Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7369686155767006
  • Última atualização do currículo em 15/05/2016


Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1983). Mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1987). Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1993). Pós-doutorado pela Universidade de Sussex, Inglaterra (2003/4). Professor adjunto da Universidade de Brasília desde 1994. Possui experiência no ensino de sociologia (brasileira, rural e educacional), análise de políticas públicas em educação, métodos e técnicas de pesquisa, medidas educacionais e filosofia da educação. Desenvolveu pesquisas sobre violência escolar, inserção de egressos da pós-graduação no mercado de trabalho, ciência e ideologia em testes padronizados, doutrinação ideológica nas escolas e universidades. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos
Nome em citações bibliográficas
MATOS, B. T. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.
Prédio 1 da FE
Asa Norte
70910-900 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 33072069
URL da Homepage: http://www.unb.br


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1993
Doutorado em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Paidéia brasileira e cidadania animal. Estudo exploratório do processo formativo da consciência política em um grupo de jovens eleitores., Ano de obtenção: 1993.
Orientador: Zevedei Barbu.
Coorientador: Gentil Martins Dias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Socialização familiar; Consciência política; Jovens eleitores.
Grande área: Ciências Humanas
1985 - 1987
Mestrado em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A identidade dos donos no cerrado capitalizado. Estudo sobre mando sindical e modernização agropecuária no noroeste mineiro.,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Benício Viero Schmidt.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Sindicalismo patronal; Modernização econômica e participação política; Fronteira agropecuária e migração; Elites tradicionais e novos empresários rurais.
1983 interrompida
Graduação interrompida em 1984 em Comunicação Social - Jornalismo.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: O currículo do curso não requeria a elaboração de monografia à época.
Ano de interrupção: 1984
1979 - 1983
Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais - Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1975 - 1976
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Zama Maciel, CEZM, Brasil.
1967 - 1970
Ensino Fundamental (1º grau).
Grupo Escolar Marcolino de Barros, GEMB, Brasil.


Pós-doutorado


2003 - 2004
Pós-Doutorado.
University of Sussex, SUSSEX, Inglaterra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Formação Complementar


1991 - 1991
Extensão universitária em A Nova Ordem Mundial após a Guerra Fria. (Carga horária: 12h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1989 - 1989
Filosofia da ciência, metodologia e economia. (Carga horária: 30h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1988 - 1988
Monitoria de Introdução à sociologia. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Desenvolvimento social, Terceiro Mundo e Brasil. (Carga horária: 6h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1982 - 1982
Monitoria de Introdução à Sociologia. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1981 - 1981
Monitoria de Língua Portuguesa 1. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1980 - 1980
Extensão universitária em O Brasil hoje - Perspectiva do processo de abertur. (Carga horária: 16h).
Centro Brasil Democrático, CEBRADE, Brasil.
1980 - 1980
Extensão universitária em Ciclo de Conferências sobre Jean-Paul Sartre. (Carga horária: 8h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1980 - 1980
Monitoria de Língua Portuguesa 1. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - Nível III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível I, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Assistente no Departamento de Sociologia da UnB

Atividades

11/1994 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da educação
Fundamentos sociais da educação
Medidas educacionais
Métodos e técnicas em pesquisa educacional
Pesquisa em educação 1
Pesquisa em educação 2
Sociologia da educação
3/1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - UnB, .

Cargo ou função
Membro de Comissões de Revalidação de Diplomas de Pedro Paulo de Oliveira (2004), Enrique José Varona (2002), Francisco José Zagari Forte (2006), Heloísa Tomelin (2005), Louise Brandes Ferreira (2006), Clarissa Cassab Damma (2006), Eva Seidel (2006)..
1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - UnB, .

Cargo ou função
Membro de Comissões de Avaliação de Estágio Probatório da professora Rosângela Azevedo Correia (2012)..
2006 - 2007
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Própria de Avaliação da UnB - CPA.
11/1996 - 11/2006
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de políticas públicas em educação
Pesquisa em educação
Seminários de pesquisa
Sociedade, estado e educação
Epistemologia das ciências humanas e educação
Políticas públicas em educação
8/1999 - 02/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, .

2001 - 2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - UnB, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de elaboração do anteprojeto do curso de Doutorado em Educação da FE/UnB.
10/1995 - 9/1998
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Idealizador e editor da revista LINHAS CRÍTICAS da Faculdade de Educação da UnB.
2/1997 - 7/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.

6/1996 - 4/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Administração da UnB - CAD.
3/1996 - 3/1998
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Teoria e Fundamentos - TEF.
3/1996 - 3/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos.

Cargo ou função
Membro de Conselho da Faculdade de Educação.
1998 - 1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - UnB, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação da Unidade (CAU/FE).
1996 - 1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - UnB, .

Cargo ou função
Membro da Câmara Setorial de Pós-Graduação da FE/UnB.
1996 - 1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.

Cargo ou função
Membro do Comitê de Seleção e Acompanhamento do PIBIC - UnB/CNPq.
1995 - 1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - UnB, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reestruturação da Coordenação de Documentação em Educação (CEDUC).
1995 - 1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação - UnB, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para elaboração do Regimento da Faculdade de Educação.


Linhas de pesquisa


1.
Membro de equipe de pesquisa - Coordenador Prof. Dr. Aiporê Rodrigues (Dep. Estatística) - Realização de cinco pesquisas, geridas pela FINATEC
2.
Membro de equipe de pesquisa - Coordenador Prof. Dr. Jacques Velloso - realização de duas pesquisas para a CAPES e financiadas pela UNESCO


