Maria Inez Turazzi

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4990226049093441
  • Última atualização do currículo em 12/06/2018


Possui licenciatura (1979) e bacharelado (1981) em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Engenharia do Produto e Gerência da Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou pós-doutorado, como pesquisadora visitante, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2012). Ingressou em 1984 na Fundação Nacional Pró-Memória, passando ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde trabalhou no Museu Imperial, hoje unidade do Instituto Brasileiro de Museus, como responsável pela coleção Geyer (1999-2014), brasiliana doada ao patrimônio nacional. É atualmente professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História e pesquisadora-associada do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense. As atividades de pesquisa concentram-se na área de Artes, com ênfase em história da fotografia e história do Rio de Janeiro, iconografia brasileira e preservação do patrimônio no Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Inez Turazzi
Nome em citações bibliográficas
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Laboratório de História Oral e Imagem - Labhoi.
Campus de Gragoatá - Bloco O - Sl. 201
São Domingos
24210350 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292833
Ramal: 21
Fax: (21) 26292832
URL da Homepage: http://www.labhoi.uff.br/


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1997
Doutorado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: As artes do ofício: fotografia e memória da engenharia no século XIX, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Rui Gama e Eduardo Corona.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Engenharia; História; Fotografia; Império; Obras públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ciência e Tecnologia / Especialidade: História da Ciência e da Tecnologia no Brasil.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia / Especialidade: História da Fotografia.
1982 - 1987
Mestrado em Engenharia do Produto e Gerência da Produção.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O 'travo do mando': a engenharia, a indústria e a organização do trabalho na virada do século XIX ao XX,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Nilton Vargas.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Engenharia; História; Industrialização; Organização do trabalho; Rio de Janeiro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Produção e Gerência da Produção / Especialidade: Organização do Trabalho.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ciência e Tecnologia / Especialidade: História da Ciência e da Tecnologia no Brasil.
1976 - 1981
Graduação em Bacharelado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social, MUDES, Brasil.
1976 - 1979
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.


Formação Complementar


2010 - 2010
Gerenciamento Ambiental de Coleções. (Carga horária: 16h).
Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2006 - 2006
Fotogravura. (Carga horária: 19h).
Instituto Moreira Salles, IMS, Brasil.
1994 - 1994
Fine Print Making. (Carga horária: 18h).
North Caroline State University, NCSU, Estados Unidos.
1994 - 1994
Five steps to black and white printing. (Carga horária: 18h).
North Caroline State University, NCSU, Estados Unidos.
1986 - 1986
Conservação de artes gráficas e pinturas. (Carga horária: 16h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
1986 - 1986
Conservação e Restauração de Documentos. (Carga horária: 120h).
Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professora colaboradora PPGH, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora PPGH


Centro de Filosofia da Ciência da Universidade de Lisboa, CFCUL, Portugal.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Investigador colaborador
Outras informações
Research Group Science & Art, Philosophy of Human Sciences, Ethics and Politics


Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Museu Imperial, Carga horária: 40
Outras informações
Passagem automática do IPHAN para o IBRAM

Atividades

04/1999 - 02/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Imperial, .

Linhas de pesquisa
Preservação do patrimônio
04/1999 - 04/2003
Serviços técnicos especializados , Museu Imperial, .

Serviço realizado
Inventário da Coleção Geyer.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF, IPHAN/DF, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

06/2006 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Victor Meirelles, .

Linhas de pesquisa
Artes visuais
4/1999 - 1/2009
Serviços técnicos especializados , Museu Imperial / Casa Geyer, .

Serviço realizado
Coordenação do Projeto de Inventário, Pesquisa e Conservação da Casa Geyer.
8/1998 - 4/1999
Direção e administração, 6a Superintendência Regional, Área de Identificação e Documentação.

Cargo ou função
Responsável pela Área.
1/1996 - 12/1998
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Promoção, Diretoria de Promoção.

Atividade realizada
Curadoria e Organização da Revista do Patrimônio, v. 27 (fotografia).
6/1990 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Nacional de Inventário do Acervo Arquivístico e Bibliográfico, .

Cargo ou função
Coordenador.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Pesquisadora associada, Enquadramento Funcional: Consultora ad-hoc

Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora assistente, Carga horária: 40

Atividades

2003 - 2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Nacional p/ Preservação Memória Ciência e Tecnologia no Brasil, .

Cargo ou função
Representante do Museu Imperial.
6/1988 - 12/1988
Direção e administração, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Departamento de Pesquisa.

Cargo ou função
Sub-chefe.
1/1988 - 12/1988
Pesquisa e desenvolvimento , Museu de Astronomia e Ciências Afins, Departamento de Pesquisa.


Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, IP/JBRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Conselho Curador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Museu do Meio Ambiente


Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pós-Doutorado


Musée Carnavalet, CARNAVALET, França.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 40
Outras informações
O Museu Carnavalet está subordinado à Prefeitura da cidade de Paris.

Atividades

1/2001 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Direction Des Affaires Culturelles de La Ville de Paris, Musée Carnavalet.

1/2001 - 12/2001
Estágios , Direction Des Affaires Culturelles de La Ville de Paris, Musée Carnavalet.

Estágio realizado
Identificação e conservação de processos gráficos e fotográficos do século XIX.

Fundação Nacional Pró Memória, FNPM, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

12/1988 - 12/1989
Pesquisa e desenvolvimento , Museu da República, Centro de Estudos de História da República.

Linhas de pesquisa
História do Rio de Janeiro
1/1984 - 1/1988
Direção e administração, Museu da República, Arquivo Histórico.

Cargo ou função
Chefe do Arquivo Histórico.
1/1984 - 1/1988
Pesquisa e desenvolvimento , Museu da República, Arquivo Histórico.

Linhas de pesquisa
História da fotografia


Linhas de pesquisa


1.
Artes visuais
2.
História da ciência e da tecnologia
3.
História da fotografia
4.
História do Rio de Janeiro
5.
Preservação de acervos documentais
6.
Preservação do patrimônio


