Reinaldo Ruggiero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4115787653873302
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Possui graduação em Quimica pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Quimica, com ênfase em Fotoquímica e Físico-Química de Lignocelulósicos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de lignina, photobleaching, Lignina, curcuminas, complexos,fibras de plantas anuais, bagaço de cana de açúcar, derivatizacao de lignina e lignocelulosicos, elaboracao de novos materiais, membranas de polímeros naturais (Celulose, lignocelulose, colágeno, etc.) como barreira e liberação controlada de drogas para implantes dentais e remediação de águas, metais inertes (Ti, aço - inox, etc.) trabalhados em sua superfície para atuarem como adjuvantes em implantes dentários, fenóis naturais (ligninas, curcuminas, etc.) modificados quimicamente ou não para atuarem como antioxidantes em processos diversos e na estabilização e purificação de biodiesel. Coordenou o processo de Implantação do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia-UFU em 1998, atuando como coordenador do mesmo de 1998 até 2002 e de 2009 até 2012. Coordenou o programa de pós-graduação em Biocombustíveis implantado em 2013 em associação ampla entre a UFU e a UFVJM em 2013-2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Reinaldo Ruggiero
Nome em citações bibliográficas
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, INSTITUTO DE QUÍMICA.
AV. JOÃO NAVES DE ÁVILA 2160 BLOCO 1D-CAMPUS SANTA MÔNICA
SANTA MÔNICA
38400-902 - Uberlandia, MG - Brasil
Telefone: (034) 2394385
Fax: (034) 2394208
URL da Homepage: http://www.ufu.br


Formação acadêmica/titulação


1985 - 1990
Doutorado em Físico-Química.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ESTUDO SISTEMÁTICO DA FOTODEGRADAÇÃO DE ÉTERES MODELOS DE LIGNINA, Ano de obtenção: 1990.
Orientador: MIGUEL GUILLERMO NEUMAN.
1973 - 1977
Graduação em Quimica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2004 - 2004
Pós-Doutorado.
Université Bordeaux 1 Sciences et Technologies, BORDEAUX 1, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Polímeros e Colóides.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Papel e Celulose.
1996 - 1997
Pós-Doutorado.
Université Bordeaux 1 Sciences et Technologies, BORDEAUX 1, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1998 - Atual
Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Termodinâmica Avançada
2/1979 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , INSTITUTO DE QUÍMICA, .

2/1979 - Atual
Ensino, Bacharelado e Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Físico-Quimica-Termodinâmica
Quimica de superfícies e Coloides
Química Geral
Análise instrumental - HPLC/ Espectroscopia


Linhas de pesquisa


1.
Fotoquímica de Compostos fenolicos naturais

Objetivo: Estudar o comportamento fotoquimico de compostos fenolicos de origem natural como ligninas e curcuminas e seus derivados como carboxiligninas e tetrahidrocurcuminas correlacionando-o com propriedades antioxidantes, farmacologicas e etc..
Palavras-chave: Antioxidant; derivatização; lignina; Tetrahydrocurcuminoids.
2.
Físico Química de Materiais Lignocelulósicos
3.
Derivatizacao de Lignina e Lignocelulosicos de plantas anuais na Obtencao de Novos Materiais

