Armando Antonio Maria Laganá

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  • Última atualização do currículo em 12/10/2018


Possui graduação em Engenharia Eletrica Modalidade Eletronica pela Escola de Engenharia Maua (1975) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor doutor do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atua na área de eletrônica automotiva com ênfase em gerenciamento de motores. Tem experiência anterior na área de Materiais e Processos de Microeletrônica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Armando Antonio Maria Laganá
Nome em citações bibliográficas
LAGANÁ, A. A. M.;ARMANDO A. M. LAGANA;LAGANA, A. A. M.;LAGANÁ, ARMANDO ANTONIO MARIA;LAGANA, ARMANDO ANTONIO MARIA;LAGANÁ, ARMANDO ANTÔNIO M.;LAGANÁ, ARMANDO ANTÔNIO MARIA;LANGANÁ, ARMANDO ANTÔNIO M.;LAGANA, ARMANDO M.;LAGANÁ, ARMANDO A.M.;LAGANA, ARMANDO A. M.;LAGANÁ, ARMANDO;LAGANÁ, ARMANDO A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos.
Av. Luciano Gualberto trav. 3
Cidade Universitaria
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30915314
Ramal: 9735
Fax: (11) 30915665


Formação acadêmica/titulação


1985 - 1994
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aspectos da formação do siliceto de titânio em ambientes de nitrogênio: transformações de fase, cinética, formação em duas etapas e rugosidade, Ano de obtenção: 1994.
Orientador: Jacobus Swart.
Palavras-chave: siliceto de titânio; rugosidade; transformação de fase; processamento térmico rápido.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
1979 - 1984
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: TECNOLOGIA NMOS,Ano de Obtenção: 1984.
Orientador: Joâo Antonio Zuffo.
1971 - 1975
Graduação em Engenharia Eletrica Modalidade Eletronica.
Escola de Engenharia Maua, EEMAUA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos.

1/1986 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica Mod Sistemas Eletrônicos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PEE302 - Eletrônica I
PEE303 - Eletrônica II
PSI -2662 Projetos de Sistemas Embarcados: Sensores e Atuadores
PSI2223 - Introdução a Eletrônica
PSI2306 - Eletrônica
PSI2307 - Laboratório de Eletrônica
PSI¨2618 - Circuitos Eletrônicos Automotivos


Linhas de pesquisa


1.
ELETRÔNICA AUTOMOTIVA

Objetivo: Os principais objetivos da linha de pesquisa são:  Contribuir para o processo de formação de recursos humanos na área de Sistemas Embarcados Automotivos no País, hoje fortemente dependente de soluções desenvolvidas no exterior.  Obter conhecimentos na área de Power-train criando uma capacitação no desenvolvimento de unidades de gerenciamento de motores, freios e transmissão visando num futuro próximo viabilizar novos desenvolvimentos de funções de direção assistida e de veículos autônomos.  Promover um processo permanente de atualização do curso de Tecnologia em Eletrônica Automotiva, ministrado pela Fatec Santo André, e das disciplinas PSI2662 Projetos de Sistemas Embarcados e PSI2618 Circuitos Eletrônicos Automotivos ministradas pela EPUSP, dentro da opção Sistemas Eletrônicos. TEMAS DE PESQUISA Temas de Pesquisa  Gerenciamento de Motores  Gerenciamento de Freios  Gerenciamento de Transmissão  Desenvolvimento de Unidades de Gerenciamento Eletrônicas (ECUs)  Aplicaçãode Sensores e Atuadores Automotivos  Redes CAN.
Grande área: Engenharias
Palavras-chave: Gerenciamento de Motores; Sensores Automotivos; Atuadores Automotivos; Unidade de Controle Eletrônica; Redes CAN.
2.
SISTEMAS EMBARCADOS

Objetivo: Desenvolver projetos de controle empregando microcontroladores.
Palavras-chave: Microcontroladores.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
 Desenvolvimento de um Sistema de GerenciamentoEeletrônico de um Motor Turbo com Injeção Direta (TSI).

