Carmem Dolores Gonzaga Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3437214801665073
  • Última atualização do currículo em 16/09/2018


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília. Chefe do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC no período de 2009-2013, e novamente na Chefia do mesmo Departamento desde dezembro de 2017. Professora Associada IV e Coordenadora das disciplinas de Fitopatologia II, junto ao curso de graduação em Agronomia; de Doenças de Solanáceas e Cucurbitáceas, e de Métodos em Fitopatologia pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia-Fitotecnia da UFC. Responsável pelo Laboratório de Fitopatologia/Nematologia do Setor de Fitossanidade, desenvolve atividades e pesquisas em Fitonematologia, orientando estudantes de graduação, mestrado e doutorado nos seguintes temas: Meloidogyne, diagnose por eletroforese; aspectos biológicos e ecológicos; controle com plantas antagonistas e com produtos naturais, investigando modo de atuação e eficácia; Cactodera cacti: epidemilogia, hospedeiras, dispersão. Virologia - viroses de fruteiras e de hortaliças; transmissão por vetores; hospedeiros alternativos de vírus; caracterização biológica e molecular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmem Dolores Gonzaga Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. D. G.;Santos, C.D.G.;Santos, Carmem D.G.;Santos;SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA;SANTOS, CARMEM D.G.;Carmen Dolores Gozaga Santos

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias.
Departamento de Fitotecnia - Bloco 806 (Fitossanidade)
Campus do Pici
60356001 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (0085) 33669668
Fax: (0085) 33669668
URL da Homepage: www.ufc.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2001
Doutorado em Fitopatologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Caracterização molecular e biológica de um begomovírus isolado de tomateiro, Lycopersicon esculentum Mill., no estado de Goiás e sua interação com o vetor Bemisia argentifolii Bellows & Perring, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Renato de Oliveira Resende.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: tomateiro, begomovirus, transmissão por vetor; mosca branca, caracterização molecular; círculo de hospedeiros.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Virologia Vegetal.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia molecular / Especialidade: Biologia molecular.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.
1986 - 1989
Mestrado em Agronomia (Fitopatologia).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Infecção mista pelos vírus do mosaico da melancia e do mosaico do pepino em Cucurbita pepo 'Caserta',Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: Murilo Geraldo de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cucurbitáceas, infecção mista, PRSV-W, CMV; transmissão por vetor, Aphis gossypii.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Virologia Vegetal.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.
1979 - 1985
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


1999 - 1999
Molecular Aspects of Virus Vector Interactions. (Carga horária: 80h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1992 - 1992
Curso de Técnicas Moleculares em Virologia Vegetal. (Carga horária: 80h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Associada III desde julho de 2013 responsável pelas disciplinas de Fitopatologia II da graduação e de Métodos em Fitopatologia ofertada para o Programa em Pós-graduação em Agronomia-Fitotecnia e Pós-graduação em Bioquímica do Centro de Ciências da UFC. Responsável pelo Lab. de Pesquisa em Fitopatologia e do Lab. didático de Fitopatologia situados no Bloco de Fitossanidade do Depto de Fitotecnia/CCA/UFC. Orientadora de estudantes de graduação em Agronomia, e mestrado e doutorado em Agronomia/Fitotecnia. Chefe do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias de dezembro de 2009 a novembro de 2013. Assistente do Gabinete do Reitor da UFC de março de 2014 a fevereiro de 2015.

Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Bosista DCR, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Cnpq com projeto na área de Virologia Vegetal desenvolvendo atividades com viroses do mamoeiro,Carica papaya.

Atividades

09/2002 - Atual
Ensino, Agronomia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
FITOVIROLOGIA
MÉTODOS EM FITOPATOLOGIA
02/1991 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Agrárias, .

02/1991 - Atual
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FITOPATOLOGIA- AC 459
02/1991 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Fitotecnia.

Atividade de extensão realizada
PROJETO CADASTRADO NA PRO-REITORIA DE EXTENSÃO DA UFC: Detecção e identificação de fitopatógenos associados a vegetais e investigações de métodos alternativos de controle de doenças; Clínica Fitopatológica.


Linhas de pesquisa


1.
Micologia - diagnose de fungos em fruteiras e hortaliças

Objetivo: Diagnose de fungos, herborização e controle de fungos em fruteira e hortaliças..
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal; Produção Vegetal.
Palavras-chave: Doenças fúngicas; controle de fitopatógenos.
2.
Fitonematologia- nematoide das galhas- caracterização biológica e controle com produtos naturais

Objetivo: Estudo da hospedabilidade para Meloidogyne spp em ornamentais, medicinais e em culturas de importância agrícola; pesquisa de controle alternativo de Meloidogyne com adubo verde, produtos naturais, extratos de plantas medicinais, de plantas com princípios tóxicos e com óleos essenciais. Eletroforese na identificação de espécies de Meloidogyne. Caracterização biológica e ecologia de fitonematoides..
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitopatologia.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal; Produção Vegetal.
Palavras-chave: Meloidogyne spp; controle alternativo; extratos vegetais com princípios tóxicos; produtos naturais; Isoenzimas.
3.
Fitovirologia- purificação de virus, sorologia, transmissão por vetor, técnicas moleculares de detecão de virusENTIFICAÇÃO DE VÍRUS

Objetivo: Detecção de vírus em plantas cultivadas e em plantas daninhas, diagnose e identificação de fontes alternativas de patógenos para culturas de importância econômica..
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Virologia Vegetal.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal; Produção Vegetal.
Palavras-chave: Potyvirus, Cucumovirus,Comovírus, Begomovírus; viroses do tomateiro; Cucurbitáceas, Solanáceas, Sorologia, PCR; Frutícolas; hospedeiros alternativos.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Eficiência de métodos e idades de plantas de diferentes espécies de soláneas para produção precoce de mudas de tomateiro enxertadas
Descrição: A produção do tomate de qualidade requer diversas técnicas que podem ser utilizadas como o uso de produtos químicos, a solarização, o uso de cultivares geneticamente melhorados e a técnica da enxertia. Nos últimos anos, alguns métodos de enxertia tem se destacado quanto à eficiência de produção de novas composições de plantas, com destaque sendo feito para: 1) Inglês-simples ou contato em bisel; 2) Corte horizontal com grafite; 3) Encostia; 4) Fenda-cheia; e, 5)Microenxertia. Todos esses métodos apresentam vantagens e desvantagens que podem ser decisivas na sua escolha. Baseado no exposto acima se objetiva com este projeto avaliar diferentes métodos e idades de plantas de diferentes espécies de solanáceas para a produção precoce de mudas de tomateiro enxertadas. As seguintes características serão avaliadas: a) Percentual de pegamento; b)Facilidade de realização das técnicas de enxertia; c) Eficiência de execução da enxertia; d) Qualidade do enxerto formado; e) Comprimento do enxerto 10 dias após a enxertia (cm); e, f) Intensidade de coloração verde das folhas antes do transplantio para o campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carmem Dolores Gonzaga Santos - Integrante / Marcelo de Almeida Guimarães - Coordenador / Felipe Rodrigues Costa Feitosa - Integrante / Júlio César do Vale - Integrante / Rosilene Oliveira Mesquita - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - Atual
Seleção de diferentes combinações de porta-enxertos e de variedades de tomateiro para produção sob cultivo protegido ou em campo em áreas infestadas com o nematoide das galhas
Descrição: O tomate é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil e no mundo, ficando atrás somente da batata. No Ceará, apesar de amplamente consumido, o tomateiro tem produção reduzida, contudo destaque pode ser dado ao município de Guaraciaba do Norte, na Serra de Ibiapaba, maior produtor da região. De acordo com levantamento técnico realizado pela Embrapa Agroindústria Tropical a respeito das principais doenças de plantas hortícolas, recorrentes nessa região, observou-se que alguns patógenos de solo, dentre os quais o nematoide-das-galhas (Meloidogyne incognita e M. javanica), são responsáveis pelos principais problemas diagnosticados nos cultivos de tomateiro. Para superar tais problemas, existem à disposição do produtor diversas técnicas que podem ser utilizadas com maior ou menor grau de eficiência. Como exemplos alguns pesquisadores citam o uso de produtos químicos, a solarização, a técnica da enxertia do tomateiro (em espécies resistentes a nematoides) e, o uso de variedades geneticamente melhoradas como algumas das principais técnicas. Apesar de haver certo estudo quanto ao uso da solarização para combater tal problema no Estado do Ceará, para as demais técnicas citadas,não foram identificados trabalhos desenvolvidos in loco, que pudessem gerar informações mais precisas de sua eficiência sob as condições climáticas e produtivas do Estado. Baseado no exposto acima objetiva-se com este trabalho selecionar espécies vegetais bem como algumas variedades de tomateiro comercializadas que possam ser utilizadas como porta-enxerto resistentes a nematoides de tomateiro. Serão avaliados nestes dois primeiros experimentos: a) a técnica de enxertia mais eficiente considerando-se o maior percentual de pegamento; b) a técnica de enxertia de maior facilidade de execução e c) as espécies vegetais mais apropriadas para uso em porta-enxerto com o tomateiro, considerando a produtividade e qualidade de frutos obtidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carmem Dolores Gonzaga Santos - Integrante / Marcelo de Almeida Guimarães - Coordenador / Derly José Henrique da Silva - Integrante / Roberto Jun Takane - Integrante / Juliana de Mesquita Camilo - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
Levantamento de espécies de Meloidogyne presentes em fruteiras, hortaliças, medicinais e ornamentais no Estado do Ceará
Descrição: Grande parte das culturas de importância econômica mundial é afetada por nematóides fitoparasitas. Embora vários gêneros de nematóides possam afetar as culturas, são as espécies do gênero Meloidogyne as que constituem a grande ameaça à agricultura em razão das elevadas perdas provocadas aos cultivos de hortaliças, fruteiras e de ornamentais em todo o mundo. Considerando a frequência com que os nematoides das galhas afetam as culturas agronômicas em todo o mundo, e diante da ausência deste enfoque no estado do Ceará em razão de estudos restritos da distribuição geográfica do patógeno na região, tornou-se objetivo deste projeto o levantamento e identificação de espécies e raças de Meloidogyne associadas às culturas de importância agrícola nas principais áreas produtoras do estado, empregando métodos enzimáticos que possibilitem a obtenção de resultados seguros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carmem Dolores Gonzaga Santos - Coordenador / Lúcia de Fátima Sousa Silveira - Integrante / Maria do Carmo Lopes Silva - Integrante / Gilson Soares da Silva - Integrante / Aurigéli de Moraes Almeida - Integrante / Fabiana Albuquerque Amarante - Integrante / Érika Araújo Mota - Integrante / André Viana Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2008 - 2010
Detecção e identificação de fitopatógenos em plantas cultivadas e daninhas e investigações de métodos alternativos de controle -UFC
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carmem Dolores Gonzaga Santos - Coordenador / Ana Kelly Firmino Silva - Integrante.
2003 - 2005
Levantamento de Begomovirus em Hortaliças, Particularmente da Família Solanaceae, e de Hospedeiros Alternativos do Patógeno em Campo de Cultivo no Estado do Ceará- FUNCAP
Descrição: Os vírus mais comuns na cultura do tomateiro no Brasil pertencem aos gêneros Tobamovirus, Cucumovirus, Potyvirus, Tospovirus e Begomovirus. Destes, atualmente, os begomovírus têm se destacado em virtude da sua elevada incidência nas principais regiões produtoras causando sérios prejuízos. No Ceará, a incidência de viroses em tomateiros tem sido observada desde do início da exploração da cultura na região da Serra de Ibiapaba. Diante disso e mediante a escassez de informações sobre a situação atual dos vírus em tomate nesse agropólo e a inegável importância dos begomovírus para a maior área produtora da hortaliça do estado, realizou-se este trabalho que teve os seguintes objetivos: levantar a presença de vírus, principalmente begomovírus, nas lavouras de tomate da Serra; identificar plantas daninhas hospedeiras e possíveis fontes alternativas de begomovírus para o tomateiro e investigar a transmissão desses vírus por meio de inoculações artificiais e empregando o inseto vetor. O levantamento das viroses na região foi realizado em quatro períodos nos anos de 2003 a 2005 e consistiu de coletas de amostras foliares e plantas inteiras de tomateiro e plantas daninhas de 59 lavouras localizadas em Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipú. Os testes sorológicos e a PCR revelaram a presença de CMV, PVY e de begomovírus nos tomateiros ?Santa Clara?, ?Sofia?, ?Densus?, ?TY-Fanny?,?Raisa-N?, ?Monalisa?, ?Alambra? e ?Sheila?, variedades e híbridos mais cultivados naquela região. Plantas infectadas por TMV e tospovirus não foram observadas nas lavouras nesses períodos. Foram identificadas 18 espécies de plantas daninhas pertencentes a sete famílias botânicas, das quais Amaranthus spinosus, A. viridis, Ageratum conyzoides e Bidens pilosa foram detectadas como hospedeiras de begomovírus. Houve transmissão de begomovírus de tomate para tomate nas inoculações por enxertia e com o vetor. Naquelas realizadas a partir de plantas daninhas, a transmissão de begomovírus para tomateiro ocorreu com o método da enxertia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carmem Dolores Gonzaga Santos - Coordenador / Luciana de Sandes Eduardo Pereira Arnaud - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Detecção e identificação de fitopatógenos associados a vegetais e investigações de métodos alternativos de controle de doenças.
Descrição: Promover a diagnose de fitopatógenos associados a material vegetal oriundo de coletas ou de remessas efetuadas com plantas provenientes do campo, hortas e casa de vegetação; investigar métodos de controle alternativo de fitopatógenos para adoção e aplicação prática em hortas ou pequenas propriedades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Carmem Dolores Gonzaga Santos - Coordenador / Maria Lainara Lima dos Santos - Integrante / Ramon Cruz Borges - Integrante / Maciel dos Santos Freire - Integrante / Anderson Rogério Costa Fernandes - Integrante / Francisco Jorge Carlos de Souza Junior - Integrante / Sammuel Lucas da Silva Reis - Integrante / Tamara Gomes Carvalho - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


