Vágner Ricardo de Araújo Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8318876461732888
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Possui licenciatura em Física (1986), mestrado em Educação (1993) e doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (2017), todos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência nas áreas de ensino de Física, nível médio e superior e de Engenharia. Foi coordenador de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNIFEB: subprojeto interdisciplinar. Coordenou cursos de Engenharia Mecânica e licenciaturas em Física, Matemática e Química do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB. Atualmente é professor de Física do Instituto Federal de São Paulo - IFSP, campus Catanduva e coordenador do curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental I. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vágner Ricardo de Araújo Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, V. R. A.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Catanduva.
Rua Pastor José Dutra de Moraes
Distrito Industrial Antônio Zácaro
15808305 - Catanduva, SP - Brasil
Telefone: (17) 35249710
URL da Homepage: http://www.ifsp.edu.br/index.php/11-catanduva.html


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Fóruns de negociações simulados: uma estratégia didática no ensino de engenharia, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Carlos Roberto Massao Hayashi.
Palavras-chave: Fóruns de negociações simulados; Ensino de engenharia; Ciência, tecnologia e sociedade.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1993
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Um método para a proposição de fórmulas matemáticas no ensino de Física,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Dácio Rodney Hartwig.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Método; Ensino; Física; Fórmulas; Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1987 - 1988
Aperfeiçoamento em Clube de Ciencia e Cultura. (Carga Horária: 180h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Clube de Ciência. Ano de finalização: 1988.
Orientador: Dietrich Schiel.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1981 - 1986
Graduação em Licenciatura Plena Em Física.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2004 - 2004
Construindo instrumentos de avaliação. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, UNIFEB, Brasil.
2003 - 2003
Introdução à didática do ensino superior. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, UNIFEB, Brasil.
2000 - 2000
Qualidade Total. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2000 - 2000
O Atendimento do Novo Milênio. (Carga horária: 4h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1998 - 1998
Sensibilização da qualidade. (Carga horária: 4h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1987 - 1987
III Curso de atualização científica em ensino. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1987 - 1987
Projeto Ipê. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação, SEE-SP, Brasil.
1985 - 1985
I Curso de atualização científica. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de curso de Pós-Graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Curso de Pós-graduação Lato Sensu: Saberes e práticas docentes no ensino fundamental I.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2017 - Atual
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física 1
Laboratório de Física 1
02/2017 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II
06/2016 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I
06/2016 - 12/2016
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, UNIFEB, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 19

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador da área de Ciências Exatas, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de departamento, Carga horária: 2
Outras informações
Chefe de departamento de Física junto as faculdades de Ciências e Engenharia

Atividades

8/1989 - 05/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental I
Física Experimental II
Física I
Física II
Fundamentos e Práticas Pedagógicas de Física
Instrumentação para o ensino de Física
08/2003 - 02/2005
Direção e administração, Faculdades Unificadas FEB, .

Cargo ou função
Vice-Coordenador.
3/1994 - 2/2000
Direção e administração, Faciba, Física.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

Faculdades Integradas Fafibe, FAFIBE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

3/1999 - 12/2004
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral I
Física Geral II
Introdução à Física

Organização Educacional Nomelini, OEN, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor - Nível Médio, Carga horária: 12
Outras informações
Sistema Anglo de Ensino


Centro Educacional Stenar, CES, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor - Nível Médio, Carga horária: 6
Outras informações
Sistema Objetivo de Ensino


Centro de Atividades Pedagógicas, CAP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor - Nível Médio, Carga horária: 8


Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Nível Médio, Carga horária: 12


EEPSG Prof. Henrique Morato, SEE - SP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Nível Médio, Carga horária: 12


Instituto de Educação de Matão, IEM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor - Nível Médio, Carga horária: 12
Outras informações
Sistema Anglo de Ensino


Anhanguera Educacional Ltda, ANHANGUERA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 3


Prefeitura Municipal de Matão, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Nível Médio, Carga horária: 6



