Esdras Rodrigues Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2989311028321070
  • Última atualização do currículo em 19/12/2015


Possui graduação em Música - Unicamp - Instituto de Artes (1987), mestrado em Violin Performance - Boston University (1992) e doutorado Doctor of Musical Arts - Boston University (1999). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em violino, rabecas, música de câmara, música popular, interpretação histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: o violino e a rabeca no Brasil, música de câmara brasileira, interpretação histórica ligada aos instrumentos de corda, música popular brasileira. Produção artística inclui turnês na Grécia, México, EUA, Alemanha, Vietnã e Cingapura, concertos em todo o território nacional, e atuação em grupos de destaque em música de câmara e música instrumental brasileira. Vencedor de três prêmios PROAC com os grupos Quintal Brasileiro e CARCOARCO. Significativa atuação na produção de eventos artísticos, como I Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo (1999), I Festival Internacional de Música da Unicamp (2005), IX Festival Brasil Instrumental (2010), Festival da Canção da Unicamp (2010), Série "Concertos Adunicamp", organização de workshops com artistas internacionais, idealização de projetos como a gravação da ópera "Dido e Enéas" para a televisão, envolvendo cinco departamentos do Instituto de Artes da Unicamp e a RTV Unicamp, dentro do Programa do Artista Residente da Unicamp. Executor de acordo internacional CAPES/FIPSE entre Unicamp, Unb, e Universidades de Lousiville e Cincinatti (EUA) e acordo internacional entre Unicamp e Monash University (Australia). Revisor da Revista Per Musi (UFMG) de 2001 a 2005, Membro do Conselho Consultivo da Revista Musica Hodie (UFG), Assessor Ad Hoc (Consultor para bolsa produtividade) CNPq, Assessor AdHoc FAPESP, Membro do Conselho de Orientação FAEPEX/UNICAMP, Membro do Conselho Científico do Centro de Memória/UNICAMP, Coordenador da Comissão de Pesquisa do IA (2006 a 2010), membro do Conselho Científico do Centro de Documentação de Música Contemporânea (CDMC-Brasil/Unicamp) ? 2007, assessor para o Projeto Guri (Secretaria de Estado da Cultura/SP) ? 2007. Coordenador Associado do Núcleo de Integração e Difusão Cultural da UNICAMP (2005 a 2006), Diretor Cultural da Associação de Docentes da UNICAMP/ADUNICAMP (2004 a 2007), Chefe do Departamento de Música (2006 a 2010) e Diretor do Instituto de Artes da Unicamp desde 07/2011 a 07/2015. Experiência didática: Escola Pública de Somerville (MA-EUA), Faculdade Santa Marcelina, SP (1998 ? 2003) e Departamento de Música da Unicamp desde 1998. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Esdras Rodrigues Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, E. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, DEPARTAMENTO DE MUSICA.
R. Elis Regina, 50
Barão Geraldo
13083970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6159
Telefone: (19) 32891510


Formação acadêmica/titulação


1999 - 1999
Doutorado em Doctor of Musical Arts.
Boston University, BU, Estados Unidos.
Título: Francisco Mignone: experimentação nas três sonatas para violino e piano (1964-66), Ano de obtenção: 1999.
Orientador: John Daverio.
Palavras-chave: Francisco Mignone; Violino; Sonatas para violino e piano.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1990 - 1992
Mestrado em Violin Performance.
Boston University, BU, Estados Unidos.
Título: ITEM OBRIGATORIO,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: ITEM OBRIGATORIO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1983 - 1987
Graduação em Música.
Unicamp - Instituto de Artes, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


1990 - 1990
Summer Institute on American Language, Culture, an.
Tufts University, TUFTS, Estados Unidos.
1982 - 1982
Extensão universitária em Educação do Talento através do Método Suzuki.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1979 - 1982
Extensão universitária em Curso de Música.
Unicamp - Instituto de Artes, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP, DMU, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto de Artes - UNICAMP, IA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Música, .


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Doutor (MS3)

Vínculo institucional

1982 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrumentista, Carga horária: 20
Outras informações
Músico da Orquestra Sinfônica da Unicamp

Atividades

08/2006 - Atual
Direção e administração, Instituto de Artes, DEPARTAMENTO DE MUSICA.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
08/2005 - Atual
Ensino, Doutorado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recital de Mestrado
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
08/2005 - Atual
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recital de Mestrado
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
08/2005 - Atual
Ensino, Mestrado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recital de Mestrado
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
03/2005 - Atual
Ensino, Doutorado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas I
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas VI
03/2005 - Atual
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas I
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas VI
03/2005 - Atual
Ensino, Mestrado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas I
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas VI
01/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, DEPARTAMENTO DE MUSICA.

Cargo ou função
Membro de Comissão/Comitê Temporário (Membro da Comissão de Graduação - titular).
01/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, DEPARTAMENTO DE MUSICA.

Cargo ou função
Membro de Conselho (Membro de Conselho Departamental - Titular).
03/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, DEPARTAMENTO DE MUSICA.

Cargo ou função
Membro de Comissão/Comitê Temporário (Membro da Comissão de Graduação - suplente).
11/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, DEPARTAMENTO DE MUSICA.

Cargo ou função
Membro de Comissão/Comitê Temporário (Comissão de Especialistas para revalidação de diploma de Clodoaldo Medina Junior).
11/2004 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, PRO-REITORIA DE EXTENSAO E ASSUNTOS COMUNITARIOS.

Cargo ou função
Membro de Conselho (Membro do Conselho Artístico do I Festival Internacional de Música da Unicamp).
01/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, DEPARTAMENTO DE MUSICA.

Cargo ou função
Membro de Conselho (conselho departamental - suplente).
11/2004 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, DEPARTAMENTO DE MUSICA.

Cargo ou função
Membro de Comissão/Comitê Temporário (Membro - Presidente - Comissão Julgadora de Concurso Público de Provas e Títulos - cargo Prof. DR, RTP - Violão - candidato: Marcos Siqueira Cavalcante).
08/2004 - 11/2004
Ensino, Doutorado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recital de Mestrado
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
Tópicos Especiais em Práticas Interpre- tativas
08/2004 - 11/2004
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violino II
Instrumento de Orquestra II
Música de Câmera II
Instrumento Complementar III
Instrumento IV
Violino IV
Instrumento Complementar IV
Música de Câmera IV
Violino VI
Música de Câmera VI
Instrumento VIII
Violino VIII
Música de Câmera VIII
08/2004 - 11/2004
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recital de Mestrado
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
Tópicos Especiais em Práticas Interpre- tativas
08/2004 - 11/2004
Ensino, Mestrado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recital de Mestrado
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
Tópicos Especiais em Práticas Interpre- tativas
03/2004 - 06/2004
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento de Orquestra I
Música de Câmera I
Instrumento II
Instrumento Complementar II
Estágio Supervisionado II
Instrumento III
Instrumento Complementar III
Música de Câmera III
Música de Câmera IV
Violino V
Música de Câmera V
Violino VII
Música de Câmera VII
03/2004 - 06/2004
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas I
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas VI
03/2004 - 06/2004
Ensino, Mestrado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas I
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas VI
03/2004 - 06/2004
Ensino, Doutorado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas I
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas V
Estudos Dirigidos em Práticas Interpre- tativas VI
05/2004 - 05/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Artes, DEPARTAMENTO DE MUSICA.

