Cassia Cordeiro Furtado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0332630687796918
  • Última atualização do currículo em 24/11/2018


Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, pela Universidade de Aveiro e Universidade do Porto, em Portugal (2013). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Especialização em Usuário, na Universidade Federal de Paraíba. Graduação em Biblioteconomia e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão. Professora Associado I da Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Biblioteconomia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design-PPGDg/UFMA, linha de pesquisa: Design e Produtos Multimídia, Design Informação e Comunicação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPA. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia ? LEDMID. Atua nas áreas: web 2.0, web 3.0, redes sociais, plataformas digitais, biblioteca 2.0, biblioteca 3.0, biblioteca digital, leitura e livros digitais, design da informação, ergonomia informacional, design de serviços, geração Z e geração alpha, biblioteca escolar, literatura infantil, metodologia da pesquisa, pesquisa científica e educação básica. ID Orcid: orcid.org/0000-0002-3682-1519 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cassia Cordeiro Furtado
Nome em citações bibliográficas
FURTADO, C.;Furtado, Cassia Cordeiro

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Biblioteconomia.
Avenida dos Portugueses
Anjo da Guarda
65085581 - São Luís, MA - Brasil
Telefone: (98) 32728424
URL da Homepage: www.ufma.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Título: Rede Social de Leitores e Escritores Juniores ? Portal Biblon A integração social on-line como catalisador da leitura, criação, expressão e partilha, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Lídia de Jesus Oliveira.
Coorientador: Armando Malheiro da Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar; Educação; INTERNET; Tecnologias da Informação; Pesquisa escolar; Portal Biblon.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteca Escolar.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2000
Mestrado em Ciências da Informação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A Biblioteca Escolar no Sistema Educacional da Sociedade da Informação,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Walda Antunes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar; Bibliotecas Farol da Educação; Bibliotecas farol do Saber; Educação; Sociedade da Informação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1984 - 1984
Especialização em Biblioteconomia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1980 - 1987
Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
1980 - 1983
Graduação em Biblioteconomia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Publicar em revistas científicas internacionais.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2011 - 2011
Extensão universitária em Introdução à análise de redes sociais.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2011 - 2011
Extensão universitária em Análise quantitativa de dados com o SPSS: estatíst.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2009 - 2009
Extensão universitária em Workshop de Investigação Científica.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

09/2013 - Atual
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Conceitos de Design aplicados a Produtos Multimídias
Tópicos Especiais em Design da Informação
2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Design, .

Cargo ou função
Membro Permanente do Colegiado do Mestrado em Design.
2007 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais, Departamento de Biblioteconomia.

Atividade de extensão realizada
Projeto de Revitalização da Biblioteca da Academia Maranhense de Letras.
2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais, Centro de Ciências Sociais.

Atividade realizada
Coordenadora da Disciplina "Estágio Curricular".
07/1992 - Atual
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arquivo
Biblioteca pública e escolar
Estudo dos Usuários
Informática para educação
Metodologia da pesquisa pedagógica I
Metodologia científica
Metodologia da pesquisa pedagógica II
Organização de unidade de informação
Organização do trabalho escolar
2004 - 2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Biblioteconomia.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Biblioteconomia, como representante da disciplina Estágio Curricular.
2006 - 2007
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais, Departamento de Biblioteconomia.

Atividade de extensão realizada
Projeto Laboratório de Ensino de Biblioteconomia - LEBI.
1995 - 1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Biblioteconomia.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Biblioteconomia.

Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista

Atividades

06/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Fapema, .


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, na modalidade Aperfeiçoamento, desenvolvendo pesquisa sobre "Tratamento das informações relevantes nos documentos de circulação restrita do Programa Grande Carajás".


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Monção, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professor Assistente I, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 10


Universidade Ceuma, UNICEUMA, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Bibliotecário, Enquadramento Funcional: Bibliotecário, Carga horária: 40

Atividades

1990 - 1990
Serviços técnicos especializados , Biblioteca, .

Serviço realizado
Bibliotecário.

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Permanente, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI



Linhas de pesquisa


1.
biblioteca digital
2.
rede social
3.
livro digital
4.
Leitura Digital, Partilha Literária, Internet, Inclusão Digital, Competência Literária, Geração Z, Geração Nativos Digitais, Tecnologia nas Escolas
5.
Professores e Tecnologia, Leitura Digital, Computadores e Escolas


