Cristina Lúcia Dias Vaz

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  • Última atualização do currículo em 17/11/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1983), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é diretora da editora universitária EditAedi, diretora adjunta - Núcleo de Inovação en tecnologias aplicadas a ensino e extensão e professora associada da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: equações de Allan-Cahn e Cahn Hilliard e equações de Navier-Stokes. Na área de ensino atua principalmente em tecnologia inovadoras no ensino de Cálculo, metodologia ativas, ambientes virtuais de aprendizagem e Matemática e Arte. Poetisa premiada no curso nacional Carlos Drummond de Andrade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina Lúcia Dias Vaz
Nome em citações bibliográficas
VAZ, C. L. D.;VAZ, C.L.D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN.
Rua Augusto Correa, 01 (Campus do Guamá)
Guamá
66075110 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32018690
Ramal: 8690
Fax: (91) 32017844
URL da Homepage: http://www.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Matemática Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Análise Matemática de um modelo de convecção-condução do tipo phase field para solidificação, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: José Luiz Boldrini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Equações Diferenciais Não lineares; Solidificação; Phase Field; Navier-Stokes.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1984 - 1988
Mestrado em Matemática Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Métodos Numéricos para problemas de Evolução e Aplicações,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Maria Cristina Cunha Bezerra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Métodos Numéricos; Elementos Finitos; Equações Diferenciais Parciais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outros Setores.
1980 - 1983
Graduação em Matemática.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise.
2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Universidad de Sevilla, US, Espanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.


Atuação Profissional



Editora Univeristária, EDITAEDI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Designação por portaria, Enquadramento Funcional: Diretora da Editora Universitária EditAedi, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A Editora Universitária da Assessoria de Educação a distância ? AEDI da UFPA - Editora EditAedi é um órgão suplementar da AEDI e tem por finalidade editar obras de natureza acadêmica, apoiando o ensino, a pesquisa e a extensão norteada pelo critério de qualidade. Tem como objetivo principal editar, publicar e divulgar a produção científica da UFPA, preferencialmente sobre temas da Educação a distância, de caráter técnico, didático-científico e cultural, sob o formato digital, preferencialmente e-books.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - Atual
Direção e administração, AEDI-Assessoria de Educação a distância, .

Cargo ou função
Diretora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil -UAB.
03/2015 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN, Instituto de Ciências Exatas e Naturais - ICEN.

Atividade realizada
Coordenação da Monitoria do Projeto Newton.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade Acadêmica e Científica III - Matemática & Arte
03/2014 - 07/2014
Ensino, Matemática e Estatística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais Equações Diferenciais não lineares
08/2013 - 12/2013
Ensino, Matemática e Estatística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Equações Diferencais Parciais
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade Acadêmica Científica III - Matemática & Arte
03/2013 - 07/2013
Ensino, Matemática e Estatística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Cálculo Variacional
08/2012 - 12/2012
Ensino, Matemática e Estatística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Equações Diferenciais Ordinárias
03/2011 - 07/2011
Ensino, Matemática e Estatística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Medida e Integração
03/2009 - 06/2009
Ensino, Matemática e Estatística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo no Rn
03/2008 - 03/2009
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade Complementar- Introdução a Geometria Fractal
Cálculo IV
Análise Real
05/2004 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Naturais, .

Cargo ou função
Representante do Colegiado de Matemática no conselho de centro.
05/2004 - 02/2005
Direção e administração, Coordenação dos cursos de Matemática, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2001 - 02/2003
Direção e administração, Coordenação do curso de Matemática a distância, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Sociedade Brasileira de Matemática, SBM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Secretária Regional, Enquadramento Funcional: Secretária Regional


Núcleo de Inovação en tecnologias aplicadas a ensino e extensão, NITAE^2, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenadoria de Inovação em Tecnologia de Ensino, .

01/2018 - Atual
Direção e administração, Coordenadoria de Inovação em Tecnologia de Ensino, .

Cargo ou função
Coordenadora.


Linhas de pesquisa


1.
Inovações metodológica no ensino superior - INOVAMES

Objetivo: Essa linha de pesquisa está orientada à incorporação de inovações metodológicas e tecnológicas na prática docente enfatizando o uso de diversos métodos e técnicas: metodologias ativas, recursos pedagógicos e tecnológicos de modo a potencializar a capacidade do futuro mestre em desenvolver metodologias inovadoras em sala de aula..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Palavras-chave: Inovações tecnologicas; Inovações metodológicas; Metodologias ativas.
2.
Criatividade e Inovação em Ciência, Tecnologia e Arte

