Gilmar Ribeiro Nachtigall

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9861711536419391
  • Última atualização do currículo em 28/07/2014


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1986) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição de plantas, malus domestica, diagnóstico nutricional, dris e extratores químicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilmar Ribeiro Nachtigall
Nome em citações bibliográficas
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho.
Rua Livramento, 515
Conceição
95700000 - Bento Gonçalves, RS - Brasil - Caixa-postal: 130
Telefone: (54) 34558000
Fax: (54) 34512792
URL da Homepage: http://www.cnpuv.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2004
Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas).
Universidade de São Paulo.
Título: Sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS) para avaliação do estado nutricional da macieira no sul do Brasil, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Antonio Roque dechen.
Palavras-chave: Dris; Malus Domestica; Diagnóstico nutyricional; Análise foliar; sul do Brasil.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
Setores de atividade: Produção Vegetal.
1984 - 1986
Mestrado em Agronomia.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Formas de potássio em solos da região sul do Rio Grande do Sul e suas relações com características químicas e físicas dos solos,Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: Ledemar Carlos Vahl.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Produção Vegetal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
Setores de atividade: Produção Vegetal.
1979 - 1983
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Pós-doutorado


2004 - 2005
Pós-Doutorado.
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.


Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador A, Carga horária: 40

Atividades

11/1989 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho, .



Linhas de pesquisa


1.
Fertilidade do Solo
2.
Nutrição de Plantas


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
MAXIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA E REDUÇÃO DOS CUSTOS EM CULTIVOS DE MACIEIRA NO BRASIL - APPLEPLUS

Descrição: A produção de maçã esta concentrada na Região Sul do Brasil, que é responsável por 98,5% da produção nacional. Nos últimos anos têm sido verificadas perdas de aproximadamente de 30% da produção, aliada a diminuição da qualidade. Estas perdas estão relacionadas às mudanças climáticas verificadas regionalmente envolvendo a falta de frio invernal e a deficiência hídrica em vários períodos do ciclo vegetativo da cultura, bem como da falta de tecnologias inovadoras e competitivas para o setor da maçã, além do surgimento de novas pragas e/ou doenças e agravamento daquelas conhecidas. Os grandes desafios do seguimento produtivo da maçã no Brasil passam pela promoção, de forma eficiente, da reconversão do manejo dos pomares, de modo a aumentar a qualidade e a produtividade, com redução dos custos de produção. A otimização do uso de mão-de-obra para o manejo dos pomares de macieira é fundamental para a redução das perdas de produção e redução da qualidade da fruta, já que muitas vezes a colheita ou os tratos culturais, como poda e raleio, são realizados fora do período recomendado pela limitação de mão-de-obra sazonal nestes períodos específicos do manejo do pomar. Estas mudanças envolvem o desenvolvimento tecnológico para a recomendação de sistemas de condução e de manejo das plantas mais eficientes, a indicação de novas combinações de cultivares copa e porta enxertos mais eficientes que as atuais e a implantação de sistemas de manejo para minimizar riscos edafo-climáticos (irrigação e cobertura antigranizo) e o uso da mecanização como apoio a otimização da mão-de-obra, bem como de uso de ferramentas modernas para a tomada de decisão, como modelagem e agricultura de precisão. O Projeto será estruturado com o envolvimento de pesquisas no contexto multinstitucional e multidisciplinar com as principais instituições e pesquisadores envolvidos com a cultura, compondo um conjunto de ações conectadas, integradas e compartilhadas, caracterizadas por ações de pesquisa desenvolvidas simultaneamente, nas três principais regiões produtores (Vacaria/RS, Fraiburgo/SC e São Joaquim/SC), bem como em regiões não tradicionais, como o semiárido brasileiro. As atividades de pesquisa do projeto estão em consonância com as diretrizes propostas pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã ABPM e com, pelo menos, três áreas temáticas prioritárias do Arranjo REDEPOMI. O APPLEPLUS será coordenado pela Embrapa Uva e Vinho e contará com uma equipe formada por mais de 30 pesquisadores vinculados às seguintes Instituições: Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Semiárido, Embrapa Instrumentação Agropecuária, EPAGRI, UDESC, UFSC, UCS e UFRGS, que atuam em pesquisa sobre maçã e sobre fruticultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Coordenador / Gilmar A B Marodin - Integrante / Alexandre Hoffmann - Integrante / Gilberto Nava - Integrante / Eduardo Pagot - Integrante / José Luiz Petri - Integrante / Régis Sivori Silva dos Santos - Integrante / José Masanori Katsurayama - Integrante / Silvio André Meireles Alves - Integrante / Andrea De Rossi Rufato - Integrante / FIORAVANÇO, JOÃO CAETANO - Integrante / Frederico Denardi - Integrante / Marcelo Couto - Integrante / Henrique Pessoa dos Santos - Integrante / CASSANDRO VIDAL TALAMINI DO AMARANTE - Integrante / ELAINE DAMIANI CONTE - Integrante / Aike Annelese Kretzschmar - Integrante / Alberto Kazushi Nagaoka - Integrante / Carlos Reisser Júnior - Integrante / Fabiano Simões - Integrante / Fabio Rossi Cavalcanti - Integrante / Fernando César Bauer - Integrante / José Eudes de Moaes oliveira - Integrante / José Maria Filippini Alba - Integrante / Joston Simão de Assis - Integrante / Luciano Gebler - Integrante / Leo Rufato - Integrante / Magnus Dalligna Deon - Integrante / Marcus Vinícius vitschal - Integrante / Paulo Roberto Coelho - Integrante / Welson Lima Simões - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2010 - 2014
REDE DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A MODERNIZAÇÃO DO SETOR DA MAÇÃ NO SUL DO BRASIL - REDEMAÇÃ

Descrição: A produção de maçã esta concentrada na Região Sul do Brasil, que é responsável por 98,5% da produção nacional. Nos últimos anos têm sido verificadas perdas de aproximadamente de 30% da produção, aliada a diminuição da qualidade. Estas perdas estão relacionadas às mudanças climáticas verificadas regionalmente, da falta de frio invernal, da deficiência hídrica em vários períodos, do surgimento de novas pragas e/ou doenças e agravamento daquelas conhecidas, da falta de tecnologias inovadoras e competitivas para o setor da maçã. A REDEMAÇÃ será estruturada com o envolvimento de estrutura multinstitucional e multidisciplinar das principais instituições e pesquisadores envolvidos com a cultura, compondo um conjunto de ações conectadas, integradas e compartilhadas, caracterizadas por ações de pesquisa desenvolvidas simultaneamente, nas três principais regiões produtores (Vacaria (RS), Fraiburgo (SC) e São Joaquim (SC). O Projeto "REDE DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A MODERNIZAÇÃO DO SETOR DA MAÇÃ NO SUL DO BRASIL REDEMAÇÃ será coordenado pela Embrapa Uva e Vinho e contará com uma equipe formada por mais de 50 pesquisadores de alta competência e experiência, vinculados às seguintes Instituições: Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Instrumentação Agropecuária, Embrapa Trigo, EPAGRI, ESALQ/USP, PROTERRA, UCS, UDESC, UFPel, UFSC, UFSC, UNB, UNICAMP, UNIOESTE, que atuam em pesquisa sobre maçã e sobre fruticultura. O Projeto está estruturado em três temas (Manejo de pragas e doenças da macieira; Manejo de plantas de macieira; Manejo da fruta de macieira), envolvendo 21 atividades de pesquisa e 01 atividade de gestão da Rede. A seleção das atividades de pesquisa para a elaboração desta proposta de projeto está em consonância com as diretrizes propostas pela ABPM. A obtenção de resultados e a disponibilização dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento do projeto, através de publicações, reuniões técnicas com o setor da maçã e em eventos científicos irá consolidar a Rede estabelec.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (26) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Coordenador / Rosa Maria Valdebenito Sanhueza - Integrante / Adalecio Kovaleski - Integrante / Marcos Botton - Integrante / Ana Beatriz Costa Czermainski - Integrante / César Luiz Girardi - Integrante / Flavio Gilberto Herter - Integrante / Gilberto Nava - Integrante / Gabriel B. Leite - Integrante / José Luiz Petri - Integrante / Régis Sivori Silva dos Santos - Integrante / Lucimara Rogéria Antoniolli - Integrante / Paulo Ricardo Dias de Oliveira - Integrante / José Masanori Katsurayama - Integrante / Silvio André Meireles Alves - Integrante / Camila Cargnino - Integrante / Andrea De Rossi Rufato - Integrante / Charle Kramer Borges de Macedo - Integrante / Marco Antonio Fonseca da Conceição - Integrante / Flávio Bello Fialho - Integrante / FIORAVANÇO, JOÃO CAETANO - Integrante / Luiz Carlos Argenta - Integrante / Frederico Denardi - Integrante / Marcelo Couto - Integrante / Walter Ferreira Becker - Integrante / José Itamar da Silva Boneti - Integrante / Henrique Pessoa dos Santos - Integrante / Amauri Bogo - Integrante.
Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Desenvolvimento e adaptação de tecnologias para a produção de pera na Região Sul do Brasil

Descrição: O cultivo de pêra se constitui numa alternativa consistente para a diversificação da fruticultura de clima temperado na região subtropical do Brasil, principalmente onde a macieira é explorada com sucesso. As pequenas áreas de plantio de pereira estão localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entretanto, o longo período improdutivo após a implantação, a irregularidade produtiva e a baixa produtividade de grande parte dos pomares, têm limitado a expansão da cultura no Brasil. O projeto anterior, vinculado ao MP2, objetivou desenvolver tecnologias para aumentar a densidade floral, estudar as causas do abortamento floral e aumentar à frutificação efetiva, sendo possível detectar pontos deficientes que justificam a formatação de um novo projeto para dar sequência à pesquisa com a cultura da pereira. Portanto o projeto visa realizar pesquisa sobre a adaptação de porta-enxertos, técnicas para aumentar a frutificação efetiva, manejo integrado de pragas e doenças e validar um sistema de produção para cada uma das regiões climáticas onde a cultura, a partir do zoneamento realizado pela Embrapa Clima Temperado, tem potencial de produção. Para atingir os objetivos propostos serão desenvolvidos 4 planos de ação de pesquisa assim designados: Porta-enxerto para pereira; Manejo fitotécnico de pomares; Manejo integrado de pragas e doenças; e Validação de tecnologias para a cultura da pereira na região Sul do Brasil. Os experimentos serão conduzidos em áreas experimentais das instituições participantes e em pomares de produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O projeto será coordenado pela Embrapa Clima Temperado e contará com as parcerias da Embrapa Uva e Vinho, da Epagri, em SC, nas Estações Experimentais de Caçador e São Joaquim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), do Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV (CAV/UDESC), Universidade Tecnológica Federal.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Integrante / José Francisco Martins - Integrante / Rosa Maria Valdebenito Sanhueza - Integrante / Adalecio Kovaleski - Integrante / José Carlos Fachinello - Integrante / Marcos Botton - Integrante / Ana Beatriz Costa Czermainski - Integrante / Geroge Wellington Bastos de Melo - Integrante / Gilmar A B Marodin - Integrante / Flavio Gilberto Herter - Integrante / Gilberto Nava - Integrante / Gabriel B. Leite - Integrante / José Luiz Petri - Integrante / Régis Sivori Silva dos Santos - Integrante / João Caetano Fioravanço - Integrante / Paulo Ricardo Dias de Oliveira - Integrante / Silvio André Meireles Alves - Integrante / Andrea De Rossi Rufato - Integrante / José Francisco Martins Pereira - Coordenador.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2007 - 2011
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A MODERNIZAÇÃO DO SETOR DA MAÇÃ

