Marisa Faermann Eizirik

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1772899633961133
  • Última atualização do currículo em 13/06/2011


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1970), mestrado em Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1975) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1986). Atualmente é Membro de comitê da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Poder, Conflito, Educação. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Marisa Faermann Eizirik
Nome em citações bibliográficas
EIZIRIK, M. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional.
Ramiro Barcelos, 2600 - Térreo
Santana
90035007 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33165149
URL da Homepage: www.psicologia.ufrgs.br/ppgpsi


Formação acadêmica/titulação


1983 - 1986
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A Erosão da Escola: um estudo de caso das vivências e percepções de um conflito institucional, Ano de obtenção: 1986.
Orientador: Thereza Penna Firme.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Poder; Conflito; Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Educacional e Institucional.
1972 - 1975
Mestrado em Pós Graduação em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Educação na Empresa e sua Relação com Mudanças de Atitudes através de Tecnologia Social.,Ano de Obtenção: 1975.
Orientador: Juracy Cunegatto Marques.
Palavras-chave: Atitudes; Conflito; Educacao; Fenomenologia; Poder; Treinamento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
1966 - 1970
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Colaborador convidado, Enquadramento Funcional: Membro de comitê, Carga horária: 0
Outras informações
Membro do comitê Multidisciplinar - FAPERGS

Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Colaborador convidado, Enquadramento Funcional: Membro de Comitê, Carga horária: 0
Outras informações
Membro do Comitê Assessor de Psicologia e Educação - FAPERGS

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coord. do GT da ANPEPP: Subjetividade, Poder, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1990 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do CNPq, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Outras informações
Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional - UFRGS

Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo de Estudos, Carga horária: 0
Outras informações
Núcleo de Estudos sobre Subjetividade, Poder & Educação - NESP - UFRGS

Vínculo institucional

1972 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2004 - Atual
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura Dirigida: Os caminhos da Diferença: Reflexões Filosófico- Epistemológicas
Epistemologia e Psicologia
1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, .

9/2003 - 1/2004
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura Dirigida: Complexidade e diferença: conceitos, intensidades e implicações
4/2003 - 7/2003
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia e Psicologia
3/2002 - 8/2002
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PPGPSI001 Epistemologia e Psicologia, 03 créditos, 45 horas-aula, disciplina eletiva
3/2002 - 7/2002
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia e Psicologia
08/2001 - 12/2001
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Avançado: Dos espaços outros: a invenção da inclusão
03/2001 - 08/2001
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura Dirigida: Nietzsche e Foucault: Sentimento trágico e modos de subjetivação contemporâneos II
8/2000 - 12/2000
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Foucault - um pensador do presente
8/2000 - 12/2000
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Foucault e a ética: relações entre sujeito e verdade
3/2000 - 12/2000
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura Dirigida: Foucault e os modos de subjetivação
3/2000 - 7/2000
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura dirigida: Nietzsche e Foucault: sentimento trágico e modos de subjetivação contemporâneos I
3/1998 - 7/1998
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia e Psicologia
10/1994 - 12/1994
Ensino, Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Epstemologia
Conversando com Foucault
Tragédia e Agonística em Nietzsche e Foucault
1972 - 1994
Pesquisa e desenvolvimento , Pós Graduação Em Educação, .

1972 - 1994
Ensino, Pós Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Foucault e a Genealogia da Ética
Poder, subjetividade e Educação
Poder e Ciência: questões Epistemológicas da Complexidade
Saberes e Subjetividade na Contemporaneidade
1972 - 1994
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDU 150/157 Psicologia Educacional: Relações Humanas na Escola


Linhas de pesquisa


1.
Poder, Subjetividade e Educação
2.
Modos de Subjetivação Contemporâneos


Projetos de pesquisa


2003 - Atual
EduCare
Descrição: O grupo propõe a integração de estudos na área de Psicologia e Educação, desenvolvidos no curso de Psicologia da UFRGS e na Pós-Graduação de Psicologia Social e Institucional, reunindo pesquisadores, estudantes e técnicos, cujo foco tem sido estudar processos institucionais, produção de subjetividade e aspectos psicopedagógicos na relação ensino-aprendizagem. Temas como a inclusão, relação escola e comunidade, a escola como campo de trabalho e as dificuldades de aprendizagem são problematizados a partir da articulação das áreas de educação, saúde e trabalho, visando a produção de conhecimento e permanente parceria com as redes pública e privada de ensino. Os estudos produzidos pelo grupo têm como proposta a revitalização da escola e da relação da Psicologia com as instituições de ensino. O nome EduCare expressa três conceitos que inspiram a produção de conhecimento no grupo: educare (ensinar), educere (eduzir, construir conhecimento) e cuidado (no sentido Foucaultiano - como curiosidade, inquietação, vontade de saber). O grupo se compõe de pesquisadores que não se restringem a uma única orientação teórico-metodológica, o que se constitui em potencializador de problematizações e intervenções num campo e temáticas eminentemente complexos e interdisciplinares. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marisa Faermann Eizirik - Coordenador / NAIR IRACEMA SILVEIRA DOS SANTOS - Integrante / Denise Maia - Integrante / Laíssa Eschiletti Prati - Integrante / Regina Orgler Sordi - Integrante / Renata Roos - Integrante / Roselaine Machado - Integrante / Juliano Trevisan - Integrante / Cláudia Freitas - Integrante.
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Epistemologia e Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Poder e Subjetividade.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Antropologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional/Especialidade: Análise Institucional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social e Institucional.
7.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.
8.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação Psicologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1997
Destaque no Salão de Iniciação Científica 1997 - com o trabalho Liberdade e Discurso: ensaio na prática docente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
EIZIRIK, M. F.2009EIZIRIK, M. F.. Escola e Poder: em direção a uma ética da resistência permanente. Presente! (Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica), v. 17, p. 18-31, 2009.

2.
EIZIRIK, M. F.2008EIZIRIK, M. F.; TREVISAN, Juliano . A invençção do ressentimento no século XIX e os desafios da Psicologia Social no século XXI. Psicologia Ciência e Profissão, v. 28, p. 5-17, 2008.

3.
EIZIRIK, M. F.2008EIZIRIK, M. F.. Diferença e Exclusão ou a gestão de uma mentalidade inclusiva. Inclusão (Brasília), v. 4, p. 17-23, 2008.

4.
EIZIRIK, M. F.2007EIZIRIK, M. F.. O cuidado com a diferença. Revista Educação Especial (UFSM), v. 30, p. 135-146, 2007.

5.
PRATI, Laíssa Eschiletti2006PRATI, Laíssa Eschiletti ; EIZIRIK, M. F. . Da diversidade da passagem para a quinta série do ensino fundamental (prelo). Estudos de Psicologia (Campinas), 2006.

6.
PRATI, Laíssa Eschiletti2006PRATI, Laíssa Eschiletti ; EIZIRIK, M. F. . Jogos de poder, saber e verdade na passagem para a quinta série do ensino fundamental (submetido). Estudos de Psicologia (Natal), 2006.

7.
EIZIRIK, M. F.2006 EIZIRIK, M. F.. Poder, Saber e Práticas Sociais. Psico (PUCRS), Porto Alegre, v. 37, n.01, p. 23-29, 2006.

8.
TREVISAN, J.2006TREVISAN, J. ; EIZIRIK, M. F. . Da genealogia moral à moral do ressentimento: a crueldade nos bons costumes. Psicologia Ciência e Profissão, São Paulo, 2006.

