Geralda de Oliveira Santos Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9312894546644102
  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Professor associado do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) onde atua na graduação e na pós-graduação. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (1978), mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência nas áreas de Linguística e de Língua portuguesa, com ênfase em Linguística de Texto. Orienta e desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: referenciação, gêneros textuais, leitura e estratégias de construção de sentidos, argumentação, cognição, memória, texto multimodal, com experiência no ensino básico. Faz parte do grupo de pesquisa: Estudos da linguagem e Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Geralda de Oliveira Santos Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, G. O. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Letras Vernáculas - DLEV.
Av. Marechal Rondon, s/n
Rosa Elze
99999-999 - Sao Cristovao, SE - Brasil
Telefone: (79) 21056730
Ramal: 6730
Fax: (79) 21056730
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Doutorado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O rei do cangaço, o governador do sertão; o bandido ousado do sertão, o cangaceiro malvado: processos referenciais na construção da memória discursiva sobre Lampião., Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Anna Christina Bentes da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Lampião; referenciação; memória discursiva..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1982 - 1987
Mestrado em Letras.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Aspectos Morfossintáticos da Linguagem do Ceramista em Sergipe,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Mariia do Socorro Aragão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Palavras Dicionalizadas e não Dicionalizadas.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1981 - 1981
Especialização em Especialização em Lingua Portuguesa. (Carga Horária: 460h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Língua Portuguesa.
1974 - 1977
Graduação em Letra Vernáculas.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Estado da Educação e do Desporto e Lazer, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do ensino básico, Carga horária: 40


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro do COMPIBITI.
03/2014 - 09/2014
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística
03/2014 - 09/2014
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção e Recepção de Texto I
03/2014 - 08/2014
Ensino, Mestrado em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística de Texto
1/1998 - 6/1998
Extensão universitária , Reitoria, Projeto de Qualificação Docente.

Atividade de extensão realizada
Ensino.
1/1998 - 5/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II, Produção de Texto I, II e III


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
O texto argumentativo na prova de redação do ENEM (EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC/CAPES Nº 04/2015)
Descrição: Para os estudiosos do texto, a textualidade é característica fundamental para a construção, produção e recepção de sentidos dos textos. As experiências dos alunos do ensino médio são uma das últimas etapas de formação da educação básica antes mesmo de adentrar ao universo acadêmico. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1997) têm objetivos um tanto claros e definidos para o enquadramento e aprofundamento de políticas públicas engendradas no tocante aos conhecimentos linguístico-discursivos, herdados e adquiridos desde as atividades de produção escrita e textual na fase de formação do Ensino Fundamental, acerca da língua, de seu uso, de critérios de composicionalidade e de argumentatividade do texto, vão preparar o estudante para os níveis e competências da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O foco central deste projeto recai nas cinco competências da Prova de Redação do ENEM referentes ao domínio da modalidade formal da língua portuguesa, à estruturação e progressão dos argumentos na defesa de um ponto de vista. Assim sendo, o nosso objetivo central é o de os estudantes, candidatos a esse Exame, organizarem ideias e argumentos bem consistentes, coesos e coerentes. Dessa forma, um dos objetivos específicos é o de discutir as estratégias linguísticas entremeadas no processo de referenciação e as implicações no processo da defesa de um ponto de vista. Como pressuposto teórico fundamental da referenciação, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual estamos propondo um redimensionamento das análises vistas no aporte da Linguística textual que, cada vez mais, é chamada a assumir um papel mais definitivo na explicação das ações do sujeito/aluno na sala de aula. Temos observado, em pesquisas em andamento, as possíveis orientações argumentativas que as primeiras escolhas lexicais operadas pelos interlocutores se revelam ao introduzirem referentes no modelo texto relacionado a alguma temática proposta. LINHA DE PESQUISA: Descrição, análise e usos linguísticos Início: 01 de agosto de 2015 Situação: em andamento Discentes envolvidos: 3 (três) da graduação; 3 três)da Pós-Graduação; 4 mestres. Situação: em andamento;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / Caio César Costa Santos - Integrante / Isabela Marília Santana - Integrante / Lorena Gomes Freitas de Castro - Integrante / Tatiana Celestino de Morais - Integrante / Samuel de Souza Matos - Integrante / Thiago Gonçalves Carddoso - Integrante / Daniela Cynthia de Sá Rocha - Integrante / Talita Santos Menezes - Integrante / Camila Mota Oliveira - Integrante / João Paulo Fonseca Nascimento - Integrante.
2015 - Atual
Texto, argumentação e memória: articulando diferentes pontos de vista
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar como os habitantes das regiões do alto sertão, do médio sertão e do agreste central do estado de Sergipe recorrem a construções argumentativas, de forma persuasiva em torno da figura de Lampião, evidenciando a permanência/manutenção dessa entidade na memória social desses sujeitos. Para tanto, partimos do pressuposto de que mecanismos da textualização e/ou da discursivização contribuem para a construção dos sentidos do texto. Uma vez introduzido ou categorizado um objeto de discurso (MONDADA; DUBOIS, 2003), este objeto precisa ser novamente referido, mantido ou reativado. Isso se dá pela recategorização, fenômeno anafórico por excelência. Segundo Apothéloz e Reichler-Béguelin (1995), a recategorização referencial, que diz respeito à possibilidade de um referente passar por mudanças à medida que o texto vai progredindo, é um fenômeno muito estudado no interior do processo de referenciação. Tais transformações estão relacionadas ao direcionamento argumentativo que o produtor pretende dar a seu texto/discurso, na medida em que as funções discursivas das anáforas recategorizadoras são muito diversificadas. A língua aqui é vista como uma ação pública realizada e negociada intersubjetiva e discursivamente no âmbito das relações socioculturais que se constituem pelo partilhamento, refutação, modificação, reconstrução de sentidos, experiências e conhecimentos de várias ordens, para que se possa opinar, interferir, rejeitar, chamar atenção e persuadir, entre outras ações, neste mundo verbalizado que pode ser recategorizado, de forma explícita ou implícita, por meio de um jogo de vozes, do qual a referenciação é um indício. O modo, pelo qual se pode recategorizar um referente, constitui um importante recurso argumentativo, a partir do qual se orienta a construção de sentidos do texto. Por esse prisma, a proposta deste projeto põe em relevo não somente um sujeito real, mas, sobretudo, um sujeito sociodiscursivo que constrói e reconstrói o mundo ao curso do cumprimento de suas atividades sociais. Assim sendo, centraremos nossa atenção nessa perspectiva de estudo. Tomaremos como aporte teórico-metodológico os estudos da Linguística de Texto na atualidade. Linha de Pesquisa: Descrição, análise e usos linguísticos Ano Início: 2015 (01/08/15) EDITAL Nº 02/2015/POSGRAP/COPES/UFS Situação: em andamento Discentes: envolvidos: 03 da graduação; 05 do Mestrado Acadêmico. Docente: Geralda de Oliveira Santos Lima.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / João Paulo Fonseca Nascimento - Integrante / Iara Melo dos Santos - Integrante / Katiiane Silva Santos - Integrante / Maria José dos Santos - Integrante / Maria Lais Carvalho de Oliveira - Integrante / Raissa Amatori - Integrante.
2013 - 2014
Leitura, escrita e as inovações tecnológicas: novas propostas de interação com o texto no ensino da língua portuguesa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / Anna Luara da Silveira - Integrante / Maria Carolina Rosa - Integrante.
2013 - 2014
Argumentação e intertextualidade: processos de recategorização explicita e implícita de referentes textuais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / Thiago Gonçalves Cardoso - Integrante / Samuel de Souza Matos - Integrante / Elayne Santana França - Integrante.
2012 - 2013
Texto, ensino e interação:trabalhando com a referenciação, referente e expressões referenciais
Descrição: Atualmente se verifica que os estudos da Linguística de texto (LT) têm assumido importância e dimensões consideráveis, em âmbito multidisciplinar. Isso porque os próprios conceitos de texto foram retomados e enriquecidos por diversas novas formulações e revisões de concepções anteriores, tornando-se, assim, um domínio transdisciplinar. Nesse sentido, tem aumentado consideravelmente o número de pesquisas que tem procurado mostrar o percurso de aproximação dos estudos do texto com a questão do ensino-aprendizagem da língua na escola. Portanto, a nossa proposta de trabalho, neste projeto, sob uma perspectiva sociocognitiva e interacional da linguagem, e em consonância com os pressupostos teórico-analíticos da (LT), é fazer, inicialmente, com que professores do 5º ano do Ensino fundamental explorem, em sala de aula, os papéis que os processos de referenciação desempenham na construção dos sentidos do texto, isto é, sobre a produção, circulação e recepção de textos/discursos nas atividades de linguagem, de forma contextualizada, visto que o aluno tem necessidade de falar/ouvir, ler/escrever, para interagir com outro(s) sujeito(s) durante práticas discursivas e interacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / Tatiana Celestino de Morais - Integrante / Thiago Gonçalves Cardoso - Integrante / Samuel de Souza Matos - Integrante.
2012 - 2013
Referenciação e argumentação: a construção do ponto de vista por meio das expressões referenciais
Descrição: Nossa proposta com este projeto de pesquisa é investigar a construção do ponto de vista por meio do uso das expressões nominais referenciais em textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Governador Valadares, localizado no bairro 18 do Forte, em Aracaju/SE. A presente pesquisa objetiva, portanto, contribuir com as práticas do ensino de textos argumentativos, no que diz respeito à elaboração de procedimentos de ensino ancorados nos pressupostos teórico-analíticos da Linguística de texto, que passou a ver a língua não mais como um sistema de representação, de correspondências entre as palavras e as coisas do mundo, mas como um fenômeno de interação social. Dessa forma, a linguagem passa a ser encarada como forma de ação, veiculadora de ideologia, caracterizando-se, portanto, pela argumentatividade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / Lorena Gomes Freitas de Castro - Integrante / Ildo Emmanuel Ribeiro da Silva Santos - Integrante / Elayne Santana França - Integrante.
2011 - 2012
Texto e ensino: um domínio multidisciplinar
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / Lorena Gomes Freitas de Castro - Integrante / Thiago Gonçalves Cardoso - Integrante / Suiane Oliveira Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Sergipe - Bolsa.
2011 - 2012
A contribuição dos estudos do texto no processo ensino-aprendizagem
Descrição: Este projeto, vinculado ao Programa Especial de Inclusão em Iniciação Científica (PIIC), tem como propósito explicitar o percurso de aproximação dos estudos do texto com a questão do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa na escola. Sob uma perspectiva sociocognitiva-interacional da linguagem, será sinalizada, aqui, a articulação dos estudos que privilegiam o texto como o lugar de interação entre atores sociais. Para isso, serão feitos estudos que envolvam questões de leitura/escrita na construção dos sentidos do texto no ambiente escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / Elayne Santana França - Integrante / Samuel de Souza Matos - Integrante.Financiador(es): Universidade Federeal de Sergipe - Bolsa.
2009 - 2011
Linguagem, história e memnória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião
Descrição: O presente projeto se propõe a investigar como se constrói e se reconstrói a memória discursiva (e social) do cangaceiro Lampião via o uso de processos de referenciação, mobilizado por cidadãos do municipio de Frei Paulo, localizado na região do centro-oeste do Estado de Sergipe..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / Ozéias Pereira da Conceição Filho - Integrante / Jaqueline Ferreira de Oliveira - Integrante / Valdício Almeda de Oliveira - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Atividades de produção textual: aprimorando competências para a prova do ENEM/2013
Descrição: Na atualidade, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que tem se destacado no cenário educacional brasileiro devido, sobretudo, o engajamento do desempenho dos estudantes na luta por uma vaga nas Instituições Pública e Privada do Ensino Superior, compreende quatro provas, entre as quais, encontra-se a de Redação. O foco deste projeto de extensão recai justamente nas competências desta Prova, desafiando os estudantes a construírem argumentos (TOULMIN, 2001) consistentes, coesos e coerentes. Desta forma, esta pesquisa pretende estimular e/ou capacitar os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Governador Valadares, em Aracaju/SE, com atividades de leitura e produção textual, com destaque para a relevância do modo apropriado e eficaz de designar os referentes (objetos de discurso) como uma estratégia de persuasão (CAVALCANTE, 2011) na elaboração dos sentidos do texto argumentativo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / Caio C. Costa Santos - Integrante / Thiago Gonçalves Cardoso - Integrante / Samuel de Souza Matos - Integrante / Ildo Emmanuel Ribeiro da Silva Santos - Integrante.
2010 - 2011
A Importância do tratamento da variação linguística no ensino de língua materna
Descrição: Este projeto nasce de inquietações provindas de algumas reflexões acerca do tratamento dado à variação ou diversidade lingüística no ensino da língua materna para alunos da educação de jovens e adultos (EJA), visto que esse processo de variação constitui um dos mais importantes fenômenos de articulação entre os conhecimentos do cotidiano, resultantes da experiência de vida de cada indivíduo nas suas práticas sociocognitivo-interativas, e os conteúdos ministrados na escola. O nosso objetivo será observar como estes sujeitos sociais atuantes (os alunos da EJA) percebem a variação lingüística na produção dos sentidos do texto, e quais suas atitudes frente ao fenômeno Nesta investigação, priorizamos, portanto, a perspectiva cognitiva que postula a linguagem como atividade discursiva (KOCH; MARCUSCHI, 1998), em que a interação, a cultura, a experiência, a história, além de aspectos situacionais, interagem na construção e reconstrução do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Geralda de Oliveira Santos Lima - Coordenador / Maria Leônia Garcia Costa Carvalho - Integrante / Justini Alves Lima - Integrante / Caio C. Costa Santos - Integrante / Erickson Santos de Alcântara - Integrante / Gilmar Silva dos Santos - Integrante / Isabela Marília Santana - Integrante / Jaqueline dos Santos Nascimento - Integrante / Lorena Gomes Freitas de Castro - Integrante / Mônica Maria Soares Rosário - Integrante / Rejane Cardoso Feitosa - Integrante / Pâmela Adelaide Oliveira de Azevedo - Integrante / Rita Maria da Silva dos Santos - Integrante / Tatiana Celestino de Morais - Integrante / Zizina do Rozário Santos. - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
Linguagem, História e tecnologia: memórias construídas e reconstruídas sobre Lampião;
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: Via Litterae - Revista eletrônica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguistica de Texto.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolinguistica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, G. O. S.2016LIMA, G. O. S.; CASTRO, L. G. F. de . Meme digital: artefato da (ciber)cultura. (CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS, v. 10, p. 38-51, 2016.