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O Uso de Dispositivos Móveis por Alunos do Educação Básica das Escolas Públicas de São Luis
Descrição: OBJETIVOS: ? Conhecer o processo de alfabetização digital dos alunos; ? Identificar o uso dos dispositivos móveis pelos alunos da Educação Básica; ? Identificar os conteúdos acessados através dos dispositivos móveis pelos alunos da Educação Básica; ? Identificar práticas de uso dos dispositivos móveis como recurso lúdico e /ou para a aprendizagem pelos alunos no contexto escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cassia Cordeiro Furtado - Coordenador / Anne Ramayhara Mendes - Integrante.
2016 - Atual
O Uso do Computador e a Internet para Leitura Literária Digital nas Escolas Públicas da Educação Básica
Descrição: Objetivos: ? Conhecer as práticas de leitura literária dos alunos; ? Conhecer o processo de alfabetização digital dos alunos; ? Identificar práticas de uso dos recursos da internet para a leitura literária dos alunos; ? Identificar o uso dos laboratórios de informática das escolas, para o uso da internet como incentivo à leitura; ? Identificar práticas de uso dos recursos da internet para a leitura literária dos alunos no contexto escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cassia Cordeiro Furtado - Coordenador / Silvestre Matos de Carvalho - Integrante / Diego Bil Silva Barros - Integrante.
2015 - 2016
Leitura, Informação, Literatura e Livros Digitais no Contexto Dos Educandos do Ensino Fundamental
Descrição: O projeto tem como objetivos: * Conhecer o processo de alfabetização digital dos alunos; * Identificar percepções e práticas de uso dos recursos da internet; * Identificar percepções e práticas (pessoais e educacionais) de uso da literatura e livros digital; * Analisar a introdução de livros digitais, do Portal Biblon, no incentivo a leitura, criação, expressão e partilha literária para alunos do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cassia Cordeiro Furtado - Coordenador / Carla Jeane dos Santos Castro - Integrante / Anne Ramayhara Mendes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.
2015 - 2016
Leitura, Informação, Literatura e Livros Digitais no Contexto dos Educadores do Ensino Fundamental
Descrição: OBJETIVOS  Conhecer a influência da temática TIC na formação inicial e na formação continuada dos professores;  Identificar práticas (pessoais e profissionais) de uso dos recursos da internet dos professores;  Identificar percepções e práticas (pessoais e profissionais) de uso da leitura e informação digital;  Identificar percepções e práticas (pessoais e profissionais) de uso da literatura e livros digital;  Analisar a percepção do docente sobre seu aluno ?nativo digital?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cassia Cordeiro Furtado - Coordenador / Carla Jeane dos Santos Castro - Integrante / Anne Ramayhara Mendes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.
2014 - 2016
Livros Digitais, sistemas hipermidiáticas e partilha literária para leitores infantis
Descrição: Um dos grandes desafios da contemporaneidade é a compreensão, decodificação das novas gerações, cada vez mais imersas no mundo digital e, principalmente, estimular e desenvolver nas crianças e adolescentes competências de leitura e produção, visto que são competências transversais, altamente promotoras do sucesso escolar e social. Nesse sentido, o projeto objetiva analisar a introdução de livros digitais e novos sistemas hipermidiáticos no incentivo a leitura, criação, expressão e partilha literária, como potencializadores dos processos ensino, aprendizagem e de criação de conhecimento para alunos do ensino fundamental. Para tal, é necessário estudar e desenvolver interfaces adequadas a esse público, bem como estratégias de interação e partilha, de modo a os tornarem sensíveis e atraídos a esse ambiente onde a leitura é promovida. Por outro lado, há também necessidade de capacitar os professores a usarem esses ambientes digitais on-line para a promoção da leitura, escrita e demais formas de expressão, de modo cativante e provocante, tornando-os eficazes e eficientes na formação das novas gerações. A pesquisa terá como instrumento principal o Portal Biblon e será desenvolvida em escolas do Ensino Fundamental, onde serão trabalhadas três escolas da Rede Pública Estadual do Maranhão e o Colégio Universitário - COLUN, sediadas no município de São Luís ? Maranhão-Brasil. O Portal Biblon é uma biblioteca digital de literatura infantil e juvenil da língua portuguesa, cujo foco é oportunizar a formação de uma rede social entre os utilizadores, a partir das interações proporcionadas em torno do texto literário. A equipe de pesquisadores é composta por professores doutores da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, abrangendo o Departamento de Biblioteconomia - DEBIB e o Programa de Pós-Graduação em Design - PPGDG, em parceria com docentes da Universidade de Aveiro - UA, Portugal, do Departamento de Comunicação e Arte - DeCA. Os principais descritores da investigação são; livro digital, biblioteca digital, leitura literária digital, redes sociais, interação homem-computador e usabilidade infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cassia Cordeiro Furtado - Coordenador / Lídia J. Oliveira L. Silva - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Mário Antonio Meireles Teixeira - Integrante / Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Outra.
2009 - 2013
Rede Social de Autores/Escritores Juniores - Portal Biblon
Descrição: O presente projeto, à luz da teoria de comunidades de prática, investiga o papel dos social media (web 2.0) no contexto da biblioteca escolar, objetivando propor um modelo de construção de comunidade de leitores, para a comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico de Portugal. O ponto de partida será a realidade da relação leitura, biblioteca e comunidade escolar para a proposta de uma estrutura de conteúdos e serviços para o Portal BIBLON, a ser utilizado como espaço de cooperação, criatividade, ludicidade, interculturalidade e aprendizagem da comunidade escolar, utilizando as ferramentas sociais da web 2.0..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Cassia Cordeiro Furtado - Coordenador / Lídia J. Oliveira L. Silva - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Design de Hipermídia ? LEDMID
Descrição: O Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design e Hipermídia - LEDMID constitui-se de um conjunto organizado de indivíduos, da comunidade acadêmica, comprometidos com as atividades científicas, de estudo, pesquisa e extensão envoltos em temáticas com possibilidades de oferecer desdobramentos e contribuições interdisciplinares no campo informacional e da leitura voltadas as mídias, design, processamento e sociabilidades, com atividades compartilhadas e trabalho em parceria, a fim de gerar conhecimento científico, tecnológico, educacional e cultural, em destaque questões e objetos convergem da áreas Ciência da Informação, da Comunicação e do Design..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Cassia Cordeiro Furtado - Coordenador / Lídia J. Oliveira L. Silva - Integrante / Rosane de Fátima Antunes Obregon - Integrante / Mário Antonio Meireles Teixeira - Integrante / Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro - Integrante / Ana Lucia Zandomeneghi - Integrante / Isabel Diniz - Integrante / Carla Jeane dos Santos Castro - Integrante / Anne Ramayhara Mendes - Integrante / Daniella Carvalho Pereira dos Santos - Integrante / Raimunda Ribeiro - Integrante / Felipe de Sousa Ladeira - Integrante.
1997 - 1997
Estágio de Formação do Projeto Pró ? Leitura, Brasil-França
Descrição: Participação, a convite do Ministério de Educação e do Desporto/MEC, através da Coordenação de Estudos e Pesquisas sobre Educação Fundamental, no âmbito do Acordo de Cooperação Educacional Brasil ? França.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Tríades em Revista
2005 - 2005
Periódico: Infociência (UFMA) (1415-0018)


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Extramurus
2015 - Atual
Periódico: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
2015 - 2015
Periódico: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
2016 - 2016
Periódico: Bbilionline
2016 - Atual
Periódico: TICs & EaD em Foco
2016 - Atual
Periódico: Revista Bibliomar
2017 - Atual
Periódico: TRÍADES EM REVISTA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteca Escolar.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: rede social.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: biblioteca digital.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
SEMIC - Seminário de Iniciação Científica, UFMA.
2016
Prêmio Fapema 2016 - Categoria Jovem Cientista, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
2016
Portaria EJUD 16 Nº 087/2017 Reconhecer relevância de serviços prestados, Tribunal regional do Trabalho da 16ºª Região - Escola Judicial.
2013
Trabalho Científico, Câmara Brasileira do Livro.
2000
Medalha Sotero dos Reis, Academia Maranhense de Letras.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:8
Total de citações:30
Furtado, C  Data: 26/11/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FURTADO, C.2017FURTADO, C.; SANTOS, D. C. P. . Recursos Tecnológicos na Literatura Infantil. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 18, p. 1-15, 2017.

2.
ZANDOMENEGHI, A. L.2017ZANDOMENEGHI, A. L. ; OBREGON, R. F. A. ; KURZ, L. ; FURTADO, C. . Design de Produção na narrativa transmidiática: Revisão Sistemática de Literatura. Revista de Design, Tecnologia e Sociedade, v. 4, p. 22, 2017.

3.
DINIZ, I.2017DINIZ, I. ; ALMEIDA, M. ; FURTADO, C. . OS DESAFIOS E AS BARREIRAS DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE. Páginas a&b - arquivos e bibliotecas, v. 3, p. 53-74, 2017.

4.
RIBEIRO, R.2017RIBEIRO, R. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . INTERNACIONALIZAÇÃO E VISIBILIDADE DA COMUNIDADE CIENTÍFICA DA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (BRASIL E PORTUGAL): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional. Páginas a&b - arquivos e bibliotecas, v. 3, p. 180-198, 2017.

5.
FURTADO, C.2017FURTADO, C.; SANTOS, D. C. P. . LIVROS DIGITAIS INTERATIVOS COMO FERRAMENTA LÚDICA E EDUCACIONAL: incrementos para a leitura da literatura infantil. Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (RICS), v. 3, p. 49-61, 2017.

6.
NEVES, F. F.2017NEVES, F. F. ; FURTADO, C. . A Contribuição da Tecnologia de Informação e Comunicação para a Acessibilidade e Inclusão Informacional do Surdo. REVISTA EDUCAONLINE, v. 11, p. 17-33, 2017.

7.
FURTADO, C.2017FURTADO, C.; MENDES, A. R. ; CARVALHO, S. M. . O uso dos Smartphones por Alunos do Ensino Fundamental: resultado de pesquisa em escola pública de São Luís- MA. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 9, p. 1-14, 2017.

8.
SANTOS, D. C. P.2017SANTOS, D. C. P. ; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. ; FURTADO, C. . BOOK APPS DE LITERATURA INFANTIL E NOVAS EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS: Uma revisão sistemática de literatura. Teias (Rio de Janeiro), v. 18, p. 261-275, 2017.

9.
FURTADO, C.2017FURTADO, C.; CORDEIRO, L. S. . Estudo de usuários da informação: uma análise do sistema de classificação por cores na biblioteca escolar. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 13, p. 872-871, 2017.

10.
FURTADO, C.2017FURTADO, C.; MENDES, A. R. ; REIS, E. ; CARVALHO, S. M. . Aluno, qual tua fonte de informação?. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 12, p. 872-884, 2017.

11.
FURTADO, C.2017FURTADO, C.; DINIZ, I. ; ALMEIDA, A. M. . Bibliotecas universitárias inclusivas: acessibilidade e oportunidades para os usuários com necessidades especiais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 13, p. 1758-1780, 2017.

12.
FURTADO, C.2017FURTADO, C.; Lídia Oliveira ; RIBEIRO, R. . Comunicação da ciência em rede: visibilidade e internacionalização. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 13, p. 2314-2333, 2017.

13.
FURTADO, C.2017FURTADO, C.; PECEGUEIRO, C. M. P. A. ; MARINHO, R. R. . Competências digitais: o professor como gateway de novos pesquisadores. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online), v. 13, p. 1953-1967, 2017.