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Joao Francisco Justo Filho em 18/05/2018.
Descrição: O presente projeto prevê o estudo sobre o gerenciamento de motores flexfuel sobrealimentados com turbina e injeção direta, abrangendo estudo e comparação de estratégias de gerenciamento e controle dos motores flexfuel sobrealimentados com injeção direta já existentes e desenvolver um modelo baseado nessas informações, considerando o motor que será utilizado. Adicionalmente, identificar alguns parâmetros físicos mecânicos e elétricos desse modelo e simular em ambientes virtuais para a validação dos modelos desenvolvidos. Posteriormente, será desenvolvido uma unidade de gerenciamento eletrônico empregando técnicas de controle a fim de atingir o melhor desempenho e, também atingir um limite de controle em relação à emissão de poluentes. Este projeto será desenvolvido em conjunto com o Laboratório de Engenharia Térmica do IPT..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Integrante / Bruno Silva Pereira - Integrante / João Francisco Justo Filho - Coordenador / Demerson Moscardini - Integrante / Marco Naufal - Integrante / Rafael de Souza Oliveira - Integrante.
2017 - Atual
Sistemas de Transmissão: Desenvolvimento de uma Unidade Eletrônica de Gerenciamento e Implementação de um Hardware in the Loop
Descrição: Paralelamente estão sendo desenvolvidos um HiL de um sistema de transmissão utilizando uma plataforma LABCAR e uma unidade eletrônica para gerenciamento de um sistema de transmissão automatizada, integrante de veículo Fiat, Modelo Strada Adventure, ano 2012, cujo hardware está sendo desenvolvido utilizando microcontroladores da Microchip, família PIC18..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / João Francisco Justo Filho - Integrante / Paulo Alexandre Pizzara Hayashida - Integrante / Giuseppe Giacomini Krefer - Integrante / Caio Roberto do Santos - Integrante / Felipe Calmon - Integrante / Eduardo Rossini - Integrante.
2017 - Atual
 Modelagem e Implementação de um Hardware in the Loop (HiL) de um motor a combustão interna com taxa de compressão variável
Descrição: Modelagem de um motor a combustão interna com diferentes taxas de compressão para que, a partir do modelo anterior, amplia-lo para um modelo de um motor virtual com taxa de compressão variável e implementação de respectivo Hardware in the Loop, referente ao mesmo motor Volkswagem do projeto anterior. Portanto, a modelagem a ser realizada incluirá a taxa de compressão, além da produção de torque, admissão de ar, percurso da mistura ar combustível e evolução térmica. A implementação do HIL será realizada sobre a plataforma LABCAR da ETAS..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Bruno Silva Pereira - Integrante / João Francisco Justo Filho - Integrante / Lucas Motta Novaes - Integrante / Demerson Moscardini - Integrante / Marco Aurélio Froes - Integrante / Marco Naufal - Integrante / Marcos Henrique Carvalho Silva - Integrante / André Vinicius Oliveira Maggio - Integrante / Angelo Magio Neto - Integrante.
2017 - Atual
 Sistema de Controle Cruzeiro Adaptativo (Adapative Cruise Control)
Descrição: A partir da ECU desenvolvida para o projeto de Cruise Control concluído com resultados abaixo descritos, o veículo, modelo Polo ou Gol, será instrumentado com um sensor integrado de radar e câmera para medida da distância do veículo da frente que comparada a uma distância de referência e em função da velocidade presente, estabelecerá uma nova velocidade a ser obtida, compondo uma malha fechada onde serão aplicadas pelo menos duas técnicas diferentes de controle para posterior comparação..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Integrante / Bruno Silva Pereira - Integrante / Demerson Moscardini - Integrante / Bruno Angélico - Coordenador / Leopoldo Rideki Yoshioka - Integrante / Lucas Barbosa Miguel - Integrante / Matheus Mussi Brugnoli - Integrante / Sebastian Mroginski Kapelius - Integrante / Crhistofer Pereira da Costa - Integrante.
2016 - Atual
 Modelagem e Implementação de um Hardware in the Loop (HiL) de um motor a combustão interna
Descrição: Modelagem de um motor a combustão interna e a implementação do respectivo Hardware in the Loop referente a um motor Wolkswagem 1.6 L, flex, aplicado em veículo modelo Gol 2008. A modelagem realizada inclui a produção de torque, admissão de ar, percurso da mistura ar combustível e evolução térmica. A implementação do HiL está sendo realizada sobre a plataforma LABCAR da ETAS..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Integrante / Bruno Silva Pereira - Integrante / João Francisco Justo Filho - Coordenador / Lucas Motta Novaes - Integrante / Demerson Moscardini - Integrante / Marco Aurélio Froes - Integrante / Marco Naufal - Integrante / Marcos Henrique Carvalho Silva - Integrante / André Vinicius Oliveira Maggio - Integrante / Angelo Magio Neto - Integrante.