2.
1LIMA, G. O. S.2015LIMA, G. O. S.; CARDOSO, T. G. . Quadrinhos, intertextualidade e orientação argumentativa: discutindo o processo de recategorização em um gênero multimodal. Revista (Con) Texto Linguístico, v. 09, p. 91-106, 2015.

3.
SANTOS, C. C. C.2015 SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. . Relações dêiticas no plano da memória: algunas incursões dos sintamas nominais demonstrativos. Revista Signótica, v. 27, p. 351-373, 2015.

4.
4LIMA, G. O. S.2014LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. ; SANTANA, I. M. . Processos de discursivização: entrecruzamento de fatores culturais e cognitivos no processo de rememoração. Intersecções (Jundiaí), v. 02, p. 170-187, 2014.

5.
3LIMA, G. O. S.2014LIMA, G. O. S.; OLIVEIRA, C. M. ; OLIVEIRA, M. D. . Leitura, escrita e as inovações tecnológicas: interagindo com o texto. Hipertextus Revista Digital (UFPE), v. 12, p. 01-16, 2014.

6.
2LIMA, G. O. S.2014 LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . Campo dêitico da memória: o quadro da temporalidade. Prolíngua (João Pessoa), v. 9, p. 15-25, 2014.

7.
6LIMA, G. O. S.2013LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . Ins(es)tabilidade e ancoragem categoriais: encapsulamento anafórico em memórias episódicas sobre Lampião. Intersecções (Jundiaí), v. 01, p. 74-92, 2013.

8.
5SANTOS, C. C. C.2013SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. . Entre 'Tapas e beijos': sujeito e enunciação em Benveniste e Pêcheux - análises em episódios sobre Lampião. Revista memento, v. 04, p. 99-117, 2013.

9.
7LIMA, G. O. S.2012LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . Funções cognitivo-discursivas das expressões referenciais na construção dos sentodos do texto. Intersecções (Jundiaí), v. 01, p. 69-82, 2012.

10.
8LIMA, G. O. S.2010LIMA, G. O. S.; CONCEIÇÃO FILHO, O. P. da . Linguagem, história e memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. Scientia Plena, v. V. 6, p. 1-7, 2010.

11.
9LIMA, G. O. S.2009LIMA, G. O. S.. A construção e reconstrução do referente Lampião sob olhares positivos e negativos de sujeitos do disccurso. Via Litterae, v. V 1, p. 44-60, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, G. O. S.; NASCIMENTO, J. P. F. (Org.) ; CARDOSO, T. G. (Org.) . Pesquisa em linguística: abordagens contemporâneas. 1ª. ed. Aracaju: Criação editora, 2018. v. II. 270p .

2.
LIMA, G. O. S.; SILVA, D. C. P. (Org.) ; CASTRO, L. G. F. de (Org.) . Pesquisa em linguística: abordagens contemporâneas. 1º. ed. Aracaju: Criação Editora, 2017. v. 1. 248p .

3.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. C. G. (Org.) . Linguística e Literatura: confluências e desafios - Volume VII. 1ª. ed. Aracaju-SE: Criação Editora, 2017. v. VII. 152p .

4.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. C. G. (Org.) . Lingiística e Literatura: confluências e desafios. 1ª. ed. Aracaju-SE: Criação Editora, 2017. v. VI. 260p .

5.
LIMA, G. O. S.; Zambrano, R. C. (Org.) ; PEDROSA, C. E. F. (Org.) . Pesquisa transdisciplinar em letras : do saber ao fazer. 1º. ed. São Cristóvão: Edufs, 2017. v. 1. 325p .

6.
LIMA, G. O. S.; REIS, M. S. (Org.) . Linguística e literatura: confluências e desafios - Volume I. 1ª. ed. Aracaju: Criação, 2016. v. vol. I. 154p .

7.
LIMA, G. O. S.; TFOUNI, F. E. V. (Org.) . Linguística e literatura: confluências e desafios - Volume II. 1ª. ed. Aracaju: Criação, 2016. v. II. 152p .

8.
LIMA, G. O. S.; PEDROSA, C. E. F. (Org.) . Linguística e literatura: confluências e desafios - Volume IV. 1ª. ed. Aracaju: Criação, 2016. v. IV. 160p .

9.
LIMA, G. O. S.; BERNARDO-SANTOS, W. J. (Org.) . Linguística e literatura: confluências e desafios - Volume III. 1ª. ed. Aracaju: Criação, 2016. v. III. 160p .

10.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G. C. (Org.) . Linguística e literatura: confluências e desafios - Volume V. 1'ª. ed. Aracaju: Criação, 2016. v. V. 163p .

11.
BERNARDO-SANTOS, W. J. (Org.) ; LIMA, G. O. S. (Org.) ; CARDOSO, A. M. L. (Org.) . Discurso, literatura e ensino: análise e reflexão. 1ª. ed. Aracaju/SE: Editora Criação, 2015. v. 01. 340p .

12.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G> C. (Org.) ; BERNARDO-SANTOS, W. J. (Org.) . Do oral ao escrito: reflexões e práticas desenvolvidas no programa de iniciação à docência em língua portuguesa. 01. ed. São Cristóvão-SE: Editora UFS, 2014. v. 01. 264p .

13.
LIMA, G. O. S.; Borba, V. C. M. (Org.) ; CARVALHO, M. L. G> C. (Org.) . Contribuições para pesquisa em linguística nas diferentes áreas: partilhando reflexões e resultados. 1. ed. Maceió/Alagoas: EdUFAL, 2009. 198p .

Capítulos de livros publicados
1.
NASCIMENTO, J. P. F. ; LIMA, G. O. S. ; CARDOSO, T. G. . As faces do mito e do bandido: processos de (re)construção de sentidos em relatos episódicos. In: LIMA, Geralda de Oliveira Santos; NASCIMENTO, João Paulo Fonseca; CARDOSO,Thiago Gonçalves .. (Org.). Pesquisa em linguística: abordagens contemporâneas. 1ºed.Aracaju: Criação editora, 2018, v. II, p. 119-133.

2.
LIMA, G. O. S.; CARMELINO, A. C. ; TAFFARELLO, M. C. M. ; RAMOS, P. . Texto multimodal em práticas de ensino. In: MARQUESI, Sueli Cristina; PAULIUKONIS, Aparecida Lino; ELIAS, Vanda Maria.. (Org.). Linguística Textual e ensino. 1ed.São Paulo: Contexto, 2017, v. 1, p. 147-164.

3.
LIMA, G. O. S.; MENEZES, T. S. . Reflexões em torno da produção textual na universidade. In: LIMA, Geralda de Oliveira S.; ZAMBRANO,Romana C.; PEDROSA, Cleide Emilia F... (Org.). Pesquisa transdisciplinar em letras : do saber ao fazer. 1ªed.São Cristóvão: ADUFS, 2017, v. 1, p. 190-208.

4.
LIMA, G. O. S.; ROCHA, D. C. S. . Texto e metáfora. In: Geralda de Oliveira Santos Lima; Maria Leônia Costa Garcia Carvalho. (Org.). Linguística e Literatura: confluências e desafios - Volume VI. 1ªed.Aracaju-SE: Criação Editora, 2017, v. VI, p. 94-111.

5.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, I. M. . Memória coletiva: a relação entre ribeirinhos de Gararu e o rio São Francisco. In: Geralda de Oliveira Santos Lima; Maria Leônia Costa Garcia Carvalho. (Org.). Linguística e Literatura: confluências e desafios - Volume VII. 1ªed.Aracaju-SE: Criação Editora, 2017, v. VII, p. 27-45.

6.
LIMA, G. O. S.; ROCHA, D. C. S. . A metáfora discursivo-argumentativa: foro e tema. In: Geralda de Oliveira Santos Lima; Danillo da Conceição Pereira Silva; e Lorena Gomes Freitas de Castro. (Org.). Pesquisa em linguística: abordagens contemporâneas. 1ªed.Aracaju: Criação Editora, 2017, v. 1, p. 137-153.

7.
SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. . Paradigma indiciário do elemento demonstrativo de ostensão. In: LIMA, Geralda de Oliveira S.; REIS, Mariléia da Silva. (Org.). Linguística e literatura: confluências e desafios. 1ªed.Aracaju: Criação, 2016, v. vol. I, p. 32-44.

8.
CASTRO, L. G. F. de ; LIMA, G. O. S. . Feminismo e violência contra a mulher: o meme #meuamigosecreto. In: LIMA, Geralda de Oliveira S.;TFOUNI, Fábio Elias Veridani. (Org.). Linguística e literatura: confluências e desafios. 1ªed.Aracaju: Criação, 2016, v. II, p. 41-57.

9.
SANTANA, I. M. ; LIMA, G. O. S. . Postulados da argumentação: uma breve reflexão sobre o auditório e a construção textual-discursiva. In: LIMA, Geralda de Oliveira S.; PEDROSA, Cleide Emília Faye. (Org.). Linguística e literatura: confluências e desafios - Volume IV. 1ªed.Aracaju: Criação, 2016, v. IV, p. 62-79.