Cargo ou função
Membro de Comissão/Comitê Temporário (Membro Titular de Comissão Julgadora da Seleção Pública de Provas e Títulos - Função PE - MS3 - Piano - candidatos: Eduardo Antonio Conde Garcia e Zélia Maria Marques Chueke).
08/2003 - 11/2003
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento I
Instrumento Complementar I
Estágio Supervisionado I
Instrumento II
Violino II
Instrumento de Orquestra II
Música de Câmera II
Instrumento IV
Violino IV
Instrumento de Orquestra IV
Instrumento Complementar IV
Estágio Supervisionado IV
Música de Câmera IV
Acompanhamento IV
Violino VI
Música de Câmera VI
Acompanhamento VI
Violino VIII
Música de Câmera VIII
08/1982 - 04/2003
Serviços técnicos especializados , NIDIC, .

Serviço realizado
Violinista.

Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Regular, Carga horária: 5

Atividades

08/1998 - 03/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Música, .
08/1998 - 03/2003
Ensino, Curso de Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música de Câmara

Somerville Public Schools, SPS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Cordas, Carga horária: 20
Outras informações
Somerville - MA - EUA



Linhas de pesquisa


1.
Práticas Interpretativas: Processos interpretativos nos diferentes estilos e períodos musicais


Projetos de pesquisa


1998 - Atual
Instrumentos de Arco no Brasil: da rabeca ao violino, a trajetória dos instrumetos de arco na música erudita e popular brasileira
Descrição: Objetivos: levantar a história dos instrumentos de arco no Brasil, sua geografia, seus usos mais comuns, suas particularidades e seus personagens principais. Analisar obras musicais que corroboram com a construção de uma identidade brasileira para os instrumentos de arco no Brasil, tanto na música erudita quanto na popular. Composição de obras ou arranjos que explorem uma linguagem para cordas com sotaque nacional. Justificativa: apesar da presença muita antiga da família do violino, bem como de seu ancestral a rabeca, no Brasil, sua história ainda é muito incipiente. Seu repertório só agora começa a receber a devida atenção através de pesquisas acadêmicas. Além da produção para esses instrumentos ao longo da história da música brasileira ser muito vasta, pouco se estudou a tradição do ensino desses instrumentos no país. Na música popular, a presença desses instrumentos é registrada desde o séc. 19, tendo seu uso se intensificado enormemente nas últimas décadas. Mais recentemente, um certo hibridismo permeia a música popular e erudita, notando-se inúmeros trabalhos que lançam mão da rabeca, do violino, da viola e do violoncelo. Metodologia: levantamento bibliográfico: partituras, livros, artigos e entrevistas; levantamento discográfico; análise de partituras;mapeamento de compositores e intérpretes;composição e arranjo para os instrumentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Esdras Rodrigues Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Universidade Estadual de Campinas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 64 / Número de orientações: 3
1998 - Atual
Interpretação Histórica em Instrumentos da Família do Violino
Descrição: Objetivos: estudar a família do violino através de uma perspectiva histórica, com enfase especial em sua construção, seu repertório, suas práticas de execução e o desenvolvimento pedagógico do seu ensino. Execução e gravação do repertório baseados nas evidências levantadas em pesquisa. Justificativa: a prática da interpretação histórica, que propunha o resgate de modos de execução baseados em tratados e evidências pictóricas de época e inicialmente restringia-se mais ao período barroco, estende-se atualmente até o séc. XX, ampliando muito o repertório passível de tal abordagem, justificando-se assim um estudo analítico e histórico, que além do repertório, abranja fontes bibliográficas (tratados, edições, etc), pictóricas, e discográficas, bem como a organologia e a pedagogia desses instrumentos até os dias de hoje. Metodologia: levantamento bibliográfico: tratados de época, edições facsimiles, primeiras edições de partituras; levantamento discográfico; análise de partituras; levantamento das escolas nacionais desses instrumentos, suas características e tradições de execução; preparação de recitais, concertos e gravações baseados nos resultados de pesquisa; experimentação com instrumentos e acessórios de época..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Esdras Rodrigues Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 48 / Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2014 - Atual
Arte e Psiquiatria
Descrição: Alunos de graduação do Instituto de Artes da UNICAMP desenvolvem atividades artísticas junto aos pacientes da Clínica Psiquiátrica da UNICAMP.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Esdras Rodrigues Silva - Coordenador / paulo dalgalarrondo - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2005 - 2005
Periódico: Per Musi (UFMG)
2003 - 2003
Periódico: Música Hodie


Membro de comitê de assessoramento


2010 - Atual
Agência de fomento: (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2003 - 2004
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2001 - 2001
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de periódico


2001 - 2005
Periódico: Per Musi (UFMG)
2003 - 2003
Periódico: Música Hodie


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Violino.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: violino popular.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Rabecas Brasileiras.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Interpretação Histórica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Popular Brasileira.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música de Câmara.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio PROAC de circulação de espetáculos musicais recebido pelo grupo CARCOARCO, Secretaria de Estado da Cultura do Estado de Sao Paulo.
2010
Prêmio PROAC para a gravação de CD inédito no Estado de Sao Paulo recebido pelo grupo CARCOARCO, Secretaria de Estado da Cultura do Estado de Sao Paulo.
2009
Prêmio PROAC de circulação de espetáculos musicais recebido pelo grupo Quintal Brasileiro, Secretaria de Estado da Cultura do Estado de Sao Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Côrtes, Almir.2007Côrtes, Almir. ; SILVA, E. R. . Improvisação e Interpretação no Choro por Jacob do Bandolim. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, v. 9, p. 37-40, 2007.

2.
SILVA, E. R.2002SILVA, E. R.. Francisco Mignone: experimentação nas Sonatas para Violino e Piano (1964-66). Per Musi (UFMG), v. 5-6, p. 81-89, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, E. R.. Rabeca, o som inesperado. In: ESDRAS RODRIGUES SILVA. (Org.). rabeca, o som inesperado. 1ed.Curitiba: Optgraf, 2002, v. , p. 35-39.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. R.. Fafá Lemos e o violino na música popular brasileira. In: VI Congreso da IASPM-AL, 2006, Buenos Aires. Actas del VI Congreso de la IASPM-AL, 2006. v. online.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FIAMMENGHI, L. H. ; SILVA, E. R. . Em defesa do uso de instrumentos históricos: resposta a uma crítica de Theodor Adorno. In: XV Congresso da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso da ANPPOM, 2005.