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Paisagens do Rio: modos de ver e ler a cidade
Descrição: O projeto Paisagens do Rio: modos de ver e ler a cidade tem como objetivo o estudo do conceito de paisagem, a partir da articulação de seu enquadramento pelas artes visuais com o mapeamento da dimensão visiva de um imaginário sobre a desigualdade dada a ver na paisagem da cidade. A pesquisa espera trazer novos elementos para a compreensão do papel das imagens visuais na construção da paisagem do Rio de Janeiro, considerada pela Unesco patrimônio da humanidade na recém-criada categoria 'paisagem cultural urbana'..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Inaequalitas: perspectivas transdisciplinares sobre a desigualdade e a pobreza
Descrição: O grupo de estudo Inaequalitas, criado em 2016, no Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (IHT/UFF), no âmbito das atividades do Laboratório Companhia das Índias (Diretório de Grupos de Pesquisas / Plataforma Lattes / CNPq), é composto por historiadores, cientistas sociais e outros especialistas que se dedicam ao tema da desigualdade. Conceituada de modo polissêmico e multidimensional, a experiência da desigualdade tem sido interpretada, prioritariamente, por seus indicadores socioeconômicos. O grupo Inaequalitas parte da premissa de que também é possível e necessário reconhecê-la em sua historicidade, analisando seus diversos significados e apropriações, a partir de uma abordagem própria da história intelectual, perspectiva que identifica a estrutura discursiva e a tópica das controvérsias, bem como os usos socialmente definidos, com o fito de identificar as experiências e as imagens da desigualdade e da pobreza em suas genealogias históricas, na Europa e em seus impérios ultramarinos, notadamente entre os séculos XVI e XIX, sem abrir mão de seus desdobramentos contemporâneos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria Inez Turazzi - Coordenador / Silvia Patuzzi - Integrante / Renato Franco - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8
2013 - 2016
Fotografia e patrimonialização: a obra de Marc Ferrez em perspectiva (século XIX ao XXI)
Descrição: Esta pesquisa pretende realizar uma reflexão abrangente e multifacetada sobre o longo processo de atribuição de valores patrimoniais à paisagem brasileira (com destaque para a cidade do Rio de Janeiro), desde o século XIX até o tempo presente, através das imagens de Marc Ferrez e, simultaneamente, o processo de patrimonialização de sua própria obra como suporte de valores identitários, objeto de complexas negociações (institucionais, financeiras, simbólicas, etc.)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Fotografia científica: estudo da instrumentação e dos processos físico-químicos no século XIX
Descrição: O projeto dos pesquisadores da FCUL ao qual integrou-se o meu pós-doutorado cobre uma lacuna existente em Portugal, a exemplo de outros países, sobre um tema que se apresenta como vertente importante da história da ciência no debate acadêmico atual: ?Artigos e teses raramente incorporam ou referem as aplicações científicas da fotografia desenvolvidas pelos cientistas portugueses, nas várias áreas científicas, nomeadamente, cartografia e geodesia, oceanografia, astronomia, meteorologia e medicina entre outras. Além disso, não existe um estudo sistemático da evolução dos processos químicos e físicos usados em fotografia bem como da respectiva instrumentação utilizada no referido período.?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Imagem, conhecimento e experimentação: um estudo comparativo nos oitocentos
Descrição: O projeto de pesquisa e pós-doutoramento Imagem, conhecimento e experimentação: um estudo comparativo nos oitocentos está inserido em um contexto mais geral de reflexões sobre o tema, notadamente através da interlocução junto ao grupo de trabalho multidisciplinar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa no âmbito do projeto Fotografia científica: estudo da instrumentação e dos processos físico-químicos no século XIX-início do século XX (2010-2012), fortalecendo assim o confronto de perspectivas e o aprofundamento da reflexão teórica sobre os temas em pauta. Nesse sentido, ele busca a investigação de convergências e singularidades na história das artes visuais e da atividade científica no século XIX, no Brasil e em Portugal, através do intercâmbio com pesquisadores de instituição acadêmica de reconhecida excelência, bem como o aprofundamento de projetos anteriores desenvolvidos pela pesquisadora há mais de duas décadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Imagem e experimentação: os 'instantâneos marinhos' de Marc Ferrez
Descrição: Este projeto pretende investigar a inventividade e a experimentação do fotógrafo Marc Ferrez (1843-1923) ao realizar fotografias marinhas por meio de instantâneos obtidos de dentro de uma pequena embarcação, com a qual navegava pela baía do Rio de Janeiro com duas câmaras acopladas em um único equipamento e negativos de vidro de galeatino brometo de prata. Associando a cultura marítima onipresente no mundo oitocentista e referências visuais já consagradas pela pintura de paisagens marinhas à uma tecnologia inovadora no campo da fotografia, Ferrez introduziu uma nova representação da capital do Império e sua força naval, trazendo a público em exposições da Academia Imperial de Belas Artes e publicações nacionais e internacionais um dos projetos fotográficos mais interessantes e originais de seu tempo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Imagem e circulação de inovações
Descrição: O projeto Imagem e Circulação de Inovações foi concebido como atividade de pesquisa e intercâmbio científico internacional, visando o levantamento de fontes textuais e iconográficas inéditas para o estudo histórico da expedição ao redor do mundo do navio-escola Oriental e sua passagem pelo Brasil (1839-1840). Além da documentação textual existente em arquivos franceses, a iconografia do mundo pré-fotográfico (1830-1839) e os primeiros daguerreótipos de diversas regiões do planeta (1840-1850) são a principal fonte desta pesquisa, tendo em vista o papel das imagens (desenho, pintura, gravura, litogravura e, por fim, a fotografia) no processo de expansão do conhecimento e ampliação da memória visiva ocorrido no período..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2009
Iconografia e patrimônio: criação e difusão de 'estampas' do Brasil no século XIX
Descrição: Fonte privilegiada para a pesquisa histórica e a preservação de outros bens culturais, a iconografia reunida na Coleção Geyer, doada ao Museu Imperial, em 1999, inspirou a temática, os objetivos e a metodologia do projeto em questão. Os processos de criação, reprodução, circulação e difusão, no âmbito do século XIX, de representações visuais do Brasil estão sendo estudados tendo em vista o papel dessas imagens na emergência da noção de patrimônio associada à dimensão visiva de uma identidade nacional em construção. Nesse sentido, o projeto Iconografia e Patrimônio procura articular, em termos teóricos e metodológicos, a identificação de um vasto acervo iconográfico, recém-incorporado ao patrimônio público, com a própria constituição, material e simbólica, do que vem a ser esse patrimônio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2000
Visões do Rio na Coleção Geyer
Descrição: A doação da Coleção Geyer ao Museu Imperial, em 1999, determinou a realização de um amplo trabalho de pesquisa e curadoria desse acervo, considerado o maior conjunto, até então em mãos particulares, de óleos sobre tela, desenhos, aquarelas, gravuras, litogravuras, mapas, álbuns e livros de viagem sobre o Brasil, produzidos por artistas estrangeiros e viajantes de toda sorte que aqui estiveram entre os séculos XVII, XVIII e, sobretudo, o XIX. A identificação e a contextualização dessa iconografia, bem como a análise das principais temáticas sugeridas pelo tratamento desse acervo, constituíram os objetivos do projeto em questão, voltado para a seleção e exibição de um conjunto expressivo de obras sobre o Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1993 - 1997
Fotografia e memória da engenharia no século XIX
Descrição: O projeto de pesquisa Fotografia e Memória da Engenharia no Século XIX concentrou-se no levantamento e análise da documentação fotográfica encontrada em dezenas de coleções, reunidas por particulares e por instituições públicas ou privadas do século XIX, relacionada ao papel do engenheiro oitocentista. Observando-se, então, a articulação entre esses dois campos _ a engenharia e a fotografia _ depreendemos que as imagens destinadas a registrar e difundir as transformações que se processavam no país, como por exemplo, a construção de portos e estradas de ferro, o crescimento urbanístico ou a realização de exposições, destinavam-se também à criação de uma memória desse grupo profissional articulada à construção de uma memória dos "melhoramentos" do Império, previamente concebida com base nos novos recursos oferecidos pela fotografia. Este projeto teve como principal resultado o doutoramento pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, além de artigos e comunicações de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1990 - 1993
Cientismo e progresso técnico na modernização do Rio de Janeiro (1850-1930)
Descrição: O projeto de pesquisa Cientismo e Progresso Técnico na Modernização do Rio de Janeiro ( 1858-1924), procurou analisar as formas de interação e intercâmbio do Brasil com o exterior que marcaram o processo de difusão e de institucionalização da ciência e da tecnologia em nosso país, com ênfase no papel da engenharia nesse processo. Circunscrevemos esta análise, em termos geográficos, ao Rio de Janeiro, e em termos cronológicos, ao período que compreendeu a criação da Escola Central da Corte (1858) e o jubileu da Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1924). A vasta documentação sob a guarda do Museu Casa de Benjamin Constant, bem como o acervo de outras importantes instituições da cidade foram pesquisados pela equipe, o que acabou motivando, nos anos seguintes, a realização de outros projetos de pesquisa com base na documentação levantada por este projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Inez Turazzi - Coordenador / Celso Campos Bivar - Integrante / Meibel Ferreira Fernandes - Integrante / Rosemberg Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 3
1990 - 1992
Fotografia e história: a participação brasileira nas exposições universais
Descrição: O projeto Fotografia e História: a Participação Brasileira nas Exposições Universais (1861-1922), motivado originalmente por uma bolsa de artes da Fundação Vitae, ampliou seus objetivos ao deparar-se com uma documentação volumosa e inédita, sobre um tema até então pouquissimo explorado pela historiografia brasileira. No decorrer do projeto, procuramos contextualizar e discutir a realização de exposições provinciais e nacionais no Brasil, bem como a participação do país em exposições universais, privilegiando o papel das imagens fotográficas na construção de imagens palpáveis e simbólicas da nação. A história da fotografia no Brasil no século XIX foi amplamente estudada, possibilitando a identificação de dados empíricos relacionados a autores, cenas e processos fotográficos empregados. O projeto teve como resultado publicações, exposições e conferências que, por sua vez, estimulam continuamente o aprofundamento dessa linha de pesquisa em outras direções..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1985 - 1987
Engenharia, indústria e organização do trabalho na virada do século XIX ao XX
Descrição: A pesquisa sobre a engenharia, a indústria e a organização do trabalho na virada do século XIX ao XX, com base na documentação encontrada no Museu da República (arquivo Pereira Passos), Clube de Engenharia e outras instituições do Rio de Janeiro, teve por objetivo compreender o papel dos engenheiros, ao lado dos industriais da época, na disseminação de um discurso, associado à ordem e ao progresso, que serviu de base para a legitimação no interior da sociedade brasileira de novas formas de organização social do trabalho. A especificidade desse discurso e a sua inserção na vida social do final do Império e, posteriormente, dos primeiros anos da República, apontaram não só o lugar social do engenheiro no interior das elites brasileiras, como também as formas de construção da identidade e da memória deste grupo no conjunto da sociedade. A pesquisa em questão teve como principal resultado uma dissertação de mestrado sobre o tema, além de artigos e comunicações de pesquisa e o seu desdobramento em outros projetos nos anos seguintes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Inez Turazzi - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 13