14.
RIBEIRO, R.2017RIBEIRO, R. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . A REDE SOCIAL ACADÊMICA RESEARCHGATE COMO MECANISMO DE VISIBILIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E PORTUGUESA NA ÁREA DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas em Ciência da Informação (on line), v. 22, p. 177-207, 2017.

15.
FURTADO, C.2015FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Livros Digitais, Sistemas Hipermidiáticos e Partilha Literária para Leitores Infantis. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA, v. 10, p. 198-211, 2015.

16.
FURTADO, C.2012FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Biblioteca escolar e interculturalidade: rede social em países lusófonos Portal Biblon. Em Questão (UFRGS. Impresso), v. 18, p. 155, 2012.

17.
FURTADO, C.2011FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, p. 68, 2011.

18.
FURTADO, C.2010FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Educação e bibliotecas digitais. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 8, p. 103, 2010.

19.
FURTADO, C.2010FURTADO, C.; Lídia Oliveira . A biblioteca escolar na formação de comunidades de leitores-autores via web. Informação & Sociedade (UFPB. Online), v. 20, p. 13, 2010.

20.
FURTADO, C.2009FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Bibliotecas escolaesr e web 2.0. Em Questão (UFRGS. Impresso), v. 15, p. 135, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
FURTADO, C.. O livro na web e a oferta da literatura-serviço. In: Cesar Castro. (Org.). História da escola. 1ed.São Luís, Maranhão, Brasil: EDUFMA, 2018, v. 1, p. 605-628.

2.
Ribeiro, Raimunda Araujo ; Oliveira, Lídia ; Furtado, Cassia Cordeiro . Social Online Networks as Spaces of Knowledge Creation, Management, and Dissemination. Advances in Educational Technologies and Instructional Design. 1ed.: IGI Global, 2018, v. , p. 159-186.

3.
RIBEIRO, R. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . A internacionalização no contexto da Educação Superior. In: Universidade do Minho. (Org.). Atas do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. 1ed.Lisboa: CIAIQ, 2018, v. 3, p. 341-351.

4.
FURTADO, C.; CARVALHO, S. M. ; CORRÊA, P. N. . Os Dispositivos Móveis na Educação Básica: um Estudo em Escolas da Rede Pública na Cidade de São Luís e Município de Raposa, Maranhão. In: Universidade de Lisboa. (Org.). Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. 1ed.Lisboa: Universidade de Lisboa, 2018, v. 1, p. 1201-1222.

5.
RIBEIRO, R. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . Comportamento infocomunicacional online dos docentes/ investigadores do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSO/ CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Comunicação e Transformações Sociais. 1ed.Coimbra: SOPCOM, 2017, v. 1, p. 228-243.

6.
DINIZ, I. ; ALMEIDA, A. M. ; FURTADO, C. . Acessibilidade e produtos de apoio nas bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. Comunicação e Transformações Sociais. 1ed.Coimbra: SOPCOM, 2017, v. 1, p. 244-257.

7.
RIBEIRO, R. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . O CONTRIBUTO DAS REDES SOCIAIS ACADÊMICAS PARA O CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO NA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. In: GOMES, M.; OSÓRIO,A.; VALENTE, A.. (Org.). Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds. 1ed.Braga: Universidade do Minho, 2017, v. 1, p. 79-95.

8.
DINIZ, I. ; ALMEIDA, A. M. ; FURTADO, C. . BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS INCLUSIVAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS: ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS DE APOIO. In: GOMES, M.; OSÓRIO,A.; VALENTE, A.. (Org.). Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds. 1ed.Braga: Universidade do Minho, 2017, v. 1, p. 113-126.

9.
NEVES, F. F. ; FURTADO, C. . A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO INFORMACIONAL DO SURDO. In: BOTTENTUIT JUNIOR, J.. (Org.). II Seminário Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 1ed.São Luís, Maranhão, Brasil: EDUFMA, 2017, v. 1, p. 63-75.

10.
MENDES, A. R. ; CARVALHO, S. M. ; FURTADO, C. . O USO DOS SMARTPHONES POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RESULTADO DE PESQUISA EM ESCOLA PÚBLICA DE SÃO LUÍS- MA. In: BOTTENTUIT JUNIOR, J.. (Org.). II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 1ed.São Luís, Maranhão, Brasil: EDUFMA, 2017, v. 1, p. 1404-1417.

11.
FURTADO, C.; PECEGUEIRO, C. M. P. A. . Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia: criação e perspectivas. Anais do Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação Norte/Nordeste (ERECIN NO/NE). 1ed.Fortaleza: ABECIN, 2017, v. 1, p. 105-112.

12.
SANTOS, D. C. P. ; FURTADO, C. . Recursos Tecnológicos na Literatura Infantil. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 1ed.São Luís, Maranhão, Brasil: EDUFMA, 2016, v. , p. 155-170.

13.
MENDES, A. R. ; CASTRO, C. J. S. ; FURTADO, C. . Livros Digitais, Sistemas Hipermidiáticos para Leitores Juvenis: um olhar para a formação de alunos e professores da Rede Pública de São Luís. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 1ed.São Luís, Maranhão, Brasil: EDUFMA, 2016, v. 1, p. 246-262.

14.
REIS, E. ; CRENZEL, S. R. ; FURTADO, C. . A Experiência do Usuário Infantil com Ebooks em Plataformas Digitais. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 1ed.São Luís, Maranhão, Brasil: EDUFMA, 2016, v. 1, p. 449-464.

15.
CARVALHO, S. M. ; FURTADO, C. . A Importância de Conhecer o Uso de Aplicativos Celulares para Alunos do Ensino Médio em um Colégio Universitário em São Luís - MA. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. 1ed.São Luís, Maranhão, Brasil: EDUFMA, 2016, v. 1, p. 762-778.

16.
RIBEIRO, R. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . Formação contínua e comportamento infocomunicacional no contexto de ensino superior. Actas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação. 1ed.Lisboa: Universidade de Lisboa, 2016, v. , p. 147-170.

17.
FURTADO, C.; DINIZ, I. ; ALMEIDA, A. M. . Práticas inclusivas em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. Actas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação. 1ed.Lisboa: Universidade de Lisboa, 2016, v. 1, p. 682-698.

18.
ZANDOMENEGHI, A. L. A. O. ; OBREGON, R. F. A. ; FURTADO, C. ; LADEIRA, F. S. . Aplicação dos estudos wayfinding no design de livros digitais. In: Patricia Bieging: Victor Aquino. (Org.). Consumo: imaginário, estratégia e experiência. 1ed.: , 2016, v. , p. 165-191.

19.
DINIZ, I. ; FURTADO, C. ; ALMEIDA, A. M. . Acessibilidade e produtos de apoio nas bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. In: Maria João Gomes;António José Osório; Luís Valente. (Org.). Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação. 1ed.Braga: Universidade do Minho, 2015, v. , p. 958-962.

20.
DINIZ, I. ; FURTADO, C. . Tecnologias da informação e comunicação e ensino superior: ações e manifestações dos docentes durante a implantação de um LMS. In: Maria João Gomes; António José Osório; Luís Valente. (Org.). Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação,. 1ed.Braga: Universidade de Minho, 2015, v. , p. 107-118.

21.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Plataforma Biblon: rede social de leitores-escritores juniores. In: GUERRERO, A. ; MORENO, A. (Org.). Limites, fronteras y espacios comunes: encuentros, desencuentros en las Ciencias de la Informacion. 1ed.Badajos: Universidade de Extremadura, 2011, v. , p. 139-.

22.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Rede social de leitores-escritores juniores. TIC e Educação: inovação curricular com TIC. 1ed.Lisboa: Universidade de Lisboa, 2010, v. , p. 211-.