2.
Côrtes, Almir. ; SILVA, E. R. . Jacob do Bandolim: um estilo interpretativo no choro. In: XV Congresso da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso da ANPPOM, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. R.. Perspectivas para Interpretação de Obras Inéditas para Instrumentos de Cordas e Piano Compostas a partir de 1945. In: XIII Encontro Anual da ANPPOM - Música no século XXI: Tendências, Perspectivas e Paradigmas, 2001, Belo Horizonte. Perspectivas para Interpretação de Obras Inéditas para Instrumentos de Cordas e Piano Compostas a partir de 1945, 2001. v. 1. p. 9-11.

2.
SILVA, E. R.. Francisco Mignone: Experimentação nas Sonatas para Violino e Piano (1964-66). In: I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, 2000, Belo Horizonte. Francisco Mignone: Experimentação nas Sonatas para Violino e Piano (1964-66), 2000. v. 1. p. 354-354.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. R.. Masterclass/palestra de Violino para alunos de graduação da UDESC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BOLIS, S. C. ; SILVA, E. R. . 'Ponteado de Antonio Jose Madureira: uma concepção interpretativa sobre a ótica da Musica Armorial'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, E. R.; MONTAGNOLI, B. C. . Arte e Psiquiatria. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, E. R.. Workshop/palestra de Música Brasileira - Monash University Australia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, E. R.. Fafá Lemos and the violin in Brazilian Popular Music. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, E. R.. The Rabeca and the Viola (10 String Guitar) in Brazilian Music and some considerations about the nationalism, oral X learned traditions. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PASSARELI, S. ; SILVA, E. R. . Bach, o mestre da esgrima, sob dois olhares (poster). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FIAMMENGHI, L. H. ; SILVA, E. R. . Em defesa do uso de instrumentos históricos: resposta a uma crítica de Theodor Adorno. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, E. R.. Fafá Lemos e o violino na MPB. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Côrtes, Almir. ; SILVA, E. R. . Jacob do Bandolim: Um Estilo Interpretativo no Choro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SILVA, E. R.. Perspectivas para Interpretação de Obras Inéditas para Instrumentos de Cordas e Piano Compostas a partir de 1945. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVA, E. R.. Francisco Mignone: Experimentação nas Sonatas para Violino e Piano (1964-66). 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
AMATO, L. B. P. ; SILVA, E. R. ; Luiz de Biaggi, Emerson . Valsas e Retratos - Izaias e seus Chorões e Quintal Brasileiro. São Paulo: Selo SESC, 2012 (CD).

2.
AMATO, L. B. P. ; SILVA, E. R. ; Luiz de Biaggi, Emerson . Vibrações (gravação de CD - quinteto de cordas).. São Paulo - SP: Independente, 2011 (CD).

3.
SILVA, E. R.; SANTOS, F. S. . Tem Carrêgo (Gravação de CD - música brasileira). Independente, 2011 (CD).

4.
AMATO, L. B. P. ; SILVA, E. R. ; Luiz de Biaggi, Emerson . Estações Brasileiras. São Paulo - SP: Independente, 2011 (CD).

5.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . |Outras| CD "Chiquinha em Revista", gravado e produzido pelo Selo SESC, com músicas de Chiquinha Gonzaga arranjadas por Gilberto Assis e Ana Fridman. Participação como instrumentista nas faixas Sertaneja e Suspiro. Sao Paulo: Selo SESC, 2010 (CD).

6.
SILVA, E. R.. Ópera Dido e Enéas. Campinas: RTV UNICAMP, 2009 (Produção de DVD).

7.
Santos, Luiz Otávio ; SILVA, E. R. . Orquestra Barroca do 17º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga 2006 (CD).

8.
SILVA, E. R.; Santos, Antonio Rafael ; FIAMMENGHI, L. H. . Campinas de Todos os Sons - Orquestra Sinfonica de Campinas. Produção Independente, 2004 (CD).

9.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Tu Toca o Quê?. Produção independente, 2001 (CD).

10.
SILVA, E. R.; Hora, E. P. . América Portuguesa - Orquestra e Coro Armonico Tributo. Produção Independente, 1999 (CD).

11.
SILVA, E. R.. Beira Mar Novo - Coral Trovadores do Vale - MG. Produção Independente, 1998 (CD).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, E. R.. Consultoria junto à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo - Projeto Guri. 2007.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; HOEFS, L. A. . Participação com o Trio Camaleon no programa da Web TV intitulado 'Palavras Cruzadas', produzido pela Radio e TV da Unicamp. 2013.

2.
AMATO, L. B. P. ; SILVA, E. R. ; Luiz de Biaggi, Emerson . Quintal Brasileiro na UFPR TV. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

3.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Instrumental SESC - Brasil. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).

4.
SILVA, E. R.. I Festival Internacional de Música da UNICAMP. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Programa Arteletra - TV São Judas. 2004. (Programa de rádio ou TV/Outra).

6.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Roots&Wings. 2004. (Programa de rádio ou TV/Outra).

7.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . In Performance. 2003. (Programa de rádio ou TV/Outra).

8.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Ciranda - Academia Brasileira da Música. 2003. (Programa de rádio ou TV/Outra).

9.
SILVA, E. R.. Estúdio 1200 - Fausto Canova. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
SILVA, E. R.. Metrópolis. 2002. (Programa de rádio ou TV/Outra).

11.
SILVA, E. R.. Instrumental SESC Brasil. 2002. (Programa de rádio ou TV/Outra).

12.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Destaque de Março de 2002 - Um Ano em Veredas. 2002. (Programa de rádio ou TV/Outra).

13.
SILVA, E. R.. Especial Carcoarco. 2000. (Programa de rádio ou TV/Outra).

14.
SILVA, E. R.. Instrumental SESC Brasil. 2000. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, E. R.. Semana da Musica 2014 - UFRN. 2014. .

2.
SILVA, E. R.. III Festival Internacional Carlos Gomes. 2012. .

3.
SILVA, E. R.. String Workshop ? discussion and performance of choro and samba string arrangements - MONASH UNIVERSITY AUSTRALIA. 2010. .

4.
SILVA, E. R.. A rabeca veste o fraque: a questão das fronteiras entre o popular e o erudito. 2006. (Palestra).

5.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Hashimoto, F. A. ; Martin, Mauricy Matos . I Festival Internacional de Música da Unicamp. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SILVA, E. R.. Oficina de Violino - Festival de Inverno - SESC Rio de Janeiro. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SILVA, E. R.. Curso de Especialização em Música de Câmara. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
SILVA, E. R.; Santos, Antonio Rafael ; Luiz de Biaggi, Emerson ; Meyer, Aci Taveira ; Pires, Roberto Cesar ; Carvalho, Carlos . Recital de Alunos de Música de Câmara - 07/12/2004. 2004. (Recital de alunos).