10.
MORAIS, T. C. ; LIMA, G. O. S. . O gênero editorial jornalístico: persuadindo o leitor sobre a verdade. In: LIMA, Geralda de Oliveira S.; BERNARDO-SANTOS, Wilton James. (Org.). Linguística e literatura: confluências e desafios - Volume III. 1ªed.Aracaju: Criação, 2016, v. III, p. 84-103.

11.
SANTANA, F. P. ; LIMA, G. O. S. ; MARIANO, M. R. C. P. . Intertextualidade: uma estratégia persuasiva na produção e na compreensão do texto e do discurso. In: LIMA, Geralda de Oliveira S.; CARVALHO, Maria Leônia Costa Garcia.. (Org.). Linguística e literatura: confluências e desafios - Volume V. 1ªed.Aracaju: Criação, 2016, v. V, p. 10-24.

12.
LIMA, G. O. S.; MATOS, S. S. . Referenciação e ensino: recategorização de objetos de discurso sob múltiplas âncoras. In: BERNARDO-SANTOS, Wilton James; TFOUNI, Fábio Elias Verdiani. (Org.). Discurso, mídia e ensino: entrecuzamentos de abordagens.. 1ªed.Aracaju: Criação, 2015, v. , p. 93-120.

13.
MENEZES, T. S. ; LIMA, G. O. S. ; CARDOSO, D. P. . A influência docente no processo de produção textual acadêmica. In: SILVA, Leilane Ramos da; CARDOSO, Denise Porto.. (Org.). Gênero, livro didático e concepção de escrita: diálogos sobre produção textual.. 1ed.Jõao Pessoa/PA: Editora CCTA, 2015, v. , p. 47-.

14.
LIMA, G. O. S.; SANTANA, I. M. . Diálogos possíveis entre referenciação, acordo retórico e discurso político. In: CARDOSO, Ana Maria Leal; LIMA, Geralda de Oliveira S.; BERNARDO-SANTOS, Wilton James.. (Org.). DISCURSO, LITERATURA e ENSINO:ANÁLISE E REFLEXÃO. 1ªed.Aracaju/SE: Editora Criação, 2015, v. 1, p. 67-87.

15.
LIMA, G. O. S.; Borba, V. C. M. . Dos modelos mentais ao cérebro: implicações da ciência da cognição para a linguística de texto. In: LIMA, Geralda de O. S; CARVALHO, Maria Leônia G. C.; BERNARDO-SANTOS, Wilton James.. (Org.). Do oral ao escrito: reflexões e práticas desenvolvidas no programa de iniciação à docência em língua portuguesa.. 01ed.São Cristóvão: Editora UFS, 2014, v. 01, p. 52-66.

16.
LIMA, G. O. S.. Contribuições da linguística textual na formação do professor de língua portuguesa. In: SILVA, Eliane Barbosa da; SILVA SOBRINHO, Helson Flávio. (Org.). Lingua falada e escrita:reflexões análises. 1ªed.Maceió: Edufal, 2014, v. , p. 439-442.

17.
SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. ; CARDOSO, T. G. ; MATOS, S. S. . Grau de insegurança linguística: algumas considerações sobre o ensino da língua portuguesa na EJA. In: CARVALHO, M. L. G. C.; LIMA, G. O. S.;. BERNARDO-SANTOS, W, J.. (Org.). Do oral ao escrito: reflexões e práticas desenvolvidas no programa de iniciação à docência em língua portuguesa. 1ªed.São Cristóvão: Editora UFS, 2014, v. , p. 247-264.

18.
LIMA, G. O. S.. Memória, história e linguagem: processos referenciais em depoimentos sobre Lampião. In: BEZERRA, Antônio Ponciano; CORRÊA, Leda. (Org.). Linguagem e História. São Cristóvão-SE: Editora UFS, 2011, v. , p. 07-226.

19.
LIMA, G. O. S.; PORTO, Edilma Messias . Processos de referenciação: a construção de sentidos nos textos dos alunos da educação básica sob uma abordagem sociocognitiva. In: Lêda Corrêa; Cleide E. Faye Pedrosa. (Org.). Mapeando Teoria e Prática Textuais. 1ª.ed.São Cristóvão/SE: Editora - UFS, 2011, v. 02, p. 84-96.

20.
LIMA, G. O. S.; VIEIRA, M. F. . A literatura de cordel: significativa ferramenta para práticas de produção textual. In: CORRÊA, L; PEDROSA, C. E. F.. (Org.). Mapeando Teoria e Prática Textuais. 1ª.ed.São Cristóvão/SE: Editora - UFS, 2011, v. 02, p. 143-155.

21.
LIMA, G. O. S.; Cavalcante, M. M. ; Lins, M. P. P. ; Pinheiro, C. L. . Dimensões textuais nas perspectivas sociocognitiva e interacional. In: Anna Christina Bentes; Marli Quadros Leite. (Org.). Linguistica de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 2010, v. , p. 225-261.

22.
LIMA, G. O. S.. Memória e Linguagem: referências anafóricas indefinidas em relatos sobre Lampião. In: Valquiria C. M. Borba; Maria Leônia Garcia Costa Carvalho; Geralda de Oliveira Santos Lima. (Org.). Contribuições para pesquisa em linguística nas diferentes áreas: partilhando reflexões e resultados. Maceió: EDUFAL, 2009, v. , p. 73-97.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, G. O. S.. Lampião no imaginário popular. Jornal da unicamp, 30 mar. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MATOS, S. S. ; LIMA, G. O. S. . Abordagem contextual e referenciação: processos de produção e compreensão dos sentidos do texto no ambiente escolar. In: VII Colóquio Internacional de 'Educação e Contemporaneidade', 2013. VII Colóquio Internacional de "Educação e Contemporaneidade", 2013. p. 01-10.

2.
LIMA, G. O. S.; CARDDOSO, T. G. . Quadrinhos e inferenciação: desvendando os implícitos em textos multimodais. In: SEFELI - II seminário de professores e ensino de língua inglesa;, 2013, São Cristóvão/SE. Anais do II seminário de professores e ensino de língua inglesa;, 2013. p. 682-691.

3.
LIMA, G. O. S.; MATOS, Samuel de Souza ; CARDOSO,Thiago Gonçalves ; SANTOS, C. C. C. . O uso da linguagem em sala de aula: o discurso do professor de Língua Portuguesa. In: III Encontro interdisciplinar de Língua e Literatua, 2012, Itabaiana/SE. III Encontro interdisciplinar de Língua e Literatua, 2012. p. 01-14.

4.
LIMA, G. O. S.; CASTRO, L. G. F. de ; CARDOSO,Thiago Gonçalves . Um olhar sobre a linguagem: o processo da referenciação como estratégia para a construção dos sentidos do texto. In: Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2012, São Cristóvão/SE. Colóquio Internacional, 2012. p. 01-11.

5.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. ; CARDOSO,Thiago Gonçalves ; MATOS, Samuel de Souza . Referenciação: as multifaces das anáforas indiretas. In: XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal/RN. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012.

6.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . Mito e memória: a presença da monstruosidade em relatos sobre Lampião. In: III Seminário Nacional Literatura e Cultura, 2011, São Cristóvão/SE. Cultura e Monstruosidade, 2011. p. 617-634.

7.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. ; CONCEIÇÃO FILHO, O. P. da . Interação sociodiscursiva e ensino de jovens e adultos: diálogos possíveis. In: V Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2011, São Cristóvão/SE. V Colóquio Internacional de Edunação e Contemporaneidade, 2011. p. 01-16.

8.
CARVALHO, M. L. G> C. ; LIMA, G. O. S. . Lingua portuguesa em uso: trabalando com as modalidades orais e escritas. In: EDUCON -, 2011, São Cristóvão/SE. V Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2011. p. 01-11.

9.
LIMA, G. O. S.; PORTO, Edilma Messias . Os processos de referenciação na construção dos sentidos do texto. In: Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - V ECLAE, 2011, Natal/RN. V Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Natal/RN: EDUFRN, 2011.

10.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, A. A. . A sociolinguística na escola: marcas da oralidade nos textos escritos por alunos do sexto ano do ensino fundamental. In: IV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão-SE. Educação e Contemporaneidade, 2010. p. 01-05.

11.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . Língua, reconhecimento e sociocognição: um estudo sobre o tratamento da variação linguística na escritura alfabética. In: IV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 2010, São Cristóvão/Se. Educação e Contemporaneidade, 2010.

12.
LIMA, G. O. S.. Modelos mentais: uma breve apresentação da ciência cognitiva. In: III Encontro de Pós-Graduação em Letras - ENPOLE, 2010, São Cristóvão/Sergipe. III Encontro de Pós-Graduação em Letras - ENPOLE, 2010. p. 821-833.

13.
LIMA, G. O. S.. Introdução à linguística textual: novas perspectivas. In: I Seminário de história do ensino das línguas, 2009, São Cristóvão-SE. I Seminário de história do ensino de línguas:, 2009. p. 01-12.

14.
LIMA, G. O. S.. A construção do referente no discurso. In: I Encontro da Pós-graduação em letras- I ENPOLE, 2008, São Cristóvão. Os (des)caminhos do texto: linguagens em interação. São Cristóvão: Núcleo de Pós-graduação em Letras da UFS, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. O. S.. Referenciação: a construção da memória discursiva sobre Lampião. In: 57 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL), 2009, Ribeirão Preto/São Paulo. 57 Seminário GEL - 2009, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . Linguística de texto e memória. In: VI Encontro de Pós-Graduação em Letras - ENPOLE, 2015, São Cristóvão/SE. "O diálogo multidisciplinar na pós-graduação: reflexões e perspectivas", 2015. p. 78-78.

2.
LIMA, G. O. S.. Referenciação no gênero discursivo cordel. In: I Simpósio de Linguística Textual, 2015, Fortaleza-CE. I Simpósio de Linguística Textual, 2015. v. 1. p. 48-49.

3.
SANTANA, I. M. ; LIMA, G. O. S. . O acordo retórico e a construção textual da persuasão: discurso político. In: I Simpósio de Linguística Textual, 2015, Fortaleza-Ceará. Desafios da Linguística Textual no Brasil. Fortaleza-CE: Protexto, 2015. p. 111-111.

4.
SANTOS, M. F. ; LIMA, G. O. S. . Autobiografia: práticas de leitura e de escrita no ensino Fundamental. In: IV Simpósio de Memória, (Auto) Bioigrafia e Documentação Narrativa, 2014, Salvador/Ba. Simpósio de Memória, (Auto) Bioigrafia e Documentação Narrativa, 2014. p. 170-171.

5.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, M. F. . Memória social: contando e recontando histórias sobre Lampião. In: IV Simpósio de Memória, (auto)Biografia e Decumentação Narrativa, 2014, Salvador/Ba. Simpósio de Memória, (auto)Biografia e Decumentação Narrativa, 2014. p. 164-164.

6.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. ; CARDOSO, T. G. . Memorial Lampião: compartilando informações. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar - (Des) cortesia: a expressão de cultura(s)?, 2014, São Paulo. (Des) cortesia: a expressão de cultura(s)?, 2014. p. 189-190.

7.
LIMA, G. O. S.; SANTANA, I. M. ; ANDRADE, G. K. S. . Orientação argumentativa: recategorização de referentes em discursos políticos. In: VIII Congresso Internacional da Abralim, 2013, Natal/RN. Congresaso Internacional da Abralim, 2013. p. 186-186.

8.
CARDDOSO, T. G. ; FRANCA, E. S. ; MATOS, S. S. ; LIMA, G. O. S. . Referenciação e multimodalidade em análise de tirinhas: a necessidade de novas abordagens para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção textual. In: VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013, Natal, RN. VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013. p. 231-231.