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2009
Victor Meirelles, memória e documentação
Descrição: O Museu Victor Meirelles, hoje unidade do Instituto Brasileiro de Museus, está localizado em Florianópolis e tem por missão a preservação, a valorização e a divulgação da vida e da obra do artista. O projeto Victor Meirelles ? Memória e Documentação tem por finalidade o conhecimento, a preservação e a difusão de um dos mais importantes acervos do patrimônio cultural brasileiro. Primeira iniciativa do gênero dedicada a Victor Meirelles de Lima (1832-1903), o projeto consiste na catalogação de todas as obras do artista, reunidas por coleções públicas e privadas, no Brasil e no exterior, muitas das quais não estão disponíveis à consulta e à pesquisa ou, o que é ainda mais grave, encontram-se ameaçadas de deterioração. Esse catálogo constituirá um banco de dados e imagens na página do Museu Victor Meirelles..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
1999 - 2014
Projeto de Inventário, Pesquisa e Conservação da Coleção Geyer
Descrição: Em 1999, a doação da coleção Geyer ao Museu Imperial, amplamente noticiada pela imprensa de todo o país, representou um dos mais importantes legados ao patrimônio nacional. Essa doação engloba um dos maiores conjuntos, até então em mãos de particulares, de óleos sobre tela, desenhos, gravuras, litogravuras, álbuns e livros de viagem sobre o Brasil, e o Rio de Janeiro em particular, produzidos por artistas estrangeiros e viajantes de toda sorte que aqui estiveram entre os séculos XVI, XVII, XVIII e, sobretudo, o XIX. O legado, ainda em usufruto dos doadores, também inclui sua residência na cidade do Rio de Janeiro, além da brasiliana ali reunida. Todo esse acervo encontra-se inventariado e vem sendo objeto de pesquisas, publicações e outras atividades de divulgação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Revista CPC / USP
1996 - 2011
Periódico: Acervo (Rio de Janeiro)


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: História, Ciências, Saúde-Manguinhos
2010 - Atual
Periódico: Anais do Museu Paulista (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: História - Unisinos
2017 - Atual
Periódico: Revista Tempo
2017 - Atual
Periódico: TEMPO SOCIAL (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: VARIA HISTORIA


Revisor de projeto de fomento


2017 - 2017
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2011 - 2011
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2003 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia/Especialidade: História da Fotografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Rio de Janeiro.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Cultura/Especialidade: Iconografia Brasileira.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Documentação/Especialidade: Preservação de Acervos Iconográficos.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ciência e Tecnologia/Especialidade: História da Ciência e da Tecnologia no Brasil.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1990
Bolsa de pesquisa em artes, Fundação Vitae.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TURAZZI, Maria Inez2018TURAZZI, Maria Inez. Imagens da desigualdade em fotolivros do Rio de Janeiro: a visualidade na história de um conceito. ESTUDOS IBERO-AMERICANOS, v. 44, p. 105, 2018.

2.
TURAZZI, MARIA INEZ2014TURAZZI, MARIA INEZ. Os estudos comparativos e os desenhos 'imparciais e singelos' de Antonio Lopes Mendes no Brasil (1882-1883). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 9, p. 361-382, 2014.

3.
TURAZZI, Maria Inez2014TURAZZI, Maria Inez. A -criatura- e o -espelho-: o retrato de Machado de Assis por Marc Ferrez. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 24, p. 12, 2014.

4.
TURAZZI, Maria Inez2013TURAZZI, Maria Inez. A representação de tipos e cenas do Brasil imperial pela Litographia Briggs. Caiana - Revista Virtual de Historia del Arte y Cultura Visual, v. 3, p. 10, 2013.

5.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ2010TURAZZI, Maria Inez. Máquina viajante. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 52, p. 18-25, 2010.

6.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ2010TURAZZI, Maria Inez. A viagem do Oriental-Hydrographe (1839-1940) e a introdução da daguerrotipia no Brasil. Acervo (Rio de Janeiro), v. 23, p. 45-62, 2010.

7.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ2008TURAZZI, Maria Inez. O 'homem de invenções' e as 'recompensas nacionais': notas sobre H. Florence e L. J. M. Daguerre. Anais do Museu Paulista (Impresso), v. 16, p. 11-46, 2008.

8.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ2007TURAZZI, Maria Inez. Literatura fotográfica e estudos biográficos: algumas reflexões em torno da obra do fotógrafo Marc Ferrez. Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas), v. 2, p. 57-63, 2007.

9.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ2006TURAZZI, Maria Inez. A coleção Geyer doada ao Museu Imperial. Revista CPC (USP), São Paulo, v. 0, n.2, p. 47, 2006.

10.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ2006TURAZZI, Maria Inez. Paisagem construída: fotografia e memória dos 'melhoramentos urbanos' na cidade do Rio de Janeiro. Varia História (UFMG. Impresso), Belo Horizonte, v. 22, n.35, p. 64-78, 2006.

11.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ2004TURAZZI, Maria Inez. Échanges et formation des ingénieurs au Brésil. La Revue, Paris, v. 42, p. 16-27, 2004.

12.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ2003TURAZZI, Maria Inez. Fontes para a história do Rio de Janeiro; o uso social de um arquivo particular: o arquivo Pereira Passos. Revista Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 10, p. 149-159, 2003.

13.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ2003TURAZZI, Maria Inez. Visão sedutora; panorama do Rio de Janeiro pelo fotógrafo Marc Ferrez. Nossa História, Rio de Janeiro, v. 2, p. 56-60, 2003.

14.
TURAZZI, Maria Inez1999TURAZZI, Maria Inez. 'Missão fotográfica': documentação e memória das obras públicas no século XIX. Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ), v. 8, p. 37-63, 1999.

15.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ1998TURAZZI, Maria Inez. Uma cultura fotográfica. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Cessou em 1945. Cont. 0102-2571 Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístic, Brasília, v. 27, p. 7-15, 1998.

16.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ1998TURAZZI, Maria Inez. Sebastião Salgado: fotografias. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Cessou em 1945. Cont. 0102-2571 Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístic, Brasília, v. 27, p. 224-239, 1998.

17.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ1996TURAZZI, Maria Inez. Documentação fotográfica das obras de engenharia do século XIX. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), Rio de Janeiro, v. 3, p. 99-110, 1996.

18.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ1993TURAZZI, Maria Inez. Imagens da cidade colonial nas imagens do século XIX: o Rio de Janeiro no Brazil Pittoresco. Acervo (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 6, 1993.

19.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ1989TURAZZI, Maria Inez. O engenheiro que mudou o Rio. Engenho e Arte, Rio de Janeiro, v. 2, p. 26-28, 1989.

20.
TURAZZI, Maria Inez;TURAZZI, MARIA INEZ1986TURAZZI, Maria Inez. Fontes para a história do Rio de Janeiro: o uso social de um arquivo particular (o arquivo Pereira Passos). Revista do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 3, p. 123-131, 1986.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TURAZZI, Maria Inez. Rio, um porto entre tempos. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2016. 176p .

2.
TURAZZI, Maria Inez. Rio 400 + 50; comemorações e percursos de uma cidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014. 288p .

3.
TURAZZI, Maria Inez. Um porto para o Rio; imagens e memórias de um álbum centenário. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012.

4.
TURAZZI, Maria Inez; PIMENTEL, J. . Ensino de história: diálogos com a literatura e a fotografia. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2012. 176p .

5.
TURAZZI, Maria Inez. Luiz Edmundo. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2011. 68p .

6.
TURAZZI, Maria Inez. Iconografia e patrimônio: o Catálogo da Exposição de História do Brasil e a fisionomia da nação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2009.

7.
TURAZZI, Maria Inez. Victor Meirelles, novas leituras. 1. ed. São Paulo: Studio Nobel; Museu Victor Meirelles, 2009. v. 1. 240p .

8.
ARGON, M. F. M. ; TURAZZI, Maria Inez . Retratos no estrangeiro; o Brasil imperial nos ateliês franceses. 1. ed. Petrópolis: Museu Imperial, 2009. 20p .

9.
LIERNUR, F. ; TURAZZI, Maria Inez ; PRIAMO, L. . Rio de Janeiro-Buenos Aires, duas cidades modernas. Fotografias 1900-1930. Rio de Janeiro e Buenos Aires: BNDES e BICE, 2004. 216p .

10.
TURAZZI, Maria Inez. Tipos e cenas do Brasil imperial; a Litografia Briggs na Coleção Geyer. Petrópolis: Museu Imperial, 2002. 204p .

11.
TURAZZI, Maria Inez. Marc Ferrez, fotografias de um 'artista ilustrado'. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. 126p .

12.
TURAZZI, Maria Inez. Marc Ferrez, photographs from an 'illustrated artist'. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. 126p .

13.
TURAZZI, Maria Inez; GABRIEL, C. T. . Tempo e História. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000. 88p .

14.
HORTA, M. L. P. (Org.) ; TURAZZI, Maria Inez (Org.) . Visões do Rio na Coleção Geyer. Rio de Janeiro: Museu Imperial e Centro Cultural Branco do Brasil, 2000. 204p .

15.
TURAZZI, Maria Inez. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 1. ed. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1998. v. 27. 368p .

16.
TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos; a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839-1889). 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco e Funarte, 1995. 310p .

17.
TURAZZI, Maria Inez. A euforia do progresso e a imposição da ordem; a engenharia, a indústria e a organização do trabalho na virada do século XIX ao XX. 1. ed. São Paulo e Rio de Janeiro: Marco Zero e UFRJ, 1989. 160p .

18.
TURAZZI, Maria Inez. Flagrantes do passado: Rio, cidade cosmopolita. Rio de Janeiro: Fundação Nacional Pró-Memória, 1989. v. 2.