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Apoio à capacitação inicial e continuada de professores, profissionais, funcionários e gestores para a Educação Básica
Descrição: Pesquisa realizada no âmbito do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - PNEM - do Distrito Federal, sob coordenação da professora Wivian Weller. A investigação, sob a forma de enquete, procurou identificar características sociodemográficas, trajetórias escolares, estilos de vida e opiniões sobre o impacto do PNEM junto a uma amostra representativa do público alvo do programa (professores, estudantes do ensino médio e gestores). Resultados parciais da pesquisa foram divulgados pela professora Wivan Weller no IV Seminário Distrital - PNEM/DF, realizado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2014. A consolidação dos resultados finais da pesquisa será realizada no primeiro semestre de 2015. Pretende-se divulgar esses resultados sob a forma de livro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Ciência e ideologia em testes padronizados
Descrição: A investigação objetivou avaliar a qualidade pedagógica e psicométrica de testes padronizados existentes no sistema educacional brasileiro (Provão, Enade, Enem, Concursos para seleção de professores das redes públicas de ensino), assim como a incidência de viés ideológico presente nesses testes. Os resultados desse projeto foram divulgados principalmente na forma de monografias de conclusão de curso de graduação, a saber: Lívia Oliveira Faro. Relato de uma intervenção pedagógica no Programa Forças no Esporte à luz da Provinha Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos. Priscilla Érika Miranda Carvalho. Validade de conteúdo e ideologia em testes padronizados para seleção de pedagogos: análise de dois testes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos. Leandro José de Carvalho. Exame Nacional do Ensino Médio: caminhos e descaminhos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos. Diana Tavares da Costa. Provinha Brasil: análise da avaliação por meio da visão de um grupo de professores da rede pública de educação do Distrito Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos. Gustavo Danicki Aureliano Rosa. Conhecimento científico e ideologia em duas instâncias avaliativas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos. Elisete Rodrigues de Souza. Avaliação Educacional. Relatório do SAEB - 2001: análise reflexiva e proposta de intervenção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Doutrinação ideológica nas escolas e nas universidades
Descrição: A investigação visa descobrir em que medida o fenômeno da doutrinação ideológica está presente nas salas de aula das escolas e das universidades brasileiras, assim como as causas e consequências do fenômeno. Os resultados dessa pesquisa têm sido divulgados sob a formas de palestras feitas a convite de instituições que lidam com os problemas educacionais brasileiros. Destacam-se as seguintes palestras: Avaliação de Livros Didáticos no Brasil. Convite feito pela Livraria Cultura de Brasília. Data: 9/10/2008. Local: Livraria Cultura, Brasília. O perigo da instrumentalização do ensino para fins político-ideológicos. Convite para participar de Audiência Pública promovida pelo Ministério Público da União - MPDFT. Data: 13/04/2011. Educação: liberdade de ensinar e de aprender. A doutrinação ideológica em sala de aula. Aspectos pedagógicos e jurídicos. Convite feito pelo Sindicato das Escolas Particulares do Distrito Federal. Data: 25/10/2012. Local: Sede do sindicato, Brasília. Cursos de pedagogia, doutrinação ideológica e alfabetização. Convite para participar de Audiência Pública da Câmara Federal. Data: 28/11/2013. Local: Câmara Federal, Brasília. Doutrinação ideológica nas escolas e nas universidades. Convite feito pelo grupo de estudos Lobos da Capital. Data: 20/03/2014. Local: Faculdade de Tecnologia da UnB, Brasília. Quem educa o educador ou quem doutrina o doutrinador? Convite feito pela Federação Nacional das Escolas Particulares para proferir palestra no âmbito do 1º Congresso Nacional sobre Doutrinação Política e Ideológica nas Escolas. Data: 24/07/2014. Local: Colégio CIMAN, Brasília. Liberdade de ensinar e de aprender: a doutrinação política e ideológica na sala de aula. Convite feito pelo Sistema Mackenzie de ensino. Data: 02/08/2014. Local: São Paulo, SP. Liberdade de ensinar e de aprender: a doutrinação político-ideológica em sala de aula. Aspectos pedagógicos, éticos e jurídicos. Convite feito pelo Sindicato das Escolas Particulares do Espírito Santo para proferir palestra no âmbito do 4º Congresso Educacional das Escolas Particulares do ES. Local: Vitória, Espírito Santo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2002
A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores no País.
Descrição: Investigação das modalidades de inserção de mestres e doutores no mercado de trabalho no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 2007
Violência escolar
Descrição: O projeto objetivou cobrir uma série de aspectos da violência escolar, com ênfase no significado, escopo e determinantes desse fenômeno. Empregou-se principalmente a enquete como forma de levantamento de dados junto a diferentes atores da comunidade escolar (alunos, professores e pais). Os resultados aferidos desse projeto foram divulgados na forma de dissertações de mestrado e monografia de especialização, a saber: Edila Teresinha Ferri. A autoridade docente em nova perspectiva. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos. Jose Edmar de Queiroz. Ocorrência e causas da violência na escola segundo a percepção da comunidade escolar. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos. Leandro Gabriel dos Santos. A percepção de alunos sobre a temática da violência escolar. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração da Educação) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos. Leandro Gabriel dos Santos. A percepção discente da violência escolar: um estudo comparado (tipo de escola, ambiente social e estilo de vida). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos - Coordenador / José Emar de Queiroz - Integrante / Edila Teresinha Ferri - Integrante / Leandro Gabriel dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2008 - 2008
Percepção dos professores sobre a avaliação externa
Descrição: O curso, com duração de 24 horas, objetivou debater o sistema de avaliação educacional gerido pelo MEC com uma amostra de professores selecionada a partir do desempenho das escolas onde esses professores atuavam na Prova Brasil. A finalidade do curso era de mão dupla: por um lado, colher as impressões dos professores sobre o sistema de avaliação oficial; por outro, contribuir para a formação desses mesmos professores no campo das medidas educacionais, de sorte a que pudessem compreender e utilizar de forma consequente os resultados das avaliações apresentadas nos Relatórios de avaliação de suas próprias escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos - Coordenador / Elisete Rodrigues de Souza - Integrante.


Membro de corpo editorial


2000 - 2002
Periódico: Linhas Críticas (UnB)
1995 - 1998
Periódico: Caderno Linhas Críticas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas/Especialidade: Análise Institucional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATOS, B. T. P.2005MATOS, B. T. P.. Pedagogic authority and Girard`s analysis of human violence. Studies in Social and Political Thought, Sussex - Brighton - UK, v. 11, p. 69-90, 2005.

2.
MATOS, B. T. P.1997MATOS, B. T. P.. Diálogo de surdos: Academia e política na trajetória de Florestan Fernandes e Guerreiro Ramos. Caderno Linhas Críticas, Brasília - DF, v. 3, p. 100-122, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MATOS, B. T. P.; ROSSO, S. D. ; QUADROS, M. . O anteprojeto constitucional e o dia-a-dia do cidadão. 1. ed. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1986. v. 1. 120p .