9.
EIZIRIK, M. F.2003EIZIRIK, M. F.. Por que fazer pesquisa qualitatitva?. Revista Brasileira de Psicoterapia, Porto Alegre, v. 5, n.1, p. 19-32, 2003.

10.
EIZIRIK, M. F.2003EIZIRIK, M. F.. Educação e construção de mundos: por onde passa a inclusão na escola regular. Projeto, Porto Alegre, v. ano 5, n.7, p. 2-8, 2003.

11.
EIZIRIK, M. F.2001EIZIRIK, M. F.; MAIA, D. ; PACHECO, C. O. ; FREITAS, C. R. . A "onda inclusiva" ou o vento do degelo. Gazeta do Empiria, Porto Alegre, v. 2, n.2, p. 71-78, 2001.

12.
EIZIRIK, M. F.2000EIZIRIK, M. F.. Porque a diferença incomoda tanto?. Empiria, Porto Alegre, v. 1, p. 4-14, 2000.

13.
EIZIRIK, M. F.1999EIZIRIK, M. F.; FONSECA, T. M. G. . Ciência e Poder: perspectivas da psicologia social contemporânea. Revista de Ciências Humanas (Florianópolis), Florianópolis/Santa Catarina, v. 1, n.1, p. 11-20, 1999.

14.
EIZIRIK, M. F.1999EIZIRIK, M. F.. Subjetividade e Verdade, ou Un Hombre Mirando al Sudeste. Educacao, Subjetividade & Poder, Ijuí/RS, v. 6, p. 19-25, 1999.

15.
EIZIRIK, M. F.1997EIZIRIK, M. F.. Etica e Cuidado de Si. EDUCACAO, SUBJETIVIDADE E PODER, PORTO ALEGRE, v. 4, p. 36-43, 1997.

16.
EIZIRIK, M. F.1997EIZIRIK, M. F.. Dialogar Com O Misterio do Mundo: A Aventura da Complexidade Em Edgar Morin. ESTUDOS LEOPOLDENSES - SERIE EDUCACAO, v. 1, p. 49-69, 1997.

17.
EIZIRIK, M. F.1996EIZIRIK, M. F.. Psicologia: Percursos e Metamorfoses. REVISTA DA UCPEL, PELOTAS, v. 6, p. 71-78, 1996.

18.
EIZIRIK, M. F.1996EIZIRIK, M. F.. Michel Foucaul: A Agonistica do Espaco Pedagogico. EDUCACAO, SUBJETIVIDADE E PODER, PORTO ALEGRE, v. 3, p. 99-109, 1996.

19.
EIZIRIK, M. F.1996EIZIRIK, M. F.. Educacao e Producao de Verdade. PERSPECTIVA, v. 25, p. 141-151, 1996.

20.
EIZIRIK, M. F.1996EIZIRIK, M. F.. A Aventura da Diferenca Ou Porque A Diferenca Incomoda Tanto: Implicacoes Pedagogicas. SAUDE, p. 99-108, 1996.

21.
EIZIRIK, M. F.1995EIZIRIK, M. F.. Sobre A Passagem do Poder/Saber A Genealogia da Etica. CADERNOS DE SOCIOLOGIA, PORTO ALEGRE, v. 7, p. 25-58, 1995.

22.
EIZIRIK, M. F.1995EIZIRIK, M. F.. Curriculo: Estratégia Institucional de Poder Saber. SERIE DOCUMENTOS EVENTOS, v. 7, p. 43-52, 1995.

23.
EIZIRIK, M. F.1995EIZIRIK, M. F.. Michel Foucault e A Agonistica do Espaco Pedagogico: Onde Esta A Vontade de Saber. REFLEXAO E ACAO, v. 3, p. 45-59, 1995.

24.
EIZIRIK, M. F.1995EIZIRIK, M. F.. Paradigmas da Subjetividade Contemporanea. EDUCACAO, SUBJETIVIDADE & PODER, v. 2, p. 22-25, 1995.

25.
FERREIRA, N. T.1994FERREIRA, N. T. ; EIZIRIK, M. F. . Educacao e Imaginario Social: Revendo A Escola. EM ABERTO, v. 61, p. 5-14, 1994.

26.
EIZIRIK, M. F.1994EIZIRIK, M. F.. Rupturas e Intensidades: Movimentos da Formacao da Subjetividade. EDUCACAO, SUBJETIVIDADE & PODER, v. 1, p. 8-15, 1994.

27.
EIZIRIK, M. F.1991EIZIRIK, M. F.. Instituicao, Educacao e Trabalho: Elementos Para Uma Dialetica de Transformacao Social. PSICOLOGIA, CIENCIA E PROFISSAO, v. 1, p. 28-32, 1991.

28.
EIZIRIK, M. F.1988EIZIRIK, M. F.. Psicologia Hoje: Uma Analise do Que-Fazer Psicologico. PSICOLOGIA, CIENCIA E PROFISSAO, v. 01, p. 27-33, 1988.

29.
EIZIRIK, M. F.1988EIZIRIK, M. F.. A Pratica da Prevencao Em Psicologia Escolar. INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA PUCRGS, v. 16, n.02, p. 132-143, 1988.

30.
EIZIRIK, M. F.1987EIZIRIK, M. F.. Profissional Bibliotecario: Seu Papel e Sua Posicao Dentro da Unidade Universitaria.. NOTICIA BIBLIOGRAFICA DA BC/UFRGS, v. 02, n.04, p. 30-36, 1987.

31.
EIZIRIK, M. F.1986EIZIRIK, M. F.. Discrepancias Entre Intensao e Acao: O Papel das Percepcoes, Atitudes No Processode Avaliacao.. Educação (Porto Alegre), v. 11, p. 39-48, 1986.

32.
EIZIRIK, M. F.1986EIZIRIK, M. F.. O Dilema das Organizacoes Entre A Busca da Inovacao e O Medo de Mudar Reflexoes Sobre Administracao e Mudanca.. PSICOLOGIA, REFLEXAO E PESQUISA, v. 01, n.01, p. 22-31, 1986.

33.
EIZIRIK, M. F.1986EIZIRIK, M. F.. Uma Experiencia de Consultoria Em Uma Organizacao Escolar. ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA, v. 38, n.02, p. 178-185, 1986.

34.
EIZIRIK, M. F.1984EIZIRIK, M. F.. Distorcoes Perceptuais Em Situacoes Educacionais: Teoria e Exemplos. EDUCACAO E REALIDADE, v. 09, n.03, p. 7-18, 1984.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
EIZIRIK, M. F.. Michel Foucault - um pensador do presente. 2. ed. Ijuí, RS: Unijui, 2005. 173p .

2.
EIZIRIK, M. F.; COMERLATO, Denise . A escola (in)visível: jogos de poder, saber e verdade. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. 135p .

3.
EIZIRIK, M. F.. Michel Foucault: um pensador do presente. Ijuí: Unijuí, 2002. v. 1. 160p .

4.
EIZIRIK, M. F.. Educação e escola: a aventura institucional. Porto Alegre: AGE, 2001. 179p .

5.
EIZIRIK, M. F.; COMERLATO, Denise . A Escola (In)Visivel: Jogos de Poder/Saber/Verdade. PORTO ALEGRE: UFRGS, 1995. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
EIZIRIK, M. F.. Sobre o tempo e o apredner. In: Portella, Fabiani Ortiz; Bridi, Fabiane Romanio de Souza. (Org.). Aprendizagem: tempos e espaços do aprender. 1ªed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2008, v. , p. 31-41.