19.
TURAZZI, Maria Inez. Flagrantes do Passado: Catete e arredores. Rio de Janeiro: Fundação Nacional Pró-Memória, 1988. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
TURAZZI, Maria Inez. A viagem do Oriental-Hydrographe e a fotografia ao alcance de todos. In: GURAN, Milton (org.). (Org.). Os daguerreótipos de Louis Comte no Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Luz Tropical, 2016, v. , p. 42-68.

2.
TURAZZI, Maria Inez. Coleção Geyer: a polissemia de uma brasiliana. In: Marize MALTA; Maria João NETO; Ana CAVALCANTI; Emerson Dionósio de OLIVEIRA; Maria de Fátima Morethy COUTO. (Org.). Histórias da arte em coleções: modos de ver e exibir em Brasil e Portugal. 1ed.Rio de Janeiro: Rio Books, 2016, v. , p. 71-80.

3.
TURAZZI, Maria Inez. Aniversário da cidade: histórias e memórias que se cruzam. In: Maria Inez Turazzi. (Org.). Rio 400+50; comemorações e percursos de uma cidade. 1ed.Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014, v. , p. 18-73.

4.
TURAZZI, Maria Inez. Futuro de pretérito, futuro do presente. In: Maria Inez Turazzi. (Org.). Rio 400 + 50; comemorações e percursos de uma cidade. 1ed.Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014, v. , p. 170-181.

5.
TURAZZI, Maria Inez. Oh máquinas: engenho e arte no porto do Rio. In: TURAZZI, M.I.. (Org.). Um porto para o Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2012, v. , p. 19-37.

6.
TURAZZI, Maria Inez. Rio de Janeiro ?panorámico?: la fabricación y circulación de emblemas visuales de la capital brasileña en el siglo XIX. In: BORGES, M.E. L., MINGUEZ, V.. (Org.). La fabricación visual del mundo atlantico. Castellón (Espanha): Editora Universitat Jaume I, 2010, v. , p. 173-193.

7.
TURAZZI, Maria Inez. Um patrimônio e suas leituras. In: TURAZZI, M. I.. (Org.). Victor Meirelles, novas leituras. Florianópolis; São Paulo: Museu Victor Meirelles; Editora Nobel, 2009, v. , p. 14-31.

8.
TURAZZI, Maria Inez. 'Quadros de história pátria': fotografia e cultura histórica oitocentista. In: Fabris, Annateresa; Kern, Maria Lúcia Bastos. (Org.). Imagem e conhecimento. 1ªed.São Paulo: Edusp, 2006, v. , p. 229-253.

9.
TURAZZI, Maria Inez. Imagens da nação: a Exposição de História do Brasil de 1881 e a construção do patrimônio iconográfico. In: Andermann, Jens; Stephan, Beatriz Gonzáles. (Org.). Galerias del progreso: museos, exposiciones y cultura visual en America Latina. 1ed.Rosario (Argentina): Beatriz Viterbo Editora, 2006, v. 1, p. 117-148.

10.
NEVES, M. S. ; TURAZZI, Maria Inez . Cliché, stéréotype - villes. In: Laurent Gervereau. (Org.). Dictionnaire Mondial des Images. 1ed.Paris (França): Nouveau Monde, 2006, v. , p. 229-233.

11.
TURAZZI, Maria Inez. A vontade panorâmica. In: Instituto Moreira Salles. (Org.). O Brasil de Marc Ferrez. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2005, v. , p. 14-55.

12.
TURAZZI, Maria Inez. Cronologia. In: Instituto Moreira Salles. (Org.). O Brasil de Marc Ferrez. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2005, v. , p. 305-314.

13.
TURAZZI, Maria Inez. La volonté panoramique. In: Instituto Moreira Salles. (Org.). Le Brésil de Marc Ferrez. 1ed.São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2005, v. , p. 14-55.

14.
TURAZZI, Maria Inez. Biographie de Marc Ferrez. In: Instituto Moreira Salles. (Org.). Le Brésil de Marc Ferrez. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2005, v. , p. 293-302.

15.
TURAZZI, Maria Inez. O bulício das ruas na Litografia Briggs. In: Maria Inez Turazzi. (Org.). Tipos e cenas do Brasil imperial; a Litografia Briggs na Coleção Geyer. Petrópolis: Museu Imperial, 2002, v. , p. 23-49.

16.
TURAZZI, Maria Inez. A Exposição de Obras Públicas de 1875 e os 'produtos da ciência do engenheiro, do geólogo e do naturalista'. In: Heizer, Alda; Passos, Antonio Augusto. (Org.). Cìência, civilização e Império nos trópicos. 1ed.Rio de Janeiro: Access, 2001, v. , p. 145-163.

17.
TURAZZI, Maria Inez. A comunicabilidade de uma coleção. In: Maria Inez Turazzi; Maria de Lourdes Parreiras Horta. (Org.). Visões do Rio na Coleção Geyer. Rio de Janeiro: Museu Imperial e Centro Cultural Banco do Brasil, 2000, v. , p. -.

18.
TURAZZI, Maria Inez. Oficina de fotografia. In: Ilmar Rohloff de Mattos. (Org.). Ler e escrever para contar; documentação, historiografia e formação do historiador. Rio de Janeiro: Access, 1998, v. , p. 145-158.

19.
TURAZZI, Maria Inez. São Paulo: as imagens da cidade e o imaginário de uma época. In: Maria Cecília França Lourenço. (Org.). Dezenove vinte: uma virada no século. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 1986, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TURAZZI, Maria Inez. A imagem da capa. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, 01 jul. 2009.

2.
TURAZZI, Maria Inez. Benjamin, esse desconhecido ilustre. Momento, Rio de Janeiro, p. 8 - 11.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TURAZZI, Maria Inez. Arte e comemoração: coleções e colecionadores no IV Centenário do Rio de Janeiro. In: Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos, 2014. Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Lisboa: Caleidoscópio. p. 307-316.

2.
TURAZZI, Maria Inez. Entre negociações e disputas: a doação da Coleção Geyer ao patrimônio público. In: XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXXIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2013. p. 753-768.

3.
TURAZZI, Maria Inez. Marinhas do Rio de Janeiro: tradição e experimentação fotográfica nos oitocentos. In: XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2011, Campinas. Anais do XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Campinas: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2011. v. 31. p. 195-207.

4.
TURAZZI, Maria Inez. Novas ferramentas para a historiografia da arte no Brasil: o Projeto Victor Meirelles. In: XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009, Vitória. Anais do XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009. p. 231-241.

5.
TURAZZI, Maria Inez. Circulação de imagens: como evitar a censura econômica e a pilhagem cultural?. In: VII Colóquio Associação Internacional dos Museus de História, 2007, São Paulo. Anais do VII Colóquio Associação Internacional dos Museus de História. Sâo Paulo: Universidade de São Paulo / Museu Paulista, 2004. p. 179-181.

6.
TURAZZI, Maria Inez. A Exposição de História do Brasil de 1881 e a construção do patrimônio iconográfico. In: XII Encontro Regional da Anpuh, 2006, Niterói. Anais do XII Encontro Regional da Anpuh. Niterói: Anpuh, 2006.

7.
TURAZZI, Maria Inez. Historical sources for conservation and restoration of photographic materials. In: 13th Triennial Meeting - ICOM - Commitee for Conservation e XI Congresso da Abracor, 2002, Rio de Janeiro. Annals of the 11th meeting - Brazilian Association of Conservators-Restorers of Cultural Goods. Rio de Janeiro: ABRACOR - Brazilian Association of Conservators-Restorers of Cultural Goods, 2002. p. 127-132.

8.
TURAZZI, Maria Inez. A Exposição de Obras Públicas de 1875 e 'os produtos da ciência do engenheiro, do geólogo e do naturalista'. In: Colóquio Ciência, Civilização e Império nos Trópicos, 2000, Rio de Janeiro. Ciência, civilização e Império nos Trópicos. Rio de Janeiro: Access, 2000. p. 145-163.

9.
TURAZZI, Maria Inez. O Rio de Janeiro e a tradição portuguesa; imagens da cidade colonial na passagem do século XIX ao XX. In: I Encontro Luso-Brasileiro de Reabilitação Urbana, 1995, Lisboa. Anais do I Encontro Luso-Brasileiro de Reabilitação Urbana. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1995.

10.
TURAZZI, Maria Inez. A euforia do progresso: cientismo e progresso técnico nas transformações urbano-industriais do Rio de Janeiro na virada do século. In: II Congresso Latino-americano de História da Ciência e da Tecnologia, 1989, São Paulo. Anais do II Congresso Latino-americano de História da Ciência e da Tecnologia. São Paulo: Nova Stella, 1989. v. 1.

11.
TURAZZI, Maria Inez. Fontes para a história da ciência e da tecnologia no Brasil. In: I Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 1986, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Rio de Janeiro: Núcleo de Edições da COPPE / UFRJ, 1986. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TURAZZI, Maria Inez. O Ostensor Brasileiro (1845-1846) e a primeira ?história ilustrada? do Rio de Janeiro. In: 54º ICA - Internacional Congress of Americanists, 2012, Viena. 54º ICA - Building Dialogues in the Americas, 2012.