Descrição: O setor da maçã deverá investir para a modernização de sua estrutura de produção visando manter ou aumentar a sua competitividade, já que mudança crescente na implantação de pomares sugere a necessidade de adequação das demandas de pesquisa para o novo sistema de plantio. As mudanças climáticas regionais são evidentes e o setor deverá se preparar tecnologicamente para manter a sua competitividade. Objetivo geral do Projeto será desenvolvimento e implementação de tecnologias para contribuir para a modernização do setor da maçã e sua adequação aos cenários futuros, tendo como objetivos específicos: a) Gerar conhecimentos básicos sobre a fisiologia da macieira usando técnicas de biotecnologia; b) Organizar os bancos de dados disponíveis no setor da maçã e transformar essas informações em instrumentos para apoio à tomada de decisões pelos técnicos e produtores; c) Validar nas principais áreas produtoras da maçã as técnicas disponibilizadas pela pesquisa até o momento; d) Contribuir para a melhoria do manejo de pomares estabelecidos em alta densidade; e) Diminuir as perdas nos pomares e em pós-colheita; f) Racionalizar o uso de agrotóxicos. O projeto dará ênfase às pesquisas em plantios dos cvs Gala e Fuji e seus clones estabelecidos sobre porta-enxertos EM 9 e Maruba com filtro. O projeto será coordenado pela Embrapa Uva e Vinho e contará com uma equipe de mais de 30 pesquisadores, formada por pesquisadores de alta competência e experiência vinculados às principais Instituições (Epagri, Embrapa Clima Temperado, UDESC e ESALQ) que atuam em pesquisa sobre maçã e sobre fruticultura. O Projeto conta com o apoio financeiro da FINEP (ENCOMENDA MCT/FINEP/AÇÃO TRANSV.-COOPERAÇÃO ICTS-EMPRESAS-06/2006), do setor produtivo da maçã (Associação Brasileira dos Produtores de Maçã - ABPM) e do CNPq. As atividades previstas gerarão conhecimentos estratégicos para o setor da maçã tendo como base de referência, as informações sobre a macieira disponibilizadas até o presente, pelas difer.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Coordenador / Rosa Maria Valdebenito Sanhueza - Integrante / Adalecio Kovaleski - Integrante / Ana Beatriz Costa Czermainski - Integrante / Clori Basso - Integrante / César Luiz Girardi - Integrante / João Bernardi - Integrante / Gilberto Nava - Integrante / Antonio Roque Dechen - Integrante / Gabriel B. Leite - Integrante / José Luiz Petri - Integrante / Régis Sivori Silva dos Santos - Integrante / Lucimara Rogéria Antoniolli - Integrante / Adilson José Pereira - Integrante / João Caetano Fioravanço - Integrante / Paulo Ricardo Dias de Oliveira - Integrante / José Masanori Katsurayama - Integrante / Camila Cargnino - Integrante / Marco Antonio Fonseca da Conceição - Integrante / Flávio Bello Fialho - Integrante.
Financiador(es): Associação Brasileira dos Produtores de Maçã - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 20
2007 - 2010
Avaliação do estado nutricional pelo método DRIS para as culturas da macieira e videira no sul do Brasil.

Descrição: O sistema de produção das culturas da macieira e da videira no sul do Brasil utiliza, atualmente, o Critério de Faixa de Suficiência como método para avaliar o estado nutricional destas culturas. Esta metodologia apresenta algumas limitações práticas: a) não permite a interpretação de resultados de amostras coletadas fora do período indicado; b) o resultado da análise foliar, mesmo realizado em um curto espaço de tempo não permite corrigir problemas nutricionais na mesma safra. O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) é um método de diagnóstico nutricional de plantas, baseado na comparação de índices calculados através das relações entre nutrientes. Esta metodologia elimina, em parte ou totalmente, as limitações técnicas apresentadas pelo método atualmente utilizado para o diagnóstico nutricional destas culturas. Os trabalhos inicialmente desenvolvidos com o DRIS para a macieira pela Embrapa Uva e Vinho, mostraram que o método é viável para diagnosticar o estado nutricional da cultura no sul do Brasil, constituindo-se em uma importante ferramenta de auxílio na interpretação da análise foliar, capaz de identificar a ordem de limitação da produção por deficiência ou excesso de nutrientes. Contudo, estes resultados indicaram a necessidade de novos estudos referentes ao período de coleta de folhas, bem como a estratificação do DRIS por região e cultivar. Para a cultura da videira no sul do Brasil ainda não existem informações técnicas sobre a eficiência deste método. Ao final deste trabalho, as normas DRIS geradas serão mais confiáveis, eficientes e representativas para as condições regionais de cultivo. Isto permitirá disponibilizar uma metodologia com maior precisão para a interpretação dos resultados das análises foliares, permitindo uma maior utilização da tecnologia por parte da assistência técnica, extensão rural e produtores, visando ao uso mais racional dos fertilizantes dentro dos sistemas de produção de maçã e uva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Coordenador / Clori Basso - Integrante / Gilberto Nava - Integrante / Antonio Roque Dechen - Integrante / Alberto Miele - Integrante / João Caetano Fioravanço - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2006 - 2009
Tecnologias para o Aumento da Produtividade e Regularidade de Produção de Pêra na Região Sul do Brasil

Descrição: O desenvolvimento da cultura da pereira na Região Sul do Brasil é limitado por irregularidades na produção e baixa produtividade dos pomares. Os principais problemas limitantes são: baixas taxas de transformação floral, elevados índices de abortamento de gemas florais, variável com a cultivar e baixa porcentagem de frutificação efetiva. O objetivo do projeto é determinar tecnologias de manejo que melhorem a brotação, aumentem a indução floral e formação de flores, reduza o abortamento floral, bem como aumento da frutificação efetiva, principalmente de pereiras cultivares européias. Para atingir tais objetivos serão desenvolvidos cinco planos de ação e dezoito atividades de pesquisa com porta-enxertos; manejo de poda e condução; uso de bioreguladores para aumentar a transformação floral e a frutificação; melhorar o índice de brotação; determinar a(s) causas do abortamento floral e possível controle. Os experimentos serão conduzidos em áreas experimentais das instituições participantes e em pomares de produtores do Rio grande do Sul e Santa Catarina. O projeto será coordenado pela Embrapa Clima Temperado e contará com as parcerias da Embrapa Uva e Vinho, da Epagri, em Santa Catarina, nas Estações Experimentais de Caçador e São Joaquim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), da Universidade de Caxias do Sul, do Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV (CAV/UDESC), Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco (UTFPR), da Prefeitura Municipal de Vacaria, da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), da Associação Gaúcha de Produtores de Maçã e Pêra (AGAPOMI), Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (AMAP) e da Emater-RS. Espera-se a partir do projeto, viabilizar, econômica e socialmente, a cadeia de produção da pêra no Brasil e diminuir a importação desta fruta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Integrante / Claudio José da Silva Freire - Integrante / Rosa Maria Valdebenito Sanhueza - Integrante / José Carlos Fachinello - Integrante / Flavio Gilberto Herter - Coordenador / Gilmar Arduino Bettio Marodin - Integrante / Gabriel B. Leite - Integrante / José Luiz Petri - Integrante / Adilson José Pereira - Integrante / João Caetano Fioravanço - Integrante / Paulo Ricardo Dias de Oliveira - Integrante / Andrea De Rossi Rufato - Integrante / José Francisco Martins Pereira - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2003 - 2005
Biodisponibilidade e extração sequencial de cobre em solos que receberam calda bordaleza por 15 anos.

Descrição: Este trabalho terá como objetivo avaliar a disponibilidade de Cu em função da variação do pH e da matéria orgânica (MO) de dois solos com elevados teores deste elemento, considerando que o teor de Cu disponível pode aumentar com a redução do pH do solo, bem como, diminuir com o aumento da MO do solo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Integrante / Roberta Corrêa Nogueirol - Coordenador / Luis Reynaldo Ferraciúi Alleoni - Integrante / Michel Alexandro Cambri - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1
2003 - 2005
Distribuição do potássio ao longo do perfil de um Latossolo em função de aplicações sucessivas de adubo potássico.

Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento (distribuição) do potássio ao longo do perfil de um Latossolo Bruno alumínico câmbico, cultivado com macieira, que recebeu doses de adubo potássio ao longo de 12 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Integrante / Heloisa Rangel Carraro - Coordenador / Luis Reynaldo Ferraciúi Alleoni - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
2003 - 2003
DRIS para a forrageira Brachiaria decumbens.

Descrição: A Brachiaria decumbens Stapf. (capim-braquiária) é uma espécie perene que foi introduzida no Estado de São Paulo em 1970, proveniente da Austrália e atualmente ocupa expressivas áreas de pastagens nesse Estado e no Brasil Central. Para esta forrageira não se tem disponível informação que permitam o uso do DRIS. Os resultados de análise das lâminas foliares recém-expandidas (folhas diagnósticas em gramíneas forrageiras tropicais), para os nutrientes: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, cobre e zinco serão organizados num grande banco de dados. Esses resultados originam-se de seis experimentos realizados por alunos de graduação e pós-graduação orientados pelo Prof. Dr. Francisco Antonio Monteiro, com a gramínea forrageira Brachiaria decumbens, cultivada em sílica com solução nutritiva, em casa-de-vegetação localizada no Departamento de Solos e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". A metodologia do trabalho fundamenta-se naquela proposta originalmente por Beaufils (1973). .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Integrante / Cristiane Prezotto Silveira - Coordenador / Francisco Antonio Monteiro - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2001 - 2004
Avaliação do DRIS para o diagnóstico nutricional da macieira.

