revolução de Caravaggio. Folha de S.Paulo, São Paulo, 27 maio 1989.

50.
AGUILAR, N. A.. Tributo a Carlos Ziccardi inspira timbre de eternidade às obras. Folha de S.Paulo, São Paulo, 03 maio 1989.

51.
AGUILAR, N. A.. Museu promove retrospectiva de arte conceitual. Folha de S.Paulo, São Paulo, 05 mar. 1989.

52.
AGUILAR, N. A.. Exposição mostra obras de Malévitch inéditas no Ocidente. Folha de S.Paulo, São Paulo, 03 mar. 1989.

53.
AGUILAR, N. A.. Sigmar Polke mostra em Paris um dos pontos altos da arte alemã-ocidental. Folha de S.Paulo, São Paulo, 02 dez. 1988.

54.
AGUILAR, N. A.. Exposição apresenta a produção de Cézanne anterior às obras-primas. Folha de S.Paulo, São Paulo, 15 nov. 1988.

55.
AGUILAR, N. A.. Antonio Lizárraga faz da inteligência afrodisíaco. Folha de S.Paulo, São Paulo, 16 out. 1988.

56.
AGUILAR, N. A.. Exposições de Cícero Dias no Rio e SP não refletem importância do artista. Folha de S.Paulo, São Paulo, 09 out. 1988.

57.
AGUILAR, N. A.. "Exposição de 1913" reconstitui os passos de Lasar Segall. Folha de S.Paulo, São Paulo, 02 out. 1988.

58.
AGUILAR, N. A.. Obras de Toledo e Pinheiro se projetam no espaço. Folha de S.Paulo, São Paulo, 25 set. 1988.

59.
AGUILAR, N. A.. A matéria se transforma em luz nas pinturas de Nuno Ramos. Folha de S.Paulo, São Paulo, 18 set. 1988.

60.
AGUILAR, N. A.. Mostra homenageia abstracionismo lírico da húngara Yolanda Mohalyi. Folha de S.Paulo, São Paulo, 11 set. 1988.

61.
AGUILAR, N. A.. Tomoshigue explora tropicalismo em fase nacionalista. Folha de S.Paulo, São Paulo, 04 set. 1988.

62.
AGUILAR, N. A.. Ocidente e oriente são o paradigma do 5º Salão Brasileiro de Artes Plásticas. Folha de S.Paulo, São Paulo, 21 ago. 1988.

63.
AGUILAR, N. A.. Carmela Gross vai do desenho ao "design" sem passar pela pintura. Folha de S.Paulo, São Paulo, 14 ago. 1988.

64.
AGUILAR, N. A.. Waltércio Caldas trata o sólido como se fosse etéreo. Folha de S.Paulo, São Paulo, 24 jul. 1988.

65.
AGUILAR, N. A.. Pintor norte-americano se filia à tradição de Duchamps (sic). Folha de S.Paulo, São Paulo, 27 jun. 1988.

66.
AGUILAR, N. A.. Mostra sem critérios reúne a arte da comunidade japonesa. Folha de S.Paulo, São Paulo, 18 jun. 1988.

67.
AGUILAR, N. A.. Luiz Zerbini expõe sua "antropofagia oswaldiana". Folha de S.Paulo, São Paulo, 08 jun. 1988.

68.
AGUILAR, N. A.. O encontro de Segall com a discípula Lucy Citti. Folha de S.Paulo, São Paulo, 05 jun. 1988.

69.
AGUILAR, N. A.. Nelson Felix cultua espaço aberto. Folha de S.Paulo, São Paulo, 04 jun. 1988.

70.
AGUILAR, N. A.. Galeria São Paulo mostra apogeu colorístico de Guinle. Folha de S.Paulo, São Paulo, 08 maio 1988.

71.
AGUILAR, N. A.. Telas de Fabio Cardoso exploram o tema da desocupação. Folha de S.Paulo, São Paulo, 01 maio 1988.

72.
AGUILAR, N. A.. Sacilotto, o saber operário do concretismo. Folha de S.Paulo, São Paulo, 20 abr. 1988.

73.
AGUILAR, N. A.. Estranhamento visual nas telas de Neil Williams na Luisa Strina. Folha de S.Paulo, São Paulo, 16 abr. 1988.

74.
AGUILAR, N. A.. Emmanuel Nassar aprofunda a ciência do espaço em sua obra. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 abr. 1988.

75.
AGUILAR, N. A.. Malévitch está de volta à URSS. Folha de S.Paulo, São Paulo, 01 abr. 1988.

76.
AGUILAR, N. A.. A "Instalação do Divino" repete a estetização da política de Benjamin. Folha de S.Paulo, São Paulo, 27 mar. 1988.