2.
TURAZZI, Maria Inez. Instantâneos marinhos do Rio de Janeiro (1880-1890): tradição e experimentação fotográfica. In: 54º ICA - Internacional Congress of Americanists, 2012, Viena. 54º ICA - Building Dialogues in the Americas, 2012.

3.
TURAZZI, Maria Inez. "Ilustres e prestimosos"? Imagens e controvérsias em torno de Florence, Daguerre e a invenção da fotografia. In: As imagens da França no Brasil: do modelo à caricatura, 2009, Rio de Janeiro. As imagens da França no Brasil: do modelo à caricatura. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2009. p. 35-38.

4.
TURAZZI, Maria Inez. A fotografia e a formação do engenheiro no século XIX. In: IV Seminário da Sociedade Brasileira de História da Ciência, 1997, Rio de Janeiro. Anais do IV Seminário da Sociedade Brasileira de História da Ciência. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de História da Ciência, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
TURAZZI, Maria Inez. Imagem de si, arte fora de si: fotógrafos, fotolivros e o ciberespaço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TURAZZI, Maria Inez. Uma genealogia da pobreza no Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
TURAZZI, MARIA INEZ. O visível, o legível e o indizível na patrimonialização da paisagem do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TURAZZI, Maria Inez. Imagens da cidade: patrimônio e desigualdade na construção da paisagem do Rio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TURAZZI, Maria Inez. Paisagens do Rio: modos de ler e ver a cidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TURAZZI, Maria Inez. ?Favelas? in Rio de Janeiro: new approaches to a singular landscape. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TURAZZI, Maria Inez. O Rio na fotografia de Marc Ferrez: patrimonialização e historiografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
TURAZZI, Maria Inez. Coleção Geyer: a polissemia de uma brasiliana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TURAZZI, Maria Inez. Rio 450: paisagem, patrimônio e exclusão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TURAZZI, Maria Inez. A cidade ao revés: imagem e estranhamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
TURAZZI, Maria Inez. Conversa na Galeria - Marc ferrez. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
TURAZZI, MARIA INEZ. Arte e comemoração: coleções e colecionadores no IV Centenário do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TURAZZI, MARIA INEZ. Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
TURAZZI, Maria Inez. Fotografia e conhecimento no século XIX; intercâmbios e experimentações no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
TURAZZI, MARIA INEZ. Photography in Brazil: some singularities, contrasts, and challenges. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
TURAZZI, MARIA INEZ. O Rio e Janeiro e a fotografia panorâmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
TURAZZI, MARIA INEZ. Instantâneos marinhos do Rio de Janeiro (1880-1890): tradição e experimentação fotográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
TURAZZI, MARIA INEZ. O Ostensor Brazileiro e a primeira história ilustrada do Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
TURAZZI, MARIA INEZ. Experimentações fotográficas no Rio de Janeiro no século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
TURAZZI, Maria Inez. Marinhas do Rio de Janeiro: tradição e experimentação fotográfica nos oitocentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
TURAZZI, Maria Inez. Figurações do Império: poderio naval e inovação tecnológica nos 'instantâneos marinhos' de Marc Ferrez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
TURAZZI, Maria Inez. A viagem do Oriental (1839-1840) e a chegada da daguerreotipia ao Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
TURAZZI, Maria Inez. Novas ferramentas da historiografia da arte no Brasil: o Projeto Victor Meirelles. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
TURAZZI, Maria Inez. "Ilustres e prestimosos"? Imagens e controvérsias em torno de Florence, Daguerre e a invenção da fotografia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
TURAZZI, Maria Inez. Rio de Janeiro 'panorâmico': a fabricação e a circulação de emblemas visuais da capital brasileira, do século XIX ao XX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
TURAZZI, Maria Inez. O historiador e a imagem: o ofício da pesquisa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
TURAZZI, Maria Inez. A Exposição de História do Brasil de 1881 e a construção do patrimônio iconográfico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
TURAZZI, Maria Inez. Literatura fotografica e estudos biográficos: algumas reflexões em torno da obra do fotógrafo Marc Ferrez. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
TURAZZI, Maria Inez. Victor Meirelles e a fotografia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
TURAZZI, Maria Inez. VII Colóquio da Associação Internacional de Museus de História. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
TURAZZI, Maria Inez. Um panorama da fotografia brasileira no século XIX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
TURAZZI, Maria Inez. Flagrantes cariocas entre o céu e a terra. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
TURAZZI, Maria Inez. Images of the Brazilian Empire: photographs of Marc Ferrez at the 19th century exhibitions. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
TURAZZI, Maria Inez. Imagens do Brasil nas exposições universais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
TURAZZI, Maria Inez. Preservação do patrimônio e iconografia da cidade: o Rio de Janeiro na Coleção Geyer. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
TURAZZI, Maria Inez. A Exposição de Obras Públicas de 1875 e 'os produtos da ciência do engenheiro, do geólogo e do naturalista'. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
TURAZZI, Maria Inez. Os melhoramentos da nação: a representação do progresso na fotografia oitocentista. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

38.
TURAZZI, Maria Inez. Vertentes da pesquisa em história da fotografia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
TURAZZI, Maria Inez. A fotografia e a formação do engenheiro no século XIX. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
TURAZZI, Maria Inez. A fotografia e as exposições no século XIX. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
TURAZZI, Maria Inez. Mestres da fotografia brasileira nas exposições do século XIX. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
TURAZZI, Maria Inez. Interpretando a história: a fotografia e as exposições universais do século XIX. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
TURAZZI, Maria Inez. Um panorama estereoscópico: a fotografia e as exposições universais do século XIX. 1993. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
TURAZZI, Maria Inez. Fotografia e história: a construção de imagens. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
TURAZZI, Maria Inez. Uma visão da história: registro fotográfico e construção da memória no século XIX no Brasil. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
TURAZZI, Maria Inez. Fotografia e história: a participação brasileira nas exposições universais. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

47.
TURAZZI, Maria Inez. O Programa de História da Ciência do Museu Casa de Benjamin Constant. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
TURAZZI, Maria Inez. Documentação e pesquisa no Museu da República. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TURAZZI, Maria Inez. Prefácio de O Ofício da Fotografia. Belo Horizonte, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
TURAZZI, Maria Inez. Imagem, conhecimento e experimentação: um estudo comparativo nos oitocentos 2012 (Projeto de Pesquisa e Pós-Doutoramento).

3.
TURAZZI, Maria Inez. Augusto Malta e o Rio de Janeiro (apresentação). Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
TURAZZI, Maria Inez. A imagem gravada (prefácio). Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
KOK, G. ; TURAZZI, Maria Inez . O Rio de Janeiro na época da Avenida Central. São Paulo: Bei Comunicação, 2005 (Consultoria e edição de imagens).

6.
TURAZZI, Maria Inez. Adèle Toussaint-Samson (1826-1911): um esboço biográfico. São Paulo, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

7.
TURAZZI, Maria Inez. Os melhoramentos da nação e a documentação fotográfica das obras públicas no Brasil. Londres: University of London, 2001 (Site do Iberoamerican Museum).

8.
TURAZZI, Maria Inez. Imagens da cidade colonial nas imagens do século XIX: o Rio de Janeiro no Brazil Pittoresco. Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica, 1999 (CD-ROM da Enciclopédia Barsa).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2017.

2.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2016.

3.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hocpara o CNPq. 2015.

4.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2014.

5.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2013.

6.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2012.

7.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2011.

8.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2010.

9.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2009.

10.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad hoc para o CNPq. 2008.

11.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2007.

12.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2006.

13.
TURAZZI, Maria Inez. Identificação de negativos panorâmicos da coleção Augusto Malta do Museu da Imagem e do Som (RJ). 2005.

14.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2005.

15.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2004.

16.
TURAZZI, Maria Inez. Consultoria ad-hoc para o CNPq. 2003.

17.
TURAZZI, Maria Inez; HORTA, M. L. ; FERREIRA, M. . Catálogo do Museu Imperial. 1992.

Trabalhos técnicos
1.
TURAZZI, MARIA INEZ. Parecer Registros Iconográficos da Revolta da Armada (1893-1894). 2017.

2.
TURAZZI, Maria Inez. Projeto de Digitalização da Coleção Geyer. 2013.

3.
TURAZZI, Maria Inez. Parecer Coleção Sanson - estereoscopias doadas ao Museu Imperial. 2013.

4.
TURAZZI, MARIA INEZ. Relatório Final ?Imagem, conhecimento e experimentação: um estudo comparativo nos oitocentos?. 2012.

5.
ROSSETTO, L. ; TURAZZI, Maria Inez . Elaboração do Projeto Victor Meirelles, memória e documentação. 2006.

6.
TURAZZI, Maria Inez. Paisagem do Rio de Janeiro: iconografia e patrimônio. 2004.

7.
TURAZZI, Maria Inez; HORTA, M. L. P. ; BRANDAO, E. ; FERREIRA, M. . Relatório do projeto de inventário e conservação da coleção Geyer (1999-2003). 2003.