Objetivo: Dopagem de lignocelulosicos com metais na obtencao materiais com propriedades diversas Contrucao de sistemas polieletrolitos dopados com metais, com propriedades aplicaveis em sistemas de remediacao ambiental; Elaboracao de polieletrolitos de lignina para estabilizacao de suspensoes de alumina com aplicacoes na industria de ceramica. Elaboração de membranas e filmes eletrofiados dopados com lignina-metal com objetivo de uso em reconstituições periodontais e outras aplicações..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Físico-Química Orgânica.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
Palavras-chave: Lignocelulósicos; lignina; derivatização; Eletrofiação; Membranas.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Produção e purificação de biodiesel por métodos de adsorção
Descrição: Biodieseis produzidos por reações de transesterificação carregam diversas impurezas danosas para o processo de combustão nos motores, tais como água, íons metálicos dissolvidos e principalmente glicerol, um subproduto da reação de transesterificação. O desenvolvimento de membranas compostas de acetato de celulose e lignina quimicamente modificada, e de resíduos lignocelulósicos parcialmente eterificados serão usados como barreiras, ou adsorventes na captura destes contaminantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Renata Faria de Souza - Integrante / Patricia Gontijo de Melo - Integrante / Nilson Roberto Pereira - Integrante / Jéssica Afonso FERREIRA - Integrante.
2013 - Atual
Produção de nanoagregados de lignina-metal no desenvolvimento de novos materiais
Descrição: Ligninas de diferentes procedências, a saber: da hidrólise ácida de bagaço de cana de açúcar na produção de bioetanol, de polpa de eucalipto resultante do processo Kraft e da hidrólise enzimática de co-produtos vegetais resultantes da produção de biodiesel para produção de bioetanol, serão eterificadas para se tornarem solúveis em água e em seguida enxertadas com diferentes íons metálicos para produção de micro- e nano- agregados com possibilidade de aplicações diversas tais como: em embalagem de alimentos, dispositivos fotônicos, filmes antioxidantes, membranas de entrega controlada de drogas, etc..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Leandro Gustavo da Silva - Integrante / Patricia Gontijo de Melo - Integrante / Mariana Fornazier Borges - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2011 - Atual
Fibras de lignocelulosicos superficialmente modificadas para adsorcao de biodiesel de aguas
Descrição: Resíduos lignocelulosicos da biomassa, superficialmente modificados (eterificados) apos incorporação com íons metálicos serão usados como adsorventes de biodiesel de aguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Leandro Gustavo da Silva - Integrante / Nilson Roberto Pereira - Integrante / Renata de Souza Oliveira - Integrante / Patricia de Melo Gontijo - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
DESENVOLVIMENTO DE MEMBRANAS E FILMES DE DERIVADOS DE CELULOSE COM SUPERFICIE TRABALHADA NA PRODUÇÃO DE NOVOS MATERIAIS
Descrição: Membranas e filmes de derivados ( HPC, HEC,CMC, Acetatos, etc..) comerciais de celulose ou produzidos a partir resíduos lignocelulósicos de plantas anuais, são trabalhados de forma a atribuir propriedades específicas a esses materiais com objetivo de aplicações tão diversas quanto: dispositivos para entrega controlada de drogas, barreiras para poluentes de água, empacotamento de alimentos, dispositivos eletro-opticos, e outros. As modificações das membranas envolvem principalmente enxertos de plastificantes (PEG, PVA) e nanoagregados de lignina-Metal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Denildo de Magalhães - Integrante / Marina de Melo Naves - Integrante / Vanessa de Almeida Carvalho - Integrante / Patricia Gontijo de Melo - Integrante / Renata de Souza Oliveira - Integrante / HeldeHelder Henrique Machado DE MENEZES - Integrante / Jéssica Afonso FERREIRA - Integrante / Mariana Fornazier Borges - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2009 - Atual
Sintese caracterização e estudo de complexos de tetraidrocurcuminas e metais
Descrição: Curcuminas são compostos fenólicos naturais presentes em rizomas de Cúrcuma Longa ou açafrão, e que são em geral utilizados como corantes alimentícios e na composição de cremes e fármacos. Curcuminas apresentam uma série de propriedades benéficas, incluindo propriedades antiinflamatórias, antioxidantes e de prevenção ao câncer. Em várias doenças crônicas em que a inflamação é conhecida por desempenhar um papel importante, curcumina ou [1,7-bis(4-hidroxi-3-metoxifenil)-1,6-heptadieno-3-diona], que é a espécie mais estudada, demonstrou ter potencial terapêutico. Estas doenças incluem Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, epilepsia, derrame (AVC), câncer, alergias, asma, bronquite, colite, artrite reumatóide, isquemia renal, psoríase, diabetes e Aids. A bio compatibilidade das curcuminas e derivados e suas propriedades físico-químicas torna esses compostos uma promessa interessante em aplicações terapêuticas. As tetraidrocurcuminas, produzidas a partir da hidrogenação das curcuminas, são incolores utilizados em alimentos não coloridos, cosméticos e em antioxidantes sintéticos. Tetraidrocurcuminoides têm sido apontados como os metabólitos mais ativos formados quando curcuminas são administrados intraperiodontalmente em ratos. Diversos estudos independentes têm apontado significantes efeitos antioxidantes das tetraidrocurcuminas obtidos de raízes. A incorporação de metais em sua estrutura tem sido muito estudada e se apresenta como uma possibilidade de aumento nas suas propriedades terapêuticas. Especificamente complexos de metais de terras raras aparecem como antioxidantes mais potentes do que os compostos de origem. Nesse trabalho temos por objetivo a incorporação de íons metálicos de terra rara como o Neodímio, Érbio, Európio e Itérbio em dois derivados tetraidrocurcuminoides substituídos, determinar uma série de propriedades físico-químicas, antioxidantes, citotóxicas, etc. comparar essas propriedades com os compostos de partida e com a própria curcumina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Silvana Guilardi - Integrante / Leandro Gustavo da Silva - Integrante / Wendell Guerra - Integrante / Carlos Alberto de Oliveira - Integrante / João Fernando Neves Martins - Integrante.
2009 - Atual
Produção de nanoagregados de carboxilignina com ions metálicos
Descrição: Éteres de lignina produzidos a partir de lignina de bagaço e de polpação kraft, solúveis em água em pH>4.5 foram precipitados em nanoagregados após complexação com íons metálicos (Zn(II), Cu(II), Fe(II), Cd(II), Fe(III), Nd(III), Al(III), Cr(III) e outros. Esses materiais na escala nanométrica (diâmetro médio de 60nm) apresentam propriedades interessantes para diversas aplicações. Éteres de lignina de bagaço produzidos desta forma são cerca de 25% mais foto e termo estáveis do que as lignina de partida. Apesar das propriedades antioxidantes diminuirem com a modificação quimica devido a eliminação de muitos grupamentos fenólicos, mantêm ainda muito boa capacidade antioxidante. A introdução de íons metálicos em sua estrutura, enaltece algumas destas importantes propriedades, além de produzir materiais interessantes do ponto de vista de novas aplicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador.
2008 - 2010
ESTUDO ESPECTROSCÓPICO E FOTOQUÍMICO DE LIGNINA QUIMICAMENTE MODIFICADA E BLENDAS DOPADOS COM NEODÍMIO E ÍONS METÁLICOS.
Descrição: A lignina, o segundo polímero vegetal mais abundante produzido pela natureza é obtida, sobretudo por extração depois de cozimento das fibras vegetais na fabricação de polpa de papel. Dentre os resíduos da biomassa ricos em lignina está o bagaço de cana-de-açúcar. Apesar das perspectivas bastante interessantes da transformação da biomassa em etanol por hidrólise química ou enzimática, as pesquisas para o aproveitamento da lignina é um tema bastante atual. O aproveitamento da lignina na sua forma macromolecular ou mesmo em fragmentos menores tem sido pouco explorado. A maioria das ligninas produzidas é queimada na própria indústria de açúcar e álcool na geração de energia que a alimenta. Aplicações importantes visam sua utilização como resina colante na composição das fibras de bagaço na elaboração de painéis. Por ser um material natural da própria fibra vegetal, seu aproveitamento após modificações químicas é desejável. Outras aplicações se vislumbram quando se verifica a possibilidade de uso como carga ou macro monômero na elaboração de polímeros e/ou resina fenólica, e um vasto campo de aplicações podem ser estabelecidos com a possibilidade de funcionalizar tal material. As propriedades antioxidantes e antimicrobianas da lignina têm relação com a presença de grupos fenólicos com substituintes no anel que estabilizam os radicais fenoxilas. Tal característica funcional das ligninas potencializa sua interação com íons metálicos que podem ser interessantes do ponto de vista de sua utilização em dispositivos filtrantes, sistemas condutores, blendas, suspensões eletroreológicas, dispositivos fotônicos, filmes alimentícios com propriedades antioxidantes e antimicrobianas, etc., na presença de outros polímeros naturais como a celulose, ou sintéticos, com objetivos os mais variados. Nesse projeto, utilizamos como matéria prima uma lignina resultante de hidrólise ácida de bagaço de cana-de-açúcar, na produção de bioetanol. Essa lignina foi carboxilada em meio alcalino, após.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Leandro Gustavo da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2008 - 2010
VALORIZAÇÃO DE FIBRAS LIGNOCELULÓSICAS: ISOLAMENTO DE SEUS PRINCIPAIS CONSTITUINTES POR HIDRÓLISE ÁCIDA E DESENVOLVIMENTO DE NOVAS APLICAÇÕES
Descrição: Os principais constituintes (lignina e celulose) das fibras de bagaço de cana de açúcar serão separados por acidólise branda, quimicamente modificados após purificação inicial, e derivatizados após fragmentação, com o objetivo de gerar materiais com propriedades importantes do ponto de vista de novas aplicações. Compósitos lignocelulósicos constituídos a partir desses resíduos quimicamente modificados com propriedades antioxidantes, antifúngicas, etc., poderão ter aplicações como filmes alimentícios e outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Guimes Rodrigues Filho - Integrante / Leandro Gustavo da Silva - Integrante / Rosana Maria Nascimento de Assunção - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2008 - 2010
DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS A BASE DE COMPÓSITOS LIGNOCELULÓSICOS PARA REMOÇÃO DE METAIS DE ÁGUAS
Descrição: Temos modificado quimicamente duas ligninas, obtidas por acidólise do bagaço (LABC) e de polpação Kraft de eucalipto (LKEC), por um processo de eterificação, em que o produto final é um polieletrólito aniônico totalmente solúvel em água em pH acima de 4,0, com um grau de substituição (GS) 0,5 e 0,6 respectivamente. A quantidade de lignina (Klason) determinada em cada amostra de lignina antes da modificação e após purificação foi de 98,0% e 96,5% respectivamente. Este material tem mostrado uma excelente capacidade de capturar os metais Co+2, Zn+2, Ni+2, Ca+2, Cu+2, Fe+2, Al+3, Cr+3 alem do íon de terra rara Nd+3 de solução aquosa24. Temos também elaborado compostos de polieletrólitos de lignina com celulose partindo de carboximetilcelulose (CMC) comercial enxertados com neodímio. O produto final é um compósito lignocelulósico insolúvel em água ligado através do íon25. Fibras lignocelulósicas de bagaço de cana de açúcar, superficialmente eterificadas, dopadas com o íon metálico Fe+2, foram testadas como materiais filtrantes e se mostraram excelentes para captura de fosfato (PO43-) em águas26..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Guimes Rodrigues Filho - Integrante / Leandro Gustavo da Silva - Integrante / Rosana Maria Nascimento de Assunção - Integrante / Patricia Gontijo de Melo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2007 - 2008
A IMPORTÂNCIA DA DIFRAÇÃO DE RAIO-X (DRX) NA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS DA UFU
Descrição: A presente proposta visa obter financiamento junto ao programa da CAPES Edital Pró?Equipamentos N0 01/2007 de um equipamento de Difração de Raios ? X que será destinado à melhoria da infra-estrutura de pesquisas científicas e tecnológicas presentes em diversos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia. A aquisição deste equipamento se faz necessária para compor um conjunto de técnicas de caracterização de materiais que servirá a vários grupos de pesquisa. Assim sendo, poder-se-á verificar as justificativas técnico-científicas e resultados esperados específicos de cada Grupo de Pesquisa, no Item desta proposta; além da descrição dos membros e das linhas de pesquisa de cada grupo com os seus respectivos projetos, teses e dissertações. No Item 2., a seguir, faremos uma justificativa geral onde aspectos regionais, multidisciplinares e de compartilhamento serão abordados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (21) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Antonio Eduardo da Hora Machado - Integrante / Guimes Rodrigues Filho - Integrante / João Marcos Madurro - Integrante / Rosana Maria Nascimento de Assunção - Integrante / Ana Graci Brito Madurro - Integrante / Nívia Maria de Melo Coelho - Integrante / Ricardo Reis Soares - Integrante / Carla Eponina Hori - Integrante / Vania Rosolen - Integrante / Noelio Oliveira Dantas - Integrante / Humberto Molinar Henrique - Integrante / Adriano Rodrigues Santos - Integrante / Regina Celia Hadad - Integrante / Eduardo Matias Richter - Integrante / Luciana de Melo Coelho - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2005 - 2011
Síntese e estudo espectroscópico de filmes de lignina químicamente modificada complexados com íons de terras raras
Descrição: Ligninas produzidas a partir da hidrolise acida de resíduos de bagaço de cana de açúcar na produção de bioetanol tem sido quimicamente modificadas em nosso grupo de pesquisa com o objetivo de agregar valor a este rico resíduo orgânico. A lignina é o segundo polímero de origem vegetal produzido pela natureza depois da celulose. Ele é obtido, sobretudo por extração depois de cozimento das fibras vegetais na fabricação de polpa de papel. A maioria das ligninas produzidas é queimada na própria indústria na geração de energia que alimenta a produção da mesma. Um novo método de produção de lignina em alta escala surgiu recentemente com o desenvolvimento de um novo processo de produção de etanol por hidrólise de bagaço de cana de açúcar. O processo DHR® (Dedini Hidrólise Rápida) tem gerado como subproduto lignina alcalina, gerando também perspectivas reais de seu aproveitamento. Este tipo de lignina, cuja caracterização esta em andamento dentro do Projeto de cooperação Brasil-França CAPES/COFECUB 422/03/05, é importante visando sua utilização como resina colante na composição das fibras de bagaço de cana de açúcar na elaboração de painéis. Por ser um material natural da própria fibra vegetal, seu aproveitamento após modificações químicas é desejável. Outras aplicações se vislumbram quando se verifica a possibilidade de uso como carga ou macro monômero na elaboração de polímeros e/ou resina fenólica , e um vasto campo de aplicações podem ser estabelecidos com a possibilidade de funcionalizar tal material com enxerto de grupos como sílica gel, silanos e boranos. Sua complexação com íons de terras raras abre infindáveis possibilidades de utilização como dispositivos fotônicos, por exemplo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Alexandre Marletta - Integrante / Julien Françoise C Boodts - Integrante.Financiador(es): CNPq - Bolsa.
2005 - 2007
ESTUDO DO MECANISMO DE FOTOCOLORAÇÃO E DE FOTOPROTEÇÃO DE FIBRAS NA VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE PLANTAS ANUAIS PARA A ELABORAÇÃO DE SUPERFÍCIES FOTOESTÁVEIS PARA PAINÉIS E COMPÓSITOS
Descrição: Pelo comportamento luminescente de modelos de lignina do tipo bifenilicos condensados em função de suas características estruturais e beta-O-4 oxidados e reduzidos temos observados que na forma reduzida, têm um comportamento bastante anômalo, quando irradiados em 254 nm e 280nm, na presença de ar. Nota-se um forte aumento na intensidade de fluorescência do material em 310 nm.Comportamento semelhante ocorre quando dímeros modelos de lignina 2,6 e 3,4 dimetóxifenol (2,6-DiMF e 3,4-DiMF) são irradiados com lâmpadas monocromáticas de comprimentos de onda 254 nm e 365 nm em meio aerado e não aerados. Estes sistemas apresentam máximos de emissão em 350 e 400 nm, para o 3,4 DiMF e em 350 nm para o 2,6-DiMF, quando excitados em 280 nm. A fotólises direta dos dois modelos não apresenta alterações significativas na emissão dos dois, apenas o 2,6 DiMF apresenta um pequeno crescimento na emissão. Na presença de TiO2, no entanto ocorre um aumento sistemático da emissão, sendo intensificada a banda em 400 nm para o dímero 3,4-DiMF e em 350nm para o 2,6DiMF, em todos os sistemas. Este aumento chega a ser tão acentuado que as bandas crescem até 8 vezes em intensidade após 30 minutos de irradiação. Tal comportamento tem sido discutido , em termos de formação de algum tipo de estrutura envolvendo ou a excimerização dos compostos modelos, ou de nova estrutura formada através de isômeros conformacionais, com as propriedades luminescentes acentuadas. Nos estudos com modelos condensados bifenilicos verificou-se que a conformação estrutural dos mesmos, determinadas por parâmetros de raios-X, têm um papel importante nas propriedades luminescentes dos mesmos, e que o tipo de substituinte pode ter papel relevante na intensidade de fluorescência de modelos. Modelos condensados reduzidos com substituintes similares a estes estudados, com estruturas do tipo bifenil e beta-O-4, podem constituir alternativas como compostos absorvedores de UV, em estudos de fotoproteção de fibras celulósicas.Um.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Antonio Eduardo da Hora Machado - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Fotoquímica e Fotofísica de compostos fenólicos naturais
Descrição: As curcuminas, estruturas presentes em raízes de plantas, possuem propriedades antioxidantes, o que as tornam interessantes do ponto de vista alimentar e farmacêutico. As ligninas, são também derivados fenólicos naturais com propriedades antioxidantes, que quando carboximetiladas aumentam sua estabilidade a irradiação em 254 nm e em comprimentos de onda acima de 300nm. No projeto em questão serão feito estudos da fotoquímica de compostos fenólicos naturais, correlacionado às ligninas, onde serão feitas determinações comparativas dos mecanismos fotoquímicos e fotofísicos de curcuminas fenólicas hidrogenadas e não hidrogenadas sintetizadas em Bordeaux-França. As propriedades antioxidantes serão determinadas pelo método do DPPH, e poderão ainda ser exaltadas após hidrogenação. Serão ainda exploradas a fotocatálise de complexos curcuminoides hidrogenados / Mn (II) ou Cu (II) na degradação de ligninas residuais em fase aquosa, e em filmes..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Alain Castellan - Integrante / Fernando Rosa Gomes - Integrante / Inácio Ramos Leite - Integrante / Leandro Gustavo da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2003 - 2007
ELABORAÇÃO DE PAINÉIS FOTOESTÁVEIS E DE COMPÓSITOS REFORÇADOS POR FIBRAS VEGETAIS
Descrição: Um dos produtos agro-industriais mais abundantes é o bagaço de cana-de-açúcar. É constituído de um resíduo fibroso da sobra de cana após prensagem e extração do açúcar e do álcool. O caule da cana compreende uma parte exterior lignocelulósica fibrosa, ao contrário da parte interior, a medula, que é constituída de substância pectinada e não apresentam resistências mecânicas. A proporção de fibras e medula no bagaço seco é de aproximadamente 65% e 35% respectivamente. O bagaço é constituído de aproximadamente 50% de celulose, 25% de hemicelulose e de 25% de lignina. Ele contém poucas substâncias minerais (2,4% medidos em cinzas), comparativamente à palha de arroz (17,5%) e de trigo (11%), o que pode representar uma vantagem em sua valorização, que faz com que o bagaço se aproxime de madeiras duras, nesta característica. Uma grande parte do bagaço é utilizada como fonte de energia, quando de sua queima nas caldeiras das usinas na produção do açúcar e álcool, e em alguns casos, uma proporção das fibras é usado na produção de polpas de papel, compósitos termo-moldáveis, de painéis, de reforço no cimento , de materiais para despoluição de águas contaminadas por metais pesados. Um outro modo de valorização bastante pesquisado é a bioconversão para produzir alimentos enriquecidos em proteínas para ração animal, enzimas, aminoácidos, e compostos de importância farmacológica. Durante uma colaboração entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Université Bordeaux 1 (UB1) (Projeto CAPES-COFECUB 176/95), desenvolvemos pesquisas sobre o cozimento de madeiras de Eucalyptus Grandis e de bagaço de cana de açúcar, por um método organossolve utilizando o ácido peroxifórmico O fotobranqueamento, que é uma fotodeslignificação baseada nas propriedades redox da lignina, quando esta se encontra dentro de estados eletrônicos excitados. Isto permite uma oxidação seletiva da mesma e sua eliminação sob a forma de pequenos fragmentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Integrante / Alain Castellan - Integrante / Antonio Eduardo da Hora Machado - Integrante / Elisabete Frollini - Coordenador / Silvana Guilardi - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2
2000 - 2002
Fotobranqueamento de polpas celulósicas: Estudo comparativo da fotoquímica de modelos de lignina beta-O-4 e bifenílicos
Descrição: A proporção de estruturas bifenílicas em madeiras moles, como o pinho marítimo é estimado entre 15 e 20% das unidades fenilpropano. A grande maioria deles existe na forma de DBDO, nas madeiras nativas e nas polpas de papel ricas em lignina. As implicações destas estruturas na fotoquímica de materiais lignocelulósicos são completamente desconhecidas. Elas deverão ser importantes levando-se em conta a reatividade de ligações alfa-O-4 e beta-O-4, evidenciadas previamente. Estudos fotoquímicos e fotofísicos de modelos de lignina bifenílicos e beta -O-4 guaiacílicos e siringílicos substituídos, contendo também ligações alfa -O-4, foram feitos com intuito de melhor entender o papel de tais estruturas nos processos de fotobranquear polpas celulósicas, bem como suas participações na reversibilidade da cor (fotoamarelamento) de papéis. Para isso simulou-se três condições de fotobranqueamento de interesse, os produtos obtidos foram identificados (CG-MS) e importantes aspectos fotofísicos associados foram estudados. Foram feitas, também, quantificações da taxa de hidroxilas fenólicas, após fotolisar os modelos beta-O-4. Cinéticas de degradação de modelos bifenílicos e beta-O-4 foram acompanhadas através da taxa de variação de fluorescência, e por cromatografia líquida (HPLC). O aumento da fluorescência dos modelos reduzidos bifenílicos e beta-O-4 fotolizados na cavidade do espectrofluorímetro por luz monocromática de excitação a 280nm e monitorada em emissão em 310 nm, foi quantificado em várias temperaturas. A energia de ativação da única espécie formada, foi da ordem de ~18,6 kJ mol-1 A fluorescência de polpas está associada ao índice de alvura das mesmas, enquanto a presença de sistemas oxidados (carbonilas, quinonas) esta associado a processos de reversão na cor em papéis. A eficiência da supressão de fluorescência dos modelos reduzidos pôde ser avaliada pela constante de Stern-Volmer, em função da concentração de modelos de estruturas semelhante oxidados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Reinaldo Ruggiero - Coordenador / Denilson da Silva Perez - Integrante / Cinthia Maria Felício - Integrante / Antonio Eduardo da Hora Machado - Integrante / Leonardo Damigo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Journal of Environmental Management
2006 - Atual
Periódico: Journal of Applied Polymer Science
2012 - Atual
Periódico: Journal of Hazardous Materials (Print)
2011 - Atual
Periódico: Chemical Engineering Communications (Print)
2011 - Atual
Periódico: Separation Science and Technology (Print)
2010 - Atual
Periódico: Environmental Science and Pollution Research International
2010 - Atual
Periódico: Biodegradation (Dordrecht)
2011 - Atual
Periódico: Clean - Soil, Air, Water
2010 - Atual
Periódico: Orbital, The Electronic Journal of Chemistry


