Bernardo Kipnis

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  • Última atualização do currículo em 28/12/2013


Possui graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1980) e doutorado em Comparative Education - University of London (1986). Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliacao, universidade e pesquisa institucional, evasao, educação a distância e políticas públicas e gestão da educação profissional e tecnológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bernardo Kipnis
Nome em citações bibliográficas
KIPNIS, B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação.
Campus Darcy Ribeiro - Prédio FE 1
ASA NORTE
70910-900 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 33072123


Formação acadêmica/titulação


1982 - 1986
Doutorado em Comparative Education.
University of London, UL, Inglaterra.
Título: Postgraduate, science and technology policies in Brazil in the 70s - a comparative analysis, Ano de obtenção: 1986.
Orientador: Brian Holmes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: postgraduate policy; science and technology policy; Comparative Analysis.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
1977 - 1980
Mestrado em Economia.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: O ENSINO DE INTRODUCAO A ECONOMIA - UM ESTUDO DE CASO,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: JOAQUIM PINTO DE ANDRADE.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino; Estudo de Caso; Introducao A Economia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica / Especialidade: Economia Geral.
1971 - 1976
Graduação em Economia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Pós-doutorado


1996 - 1998
Pós-Doutorado.
University of California System.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

5/2004 - Atual
Ensino, Gestão Social e Trabalho, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estado e Política Social
8/2000 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos de pesquisa aplicados à contabilidade
Estado, Políticas Públicas e Educação
Políticas Públicas em Educação Superior
3/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.

3/1987 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos políticos da educação
Métodos e Técnicas de Pesquisa
3/1987 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estado, Poder e Educação
Análise de Políticas Públicas em Educação
Pesquisa em Educação
3/2003 - 1/2007
Direção e administração, Centro de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Diretor de centro.
3/2003 - 1/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Presidente.
3/1999 - 3/2001
Direção e administração, Centro de Educação a Distância, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
3/1988 - 7/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.
9/1995 - 3/1996
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
3/1991 - 3/1993
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
6/1989 - 6/1992
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
3/1988 - 3/1990
Direção e administração, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Política Científica e Tecnológica.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
1/1987 - 8/1989
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1986
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Outro - Economista, Carga horária: 40
Outras informações
cedido ao MEC, entre 1980 e 198, como assessor de planejamento da secretaria de ensino superior concedida licença para cursar doutorado de 1982 a 1986 cedido a UnB, entre 1986 e 1987, para dirigir o Centro de Apoio à Pesquisa

Atividades

3/1980 - 2/1982
Serviços técnicos especializados , Reitoria, Pro Reitoria de Administração e Finanças.

Serviço realizado
Assessoria de planejamento.

Instituto de Planejamento Econômico e Social, IPEA/INPES, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1976
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro - assistente de pesquisa, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Políticas públicas e gestão da educação profissional e tecnológica

Objetivo: Desenvolver projetos relacionados à educação profissional e tecnológica com foco em suas políticas e gestão, na perspectiva da comparação internacional e do uso das tecnologias de informação e comunicação nesse processo..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: políticas públicas e gestão; Educação profissional e tecnológica; comparação internacional; tecnologias da informação e comunicação.


Projetos de pesquisa


2012 - 2016
Educação profissional e tecnológica e políticas públicas: modelos, indicadores e gestão de sistemas em perspectiva internacional comparada

Descrição: O projeto objetiva analisar as políticas públicas de educação profissional e tecnológica à luz do marco conceitual da área das políticas públicas, buscando caracterizar modelos de análise e de governança, base para a construção de indicadores com aplicação na avaliação e no processo de gestão de sistemas de EPT, nos níveis global, nacional, regional e local, em uma perspectiva internacional comparada. As políticas públicas de EPT incluem a análise de programas de formação profissional e formação tecnológica, a partir do entendimento de como vem se dando essa formação, especificamente no Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Bernardo Kipnis - Coordenador.
2011 - 2012
Blended learning (aprendizagem híbrida): o uso inovador de alternativas tecnológicas simultâneas no processo ensino-aprendizagem em disciplinas de graduação

Descrição: O projeto tem por objetivo analisar o uso de tecnologias alternativas e suas implicações para o processo ensino-aprendizagem. A hipótese propõe que as tecnologias digitais, hoje disponíveis, devem ser contextualizadas na atualizada aproximando o aprendizado a distância do presencial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Bernardo Kipnis - Coordenador / Moraes, Raquel de Almeida - Integrante / Fiorentini, Leda Maria Rangearo - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.Número de orientações: 1
2008 - 2009
Avaliação do projeto Escola de Fábrica