2012 - Atual
Monitoria para Fitopatologia II
Descrição: Na disciplina de Fitopatologia II -AC 496 estudam-se os nematoides fitopatogênicos, os fitovirus e viroides, bactérias fastidiosas, molicutttes, protozoários e plantas parasitas, incluindo sua transmissão e os métodos de controle. O conteúdo abordado é fundamental para a formação do Engenheiro Agrônomo, visto que contempla diferentes técnicas de diagnose de fitoparasitas, relação de patógenos com o ambiente, noções básicas de legislação fitossanitária e controle de doenças de plantas, as quais constituem uma grave ameaça à agricultura mundial. O projeto, que tem Fitopatologia I -AC493 (fungos e bactérias) como pré-requisito, objetiva a organização de temas, de planos de aulas, de materiais didáticos e laboratoriais associados a fitopatógenos e aos métodos de controle de fitoparasitas abordados em aulas teóricas como práticas. A disciplina é ministrada por meio de aulas teóricas e práticas, propiciando aos estudantes uma aplicação de conceitos abordados em Fitopatologia I e uma visão geral dos métodos de controle e, com isso, a formação de profissionais capazes de desempenhar a contento seu papel na sociedade.O projeto para Monitoria visa dar oportunidade ao aluno de iniciação à docência do curso de Agronomia de participar da organização e condução da disciplina de Fitopatologia II desde a composição dos temas de aula, seminários, com acompanhamento do cronograma de atividades práticas, até sua conclusão com as avaliações teóricas e práticas, possibilitando ao monitor o aprofundamento de seus conhecimentos como também uma visão mais ampla da disciplina. O convívio com os discentes, sob orientação de um professor, facilita ao iniciante à docência a incorporação de novas práticas e a vivência de experiências pedagógicas, o que contribui para qualificá-lo para o exercício da docência, com real melhoria para o processo ensino-aprendizagem junto a esta disciplina..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Carmem Dolores Gonzaga Santos - Coordenador / Ana Kelly Firmino Silva - Integrante / Graziela da Silva Barbosa - Integrante / Érika Araújo Mota - Integrante / Francisco Jorge Carlos de Souza Junior - Integrante / Silvana Maria da Costa Correia - Integrante / RHANNALDY BENÍCIO REBOUÇAS - Integrante / Laianny Morais Maia - Integrante.
Caracterização dos vírus isolados de cucurbitáceas e fruteiras tropicais e identificação de fontes de resistência- FUNCAP
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Controle alternativo do nematóide das galhas, Meloidogyne spp- UFC
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitopatologia/Especialidade: Fitonematologia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitopatologia/Especialidade: Controle de fitopatógenos.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Virologia Vegetal.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: vetores de virus.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia molecular.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Melhor trabalho da Área de Assitência Estudantil no VII Encontro de Experiências Estudantis, Universidade Federal do Ceará - Pro-Reitoria de Assuntos Estudantis.
2014
Melhor Trabalho da Área Ciências Agrárias no VII Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará - Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
1996
Melhor trabalho orientado apresentado no XV Encontro Universitário de Iniciação Científica da UFC- área de Ciências Agrárias, Pro-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Ceará.
1992
Melhor trabalho orientado apresentado no XI Encontro Universitário de Iniciação Científica da UFC na área de CiÊncias Agrárias, Pro-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Ceará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RABELO, J. S.2018RABELO, J. S. ; GUIMARAES, M. A. ; SANTOS, CARMEM D.G. ; LIMA NETO, B. P. ; HENDGES, A. R. A. A. ; VIANA, C. S. ; TELLO, J. P. J. ; LEMOS NETO, H. S. . Prospection and production of Solanaceae species resistant to the root knot nematode. AFRICAN JOURNAL OF AGRICULTURAL RESEARCH, v. 13, p. 851-857, 2018.

2.
Silva, M. C. L.2017Silva, M. C. L. ; Santos, C.D.G. . Distribution of Meloidogyne enterolobii in guava orchards in the state of Ceara. Revista Caatinga, v. 30, p. 335-342, 2017.

3.
MARTINS, MARIA DA CONCEIÇÃO BESERRA2016MARTINS, MARIA DA CONCEIÇÃO BESERRA ; SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA . Action of medicinal plant extracts on juveniles of Meloidogyne incognita race 2. Revista Ciência Agronômica (UFC. Online), v. 47, p. 135-142, 2016.

4.
GOMES, ANA CRISTINA M.M.2016GOMES, ANA CRISTINA M.M. ; MONTEIRO, JESSICA M.S. ; ALMEIDA, MARIA RITTA A. ; CARES, JUVENIL E. ; CASTAGNONE-SERENO, PHILIPPE ; CARNEIRO, REGINA M.D.G. ; MATTOS, VANESSA S. ; SANTOS, MARCILENE F.A. ; SANTOS, CARMEM D.G. ; CORREA, VALDIR R. . First report of, and additional information on, Meloidogyne konaensis (Nematoda: Meloidogyninae) parasitising various crops in Brazil. NEMATOLOGY, v. 18, p. 831-844, 2016.

5.
Silva, M. C. L.2016Silva, M. C. L. ; SANTOS, C. D. G. . Species of associated with vegetables in microregions of the state of Ceará. Revista Ciência Agronômica (UFC. Online), v. 47, p. 710-719, 2016.

6.
MOREIRA, FRANCISCO JOSÉ CARVALHO2015MOREIRA, FRANCISCO JOSÉ CARVALHO ; SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA ; INNECCO, RENATO ; SILVA, GILSON SOARES DA . Controle alternativo de nematoide das galhas (Meloidogyne incognita) raça 2, com óleos essenciais em solo. Summa Phytopathologica (Impresso), v. 41, p. 207-213, 2015.

7.
Silva, A.K.F.2010Silva, A.K.F. ; SANTOS, C. D. G. ; Nascimento, A.K.Q. . Transmissão de begomovírus de plantas daninhas para tomateiros pela mosca-branca. Planta Daninha (Impresso), v. 28, p. 507-514, 2010.

8.
MOREIRA, F. J. C.2009MOREIRA, F. J. C. ; Innecco, R. ; SANTOS, C. D. G. . Eclosão e Mortalidade de Juvenis J2 de Meloidogyne incognita Raça 2 em Óleos Essenciais. Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso), v. 40, p. 441-448, 2009.