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Fotoquímica Orgânica.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Físico-Química Orgânica.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Polímeros e Colóides.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química/Especialidade: Papel e Celulose.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:30
Total de citações:303
Fator H:11
Ruggiero, R.  Data: 26/10/2010

SciELO
Total de trabalhos:30
Total de citações:303
Ruggiero,R  Data: 26/10/2010

SCOPUS
Total de trabalhos:38
Total de citações:577
Ruggiero, R.  Data: 20/10/2014

Outras
Total de trabalhos:65
Total de citações:829
Reinaldo Ruggiero  Data: 21/05/2015

Artigos completos publicados em periódicos

1.
de Melo, P.G2018de Melo, P.G ; FERREIRA, J. A. ; BORGES, M. F. ; SILVA, M. V. B. ; RUGGIERO, R. . Bio-Based Cellulose Acetate Films Reinforced with Lignin and Glycerol. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 19, p. 1-13, 2018.

2.
DE PAULA, LUCAS F.2018DE PAULA, LUCAS F. ; Ruggiero, Reinaldo . Teaching Students How To Troubleshoot, Repair, and Maintain Magnetic Stirring Hot Plates Using Low-Cost Parts or Repurposed Materials. JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION, v. xx, p. 1, 2018.

3.
OLIVEIR, RENATA2017OLIVEIR, RENATA ; BORGES, MARIANA ; VIEIRA, ANDRESSA ; HENRIQUE, MARIANA ; RIBEIRO, ELAINE ; BEZERRA, FRANCIEL ; PORTELA, FLAYSNER ; PEREIRA, NILSON ; ASSUNÇÃO, ROSANA ; Ruggiero, Reinaldo . ADSORÇÃO DE CONTAMINANTES DO BIODIESEL POR FIBRAS DE BAGAÇO MODIFICADAS NA SUPERFÍCIE. QUIMICA NOVA, v. XY, p. 1-8, 2017.

4.
ARAÚJO, ISABELA SOUSA DE2017ARAÚJO, ISABELA SOUSA DE ; PRADO, CÉLIO JESUS DO ; RAPOSO, LUÍS HENRIQUE ARAÚJO ; SOARES, CARLOS JOSÉ ; ZANATTA, RAYSSA FERREIRA ; TORRES, CARLOS ROCHA GOMES ; Ruggiero, Reinaldo ; SILVA, GISELE RODRIGUES DA . Influence of Hemostatic Solution on Bond Strength and Physicochemical Properties of Resin Cement. Brazilian Dental Journal, v. 28, p. 624-631, 2017.

5.
PEREIRA, N. R.2016PEREIRA, N. R. ; BARROZO, M. A. S. ; RODRIGUES, H. S. ; PORTELA, F. M. ; ARRUDA, E. B. ; RUGGIERO, R. . ANALYSIS OF THE PRODUCTION OF BIODIESEL CATALYZED BY SODIUM METHOXIDE OBTAINED FROM BARU OIL (DIPTERYX ALATA VOG.) USING RESPONSE SURFACE METHODOLOGY. International Journal of Biotechnology and Allied Filds, v. 4, p. 299-311, 2016.

6.
RUGGIERO, R.2015RUGGIERO, R.; MAGALHÃES, D. ; MENEZES, H. H. M. ; FERREIRA, J. A. ; SILVA, L. G. ; NAVES, M. M. ; MELO, P. G. ; CARVALHO, V. A. . Study of in vitro degradation of cellulose acetate membranes modified and incorporated with tetracycline for use as an adjuvant in periodontal reconstitution. Industrial Crops and Products (Print), v. 72, p. 2-6, 2015.

7.
SERQUEIRA, DALYELLI S.2015SERQUEIRA, DALYELLI S. ; DORNELLAS, RAFAEL M. ; Silva, Leandro G. ; DE MELO, PATRÍCIA G. ; Castellan, Alain ; Ruggiero, Reinaldo ; Richter, Eduardo M. ; MUNOZ, RODRIGO A.A. . Tetrahydrocurcuminoids as potential antioxidants for biodiesels. FUEL, v. 160, p. 490-494, 2015.

8.
ADEBAYO, M. A.2014ADEBAYO, M. A. ; PROLA, L. D. ; GALLY, C. R. ; LIMA, E. C. ; ROSERO, M. J. ; UMPIERRES, C. S. ; SOUZA, F. E. ; SILVA, L. G. ; RUGGIERO, R. . Adsorption of Procion Blue MX-R dye from aqueous solutions by lignin chemically modified with aluminium and manganese. Journal of Hazardous Materials (Print), v. 286, p. 43-50, 2014.

9.
SOUZA, G. D.2013SOUZA, G. D. ; RODRIGUES, M. A. ; FERNANDES, L. E. ; SILVA, P. P. ; RUGGIERO, R. ; PEREIRA-MAIA, E.C. ; GUERRA, W. . Complexes of platinum and palladium with 4-nitrobenzoic hydrazide: synthesis and cytotoxic activity. Central European Journal of Chemistry (Print), v. 11, p. 290-294, 2013.

10.
HORBYLON, B. Z.2013HORBYLON, B. Z. ; SILVA, L. G. ; NEVES MARTINS, J.F. ; GUERRA, W. ; MAGALHÃES, D. ; MENEZES, H. H. M. ; RUGGIERO, R. . In vitro study of the desorption kinetic of doxycycline and tetracycline incorporated into collagen controlled released device (CRDs). African Journal of Pharmacy and Pharmacology, v. 7, p. 1950-1956, 2013.

11.
CERRUTTI,B.M.2012CERRUTTI,B.M. ; SOUZA, C. S. ; FROLLINI, E. ; RUGGIERO, R. ; CASTELLAN, A. . Carboxymethyl lignin as stabilizing agent in aqueous ceramic suspensions. Industrial Crops and Products (Print), v. 36, p. 108-115, 2012.

12.
RODRIGUES, M. A.2012RODRIGUES, M. A. ; FERNANDES, J.N. ; GUERRA, W. ; RUGGIERO, R. . Palladium Complex Containing Curcumin as Ligand: Thermal and Spectral Characterization. American Journal of Chemistry, v. 2, p. 157-159, 2012.

13.
Gardrat, Christian2012Gardrat, Christian ; Ruggiero, Reinaldo ; Rayez, Marie-Thérèse ; Rayez, Jean-Claude ; Castellan, Alain . Experimental and theoretical studies of the thermal degradation of a phenolic dibenzodioxocin lignin model. Wood Science and Technology (Print), v. 1, p. 1-15, 2012.

14.
PILLA, V.2012PILLA, V. ; ALVES, L. P. ; SANTANA, J. F. ; SILVA, L. G. ; RUGGIERO, R. ; MUNIN, E. . Fluorescence quantum efficiency of CdSe/ZnS quantum dots embedded in biofluids: pH dependence. Journal of Applied Physics, v. 112, p. 104704, 2012.

15.
Rodrigues Filho, Guimes2011Rodrigues Filho, Guimes ; Ribeiro, Sabrina Dias ; Meireles, Carla da Silva ; SILVA, L. G. ; Ruggiero, Reinaldo ; FERREIRA JUNIOR, M. F. ; CERQUEIRA, D. A. ; ASSUNÇÃO, R. M. N. ; Zeni, Mara ; Polleto, Patricia . Release of doxycycline through cellulose acetate symmetric and asymmetric membranes produced from recycled agroindustrial residue: Sugarcane bagasse. Industrial Crops and Products (Print), p. 1-4, 2011.

16.
GUERRA, W.2011GUERRA, W. ; ROCHA,D.P. ; PINTO,G.F. ; RUGGIERO, R. ; OLIVEIRA, C.A. ; FONTES, A.P.S. ; TAVARES, T.T. ; MARZANO, I.M. ; PEREIRA-MAIA, E.C. . Coordenação de metais a antibióticos como uma estratégia de combate à resistência bacteriana. Química Nova (Impresso), v. 34, p. 111-118, 2011.

17.
RUGGIERO, R.2011RUGGIERO, R.; RICHTER, E.M. ; SILVA, L. G. ; LEITE, Inácio Ramos ; MARTINS, D. F. ; GOMES, F. R. . Phosphate Adsorption on Chemically Modified Sugarcane Bagasse Fibres. Biomass & Bioenergy, v. 1, p. 1-7, 2011.

18.
SILVA, L. G.2011SILVA, L. G. ; Ruggiero, Reinaldo ; Gontijo, Patrícia de M. ; Pinto, Rodrigo B. ; Royer, Betina ; Lima, Eder C. ; FERNANDES, T. H.M. ; Calvete, T. . Adsorption of Brilliant Red 2BE dye from water solutions by a chemically modified sugarcane bagasse lignin. Chemical Engineering Journal (1996), p. 1-37, 2011.

19.
GUERRA, W.2010GUERRA, W. ; dos SANTOS, H.F. ; PEREIRA-MAIA, E.C. ; RUGGIERO, R. ; PEREIRA SILVA, P. ; de Almeida, W.B. ; MARCIAL, B. L. . TETRACICLINAS E GLICILCICLINAS: UMA VISÃO GERAL. Química Nova (Online), v. 33, p. 700-706, 2010.

20.
Tormin, Thiago F.2010Tormin, Thiago F. ; Gimenes, Denise T. ; Silva, Leandro G. ; Ruggiero, Reinaldo ; Richter, Eduardo M. ; Ferreira, Valdir S. ; Muñoz, Rodrigo A.A. . Direct amperometric determination of tert-butylhydroquinone in biodiesel. Talanta (Oxford), p. TAL 11428, 2010.

21.
Filho, Guimes Rodrigues2009Filho, Guimes Rodrigues ; Toledo, Leandra Cardoso ; SILVA, L. G. ; ASSUNÇÃO, R. M. N. ; Meireles, Carla da Silva ; CERQUEIRA, D. A. ; RUGGIERO, R. . Membranes of cellulose triacetate produced from sugarcane bagasse cellulose as alternative matrices for doxycycline incorporation. Journal of Applied Polymer Science, p. NA-NA, 2009.