Objetivo: A linha tem como objetivo principal a investigação e o desenvolvimento de práticas metodológicas, processos e produtos inovadores que envolvam Ciência, Tecnologia e Arte. A pesquisa privilegiará a interdisciplinaridade, usando como elemento articulador a Arte, para desenvolver práticas metodológicas, processos e/ou produtos que interligam Ciência & impressão 3D, Ciência & Realidade Virtual e Tecnologias Assistivas..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Arte; Interdisciplinaridade; Criatividade; inovação.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Intersecções entre Ciência, Tecnologia e Arte
Descrição: Este projeto visa Investigar as conexões entre Ciência, Tecnologia e Arte, buscando apurar o nosso olhar por saberes interdisiciplianres, promovendo a reflexão e estimulando práticas de experimentação, produção e pesquisa em metodologias e processos inovadores aplicados ao ensino superior. A pesquisa visa contribuir para criação de um espaço multidisciplinar, criativo e inovador que possibilite a integração entre estas áreas do conhecimento. Também pretende despertar o interesse de alunos de graduação e pós-graduação em uma formação interdisciplinar com ênfase em processo ou produtos inovadores oriundos de intersecções entre Ciência e Arte, Além disso, pretende complementar a formação de profissionais nas áreas envolvidas para atuação em pesquisa integrada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador / Márcio Lima do Nascimento - Integrante / Edilson dos Passos Neri Junior - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Integrante / André Fellipe Ribeiro de Almeida - Integrante / Lidiane Cristina da Costa Carvalho - Integrante / Aldrin Moura de Figueiredo - Integrante / Marcélia Luzia de Assis Palheta - Integrante / Giordanna De Gregoriis - Integrante / Nayara Amaral Araújo - Integrante / Victor Manuel de Almeida Rodrigues - Integrante.
2014 - 2017
Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA)
Descrição: Devido a importância da disciplina de Cálculo, apresenta-se o desafio de buscar soluções criativas e inovadoras que estimulem o interesse do aluno por sua aprendizagem e pela recuperação de eventuais falhas na formação. Uma alternativa muito atraente é disponibilizar ambientes virtuais que incentivem a aprendizagem e a interação com os diferentes atores do processo de ensino. Este projeto pretende criar, gerenciar e disponibilizar uma biblioteca virtual especializada em Cálculo Diferencial e Integral com a finalidade de estimular práticas de auto-estudo com mediação de atividades dirigidas e possibilitar uma aprendizagem ativa no âmbito desta disciplina. Para isso, serão desenvolvidos um banco de questões, ebooks, vídeos e módulos didáticos em aplicativos matemáticos. Atividades como elaboração de provas, testes, simulados e listas de exercícios serão automatizadas, fornecendo aos professores e tutores um sistema de apoio as suas atividades, e aos alunos um espaço de resolução de exercícios e acompanhamento permanente de seu desempenho. Inicialmente, está prevista a elaboração de 600 questões por professores de Matemática com experiência em EaD e com o uso de TICs. No banco haverá um sistema aberto para submissão de questões, o que permitirá sua expansão de modo colaborativo. Para alimentação da biblioteca também serão disponibilizados cadernos de exercícios de Cálculo no formato ebook e um conjunto de vídeo-aulas de Cálculo I. Espera-se que a biblioteca estimule a aprendizagem ativa do aluno em Cálculo, incentivando nele a autonomia, o que terá impacto nos índices de reprovação e desistência desta disciplina. Da mesma forma, a expectativa é que esse ambiente se torne fonte de pesquisa entre professores e tutores que atuam em diferentes níveis de formação e espaço para colaboração e produção coletiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador / Edilson dos Passos Neri Junior - Integrante / André Fellipe Ribeiro de Almeida - Integrante / Lidiane Cristina da Costa Carvalho - Integrante / Antonio Helder dos Santos da Costa - Integrante / Augusto Luciano Araújo de Souza - Integrante / Felipe da Silva Mendonça - Integrante / Fernanda Kelly de Jesus Gomes - Integrante / Helder Monteiro Santana - Integrante / Israel Gonçalves - Integrante / João Carlos Fonseca - Integrante / João Carlos Fortes - Integrante / Liliane Silva Nascimento Coelho - Integrante / Lourival Rodrigues de Lima - Integrante / Manoel Dione de Oliveira da Silva - Integrante / Marcelo Miranda - Integrante / Thales Vinícius Conceição Silva de Jesus - Integrante / Wendel Mafra Gomes dos Santos - Integrante / Jociane dos Santos Fonseca - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 12
2013 - Atual
Projeto Newton
Descrição: O Projeto Newton parte da premissa de que o ensino de graduação deve ser constantemente repensado e atualizado considerando as novas gerações que entram na Universidade, conectadas aos meios digitais e ao uso de linguagens multimídia. Assim, com o objetivo de inovar o ensino-aprendizado, o Projeto investe em diversas estratégias educacionais e comunicacionais agregando práticas pedagógicas tradicionais e contemporâneas na construção de um ambiente ampliado de estudos, oferecendo aos alunos recursos como tutorias presenciais e a distância, espaços virtuais de interação, salas de estudo individual e coletivo e aulas presenciais diferenciadas pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. Inicialmente, as ações do Projeto Newton estão focadas nos cursos de graduação das áreas de Engenharia e Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA), mais especificamente nas disciplinas de Cálculo I e Cálculo II, conteúdo obrigatório presente nos currículos de cursos de diversas áreas. Apesar de esse conteúdo ser fundamental para a formação dos alunos, as disciplinas iniciais de Cálculo são apontadas como elemento decisivo para ocorrências de reprovação e de evasão. Com os recursos elaborados e oferecidos pelo projeto, a ideia é reverter esse quadro, a partir do desenvolvimento de novas formas de aprender e ensinar na Universidade. O projeto foi idealizado e concebido pelo Gabinete da Reitoria e a Assessoria de Educação a Distância, e é desenvolvido em parceria com o Instituto de Ciências Exatas e Naturais e o Instituto de Tecnologia da UFPA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Integrante / José Miguel Veloso - Coordenador / Marcos Monteiro Diniz - Integrante / Edilson dos Passos Neri Junior - Integrante / Maria Ataide Malcher - Integrante / Marianne Kogut Eliasquevici - Integrante / Jerônimo Monteiro Noronha Neto - Integrante / Juaci Picanço da Silva - Integrante / André Fellipe Ribeiro de Almeida - Integrante / Lidiane Cristina da Costa Carvalho - Integrante / Fernanda Chocron Miranda - Integrante / Suzana Cunha Lopes - Integrante / Weverton Raiol Gomes de Souza - Integrante / Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio - Integrante / Antonio Edson Alcântara Bastos - Integrante / Julianna Garcia Leão - Integrante / Ana Luiza Azevedo Pires - Integrante / Marcus Anderson Batista Leal - Integrante / Marcelo Rodrigues Silva - Integrante / Chrystiam Nascimento - Integrante / Júlia Marina Quemel Matta - Integrante / Andreza Jackson de Vasconcelos - Integrante / Antonio Helder dos Santos da Costa - Integrante / Augusto Luciano Araújo de Souza - Integrante / Felipe da Silva Mendonça - Integrante / Helder Monteiro Santana - Integrante / Israel Gonçalves - Integrante / João Carlos Fonseca - Integrante / João Carlos Fortes - Integrante / José Alan Foicinha Raiol - Integrante / Liliane Silva Nascimento Coelho - Integrante / Lourival Rodrigues de Lima - Integrante / Manoel Dione de Oliveira da Silva - Integrante / Marcelo Miranda - Integrante / Thales Vinícius Conceição Silva de Jesus - Integrante / Tiago Coelho - Integrante / Wendel Mafra Gomes dos Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 28
2012 - 2014
Análise matemática de modelos do tipo interface difusa com convecção
Descrição: Análise matemática de dois modelos de equações diferenciais não lineares do tipo Allen/Cahn acoplados a um sistema do tipo Navier-Stokes que descrevem fenônemos de interface difusa com convecção. Um modelo simula a zona de mistura como um fluido altamente viscoso e o outro como um meio poroso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador.
2008 - 2010
Soluções Renormalizadas de algumas equações diferenciais
Descrição: Neste projeto de pesquisa investigaremos dois sistemas da termoconvecção que envolvem as equações de Navier-Stokes para fluidos incompressíveis acopladas com a equação balanço da energia térmica. Tais problemas apresentam uma dificuldade não usual ao tratamento deste tipo de equação: um termo do tipo D(u):D(u) aparece como termo forçante na equação da temperatura, com D(u) é o tensor de deformação. Da teoria clássica das equações de Navier-Stokes sabemos que o gradiente da velocidade pertence ao espaço L2, isto implica que o termos D(u):D(u) pertence a ao espaço L1. Portanto, para definirmos a solução deste tipo de sistema usaremos a noção de solução renormalizada, introduzida por R.J. DiPerna e P.L. Lions no contexto das equaçoes Fokker-Planck-Boltzmann. Esta noção de solução também foi usada para o caso de problemas elípticos não-lineares por L. Boccardo e seus colaboradores e para problemas parabólicos por D. Blanchard e seus colaboradores. No contexto da Mecânica dos Fluidos, P.L. Lions provou resultados de existência de solução fraca-renormalizada para um sistema termoconvectivo homogêneo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Modelos do tipo campo de fase com convecção
Descrição: Neste projeto investigaremos a existência de solução de modelos do tipo campo de fase com convecção baseados nas formulações de Anderson, Beckermann e Rappaz e seus colaboradores. Tais modelos apresentam um termo forçante na equação do campo de fase, dado pelo módulo do gradiente do campo de fase, que tornam o sistema de equações altamente não linear..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Solução aproximada de modelos tipo campo de fase
Descrição: Neste projeto estamos interessados em estudar modelos do tipo campo de fase usando o métodos semi-discretos. Também trataremos o controle ótimo de tais modelos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador / José Luiz Boldrini - Integrante.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
2000 - 2002
Análise Matemática e Numérica de modelos do tipo campo de fase
Descrição: Neste projeto estamos interessados em investigar a existência, unicidade e regularidade de modelos tipo campo de fase acoplado com as equações de Navier-Stokes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2018 - Atual
Ferramentas educacionais para professores do século XXI
Descrição: O projeto tem como objetivo principal a confecção de um kit educativo contendo aplicativos e plataformas gratuitas para dispositivos móveis ou computadores que ajudem a otimizar, gerenciar e dinamizar as atividades didáticas-pedagógicas dos professores. O projeto visa capacitar professores da rede pública de ensino através de oficinas e minicursos presenciais e a distância..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador / José Miguel Veloso - Integrante / Marcos Monteiro Diniz - Integrante / Márcio Lima do Nascimento - Integrante / Edilson dos Passos Neri Junior - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Integrante / Jéssica de Almeida Francês Vasconcelos - Integrante / Glenda Quaresma Alves - Integrante.
2015 - 2017
Práticas de Ensino de Matemática Computacional Aplicada no Ensino Fundamental
Descrição: Este projeto apresentará a comunidade acadêmica do ensino fundamental menor (1º ao 5º ano) e maior (6º ao 9º ano) atividades que incluem a computação. Para o ensino fundamental menor serão utilizadas técnicas visuais encontradas na linguagem Logo na plataforma Primo. Para o ensino fundamental maior aproveitar-se-á a disciplina Matemática para inserir problemas e jogos matemáticos que incluem o raciocínio lógico...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Integrante / Edilson dos Passos Neri Junior - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
Artemática: explorando o potencial artístico do Cálculo
Descrição: O projeto tem como objetivo principal produzir e distribuir um Caderno com 25 atividades lúdicas e artísticas sobre Funções, Derivada e Integral. O caderno será disponibilizado de forma gratuita no site da editora EditAedi. Pretende-se capacitar professores da rede pública de ensino.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador / Edilson dos Passos Neri Junior - Integrante / Victor Manuel de Almeida Rodrigues - Integrante / EMERSON DE SOUSA VEIGA - Integrante.
2018 - Atual
Ilustrações matemáticas com a impressora 3D
Descrição: Neste projeto estamos interessados em usar a impressão 3D na visualização de objetos de aprendizagem em Matemática com o objetivo de ilustrar conceitos e propriedades das seguintes temáticas: Superfícies e Geometria Fractal. Pretende-se usar os softwares MAXIMA e Blender para modelar e imprimir os objetos. Pretendemos também imprimir objetos para pessoas com deficiência visual..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador / Edilson dos Passos Neri Junior - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Integrante / Tiago Coelho - Integrante / Giordanna De Gregoriis - Integrante / Victor Manuel de Almeida Rodrigues - Integrante / EMERSON DE SOUSA VEIGA - Integrante / Antônio Hidaka - Integrante.
2017 - Atual
Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática
Descrição: O projeto tem como principal finalidade desenvolver diferentes ações para popularizar e divulgar a Matemática, proporcionando ao público em geral e aos professores e estudantes dos municípios de Belém e Bevenides em particular, a oportunidade de experimentarem a Matemática de forma lúdica e artística. Entre as ações propostas tem-se a produção e disponibilização, de forma gratuita, de um Caderno de atividades e um e-book sobre a temática Matemática e Arte, cujo enfoque principal é explorar de forma lúdica e artística vários temas da Matemática. Também foram ministradas palestras, oficinas, minicursos e disciplinas para graduação e pós-graduação. sobre a temática. Animações e vídeos foram produzidos para maior divulgação da temática. Uma Mostra dos produtos foi realizada, num espaço público, para popularizar e divulgar a Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador / Márcio Lima do Nascimento - Integrante / Edilson dos Passos Neri Junior - Integrante / Lidiane Cristina da Costa Carvalho - Integrante / Augusto Luciano Araújo de Souza - Integrante / Giordanna De Gregoriis - Integrante / Guaciara Barbosa de Freitas - Integrante / Aluzimara Nogueira Bezerra - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 2