9.
Arnaud, Luciana S.E.P.2007Arnaud, Luciana S.E.P. ; Santos, Carmem D.G. ; Lima, José A.A. ; Feitosa, Francisco A. A. . Predominância de begomovírus em tomateiros na região produtora da Ibiapaba, Ceará, e sua detecção natural em plantas daninhas. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)), v. 32, p. 241-246, 2007.

10.
Silva, M. C. L.2006Silva, M. C. L. ; SANTOS, C. D. G. ; SANTOS, A. A. ; Lima, J. A. A. . Virus da mancha amarela da gravioleira: tipos de transmissão hospedeiras, purificação e produção de anti-soro. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 37, n.02, p. 160-165, 2006.

11.
SANTOS, C. D. G.;Santos, C.D.G.;Santos, Carmem D.G.;Santos;SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA;SANTOS, CARMEM D.G.;Carmen Dolores Gozaga Santos2006SANTOS, C. D. G.; Carvalho, S. L. F. ; Silva, M. C. L. . Solarização do Solo em Sacos Plásticos para o Controle dos Nematóides das Galhas, Meloidogyne incognita e M. javanica.. Revista Ciência Agronômica, v. 37, p. 350/03-356, 2006.

12.
Santos, Carmem D. G.2004 Santos, Carmem D. G.; D& ; Inoue-Nagata, Alice K. ; Resende, Renato O. . Espécies vegetais hospedeiras de begomovírus isolados de tomateiro em Goiás e no Distrito Federal. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)), v. 29, p. 450-455, 2004.

13.
SANTOS, C. D. G.;Santos, C.D.G.;Santos, Carmem D.G.;Santos;SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA;SANTOS, CARMEM D.G.;Carmen Dolores Gozaga Santos2003 SANTOS, C. D. G.; AVILA, A.C. ; RESENDE, R. O. . Estudo da interação de um begomovirus isolado do tomateiro com a mosca branca. Fitopatologia Brasileira, Fortaleza- Ce, v. 28, n.06, p. 664-673, 2003.

14.
Lima, J. A. A.1991Lima, J. A. A. ; Silveira, L. F. S. ; SANTOS, C. D. G. ; Gonçalves, M. F. B. . Infecção Natural Em Gergelim Ocasionada Por Um Potyvirus.. Fitopatologia Brasileira, JULHO, 1984, SAO PAULO-SAO PAU, v. 11, p. 60-62, 1991.

15.
Lima, J. A. A.1986Lima, J. A. A. ; SANTOS, C. D. G. ; Silveira, L. F. S. . Comportamento de Genotipo de Caupi Em Relacao Aos Dois Principais Virus Que Ocorrem No Ceara.. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 11, p. 151-161, 1986.

16.
Lima, J. A. A.1986Lima, J. A. A. ; Gonçalves, M. F. B. ; SANTOS, C. D. G. . Diferenças e similaridades entre estirpes e ?cowpea severe mosaic virus? isolados no Ceará e no Piauí.. Fitopatologia Brasileira, v. 11, p. 115-129, 1986.

17.
PONTE, J. J. A.1985PONTE, J. J. A. ; Lima, J. A. A. ; SANTOS, C. D. G. . Comportamento de seis híbridos de caupi em relação aos vírus dos mosaicos severo e moderado. Fitossanidade (Fortaleza), v. 6/9, p. 94-96, 1985.

18.
Ponte, J. J,1982Ponte, J. J, ; SANTOS, C. D. G. . Comportamento de Novos Hibridos de Feijao Mascassar, Vigna Unguiculata, Walp Em Relacao Ao Parasitismo de Nematoides das Galhas, Meloidogyne Spp.. PUBLIC. SOC. BRAS. NEMAT., Piracicaba-SP, v. 6, p. 27-31, 1982.

19.
PONTE, J. J. A.1981PONTE, J. J. A. ; SANTOS, C. D. G. . Novos hospedeiros de nematóides das galhas assinaladas no Nordeste do Brasil. Fitossanidade (Fortaleza), v. 5, p. 39-40, 1981.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. D. G.; RESENDE, R. O. ; AVILA, A.C. . Interação geminivírus de tomate e Bemisia argentifolii: hospedeiros, aquisição do vírus, transmissão e detecção no vetor. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE SOBRE MOSCAS BRANCAS E GEMINIVÍRUS, 1999, Recife. Recife-PE. Anais [e] mini-resumos. Recife: IPA, 1999.(Resumo expandido).. Recife: Instituto de Pesquisa Agropecuária, 1999. v. vol.08. p. cd.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, M. S. ; SANTOS, CARMEM D.G. . Uso de extratos foliares como alternativa para o manejo do nematoide da goiabeira (Meloidogyne enterolobii).. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016, Petrolina-PE. XXXIII Congresso Brasilerio de Nematologia, 2016.

2.
SOUZA JUNIOR, F. J. C. ; FREIRE, M. S. ; MAIA, L. M. ; SANTOS, C. D. G. . Capacidade infectiva dos juvenis de Meloidogyne enterolobii em mudas de tomateiros cultivados em água e em solo. In: 33º Congresso Brasileiro de Nematologia, 2016, Petrolina-Pe. Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba- SP: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2016. p. 65.

3.
SANTOS, C. D. G.; MAIA, L. M. ; SOUZA JUNIOR, F. J. C. ; FREIRE, M. S. . Influência da temperatura e de esxudatos radiculares na eclosão de juvenis de Meloidogyne javanica. In: 33º Congresso Brasileiro de Nematologia, 2016, Petrolina-Pe. Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba- SP: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2016. p. 77.

4.
MONTEIRO, J. M. S. ; GOMES, A. C. M. M. ; ALMEIDA, M. R. A. ; CARES, J. E. ; Silva, M. C. L. ; CARNEIRO, R. M. D. G. ; SANTOS, C. D. G. . Primeiro relato de Meloidogyne konaensis parasitando hortaliça e fruteira no Estado do Ceará. In: XXXII Congresso Brasileiro de Nematologia, p. 85, Junho 2015., 2015, Londrina - PR. Anais da Sociedade Brasileira de Nematologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2015. p. 84-85.

5.
FREIRE, M. S. ; MAIA, L. M. ; SAMPAIO, V. L. S. ; Santos, C.D.G. . Seleção de espécies vegetais não hospedeiras de Meloidogyne enterolobii. In: Encontros Universitarios da Universidade Federal do Ceará, 2015, Fortaleza. Encontros Universitarios 2015. Fortalaza- Ce: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2015.

6.
MAIA, L. M. ; CANAFISTULA, K. L. C. ; SANTOS, C. D. G. . A eletroforese na identificação de espécies de Meloidogyne em hortaliças. In: Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará, 2015, Fortaleza-Ce. Encontros Universitarios 2015. Fortalaza- Ce: Editora da Universidade Federal do Ceará, 2105.

7.
CARVALHO, T. G. ; FERNANDES, A. R. C. ; REIS, S. L. S. ; SANTOS, M. L. L. ; Santos, C.D.G. . Investigação de plantas antagonistas para o controle de Meloidogyne enterolobii. In: Encontros Universitários, 2014, Fortaleza-Ce. Encontros Universitários 2014. Forteza-Ce: UFC, 2014.

8.
SANTOS, M. L. L. ; BORGES, R. C. ; Santos, C.D.G. . Controle alternativo de Meloidogyne enterolobii com o cultivo prévio de zabumba. In: Encontros Universitarios 2014, 2014, Fortaleza-Ce. Encontros Universitarios 2014. Fortaleza-Ce: UFC, 2014.

9.
SANTOS, M. L. L. ; SANTOS, C. D. G. . Reação de plantas tóxicas ao parasitismo de Meloidogyne enterolobii. In: Encontros Universitários 2014, 2014, Fortaleza-Ce. Encontros Universitários 2014. Fortaleza-Ce: UFC, 2014.

10.
FREITAS, E. D. ; MENDES FILHO, P. F. ; SANTOS, C. D. G. ; GOMES, V. F. F. ; VIEIRA, J. M. . Avaliação do crescimento vegetal e infectividade do Meloidogyne incognita raça 2 em tomateiros inoculados com fungo micorrízico arbuscular. In: Congresso Braisleiro de Fitopatologia, 2014, Londrina - PR. Tropical Plant Pathology. Lavras-MG: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2014. p. 615-615.

11.
FREITAS, E. D. ; MENDES FILHO, P. F. ; SANTOS, C. D. G. ; GOMES, V. F. F. ; TAVARES, R. C. . Contribuição dos fungos micorrízicos na indução à resistência do tomateiro ao Meloidogyne incognita. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2014, Londrina - PR. Tropical Plant Pathologyjavascript:void(0). Lavras-MG: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2014. p. 831-831.

12.
Santos, C.D.G.; Silva, M. C. L. . Machos de Meloidogyne spp. são comumente encontradas em plantas inoculadas e naturalmente infestadas no Estado do Ceará. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Manaus. Tropical Plant Pathology. Lavras-MG: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2013. v. 3.

13.
Silva, M. C. L. ; SANTOS, C. D. G. . Identificação de espécies de Meloidogyne ocorrendo naturalmente em culturas no estado do Ceará por meio de eletroforese em gel de poliacrilamida.. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus-AM. Tropical Plant Pathology. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2012. v. 37.

14.
Silva, M. C. L. ; Santos, Carmem D.G. ; AMARANTE, F. A. . Solenestemon scutellarioides, espécie vegetal de rápida propagação para a multiplicação de nematóides das galhas.. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus. Tropical Plant Pathology. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2012. v. 37.

15.
MOREIRA, F. J. C. ; SANTOS, C. D. G. . Controle de Meloidogyne incognita raça 2 com óleos essenciais de alecrim pimenta e capim citronela em tomate (Lycopersicon esculentum) e celósia (Celosia plicata). In: XLIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá-MT. Tropical Plant Pathology. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2010. p. S3 01.004-S3 01.004.

16.
MARTINS, M. C. B. ; SANTOS, C. D. G. ; DIAS, K. D. . Efeito in vitro de plantas medicinais sobre juvenis de Meloidogyne incognita raça 2. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de janeiro. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasilia: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2009. v. 34. p. S201-S201.

17.
MARTINS, M. C. B. ; SANTOS, C. D. G. ; DIAS, K. D. . Reação de plantas medicinais a Meloidogyne incognita raça 2. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2009. v. 33. p. S205-S205.