8.
TURAZZI, Maria Inez. Relatório das atividades desenvolvidas no Museu Carnavalet (jan-dez 2001). 2001.

9.
TURAZZI, Maria Inez. Fotografia e história: a participação do Brasil nas grandes exposições nacionais e internacionais (1861-1922). 1990.

10.
TURAZZI, Maria Inez; HORTA, M. L. ; LIMA, F. H. ; ANTUNES, G. . Inventário Nacional dos Acervos Arquivísticos e Bibliográficos da extinta Fundação Nacional Pró-Memória. 1990.

11.
TURAZZI, Maria Inez. Programa de História da Ciência do Museu Casa de Benjamin Constant. 1987.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GURAN, M. ; BLOCH, S. ; COSTA, F. ; TURAZZI, Maria Inez . Instantes cruzados. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARROSO, V. ; TURAZZI, Maria Inez . Sem Censura. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BOUBLI, L. ; TURAZZI, Maria Inez ; VASQUEZ, P. K. ; BURGI, S. . Visões panorâmicas: a fotografia de Marc Ferrez. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
TURAZZI, Maria Inez; MAUAD, A. M. . Sala de Notícias. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
TURAZZI, Maria Inez; MOTTA, M. A. . E a guerra, acabou?. 1985. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
TURAZZI, MARIA INEZ. Diálogos com a fotografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
TURAZZI, Maria Inez. Imagem, conhecimento e experimentação: um estudo comparativo nos oitocentos. 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
TURAZZI, Maria Inez. Imagem e circulação de inovações: a primeira expedição ao redor do mundo com o daguerreótipo e sua passagem pelo Brasil. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
TURAZZI, Maria Inez. Anais do Museu Paulista. 2010. (Parecer editorial).

5.
TURAZZI, Maria Inez. História, Ciências, Saúde - Manguinhos. 2008. (Parecer editorial).

6.
TURAZZI, Maria Inez. Iconografia e patrimônio: a criação e difusão de estampas no Brasil no século XIX. 2007. (Relatório de pesquisa).

7.
TURAZZI, Maria Inez. Cadernos de Antropologia e Imagem. 2007. (Parecer editorial).

8.
TURAZZI, Maria Inez; BARUKI, S. ; BORGES, M. E. ; FERREIRA JUNIOR, M. V. . Artes e Ofícios da Imagem. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
TURAZZI, Maria Inez. Revista Estudos Históricos. 2006. (Parecer editorial).

10.
TURAZZI, Maria Inez. Informes e documentos: fotografia. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoio didático).

11.
TURAZZI, Maria Inez. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência. 2005. (Parecer editorial).

12.
TURAZZI, Maria Inez; GABRIEL, C. T. . Informes e documentos: tempo e história. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apoio didático).

13.
TURAZZI, Maria Inez. Literatura fotográfica: publicações do século XIX e XX. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
TURAZZI, Maria Inez. Fotografia e história. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
TURAZZI, Maria Inez. História e iconografia. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
TURAZZI, Maria Inez; COSTA, F. ; BARUKI, S. ; COURY, N. . Processos fotográficos do século XIX: história, pesquisa, preservação e reprodução. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
TURAZZI, Maria Inez. Fotografia e história: a participação do Brasil nas grandes exposições nacionais e internacionais. 1992. (Relatório de pesquisa).

18.
TURAZZI, Maria Inez. Cientismo e progresso técnico na modernização do Rio de Janeiro (1850-1930). 1989. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HONORATO, C. T.; TURAZZI, Maria Inez; CORREA, M. L.; MARINHO, P.. Participação em banca de Fernanda Barbosa dos Reis Rodrigues. Os engenheiros tomam partido: trajetórias e transformações no Clube de Engenharia. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

2.
BARBUY, H.; CURY, M.X.; TURAZZI, Maria Inez. Participação em banca de Paula Coelho Magalhães de Lima. Curadoria de objetos industriais: acervos de utensílios domésticos pré-elétricos em São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Museologia) - Universidade de São Paulo.

3.
RIBEIRO, L.B.; MAUAD, A. M.; TURAZZI, Maria Inez; GOMES, E. C.. Participação em banca de Fernanda Borges Tibau. A memória entre o público e o privado: a trajetória da coleção de fotografias da família imperial. 2011. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
RAMINELLI, R. J.; TURAZZI, Maria Inez; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Iohana Brito de Freitas. Cores e olhares no Brasil oitocentista: os tipos negros de Rugendas e Debret. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
RIBEIRO, L.B.; NUNES, J. W.; TURAZZI, Maria Inez; CONDURU, R. L. T.; DODEBEI, V.. Participação em banca de Andrea Cristina Silva. A construção de memórias e a construção de memórias: Brasília sob o olhar de Marcel Gautherot". 2009. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
FERNANDES, E. B. B.; NEVES, M. S.; TURAZZI, Maria Inez. Participação em banca de Viviane da Silva Araújo. Detrás da objetiva: fixidez e movimento na fotografia e no Rio de Janeiro de Augusto Malta. 2008. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
KURY, Lorelai; TURAZZI, Maria Inez; WEGNER, R.. Participação em banca de Breno Martins Zeferino. A inventiva brasileira: modernidade, saúde e ciência na virada do século XIX para o XX. 2007. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

Teses de doutorado
1.
MAUAD, A. M.; COSTA, Helouise; TURAZZI, Maria Inez; KNAUSS, Paulo; GURAN, Milton. Participação em banca de Marcos Felipe De Brum Lopes. Mario Baldi, fotografias e narrativas da alteridade na primeira metade do século XX. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

2.
CASTRO, C.; GOMES, A. C.; TURAZZI, Maria Inez; MEDEIROS, B. F.; KOMINSKY, D.. Participação em banca de Isabella Vicente Perrota. Desenhando um paraíso tropical: a construção do Rio de Janeiro como um destino turístico. 2011. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

3.
BORGES, M. R.; MAUAD, A. M.; TURAZZI, Maria Inez; GUIMARAES, C. G.; BOTELHO, T. R.. Participação em banca de Rogério Pereira de Arruda. Cidades-capitais imaginadas pela fotografia: La Plata e Belo Horizonte, 1880-1897. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MATTOS, C. V.; MIGLIACCIO, L.; SCHIAVINATTO, I. L. F.; LOPES, A.; TURAZZI, Maria Inez. Participação em banca de Maria Antonia Couto Silva. Um monumento ao Brasil: considerações acerca da recepção do livro Brasil Pittoresco, de Victor Frond e Charles Ribeyrolles (1859-1861). 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
LEMOS, R.; CARVALHO, J. M.; LUZ, Angela Ancora da; MAUAD, A. M.; TURAZZI, Maria Inez. Participação em banca de Renata Valéria dos Santos. Impressões sociais: a produção de gravuras no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX (1808-1853). 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
NEVES, M. S.; MENEZES, U. T. B.; TURAZZI, Maria Inez. Participação em banca de Mariana Gonçalves Monteiro de Barros. Marc Ferrez e o Rio de Janeiro de seu tempo. 2008. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
KNAUSS, Paulo; LUZ, Angela Ancora da; PEREIRA, S. G.; TURAZZI, Maria Inez; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Rogéria Moreira de Ipanema. Arte da imagem impressa: a construção da ordem autoral e a gravura no Brasil do século XIX. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

8.
PINHEIRO, L. V. R.; TURAZZI, Maria Inez; FREIRE, I. M.; LIMA, D. F. C.; PRADO, G. M.. Participação em banca de Solange Sette Garcia de Zúniga. Documentos como objeto de políticas públicas em preservação e o acesso à informação: o caso das bibliotecas e arquivos. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
MARTINS, I. L.; TURAZZI, Maria Inez; LOBO, E. M. L.; ZENHA, C.; KNAUS, P.. Participação em banca de Ivo dos Santos Canabarro. A construção de uma cultura fotográfica: imagens da imigração no sul do Brasil. 2004. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
MAUAD, A. M.; TURAZZI, Maria Inez; LOPES, M. F. B.. Participação em banca de Maria Isabela Mondonça dos Santos. A mirada estereoscópica de Guilherme Santos: visualidades e subjetividades na primeira metade do século XX. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

2.
KURY, Lorelai; HEIZER, Alda; TURAZZI, Maria Inez; SÁ, Magali R.. Participação em banca de Ivoneide de França Costa. Comissão Hidráulica do Império: técnica e profissionalização a serviço dos melhoramentos no século XIX. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

3.
CASTRO, C.; GOMES, A. C.; TURAZZI, Maria Inez. Participação em banca de Isabella Vicente Perrotta. Desenhando um paraíso tropical. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