Descrição: O projeto teve por objetivo avaliar a eficiência do método DRIS para o diagnóstico nutricional da macieira na região sul do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Coordenador / Antonio Roque Dechen - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
1994 - 2001
Adubação de Pré-Plantio e de Manutenção em Macieira

Descrição: O objetivo do projeto foi avaliar o efeito da adubação com N, P e K via solo na produtividade e qualidade de produção da macieira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Coordenador / Claudio José da Silva Freire - Integrante / Ana Beatriz Costa Czermainski - Integrante / João Bernardi - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6
1994 - 2001
Adubação Foliar em Macieira

Descrição: O objetivo do projeto foi avaliar a eficiência da adubação foliar com cálcio, boro e zinco na produtividade e qualidade de frutos de macieira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Coordenador / Claudio José da Silva Freire - Integrante / Ana Beatriz Costa Czermainski - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
1994 - 2001
Produção Integrada de Maçã

Descrição: O projeto teve por objetivo a avaliação multidisciplinar para a implementação do program de Produção Integrada de Maçãs no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Integrante / Rosa Maria Valdebenito Sanhueza - Coordenador / Adalecio Kovaleski - Integrante / José Fernando da Silva Protas - Integrante / Marcos Botton - Integrante / Ana Beatriz Costa Czermainski - Integrante / Clori Basso - Integrante / César Luiz Girardi - Integrante / Alexandre Hoffmann - Integrante / João Bernardi - Integrante / Gilberto Nava - Integrante / George Wellington Bastos de Melo - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6
1989 - 1993
Fontes de Adubo Nitrogenado para a Cultura da Macieira

Descrição: O projeto teve como objetivo avaliar o efeito de doses e fontes de adubo nitrogenado aplicadas em manutenção na cultura da macieira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Coordenador / Claudio José da Silva Freire - Integrante / Ana Beatriz Costa Czermainski - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
1989 - 1993
Previsão da Incidência de "Bitter Pit" em Maçãs das Cvs. Gala, Golden e Fuji

Descrição: O objetivo do projeto foi avaliar a previsão da Incidência de "Bitter Pit" em Maçãs das Cvs. Gala, Golden e Fuji, através de estudos de sazonalidade de nutrientes nas plantas, bem como pela aplicação foliar de cálcio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Coordenador / Claudio José da Silva Freire - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4
1989 - 1993
Adubação Potássica na Cultura da Macieira

Descrição: O projeto teve como objetivo avaliar o efeito de doses de adubo potássico aplicadas em pré-plantio e manutenção na cultura da macieira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Gilmar Ribeiro Nachtigall - Coordenador / Claudio José da Silva Freire - Integrante / Ana Beatriz Costa Czermainski - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Nutrição de Plantas.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Química do Solo.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fruticultura Temperada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:8
Total de citações:8
NACHTIGALL, GILMAR RIBEIRO  Data: 29/09/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO, LOANA SILVEIRA2012CARDOSO, LOANA SILVEIRA ; BERGAMASCHI, HOMERO ; BOSCO, LEOSANE CRISTINA ; PAULA, VIVIANE AIRES DE ; MARODIN, Gilmar Arduino Bettio ; CASAMALI, BRUNO ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Disponibilidades climáticas para macieira na região de Vacaria, RS. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 42, p. 1960-1967, 2012.

2.
CONCEIÇÃO, MARCO ANTÔNIO FONSECA2011CONCEIÇÃO, MARCO ANTÔNIO FONSECA ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CARGNINO, CAMILA ; FIORAVANÇO, JOÃO CAETANO . Demanda hídrica e coeficientes de cultura (Kc) para macieiras em Vacaria, RS. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 41, p. 459-462, 2011.

3.
NOGUEIROL, Roberta Corrêa2010NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; Alleoni, Luís Reynaldo Ferracciú ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; de Melo, George Wellington . Sequential extraction and availability of copper in Cu fungicide-amended vineyard soils from Southern Brazil. Journal of Hazardous Materials (Print), v. 181, p. 931-937, 2010.

4.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro2010NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; NAVA, Gilberto . Adubação foliar:fatos e mitos. Agropecuária Catarinense, v. 23, p. 87-97, 2010.

5.
NAVA, Gilberto2010NAVA, Gilberto ; DECHEN, Antonio Roque ; BASSO, Clori ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; KATSURAYAMA, J. M. . Composição mineral de folhas e vigor da macieira 'Fuji' em resposta a nitrogênio e potássio. Agropecuária Catarinense, v. 23, p. 77-83, 2010.

6.
GUINDANI, R. H. P.2009GUINDANI, R. H. P. ; ANGUINONI, I. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . DRIS na avaliação do estado nutricional do arroz irrigado por inundação.. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), v. 33, p. 109-118, 2009.

7.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.2009NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; Nogueirol, Roberta C. ; Alleoni, Luís R. F. . Extração seqüencial de Mn e Zn em solos em função do pH e adição de cama-de-frango. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 13, p. 109-118, 2009.

8.
NAVA, Gilberto2008NAVA, Gilberto ; DECHEN, Antonio Roque ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Nitrogen and Potassium Fertilization Affect Apple Fruit Quality in Southern Brazil. Communications in Soil Science and Plant Analysis, v. 39, p. 96-107, 2008.

9.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.2007NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CARRARO, Heloisa Rangel ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Potassium, Calcium, and Magnesium Distribution in an Oxisol under Long-Term Potassium-Fertilized Apple Orchard. Communications in Soil Science and Plant Analysis, v. 38, p. 1439-1449, 2007.

10.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.2007NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Formas de cobre em solos de vinhedos em função do pH e da adição de cama-de-frango. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 42, p. 427-434, 2007.

11.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro2007 NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . DRIS norms for evaluating the nutritional state of apple tree. Scientia Agrícola (USP. Impresso), v. 64, p. 282-287, 2007.

12.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro2007NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Testing and validation of DRIS for apple tree. Scientia Agrícola (USP. Impresso), v. 64, p. 288-294, 2007.

13.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro2007NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . DRIS Use on Apple Orchard Nutritional Evaluation in Response to Potassium Fertilization. Communications in Soil Science and Plant Analysis, v. 38, p. 2557-2566, 2007.

14.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.2007NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi ; CAMBRI, Michel Alexandro . Copper concentration of vineyard soils as a function of pH variation and addition of poultry litter.. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 50, p. 941-948, 2007.

15.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro2006NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Seasonality of nutrients in leaves and fruits of apple trees. Scientia Agrícola (USP. Impresso), v. 63, p. 493-501, 2006.

16.
SILVEIRA, Cristiane Prezotto2005SILVEIRA, Cristiane Prezotto ; MONTEIRO, Francisco Antonio ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Norms for the diagnosis and recommendation integrated system for Signal grass.. Scientia Agrícola (USP. Impresso), PIracicaba, v. 62, n.6, p. 513-519, 2005.

17.
SILVEIRA, Cristiane Prezotto2005SILVEIRA, Cristiane Prezotto ; MONTEIRO, Francisco Antonio ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Testing and validation of methods for the diagnosis and recommendation integrated system for Signal grass.. Scientia Agrícola (USP. Impresso), Piracicaba, v. 62, n.6, p. 520-527, 2005.

18.
DECHEN, Antonio Roque2004DECHEN, Antonio Roque ; CASTRO, Paulo Roberto de Camargo e ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Pragas e doenças em citros: fisiologia e nutrição mineral.. Visão Agrícola (USP / ESALQ), Piracicaba, v. 2, p. 100-107, 2004.

19.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.1998NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FREIRE, Claudio José da Silva . Previsão da incidência de Bitter Pit em maçãs através dos teores de cálcio em folhas e frutos.. Revista Brasileira de Fruticultura, Cruz das Almas, BA, v. 20, p. 158-166, 1998.

20.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.1991NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; VAHL, Ledemar Carlos . Características químicas e físicas dos solos da região sul do Rio Grande do Sul.. Poliagro, Bandeirantes, PR, v. 10, p. 8-18, 1991.

21.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.1991NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; VAHL, Ledemar Carlos . Capacidade de suprimento de potássio dos solos da região sul do Rio Grande do Sul.. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso), Campinas, SP, v. 15, p. 37-42, 1991.

22.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.1991 NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; VAHL, Ledemar Carlos . Dinâmica de liberação de potássio dos solos da região sul do Rio Grande do Sul.. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, SP, v. 15, p. 43-47, 1991.

23.
PAULETTO, Eloy Antonio1990PAULETTO, Eloy Antonio ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; GUADAGNIN, C. A. . Adição de cinza de casca de arroz em dois solos do município de Pelotas, RS.. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, SP, v. 14, p. 255-258, 1990.

24.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.1990NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; VAHL, Ledemar Carlos ; PAULETTO, Eloy Antonio ; TURATTI, Ariovaldo Luiz . A vermiculita expandida e a umidade do solo no desenvolvimento da colza em casa de vegetação.. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, SP, v. 14, p. 363-368, 1990.

25.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.1989 NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; VAHL, Ledemar Carlos . Formas de potássio em solos da região sul do Estado do Rio Grande do Sul.. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, SP, v. 13, p. 7-12, 1989.

26.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.1989NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; VAHL, Ledemar Carlos . Parâmetros relacionados à acidez em solos da região sul do Rio Grande do Sul.. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, SP, v. 13, p. 139-143, 1989.

27.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro;NACHTIGALL, Gilmar R.;NACHTIGALL, G.R.1989NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; BRAUNER, Jorge Luiz ; ZOLEZZI, Marcelo ; TAPIA, Francisco . Mistura de superfosfato triplo com fosfato de Jacupiranga no mesmo grânulo na eficiência do fosfato natural.. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, SP, v. 13, p. 269-273, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NACHTIGALL, G.R. . Inovações Tecnológicas para o setor da maçã: INOVAMAÇÃ. 1. ed. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2011. v. 1. 338p .

2.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro (Org.) ; SEBBEN, Sandra de Souza (Org.) . Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas. Bento Gonçalves/RS: Embrapa Uva e Vinho (Documentos, 61), 2007.

3.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro (Org.) . Maçã: Produção.. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2004.

4.
DECHEN, Antonio Roque (Org.) ; CARMELLO, Quirino Augusto de Carvalho (Org.) ; MONTEIRO, Francisco Antonio (Org.) ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro (Org.) . Seminario Comemorativo Liebig 200 anos.. Piracicaba: ESALQ/USP, 2003. v. 1. 57p .

5.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro (Org.) . Relatório Técnico da Embrapa Uva e Vinho: 1994 - 2000.. Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, 2000. 120p .

6.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro (Org.) ; FACHINELLO, José Carlos (Org.) ; BOTTON, Marcos (Org.) . Anais do I Seminário Sobre Produção Integrada de Frutas de Clima Temperado no Brasil.. Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, 2000. 52p .

7.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro (Org.) ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa (Org.) . Anais do II Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas.. Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, 2000. 100p .

8.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro (Org.) ; SANHUEZA, Rosa Maria Valdebenito (Org.) ; KOVALESKI, Adalecio (Org.) ; PROTAS, José Fernando da Silva (Org.) . Anais da I Reunião Sobre o Sistema de Produção Integrada de Macieira no Brasil.. Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, 1998. 48p .

Capítulos de livros publicados
1.
NAVA, Gilberto ; NACHTIGALL, G.R. . Adubação e nutrição mineral.. In: João Caetano Fioravanço; Régis Sivori Silva dos Santos. (Org.). Maçã: o produtor pergunta, a Embrapa responde.. 1ed.Brasíla: Embrapa, 2013, v. , p. 101-110.

2.
NACHTIGALL, G.R. ; MELO, George Wellington Bastos de . Diagnose foliar nas culturas da maçã e da uva.. In: Renato de Mello Prado. (Org.). Nutrição de plantas: diagnose foliar em frutíferas.. 1ed.Jaboticabal: FCAV/CAPES/FAPESP/CNPq, 2012, v. , p. 281-310.