2015 - 2017
 Sistema de Controle Cruzeiro (cruise control)
Descrição: O trabalho consistiu em desenvolver um sistema de Controle de Cruzeiro (Cruise Control) para operar em um veículo comercial que não dispõe desse recurso, no caso um veículo modelo Volkswagen Polo Sedan 2.0L 2004. O projeto do controlador foi realizado na ferramenta MATLAB e se baseia em um modelo da planta (veículo) obtido por meio de experimentação com auxílio de uma ferramenta de software desenvolvida no trabalho para se comunciar com a ECU em tempo real para aquisitar dados e controlar a aceleração do veículo. Inicialmente, o controlador foi testado e validado em um ambiente de simulação e, posteriormente, foi implementado no firmware da ECU desenvolvida com microcontroladores Freescale S12X para permitir a validação final do controle de cruzeiro por meio de testes utilizando o veículo em um dinamômetro inercial..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Bruno Silva Pereira - Integrante / Bruno Fernandes Pereira - Integrante / Demerson Moscardini - Integrante.
2015 - Atual
Gerenciamento Eletrônico de Motores a Combustão Interna(SI)
Descrição: Desenvolvimento de três unidades eletrônicas de gerenciamento (ECU) para um motor Wolkswagem 1.6 L, flex, aplicado em veículo modelo Gol 2008, utilizando três tipos de hardwares. A primeira utiliza uma plataforma FlexECU (Robert Bosch - MED17) desenvolvida pela ETAS (grupo Bosch), a segunda com hardware próprio desenvolvido pelo grupo e utilizando uma arquitetura decentralizada, implementada com microcontroladores da Freescale (família S12) e uma terceira, também decentralizada utilizando os microcontroladores da Microchip (família PIC18). Para o desenvolvimento da primeira unidade estão sendo utilizadas as ferramentas ASCET e INCA da ETAS, permitindo o desenvolvimento de projeto modular com a metodologia de projeto por modelo (V-Model). Nesse desenvolvimento específico estão sendo utilizados dinamômetros do IPT (bancada), IEE e FATEC Santo André (dinamômetro inercial). Nas outras unidades de hardware o software está sendo desenvolvido em linguagem C. Em todos os casos o software inclui entre as diversas funções a de controle da válvula borboleta, controle do valor de lambda, controle dos sistemas de ignição e injeção, controle de rotação, controle de torque e comunicação CAN e serial com o computador de aquisição..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Bruno Silva Pereira - Integrante / João Francisco Justo Filho - Integrante / Pedro de Castro Rossetti - Integrante / Edson C. Kitani - Integrante / Paulo Alexandre Pizzara Hayashida - Integrante / Lucas Motta Novaes - Integrante / Demerson Moscardini - Integrante / Rodrigo Peralta Morais Ruiz - Integrante / Elton Alves Júnior - Integrante / Filipe Jato - Integrante / Gustavo Granssotto Ribeiro - Integrante / Filipe Gabriel Santos - Integrante / Leonardo Shoite Miyashiro - Integrante / Thiago Magalhães Lima - Integrante / Thales Henrique Rolim Santos - Integrante / Marco Aurélio Froes - Integrante / Marco Naufal - Integrante.
2015 - Atual
 Gerenciamento de Freios: Desenvolvimento de uma Unidade de Controle e de um Hardware in the Loop para sistema ABS e Desenvolvimento de um sistema de Frenagem Eletrônica
Descrição: O presente projeto visa desenvolver uma unidade de gerenciamento eletrônico de um sistema ABS. A primeira etapa consistirá no desenvolvimento de um Hardware-in-the-Loop, para testes de ECUs, antes das aplicações em campo, dentro da metodologia do projeto V-Model. Em paralelo serão desenvolvidos hardware e software específicos de uma unidade de controle, que na sequência serão aplicados no hardware in the loop, para posteriormente serem validadas em testes de campo. Ainda será desenvolvido um sistema de frenagem eletrônica a partir de um EPS..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Bruno Angélico - Integrante / Dirceu Lavoisier - Integrante / Luis Vasco Puglia - Integrante / ? Nouniandres Libório Silva - Integrante / Lucas Barbosa Miguel - Integrante.
2015 - Atual
Desenvolvimento de uma Unidade Eletrônica de Motor Diesel 2-0L.