Descrição: Avaliação, quantitativa e qualitativa, do projeto Escola de Fábrica, implementado pela SETEC/MEC, na área da educação de jovens e adultos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Bernardo Kipnis - Integrante / Olgamir Francisco de Carvalho - Coordenador / Luzia Costa de Sousa - Integrante.
Financiador(es): Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica/MEC - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2012
Projeto Gestor - Projeto de Pesquisa para a concepção e implementação de formação continuada para gestores de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Descrição: O projeto tem como objetivo geral formatar dinâmica de formação continuada de gestores de educação profissional e tecnológica de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Dentro disso, busca identificar elementos e implementar o sistema junto a 80 docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, divididos em 3 turmas (2007, 2008 e 2009), além de avaliar suas consequências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) Doutorado: (1) .

Integrantes: Bernardo Kipnis - Coordenador / Olgamir Francisco de Carvalho - Integrante / Remi Castioni - Integrante / Eda Lucas de Souza - Integrante.
Financiador(es): Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica/MEC - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 8
2004 - 2005
Estrutura, oferta e características da Formação Profissional em uma perspectiva internacional comparada

Descrição: Análise, em uma perspectiva internacional comparada, da estrutura, oferta e características da formação profissional, a partir dos sistemas da Austrália, Coréia, Portugal e Canadá, com implicações para a realidade brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Bernardo Kipnis - Integrante / Olgamir Francisco de Carvalho - Coordenador.
Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2003 - 2007
Educação a distância e políticas públicas

Descrição: Esse projeto tem por objetivo analisar alguns elementos inseridos na modalidade da educação a distância, bem como algumas consequências em termos de políticas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Bernardo Kipnis - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4
1998 - 2003
Avaliação e evasão em universidades públicas sob a ótica da pesquisa institucional

Descrição: Dentro da perspectiva da pesquisa institucional, o projeto busca compreender a dinâmica das universidades públicas em suas questões principais. Entre as questões pertinentes, considera-se a evasão dos alunos de graduação como problema atual, buscando-se identificar os fatores principais que influenciam nessa decisão do aluno e suas conseqüências para decisões institucionais. Discute-se, também, a questão da avaliação nessa ótica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Bernardo Kipnis - Coordenador / Cassandra Amidani - Integrante / Marco Guillherme Bravo Burlamaqui - Integrante.

Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: TE em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Economia da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2003
Prêmio Ethos-Valor, dissertação de mestrado intitulada Um estudo dos balanços sociais dos bancos no Brasil, de autoria de Adalberto Vieira Costa Filho, Jornal Valor Econômico.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Carvalho, O. F. de2011Carvalho, O. F. de ; KIPNIS, B. ; FREITAS, M. C. S. ; Castioni, R. . Núcleo de estudos e pesquisas em educação e trabalho - NEPET: trajetória e perspectivas. Trabalho Necessário, v. 9, p. 1-11, 2011.

2.
Carvalho, O. F. de2010Carvalho, O. F. de ; KIPNIS, B. . Educação profissional em uma perspectiva internacional comparada e suas repercussões no Brasil. Linhas Críticas (UnB), v. 16, p. 49-70, 2010.

3.
KIPNIS, B.2008KIPNIS, B. ; CARVALHO, Olgamir Francisco de . O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010, a formação de gestores para a Rede de Educação Profissional e Tecnológica e as tecnologias de informação e comunicação (TIC): a experiência do Projeto Gestor. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 54-68, 2008.

4.
BRUNO-FARIA, M. F.2006BRUNO-FARIA, M. F. ; AMIDANI, Cassandra ; KIPNIS, B. . AVALIAÇÃO DE CURSO A DISTÂNCIA: INCLUSÃO DE MÚLTIPLOS FATORES E IMPLICAÇÕES PARA A GESTÃO EM EAD. Teoria e Prática da Educação, v. 9, p. 233-245, 2006.

5.
KIPNIS, B.2004KIPNIS, B. . Educação a distância: o desafio das universidades públicas no século XXI. Comunicações Técnicas Florestais, Brasília, v. 6, p. 87-96, 2004.

6.
KIPNIS, B.2003KIPNIS, B. . O ensino de pesquisa e a formação dos profissionais da educação: algumas considerações sobre a disciplina pesquisa em educação em um curso de pedagogia. Ícone (FIT. Uberlândia), Uberlândia, v. 9, p. 23-31, 2003.