2.
EIZIRIK, M. F.. Á sombra de Eros e Anteros, ou o cuidado com a diferença. In: Sociedade Psicanalítica de porto Alegre. (Org.). Psicanálise e Cultura. 1ªed.São Paulo: Casa do psicólogo, 2007, v. , p. 279-299.

3.
EIZIRIK, M. F.. A inclusão como dispositivo. In: Secretaria de Educação Especial. (Org.). Ensaios Pedagógicos: IV Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília: Mistério da Educação, 2007, v. , p. 39-48.

4.
EIZIRIK, M. F.. Dispositivos de Inclusão: Invensão ou espanto?. In: Claudio Roberto Baptista. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. 1ªed.Porto Alegre: Mediação, 2006, v. , p. 31-42.

5.
EIZIRIK, M. F.. É preciso inventar a inclusão. In: Nize Maria Campos Pellanda; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen; Klaus Schlünzen Junior. (Org.). Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. 1ed.Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2004, v. , p. -.

6.
EIZIRIK, M. F.. O Poder das Palavras. In: Tania Mara Galli Fonseca e Deise Juliana Francisco. (Org.). Formas de ser e habitar a contemporaneidade. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000, v. 1, p. 99-108.

7.
EIZIRIK, M. F.. Lutas, ambiguidades, tensões: professoras em construção (Prefácio). In: DEMOLY, Karla. (Org.). O Lugar da Professora na Escola: mecanismos institucionais de poder-saber. 1ed.Ijuí: Unilivros, 1999, v. 1, p. 9-10.

8.
EIZIRIK, M. F.. (Re)Pensando a Representação Social da Escola: um olhar epistemológico. In: TEVES, N.; RANGEL, M.. (Org.). Representação social e Educação: temas e enfoques contemporâneos de pesquisa. 1ed.São Paulo: Papirus, 1999, v. 1, p. 115-130.

9.
EIZIRIK, M. F.. Subjetividade e Verdade: como atuam os jogos do poder e do saber?. In: Elizabeth de Melo Bomfim. (Org.). Psicologia Social: horizontes contemporâneos. 1ed.Belo Horizonte: ABRAPSO, 1999, v. 1, p. 164-173.

10.
EIZIRIK, M. F.. Por Uma Pedagogia Social do Imaginario (Prefácio). In: Denise Comerlato. (Org.). OS TRAJETOS DO IMAGINARIO E A ALFABETIZACAO DE ADULTOS. PELOTAS: EDUCAT, 1998, v. , p. 13-18.

11.
EIZIRIK, M. F.; COMERLATO, Denise . A Escola (In)Visivel: Notas Para Professores. In: Silva, L.H.; Azevedo, J.C.; Santos, E.S.. (Org.). NOVOS MAPAS CULTURAIS, NOVAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS. PORTO ALEGRE: SULINA, 1996, v. , p. 185-195.

12.
EIZIRIK, M. F.. As Relacoes Entre Saber e Poder Nas Diversas Dimensoes da Escola. In: Ester Pillar Grossi. (Org.). PAIXAO DE APRENDER. PETROPOLIS: VOZES, 1992, v. , p. 35-41.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
EIZIRIK, M. F.. A travessia da felicidade. Revista da Academia Passo-Fundense de letras, p. 62 - 63, 01 dez. 2008.

2.
EIZIRIK, M. F.. A travessia da felicidade. Zero Hora, Porto Alegre, p. CadCult-3 - 3, 24 nov. 2007.

3.
AL, C. F. E. ; EIZIRIK, M. F. ; SANTANNA, C. ; TOILLIER, O. ; BECKER, F. ; BIEHL, K. . Escola: espaço de aprendizagem das relações de poder. Educação em Revista, Porto Alegre, p. 29 - 35, 01 maio 2006.

4.
EIZIRIK, M. F.. Democratização na escola - como as relações perceptivas e de poder marcam as práticas pedagógicas. Revista do professor, Porto Alegre, p. 46 - 48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
EIZIRIK, M. F.. Inclusão: tessituras de um campo complexo. In: Seminário Nacional de Arte e Educação, 2004, Montenegro. Anais do Seminário Nacional de Arte e Educação. Montenegro: Fundação Municipal de Artes de Montenegro, 2004. v. 1. p. 16-26.

2.
EIZIRIK, M. F.. À Sombra de Eco(s) e Narciso(s): dilemas e desafios dos modos de subjetivação contemporâneos. In: XVII Seminário Nacional de Arte e Educação, 2003, Montenegro. Montenegro: Fundarte, 2003. v. 1. p. 51-56.

3.
EIZIRIK, M. F.. Uma Psicologia das Frestas. In: Eros e solidão: um incessante drama humano - VIII Jornada da Sociedade de Psicologia do RS, SPRS, 1999, Porto Alegre.

4.
EIZIRIK, M. F.. Subjetividade e verdade, ou un hombre mirando al sudeste. In: XXVII Congresso Interamericano de Psicologia, 1999, Caracas.

5.
EIZIRIK, M. F.. O Pensamento de Foucault e a Educação. In: Foucault e a Educação - PPG Educação Brasileira/ UFC, 1999, Fortaleza.

6.
EIZIRIK, M. F.. Psicologia e Educação: uma invenção (im)possível. In: Redesenhando a Psicologia em busca de novos Fazeres - VI Semana Acadêmica de Psicologia e V Psicoarte/ UNISINOS, 1999, São Leopoldo/RS.

7.
EIZIRIK, M. F.. O Trágico e o Efêmero: tópicos contemporâneos. In: Quando o fazer inventa modos de vida: instrumentos para práticas singulares/ Oficina Psi - IPS Pichon-Rivière - Espaço Estar, 1999, Porto Alegre/RS.

8.
EIZIRIK, M. F.. Debate sobre o filme: O Inventor de Ilusões. In: Cinema e Pesquisa/ PROPESQ e PROEXT - UFRGS, 1999, Porto Alegre/RS.

9.
EIZIRIK, M. F.. Tópicos sobre Educação e contemporaneidade. In: Aula Inaugural para Professores do Colégio Israelita Brasileiro/ Programa de Formação Permanente, 1999, Porto Alegre/RS.

10.
EIZIRIK, M. F.. A História da Loucura na Perspectiva de Foucault. In: Estágios Curriculares do Hospital Psiquiátrico São Pedro, 1999, Porto Alegre/RS.

11.
EIZIRIK, M. F.. A dimensão institucional da Escola e a presença do psicólogo. In: Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, 1999, Porto Alegre/RS.

12.
EIZIRIK, M. F.. Instituições e Práticas Sociais: Ou de Como Pensar Em Estratégia Conspirativa Em Torno de Um Projeto. In: Novos territórios, novas paisagens em Psicologia Social e Institucional, 1998. PPGPSI/UFRGS. Porto Alegre.

13.
EIZIRIK, M. F.. Verdade e Subjetividade ou Un Hombre Mirando Al Sudeste. In: Tela de cinema com palco de debates: saúde mental um olhar a ser redescoberto, 1998. SMS/PA. Porto Alegre.

14.
EIZIRIK, M. F.. Ciência e Poder: Perspectivas de Psicologia Social Contemporanea. In: VII Simpósio de pesquisa e intercâmbio científico, 1998. ANPEPP. Gramado.