Descrição: Desenvolvimento de uma unidade eletrônica de gerenciamento para um motor diesel MWM 2.0L, aplicado a veículo GM, modelo S-10, e da mesma forma do motor flex, serão utilizadas duas plataforma de hardware. A primeira será uma plataforma FLEXECU(Robert Bosch - EDC17) comercializada pela ETAS (grupo Bosch) e o segunda implementada utilizando uma arquitetura decentralizada, com microcontroladores Freescale (família S12). Em ambos os casos serão utilizados a ferramenta ASCT da ETAS permitindo o desenvolvimento de projeto modular com a metodologia de projeto por modelo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Jose Martinho - Integrante / ? Willian Rocha M. da Silva - Integrante / Mozart Fueje Martins - Integrante.
2015 - Atual
Aplicação da Corrente Iônica no Gerenciamento de Motores a Combustão Interna.
Descrição: Estudo da corrente iônica obtida da vela de ignição junto a câmera de combustão, e aplicação numa unidade de gerenciamento (projeto anterior) visando realizar a função dos sensores de fase e de detonação com o objetivo de substitui-los ou criar sinais para funções de redundância. O presente projeto passa por etapas de obtenção, estudo do fenômeno, caracterização em função de parâmetros como, tipo de vela, tempo de uso de mesma, tensão utilizada, composição do combustível, rotação e carga. Em paralelo serão desenvolvidos um extenso trabalho de modelagem do sinal e a implementação de hardware e software para o tratamento do sinal em tempo real..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / João Francisco Justo Filho - Integrante / Edson Caoru Kitani - Integrante / Paulo Alexandre Pizzara Hayashida - Integrante / Leonardo Dias Rocha - Integrante / Antonio do Socorro - Integrante.
2014 - 2015
 Desenvolvimento de uma Unidade Eletrônica de Gerenciamento para um Motor Volkswagen 1.6 L, utilizando plataforma FlexECU e a ferramenta ASCET da ETAS.
Descrição: Foi desenvolvida uma unidade eletrônica de gerenciamento de um motor Volkswagen 1.6 L aplicado num veículo modelo Gol um ano de fabricação 2008, utilizando a plataforma FlexECU e a ferramenta ASCET, ambas desenvolvidas pela ETAS, que colaborou de forma significativa com o projeto. O ASCET permite a utilização da metodologia de projeto por modelo, onde os diferentes blocos são desenvolvidos de forma modular. Apesar de ser um motor flex o presente projeto se ateve apenas o gerenciamento com gasolina e a controle de rotação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Bruno Silva Pereira - Integrante / João Pedro Santos - Integrante / Pedro de Castro Rossetti - Integrante / Demerson Moscardini - Integrante.
2014 - Atual
Desenvolvimento do Controle de uma Válvula Borboleta aplicando Técnicas e Controle Adptativo e Controle Ótimo.
Descrição: O presente projeto visa desenvolver um sistema de controle de abertura de um sistema de admissão de ar de um motor, utilizando técnicas de controle adaptativo e controle ótimo e aplicá-lo no veículo modelo Gol citado em projeto anterior. O projeto será focado na válvula borboleta do veículo referido, iniciando-se pelo levantamento de seu modelo, aprimorando a metodologia de trabalho já concluído e descrito abaixo. Posteriormente com o uso do Silmulink serão desenvolvidos controladores utilizando as técnicas citadas e portados hardwares utilizando-se micorcotroladores e outros CIS da Free-scale, cujos os conhecimentos adquiridos serão empregados para a construção dos blocos referente a ferramenta ASCET e programar um hardware ETAS a ser definido..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Marcos Antônio Carvalho Guedes - Integrante / Cynthia Thamirez Silva - Integrante / João Francisco Justo Filho ? coordenador acadêmico - Integrante.
2013 - 2014
Desenvolvimento de uma Unidade Eletrônica de Gerenciamento para um Motor Volkswagen 2.0L
Descrição: Foi desenvolvido de uma unidade eletrônica de gerenciamento para controlar o funcionamento de um motor Volkswagen 2.0L aplicada num veículo modelo Pólo com ano de fabricação 2004, utilizando uma arquitetura descentralizada, com microcontroladores Freescale (família S12), constituída dos blocos de gerenciamento, sincronismo e comunicação e diagnose. O software do bloco de gerenciamento inclui entre diversas funções a malha de controle da válvula borboleta, amalha de controle da rotação a partir de referência determinada pela posição do pedal, malha de controle do valor de lambda e cálculo dos parâmetros para o bloco de sincronismo. O software do bloco de sincronismo gera os pulsos de controle da ignição e da injeção de combustível em sincronismo com os pulsos provenientes da rodafônica. O software do bloco de comunicação e diagnose prevê a ordenação dos dados recebidos dos blocos de gerenciamento e sincronismo inclusive os de falhas. Mantem uma comunicação CAN com outras ECUs do carro alem de uma comunicação serial com um computador, permitindo a visualização de outros dados e estabelecer comunicação com instrumentos de diagnose padrão OBD..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Felipe Albaladejo Serafim - Integrante / Bruno Silva Pereira - Integrante / Demerson Moscardino - Integrante / João Francisco Justo Filho - Integrante / Edson Caoru Kitani - Integrante / Bruno Cesar Fernandes Pereira - Integrante / Bruno Martin de Alcântara Dias - Integrante / Leopoldo Rideki Yoshioka - Integrante.