18.
MARTINS, M. C. B. ; SANTOS, C. D. G. ; DIAS, K. D. . Redução da infestação de Meloidogyne incognita em tomateiros com extratos de plantas medicinais aplicados ao solo e às raízes. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília-DF: Sociedade Brasikeira de Fitopatologia, 2009. v. 34. p. S201-S201.

19.
MOREIRA, F. J. C. ; SANTOS, C. D. G. ; ALMEIDA, A. M. . Hospedabilidade de plantas ornamentais e medicinais a Meloidogyne incognita raça 2. In: XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte. Tropical Plant Pathology (Impresso). Brasília- DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2008. v. 33. p. s257-s257.

20.
SILVA, A. K. F. ; SANTOS, C. D. G. ; NASCIMENTO, A. K. Q. ; Lima, J. A. A. . Transmissão de begomovírus de tomateiro para plantas daninhas com mosca branca.. In: XL Congresso Brasilerio de Fitopatologia, 2007, Maringá. Revista da Sociedade Brasileira de Fitopatologia. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2007. v. 32. p. S287-S288.

21.
MOREIRA, F. J. C. ; SANTOS, C. D. G. ; ALMEIDA, A. M. . Eclosão e mortalidade de J2 de Meloidogyne incognita raça 2 em óleos essenciais.. In: XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2007, Maringá-PR. Revista da Sociedade Brasileira de Fitopatologia. Brasília-DF: Sociedade Brasielira de Fitopatologia, 2007. v. 32. p. S287-S287.

22.
Arnaud, L. S. E. P. ; SANTOS, C. D. G. ; FEITOSA, F. A. A. ; Lima, J. A. A. . Ensaios de transmissão de begomovírus de plantas daninhas das famílias Amaranthaceae e Asteraceae para tomateiros. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2006, Salvador-Ba. Fitopatologia Brasileira. Lavras -MG: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2006. v. 31. p. S235-S235.

23.
SANTOS, C. D. G.; AVILA, A.C. ; Nagata, A. I. ; RESENDE, R. O. . Interactions of new tomato-infecting Brazilian geminiviruses and their vectors. In: 4th International Geminivirus Symposium and Second International ssDNA Comparative Virology Workshop, 2004, Cape Town. Programme & Abstracts. Cape Town-ZA, 2004. p. 01-10.

24.
SANTOS, C. D. G.; AVILA, A.C. ; RESENDE, R. O. . Transmission studies of a geminivirus isolated from tomato and its vector Bemisia argentifolii.. In: 11th National Meeting of Virology and 3rd Mercosul Meeting of Virology, 2000, São Lourenço-MG. Virus Reviews &Research. Belo Horizonte-MG: Sociedade Brasileira de Virologia, 2000. v. 05. p. 44-44.

25.
SANTOS, C. D. G.; RESENDE, R. O. ; AVILA, A.C. ; Bezerra, I. C. . Círculo parcial de hospedeiros do geminivírus de tomateiro do Distrito Federal determinado por transmissão mecânica e pelo vetor Bemisia argentifolii.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1998, Fortaleza. Fitopatologia Brasileira. Basilia-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1998. v. 23. p. 325-325.

26.
SANTOS, C. D. G.; CORREIA, J. L. A. . Predominância de Colletotrichum sp em frutíferas, hortaliças, ornamentais e silvestres no estado do Ceará.. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Poços de Caldas. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1997. v. 22. p. 307-307.

27.
SANTOS, C. D. G.; Brito, F. V. ; Vasconcelos, G. S. ; Rego, M. C. . Supressão da população de nematóide das galhas com o cultivo do capim ?Sempre Verde?.. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande-MS. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1996. v. 21. p. 418-418.

28.
SANTOS, C. D. G.; BENEVIDES, J. L. T. C. . Uma nova doença causando seca em folhas de coqueiro (Cocos nucifera) no Estado do Ceará.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1993, Aracaju-SE. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Revista da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1993. v. 18. p. 280-280.

29.
SANTOS, C. D. G.; BENEVIDES, J. L. T. C. ; COSTA, G. V. B. ; BRITO, F. V. . Comportamento de isolados de Colletotrichum spp em diferentes meios de cultura. In: XXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1993, Aracaju-SE. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Revista da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1993. v. 18. p. 335-336.

30.
SANTOS, C. D. G.; BENEVIDES, J. L. T. C. ; ARARIPE, D. F. A. ; COSTA, G. V. B. . Ocorrência de Colletotrichum sp em diferentes espécies vegetais no Estado do Ceará.. In: XXVI Congresso Brasleiro de Fitoaptologia, 1993, Aracaju-SE. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Revista Oficial da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1993. v. 18. p. 334-334.

31.
SANTOS, C. D. G.; Lima, J. A. A. ; VALE, C. C. ; Kitajima, E. W. . Caracterização parcial de um potyvirus isolado de Curcubita pepo no Estado do Ceará. In: XXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1991, Rio de Janeiro -RJ. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Revista Oficial da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1991. v. 16. p. xxviii-xxviii.

32.
Lima, J. A. A. ; SANTOS, C. D. G. . Isolamento de possível estirpe de vírus do amarelo letal do mamoeiro no Ceará. In: XXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1991, Rio de Janeiro. Fitopatologia Brasileira. Brasília - DF: Revista da Sociedade brasileira de Fitopatologia, 1991. v. 16. p. xxvii-xxvii.

33.
ZAMBOLIM, E. M. ; CARVALHO, M. G. ; SANTOS, C. D. G. . Detecção sorológica do vírus do mosaico da abóbora em cucurbitáceas em Minas Gerais. In: XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1989, Recife-Pe. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Publicação oficial da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1989. v. 14. p. 163-163.

34.
SANTOS, C. D. G.; CARVALHO, M. G. . Transmissão por Aphis gossypii dos vírus do mosaico da melancia, PRSV-W e do mosaico do pepino CMV, em estudo de infecções mistas em C. pepo, ?Caserta?. In: XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1989, Recife-PE. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Revista da Sociedade Brasileiras de Fitopatologia, 1989. v. 14. p. 125-125.

35.
SANTOS, C. D. G.; CARVALHO, M. G. ; ZAMBOLIM, E. M. . O teste de difusão dupla comparado ao de ?ELISA? na detecção de infecção mista pelos vírus do mosaico de melancia, PRSV-W e do pepino, CMV em Cucurbita pepo ?Caserta?. In: XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1989, Recife-PE. Fitopatologia Brasileira. Brasílçia- DF: Revista da Sociedade Brasileira da Fitopatologia, 1989. v. 14. p. 124-124.

36.
CARVALHO, M. G. ; SANTOS, C. D. G. . Sintomas nas infecções mistas de abobrinha ?Caserta? pelo PRSV-W e o CMV.. In: XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1989, Recife-PE. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Revista da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1989. v. 14. p. 163-163.

37.
SANTOS, C. D. G.; ROMEIRO, R. S. ; OLIVEIRA, M. S. . Uma nova bacteriose de couve chinesa em Minas Gerais. In: XX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1987, Londrina-PR. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Revista da Fitopatologia Brasileira, 1987. v. 12. p. 140-140.

38.
Lima, J. A. A. ; SANTOS, C. D. G. ; VALE, C. C. . Isolados do vírus do mosaico do pepino obtidos de leguminosas no Estado do Ceará. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1986, Brasília-DF. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Reviasta Oficial da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1986. v. 11. p. 368-368.

39.
Lima, J. A. A. ; SANTOS, C. D. G. ; TEOFILO, E. M. . Identificação de ?bean common mosaic virus? em Phaseolus mungo no Estado do Ceará. In: XVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1985, Fortaleza-Ce. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Revista Oficial da Sociedade Brasileira da Fitopatologia, 1985. v. 10. p. 303-303.

40.
Lima, J. A. A. ; SANTOS, C. D. G. . Infecção natural de Vicia faba por uma estirpe de ?cucumber mosaic virus? no Ceará. In: XVIII Congresso Brasiliero de Fitopatologia, 1985, Fortaleza-CE. Fitopatologia Brasileira. Brasilia -DF: Revista da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1985. v. 10. p. 304-304.

41.
Lima, J. A. A. ; SANTOS, C. D. G. ; Silveira, L. F. S. . Redução do grau de incidência do vírus do mosaico severo de caupi (?cowpea severe mosaic virus?) no Estado do Ceará. In: XVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1984, São Paulo. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Revista Oficial da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1984. v. 9. p. 404-404.

42.
Lima, J. A. A. ; SANTOS, C. D. G. ; TEIXEIRA, L. M. S. . Comportamento de cultivares de feijão-de-corda em relação ao ?cowpea severe mosaic virus? e ao ?cowpea aphid-borne mosaic virus?. In: XVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1983, Belém-PA. Fitopatologia Brasileira. Brasília-DF: Revista da Sociedade Brasielira de Fitopatologia Brasileira, 1983. v. 8. p. 613-613.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
SANTOS, C. D. G.;Santos, C.D.G.;Santos, Carmem D.G.;Santos;SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA;SANTOS, CARMEM D.G.;Carmen Dolores Gozaga Santos2004SANTOS, C. D. G.; Carvalho, S. L. F. ; Silva, M. C. L. . Erradicação de Meloidogyne incognita e M. javanica por meio de solarização do solo em sacos plásticos.. Fitopatologia Brasileira, Brasília- DF, v. 29, p. S146-S146, 2004.

2.
Silva, M. C. L.2004Silva, M. C. L. ; SANTOS, C. D. G. ; Lima, J. A. A. . Transmissão experimental do vírus da mancha amarela da graviola para anonáceas. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 29, p. S75-S75, 2004.

3.
SANTOS, C. D. G.;Santos, C.D.G.;Santos, Carmem D.G.;Santos;SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA;SANTOS, CARMEM D.G.;Carmen Dolores Gozaga Santos2004SANTOS, C. D. G.; Arnaud, L. S. E. P. ; Gonçalves, M. F. B. . Vírus detectados em tomateiros nas principais áreas produtoras do estado do Ceará.. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 29, p. S63-S64, 2004.

4.
SANTOS, C. D. G.;Santos, C.D.G.;Santos, Carmem D.G.;Santos;SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA;SANTOS, CARMEM D.G.;Carmen Dolores Gozaga Santos2003SANTOS, C. D. G.; Gonçalves, M. F. B. ; OLIVEIRA, O. R. . Detecção, por ELISA, de begomovírus em plantas daninhas presentes em áreas produtoras de tomateiro no Estado do Ceará. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 28, p. S252-S252, 2003.