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Flexibilidade interpretativa da tecnologia no ensino de engenharia
Descrição: Diante de uma percepção linear, neutra e determinista da tecnologia, o projeto busca contribuir para a elaboração de um guia metodológico com a participação de alunos de engenharia de uma instituição privada do interior do Estado de São Paulo, criando um ambiente propício à debates acerca do desenvolvimento tecnológico, com ênfase nos aspectos controversos e na identificação de grupos sociais relevantes. Tal metodologia visa estimular reflexões críticas e apontar para a flexibilidade interpretativa da tecnologia, bem como sua complexidade multidirecional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Vágner Ricardo de Araújo Pereira - Coordenador.
2012 - 2013
Aplicação da ANT em uma turma de Engenharia de uma Instituição Privada no Brasil
Descrição: Descrição: A teoria ANT tem sido apontada como uma forma interessante de se trabalhar um ensino CTS em cursos de engenharia. Pois, ao trabalhar com controvérsias, procura-se tanto a sensibilização dos alunos sobre as assimetrias que o nosso mundo mostra, como também o desenvolvimento de habilidades que proporcionando-lhes ferramentas para serem capazes de explorar estas questões através de um exercício de pesquisa. Porém a literatura tem sempre apresentado casos de alunos bem preparados, quase sempre em grandes centros europeus de ensino. Gostaríamos de aplicar a mesma metodologia em uma instituição de ensino superior brasileira para levantar os problemas, assim como as contribuições dessa metodologia para o ensino CTS na nossa realidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Vágner Ricardo de Araújo Pereira - Integrante / LACERDA NETO, J. C. N. - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Método científico no ensino básico: uma estratégia didática com experimentos de Física
Descrição: O objetivo principal da proposta é desenvolver uma estratégia didática com experimentos de Física que propicie discussões sobre o método científico, com destaque ao raciocínio do controle de variáveis, construção e interpretação de gráficos e análise de relações lineares e não lineares entre estudantes de nível básico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Vágner Ricardo de Araújo Pereira - Coordenador / Victor Travagin Sanches - Integrante.
2016 - 2016
Elaboração de experimentos para laboratório de Física 1
Descrição: Construir materiais didáticos, experimentais e teóricos, para o curso de Engenharia de Controle e Automação, para a disciplina de Laboratório de Física 1, do IFSP Campus Catanduva, de acordo com o Projeto Pedagógico. O curso está em processo de implantação, com previsão de iniciar no primeiro semestre de 2017. Projeto completo disponível em: .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Vágner Ricardo de Araújo Pereira - Coordenador / André Mangetti Grub - Integrante.


Outros Projetos


2015 - 2016
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - subprojeto interdisciplinar
Descrição: O objetivo principal do projeto é elaborar ações que, além de possibilitar uma iniciação à docência, procuram viabilizar o fortalecimento do vínculo entre a escola pública e o UNIFEB em um trabalho de parceria para a melhoria do desempenho dos alunos da educação básica. Essa parceria também se concretiza na coparticipação dos professores da educação básica na formação dos futuros professores, tornando as escolas públicas protagonistas no processo formativo dos licenciandos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Vágner Ricardo de Araújo Pereira - Coordenador / Terezinha Maia Martincowski - Integrante / Lindamar Maria de Souza - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciência, Tecnologia e Sociedade.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, V. R. A.2016PEREIRA, V. R. A.; HAYASHI, C. R. M. . COMUNIDADE DE PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, p. 204-222, 2016.

2.
PEREIRA, V. R. A.2016PEREIRA, V. R. A.; HAYASHI, C. R. M. . Fóruns de Negociações Simulados no Ensino de Engenharia: Análise de uma estratégia didática. Revista Iberoamericana de Ciencia Tecnología y Sociedad (En Línea), v. 11, p. 239-265, 2016.

3.
PEREIRA, V. R. A.2016PEREIRA, V. R. A.; HAYASHI, C. R. M. ; FERRARI JUNIOR, R. . Ensino de engenharia e inovação tecnológica: como estimular a capacidade de inovar?. Revista Tecnologia e Sociedade (Online), v. 12, p. 111-128, 2016.