Outros Projetos


2015 - 2016
Interdisciplinaridade e Educação à Distância: uma proposta metodológica para o ensino de Português e Matemática no ensino básico
Descrição: Este projeto tem por objetivo implantar uma nova metodologia de ensino-aprendizagem interdisciplinar propondo a ampliação do ambiente de estudo da sala de aula convencional para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Integrante / José Miguel Veloso - Integrante / Marcos Monteiro Diniz - Integrante / Edilson dos Passos Neri Junior - Integrante / Anne Carolina Pamplona Chagas - Coordenador / Fátima Cristina da Costa Pessoa - Integrante.
2014 - 2015
Laboratório de Matemática: Um espaço de aprendizagem, formação de professores e popularização da Ciência e Tecnologia
Descrição: Este projeto tem por objetivo criar, implementar e analisar estratégias metodológicas inovadoras de ensino de matemática, na Escola de Aplicação da UFPA, que utilizem os softwares educacionais, visando estabelecer a relação existente entre a teoria e a prática, bem como contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem desta disciplina...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Integrante / Marcos Monteiro Diniz - Integrante / Edilson dos Passos Neri Junior - Coordenador / Paulo José Pinho dos Santos - Integrante / Emanuel José dos Santos Smith - Integrante.
2014 - 2015
PLI- Programas de Licenciaturas Internacionais
Descrição: O programa visa à diversificação curricular dos cursos de licenciatura brasileiros, tendo como prioridade o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, além da ampliação das oportunidades de formação de licenciandos por meio da realização de graduação sanduíche, com possibilidade de obtenção de diploma internacional.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador / Marcos Monteiro Diniz - Integrante / Manoel Silvino Batalha de Araújo - Integrante / Maria de Nazaré Bezerra - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2008 - 2009
Explorando a geometria Fractal
Descrição: Projeto de ensino para produção material didático impresso, realização de oficinas e realização de exposição sobre a Geometria Fractal. Projeto aprovado em edital Prodocência financiado pela Capes..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador / Marcos Monteiro Diniz - Integrante / Márcio Lima do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2004 - 2005
Geometria Fractal
Descrição: Projeto de ensino com a finalidade de realizar minicursos e produzir material concreto sobre a Geometria Fractal. Projeto aprovado em edital PROINT com financiamento da UFPA..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Cristina Lúcia Dias Vaz - Coordenador / Marcos Monteiro Diniz - Integrante / Márcio Lima do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Análise/Especialidade: Equações Diferenciais Parciais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1992
Prêmio Carlos Drummond de Andrade, Academia Tricordiana de Letras e Artes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VAZ, C.L.D.2015VAZ, C.L.D.; DINIZ, H. A. C. . Steady states solutions of Allen-Cahn equation by computer algebra. APPLIED MATHEMATICS AND COMPUTATION, v. 252, p. 240-248, 2015.