5.
SANTOS, C. D. G.;Santos, C.D.G.;Santos, Carmem D.G.;Santos;SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA;SANTOS, CARMEM D.G.;Carmen Dolores Gozaga Santos2002SANTOS, C. D. G.; RESENDE, R. O. ; AVILA, A.C. . Determination of virus/vector interaction of s new begomovirus isolated from tomato in the state of Goiás, Brazil.. Journal of Brazilian Society for Virology., Aguas de Lindóia-SP, v. 07, p. 151-152, 2002.

6.
SANTOS, C. D. G.;Santos, C.D.G.;Santos, Carmem D.G.;Santos;SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA;SANTOS, CARMEM D.G.;Carmen Dolores Gozaga Santos2002SANTOS, C. D. G.; RESENDE, R. O. ; AVILA, A.C. ; Nagata, A. I. . Molecular characterization of a new begomovirus isolated from tomato in the state of Goiás,Brazil. Virus Reviews and Research, Águas de Lindóia-SP, v. 07, p. 153-153, 2002.

7.
SANTOS, C. D. G.;Santos, C.D.G.;Santos, Carmem D.G.;Santos;SANTOS, CARMEM DOLORES GONZAGA;SANTOS, CARMEM D.G.;Carmen Dolores Gozaga Santos1998SANTOS, C. D. G.; AVILA, A.C. ; RESENDE, R. O. ; Bezerra, I. C. . Occorrence of geminivirus in tomato crops in the state of Goiás.. Virus Reviews and Research, São Paulo, v. 03, p. 144-144, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
FREIRE, M. S. ; SANTOS, CARMEM D.G. . Reaction of plant species to Meloidogyne enterolobii and the efficiency of their aqueous extracts in controlling the pathogen. Semina-Ciencias Agrarias, 2018.

2.
MARTINS, M. C. B. ; Santos, C.D.G. . Ação de extratos de plantas medicinais sobre juvenis de Meloidogyne incognita raça 2. Revista Ciência Agronômica (UFC. Impresso), 2015.

3.
MOREIRA, F. J. C. ; SANTOS, C. D. G. ; Innecco, R. . ?Eclosão e mortalidade dejuvenis J2 de Meloidogyne incognita raça 2 em óleos essenciais?. Revista Ciência Agronômica, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, C. D. G.; CARDOSO, J. E. ; MELO, J. W. S. ; Bleicher, E. ; LIMA, C. S. ; PAZ, J. K. S. . Doenças do Cajueiro; Doenças do Mamoeiro; Principais Nematoides Associados a Fruteiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Silva, M. C. L. ; Santos, C.D.G. . Machos de Meloidogyne spp são comumente encontrados em plantas inoculadas e naturalmente infestadas no estado do Ceará. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, C. D. G.. Estudos de transmissão de geminivírus isolado de tomate pelo vetor Bemisia argentifolii. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, C. D. G.. Viroses e Pinta Preta do Tomateiro. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, C. D. G.. Doenças Fúngicas e Bacterianas das Principais Culturas Regionais e seu Controle. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, C. D. G.; LIMA, C. S. ; Bleicher, E. ; CARDOSO, J. E. ; MARTINS, M. V. V. ; MELO, J. W. S. ; PAZ, J. K. S. . Doenças e Pragas em Fruteiras de Importância no Nordeste. Fortaleza 2015 (Curso de Fitossanidade - Apostila).

2.
Santos, Carmem D.G.; SOUZA JUNIOR, F. J. C. . AVALIAÇÃO IN VITRO DO ANTAGONISMO DE TRICHODERMA SP SOBRE COLLETOTRICHUM GLOEOSPORIOIDES. Fortaleza: XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR,, 2013 (XIX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA da UNIFOR,).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Santos, C.D.G.; Poliana, N. ; PAULA, L. A. M. . Assistente do Gabinete do Reitor. 2014.

2.
SANTOS, C. D. G.. Consultora Ad hoc Revista Fitopatologia Brasileira. 2005.

3.
SANTOS, C. D. G.. Consultora Ad hoc Revista Fitopatologia Brasileira. 2004.

4.
SANTOS, C. D. G.. Consultor Ad hoc da Revista Ciência Agronômica. 2004.

5.
SANTOS, C. D. G.. Consultora Ad hoc Revista Fitopatologia Brasileira. 2003.

6.
SANTOS, C. D. G.. Consultora Ad hoc Revista Ciência Agronômica. 2003.

7.
SANTOS, C. D. G.. Consultora Ad hoc Revista Fitopatologia Brasileira. 2002.

8.
SANTOS, C. D. G.. consutora Ad hoc Revista Ciência Rural. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, C. D. G.. Coordenadoria Técnica Regional do Curso de Proteção de Plantas por Tutoria à Distância. 1993.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, C. D. G.; Silva, M. C. L. ; Silva, G. S. . Levantamento de espécies de Meloidogyne presentes em fruteiras, hortaliças, medicinais e ornamentais no Estado do Ceará. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
SANTOS, C. D. G.. Curso de pós-graduação Latu Sensu em Fitossanidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SANTOS, C. D. G.. Apostilas de Aulas Teóricas e Práticas de Fitopatologia. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Fitopatologia para o curso de Agronomia e Biologia).

4.
SANTOS, C. D. G.. Levantamento de Begomovirus em Hortaliças e em hospedeiros alternativos do patógenos em campo de cultivo no estado do Ceará. 2004. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUIMARAES, M. A.; OLIVEIRA, A. B.; Santos, C.D.G.; RUSCITTI, M.. Participação em banca de Sebastian Andrés Garita. Aspectos do desenvolvimento e da fisiologia de enxertos do tomateiro 'Santa Clara crescidos sobre diferentes variedades de porta-enxerto e em ambiente infestado com o falso nematoide das galhas. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

2.
Santos, C.D.G.; Innecco, R.; FREIRE, F. C. O.. Participação em banca de Maria Lainara Lima dos Santos. Emprego de plantas com princípios tóxicos no controle de Meloidogyne enterolobii. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

3.
GOMES, V. F. F.; MENDES FILHO, P. F.; SANTOS, C. D. G.. Participação em banca de Elimário Teixeira de Oliveira. Influencia de fungos arbusculares sobre o desenvolvimento e resistência ao ataque de Meloidogyne incognita em plantas de berinjela cultivadas em pó de casca de coco.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Ceará.

4.
Lima, J. A. A.; SANTOS, C. D. G.; RADAELLI, P.. Participação em banca de Georgia Carvalho Anselmo. Efeitos de extratos de plantas e de reagentes químicos sobre Papaya lethal yellowing virus e sua movimentação em mamoeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

5.
MENDES FILHO, P. F.; GOMES, V. F. F.; Santos, C.D.G.; TAVARES, R. C.. Participação em banca de Emanuel Dias Freitas. Contribuição dos fungos micorrízicos arbusculares na indução de resistência do tomateiro a Meloidogyne incognita raça 2. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

6.
SANTOS, C. D. G.; BERTINI, C. H. C. M.; BESERRA JUNIOR, J. E. A.. Participação em banca de Ana Kelly Firmino da Silva. Diversidade genética de begomovírus de tomateiro da região da Ibiapaba-Ce e identificação de novas hospedeiras alternativas  . 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

7.
CARDOSO, J. E.; Santos, C.D.G.; MARTINS, M. V. V.. Participação em banca de José Glauber Moreira Melo. Diversidade Genética e patogênica de Lasiodiplodia theobromae associado ao cajueiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

8.
SANTOS, C. D. G.; Silva, G. S.; CARDOSO, J. E.. Participação em banca de Maria da Conceição Beserra Martins. Reação de plantas medicinais e efeito de seus extratos sobre Meloidogyne incognita. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

9.
Lima, J. A. A.; SANTOS, C. D. G.; CEZAR, M. A.. Participação em banca de Ana Lúcia Lopes do nascimento. Sobrevivência, propriedades físicas e biológicas do vírus do amarelo letal do mamoeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

10.
SANTOS, C. D. G.; Silva, G. S.; Innecco, R.. Participação em banca de Francisco José Carvalho Moreira. Hospedabilidade de plantas ornamentais e medicinais a Meloidogyne incognita (Kofoid & White, 1919) Chitwood (1949) e controle alternativo com óleos essenciais. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

11.
SANTOS, C. D. G.; Lima, J. A. A.; Innecco, R.. Participação em banca de Luciana de Sandes Eduardo Pereira Arnaud. Levantamento de vírus em tomateiros na região produtora da Ibiapaba-Ce e identificação de fontes alternativas de begomovirus. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

12.
SANTOS, C. D. G.; Lima, J. A. A.; TERAO, D.. Participação em banca de Maria do Carmo Lopes Silva. Vírus da mancha amarela da gravioleira (Annona muricata) Tipos de transmissão, hospedeiras, purificação e produção de anti-soro. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

13.
Bleicher, E.; SANTOS, C. D. G.; Lima, I. S.. Participação em banca de Francisco Leandro de Paula Neto. Avaliação do emprego de oleos vegetais no controle da mosca branca, Bemisia tabaci biótipo B Gennadius (Hemiptera: Aleyrodidae), no meloeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
SANTOS, C. D. G.; CARDOSO, J. E.; Innecco, R.; Silva, G. S.; LIMA, C. S.. Participação em banca de Maria do Carmo Lopes da Silva. Identificação e caracterização de espécies de Meloidogyne em áreas agrícolas e dispersão de M. enterolobii em pomares de goiabeira. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

2.
Lima, J. A. A.; RIBEIRO, G. P.; SANTOS, C. D. G.; Silva, G. S.; Bleicher, E.. Participação em banca de Rosa Felícia Escóssia Camarço Araújo. Comparação biológica, sorológica e molecular de isolados do virus do mosaico severo do caupi. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

3.
Lima, J. A. A.; RIBEIRO, G. P.; SANTOS, C. D. G.; Silva, E.O.; Costa, J. T.A .. Participação em banca de Najara Frota Ramos. Qualidade de frutos de mamão em função da infecção dos vírus da mancha anelar e do amarelo letal no Ceará. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Doutorado
1.
Santos, C.D.G.; MARTINS, M. V. V.; MORAES, J. G. L.. Participação em banca de Olienaide Ribeiro de Oliveira. Etiologia e manejo do mofo preto em cajueiro no estado do Ceará. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