4.
FILGUEIRAS, C.A.L.; ROSA, L. P.; TURAZZI, Maria Inez. Participação em banca de Cássio Leite Vieira. Um mundo inteiramente novo se revelou: a técnica das emulsões nucleares. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
NEVES, M. S.; RODRIGUES, A. E. M.; TURAZZI, Maria Inez. Participação em banca de Mariana Gonçalves Monteiro de Barros. Marc Ferrez e o Rio de Janeiro de seu tempo. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
MARTINS, I. L.; TURAZZI, Maria Inez. Participação em banca de Ivo dos Santos Canabarro. A construção de uma cultura fotográfica: imagens da imigração no Sul do Brasil. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
BARBUY, H.; CURY, M.X.; TURAZZI, Maria Inez. Participação em banca de Paula Coelho Magalhães de Lima. Curadoria de objetos industriais: acervos de utensílios domésticos pré-elétricos em São Paulo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Museologia) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, S. G.; RODRIGUES, A. E. M.; CAVALCANTI, A. M. T.; BERBARA, M.; TURAZZI, Maria Inez. Concurso Público Professor Adjunto A - Arte no Brasil. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
VENANCIO FILHO, P.; TURAZZI, Maria Inez; OLIVEIRA, L. S.; FERNANDES, C. V. N.; Kamita, J. M.. Concurso Público Professor Adjunto História da Arte EBA / UFRJ (40 hs). 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
OLIVEIRA, M. R.; PEREIRA, S. G.; SIQUEIRA, V. B.; BERBARA, M. C. L.; TURAZZI, Maria Inez. Concurso Público Professor Adjunto História da Arte EBA / UFRJ (20 hs). 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
TURAZZI, Maria Inez; BRUNO, M. C. O.; GRANATO, M.; LOUREIRO, J. M. M.; SCHEINER, T. C. M.. Concurso Público Cargo de Tecnologista do Ministério da Ciência e Tecnologia. 2004. Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Outras participações
1.
TURAZZI, MARIA INEZ; RIBEIRO, M. V. T.; ANDRADE, J. M. F.; CALDEIRA, A. P.; MIRANDA, M.; FAEDRICH, A.; JORGE, I.; LAPERA, P.. Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional. 2017. Fundação Biblioteca Nacional.

2.
FICHER, S.; MARIATH, J. E. A.; MARQUES, P. M. A.; TACCA, F. C.; TURAZZI, Maria Inez; VALLE, F. X. R.; VERSIEUX, L. M.. IV Prêmio Fotografia, Ciência e Arte do CNPq. 2014. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

3.
TURAZZI, Maria Inez. Processo Seletivo do Prociência - Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
FERREIRA, Tania M. T. Bessone C.; TURAZZI, Maria Inez; GOUVEA, G.. Comitê Externo Avaliação PIBIC / CNPq. 2009. Museu de Astronomia e Ciências Afins.

5.
TURAZZI, Maria Inez. Conselho Consultivo Prêmio Jorge Zahar de Ciências Sociais. 2007. Editora Jorge Zahar.

6.
TURAZZI, Maria Inez; PESSOTO, Thaís; PINHEIRO, Augusto Ivan de Freitas. Comissão Regional (RJ) do Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade. 2002. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

7.
TURAZZI, Maria Inez; PESSOA, J.; COURY, I.. Comissão Regional (RJ) do Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade. 1996. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

8.
TURAZZI, Maria Inez; MAGALHÃES, Angela; MONTENEGRO, M.. Comissão Julgadora do Prêmio Marc Ferrez. 1996. Fundação Nacional de Arte.

9.
TURAZZI, Maria Inez; PESSOA, J.; TELES, Augusto da Silva. Comissão Nacional do Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade. 1995. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte.Imagem de si, arte fora de si: fotógrafos, fotolivros e o ciberespaço. 2018. (Simpósio).

2.
II Colóquio Internacional Portos e Cidades.A cidade desigual: inscrições na paisagem portuária. 2018. (Encontro).

3.
Genealogias do nosso tempo: pobreza, trabalho e desigualdade.Uma genealogia da pobreza no Rio de Janeiro oitocentista. 2017. (Encontro).

4.
Rio, um porto entre tempos - Tour africano.Autoria do livro Rio, um porto entre tempos. 2017. (Outra).

5.
5º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus.Paisagens do Rio: modos de ver e ler a cidade. 2016. (Seminário).

6.
CCPF / Funarte 30 anos - Ciclo de palestras. 2016. (Outra).

7.
CIHA - 34th World Congress of Art History. ?Favelas? in Rio de Janeiro: new approaches to a singular landscape. 2016. (Congresso).

8.
Fiocruz - Encontro às quintas.Imagens da cidade: patrimônio e desigualdade na construção da paisagem do Rio. 2016. (Encontro).

9.
ANPUH-Ideias: perspectivas para o ensino de história no ensino médio. 2015. (Encontro).

10.
Historiar con los medios modernos. 2015. (Encontro).

11.
II Colóquio Internacional Coleções de Arte Portugal e Brasil Séculos XIX e XX.Coleção Geyer: a polissemia de uma brasiliana. 2015. (Seminário).

12.
O Museu do Meio Ambiente comemora a cidade.Rio 450: paisagem, patrimônio e exclusão. 2015. (Simpósio).

13.
O Rio que se queria negar: as favelas do RJ no acervo de A. Leeds.A cidade ao revés: imagem e estranhamento. 2015. (Seminário).

14.
Rio, primeiras poses. Conversas na Galeria. 2015. (Exposição).

15.
Seminário Internacional Rio de Janeiro 450 anos.O Rio na fotografia de Marc Ferrez: patrimonialização e historiografia. 2015. (Seminário).

16.
Coleções de Arte em Portugal e no Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos.Arte e comemoração: coleções e colecionadores no IV Centenário do Rio de Janeiro. 2014. (Seminário).

17.
Jornada da Anpuh História e Ética. 2014. (Encontro).

18.
150 anos da Biblioteca do Museu Nacional; a coleção de obras raras. 2013. (Seminário).

19.
Memórias do IV Centenário. 2013. (Seminário).

20.
Os Vice-Reis no Rio de Janeiro: 250 anos. 2013. (Seminário).

21.
XXXII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Entre negociações e disputas: a doação da Coleção Geyer ap patrimônio público. 2013. (Seminário).

22.
54 ICA - International Congress of Americanists. (1) Instantâneos marinhos do Rio de Janeiro (1880-1890): tradição e experimentação fotográfica / (2) O Ostensor Brasileiro (1845-1846) e a primeira ?história ilustrada? do Rio de Janeiro. 2012. (Congresso).

23.
Encontros da Imagem - Festival de Fotografia.O Rio e Janeiro e a fotografia panorâmica. 2012. (Encontro).

24.
Europa Nostra Awards - Congresso Europeu do Patrimônio. 2012. (Congresso).

25.
Oracle - The 30th International Annual Congress of Photography Curators. Photography in Brazil: some singularities, contrasts, and challenges. 2012. (Congresso).

26.
Clic! Petrópolis Festival de Fotografia.Fotografia: invenções de uma "arte ao alcance de todos". 2011. (Outra).

27.
Formas e representações do Império: ciência, tecnologia e política, séculos XVI ao XIX.Figurações do Imperio: poderia naval e inovação tecnológica nos 'instantâneos marinhos' de Marc Ferrez. 2011. (Seminário).

28.
I Encontro de Pesquisadores do Ibram. 2011. (Encontro).

29.
I Seminário Internacional Elementos Materiais da Cultura e Patrimônio.Comentadora da mesa V - Cultura dos Ofícios. 2011. (Seminário).

30.
Linguagens Itinerantes da Fotografia. 2011. (Seminário).

31.
Panoramas: a paisagem brasileira no acervo do IMS.Rio de Janeiro: visões panorâmicas da 'cidade-panorama'. 2011. (Outra).

32.
XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Marinhas do Rio de Janeiro: tradição e experimentação fotográfica nos oitocentos. 2011. (Outra).

33.
170 anos de paixão pela fotografia.A fotografia ao redor do mundo: a viagem do Oriental (1839-1840) e a chegada da daguerreotipia ao Rio de Janeiro. 2010. (Encontro).

34.
Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde.Acervos de imagens: uma experiência de pesquisa e curadoria. 2010. (Seminário).

35.
VIII Seminário sobre Museologia e Documentação.Memória em imagens: fotografia e engenharia ferroviária no Brasil imperial. 2010. (Seminário).

36.
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2010. (Seminário).

37.
As imagens da França no Brasil: do modelo à caricatura."Ilustres e prestimosos"? Imagens e controvérsias em torno de Florence, Daguerre e a invenção da fotografia. 2009. (Seminário).

38.
O Museu Imperial e suas coleções.Do viajante ao turista: um passeio pela coleção Geyer. 2009. (Oficina).

39.
Victor Meirelles, novas leituras: encontro com os autores.Projeto Victor Meirelles, memória e documentação: uma abordagem. 2009. (Encontro).

40.
XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte.Novas ferramentas da historiografia da arte no Brasil: o Projeto Victor Meirelles. 2009. (Outra).

41.
1808-2008: crisis y problemas en el mundo Atlântico. Rio de Janeiro 'panorâmico': a fabricação e a circulação de emblemas visuais da capital brasileira, do século XIX ao XX. 2008. (Congresso).