3.
NACHTIGALL, G.R. . O Projeto INOVAMAÇÃ.. In: Gilmar Ribeiro Nachtigall. (Org.). Inovações Tecnológicas para o Setor da Maçã: INOVAMAÇÃ. 1ed.Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2011, v. , p. 13-22.

4.
CONCEIÇÃO, M. A. F. ; NACHTIGALL, G.R. ; CARGNINO, C. ; FIORAVANCO, J. C. ; ANTONIOLLI, L. R. . Fertirrigação da cultura da macieira.. In: Gilmar Ribeiro Nachtigall. (Org.). Inovações Tecnológicas para o setor da maçã: INOVAMAÇÃ. 1ed.Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2011, v. 1, p. 199-218.

5.
OLIVEIRA, P. R. D. ; NUNES, E. C. ; FIORAVANCO, J. C. ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa ; GIRARDI, César Luiz ; NACHTIGALL, G.R. ; BERNARDI, João ; SANTOS, R. S. S. ; ALVES, S. A. M. ; ARGENTA, L. C. ; BASSO, Clori ; DENARDI, F. ; PETRI, J. L. ; COUTO, M. ; BECKER, W. F. ; PEREIRA, A. J. ; NAVA, Gilberto ; BONETI, J. I. S. ; KATSURAYAMA, J. M. . Competição entre clones comerciais das cultivares de macieira Gala e Fuji.. In: Gilmar Ribeiro Nachtigall. (Org.). Inovações Tecnológicas para o setor da maçã: INOVAMAÇÃ. 1ed.Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2011, v. 1, p. 219-236.

6.
ANTONIOLLI, L. R. ; NACHTIGALL, G.R. ; FIALHO, F. B. ; SANTOS, H. P. ; NAVA, Gilberto ; DECHEN, Antonio Roque . Qualidade de maçãs baseada nas condições nutricionais e meteorológicas.. Inovações Tecnológicas para o setor da maçã: INOVAMAÇÃ. 1ed.Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2011, v. 1, p. 275-310.

7.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . DRIS como método diagnóstico de nutrição mineral de plantas. In: Renato de Mello Prado; Arthur Bernardes Cecílio Filho; Marcus André Ribeiro Correia; Aline Peregrina Puga. (Org.). Nutrição de Plantas: Diagnose foliar em hortaliças. 1ed.Jaboticabal: FCAV/CAPES/FAPESP/FUNDUNESP, 2010, v. , p. 185-198.

8.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FIORAVANCO, J. C. ; HOFFMANN, Alexandre . Macieira. In: José Eduardo B. A. Monteiro. (Org.). Agrometeorologia dos cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola. Brasília: INMET, 2009, v. , p. 449-464.

9.
SANHUEZA, Rosa Maria Valdebenito ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; KOVALESKI, Adalecio ; SANTOS, R. S. S. ; SPOLTI, P. . Manual de identificação e controle de desequilíbrios nutricionais da macieira.. Manual de identificação e controle de doenças, pragas e desequilíbrios nutricionais da macieira.. Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, 2008, v. , p. 45-57.

10.
DECHEN, Antonio Roque ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Elementos requeridos à nutrição de plantas. In: Robero Ferreira Novaes; Vítor Hugo Alvarez V.; Félix de Barros; Renildes Lúcio F. Fontes; Reinaldo Bertola Cantarutti; Júlio César Lima Neves. (Org.). Fertilidade do Solo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007, v. , p. 91-132.

11.
DECHEN, Antonio Roque ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Elementos essenciais e benéficos às plantas superiores.. In: Manlio Silvestre Fernandes. (Org.). Nutrição Mineral de Plantas. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2006, v. , p. 1-5.

12.
DECHEN, Antonio Roque ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Micronutrientes.. In: Manlio Silvestre Fernandes. (Org.). Nutrição Mineral de Plantas. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2006, v. , p. 327-354.

13.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; RAIJ, Bernardo Van . Análise e interpretação do potássio no solo.. In: Tsuioshi Yamada; Terry L. Roberts. (Org.). Potássio na agricultura brasileira.. Piracicaba: Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato, 2005, v. , p. 93-118.

14.
HOFFMANN, Alexandre ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Fatores Edafoclimáticos.. In: Gilmar Ribeiro Nachtigall. (Org.). Maçã: Produção. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2004, v. , p. 25-31.

15.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FREIRE, Claudio José da Silva ; BASSO, Clori . Preparo do Solo.. In: Gilmar Ribeiro Nachtigall. (Org.). Maçã: Produção. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2004, v. , p. 47-53.

16.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; BASSO, Clori ; FREIRE, Claudio José da Silva . Nutrição e Adubação de Pomares.. In: Gilmar Ribeiro Nachtigall. (Org.). Maçã: Produção. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2004, v. , p. 63-77.

17.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; SANHUEZA, Rosa Maria Valdebenito . Produção Integrada.. In: Gilmar Ribeiro Nachtigall. (Org.). Maçã: Produção. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2004, v. , p. 158-160.

18.
GIRARDI, César Luiz ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; PARUSSOLO, Aguinaldo . Fatores Pré-Colheita que Interferem na Qualidade da Fruta.. In: César Luis Girardi. (Org.). Maçã: Pós-Colheita. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2004, v. , p. 25-34.

19.
NAVA, Gilberto ; BASSO, Clori ; NUENBERG, Névio ; MELO, George Wellington Bastos de ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; SUZUKI, Atsuo . Fertilidade do solo e nutrição na Produção Integrada de Maçã.. In: José Fernando da Silva Protas; Rosa Maria Valdebenito Sanhueza. (Org.). Produção Integrada de Frutas: O caso da maçã no Brasil. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2003, v. 1, p. 77-87.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NACHTIGALL, G.R. ; CARGNINO, C. . Nutrição mineral em macieira.. Jornal da AGAPOMI, Vacaria/RS, p. 6 - 7, 26 set. 2012.

2.
FIORAVANCO, J. C. ; NACHTIGALL, G.R. ; OLIVEIRA, P. R. D. . Avaliação do Dia de Campo sobre Cultivares e Clones de Macieira Parte 2.. Jornal da AGAPOMI, Vacaria/RS, , v. 218, p. 4 - 4, 26 jul. 2012.

3.
NACHTIGALL, G.R. . Colheita da maçã no Rio Grande do Sul agrada pela qualidade.. Globo Globo Rural - Duração: 1:21minutos., Rio de Janeiro, 12 mar. 2012.

4.
NACHTIGALL, G.R. . Produção gaúcha de maçã Gala deve sofrer perdas provocadas pelo clima.. RBS Campo e Lavoura - Duração: 1:13 minutos., Porto Alegre, 12 fev. 2012.

5.
NACHTIGALL, G.R. . Rio Grande do Sul ultrapassa Santa Catarina e torna-se o maior produtor de maçãs do país.. RBS RBS Notícias - Duração: 1:32 minutos, Caxias do Sul, 11 fev. 2012.

6.
NACHTIGALL, G.R. . Equilíbrio Nutricional da Macieira.. Canal Rural - Técnica Rural . Duração: 21:50 minutos., São Paulo, 24 nov. 2011.

7.
NACHTIGALL, G.R. . A Floração e raleio de macieiras.. Canal Rural - Técnica Rural. Duração: 21:57 minutos., São Paulo, 17 nov. 2011.

8.
NACHTIGALL, G.R. . DRIS: uma nova ferramenta de apoio para a adubação de macieiras e videiras.. Programa Prosa Rural., Brasília, 10 ago. 2011.

9.
HOFFMANN, Alexandre ; NACHTIGALL, G.R. . Embrapa Uva e Vinho também trabalha com outras frutas.. A Vindima, Flores da Cunha, p. 8 - 8, 14 fev. 2011.

10.
FIORAVANCO, J. C. ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa ; ALVES, S. A. M. ; NACHTIGALL, G.R. . As condições meteorológicas e sua influência na safra de maçã 2009/10, na Região de Vacaria, RS.. AGAPOMI, Vacaria, RS., p. 6 - 7, 22 out. 2010.

11.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Projeto INOVAMAÇÃ - Trabalho de pesquisadores de várias instituições busca inovações tecnológicas no setor da maçã. Jornal da Fruta, Lages/SC, 01 jul. 2007.

12.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; BASSO, Clori ; SUZUKI, Atsuo . Fertilidade do solo e nutrição de plantas.. JORNAL DA FRUTA, Lages, SC, , v. 76, 20 maio 2000.

13.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Efeito da aplicação de boro via foliar em macieira.. Jornal AGAPOMI, Vacaria, RS, , v. 30, 10 jun. 1996.

14.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FREIRE, Claudio José da Silva ; MAGNANI, Marcio . Análise foliar em macieira.. Jornal AGAPOMI, Vacaria, RS, , v. 79, 10 dez. 1991.

15.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Efeito provável do fosfato monoamônico em macieira.. Jornal AGAPOMI, Vacaria, RS, , v. 75, 25 jun. 1991.

16.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Maçã: Diagnose foliar. Revista Cultivar: Hortaliças e Frutas, Pelotas, p. 6 - 8.

17.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . O paraíso das maçãs brasileiras. HFF&CampoBrasil, Pelotas, p. 12 - 16.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NACHTIGALL, G.R. ; NAVA, Gilberto ; BRANCO, M. S. C. ; LIMA, C. M. . Viabilidade da fertirrigação em pomares de macieira no Sul do Brasil.. In: 11 Seminário Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado - SENAFRUT, 2014, São Joaquim/SC. Agropecuária Catarinense - Suplemento Especial. São Joaquim: EPAGRI, 2014. v. 27. p. 25-33.

2.
NACHTIGALL, G.R. . Enfoque e resultados de pesquisa em nutrição de macieiras na Embrapa.. In: Seminário Internacional de Fruticultura, 2., 2012, Vacaria. Nutrição e fisiologia na obtenção de alta produtividade e máxima qualidade no cultivo da macieira.. Vacaria: Proterra: Engenharia Agronômica, 2012. v. 1. p. 1-6.

3.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Uso do DRIS na fruticultura. In: X ENFRUTE, 2007, Fraiburgo/SC. X ENFRUTE - Anais. Caçador: EPAGRI, 2007. v. 1. p. 11-25.

4.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; MELO, G. W. B. ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Fracionamento dos teores de cobre em quatro tipos de solos cultivados com vinhedos no Rio Grande do Sul.. In: VI Reunião Sul-brasileira de Ciência do Solo, 2006, Passo Fundo, RS. VI Reunião Sul-brasileira de Ciência do Solo. Passo Fundo: Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2006. p. 1-7.

5.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; RAIJ, Bernardo Van . Análise e interpretação do potássio no solo.. In: SIMPÓSIO SOBRE POTÁSSIO NA AGRICULTURA BRASILEIRA, 2004, São Pedro. Anais. Piracicaba: POTAFOS, 2004. p. 1-24.