2.
Santos, C.D.G.; MARTINS, M. V. V.; GONDIM, D. M. F.. Participação em banca de Ingrid Bernardo de Lima. Levantamento e Caracterização de fungos da família Botryosphaeriaceae associados à fruteiras no estado do Pará. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

3.
Santos, C.D.G.; BERTINI, C. H. C. M.; LIMA, C. S.. Participação em banca de José Glauber Moreira melo. Caracterização morfológica e molecular do agente etiológico do oídio em espécies de anacardiaceae no estado do Ceará. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

4.
SANTOS, C. D. G.; CARDOSO, J. E.; Bleicher, E.. Participação em banca de Maria do Carmo Lopes da Silva. Levantamento de espécies de Meloidogyne presentes em fruteiras, hortaliças, medicinais e ornamentais no estado do Ceará. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

5.
Medeiros Filho, S.; Costa, J. T.A .; SANTOS, C. D. G.. Participação em banca de Maria Elaine Guerra. Banca de exame de qualificação de doutorado. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTOS, CARMEM D.G.; OLIVEIRA, D. S.; Aragão, F.A.S.. Participação em banca de Natalia de Jesus Fereira Costa. Efeito de Calotropis procera no controle de Meloidogyne incognita e aspectos biológicos do nematoide em tomateiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

2.
GUIMARAES, M. A.; Santos, C.D.G.; OLIVEIRA, A. B.. Participação em banca de Caris dos Santos Viana. Produção de tomate enxertado em solo infestado por nematoide das galhas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

3.
Santos, C.D.G.; CARDOSO, J. E.; OLIVEIRA, L. S. C.. Participação em banca de Maciel dos Santos Freire. Avaliação de extratos naturais de plantas tóxicas no controle de Meloidogyne enterolobii. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará.

4.
GOMES, V. F. F.; MENDES FILHO, P. F.; Santos, C.D.G.. Participação em banca de Elimário Teixeira de Oliveira. Eficiência de fungos micorrízicos arbusculares sobre o desenvolvimento e resistência ao ataque de Meloidogyne enterolobii em plantas de berinjela cultivadas com pó de casca de coco. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Ceará.

5.
GOMES, V. F. F.; MENDES FILHO, P. F.; SANTOS, C. D. G.. Participação em banca de Emanuel Dias Freitas. Contribuição dos fungos micorrízicos arbusculares na indução de resistência do milho a Meloidogyne incognita. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência do Solo) - Universidade Federal do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, C. D. G.; LIMA, C. S.; PAULA NETO, F. L.. Participação em banca de Rhannaldy Benício Rebouças.Cactodera cacti (Nematoda:Heteroderinae): ocorrência natural em mandacaru (Cereus jamacaru DC.) no Ceará e investigação de hospedeiras em cactáceas e hortaliças. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
SOUZA JUNIOR, F. J. C.; SANTOS, C. D. G.; FREIRE, M. S.; LIMA, C. S.. Participação em banca de Francisco Jorge Carlos de Souza Júnior.Influencia da temperatura, do tempo e de exsudatos radiculares na eclosão e na infectividade de Meloidogyne javanica e M. incognita em tomateiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

3.
SANTOS, C. D. G.; OLIVEIRA, D. S.; MAIA, L. M.. Participação em banca de Francisco Bruno da Silva Café.Avaliação da competição entre Meloidogyne incognita e M. enterolobii inoculados em olerícolas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

4.
LIMA, C. S.; CORREA, M. C. M.; Santos, C.D.G.; MARTINS, M. V. V.. Participação em banca de Arivaldo Braga dos Santos.Caracterização de isolados de Fusarium oxysporum associados à podridão do colo do maracujazeiro no estado do Ceará. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

5.
GUIMARAES, M. A.; Santos; FEITOSA, F. R. C.. Participação em banca de JANIQUELLE DA SILVA RABELO.Prospecção de espécies de solanáceas para resistência ao nematoide das galhas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

6.
SANTOS, C. D. G.; Lima, J. A. A.; NASCIMENTO, A. K. Q.; BARBOSA, G. S.. Participação em banca de Vicente Thiago Cândido Barros Alencar.Estudos biológicos, sorológicos e moleculares de um isolado de Cucumber mosaic virus. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

7.
SANTOS, C. D. G.; Silva, M. C. L.; SANTOS, M. L. L.. Participação em banca de Erika Araújo Mota.Reação de plantas daninhas ao parasitismo pelo nematoide das galhas, Meloidogyne enterolobii. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

8.
BERTINI, C. H. C. M.; Santos, Carmem D. G.; Medeiros Filho, S.. Participação em banca de Ana Paula Moura da Silva.Identificação de genótipos resistentes e contrastantes para virus de fiejão caupi (Vigna unguilata L. Walp). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

9.
SANTOS, C. D. G.; MATTOS, S. H.; BEZERRA, A. M. E.. Participação em banca de Francisco Rodrigues da Costa.Avaliação do efeito nematicida de produto natural à base de óleos essenciais de alecrim pimenta e citronela sobre Meloidogyne spp. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

10.
Lima, J. A. A.; SANTOS, C. D. G.; Bleicher, E.. Participação em banca de Aline Kelly Queiroz Nascimento.Caracterização parcial biológica e molecular de um isolado de begomovirus obtido de Macroptilium lathyroides. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

11.
SANTOS, C. D. G.; Aragão, F.A.S.; BERTINI, C. H. C. M.. Participação em banca de Ana Kelly Firmino da Silva.Investigação de hospedeiras alternativas de begomovírus para tomateiro por meio de técnicas biológicas e moleculares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

12.
CARDOSO, J. E.; SANTOS, C. D. G.; Viana, F.M.P.. Participação em banca de Tomil Ricardo Maia de Sousa.Ocorrência endofítica de Lasiodiplodia theobromae em tecidos de cajueiro e sua transmissão por propágulos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

13.
Bleicher, E.; CARDOSO, J. E.; SANTOS, C. D. G.. Participação em banca de José Victor Torres Alves Costa.Metodologia de avaliação de clones de cajueiro para resistência à resinose. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

14.
Pessoa, M. N. G.; SANTOS, C. D. G.; Medeiros Filho, S.. Participação em banca de Jean Herlington Araújo Monteiro.Métodos alternativos para o controle de podridões pós-colheita em frutos de laranja "Pera". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

15.
Pessoa, M. N. G.; SANTOS, C. D. G.; Sales, F. J. M.. Participação em banca de Maria Helena Diógenes Costa.Utilização de extratos de Lippia spp e de isolados de Trichoderma spp. no controle de Phytophthora sp "in vitro". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.

16.
Lima, J. A. A.; SANTOS, C. D. G.; Bleicher, E.. Participação em banca de Ana Lúcia Lopes do Nascimento.Identificação sorológica e caracterização biológica de um potyvirus isolado de pimenta 'Tabasco' no Ceará. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Costa, J. T.A .; Innecco, R.; Pinho, J. L. N.; SANTOS, C. D. G.. Concurso público para professor substituto no setor de Horticultura. 2003. Universidade Federal do Ceará.

2.
SILVA, F. P.; TAVORA, F. J. A. F.; PITOMBEIRA, J. B.; SANTOS, C. D. G.. Concurso público para professor substituto em Melhoramento Vegetal. 2003.

3.
SANTOS, C. D. G.; Blank, A. F.; Viégas, P. R. A.. Concurso público para Professor Adjunto. 2002. Universidade Federal de Sergipe.

Avaliação de cursos
1.
Santos, C.D.G.; BERTINI, C. H. C. M.; CARVALHO, L. E.; CANDIDO, M. J. D.; CASIMIRO FILHO, F.; MOREIRA, M. L. S.; GONCALVES, N. G. G.. Nucleo Docente Estruturante para avaliação do curso de Agronomia. 2015. Universidade Federal do Ceará.

2.
Santos, C.D.G.; BERTINI, C. H. C. M.; CARVALHO, L. E.; CANDIDO, M. J. D.; CASIMIRO FILHO, F.; MOREIRA, M. L. S.; GONCALVES, N. G. G.. Nucleo Docente Estruturante para avaliação do curso de Agronomia. 2014. Universidade Federal do Ceará.

3.
CASIMIRO FILHO, F.; ROMERO, R. E.; BERTINI, C. H. C. M.; GONCALVES, N. G. G.; SANTOS, C. D. G.; CARVALHO, L. E.; CANDIDO, M. J. D.; MOREIRA, M. L. S.. Nucleo Docente Estruturante para avaliação do curso de Agronomia. 2013. Universidade Federal do Ceará.

4.
ROMERO, R. E.; CASIMIRO FILHO, F.; SANTOS, C. D. G.; MOREIRA, M. L. S.; CANDIDO, M. J. D.. Comissão Permanente Interna de Avaliação do Projeto Político Pedagógico do curso de Agronomia. 2013. Universidade Federal do Ceará.

5.
SANTOS, C. D. G.; GOMES, V. F. F.; OLIVEIRA, E. G.. Grupo de Trabalho para Elaboração da Avaliação de Prova de Títulos. 2012. Universidade Federal do Ceará.

Outras participações
1.
Santos, C.D.G.; LIMA, C. S.; MELO, J. W. S.. Seleção de Monitores para a disciplina de Fitopatologia II. 2016. Universidade Federal do Ceará.

2.
LIMA, C. S.; SANTOS, C. D. G.; PASTORI, P. L.. Seleção de Monitores para a disciplina de Fitopatologia I. 2016. Universidade Federal do Ceará.

3.
SANTOS, CARMEM D.G.; CORREA, M. C. M.; MENDES FILHO, P. F.. Banca examinadora para avaliação de progressão funcional de prof. Adjunto II para III. 2016. Universidade Federal do Ceará.

4.
LIMA, C. S.; SANTOS, C. D. G.; PASTORI, P. L.. Seleção de Monitores para a disciplina de Fitopatologia I. 2015. Universidade Federal do Ceará.

