Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
Elkin Adolfo Vera Rey. Formação de comunidades virtuais de aprendizagem em Cursos de LIcenciatura em Física.
Início: 2017. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
Iniciação científica
Douglas Grando de Souza. Formação de comunidade virtuais de deprendizagem em cursos de Licenciatura em Física para a inserção de conceitros básicos de modelagem científica de fenômenos físicos no ensino médo. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
Felipe Ferreira Selau. Atividades Experimentais e crenças de Autoeficácia: Eu estudo de caso com o Método Episódios de Modelagem.
2017.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliane Angela Veit.
Madge Bianchi dos Santos. Uma sequência didática com os métodos Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) e Ensino sob Medida (Just-in-time Teaching) para o estudo de Ondulatória no Ensino Médio.
2016.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliane Angela Veit.
Jader Bernardes. Aplicação do Método Peer Instruction na Abordagem das Leis de Newton no Ensino Médio.
2016.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Eliane Angela Veit.
Leandro Paludo. Uma proposta para a introdução ao uso de tecnologias no ensino de Física experimental dirigida a licenciandos de Física.
2014.
Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.
Alex Soares Vieira. Uma alternativa à aulas tradicionais: o engajamento interativo obtido por meio do Método Peer Insctruction (Ensino sob medida).
2014.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliane Angela Veit.

Maykon Gonçalves Müller. Metodologias interativas de ensino na formação de professores de Física: um estudo de caso com o Peer Instruction.
2013.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.

Breno Dröse Neto. Aprendizagem de conceitos físicos relacionados com circuitos elétricos em regime de corrente alternada com uso da placa Arduino.
2013.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.
Gabriel Schabbach Schneider. Desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de gráficos por meio do estudo de calorimetria.
2013.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.
Roberta Lima Moretti. Construção e aplicação de um material didático para inserção da Astronomia no Ensino Médio: uma proposta baseada nos referenciais curriculares do Rio Grande do Sul.
2012.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliane Angela Veit.
Vagner Oliveira. Uma proposta de ensino de tópicos de Eletromagnetismo Instrução pelos Colegas e Eensino sob Medida para o Ensino Médio.
2012.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eliane Angela Veit.
Mauricio Henrique de Andrade. Exoplanetas como tópico de Astronomia motivador e inovador para o ensino de Física no Ensino Médio.
2012.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.

Leonardo Albuquerque Heidemann. Crenças e atitudes sobre o uso de atividades experimentais e computacionais no ensino de Física por parte de professores do Ensino Médio.
2011.
Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.
Lizandra Botton Marion Morini. Atividades experimentais de Física à luz da epistemologia de Laudan: ondas mecânicas no ensino médio.
2009.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.
Rafael Vasques Brandão. Investigando a aprendizagem do campo conceitual associado à modelagem científica por parte de professores de Física do Ensino Médio.
2008.
Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliane Angela Veit.
César Augusto Steffens. Um olhar sobre medidas em Física.
2008.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.
Jalves Sampaio Figueira. Atividades de aquisição de dados no laboratório de Física em Cursos de Tecnologia.
2006. 189 f.
Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eliane Angela Veit.
Marcelo Antônio Pires. Tecnologias de Informação e Comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de Física.
2005. 97 f.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.
Lucia Forgiarini da Silva. Uma experência didática de inserção do microcomputador como instrumento de medida no laboratório de Física do ensino médio.
2005. 100 f.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eliane Angela Veit.
Leila de Jesus Gonçalves. Uso de animações visando a aprendizagem significativa de Física Térmica no ensino médio.
2005. 100 f.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.
Luiz André Mützenberg. Trabalhos Trimestrais: Uma Proposta de Pequenos Projetos de Pesquisa no Ensino da Física.
2005. 257 f.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eliane Angela Veit.
Pedro Fernando Teixeira Dorneles. Investigação de ganhos na aprendizagem de conceitos físicos envolvidos em circuitos elétricos por usuários da ferramenta computacional Modellus.
2005. 141 f.
Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Eliane Angela Veit.
Ives Solano de Araujo. Um estudo sobre o desempenho de alunos de Física usuários da ferramenta computacional Modellus na interpretação de gráficos da Cinemática.
2002. 100 f.
Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Eliane Angela Veit.
J Moraes. Aniquilação Próton-Antipróton em Múltiplos Píons.
1995. 0 f.
Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eliane Angela Veit.
G. Feldmann. Método Variacional do Ponto de Sela Aplicado à Física Hadrônica.
1993. 0 f.
Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eliane Angela Veit.
B B Rodrigues. Observáveis de Spin no Meio Nuclear.
1992. 0 f.
Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Angela Veit.
Tese de doutorado
Vagner Oliveira.
Resolução de problemas abertos para Aprendizagem de Física no Ensino Médio na perspectiva da modelagem didático-científica.
2018. Tese
(Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Eliane Angela Veit.