2.
MATOS, B. T. P.; SCHMIDT, B. V. ; SOUDANT, F. K. A. ; TINOCO, M. ; TIMM, P. . Estrutura e representatividade sindical.. 1. ed. Brasília: Confederação Nacional das Profissões Liberais, 1986. v. 1. 60p .

Capítulos de livros publicados
1.
MATOS, B. T. P.. Zevedei Barbu & I - As to friendship between Socrate's and Meno's boy slave. In: Daniela Maci; Michael Finkenthal. (Org.). zevedei Barbu - Psychologist, Sociologist and Philosopher. 1ed.Bucareste: Tracus Arte, 2015, v. , p. 207-255.

2.
MATOS, B. T. P.. As faculdades de educação. In: Henrique de Mello Franco (organizador). (Org.). Manual de Direito sobre Instituições de Educação. 2ed.Brasília: A & B Produções Jurídicas e Editora Kiron, 2013, v. , p. 64-66.

3.
MATOS, B. T. P.. Formação acadêmica e mercado de trabalho: os destinos profissionais de mestres e doutores em Administração. In: Jacques Velloso. (Org.). A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores no país. 2ed.Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2005, v. 1, p. 61-101.

4.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J. ; BALBACHEVSKY, E. ; SAMPAIO, H. . Formação acadêmica e mercado de trabalho: os destinos profissionais de mestres e doutores em administração. In: Jacques Velloso. (Org.). A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores no País. Administração, agronomia, bioquímica, clínica médica, engenharia civil, engenharia elétrica, física, química e sociologia.. 1ed.Brasília: Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, 2002, v. 1, p. 61-100.

5.
MATOS, B. T. P.; ROCHA, M. Z. B. . Educação-estado-sociedade como pano de fundo da gestão do ensino.. In: Regina Vinhaes Gracindo; Lauro Carlos Wittmann. (Org.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil.. 1ed.Campinas: Editora Autores Associados, 2001, v. 1, p. 49-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GALVAO, L. L. ; TRISTAO, G. ; MATOS, B. T. P. . Medidas de desempenho balanceadas: um estudo em organizações brasileiras. In: XXVI Encontro da ANPAD, 2002, Salvador. Anais do XXVI Encontro da ANPAD, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, B. T. P.. Zevedei Barbu & I ? As to the friendship between Socrates and Meno?s boy slave. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MATOS, B. T. P.. Doutrinação ideológica nas escolas e nas universidades.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MATOS, B. T. P.. Quem educa o educador ou quem doutrina o doutrinador?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MATOS, B. T. P.. Liberdade de ensinar e de aprender: a doutrinação política e ideológica na sala de aula.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MATOS, B. T. P.. Liberdade de ensinar e de aprender: a doutrinação político-ideológica em sala de aula. Aspectos pedagógicos, éticos e jurídicos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MATOS, B. T. P.. Interação entre agentes públicos e privados na promoção do bem comum.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MATOS, B. T. P.. Cursos de pedagogia, doutrinação ideológica e alfabetização.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MATOS, B. T. P.. Educação: liberdade de ensinar e de aprender. A doutrinação ideológica em sala de aula. Aspectos pedagógicos e jurídicos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MATOS, B. T. P.. O perigo da instrumentalização do ensino para fins político-ideológicos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MATOS, B. T. P.. Avaliação de Livros Didáticos no Brasil.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MATOS, B. T. P.. On teaching authority referred to the Girard´s theory of the foundress violence. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MATOS, B. T. P.; SILVA, N. L. . Ética e cidadania: contornos e significações. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MATOS, B. T. P.; DIAS, E. F. ; ZAN, J. R. . 150 anos de Manifesto Comunista de Karl Marx. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MATOS, B. T. P.. Platão e o problema educacional. Uma sociologia da polêmica Sócrates-Trasímaco?. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COORDENADORA, V. F. ; MATOS, B. T. P. . Estado, sociedade e tecnologia agropecuária. 1987.

Trabalhos técnicos
1.
MATOS, B. T. P.; CARDOSO, C. B. ; OLIVEIRA, A. R. ; SOUSA, F. B. ; SANTOS, C. P. ; SANTOS, E. ; AQUINO, L. S. ; LEONARDO, A. L. ; GAUCHE, R. ; MOIANA, T. M. G. . Programa de Avaliação Seriada (PAS) - Balanço de uma década. 2007.

2.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J. ; BALBACHEVSKY, E. ; SAMPAIO, H. M. S. ; BRAGA, M. M. ; RIBEIRO, Y. M. C. ; VILLAS BOAS, G. K. ; IVO, A. B. L. ; CARVALHO, I. M. M. ; NEVES, C. B. . Inserção acadêmica de doutores formados no País e no Exterior: bioquímica, engenharia elétrica, física e química.. 2001.

3.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J. ; BRAGA, M. M. ; WEBER, S. ; NEVES, C. B. ; RIBEIRO, Y. M. C. ; VILLAS BOAS, G. K. ; IVO, A. B. L. ; CARVALHO, I. M. M. ; SAMPAIO, H. M. S. ; BALBACHEVSKY, E. . Formação e trabalho de egressos em mestrados e doutorados no País: engenharia civil, agronomia, clínica médica, sociologia e bioquímica.. 2000.

4.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J. ; BALBACHEVSKY, E. ; BRAGA, M. M. ; AZEVEDO, S. ; NEVES, C. B. ; OLIVEN, A. C. ; RIBEIRO, Y. M. C. ; VILLAS BOAS, G. K. ; IVO, A. B. L. ; CARVALHO, I. M. M. ; SAMPAIO, H. M. S. . Formação e trabalho de titulados em mestrados e doutorados no País: administração, engenharia elétrica, física e química.. 1999.

5.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, A. ; MATSUHITA, R. Y. ; GOES, B. T. P. M. ; ARAÚJO, R. C. . Impacto do Programa de Educação Profissional da Secretaria do Trabalho do Distrito Federal (Projeto Saber). 1998.

6.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, A. ; MATSUHITA, R. Y. ; ARAÚJO, R. C. ; GOES, B. T. P. M. . Levantamento das necessidades de educação profissional no mercado de trabalho do Distrito Federal. 1998.