6.
DECHEN, Antonio Roque ; CARMELLO, Quirino Augusto de Carvalho ; MONTEIRO, Francisco Antonio ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Seminário Comemorativo Liebig 200 anos.. In: SEMINÁRIO COMEMORATIVO LIEBIG 200 ANOS., 2003, Piracicaba. Seminário Comemorativo Liebig 200 anos.. Piracicaba: ESALQ/USP, 2003. p. 1-57.

7.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; GIRARDI, César Luiz ; BOTTON, Marcos ; MARODIN, Gilmar A B ; HOFFMANN, Alexandre ; SÔNEGO, Olavo Roberto ; BERNARDI, João ; FACHINELLO, José Carlos ; HERTER, Flavio Gilberto . Produção integrada de frutas de caroço.. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FRUTAS DE CAROÇO - PÊSSEGOS, NECTARINAS E AMEIXAS, 1., 2000, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 61-70.

8.
TERRES, Arlei L ; RIBEIRO, Alceu Salaberri ; GALLI, José ; DIAS, J. C. A. ; MACHADO, Mauri Onofre ; MARTINS, José Francisco ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Experimentação comparativa de genótipos de arroz irrigado no CPATB/EMBRAPA - 1988/89.. In: REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 18., 1989, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: IRGA, 1989. p. 78-88.

9.
PAULETTO, Eloy Antonio ; GOMES, Algenor da Silva ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Produtividade do arroz irrigado em sistemas de cultivo contínuo e em rotação com soja e milho - 1988/89.. In: REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 18., 1989, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: IRGA, 1989. p. 150-160.

10.
MACHADO, Mauri Onofre ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; TERRES, Arlei L . Identificação de genótipos de arroz irrigado tolerantes à toxidez por ferro - 1988/89.. In: REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 18., 1989, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: IRGA, 1989. p. 258-265.

11.
MACHADO, Mauri Onofre ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; GONÇALVES, Adão R ; TERRES, Arlei L . Identificação de genótipos de arroz tolerantes à salinidade da água de irrigação: do início da diferenciação da panícula à maturação. 1988/89.. In: REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 18., 1989, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: IRGA, 1989. p. 275-283.

12.
MACHADO, Mauri Onofre ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; TERRES, Arlei L . Identificação de genótipos de arroz tolerantes à salinidade do solo - 1988/89.. In: REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 18., 1989, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: IRGA, 1989. p. 284-295.

13.
PAULETTO, Eloy Antonio ; GOMES, Algenor da Silva ; VAHL, Ledemar Carlos ; TURATTI, Ariovaldo Luiz ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Produtividade do arroz irrigado em sistema de cultivo contínuo e em rotação com soja e milho.. In: REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 17., 1988, Pelotas, RS.. Anais. Pelotas, RS: EMBRAPA-CPATB, 1988. p. 115-121.

14.
MACHADO, Mauri Onofre ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; TERRES, Arlei L ; GOMES, Algenor da Silva . Identificação de genótipos de arroz irrigado tolerantes à toxidez por ferro - 1987/88.. In: REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 17., 1988, Pelotas, RS. Anais. Pelotas, RS: EMBRAPA-CPATB, 1988. p. 178-183.

15.
MACHADO, Mauri Onofre ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; GOMES, Algenor da Silva ; TERRES, Arlei L ; DIAS, Adão D . Identificação de genótipos de arroz tolerantes à salinidade do solo - 1887/88.. In: REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 17., 1988, Pelotas, RS. Anais. Pelotas, RS.: EMBRAPA-CPATB, 1988. p. 191-198.

16.
MACHADO, Mauri Onofre ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; GONÇALVES, Adão R ; GOMES, Algenor da Silva ; TERRES, Arlei L . Identificação de genótipos de arroz tolerantes à salinidade da água de irrigação: do início da diferenciação da panícula à maturidade (1987-88).. In: REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 17., 1988, Pelotas, RS. Anais. Pelotas, RS: EMBRAPA-CPATB, 1988. p. 199-207.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRANCO, M. S. C. ; NAVA, Gilberto ; ERNANI, P. R. ; NACHTIGALL, G.R. . Efeito da irrigação e fertirrigação na composição mineral de folhas de macieira.. In: 24 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 2013, Florianópolis/SC. 24 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Florianópolis/SC: SBCS, 2013. v. 1.

2.
CARGNINO, CAMILA ; LIMA, C. M. ; SARAIVA, M. D. ; NACHTIGALL, G.R. ; ERNANI, P. R. . Crescimento de frutos de macieira Maxigala submetida a tratamentos de irrigação e fertirrigação.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 22., 2012, Bento Gonçalves. Anais do 22 Congresso Brasileiro de Fruticultura. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho. p. 1-4.

3.
CARGNINO, CAMILA ; MACEDO, C. K. B. ; CONTE, E. D. ; NACHTIGALL, G.R. . Teores de potássio em Latossolo cultivado com macieira durante dezenove anos, em função de adubações potássicas sucessivas.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 22., 2012, Bento Gonçalves. Anais do 22 Congresso Brasileiro de Fruticultura. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2012. p. 1-4.

4.
MIELE, A. ; NACHTIGALL, G.R. . Concentrações de macronutrientes em pecíolos de videiras Merlot e Cabernet Sauvignon no Vale dos Vinhedos, RS.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 22., 2012, Bento Gonçalves. Anais do 22 Congresso Brasileiro de Fruticultura. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2012. p. 1-4.

5.
NACHTIGALL, G.R. ; CARGNINO, CAMILA ; NAVA, Gilberto . Efeito da irrigação e fertirrigação na produtividade e qualidade de macieiras Royal Gala.. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS FERTBIO2012., 2012, Maceió. Anais FERTBIO 2012.. Maceió: SBCS, 2012. p. 1-3.

6.
NAVA, Gilberto ; CIOTTA, M.N. ; NACHTIGALL, G.R. . Viabilidade do uso do SPAD no diagnóstico do estado de nitrogênio na macieira Fuji.. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS FERTBIO2012., 2012, Maceió. Anais fa FERTBIO 2012. Maceió: SBCS, 2012. p. 1-4.

7.
CARDOSO, L. S. ; BERGAMASCHI, H. ; BOSCO, L. C. ; BRAUNER, P.C. ; CASAMALI, B ; MARODIN, F.A. ; MARODIN, Gilmar A B ; NACHTIGALL, G.R. . Disponibilidade de frio para macieiras na região de Vacaria, RS.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 17., 2011, Guarapari. Anais do 17 Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Guarapari: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, 2011. p. 1-4.

8.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CARGNINO, C. ; NAVA, Gilberto . Sazonalidade de macronutrientes em macieira. In: FERTBIO 2010, 2010, Guarapari, ES. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso). Viçosa: SBSC, 2010. p. 1-4.

9.
NAVA, Gilberto ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Resposta da macieira "Fuji" à adubação orgânica e manejo de plantas espontâneas. In: FERTBIO 2010, 2010, Guarapari. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso). Viçosa: SBCS, 2010. p. 1-4.

10.
CARDOSO, L. S. ; BERGAMASCHI, H. ; BOSCO, L. C. ; PAULA, V. A. ; BRAUNER, P.C. ; CASAMALI, B ; MARODIN, Gilmar A B ; NACHTIGALL, G.R. . Necessidades e disponibilidades climáticas para macieiras na região de Vacaria, Brasil.. In: XIII REUNIÓN ARGENTINA Y VI LATINOAMERICANA DE AGROMETEOROLOGÍA, 2010, Bahía Blanca. Argentina.. Actas dela XIII Reunion Argentina y VI Latinoamericana de Agrometeorologia.. Bahia Blanca: Universidad Nacional del Sur, 2010. p. 187-188.

11.
NAVA, Gilberto ; DECHEN, Antonio Roque ; BASSO, Clori ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Composição mineral das folhas da macieira Fuji em resposta a nitrogênio e potássio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32, 2009, Fortaleza. Anais. Fortaleza: SBCS, 2009. p. 1-4.

12.
CONCEIÇÃO, M. A. F. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CARGNINO, C. ; FIORAVANCO, J. C. . Balanço hídrico na cultura da macieira em Vacaria. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 16, 2009, Belo Horizonte. Anais - resumos. Belo Horizonte: SBA/UFV/Embrapa Milho e Sorgo, 2009. p. 1-1.

13.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Projeto INOVAMAÇÃ. In: FRUTAL CONE SUL, 1, 2009, Bento Gonçalves. Anais... Sessão Seminários. Bento Gonçalves: Instituto Frutal, 2009. p. 1-3.

14.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque ; NAVA, Gilberto . Estado Nutricional de pomares de macieira no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28., FERTBIO2008, 2008, Londrina, PR. Resumos da FERTBIO 2008. Londrina, PR: SBCS: IAPAR: UEL, 2008. p. 1-4.

15.
NAVA, Gilberto ; DECHEN, Antonio Roque ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; Rocco, M.A . Adubações anuais com nitrogênio e potássio por longo prazo influenciam o rendimento e a composição mineral de maçãs Fuji em São Joaquim, Sc, Brasil.. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 28., FERTBIO2008, 2008, Londrina, PR. Resumos da FERTBIO 2008. LOndrina, PR: SBCS: IAPAR: UEL, 2008. p. 1-4.

16.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; ANTONIOLLI, L. R. . Qualidade de frutos de macieira em função do estado nutricional.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008, Vitória, ES. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA - CD_ROM. Vitória, ES: INCAPER, 2008. p. 1-5.

17.
MIELE, A. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; GIANELLO, C. . Estado nutricional de vinhedos Merlot e Cabernet Sauvignon cultivados no Vale dos Vinhedos, RS.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008, Vitória, ES. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA - CD-ROM. Vitória, ES: INCAPER, 2008. p. 1-5.

18.
NAVA, Gilberto ; DECHEN, Antonio Roque ; BASSO, Clori ; PEREIRA, A. J. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Composição mineral das folhas e vigor da macieira Fuji em resposta a nitrogênio e potássio.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008, Vitória, ES. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA - CD-ROM. Vitória, ES: INCAPER, 2008. p. 1-5.

19.
FIORAVANCO, J. C. ; ALMEIDA, G. K. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa ; BERNARDI, João ; OLIVEIRA, P. R. D. . Avaliação da produção de clones de Gala e Fuji e cultivares de macieira sobre dois porta-enxertos em Vacaria, RS.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008, Vitória, ES. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA - CD-ROM. Vitória, ES: INCAPER, 2008. p. 1-5.

20.
FIORAVANCO, J. C. ; ALMEIDA, G. K. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa ; BERNARDI, João ; OLIVEIRA, P. R. D. . Avaliação da produção de clones de Gala e Fuji e cultivares de macieira sobre dois porta-enxertos em Vacaria, RS.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008, Vitória, ES. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA - CD-ROM. Vitória, ES: INCAPER, 2008. p. 1-5.

21.
FIORAVANCO, J. C. ; ALMEIDA, G. K. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa ; BERNARDI, João ; OLIVEIRA, P. R. D. . Fenologia de clones de Gala e Fuji e cultivares de macieira sobre dois porta-enxertos em Vacaria, RS.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20, 2008, Vitória, ES. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA - CD-ROM. Vitória, ES: INCAPER, 2008. p. 1-5.