22.
GUERRA, W.2009GUERRA, W. ; RUGGIERO, R. ; RODRIGUES, M. A. . Compostos inorgânicos como fármacos.. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, v. 115, p. 25-30, 2009.

23.
CASTELLAN, A.2007CASTELLAN, A. ; RUGGIERO, R. ; SILVA, Leandro Gustavo da ; PORTES,E. ; GRELIER, Stephane ; GARDRAT, C. . Photophysics and photochemistry of tetrahydrocurcuminoids. Journal of Photochemistry and Photobiology. A, Chemistry, v. 190, p. 110-120, 2007.

24.
CASTELLAN, A.2007CASTELLAN, A. ; RUGGIERO, R. ; FROLLINI, E. . Studies on Fluorescence of Cellulosics. Holzforschung (Berlin), v. 61, p. 504-508, 2007.

25.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2006RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; HOAREOU, Willian ; GARDRAT, C. ; NOURMAMODE, A. ; GRELIER, Stephane ; CASTELLAN, A. . Photodegradation of sugarcane bagasse fibers. Influence of acetylation or grafting UV-absorber and/or hindered nitroxide radical on their photostability. Journal of the Brazilian Chemical Society, Brasil, v. 17, n.4, p. 763-770, 2006.

26.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2006RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; CASTELLAN, A. ; GARDRAT, C. ; PAULA, Rodrigo de . Photophysics of dibenzodioxocins. Journal of Photochemistry and Photobiology. A, Chemistry, Holanda, v. 180, n.1, p. 165-174, 2006.

27.
SILVA, Marcelo C2006SILVA, Marcelo C ; CRISTOVAN, F. H. ; RUGGIERO, R. ; CRUZ, Welington Oliveira ; MARLETTA, A. . Near Infrared emission of Nd-PSS films. Brazilian Journal of Physics, v. 36, n.2, p. 499-450, 2006.

28.
PIOVESAN, E.2006PIOVESAN, E. ; HIDALGO, A.A. ; MARLETTA, A. ; VEGA,M.L. ; RUGGIERO, R. . Influencia da Espessura nas Propriedades de Absorção e Emissão e na Morfologia de Filmes Automontados de Poli (p - Fenileno Vinileno). Química Nova, v. 29, p. 916-921, 2006.

29.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2005RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; GARDRAT, C. ; HOAREOU, Willian ; GRELIER, Stephane ; MACHADO, A. E. H. ; SIEGMUND, B. . Photodegradation of sugar cane bagasse acidolysis lignins. Journal of Photochemistry and Photobiology. A, Chemistry, Holanda, v. 173, p. 150-155, 2005.

30.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2004 RUGGIERO, R.; PEREZ, D. S. ; MORAES, L. C. ; MACHADO, A. E. H. ; MAZEAU, K. . Theoretical and experimental studies on the adsorption of aromatic compounds onto cellulose surface. Langmuir, USA, v. 20, n.8, p. 3151-3158, 2004.

31.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2004RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; FROLLINI, E. ; TRINDADE, W. G. ; HOAREOU, Willian ; RASERA, I. A. T. . Phenolic thermoset matrix reinforced with sugar cane bagasse fibers: Attempt todevelop a new fiber surface chemical modification involving formation of quinones followed by reaction with furfuryl alcohol. Macromolecular Materials and Engineering, Alemanha., v. 289, p. 728-736, 2004.

32.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2004RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; SATTLER, C. ; XAVIER, T. P. ; SOUZA, D. R. ; OLIVEIRA, L. ; MIRANDA, J. A. ; DUARTE, E. T. F. M. . Solar Photo-Fenton Treatment of Chip Board Production Waste Water. Solar Energy, Holanda, v. 77, p. 583-589, 2004.

33.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2004RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; GRELIER, Stephane ; GARDRAT, C. ; HOAREOU, Willian ; SIEGMUND, B. ; NOURMAMODE, A. . Photochemical study of an O-ethyl dibenzodioxocin molecule as a model for the photodegradation of non-phenolic lignin units of lignocellulosics.. Journal of Photochemistry and Photobiology. A, Chemistry, HOLANDA, v. 167, p. 111-120, 2004.

34.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2004RUGGIERO, R.; DAMIGO, Leonardo ; CASTELLAN, A. ; GARDRAT, C. ; NOURMAMODE, A. ; GRELIER, Stephane ; HOAREOU, Willian . Photochemical study of 4-(4,9-dimethoxy-2,11-n-dipropyl-6,7-dihydro-5,8-dioxa-dibenzo[a,c]cycloocten-6-yl)-2-methoxyphenol, a lignin model of phenolic dibenzodioxocin unit. Journal of Photochemistry and Photobiology. A, Chemistry, Holanda, v. 169, p. 259-267, 2004.

35.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2003RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; MIRANDA, J. A. ; FREITAS, R. F. ; DUARTE, E. T. F. M. ; FERREIRA, L. F. ; TANIMOTO, Y. D. ; SATTLER, C. ; OLIVEIRA, L. . Destruction of organic matter present in effluent from a cellulose and papper industry using photocatalysis. Journal of Photochemistry and Photobiology. A, Chemistry, Holanda, v. 155, p. 231-241, 2003.

36.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2003 RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; MACHADO, A. E. H. ; FELÍCIO, C. M. ; NOURMAMODE, A. ; PEREZ, D. S. . Routes of degradation of Beta-O-4 syringyl and guaiacyl lignin model compounds during photobleaching processes.. Journal of Photochemistry and Photobiology. A, Chemistry, Holanda, v. 156, p. 253-265, 2003.

37.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo2002RUGGIERO, R.; PEREZ, D. S. ; CASTELLAN, A. ; MACHADO, A. E. H. ; GRELIER, Stephane ; NOURMAMODE, A. . Photosensitized delignification of residual Lignin and chemical Pulp of Eucalyptus Grandis wood.. Holzforschung (Berlin), Alemanha, v. 56, n.6, p. 595-600, 2002.

38.
MACHADO, A. E. H.2001MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. ; NICODEM, D. E. ; CASTELLAN, A. ; PEREZ, D. S. . The use of fluorescent probes in the characterization of lignin; the distribution, by energy, of fluorophores in Eucalyptus Grandis lignin.. The Journal of Photochemistry and Photobiology A: Chemistry, v. 138, p. 253-259, 2001.

39.
MACHADO, A. E. H.2000MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. ; FURUYAMA, A. M. ; CASTELLAN, A. ; PEREZ, D. S. ; FALONE, S. Z. . Photocatalytic degradation of lignin and lignin models, using titanium dioxide: the role of the hydroxyl radical. Chemosphere (Oxford ), Holanda, v. 40, p. 115-124, 2000.

40.
MACHADO, A. E. H.1999MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. ; TERRONES, M. G. H. ; CASTELLAN, A. ; PEREZ, D. S. . The improvement of the bleaching of peroxyformic sugar cane bagasse pulp by photocatalysis and photosensitization.. Journal of the Brazilian Chemical Society, Brasil, v. 10, p. 197-202, 1999.

41.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo1998 RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; PEREZ, D. S. ; GRELIER, S. ; NOURMAMODE, A. ; CASTELLAN, A. . Production Of Bleached Chemical Pulp From Eucalyptus Grandis Wood Chips Combining Peroxyformic Acid Pulping And Photochemical Bleaching.. HOLZFORSCHUNG, BERLIN, v. 52, n.03, p. 325-332, 1998.

42.
PEREZ, D. S.1998PEREZ, D. S. ; RUGGIERO, R. ; CASTELLAN, A. ; GRELIER, S. ; TERRONES, M. G. H. ; MACHADO, A. E. H. ; VILARINHO, A. L. . Photochemical Bleaching Of Chemical Pulp catalyzed By Titanium Dioxide. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY A: CHEMISTRY, HOLANDA, v. 115, p. 73-80, 1998.

43.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo1997 RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; CASTELLAN, A. ; GRELIER, S. . Photoreactivity Of Lignin Models Compounds In The Photobleaching Of Chemical Pulps. 1 . Irradiation Of 1 - ( 3,4 - Dimethoxyphenyl ) - 2 - ( 3? - Methoxyphenoxy ) 1, 3 - Dihydroxypropane In Presence Of Singlet Oxygen Sensitizer Or Hydrogen Peroxyde In Basic Methanolic Solutions.. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY A: CHEMISTRY, HOLANDA, v. 110, p. 91-97, 1997.

44.
MACHADO, A. E. H.1997 MACHADO, A. E. H. ; GOMES, A. J. ; FELÍCIO, C. M. ; TERRONES, M. G. H. ; PEREZ, D. S. ; RUGGIERO, R. ; CASTELLAN, A. . Photoreactivity Of Lignin Models Compounds In The Photobleaching Of Chemical Pulps. 2 . Study Of The Degreadation Of 4 - Hydroxy - 3 - Methoxy - Benzaldehyde And Two Lignin Fragments, Induced By Singlet Oxygen.. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY A: CHEMISTRY, HOLANDA, v. 110, p. 99-106, 1997.

45.
RODRIGUES FILHO, G.1996RODRIGUES FILHO, G. ; LEAL, D. A. ; PEREZ, D. S. ; RUGGIERO, R. . Alternatives For The Reduction Of Cu (Ii) Ion Levels In Hemodialysis Membranes Produced From Sugar-Cane Bagasse.. JOURNAL OF MEMBRANE SCIENCE, HOLANDA, v. 111, p. 143-146, 1996.

46.
MACHADO, A. E. H.1996MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. ; TERRONES, M. G. H. ; NOURMAMODE, A. ; GRELIER, S. ; CASTELLAN, A. . Photodelignification Of Eucalyptus Grandis Organosolv Chemical Pulp.. JOURNAL OF PHOTOCHEMEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY, A: CHEMISTRY, HOLANDA, v. 94, p. 253, 1996.

47.
MACHADO, A. E. H.1994MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. ; NEUMANN, M. G. . Fotodegradação de Ligninas Acelerada Por Peróxido de Hidrogênio: Evidências da Participação do Oxigênio Singlête Nas Reações Em Meio Alcalino.. QUIMICA NOVA, SAO PAULO, v. 17, n.02, p. 111-117, 1994.

48.
MACHADO, A. E. H.1994MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. ; NEUMANN, M. G. . The Photodegradation Of Lignin In The Presence Of Hydrogen Peroxide.. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY,A:CHEMISTRY, HOLANDA, v. 81, p. 107-115, 1994.

49.
RUGGIERO, R.;Ruggiero, Reinaldo1984RUGGIERO, R.; GOOTE, R. A. ; NEUMANN, M. G. . Adsorption of Polar Groups on the Cross-Linked Poly(styrene-vynilpyridine) Suports. Journal of Chromatography, Holanda, v. 285, p. 182-187, 1984.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RUGGIERO, R.; SILVA, Leandro Gustavo da ; GOMES, F. R. . Spectroscopic Properties of Composites of Carboxymethylcellulose and Lignin Derivatives, Doped with Rare Earth Neodymium Ion.. In: Polysaccharides as a Source of Advanced Materials-EPNOE 2009, 2009, Turku/Abo. Polysaccharides as a Source of Advanced Materials, 2009. v. 1. p. 1-6.

2.
RUGGIERO, R.; CERRUTTI,B.M. ; SOUZA, C. S. ; FROLLINI, E. ; CASTELLAN, A. . Carboxymethyl lignin as stabilizer of aqueous alumina suspensions. In: IX colloque ARBORA (9th Conferernce of science and industries), 2008, Bordeaux-France. Anais, 2008. v. 1. p. 1.

3.
RUGGIERO, R.; SOUZA, C. S. ; CERRUTTI,B.M. ; FROLLINI, E. . CHEMICALLY MODIFIED SUGARCANE BAGASSE LIGNIN AS STABILIZER OF AQUEOUS ALUMINA SUSPENSION. In: ITALIC4 Sciences & Technology of Biomass: Advances and Challenges, 2007, Frascati-Roma. Proceedings of Italic4. Roma, 2007. v. 1. p. 184-188.