15.
EIZIRIK, M. F.. Grupos e Instituições: poder, ética e subjetividade. In: 18 semana Científica - Hospital de Clinicas de Porto Alegre, 1998, Porto Alegre.

16.
EIZIRIK, M. F.. Violência Simbólica nas relações. In: Seminário para Professores - SEC e SS /RS, 1998, Porto Alegre.

17.
EIZIRIK, M. F.. O Poder das Palavras: A arte do Poder e o Poder da Arte. In: Cartografia Social - Arte, Psicologia e Filosofia em Questão, 1998, Porto Alegre. PPGPSI/UFRGS, 1998.

18.
EIZIRIK, M. F.. Formas de ser e habitar na contemporaneidade. In: Curso de Extensão do Dep. de Psicologia Social e Institucional /UFRGS, 1998, Porto Alegre. PPGPSI/UFRGS.

19.
EIZIRIK, M. F.. Cartografias do Social: arte, psicologia e filosofia em questão. In: Curso de Extensão do Departamento de Psicologia Social e Institucional/ UFRGS, 1998, Porto Alegre, 1998.

20.
EIZIRIK, M. F.. Desafio da Diferenca e da Complexidade Na Sala de Aula. In: Qualidade na sala de aula, 1997. SINEPE/RS. Porto Alegre.

21.
EIZIRIK, M. F.. Etica e Cuidado de Si: Movimentos da Subjetividade. In: Saberes e subjetividade na contemporaneidade / NESPE - UFRGS, 1996, Porto Alegre.

22.
EIZIRIK, M. F.. Os Tempos do Cuidado: Deslocamentos da Subjetividade. In: A subjetividade na travessia do século / UFSM, 1996, Santa Maria / RS.

23.
EIZIRIK, M. F.. Ciencia, Poder e Modos de Subjetivacao. In: I JORNADA DO SERVICO DE PSIQUIATRIA DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL PRESIDENTE VARGAS / FFCM, 1996. PORTO ALEGRE.

24.
EIZIRIK, M. F.. A Sociedade e o Poder. In: A JUSTICA FEDERAL E A SOCIEDADE / AJURIS, 1996, Porto Alegre.

25.
EIZIRIK, M. F.. Entre O Fato e O Relato: Cartografando Estrategias Institucionais de Poder. In: II COLOQUIO DA COLONIA, 1996, Uruguai.

26.
EIZIRIK, M. F.. Educação e Produção de Verdade. In: 19 Reunião da ANPED, 1996. Caxambú.

27.
EIZIRIK, M. F.; COMERLATO, D. . A Escola (In)Visavel: Notas Para Professores. In: NOVOS MAPAS CULTURAIS, NOVAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS - SEMINARIO INTERNACIONAL / SMED-PMPA, 1996, Porto Alegre. PORTO ALEGRE.

28.
EIZIRIK, M. F.. Institução:Ética, Perversão e Modos de Subjetivação. In: COLOQUIO DA SOCIEDADE DE PSICOLOGIA/RS, 1996, Porto Alegre.

29.
EIZIRIK, M. F.. Psicologia: Percursos e Metamorfoses. In: AULA INALGURAL DO CURSO DE PSICOLOGIA / UCPEL, 1996, Pelotas/ RS.

30.
EIZIRIK, M. F.. Educar O Especial: A Aventura da Diferenca - Por Que A Diferenca Incomoda Tanto. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO / PMPA, 1995, Porto Alegre.

31.
EIZIRIK, M. F.. Foucault e A Genealogia da Etica. In: PALESTRA DO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS ESPECIALIZADOS - FACED/UFRGS, 1995, Porto Alegre.

32.
EIZIRIK, M. F.. A Escola (In) Visivel: Redes de Poder Saber. In: PALESTRA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO - PMPA, 1995, Porto Alegre.

33.
EIZIRIK, M. F.. Morin e o Problema Epistemologico da Complexidade.. In: CURSO DA HISTORIA DA FILOSIFIA DAS CIENCIAS/UFRGS, 1994, Porto Alegre/RS.

34.
EIZIRIK, M. F.. Do Poder-Saber Para Uma Genealogia da Etica. In: SEMINARIO DO PPGEDU-UFRGS, 1994, Porto Alegre.

35.
EIZIRIK, M. F.. Os Desafios da Diferença Na Formação de Professores.. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMACAO DE PROFESSORES NOS PAISES LINGUA EEXPRESSAO PORTUGUESAS., 1993. AVEIRO, PORTUGAL.

36.
EIZIRIK, M. F.. O Que é Ciencia?. In: PROJETO UNICIENCIA/PROPESP/UFRGS., 1993, Porto Alegre.

37.
EIZIRIK, M. F.. Semana Academica do Pos-Graduacao Em Educacao/Ufrgs.. In: POS-GRADUACAO EM EDUCACAO/UFGRS., 1993. PORTO ALEGRE, RS.

38.
EIZIRIK, M. F.. Instituicao e Violencia.. In: SEMINARIO VIOLENCIA E CIDADANIA/PROPESP/UFRGS., 1993, Porto Alegre.

39.
EIZIRIK, M. F.. Redes de Poder e Disciplinamento Na Formação Do(A) Enfermeiro(A).. In: SEMINARIO NA ESCOLA DE ENFERMAGEM/REFORMULACAO DO CURRICULO., 1993. PORTO ALEGRE, RS.

40.
EIZIRIK, M. F.. Rupturas e Intensidades: Movimentos da Produção de Subjetividades.. In: JORNADA ANUAL DO INSTITUTO PICHON-RIVIERE, 1993. PORTO ALEGRE, RS.

41.
EIZIRIK, M. F.. Integrando Personalidade e Psicologia Social. In: PSICO- INST. PSIC./PUCRGS, 1992. PORTO ALEGRE.

42.
EIZIRIK, M. F.. Relações de Poder na Escola ou Embate Entre Os Discursos de Fora e Os Discursos de Dentro.. In: PROJETO ESCOLA COMPETENTE, SINDICATO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS., 1992. SANTA MARIA, RS.

43.
EIZIRIK, M. F.. Sobre A Representatividade dos Conselhos: Quem Pode Falar Pela Maioria silenciosa.. In: MESA REDONDA: RELACOES DE PODER NA SOCIEDADE CIVIL., 1992. PORTO ALEGRE, RS.

44.
EIZIRIK, M. F.. Indivíduo, Família ,Sociedade: Emergências e (Re)Construções.. In: ENCONTRO DE ESTUDANTES E DOCENTES DE PSICOLOGIA/PUCRGS., 1992. PORTO ALEGRE, RS.

45.
EIZIRIK, M. F.. Da Lei A Perversão: Um Percurso de Poderes e Saberes.. In: II JORNADA DE PSICOLOGIA DO RS, 1992. PORTO ALEGRE, RS.

46.
EIZIRIK, M. F.. Pesquisa Qualitativa. In: PALESTRA NO DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA DA FAMED/UFRGS, 1992. PORTO ALEGRE, RS.

47.
EIZIRIK, M. F.. Metálogo: Por que A Diferença Incomoda Tanto?. In: SEMINARIO: DIVERSIDADE/DIFERENCA NOS ESTUDOS BASICOS DEBAS/FACED/UFRGS, 1992. PORTO ALEGRE, RS.

48.
EIZIRIK, M. F.. Relações de Poder nas Escolas - Curso Sobre Democratização nas Escolas.. In: JORNADA DE ESTUDOS PEDAGOGICOS, 1991. PORTO ALEGRE, RS.