2012 - 2014
Controle da Abertura da Válvula Borboleta Integrante de um Sistema de Admissão de Ar de um Motor a Combustão Interna
Descrição: Foi desenvolvido um sistema para controlar a abertura de uma válvula borboleta de um motor a combustão interna. Inicialmente a partir da literatura foi estabelecido seu respectivo modelo e levantado experimentalmente os valores de seus parâmetros. O modelo resultante foi simulado utilizando-se o programa Simulink , e posteriormente validado através de testes de bancada. Após esta fase , foi desenvolvido um controlador PI aplicado com sucesso..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Integrante / João Francisco Justo Filho - Coordenador / Marcos Antônio Carvalho Guedes - Integrante / Cynthia Thamirez Silva - Integrante / Luiz Vasco Puglia - Integrante.
2012 - 2013
 Desenvolvimento de Unidade Eletrônica de Gerenciamento para um Motor Volkswagen 2.0L
Descrição: Foi desenvolvida uma unidade eletrônica de gerenciamento para controlar o funcionamento de um motor Volkswage 2.0L aplicado num veículo modelo Volkswagen Polo Sedan 2.0L 2004. O hardware desta ECU segue uma arquitetura descentralizada com três blocos: Gerenciamento, Sincronismo, Comunicação. O componente principal de cada bloco corresponde a um microcontrolador automotivo Freescale da família S12XE, dedicado para aplicações de gerenciamento de motores automotivos..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Bruno Silva Pereira - Integrante / Bruno Cesar Fernandes Pereira - Integrante / Demerson Moscardini - Integrante.
2012 - 2013
Analise dos Sinais do Sensor de Detonação pelo Método de Filtros Adaptativos
Descrição: Foi desenvolvido um subsistema para verificar a ocorrência de sinais de detonação através de analise utilizando o método de filtros adaptativos. Inicialmente foram desenvolvidos programas de análise em MAT-LAB que utilizaram sinais simulados do sensor de detonação. Paralelamente a partir de uma unidade eletrônica de gerenciamento de um motor desenvolvida no âmbito do Grupo de Eletrônica Automotiva da EPUSP, foi obtido um sinal real a partir do adiantamento da ignição. Este sinal real foi utilizado para novas simulações em MAT-LAB. Posteriormente utilizando-se a ferramenta ASCET e o equipamento S910, ambos da ETAS, implementou-se um sistema para realizar esta análise em tempo real. O mesmo foi aplicado num carro com motor a gasolina 2.0L, modelo Pólo, ano 2004 utilizando-se um dinamômetro inercial..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Rafael Luis da Silva - Integrante / João Pedro Santos - Integrante / Pedro de Castro Rossetti - Integrante / Antonio Carlos Seabra - Integrante.
2011 - 2012
Desenvolvimento de uma Unidade Eletrônica de Gerenciamento para um Motor GM 1.8L. (Sem carga)
Descrição: Desenvolvimento de uma unidade eletrônica de gerenciamento para controlar o funcionamento de um motor GM 1.8L, montado na forma de mockup. Apresenta uma arquitetura descentralizada composta dos blocos de gerenciamento, de sincronismo (controle da ignição e injeção) e de comunicação e diagnose. O software desenvolvido visou o controle da injeção de combustível a partir da pressão do ar admitido, incluindo o controle do ar admitido incluindo o controle da válvula borboleta. O software não incluiu a utilização da sonda lambda e sensor de detonação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Armando Antonio Maria Laganá - Coordenador / Felipe Albaladejo Serafim - Integrante / André Masakazu Ferreira Soares - Integrante / Alexsander Tressino de Carvalho - Integrante / Viton Seiki Scanpinehi - Integrante / Bruno Cesar Fernandes Pereira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Automotiva.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Materiais e Componentes Semicondutores.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Processos.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio SAE 2012-Categoria: EDUCAÇÃO, SAE-Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE ANDRADE, RICARDO2018DE ANDRADE, RICARDO ; HODEL, KLEBER N. ; JUSTO, JOAO F. ; LAGANA, ARMANDO M. ; SANTOS, MAX M. ; GU, ZONGHUA . Analytical and Experimental Performance Evaluations of CAN-FD Bus. IEEE Access, v. 6, p. 1-1, 2018.