7.
KIPNIS, B.2000KIPNIS, B. . A pesquisa institucional e a educação superior: um estudo de caso longitudinal da evasão. Linhas Críticas (UnB), Brasília, v. 6, p. 109-130, 2000.

8.
KIPNIS, B.1998 KIPNIS, B. . A Pós-Graduação 'Lato Sensu'. Algumas Considerações Sobre Política e Avaliação Na Década de 90. UNB Contábil, Brasília, n.1, p. 15-44, 1998.

9.
KIPNIS, B.1997KIPNIS, B. ; BAREICHA, P. S. ; TAVEIRA, A. C. ; MAGALHÃES, C. ; ASSIS, M. H. ; OLIVEIRA, T. P. . Índices de Evasão Na Universidade de Brasília. Caderno Linhas Críticas, Brasília, n.5 E 6, p. 131-145, 1997.

10.
KIPNIS, B.1995 KIPNIS, B. ; BAREICHA, P. S. . Avaliacao de Cursos e Gestao do Ensino de Graduacao Em Universidades: Um Estudo de Tendencias. ENSAIO, v. 4, 1995.

11.
KIPNIS, B.1990KIPNIS, B. . Avaliacao Institucional: A Experiencia da Universidade de Brasilia. ESTUDOS EM AVALIACAO EDUCACIONAL, n.1, 1990.

12.
BELLONI, I.1988BELLONI, I. ; SERAFINI, O. ; KIPNIS, B. ; CORDON, J. A. . A Proposta de Avaliacao Institucional da Universidade de Brasilia. ESTUDOS E DEBATES, n.14, p. 0-0, 1988.

13.
KIPNIS, B.1981KIPNIS, B. . O Ensino de Introducao A Economia e Seu Conteudo: Uma Perspectiva Critica. LITERATURA ECONOMICA, v. 3, n.3/4, p. 0-0, 1981.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Teperino, Adriana S. ; Guelfi, Antonio C. ; KIPNIS, B. . Educação a distância em organizações públicas. 1. ed. Brasília: ENAP, 2006. v. 1. 197p .

2.
KIPNIS, B. . Elementos de pesquisa e a prática do professor. São Paulo: Editora Moderna, 2005. v. 1. 86p .

3.
BELLONI, I. ; KIPNIS, B. ; SERAFINI, O. . Avaliacao do Ensino de Graduacao. BRASILIA: EDITORA UNB, 1988. 86p .

Capítulos de livros publicados
1.
KIPNIS, B. . Universidade e políticas de educação básica no marco do Plano Nacional de Educação. In: Célio da Cunha; José Vieira de Sousa; Maria Abádia da Silva. (Org.). Universidade e Educação Básica. Políticas e articulações possíveis. 1ed.Brasília: Liber Livro, 2012, v. , p. 93-98.

2.
KIPNIS, B. . Análise de políticas públicas para a educação profissional e tecnológica: uma aproximação conceitual na perspectiva da Policy Network. In: Célio da Cunha ; José Vieira de Sousa ; Maria Abádia da Silva. (Org.). AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO. 1ed.Brasília: Liber Livro, 2012, v. , p. 57-92.

3.
ANDRADE, A. F. B. ; KIPNIS, B. . Cursos Superiores de Tecnologia. Um estudo sobre as razões de sua escolha por parte dos estudantes. In: Jaqueline Moll. (Org.). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo. Desafios, tensões e possibilidades. 1ed.Porto Alegre: ARTMED, 2010, v. , p. 175-191.

4.
KIPNIS, B. . Educação superior a distância no Brasil: tendências e perspectivas. In: Frederic M. Litto;Marcos Formiga. (Org.). Educação a distância - o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009, v. , p. 209-214.

5.
KIPNIS, B. ; ALGARTE, R. . Gestão de sistemas educacionais: a produção de pesquisas no Brasil. In: Wittman, Lauro Carlos; Gracindo, Regina Vinhaes. (Org.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil - 1991 a 1997. 1a.ed.Campinas-SP: Editora Autores Associados, 2001, v. 1, p. 151-171.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KIPNIS, B. ; GOULART, M. V. . Autonomy as a basic reference for the new role of teachers in education The software Author . In: 9th World Conference on Computers in Education, 2009, Bento Gonçalves. 9th World Congress on Computers in Education Proceedings, 2009.

2.
KIPNIS, B. . Rede de Institutos e/ou Institutos em Rede: os Institutos Federais como rede social/educativa. Algumas tensões e reflexões. In: I Simpósio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, 2009, Brasília. Simpósio dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, 2009.