49.
EIZIRIK, M. F.. Processos Auto-Destrutivos nas Instituções.. In: XV JORNADA SUL-RIOGRANDENSE DE PSIQUIATRIA DINAMICA, 1991. GRAMADO, RS.

50.
EIZIRIK, M. F.. Democratização nas Escolas: Uma Fala Para Professores.. In: JORNADA DE ESTUDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, 1991. PORTO ALEGRE, RS.

51.
EIZIRIK, M. F.. Integrando Personalidade e Psicologia Social.. In: I SEMINARIO DE PSICOLOGIA DO CONE SUL- INST. DE PSIC./PUCRGS, 1991. PORTO ALEGRE, RS.

52.
EIZIRIK, M. F.. Understanding The Playing: A Glance On Movement, Imagination And Freedom A Essential Categories Of Learning.. In: NINTH INTERNATIONAL HUMAN CONFERENCE, 1990. QUEBEC, CANADA..

53.
EIZIRIK, M. F.. Dialogo em Torno de um Paradigma: O Processo de Avaliação.. In: I JORNADA DE PSICOPEDAGOGIA, 1990. PORTO ALEGRE, RS.

54.
EIZIRIK, M. F.. A Formacao da Subjetividade e o Trabalho. In: CURSO DE ESPECIALIZACAO SOBRE TRABALHO E SUBJETIVIDADE/UFRGS, 1990. PORTO ALEGRE, RS.

55.
EIZIRIK, M. F.. Pesquisa Institucional: Abordagem Metodológica.. In: SEMINARIO SOBRE METODOLOGIA - MESTRADO EM PSICOLOGIA/UFRGS, 1990. PORTO ALEGRE, RS.

56.
EIZIRIK, M. F.. Poder e Subjetividade nas Instituções.. In: CONFERENCIA DA APSICONOR (ASSOCIACAO DOS PSICOLOGOS DO NORDESTE), 1990. CAXIAS, RS.

57.
EIZIRIK, M. F.. Poder e Subjetividade nas Instituções.. In: CURSO DA SOCIEDADE DE PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, 1990. PORTO ALEGRE, RS.

58.
EIZIRIK, M. F.. Alguns Aportes para uma Psicologia Social da Infância: Um Estudo sobre o Brincar.. In: XXII CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA, 1989. BUENOS AIRES, ARGENTINA.

59.
EIZIRIK, M. F.. The Erosion Of School: A Phenomenological Study Of The Institutional Conflict.. In: EIGHT INTERNATIONAL HUMAN SCIENCE CONFERENCE, 1989. AARHUS, DINAMARCA.

60.
EIZIRIK, M. F.. Institução, Educação e Trabalho. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PSICOLOGIA DO TRABALHO - CRP/7A.REGIAO, 1988. PORTO ALEGRE, RS.

61.
EIZIRIK, M. F.. A Pratica de Prevenção Em Psicologia Escolar. In: V ENCONTRO DE PSICOLOGOS ESCOLARES DO RS- INST. PSIC. PUCRGS, 1988. PORTO ALEGRE, RS.

62.
EIZIRIK, M. F.. Profissional Bibliotecário: Seu Papel e Sua Posção Dentro da Unidade Universitária.. In: NOTICIA BIBLIOGRAFICA DA BC/UFRGS, 1987. PORTO ALEGRE, RS.

63.
EIZIRIK, M. F.. A Erosão da Escola: Um Estudo de Caso das Vivências e Percepções de Um Conflito Institucional.. In: XXI CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA - SIP, 1987. HAVANA, CUBA.

64.
EIZIRIK, M. F.. Psicologia Hoje: Uma Análise Histórica, Filosófica e Social do Que- Fazer Psicológico.. In: IV JORNADA DE PSICOLOGIA DO RS, 1987. PORTO ALEGRE, RS.

65.
EIZIRIK, M. F.. Discrepâncias Entre Intenção e Ação: O Papel das Percepções, Atitudes e Expectativas No Processo de Avaliação.. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE ENSINO-CPG/EDU/UFRGS, 1985. PORTO ALEGRE, RS.

66.
EIZIRIK, M. F.. Estudo sobre A Influência da Percepção Social em Situações Educacionais. In: XIX CONGRESSO INTERAMERICANO DE PSICOLOGIA-SIP, 1983. QUITO, EQUADOR.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
EIZIRIK, M. F.; PRATI, Laíssa . A fragilização do vínculos e a escola contemporânea. In: VI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia / II Congresso Latino Americano de Psicopedagogia, 2003, São Paulo. Psicopedagogia:um portal para a inserção social. São Paulo: ABPP, 2003. p. 62-63.

2.
EIZIRIK, M. F.; PRATI, Laíssa . A fragilização dos Vínculos e a Escola contemporânea. In: XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003, Porto Alegre. XII Encontro Nacional da ABRAPSO, 2003.

3.
EIZIRIK, M. F.. A Construção do conhecimento na pedagogia da inclusão. In: III Congresso Internacional de Educação Popular e XII Seminário Internacional de Educação Popular, 2002, Santa Maria, RS, BR. III Milênio - Educar par que?, 2002. v. 1. p. 23.

4.
EIZIRIK, M. F.. O cuidado de si: atravessamentos da subjetividade. In: VIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Intercâmbio Científico, 2000, Serra Negra, SP, 2000. v. 1. p. 183.

5.
EIZIRIK, M. F.; MATOS, R. L. ; PACHECO, C. O. ; SANTIBANEZ, C. ; MAIA, C. M. ; STEYER, V. E. . Música, poesia e subjetividade: masculino e feminino em Anna Akmatova e Rita Lee Jones. In: 51 Reunião Anual da SBPC, 1999, Porto Alegre/RS.

6.
EIZIRIK, M. F.; MAIA, C. M. ; PACHECO, C. O. ; SANTIBANEZ, C. ; MATOS, R. L. ; STEYER, V. E. . Um Olhar sobre o Masculino e o Feminino: visitando algumas Histórias em quadrinhos. In: 51 Reunião Anual da SBPC, 1999, Porto Alegre?RS.

7.
EIZIRIK, M. F.; TORRES, T. J. R. O. ; MAIA, C. M. ; OLIVEIRA, G. F. ; MAZZOCHI, N. . Liberdade e Discurso: Ensaios Na Pratica Docente. In: IX Salão de iniciação científica/ UFRGS, 1997, Porto Alegre. Porto Alegre.

8.
EIZIRIK, M. F.. Subjetividade e Verdade: Como Atuam Os Jogos do Poder e do Saber?. In: IX Encontro Nacional de Psicologia Social / ABRAPSO, 1997, Belo Horizonte.

9.
EIZIRIK, M. F.; CASTRO, A. B. ; OLIVEIRA, G. F. ; MAZZOCHI, N. . Modos de Subjetivação do estagário de Pedagogia e Licenciatura em Psicologia: Um Estudo Sobre O Futuro Profissional Na Prática. In: VIII SALAO DE INICIACAO CIENTIFICA / UFRGS, 1996, Porto Alegre.

10.
EIZIRIK, M. F.. Michel Foucault e A Agonistica do Espaco Pedagogico: Onde Esta A Vontade de Saber. In: XVIII REUNIAO ANUAL DA ANPED, 1995, Caxambu.