4.
LACERDA NETO, J. C. N.2014LACERDA NETO, J. C. N. ; PEREIRA, V. R. A. ; POLASTRINI, R. B. ; POLASTRINI, G. B. . Uma proposta de atividade sócio-técnica para o ensino de engenharia. Ciência e Cultura (Barretos), v. 10, p. 89-100, 2014.

5.
LACERDA NETO, J. C. N.2012LACERDA NETO, J. C. N. ; PEREIRA, V. R. A. . As perspectivas da teoria ator rede em cursos de engenharia. Ciência e Cultura (Barretos), v. 8, p. 51-58, 2012.

6.
PEREIRA, V. R. A.2012PEREIRA, V. R. A.; LACERDA NETO, J. C. N. . Problemas Geradores de Discussões (PGDs) no laboratório de Física para cursos de engenharia. Revista Iluminart, v. 4, p. 43-54, 2012.

7.
PEREIRA, V. R. A.2007PEREIRA, V. R. A.; LACERDA NETO, J. C. N. ; GALVÃO, D. M. . Percepções dos estudantes do ensino médio sobre o ensino de Física nas escolas da cidade de Barretos. Ciência e Cultura (Barretos), v. 2, p. 16-26, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, V. R. A.. Comunidade de Prática (CoP) no Ensino de Engenharia: em busca de novas metodologias. In: Wanda Aparecida Machado Hoffmann. (Org.). Gestão do Conhecimento: múltiplas compreensões. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2015, v. , p. 303-320.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, V. R. A.; AGGARWAL, L. P. F. . Vale a pena fazer licenciatura em Física no ISE-UNIFEB?. Revista Fatto!, Barretos - SP, p. 12 - 12, 01 abr. 2013.

2.
PEREIRA, V. R. A.. A Física da panela de pressão. O Diário, Barretos, 04 dez. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, V. R. A.; HAYASHI, C. R. M. . Análise de argumentos no ensino de Engenharia. In: XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville-SC. XLV Cobenge 2017, 2017.

2.
PEREIRA, V. R. A.; PIOLHO, F. A. P. . Engenharia: uma visão ampliada da profissão. In: XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2017, Joinville-SC. XLV Cobenge 2017, 2017.

3.
PEREIRA, V. R. A.; HAYASHI, C. R. M. . Flexibilidade interpretativa da tecnologia no ensino de Engenharia. In: SINECT - IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa - PR. Anais SINECT 2014, 2014.

4.
PEREIRA, V. R. A.. Racionamento de Energia ou racionamento de Entropia? Um estudo sobre este conceito em um curso de licenciatura plena em Física.. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba - PR. Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003. p. 1678-1684.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. B. ; PEREIRA, V. R. A. . Desenvolvimento e análise de um trilho de ar para laboratório didático de Física. In: IV CONEPT - Congresso de Educação Profissional Tecnológica do IFSP, 2018, Araraquara - SP. ANAIS DO CONEPT, 2018. p. 2448-2994.

2.
PEREIRA, V. R. A.; Sanches, V. T. . Comunidade de Prática e Laboratório de Física. In: III Congresso de Ensino de Graduação - UFSCar, 2017, São Carlos - SP. Anais do Congresso de Ensino de Graduação 2017, 2017. p. 171-175.

3.
Sanches, V. T. ; PEREIRA, V. R. A. . Desenvolvimento de práticas experimentais de Física: uma atividade interdisciplinar e de extensão. In: III Congresso de Ensino de Graduação - UFSCar, 2017, São Carlos - SP. Anais do Congresso de Ensino de Graduação 2017, 2017. p. 176-180.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, V. R. A.; HAYASHI, C. R. M. . Fóruns de negociações simulados no ensino de engenharia: análise de uma estratégia didática. In: 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos - SP. Anais da 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015.