2.
VAZ, C. L. D.;VAZ, C.L.D.2012VAZ, C. L. D.; BOLDRINI, J.L. . A mathematical analysis of a nonisothermal Allen-Cahn type system. MATHEMATICAL METHODS IN THE APPLIED SCIENCES, v. 35, p. 1392-1405, 2012.

3.
VAZ, C. L. D.2012VAZ, C. L. D.; BOLDRINI, J. L. . A mathematical analysis of a nonisothermal Allen-Cahn type system: error estimates. Mathematical Methods in the Applied Sciences, v. 35, p. 1406-1414, 2012.

4.
FERNANDEZ-CARA, E.2012FERNANDEZ-CARA, E. ; VAZ, C. L. D. . Weak-renormalized solutions for a system that models non-isothermal solidification. Boletín de la Sociedad Española de Matemática Aplicada, v. 59, p. 5-18, 2012.

5.
VAZ, C. L. D.;VAZ, C.L.D.2011VAZ, C. L. D.; FERNANDEZ-CARA, E. . Renormalized solutions to a system of type Navier?Stokes. Journal of Mathematical Analysis and Applications (Print), v. 378, p. 442-449, 2011.

6.
VAZ, C. L. D.;VAZ, C.L.D.2007VAZ, C. L. D.. Rothe's Method for an isothermal Phase-Field Model of a Binary Alloy with convection. MATEMATICA CONTEMPORANEA, v. 32, p. 221-251, 2007.

7.
VAZ, C. L. D.;VAZ, C.L.D.2007VAZ, C. L. D.. Rothe's method for Phase Field Problem. TEMA. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, v. 18, p. 475-484, 2007.

8.
VAZ, C. L. D.;VAZ, C.L.D.2006VAZ, C. L. D.; BOLDRINI, J. L. . A semidiscretization Scheme for a phase-field type model for solidification. Portugaliae Mathematica, v. 63, p. 261-292, 2006.

9.
Ferrel, J.L.2005Ferrel, J.L. ; de Menezes, S.B. ; VAZ, C. L. D. ; Montenegro, F. . On a problem connected with Navier-Stokes equations in NoncylindricaL Domains. Journal of Mathematics and Statistics, v. 1, p. 78-85, 2005.

10.
BOLDRINI, J. L.2003BOLDRINI, J. L. ; VAZ, C. L. D. . Existence and regularity of solutions of a phase field model for solidification with convection of pure materials in two dimensions. Electronic Journal of Differential Equations, Estados Unidos, v. 2003, n.109, p. 1-25, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VAZ, C.L.D.; NERI JUNIOR, E. P. . Ebook Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática. 1. ed. Belém: EditAedi, 2018. v. 1. 90p .

2.
VAZ, C.L.D.. Caderno 2: Exercícios de Cálculo I. 01. ed. Belém: EditAedi, 2017. v. 01. 166p .

3.
VAZ, C.L.D.; ALMEIDA, A. F. R. . Caderno 3: Exercícios de Cálculo I. 01. ed. Belém: EdiatAedi, 2017. v. 01. 129p .

4.
VAZ, C.L.D.; do Nacimento, M.L. (Org.) ; Diniz, M.M. (Org.) ; NERI JUNIOR, E. P. (Org.) ; Bezerra, Aluzimara Nogueira (Org.) ; SOUZA, A. L. A. (Org.) ; PERREIRA, G. L. (Org.) . Caderno de Atividades Artemática: explorando o potencial artístico da matemática. 1. ed. Belém: EditAEDi, 2017. v. 1. 89p .

5.
VAZ, C.L.D.. O software Maxima e aplicações. 1. ed. Belém: EditAedi, 2016. v. 1. 173p .

6.
VAZ, C.L.D.; Veloso, J.M. . Caderno 1: Exercícios de Cálculo II. 1. ed. Belém: EditAedi, 2015. v. 1. 181p .

7.
VAZ, C.L.D.; DINIZ, H. A. C. . Cálculo Variacional com Computação Simbólica: uma abordagem com o Maxima. 1. ed. São Carlos: SBMAC, 2015. v. 78. 115p .

Capítulos de livros publicados
1.
VAZ, C. L. D.; NERI JUNIOR, E. P. ; do Nacimento, M.L. ; Diniz, M.M. ; PERREIRA, G. L. ; SOUZA, A. L. A. ; Bezerra, Aluzimara Nogueira . Fractais e sua arte. Caderno de Atividades Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática. 1ed.Belém: EdiAedi, 2017, v. 01, p. 1-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DINIZ, H. A. C. ; VAZ, C.L.D. . Atividades no Maxima para o ensino de Cálculo. In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, ULBRA, 2013, 2013.

2.
VAZ, C.L.D.. Renormalized solution to a system of type navier-Stokes. In: 69 Seminário Brasileiro de Análise, 2009, Florianópolis. Anais do 69 SBM, 2009. v. 69. p. 01-20.

3.
VAZ, C. L. D.; GUILLEN, F. . A semidiscretization scheme for a phase-field model of binary alloy. In: XXXI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2008, Belém. Anais do CNMAC 2008, 2008. v. 1. p. 1-1.

4.
VAZ, C. L. D.; BOLDRINI, J. L. . A Mathematical Analysis of a isothermal phase-field of a binary alloy. In: 59° Seminário Brasileiro de Análise, 2004, Ribeirão Preto. Anais do SBA, 2004.

5.
VAZ, C. L. D.. Rothe?s Method for Phase Field Problem. In: XXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada, 2003, São José do Rio Preto. Anais do XXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada, 2003.

6.
VAZ, C. L. D.. A mathematical analysis of a phase-field type model for solidification of a binary alloy. In: 58° Seminário Brasileiro de Análise, 2003, Campinas. Anais do SBA, 2003.