9.
LIMA, G. O. S.; CARDOSO,Thiago Gonçalves . Referenciação e conhecimento prévio: fenômenos textuais/discursivos dos mais relevantes para o ensino de línguas. In: II SEFELI e I Simpósio transculturalidade, Linguagem e Educação, 2013, São Cristóvão/SE. II Seminário de formação de professores e ensino de língua inglesa. I simpósio transculturalidade, linguagem e educação, 2013. p. 60-61.

10.
CONCEICAO ; MATOS, S. S. ; FRANCA, E. S. ; LIMA, G. O. S. . Referenciação e argumentação: a construção do ponto de vista por meio das expressões referenciais. In: 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013, São Cristóvão/SE. Anais: 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013. p. 661-661.

11.
CASTRO, L. G. F. de ; LIMA, G. O. S. . Orientação Argumentativa: as funções textuais das expressões referenciais. In: 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013. Anais: 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013. p. 682-682.

12.
MATOS, S. S. ; LIMA, G. O. S. . Contextualizando o texto: processos de produção, circulação e compreensão dos sentidos nas práticas textual-discursivas no ambiente escolar. In: 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013, São Cristóvão/SE. Anais:23º Encontro de Iniciação Científica, 2013. p. 690-690.

13.
CARDDOSO, T. G. ; LIMA, G. O. S. ; FRANCA, E. S. . Referenciação, argumentação e multimodalidade: um breve estudo sobre a construção do ponto de vista nos quadrinhos. In: 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2013, São Paulo/SP. 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2013. p. 54-54.

14.
CARDDOSO, T. G. ; LIMA, G. O. S. . Referenciação: o que se diz sobre o papel e funcionamento dos objetos de discurso na dinâmica do texto de alunos do 9º ano do ensino fundamental. In: 23º Encontro de Iniciação Cientifica, 2013, São Cristóvão/SE. Anais: 23º Encontro de Iniciação Cientifica, 2013. p. 695-695.

15.
FRANCA, E. S. ; LIMA, G. O. S. . Expressões referenciais: a construção do ponto de vista. In: 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013, São Cristóvão/se. Anais: 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013. p. 664-664.

16.
PATTERSON, G. O. ; LIMA, G. O. S. . Abordagem textual: um diálogo em torno das diversas formas de recategorização e do funcionamento das expressões referenciais. In: 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013, São Cristóvão/SE. Anais: 23º Encontro de Iniciação Científica, 2013. p. 669-669.

17.
CARDOSO,Thiago Gonçalves ; LIMA, G. O. S. . Quadrinhos e inferenciação: desvendando os implícitos em textos multimodais. In: II SEFELI e I Simpósio transculturalidade, linguagem e educação, 2013, São Cristóvão/SE. II Seminário de formação de professores e ensino de língua inglesa. IU Simpósio transculturalidade, linguagem e ensino, 2013. p. 133-133.

18.
LIMA, G. O. S.. Texto e multimodalidade: considerações sobre a referenciação dêitica. In: XXVII Enanpoll, 2012, Niterói/RJ. "Pensar e produzir inovação em letras e linguística, 2012.

19.
SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. ; SIQUEIRA, M. S. M. . Ins(es)tabilidade e ancoragem categoriais: encapsulamento anafórico em memórias episódicas sobre Lampião. In: GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos di Nordeste, 2012.

20.
SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. ; MATOS, Samuel de Souza ; CARDOSO,Thiago Gonçalves . Referenciação: as multifaces das anafóras indiretas. In: GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012, Natal. XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2012.

21.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . O fenômeno da polifonia em depoimentos sobre a construção da memória social do mito Lampião. In: Abralin em cena Sergipe, 2012, Aracaju/SE. Matizes de linguagem: diálogos em interação. João Pessoa: UFPB, 2012. p. 156-157.

22.
SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. . Entre 'tapas e beijos': a noção de sujeito e enunciação em Beveniste e Pêcheux - pressupostos e aplicações em memórias sobre Lampião. In: ABRALIN em cena Sergipe, 2012, Aracaju/SE. Matizes de linguagem: diálogos em interação. João Pessoa: UFPb, 2012. p. 98-98.

23.
LIMA, G. O. S.; MATOS, Samuel de Souza ; CARDOSO,Thiago Gonçalves ; SANTOS, C. C. C. . O uso da linguagem em sala de aula: o discurso do professor de Língua Portuguesa. In: Encontro Interdisciplinar de Língua e Literatura - III ENILL, 2012, Itabaiana/SE. III ENILL, 2012. p. 31-32.

24.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G> C. . Texto e ensino: um domínio multidisciplinar. In: Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos da Linguagem, 2012, Recife/PE. Linguagem e suas interfaces, 2012. p. 81-81.

25.
CARDOSO,Thiago Gonçalves ; LIMA, G. O. S. . A leitura de textos na escola: de olho nos fatores de compreensão dos sentidos. In: 22 Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2012, São Cristóvão/SE. 22 Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2012. p. 140-140.

26.
CASTRO, L. G. F. de ; LIMA, G. O. S. . Processamento textual: um diálogo em torno dos estudos texto/discurso como campo do ensino da língua. In: 22 Encontro de Iniciação Científica, 2012, São Cristóvão/SE. 22 Encontro de Iniciação Científica, 2012. p. 94-94.

27.
SANTOS, Suiane Oliveira ; LIMA, G. O. S. . Estudo do texto: funções discursivas do processo de produção e compreensão textual. In: 22 Encontro de Iniciação Científica, 2012, São Cristóvão/SE. 22 Encontro de Iniciação Científica, 2012. p. 134-134.

28.
MATOS, Samuel de Souza ; FRANCA, E. S. ; LIMA, G. O. S. . Os estudos do texto no processo ensino-aprendizagem de língua portuguesa. In: 22 Encontro de Iniciação Científica, 2012, São Cristóvão/SE. 22 Encontro de Iniciação Científica, 2012. p. 333-333.

29.
LIMA, G. O. S.. Referenciação e ensino: anáforas recategorizadoras na construção dos sentidos do texto. In: Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2012, Maceió, AL. VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. Maceió: edUFAL, 2012. p. 144-144.

30.
LIMA, G. O. S.. As contribuições da Linguística Textual na formação do professor de língua portuguesa. In: Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2012, São Cristóvão, AL. VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita. Maceió, AL: edUFAL, 2012. p. 48-48.

31.
LIMA, G. O. S.. Texto, discurso e memória: o fenômeno da polifonia em relatos sobre Lampião. In: IX Congrsso Latino-americano de Estudos do Discurso - ALED, 2011, Belo Horizonte/MG. Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades, 2011. p. 01-01.

32.
LIMA, G. O. S.; PORTO, Edilma Messias . Os Processos de referenciação na construção dos sentidos do texto. In: V ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2011, Natal/RN. V ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Natal/RN: EDUFRN, 2011. p. 01-12.

33.
CONCEIÇÃO FILHO, O. P. da ; LIMA, G. O. S. . Uso de expressões referenciais recategorizadoras em relatos sobre Lampião. In: 21o Encontro de Iniciação Científica da UFS, 2011, São Cristóvão/SE. Semana de Iniciação Científica, 2011.

34.
LIMA, G. O. S.. A construção e reconstrução de referentes textuais por encapsulamento anafórico sob a perspectiva sociocognitiva. In: XXV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação... -ENANPOLL, 2010, Belo Horizonte -MG. XXV Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação... -ENANPOLL, 2010.

35.
LIMA, G. O. S.. Processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. In: 58 -Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos - GEL, 2010, São Carlos - SP. 58- SEMINÁRIO DO GEL - 22010, 2010.

36.
LIMA, G. O. S.. Modelos mentais: uma breve apresentação da ciência da cognição. In: III Encontro de Pós-Graduação em Letras - ENPOLE, 2010, São Cristóvão/Sergipe. III Encontro de Pós-Graduação em Letras, 2010.

37.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . Texto e Ensino: funções cognitivo-discursivas relevantes na construção dos sentidos do texto. In: XI Seminário de Linguística Aplicada/VII Seminário de Tradução, 2010, Salvador/Bahia. XI Seminário de Linguística Aplicada/VII Seminário de Tradução, 2010.

38.
LIMA, G. O. S.. Atividades de referenciação como prática de construção de santidos. In: III Colóquio ALED Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo a Luiz Antônio Marcuschi, 2010, Recife/Pernambuco. III Colóquio ALED Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo a Luiz Antônio Marcuschi, 2010.

39.
LIMA, G. O. S.. A importância de saberes prévios: criar expectativas em relação ao gênero textual a ser trabalhado no universo escolar. In: I Eencontro interdisciplinar de língua e literatura -ENILL, 2010, Itabaiana/Sergipe. Leitura, 2010.

40.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . A importância do tratamento da variação linguística no ensino da EJA: uma abordagem sociolinguístico-cognitiva. In: IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da FEUSP, 2010, Sâo Paulo/SP. Linguagem e cultura: ensino de língua e formação do professor, 2010.

41.
LIMA, G. O. S.; Ozéias Pereira da Conceição Filho . Linguagem, história e memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. In: I Encontro regional linguagem, interação e sociedade - ERELINS, 2009, Itabaiana-SE. Vivendo das linguagens: perspectivas atuais para o profissional das letras. Itabaiana: Edições Núcleo de Letras da UFS, 2009.

42.
LIMA, G. O. S.. A construção do referente no discurso sobre o cangaceiro Lampião. In: XIII Congresso Nacional de Línguística e Filosofia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. XIII Congresso Nacional de Línguística e Filosofia.

43.
LIMA, G. O. S.. Linguagem e memória: processos referenciais em depoimentos sobre Lampião. In: XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística / II Simpósio Internacional de Letras e ínguística, 2009, Uberlândia-MG. XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística / II Simpósio Internacional de Letras e ínguística, 2009.

44.
LIMA, G. O. S.. Referenciação: o processo de encapsulamento anafórico na construção de referentes textuais. In: II Encontro de Pós-Graduação em Letras - ENPOLE, 2009, São Cristóvão/SE. A Língua Portuguesa no mundo: ensino e perspectivas, 2009.