2.
SANTOS, D. F. ; PEREIRA, V. R. A. . Inovação tecnológica: análise de TCCs em um curso de Engenharia Química. In: 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos. Anais da 67ª Reunião Anual da SBPC, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
PERUZZI, A. P. ; MARTINKOWSKI, P. M. ; SILVA, A. M. B. ; PEREIRA, V. R. A. . Formação do Engenheiro com foco na criatividade intrínseca do aluno - O uso do conceito de disciplinas transversais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, V. R. A.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 2016.

2.
PEREIRA, V. R. A.. Reestruturação do laboratório de Física do Unifeb. 2009.

3.
PEREIRA, V. R. A.. Óptica no Ensino de Ciências - Teia do Saber. 2006.

4.
PEREIRA, V. R. A.. Física Térmica no Ensino de Ciências - Teia do Saber. 2005.

5.
PEREIRA, V. R. A.. Produção de vídeo didático - Uma estratégia alternativa no ensino de Física - Teia do Saber. 2003.

6.
PEREIRA, V. R. A.. Laboratório de Informática no Ensino de Física - Teia do Saber. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, V. R. A.. Apostila de Física Experimental. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Física).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEREIRA, V. R. A.; MAZOTE, M.C.S.G.; BASCONI, T. C. F.. Participação em banca de Mirla Gonçalves Franco de Azevedo Sizinando. Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino Fundamental I: uma revisão de literatura. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fundamental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BIANCO, L.; ODA, G.; PEREIRA, V. R. A.. Participação em banca de Natan Robinson Rosa Martins e Eliene Cordeiro de Jesus.Aumento da eficiência no setor de manutenção com aplicação do método 5S. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

2.
MARTINCOWSKI, P.; PEREIRA, V. R. A.; ODA, G.. Participação em banca de Antonio Milhorati Neto e André Luiz Oliveira dos Santos.Benefícios da utilização do programa 5S para a gestão da qualidade nas empresas: uma revisão bibliográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

3.
BAZONI, D. O.; PEREIRA, V. R. A.; OLIVEIRA JUNIOR, A. B.. Participação em banca de Luana Rizzo e Tailon Silva Vaz Paterra.Sistema de vedação: conceituação e principais aplicações para anéis O´Ring, gaxetas, retentores e selos mecânicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

4.
MARANGONI, A. C.; PEREIRA, V. R. A.; OLIVEIRA JUNIOR, A. B.. Participação em banca de Bruno Luis Faioto e Juslei Adriano Candeia.Aplicação de manutenção preditiva como ferramenta para redução de custos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

5.
GERALDO, L. P.; SILVA, J. C.; PEREIRA, V. R. A.. Participação em banca de Mara Lúcia Teodoro Calônico.Aplicação da técnica de mamografia para diagnóstico precoce do câncer de mama.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

6.
PEREIRA, V. R. A.; LACERDA NETO, J. C. N.; FONSECA, J. S. M.. Participação em banca de Guilherme Henrique da Silva.Jogos de realidade virtual como auxílio no processo ensino-aprendizagem de matemática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

7.
PEREIRA, V. R. A.. Participação em banca de Raphael H. Moreira.Uma visão geral sobre Educação à distância e formação continuada de professores no Brasil: conceitos e definições.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

8.
PEREIRA, V. R. A.. Participação em banca de Guilherme Eduardo Diniz e Rafael Justino da Silva.Opinião de Docentes acerca do ensino de Física do município de Barretos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

9.
PEREIRA, V. R. A.. Participação em banca de César Augusto da Silva.Ensino de Astronomia: A construção de um analema nas séries iniciais do ensino básico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

10.
PEREIRA, V. R. A.. Participação em banca de Nara Rocha Martins de Arruda.Investigação da contaminação de águas e sedimentos por mercúrio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

11.
PEREIRA, V. R. A.. Participação em banca de Daniel Calocci Marcicano.Um estudo sobre a relevância do enfoque CTS na aprendizagem dos conceitos de calor e temperatura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

12.
PEREIRA, V. R. A.. Participação em banca de Natália Veloso.Análise da mudança conceitual sobre a natureza da Ciência num curso de História da Ciência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

13.
PEREIRA, V. R. A.. Participação em banca de Janaína Freitas Fiorezi.Análise do desenvolvimento das competências de leitura e escrita de alunos ingressantes nas licenciaturas da FEB. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