7.
VAZ, C. L. D.. Discretization of the phase field. In: 55° Seminário Brasileiro de Análise, 2002, Uberlândia. Anais do SBA, 2002.

8.
VAZ, C. L. D.. Stationary phase field type model with convection. In: 53° Seminário Brasileiro de Análise, 2001, Maringá-PR. Anais do SBA, 2001.

9.
VAZ, C. L. D.; BOLDRINI, J. L. . Conduction-convection model of type phase field for pure material solidification. In: 51° Seminário Brasileiro de Análise, 2000, Florianópolis-SC. Separatas do SBA, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Palheta, Marcélia L.A. ; VAZ, C. L. D. . A matemática na obra de Peticov. In: I WORKSHOP EM CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 2018, Belém. I WORKSHOP EM CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Belém: EditAedi, 2018.

2.
Belgot, Luciano ; VAZ, C. L. D. . Trilha interdisciplinar pela arte dos azulejos de Belém. In: I WORKSHOP EM CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, 2018, Belém. I WORKSHOP EM CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Belém: AeditAedi, 2018. v. 1.

3.
VAZ, C. L. D.; NERI JUNIOR, E. P. . Elaboração de um caderno de atividades para o ensino superior sobre Matemática e Arte. In: III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 2017, Belo Horizonte. III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior, 2017. v. 1. p. 1-7.

4.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Diniz, M.M. . A Inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica. In: VI Fórum de Pesquisa e Extensão da EA-UFPA, 2014, Belém. VI Fórum de Pesquisa e Extensão da EA-UFPA. Belém: Editora Açai, 2014. p. 38-42.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VAZ, C. L. D.; ARAUJO, A. L. A. . A generalization of the Allen-Cahn system. In: II Colóquio de Matemática da Região Norte, 2013, Santarém. Anais do II Colóquio de Matemática da Região Norte. Santarém: UFOPA, 2013. v. 01. p. 25-26.

2.
VAZ, C. L. D.; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. . Explorando a Geometria Fractal. In: I Seminário de Avaliação - PROINT, 2004, Belém. I Seminário de Avaliação. Belém: EDUFPA, 2006.

3.
VAZ, C. L. D.; BOLDRINI, J. L. . There-dimensional conduction-convection model of type phase field for Alloy. In: 3 Italian-Latinoamericano Conference on Applied and Industrial Mathematics, 1999, Petropolis. Anais do 3 Italian-Latinoamericano Conference on Applied and Industrial Mathematics, 1999.

4.
VAZ, C. L. D.; BOLDRINI, J. L. . Um modelo de condução-convecção do tipo phase field para solidificação. In: Noveno Congreso de Matemáticas Capricornio, 1999, Antofagasta. Anais do Noveno Congreso de Matemáticas Capricornio, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
VAZ, C. L. D.. Arte inspirada em paradoxos matemáticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VAZ, C. L. D.. Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VAZ, C.L.D.. O paradoxo do Pintor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VAZ, C.L.D.. Modelos de campo de fase para solidificação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
VAZ, C.L.D.. Um breve panorama da Geometria Fractal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
VAZ, C.L.D.; DINIZ, H. A. C. . Atividades no MAXIMA para o ensino de Cálculo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VAZ, C.L.D.; ARAUJO, A. L. A. . A generalization of the Allen-Cahn system. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VAZ, C.L.D.. Modelos de solidificação do tipo campo de fase. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VAZ, C. L. D.. Alguns modelos de campo de fase com convecção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VAZ, C.L.D.. Alguns modelos de campo de fase com conveccão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
VAZ, C. L. D.; FERNANDEZ-CARA, E. . Renormalized solutions to a system of type Navier?Stokes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VAZ, C. L. D.. Rothe's method for a isothermal phase-field model of a binary alloy. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VAZ, C.L.D.. Rothe's method for a isolthermal phase-field model of binary alloy with convection. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
VAZ, C. L. D.. Rothe's method for a isothermal phase-field model of a binary alloy with convection. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VAZ, C. L. D.. Existence of Solution to a Stationary Phase Field Type. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
VAZ, C.L.D.; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. ; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; ALMEIDA, A. F. R. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2016/4) - Aula do dia 01/02/2017 - Prof. André Almeida. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

2.
VAZ, C.L.D.; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. ; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; ALMEIDA, A. F. R. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2016/4) - Aula do dia 06/02/2017 - Prof. André Almeida. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

3.
VAZ, C.L.D.; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. ; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; ALMEIDA, A. F. R. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2016/4) - Aula do dia 08/02/2017 - Prof. André Almeida. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

4.
VAZ, C.L.D.; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. ; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; ALMEIDA, A. F. R. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2016/4) - Aula do dia 13/02/2017 - Prof. André Almeida. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

5.
VAZ, C.L.D.; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. ; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; ALMEIDA, A. F. R. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2016/4) - Aula do dia 15/02/2017 - Prof. André Almeida. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

6.
VAZ, C.L.D.; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. ; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; ALMEIDA, A. F. R. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2016/4) - Aula do dia 18/01/2017 - Prof. André Almeida. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

7.
VAZ, C.L.D.; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. ; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; ALMEIDA, A. F. R. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2016/4) - Aula do dia 23/01/2017 - Prof. André Almeida. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

8.
VAZ, C.L.D.; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. ; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; ALMEIDA, A. F. R. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2016/4) - Aula do dia 25/01/2017 - Prof. André Almeida. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

9.
VAZ, C.L.D.; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. ; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; ALMEIDA, A. F. R. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2016/4) - Aula do dia 30/01/2017 - Prof. André Almeida. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

10.
VAZ, C. L. D.; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. ; Diniz, M.M. ; do Nacimento, M.L. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; ALMEIDA, A. F. R. . PROJETO NEWTON: DISCIPLINA DE CÁLCULO 1 (2016/4) ? AULA DO DIA 16/01/2017 ? PROF. ANDRÉ ALMEIDA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

11.
VAZ, C. L. D.; Rodrigues, Victor .M. ; NERI JUNIOR, E. P. . Árvore pitagórica. 2017. (Animação digital).

12.
VAZ, C. L. D.; Rodrigues, Victor M. A ; NERI JUNIOR, E. P. . Tapete de Sierpinski. 2017. (Animação digital).

13.
VAZ, C. L. D.; Rodrigues, Victor M. A ; NERI JUNIOR, E. P. . Triângulo de Sierpinski. 2017. (Animação digital).

14.
VAZ, C. L. D.; Rodrigues, Victor M. A ; NERI JUNIOR, E. P. . Esponja de Menger. 2017. (Animação digital).

15.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 04/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

16.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 06/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

17.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 11/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

18.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 18/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

19.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 20/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

20.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 25/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

21.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 27/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

22.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 04/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

23.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 06/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

24.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 11/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

25.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 13/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

26.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 18/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

27.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 20/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