3.
BARZ, R. ; KIPNIS, B. . The planning of capacity building in distance education: a university partenership program in a context of self sustainable development in Africa. In: Guide International Workshop 2008, 2008, Roma. E-learning and multicultural education: digital divide and digital opportunities, 2008.

4.
KIPNIS, Bernardo e BURLAMAQUI, Marco ; KIPNIS, B. . A heterogeneidade das universidades públicas federais: implicações para o processo decisório. In: VII Encontro de pesquisa em educação do Centro-Oeste, 2004, Goiânia. VII EPECO - Anais, 2004.

5.
KIPNIS, Bernardo e Burlamaqui Marco ; KIPNIS, B. . O ensino de pesquisa e a formação dos profissionais da educaçào: algumas considerações sobre a disciplina pesquisa em educação em um curso de pedagogia. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2003, Campo Grande. VI EPECO, 2003. v. 1.

6.
KIPNIS, B. . Políticas públicas, meio ambiente e educação ambiental: o novo contexo. In: Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação, 2002, Brasília. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação - formação de professores, 2002. v. 3. p. 111-115.

7.
KIPNIS, B. . Autonomy And Quality In Higher Education: Policy Changes In Brazil In The 1990s. In: SEMINÁRIO, 1997. DISCUSSION PAPER. BERKELEY, CALIFORNIA.

8.
KIPNIS, B. . Estrutura e Organizacao dos Programas de Pos-Graduacao Em Educacao: Alguns Comentarios. In: XV REUNIAO ANUAL DA ANPED, 1992. RELATÓRIO DO ENCONTRO DE COORDENADORES DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. CAXAMBU. p. 0-0.

9.
KIPNIS, B. . Avaliacao Interna da Universidade: Principios, Metodologia e Estrategia Politica. In: VI CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCACAO, 1991. Anais da VI CBE. SAO PAULO. p. 0-0.

10.
KIPNIS, B. . Comentarios Sobre Alguns Resultados Evidenciados Pelas Respostas dos Questionarios de Avaliacao do Curso de Pedagogia. In: II SEMANA UNIVERSITARIA, 1991. ANAIS DA II SEMANA UNIVERSITÁRIA. BRASILIA. p. 0-0.

11.
BELLONI, I. ; KIPNIS, B. . Avaliacao de Universidades: Algumas Experiencias Atuais. In: V CONFERENCIA BRASILEIRA DE EDUCACAO, 1988. ANAIS DA V CBE. BRASILIA. p. 0-0.

12.
KIPNIS, B. . Dependency Theory And Problem Approach In Comparative Education. In: VTH WORLD CONGRESS OF COMPARATIVE EDUCATION, 1984. PARIS. p. 0-0.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KIPNIS, B. . A pesquisa institucional e a educação superior brasileira: um estudo de caso longitudinal da evasão. In: XXII Reunião Anual da ANPEd, 1999, Caxambu. Anais da XXII Reunião Anual, 1999.

2.
KIPNIS, B. . Autonomia e A Pesquisa Em Educação Superior No Brasil: As Possibilidades da Pesquisa Institucional. In: XXI REUNIÃO DA ANPEd, 1998. ANAIS DA XXI REUNIÃO DA ANPEd. Caxambu, 1998.

3.
KIPNIS, B. . Democracia e Processo Decisorio Em Universidades: A Perspectiva Brasileira. In: CONGRESSO PEDAGOGIA 95, 1995. ANAIS DO CONGRESSO PEDAGOGIA 95. HAVANA. p. 0-0.

4.
KIPNIS, B. ; SCHERVIER, Z. F. . O Curso de Pedagogia e O Perfil do Seu Aluno - Um Estudo de Tendencia Na Universidade de Brasilia. In: XVII REUNIAO ANUAL DA ANPEd, 1994. ANAIS DA XVII REUNIÃO ANUAL DA ANPEd. CAXAMBU. p. 0-0.

5.
KIPNIS, B. . Democracia e Processo Decisorio Em Universidades Publicas. In: XVI REUNIAO ANUAL DA ANPEd, 1993. ANAIS DA XVI REUNIÃO ANUAL DA ANPEd. CAXAMBU. p. 0-0.

6.
KIPNIS, B. ; BAREICHA, P. S. . Avaliacao de Cursos e Gestao do Ensino de Graduacao Em Universidades: Um Estudo de Tendencias. In: XV REUNIAO ANUAL DA ANPEd, 1992. ANAIS DA XV REUNIÃO ANUAL DA ANPEd. CAXAMBU. p. 0-0.