2.
LAGANÁ, ARMANDO A.M.2018LAGANÁ, ARMANDO A.M.; LIMA, LEONARDO L. ; JUSTO, JOÃO F. ; ARRUDA, BENEDITO A. ; SANTOS, MAX M.D. . Identification of combustion and detonation in spark ignition engines using ion current signal. FUEL, v. 227, p. 469-477, 2018.

3.
DIAS, BRUNO M. A.2018DIAS, BRUNO M. A. ; LAGANA, ARMANDO A. M. ; JUSTO, JOAO F. ; YOSHIOKA, LEOPOLDO R. ; SANTOS, MAX M. D. ; GU, ZONGHUA . Model-Based Development of an Engine Control Module for a Spark Ignition Engine. IEEE Access, v. 6, p. 1-1, 2018.

4.
BRUGNOLLI, MATEUS MUSSI2018BRUGNOLLI, MATEUS MUSSI ; PEREIRA, BRUNO SILVA ; ANGÉLICO, BRUNO AUGUSTO ; LAGANÁ, ARMANDO ANTÔNIO MARIA . Adaptive Cruise Control with a Customized Electronic Control Unit. JOURNAL OF CONTROL, AUTOMATION AND ELECTRICAL SYSTEMS, v. 1, p. 1-7, 2018.