22.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Avaliação dos efeitos de cultivares na eficiência do método DRIS para a cultura da macieira.. In: FERTBIO 2006, 2006, Bonito. Anais FERTBIO 2006 - Documentos, 82/2006. Bonito: SBCS/Embrapa Agropecuária Oeste, 2006. p. 1-4.

23.
NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Distribuição dos teores de cobre em profundidade em diferentes tipos de solos com vinhedos no Rio Grande do Sul.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 30, 2005, Recife. Anais. Recife: SBCS, 2005. v. CD-ROM.

24.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Uso do DRIS na avaliação do estado nutricional da macieira em resposta à adubação fosfatada.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 30, 2005, Recife. Anais. Recife: SBCS, 2005. v. CD-ROM.

25.
HOOGERHEIDE, Haroldo Cornelis ; DECHEN, Antonio Roque ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Avaliação do estado nutricional da soja pelo DRIS na região sul do Maranhão e sudoeste do Piauí.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 30, 2005, Recife. Anais. Recife: SBCS, 2005. v. CD-ROM.

26.
SILVEIRA, Cristiane Prezotto ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; MONTEIRO, Francisco Antonio . DRIS para o Capim-Brachiaria.. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 26., 2004, Lages. Resumos expandidos. Lages: SBCS, 2004.

27.
CARRARO, Heloisa Rangel ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CAMBRI, Michel Alexandro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Sucessive applications of potassium fertilizer in an oxisol and distribution of organic matter and potassium.. In: INTERNATIONAL MEETING OF INTERNATIONAL HUMIC SUBSTANCES SOCIETY, 12, 2004, São Pedro. Proceedings. São Pedro: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2004. p. 667-669.

28.
NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CAMBRI, Michel Alexandro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Copper and zinc in the organic fraction of vineyard as a function of pH variation.. In: INTERNATIONAL MEETING OF INTERNATIONAL HUMIC SUBSTANCES SOCIETY, 12, 2004, São Pedro. Proceedings. São Pedro: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2004. p. 707-709.

29.
NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi ; CAMBRI, Michel Alexandro . Extração seqüencial de cobre em solos de vinhedos após a aplicação de fungicidas cúpricos por vários anos.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 18, 2004, Florianópolis. Anais. Florianópolis: SBF, 2004.

30.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Uso do DRIS na avaliação do estado nutricional da macieira em resposta à adubação potássica.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 18, 2004, Florianópolis. Anais. Florianópolis: SBF, 2004. v. CD-ROM.

31.
CARRARO, Heloisa Rangel ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi ; JACOMINO, Angelo Pedro . Qualidade de frutos de macieira em função da adubação potássica.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 18, 2004, Florianópolis. Anais. Florianópolis: SBF, 2004.

32.
CARRARO, Heloisa Rangel ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CAMBRI, Michel Alexandro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Distribuição do potássio no perfil do solo em função de aplicações sucessivas de adubo potássico.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29., 2003, Ribeirão Preto. Anais. Ribeirão Preto: SBCS, 2003.

33.
ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CAMBRI, Michel Alexandro ; NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; LOPES, Cintia Masuco . Disponibilidade de cobre em solos de vinhedos após aplicação de calda bordaleza por vários anos. . In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29., 2003, Ribeirão Preto. Anais. Ribeirão Preto: SBCS, 2003.

34.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Época de amostragem de folhas de macieira e a eficiência do método DRIS.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29., 2003, Ribeirão Preto. Anais. Ribeirão Preto: SBCS, 2003.

35.
BISCEGLI, Clóvis I ; GIRARDI, César Luiz ; MELO, George Wellington Bastos de ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; TOMAZZI, Reinaldo . Uso da técnica de tomografia de ressonância magnética como método de identificação de distúrbios fisiológicos em maçãs.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17., 2002, Belém. Anais. Belém: SBF, 2002.

36.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Eficiência do método DRIS na cultura da macieira em função de diferentes épocas de amostragem de folhas.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17., 2002, Belém. Anais. Belém: SBF, 2002.

37.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Fontes de cálcio para aplicação via foliar em macieira.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26., 1997, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: SBCS, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACEDO, C. K. B. ; LIMA, C. M. ; CARGNINO, C. ; NACHTIGALL, G.R. . Efeito da adubação nitrogenada em pereira cv. Packham s em Vacaria, RS.. In: 11 ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e 7 ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO, 2013, Bento Gonçalves/RS. 11 ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e 7 ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO. Bento Gonçalves/RS: Embrapa Uva e Vinho, 2013. v. 1. p. 34-34.

2.
LIMA, C. M. ; MACEDO, C. K. B. ; CARGNINO, C. ; NACHTIGALL, G.R. . Efeito da irrigação e fertirrigação na qualidade de maçãs MaxiGala Safra 2012/13.. In: 11 ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e 7 ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO, 2013, Bento Gonçalves/RS. 11 ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e 7 ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO. Bento Gonçalves/RS: Embrapa Uva e Vinho, 2013. v. 1. p. 35-35.

3.
SARAIVA, M. D. ; CARGNINO, CAMILA ; LIMA, C. M. ; NACHTIGALL, G.R. . Diagnóstico do estado nutricional de pomares de pereira produtivos e não produtivos.. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 10., 2012, Bento Gonçalves. Resumos do 10 Encontro de Iniciação Científica. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2012. p. 24-24.

4.
CARGNINO, CAMILA ; LIMA, C. M. ; SARAIVA, M. D. ; NACHTIGALL, G.R. . Crescimento de frutos de macieira Fuji Suprema submetidos a tratamentos de irrigação e fertirrigação.. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 10., 2012, Bento Gonçalves. Resumos do 10 Encontro de Iniciação Científica. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho. p. 25-25.

5.
CARGNINO, CAMILA ; LIMA, C. M. ; SARAIVA, M. D. ; NACHTIGALL, G.R. . Produtividade de macieira Maxigala sob tratamentos de irrigação e fertirrigação.. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 10., 2012, Bento Gonçalves. Resumos do 10 Encontro de Iniciação Científica. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2012. p. 26-26.

6.
RUFATO, A. R. ; CARGNINO, C. ; MACEDO, C. K. B. ; PIOVESAN, M. A. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Fenologia e produção decultivares de mirtileiro em avaliaçãonaUnidade de Observação de Pequenas frutas da EEFT, Embrapa Uva e Vinho. In: V Simpósio Nacional do Morango, IV Encontro Sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul, 2010, Pelotas. Palestras e Resumos. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. p. 187.

7.
CARGNINO, C. ; MACEDO, C. K. B. ; PIOVESAN, M. A. ; RUFATO, A. R. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Produtividade de mirtileiro "Misty" nos Campos de Cima da Serra, na safra 2009.. In: V Simpósio Nacional do Morango, IV Encontro sobre Pequenas Frutase Frutas Nativas do Mercosul, 2010, Pelotas. Palestras e Resumos. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2010. p. 195.

8.
MACEDO, C. K. B. ; CARGNINO, C. ; MAGRIN, F. P. ; ALMEIDA, G. K. ; NACHTIGALL, G.R. ; FIORAVANCO, J. C. . Avaliação de frutos e produtividade de macieira 'Royal Gala' submetidos a tratamentos de irrigação e fertirrigação.. In: 8 ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA; 4 ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA EMBRAPA UVA E VINHO, 2010, Bento Gonçalves. Resumos do 8 Encontro de Iniciação Científica; 4 Encontro de Pós-Graduandos da Embrapa Uva e Vinho. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2010. p. 54-54.

9.
CARGNINO, C. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FIORAVANCO, J. C. . Produtividade de macieiras Royal Gala submetidas a regimes de irrigação e fertirrigação. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE FRUTICULTURA DE CLIMA TEMPERADO, 11, 2009, Fraiburgo. Anais Vol. 2 - Resumos. Caçador: Epagri, 2009. p. 105.

10.
CARGNINO, C. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CONCEIÇÃO, M. A. F. . Crescimento de frutos de macieira submetidos a tratamento de irrigação e fertirrigação. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA UVA E VINHO, 7.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA UVA EVINHO, 3, 2009, Bento Gonçalves. Resumos. Bento Gonçalves: Embrapa Uva eVinho, 2009. p. 17.

11.
MAGRIN, F. P. ; ALMEIDA, G. K. ; FIORAVANCO, J. C. ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; OLIVEIRA, P. R. D. . Produção de cachos florais, frutificação efetiva e cachos/ATC de nove cultivares de macieira sobre dois porta-enxertos, na safra 2008/09, em Vacaria, RS. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA UVA E VINHO, 7.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA UVA EVINHO, 3, 2009, Bento Gonçalves. Anais - Resumos. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2009. p. 21.

12.
ALMEIDA, G. K. ; MAGRIN, F. P. ; FIORAVANCO, J. C. ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; OLIVEIRA, P. R. D. . Produtividade de nove cultivares de macieira sobre os porta-enxertos M9 e Maruba/M9, nas safras 2007/08, em Vacaria, RS. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA UVA E VINHO, 7.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA UVA EVINHO, 3, 2009, Bento Gonçalves. Anais - Resumos. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2009. p. 27.

13.
MORO, L. ; VIEIRA, R. D. A. ; SPAGNOL, F. ; GIACOMINI, R. ; ANTONIOLLI, L. R. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FIALHO, F. B. . Qualidade pós-colheita de maçãs Royal Gala produzidas no sistema convencional, irrigado e fertirrigado. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA UVA E VINHO, 7.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA UVA EVINHO, 3, 2009, Bento Gonçalves. Anais - Resumos. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2009. p. 30.

14.
CZARMOBAY, M. ; MISZINSKI, J. ; VIEIRA, H. L. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa . Uma análise comparativa das horas de frio registradas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA UVA E VINHO, 7.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA UVA EVINHO, 3, 2009, Bento Gonçalves. Anais - Resumos. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2009. p. 35.

15.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Redução do teor de carbono do solo após nove anos de cultivo com macieira e adubação NK. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 31, 2007, Gramado/RS. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2007.

16.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Leaf sampling period effect on the efficiency of the DRIS method applied to apple culture in South Brazil.. In: World Congress of Soil Science, 18, 2006, Philadelphia. Proceedings of 18th World Congress of Soil Science. Philadelphia: WCSS, 2006. v. CD-ROM.

17.
NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Teores biodisponíveis de cobre em perfis de seis solos cultivados com vinhedos no Rio Grande do Sul.. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (SIICUSP), 13, 2005, Piracicaba. 13º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Piracicaba: ESALQ/USP, 2005.

18.
NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Extração seqüencial de manganês em solos de vinhedos.. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (SIICUSP), 12, 2004, Piracicaba. Anais. Piracicaba: USP, 2004. v. CD-ROM.

19.
LOPES, Cintia Masuco ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; CAMBRI, Michel Alexandro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Efeito do pH nos teores de manganês e de ferro do solo, analisados por três extratores.. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP, 11., 2003, Piracicaba. Anais. Piracicaba: USP, 2003.