Apresentações de Trabalho
1.
KIPNIS, B. . Technical Cooperation between Brazil and Africa, Bolsa Familia Program - Global Development Learning Network (GDLN) value added agrega valor. Universidad de Brasilia, Brasil. Prof. Bernardo Kipnis, Director del Centro GDLN Brasil.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
KIPNIS, B. . O curso de Pedagogia e o modelo departamental de governança no TEF - Teoria e Fundamentos. 2012.

2.
KIPNIS, B. . Avaliador de de artigos para a revista Brazilian Administration Review. 2010.

3.
KIPNIS, B. . Parecerista técnico para CAPES. 2010.

4.
KIPNIS, B. . Avaliador de artigos para a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2010.

5.
KIPNIS, B. . Relatório do curso a distância para o SINASE/SEDH. 2010.

6.
KIPNIS, B. . Desenho e implementação de curso a distância para o SINASE/SEDH. 2010.

7.
KIPNIS, B. . Relatório avaliativo do Programa da disciplina Epistemologia e Pesquisa em ciências humanas e sociais - turma piloto. 2010.

8.
KIPNIS, B. . Expectativa e satisfação dos estudantes sobre a disciplina Pesquisa em Educação I. 2010.

9.
KIPNIS, B. . Avaliador de de artigos para a revista Brazilian Administration Review. 2009.

10.
KIPNIS, B. . Avaliador de trabalhos submetidos ao XVIII ENANPAD. 2004.

11.
KIPNIS, B. . Avaliador de trabalhos para a revista RAC. 2004.

12.
KIPNIS, B. . Processo de pesquisa em ciências sociais-pré-projeto. 2004.

13.
KIPNIS, B. . Avaliação de trabalhos para o III telecongresso. 2003.

14.
KIPNIS, B. . Avaliador de trabalhos submetidos ao XXVII EnANPAD. 2003.

15.
VELLOSO, Jacques Rocha ; KIPNIS, B. ; MAGALHÃES, Maria Rosa Abreu de ; BOAS, Benigna Maria de Freitas Villas . Elaboração do projeto do Curso de Doutorado em Educacão da UnB. 2003.

16.
KIPNIS, B. . Avaliação de trabalhos para o II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2002.

17.
KIPNIS, B. . Avaliação de trabalhos para o I Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
KIPNIS, B. . Linhas Críticas. 2011. (Parecerista de periódico científico).

2.
KIPNIS, B. . Revista de Administração Contemporânea. 2011. (Parecerista de periódico científico).

3.
CARVALHO, Olgamir Francisco de ; KIPNIS, B. ; Sousa, L. C. de . Avaliação Projeto Escola de Fábrica. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
KIPNIS, B. . Gestão de programas em EaD. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo para curso a distância).

5.
KIPNIS, B. . Políticas públicas aplicada à educação fiscal. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo para curso a distância).

6.
Carvalho, O. F. de ; KIPNIS, B. . Estrutura, oferta e características da Formação Profissional em uma perspectiva internacional comparada. 2005. (Relatório de pesquisa).

7.
KIPNIS, B. . Elementos do Processo de Pesquisa - Seleção. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo para curso a distância).

8.
KIPNIS, B. . Evasão na educação superior: o caso da Universidade de Brasília. 2000. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KIPNIS, B.. Participação em banca de Carla Patrícia Garcia. Cursos técnicos sob a égide dos decretos federais No. 2.208/97 e 5.154/04: Caso do campus Rio Pomba - IF Sudeste. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
KIPNIS, B.. Participação em banca de Carla Sandra Camuso Fernandez. Aldeamento intelectual - inserção de indígenas na educação profissional e tecnológica. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

3.
KIPNIS, B.. Participação em banca de Caroline de Medeiros. A inserção do tecnólogo em radiologia do IFSC e sua atuação no Sistema Único de Saúde - SUS: um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
KIPNIS, B.. Participação em banca de Crislene Leal da Silva. Os egressos do IFNMG - campus Januária e sua inserção no arranjo produtivo local de fruticultura. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

5.
KIPNIS, B.. Participação em banca de Mack Léo Pedroso. Formação profissional e qualidade de vida no trabalho: a percepção do egresso do IFSUL- Rio Grandense. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