77.
AGUILAR, N. A.. Paródia e perigo se reúnem nos quadros de Adir Sodré. Folha de S.Paulo, 19 mar. 1988.

78.
AGUILAR, N. A.. Anti-arte e pintura. Suplemento Folhetim nº 547 do jornal Folha de S. Paulo, São Paulo, 31 jul. 1987.

79.
AGUILAR, N. A.. Maldiney. O filósofo que tenta compreender a loucura. Jornal da Tarde, São Paulo, 04 set. 1982.

80.
AGUILAR, N. A.. A câmara dentro do filme. Suplemento Literário do Estado de São Paulo, São Paulo, 20 maio 1973.

81.
AGUILAR, N. A.. MAM apresenta obras híbridas de artistas brasileiros. Folha de S.Paulo, São Paulo, 07 maio 1900.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AGUILAR, N. A.. Godard curador. In: Colóquio: Convergências na Arte Contemporânea, 2007, Campinas. Cadernos de Pós-Graduação. Campinas: Unicamp, 2006. v. 9. p. 265-269.

Artigos aceitos para publicação
1.
AGUILAR, N. A.; Huchet, S. ; Sullivan, Edward J. ; Siqueira, V.B. . Du Musée des Origines au Museu Afro Brasil: réinventer l'institution artistique. PERSPECTIVE, 2014.

2.
AGUILAR, N. A.. DOCUMENTA 13 BIENAL DE SÃO PAULO E VENEZA. REVISTA BARROCO, 2014.

Outras produções bibliográficas
1.
AGUILAR, N. A.. As tintas da diáspora. Campinas: jornal da unicamp, 2014 (entrevista).

2.
AGUILAR, N. A.; CARBONCINI, A. . Natureza e cultura. Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, 2012 (ensaio).

3.
AGUILAR, N. A.. O Aleijadinho. Fougères: Encre Marine, 2004. (Tradução/Artigo).

4.
AGUILAR, N. A.. Notas de Inverno sobre impressões de verão. Rio de Janeiro, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
AGUILAR, N. A.. A dúvida de Cézanne. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Tradução/Artigo).

6.
AGUILAR, N. A.. Lógica ou Primeiros Desenvolvimentos da Arte de Pensar. São Paulo: Abrl Cultural, 1973. (Tradução/Livro).

7.
AGUILAR, N. A.. Do Espírito. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AGUILAR, N. A.; FUNARI, P. P. . Diálogos sem fronteira. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
AGUILAR, N. A.. Participação em banca de Patrícia Sant'Anna. Coleção Rhodia do Masp - Um estudo sobre o Design de Vestuário no Brasil (1959-1972). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Franklin de Mattos; Fabbrini, Ricardo Nascimento; Gagnebin de Bons, Jeanne-Marie; Figueiredo, Vinicius Berlendis de; AGUILAR, N. A.. Comissão Julgadora para provimento de um cargo de Professor Doutor do Departamento de Filosofia, disciplina de Estética. 2013. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Pa.

2.
AGUILAR, N. A.. Banca Examinadora do Concurso de Professor Adjunto da Área de História da Arte, Subárea História da Arte da Época Antiga, Medieval ou Moderna. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

3.
AGUILAR, N. A.. Banca Examinadora do Concurso de Professor Adjunto da Áres de Filosofia e Subárea Filosofia da Arte. 2009. Universidade Federal de São Paulo.

4.
AGUILAR, N. A.. Provimento de um cargo de Professor Doutor do Departamento de Estética da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. 2007. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
AGUILAR, N. A.; Schimmel, Paul; Restany, Pierre. júri de premiação da I Bienal de Kwangjou. 1995. Kwangju Biennale.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE.Silêncio sobre o MASP. 2017. (Simpósio).

2.
XI ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE.A abordagem fenomenológica da obra de arte segundo Henri Maldiney. 2015. (Encontro).

3.
Anos 30 na Itália As artes figurativas durante o Fascismo. 2013. (Outra).

4.
IX ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE.O EDIFÍCIO ENCICLOPÉDICO NA BIENAL DE VENEZA. 2013. (Encontro).

5.
A invenção do contemporâneo.O cinema na história e a história no cinema. 2012. (Encontro).

6.
VIII Encontro de História da Arte.A Documenta XIII de Kassel. 2012. (Encontro).

7.
VII Encontro de História da Arte.Atualidade de Pietro Maria Bardi. 2011. (Encontro).

8.
Criatividade Âmago das diversidades culturais A estética do sagrado.Curadorias de Mestre Didi. 2010. (Seminário).

9.
VI Encontro de História da Arte.reflexões sobre 29ª Bienal de São Paulo. 2010. (Encontro).

10.
XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP. 2010. (Congresso).

11.
V Encontro de História da Arte.Masp como canteiro de obras. 2009. (Simpósio).

12.
68 Vou ver.Nós fizemos arte. 2008. (Encontro).