28.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 25/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

29.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 27/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

30.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

31.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

32.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

33.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

34.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

35.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

36.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

37.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

38.
VAZ, C.L.D.. Geometria Fractal. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

39.
VAZ, C.L.D.. Atividades para laboratórios de ensino de Cálculo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

40.
SANTOS JUNIOR, J. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Pré-Cálculo (2014/2) - Aula do dia 01/09/2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

41.
SANTOS JUNIOR, J. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MANESCHY, C. E. A. ; MALCHER, M. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2014/2) - Aula do dia 31/10/2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

42.
SANTOS JUNIOR, J. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2014/2) - Aula do dia 07/11/2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

43.
SANTOS JUNIOR, J. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2014/2) - Aula do dia 05/12/2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

44.
VAZ, C.L.D.. Análise matemática de modelos do tipo interface difusa com convecção. 2014. (Relatório de pesquisa).

45.
VAZ, C. L. D.. Soluções renormalizadas de algumas equações diferenciais parciais. 2010. (Relatório de pesquisa).

46.
VAZ, C.L.D.. Introdução aos Fractais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

47.
VAZ, C. L. D.. Fractais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

48.
VAZ, C. L. D.; GUILLEN, F. . A semidiscrete scheme for a phase field model of a binary alloy. 2009. (Relatório de pesquisa).

49.
VAZ, C. L. D.; FERNANDEZ-CARA, E. . Renormalized solutions to a phase field model with melt convection. 2008. (Relatório de pesquisa).

50.
VAZ, C. L. D.; BOLDRINI, J. L. . A mathematical analysis of a phase-field model for solidification of a binary alloy. 2006. (Relatório de pesquisa).

51.
VAZ, C. L. D.. The Rothe's method for a generalized phase-field control problem. 2004. (Relatório de pesquisa).

52.
VAZ, C. L. D.. Error estimates for a generalized phase-field control problem. 2004. (Relatório de pesquisa).

53.
VAZ, C. L. D.. Semi discretization for a phase field type control problem. 2004. (Relatório de pesquisa).

54.
VAZ, C. L. D.. Aprendendo Latex. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tutorial).

55.
VAZ, C. L. D.. Aprendendo MUPAD. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tutorial).

56.
VAZ, C. L. D.. Matemática Básica- Curso Preparatório volume 1. 2002. (Editoração/Livro).

57.
VAZ, C. L. D.. An error analysis of a discretization scheme for a generalized phase-field model. 2002. (Relatório de pesquisa).

58.
VAZ, C. L. D.. Discretization of the phase-field equations. 2002. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DINIZ, H. A. C.; Aquino, José Antônio Oliveira; VAZ, C. L. D.. Participação em banca de Ronilson Aquino Silva de Santana. Uma análise sobre a formação dos professores para o ensino de Geometria no município de Santarém. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

2.
DINIZ, H. A. C.; MANCUSO, S.; VAZ, C. L. D.. Participação em banca de Leônidas Carneiro da Ponte. Juros: uma análise de livros didáticos e uma proposta de sequência de aulas com base na teoria antropológica do didático. 2013. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

3.
dos Santos, M.L.; VAZ, C. L. D.; DARIAS, V. J. C.. Participação em banca de Paulo do Vale matos. Estabilidade de semigrupo para equações de evolução lineares abstratas. 2009. Dissertação (Mestrado em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
MONTEIRO, D. C.; Ferreira, Ana Cássia Sarmento; VAZ, C.L.D.; Rocha, Carlos Alberto M.. Participação em banca de Juliardnas Rigamont Araújo Nascimento. Ambiente virtual da membrana plasmática com simulador como recurso didático para o ensino de Biologia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino) - Universidade Federal do Pará.

2.
Freitas, Guaciara Barsosa; VAZ, C.L.D.; Machado, Fialho Benedito. Participação em banca de Mayara Santos Maciel. Videoaprendizagem:uma proposta experimental de metodologia ativa no ensino e aprendizagem para o Ensino Superior. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino) - Universidade Federal do Pará.

3.
Chaquiam, M. Perreira; VAZ, C.L.D.; Cabral, Natanael Freitas. Participação em banca de Aluzimara Nogueira Bezerra. Transformações geométricas nos Azulejos de Belém. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional em ensino de Matemática) - Universidade Estadual do Pará.

4.
VAZ, C.L.D.; NASCIMENTO, R. G.; FIGUEIREDO, G. J. M.. Participação em banca de Fernando Bruno Martins Nunes. Cálculo Avançado. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará.

5.
VAZ, C.L.D.; NASCIMENTO, R. G.; FIGUEIREDO, G. J. M.. Participação em banca de Mirelson Martins Freitas. Cálculo Avançado. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará.

6.
VAZ, C.L.D.; ARAUJO, G. M.; SILVA, J. P. P.. Participação em banca de Marcel Lucas Picanço Nascimento. Análise matemática de dois modelos campo de fase:Caginalp e Penrose-Fife. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará.

7.
dos Santos, M.L.; DARIAS, V. J. C.; VAZ, C.L.D.. Participação em banca de Luis Paulo do Vale Matos. Estabilidade de semigrupo para equações de evolução lineares abstratas. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Veloso, J.M.; VAZ, C.L.D.; do Nacimento, M.L.. Participação em banca de Aluzimara Nogueira Bezerra. Isometrias do plano. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em matemática do ensino superior) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Diniz, M.M.; MONTEIRO, D. C.; VAZ, C.L.D.. Participação em banca de Lourival Rodrigues de Lima.O estudo das cônicas com implementação computacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

2.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C.L.D.; ALMEIDA, A. F. R.. Participação em banca de Danilo Silva Costa.Fractal e Música. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

3.
Diniz, M.M.; VAZ, C.L.D.; do Nacimento, M.L.. Participação em banca de Wendel Mafra Gomes do Santos.Estimando números transcendentais através da probabilidade geométrica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

4.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C.L.D.; Diniz, M.M.. Participação em banca de JEFFERSON AUGUSTO DE MELO QUEIROZ.Introdução aos Sistemas Dinâmicos Lineares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

5.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C.L.D.. Participação em banca de Jocimar Gomes Duarte Junior.Dinâmica no intervalo: o teorema de Sharkoviskii e aplicações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

6.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C.L.D.. Participação em banca de RAFAEL FELIPE MIRANDA CHAGAS.Uma breve introdução a Geometria Fractal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

7.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C.L.D.. Participação em banca de DANILO DE SANTANA RITO.Uma pequena introdução a dimensão fractal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

8.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C.L.D.. Participação em banca de ADAILSON LEITAO CORREA.Dinâmica do intervalo: o Teorema de Li­Yorke. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

9.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C.L.D.. Participação em banca de Wellington Evangelista Duarte.A Biblioteca dos Objetos Matemáticos ­ A Matemática Viva e Instigante. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

10.
Diniz, M.M.; VAZ, C.L.D.; VILHENA, J. A.. Participação em banca de Luciano Pereira da Silva.Teomerias de Geometria Plana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

11.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C.L.D.. Participação em banca de Orleânia Portela de Sales.A Construção dos Números por Bertrand Russell. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

12.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C.L.D.. Participação em banca de FABIO NASCIMENTO BARBOSA.Processos de iteração. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

13.
Veloso, J.M.; VAZ, C. L. D.; Diniz, M.M.. Participação em banca de Giselly Torquato R. de Oliveira e Jordan Rogélio L. Pinheiro.Noções sobre Equações Diferenciais de 1a. 2a. ordem e Aplicações. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

14.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C. L. D.; Diniz, M.M.. Participação em banca de Diego Luiz Henrique Costa.Geometria Fractal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.

