Graziela Lucci de Angelo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9609852805557412
  • Última atualização do currículo em 25/05/2015


Possui mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em história do ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, história do ensino de língua portuguesa; ensino e livro didático de língua materna. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Graziela Lucci de Angelo
Nome em citações bibliográficas
ANGELO, G. L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras.
Campus Universitário Camobi - Avenida Roraima, 1000 - UFSM
Camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (055) 32208482


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Revisitando o ensino tradicional de Língua Portuguesa, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Raquel Salek Fiad.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino tradicional de língua materna; história do ensino de Língua Portuguesa; discurso pedagógico; discurso acadêmico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: ensino de língua materna.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: história do ensino de Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação Superior.
1987 - 1990
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Através do ensino da gramática,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Raquel Salek Fiad.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ensino; gramática; língua materna.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: ensino de língua materna.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria 71608, UFSM, Professor Associado em 10 de julho de 2014.

Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1993 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2008 - Atual
Direção e administração, Departamento de Letras Clássicas, Filologia e Lingüística, .

Cargo ou função
Subchefe do Departamento a partir de 09/07/2008, pelo período de dois anos. Portaria nº 026/2008/CAL/UFSM.
08/2007 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A constituição do ensino de língua no Brasil
História do conhecimento lingüístico
A ciência linguística e o ensino de língua
05/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Pós, Curso de Pós Graduação em Letras.

Linhas de pesquisa
Língua, sujeito e história
08/2005 - Atual
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Aplicada
Lingüística Geral
Núcleo de Estudos Lingüísticos
Psicolingüística
Sociolingüística
10/1999 - 06/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação das Condições de Oferta dos Cursos de Letras/ Secretaria de Educação Superior - MEC.
03/1999 - 02/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Letras.
03/1999 - 02/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Letras.
08/1998 - 02/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Comissão de Ensino , Pesquisa e Extensão.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão.
07/1998 - 02/2000
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
07/1998 - 02/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
10/1997 - 02/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Coordenação do Curso de Graduação em Letras.

Cargo ou função
Membro da Comissão Editorial da Revista IDÉIAS.
01/1992 - 02/2000
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dialetologia do Português
Introdução aos estudos lingüísticos
Lingüística A/B
lingüística I
lingüística II
Lingüística III
Psicolingüística
Sociolingüística
10/1999 - 12/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora da IV Semana Acadêmica do Curso de Letras.
03/1993 - 12/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

08/1999 - 08/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Coordenação do Curso de Graduação em Letras.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação Discente do Curso de Letras.
05/1999 - 07/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Cargo ou função
Coordenadora Geral do Seminário "Curso de Letras: História e Perspectivas".
08/1997 - 07/1999
Ensino, linguagem e práticas escolares, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias lingüísticas
03/1992 - 06/1999
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I-A
Lingüística II-B
02/1999 - 03/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Seleção dos candidatos para Reingresso e Transferência do Curso de Letras.
03/1996 - 12/1998
Extensão universitária , Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Atividade de extensão realizada
Grupo de Estudo e Pesquisa: Práticas de Ensino de Português - Coordenação.
1995 - 1998
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Cargo ou função
Subchefe de departamento.


Linhas de pesquisa


1.
ensino /aprendizagem de língua materna
2.
Língua, sujeito e história

Objetivo: O objetivo desta linha é estimular e reunir projetos que se dediquem ao estudo da história da produção do conhecimento lingüístico, a partir de uma perspectiva de análise discursiva e enunciativa, tanto dos instrumentos lingüísticos produzidos como de outras textualidades nas quais a linguagem significa histórica e politicamente em uma relação do sujeito com a língua, mostrando que os sentidos são efeitos que se produzem ideologicamente. .
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: história do ensino de Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: produção escrita dos lingüistas; memória; língua materna; língua estrangeira; história do ensino de Língua Portuguesa; discurso acadêmico.