20.
CARRARO, Heloisa Rangel ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; CAMBRI, Michel Alexandro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Sucessivas adubações e métodos de extração de K em Latossolo.. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP, 11., 2003, Piracicaba. Anais. Piracicaba: USP, 2003.

21.
NOGUEIROL, Roberta Corrêa ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; LOPES, Cintia Masuco ; CAMBRI, Michel Alexandro ; ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi . Avaliação de extratores de cobre em solos de vinhedos.. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP, 11., 2003, Piracicaba. Anais. Piracicaba: USP, 2003.

22.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; DECHEN, Antonio Roque . Normas e índices DRIS preliminares para nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio em pomares de macieira no Brasil.. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 25., 2002, Rio de Janeiro, RJ. XXV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Rio de Janeiro, RJ: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2002. v. CD-ROM.

23.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Efeito da adubação em macieira, com diferentes fontes de nitrogênio, nas características químicas do solo.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 28., 2001, Londrina, PR. XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Londrina, PR: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2001. p. 146-146.

24.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Produção da macieira cv. Gala/MM 106 em função da adubação potássica via solo.. In: REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3., 2000, Pelotas, RS. CD-ROM. Seção Trabalhos. Pelotas, RS: NRS-SBCS, 2000. p. 75-78.

25.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FREIRE, Claudio José da Silva . Resposta de cultivares de macieira à diferentes épocas de aplicação de cálcio via foliar.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 16., 2000, Fortaleza. CD-ROM. Seção Trabalhos. Fortaleza: SBF, 2000. p. 1.

26.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Adubação potássica via solo em macieira.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 27., 1999, Brasília. CD-ROM. Seção Trabalhos. Brasília: SBCS, 1999. p. 1.

27.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Quebra de dormência em macieira.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 15., 1998, Poços de Caldas, MG. Resumos. Lavras, MG: UFLA, 1998. p. 470.

28.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FREIRE, Claudio José da Silva . Efeito da aplicação foliar de boro na qualidade da maçã.. In: REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2., 1998, Santa Maria, RS. Resumos Expandidos. Santa Maria, RS: NRS-SBCS, 1998. p. 75-78.

29.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FREIRE, Claudio José da Silva . Gradiente de concentração de nutrientes em frutas de macieira e sua relação com a incidência de bitter pit.. In: REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1., 1996, Lages, SC. Resumos. Lages, SC: NCS-SBCS, 1996. p. 15-17.

30.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Efeito da aplicação de boro via foliar em macieira.. In: REUNIÃO TÉCNICA DE FRUTICULTURA, 4., 1995, Porto Alegre. Resumos. Porto Alegre: FEPAGRO, 1995. p. 71.

31.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FREIRE, Claudio José da Silva . Avaliação dos teores de cálcio em macieira para previsão da incidência de Bitter Pit.. In: REUNIÃO TÉCNICA DE FRUTICULTURA, 3., 1994, Porto Alegre. Resumos. Porto Alegre: FEPAGRO-IPAGRO, 1994. p. 85.

32.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FREIRE, Claudio José da Silva . Adubação potássica em macieira: da implantação do pomar ao início da produção.. In: REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO, 1., 1994, Pelotas, RS. Anais. Pelotas, RS: UFPel, 1994. p. 69-70.

33.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; FREIRE, Claudio José da Silva . Concentração de nutrientes em macieira durante o ciclo vegetativo.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 23., 1991, Porto Alegre. Programa e Resumos. Porto Alegre: SBCS, 1991. p. 218.

34.
PAULETTO, Eloy Antonio ; GUADAGNIN, C. A. ; GOMES, Algenor da Silva ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Efeito da cinza de casca de arroz nas características físicas e químicas do solo.. In: CONGRESSO BRASILEIRO E ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE CONSERVAÇÃO DO SOLO, 7., 1989, João Pessoa. Programa e Resumos. João Pessoa: SBCS, 1989. p. 46.

35.
PAULETTO, Eloy Antonio ; GOMES, Algenor da Silva ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; VIEIRA, L. K. ; CAPPELLARO, L. A. . Influência da rotação de culturas no rendimento do arroz irrigado e nas características físicas e químicas de um Planossolo da unidade de mapeamento Pelotas.. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 22., 1989, Recife. Programa e Resumos. Recife: SBCS, 1989. p. 67.

Outras produções bibliográficas
1.
BOSCO, L. C. ; NACHTIGALL, G.R. ; BERGAMASCHI, H. ; PAULA, V. A. ; CARDOSO, L. S. ; MARODIN, G. A. B. . Tela antigranizo sobre pomares de macieira em Vacaria, RS.. Bento Gonçalves/RS: Embrapa Uva e Vinho, 2013 (Comunicado Técnico).

2.
CARDOSO, LOANA SILVEIRA ; NACHTIGALL, G.R. ; BERGAMASCHI, H. ; PAULA, V. A. ; BOSCO, L. C. ; MARODIN, G. A. B. . Condições meteorológicas e a fenologia de macieiras na região de Vacaria, RS.. Bento Gonçalves/RS: Embrapa Uva e Vinho, 2013 (Comunicado Técnico).

3.
PAULA, V. A. ; NACHTIGALL, G.R. ; BERGAMASCHI, H. ; PONTE, E. M. ; CARDOSO, L. S. ; BOSCO, L. C. ; MARODIN, G. A. B. ; SANHUEZA, Rosa Maria Valdebenito . Molhamento foliar e sazonalidade de epidemias de sarna da macieira em Vacaria, RS.. Bento Gonçalves/RS: Embrapa Uva e Vinho, 2013 (Comunicado Técnico).

4.
NACHTIGALL, G.R. ; CARGNINO, C. ; ERNANI, P. R. . Disponibilidade de água no solo para o cultivo de macieira nas safras 2008/09 a 2012/13 em Vacaria, RS.. Bento Gonçalves/RS: Embrapa Uva e Vinho, 2013 (Comunicado Técnico).

5.
FIORAVANCO, J. C. ; GIRARDI, César Luiz ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa ; SILVA, G. A. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; OLIVEIRA, P. R. D. . Cultura da macieira no Rio Grande do Sul: análise situacional e descrição de variedades. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2010 (Série Documentos).

6.
FIORAVANCO, J. C. ; CZERMAINSKI, Ana Beatriz Costa ; ALVES, S. A. M. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Condições meteorológicas e sua influência na safra de maçã 2009/10na região de Vacaria. RS. Bento Gonçalves: Embrapa Uva Vinho, 2010 (Comunicado Técnico).

7.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Épocas de amostragem, porta-enxertos, cultivares e densidade de plantio na avaliação do estado nutricional da macieira pelo método DRIS.. Piracicaba: ESALQ/USP, 2005 (Relatório Pós-Doutorado).

8.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS) para avaliação do estado nutricional da macieira no sul do Brasil.. Piracicaba: ESALQ/USP, 2004 (Tese de Doutorado).

9.
NAVA, Gilberto ; BASSO, Clori ; NUENBERG, Névio ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; SUZUKI, Atsuo . Fertilidade do solo e nutrição na Produção Integrada de Maçã. Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, 2002 (Circular Técnica).

10.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Aplicação de aminoácidos em macieira - resultados preliminares.. Fraiburgo, SC: EPAGRI, 1993 (Palestra no no SEMINÁRIO DOS RESULTADOS DE PESQUISA).

11.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Efeito de nutrientes no desenvolvimento de raízes.. Pelotas: EMBRAPA-CNPFT, 1992 (Palestra no SEMINÁRIO SOBRE PODRIDÃO DE RAÍZES EM MACIEIRA (PHYTOPHTHORA SPP)).

12.
VAHL, Ledemar Carlos ; SILVEIRA, Rui José Costa ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Disponibilidade de potássio para as plantas em solos da região sul do Rio Grande do Sul.. Pelotas, RS: Departamento de Solos - UFPel, 1987 (Relatório Banco do Brasil).

13.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . Formas de potássio em solos da região sul do Rio Grande do Sul e suas relações com características químicas e físicas dos solos.. Pelotas, RS: Universidade Federal de Pelotas, 1986 (Tese de Mestrado).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMARANTE, C. V. T.; NACHTIGALL, G.R.; STEFFENS, C. A.; CAMPOS, M. L.; ALBUQUERQUE, J.. Participação em banca de Eliete de Fátima Ferreira da Rosa. Atributos químicos e físicos do solo, produtividade e qualidade de frutos em pomares de maçãs "Royal Gala" nos sistemas convencional e orgÇanico de produção.. 2010. Dissertação (Mestrado em Manejo do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
ERNANI, P. R.; NACHTIGALL, G.R.; AMARANTE, C. V. T.; GATIBONI, L. C.. Participação em banca de Eliete de Fátima Ferreira da Rosa. Atributos químicos e físicos do solo, produtividade e qualidade de frutos em pomares de maçãs "Royal Gala" nos sistemas convencional e orgÇanico de produção.. 2010.

3.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro; ESCOSTEGUY, P. A. V.; BOARETTO, A. E.. Participação em banca de Marcio Henkes Caldeira. Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) em diferentes estádios de desenvolvimento da soja. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade de Passo Fundo.

4.
BISSANI, C. A.; SILVA, P. R. F.; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro; ANGUINONI, I.. Participação em banca de Raquel Hermann Pötter Guindani. DRIS para avaliação do estado nutricional do arroz irrigado no Rio Grande do Sul. 2007. Dissertação (Mestrado em CIENCIA DO SOLO - UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
RODELLA, Arnaldo Antonio; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro; CASAGRANDE, José Carlos. Participação em banca de Susian Christian Martins. Adsorção e dessorção de cobre em solos sob aplicação de lodo de esgoto e calda bordaleza. 2005. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

6.
DECHEN, Antonio Roque; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro; BATAGLIA, Ondino Cleante. Participação em banca de Haroldo Cornelis Hoogerheide. DRIS para avaliação do estado nutricional da soja em duas regiões do cerrado brasileiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Teses de doutorado
1.
MARODIN, Gilmar A B; BERGONCI, J. I.; NACHTIGALL, G.R.; DALMAGO, G. A.. Participação em banca de Leosane Cristina Bosco. Alterações microclimáticas causadas por cobertura antigranizo e efeitos sobre o desenvolvimento e produção de macieiras.. 2011. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
BERLATO, M. A.; SOUZA, P. V. D.; SANTOS, H. P.; NACHTIGALL, G.R.. Participação em banca de Loana Silveira Cardoso. Modelagem aplicada à fenologia de macieiras 'Royal Gala' e 'Fuji Suprema' em função do clima, na região de Vacaria, RS.. 2011. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
DECHEN, Antonio Roque; CARMELLO, Quirino Augusto de Carvalho; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro; MURAOKA, T.; BATAGLIA, Ondino Cleante. Participação em banca de Gilberto Nava. Nutrição e rendimento da macieira em resposta às adubações nitrogenada e potássica e ao déficit hídrico. 2007. Tese (Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Qualificações de Doutorado
1.
MURAOKA, Takashi; SCARPARE FILHO, João Alexio; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro. Participação em banca de Gilberto Nova. Produtividade e qualidade de maçãs em função da adubação nitrogenada e potássica, para as condições do Planalto Serrano de São Joaquim, SC - Brasil.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

2.
CAMARGO, Otávio Antonio de; RODELLA, Arnaldo Antonio; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro. Participação em banca de Camila Beig Jordão. Especiação, fracionamento e adsorção-dessorção de fósforo em Latossolo Vermelho distroférrico tratado com lodo de esgoto. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NACHTIGALL, G.R.; CONTE, E. D.; SANCHEZ, C. D.. Participação em banca de Charle Kramer Borges de Medeiros.Avaliação dos efeitos de dferentes doses de gesso nas propriedades químicas de um Latossolo cultvado com sola, em sistemas de plantio direto consolidado.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Caxias do Sul.