11.
EIZIRIK, M. F.; OLIVEIRA, G. F. ; PACHECO, C. O. ; SIMIONI, M. C. ; GUTERRES, D. R. ; MAIA, D. S. ; MAZZOCHI, N. . Adentrando a (Pré)Escola: um estudo sobre as palavras e as coisas. In: VII Salão de Iniciação Científica / UFRGS, 1995, Porto Alegre/RS.

12.
EIZIRIK, M. F.. Curriculo: Estrategia Institucional de Poder-Saber.. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPED - A CONSTRUCAO DO SUCESSO ESCOLAR II, 1994, Salvador/ Bahia.

13.
EIZIRIK, M. F.; PACHECO, C. O. ; MAIA, D. ; MAZZOCHI, N. P. ; OLIVEIRA, G. F. ; SIMIONI, M. C. . Quem Esta Falando Na Educacao?. In: VI SALAO DE INICIACAO CIENTIFICA/UFRGS, 1994, Porto Alegre.

14.
EIZIRIK, M. F.; SIMIONI, M. C. ; MAZZOCHI, N. ; MAIA, D. ; SANTOS, S. R. . A Organização Secreta: os poderes invisíveis da Escola. In: V Salão de Iniciação Científica / UFRGS, 1993, Porto Alegre/RS.

15.
EIZIRIK, M. F.. A Aventura Metodológica: Dilemas da Complexidade e As Exigências da Academia.. In: 44 REUNIAO ANUAL DA SBPC, 1992. SAO PAULO, SP.

16.
EIZIRIK, M. F.; SIMIONI, M. C. ; SANTOS, S. R. C. ; DIOGO, O. S. . Passeio pela Escola e pelo Bairro: incursão no mundo dos lugares permitidos e proibidos dos alunos. In: IV Salão de Iniciação Científica / UFRGS, 1992, Porto Alegre/RS.

17.
EIZIRIK, M. F.. A Problemática Institucional e a Dimensão do Poder nas Escolas.. In: 43 REUNIAO DA SBPC, 1991. RIO DE JANEIRO, RJ.

18.
EIZIRIK, M. F.. Saúde e Educação Popular Na América Latina. In: 42 REUNIAO ANUAL DA SBPC, 1990. PORTO ALEGRE, RS.

19.
EIZIRIK, M. F.. O Papel da Escola Na Prevenção de Disturbios de Aprendizagem: Reflexões Educacionais de uma Psicóloga.. In: VIII REUNIAO DA ANPED, 1985. SAO PAULO, SP.

Apresentações de Trabalho
1.
EIZIRIK, M. F.. Limites e possibilidades do trabalho interdisciplinar em saúde mental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
EIZIRIK, M. F.. Conversando com quem gosta de ensinar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
EIZIRIK, M. F.. Quem tem medo da complexidade e da simplicidade?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
EIZIRIK, M. F.. ESCOLAMUNDO: Uma escola inclusiva parta uma cidade inclusiva.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
EIZIRIK, M. F.. A vida é urgente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
EIZIRIK, M. F.. Ética, vínculo, Valorização da vida. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
EIZIRIK, M. F.. Do ensinar ao aprender na diversidade: compromissos, perspectivas e desafios. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
EIZIRIK, M. F.. Cultura, Estrangereidade e diferença. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
EIZIRIK, M. F.. O cuidado Humano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
EIZIRIK, M. F.; RAMOS, S. P. ; ZAVASCHI, M. L. ; AZAMBUJA, M. R. F. . Como a psicanálise pode contribuir para a compreensão dos grandes problemas atuais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
EIZIRIK, M. F.. Escola, ética e gestação do futuro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
EIZIRIK, M. F.. I Simpósio Leopoldense de Prevenção em Saúde, Educação e Cidadania. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
EIZIRIK, M. F.. A invenção da escola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
EIZIRIK, M. F.. Relações Interpessoais na Escola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
EIZIRIK, M. F.. Temas contemporâneos em saúde mental, educação e cidadania: violência, traumas/abuso e depressão e o desafio da escola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
EIZIRIK, M. F.. Ética e cuidado: o trabalho no hospital. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
EIZIRIK, M. F.. O teatro da subjetividade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
EIZIRIK, M. F.. A Força dos Vínculos no Processo de Aprendizagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
EIZIRIK, M. F.; PRATI, Laíssa . A fragilização dos vínculos e a escola contemporânea. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
EIZIRIK, M. F.. Ética, inclusão e subjetividade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
EIZIRIK, M. F.. Ética e cuidado: o trabalho no hospital. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
EIZIRIK, M. F.. Painel:Mário Osório Marques - vida e obra. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
EIZIRIK, M. F.. Atividade de Extensão Universitária Efeito Foucault. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
EIZIRIK, M. F.. Apresentação do Catálogo da 6ª Mostra de Artes. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
EIZIRIK, M. F.. Modos de subjetivação e relações de poder. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
EIZIRIK, M. F.; FREITAS, C. R. ; MAIA, D. S. ; PACHECO, C. O. . A invenção e devires da inclusão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
EIZIRIK, M. F.; MAIA, D. S. . Educar e incluir. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
EIZIRIK, M. F.. História e concepções de Loucura. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
FREITAS, C. R. ; EIZIRIK, M. F. . Sobre as práticas: a inclusão em processo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
FREITAS, C. R. ; EIZIRIK, M. F. . Sobre as práticas: a inclusão em processo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
EIZIRIK, M. F.. Incusão e Exclusão no ambiente escolar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
EIZIRIK, M. F.. A contribuição do psicólogo na escola atual. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

33.
EIZIRIK, M. F.. Ética e relações de poder. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
EIZIRIK, M. F.. Os atravessamentos da subjetividade contemporânea. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
EIZIRIK, M. F.. Psicologia e Educação: uma invenção (im)possível?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
EIZIRIK, M. F.. Mulher Professora em Escola Especial. Ijuí, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
EIZIRIK, M. F.. Catálogo da 6ª Mostra de Artes. Porto Alegre: Escola Municipal Lygia Morrone Averbuck, 2001 (Apresentação).

3.
EIZIRIK, M. F.. Educação, Subjetividade e Poder. Ijuí/RS: UNIJUI, 1999 (Editorial).

4.
EIZIRIK, M. F.; ZANELLA, A. V. . Prefácio. Florianópolis, SC, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
EIZIRIK, M. F.. Educação, Subjetividade e Poder. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 1998 (Editorial).

6.
EIZIRIK, M. F.. Educação, Subjetividade e Poder. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 1997 (Editorial).

7.
EIZIRIK, M. F.. Educação, Subjetividade e Poder. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1996 (Editorial).

8.
EIZIRIK, M. F.. Educação, Subjetividade e Poder. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1995 (Editorial).

9.
EIZIRIK, M. F.. Educação, Subjetividade e Poder. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1994 (Editorial).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
EIZIRIK, M. F.. Assessoria às coordenações pedagógicas das escolas da rede municipal de ensino de Gravataí. 2004.

2.
EIZIRIK, M. F.. Consultora Ad Hoc do Periódico: Psico - Revista Semestral da Faculdade de Psicologia do PUCRS. 2003.

3.
EIZIRIK, M. F.. Membro Assessor do Comitê Multidisciplinar da FAPERGS - desde março/ 2002. 2002.

4.
EIZIRIK, M. F.. ANPED (Comitê Científico). 2000.

5.
EIZIRIK, M. F.. Consultora Ad Hoc do Periódico: Psicologia em Estudo. 1999.

6.
EIZIRIK, M. F.. Membro do Comitê Assessor de Psicologia e Educação. 1998.

7.
EIZIRIK, M. F.. Consultora Ad Hoc do periódico: Cadernos de Educação. 1996.

8.
EIZIRIK, M. F.. Consultora Ad Hoc da PROPESQ/ UFRGS. 1990.

Trabalhos técnicos
1.
EIZIRIK, M. F.. Membro no comitê Assessor na área de INTERDISCIPLINAR. 2003.