13.
As relações culturais entre Brasil e Alemanha.As artes visuais no intercâmbio entre o Brasil e a Alemanha. 2008. (Simpósio).

14.
Criatividade - âmago das diversidade culturais - a estética do sagrado.JUANA ELBEIN DOS SANTOS E MESTRE DIDI: A EXPANSÃO DO CIRCUITO ARTÍSTICO. 2008. (Seminário).

15.
1º seminário sobre a pintora Vieira da Silva.Vieira da Silva no Brasil. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AGUILAR, N. A.; Rusconi, P. ; Birolli,Z. ; Colombo, D. ; Camesasca, E. ; Paiva, Rodrigo ; Silva, Grazielle ; Carvalho, P.I. ; Lobão, Luna . I Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi, construtor de um novo paradigma cultural. 2011. (Congresso).

2.
AGUILAR, N. A.; Resende, José ; MOREIRA, Roberto. ; KUHL, P. . Maldiney no Brasil. 2009. (Outro).

3.
AGUILAR, N. A.. Vieira da Silva no Brasil. 2007. (Exposição).

4.
AGUILAR, N. A.. 4ª BIENAL DO MERCOSUL. 2003. (Exposição).

5.
AGUILAR, N. A.. Ceará redescobre o Brasil. 2002. (Exposição).

6.
AGUILAR, N. A.; Klibitsky, Joseph . 500 anos de arte russa. 2002. (Exposição).

7.
AGUILAR, N. A.. Côte à côte art contemporain du Brésil. 2002. (Exposição).

8.
AGUILAR, N. A.; Scatamacchia, Maria Cristina ; Velthem, Lucia Hussak Van ; Marino, Mari ; Mello, Frederico Pernambucano de . Brasil Profundo. 2001. (Exposição).

9.
AGUILAR, N. A.; Mello, Luiz Carlos ; Marino, Mari . Brasil+500 Argentina. 2001. (Exposição).

10.
AGUILAR, N. A.; Bowron, Astrid . Experiment Experiência. 2001. (Exposição).

11.
AGUILAR, N. A.; Sullivan, Edward J. ; Celant, Germano ; Zugazagoitia, Julian ; Araújo, Emanoel ; Marino, Mari . Brazil Body and Soul. 2001. (Exposição).

12.
AGUILAR, N. A.. MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO. 2000. (Exposição).

13.
AGUILAR, N. A.; Marino, Mari ; Dias, José António Braga Fernandes ; Mello, Frederico Pernambucano de ; Araújo, Emanoel ; Mello, Luiz Carlos . Brasil+500Rio Mostra do Redescobrimento. 2000. (Exposição).

14.
AGUILAR, N. A.. Brasil+500 Brasília. 2000. (Exposição).

15.
AGUILAR, N. A.. Brasil=500 Maranhão. 2000. (Exposição).

16.
AGUILAR, N. A.. Modernidad Brasil. 1999. (Exposição).

17.
AGUILAR, N. A.. 23ª BIENAL DE SÃO PAULO. 1996. (Exposição).

18.
AGUILAR, N. A.. Representação nacional à V Bienal Internacional de Pintura de Cuenca. 1996. (Exposição).

19.
AGUILAR, N. A.; Farias, Agnaldo . Representação nacional na I Bienal de Johannesburgo. 1995. (Exposição).

20.
AGUILAR, N. A.. Representação nacional na XLVI Bienal de Veneza. 1995. (Exposição).

21.
AGUILAR, N. A.. Representação nacional à IV Bienal de Instambul. 1995. (Exposição).

22.
AGUILAR, N. A.. 22ª BIENAL DE SÃO PAULO. 1994. (Exposição).

23.
AGUILAR, N. A.. Bienal Brasil Século XX. 1994. (Exposição).

24.
AGUILAR, N. A.. Representação nacional na XLV Bienal de Veneza. 1993. (Exposição).

25.
AGUILAR, N. A.. Frida, Ivens, Nuno, Angelo. Quatro artsitas da coleção Marcantonio Vilaça. 1992. (Exposição).

26.
AGUILAR, N. A.. Pintura francesa: da origem à atualidade. 1991. (Exposição).

27.
AGUILAR, N. A.. A cor na arte brasileira. 1990. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Pedro Ivo Carvalho. Cinema no museu: nas origens do MASP. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Dapartamento de História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campi. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Alexandre Pedro de Medeiros. Das novas figurações ao pop expandido: o diálogo entre artistas brasileiros e argentinos em exposições de arte pop global. Início: 2016. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campi. (Orientador).

2.
Luna Villas-Bôas Lobão. Escritos de Pietro Maria Bardi ? compilação crítica e estudo sobre a contribuição bardiana para a historiografia da arte brasileira. Início: 2015. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campi. (Orientador).