Projetos de pesquisa


2007 - 2011
O papel de alguns documentos oficiais na constituição da história da disciplina curricular Língua Portuguesa
Descrição: O projeto tem por objetivo investigar a constituição da história da disciplina curricular Língua Portuguesa no Brasil, tomando como fonte de informação alguns documentos oficiais voltados ao ensino de Língua materna, publicados a partir das décadas de 1970..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Graziela Lucci de Angelo - Coordenador / Mariel Rossato - Integrante / Joceli Cargnelutti - Integrante / Adriana Fernandes - Integrante / Carolina Oliveira - Integrante / Gabriela Persio Herrmann - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2007 - Atual
A ciência lingüística e o ensino de língua portuguesa no Brasil
Descrição: O presente projeto tem por objetivo fazer uma investigação a respeito do discurso da ciência lingüística para o ensino de língua portuguesa, no Brasil, que começa a tomar lugar a partir dos anos 1970. É de interesse, nesse estudo, conhecer como tal discurso se apresenta na produção acadêmica de lingüistas brasileiros, em documentos oficiais voltados ao ensino de língua materna, em manuais didáticos de língua portuguesa, em textos orais produzidos por professores dessa disciplina, dentre outras possíveis textualidades. Além disso, é também foco de atenção investigar que relação tem se estabelecido, desde então, entre esse discurso e a constituição da história da disciplina curricular Língua Portuguesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Graziela Lucci de Angelo - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 13
2006 - 2006
Investigando a história do ensino da disciplina Língua Portuguesa
Descrição: Investigar a constituição da história do ensino de Língua Portuguesa a partir de alguns livros didáticos publicados nos anos 1960..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Graziela Lucci de Angelo - Coordenador / Joceli Cargnelutti - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria/ FIPE - Bolsa.
1999 - 1999
O ensino de gramática nas escolas municipais de Santa Maria
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1999
O ensino de Língua Portuguesa no Telecurso 2000 - 1º grau
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Graziela Lucci de Angelo - Coordenador.
1995 - 1996
Da prática para a gramática
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Graziela Lucci de Angelo - Coordenador.Número de orientações: 1
1993 - 1994
Interação professor X aluno X texto escrito em aula de língua materna- Coordenadora
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2006 - 2006
História do ensino de Língua Portuguesa através de alguns livros didáticos
Descrição: Investigar a constituição da história do ensino de Língua Portuguesa a partir de alguns livros didáticos publicados na segunda metade do século XX..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Graziela Lucci de Angelo - Coordenador / Fabiane Sarmento Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria /PROGRAD - Bolsa.
2006 - 2006
História do ensino de Língua Portuguesa através de alguns livros didáticos
Descrição: Investigação sobre a história da constituição do ensino da disciplina curricular Língua Portuguesa através de alguns livros didáticos publicados na segunda metade do século XX..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Graziela Lucci de Angelo - Coordenador / Mariel Rossato - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria /PROGRAD - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2007 - 2011
Periódico: Letras (UFSM)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: história do ensino de Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: ensino de língua materna.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WINCH, P. G.2013WINCH, P. G. ; ANGELO, G. L. . constituição do sujeito aprendiz, oralidade e livro didático de português; questões a se pensar. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 16, p. 63-84, 2013.

2.
CARGNELUTTI, J.2013CARGNELUTTI, J. ; ANGELO, G. L. . Lendo, refletindo e dialogando: mudanças ocorridas na configuração dos livros didáticos de português a partir da década de 1960. Eutomia (Recife), v. 12, p. 392-407, 2013.

3.
CARGNELUTTI, J.2012CARGNELUTTI, J. ; ANGELO, G. L. . Constituição da disciplina curricular Língua Portuguesa: dialogando com diferentes textos. Intersecções (Jundiaí), v. 2, p. 93, 2012.