Terrimar Ignácio Pasqualetto.
O Ensino de de Física via Aprendixzagem Baseada em Projetos: um estudo à luz da Teoria Antropológica do Didático.
2018. Tese
(Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Eliane Angela Veit.
Maykon Gonçalves Müller.
Adoção e Difusão de inovações didáticas em disciplinas de Física Geral: estudos de caso em duas universidades públicas brasileiras.
2017. Tese
(Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliane Angela Veit.

Leonardo Albuquerque Heidemann.
Ressignificação das Atividades Experimentais no Ensino de Física por meio do Enfoque no Processo de Modelagem Científica.
2015. Tese
(Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliane Angela Veit.
Sonia López Ríos.
La modelación computacional con diagrama AVM y su contribuición para el aprendizaje significativo de conceptos físicos y el desarrollo de una visión crítica sobre la ciencia y la modelación científica.
2012. Tese
(Doutorado em Faculdad Ciencias) - Universidad de Burgos, . Orientador: Eliane Angela Veit.
Rafael Vasques Brandão.
A Estratégia da Modelagem Didático-Científica Reflexiva para a Conceitualização do Real no Ensino de Física.
2012. Tese
(Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Eliane Angela Veit.
Ana Marli Bulegon.
Contribuições dos objetos de aprendizagem, no ensino de Física, para o desenvolvimento do pensamento crítico e da aprendizagem significativa.
2011. Tese
(Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Eliane Angela Veit.

Pedro Fernando Teixeira Dorneles.
Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de Eletromagnetismo em Física Geral.
2010. Tese
(Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Angela Veit.

Maria Madalena Dullius.
Enseñanza y aprendizaje en ecuaciones diferenciales con abordaje gráfico, numérico y analítico.
2009. Tese
(Doutorado em Doutorado en Enseñanza de las Ciencias) - Universidade de Burgos, . Orientador: Eliane Angela Veit.
Ives Solano Araujo.
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de Física Geral.
2005. 238 f. Tese
(Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Eliane Angela Veit.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Thiago Nunes Cestari.
Engajamento dos alunos no estudo do movimento circular uniform via métodos ativos de ensino: ensino sob medida, instrução pelos coegas e predizer, interagir e explicar.
2017.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Física para a Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Luis Amadeu Casarin da Silva.
Aprendizagem de conceitos de eletrostática e magnetismo no Ensino Médio por meio dos métodos Ensino sob Medida (Just-in-time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction).
2016.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Física para a Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Luciano Mentz.
O Laboratório de Física e a Simulação Computacional: Atividades que auxiliam o aprendizado de eletrodinâmica.
2011.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Física para a Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Vandré Fardin.
Compreensão dos conceitos básicos de ondas mecânicas e eletromagnéticas através da socialização de ideias e a aplicabilidade das tecnologias da informação e comunicação.
2011.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Física para a Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Gloriane Mörschbächer.
Proposta de ensino para o aprendizado da refração da luz por meio do uso combinado de simulações computacionais e de experiências.
2011.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Física para a Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Fernando Schuck de Oliveira.
Estudo da resistividade elétrica de condutores metálicos e do circuito RC com o auxílio da planilha eletrônica e da placa Arduino.
2011.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Física para a Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Paulo Edson Jacques Germano.
Processos térmicos: calor, temperatura e suas transformações.
2011.
Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Física para a Educação Básica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Iniciação científica
Victor Piccoli.
Pergunte ao CREF.
2017.
Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Secretaria de Ensino a Distância - UFRGS. Orientador: Eliane Angela Veit.
Terrimar Pasqualotto.
Organização do CD Prociências 2003-2003.
2003. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Gustavo Silveira.
Física e fotografia.
2002. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
L. M. de Oliveira.
Física e Música.
2002. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Rafael Haag.
Medidas de tempo e temperatura.
2002. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Rafael Haag.
Aquisição automática de dados.
2001. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
L. M. de Oliveira.
Analisando sons.
2001. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
Rafael Haag.
Aquisição automática de dados.
2000. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Proreitoria de Graduação Ufrgs. Orientador: Eliane Angela Veit.
C. I. de Oliveira.
Ensaio de Informática no Ensino de Física.
1996. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
F. Ostermann.
Energias Intermediárias e Estrutura Nuclear.
1988. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliane Angela Veit.
L. F. Seliestre.
O Microcomputador no 2o Grau.
1988. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
L. F. Seliestre.
O Microcomputador no 2o Grau.
1987. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Eliane Angela Veit.
J Moraes.
Estudo do Espalhamento Méson-Núcleon com o Modelo de Sacola.
1986. 0 f.
Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Próreitoria de Pesquisa da Ufrgs. Orientador: Eliane Angela Veit.
Orientações de outra natureza
Elizandra Martinazzi.
Métodos computacionais para a licenciatura.
2002. 0 f.
Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Proreitoria de Graduação Ufrgs. Orientador: Eliane Angela Veit.