2.
NACHTIGALL, G.R.; CONTE, E. D.; ROTA, L.. Participação em banca de Camila Cargnino.Teores de potássio em Latossolo cultivado com macieira durante dezenove anos, em função de adubações potássicas sucessivas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Caxias do Sul.

Outros tipos
1.
ALLEONI, Luis Reynaldo Ferraciúi; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro; KIEHL, Jorge de Castro. Participação em banca de Susian Christian Martins. Adsorção e dessorção de cobre em solos sob aplicação de lodo de esgoto e calda bordaleza. 2004. Outra participação, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERTBIO 2006.Avaliação dos efeitos de cultivares na eficiência do método DRIS para a cultura da macieira.. 2006. (Outra).

2.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 30. Uso do DRIS na avaliação do estado nutricional da macieira em resposta a adubação fosfatada.. 2005. (Congresso).

3.
SEMINÁRIO LUSTUS VON LIEBIG, IV.Sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS).. 2005. (Seminário).

4.
CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 18. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 18. 2004. (Congresso).

5.
SEMINÁRIO JUSTUS VON LIEBIG.SEMINÁRIO JUSTUS VON LIEBIG, 2. 2004. (Seminário).

6.
SIMPÓSIO SOBRE POTÁSSIO NA AGRICULTURA BRASILEIRA.SIMPÓSIO SOBRE POTÁSSIO NA AGRICULTURA BRASILEIRA. 2004. (Simpósio).

7.
INTERNATIONAL MEETING OF INTERNATIONAL HUMIC SUBSTANCES SOCIETY, 12.INTERNATIONAL MEETING OF INTERNATIONAL HUMIC SUBSTANCES SOCIETY, 12. 2004. (Simpósio).

8.
REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 26..DRIS para o Capim-Brachiaria.. 2004. (Outra).

9.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29.. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29.. 2003. (Congresso).

10.
SEMINÁRIO COMEMORATIVO LIEBIG 200 ANOS..SEMINÁRIO COMEMORATIVO LIEBIG 200 ANOS.. 2003. (Seminário).

11.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP, 11..SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP, 11.. 2003. (Simpósio).

12.
SIMPÓSIO SOBRE FÓSFORO NA AGRICULTURA BRASILEIRA.SIMPÓSIO SOBRE FÓSFORO NA AGRICULTURA BRASILEIRA. 2003. (Simpósio).

13.
CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17.. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17.. 2002. (Congresso).

14.
REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 25..REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 25.. 2002. (Outra).

15.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 28.. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 28.. 2001. (Congresso).

16.
CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 16.. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 16.. 2000. (Congresso).

17.
SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS, 2..SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS, 2.. 2000. (Seminário).

18.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FRUTAS DE CAROÇO - PÊSSEGOS, NECTARINAS E AMEIXAS, 1..SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FRUTAS DE CAROÇO - PÊSSEGOS, NECTARINAS E AMEIXAS, 1.. 2000. (Simpósio).

19.
REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3..REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 3.. 2000. (Outra).

20.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 27.. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 27.. 1999. (Congresso).

21.
SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS, 1..SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS, 1.. 1999. (Seminário).

22.
CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 15.. CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 15.. 1998. (Congresso).

23.
REUNIÃO SOBRE O SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE MACIEIRA NO BRASIL.REUNIÃO SOBRE O SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE MACIEIRA NO BRASIL, 1.. 1998. (Outra).

24.
REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2..REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 2.. 1998. (Outra).

25.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26.. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26.. 1997. (Congresso).

26.
REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1..REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1.. 1996. (Outra).

27.
REUNIÃO TÉCNICA DE FRUTICULTURA, 4..REUNIÃO TÉCNICA DE FRUTICULTURA, 4.. 1995. (Outra).

28.
REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO, 1..REUNIÃO SUL-BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO, 1.. 1994. (Outra).

29.
REUNIÃO TÉCNICA DE FRUTICULTURA, 3..REUNIÃO TÉCNICA DE FRUTICULTURA, 3.. 1994. (Outra).

30.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 23.. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 23.. 1991. (Congresso).

31.
REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 18..REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 18.. 1989. (Outra).

32.
REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 17..REUNIÃO DA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO, 17.. 1988. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NACHTIGALL, G.R. . Reunião Técnica para apresentação de resultados finais do Projeto INOVAMAÇÃ.. 2011. (Exposição).

2.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; HOFFMANN, Alexandre ; PAGOT, E. ; POLTRONIERI, E. . IV SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PEQUENAS FRUTAS. 2007. (Outro).

3.
LEITE, G. B. ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; PETRI, J. L. . X ENFRUTE. 2007. (Outro).

4.
SANHUEZA, Rosa Maria Valdebenito ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; SEBBEN, Sandra de Souza ; BOTTON, Marcos . IX Seminário Brasileiro de Produção Intergada de Frutas e I Seminário sobre Sistema Agropecuário de Produção Integrada. 2007. (Outro).

5.
DECHEN, Antonio Roque ; MONTEIRO, Francisco Antonio ; CARMELLO, Quirino Augusto de Carvalho ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . III Seminário Justus von Liebig. 2005. (Outro).

6.
DECHEN, Antonio Roque ; MONTEIRO, Francisco Antonio ; CARMELLO, Quirino Augusto de Carvalho ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . II Seminário Justus von Liebig. 2004. (Outro).

7.
DECHEN, Antonio Roque ; MONTEIRO, Francisco Antonio ; CARMELLO, Quirino Augusto de Carvalho ; VITTI, Godofredo César ; KIEHL, Jorge de Castro ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; ANTI, Gláucia Regina . Seminário Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Justus von Liebig.. 2003. (Outro).

8.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; SANHUEZA, Rosa Maria Valdebenito ; BOTTON, Marcos ; GIRARDI, César Luiz ; MARODIN, Gilmar Arduino Bettio ; SEBBEN, Sandra de Souza . II Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas.. 2000. (Outro).

9.
NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro ; SANHUEZA, Rosa Maria Valdebenito ; KOVALESKI, Adalecio ; FACHINELLO, José Carlos ; BOTTON, Marcos ; SEBBEN, Sandra de Souza . I Seminário sobre Produção Integrada de Frutas de Clima Temperado no Brasil.. 1999. (Outro).

10.
SANHUEZA, Rosa Maria Valdebenito ; KOVALESKI, Adalecio ; PROTAS, José Fernando da Silva ; NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro . I Reunião sobre o Sistema de Produção Integrada de Macieira no Brasil.. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Charle Kramer Borges de Medeiros. PREVISÃO DA QUALIDADE DE FRUTOS DE MACIEIRA NA REGIÃO SUL DO BRASIL, EM FUNÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS.. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Co-orientador).

Iniciação científica
1.
Manuele Andrade Ferreira. Avaliação de parâmetros fisico-químicos de frutas de macieira no Sul do Brasil.. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade de Caxias do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Lucimara Mendes Roveda. Irrigação e Fertirrigação na Cultura da Macieira.. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade de Caxias do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Alexandre Mesquita Furtado. Avaliação da demanda hídrica, produção e do estado nutricional de macieiras com e sem o uso de fertirrigação durante o ciclo da cultura.. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade de Caxias do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Camila Cargnino. IRRIGAÇÃO E FERTIRRIGAÇÃO NA CULTURA DA MACIEIRA NA REGIÃO DOS CAMPOS DE CIMA DA SERRA-RS. 2011. Dissertação (Mestrado em Manejo do Solo) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Gilmar Ribeiro Nachtigall.

2.
Marília Scopel Andrighetti. EFEITO DO GLIFOSATO SOBRE OS MICRORGANISMOS DO SOLO EM POMARES DE MACIEIRA. 2010. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Co-Orientador: Gilmar Ribeiro Nachtigall.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cristiane Prezotto Silveira. DRIS PARA A FORRAGEIRA BRACHIARIA DECUMBENS. . 2003. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Orientador: Gilmar Ribeiro Nachtigall.

Iniciação científica
1.
Christiano Mignoni de Lima. IRRIGAÇÃO NA CULTURA DA MACIEIRA. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade de Caxias do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilmar Ribeiro Nachtigall.

2.
Camila Carginino. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE FRUTOS DE MACIEIRAS EM FUNÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade de Caxias do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilmar Ribeiro Nachtigall.

3.
Roberta Duarte Ávila Vieira. QUALIDADE DE MAÇÃS BASEADA NAS CONDIÇÕES NUTRICIONAIS E METEOROLÓGICAS. 2009. Iniciação Científica - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilmar Ribeiro Nachtigall.

4.
Rosane Giacomini. QUALIDADE DE MAÇÃS BASEADA NAS CONDIÇÕES NUTRICIONAIS E METEOROLÓGICAS. 2009. Iniciação Científica - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilmar Ribeiro Nachtigall.

5.
Heloisa Rangel Carraro. DISTRIBUIÇÃO DO POTÁSSIO AO LONGO DO PERFIL DE UM LATOSSOLO EM FUNÇÃO DE APLICAÇÕES SUCESSIVAS DE ADUBO POTÁSSICO. . 2004. 65 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilmar Ribeiro Nachtigall.

6.
Roberta Corrêa Nogueirol. BIODISPONIBILIDADE E EXTRAÇÃO SEQUENCIAL DE COBRE EM SOLOS QUE RECEBERAM CALDA BORDALEZA POR 15 ANOS. . 2004. 92 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilmar Ribeiro Nachtigall.



Outras informações relevantes


a) Atuação administrativa como Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho no período de setembro de 1994 a janeiro de 2000.

b) Líder do Projeto de Pesquisa "Aumento da Eficiência do Sistema Produtivo em Fruticultura de Clima Temperado", executado de janeiro de 1994 a dezembro de 1998.

c) Líder do Projeto de Pesquisa "Tecnologias para o Aumento da Eficiência Produtiva de Fruteiras de Clima Temperado", executado de janeiro de 1999 a dezembro de 2000.

d) Presidente do Comitê Técnico Interno da Embrapa Uva e Vinho no período de outubro de 1994 a janeiro de 2000.

e) Consultor "Ad Hoc" da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, desde junho de 2000.

f) Assessor Científico da Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira - PAB, desde junho de 1998.

(28/03/2006)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 31/10/2014 às 2:50:54