42.
As ciências no período joanino. 2008. (Seminário).

43.
Seminário de História do Brasil - Universidade Paris IV Sorbonne.Marc Ferrez et les images du Brésil moderne: documentation et recherche. 2008. (Outra).

44.
Seminário Internacional Império nos Trópicos. 2008. (Seminário).

45.
XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2008. (Outra).

46.
Brasil, brasis: a fotografia brasileira, pioneirismo e atualidade. 2007. (Seminário).

47.
Centenário da revista Fon-Fon.Revistas ilustradas e fotografia. 2007. (Seminário).

48.
Colóquio Internacional Cortes, Cidades, Memórias.(Re)definições do urbano: o olhar viajante e as primeiras fotografias de cidades. 2007. (Outra).

49.
Plano museológico: implantação, gestão e organização de museus. 2007. (Oficina).

50.
Um olhar contemporâneo sobre a preservação do patrimônio cultural material. 2007. (Seminário).

51.
Arte, Cultura e Fotografia: Metodologias de Investigação.Literatura fotográfica e estudos biográficos: algumas reflexões em torno da obra de Marc Ferrez. 2006. (Seminário).

52.
Encontro Nacional do ICOM. 2006. (Encontro).

53.
Fotografia Hoje no Centro Cultural Banco do Brasil.Fotografia Hoje. 2006. (Encontro).

54.
II Semana de História da Universidade Católica de Petrópolis.O historiador e a imagem: o ofício da pesquisa. 2006. (Outra).

55.
XII Encontro Regional da Anpuh.A Exposição de História do Brasil de 1881 e a construção do patrimônio iconográfico. 2006. (Encontro).

56.
Colóquio Internacional do II FotoRio.Coleções e arquivos fotográficos: constituição, função social, conservação. 2005. (Seminário).

57.
Objets et insignes du pouvoir. 2005. (Congresso).

58.
Fotografia em debate no Museu Victor Meirelles.Um panorama da fotografia brasileira no século XIX. 2004. (Encontro).

59.
I Ciclo de Palestras do Museu Nacional de Belas Artes. 2004. (Encontro).

60.
II Congresso Internacional em Biblioteconomia. 2004. (Oficina).

61.
Indexação: novas tecnologias. 2004. (Congresso).

62.
VII Colóquio da Associação Internacional dos Museus de História.Circulação de imagens: como evitar a censura econômica e a pilhagem cultural?. 2004. (Outra).

63.
Constituição e conservação de acervos fotográficos: instrumentos para a preservação.Foto-Rio - Constituição e conservação de acervos fotográficos: instrumentos para a preservação da memória nacional. 2003. (Encontro).

64.
II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica -. II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência e da Técnica. 2003. (Congresso).

65.
III Congreso Latinoamericano de Historia de la Fotografia. III Congreso Latinoamericano de Historia de la Fotografia. 2003. (Congresso).

66.
Seminário Internacional Belle Epoque e Modernidade Paris Rio 1900.Flagrantes cariocas entre o céu e a terra. 2002. (Seminário).

67.
Conservation des daguerreotypes, ferrotypes et ambrotypes. 2001. (Oficina).

68.
Inventions, collections et réseaux (XVI-XXe siècle). 2001. (Seminário).

69.
Colóquio Ciência, Civilização e Império nos Trópicos.A Exposição de Obras Públicas de 1875 e 'os produtos da ciência do engenheiro, do geólogo e do naturalista'. 2000. (Outra).

70.
II Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio e Reabilitação Urbana.Preservação do patrimônio e iconografia da cidade: o Rio de Janeiro na Coleção Geyer. 2000. (Encontro).

71.
Seminário Internacional Celebrando a Nação.Imagens do Brasil nas exposições universais. 2000. (Seminário).

72.
I Colóquio Internacional de História da Arte. 1999. (Congresso).

73.
II Seminário Internacional sobre a Preservação e Conservação de Fotografias. 1997. (Seminário).

74.
IV Seminário da Sociedade Brasileira de História da Ciência.A fotografia e a formação do engenheiro no século XIX. 1997. (Seminário).

75.
Mestres da Fotografia no Brasil: Coleção Gilberto Ferrez.Mestres da fotografia brasileira nas exposições do século XIX. 1995. (Encontro).

76.
Primeiro Seminário Museu Casa. 1995. (Seminário).

77.
Processos fotográficos do século XIX. 1993. (Oficina).

78.
Segurança em museus: problemas e soluções. 1993. (Oficina).

79.
América 92: Raízes e Trajetórias. 1992. (Congresso).

80.
Instrumentação científica e pensamento científico. 1988. (Seminário).

81.
1a. Trienal Internacional de Museus do Rio de Janeiro. 1987. (Congresso).

82.
Automação aplicada a arquivos. 1986. (Oficina).

83.
IV Seminário de Preservação e Restauração de Documentos. 1986. (Seminário).

84.
VI Congresso Brasileiro de Arquivologia. 1986. (Congresso).

85.
I Seminário Internacional sobre Conservação e Preservação de Fotografias. 1985. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TURAZZI, Maria Inez; COSTA, F. ; VASQUEZ, P. K. ; ARGON, M. F. M. . 170 anos de paixão pela fotografia. 2010. (Outro).

2.
CONDURU, R. L. T. ; SIQUEIRA, V. B. ; TURAZZI, Maria Inez . XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2010. (Outro).

3.
ARGON, M. F. M. ; TURAZZI, Maria Inez . Retratos no estrangeiro; o Brasil imperial nos ateliês franceses. 2009. (Exposição).

4.
TURAZZI, Maria Inez; MARTINS, L. L. . Iconografia brasileira: imagens do passado e preservação do patrimônio (simpósio). 2006. (Outro).

5.
TURAZZI, Maria Inez; HORTA, M. L. P. . Artes e ofícios da imagem (curso de extensão). 2006. (Outro).

6.
TURAZZI, Maria Inez; NAVEIRO, R. M. . Brésil-France. Echanges et formation des ingénieurs. 2005. (Exposição).

7.
TURAZZI, Maria Inez; BURGI, S. . Avenida Central 1905-2005. 2005. (Exposição).

8.
BURGI, S. ; REYNAUD, F. ; TURAZZI, Maria Inez . O Brasil de Marc Ferrez. 2005. (Exposição).

9.
BURGI, S. ; REYNAUD, F. ; TURAZZI, Maria Inez . Le Brésil de Marc Ferrez. 2005. (Exposição).

10.
TURAZZI, Maria Inez; NAVEIRO, R. M. . Brasil-França. Intercâmbio e formação de engenheiros. 2005. (Exposição).

11.
TURAZZI, Maria Inez; BARBUY, H. ; GERVEREAU, L. . VII Colóquio da Associação Internacional de Museus de História. 2004. (Congresso).

12.
TURAZZI, Maria Inez. Tipos e cenas do Brasil imperial; a Litografia Briggs na coleção Geyer. 2002. (Exposição).

13.
HORTA, M. L. P. ; TURAZZI, Maria Inez ; FERREIRA, M. . Visões do Rio na Coleção Geyer. 2000. (Exposição).

14.
TURAZZI, Maria Inez; ALEXANDER, A. . I Encontro de História da Fotografia Latino-americana. 1997. (Congresso).

15.
TURAZZI, Maria Inez; COSTA, M. . O Rio nos trilhos. 1996. (Exposição).

16.
TURAZZI, Maria Inez; BARUKI, S. ; COSTA, F. ; COURY, N. . No Trilho da Imagem: Fotografia e Memória. 1993. (Congresso).

17.
HORTA, M. L. ; WERNECK, J. L. ; TURAZZI, Maria Inez . Lições das Coisas: o Universo da Exposições do Século XIX ao XX. 1993. (Congresso).

18.
TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos na era do espetáculo. 1993. (Exposição).

19.
TURAZZI, Maria Inez; WERNECK, J. L. ; EDLER, F. . Congresso Internacional do Centenário da República / Módulo República, Ciência e Tecnologia. 1989. (Congresso).

20.
TURAZZI, Maria Inez. Memórias de uma avenida. 1985. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Celso Campos Bivar. Cientismo e progresso técnico na modernização do Rio de Janeiro (1850-1930). 1992. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Inez Turazzi.

2.
Meybel Fernandes. Cientismo e progresso técnico na modernização do Rio de Janeiro (1850-1930). 1991. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Inez Turazzi.

3.
Rosemberg da Silva. Cientismo e progresso técnico na modernização do Rio de Janeiro (1850-1930). 1990. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Inez Turazzi.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
TURAZZI, MARIA INEZ. Diálogos com a fotografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GURAN, M. ; BLOCH, S. ; COSTA, F. ; TURAZZI, Maria Inez . Instantes cruzados. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARROSO, V. ; TURAZZI, Maria Inez . Sem Censura. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Membro da Société Française de Photographie, do ICOM - International Council of Museums - Brasil, da Associação Nacional de História e do Comitê Brasileiro de História da Arte.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 12:58:00