23.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Estratégias de incentivo à leitura: relato de experiências nas Bibliotecas Farol da Educação ? Maranhão ? Brasil. Bibliotecas para a vida II: bibliotecas e leitura.. 1ed.: , 2009, v. , p. 113-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FURTADO, C.. A nova leitura e a (re)escrita. Revista Bibloo-Cultura Informacional, Rio de janeiro, 02 jul. 2012.

2.
FURTADO, C.. ?(Re)pensando o papel da biblioteca. Revista Bibloo-Cultura Informacional, Rio de janeiro, 09 jan. 2012.

3.
FURTADO, C.. A biblioteca escolar, leitura-escrita e web 2.0. Revista Bibloo-Cultura Informacional, Rio de janeiro, 05 dez. 2011.

4.
FURTADO, C.. American Library Association (ALA). Revista Bibloo-Cultura Informacional, 07 mar. 2011.

5.
FURTADO, C.. Bibliotecas vs TICs; Diretrizes da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA). Revista Bibloo-Cultura Informacional, Rio de janeiro, 07 fev. 2011.

6.
FURTADO, C.. A Biblioteca Escolar. Jornal o Estado do Maranhão, São Luís, 17 maio 2002.

7.
FURTADO, C.. Os Impactos das Tecnologias da Informação na Sociedade. Jornal O Imparcial, 06 nov. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FURTADO, C.; PECEGUEIRO, C. M. P. A. . Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia: criação e perspectivas. In: Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação Norte/Nordeste, 2017, Fortaleza. Anais do Encontro Regional de Educação em Ciência da Informação Norte/Nordeste (ERECIN NO/NE). São Paulo: ABECIN, 2017. v. 1. p. 113-122.

2.
RIBEIRO, R. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . Formação contínua e comportamento infocomunicacional no contexto do Ensino Superior. In: Ticeduca2016, 2016, Lisboa. Atas do IV Congresso Internaconal das TIC na Educação, 2016. p. 147-169.

3.
FURTADO, C.; MENDES, A. R. ; CASTRO, C. J. S. . Livros digitais, sistemas hipermidiáticos para leitores juvenis: um olhar para a formação de alunos e professores da rede pública de São Luís. In: I Símposio Nacional de Tecnologia Digital na Educação, 2016, São Luis. Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís, Maranhão, Brasil: EDUFMA, 2016. p. 246-262.

4.
SANTOS, D. C. P. ; FURTADO, C. . Recursos tecnológicos na literatura infantil. In: Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2016, São Luís, Maranhão, Brasil. Anais do I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. São Luís, Maranhão, Brasil: Edufma, 2016. p. 155-170.

5.
FURTADO, C.; CASTRO JUNIOR, E. F. ; OBREGON, R. F. A. ; ZANDOMENEGHI, A. L. A. O. . The user experience within the web 2.0 context: a review supported on the perspective of situated cognition theory. In: Global Learn, 2015, Berlin. Global Learn. Berlin: Association for the Advancement of Computing in Education, 2015. p. 119-126.

6.
FURTADO, C.; DINIZ, I. ; ALMEIDA, A. M. . Tecnologias Assistivas nas Bibliotecas Universitárias Brasileiras e Portuguesas: ações e estratégias. In: 26º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015, 2015, São Paulo. 26º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015 Anais. São Paulo: FEBAB, 2015.

7.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira ; RIBEIRO, R. . As redes sociais acadêmicas e científicas como mecanismos de visibilidade e internacionalização da produção científica brasileira e portuguesa na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação ? análise da presença na Rede Social ResearchGate. In: 12º Congresso Nacional BAD, 2015, Évora. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2015.

8.
FURTADO, C.. Livros, leitura digital e partilha literária. In: I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros, 2014, São Luís. Anais do I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros, 2014.

9.
FURTADO, C.. Experiências da rede social literária on-line com crianças da língua portuguesas: Biblon. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2013, Florianopolis. Anais do XXV XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2013.

10.
FURTADO, C.. Biblioteca escolar, nova geração e tecnologias da informação e comunicação. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2013, Florianopolis. Anais do XXV XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2013.

11.
FURTADO, C.. O livro de literatura infantil digital como incentivo para formação de rede social on-line, através da biblioteca escolar. In: Congresso Internacional CBL do Livro Digital, 2013, São Paulo. ANAIS DO CBL, 2013.

12.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . A rede social Biblon ao serviço das práticas de promoção da leitura e da escrita junto das crianças do Ensino Básico, em comunidades de língua portuguesa. In: Actas do Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y en la Cultura / IV Congreso Leer.es, 2012. Actas do Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y en la Cultura / IV Congreso Leer.es.

13.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Biblioteca 2.0. In: XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2011. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2011.

14.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Projeto Biblon: rede social de leitores-escritores. In: XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2011. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2011.

15.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Rede Social de Interculturalidade em Países Lusófonos: Plataforma Biblon. In: 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, 2011, São Paulo. Actas do Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, 2011.

16.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Transliteracy na educação informal; papel da biblioteca escolar. In: Conferência Conjunta ICEM&SIIE'2011 'Old meets new ? media in education', 2011, Aveiro. Actas da ICEM&SIIE'2011 "Old meets new ? media in education, 2011.

17.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . BIBLON ? Portal Lusófono da Biblioteca. In: VIII LUSOCOM, 2009, Lisboa. Anais do VIII LUSOCOM - Congresso das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação, 2009.

18.
FURTADO, C.. Literacia dos Media e Biblioteca. In: VIII LUSOCOM, 2009, Lisboa. Anais do VIII LUSOCOM - Congresso das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação, 2009.

19.
FURTADO, C.. Estrategias de Incentivo a Leitura: relato da experi~encia nas Bibliotecas Farol da Educação - Maranhão - Brasil. In: II Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida, 2009, Évora. II Conferência Internacional Bibliotecas para a Vida. Évora, 2009.

20.
FURTADO, C.. A biblioteca escolar no contexto da sociedade da informação. In: 13° Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. Anais.... Unicampo, 2001.

21.
FURTADO, C.. A Internet como fonte de pesquisa para alunos do ensino fundamental e médio. In: 13° Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. Anais.... Unicamp, 2001.

22.
FURTADO, C.. A biblioteca escolar na sociedade da informação. In: XIX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 2000, Porto Alegre. Anais.... Porto Alegre, 2000.

23.
FURTADO, C.. Farol da Educação: uma alternativa para bibliorecas escolares do Maranhão. In: Seminário Norte/Nordeste de Bibliotecas Escolares, 1998, Recife. Anais do Seminério Bibliotecas Escolares. Recife: APBPE, 1998.

24.
FURTADO, C.. Farol da Educação: uma alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão. In: XVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 1997, São Luís. Anais.... São Luís, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DINIZ, I. ; ALMEIDA, M. ; FURTADO, C. . Inclusão no contexto universitário: Ações e estratégias das bibliotecas brasileiras e portuguesas. In: II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2017, Braga. II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2017. p. 115-119.

2.
RIBEIRO, R. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . O comportamento infocomunicacional em ambientes digitais dos docentes e investigadores da IES públicas brasileiras e portuguesas de biblioteconomia e ciência da informação: Oportunidades de visibilidade e internacionalização. In: II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2017, Braga. II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2017. p. 281-284.

3.
FURTADO, C.; SANTOS, D. C. P. . Livros digitais interativos como ferramenta lúdica e educacional:incrementos para a leitura da literatura infantil. In: I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, 2015, São Luís. I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade: caderno de resumo. São Luís: EDIUFMA, 2015. p. 52-56.

4.
FURTADO, C.. O bibliotecário escolar como mediador social de leitura em rede literária on line. In: XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015, 2015, São Paulo. XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação: trabalhos apresentados, 2015.

5.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira ; RIBEIRO, R. . Educação superior e tecnologias da informação e comunicação(tic) na contemporaneidade: interação, partilha e colaboração entre docentes. In: XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015, 2015, São p-aulo. XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação: trabalhos apresentados, 2015.