4.
RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; GARDRAT, C. ; GRELIER, Stephane ; MACHADO, A. E. H. ; HOAREAU, W. . PHOTODEGRADATION OF SUGARCANE BAGASSE LIGNIN AND FIBERS. In: 9th European Workshop on Lignocellulosics and Pulp, 2006, Viena. Extended Abstracts. Viena: University of Natural Resources and Applied Life Sciences -(BOKU), 2006. v. 1. p. 476-479.

5.
RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; MACHADO, A. E. H. ; FELÍCIO, C. M. ; PEREZ, D. S. . Photobleaching of Cellulosic Pulp Process: Photodegradation of beta-O-4 syringil and guaiacyl lignin models. In: 7TH BRAZILIAM SYMPOSIUM ON THE CHEMISTRY OF LIGNIN AND OTHER WOOD COMPONENTS, 2001, BELO HORIZONTE. POSTER PRESENTATIONS. VOÇOSA-MG: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, 2001. v. 1. p. 271-278.

6.
PEREZ, D. S. ; RUGGIERO, R. ; CASTELLAN, A. ; MACHADO, A. E. H. ; GRELIER, S. ; NOURMAMODE, A. . Photochemical delignification of Eucalyptus chemical pulp by photocatalysis and photosensitization. In: Sixth European Workshop on Lignocellulosics and Pulp-EWLP2000, 2000, Bordeaux. PROCEEDINGS. BORDEAUX: uNIVERSITÉ BORDEAUX 1, 2000. v. 1. p. 275-279.

7.
RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; MACHADO, A. E. H. ; NOURMAMODE, A. ; PEREZ, D. S. ; GRELIER, S. . Photochemical Bleaching of residual lignin of peroxyformic eucalyptus chemical pulp. In: sixth european workshop on lignocellulosics and pulp, 2000, Bordeaux. PROCEEDINGS. BORDEAUX: UNIVERSITÉ BORDEAUX 1, 2000. v. 1. p. 281-285.

8.
MACHADO, A. E. H. ; FURUYAMA, A. M. ; FALONE, S. Z. ; RUGGIERO, R. ; PEREZ, D. S. ; CASTELLAN, A. . Photocatalytic Degradation Of Lignin And Lignin Models, Using Titanium Dioxide. In: INTERNATIONAL CONFERENCE OF SOLAR ENERGY, 1999, Cairo. PROCEEDINGS. CAIRO,EGITO, 1999. v. 1. p. 1-3.

9.
RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; MACHADO, A. E. H. ; FELÍCIO, C. M. ; PEREZ, D. S. ; FALONE, S. Z. . Study of a beta-O-4 lignin model photodegradation in three systems of pulp photobleaching. In: 6o Encontro Latino Americano de Fotoquímica e Fotobiologia, 1999, Teresópolis. Resumo, 1999. v. 1. p. p-22.

10.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; NICODEM, D. E. . The use of florescent probe in the characterization of lignin. In: VI ENCONTRO LATINOAMERICANO DE FOTOQUÍMICA E FOTOBIOLOGIA, 1999, Teresópolis. Livro de Resumos, 1999. v. 1. p. p-107.

11.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; CASTELLAN, A. ; TERRONES, M. G. H. . Photochemical bleaching of an organosolv sugar cane bagasse pulp using the association of TiO2 and diffenrents additivs.. In: 6TH Brazilian Symposium on the Chemistry of Lignins and Other Woods Components, 1999, Guaratinguetá. Livro de Resumos, 1999. v. 1.

12.
PEREZ, D. S. ; CASTELLAN, A. ; GRELIER, S. ; TERRONES, M. G. H. ; MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. . Photochemical Bleaching Of Chemical Pulps Catalyzed By Titanium Dioxide. In: FIFTH EUROPEAN WORKSHOP ON LIGNOCELLULOSICS AND PULP, 1998, Aveiro. PROCEEDINGS. AVEIRO, PORTUGAL, 1998. v. 1. p. 225-228.

13.
CASTELLAN, A. ; PEREZ, D. S. ; NOURMAMODE, A. ; GRELIER, S. ; TERRONES, M. G. H. ; MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. . Production Of Fully Bleached Chemical Pulp From Eucalyptus Grandis Wood Chips And Sugar Cane Bagasse, Combining Peroxiformic Ácid Pulping And Photochemical Bleaching. In: EWLP'98, 1998, Aveiro. PROCEEDINGS. AVEIRO, PORTUGAL, 1998. v. 1. p. 571-576.

14.
MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. ; CASTELLAN, A. . Study Of The Photoreactivity Of 4-Hydroxy-3-Methoxy-Benzaldeyde And Two Lignin Fragments In Reaction Induced By Singlet Oxygen. In: FIFTH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON THE CHEMISTRY OF LIGNINS AND OTHER WOOD COMPONENTS, 1997. RESUMOS. CURITIBA,PR. v. 1. p. 131-131.

15.
CASTELLAN, A. ; GRELIER, S. ; MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. . Photodelignification Of Eucalyptus Grandis Organosolv Chemical Pulp.. In: 4-TH EUROPEAN WORKSHOP ON LIGNOCELLULOSICS AND PULPS (EWLP'96), 1996. PROCEEDINGS. STREZA, ITALIA. v. 1. p. 1-3.

16.
RODRIGUES FILHO, G. ; LEAL, D. A. ; PEREZ, D. S. ; RUGGIERO, R. . Production Of Hemodialysis Membranes From Sugar-Cane Bagasse: Characterization And Optimization Of Naoh/Edta/Hno3-Etoh Method. In: 2oSIAP/4oSLAP/6oIMC, 1994. ANAIS. GRAMADO, RS. v. 1. p. 768-770.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, V. A. ; RUGGIERO, R. ; SILVA, L. G. ; MAGALHÃES, D. ; MENEZES, H. H. M. . Study of in vitro degradation of the cellulose acetate membrane modified and incorporated with tetracycline for use as adjuvant in periodontal reconstitution. In: ICBMC14-International Conference on Bio-based Materials and Composites, 2014, Montreal. ICBMC14-International Conference on Bio-based Materials and Composites, 2014.

2.
RUGGIERO, R.; GOMES, F. R. ; LEITE, Inácio Ramos ; SILVA, Leandro Gustavo da ; SOUZA, C. S. ; CERQUEIRA, D. A. ; RODRIGUES FILHO, G. . ESTUDO DE LIGNINA MODIFICADA DE BAGAÇO E DOPADA COM NEODÍMIO, POR CALORIMETRIA DIFERENCIAL DE VARREDURA (DSC).. In: 29a Reuniao Anual mda Sociedade Brasileira de Quimica (SBQ), 2006, 'Aguas de Lindoia. Anais da 29a RASBQ, 2006. v. 1.

3.
RUGGIERO, R.; FROLLINI, E. ; CASTELLAN, A. ; CERRUTTI,B.M. . ESTUDO DE POLIELETRÓLITO DE LIGNINA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR COMO AGENTE ESTABILIZANTE DE SUSPENSÕES DE ALUMINA.. In: 29a Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica (RASBQ), 2006, Aguas de Lindoia. Anais da 29a RASBQ, 2006. v. 1.

4.
RUGGIERO, R.. DETERMINAÇÃO DE ENERGIAS DE ADSORÇÃO DE GRUPOS CROMOFÓRICOS SOBRE CARBOXIMETILCELULOSE SÓDICA (CMC-Na) DERIVATIZADA DE LIGNOCELULÓSICOS, POR CROMATOGRAFIA GASOSA. In: II mostra da Pós Graduação, 2004, Uberlândia. Livro de resumos, 2004. v. 1.

5.
RUGGIERO, R.; GARDRAT, C. ; HOAREAU, W. ; CASTELLAN, A. . Evidence for a Thermal degradation of a phenolic dibenzodioxocin compound by GC/EIMS. In: 21ére JOURNÉES FRANÇAISES DE SPECTROMÉTRIE DE MASSE, 2004, Strasbourg. Proceedings, 2004. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; CASTELLAN, A. ; SOUZA, Renata Faria de ; PAULA, Lucas Ferreira de . Evidências da participação de oxigênio singlete na fotodegradação de dibenzodioxocinas. In: XIX ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA-SBQ-MG, 2005, OURO PRETO. LIVRO DE RESUMOS. SÃO PAULO: SBQ, 2005. v. 1.

2.
RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; MACHADO, A. E. H. ; SOUZA, C. S. ; LEITE, Inácio Ramos ; SILVA, Leandro Gustavo da ; GOMES, F. R. ; MARLETTA, A. . Funcionalização de lignina de bagaço com íons de terras raras.. In: XIX ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA-MG, 2005, OURO PRETO. LIVRO DE RESUMOS. SÃO PAULO: EDITORA DA SBQ, 2005. v. 1.

3.
RUGGIERO, R.; GOMES, F. R. ; LEITE, Inácio Ramos ; SILVA, Leandro Gustavo da ; SOUZA, Renata Faria de ; MACHADO, A. E. H. ; SOUZA, C. S. . Estudo espectroscópico da fotoproteção de fibras de bagaço de cana.. In: XIX ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA-MG, 2005, OURO PRETO. LIVRO DE RESUMOS. SÃO PAULO: EDITORA DA SBQ, 2005. v. 1.

4.
RUGGIERO, R.; AZEVEDO, E. F. . ESTUDO FOTOQUÍMICO E FOTOFÍSICO DE ESTRUTURAS DIBENZODIOXOCINOS (DBDO) EM LIGNINAS DO BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. Livro de resumos, 2004. v. 1.

5.
RUGGIERO, R.; SOUZA, Renata Faria de . Determinação de energias de adsorção de grupos funcionais sobre carboximetilcelulose sódica (CMC-Na) de bagaço de cana, por cromatografia gasosa.. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fotaleza. Livro de resumos, 2004. v. 1.

6.
RUGGIERO, R.; CRUZ, Welington Oliveira ; LEÃO, K. V. . Estudo da fuorescência do composto modelo de lignina 4,4',5,5'- tetrametóxi -1 bifenil - 2,2'- diol utilizando UV e UV/TiO2. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. Livro de resumos, 2004. v. 1.

7.
RUGGIERO, R.; MELO, E. I. ; FABIANO, D. P. ; LIMA, L. O. ; SOUZA, Renata Faria de ; AZEVEDO, E. F. . Determinação de cmc(concentração micelar crítica)de carboximetilcelulose produzida de resíduos lignocelulósicos. In: 26a Reunião Anual da SBQ, 2003, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Paulo: Editora da SBQ, 2003. v. 1. p. FT029-FT029.

8.
RUGGIERO, R.; FONSECA, F. S. ; SILVA, D. C. ; SATTLER, C. ; OLIVEIRA, L. ; MACHADO, A. E. H. . Degradação Fotocatalítica de Resíduos Orgânicos em um Efluente Industrial. In: II EPOA -2o Encontro sobre Aplicações Ambientais do Processos Oxidativos Avançados, 2003, Campinas. Mesmo, 2003. v. 1.

9.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; SATTLER, C. ; OLIVEIRA, L. ; MIRANDA, J. A. ; SOUZA, D. R. ; XAVIER, T. P. ; FREITAS, R. F. ; DUARTE, E. T. F. M. . Tratamento de Efluente Industrial Por Processos Foto-Fenton. In: II EPOA -2o Encontro sobre Aplicações Ambientais do Processos Oxidativos Avançados, 2003, Campinas-SP. o Mesmo, 2003. v. 1.

10.
RUGGIERO, R.; FELÍCIO, C. M. ; CASTELLAN, A. ; MACHADO, A. E. H. ; DAMIGO, Leonardo . Estudo da fotodegradação monocromática de um modelo de lignina ß-O-4.. In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2003, OURO PRETO-MG. LIVRO DE RESUMOS, 2003. v. 1.

11.
RUGGIERO, R.; MELO, E. I. ; FABIANO, D. P. ; LIMA, L. O. ; SOUZA, Renata Faria de ; AZEVEDO, E. F. . Propriedades de Carboximetilcelulose Obtida de Resíduos Lignocelulósicos. In: XLIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 2003, Ouro Preto MG. Livro de Resumos, 2003. v. 1.

12.
SOUZA, D. R. ; RUGGIERO, R. ; MACHADO, A. E. H. ; MIRANDA, J. A. ; DUARTE, E. T. F. M. ; XAVIER, T. P. ; OLIVEIRA, L. ; SATTLER, C. . Degradação fotocatalítica da matéria orgânica presente em efluente industrial, empregando um reator tipo Compound Parabolic Collector. In: XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), 2003, Juiz de Fora. Livro de Programação, 2003. v. 1.