6.
KIPNIS, B.. Participação em banca de Ana Lucia Silvestre. A influência da educação profissional na trajetória pessoal e profissional dos egressos do curso técnico em agropecuária - um estudo de caso do IFSULDEMINAS - Campus Machado. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

7.
KIPNIS, B.. Participação em banca de Maria de Nazaré Rodrigues Pereira. Cultura organizacional: um estudo sobre o IFPA. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

8.
KIPNIS, B.. Participação em banca de Valdeberto Pereira de Souza. Estratégias de compreensão textual no processo de aquisição de uma língua próxima. 2007. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

9.
Matos, B. T. B. de; Castro, J. A. de; KIPNIS, B.. Participação em banca de Vander Oliveira Borges. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

10.
Abbad G.; KIPNIS, B.; Vargas. M. R. M.. Participação em banca de Amanda Moura Walter. Variáveis preditoras de evasão em cursos a distância. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

11.
NYIAMA, Jorge Katsumi; SILVA, Jose Dionisio Gomes da; KIPNIS, B.. Participação em banca de Rosa Dina Gomes Ferreira. Educação continuada para contadores: análises, tendências e perspectivas. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.

12.
MIRANDA, Luiz Carlos; KIPNIS, B.; REIS, Marcia Lopes. Participação em banca de Theocrito Pereira Cheibub. Curriculos plenos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis: uma análise de grades curriculares recentes. 2003 - Universidade de Brasília.

13.
ALGARTE, Roberto Aparecido; KIPNIS, B.; RODRIGUES, Marilucia de Menezes. Participação em banca de Maria de Fatima Rezende. Os resultados da avaliação como instrumento nas tomadas de decisões. O Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador - PLANFOR como base empírica. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.

14.
MARCELINO, Gileno Fernandes; KIPNIS, B.; TASCHNER, Gisela Black. Participação em banca de Domingos Savio Spezia. Gestão de educação profissional: uma análise das instituições federais de educação tecnológica. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.

15.
ALGARTE, Roberto Aparecido; KIPNIS, B.; RODRIGUES, Marilucia de Menezes. Participação em banca de Lourival Esperidião da Silva Filho. Relações institucionais na gestão pública em Vitória: um estudo sobre as relações entre a Secretaria Municipal de Educação e as Escolas de Ensino Fundamental. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

16.
ALGARTE, Roberto Aparecido; KIPNIS, B.; RODRIGUES, Marilucia de Menezes. Participação em banca de Vera Lucia Gonçalves. Contemporaneidade do pensamento educacional de Gramsci. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARVALHO, Olgamir Francisco de; KIPNIS, B.. Educação e trabalho. 2009. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
KIPNIS, B.; SOUSA, Maria de Fátima Guerra de. Banca de defesa de monografia de especialização, como orientador. 2000. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I FÓRUM DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA DO DF.Educação Corporativa e a Universidade Pública. 2005. (Simpósio).

2.
1º SIMPOSIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.Educação a Distância na Perspectiva Internacional - Programa de Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Simpósio).

3.
XVIII Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. XVIII ENAnPAD. 2004. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KIPNIS, B. . IV Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Congresso).

2.
KIPNIS, B. . Organização do III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Congresso).

3.
KIPNIS, B. . Organização do II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).

4.
KIPNIS, B. . Organização do I Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Pedro Paulo Pereira Brito. Egressos e inserção no mercado de trabalho: um estudo no IFECT. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Marcelo Feres. Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e as inovações. Início: 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Gustavo Henrique Moraes. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia como inovação institucional - modelos em disputa. Início: 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Andréa de Faria Barros de Andrade. O sistema de educação profissional e tecnológica: um estudo sobre indicadores e suas consequências. Início: 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Cristina Porto Costa. Educação profissional em música: a formação do técnico de nível médio em questão. Início: 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria da Glória dos Santos Laia. Implantação dos Institutos Federais: um modelo de governança. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

2.
Tarcísio Araujo Kuhn Ribeiro. A redes dos Institutos Federais e a política nacional de ciência, tecnologia e inovação. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

3.
Carmem Paola Torres Alvarez. Política de educação profissional e tecnológica na Amazônia Ocidental: modelo de governança. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

4.
Noemi Barreto Sales Zokowski. Ingresso e permanência no IFECT - Campus Palmas. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

5.
Fernando Morais Rodrigues. Evasão nos cursos técnicos em informática subsequente e médio integrado do IFTO - Campus Paraíso no período 2007 a 2010. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

6.
Giuliano Viana de Alkmin. Curso superior de tecnologia e bacharelado: um estudo sobre a mudança ocorrida na formação profissional em administração no IFNMG - Campus Januária. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