2.
EIZIRIK, M. F.. Analisando os dispositivos escolares de inclusão: um recorte das práticas. 2001.

3.
EIZIRIK, M. F.. Trágico e efêmero- leituras contemporâneas sobre o masculino e o feminino. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
EIZIRIK, M. F.. Saúde Mental. 2004. .

2.
EIZIRIK, M. F.. Conhecimento, pesquisa e bioética. 2004. (Disciplina).

3.
EIZIRIK, M. F.. Educação e Inclusão: vozes e perspectivas - a abordagem de Michel Foucault. 2004. (Seminário em disciplina de Pós-Graduação).

4.
EIZIRIK, M. F.. Ética e cuidado: o trabalho no hospital. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Publicação Online).

5.
EIZIRIK, M. F.; CANEPPELE, Maria Cristina G de Lima . Conhecimento, pesquisa e bioética. 2003. (Disciplina).

6.
EIZIRIK, M. F.. Como combater n(o) presente?. 2002. (Proferiu palestra em Colóquio de Pesquisa).

7.
EIZIRIK, M. F.. Relação professor aluno e novos paradigmas em educação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
EIZIRIK, M. F.. Gazeta do Empiria. 2001. (Editoração/Periódico).

9.
EIZIRIK, M. F.. Analisando os dispositivos escolares de inclusão: um recorte das práticas. 2001. (Relatório de pesquisa).

10.
EIZIRIK, M. F.. Gazeta do Empiria. 2000. (Editoração/Periódico).

11.
EIZIRIK, M. F.. Trágico e efêmero - leituras contemporâneas sobre o masculino e o feminino. 2000. (Relatório de pesquisa).

12.
EIZIRIK, M. F.. EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE & PODER. 1999. (Editoração/Periódico).

13.
EIZIRIK, M. F.. EDUCAÇÃO,SUBJETIVIDADE & PODER. 1998. (Editoração/Periódico).

14.
EIZIRIK, M. F.. EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE & PODER. 1997. (Editoração/Periódico).

15.
EIZIRIK, M. F.. EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE & PODER. 1996. (Editoração/Periódico).

16.
EIZIRIK, M. F.. EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE & PODER. 1995. (Editoração/Periódico).

17.
EIZIRIK, M. F.. EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE & PODER. 1994. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Silvana Marta Tumelero. O exercício do poder em gestão universitária. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
EIZIRIK, M. F.; FONSECA, T. M. G.; Perrone, C.. Participação em banca de Fabiana Tomazzoni da Costa. Reflexões do corpo nas atuais políticas de saúde mental. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
PELLANDA, Nize Maria; EIZIRIK, M. F.; RIEDL, Mario. Participação em banca de Dionisio Júlio Beskow. Neoliberalismo e a construção do sujeito contemporâneo: um dilema para o desenvolvimento regional. 2004. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

4.
EIZIRIK, M. F.; SORDI, R. O.; Oliveira , C.; Neves, R. Participação em banca de Rosane Lombardi. Adições às drogas: o desencontro de uma ilusão. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
LUZ, A. M. H.; EIZIRIK, M. F.; MENEGUEL, S. N.; OLINTO, B. A.. Participação em banca de Solange Maria Seidl Gomes. Vivências maternas sobre a participação da doula no parto. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

6.
STEPHANOU, M.; EIZIRIK, M. F.; FISCHER, N. B.; XAVIER, M. L. M.. Participação em banca de Simone Gonzalez Gomes. Concepções de alunos e alunas sobre o sujeito professor: falas e cenas da convivência. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
KREUTZ, J. R.; EIZIRIK, M. F.; FONSECA, T. M. G.; Oliveira , C.; AXT, M.; Passos, E.. Participação em banca de José Ricardo Kreutz. In(ter)venções em campo de devastação: um problema e três estudos clínicos no pátio de Hospital Psiquiátrico São Pedro. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
NUNHOZ, A. V.; EIZIRIK, M. F.; MEYER, Dagmar Estermann; PARDO, Eliane Ribeiro. Participação em banca de Angélica Vier Nunhoz. Diferença ou deficiência? Reflexões que problematizam a função normalizadora/normatizadora da instituição escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
WICKERT, L. F.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Luciana Fim Wickert. Desemprego e juventude: jovens em busca do primeiro emprego. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
RIBEIRO, C. J. S.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Carlos José Simões Ribeiro. Plano Grupal transdisciplinar: cartografando uma equipe de saúde mental. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
REFFATTI, L. V.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Lucimara Vizzotto Reffatti. Geografia, educação e apropriação psicosocial dos lugares. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
OLIVEIRA, G. P.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Glaucimara Pires de Oliveira. Significações imaginárias de educadoras especiais em relação à escolha profissional: as lembranças da memória educativa. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
SANTOS, N. M. W.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Nádia Maria Weber Santos. A tênue fronteira entre a saúde e a doença mental: um estudo de casos psiquiátricos à luz da Nova História Cultural (1937-1950). 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
MAIRESSE, D.; EIZIRIK, M. F.; Sousa, E. L. A.; Santos, J. V. T.. Participação em banca de Denise Mairesse. Empresa familiar/família empresarial: (des) dobramentos da herança. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
PAGOT, Â. M.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Ângela Maria Pagot. O cotidiano da loucura: palavras de inclusão e exclusão. 2000. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
NEVES, J. M. D. A.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de José Mário d´Avila Neves. A produção da governabilidade na gestão do trabalho no serviço público - uma contribuição para análise das relações de trabalho. 2000. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
FREITAS, C. R.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Cláudia Rodrigues de Freitas. Mulher-professora em escola especial: ecos, vozes e marcas da diferença. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Teses de doutorado
1.
EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de CláudiamRodrigues de Freitas. Corpos que não param: criança, TDH e Escola. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
DELGADO, A. F.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Andréa Ferreira Delgado. A Invenção de Cora Coralina na batalha das memórias. 2003. Tese (Doutorado em História Cultural - IFCH) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FARE, M. L.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Mônica de la Fare. A prática de produção de conhecimento "no" e "desde" o serviço social - cinco textos para uma tese. 2002. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
DALPIAZ, L. H.; FARE, M. L.; EIZIRIK, M. F.; ZILLES, U.; PAVIANI, J.. Participação em banca de Mónica de La Fare. Tensões paradigmáticas na prática de pesquisa - o serviço social como analisador. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em Serviço Social Mestra) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Outros tipos
1.
LOMBARDI, R.; EIZIRIK, M. F.; SORDI, R. O.; OLIVEIRA, C.; FONSECA, T. M. G.. Participação em banca de Rosane Lombardi. Adições às drogas: o desencontro de uma ilusão. 2003. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
GIACOMEL, A. E.; EIZIRIK, M. F.; FONSECA, T. M. G.; STEPHANOU, M.; PERRONE, C. M.. Participação em banca de Angélica Elisa Giacomel. A resistência dos desfiliados: narrativas na contramão da história. 2003. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
ENGELMAN, S.; EIZIRIK, M. F.; Neves, R; Benevides, R. D.. Participação em banca de Selda Engelman. Reciclando modos de trabalhar, modos de subjetivar no HPSP- Cartografia de uma nova suavidade. 2002. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
KREUTZ, J. R.; EIZIRIK, M. F.; Oliveira , C.; Passos, E.; Pesavento, S.. Participação em banca de José Ricardo Kreutz. Narrativas dos tempos dos loucos e da loucura intercessoras da psicologia contemporânea. 2002. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
OLIVEIRA, G. P.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Glaucimara Pires de Oliveira. Significações imaginárias de educadoras especiais em relação à escolha profissional: as lembranças da memória educativa. 2000. Outra participação, Universidade Federal de Santa Maria.