9.
SILVA, E. R.. II CIMCAIA - II Concurso Interno de Música de Câmara do IA. 2004. (Concurso de Alunos).

10.
Kayama, Adriana Giarola ; Jank, Helena ; SILVA, E. R. . Recital de Música de Câmara. 2004. (Recital).

11.
SILVA, E. R.. Recital de Alunos de Música de Câmara - 29 e 30/11/2004. 2004. (Recital de Alunos).

12.
SILVA, E. R.. Recital de Alunos de Música de Câmara - 04/11/2004. 2004. (Recital de alunos).

13.
SILVA, E. R.. Recital de Alunos de Música de Câmara. 2003. (Recital de Alunos).

14.
Kayama, Adriana Giarola ; Santos, Antonio Rafael ; SILVA, E. R. ; Luiz de Biaggi, Emerson ; Justi, Vicente de Paulo . Recital de alunos de Música de Câmara. 2003. (Apresentação avaliativa de final de semestre).

15.
SILVA, E. R.. Festival J. S. Bach - 250 anos. 2002. .

16.
SILVA, E. R.. IV Semana de Música Antiga da UFRGS - "A Música nas Cortes Européias". 2002. .

17.
SILVA, E. R.. X Festival de Música de inverno de Campos - RJ. 2000. .

18.
SILVA, E. R.. I Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo. 1999. .


Produção artística/cultural
Música
1.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Spalla convidado - Concerto em Comemoraçao ao Aniversario do Teatro Polytheama - Jundiai - Aniversario de 5 anos da OMJ - Monica Salmaso - Nelson Ayres - Teco Cardoso. 2015. Interpretação.

2.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; AMATO, L. B. P. . Concerto Quintal Brasileiro + Isaias e seus Choroes - Festival Brasil Instrumental Andradas (BIA). 2015. Interpretação.

3.
SILVA, E. R.; Martin, Mauricy Matos . Recital Brahms - Cordas e Piano. 2015. Interpretação.

4.
SILVA, E. R.; GATTI, P. . Concerto pro Zé - A Musica para Rabeca e Cravo de José Eduardo Gramani - Concertos Adunicamp e IA/Unicamp. 2015. Interpretação.

5.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; HOEFS, L. A. . Apresentação do quarteto de cordas n.1 de Edino Krieger no 2. Festival de Música Contemporânea Brasileira. 2015. Interpretação.

6.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Apresentação do quinteto para piano e cordas 'Rimsky', de Gilberto Mendes no 2. festival de música contemporânea brasileira. 2015. Interpretação.

7.
Santos, Luiz Otávio ; SILVA, E. R. . CD da Orquestra Barroca do 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora. 2014. Registro Fonográfico.

8.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; AMATO, L. B. P. . Apresentação com o quinteto de cordas Quintal Brasileiro na série 'Performance - Expressões Digitais' promovida pelo SESI SP. 2014. Interpretação.

9.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; AMATO, L. B. P. . Trilha Sonora no filme - Gata Velha ainda Mia - Rafael Primot - roteiro e direção. 2013. Interpretação.

10.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; AMATO, L. B. P. . SILVA, E. R. (performance instrumental); DE BIAGGI, Emerson (performance instrumental); AMATO, Luiz (performance instrumental); apresentação com o quinteto de cordas 'Quintal Brasileiro' na 10ª edição do festival 'Chorando sem parar', realizado em São Carlos - SP, Musical, 12/2013, Suite Retratos, Radames Gnattali. 2013. Interpretação.

11.
SILVA, E. R.; SANTOS, F. S. . Lançamento do CD 'Tem Carrego'. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; AMATO, L. B. P. . VALSAS E RETRATOS RADAMÉS GNATTALI. 2012. Registro Fonográfico.

13.
SILVA, E. R.; Carrasqueira, Maria José ; DIAS, C. J. . Recital de Música de Câmara Brasileira. 2011. Interpretação.

14.
Kayama, Adriana Giarola ; Carrasqueira, Maria José ; SILVA, E. R. . Participação no concerto da Cerimônia de posse da nova diretoria do IA; homenagem a José Antônio de Almeida Prado; Auditório do Instituto de Artes; IA/UNICAMP; Campinas, SP; 12 de julho de 2011.. 2011. Interpretação.

15.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Concerto do grupo Quintal Brasileiro na série Quintas Musicais do Colégio Humboldt. 2011. Interpretação.

16.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Concertos do grupo Quintal Brasileiro na Série Caixa Cultural em Curitiba. 2011. Interpretação.

17.
SILVA, E. R.. Tem Carrêgo. 2011. Arranjo.

18.
SILVA, E. R.. Carinhosa. 2011. Arranjo.

19.
SILVA, E. R.. Três de Outubro. 2011. Arranjo.

20.
SILVA, E. R.. Dobradinho. 2011. Arranjo.

21.
SILVA, E. R.; SANTOS, F. S. . CD Tem Carrego. 2011. Registro Fonográfico.

22.
SILVA, E. R.. Apresentação com o grupo Carcoarco no série Concertos Adunicamp. 2010. Interpretação.

23.
SILVA, E. R.. Apresentação com o grupo Carcoarco no série Sarau Cultural. 2010. Interpretação.

24.
SILVA, E. R.. Apresentação com o grupo Carcoarco no VI Festival Internacional Virtuosi Brasil. 2010. Interpretação.

25.
SILVA, E. R.. Apresentação com o quinteto de cordas "Quintal Brasileiro" na série de música instrumental do SESC Consolação. 2010. Interpretação.

26.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Apresentação com o quinteto de cordas "Quintal Brasileiro" por conta do prêmio PROAC de circulação de espetáculos musicais recebido pelo grupo.. 2010. Interpretação.

27.
SILVA, E. R.. Apresentação com o grupo Quintal Brasileiro e Izaias e seus Choroes na série Concertos Adunicamp. 2009. Interpretação.

28.
SILVA, E. R.. Apresentação com o grupo Quintal Brasileiro. 2009. Interpretação.

29.
SILVA, E. R.. Apresentação com o grupo Quintal Brasileiro e Izaias e seus Choroes. 2009. Interpretação.

30.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; AMATO, L. B. P. . CD 'Chiquinha em Revista', gravado e produzido pelo Selo SESC, com músicas de Chiquinha Gonzaga arranjadas por Gilberto Assis e Ana Fridman. Participação como instrumentista nas faixas Sertaneja e Suspiro. 2009. Registro Fonográfico.

31.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Apresentação com o quinteto de Cordas. 2008. Interpretação.

32.
SILVA, E. R.. Concertos ?Marsalis Brasilianos? ? turnê do músico americano Branford Marsalis e a Orquestra Philharmonia Brasileira - 28 cidades - EUA. 2008. Interpretação.

33.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Apresentação com o quinteto de cordas. 2008. Interpretação.

34.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Apresentação com o grupo Carcoarco no Museu da Casa Brasileira em São Paulo, SP, na série Música no Museu. 2008. Interpretação.

35.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Concerto do Quinteto. 2008. Interpretação.

36.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Apresentação do Grupo Carcoarco na Série Música na Senzala. 2008. Interpretação.