7.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, A. ; MATSUHITA, R. Y. ; ARAÚJO, R. C. ; GOES, B. T. P. M. . O impacto dos programas de crédito assistido (BRB-Trabalho e PROGER) da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. 1998.

8.
MATOS, B. T. P.; GOES, B. T. P. M. ; RODRIGUES, A. . Pesquisa qualitativa sobre os programas da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. 1998.

9.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, A. ; MATSUHITA, R. Y. ; ARAÚJO, R. C. ; GOES, B. T. P. M. . A opinião de usuários e da população em geral acerca dos serviços prestados pela Secretaria do Trabalho do Distrito Federal. 1998.

10.
MATOS, B. T. P.; ARAGON, V. A. ; BORBA, M. Z. . Survey sobre o Programa de Incentivo à Docência - PID entre os professores da UnB.. 1998.

Demais trabalhos
1.
MATOS, B. T. P.. Apontamento a um panfleto.. 2001 (Artigo não publicado) .

2.
MATOS, B. T. P.. O esquecimento da violência na floresta encantada de FERNGULLY.. 1998 (Artigo não publicado) .

3.
MATOS, B. T. P.. Razão sociológica e qualidade.. 1998 (Artigo não publicado) .

4.
MATOS, B. T. P.. Platão e o problema educacional. Uma sociologia da polêmica Sócrates-Trasímaco?. 1996 (Artigo não publicado) .

5.
MATOS, B. T. P.. Ser cidadão na imprensa interiorana do Brasil.. 1989 (Artigo não publicado) .

6.
MATOS, B. T. P.; SCHMIDT, B. V. . Movimentos de trabalhadores urbanos no Centro Oeste.. 1986 (Artigo não publicado) .

7.
MATOS, B. T. P.. O problema EPB (Estudo dos Problemas Brasileiros). 1985 (Artigo não publicado) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MATOS, B. T. P.; AGUILAR, L. E.; SORDI, M. R. L.. Participação em banca de Elisete Rodrigues de Souza. Accountability de professores : um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasilia. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; SOUSA, J. V.; MARTINS, C. B.. Participação em banca de Gabriella Cristina da Silva Santana. O programa Universidade para Todos: percepções de estudantes de pedagogia do Distrito Federal. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

3.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; SOUSA, J. V.; MUELLER, S. P. M.. Participação em banca de Joana Ribeiro de Abreu. Impactos do estágio no exterior do PDEE sobre a produção intelectual de docentes da pós-graduação: Educação e Letras & Linguística. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
MATOS, B. T. P.; BEZERRA, A. J. C.; CARDENAS, C. J.; VIANNA, L. G.. Participação em banca de Múcio João Porto. O nariz no envelhecimento: um estudo através de auto-retratos. 2008. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Católica de Brasília.

5.
MATOS, B. T. P.; CASTRO, J. A.; KIPNIS, B.. Participação em banca de Vander Oliveira Borges. Fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação - FUNDEB: impactos financeiros junto aos governos estaduais e municipais nos primeiros cinco anos de implantação. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

6.
MATOS, B. T. P.; CORDOVA, R. A.; GERALDES, E.. Participação em banca de Gecielda de Souza Campos. O enfoque da gestão democrática da escola no canal educativo TV Escola. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

7.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; KRAMER, P. R. C.. Participação em banca de Leandro Gabriel dos Santos. A percepção discente da violência escolar: um estudo comparado (tipo de escola, ambiente social e estilo de vida). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

8.
MATOS, B. T. P.; SOUZA, E. C. L.; MAIA, M. R.; KIPNIS, B.. Participação em banca de Mariana Reis Raposo. Aprendizagem organizacional como fator de institucionalização na Universidade Corporativa da Indústria da Paraíba - UCIP. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

9.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; COELHO, M. F. P.; GRACINDO, R. V.. Participação em banca de Eglaísa Micheline Pontes Cunha. Sistema universal e sistema de cotas para negros na Universidade de Brasília: um estudo de desempenho. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

10.
MATOS, B. T. P.; SOUZA, E. C. L.. Participação em banca de Simone de Araújo Goes Assis. O pensamento pedagógico industrial brasileiro: o caso ES-empreendedor. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.

11.
MATOS, B. T. P.; SOUZA, E. C. L.; MAIA, M. R.; SOUSA, J. V.. Participação em banca de Evanilson Araújo Santos. Educação corporativa Natura: uma experiência de formação de pessoas. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

12.
MATOS, B. T. P.; KIPNIS, B.; CARVALHO, O. F.; FRANCO, S. R. K.. Participação em banca de Luiz Roberto Rodrigues. Educação à distância na Universidade de Brasília: uma trajetória de janeiro de 1979 a julho de 2006. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

13.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; MENEZES, L. R. A. X.. Participação em banca de Maria Aparecida Chagas Ferreira. Formação em pesquisa e inserção profissional: um estudo sobre egressos do mestrado em engenharia elétrica da Universidade de Brasília. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

14.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; MARTINS, C. B.; VERSIANI, F. R.. Participação em banca de Luciana Gatto Fonseca. Mestrado profissionalizante: o perfil dos alunos da economia na UnB. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

15.
MATOS, B. T. P.; SPAGNOLO, F.; KIPNIS, B.; CARVALHO, O. F.. Participação em banca de Marco Guilherme Bravo. A qualidade no ensino superior: um estudo sobre a influência de determinados fatores sobre o desempenho de cursos no Exame Nacional de Cursos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

16.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; MARTINS, C. B.. Participação em banca de Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior. Formação em pesquisa e sua relevância no trabalho. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

17.
MATOS, B. T. P.; KIPNIS, B.; RODRIGUES, M. M.. Participação em banca de Maria Adélia Nunes Figueiredo. A presença do voluntário na escola: o que muda? Um estudo sobre duas escolas públicas no Distrito Federal e o projeto Amigos da Escola. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

18.
MATOS, B. T. P.; KOHAN, W. O.; GALLO, S. D. O.; MUNIZ, C. A.. Participação em banca de Pedro Ergnaldo Gontijo. Os professores de filosofia no ensino médio regular das escolas públicas do Distrito Federal. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

19.
MATOS, B. T. P.; TRIGUEIRO, M. G. S.; KIPNIS, B.; ALGARTE, R. A.. Participação em banca de Márcia Leitão dos Santos Cândido. Programa de avaliação das instituições de ensino superior na década de 90: princípios, metodologia e críticas. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