4.
CARGNELUTTI, J.2012CARGNELUTTI, J. ; ANGELO, G. L. . A unidade didática e seus objetos de ensino: deslocamentos ao logo das décadas. Signum. Estudos de Linguagem, v. 15, p. 85-106, 2012.

5.
ANGELO, G. L.2011 ANGELO, G. L.. Quando o professor recorda... Considerações sobre o passado do ensino de língua portuguesa. MOARA, v. 36, p. 128-143, 2011.

6.
ANGELO, G. L.2010ANGELO, G. L.. A gramática no ensino de língua portuguesa: à busca de compreensão. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 10, p. 931-947, 2010.

7.
ANGELO, G. L.2008 ANGELO, G. L.. O discurso de ex-alunos de uma escola pública: uma leitura. Letras (UFSM), v. 37, p. 81-94, 2008.

8.
ANGELO, G. L.2006 ANGELO, G. L.. Um olhar sobre o ensino tradicional de Língua Portuguesa. MOARA, v. n. 26, p. 195-209, 2006.

9.
ANGELO, G. L.1995ANGELO, G. L.. Algumas considerações sobre o discurso pedagógico. REVISTA DO CENTRO DE ARTES E LETRAS, Santa Maria, v. 17, n.1-2, p. 115-126, 1995.

10.
ANGELO, G. L.1988ANGELO, G. L.; GESUELI, Z. M. ; MENDES, I. R. S. ; PISCIOTTA, H. . O que pensam as pessoas sobre leitura e escrita. Leitura. Teoria & Prática, Campinas, v. 11, p. 44-54, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANGELO, G. L.. Que sabemos sobre livro didático - catálogo analítico. 1a.. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1989. v. 1. 234p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANGELO, G. L.. A imagem do ensino tradicional de língua portuguesa construída por alguns documentos oficiais. In: Inês Signorini; Raquel Salek Fiad. (Org.). Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. 1ed.Belo Horizonte(MG): Editora UFMG, 2012, v. 01, p. 38-58.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANGELO, G. L.. A relação professor/livro didático no processo de constituição do ensino de língua portuguesa. In: I Seminário de História do Ensino das Línguas, 2009, Aracaju (SE). I Seminário de História do Ensino das Línguas - 250 anos de profissão docente e ensino de línguas no Brasil, 2009. v. único.

2.
ANGELO, G. L.. Investigando o discurso da linguística sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. In: V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - Teorias Linguísticas e Ensino: possibilidades e limites, 2007, Pelotas (RS). V SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - Teorias Linguísticas e Ensino: possibilidades e limites, 2007.

3.
ANGELO, G. L.. Um olhar sobre o ensino tradicional de língua portuguesa. In: II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica, 2006, Salvador (BA). Anais II CIPA - Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica- Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si, 2006.

4.
ANGELO, G. L.. O que dizem alguns documentos oficiais sobre o ensino tradicional de Língua Portuguesa. In: I Congresso Latino-Americano sobre formação de Professores de línguas, 2006, Florianópolis. Anais do I Congresso Latino-Americano sobre formação de Professores de Línguas, 2006. p. 66-80.

5.
ANGELO, G. L.. Revisitando o ensino tradicional de Língua Portuguesa. In: 51º Seminário do GEL, Grupo de Estudos Lingüísticos, 2004, Taubaté. GEL XXXIII Estudos Lingüiísticos. Campinas (SP), 2004. v. unico. p. 1219-1225.

6.
ANGELO, G. L.; QUINTO, R. C. . Telecurso 2000- 1o. grau : uma nova proposta de ensino da língua materna ?. In: 12o. Congresso de Leitura do Brasil, 1999, Campinas. I Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil/12o. Congresso de Leitura do Brasil, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANGELO, G. L.. O linguista como autor de livro didático de português. In: 1º Seminário de pesquisa Livros didáticos de português, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos e Programação 1º Seminário de pesquisa Livros didáticos de português. São Paulo SP, 2012. v. único. p. 85-87.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANGELO, G. L.. O novo e o tradicional no ensino de Língua Portuguesa: o que dizem algumas professoras. In: VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - SENALE, 2010, Pelotas (RS). Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa, 2010. p. 147-147.