37.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Quinteto de Cordas. 2008. Interpretação.

38.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Concerto do. 2008. Interpretação.

39.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. . Apresentação do Trio Camaleon na Série: Música Antiga no Casarão. 2008. Interpretação.

40.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. . Apresentação do Trio Camaleon na Série de Concertos. 2008. Interpretação.

41.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. . Apresentação do grupo Carcoarco no auditorio do Conservatorio de Tatui durante o II Encontro de Cordas de Tatui. 2007. Interpretação.

42.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Concerto do Quinteto Quintal Brasileiro na Série de Concertos Sesi Música em Piracicaba. 2007. Interpretação.

43.
SILVA, E. R.. Concerto como solista na Basílica do Carmo - Campinas - Orquestra Sinfonica da Unicamp. 2007. Interpretação.

44.
SILVA, E. R.; Ostergren, Eduardo . Solista - Orquestra Sinfonica da Unicamp - Série de Concertos Astra-Finamax. 2007. Interpretação.

45.
SILVA, E. R.; Ostergren, Eduardo . Solista com a Orquestra Sinfonica da Unicamp - Parque das Águas - Jundiaí. 2007. Interpretação.

46.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Programa da TVSenac. 2007. Interpretação.

47.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Apresentacao como solista frente à Orquestra Sinfonica de Campinas no auditorio do Centro de Convivencia, executando a Sinfonia Concertante para violino e viola de Mozart. 2007. Interpretação.

48.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. . Concerto do Trio Camaleon na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. 2007. Interpretação.

49.
SILVA, E. R.. Choro de Gafieira. 2006. Arranjo.

50.
SILVA, E. R.. Concerto comemorativo do décimo aniversário de criação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. 2006. Interpretação.

51.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Artesania Sonora. 2006. Interpretação.

52.
SILVA, E. R.; Justi, Vicente de Paulo . Solista - Orquestra Sinfonica de Bragança Paulista. 2006. Interpretação.

53.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Grupo Carcoarco - Concertos FINAMAX. 2006. Interpretação.

54.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Grupo Carcoarco - Off Flip 2006 - Paraty. 2006. Interpretação.

55.
SILVA, E. R.; Martin, Mauricy Matos . Recital - Off Flip 2006 - Paraty. 2006. Interpretação.

56.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. . Concerto Trio Camaleon - Série Clássicos em Cena. 2006. Interpretação.

57.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Grupo Carcoarco - Série Clássicos em Cena. 2006. Interpretação.

58.
SILVA, E. R.. Concerto Orquestra Barroca - 17º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2006. Interpretação.

59.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Trio Carcoarco - 17º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2006. Interpretação.

60.
SILVA, E. R.; Goudaroulis, D. ; Luiz de Biaggi, Emerson . Concerto Ensemble Camaleon - Festival Viva Mozart!. 2006. Interpretação.

61.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Grupo Carcoarco - "Cooperação Musical Cone Sul". 2006. Interpretação.

62.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Grupo Carcoarco - Maryland - EUA. 2006. Interpretação.

63.
SILVA, E. R.. Concerto Grupo Carcoarco - Georgetown University - Washington - EUA. 2006. Interpretação.

64.
SILVA, E. R.. Concerto Grupo Carcoarco - St. John's College - EUA. 2006. Interpretação.

65.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Grupo Carcoarco - Avalon Theater - EUA. 2006. Interpretação.

66.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Grupo Carcoarco - Embaixada Brasileira - Washington - EUA. 2006. Interpretação.

67.
SILVA, E. R.. Concerto Grupo Carcoarco - Salisbury University - EUA. 2006. Interpretação.

68.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Grupo Carcoarco - Centro Cultural Justiça Federal - Rio de Janeiro. 2006. Interpretação.

69.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. . Concerto Trio Camaleon - Concertos Didáticos UFMG. 2006. Interpretação.

70.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. . Concerto Trio Camaleon e Ricardo Kanji. 2006. Interpretação.

71.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Espaço Cultural CPFL - Programação Especial Hilda Hilst - CARCOARCO. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

72.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Grupo CARCOARCO - Galeria Olido - Secretaria Municipal da Cultura São Paulo - 07/04/2005. 2005. Interpretação.

73.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Show Grupo CARCOARCO - Sesc Campinas - 06/04/05. 2005. Interpretação.

74.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. ; SILVA, T. C. R. . Concertos de Março - SESC Pinheiros - Ensemble Camaleon - Homenagem a Luigi Boccherini. 2005. Interpretação.

75.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Projeto Seis e Meia - SESC Pinheiros. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

76.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. ; SILVA, T. C. R. . Música no Mosteiro - Ensemble Camaleon - Concerto em Homenagem a Boccherini - 12/03/2005. 2005. Interpretação.

77.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Hora, E. P. . Concerto de Música Antiga - I Festival Internacional de Música da Unicamp. 2005. Interpretação.

78.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Mix - I Festival Internacional de Música da Unicamp. 2005. Interpretação.

79.
SILVA, E. R.; Hashimoto, F. A. ; Martin, Mauricy Matos . Concerto de Música de Câmara - I Festival Internacional de Música da Unicamp. 2005. Interpretação.

80.
SILVA, E. R.. Fantasia sobre o HIno Nacional. 2005. Arranjo.

81.
SILVA, E. R.. Concerto Trio Carcoarco - ARTESESC - RJ. 2005. Interpretação.

82.
SILVA, E. R.. Concerto Grupo Carcoarco - IBEU Cultural. 2005. Interpretação.

83.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. . Concerto Trio Camaleon e Convidados - Fundação Maria Luiza e Oscar Americano. 2005. Interpretação.

84.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto Grupo Carcoarco - Festival de Inverno de Petrópolis. 2005. Interpretação.

85.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. ; SILVA, T. C. R. . Concerto Ensemble Camaleon - 16º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2005. Interpretação.

86.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Solista Orquestra Jovem da Unicamp - Concerto Especial: "Mozarteando". 2005. Interpretação.

87.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson . Solista Orquestra Jovem de Campinas - "Séirie Ação Regional". 2005. Interpretação.

88.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Martin, Mauricy Matos . Concerto de Gala do I Festival Internacional de Música da UNICAMP. 2005. Interpretação.

89.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. ; Hora, E. P. . Orquestra Barroca Armonico Tributo - Solista - Música no Mosteiro. 2004. Interpretação.

90.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. . Trio Camaleon e Ricardo Kanji - Fundação Maria Luiza e Oscar Americano. 2004. Interpretação.

91.
Martin, Mauricy Matos ; Kayama, Adriana Giarola ; Santos, Antonio Rafael ; SILVA, E. R. . Concerto comemorativo Antonin Dvorak. 2004. Interpretação.

92.
SILVA, E. R.; Hora, E. P. ; SILVA, T. C. R. . Projeto Terças Musicais - Triplo Contínuo - Teatro Municipal de Taubaté. 2004. Interpretação.