15.
do Nacimento, M.L.; VAZ, C. L. D.; Diniz, M.M.. Participação em banca de Rômulo Luiz Oliveira da Silva.Alguns aspectos da Teoria de Dimensão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Veloso, J.M.; do Nacimento, M.L.; VAZ, C.L.D.. Cargo de professor efetivo da carreira do magistério do ensino básico técnico e tecnológico da UFPA. 2016. Universidade Federal do Pará.

2.
TANAKA FILHO, M.; VAZ, C. L. D.; DINIZ, H. A. C.. Concurso público para professor assistente. 2012. Universidade Federal do Oeste do Pará.

3.
VAZ, C. L. D.; VILHENA, J. A.. Concurso provas e títulos cargo professor assistente. 2009. Universidade do Estado do Amazonas.

4.
dos Santos, M.L.; VAZ, C. L. D.; Diniz, M.M.. Concurso provas e títulos cargo professor assistente. 2008. Universidade Federal do Pará.

5.
VAZ, C. L. D.; Guerra, R.B.; Ferreira, J.. Concurso de provas e títulos para cargo de professor Assistente. 2004. Universidade Federal do Pará.

6.
VAZ, C. L. D.; do Nacimento, M.L.; Veloso, J.M.; Guzman, R.D.B.. Concurso de provas e título cargo para professor Adjunto. 2003. Universidade Federal do Pará.

7.
CORREA, F. J. S. A.; VAZ, C. L. D.; Veloso, J.M.; do Nacimento, M.L.. Concurso de provas e títulos para cargo para professor Adjunto. 2003. Universidade Federal do Pará.

8.
VAZ, C. L. D.; Veloso, J.M.; do Nacimento, M.L.; de Menezes, S.B.; CORREA, F. J. S. A.. Concurso de provas e títulos para cargo de professor Adjunto. 2002. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI EEMUPFPA.Métodos Diretos do Cálculo Variacional: uma abordagem com o aplicativo Maxima. 2016. (Encontro).

2.
II Colóquio de Matemática da região norte. A generalization of the Allen-Cahn system. 2013. (Congresso).

3.
VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Atividades no MAXIMA para o ensino de Cálculo. 2013. (Congresso).

4.
IV Encontro dos Estudantes de Matemática da UFPA. 2012. (Encontro).

5.
Seminário de pesquisa PROFMAT/Integrando Amazônia.Modelos de solidificação de campos de fase. 2012. (Seminário).

6.
III Encontro dos estudantes de Matemática da UFPA. 2011. (Encontro).

7.
Seminario de Equaciones Diferenciales y Análisis Numérico.Alguns modelos de campo de fase com convecção. 2011. (Seminário).

8.
V Encontro nacional de coordenadores UAB. 2011. (Encontro).

9.
IV Enama. coordenador de sessão técnica. 2010. (Congresso).

10.
69 Seminário Brasileiro de Análise.Renormalized solutions to a system of type Navier?Stokes. 2009. (Seminário).

11.
Encontro dos estudantes de Matemática da UFPA.Um pouco da história dos fractais. 2009. (Encontro).

12.
II EEMAD.Explorando a geometria fractal. 2008. (Encontro).

13.
XXXI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. A semidiscretization scheme for a phase-field model of binary alloy. 2008. (Congresso).

14.
XX Congresso de Ecuaciones Diferenciales y Aplicaciones, X Congresso de Matemática Aplicada. 2007. (Congresso).

15.
I Encontro Internaliconal de Equações Diferenciais da UFPA.Rothe's method for a isothermal phase-field model of a binary alloy. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Chaquiam, M. Perreira ; VAZ, C. L. D. . A Matemática está em tudo. 2017. (Exposição).

2.
Veloso, J.M. ; VAZ, C.L.D. ; MALCHER, M. A. . Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da Região Norte 2017. 2017. (Outro).

3.
VAZ, C.L.D.; VAZ, C.L.D. Freitas, Guaciara Barsosa ELIASQUEVICI, M. K. Diniz, M.M. SILVA, A. P. F. QUARESMA, A. C. D. BRITO, A. L. S. ALEXANDRE, A. T. N. QUARESMA, J. A. S. SOUZA, A. L. A. SILVA, C. E. B. NERI JUNIOR, E. P. BORGES FILHO, E. F. GOMES, F. S. R. Alves, Glenda Q. ARAUJO, J. P. Vasconcelos, Jéssica A.F. NASCIMENTO, J. R. A. SANTOS, L. J. O. PACHECO, M. W. F. MACIEL, M. S. MELO, P. R. C. COSTA, R. S. SILVA, S. S. CRUZ, S. V. , et al.SILVA, V. D. O. E. ; 1ª Mostra Criativa do PPGCIMES. 2017. (Exposição).

4.
VAZ, C. L. D.. I Colóquio de Matemática da Região Norte. 2010. (Congresso).

5.
VAZ, C. L. D.. IV Encontro Nacional de Análise Matemática e Aplicações. 2010. (Congresso).

6.
VAZ, C. L. D.. I Encontro de iniciação científica dos bolsistas do Instituto do Milênio. 2006. (Outro).

7.
VAZ, C. L. D.. I Colóquio Paraense de Matemática. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mayara de Oliveira Vieira. Inovações em Tecnologia Assistiva. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Helena do Socorro Campos Rocha. Realidade virtual aplicada aos jogos de tabuleiro. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

3.
Edilson dos Passos Neri Júnior. Uma jornada pelo universo da Matemática Visual. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Luciano Santana Begot. Trilha interdisciplinar pela arte dos azulejos de Belém. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará, Pró-reitoria de pesquisa da UFPA. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Marcélia Luzia de Assis Palheta. As inspirações matemáticas do artista Antonio Peticov. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Tiago Coelho Coelho. Problemas Variacionais envolvendo integrais múltiplas. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

2.
Jociane dos Santos Fonseca. Método de Newton generalizado e aplicações. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