6.
FURTADO, C.. A biblioteca escolar no contexto da sociedade da informação. In: IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2000, Brasília, DF. Anais.... Brasília, DF, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, R. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . Comportamento infocomunicacional online dos docentes/investigadores do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSo/CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Brasil). In: Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 2016, Coimbra. Anais SOPCOM, 2016. p. 5-6.

2.
FURTADO, C.; CASTRO, C. J. S. ; MENDES, A. R. . O perfil do aluno da geração z do sistema público de ensino municipal de são luís. In: I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, 2015, São Luís. I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade: caderno de resumo. São Luís: EDIUFMA, 2015. v. 1. p. 43-42.

3.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Rede social de leitores Juniores; as comunidades de prática de leitura on-line e a promoção da literacia e cidadania. In: Congresso Literacia, Media e Cidadania, 2011, Braga. Actas do 1º Congresso Literacia, Media e Cidadania, 2011.

4.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária. In: Colóquio Internacional Literatura Infantil e Mundo Globalizado, 2011, Braga. Actas do Colóquio Internacional Literatura Infantil e Mundo Globalizado, 2011.

5.
FURTADO, C.. Bibliotecas Farol da Educação. In: III Ciclo de Palestras em Biblioteconomia e Ciência da Informação, 1998, São Luís. anais..., 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
FURTADO, C.. O livro na web e a oferta da literatura-serviço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FURTADO, C.; BARROS, D. B. S. . Mediação da Informação e as novas tecnologias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FURTADO, C.; CARVALHO, S. M. ; MENDES, A. R. . Redes sociais no contexto escolar: estudo desenvolvido em escola pública municipal de Raposa-MA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
FURTADO, C.; NEVES, F. F. ; SILVA, G. J. . As tecnologias assistivas: aplicativos como meio de inclusão dos deficientes auditivos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
FURTADO, C.. Literatura-serviço: streaming de livros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
FURTADO, C.. O livro na web e a oferta da literatura - serviço. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira ; RIBEIRO, R. . O Contributo das redes sociais acadêmicas para o campo científico brasileiro na área de Ciência da Informação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, J. J. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . O (Re) uso de objetos digitais: limites e exceções do Direito Autoral em prol da Sociedade e da Cultura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIBEIRO, R. ; Lídia Oliveira ; FURTADO, C. . O Papel dos ambientes digitais na academia: percepções de estudiosos portugueses e brasileiros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARRAL JUNIOR, M. Q. ; NEVES, F. F. ; FURTADO, C. . O histórico do ensino para o deficiente auditivo nas cidades de belém e são luís.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NEVES, F. F. ; BARRAL JUNIOR, M. Q. ; FURTADO, C. . O bibliotecário e o as TIC como ferramenta para inclusão informacional dos deficientes auditivos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FURTADO, C.. Portal Biblon: Biblioteca digital de literatura Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FURTADO, C.. Redes Sociais Literárias no Contexto Escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FURTADO, C.. Reunião de Apresentação e Trabalho do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FURTADO, C.. Book Apps Infantis: inovação no incentivo à leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FURTADO, C.; PECEGUEIRO, C. M. P. A. . Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação, Design de Hipermídia - LEDMID. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FURTADO, C.; SILVA, J. J. . O comportamento infocomunicacional dos alunos universitários na apropriação de objetos digitais no quadro do direito autoral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
FURTADO, C.; SILVA, J. J. . O (RE)USO DE OBJETOS DIGITAIS: LIMITES E EXCEÇÕES DO DIREITO AUTORAL EM PROL DA SOCIEDADE E DA CULTURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
FURTADO, C.; CARVALHO, S. M. . A importância de conhecer o uso de aplicativos celulares para alunos do ensino médio em um Colégio Universitário emSão Luís - MA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FURTADO, C.; SANTOS, D. C. P. . Recursos tecnológicos na literatura infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FURTADO, C.. Livros e Leitura Digital. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
FURTADO, C.. Uso das Tecnologias Digitais nas Escolas Públicas em São Luís. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
DINIZ, I. ; ALMEIDA, M. ; FURTADO, C. . IX Conferência Internacional de TIC na Educação ? Challenges 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CASTRO JUNIOR, E. F. ; OBREGON, R. F. A. ; FURTADO, C. ; ZANDOMENEGHI, A. L. A. O. ; OLIVEIRA, A. E. F. . The user experience within the web 2.0 context: a review supported on the perspective of situated cognition theory. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
FURTADO, C.. Livros digitais e o uso na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CASTRO, C. J. S. ; MENDES, A. R. ; FURTADO, C. . O perfil do aluno da Geração Z do Sistema Público de Ensino Municipal de São Luís. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
FURTADO, C.. Livros Digitais, Sistemas Hipermídiáticos e Partilha Literária para leitores Infantis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FURTADO, C.. Experiências da rede social literária on-line com crianças da língua portuguesas: Biblon. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FURTADO, C.. Biblioteca escolar, nova geração e tecnologias da informação e comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . A rede social Biblon ao serviço das práticas de promoção da leitura e da escrita junto das crianças do Ensino Básico, em comunidades de língua portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Biblioteca 2.0. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Projeto Biblon: rede social de leitores-escritores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Rede Social de Interculturalidade em Países Lusófonos: Plataforma Biblon. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Transliteracy na educação informal; papel da biblioteca escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Rede social de leitores Juniores; as comunidades de prática de leitura on-line e a promoção da literacia e cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . Biblon: plataforma de incentivo a leitura literária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
FURTADO, C.. Estrategias de incentivo a Leitura: relato da experiência nas Bibliotecas Farol da Educação - Maranhão - Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
FURTADO, C.. Biblioteca Escolar e os media. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
FURTADO, C.; Lídia Oliveira . BIBLON ? Portal Lusófono da Biblioteca ? conceptualização e criação de um espaço de aprendizagem, criatividade, coperação e interculturadilade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
FURTADO, C.. Literacia dos Media e Biblioteca. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
FURTADO, C.. Formação de professores na sociedade da informação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
FURTADO, C.. A tecnologia educacional e a Formação de professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

43.
FURTADO, C.. Pesquisar e não copiar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
FURTADO, C.. Ideologia da leitura na formação do professor. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
FURTADO, C.. As múltiplas leituras do professor. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
FURTADO, C.. Farol da Educação: uma alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
FURTADO, C.. Farol da Educação: uma alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FURTADO, C.. Diálogo de linguagens: ilustração, música e teatro, durante o VI Encontro Estadual do PROLER 2002 (Coordenadora de Mesa Redonda).

2.
FURTADO, C.. A formação do professor leitor e escritor, realizada durante o III Encontro Estadual do PROLER 1999 (Coordenadora de Mesa Redonda).

3.
FURTADO, C.. Mercado de informação e formação profissional, no 18° CBBD, em São Luís-MA 1997 (Relatora de Conferência).

4.
FURTADO, C.. Leitura e literatura, realizada durante o I Encontro Estadual do PROLER 1997 (Coordenadora de Mesa Redonda).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FURTADO, C.. Comissão de Acessibilidade do TRT - 16ª Região. 2016.