93.
SILVA, E. R.; Justi, Vicente de Paulo . Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Solista, Espaço Cultural Casa do Lago - UNICAMP. 2004. Interpretação.

94.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Show Carcoarco - Música Brasileira - Teatro da Caixa - Brasília - DF. 2004. Interpretação.

95.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto de lançamento do CD "Campinas de Todos os Sons" - Teatro Castro Mendes. 2004. Interpretação.

96.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Trio Carcoarco - Museu da Casa Brasileira. 2004. Interpretação.

97.
SILVA, E. R.; Goudaroulis, D. ; Hora, E. P. . Orquestra Barroca Armonico Tributo - Solista - Concerto de Aniversário da Cidade de Rio Claro. 2004. Interpretação.

98.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. ; Goudaroulis, D. . Música no Mosteiro - trio Camaleon e Ricardo Kanji. 2004. Interpretação.

99.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. ; Goudaroulis, D. . Concertos matinais na Sala Sao Paulo - trio Camaleon e Harmoniemusik. 2004. Interpretação.

100.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Trio Carcoarco - Encontros Musicais - Nova Safra da MPB - SESC Ipiranga. 2004. Interpretação.

101.
SILVA, E. R.; Goudaroulis, D. ; Hora, E. P. . Orquestra Barroca Armonico Tributo - Concertos Matinais "Formando Platéias" - Sala São Paulo. 2004. Interpretação.

102.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto de Homenagem a José Eduardo Gramani - Barão Geraldo. 2004. Interpretação.

103.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto de Homenagem à José Eduardo Gramani - Teatro Castro Mendes. 2004. Interpretação.

104.
SILVA, E. R.. Natal de Todos Nós. 2003. Interpretação.

105.
SILVA, E. R.. Armonico Tributo - Orquestra Barroca. 2003. Interpretação.

106.
SILVA, E. R.. Workshop de Música Brasileira - Somerville High School. 2003. Interpretação.

107.
SILVA, E. R.. Concerto de Música Brasileira na University of Massachusetts. 2003. Interpretação.

108.
SILVA, E. R.. Concerto no David Rockefeller Center - HARVARD UNIVERSITY. 2003. Interpretação.

109.
SILVA, E. R.. Concerto de Música Brasileira - Old Dominion University - Carcoarco. 2003. Interpretação.

110.
SILVA, E. R.. Workshop de Música Brasileira na Old Dominion University. 2003. Interpretação.

111.
SILVA, E. R.. Concerto de Música Brasileira - Mount Airy Mansion - Carcoarco. 2003. Interpretação.

112.
SILVA, E. R.. Worshop de Música Brasileira no Anne Arundel Community College. 2003. Interpretação.

113.
SILVA, E. R.. Workshop de Música Brasileira - Bronx (NY). 2003. Interpretação.

114.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. ; Goudaroulis, D. . Concerto do Trio Camaleon na Pinacoteca. 2003. Interpretação.

115.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. . Concerto do Trio Camaleon na Série Concertos BankBoston. 2003. Interpretação.

116.
SILVA, E. R.; Hora, E. P. . A Família Bach. 2003. Interpretação.

117.
SILVA, E. R.. Concerto Armonico Tributo. 2003. Interpretação.

118.
SILVA, E. R.; Hora, E. P. . Concerto Duo Violino e Fortepiano. 2003. Interpretação.

119.
SILVA, E. R.. Mostra Sesc de Artes - Latinidades - Trio CARCOARCO. 2003. Interpretação.

120.
SILVA, E. R.; Hora, E. P. . Johann Sebastian Bach e Filhos. 2003. Interpretação.

121.
SILVA, E. R.. Concertos Astra-Finamax - CARCOARCO. 2003. Interpretação.

122.
SILVA, E. R.. Manual da Rabeca - Workshop. 2003. Interpretação.

123.
SILVA, E. R.. Manual da Rabeca - Trio CARCOARCO. 2003. Interpretação.

124.
SILVA, E. R.; Scarinci, S. R. . Concerto do Trio "Vaghi Concenti". 2003. Interpretação.

125.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson ; Goudaroulis, D. . Concerto Trio Camaleon - Adunicamp. 2003. Interpretação.

126.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. . Concerto do Trio Camaleon na Série Cultural da Adunicamp. 2003. Interpretação.

127.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. . 2.o Concerto do Trio Camaleon no Auditório da Adunicamp. 2002. Interpretação.

128.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. . 1.o Concerto do Trio Camaleon no Auditório da Adunicamp. 2002. Interpretação.

129.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. . Concerto do Trio Camaleon no Espaço Cultural Casa do Lago. 2002. Interpretação.

130.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. . Concerto do Trio Camaleon na Série Pinacoteca. 2002. Interpretação.

131.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. . Concerto do Trio Camaleon na Série Música das Nações. 2002. Interpretação.

132.
Luiz de Biaggi, Emerson ; SILVA, E. R. . Concerto na Fundação Maria Luiza e Oscar Americano. 2002. Interpretação.

133.
SILVA, E. R.. Tico-Tango no Fubá. 2002. Arranjo.

134.
SILVA, E. R.. Concerto na UMKC - University of Missouri in Kansas City - Grupo Anima. 2001. Interpretação.

135.
SILVA, E. R.. XV Feira Internacional del Libro de Guadalajara - Grupo Anima. 2001. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, E. R.. Folhas de Outono. 2008.

2.
SILVA, E. R.; FIAMMENGHI, L. H. . Concerto de lançamento do CD "Campinas de Todos os Sons" - OSMC e Trio Carcoarco - Praça das Águas. 2004.

3.
SILVA, E. R.. Mambo-Jambo. 2003.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, E. R.. Participação em banca de Marina Tavares Zenaide Marinho. Aspectos analítico-interpretativos e a estética armorial no concertino em lá maior para violino e orquestra de cordas, de Clóvis Pereira. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
SILVA, E. R.. Participação em banca de Raphael Ferreira da Silva. Vinicius Dorin e Herneto Pascoal: a construção de um estilo de interpretação. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

3.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson. Participação em banca de Liliana Mocciaro Gallardo. Sonata para Viola solo de Gyorgy Ligeti: aspectos técnicos e interpretativos. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP.