3.
Manoel Dione de Oliveira Silva. Solução numérica de uma classe de equações integrais. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

4.
José Roberto Silva do Nascimento. Análse matemática da equação de Allen-Cahn generalizada. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

5.
André Fellipe Ribeiro de Almeida. Análise matemática da equação de Cahn-Hilliard. 2015. Dissertação (Mestrado em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

6.
Mirelson Martins Freitas. Análise matemática de alguns problemas variacionais generalizados. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

7.
Cristyan Chayenne Valino Pinheiro. An álise matem ática de uma equa ção parab ólica fortemente não-linear do tipo Navier-Stokes. 2012. Dissertação (Mestrado em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

8.
Marcel Lucas Picanço Nascimento. Análise matemática de dois modelos campo de fase: Caginalp e Pensore-Fife. 2011. Dissertação (Mestrado em Matemática e Estatística) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcel Lucas Picanço Nascimento. Noções elementares do Cálculo Diferencial em espaços de Banach. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em matemática do ensino superior) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Giordanna De Gregorris. Utilização da Técnica de preenchimento de espaço em Texturas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

2.
Augusto Luciano Araújo Souza. Atividades didáticas com o Geogebra 5.0. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

3.
Mauro do Socorro Botelho Feio. Métodos aproximados para problemas variacionais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

4.
Michelle Leal Veras. Curvas planas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

5.
Carlos Alexandre Gatinho de Souza. Um breve panorama da evolução das equações algébricas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática - modalidade a distânci) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

6.
Isaías Neres Pinto. Usando aplicativos matemáticos para gerar Fractais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

7.
Sérgio Rodrigo Knispel. Alguns conjuntos clássicos da Geometria Fractal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

8.
Jociane dos Santos Fonseca. Métodos variacionais para o problema de Sturm-Liouville. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

9.
Misael Miléo da Silva. Problema variacionais com restrições. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

10.
Marlene Valadares Dias. Explorando Fractais em sala de aula com materiais concretos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática a distância) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

11.
Jair Santana Nunes. Curva de Koch e Curvas que preenchem o espaço. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática a distância) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

12.
Marcelo Tavares Paixão. Funções contínuas sem derivada em nenhum ponto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

13.
Marly dos Anjos Nunes. Uma aplicação do teorema da Contração na Geometria Fractal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

14.
Alex de Oliveira Alcântara. Fractais Artísticos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

15.
Tiago Monteiro Alves. Funções contínuas em espaços métricos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

16.
Regiane Pinto Nascimento. Geometrica fractal em sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática a distância) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

Iniciação científica
1.
Manoel Dionne de Oliveira Silva. Implementação do método de Nytsrom com computação simbólica. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

2.
Andr e Fellipe Ribeiro de Almeida. Integral de Riemann Generalizada. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

3.
Jos e Roberto Silva do Nascimento. Problema de Dirichlet unidimensional generalizado. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

4.
Edilson dos Passos Neri Jr.. Elementos da Geometria Fractal. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

5.
Crystian C.V. Pinheiro. Análise matemática e numérica de um modelo campo de fase estacionário. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

6.
Mateus Costa de Souza. Problemas inversos para equações diferenciais e o teorema da Colagem. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

7.
Anderson Luiz A. de Araújo. Espaços de Sobolev e equações diferenciais ordinárias. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

8.
Carlos Alessandro da Costa Baldez. Introdução a modelagem computacional em Equações Integrais. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

Orientações de outra natureza
1.
Antonio Helder dos Santos da Costa. Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA). 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

2.
Felipe da Silva Mendonça. Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA). 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

3.
Helder Monteiro Santana. Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA). 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

4.
Israel Gonçalves Batista. Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA). 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

5.
João Carlos Fonseca Valente. Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA). 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

6.
José Alan Foicinha Raiol. Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA). 2017. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

7.
Lourival Rodrigues de Lima. Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA). 2017. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

8.
Marcelo Sousa de Miranda Junior. Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA). 2017. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

9.
Thales Vinícius Conceição Silva de Jesus. Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA). 2017. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.

10.
Wendel Mafra Gomes dos Santos. Banco de Questões de Cálculo: recurso de ensino-aprendizagem interativo e aberto (REA). 2017. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Cristina Lúcia Dias Vaz.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
VAZ, C.L.D.. O software Maxima e aplicações. 1. ed. Belém: EditAedi, 2016. v. 1. 173p .

2.
VAZ, C.L.D.; DINIZ, H. A. C. . Cálculo Variacional com Computação Simbólica: uma abordagem com o Maxima. 1. ed. São Carlos: SBMAC, 2015. v. 78. 115p .

3.
VAZ, C.L.D.; NERI JUNIOR, E. P. . Ebook Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática. 1. ed. Belém: EditAedi, 2018. v. 1. 90p .


Apresentações de Trabalho
1.
VAZ, C.L.D.. Rothe's method for a isolthermal phase-field model of binary alloy with convection. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VAZ, C.L.D.. Alguns modelos de campo de fase com conveccão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
VAZ, C.L.D.. Modelos de solidificação do tipo campo de fase. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VAZ, C.L.D.; DINIZ, H. A. C. . Atividades no MAXIMA para o ensino de Cálculo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VAZ, C.L.D.; ARAUJO, A. L. A. . A generalization of the Allen-Cahn system. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VAZ, C.L.D.. O paradoxo do Pintor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VAZ, C.L.D.. Geometria Fractal. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VAZ, C.L.D.. Introdução aos Fractais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SANTOS JUNIOR, J. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Pré-Cálculo (2014/2) - Aula do dia 01/09/2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

2.
SANTOS JUNIOR, J. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MANESCHY, C. E. A. ; MALCHER, M. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2014/2) - Aula do dia 31/10/2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

3.
SANTOS JUNIOR, J. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2014/2) - Aula do dia 07/11/2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

4.
SANTOS JUNIOR, J. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2014/2) - Aula do dia 05/12/2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

5.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 04/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

6.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 06/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

7.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 11/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

8.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 18/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

9.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 20/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

10.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 25/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

11.
NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 27/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

12.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 04/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

13.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 06/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

14.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 11/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

15.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 13/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

16.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 18/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

17.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 20/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

18.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 25/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

19.
ALMEIDA, A. F. R. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 (2015/4) - Aula do dia 27/01/2016. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

20.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

21.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

22.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

23.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

24.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

25.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

26.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).

27.
ALMEIDA, A. F. R. ; NERI JUNIOR, E. P. ; VAZ, C.L.D. ; Veloso, J.M. ; MALCHER, M. A. ; ELIASQUEVICI, M. K. ; MANESCHY, C. E. A. . Projeto Newton: Disciplina de Cálculo 1 - Exercício resolvido. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Video).



Outras informações relevantes


Coordenadora Adjunda da Universidade Aberta do Brasil - UAB (2010-atual)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 18:33:02