2.
FURTADO, C.. Comissão de Acessibilidade do TRT - 16ª Região. 2015.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
FURTADO, C.; REZENDA, K. ; Lídia Oliveira ; VALBON, P. . Portal Biblon. 2010; Tema: Portal de biblioteca digital de literatura infantil. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
FURTADO, C.. Livros e Leitura Digital. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FURTADO, C.. Redes Sociais on line nas instituições - III Semana de Extensão em Timon. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FURTADO, C.. Redes Sociais on line nas instituições - III Semana de Extensão em Imperatriz. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FURTADO, C.. Ferramentas do Google e Recursos na Web - III Semana de Extensão em Timon. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FURTADO, C.. III Semana de Extensão em Timon. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FURTADO, C.. III Semana de Extensão em Imperatriz. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FURTADO, C.. Ferramentas do Google e Recursos na Web - III Semana de Extensão em Imperatriz. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FURTADO, C.. Rede Social online: fonte de informação e atualização em Direito do Trabalho. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
FURTADO, C.. Psicopedagogia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
FURTADO, C.. Supervisão Escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
FURTADO, C.. Biblioteca e Pesquisa Escolar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
FURTADO, C.. Supervisão Escolar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
FURTADO, C.. Psicopedagogia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
FURTADO, C.. Metodologia da Pesquisa. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

15.
FURTADO, C.. Metodologia da Pesquisa. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

16.
FURTADO, C.. Auxiliar de Biblioteca Escolar. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FURTADO, C.; OBREGON, R. F. A.; TEIXEIRA, M. A. M.. Participação em banca de Paulo Roberto Martins Coelho. Avaliação de processos de Design voltados para gamificação. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
FURTADO, C.; ZAPATA, C. B.; OLIVEIRA, H. V.; SANTOS, L. C. S.; ARRUDA, M. I. M.. Participação em banca de Diego Bil Silva Barros. Mediação da Informação em Redes Sociais. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Pará.

3.
FURTADO, C.; OBREGON, R. F. A.; ZANDOMENEGHI, A. L. A. O.. Participação em banca de Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino Castro. A Multimídia na apresentação de projetos de Arquitetura e Design de interiores: a comunicação com o público idoso. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
ZANDOMENEGHI, A. L. A. O.; FURTADO, C.; CAMPOS, K. F. A.. Participação em banca de Daniella Carvalho Pereira dos Santos. Recursos de Mídia Dinâmica em Book Apps: contribuições do design à pratica de leitura da literatura infantil. 2016.

5.
ROSA, J. G. S. S.; PINHO, A. L. S.; FURTADO, C.; BESSA, O. F. M.. Participação em banca de maria Aniolly Queiroz Maia. Arquitetura da informação e Usabiblidade: avaliação no Design da interface do processo de cadastro de autor e submissão de artigos na Revista Bibliocanto. 2015. Dissertação (Mestrado em Curso de mestrado profissional em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
OBREGON, R. F. A.; FURTADO, C.; SOARES NETO, C. S.. Participação em banca de Luciana Santos Sousa. Usabilidade em sites de literatura infantil: estudo do caso Portal Biblon. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
ZANDOMENEGHI, A. L.; OBREGON, R. F. A.; FURTADO, C.. Participação em banca de João Rocha Raposo. Análise arquetípica do padrão relacional dos elementos de design em revistas digitais. 2014.

8.
PINHO, A. L. S.; ROSA, J. G. S. S.; BURGOS, T. L.; FURTADO, C.. Participação em banca de Débora Costa Araújo Di Giacomo Koshiyama. Análise da Usabilidade da Arquitetura da informação do Repositório Institucional da UFRN e Proposição de Recomendações Ergonômicas Centradas no Usuário. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

9.
FURTADO, C.. Participação em banca de Bruno Serviliano Farias. Analise de Jogos Digitais, aspectos da linguagem visual relacionadas às estratégias de navegação e processos da comunicação interativa em dispositivos portáteis. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
FURTADO, C.. Participação em banca de Patricia Nicacio. A representação gráfica e informacional de sinais de advertência considerando a Ergonimia Cultural: o caso das embalagens de brinquedos em São Luis - Ma. 2013. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão.

Teses de doutorado
1.
FURTADO, C.. Participação em banca de Inez Maria Leite da Silva. Integração de Tecnologias digitais no ensino da graduação. 2018. Tese (Doutorado em Multimedia na Educação) - Universidade de Aveiro.

Qualificações de Mestrado
1.
OBREGON, R. F. A.; FURTADO, C.; ZANDOMENEGHI, A. L. A. O.. Participação em banca de Maureen Cerveira Carvalho. Design de Navegação e Interação: um estudo exploratório em portais de assessorias de relações internacionais de instituições de Ensino Superior. 2018.

2.
FURTADO, C.; ZAPATA, C. B.; OLIVEIRA, H. V.; SANTOS, L. C. S.; ARRUDA, M. I. M.. Participação em banca de Diego Bil Silva Barros. Mediação da Informação em Redes Sociais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Pará.

3.
Furtado, Cassia Cordeiro; ZANDOMENEGHI, A. L. A. O.; NORONHA, R. G.. Participação em banca de Marina Silva Soares Lareda. Avaliação de Gestão do Design em Microempresas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Design) - Infociência (UFMA) (1415-0018).

4.
ZANDOMENEGHI, A. L. A. O.; FURTADO, C.; OBREGON, R. F. A.. Participação em banca de Larissa Karla Reis Sá Alves. Design no processo de Gamificação: reabilitação de pacientes com sequelas motoras Pós-AVC. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
OBREGON, R. F. A.; TEIXEIRA, M. A. M.; FURTADO, C.. Participação em banca de Paulo Roberto Martins Coelho. A gamificação no processo avaliativo no Ensino Superior. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
FURTADO, C.; RODRIGUES, S. F. N.; FERREIRA JUNIOR, J. R.. Participação em banca de Aloma Samira da Cunha Martins Silva. O Papel da Biblioteca Pública na Efetivação dos Direitos Culturais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
ZANDOMENEGHI, A. L.; OBREGON, R. F. A.; FURTADO, C.. Participação em banca de Felipe de Sousa Ladeira. Sistema de interação e navegação em livros digitais: proposta de modelo de análise descritivo-normativo. 2016.

8.
SALLES, C.; ZANDOMENEGHI, A. L. A. O.; FURTADO, C.. Participação em banca de Edilson Thialison da Silva Reis. A interação do usuário infantil e livros digitais: um olhar para o Portal Biblon. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
ROSA, J. G. S. S.; PINHO, A. L. S.; BESSA, O. F. M.; FURTADO, C.. Participação em banca de Maria Aniolly Queiroz Maia. Arquitetura da informação e Usabiblidade: avaliação no Design da interface do processo de cadastro de autor e submissão de artigos na Revista Bibliocanto. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
ZANDOMENEGHI, A. L. A. O.; FURTADO, C.; OBREGON, R. F. A.. Participação em banca de Ivana Figueiredo de Oliveira Aquino Castro. A multimidia como ferramenta facilitadora na compreesão de projetos de Arquitetura e Design de Interiores: a percepção do idoso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade Federal do Maranhão.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FURTADO, C.. Participação em banca de Ana Lira Santana dos Santos e Gisele Karina Ribeiro da Silva. O arquivo da Procuradoria Geral da Justiça do Estado do Maranhão. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Arquivos) - Universidade Federal do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CONCEICAO, V. P.; FURTADO, C.; SANTOS, M. C.. Participação em banca de JANAILTON LOPES SOUSA.Organização do conhecimento: interface web de sumarização e criação automática de mapas mentais com uso de APIs. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
FURTADO, C.; TEIXEIRA, C. M. S.; SILVA, R. L.. Participação em banca de FERNANDA FONSECA NEVES.AS TIC COMO FERRAMENTAS PARA ACESSIBILIDADE NA INFORMAÇÃO DIGITAL VOLTADA A SURDEZ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
FURTADO, C.; PECEGUEIRO, C. M. P. A.; REIS, E.. Participação em banca de CARLA JEANE DOS SANTOS CASTRO.A GERAÇÃO Z E A LEITURA DIGITAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

4.
FURTADO, C.; TEIXEIRA, C. M. S.; CONCEICAO, V. P.. Participação em banca de Sandra Gleice da Silva e Silva.Utilização de ontologias na organização da informação nas bibliotecas universitárias do norte e nordeste. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

5.
CONCEICAO, V. P.; TEIXEIRA, C. M. S.; FURTADO, C.. Participação em banca de JOSE ROGERIO RODRIGUES VIANA.BANCOS DE DADOS: contribuições para a área de Biblioteconomia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
CONCEICAO, V. P.; TEIXEIRA, C. M. S.; FURTADO, C.. Participação em banca de SANDRA GLEICE DA SILVA E SILVA.UTILIZAÇAO DE ONTOLOGIAS NA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DO NORTE E NORDESTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