4.
Luiz de Biaggi, Emerson; Ostergren, Eduardo; SILVA, E. R.. Participação em banca de Ricardo Lobo Kubala. "A escrita para viola nas sonatas com piano Op.11 No.4 e Op.25 No.4 de Paul Hindemith: aspectos idiomáticos, estilísticos e interpretativos".. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
Martin, Mauricy Matos; ALVARENGA, H. C.; SILVA, E. R.. Participação em banca de Rucker Bezerra de Queiroz. "Abordagem Analítico-Interpretativa da Sonatina (1995) para Violino e Piano de Danilo Guanais".. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
Cavalcante, Marcos Siqueira; ALMEIDA, N. C.; SILVA, E. R.. Participação em banca de Marcus André Varela Vasconcelos. "Recursos Idiomáticos em Scordaturas na Criação do Reper- tório para Violão".. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Jank, Helena; LANZELOTTE, R. S. G.; SILVA, E. R.. Participação em banca de Kristina Neves Augustin. Mais uma vez em Defesa da Viola de Gamba - Tradução e comen-tários à obra: Defense de La Basse de Viole Contre Les En- tréprises Du Violon Et Les Prétensions Du Violoncel. Hu- bert Le Blanc, Amsterdã 1740.. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
SILVA, E. R.. Participação em banca de Nichola Dittrich Viggiano. O Duetto Concertante n° 1 de Gabriel Fernandes Trindade: uma Edição de Performance Histórica. 2001. Dissertação (Mestrado em Sem Informação) - Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
Jank, Helena; TUGNY, R. P.; LANZELOTTE, R. S. G.; SILVA, E. R.; NOGUEIRA, L. W. M.. Participação em banca de Edmundo Pacheco Hora. "As obras de Froberger no contexto do mesotônico".. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
Martin, Mauricy Matos; Santos, Antonio Rafael; SILVA, E. R.. Participação em banca de Luciana Sayure Shimabuco. Primeiro Caderno de Estudos de György Ligeti. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Instituto de Artes da UNICAMP.

2.
Santos, Antonio Rafael; Kayama, Adriana Giarola; SILVA, E. R.; PASCOAL, M. L. S. M.; Martin, Mauricy Matos. Participação em banca de Cíntia Costa Macedo Albrecht. Exame de Qualificacao - Cintia Costa Macedo. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Instituto de Artes da UNICAMP.

3.
SILVA, E. R.. Participação em banca de Jonicler Real. Mestrado: Repertório para Orquestra Jovem. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Instituto de Artes da UNICAMP.

4.
Luiz de Biaggi, Emerson; Ostergren, Eduardo; SILVA, E. R.. Participação em banca de Ricardo Lobo Kubala. Qualificação de Mestrado - "As Sonatas para Viola e Piano de Paul Hindemith: contribuições para a evolução da escrita para a viola e análise interpretativa". 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Unicamp - Instituto de Artes.

5.
SILVA, E. R.. Participação em banca de Carlos Fernando Fiorini. Sinfonia dos Orixás de Almeida Prado: Um estudo sobre sua execução através de uma nova edição crítica e revisada.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Unicamp - Instituto de Artes.

6.
SILVA, E. R.. Participação em banca de Edmundo Pacheco Hora. Doutorado: As obras de Froberger no contexto do temperamento mesotônico. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Instituto de Artes da UNICAMP.

7.
Carrasco, Claudiney; SILVA, E. R.. Participação em banca de Marcus André Varela Vasconcelos. Recursos idiomáticos derivados de scordaturas na criação de repertório violonístico. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
SILVA, E. R.. Participação em banca de Rucker Bezerra de Queiroz. Abordagem Analítico-Interpretativa da Sonatina (1995) para Violino e Piano de Danilo Guanais. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
SILVA, E. R.. Participação em banca de Ranilson Bezerra de Farias. Maestro Duda: a vida e a obra de um compositor da terra do frevo. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
SILVA, E. R.. Participação em banca de Alexandre Alves Casado. César Franck: Sonata para Piano e Violino. Análise Comparativa de Quatro Revisões e sua Aplicação à Interpretação.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
SILVA, E. R.. Participação em banca de Carlos Eduardo Pedrasse. Banda de Pífanos de Caruaru - uma Análise Musical. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
SILVA, E. R.. Participação em banca de IVANA PARIS ORSI, RA 860419. *Pequna Suite, de Villa-Lobos: Transcrição para Viola e Piano*. Mestrado em Artes.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, E. R.. Banca para professor de violino. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

2.
SILVA, E. R.; Luiz de Biaggi, Emerson. Concurso para professor assistente de violoncelo - UNESP. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
SILVA, E. R.; ALVARENGA, H. C.. Concurso para Professor Assistente para a área de violino - UFPB. 2008. Universidade Federal da Paraíba.

Avaliação de cursos
1.
SILVA, E. R.; Kayama, Adriana Giarola; Jank, Helena; Fiorini, Carlos Fernando; Carrasco, Claudiney; Santos, Antonio Rafael; Zan, José Roberto; Pires, Roberto Cesar; PASCOAL, M. L. S. M.; Ostergren, Eduardo; Meyer, Aci Taveira; Martin, Mauricy Matos; Luiz de Biaggi, Emerson. Comissão de Seleção de Candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Música - UNICAMP. 2007. Instituto de Artes - UNICAMP.

Outras participações
1.
SILVA, E. R.. Banca Examinadora do Vestibular 2011 - Exame de Aptidão em Música. 2011. Instituto de Artes - UNICAMP.

2.
SILVA, E. R.. Seleção da Pós-Graduação em Música. 2011. Instituto de Artes - UNICAMP.

3.
SILVA, E. R.. Banca Examinadora do Vestibular 2006 - Exame de Aptidão em Música. 2006. Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP.

4.
SILVA, E. R.. Seleção da Pós-Graduação em Música. 2006. Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP.

5.
SILVA, E. R.. Banca de Monografia: O tenor perdido: o violoncelo piccolo de 4 cordas, uma apresentação. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

6.
SILVA, E. R.. Banca Examinadora do Vestibular 2005 - Exame de Aptidão em Música. 2005. Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP.

7.
SILVA, E. R.. Banca Examinadora do Vestibular 2004 - Exame de Aptidão em Música. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

8.
Kayama, Adriana Giarola; SILVA, E. R.; Cavalcante, Marcos Siqueira. Recital de Mestrado - Maria de Fatima Estelita Barros. 2004. Instituto de Artes - UNICAMP.

9.
Ostergren, Eduardo; Fiorini, Carlos Fernando; SILVA, E. R.; Jank, Helena. Banca de recital de Doutorado (Sérgio Alberto de Oliveira). 2004. Unicamp - Instituto de Artes.

10.
Ostergren, Eduardo; Fiorini, Carlos Fernando; SILVA, E. R.; Jank, Helena. Banca de Recital de Mestrado (Luiz Fabricio Cirillo de Carvalho). 2004. Unicamp - Instituto de Artes.

11.
SILVA, E. R.. Banca de Monografia: "Blue Train" e o continuum criativo na música popular. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

12.
Santos, Antonio Rafael; SILVA, E. R.; Zan, José Roberto. Monografia de Doutorado. 2004. Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP.

13.
SILVA, E. R.. Banca Examinadora do Vestibular 2003 - Exame de Aptidão em Música. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

14.
SILVA, E. R.. banca para avaliação de equivalência de diploma. 2003. Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP.

15.
SILVA, E. R.. Concurso de seleção para professor associado MA-II - violoncelo. 2003. Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP.

16.
SILVA, E. R.. Banca de recital de doutorado: Homenagem a Chopin. 2003. Instituto de Artes da UNICAMP.

17.
SILVA, E. R.. Banca de monografia: Désordre: uma análise da organização musical de György Ligeti. 2003. Instituto de Artes da UNICAMP.