3.
Elias Perigolo Mol. Amilcar de Castro e a Bolsa Guggenheim: um artista brasileiro na terra do Minimalismo. Início: 2015. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Grazielle Katyane dos Santos Silva. Emilio Villa e sua colaboração no Museu de Arte de São Paulo. Início: 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Cleusa Gomes de Souza. Daniel Cordier e Henri Michaux: análise histórica e artística da coleção de obras de arte doada por Daniel Cordier ao Centre Georges Pompidou/Paris, em 1989. Início: 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alexandre Pedro de Medeiros. Sob o signo da morte: aparições de "Che" Guevara no trabalho de Cláudio Tozzi (1967-1968). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

2.
Clarissa Spigiorin Campomizzi. Do Corpo à Terra: Arte e Guerrilha em Belo Horizonte em 1970. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

3.
Elias Perigolo Mol. Amílcar de Castro: confronto com a matéria. 2012. Dissertação (Mestrado em Dapartamento de História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

4.
Luna Villas-Boas Lobão. Museologia do MASP na Rua 7 de Abril: um estudo da concepção de Pietro Maria Bardi para o MASP em seus primeiros anos. 2011. Dissertação (Mestrado em Dapartamento de História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campi, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

5.
Gabriela Cristina Lodo. A I Bienal Latino-Americana de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Dapartamento de História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campi, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

6.
Stela Politano. Exposição Didática e Vitrine das Formas: a didática do Museu de Arte de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Dapartamento de História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campi, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

7.
Mariana Karina Ribeiro. A viagem do Argonauta. As poéticas de Giorgio de Chirico no acervo do MAC-USP. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

8.
Angela Nucci. O trabalho pedagógico de Kazimir Maliévitch - uma abordagem a partir da teoria do elemento adicional em pintura. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

9.
Stela Politano. Exposições Didáticas e a Vitrina ds Formas no MASP (1947-1951). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

10.
Renata Gomes Cardoso. A pintura de Anita Malfatti nos períodos iniciais de sua trajetória: proposta de revisão a partir da análise de obras. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

11.
Cristina Antonioevna Dunaeva. De sistemas novos na arte de Kazímir Maliévitch (1878-1935). Da história da arte à análise da linguagem artística. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

12.
Fabrício Vaz Nunes. Waldemar Cordeiro: da arte concreta ao popcreto. 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

13.
Tatiane de Oliveira Elias. Hélio Oiticica: Crítica de Arte. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

14.
Luciana Bicalho Piacenza. Os anos formativos de Picasso nas obras do MASP: Retrato de Suzanne Bloch, Toalete e o Atleta. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

15.
Ana Maria Pimenta Hoffman. A presença da arte brasileira na II Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo: o premio Melhor Pintor Nacional e o debate em torno da abstração. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

16.
Vanessa Beatriz Bortulucce. Formas únicas da Continuidade no espaço:um estudo sobre a escultura futurista de Umberto Boccioni do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

17.
Rodrigo Otávio da Silva Paiva. Cézanne, a expressão e o motivo?. 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

18.
Liliana Helita Torres Mendes de Oliveira. A pop art analisada através das representações dos Estados Unidos e do Brasil na IX Bienal Internacional de São Paulo, em 1967. 1993. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

19.
Maria de Fátima Morethy Couto. Cézanne no Masp. 1993. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

Tese de doutorado
1.
Paula Cristina Dolenc Cabral Tacca. A fotografia contemporânea nos museus: lugares e discursos em exposições referenciais do século XXI. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

2.
Paula Cristina Dolenc Cabral Tacca. A fotografia expandida nos museus de arte moderna e contemporânea. 2013. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campi, . Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

3.
Angela Nucci. Forma e Consciência - A pesquisa analítica da arte moderna por Kazímir Maliévitch frente ao contexto filosófico-místico russo no início do século XX. 2010. Tese (Doutorado em História da Arte) - Departamento de História, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

4.
Ana Paula Felicissimo de Camargo Lima. Fluxus em museus: museus em Fluxus. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

5.
Rodrigo Vivas Andrade. Os Salões Municipais de Belas Artes e a Emergência da Arte Contemporânea em Belo Hori\onte. 1960-1969. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

6.
Vanessa Beatriz Bortulucce. Do simbolismo ao futurismo: o desenho na obra de Umberto Boccioni. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Rodrigo Otávio da Silva Paiva. As exposições de Le Corbusier e Max Bill no Museu de Arte de São Paulo (1950-1951). 2011. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campi, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Nelson Alfredo Aguilar.

Iniciação científica
1.
Luna Villas-Bôas Lobão. Histoire(s) du cinéma, de Jean-Luc Godard: proposta para um catálogo crítico - rastreamento na Cinemateca Brasileira e análise historiográfica das referências. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nelson Alfredo Aguilar.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 14:16:53