7.
FURTADO, C.. Participação em banca de Etcheile Moraes Costa.Práticas de leitura desenvolvidas pelas bibliotecas de escolas particulares do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) em São Luís. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

8.
FURTADO, C.. Participação em banca de Claudine de Jesus Rosa Soares.Biblioteca Jomar Moraes do Complexo Educacional Governador Edisom Lobão - CEGEL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

9.
FURTADO, C.. Participação em banca de Nagibe Dias Abdala.Biblioteca Farol da Educação José Sarney no ideário da comunidade do Renascença. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

10.
FURTADO, C.. Participação em banca de Ana Cristina Amorim dos Santos.Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI) UFMA: práticas deleitura na oficina 'Imagem e Reflexão'. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

11.
FURTADO, C.. Participação em banca de Katia Soares dos Santos.Biblioteca Escolar Farol da Educação Gonçalves Dias na perspectiva de contribuir para a formação do cidadão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

12.
FURTADO, C.. Participação em banca de Rosiane Rodrigues Marques.A integralização da Biblioteca Escolar no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Biblioteca do CINTRA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

13.
FURTADO, C.. Participação em banca de Keuly Fabiane Seabra Pereira França.Escola e biblioteca escolar: contexo e influência na concepção de leitores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

14.
FURTADO, C.. Participação em banca de Gerlandy Leão da Silva.O Senhor me ensinou a ler análise sobre a formação de leitores em Igrejas Evangélicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

15.
FURTADO, C.. Participação em banca de Ellen Rouse Ramos Bento.Incentivo a prática de leitura com alunos da 1ª e 2ª series do Ensino Fundamental da Escola Comunitária "Senador José Sarney Costa" - São Luís-MA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

16.
FURTADO, C.. Participação em banca de Giselle Fernandes Frazão.Ação promocional de marketing na Biblioteca Leitura e Aventura da primeira igreja Critã Evangélica de São Luís. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

17.
FURTADO, C.. Participação em banca de Polyana Pestana Sousa.A contribuição das histórias em quadrinhos para a formação de leitores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

18.
FURTADO, C.. Participação em banca de Dejenane Gusmão Pereira.Sob a ótica da liderança: abordagem na Biblioteca Central da UFMA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

19.
FURTADO, C.. Participação em banca de Adélia Solange Soares Diniz.Avaliação da coleção de biblioteca escolar Jomar Moraes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

20.
FURTADO, C.. Participação em banca de Eleni Maria de Andrade.Fatores motivacionais para melhoria da qualidade de serviços em bibliotecas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

21.
FURTADO, C.. Participação em banca de Cleidimar Gomes Nascimento.A biblioteca setorial de Enfermagem da UFMA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

22.
FURTADO, C.. Participação em banca de Katiane Abreu Sousa.Políticas públicas para bibliotecas escolares em São Luís-MA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

23.
FURTADO, C.. Participação em banca de Reinaldo Mendes Matos.Guarda Municipal de São Luís. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

24.
FURTADO, C.. Participação em banca de Waldirene Santos Gonçalves.Biblioteca escolar do colégio Batista Daniel de la Touche. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

25.
FURTADO, C.. Participação em banca de Nagila Maria Silva Matos.A classificação e a catalogação como instrumento de recuperação da informação e apoio a pesquisa escolar na Biblioteca Frei João Pedro de Sexto do Instituto Divina Pastora. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

26.
FURTADO, C.. Participação em banca de Handyara Simoes.Conservação de fotografia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

27.
FURTADO, C.. Participação em banca de Layse Karine Viana Oliveira.Arquivo publico do Estado do Maranhão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

28.
FURTADO, C.. Participação em banca de Erlane Maria de Sousa.Literatura infantil: impressões analiticas de obras de Ana Maria Machado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

29.
FURTADO, C.. Participação em banca de Nilma de Jesus Abreu.Estrategias de leitura nas series iniciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

30.
FURTADO, C.. Participação em banca de José Arlindo Marques Cordeiro.Biblioteca Escolar farol João Mohana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

31.
FURTADO, C.. Participação em banca de Dilma denise Miranda de Freitas.A Biblioteca Escolar Farol da Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

32.
FURTADO, C.. Participação em banca de Marcelo Vieira Silva.O bibliotecário e o mercado de trabalho: o caso das escolas particulares de ensino médio de São Luís. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

33.
FURTADO, C.. Participação em banca de Zenilton Vieira.Gestão de unidades de informação: desvendando processos de licitação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

34.
FURTADO, C.. Participação em banca de Jackeline Mendes Freitas.Biblioteca Farol da Educação Josué Montello na concepção da comunidade no Maiobão em Paço do Lumiar - MA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

35.
FURTADO, C.. Participação em banca de Amparo Sousa Máximo.As contribuições do lúnido para a educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

36.
FURTADO, C.. Participação em banca de Gisélia de Jesus Dias Pereira.Um olhar para a informação turistica no contexto da Biblioteca Publica Benedito Leite em São Luís. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

37.
FURTADO, C.. Participação em banca de Sheila de Sousa Monteiro.Formação e desenvolvimento de coleções das bibliotecas Digitais: subsídios para elaboração de uma política. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

38.
FURTADO, C.. Participação em banca de Nara Rejane batista de Araújo Marinho.Resgatando o imagimário de contar história em São luís. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

39.
FURTADO, C.. Participação em banca de Josélia do Carmo Cavalcante.Os serviços informacionais do Centro de Apoio Pedagógico para atendimento de deficientes visuais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

40.
FURTADO, C.. Participação em banca de ?.O mundo do faz-de-conta na formação da criança na educação infantil: uma abordagem teórica sobre o brinquedo, a brincadeira e os jogos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão.

41.
FURTADO, C.. Participação em banca de Claudia Martins de Sá.A Pratica da Leitura em Espaços Sociais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Maranhão.

42.
FURTADO, C.. Participação em banca de Edmilsom Moura Rodrigues.A Inventocriatividade de Frenanda Lopes de Almeida. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FURTADO, C.. Pós-Graduação em Ciência da Informação - UFPA - Comissão Seletivo Turma 2017. 2017. Universidade Federal do Pará.

2.
PECEGUEIRO, C. M. P. A.; FURTADO, C.. Comissão Examinadora do Concurso Público para provimento de Cargo da Carreira do magistério Superior. 2015. Universidade Federal do Maranhão.

3.
FURTADO, C.. Comissão de Seleção para Professor Substituto do Departamento de Biblioteconomia. 2007. Universidade Federal do Maranhão.

4.
FURTADO, C.. Concurso Público para Ingresso na Carreira de Magistério Superior. 1998. Universidade Federal do Maranhão.

Outras participações
1.
FURTADO, C.; ZANDOMENEGHI, A. L. A. O.. Comissão de Seleção para Mestrado em Design. 2015. Universidade Federal do Maranhão.

2.
ZANDOMENEGHI, A. L.; SALLES, C.; FURTADO, C.. Avaliação da usabilidade e da experi~encia da criança em idade escolar ao intergir com sites de incentivo à leitura e a produção literária: estudo de caso portal Biblon. 2014. Universidade Federal do Maranhão.

3.
ZANDOMENEGHI, A. L. A. O.; FURTADO, C.. Comissão de Seleção para Mestrado em Design. 2014. Universidade Federal do Maranhão.

4.
FURTADO, C.. Comissão de Avaliação de Desempenho do Estágio Probatório da Prof. Isabel Cristina dos Santos Diniz. 2007. Universidade Federal do Maranhão.

5.
FURTADO, C.. Comissão de Avaliação do Processo de Progressão Horizontal da Professora Márcia Teresa da Rocha Pimenta. 2006. Universidade Federal do Maranhão.

6.
FURTADO, C.. Comissão de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório da Prof. Raimunda de Jesus Araújo Ribeiro. 2006. Universidade Federal do Maranhão.