13.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; SOUZA, D. R. ; MIRANDA, J. A. ; XAVIER, T. P. ; FREITAS, R. F. ; GIRARDI, G. S. ; SATTLER, C. ; OLIVEIRA, L. . Degradação de matéria orgânica presente em efluentes industriais, empregando reações de Fenton. In: 26a Reunião Anual da SBQ, 2003, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Paulo-SP: Editora da SBQ, 2003. v. 1. p. FT004-FT004.

14.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; FABIANO, D. P. ; MELO, E. I. . Caracterização de Carboximetilcelulose Produzida a Partir de Polpas Branqueadas por Fotocatálise, Polpas e Resíduos in Natura de Plantas Anuais (Bagaço, Etc.). In: 25a Reunião Anual da SBQ, 2002, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2002. v. 1. p. TC011.

15.
RUGGIERO, R.; DAMIGO, Leonardo ; FELÍCIO, C. M. . Photobleaching of Cellulosic Pulps: Fluorescence Kinetics of B-O-4 and Biphenyl Lignin Model Compounds. In: VII ELAFOT-VII Encuentro Latinoamericano de Fotoquímica y Fotobiología, 2002, Viña del Mar. Proceedings, 2002. v. 1. p. 32-32.

16.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; FABIANO, D. P. . Produção de Carboximetilcelulose partindo de polpas branqueadas por fotocatálise, polpas e resíduos em natura de plantas anuais (bagaço, etc.).. In: XV encontro regional da SBQ-MG, 2001, Belo Horizonte. Livro de Resumos, 2001. v. 1. p. 242-242.

17.
RUGGIERO, R.; FELÍCIO, C. M. ; CRUZ, W. O. ; LANDIM, A. S. ; K.VELOSO, . Estudo da Influência do Tempo de Ativação da Sílica Gel na Polimerização Catalítica de Modelos de Lignina Polifenólicos. In: XIII ENCONTRO REGIONAL DA Sociedade Brasileira de Química-MG, 1999, São João del Rei. Resumos. v. 1. p. 143-143.

18.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; FALONE, S. Z. ; FURUYAMA, A. M. . Obtenção do Carbóxi Metil Celulose a Partir deBagaço de Cana de Açúcar e Medidas de suas Capacidades Absorventes. In: 39o CongressoBrasileiro de Química, 1999, Goiania. Resumos, 1999. v. 1.

19.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; CASTELLAN, A. ; FELÍCIO, C. M. ; PEREZ, D. S. ; TERRONES, M. G. H. ; FALONE, S. Z. . Photodegradation of biphenyl lignin models in bleach pulp process. In: Sixth Brazilian Symposium on the Chemistry of Lignins and Other Woods Components, 1999, Guaratinguetá SP. Resumos, 1999. v. 1.

20.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; FURUYAMA, A. M. ; CASTELLAN, A. ; PEREZ, D. S. ; FALONE, S. Z. . Efeito, sobre lignina, de um processo de degradação fotocatalítica baseado no TiO2. In: 22a Reunião Anual da SBQ, 1999, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Carlos: Suprema Gráfica e Editora Ltda, 1999. v. 1. p. FT-01.

21.
RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; MACHADO, A. E. H. ; TERRONES, M. G. H. ; PEREZ, D. S. ; PICINATO, L. . Polpação em um único estágio do bagaço de cana de açúcar usando ácido fórmico, e caracterização da lignina isolada.. In: 22a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), 1999, Poços de Caldas. Livro de Resumos. São Carlos: Suprema Gráfica e Editora Ltda, 1999. v. 2.

22.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; PICINATO, L. ; TERRONES, M. G. H. ; G., O. . Efeito do peróxido de hidrogênio e do ácido fórmico na deslignificação milox do bagaço de cana de açúcar. In: 39o Congresso Brasileiro de Química, 1999, Goiânia. lIVRO DE rESUMOS, 1999. v. 1.

23.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; CASTELLAN, A. ; GOMES, M. G. ; PEREZ, D. S. . Isolamento e Caracterização da Lignina Residual do Bagaço de Cana de Açúcar.. In: 22a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), 1999, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 1999. v. 1. p. TC-13.

24.
FURUYAMA, A. M. ; FALONES, Z. ; RUGGIERO, R. ; MACHADO, A. E. H. ; PEREZ, D. S. ; CASTELLAN, A. . Papel das Espécies Ativas de Oxigênio Geradas Durante Processo Fotocatalítico Induzido Pelo Tio2, Na Degradação de Fragmentos de Lignina e Compostos Modelos. In: XII ENCONTRO REGIONAL DA SBQ, 1998. RESUMOS. OURO PRETO,MG.. v. 1. p. 51-51.

25.
GOMES, M. G. ; RUGGIERO, R. ; MACHADO, A. E. H. ; CASTELLAN, A. ; PEREZ, D. S. ; TERRONES, M. G. H. . Branqueamento Fotocatalítico de Polpas de Bagaço de Cana de Açúcar. In: XII ENCONTRO REGIONAL DA SBQ-MG., 1998. RESUMOS. OURO PRETO,MG.. v. 1. p. 61-61.

26.
FELÍCIO, C. M. ; MELO, L. O. ; RUGGIERO, R. ; MACHADO, A. E. H. . Estudo da Degradação Fotoquímica de Um Modelo de Lignina do Tipo B-O-4 Em Meio Básico Pela Ação de Espécies Ativas de Oxigênio. In: 21o REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1998. RESUMOS. POÇOS DE CALDAS,M.G.. v. 1. p. 003-003.

27.
BORGES, R. B. ; MULLER, P. S. ; MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. . Ação do Oxigênio Singlete: Oxidação da L-Histidina. In: 21o REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1998. RESUMOS. POÇOS DE CALDAS,M.G.. v. 1. p. 004-004.

28.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. ; PEREZ, D. S. ; GOMES, M. G. ; TERRONES, M. G. H. ; S.G.RUGGIERO, . Branqueamento fotocatalítico de polpas de bagaço de cana de açúcar. In: XII-Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química(SBQ)-Regional de Minas Gerais, 1998, Ouro Preto. Livro de Resumos, 1998. v. 1.

29.
LIMA, M. F. ; BORGES, R. B. ; MULLER JR, P. S. ; RUGGIERO, R. ; MACHADO, A. E. H. . Oxidação de Biomoléculas Induzidas Por Ação do Oxigênio Singlete: Papel do Ph do Meio. In: XI ENCONTRO REGIONAL DA SBQ, 1997. RESUMOS. LAVRAS,M.G.. v. 1. p. 16-16.

30.
FELÍCIO, C. M. ; MELO, L. O. ; RUGGIERO, R. ; MACHADO, A. E. H. . Síntese e Fotoquímica de Um Modelo de Lignina B-O-4 Em Meio Básico Pela Ação de Espécies Ativas de Oxigênio. In: XI ENCONTRO REGIONAL DA SBQ, 1997. RESUMOS. LAVRAS,M.G.. v. 1. p. 103-103.

31.
PEREZ, D. S. ; RUGGIERO, R. ; MACHADO, A. E. H. ; NOURMAMODE, A. ; GRELIER, S. ; CASTELLAN, A. . Blanchiment Photochimique de La Pate A Papier D?Eucalyptus Grandis Delignifiee Par L?Acide Performique. In: SFC 1997, 1997. CONGRÈS DE LA SOCIÉTÉ FRANÇAISE DE CHIMIE. BORDEAUX-TALENCE-FRANCE. v. 1. p. 271-271.

32.
RUGGIERO, R.; FELÍCIO, C. M. ; CRUZ, W. O. . Utilização de reagentes adsorvidos em suportes sólidos para a síntesee caracterização de polifenóis como modelos macromoleculares de lignina. In: VI-Encontro de Iniciação Científica (PIBIC), 1997, Goiânia. Livro de Resumos, 1997.

33.
RUGGIERO, R.; CASTELLAN, A. ; MACHADO, A. E. H. ; PEREZ, D. S. ; TERRONES, M. G. H. ; GRELIER, S. ; FALONE, S. Z. ; FURUYAMA, A. M. . Deslignificação de polpas químicas por via fotocatalítica. In: XI-Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), 1997, Lavras. Livro de Resumos, 1997. v. 1.

34.
MACHADO, A. E. H. ; TERRONES, M. G. H. ; RUGGIERO, R. . Photochemical Bleaching Of Cellulosic Pulps : Study Of The Stage Involving Singlet Oxygen Generation. In: EIGHTH INTER-AMERICAN PHOTOCHEMICAL SOCIETY CONFERENCE, 1996. RESUMOS. FOZ DO IGUACÚ, PR. v. 1.

35.
MACHADO, A. E. H. ; VILARINHO, A. L. ; TERRONES, M. G. H. ; GUIMARÃES, K. V. ; MELO, L. O. ; RUGGIERO, R. ; FELÍCIO, C. M. . Fotodelignificação de Polpas Celulósicas: Estudo de Um Processo Em Dois Estágios. In: 10o ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA, 1996. RESUMOS. VIÇOSA,MG.. v. 1. p. 34-34.

36.
SANTOS, M. R. C. ; ALCÂNTARA, M. M. ; RUGGIERO, R. ; OLIVEIRA, D. T. . Determinção de Peso Molecular de Polímeros Por Análise de Coeficiente de Difusão(Célula de Diafrágma Poroso). In: 10o ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA, 1996. RESUMOS. VIÇOSA,MG. v. 1. p. 37-37.

37.
TERRONE, M. G. H. ; MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. ; MELO, L. O. ; GUIMARÃES, K. V. ; CASTELLAN, A. . Polpação Acesolve de Madeira de Pinus. In: 10o ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA, 1996. RESUMOS. VIÇOSA,MG.. v. 1. p. 151-151.

38.
TERRONES, M. G. H. ; MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. ; GUIMARÃES, K. V. ; MELO, L. O. ; CASTELLAN, A. . Deslignificação de Madeira de Eucalipto Usando Hcooh/Hooh Em Sistema Fechado. In: 10o ENCONTRO REGIONAL DE QUÍMICA, 1996. RESUMOS. VIÇOSA,MG.. v. 1. p. 152-152.

39.
MACHADO, A. E. H. ; TERRONES, M. G. H. ; RUGGIERO, R. . Alvejamento de Polpa Celulósica Obtida Via Polpação Organosolve Usando Peróxido de Hidrogênio Em Meio Alcalino e Luz Ultravioleta. In: IV SEMINÁRIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 1996. RESUMOS. MARINGA,PR.

40.
MACHADO, A. E. H. ; CASTELLAN, A. ; NOURMAMODE, A. ; RUGGIERO, R. ; TERRONES, M. G. H. ; GRELIER, S. . Photochemical Bleaching Of An Organosolv Cellulosic Pulp From Eucalyptus Grandis. In: 4 TH BRAZILIAM SYMPOSIUM ON THE CHEMISTRY OF LIGNIN AND OTHER WOOD COMPONENTS, 1995. RESUMOS. RECIFE,PE. v. 1. p. 71-71.

41.
MACHADO, A. E. H. ; TERRONES, M. G. H. ; CASTELLAN, A. ; RUGGIERO, R. ; NOURMAMODE, A. ; GRELIER, S. ; PEREZ, D. S. . Photochemical Bleaching Of An Organosolv Cellulosic Pulp From Eucalyptus Grandis Wood, Delignified With Formic Acid/Hydrogen Peroxyde. In: 4 TH BRAZILIAM SYMPOSIUM ON THE CHEMISTRY OF LIGNIN AND OTHER WOOD COMPONENTS, 1995. RESUMOS. RECIFFE,PE. v. 1. p. 72-72.

42.
VILARINHO, A. L. ; MACHADO, A. E. H. ; RUGGIERO, R. ; TERRONES, M. G. H. ; CASTELLAN, A. . Alvejamento Fotoquímico de Polpas Celulósicas Em Três Estágios. I. Avaliação da Eficiência de Deslignificação do Estágio Envolvendo Oxigênio. In: 9o ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA/M.G, 1995. RESUMOS. JUIZ DE FORA, MG.. v. 1. p. 26-26.