2.
PIETRI, E. ; DANIEL, M. E. B. ; ANGELO, G. L. . A formação do professor de língua portuguesa: entre a tradição e a modernidade. In: IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, 2010, São Paulo (SP). Linguagens e culturas: ensino de língua e formação do professor. São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2010. v. único. p. 33-33.

3.
ANGELO, G. L.. O uso do gênero depoimento oral no processo de formação de professores. In: V SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul (RS). V SIGET - O ensino em foco. Caxias do Sul (RS), 2009.

4.
ANGELO, G. L.. O livro didático no processo de constituição do ensino de língua portuguesa. In: VIII Encontro do CELSUL, 2008, Porto Alegre (RS). Anais VIII Encontro do CELSUL. Porto Alegre, 2008.

5.
ANGELO, G. L.. Discurso(s) sobre o ensino de gramática. In: I Jornada Internacional de Estudos do Discurso - I JIED, 2008, Maringá (PR). I JIED. Maringá (PR), 2008.

6.
ANGELO, G. L.. A imagem do ensino tradicional de Língua Portuguesa construída por alguns documentos oficiais. In: 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - Linguagem em Atividades, 2007, São Paulo (SP). Caderno de Resumos 16º Inpla, 2007. v. único. p. 108-108.

7.
ANGELO, G. L.; CARGNELUTTI, J. ; ROSSATO, M. . O livro didático como fonte para a história do ensino da disciplina Língua Portuguesa (orientadora do trabalho apresentado). In: 22ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2007, Santa Maria RS. Anais 22a. Jornada Acadêmica Integrada UFSM, 2007.

8.
ANGELO, G. L.; ROSSATO, M. ; CARGNELUTTI, J. . História do ensino da Língua Portuguesa no Brasil através da análise de um livro didático (orientadora do trabalho apresentado). In: 22ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2007, Santa Maria RS. Anais 22a. Jornada Acadêmica Integrada UFSM, 2007.

9.
ANGELO, G. L.. O que dizem alguns textos de lingüistas sobre o ensino tradicional de língua portuguesa. In: 54º Seminário do Gru´po de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2006, Araraquara. Caderno de Resumos do 54º Seminário do GEL, 2006. v. único. p. 289-289.

10.
ANGELO, G. L.. Um olhar sobre o ensino tradicional de língua portuguesa. In: II CIPA - Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica, 2006, Salvador. Anais II CIPA - Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) Biográfica- Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si, 2006. v. único. p. 455-455.

11.
ANGELO, G. L.. O que dizem alguns documentos oficiais sobre o ensino tradicional de língua portuguesa. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas/ I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas, 2006, Florianópolis. Cadernos de Resumos do I congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas/ I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas, 2006. v. único. p. 141-141.

12.
ANGELO, G. L.. Revisitando o ensino tradicional de Língua Portuguesa. In: 51º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2003, Taubaté (SP). Programação Geral e Caderno de Resumos do 51º Seminário do GEL, 2003. v. único. p. 205-206.

13.
ANGELO, G. L.. O discurso de ex-alunos de uma escola pública. In: 14º Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas. Caderno de Resumos do 14º COLE e do II COHILILE, 2003. v. único. p. 124-124.

14.
ANGELO, G. L.. Revendo o ensino tradicional de Língua Portuguesa. In: IX SETA Seminários de Teses em Andamento IEL - Unicamp, 2003, Campinas. Cadeno de Resumos do IX SETA, 2003.

15.
ANGELO, G. L.. A produção acadêmica sobre história de vida de professores de língua materna. In: 50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 2002, São Paulo. Resumos do 50º GEL, 2002. v. único. p. 16-16.