6.
WICKERT, L. F.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Luciana Fim Wickert. Desemprego e Juventude: jovens em busca do primeiro emprego. 2000. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
RIBEIRO, C. J. S.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Carlos José Simões Ribeiro. O grupal como campo transdisciplinar - cartografando uma equipe de saúde mental. 2000. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
MAIA, C. M.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Christiane Martinatti Maia. Brincar, não brincar: eis a questão? Um estudo sobre o brincar do portador de altas habilidades. 1999. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
FREITAS, C. R.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Cláudia Rodrigues de Freitas. Mulher-professora de escola especial: porque optam e permanecem trabalhando com alunos deficientes?. 1996. Outra participação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
DOTTI, C. M.; EIZIRIK, M. F.. Participação em banca de Corina Michelon Dotti. Mulheres Professoras: percurso de construção de suas concepções sobre si mesma, seu fazer docente, sua formação acadêmica. 1993. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
EIZIRIK, M. F.; NARDI, H. C.; MARASCHIN, C.; ANDREOLI, G. S.. Comissão de Bolsas para a seleção de bolsistas referente a cota 2003. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
24 semana científica do HCPA.A pesquisa em psicologia no hospital. 2004. (Encontro).

2.
XVIII Seminário Nacional de Arte e Educação.Currículo e práticas pedagógicas em educação e arte. 2004. (Seminário).

3.
XVIII Seminário Nacional de Arte e Educação.E a diferença faz diferença?. 2004. (Oficina).

4.
XVIII Seminário Nacional de Arte e Educação.Como pensar uma "nova" estética de educação?. 2004. (Outra).

5.
XVIII Seminário Nacional de Arte e Educação.Currículo e Sala de Aula; escolhas para a inclusão social. 2004. (Outra).

6.
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. IV Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EIZIRIK, M. F.. Atividade de Extensão Universitária Efeito Foucault. 2002. (Outro).

2.
EIZIRIK, M. F.. 2º Colóquio- Invenção e Devires da Inclusão. 2001. (Outro).

3.
EIZIRIK, M. F.. 1º Colóquio: O cotidiano da educação inclusiva; desafios e conquistas. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Juliano Trevisan. (Em elaboração). Início: 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Renata Roos. Amores de Chão. Início: 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Renata Amélia Roos. A criação de si e os encontros amorosos no contemporâneo. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

2.
Juliano Fontana Trevisan. Nietzsche e o Ressentimento: um estudo em Psicologia Social. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

3.
Laíssa Eschiletti Prati. Escola e modos de subjetivação: um estudo da passagem da quarta para a quinta série do ensino fundamental. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

4.
Paulo Fossatti. Formar e educar: do governo e dos modos de ser Lassalista. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

5.
Suelci Neusa Kern Hickel. As viragens da diferença - escola especial e produção de verdade. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

6.
Fábio Alexandre Moraes. Abrindo a porta da casa dos loucos (ou: para ativar a potência dos fluxos).. 2000. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

7.
Daniela da Cunha Calsa. Amor, sexo e vulnerabilidade: um estudo com sujeitos soropositvos para o HIV. 2000. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

8.
MARIA LUIZA MOREIRA COELHO. Aprender e Ensinar Língua Portuguesa (ou: para reatar a sintaxe do rio). 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

9.
ROSÁRIA SPEROTTO PERUZZO. Abrigo de Menores: Hibridações na Constituição de Si. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

10.
ALEXANDRE DE OLIVEIRA HENS. Educação e conhecimento: derivas da diferença, nomadismo e estrangereidade. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

11.
KARLA DO AMARAL DEMOLY. O Lugar da Professora Na Escola: Mecanismos Institucionais de Poder-Saber. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

12.
DENISE MARIA COMERLATO. Os Trajetos do Imaginário e a Educação de Adultos. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

13.
CARLA DE OLIVEIRA PACHECO. Re)Educação Para a Cidadania: Um Estudo Sobre Alcoolistas e Grupos De auto-ajuda.. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

14.
DENISE DA SILVA MAIA. O Conceito de Criança Na Pré-Escola: Poder, Gênero, Subjetividade. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

15.
MARCELA ROJAS MENDEZ. Aids e Produção de Subjetividade: Avatares Humanos de Uma Educacao Silenciosa.. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

16.
EVERTON GONCALVES DE AVILA. Conventos Femininos: (Re)Formas de Subjetividade (Poderes, Saberes e Fazeres).. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

17.
MARIA CELIA DETONI. Subjetividade e Conjugalidade: Aprendizagens Contemporâneas dos Afetos.. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

18.
NAIR IRACEMA SILVEIRA DOS SANTOS. A Ação do Psicólogo Na Escola: Desafios e Contradições.. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

19.
Jorge Alberto Soares Barcellos. A Pedagogia do Eros: Territórios, Vida Cotidiana e Saber Nos Projetos de Implantação da Educação Sexual em Porto Alegre.. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

20.
ELIANA DOS ANJOS FURTADO. O Mito do Amor Ao Trabalho: Paradoxos da Construção da Subjetividade.. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

21.
ANA LUCIA DUARTE SALDANHA. Dilemas e Controvérsias de Uma Reforma Curricular: Um Estudo no Ensino-médico.. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

22.
MARIE JANE SOARES CARVALHO. Mulher Profissão Professora: Acaso Ou Necessidade?. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

23.
HELOISA BRILHANTE DE SAO JOSE. Disciplinas Básicas do Ensino Superior: (Des)Encontros e (Des)Conhecimentos.. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

24.
NEY ROBERTO VATIMO BRUCK. A Pedagogia da Exclusão: Um Estudo Sobre A Vida de Internados e A Ação (Des)Educativa Numa Instituição Psiquiátrica.. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

Tese de doutorado
1.
ARCANJO PEDRO BRIGGMANN. Dispositivo escolar e ensino de língua portuguesa. 2000. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

2.
Lúcia Maria Vaz Perez. Dos Saberes pessoais à Visibilidade das Formas. 1999. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

3.
Maria Stephanou. Tratar e Educar: discursos médicos nas primeiras décadas do século XX. 1999. 0 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

4.
ELIANE RIBEIRO PARDO. Abrir as palavras: porque a escrita pode rir também. 1998. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

5.
MARIO OSORIO MARQUES. Educação/ Interlocução, Aprendizagem/ Reconstrução de Saberes. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

6.
VALESKA FORTES DE OLIVEIRA. Imaginário Social e Escola de Segundo Grau: Significações de Adolescentes. 1995. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marisa Faermann Eizirik.

7.
NEDISON FARIA. Práticas Educativas: Desencantos e Esperanças. 1995. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marisa Faermann Eizirik.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 9:36:06