45.
LIMA, G. O. S.. A Construção e reconstrução do referente no discurso sobre o cangaceiro Lampião. In: XIII Congresso Nacional de Linguística d Filologia, 2009, Rio de Janeiro/RJ. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2009. p. 15-15.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . Linguística de texto e memória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, G. O. S.. Referenciaçção no gênero discursivo cordel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, M. F. ; LIMA, G. O. S. . Autobiografia: práticas de leitura e de escrita no ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, M. F. . Memória social: contando e recontando histórias sobre Lampião. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, G. O. S.; TAFFARELLO, M. C. M. ; CARMELINO, A. C. . Texto, multimodalidade e ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAIS, T. C. de ; LIMA, G. O. S. . Relação entre referenciação anafórica e argumentação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTANA, I. M. ; LIMA, G. O. S. . Estratégias referenciais e argumentativas: reconstruindo a realidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, G. O. S.; SANTANA, I. M. ; ANDRADE, G. K. S. . Orientação argumentativa: recategorização de referentes em discursos políticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARDOSO,Thiago Gonçalves ; LIMA, G. O. S. . Quadrinhos e inferenciação: desvendando os implícitos em textos multimodais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, G. O. S.; CARDOSO,Thiago Gonçalves . Referenciação e conhecimento prévio: fenômenos textuais/discursivos dos mais relevantes para o ensino de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARDDOSO, T. G. ; MATOS, S. S. ; FRANCA, E. S. ; LIMA, G. O. S. . Referenciação e multimodalidade em análise de tirinhas: a necessidade de novas abordagens para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção textual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
LIMA, G. O. S.; MATOS, S. S. ; FRANCA, E. S. . Referenciação e argumentação: a construção do ponto de vista por meio das expressões referenciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MATOS, S. S. ; LIMA, G. O. S. . Contextualizando o texto: processos de produção, circulação e compreensão dos sentidos nas práticas textual-discursivas no ambiente escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARDDOSO, T. G. ; LIMA, G. O. S. . Referenciação: o que se diz sobre o papel e funcionamento dos objetos de discurso na dinâmica do texto de alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FRANCA, E. S. ; LIMA, G. O. S. . Expressões referenciais: a construção do ponto de vista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
LIMA, G. O. S.; CARDDOSO, T. G. ; PATTERSON, G. O. . Abordagem textual: um diálogo em torno das diversas formas de recategorização e do funcionamento das expressões referenciais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
MATOS, S. S. ; LIMA, G. O. S. . Abordagem contextual e referenciação: processos de produção e compreensão dos sentidos do texto no ambiente escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
LIMA, G. O. S.; CARDOSO,Thiago Gonçalves ; FRANCA, E. S. . Referenciação, argumentação e multimodalidade: um breve estudo sobre a construção do ponto de vista nos quadrinhos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. . Entre 'tapas e beijos': a noção de sujeito e enunciação em Benveniste e Pêcheux - pressupostos e aplicações em memórias sobre Lampião. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. . O fenômeno da polifonia em depoimentos sobre a construção da memória social do mito Lampião. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIMA, G. O. S.. Contribuições da Linguística Textual na formação do professor de língua portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LIMA, G. O. S.. Referenciação e ensino: anáforas recategorizadoras na construção dos sentidos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LIMA, G. O. S.. O uso da linguagem em sala de aula: o discurso do professor de língua portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
LIMA, G. O. S.; CASTRO, L. G. F. de ; CARDOSO,Thiago Gonçalves . Um olhar sobre a linguagem: o processo de referenciação como estratégia para a construção dos sentidos do texto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. ; CARDOSO,Thiago Gonçalves ; MATOS, Samuel de Souza . Referenciação: as multifaces das anáforas indiretas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. ; SIQUEIRA, M. S. M. ; SANTANA, K. . Ins(es)tabilidade e ancoragem categoriais: encapsulamento anafórico em memórias episódicas sobre Lampião. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
LIMA, G. O. S.. Texto e interação: diferentes olhares, sob a perspectiva da linguística textual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CASTRO, L. G. F. de ; LIMA, G. O. S. . Língua Portuguesa em uso: trabalhando com as modalidades orais e escritas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
LIMA, G. O. S.. Texto, discurso e memória: o fenômeno da polifonia em relatos sobre o mito Lampião. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANTOS, C. C. C. ; CONCEIÇÃO FILHO, O. P. da ; LIMA, G. O. S. . Interação sociodiscursiva e ensino de jovens e adultos: diálogos possíveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, C. C. C. ; SANTANA, I. M. ; MORAIS, T. C. de ; CASTRO, L. G. F. de . A importância do domínio social para a construção do conhecimento linguístico na educação de jovens e adultos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
LIMA, G. O. S.. A construção e reconstrução de referentes textuais por encapsulamento anafórico sob a perspectiva sociocognitiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
LIMA, G. O. S.. Processos de referenciação: construção e reconstrução da memória discursiva acerca do referente Lampião. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
LIMA, G. O. S.. Atividades de referenciação como prática de construção de sentidos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
LIMA, G. O. S.. Texto e Ensino: funções cognitivo-discursivas relevantes na construção dos sentidos do texto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
LIMA, G. O. S.. Modelos mentais: uma breve apresentação da ciência da cognição. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
LIMA, G. O. S.. Oralidade, Escrita e Ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
LIMA, G. O. S.. Texto, leitura e ensino: estratégias de construção de sentidos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
LIMA, G. O. S.. Introdução à linguística textual: novas perspectivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
LIMA, G. O. S.. Linguagem, história e memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
LIMA, G. O. S.. Linguagem, história e memória:processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
LIMA, G. O. S.. Referenciação: o processo de encapsulamento anafórico na construção de referentes textuais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, G. O. S.; CARDOSO, A. M. L. ; CARVALHO, M. L. G. C. . O diálogo multidisciplinar na pós-graduação: reflexões e perspectivas 2015 (Organização da programação e do caderno de resumos do VI ENPOLE).

2.
LIMA, G. O. S.. O rei do cangaço, o governador do sertão; o bandido ousado do sertão, o cangaceiro malvado: processos referenciais na construção da memória discursiva sobre Lampião. Fortaleza: Edições UFC, 2009 (TESE).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LIMA, G. O. S.. Consultoria interna de avaliação de projetos de pesquisa PIBITI. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
LIMA, G. O. S.. Membro do Conselho Pleno da COMPIBITI. 2015.

2.
LIMA, G. O. S.. Membro da Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (COMPIBIC). 2015.

3.
LIMA, G. O. S.. Membro da COMISSÃO CIENTÍFICA do I Simpósio de linguística textual. 2015.

4.
LIMA, G. O. S.; PEDROSA, C. E. F. ; FREITAG, R. M. K. ; GOMES, C. M. S. . Membro da equipe de elaboração da proposta de implantação do Doutorado em Letras. 2015.

5.
LIMA, G. O. S.. Parecerista da Revista Virtual de Estudos da Linguagem (ReVEL), ( vol. 13, n. 25, sobre Referenciação). 2015.

6.
LIMA, G. O. S.. Membro da comissão de pesquisa em iniciação tecnológica e inovação - COMPIBITI. 2014.

7.
LIMA, G. O. S.. Parecer emitido para avaliação de relatório parcial (semestral) PIBIC. 2014.

8.
LIMA, G. O. S.. Coordenador de Grupo de Trabalho (de pesquisa). 2014.

9.
LIMA, G. O. S.. Parecer emitido para Progressão Funcional de Adjunto IV para Associado I. 2014.

10.
LIMA, G. O. S.. Membro da Comissão de Seleção do Mestrado em Letras da UFS. 2014.

11.
LIMA, G. O. S.. Parecer em Projeto de Iniciação Tecnológica. 2014.

12.
LIMA, G. O. S.. Coordenação de sessão de comunicação. 2013.

13.
LIMA, G. O. S.. Parecer final da Promoção Horizontal, por avaliação de desempenho do nível 01 para o nível 02 , da classe de "Adjunto". 2012.

14.
LIMA, G. O. S.. Texto, ensino e interação: trabalahdo com a referenciação, referente e expressões referenciais. 2012.

15.
LIMA, G. O. S.. Referenciação e argumentação: a construção do ponto de vista por meio das expressões referenciais. 2012.

16.
LIMA, G. O. S.. Texto e ensino: um domínio multidisciplinar. 2011.

17.
LIMA, G. O. S.. A Importância do tratamento da variação linguística no ensino de língua materna. 2010.

18.
LIMA, G. O. S.. Linguagem, história e memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. 2010.

19.
LIMA, G. O. S.. Linguagem, historia e memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, G. O. S.. Referenciação no gênero discursivo cordel. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LIMA, G. O. S.; CAVALCANTE, M. M. ; SOUZA, M. M. . Processos constitutivos do texto. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
LIMA, G. O. S.; CASTRO, L. G. F. de ; CARDOSO,Thiago Gonçalves . Estudos da linguagem. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
LIMA, G. O. S.; LOPES, L. H. F. ; NASCIMENTO, E. P. ; SOUZA, D. A. . Estudos do texto (coordenadora). 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, G. O. S.; MATOS, Samuel de Souza ; CARDOSO,Thiago Gonçalves ; SANTOS, C. C. C. . O uso da linguagem em sala de aula: o discurso do professor de Língua Portuguesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARDOSO,Thiago Gonçalves ; LIMA, G. O. S. . A leitura de textos na escola: de olho nos fatores de compreensão dos sentidos. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, Suiane Oliveira . Estudo do texto: funções discursivas do processo de produção e compreensão textual. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
CASTRO, L. G. F. de ; LIMA, G. O. S. . Processamento textual: um diálogo em torno dos estudos do texto/discurso como campo do ensino da língua.. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
MATOS, Samuel de Souza ; CASTRO, L. G. F. de ; LIMA, G. O. S. . A contribuição dos estudos do texto no processo ensino-aprendizagem. 2012. (Relatório de pesquisa).

6.
LIMA, G. O. S.. Fundamentos para o Ensino da Leitura e da Escrita. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo para a EAD).

7.
LIMA, G. O. S.; CARDOSO,Thiago Gonçalves . A leitura de textos na escola: de olho nos fatores de compreensão dos sentidos. 2011. (Relatório de pesquisa).

8.
LIMA, G. O. S.; SILVA JÚNIOR, M. H. S. . Encapsulamento anafórico: fenômeno linguístico presente na construção da memória discursiva sobre Lampião. 2011. (Relatório de pesquisa).

9.
LIMA, G. O. S.; CONCEIÇÃO FILHO, O. P. da . Uso de expressões referenciais recategorizadoras em relatos sobre Lampião. 2011. (Relatório de pesquisa).

10.
LIMA, G. O. S.; SANTOS, Suiane Oliveira . Estudo do texto: funções discursivas do processo de produção e compreensão textual. 2011. (Relatório de pesquisa).

11.
LIMA, G. O. S.; CASTRO, L. G. F. de . Processamento textual: um diálogo em torno dos estudos do texto/discurso como campo do ensino da língua.. 2011. (Relatório de pesquisa).

12.
MATOS, Samuel de Souza ; LIMA, G. O. S. . A contribuição dos estudos do texto no processo ensino-aprendizagem. 2011. (Relatório de pesquisa).

13.
FRANÇA, ELayne Santana ; LIMA, G. O. S. . A contribuição dos estudos do texto no processo ensino-aprendizagem. 2011. (Relatório de pesquisa).

14.
SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. . Contribuições da Sociolinguística para a educação. 2011. (Relatório de pesquisa).

15.
SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. . Contribuições da Sociolinguística para a educação. 2011. (Relatório de pesquisa).

16.
LIMA, G. O. S.; OLIVEIRA, J. F. de . Estratégias de referenciação textual: a presença do fenômeno da correferencialidade em depoimentos sobre o rei do cangaço. 2011. (Relatório de pesquisa).

17.
LIMA, G. O. S.; FREITAG, R. M. K. . Sociolinguística. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de conteúdo para a EAD).

18.
LIMA, G. O. S.; CONCEIÇÃO FILHO, O. P. da . Uso de expressões referenciais recategorizadoras em relatos sobre Lampião. 2010. (Relatório de pesquisa).

19.
LIMA, G. O. S.; OLIVEIRA, J. F. de . Estratégias de referenciação textual: a presença do fenômeno da correferencialidade em depoimentos sobre o rei do cangaço. 2010. (Relatório de pesquisa).

20.
LIMA, G. O. S.; CONCEIÇÃO FILHO, O. P. da . Linguagem, história e memória: processos de referenciação em depoimentoe sobre Lampião. 2010. (Relatório de pesquisa).

21.
LIMA, G. O. S.; OLIVEIRA, V. A. de . Encapsulamento anafórico: fenômeno linguístico presente na construção da memória discursiva sobre Lampião. 2010. (Relatório de pesquisa).

22.
SANTOS, C. C. C. ; LIMA, G. O. S. . Contribuições da Sociolinguística para a educação. 2010. (Relatório de pesquisa).

23.
LIMA, G. O. S.. Introdução à Linguistica Textual: novas perspectiva. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
LIMA, G. O. S.. Introdução aos estudos cognitivos numa visão conexionista. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
LIMA, G. O. S.. Processo de produção textual: progressão tópica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
LIMA, G. O. S.. Linguistica de texto: considerações sobre os processos de referenciação do ponto de vista sociocognitivo. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
LIMA, G. O. S.; CONCEIÇÃO FILHO, O. P. da . Linguagem, história e memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. 2009. (Relatório de pesquisa).