7.
Cleiton José da Silva. O programa escola técnica aberta do Brasil: uma análise de custo da implantação do curso técnico de nível médio em açúcar e álcool na campus Inhumas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

8.
Nayara Dias Pajeú Nascimento. A oferta do ensino médio em Paraíso do Tocantins: uma análise da percepção do estudante. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

9.
Rejane do Socorro da Silva Carvalho. Educação profissional e tecnológica: uma análise do curso superior de tecnologia em gestão da saúde do IFPA - Campus Belém. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

10.
Cliamar Costa Simões Moreira. A opção dos educandos pela formação na educação de jovens e adultos e na educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio - EJA na perspectiva de inclusão no mundo do trabalho. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

11.
Ronaldo Pedreira Silva. A gestão do conhecimento em Institutos de Educação Superior e Tecnologia: análise do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

12.
Brasilina Elisete Reis de Oliveira. De ginásio agrícola à instituição de ensino superior: o caso do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Rio Pomba - MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

13.
Valesca Rodrigues de Souza. A auto-avaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudança da Educação Profissional e Tecnológica: um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

14.
Andrea de Faria Barros Andrade. Cursos superiores de tecnologia: um estudo de sua demanda sob a ótica dos estudantes. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

15.
Romilson Lopes Sampaio. Ensino técnico e inserção profissional: a visão dos egressos do CEFET-BA e dos seus empregadores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

16.
Sergio gaudencio Portela de Melo. A distribuição de recursos financeiros intraorganização: um estudo de modelos no cenário da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

17.
Jeferson Batista da Silva. Mudanças no perfil socio-gráfico dos ingressantes no curso técnico de agropecuária dos colégios vinculados a Universidade Federal Fluminense: implicações para a gestão da escola. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

18.
Telma Maria da Cruz. Universidade Aberta do Brasil: Implementação e previsões. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

19.
Luiz Roberto R. Martins. Educação a distância na Universidade de Brasília. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

20.
Cassandra Amidani. Evasão no ensino superio a dis tância: o curso de licenciatura em matemática a distância da Universidade Federal Fluminense/CEDERJ. 2004. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bernardo Kipnis.

21.
Fátima Regina de Souza Oliveira. Avaliação institucional da universidade: a experiência da Universidade Federal da Bahia. 2004. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

22.
Marco Guilherme Bravo Burlamarqui. A qualidade no ensino superior: um estudo sobre a influência de determinados fatores sobre o desempenho de cursos no Exame Nacional de Cursos. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

23.
Suzi de Mesquita Vargas. Uma análise do projeto Veredas e as implicações de políticas públicas na formação de professores. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

24.
Márcia Leitão dos Santos Cândido. Os programas de avaliação das universidades sob o enfoque da teoria das organizações. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

25.
Maria Adélia Nunes Figueiredo. A presença do voluntário na escola: o que muda? Um estudo sobre duas escolas públicas no Distrito Federal e o Projeto Amigo da Escola. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

26.
Aroldo Ferreira Mendes. Evasão e integração acadêmica em universidades: um estudo sobre os cursos de pedagogia da Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

27.
Adalberto Vieira Costa Filho. Um estudo dos balanços sociais dos bancos no Brasil. 2002. 0 f. Dissertação - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

28.
Edinicio de Oliveira Lima. A associação balanço social - marketing social e as implicações na comunicação da organização não governamental. 2002. 0 f. Dissertação - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

29.
Nina Rosa Dantas Medeiros. O ENEM e a questão da democratização do acesso à graduação: o caso da UNICAMP. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

30.
José Parente Filho. Escolas técnicas federais: um universo diversificado. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

31.
Marisa Martins Macedo. O Adolescente Infrator: A Difícil Conquista da Liberdade. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

32.
Cláudia Aparecida Cantelmo. Profissão acadêmica: um processo de desafios generificados. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

33.
EMMILY FLUGEL MATHIAS. Poder e Influencia, Processo Decisorio e Democracia Na Universidade - O Colegiado Departamental da Universidade de Brasilia. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bernardo Kipnis.