14.
PEREIRA, V. R. A.. Participação em banca de Rogério Victor Carreira de Melo.Elaboração e teste de atividades de ensino de campo eletromagnético. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PEREIRA, V. R. A.. Processo seletivo de docente no curso de Engenharia Mecânica para a disciplina Metrologia. 2011. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

2.
PEREIRA, V. R. A.. Processo seletivo de docente no curso de Engenharia de Produção para a disciplina de Custos Industriais. 2011. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

3.
PEREIRA, V. R. A.. Processo seletivo de docente no curso de Engenharia Mecânica para a disciplina Cálculo Diferencial e Integral I. 2011. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

4.
PEREIRA, V. R. A.. Processo seletivo de docente no curso de Engenharia de Produção para a disciplina de Processos de Produção II. 2011. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

5.
PEREIRA, V. R. A.. Processo seletivo de docente no curso de Engenharia Mecânica para a disciplina Métodos Computacionais. 2011. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

6.
PEREIRA, V. R. A.. Seleção para provimento de professor para a disciplina Introdução à Engenharia. 2009. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

7.
PEREIRA, V. R. A.. Seleção para provimento de professor para a disciplina Técnicas de Redação e Oratória. 2009. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

8.
PEREIRA, V. R. A.. Seleção para provimento de professor para a disciplina Desenho Técnico. 2009. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

9.
PEREIRA, V. R. A.. Seleção para provimento de professor para a disciplina Cálculo Diferencial e Integral 1. 2009. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

10.
PEREIRA, V. R. A.. Seleção para provimento de professor para a disciplina Álgebra e Geometria Analítica. 2009. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

11.
PEREIRA, V. R. A.. Seleção para provimento de professor para a disciplina Ciências Humanas e Sociais. 2009. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

12.
PEREIRA, V. R. A.. Seleção para provimento de professor para a disciplina Fundamentos da Matemática. 2009. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

13.
PEREIRA, V. R. A.. Seleção para provimento de professor para a disciplina Computação para a Engenharia. 2009. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.

14.
PEREIRA, V. R. A.. Seleção para provimento de professor para a disciplina História da Educação. 2009. Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Educação.Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental I: uma revisão de literatura. 2018. (Encontro).

2.
II Encontro de Educação.Conteúdos de Física de um livro didático de Ciências do primeiro ano do Ensino Fundamental I. 2018. (Encontro).

3.
I Mostra PeEx.Trilho de ar: desenvolvimento e análise para fins didáticos. 2018. (Outra).

4.
II IF Ciência. Interdisciplinaridade no ensino superior: uma proposta didática. 2017. (Congresso).

5.
XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. ANÁLISE DE ARGUMENTOS NO ENSINO DE ENGENHARIA. 2017. (Congresso).

6.
II Seminário de Iniciação à Docência: SID PIBID UNIFEB.PIBID: Um olhar além do ensino tradicional. 2016. (Seminário).

7.
II Seminário de Metodologias e Práticas Inovadoras no UNIFEB.Controvérsias sociotécnicas: o debate como estratégia didática no ensino de Engenharia. 2015. (Seminário).

8.
I Seminário de Iniciação à Docência: SID PIBID UNIFEB.Desafios da prática docente na educação básica. 2015. (Seminário).

9.
I Seminário de Metodologias e Práticas Inovadoras.Problemas Geradores de Discussões. 2014. (Seminário).

10.
IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Flexibilidade interpretativa da tecnologia no ensino de engenharia. 2014. (Simpósio).

11.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Racionamento de Energia ou racionamento de Entropia? Um estudo sobre este conceito em um curso de licenciatura plena em Física.. 2003. (Simpósio).

12.
XXVII Semana Científica e Cultural de Física e Matemática.Ensino de Física. 2003. (Outra).

13.
Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Avaliação do desempenho em Física de um grupo de alunos de uma escola técnica Estadual. 1998. (Encontro).