28.
LIMA, G. O. S.. A construção do referente no discurso. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, G. O. S.; BARROS, M. E. R. A. B.; FRANCA, L. C. M.. Participação em banca de LORENA GOMES FREITAS DE CASTRO. O GENERO MEME: uma analise referencial de textos multimodais. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
LIMA, G. O. S.; BARROS, M. E. R. A. B.; FRANCA, L. C. M.; MARIANO, M. R. C.. Participação em banca de Flávio Passos Santana. Curtindo os curtas: analise da construção de imagens discursivas de Aracaju e de aracajuanos em curtas-metragens. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
LIMA, G. O. S.; SILVA, L. R. da; AQUINO, Z. G. O.. Participação em banca de Danilo da Conceição Pereira Silva. ATOS DE FALA TRANSFÓBICOS NO CIBERESPAÇO: uma análise pragmática da violência linguística. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

4.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G. C.; SANTANA, J. S.. Participação em banca de GENILMA DANTAS ANDRADE. Efeitos de oralidade em produções escritas de alunos do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

5.
LIMA, G. O. S.; REIS, M. S.dos; LIMA, S. M. C.. Participação em banca de TATIANA CELESTINO DE MORAIS. ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO: encapsulamento anafórico como processo de reelaboração de objetos de discurso no gênero editorial.. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

6.
LIMA, G. O. S.; BERNARDO-SANTOS, W. J.; LIMA, S. M. C.. Participação em banca de DANIELA CYNTHIA DE SÁ ROCHA. O papel da metáfora na argumentação de fatos de petição inicial. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Fedreal de Sergipe.

7.
LIMA, G. O. S.; REIS, M. S.dos; MACIEL, D. A. G. C.. Participação em banca de VIVIANE TAVARES DE GÓIS AZEVEDO. Oralidade e ensino: uma análise do livro didático e da prática docente em língua portuguesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Fedreal de Sergipe.

8.
SILVA, L. R. da; LIMA, G. O. S.; FREITAG, R. M. K.; FERREIRA, H. R. M.. Participação em banca de JAQUELINE DOS SANTOS NASCIMENTO. Relações de sexo/gênero e polidez linguística na fala de universitários de Lagarto/Se. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Fedreal de Sergipe.

9.
LIMA, G. O. S.; REIS, M. S.dos; BITTENCOURT, D. L. R.. Participação em banca de DANIEL RIBEIRO DE LIMA. O inglês não-padrão nas provas do ENEM: estudo de caso na perspectiva da variação linguística e do letramento. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Fedreal de Sergipe.

10.
LIMA, G. O. S.; SILVA, L. R. da; SANTOS, L. de F.. Participação em banca de TALITA SANTOS MENEZES. A influência da produção textual científica na formação de estudantes universitários.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federeal de Sergipe.

11.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G. C.; CUSTODIO FILHO, V.. Participação em banca de MARIA DENISE OLIVEIRA DA SILVA. BLOG, REESCRITA E REFERENCIAÇÃO: idas e vindas na construção dos sentidos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federeal de Sergipe.

12.
LIMA, G. O. S.; GALVAO, J. R.; CUSTODIO FILHO, V.. Participação em banca de ISABELA MARILIA SANTANA. O ACORDO RETÓRICO E A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DA PERSUASÃO: o discurso político. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federeal de Sergipe.

13.
LIMA, G. O. S.; CARDOSO, D. P.; CUSTODIO FILHO, V.. Participação em banca de MARISTELA FELIX DOS SANTOS. AUTOBIOGRAFIA: exercendo o protagonismo em sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federeal de Sergipe.

14.
SANTANA, G. M.; LIMA, G. O. S.; GIVIGI, R. C. N.. Participação em banca de ANTONIO CARLOS SILVA JUNIOR. DIFICULDADES NA COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: caminhos e desafios da leitura. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

15.
SILVA, J. R. C.; LIMA, G. O. S.; SANTOS, L. W.. Participação em banca de SILVANA FARIA DORIA. COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL E SEUS EFEITOS DE SENTIDO: uma proposta de ensino. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

16.
REIS, M. S.dos; LIMA, G. O. S.; SANTOS, L. de F.. Participação em banca de CAMILA MOTA OLIVEIRA. LIVROS DIDÁTICOS E SOCIEDADE DIGITAL: os gêneros textuais digitais no contexto escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

17.
CORRÊA, L. P.; LIMA, G. O. S.; AZEVEDO, I. C. M.. Participação em banca de ELYNNE GABRIELLE MOREIRA DE OLIVEIRA. CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE): a tessitura textual por formas remissivas lexicais. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

18.
GALVAO, J. R.; LIMA, G. O. S.; ANDRADE JUNIOR, P. M.. Participação em banca de JOSÉ CARLOS ANDRADE CARVALHO. CARACTERIZAÇÃO DE REZAS POPULARES NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA: Uma Análise Sócio-Discursiva.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

19.
LIMA, G. O. S.; Cavalcante, M. M.; CORRÊA, L. P.. Participação em banca de Caio César Costa Santos. BONS TEMPOS AQUELES: implicações na expansão do campo dêitico. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

20.
REIS, M. S.dos; LIMA, G. O. S.; BONINI, A.. Participação em banca de Anne Caroline Silva da Luz. Os gêneros textuais na aprendizagem inicial da leitura: a Provinha Brasil, o livro didático e o professor. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

21.
LIMA, G. O. S.; CAVALCANTE, M. M.; BARROS, M. E. R. A. B.. Participação em banca de Edilma Messias Porto. As anáforas indiretas no processamento textual das produções dos aprendizes da educação profissionalizante. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Sergipe.

22.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G> C.; SANTOS, L. de F.. Participação em banca de Kleyse Galdino Francisco. Produção ou reprodução? Uma análise sobre a autoria na disciplina Produção e Reprodução de Texto. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

23.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G> C.; MELLO, Janaina Cardoso. Participação em banca de Wagner Guimarães Silva. Polifonia e dialogismo bakhtiniano na festa dos Lambe-sujo e Caboclinhos na cidade de Laranjeiras. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

24.
LIMA, G. O. S.; SILVA, L. R. da; FREITAG, R. M. K.. Participação em banca de Mônica de Góis Silva Barbosa. Procedimentos e Recursos de coesão na produção escrita de surdos: estratégias de cosntrução de sentidos. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federeal de Sergipe.

25.
LIMA, G. O. S.. Participação em banca de Marlucy Mary Gama Bispo. O ensino de língua materna: reflexões na produção textual de alunos egressos das séries iniciais do ensino fundamental. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federeal de Sergipe.

26.
SILVA, J. R. C.; LIMA, G. O. S.; SANTOS, L. W.. Participação em banca de SILVANA FARIA DORIA. COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL E SEUS EFEITOS DE SENTIDO: uma proposta de ensino. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

27.
LIMA, G. O. S.; CORRÊA, L. P.. Participação em banca de Roberta Monteiro Alves. A literatura de cordel em sala de aula: uma proposta pedagógica para a construção de um sujeito critico. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

Qualificações de Mestrado
1.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G> C.; UFAL, J. S. S.. Participação em banca de GENILMA DANTAS ANDRADE. Os efeitos de sentido das marcas de oralidade em producoes escritas do Ensino Fundamental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
LIMA, G. O. S.; SILVA, L. R. da; AQUINO, Z. G. O.. Participação em banca de DANILLO DA CONCEIÇÃO PEREIRA SILVA. ATOS DE FALA TRANSFOBICOS NO CIBERESPACO: UMA ANALISE PRAGMATICA DA VIOLENCIA LINGUISTICA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
LIMA, G. O. S.; FREITAG, R. M. K.; LUCENTE, L.; MARENGO, S. M. D. A.. Participação em banca de FLÁVIA REGINA DE SANTANA EVANGELISTA. Analise da curva prosodica em requisitos de apoio discursivo na fala de sergipanos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

4.
LIMA, G. O. S.; SILVA, J. R. C.; SANTOS, L. W.. Participação em banca de Carla Magna da Cunha Sousa. Retextualização no gênero entrevista: ressignificação da oralidade à escrita com discentes do 9º ano so ensino fundamental. 2017.

5.
LIMA, G. O. S.; REIS, M. S.dos; BITTENCOURT, D. L. R.. Participação em banca de DANIEL RIBEIRO DE LIMA. O inglês não-padrão nas provas do ENEM: estudo de caso na perspectiva da variação linguística e do letramento. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Fedreal de Sergipe.

6.
LIMA, G. O. S.; REIS, M. S.dos; CARDOSO, D. P.. Participação em banca de TATIANA CELESTINO DE MORAIS. ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO: o encapsulamento anafórico como processo de reelaboração de objetos de discurso no gênero editorial. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

7.
LIMA, G. O. S.; BERNARDO-SANTOS, W. J.; ABREU, R. N.. Participação em banca de DANIELA CYINTHIA DE SÁ ROCHA. Recategorização metafórica como função argumentativa nos fatos de petição inicial. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

8.
ALMEIDA, L. C. B.; LIMA, G. O. S.; SOUZA, K. A. M.. Participação em banca de DALVA REJANE DO CARMO. A contação de histórias no processo de aprendizagem da leitura. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Proficional em LetraS (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Sergipe.

9.
CARDOSO, D. P.; LIMA, G. O. S.; SOUZA, K. A. M.. Participação em banca de ANDREIA DORIA ARAGÃO. Produzindo textos a partir do gênero relato pessoal. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Proficional em LetraS (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Sergipe.

10.
REIS, M. S.dos; LIMA, G. O. S.; MACIEL, D. A. G. C.. Participação em banca de VIVIANE TAVARES DE GÓIS AZEVEDO. Oralidade e ensino: uma análise do livro didático e da prática docente em língua portuguesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Fedreal de Sergipe.

11.
SANTANA, G. M.; LIMA, G. O. S.; GIVIGI, R. C. N.. Participação em banca de ANTONIO CARLOS SILVA JUNIOR. Dificuldades no processamento cognitivo de textos em espanhol como língua estrangeira: caminhos e desafios da leitura. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Fedreal de Sergipe.

12.
CARVALHO, M. L. G. C.; LIMA, G. O. S.; ARAUJO, N. M. S.. Participação em banca de Maria Acácia de Lima Bonifácio. Estudo do Gênero memórias: revisitando o passado, ressignificando o presente. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Proficional em LetraS (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Sergipe.

13.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G. C.; ARAUJO, N. M. S.. Participação em banca de Maria Denise Oliveira da Silva. Gênero blog: construindo sentidos por meio da hipermodalidade. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Proficional em LetraS (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Sergipe.

14.
LIMA, G. O. S.; CARDOSO, D. P.; ARAUJO, N. M. S.. Participação em banca de Maristela Felix dos Santos. (Auto)biografia: exercendo o protagonismo em sala de aula. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Proficional em LetraS (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Sergipe.

15.
AZEVEDO, I. C. M.; LIMA, G. O. S.; ARAUJO, N. M. S.. Participação em banca de Nadja Souza Ribeiro. Literatura em debate: possibilidades para o desenvolvimento da capacidade argumentativa oral no 9º ano do ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Proficional em LetraS (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Sergipe.

16.
REIS, M. S.dos; LIMA, G. O. S.; CARDOSO, D. P.. Participação em banca de Camila Mota Oliveira. Livros Didáticos e gêneros textuais digitais: como chegar a uma educação 3.0?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

17.
BARROS, M. E. R. A. B.; LIMA, G. O. S.; FRANCA, L. C. M.. Participação em banca de Gilvan da Costa Santana. Processos de referenciação em múltiplos gêneros discursivos: uma proposta de trabalho com produção de textos no ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Proficional em LetraS (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Sergipe.

18.
BARROS, M. E. R. A. B.; LIMA, G. O. S.; FRANCA, L. C. M.. Participação em banca de Gildete Cecília Neri Santos. Os efeitos de sentido das manchetes do jornal super popular como incentivo à leitura de jornais de alunos de alunos de 8º.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe.

19.
SILVA, J. R. C.; MARIANO, M. R. C.; LIMA, G. O. S.. Participação em banca de Silvana Faria Dória. A produção textual dos alunos no ensino ensino fundamental: uma análise dos tipos de coerência. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Proficional em LetraS (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Sergipe.