43.
RUGGIERO, R.; VILARINHO, A. L. ; TEIXEIRA, C. S. ; PAULINO, I. S. ; MACHADO, A. E. H. ; TERRONES, M. G. H. ; MELO, E. I. . Deslignificação de Bagaço de Cana de Açúcar Utilizando Peróxido Em Meio Ácido. In: 9o ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA/M.G, 1995. RESUMOS. JUIZ DE FORA, MG.. v. 1. p. 32-32.

44.
RUGGIERO, R.; SANTOS, M. R. C. ; ALCANTARA, M. M. ; GALVÃO, A. P. ; OLIVEIRA, L. M. ; PEREZ, D. S. ; CRUZ, W. O. . Determinação da Massa Molar Média de Um Poliguaiacol Por Medida de Coeficiente de Difusão. In: 9O ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA/M.G, 1995. RESUMOS. JUIZ DE FORA,MG. v. 1. p. 35-35.

45.
PEREZ, D. S. ; RUGGIERO, R. . Semiempirical Studies On The Interaction Of Lignin Monomeric Models And Cellulose. In: 4 TH BRAZILIAM SYMPOSIUM ON THE CHEMISTRY OF LIGNIN AND OTHER WOOD COMPONENTS, 1995. RESUMOS. RECIFE,PE. v. 1. p. 94-94.

46.
RUGGIERO, R.; PEREZ, D. S. ; TOBACE, M. ; MORAES, L. C. ; TERRONES, M. G. H. . Interaction Energy (Isosteric Heat) Between Aromatic Substituent Groups Present In Lignin Models And Cellulose ( And Pulp ) By Gas Chromatography. In: 4 TH BRAZILIAM SYMPOSIUM ON THE CHEMISTRY OF LIGNIN AND OTHER WOOD COMPONENTS, 1995. RESUMOS. RECIFE,PE. v. 1. p. 92-92.

47.
RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H. . Degradation Of 1-(3,4-Dimethoxy-Phenyl)-2-(3'-Methoxy-Phenoxy)1,3-Dihidroxy Propane Under Action Of Synglet Oxygen Generate By The Photochemical Decomposition Of Hydrogen Peroxide In Alkaline Medium. In: XV th IUPAC Symposium on PHOTOCHEMISTRY, 1994. ABSTRACTS. PRAGUE, CZECH REPUBLIC. v. 1. p. 144-144.

Apresentações de Trabalho
1.
RUGGIERO, R.; SILVA, Leandro Gustavo da ; de Melo, P.G ; Rodrigues, P.L.M. . Synthesis and characterization of an anionic polyelectrolyte of lignin from sugar-cane bagasse for phosphate remotion from residual water: effect of temperature.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 RUGGIERO, R.; RASLAN, A. A. ; SANTOS, R. F. ; SILVA, E. R. . MÉTODO DE MODIFICAÇÃO SUPERFICIAL DE IMPLANTES DE BIOMATERIAIS UTILIZANDO DESCARGAS ELÉTRICAS. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1320140041124, título: "MÉTODO DE MODIFICAÇÃO SUPERFICIAL DE IMPLANTES DE BIOMATERIAIS UTILIZANDO DESCARGAS ELÉTRICAS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 21/02/2014; Concessão: 21/02/2014. Instituição(ões) financiadora(s): FAPEMIG - Funda,cão de Amparo a Pesquisa do estado de Minas Gerais; UFU - Universidade Federal de Uberlândia..

2.
 FERREIRA, J. A. ; NAVES, M. M. ; RUGGIERO, R. ; MENEZES, H. H. M. ; MAGALHÃES, D. . Membrana de acetato de celulose com glicerofosfato de cálcio. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201602591, título: "Membrana de acetato de celulose com glicerofosfato de cálcio" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 04/11/2016



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELO, G. B.; RUGGIERO, R.; MAGALHÃES, D.; BATAGLION, C.. Participação em banca de Bruna Zacharias Horbylon. Estudo IN VITRO da cinética de desorção de doxiciclina e tetraciclina impregnadas a membranas de colágeno utilizadas como dispositivos de liberação medicamentosa local. 2008. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
RUGGIERO, R.; MEI, Lucia Helena Inocentini; FROLLINI, E.. Participação em banca de Bianca Machado Cerrutti. Estabilização de suspensões aquosas de alumina pela adição de taninos e quitosana quaternizada. 2005. Dissertação (Mestrado em Química (Físico-Química)) - Universidade de São Paulo.

3.
MIRANDA, J. A.; RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H.; BRINN, I. M.. Participação em banca de Jacques Antonio de Miranda. Caracterização Fotoquímica de Derivados de Cumarina. 2001. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

Teses de doutorado
1.
FROLLINI, E.; TEIXEIRA DA SILVA, F.; RUGGIERO, R.; NITSCHKE, M.; CAMPANA FILHO, S. P.. Participação em banca de Talita Martins Lacerda. Hidrólise de polpa de sisal como via de prodção de etanol e materiais. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em ciências-Físico-química) - USP-São Carlos.

2.
RODRIGUES FILHO, G.; Lemos de Morais, S.A; ZANIQUELLI, M.E.D; ANDRADE,M.Z.; RUGGIERO, R.. Participação em banca de Daniel Alves Cerqueira. Síntese e Caracterização de misturas poliméricas contendo acetato de celulose: aproveitamento de resíduos de cana de açúcar. 2009. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CALIL JUNIOR,C.; Stamato, G.C.; Ferreira de Souza, M.; RUGGIERO, R.; GONÇALVES. D.. Participação em banca de Rodrigo Marques de Oliveira. Utilização de técnicas de caracterização de superfícies de madeiras tratadas termicamente. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Fisica Aplicada) - Universidade de São Paulo.

4.
RUGGIERO, R.. Participação em banca de Érika Virginia Raphael de Almeida. Valorização da celulose de sisal: Uso na preparação de acetatos e de filmes de acetato de celulose/celulose e quitosana/celulose. 2009. Tese (Doutorado em Química (Físico-Química) - IQSC/USP) - Universidade de São Paulo.

5.
RUGGIERO, R.; TEDESCO, A. C.; MACHADO, A. E. H.; FERTONANI, Ieda Aparecida Pastre; TIERA, Márcio José. Participação em banca de Neide Aparecida Blaz Vieira. Síntese, caracterização e estudos em solução de terpolímeros anfifílcos termo-sensíveis ao pH: Uma perspectiva para obtenção de sistemas transportadores de fármacos.. 2006. Tese (Doutorado em Biofísica Molecular) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

6.
RUGGIERO, R.; PARDINI, Luiz Claudio; PASA, Vânia Marcia Duarte; RÚVOLO FILHO, A. C.; FROLLINI, E.. Participação em banca de Ilce Aiko Tanaka Razera. Fibras lignocelulósicas como agente de reforço de compósitos de matriz fenólica e lignofenólica. 2006. Tese (Doutorado em Físico-Química) - Universidade de São Paulo.

7.
RUGGIERO, R.; RAMOS, Luiz Pereira; SILVA JUNIOR, Francides Gomes da; MARQUES, Francisco de Assis; LORDELLO, A. L. L.. Participação em banca de Danyella Oliveira Perissotto. Estudo comparativo das propriedades químicas de polpas kraft convencional e MCC de eucalipto. 2005. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Paraná.

8.
PEREZ, D. S.; RUGGIERO, R.; DÉGLISE, X.; LACHENAL, D.; ARGYROPOULOS, D.; JÉSO, B.; CASTELLAN, A.. Participação em banca de DENILSON DA SILVA PEREZ. PREPARATION DE PÂTES CHIMIQUES BLANCHIES A PARTIR DU BOIS D'EUCALYPTUS GRANDIS ET DE LA BAGASSE DE CANNE A SUCRE PAR CUISSON DOUCE ORGANOSSOLV ET BLANCHIMENT PHOTOCHIMIQUE. 1999. Tese (Doutorado em CHIMIE ORGANIQUE) - Université Bordeaux 1 Sciences et Technologies.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PASQUINI, D.; CANOBRE,S.C.; RUGGIERO, R.. Participação em banca de Ester Paulitsch.Preparação e caracterização de nanocompósitos a partir de nanocristais de celulose extraídos da palha de cana de açúcar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
CRISTOVAN, F. H.; RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H.; PAVANIN, L. A.. Participação em banca de Fernando Henrique Cristovan.Avaliação Fotoquímica e Espectroscópica de Sensitizadores com Potencial paraTterapia Fotodinâmica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
SILVA, W. C.; RUGGIERO, R.; MACHADO, A. E. H.; RODRIGUES FILHO, G.. Participação em banca de Wesley Cadena da Silva.Desenvolvimento de Tecnologia para Detoxificação de Águas, Empregando Fotocatálise e Energia Solar. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ICBMC`14. Study of in vitro degradation of the cellulose acetate membrane modified and incorporated with tetracycline for use as adjuvant in periodontal reconstitution. 2014. (Congresso).

2.
XII International Macromolecular Colloquium and 7Th International Symposium on Natural Polymers and Composites. Synthesys and characterization of an anionic polielectrolyte of lignin of sugarcane bagasse for phosphate remotion from residual water: efect of temperature. 2010. (Congresso).

3.
EPNOE-European Polyssacharide Network of Excellence.Spectroscopic properties of composites of carboxymethylcellulose and lignin derivatives, dopped with rare earth neodimium ion.. 2009. (Simpósio).

4.
ITALIC4 Science & Technology of Biomass : Advances and Challenges. Chemically Modified Sugarcane Bagasse Lignin as Stabilizer of Aqueous Alumina Suspension. 2007. (Congresso).

5.
9th European Workshop on lignocellulosics and Pulp (9th EWLP). PHOTODEGRADATION OF SUGARCANE BAGASSE LIGNIN AND FIBERS. 2006. (Congresso).

6.
26a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Determinação da cmc (concentração micelar crítica) de carboximetilcelulose produzida de resíduos lignocelulósicos. 2003. (Congresso).

7.
Missão de trabalho CAPES/COFECUB 422/03.Missão de trabalho. 2003. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mayer Andrade Santos. DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO CALORÍFICO DE RESÍDUOS DA BIOMASSA VEGETAL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA CALORÍFICA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Biocombustiveis) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Lucas Ferreira de Paula. Início: 2018. Universidade Federal de Uberlândia.

2.
Patrícia Gontijo de Melo. Início: 2018. Universidade Federal de Uberlândia.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Karoline Pereira ribeiro. CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA DO LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO E SEU APROVEITAMENTO COMO BIOMASSA ENERGÉTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, . Orientador: Reinaldo Ruggiero.

2.
Mariana Fornazier Borges. DESENVOLVIMENTO DE MEMBRANAS DE ACETATO DE CELULOSE INCORPORADAS COM ADITIVOS FUNCIONAIS PARA TRATAMENTOS REGENERATIVOS PERIODONTAIS. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

3.
Renata de Souza Oliveira. ADSORÇÃO DE CONTAMINANTES DE BIODIESEL SOBRE FIBRAS DE BAGAÇO MODIFICADAS EM SUA SUPERFÍCIE. 2017. Dissertação (Mestrado em Biocombustiveis) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Reinaldo Ruggiero.

4.
Daniel de Oliveira e Silva. RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS QUIMICAMENTE MODIFICADOS PARA ADSORÇÃO DE GLICEROL DA ÁGUA. 2017. Dissertação (Mestrado em Biocombustiveis) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Reinaldo Ruggiero.

5.
Jessica Afonso Ferreira. ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MEMBRANAS DE ACETATO DE CELULOSE, INCORPORADAS COM ADITIVOS FUNCIONAIS, PARA USO EM REGENERAÇÃO TECIDUAL GUIADA-RTG. 2015. Dissertação (Mestrado em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Reinaldo Ruggiero.

6.
Vanessa de Almeida Carvalho. CARACTERIZAÇÃO DO DIACETATO DE CELULOSE MODIFICADO COMO UM MATERIAL ALTERNATIVO PARA DISPOSITIVO DE LIBERAÇÃO MEDICAMENTOSA EM PERIODONTIA. 2014. Dissertação (Mestrado em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Uberlândia, . Coorientador: Reinaldo Ruggiero.

7.
João Fernando Neves Martins. SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DE COMPLEXOS DE NEODÍMIO UTILIZANDO CURCUMINÓIDES COMO LIGANTES. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Reinaldo Ruggiero.