20.
MATOS, B. T. P.; KOHAN, W. O.; GALLO, S. D. O.. Participação em banca de Pedro Ergnaldo Gontijo. Os professores de filosofia e os sentidos de suas práticas docentes no ensino médio regular das escolas públicas do Distrito Federal. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

21.
KIPNIS, B.; MATOS, B. T. P.; SPAGNOLO, F.. Participação em banca de Aroldo Ferreira Mendes. Evasão e integração acadêmica em universidades: um estudo sobre os cursos de pedagogia da Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

22.
MATOS, B. T. P.; KIPNIS, B.. Participação em banca de Nina Rosa Dantas Medeiros. O ENEM e a questão da democratização do acesso à graduação: o caso da UNICAMP. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

23.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; SPAGNOLO, F.. Participação em banca de Clesito Cezar Arcoverde Fechine. Escolaridade, raça e gênero no mercado de trabalho: um estudo com especial referência a graduados e pós-graduados no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

24.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; BALBACHEVSKY, E.. Participação em banca de Patrícia Gatto. Percepções de docentes sobre o ensino superior: um estudo na Universidade de Brasília. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

25.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.. Participação em banca de Adriana Hentzy Moraes. A profissão acadêmica sob a ótica do gênero na UnB. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

26.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.. Participação em banca de Cleomar Souza Manhas. Educação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do programa Comunidade Ativa. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

27.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; VILLAS BOAS, B. M. F.. Participação em banca de Márcia da Gloria Stein Telemberg. Avaliação das concições de oferta: uma visão de professores de universidades avaliadas. 2002.

28.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.. Participação em banca de Simone Pereira Costa. Trajetórias acadêmicas - O caso UnB. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

29.
MATOS, B. T. P.; KIPNIS, B.; MARTINEZ, A.. Participação em banca de Cláudia Aparecida Cantelmo. Profissão acadêmica: um percurso de desafios generificados. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

30.
MATOS, B. T. P.; KIPNIS, B.; MACHADO, M. S. K.. Participação em banca de Marisa Martins Macedo. O adolescente infrator. A difícil conquista da liberdade. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

31.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.. Participação em banca de Maria Luiza de Santana Lombas. Há indícios de brain drain no Brasil? Um estudo sobre doutorandos no exterior. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

32.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES JR, J. F.. Participação em banca de Ângela Valeria Levay Lehmann. Fatores que intermediam as relações orientador/orientando durante a dissertação de mestrado: uma abordagem quantitativa. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

33.
MATOS, B. T. P.; COELHO FILHO, P. R.; SA, N. P.. Participação em banca de Pedro Henriques Angueth de Araújo. Nem tanto público nem tanto privado: o estatuto do SENAI ontem e hoje. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

34.
MATOS, B. T. P.; ARAGON, V. A.; SCHMIDT, B. V.. Participação em banca de José Edmar de Queiroz. Ocorrências e causas da violência na escola segundo a comunidade escolar. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

35.
MATOS, B. T. P.; ARAGON, V. A.; HAMANN, E. M.; NUNES, C. G. F.. Participação em banca de Sônia Lúcia dos Reis Alves. Educação no trabalho e AIDS: a doença e suas representações socais. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

36.
MATOS, B. T. P.; ARAGON, V. A.; BRANCO, L. B. C.; LAHUD, A.. Participação em banca de Edila Ferri. A autoridade docente em nova perspectiva. Um estudo exploratório. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

37.
MATOS, B. T. P.; BANDEIRA, L. M.. Participação em banca de Célio da Silva Pereira. Medicina Científica, Homeopatia Unicista e Medicina Tradicional Chinesa. Interfaces e Possibilidades de Mudança. 1996. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

38.
MATOS, B. T. P.; SANTOS, M. V. M.; SOBRAL, F. A. F.; MACIEL, M. L. A.. Participação em banca de Carlos Henrique Ferreira de Araújo. A constituição da ciência como objeto sociológico: racionalidade e historicidade. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

39.
MATOS, B. T. P.; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Frederico Augusto Barbosa da Silva. Raízes do Brasil: figuras para nossa história. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

40.
MATOS, B. T. P.; SCHMIDT, B. V.; MACIEL, M. L. A.; NUNES, C. G. F.. Participação em banca de João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima. A teoria da racionalidade em Marx e suas consequências para uma teoria da história dos homens, segundo Kolakowski. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

41.
MATOS, B. T. P.; SANTOS, M. V. M.; PEIRANO, M. G. E. S.. Participação em banca de Maria Lúcia de Santana Braga. A sociologia pluralista de Roger Bastide: um itinerário. 1994. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; SOUSA, J. V.; MARTINS, C. B.; DOURADO, L. F.; SILVA, M. A.. Participação em banca de Lívia Veleda de Sousa e Melo. A concepção e a implantação de novos campi da UnB no DF e seus efeitos sobre a democratização do acesso. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; SOUSA, J. V.; WELLER, W.; NUNES SOBRINHO, G.; PAULA, M. C. S.. Participação em banca de Rose Cleide Mendes Monteiro. Inserção internacional da produção de docentes da pós-graduação: um estudo na economia, ciência da computação e educação. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

3.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; CASTRO, H. C. O.; SOUSA, J. V.; ROCHA, C. H. M.; BARBOSA, M. L. O.. Participação em banca de Ana Maria de Albuquerque Moreira. Fatores institucionais e desempenho acadêmico no Enade: um estudo sobre os cursos de Biologia, Engenharia Civil, História e Pedagogia. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
MATOS, B. T. P.; FREITAG-ROUANET, B.; MADEIRA, M. A. B. G.; SANTOS, M. V. M.; ARRUDA, M. A. N.. Participação em banca de Maria Lúcia de Santana Braga. Entre o esquecimento e a consagração: o estilo Roger Bastide nas ciências sociais. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

5.
MATOS, B. T. P.; BRANCO, L. B. C.; ROSSO, S. D.; NUNES, C. G. F.; MACHADO, M. S. K.. Participação em banca de Samuel Costa da Silva. A arquitetura da violência: O Centro de Arquitetura Juvenil Especializado (CAJE) enquanto forma singular de campo de concentração de adolescentes. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

6.
MATOS, B. T. P.; SOBRAL, F. A. F.; HAGUETTE, A.; BRUZZI, R. C. V.; TRIGUEIRO, M. G. S.; FERNANDES, A. M.. Participação em banca de Gilberto Lacerda Santos. A formação científica e tecnológica no âmbito do novo modo de produção do conhecimento. 2001. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

7.
BRANCO, L. B. C.; MATOS, B. T. P.; DIAS, G. M.; MAYER, A.; MARINHO, D. N. C.. Participação em banca de Weslei Antonio Maretti. Política militar terrestre. Estudo comparativo entre o Brasil e o México. 1999. Tese (Doutorado em Estudos Comparados Sobre As Américas) - Universidade de Brasília.