5.
BERTINI, C. H. C. M.; Santos, C.D.G.; SOARES, I.. Banca examinadora para avaliação de progressão funcional prof. Adjunto III para IV. 2015. Universidade Federal do Ceará.

6.
PASTORI, P. L.; GONCALVES, N. G. G.; SANTOS, C. D. G.. Seleção de Monitores para a disciplina de Entomologia Agrícola. 2015. Universidade Federal do Ceará.

7.
SANTOS, C. D. G.; LIMA, C. S.; GONCALVES, N. G. G.. Seleção de Monitores para a disciplina de Fitopatologia II. 2015. Universidade Federal do Ceará.

8.
SANTOS, C. D. G.; MENDES FILHO, P. F.; DUTRA, A. S.. Banca examinadora para avaliação de Estágio Probatório. 2015. Universidade Federal do Ceará.

9.
BERTINI, C. H. C. M.; Santos, C.D.G.; BEZERRA, F. M. L.. Banca examinadora para avaliação de progressão funcional prof. Adjunto II para III. 2015. Universidade Federal do Ceará.

10.
Santos, C.D.G.. Representante Titular do Departamento de Fitotecnia junto ao Conselho Centro de Ciências Agrárias. 2015. Universidade Federal do Ceará.

11.
Santos, Carmem D.G.; MENDES FILHO, P. F.; GONCALVES, N. G. G.. Banca examinadora para avaliação de Estágio Probatório. 2014. Universidade Federal do Ceará.

12.
BORGES, S. S. S.; PAULA, L. A. M.; QUEIROZ, M. G. R.; SANTOS, C. D. G.. Comissão destinada a elaboração de processo licitatório de vidrarias e correlatos da UFC. 2014. Universidade Federal do Ceará.

13.
SANTOS, C. D. G.; GONCALVES, N. G. G.; BERTINI, C. H. C. M.. Seleção de Monitores para a disciplina de Fitopatologia II. 2014. Universidade Federal do Ceará.

14.
SANTOS, C. D. G.; LIMA, C. S.; GONCALVES, N. G. G.. Seleção de Monitores para a disciplina de Fitopatologia I. 2014.

15.
Santos, C.D.G.. Representante Titular do Departamento de Fitotecnia junto ao Conselho Centro de Ciências Agrárias. 2014. Universidade Federal do Ceará.

16.
Santos, C.D.G.; OLIVEIRA, E. G.; GOMES, V. F. F.. Comissão para elaboração de Tabela de Valoração de Itens para Julgamento de Prova de Títulos de Concursos Públicos para o Cargo de Magistério Superior no Âmbito do Centro de Ciências Agrárias. 2014. Universidade Federal do Ceará.

17.
BEZERRA, F. M. L.; SANTOS, C. D. G.; SILVA, C. E. M.; CARNEIRO, M. S. S.; LIMA, P. V. P. S.; SAMPAIO, S. S.; SOARES, I.. Banca Examinadora para Progressão Funcional de Professores Associados do CCA. 2014. Universidade Federal do Ceará.

18.
SANTOS, C. D. G.; BERTINI, C. H. C. M.; GONCALVES, N. G. G.. Seleção de Monitores para a disciplina de Fitopatologia II. 2013. Universidade Federal do Ceará.

19.
SANTOS, C. D. G.; BERTINI, C. H. C. M.; GONCALVES, N. G. G.. Seleção de Monitores para a disciplina de Fitopatologia I. 2013. Universidade Federal do Ceará.

20.
SANTOS, C. D. G.. Avaliadora de trabalhos apresentados no XXII Encontro de Extensão da UFC. 2013. Universidade Federal do Ceará.

21.
BEZERRA, F. M. L.; SANTOS, C. D. G.; SILVA, C. E. M.; CARNEIRO, M. S. S.; SAMPAIO, S. S.; LIMA, P. V. P. S.; SOARES, I.. Banca Examinadora para Progressão Funcional de Professores Associados do CCA. 2013. Universidade Federal do Ceará.

22.
BEZERRA, F. M. L.; SILVA, C. E. M.; Santos, Carmem D.G.; SOARES, I.; SALES, P. V. P.; CARNEIRO, M. S. S.; SAMPAIO, S. S.. Banca Examinadora para Progressão Funcional de Professores Associados do CCA. 2012. Universidade Federal do Ceará.

23.
SANTOS, C. D. G.; CASIMIRO FILHO, F.; ROMERO, R. E.. Comissão Especial para Análise de Revalidação de diploma de graduação do curso de Agronomia. 2012. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso sobre doenças e pragas de fruteiras de importância no Nordeste.Nematoses em fruteiras de importância para o Nordeste. 2015. (Outra).

2.
Curso sobre doenças e pragas de fruteiras de importância no Nordeste.Doenças do mamoeiro, Carica papaya, de importância para o Nordeste. 2015. (Outra).

3.
Treinamento de Apefeiçoamento Banco de Preços. 2014. (Outra).

4.
46º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Machos de Meloidogyne spp. são comumente encontrados em plantas inoculadas e naturalmente infestadas no Estado Ceará. 2013. (Congresso).

5.
XXII Encontro de Extensão da UFC.Avaliadora de trabalhos apresentados. 2013. (Encontro).

6.
19ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria - FRUTAL. Hospedabilidade de plantas ornamentais e medicinais e Meloidogyne incognita raça 2. 2012. (Feira).

7.
45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Identificação de espécies de Meloidogyne ocorrendo naturalmente em culturas no estado do ceará por meio de eletroforese em gel de poliacrilamida. 2012. (Congresso).

8.
XXXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. . Ensaios de transmissão de begomovírus de plantas daninhas das famílias Amaranthaceae e Asteraceae para tomateiros.. 2006. (Congresso).

9.
XX Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa.Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa. 2002. (Encontro).

10.
XI Encontro Nacional de Virologia e 3º Encontro de Virologia do Mercosul. XI Encontro Nacional de Virologia e 3º Encontro de Virologia do Mercosul. 2000. (Congresso).

11.
Curso de Estudos Biológicos e Moleculares de Tospovírus e Geminívirus.Curso de Identificação e Controle da Mosca-branca Bemisia tabaci. 1999. (Outra).

12.
Curso Internacional sobre interação virus e vetores.Molecular Aspects of Vírus Vetor Interactions. 1999. (Outra).

13.
-VIII Encontro Latino-americano e do Caribe sobre Moscas Brancas e Geminivírus.VIII Encontro Latino-americano e do Caribe sobre Moscas Brancas e Geminivírus. 1999. (Encontro).

14.
Curso de Estudos Biológicos e Moleculares de Tospovírus e Geminívirus.Estudos Biológicos e Moleculares de Tospovírus e Geminívirus. 1998. (Outra).

15.
XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 1998. (Congresso).

16.
Encontro Internacional Sobre a Mosca Branca Bemisia argentifoli.Encontro Internacional Sobre a Mosca Branca Bemisia argentifolii. 1997. (Encontro).

17.
Rumos da Biotecnologia no Brasil. 1997. (Seminário).

18.
Seminário de Avaliação e Fortalecimento de Parcerias sobre Geminivirus. 1997. (Seminário).

19.
XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 1997. (Congresso).

20.
I Encontro Municipal de Produtores para Melhoria na Produção de Tomate.I Encontro Municipal de Produtores para Melhoria na Produção de Tomate. 1996. (Encontro).

21.
I Simpósio Estadual sobre o Uso de Agrotóxicos em Hortaliças. 1996. (Simpósio).

22.
XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 1996. (Congresso).

23.
Curso de Técnicas Moleculares em Virologia Vegetal.Técnicas Moleculares em Virologia Vegetal. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. D. G.; LIMA, C. S. ; SABOIA, C. B. . Curso sobre doenças e pragas em fruteiras de importancia no Nordeste. 2015. (Outro).

2.
SOUZA, R. P. ; ZAMBOLIM, L. ; SANTOS, C. D. G. ; Bleicher, E. . Curso de Proteção de Plantas por Tutoria a Distancia. 1993. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Francisco Bruno da Silva Café. CICLO DE VIDA do NEMATOIDE DO CISTO DAS CACTÁCEAS, Cactodera cacti, EM Cereus jamacaru E Hylocereus sp., ASPECTOS BIOLÓGICOS, SOBREVIVÊNCIA E INVESTIGAÇÃO DE NOVAS HOSPEDEIRAS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Agronomia- Fitotecnia) - Universidade Federal do Ceará - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Natália de Jesus Ferreira Rocha. Identificação de componentes com atividade nematicida presentes em extratos vegetais associados ao controle de Meloidogyne spp. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Maciel dos Santos Freire. Avaliação de extratos naturais de plantas tóxicas no controle de Meloidogyne enterolobii. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Laianny Morais Maia. Estudo de nova espécie de Meloidogyne em fruteiras e olerícolas. Início: 2015. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francisoc Jorge Carlos Souza Júnior. Influência da temperatura no desenvolvimento e eclosão de Meloidogyne javanica e na viabilidade de inóculo de M. enterolobii". Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Keicyanne Lanny Costa Canafistula. Formas de manutenção de espécies de Meloidogyne isolados no Ceará. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Ceará. PRAE-Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

2.
Vitor Luiz Serrão Sampaio. Investigação da sobrevivência de Meloidogyne enterolobii em solo e in vitro. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Ceará. PRAE-Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

3.
Rhannaldy Benicio Rebouças. Monitoria em Fitopatologia II. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Ceará. UFC- PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Pedro Rodrigues Magalhães. Comportamento de cultivares de feijão-caupi ao parasitismo de Meloidogyne spp. e avaliação do efeito da salinidade na eclosão, motilidade, sobrevivência e infectividade de M. enterolobii. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia- Fitotecnia) - Universidade Federal do Ceará - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, . Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

2.
Natalia de Jesus Ferreira Costa. Efeito de Calotropis procera no controle de Meloidogyne incognita e aspectos biológicos do nematoide em tomateiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

3.
Maciel do Santos Freire. Reação de espécies, métodos de inoculação e avaliação de extratos vegetais no controle de Meloidogyne enterolobii em tomateiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

4.
Maria Lainara Lima dos Santos. Emprego de plantas com princípios tóxicos no controle de Meloidogyne enterolobii. 2015. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

5.
Ana Kelly Firmino da Silva. Begomovirus em hortaliças na Chapada da Ibiapaba-Ce: levantamento, diversidade genética e identificação de novas hospedeiras. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