20.
CORRÊA, L. P.; LIMA, G. O. S.; AZEVEDO, I. C. M.. Participação em banca de Elynne Gabrielle Moreira de Oliveira. A tessitura textual por formas remissivas lexicais: contribuições para o ensino-aprendizagem de português língua estrangeira (PLE). 2014.

21.
LIMA, G. O. S.; CARDOSO, D. P.; SILVA, L. R. da. Participação em banca de TALITA SANTOS MENEZES. A produção textual na universidade e sua contribuição para o desenvolvimento do perfil crítico dos discentes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

22.
LIMA, G. O. S.; GALVAO, J. R.; MARIANO, M. R. C. P.. Participação em banca de Isabela Marília Santana. DISCURSOS POLÍTICOS: recategorização sem menção referencial explícita como orientação de persuasão.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Fedreal de Sergipe.

23.
GALVAO, J. R.; LIMA, G. O. S.; ANDRADE JUNIOR, P. M.. Participação em banca de José Carlos Andrade Carvalho. Caracterização das rezas populares e seus agentes, no município de Itabaiana-SE. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Fedreal de Sergipe.

24.
GALVAO, J. R.; LIMA, G. O. S.; ANDRADE JUNIOR, P. M.. Participação em banca de JOSÉ CARLOS ANDRADE CARVALHO. Caracterização das rezas populares e seus agentes, no município de Itabaiana/SE. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

25.
LIMA, G. O. S.; CAVALCANTE, M. M.; BEZERRA, A. P.. Participação em banca de Caio César Costa Santos. DÊITICOS DE MEMÓRIA: incursões em campo insólito de pesquisa. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Sergipe.

26.
CARVALHO, M. L. G. C.; BARROS, M. E. R. A. B.; LIMA, G. O. S.. Participação em banca de Fálvia Oliveira Freitas. Análise do processo de autoria em textos e rabiscos de alunos do ensino fundamental. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Sergipe.

27.
LIMA, G. O. S.; CAVALCANTE, M. M.; BARROS, M. E. R. A. B.. Participação em banca de EDILMA MESSIAS PORTO. As anáforas indiretas no processamento textual das produções dos aprendizes da educação profissionalizante. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Sergipe.

28.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G> C.; MELLO, Janaina Cardoso. Participação em banca de Wagner Guimarães Silva. Polifonia e dialogismo bakhtiniano na festa dos lambe-sujos e caboclinhos de Laranjeiras. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

29.
CARVALHO, M. L. G. C.; LIMA, G. O. S.; SANTOS, L. F.. Participação em banca de Kleyse Galdino Francisco. A FORMAÇÃO DO SUJEITO-AUTOR: produção e recepção de texto. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Sergipe.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, G. O. S.; FREITAG, R. M. K.. Participação em banca de Lívia Paixão de Oliveira.Estratégias de modalização em livros didáticos: foco na coleção do projeto Araribá Português. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
LIMA, G. O. S.; REIS, M. S.dos. Participação em banca de Juliana Carla dos Santos.A oralidade no livro didático: um caminho possível. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
LIMA, G. O. S.; SILVA, L. R. da. Participação em banca de Maria José Barreto de Santana.Entre a teoria e a prática: o tratamento da categoria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
LIMA, G. O. S.; ALMEIDA, L. C. B.; PAIM, M. M. T.. Leitura e escrita como atividade de produção textual discursiva na educação básica. 2013. Universidade Federal de Sergipe.

Concurso público
1.
LIMA, G. O. S.. Conccurso Público para professor adjunto. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

2.
LIMA, G. O. S.. Concurso Público para professor Adjunto. 2010. Universidade Federal de Alagoas.

3.
LIMA, G. O. S.. Concurso público para Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

4.
BEZERRA, A. P.; SANTOS, L. de F.; LIMA, G. O. S.. Concurso público para Professor Adjunto. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

5.
LIMA, G. O. S.. Concurso Público para Professor Assistente. 2009. Universidade Federal de Sergipe.

Outras participações
1.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G> C.; RAMOS, Magna Maria de Oliveira. A progressão referencial: construindo e reconstruindo os sentidos do texto. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

2.
LIMA, G. O. S.; RIBEIRO, M. A. S.; SANTOS, W. J. B. dos. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

3.
LIMA, G. O. S.; RIBEIRO, M. A. S.; SANTOS, W. J. B. dos. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

4.
LIMA, G. O. S.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto. 2009. Universidade Federal de Sergipe.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de Linguística de Texto.Referenciação no gênero discursivo cordel. 2015. (Simpósio).

2.
Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da área de LETRAS E LINGUÍSTICA.Acompanhamento de Meio Termo. 2015. (Seminário).

3.
XXX ENANPOLL: Produção, Produtividade, Produtivismo na Área de Letras e Linguística hoje.Produção, Produtividade, Produtivismo.... 2015. (Encontro).

4.
2ª Reunião intermediária do GT de Linguística do Texto e Análise da Conversação.Texto multtimodal em práticas de ensino. 2014. (Encontro).

5.
III Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS.Práticas de oralidade e práticas letradas do 6º ao 9º ano. 2014. (Outra).

6.
IV Simpósio de Memória, (Auto) Bioigrafia e Documentação Narrativa.Memória social: contando e recontando histórias sobre Lampião. 2014. (Simpósio).

7.
IV Simpósio de Memória, (Auto) Bioigrafia e Documentação Narrativa.Autobiografia: práticas de leitura e de escrita no ensino Fundamental. 2014. (Simpósio).

8.
XXIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL.Texto, multimodalidade e Ensino. 2014. (Encontro).

9.
19º Intercâmbio de Linguística e Linguística Aplicada (19º InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (5º SIL).Estudos do texto na contemporaneidade. 2013. (Seminário).

10.
23º Encontro de Iniciação Científica.Trabalhos (três) bolsistas do PIBIC 2012/2013. 2013. (Encontro).

11.
2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.Referenciação, argumentação e multimodalidade: um breve estudo sobre a construção do ponto de vista nos quadrinhos. 2013. (Outra).

12.
Ação de Extensão 'Mestrado Profissional em Letras: áreas de atuação e aplicação'.Áreas de atuação e aplicação'. 2013. (Encontro).

13.
I Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS.Texto e Ensino. 2013. (Outra).

14.
II Seminário de Formação de Professor e Ensino de Língua Inglesa e I Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação.Referenciação e conhecimentos prévios: fenômenos textuais/discursivos dos mais relevantes para o ensino de línguas. 2013. (Seminário).

15.
II Seminário de Formação de Professor e Ensino de Língua Inglesa e I Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação.Quadrinhos e inferenciação: desvendando os implícitos em textos multimodais. 2013. (Simpósio).

16.
I Seminário de Programas de Pós-Graduação da Área de Letras e Linguística:Identidades, convergências e perspectivas.Estatuto do texto. 2013. (Seminário).

17.
V Encontro Nacional de Pós-Graduação em Letra - ENPOLE.Linguística de Texto: histórico do GT na ANPOLL. 2013. (Encontro).

18.
VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade?;.Abordagem contextual e referenciação: processos de produção e compreensão dos sentidos do texto no ambiente escolar. 2013. (Outra).

19.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Orientação Argumentativa: recategorização de referentes em discursos políticos. 2013. (Congresso).

20.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Multiletramento e Genero textuais (curso). 2013. (Congresso).

21.
VII SIGET - VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Gêneros textuais: práticas de leitura e escrita. 2013. (Simpósio).

22.
XXI Institudo da ABRALIN. Referencia, intertextualidade e argumentação (curso). 2013. (Congresso).

23.
22º encontro de Iniciação Científica.A leitura de textos na escola: de olho nos fatores de compreensão dos sentidos. 2012. (Encontro).

24.
ABRALIN em cena Sergipe e IV Encontro de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe.Processos constitutivos do texto. 2012. (Encontro).

25.
ABRALIN em cena Sergipe e IV Encontro de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergiperal.O fenômeno da polifonia em depoimentos sobre a construção social do mito Lampião. 2012. (Encontro).

26.
EDUCON - VI Colóquio internacional de educação e contemporaneidade. Um olhar sobre a linguagem: o processo de referenciação como estratégia para a construção dos sentidos do texto. 2012. (Congresso).

27.
ENANPOLL - XXVII Encontro Nacional da Anpoll.Texto e multimodalidade: considerações sobre a referenciação dêitica. 2012. (Encontro).

28.
FALE - VI Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita.As Contribuições da Linguística de Texto na formação do professor de língua portuguesa. 2012. (Encontro).

29.
Feira de Ciências, Tecnologia e Artes do Estado de Sergipe.Oficina de Elaboração de Projetos Científicos. 2012. (Oficina).

30.
GELNE - Jornada Nacional do grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.Rferenciação: as multifaces das anáforas indiretas. 2012. (Encontro).

31.
GELNE - Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste.Ins(es)tabilidade e ancoragem categoriais: encapsulamento anafórico em memórias episódicas sobre Lampião. 2012. (Encontro).

32.
III ENILL - Encontro Interdisciplinar de Língua e Literatura.O Uso da Linguagem em sala de aula: o discurso do professor de língua portuguesa. 2012. (Encontro).

33.
21º Encontro de Iniciação Científica.O uso de expressões referenciais recategorizadoras em relatos sobre Lampião. 2011. (Encontro).

34.
Encontro InterGTs da ANPOLL (Linguística de Texto e Análise da Conversação; Descrição do Português; Linguística da Cognição.Texto e interação: diferentes olhares sob a perspectiva da linguística Textual. 2011. (Encontro).

35.
IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso. Texto, discurso e memória: o fenômeno da polifônia em relatos sobre o mito Lampião. 2011. (Congresso).

36.
V Colóquio Internacional de Educação e Conteporaneidade.Interação sociodiscursiva e ensino de jovens e adultos: diálogos possíveis. 2011. (Outra).

37.
VIII Semana de Extensão da UFS.A importância do domínio social para a construção do conhecimento linguístico na educação de jovens e adultos. 2011. (Encontro).

38.
EDUCON - VI Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade.Um olhar sobre a linguagem: o processo de referenciação como estratégia para a construção dos sentidos do texto. 2010. (Simpósio).

39.
Fórum de Debates.Processos de Referenciação: construção e reconstrução da memória discursiva acerca do referente Lampião. 2010. (Outra).

40.
I Encontro de iniciação à docência em línguas - ENIDOL.Oralidade, Escrita e Ensino. 2010. (Encontro).

41.
I Encontro Interdisciplinar de língua e literatura - ENILL.Texto, leitura e ensino: estratégias de construção de sentidos. 2010. (Encontro).

42.
III Colóquio ALED Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo a Luiz Antônio Marcuschi.Atividades de referenciação como prática de construção de sentidos. 2010. (Outra).

43.
III Encontro de Pós-Graduação em Letras - ENPOLE.Modelos mentais: uma breve apresentação da ciência da cognição. 2010. (Encontro).

44.
XI Seminário de Linguística Aplicada/VII Seminário de Tradução.Texto e Ensino:funções cognitivo-discursivas relevantes na construção dos sentidos do texto. 2010. (Seminário).

45.
XXV Enccontro Nacional da Anpoll.A construção e reconstrução de referentes textuais por encapsulamento anafórico sob a perspectiva sociocognitiva. 2010. (Encontro).

46.
Congresso Internacional da ABRALIN, 6º,. 2009. (Simpósio).

47.
Encontro Intermediário do grupo de trabalho da ANPOLL Linguistica Textual e Análise da Conversação (GTLTAC)..A pesquisa sobre texto, interação e discurso no Brasil.. 2009. (Encontro).

48.
I Encontro Regional de Linguagem, Interação e Sociedade - Erelins.Linguagem, história e memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. 2009. (Encontro).