5.
SANTOS, M. M. D.2015SANTOS, M. M. D. ; NEME, J. H. ; Felipe Rezende Franco ; Sérgio Luiz Stevan Jr. ; Weslley Torres ; Alexandre Baratella Lugli ; LAGANÁ, A. A. M. ; João Francisco Justo . Model-Based Design of Exterior Lighting Control Function for Automobile. International Journal of Innovative Computing, Information & Control, v. 1, p. 1, 2015.

6.
Max Mauro Dias Santos2015Max Mauro Dias Santos ; João Henrique Neme ; Felipe Rezende Franco ; Sergio Luiz Stevan ; Weslley Torres ; Alexandre Baratella Lugli ; LAGANÁ, A. A. M. ; João Francisco Justo . Rapid Control Prototyping for Automotive Software at Power Windows. International Journal of Innovative Computing, Information & Control, v. 1, p. 1, 2015.

7.
DE A DIAS, B. M.2015DE A DIAS, B. M. ; DA SILVA, C. T. ; KITANI, E. C. ; LAGANA, A. A. M. ; JUSTO, J. F. . Teaching microcontrollers using automotive electronic systems. International Journal of Electrical Engineering Education, v. 1, p. 1, 2015.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HASAN, N. M. ; LAGANÁ, A. A. M. ; SANTOS FILHO, S. G. . Contribuição ao estudo da morfologia da superfície e da interface do siliceto de tittâno sobre Si(100) empregando a técnica de microscopia de força atômica. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, São Paulo, , v. 1, p. 1 - 9, 18 maio 1998.

2.
SOUZA, S. G. ; LAGANÁ, A. A. M. ; SANTOS FILHO, S. G. . Estudo da influência dos parâmetros de recozimento térmico rápido na morfologia dos filmes de TiSi2 formados e sua correlação com a tensão mecânica. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, São Paulo, , v. 1, p. 1 - 10, 18 maio 1997.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAGGIO, ANDRÉ VINICIUS O. ; NAUFAL, MARCO ISOLA ; SILVA, MARCOS HENRIQUE C. ; LAGANÁ, ARMANDO ANTÔNIO M. ; FILHO, JOÃO FRANCISCO J. ; MAGGIO NETO, ANGELO . SIMULAÇÃO DE UM MOTOR DE COMBUSTÃO FLEX. In: XXVI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, 2018, São Paulo. Blucher Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 523.

2.
MAGGIO NETO, ANGELO ; MAGGIO, ANDRÉ VINÍCIUS DE O. ; LAGANÁ, ARMANDO ANTÔNIO MARIA ; SILVA, MARCOS HENRIQUE C. ; NAUFAL, MARCO ISOLA ; FRÓES, MARCO AURÉLIO . ANÁLISE DO DESEMPENHO DE UM MOTOR FLEX-FUEL PARA DIFERENTES RELAÇÕES DE COMPRESSÃO. In: XXVI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, 2018, São Paulo. Blucher Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 541.

3.
ABRAHAO, LUCIANO BREVE ; PATERLINI, BRUNO SCARANO ; FERNANDES, ERICO DE ARAÚJO ; YOSHIDA, LEOPOLDO ; LAGANÁ, ARMANDO . PORTOTRACK PROJECT : COMMUNICATION INTERFACE -VEHICLE TO PORT INFRASTRUCTURE - PORTOLOG. In: XXVI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, 2018, São Paulo. Blucher Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 433.