6.
André Viana Oliveira. Extratos vegetais de plantas medicinais no controle de Meloidogyne spp em hortaliças.. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

7.
Maria da Conceição Beserra Martins. Reação de plantas medicinais e efeito de seus extratos sobre Meloidogyne incognita. 2009. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

8.
Ana Kelly Firmino da Silva. Caracterização molecular de begomovirus de tomateiro e identificação de seus hospedeiros alternativos. 2008. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

9.
Francisco José Carvalho Moreira. Hospedabilidade de plantas ornamentais e medicinais a Meloidogyne incognita raça 2. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

10.
Luciana de Sandes Eduardo Pereira Arnaud. Levantamento de Vírus em Tomateiros na Região Produtora da Ibiapaba-Ce e Identificação de Fontes Alternativas de Begomovirus. 2005. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

11.
Maria do Carmo Lopes da Silva. Virus da mancha amarela da gravioleira(Annona muricata): Tipos de trasnmissão, hospedeiroas, purificação e produção de anti-soro. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

Tese de doutorado
1.
Maria do Carmo Lopes da Silva. Identificação e caracterização de espécies de Meloidogyne em áreas agrícolas e dispersão de M. enterolobii em pomares de goiabeira. 2014. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

2.
Maria do Carmo Lopes Silva. Levantamento de espécies de Meloidogyne em cultuas naturalmente infestadas no Estado do Ceará. 2010. Tese (Doutorado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rhannaldy Benício Rebouças. Cactodera cacti (Nematoda:Heteroderinae): ocorrência natural em mandacaru (Cereus jamacaru DC.) no Ceará e investigação de hospedeiras em cactáceas e hortaliças. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

2.
Erika Araújo Mota. Reação de plantas daninhas ao parasitismo pelo nematoide das galhas, Meloidogyne enterolobii. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

3.
Francisco Rodrigues da Costa. Avaliação do Efeito nematicida de produto natural à base de óleos essenciais de alecrim pimenta e citronela sobre Meloidogyne spp. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francisco Bruno da Silva Café. Avaliação da competição entre Meloidogyne incognita e M. enterolobii inoculadas em olerícolas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

2.
Francisco Jorge Carlos de Souza Júnior. Influência da temperatura, do tempo e de exsudatos radiculares na eclosão e na infectividade de Meloidogyne javanica e de M. incognita em tomateiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

3.
Francisco Rodrigues da Costa. Avaliação da ação nematicida de produtos naturais à base de óleos essenciais sobre Meloidogyne spp em tomateiros sob condições de pré e pós-infecção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

4.
Ana Kelly Firmino da Silva. Investigação de hospedeiras alternativas de begomovírus para tomateiro por meio de técnicas biológicas e moleculares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Programa Especial de Treinamento. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

5.
Stefhanie Lara França Carvalho. Solarização do solo em sacos plásticos para o controle dos nematóides das galhas Meloidogyne incognita e M. javanica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

Iniciação científica
1.
Camila Viana Odisio. Avaliação do efeito dos extratos das folhas e das sementes de mucuna preta (Mucuna aterrima Piper & Tracy merr.) e de nim (Azadirachta indica A. Juss.), no controle do nematóide das galhas. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Programa Instituicional de Bolsas de Iniciação Científica da UFC. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

2.
Jorge Luís de Almeida Correia. Fitopatógenos identificados em municípios cearenses no período de 1995 a 1996.. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

3.
Dagoberto Saunders de Oliveira. Estudo Histopatológico e dos Esxudados Radiculares de Gramíneas Imunes ao Nematóide das Galhas.. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Ministério da Educação. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

4.
Everton Rabelo Cordeiro. Estudo comparativo de isolados de Colletotrichum sp obtidos de diferentes espécies vegetais no Estado do Ceará. 1995. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

5.
Júlia Lina Tetzner Christovam Benevides. Constatação de Macrophomina sp infectando folhas de coqueiro, Cocos nucifera, no Estado do Ceará. 1992. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Ramon Cruz Borges. Controle alternativo de Meloidogyne enterolobii com o cultivo de zabumba. 2014. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

2.
Anderson Rogério Costa Fernandes. INVESTIGAÇÃO DE PLANTAS ANTAGONISTAS PARA O CONTROLE DE MELOIDOGYNE ENTEROLOBII. 2014. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, PRAE-Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

3.
Tamara Gomes Carvalho. INVESTIGAÇÃO DE PLANTAS ANTAGONISTAS PARA O CONTROLE DE MELOIDOGYNE ENTEROLOBII. 2014. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, PRAE-Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

4.
Sammuel Lucas da Silva Reis. INVESTIGAÇÃO DE PLANTAS ANTAGONISTAS PARA O CONTROLE DE MELOIDOGYNE ENTEROLOBII. 2014. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, PRAE-Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

5.
Francisco Jorge Carlos Souza Júnior. Monitoria em Fitopatologia II- Criação de grupo de estudo melhora atuação do monitor na disciplina de Fitopatologia II. 2014. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, UFC- PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

6.
Silvana Maria da Costa Correia. Monitoria para Fitopatologia II. 2013. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, UFC- PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

7.
Francisco Jorge Carlos de Souza Júnior. Detecção e identificação de fitopatógenos e investigação de método alternativo de controle. 2013. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

8.
Vitor Emmanuel de Vasconcelos Gomes. Levantamento e identificação de Meloidogyne. 2013. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Programa Especial de Treinamento. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

9.
Ana Kelly Firmino da Silva. Treinameto Didático- Estágio a Docência. 2013. Orientação de outra natureza. (Agronomia- Fitotecnia) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

10.
Graziela da Silva Barbosa. Treinameto Didático- Estágio a Docência. 2013. Orientação de outra natureza. (Agronomia- Fitotecnia) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

11.
Ramon Cruz Borges. Reação de plantas indicadoras ao nematoide da goiabeira, Meloidogyne enterolobii. 2013. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, PRAE-Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

12.
Ingrid Bernardo de Lima. Resistência do girassol ornamental a raças de Meloidogyne incognita. 2013. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

13.
Francisco Jorge Carlos de Souza Junior. Clínica fitossanitária e sua importância para o produtor. 2013. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

14.
Keyla Kezzia Medeiros Sousa. "Detecção e identificação de fitopatógenos associados a vegetais e investigações de métodos alternativos de controle de doenças : Controle de nematoides em hortas de escolas públicas.. 2012. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

15.
Ingrid Bernardo de Lima. Treinamento Didático- Estágio à Docência I. 2012. Orientação de outra natureza. (Agronomia- Fitotecnia) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

16.
João Batista Távora Silva. Comparação do enraizamento de estacas de Solenostemon scutellarioides em água e em solo visando obtenção de mudas para inoculaçao de namatóides. 2012. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, PRAE-Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

17.
Sivana Maria da Costa Correia. Monitoria para Fitopatologia II. 2012. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, UFC- PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

18.
Maria de Paula Soares da Silva. Monitoria para Fitopatologia II. 2011. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, UFC- PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

19.
Éder de Oliveira Santos. Monitoria para Fitopaotlogia II. 2011. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, UFC- PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

20.
Maria de Paula Soares da silva. A transmissão viral por insetos vetores em práticas na disciplina de Fitopatologia II. 2011. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, UFC- PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

21.
Éder de Oliveira Santos. Determinação do ponto de inativação térmica de vírus em aulas práticas de Fitopatologia II. 2011. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, UFC- PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

22.
Silvana Maria da Costa Correia. Seleção de extratos vegetais para ccntrole de fitonematóides. 2010. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

23.
Fabiana de Albuquerque Amarante. Investigação da idade final de suscetibilidade do tomateiro ao nematóide das galhas. 2009. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

24.
Juliana Maria Viana Barros. Avaliação de extratos medicinais no controle do nematóide das galhas em solo. 2009. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

25.
Juliana Maria Viana Barros. Ação dos extratos de lombrigueira e de chambá sobre a eclosão de juvenis de meloidogyne sp visando o controle alternativo do nematóide. 2009. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

26.
Maria do Carmo Lopes Silva. Determinação de concentração de inóculo de meloidogyne spp. Para emprego em teste de resistência, seleção de hospedeiros e de controle do fitopatógeno. 2009. Orientação de outra natureza. (Agronomia- Fitotecnia) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

27.
Fabiana de Albuquerque Amarante. Inoculação de meloidogyne spp em tomateiros ?santa clara? para determinar até que idade as plantas são suscetíveis ao patógeno. 2009. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

28.
Ana Kelly Firmino da Silva. Obtenção de genoma viral de begomovírus de tomateiros para caracterização molecular e identificação das espécies presentes em lavouras na chapada da Ibiapaba-Ce. 2009. Orientação de outra natureza. (Agronomia- Fitotecnia) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

29.
Aurigéli de Morais Almeida. Investigação de anacardiáceas e mirtáceas como hospedeiras de Meloidogyne spp. 2007. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

30.
Juliana Maria Viana Barros. Viabilidade de massas de ovos de Meloidogyne inconita raça 2 em solo estéril sob condições sombreadas e de exposição ao sol. 2007. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

31.
Natália de Oliveira Pereira). Detecção e identificação de fitopatógenos associados a vegetais e investigações de métodos alternativos de controle de doenças.. 2007. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Ceará- Pro-Reitoria de Extensão. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

32.
Francisco Sadi Santos Pontes. Viabilidade do cultivo de Panicum maximum, Tanzânia, Mombaça e Sempre Verde na erradicação do nematóides das galhas (Meloidogyne spp). 2003. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Programa Especial de Treinamento. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.

33.
Olienaide Ribeiro de Oliveira. Detecção de plantas daninhas hospedeiras de vírus do gênero Begomovírus. 2003. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Federal do Ceará, Programa Especial de Treinamento. Orientador: Carmem Dolores Gonzaga Santos.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, C. D. G.; LIMA, C. S. ; SABOIA, C. B. . Curso sobre doenças e pragas em fruteiras de importancia no Nordeste. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Chefe do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará no período de dezembro de 2009 a novembro de 2011 e de dezembro de 2011 a novembro de 2013.

Ocupante de cargo de Assistente junto ao Gabinete do Reitor da UFC contribuindo no processo de licitação de vidrarias de laboratórios da UFC no período de março de 2014 a fevereiro de 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 12:42:39