8.
MATOS, B. T. P.; ROSSO, S. D.; DUARTE, L. M. G.; CARVALHO, S.. Participação em banca de Aldo Antonio de Azevedo. Dos velhos aos novos "cartolas": uma interpretação do poder e das suas resistências nos clubes, face ao impacto das relações futebol-empresa. 1999. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

9.
MATOS, B. T. P.; SIQUEIRA, D. E.; SANCHIS, P.; COELHO FILHO, P. R.; BANDEIRA, L. M.. Participação em banca de Adriana Valle dos Reis. Religião e ensino privado: estudo comparado das concepções de educação de pré-escolas religiosas e de sua clientela. 1999. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

10.
MATOS, B. T. P.; BRANCO, L. B. C.. Participação em banca de Maria Jaci Toffano. A sociedade do piano e o paradoxo feminista no Brasil: a Geração dos Anos 20 e a Geração Jet Leg. 1999. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

11.
MATOS, B. T. P.; FREITAG-ROUANET, B.; OLIVEIRA, R. C.; MENEZES, E. D. B.; SOBRAL, F. A. F.. Participação em banca de Eliane Veras Soares. A recepção do pensamento de Jean Piaget no Brasil: uma análise de sua institucionalização na pedagogia. 1998. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

12.
MATOS, B. T. P.; BRANCO, L. B. C.; NASCIMENTO, E. P.; ZAPATA, F.. Participação em banca de João Francisco de Souza. Democracia: noção e prática nos movimentos sociais populares. Uma comparação entre Brasil e México. 1996. Tese (Doutorado em Estudos Comparados Sobre As Américas) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; WELLER, W.; FILICE, R. C. G.. Participação em banca de Karen Tôrres Corrêa Lafetá de Almeida. O sistema de cotas na educação superior: uma análise comparada de candidatos cotistas, carentes (afrodescendentes e egressos da escola pública) e de candidatos ao sistema universal aos cursos dos campi da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em vestibulares selecionados de 2006 a 2010. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; SOUSA, J. V.; WELLER, W.. Participação em banca de Lívia Veleda de Sousa e Melo. A concepção e a implantação de novos campi da UnB no DF e seus efeitos sobre a democratização do acesso. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

3.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; CUNHA, M. B.; GRACINDO, R. V.. Participação em banca de Rose Cleide Mendes Monteiro. Trajetórias de formação e aspectos da atuação acadêmica de docentes da pós-graduação brasileira em áreas das Ciências Duras e Brandas. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; CASTRO, H. C. O.; GRACINDO, R. V.. Participação em banca de Ana Maria de Albuquerque Moreira. A instituição de ensino na formação do aluno: uma análise da interferência de fatores institucionais no desempenho de estudantes de graduação. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.

5.
MATOS, B. T. P.; FREITAG-ROUANET, B.. Participação em banca de Valéria Rodrigues Motta. A produção do Texto Didático: um estudo sobre autores de cartilhas de alfabetização. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; MUELLER, S. P. M.; CUNHA, M. I.. Participação em banca de Joana Ribeiro de Abreu. Impactos do estágio no exterior do PDEE sobre a produção intelectual de docentes da pós-graduação. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
MATOS, B. T. P.; MATSUMOTO, R. K.. Participação em banca de Paula Braga Zacharias. Se correr o bicho pega se ficar o bicho come: investigações preliminares sobre o jogo. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade de Brasília.

3.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; KIPNIS, B.. Participação em banca de Leandro Gabriel dos Santos. A percepção de atores escolares sobre a ocorrência e causas da violência escolar: um paralelo de escolas da rede pública e da rede particular do DF. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

4.
MATOS, B. T. P.; REIS, R. H.. Participação em banca de Ricardo Spindola Mariz. O cotidiano em foco, sua influência na prática político-pedagógica das organizações de educação popular. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

5.
MATOS, B. T. P.. Participação em banca de Carlos Augusto de Medeiros. Políticas públicas para o ensino médio: o planejamento em perspectiva. 2002. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

6.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.. Participação em banca de Ana Valeska Amaral Gomes. Estado, mercado e sociedade: novos caminhos? Uma análise da expansão do Terceiro Setor no contexto de reforma do estado e da parceria com o governo na implementação de programas educacionais. 2001. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

7.
MATOS, B. T. P.; VELLOSO, J.; RUA, M. G.; KIPNIS, B.. Participação em banca de Cleomar Souza Manhas. Violência e educação: onde se situa a escola na vida de jovens de estratos sociais médios integrantes de gangues e de que forma as identidades desses grupos são constituídas?. 2001. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

8.
MATOS, B. T. P.; KOHAN, W. O.; REIS, R. H.; VALE, L.. Participação em banca de Ana Flávia Guida Teixeira. O sujeito na educação: um estudo sobre a constituição da subjetividade do professor de escolas públicas do Distrito Federal. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

9.
MATOS, B. T. P.; FERNANDES, A. M.; ARAGON, V. A.; VELLOSO, J.. Participação em banca de José Marcelo Goulart de Miranda. Ciência e política na formação do ethos acadêmico na UnB. 1999. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

10.
MATOS, B. T. P.; KIPNIS, B.. Participação em banca de José Parente Filho. Escolas técnicas federais: um universo diversificado. 1999. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.

11.
MATOS, B. T. P.; MARTINS, C. B.. Participação em banca de Daniel de Aquino Ximenes. Docente e instituição de ensino superior particular. 1995. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MATOS, B. T. P.; GUERRA, M. F.. Participação em banca de Rita Roriz da Silva. Gestão democrática, a participação dos pais e a qualidade na educação infantil: visão de gestores e professores. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração da Educação) - Universidade de Brasília.