7.
FURTADO, C.. Comissão de Avaliação do Processo de Progressão da Prof. Maria da Gloria Serra Pinto Alencar. 2006. Universidade Federal do Maranhão.

8.
FURTADO, C.. Comissão de Análise da Resolução de Mobilidade Estudantil da UFMA. 2004. Universidade Federal do Maranhão.

9.
FURTADO, C.. Comissão de Elaboração e Atualização da Norma do Estágio Curricular da UFMA. 2004. Universidade Federal do Maranhão.

10.
FURTADO, C.. Comissão de Progressão Vertical da Professora Márcia Teresa da Rocha Pimenta. 2004. Universidade Federal do Maranhão.

11.
FURTADO, C.. Processo Seletivo para Professor Substituto. 2004. Universidade Federal do Maranhão.

12.
FURTADO, C.. Comissão de Avaliação do Processo de Progressão da prof. Maria da Glória Serra Pinto Alencar. 2002. Universidade Federal do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros.Livros, leitura digital e partilha literária. 2014. (Encontro).

2.
Curso de Historia da Arte. 2007. (Outra).

3.
I Semana de Educação. 2007. (Outra).

4.
Encontro Internacional de Preservação e Restauração de Bens Culturais. 2006. (Oficina).

5.
Seminário Sul-Americano dos Manifestos e Diretrizes IFLA/UNESCO para Bibliotecas Públicas e Escolares. 2005. (Seminário).

6.
XXI Congresso Brasileiro de Biiblioteca Documentação e Ciência da Informação. 2005. (Congresso).

7.
Encontro de Docentos dos Cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação das Regiões Norte e Nordeste. 2003. (Encontro).

8.
13° Congresso de Leitura do Brasil.A biblioteca escolar brasileira no contexto da sociedade da informação. 2001. (Encontro).

9.
IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.A biblioteca escolar na sociedade da informação. 2000. (Encontro).

10.
IV Encontro Estadual do PROLER no Maranhão.As multiplas leituras do professor. 2000. (Encontro).

11.
XIX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. A biblioteca escolar na sociedade da informação. 2000. (Congresso).

12.
12º Congresso de Leitura do Brasil. Farol da Educação: uma alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão. 1999. (Congresso).

13.
2ª Jornada Norte/Nordeste de Biblioteconomia e Documentação. 1998. (Outra).

14.
III Ciclo de Palestras em Biblioteconomia e Ciência da Informação.Bibliotecas Farol da Educação. 1998. (Outra).

15.
Seminário de Bibliotecas Escolares.Bibliotecas Farol da Educação. 1998. (Seminário).

16.
Seminário Norte/Nordeste de Bibliotecas Escolares.Farol da Educação: uma alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão. 1998. (Seminário).

17.
XVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. Farol da Educação; alternativa para bibliotecas escolares do Maranhão. 1997. (Congresso).

18.
II Seminário Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil, Livro Didático e Participação da Comunidade na Formação de leitores. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FURTADO, C.. Colóquio Internacional sobre História do Livro, da Leitura e das Bibliotecas. 2016. (Congresso).

2.
FURTADO, C.; OBREGON, R. F. A. . Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. 2015. (Congresso).

3.
FURTADO, C.. I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória: Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros. 2014. (Congresso).

4.
FURTADO, C.. Feira do Livro de São Luís. 2014. .

5.
FURTADO, C.. Feira de Livros de São Luís. 2013. .

6.
FURTADO, C.. As redes sociais e as bibliotecas: novos paradigmas, novos leitores. 2010. (Congresso).

7.
FURTADO, C.. VII Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo a Leitura. 2003. (Outro).

8.
FURTADO, C.. VI Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo a Leitura. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Thaís Lemos Lima. O Uso Da Tecnologia Multimidiática Como Ferramenta De Resgate E Modernização Da Cultura Local. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. (Orientador).

2.
EDUARDO JOSE CALDEIRA TAVARES. MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
ZILAH EDELBURGA CHAVES DOS SANTOS. MEDIAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

4.
Arthur José Silva Marques. Design Inclusivo: Reconhecimento De Características Anatômicas Tipográficas Em Artefatos De Ensino Para Terceira Idade. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Infociência (UFMA) (1415-0018). (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Jaciara Januário da Silva. O Comportamento infocomunicacional dos alunos universitários na apropriação de objetos digitais no quadro do direito autoral. Início: 2016. Tese (Doutorado em Multimedia na Educação) - Universidade de Aveiro. (Coorientador).

2.
Isabel Cristina dos S. Diniz. Bibliotecas Universitárias Inclusivas Brasileiras e Portuguesas: ações e estratégias. Início: 2015. Tese (Doutorado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro. (Coorientador).

3.
Raimunda de Jesus Araújo Ribeiro. Internacionalização e Visibilidade da Comunidade Científica da aréa de Biblioteconomia e Ciência da Informação (Brasil e Portugal): análise da dialética entre formação contínua e comportamento infocomunicacional. Início: 2015. Tese (Doutorado em Multimédia em Educação) - Universidade de Aveiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Orientações de outra natureza
1.
Arthur José silva Marques. Design Inclusivo. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Maranhão. Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Paulo Roberto Martins Coelho. Avaliação de Processos de Design voltados para a Gamificação. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão, . Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

2.
Diego Bil Silva Barros. Mediação da Informação em Redes Sociais. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

3.
Daniela Carvalho Pereira dos Santos. Mídias Dinamicas em Book apps Infantis: a experiência do usuário durante a prática da leitura. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão, . Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

4.
Edilson Thialison da Silva Reis. Usuário infantil e ebook: um olhar para o Portal Biblon. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

5.
Luciana Santos Sousa. Usabilidade em sites de literatura infantil: estudo de caso Portal Biblon. 2015. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Suelen Santos Falçao. Criação da biblioteca Comunitária do Bairro Inhaúma. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação pedagogica) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

2.
Carlos Magno Ferreira. O Papel da Biblioteca na Escola. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão Escolar) - Faculdade do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

3.
Amanda Costa Lima. A Pesquisa e a Formação de Professores. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tauane Gleide Guimarães brito. A criança dislexia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

2.
Rosiane Rodrigues Marques. A Integralização da Biblioteca Escolar no Processo de Ensino-aprendizagem: o caso da Biblioteca CINTRA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

3.
Keuly Fabiane Seabra. Escola e Biblioteca Escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

4.
Eveline de Carvalho Mendes. Bibliotecas escolares e o processo de aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

5.
Nagibe Dias Abdala. Bibliotecas Farol da Educação José Sarney no ideario da Comunidade do Renascença. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

6.
Iomar Lima lago. O profissional da informação e as tecnologias de informação e comunicação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

7.
Dilma Denise Miranda de Freitas. A Biblioteca escolar Farol da Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

8.
José Arlindo Marques. Biblioteca escolar Farol João Nohana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

9.
Marta Regina de Melo. Atividades de incentivo à leitura realizadas pela Biblioteca Farol da Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

10.
Waldilene Bezerra Santos. Biblioteca escolar do Colégio Batista Daniel de la Touche. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

11.
Jória Maria Gomes Miranda. Biblioteca Escolar na Rede Privada de São Luís. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

12.
Elizabete Cristina Barros Wernz. Organização do Centro de Documentação do SENAI. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

Iniciação científica
1.
Silvestre Matos de Carvalho. O uso de dispositivos móveis por alunos da Educação Básica das escolas públicas de São Luis. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

2.
Pedro Nascimento Correa. O uso de dispositivos móveis por professores da Educação Básica das escolas públicas de São Luis. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.

3.
Anne Ramayhara. Leitura, Informação, Literatura e Livros Digitais no Contexto dos Educadores do Ensino Fundamental. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Orientador: Cassia Cordeiro Furtado.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
FURTADO, C.; REZENDA, K. ; Lídia Oliveira ; VALBON, P. . Portal Biblon. 2010; Tema: Portal de biblioteca digital de literatura infantil. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 16:50:10