18.
SILVA, E. R.. Banca de Monografia: Problemas técnicos interpretativos em Dialogue de L'ombre double de Pierre Boulez. 2003. Instituto de Artes da UNICAMP.

19.
SILVA, E. R.. Banca de Recital: Composições para clarinete e novas tecnologias. 2003. Instituto de Artes - UNICAMP.

20.
SILVA, E. R.. Concurso de seleção para professor MS-3, piano. 2003. Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP.

21.
SILVA, E. R.. Banca de Recital: "Recital I". 2003. Instituto de Artes da UNICAMP.

22.
Santos, Antonio Rafael; SILVA, E. R.; Martin, Mauricy Matos. Recital de Doutorado - Cíntia Albrecht. 2003. Instituto de Artes - UNICAMP.

23.
SILVA, E. R.. Banca de Monografia: A questão da ambiquidade na criação do sujeito em 'L'incoronazione di poppea" de Claudio Monteverdi.. 2003. Instituto de Artes da UNICAMP.

24.
SILVA, E. R.. Banca para analisar pedido de doutorado direto. 2003. Instituto de Artes da UNICAMP.

25.
SILVA, E. R.. Concurso de Seleção Interna para Professor Associado, MA II. 2001. Universidade Estadual de Campinas.

26.
SILVA, E. R.. Concurso Público para Professor de Práticas Interpretativas - Viola. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

27.
SILVA, E. R.. Banca Examinadora do Vestibular Unicamp 1999 - Exame de Aptidão em Música. 1999. Universidade Estadual de Campinas.

28.
SILVA, E. R.. Banca Examinadora do XIV Concurso Jovens Instrumentistas - Brasil Piracicaba - 1998. 1998. Escola de Música de Piracicaba - Ernst Mahle.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Políticas de Arte e Cultura para o Espaço Universitário.Mesa de abertura. 2013. (Outra).

2.
VI Congresso de la Rama Latinoamericana de la Asociacion Internacional para el Estudio de la Musica Popular - IASPM. Fafá Lemos e o violino na MPB. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, E. R.. Project Strings - Intercambio entre alunos de graduacao dos cursos de musica da Unicamp e Monash University/Australia. 2011. (Outro).

2.
SILVA, E. R.. Serie Concertos Adunicamp 2011. 2011. (Concerto).

3.
SILVA, E. R.. IX Festival Brasil Instrumental. 2010. (Festival).

4.
SILVA, E. R.. Festival da Canção da UNICAMP. 2010. (Festival).

5.
SILVA, E. R.. A ópera Dido e Enéas: uma versão para a televisão. 2009. (Outro).

6.
Yamanaka, A. ; LUIS AUGUSTO BARBOSA CORTEZ ; SILVA, E. R. ; Edson Hiroyuki Shibuya ; ARMANDO KAZUO FUJII ; LUCI HIDALGO NUNES ; Marta Janete Gomes Rodrigues ; FUMIKO TAKASU ; CELSO KAZUYUKI MOROOKA ; CARLOS KENICHI SUZUKI . Centenário da Imigração Japonesa - Workshop Internacional: Educação, Ciência & Tecnologia e Sustentabilidade. 2008. (Festival).

7.
SILVA, E. R.. Workshop com o Saxofonista americano Branford Marsalis. 2008. (Outro).

8.
SILVA, E. R.. Workshop com o violinista Ricardo Herz. 2008. (Outro).

9.
SILVA, E. R.. Projeto Acúsitco - Unicamp 40 Anos. 2006. (Concerto).

10.
SILVA, E. R.. II CIMCAIA - II Concurso Interno de Música de Câmara do IA - UNICAMP. 2004. (Outro).

11.
SILVA, E. R.. Série Cultural Adunicamp. 2003. (Outro).

12.
SILVA, E. R.. I Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Stephen Coffey Bolis. ?A obra para violão solo de Antonio José Madureira: Uma abordagem idiomática e interpretativa a partir dos elementos musicais do Movimento Armorial.?. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

2.
Elaine Graziela Pagotto. O Estudo como Ferramenta de Aprendizagem segundo Flesch, Galamian e Auer. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

3.
Celso Veagnoli. O SAXOFONE NA CARREIRA DE HERMETO PASCOAL. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

4.
Ernani Wesley de Morais Teixeira. Os Anos 'Hot Club' de Stéphane Grappelli - uma análise de sua linguagem jazzística violinística no parisian swing.. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Cristiane Cabral De Leon. ?O desenvolvimento técnicomusical no ensino do violino utilizando obras de compositores brasileiros.?. Início: 2015. Tese (Doutorado em Música) - Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

2.
Paulo Egidio Lückman. ?Luis Soler Realp: Um Virtuose Catalão Ensinando Violino no Brasil?. Início: 2014. Tese (Doutorado em Música) - Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).

3.
Juliano Buosi dos Santos. ?A Figura do Regente na Música Instrumental Barroca e Clássica.?. Início: 2014. Tese (Doutorado em Música) - Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Juliano Buosi dos Santos. "Consort de violinos - Música instrumental germânica para mais de quatro vozes na segunda metade do século XVII". 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

2.
Paulo Egídio Lückman. O Método de Cordas Duplas de Luis Soler Realp: Análise, comparação com outras publicações e reflexão crítica.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

3.
Walter Ansante. As Quatro Estações para violino solo de Almeida Prado. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

4.
Almir Côrtes Barreto. Jacob do Bandolim: um estilo interpretativo no choro. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

5.
Rucker Bezerra de Queiroz. Abordagem analítico-interpretativa da Sonatina (1995) para violino e piano de Danilo Guanais. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

Tese de doutorado
1.
Rucker Bezerra de Queiroz. O MOVIMENTO ARMORIAL EM TRÊS TEMPOS: Aspectos da música nordestina na contextualização dos Quintetos Armorial, da Paraíba e Uirapuru. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

2.
Almir Côrtes Barreto. ?Improvisando em Música Popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a música instrumental brasileira?. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

3.
Luís Otavio de Sousa Santos. ""A Chave do Artesão" - um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino barroco". 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

4.
Luiz Henrique Fiammenghi. O violino violado: rabeca, hibridismo e desvio do método nas práticas interpretativas contemporâneas - Tradição e Inovação em José Eduardo Gramani. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Instituto de Artes - UNICAMP, . Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

Iniciação científica
1.
Sabrina Passarelli. Bach, o mestre de esgrima, sob dois olhares.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP. Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

2.
Leonardo Henrique Moretti Jeszensky. Instrumentos de Arco no Mundo - Levantamento Bibliográfico e Sonoro. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Esdras Rodrigues Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Íris de Castro Goulart. O Violino na Música Popular Brasileira.. 2005. Orientação de outra natureza. (Música) - Departamento de Música, Instituto de Artes - UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Esdras Rodrigues Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 15:27:51