8.
Patrícia Gontijo de Melo. Produção e caracterização dos biodieseis obtidos a partir da oleaginosa macaúba (Acrocomia aculeata).. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

9.
Leandro Gustavo da Silva. Fotoquímica e Fotofísica de tetraidrocurcuminas. 2008. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

10.
Bruna Zacharias Horbylon. Estudo in vitro da cinética de desorção de doxiciclina e tetraciclina impregnadas a membranas de colágeno utilizadas como dispositivos de liberação medicamentosa local. 2008. Dissertação (Mestrado em ODONTOLOGIA) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Reinaldo Ruggiero.

11.
Cristiano Soares de souza. DERIVATIZAÇÃO QUÍMICA E CARACTERIZAÇÃO DE UMA LIGNINA DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Reinaldo Ruggiero.

12.
Renata Faria de Souza. ENERGIAS DE ADSORÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS SOBRE CARBOXIMETILCELULOSE DETERMINADAS POR CROMATOGRAFIA GASOSA. 2005. 66 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Reinaldo Ruggiero.

13.
Leonardo Damigo. ESTUDO DE PROPRIEDADES FOTOFÍSICAS E FOTOQUÍMICAS DE UM MODELO DE LIGNINA ( Beta-O-4) NÃO-FENÓLICO E NÃO-CARBONILADO. 2004. 168 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Reinaldo Ruggiero.

14.
Edmar Isaías de Melo. CARACTERIZAÇÃO DE POLIELETRÓLITO ANIÔNICO(CMC-Na) PRODUZIDO A PARTIR DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR IN NATURA, POLPA E POLPA BRANQUEADA. 2003. 102 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Reinaldo Ruggiero.

15.
Cinthia Maria Felício. FOTOBRANQUEAMENTO DE POLPAS CELULÓSICAS: ESTUDO FOTOQUÍMICO E FOTOFÍSICO DE MODELOS DE LIGNINA. 2000. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

Tese de doutorado
1.
Nilson Roberto Pereira. Otimização da produção de biodiesel etílico in situ a partir das amêndoas do Dipeterix alata vog (baru) utilizando Metodologia de Superfície de Resposta. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós_graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Reinaldo Ruggiero.

2.
Patricia Gontijo de Melo. Estudo de membranas de acetato de celulose/glicerol reforçadas com lignina extraída do endocarpo da Macaúba (Acrocomia aculeata) e seus derivados modificados quimicamente. 2015. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Reinaldo Ruggiero.

3.
Marina de Melo Naves. Caracterização física e química de superfícies de titânio trabalhadas por processos mecânicos e usando lignina modificada como polieletrólito natural. 2015. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, . Coorientador: Reinaldo Ruggiero.

4.
Leandro Gustavo da Silva. Producao e caracterizacao de de complexos de carboximetillignina-metais a partir de lignina de bagaco de cana de acucar e sua aplicacao em estudos cineticos de remocao de corantes. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós_graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MATHEUS VICENTE BARBOSA SILVA. Derivatização Química e Caracterização da Lignina da Casca de Coco Obtida pelo Processo de Polpação Kraft. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química industrial) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

2.
Paolla Lorrayne Maciel Rodrigues. Isotermas de adsorção de fosfato em polieletrólito de lignina de bagaço. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

3.
Leandro Gustavo da Silva. Estudo do mecanismo de fotocoloração e fotoproteção de fibras na valorização de resíduos de plantas anuais para a elaboração de superfícies fotoestáveis para painéis e compósitos.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

4.
Demian Patrick Fabiano. Sintese e caracterização de carboximetilcelulose sódica a partir de bagaço de cana de açúcar. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

5.
M. G. GOMES. Branqueamento fotocatalítico (tio2) de polpa obtida da deslignificação de de bagaço de cana de açúcarem forno de microondas. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

6.
DARIONE alves Leal. Alternativas para a redução de íons cobre (II)em membranas de hemodiálise obtidas a partir de bagaço de cana de açúcar. 1995. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

7.
Maria Beatriz Pereira Mangas. Determinação de cinéticas de competição entre o azul de metileno e substratos de interêsse (modelos de lignina), pelos sítios de adsorção da sílica gel em função da polaridade do solvente.. 1994. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

8.
Denilson da Silva Perez. Determinação de entalpias de adsorção de modelos de lignina sobre a celulose empregando cromatografia gasosa.. 1994. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

9.
Eduardo dos Santos Araujo. Síntese e caracterização de polifenóis como modelos de lignina. 1992. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

Iniciação científica
1.
Paolla Lorrayne Maciel Rodrigue. ISOTERMAS DE ADSORÇÃO DE FOSFATO EM POLIELETRÓLITO DE LIGNINA DE BAGAÇO. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

2.
Patricia Carvalho Santana. Dopagem de resíduos lignocelulósicos de bagaço quimicamente modificados com íons metálicos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

3.
Fernando Rosa Gomes. DOPAGEM DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS DE BAGAÇO QUÍMICAMENTE MODIFICADOS COM ÍONS METÁLICOS.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

4.
Inacio Ramos Leite. ESTUDO DO MECANISMO DE FOTOCOLORAÇÃO E DE FOTOPROTEÇÃO DE FIBRAS NA VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE PLANTAS ANUAIS PARA A ELABORAÇÃO DE PAINÉIS E COMPÓSITOS. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

5.
Wender Carvalho Santana. Estudo do mecanismo de fotocoloração e de fotoproteção de fibras na valorização de resíduos de plantas anuais para a elaboração de painéis e compósitos. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

6.
Leandro Gustavo da Silva. ESTUDO DO MECANISMO DE FOTOCOLORAÇÃO E DE FOTOPROTEÇÃO DE FIBRAS NA VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE PLANTAS ANUAIS PARA A ELABORAÇÃO DE SUPERFÍCIES FOTOESTÁVEIS PARA PAINÉIS E COMPÓSITOS. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

7.
Fernando Rosa Gomes. DOPAGEM DE RESÍDUOS LIGNOCELULÓSICOS DE BAGAÇO QUÍMICAMENTE MODIFICADOS COM ÍONS METÁLICOS.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

8.
Inacio Ramos Leite. ESTUDO DO MECANISMO DE FOTOCOLORAÇÃO E DE FOTOPROTEÇÃO DE FIBRAS NA VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS DE PLANTAS ANUAIS PARA A ELA. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

9.
Wender Santana de Carvalho. Estudo do mecanismo de fotocoloração e de fotoproteção de fibras na valorização de resíduos de plantas anuais para a elaboração de Painéis e compósitos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

10.
Eduardo Ferreira de Azevedo. ESTUDO FOTOQUÍMICO E FOTOFÍSICO DE ESTRUTURAS Estudo fotoquímico e Estudo fotoquímico e fotofísico de estruturas dibenzodioxocinos (DBDO) em ligninas do bagaço de cana de açúcar. 2004. 18 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

11.
Eduardo Ferreira de Azevedo. ESTUDO FOTOQUÍMICO E FOTOFÍSICO DE ESTRUTURAS Estudo fotoquímico e Estudo fotoquímico e fotofísico de estruturas dibenzodioxocinos (DBDO) em ligninas do bagaço de cana de açúcar.. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

12.
Demian Patrick Fabiano. Produção de carboximetilcelulose sódica a partir de bagaço de cana de açúcar. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

13.
Fábio dos Santos Fonseca. Degradação Fotocatalítica de Resíduos Orgânicos em um efluente industrial. 2002. 9 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

14.
Demian Patrick Fabiano. Valorização de resíduos agrícolas (abacaxi/cana-de-açúcar) para a produção de derivados celulósicos e fenólicos.. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

15.
Poliana Cardoso Brandão. Valorização de resíduos agrícolas (abacaxi/cana-de-açúcar) para a produção de derivados celulósicos e fenólicos.. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

16.
Alan Soares Landim. CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DA FOTODEGRADAÇÃO DE POLIGUAIACOIS SINTETIZADOS POR CATÁLISE OXIDATIVA, COMO MODELOS MACROMOLECULARES DE LIGNINA.. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

17.
Cinthia Maria Felício. Estudo da degradação fotoquímica de um modelo de lignina do tipo beta-O-4 em meio básico pela ação de espécies ativas de oxigênio. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

18.
Cinthia Maria Felício. Estudo da degradação fotoquímica de um modelo de lignina do tipo beta-O-4 pela ação de espécies ativas de oxigênio. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

19.
Luciana Oliveira de Melo. síntese e fotoquímica de um modelo de lignina em meio básico na presença de peróxido de hdrogênio. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

20.
Cinthia Maria Felício. Determinação de massas molares médias de polifenóis modelos de lignina e de fragmentos de lignina por GPC. 1996. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

21.
Marcos Luiz Tobace. Determinação de calores de adsorção de modelos de lignina sobre polpas de pinus, utilzsando cromatografia gasosa. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

22.
Luis Carlos de Moraes. Determinação de entalpias de adsorção de modelos de lignina sobre celulose empregando cromatografia gasosa. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

23.
Cinthia Maria Felício. Determinação de massas molares médias de modelos de lignina polifenólicos e de fragmentos de lignina por GPC. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

24.
Luciene Mendes de Oliveira. Síntese e caracterização de polifenóis como moelos macromoleculares de lignina (copolímeros). 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

25.
Angélica P. Galvão. Sintese, caracterização e modificações estruturais de polifenóis modelos macromoleculares de lignina. 1995. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

26.
Luis Carlos de Moraes. Determinação de calores de adsorção de cromóforos modelos de lignina em polpas celulósicas(e suportes afins), por cromatografia gasosa.. 1994. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

27.
Denilson da silva Perez. Determinação de entalpias de adsorção de cromóforos modelos de lignina sobre celulose empregando cromatografia gasosa. 1993. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

28.
Denilson da Silva Perez. Fotoquímica e modelos de lignina. 1992. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.

29.
Eduardo dos Santos Araujo. Síntese e caracterização de polifenóis como modelos macromoleculares de lignina. 1992. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado e Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Reinaldo Ruggiero.



Inovação



Patente
1.
 FERREIRA, J. A. ; NAVES, M. M. ; RUGGIERO, R. ; MENEZES, H. H. M. ; MAGALHÃES, D. . Membrana de acetato de celulose com glicerofosfato de cálcio. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201602591, título: "Membrana de acetato de celulose com glicerofosfato de cálcio" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 04/11/2016

2.
 RUGGIERO, R.; RASLAN, A. A. ; SANTOS, R. F. ; SILVA, E. R. . MÉTODO DE MODIFICAÇÃO SUPERFICIAL DE IMPLANTES DE BIOMATERIAIS UTILIZANDO DESCARGAS ELÉTRICAS. 2014, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1320140041124, título: "MÉTODO DE MODIFICAÇÃO SUPERFICIAL DE IMPLANTES DE BIOMATERIAIS UTILIZANDO DESCARGAS ELÉTRICAS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 21/02/2014; Concessão: 21/02/2014. Instituição(ões) financiadora(s): FAPEMIG - Funda,cão de Amparo a Pesquisa do estado de Minas Gerais; UFU - Universidade Federal de Uberlândia..


Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Orientador do projeto de Pesquisador Visitante(FAPEMIG CEX 00025/06 Prof. Alain Castellan-Université Bordeaux 1-França)), no Laboratório de Fotoquímica e Materiais Lignocelulósicos, de dezembro de 2006 a janeiro de 2007. Desenvolvimento do trabalho:
 Fotoquímica e Fotofísica de compostos fenólicos naturais 

As curcuminas, estruturas presentes em raízes de plantas, possuem propriedades antioxidantes, o que as tornam interessantes do ponto de vista alimentar e farmacêutico. As ligninas, são também derivados fenólicos naturais com propriedades antioxidantes, que quando carboximetiladas aumentam sua estabilidade a irradiação em 254 nm e em comprimentos de onda acima de 300nm. No projeto em questão serão feito estudos da fotoquímica de compostos fenólicos naturais, correlacionado às ligninas, onde serão feitas determinações comparativas dos mecanismos fotoquímicos e fotofísicos de curcuminas fenólicas hidrogenadas e não hidrogenadas sintetizadas em Bordeaux-França. As propriedades antioxidantes serão determinadas pelo método do DPPH, e poderão ainda ser exaltadas após hidrogenação. Serão ainda exploradas a fotocatálise de complexos curcuminoides hidrogenados / Mn (II) ou Cu (II) na degradação de ligninas residuais em fase aquosa, e em filmes.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 20:39:09