34.
NADIA MARIA VAZ. Universidade Estadual de Anapolis - Seu Discurso e Sua Realidade. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

35.
CLELIA MARIA PARREIRA. Educacao e Cidadania - O Espaco da Academia e A Formacao do Educador. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

36.
VERBENA MEDEIROS BRITO. A Racionalidade das Politicas Educacionais - O Projeto da Universidadedo Tocantins - Unitins. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

37.
LOURDES LUCIA GOI. A Relacao Educacao, Sociedade Civil e Estado Na Area Rural - Um Estudoexploratorio da Fazenda Ouro Verde No Tocantins. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

38.
LEILA MARIA ORLANDI RIBEIRO. O Poder e A Influencia da Comunidade Academica No Processo Decisorio Na Universidade Comunitaria - Um Estudo No Distrito Federal. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

39.
ANTONIO CARLOS COSENZA FARIA. A Educação Física Na Escola Pública do Distrito Federal: do Ideal Teórico Ao Real Concreto. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

40.
ELI PEREIRA DA SILVA. Ensino Médio: Estudo Crítico da Proposta Para Criação dos Centros de Ensino Médio do Estado do Tocantins - Cems. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

41.
PAULO SERGIO DE ANDRADE BAREICHA. Concepcao de Sucesso Escolar de Alunos Bem Sucedidos Em Ceilândia. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bernardo Kipnis.

42.
MARIO SERGIO FERRARI. Desenvolvimento Latino-Americano, Educação e Modernidade: A Questão da Formação do Educador. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

43.
ASSUNCAO DE MARIA RIBEIRO FIALHO. Merenda Escolar No Brasil - A Ilustracao das Relacoes Conflituosas de Uma Politica Social de Logicas Contrarias. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bernardo Kipnis.

44.
ZELIA FRANCES SCHERVIER. A Educacao Politecnica e A Auto-Organizacao dos Alunos: Um Estudo Na Escola Tecnica de Goias. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bernardo Kipnis.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carmelúce Freitas da Cruz. Percepção dos alunos de Araguaína - TO sobre educação a distância: um estudo sobre o curso de especialização formação de formadores em educação de jovens e adultos. 2002. 60 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Formação de Formadores Em Educação de Jovens) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernardo Kipnis.

2.
Sandra Maria Rodrigues de Morais. Programa SESI Educação do Trabalhador: um estudo dos fatores que influenciam o ingresso do aluno trabalhador na Escola SESI Benjamim Guimarães. 2002. 55 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Formadores Em Educ de Jovens e Adultos) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernardo Kipnis.

3.
Corina Marques de Carvalho. Curso médio básico - Educação de Jovens e Adultos. Uma experência no SENAI de Araguaina. 2002. 70 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Formadores Em Educ de Jovens e Adultos) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernardo Kipnis.

4.
Regina de Fatima Mendes Schmidlin. O curriculo prescrito para a educação de jovens e adultos. Uma reflexão do Programa SESI - Educacão do Trabalhador de Paranaiba - PI. 2002. 70 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Formadores Em Educ de Jovens e Adultos) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernardo Kipnis.

5.
Elizangela Silva de Sousa Moura. Relação da elevação da escolaridade e desenvolvimento profissional: um estudo dos egressos do ensino médio do Programa SESI - Educação do Trabalhador. 2002. 48 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Formadores Em Educ de Jovens e Adultos) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernardo Kipnis.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Verônica Moreno da Silva. Elevação de escolaridade e inserção no mundo do trabalho: a percepção de jovens do ensino médio de escolas do DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernardo Kipnis.

2.
Juliana Pereira Gomes. Elevação de escolaridade e inserção no mundo do trabalho: a percepção de jovens do ensino técnico de escolas do DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernardo Kipnis.

Iniciação científica
1.
Juliana Pereira Gomes. Jovens, escolhas e percurso futuro: o jovem de ensino técnico de escolas do DF. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Kipnis.

2.
Verônica Moreno da Silva. Jovens diante de suas escolhas e visão de futuro: o jovem do ensino médio de escolas do DF. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Kipnis.

3.
Helen Neves. A pesquisa institucional e a educação superior: um estudo sobre os egressos dos cursos de Física e Pedagogia. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Educação) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernardo Kipnis.

4.
Helen Neves. A pesquisa institucional e a educação superior: um estudo sobre a evasão na Universidade de Brasília. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Educação) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Kipnis.

5.
Eliane da Silva. A pesquisa institucional e a educação superior: um estudo sobre a evasão na Universidade de Brasília. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Educação) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bernardo Kipnis.

Orientações de outra natureza
1.
Bruna de Araújo Ramos. Blended learning (aprendizagem híbrida): o uso inovador de alternativas tecnológicas simultâneas no processo ensino-aprendizagem em disciplinas de graduação. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bernardo Kipnis.




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