49.
I Exposição de Pesquisas em Sociolínguistica: a heterogeneidade em foco - I EXPESO.Variação Linguística e Sociedade. 2009. (Encontro).

50.
I GESTRA - Gestão de Trabalhos em Andamento para o Ensino de Língua Portuguesa.Linguagem, História e Memória: processo de regferenciação em depoimentos sobre Lampião. 2009. (Encontro).

51.
II Encontro de Pós-Graduação em Letras - II ENPOLE.Referenciação: o processo de encapsulamento anafórico na construção de referentes textuais.. 2009. (Encontro).

52.
II Semana de estudos clássicos.I Semana de estudos clássicos. 2009. (Oficina).

53.
I Seminário de história do ensino das linguas.Introdução à Linguística textual: novas perspectivas. 2009. (Seminário).

54.
VIII Semana de Letras " O estudo e o ensino das línguas e suas culturas".Linguística do texto: considerações sobre os processos de referenciação do pon to de vista sociocognitivo.. 2009. (Encontro).

55.
Encontro de Iniciação Científica e de Pós-Graduação.Coordenador de sessão de trabalhos. 2008. (Encontro).

56.
I Encontro de Pós-Graduação em Letras - I ENPOLE.A construção do referente no discurso.. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, G. O. S.; CARDOSO, A. M. L. ; CARVALHO, M. L. G. C. . VI Encontro de Pós-Graduação em Letras - ENPOLE. 2015. (Congresso).

2.
LIMA, G. O. S.; FRANCA, L. C. M. . I CICLO DE PALESTRAS SOBRE TEXTO, LINGUAGEM E TECNOLOGIA. 2014. (Exposição).

3.
LIMA, G. O. S.; CARVALHO, M. L. G. C. . V ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
KATIANE SILVA SANTOS. Estudo sobre o contexto. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federeal de Sergipe. (Orientador).

2.
Iara Melo dos Santos. A importância do ato de argumentar, sob uma perspectiva social, cognitiva e discursivo-textual, em relatos de pescadores. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe. (Orientador).

3.
Maria José dos Santos. Referenciação intertextual: a construção do ponto de vista por meio de formas referencias. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Raissa Amatori. Referenciação:rememorando fatos por meio da construção de pontos de vista. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras português/espanhol) - Universidade Federeal de Sergipe. (Orientador).

2.
JOAO PAULO FONSECA NASCIMENTO. Referenciação e Argumentação : análise de objetos de discurso em relatos episódicos.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
MARIA LAIS CARVALHO OLIVEIRA. A recategorização numa perspectiva sociocognitiva: um novo olhar sobre objetos de discurso. Início: 2017 - Universidade Federeal de Sergipe. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
FLÁVIO pASSOS SANTANA. Curtindo os curtas: análise da construção das imagens discursivas dos sergipanos em curtas-metragens. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Federeal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

2.
LORENA GOMES FREITAS DE CASTRO. O GÊNERO MEME: uma análise referencial de textos multimodais. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federeal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

3.
TATIANA CELESTINO DE MORAIS. ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO: o encapsulamento anafórico como um processo de reelaboração de objetos de discurso no gênero editorial. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

4.
DANIELA CYNTHIA DE SÁ ROCHA. RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA COMO FUNÇÃO ARGUMENTATIVA NOS FATOS DA PETIÇÃO INICIAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

5.
ISABELA MARÍLIA SANTANA. O ACORDO RETÓRICO E A CONSTRUÇÃO TEXTUAL DA PERSUASÃO: o discurso político. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

6.
TALITA SANTOS MENEZES. Influências da produção textual científica na formação de estudantes universitários. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

7.
CAMILA MOTA OLIVEIRA. LIVROS DIDÁTICOS E SOCIEDADE DIGITAL: os gêneros textuais digitais no contexto escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

8.
MARISTELA FELIX DOS SANTOS. Autobiografia: exercendo o protagonismo em sala de aula. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Proficional em LetraS (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

9.
MARIA DENISE OLIVEIRA DA SILVA. BLOG, REESCRITA E REFERENCIAÇÃO: idas e vindas na construção dos sentidos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Proficional em LetraS (PROFLETRAS)) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

10.
Caio César Costa Santos. BONS TEMPOS AQUELES: implicações na expansão do campo dêitico. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federeal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

11.
TATIANA CELESTINO DE MORAIS. ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO: encapsulamento anafórico como processo de reelaboração de objetos de discurso no gênero editorial.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

12.
DANIELA CYNTHIA DE SÁ ROCHA. O papel da metáfora na argumentação de fatos de petição inicial. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

13.
Edilma Messias Porto. As anáforas indiretas e a espontaneidade na produção textual dos aprendizes da educação profissionalizante. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, . Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edilma Messias Porto. Porcesssos de referenciação: a construção de sentidos nos textos dos alunos da educação básica sob uma abordagem sociocognitiva. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

2.
Michelle Florêncio Vieira. A literatua de cordel: significativa ferramenta para prática de produção de texto. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

3.
Elisangela Maria de Goes Silva. A comunicação escrita dos surdos usuários de Libras: ressignificando conceeitos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em teoria do texto) - Universidade Federeal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Marília Santana. Processos de referenciação: princípios de ativação e reativação de referentes no modelo textual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Universidade Federeal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

2.
Bárbara Regina Amado Santos. O ensino da leitura como processo de construção de sentidos do texto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

3.
Samara Rose Almeida Guimarães. O gênero blog como ferramenta de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Universidade Fedreal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

Iniciação científica
1.
JOÃO PAULO FONSECA NASCIMENTO. O texto argumentativo na prova de redação do ENEM. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação) - Universidade Federeal de Sergipe, FAPITEC. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

2.
JOAO PAULO FONSECA NASCIMENTO. ?Argumentação: trabalhando o objeto de discurso a partir do processo de acessibilidade referencial. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Fedreal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

3.
DANILO ALVES DE LIMA. A construção do ponto de vista: rememorando os fatos por meio de formas referenciais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Fedreal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

4.
YANN DIAS DA SILVA MAIA. O estudo de estratégias argumentativas em textos produzidos por moradores do alto sertão de Sergipe. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letra Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

5.
MARIA LAIS CARVALHO OLIVEIRA. A construção do ponto de vista: rememorando os fatos por meio de formas referenciais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Fedreal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

6.
Samuel de Souza Matos. Texto, memória e construção argumentativa: a noção do ponto de vista, numa visão polifônica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letra Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

7.
Lucas Santos Rodrrigues. Recategorização referencial sob uma abordagem sociocognitivo-discursiva. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letra Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

8.
Elayne Santana França. Texto, memória e construção argumentativa: a reativação de referentes a partir da acessibilidade. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letra Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe, Universidade Fedreal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

9.
Thiago Gonçalves Cardoso. Linguagem, história e tecnologia: desenvolvimento da usabilidade de software. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe, Universidade Fedreal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

10.
JOÃO PAULO FONSECA NASCIMENTO. Recategorização referencial sob uma abordagem sociocognitivo-discursiva. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação) - Universidade Federeal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

11.
Guilherme Oliveira Pattterson. Abordagem textual: um diálogo em torno das diversas formas de recategorização e do funcionamento das expressões referenciais. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

12.
Samuel de Souza Matos. Contextualizado o texto: processos de produção, circulação e compreensão dos sentidos nas práticas textuais/discursivas no ambiente escolar. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe, FAPITEC. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

13.
Elayne Santana França. Recategorização de referentes: direcionamento argumentativo nos casos do détournement e da paráfrase. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

14.
Thiago Gonçalves Cardoso. Anáforas recategorizadoras: o que se diz sobre a explicitude e a implicitude na dinamicidade de texto. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

15.
Samuel de Souza Matos. Orientação argumentativa no fenômeno intertextual: o caso da referência e da alusão. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal de Sergipe, COPES. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

16.
Maria Carolina de Melo Rosa. O hipertexto na escola: de olho nos processos de compreensão, construção e reconstrução de sentidos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras estrangeiras) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

17.
Anna Luara da Silveira. Leitura e escrita: uma abordagem sociocognitiva e interacional da linguagem em textos multimodais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Estrangeiras) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

18.
Samuel de Souza Matos. A contribuição dos estudos do texto no processo ensino-aprendizagem. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe, Universidade Fedreal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

19.
Suiane Oliveira Santos. Estudo do texto: funções discursivas do processo de produção e compreensão textual. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Fedreal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

20.
Lorena Gomes Freitas de Castro. Processamento textual: um diálogo em torno dos estudos do texto/discurso como campo do ensino da língua.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

21.
Elayne Santana França. A contribuição dos estudos do texto no processo ensino-aprendizagem. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe, Universidade Fedreal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

22.
Thiago Gonçalves Cardoso. Referenciação: o que se diz sobre o papel e funcionamento dos objetos de discurso na dinâmica do texto de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

23.
Samuel de Souza Matos. Contextualizado o texto: processos de produção, circulação e compreensão dos sentidos nas práticas textuais/discursivas no ambiente escolar. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

24.
Tatiana Celestino de Morais. Abordagem textual: um diálogo em torno das diversas formas de recategorização e do funcionamento das expressões referenciais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

25.
Ildo Emmanuel Ribeiro da Silva Santos. Organização macroestrutural: introdução de novos referentes textuais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

26.
Lorena Gomes Freitas de Castro. Orientação argumentativa: as funções textuais das expressões referenciais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

27.
Elayne Santana França. Expressões referenciais: a construção do ponto de vista. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

28.
Guilherme Oliveira Patterson. Abordagem textual: um diálogo em torno das diversas formas de recategorização e do funcionamento das expressões referenciais. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

29.
Damares da Conceição Silva. Organização macroestrutural: introdução de novos referentes textuais. 2012. Iniciação Científica - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

30.
Thiago Gonçalves Cardoso. A leitura de textos na escola: de olho nos fatores de compreensão dos sentidos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Universidade Fedreal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

31.
Ozéias Pereira da Conceição Filho. : Uso de expressões referenciais recategorizadoras em relatos sobre Lampião. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras português/espanhol) - Universidade Federeal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

32.
Jaqueline Ferreira de Oliveira. Estratégias de referenciação textual: a presença do fenômeno da correferencialidade em depoimentos sobre o rei do cangaço. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

33.
Manoel Henrique Santos Silva Júnior. Encapsulamento anafórico: fenômeno linguístico presente na construção da memória discursiva sobre Lampião. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

34.
Lorena Gomes Freitas de Castro. Processamento textual: um diálogo em torno dos estudos do texto/discurso como campo do ensino da língua.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

35.
Ozéias Pereira da Conceição Filho. Linguagem, história e memória: processos de referenciação em depoimentos sobre Lampião. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em graduação) - Universidade Federeal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

Orientações de outra natureza
1.
Caio César Costa Santos. A sociolinguística na escola: rompendo paradigmas. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federeal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

2.
Tatiana Celestino de Morais. O ensino da língua materna na educação de jovens e adultos: reflexões sobre a importância do tratamento da variação linguística na sala de aula. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

3.
Isabela Marília Santana. O ensino da língua materna na educação de jovens e adultos: reflexões sobre a importância do tratamento da variação linguística na sala de aula. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

4.
Lorena Gomes Freitas. Gênero textual autobiografia: fenômenos intrésecos à produção de textos em uma sala de aula da EJA. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

5.
Gilmar Silva Santos. Gênero textual autobiogradia: fenômenos intrínsecos à produção de textos em um sala de aula da EJA. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

6.
Pamela Adelaide Oliveira de Azevedo. Histórias de vida contadas e recontadas no espaço escolarizado das práticas de leitura e escritura. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.

7.
Jaqueline dos Santos Nascimento. Marcas da oralidade em produções escritas de alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras Português) - Universidade Federeal de Sergipe. Orientador: Geralda de Oliveira Santos Lima.



Outras informações relevantes


Grupo de pesquisa: Estudos da Linguagem e Ensino



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 13:10:49