2.
MATOS, B. T. P.; KIPNIS, B.. Participação em banca de Leandro Gabriel dos Santos. A percepção de alunos sobre a temática da violência escolar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração da Educação) - Universidade de Brasília.

3.
MATOS, B. T. P.; KOHAN, W. O.. Participação em banca de Maria Amélia Costa. Parâmetros Curriculares Nacionais, Temas Transversais, Transversalidade: onde está Deleuze?. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização sobre o ensino da filosofia) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATOS, B. T. P.; JESUS, G. R.; NOGUEIRA, D. X. P.; CARVALHO, C. H. A.. Participação em banca de Paulo Roberto Oliveira de Faro.Convergências e divergências entre o desempenho no ENEM e no vestibular da UnB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

2.
MATOS, B. T. P.; RIBEIRO, P. M. C.; MENDES, J. S.; KIPNIS, B.. Participação em banca de Fernando Nepomuceno Salgado.Games versus Escola?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

3.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, M. M. M.; KIPNIS, B.; GONTIJO, C. H.. Participação em banca de Lívia Oliveira Faro.Relato de uma intervenção pedagógica no Programa Forças no Esporte à luz do Provinha Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

4.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, M. M. M.; KIPNIS, B.; SILVA, K. A. C. P. C.. Participação em banca de Nayara dos Santos Nogueira.Você quer ser professor? Características e determinantes da intenção de se tornar professor entre alunos da pedagogia da UnB e do Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

5.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, M. M. M.; KIPNIS, B.; GONTIJO, C. H.. Participação em banca de Sarah Carollyne Yunes de Azevêdo.O ex-aluno do curso de pedagogia da UnB e o mercado de trabalho. Enquete referente ao quinquênio 2º/1999 - 1º/2004. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

6.
MATOS, B. T. P.; DEVECHI, C. P. V.; RODRIGUES, F. L. V.; MAIA, T. Q.. Participação em banca de Carolina Dias Boaretto.A importância do filosofar na infância. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

7.
MATOS, B. T. P.; FREIRE, S. F. C. D.; COELHO, C. M. M.; GUERRA, M. F.. Participação em banca de Rebeca Basilio de Carvalho.As interações sociais no processo de alfabetização: o surgimento e os efeitos dos rótulos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

8.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, M. M. M.; KIPNIS, B.; SILVA, K. A. C. P. C.. Participação em banca de Helaine Beatriz Pereira da Silva.Análise comparada da estrutura curricular do curso de pedagogia em duas instituições: Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Educação de Singapura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

9.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, M. M. M.; QUEIROZ, N. L. N.; SILVA, K. A. C. P. C.. Participação em banca de Diana Tavares da Costa.Provinha Brasil: análise da avaliação por meio da visão de um grupo de professores da rede pública de educação do Distrito Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

10.
MATOS, B. T. P.; ROCHA, M. Z. B.; WELLER, W.. Participação em banca de Tayane Dias Gomes Pessoa.As representações sociais do jovem universitário sobre o acadêmico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

11.
MATOS, B. T. P.; JESUS, G. R.; KIPNIS, B.; DANSA, C. V. A.. Participação em banca de Leandro José de Carvalho.Exame Nacional do Ensino Médio: caminho e descaminhos. Análise crítica dos pressupostos teórico-metodológicos do ENEM. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

12.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, M. M. M.; KIPNIS, B.; SILVA, K. A. C. P. C.. Participação em banca de Priscilla Érika Miranda Carvalho.Validade de conteúdo e ideologia em testes padronizados para seleção de pedagogos: análise de dois testes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

13.
MATOS, B. T. P.; BARREIRO, L. B.; MAIA, T. Q.; SILVA, K. A. C. P. C.. Participação em banca de Elizabeth Ferraz Leite.Existe espaço para o desenho animado na escola? Inquietações de uma educadora sobre os desenhos animados que as crianças gostam. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

14.
MATOS, B. T. P.; KIPNIS, B.; RODRIGUES JUNIOR, J. F.; SOUSA, C. L.. Participação em banca de Gustavo Danicki Aureliano Rosa.Conhecimento científico e ideologia em duas instâncias avaliativas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

15.
MATOS, B. T. P.; RIBEIRO, A. S. T.; MAIA, T. Q.. Participação em banca de Mariana da Silva Soares.Reflexões sobre a capoeira e a filosofia na educação infantil: uma prática pedagógica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

16.
MATOS, B. T. P.; RIBEIRO, A. S. T.; FOINA, L. M. G.. Participação em banca de Juliana Gonçalves Magalhães.As rodas do pensar e a filosofia das crianças. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

17.
MATOS, B. T. P.; SOUZA, E. C. L.; SOUSA, J. V.. Participação em banca de Suzane Bonfim Veras.Padrão cultural brasileiro: consequências no comportamento da escola pública. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

18.
MATOS, B. T. P.; RIBEIRO, A. S. T.. Participação em banca de Dante Diniz Bessa.Contribuição do projeto de Filosofia na Escola para a formação do pedagogo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

19.
MATOS, B. T. P.; RIBEIRO, A. S. T.; FOINA, L. M. G.. Participação em banca de Daliene Andrade Guedes.A ética nos Parâmetros Curriculares Nacionais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

20.
MATOS, B. T. P.; RIBEIRO, A. S. T.; FOINA, L. M. G.. Participação em banca de Juliana Gonçalves Magalhães.As rodas do pensar e a filosofia das crianças. 2005.

21.
MATOS, B. T. P.; RODRIGUES, M. M. M.; COSTA, M.. Participação em banca de Elisete Rodrigues de Souza.Avaliação educacional. Relatório do SAEB - 2001: análise reflexiva e proposta de intervenção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MATOS, B. T. P.; GATTI, B. A.; KIPNIS, B.. Concurso público para seleção de professor adjunto na área de Pesquisa em Educação. 2008. Universidade de Brasília.

2.
MATOS, B. T. P.. Concurso Público para Professor Adjunto em Administração da Educação: política, planejamento, gestão e avaliação. 2005. Universidade de Brasília.