4.
SILVA, NOURIANDRES LIBORIO ; LAGANÁ, ARMANDO A. M. ; HODEL, KLEBER NOGUEIRA . HARDWARE IN THE LOOP PARA FREIOS ABS HIDRÁULICO. In: XXVI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, 2018, São Paulo. Blucher Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 308.

5.
MATA, VALTER MANUEL JARDIM DA ; LAGANÁ, ARMANDO ANTÔNIO MARIA ; PEREIRA, BRUNO SILVA ; MOSCARDINI, DEMERSON . EVOLUÇÕES DE ECUS FATEC USP. In: XXVI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, 2018, São Paulo. Blucher Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 575.

6.
MARTINS, MOZART FRAGA ; LAGANÁ, ARMANDO ANTÔNIO MARIA ; SUEN, JOSÉ MIGUEL . SISTEMA DE CONTROLE DA PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL NO DIESEL COMMON RAIL. In: XXVI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, 2018, São Paulo. Blucher Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 348.

7.
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Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS FILHO, S. G. ; LAGANÁ, A. A. M. ; MARQUES, A. E. B. . Superfícies, Interfaces e Deposição Eletroquímica. In: Simpósio de Cultura e Extensão da EPUSP, 2001, Sâo Paulo. Anais do Simpósio de Cultura e Extensão da EPUSP - CD-ROM. São Paulo: EPUSP, 2001. v. 1.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nourindres Libório Silva. Desenvolvimento de um Hardware in the Loop para um Sistema ABS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Gustavo Henrique Larsen. A definir tema: Comunicação Veicular. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Rodrigo Peralta Moraes Ruiz. Gerenciamento Eletrônico de um Motor FLEX com Arquitetura Descentralizada?. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.
Angelo Maggio Neto. Modelagem de um Motor com Taxa de Compressão Variável a Partir de Diferentes Taxas Fixas e Implementação de Hardware in the Loop. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Marcos Henrique Carvalho Silva. A Definir Tema: Modelagem de Motores. Início: 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
André Horácio Araujo dos Santos. A definir Tema: Amortecedor Controlado Eletronicamente. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Rafael Oliveira de Souza. A Definir Tema Gernciamento de Motores. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Mozart Fraga Martins. Desenvolvimento de uma Unidade de Gerenciamento Eletrônico de um Motor Diesel. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (Orientador).

4.
Rodrigo Luis Pereira. A Definir Tema Gerenciamento de Motores. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (Orientador).

5.
Robério Vitor. A Definir Tema Tração Controlada Eletrônicamente. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcos Henrique Carvalho Silva. Modelagem de motores a combustão interna com tecnologia FLEX. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Armando Antonio Maria Laganá.

2.
Aguinaldo Batista dos Santos Júnior. Implementação de plataforma de simulação hardware-in-the-loop ABS para aplicações didáticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, . Orientador: Armando Antonio Maria Laganá.

3.
Bruno César Fernandes Pereira. Evolução de uma unidade de gerenciamento eletrônico de um motor VW 2.0L e desenvolvimento de controle de cruzeiro: Projeto Otto IV. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, . Orientador: Armando Antonio Maria Laganá.

4.
Nasser Mahmoud Hasan. Contribuição ao estudo da morfologia da superfície e da interface do siliceto de titânio sobre Si(100) empregando a técnica de microscopia de força atômica. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Armando Antonio Maria Laganá.

5.
Silvana Gasparotto de Souza. Estudo da influência dos parâmetros de recozimento térmico rápido na morfologia dos filmes de TiSi2 formados e sua correlação com a tensão mecânica. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Armando Antonio Maria Laganá.



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DE A DIAS, B. M.2015DE A DIAS, B. M. ; DA SILVA, C. T. ; KITANI, E. C. ; LAGANA, A. A. M. ; JUSTO, J. F. . Teaching microcontrollers using automotive electronic systems. International Journal of Electrical Engineering Education, v. 1, p. 1, 2015.




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