14.
IX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Proposição da fórmula matemática referente a resistência elétrica de um fio sob uma sequencia de tabelas. 1991. (Simpósio).

15.
XV Semana de Ciências.Ensino de Física no segundo grau. 1991. (Outra).

16.
Semana da Educação: Universidade e Formação de Professores. 1990. (Outra).

17.
VII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1987. (Simpósio).

18.
XIX Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional.Experimentoteca: Tecnologia de baixo custo no ensino de Ciências. 1987. (Seminário).

19.
VI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 1985. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Martincowski, T.M. ; Souza, L.M. ; PEREIRA, V. R. A. . I Seminário de Iniciação à Docência - SID/PIBID. 2015. (Outro).

2.
PEREIRA, V. R. A.; MARANGONI, A. C. ; SILVA, A. M. B. ; LUCAS, R. D. . IV Semana científica e cultural do curso de Engenharia Mecânica. 2012. (Outro).

3.
PEREIRA, V. R. A.. Semana Científica e Cultural do curso de Física da FEB. 2008. (Outro).

4.
PEREIRA, V. R. A.. Semana Científica e Cultural do curso de Física da FEB. 2005. (Outro).

5.
PEREIRA, V. R. A.. Semana Científica e Cultural do curso de Física da FEB. 2004. (Outro).

6.
PEREIRA, V. R. A.. V Olimpíada Brasileira de Astronomia. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mirla Gonçalves Franco de Azevedo Sizinando. Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Fundamental: uma revisão de literatura. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu: Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fund) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

2.
Nayara Ramos. Livro didático no Ensino Fundamental: uma análise sobre os conteúdos de Física. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu: Saberes e Práticas para a Docência no Ensino Fund) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Gomes Crespo. O uso de imagens e da internet no ensino de Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

2.
Gilberto Batista Polastrini. Uso da teoria Ator-Rede (ANT) na elaboração de atividades de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) em curso de Engenharia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

3.
Lucas Canevarolo Pesquero. A metodologia PGD no ensino de Física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

4.
Adilan dos Reis Rizério de Araújo. Reflexões sobre o ensino de Eletromagnetismo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

5.
João Paulo Martins Tobaruela Ortiz. O software Modellus como ferramenta no ensino de Física no nível médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

6.
Ildeberto de Oliveira Nascimento. A inserção das novas tecnologias da informação e comunicação nas ações de formação continuada do magistério público paulista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

7.
Daiane Martins Galvão. Avaliação da percepção do aluno sobre o ensino de Física. Um estudo entre alunos da terceira série do ensino médio na cidade de Barretos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

8.
José Heraldo de Lima Júnior. A compreensão de gráficos de cinemática no ensino médio. Um estudo realizado na cidade de Pontal - SP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

9.
Rita C. Morasco, Murilo P. Paiva e José Renato de Almeida. Concepções espontâneas sobre força e movimento - Física Newtoniana. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

10.
Maira Cristina de Souza Marçon e Sílvia Quemello Marson. Ensino de Entropia. 2002. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

11.
Marcos Reis Pereira de Souza e Júnior César Alves Santana. Ensino de Ondulatória utilizando uma cuba de ondas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

12.
Valter Turole. Utilização de um rotor no ensino de cinemática. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

Iniciação científica
1.
Felipe Boragina da Silva / Henrique Nascimento da Silva. Desenvolvimento e análise de um trilho de ar para laboratório de Física. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFSP. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

2.
Bárbara Mendes Queiroz. A incorporação de borracha reciclada de pneus na pavimentação asfáltica. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

3.
Débora Federici dos Santos. Ensino de engenharia e inovação tecnológica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Gabriel Inácio Pontin. Ciclo de palestras no ensino médio. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Orientador: Vágner Ricardo de Araújo Pereira.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LACERDA NETO, J. C. N.2014LACERDA NETO, J. C. N. ; PEREIRA, V. R. A. ; POLASTRINI, R. B. ; POLASTRINI, G. B. . Uma proposta de atividade sócio-técnica para o ensino de engenharia. Ciência e Cultura (Barretos), v. 10, p. 89-100, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 24:25:12