3.
MATOS, B. T. P.. Concurso Público para Professor Adjunto de Filosofia da Educação. 2004. Universidade de Brasília.

4.
MATOS, B. T. P.. Concurso Público para Professor Adjunto de Sociologia da Educação. 1995. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
MATOS, B. T. P.; WELLER, W.; KIPNIS, B.. Banca de seleção simplificada para contratação de professor substituto na área de Filosofia para Crianças. 2012. Universidade de Brasília.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Vander Oliveira Borges. Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB: impactos financeiros junto aos governos estaduais e municipais nos primeiros cinco anos de implantação. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

2.
Leandro Gabriel dos Santos. A percepção discente da violência escolar: um estudo comparado (tipo de escola, ambiente social e estilo de vida). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

3.
Gecielda de Souza Campos. O enfoque da gestão democrática da escola no canal educativo TV Escola. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

4.
Marcia da Gloria Stein Telemberg. Avaliação das condições de oferta: uma visão de professores de universidades avaliadas. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

5.
Cleomar Souza Manhas. Educação informal e participação cívica: avaliação do processo de capacitação da expansão do Programa Comunidade Ativa. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

6.
Jose Edmar de Queiroz. Ocorrência e causas da violência na escola segundo a percepção da comunidade escolar. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

7.
Pedro Henriques Angueth de Araujo. Educação e trabalho no Estado Novo: o SENAI. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

8.
Edila Teresinha Ferri. A autoridade docente em nova perspectiva. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leandro Gabriel dos Santos. A percepção de alunos sobre a temática da violência escolar. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração da Educação) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lívia Oliveira Faro. Relato de uma intervenção pedagógica no Programa Forças no Esporte à luz da Provinha Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

2.
Fernando Nepomuceno Salgado. Games versus escola?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

3.
Sarah Carollyne Yunes de Azevêdo. O ex-aluno do curso de pedagogia da UnB e o mercado de trabalho. Enquete referente ao quinquênio 2º/1999 - 1º/2004. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

4.
Nayara dos Santos Nogueira. Você quer ser professor? Características e determinantes da intenção de se tornar professor entre alunos da pedagogia da UnB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

5.
Priscilla Érika Miranda Carvalho. Validade de conteúdo e ideologia em testes padronizados para seleção de pedagogos: análise de dois testes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

6.
Leandro José de Carvalho. Exame Nacional do Ensino Médio: caminhos e descaminhos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

7.
Diana Tavares da Costa. Provinha Brasil: análise da avaliação por meio da visão de um grupo de professores da rede pública de educação do Distrito Federal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

8.
Elizabeth Ferraz Leite. Existe espaço para o desenho animado na escola? Inquietações de uma educadora sobre os desenhos animados que as crianças gostam. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

9.
Helaine Beatriz Pereira da Silva. Análise comparada da estrutura curricular do curso de pedagogia em duas instituições: Universidade de Brasília e Instituto Nacional de Educação de Singapura.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

10.
Gustavo Danicki Aureliano Rosa. Conhecimento científico e ideologia em duas instâncias avaliativas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

11.
Elisete Rodrigues de Souza. Avaliação Educacional. Relatório do SAEB - 2001: análise reflexiva e proposta de intervenção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

Iniciação científica
1.
Diana Tavares da Costa. Provinha Brasil - estudo sobre a qualidade pedagógica do teste. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

2.
Tatiana Cristina Silva. A profissão acadêmica no Brasil. Escalas de prestígio ocupacional. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

Orientações de outra natureza
1.
Milena dos Santos Marra. Orientação de monitoria - Disciplina Pesquisa em educação 1. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

2.
Renan Souza Melo. Orientação de monitoria - Disciplina Filosofia da educação 1. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

3.
Milena dos Santos Marra. Orientação de monitoria - Disciplina Pesquisa em educação 1. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

4.
Renan Souza Melo. Orientação de monitoria - Disciplina Filosofia da educação 1. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

5.
Milena dos Santos Marra. Orientação de monitoria - Disciplina Pesquisa em educação 1. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

6.
Amanda Franco de Sousa. Orientação de monitoria - Disciplina Pesquisa em educação 1. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

7.
Diana Soares da Costa. Orientação da monitoria - Disciplina Pesquisa em educação 2. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

8.
Helaine Beatriz P da Silva. Orientação de monitoria - Disciplina Pesquisa em educação 2. 2010. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.

9.
Clara Gauto de Moraes. Orientação de monitoria - Disciplina Pesquisa em educação 1. 2009. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de Brasília. Orientador: Bráulio Tarcísio Pôrto de Matos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MATOS, B. T. P.. Avaliação de Livros Didáticos no Brasil.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MATOS, B. T. P.. O perigo da instrumentalização do ensino para fins político-ideológicos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MATOS, B. T. P.. Educação: liberdade de ensinar e de aprender. A doutrinação ideológica em sala de aula. Aspectos pedagógicos e jurídicos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MATOS, B. T. P.. Cursos de pedagogia, doutrinação ideológica e alfabetização.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MATOS, B. T. P.. Doutrinação ideológica nas escolas e nas universidades.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MATOS, B. T. P.. Quem educa o educador ou quem doutrina o doutrinador?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MATOS, B. T. P.. Liberdade de ensinar e de aprender: a doutrinação política e ideológica na sala de aula.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MATOS, B. T. P.. Liberdade de ensinar e de aprender: a doutrinação político-ideológica em sala de aula. Aspectos pedagógicos, éticos e jurídicos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Atuou como consultor Ad Hoc de obra da Editora Edunioeste da Universidade Estadual do Paraná, 1998.
Atuou como consultor Ad Hoc do periódico Revista Sociedade & Estado, do Departamento de Sociologia da UnB, 1999.
Atuou como consultor Ad Hoc de obra da Editora da UNESP, 2009.
Atuou como Consultor Ad Hoc do período Linhas Críticas, da Faculdade de Educação da UnB, 2011.
Atuou como Consultor Ad Hoc do período Linhas Críticas, da Faculdade de Educação da UnB, 2013.

Foi aprovado em Concurso Público Federal para provimento de cargo de Professor Assistente I do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa, na área de Sociologia das Organizações, realizado nos dias 6 a 8 de maio de 1991.

Foi aprovado em Concurso Público Federal para provimento de cargo de Professor Adjunto I da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, na área de Metodologia de pesquisa, realizado em 1994.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:27:02