16.
ANGELO, G. L.; NASCIMENTO, S. S. . O ensino de Língua Portuguesa no Telecurso 2000 - 1o. grau. In: 11o. Congresso de Leitura do Brasil, 1997, Campinas. 11o. Cole - Congresso de Leitura do Brasil - A voz e a letra dos excluídos, 1997. p. 174-174.

Apresentações de Trabalho
1.
ANGELO, G. L.; BARBOSA, M. V. ; PIETRI, E. . Formação de professores e história da disciplina escolar língua portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ANGELO, G. L.; MOTTA, V. R. A. ; HENDGES, G. R. ; RICHTER, M. G. ; Sturza, E. R. ; FERNANDEZ, S. I. G. ; TRENTIN, R. . conversa com o Núcleo Docente Estruturante (NDE): a reforma curricular do curso de Letras licenciaturas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANGELO, G. L.; FLAIN, A. . Ensino de línguas materna e estrangeira no Brasil: da constituição à prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANGELO, G. L.. Quando o professor de língua portuguesa recorda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANGELO, G. L.. O linguista como elaborador de livro didático de português nos anos 1970. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ANGELO, G. L.. Algumas considerações sobre o ensino de língua portuguesa: passado e presente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ANGELO, G. L.. O linguista como autor de livro didático de português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ANGELO, G. L.. O ensino de língua portuguesa pelo olhar de suas professoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ANGELO, G. L.; HERRMANN, G. P. ; CARGNELUTTI, J. ; Rodrigues, N. R. L. . O que sabemos sobre o ensino de língua portuguesa?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ANGELO, G. L.. O novo e o tradicional no ensino de Língua Portuguesa: o que dizem algumas professoras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PIETRI, E. ; DANIEL, M. E. B. ; ANGELO, G. L. . A formação do professor de língua portuguesa: entre a tradição e a modernidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ANGELO, G. L.. Livro didático e concepções de linguagem-sujeito-sentido. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ANGELO, G. L.. O uso do gênero depoimento oral no processo de formação de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ANGELO, G. L.. A relação professor/livro didático no processo de constituição do ensino de língua portuguesa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANGELO, G. L.. Discurso(s) sobre o ensino da gramática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
LECLERQC, H. ; ANGELO, G. L. . Que línguas ensinar em uma escola democrática?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ANGELO, G. L.. O livro didático no processo de constituição do ensino de Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ANGELO, G. L.. O livro didático de português a partir dos anos 1960 no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Gonçalves, S. ; Luz, M. N. S. ; Surdi, M. I. ; ANGELO, G. L. . Gramática, História e Ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
ANGELO, G. L.. A imagem do ensino tradicional de Língua Portuguesa construída por alguns documentos oficiais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ANGELO, G. L.. O ensino da escrita rememorado por professoras de Língua Portuguesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
ANGELO, G. L.. O ensino tradicional de língua portuguesa e a pesquisa dos lingüistas brasileiros. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
ANGELO, G. L.. Conhecendo o ensino tradicional de língua portuguesa na palavra de suas professoras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
ANGELO, G. L.. Investigando o discurso da Lingüística sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
ANGELO, G. L.; Scherer, A. E. ; Silveira, V. F. P. ; Sturza, E. R. ; Fernandes, I. C. . Estudos da Linguagem: sujeito, língua e história na/da escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ANGELO, G. L.; Paim, Z. M. V. ; Teixeira, I. C. F. ; Scotta, L. ; Martins, T. S. . Mesa Redonda História das Idéias Lingüísticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
ANGELO, G. L.. O que dizem alguns textos de linguistas sobre o ensino tradicional de Língua Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
ANGELO, G. L.. Um olhar sobre o ensino tradicional de língua portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
ANGELO, G. L.. A imagem construída pelos lingüistas sobre o ensino tradicional de língua portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
ANGELO, G. L.. O que dizem alguns documentos oficiais sobre o ensino tradicional de Língua Portuguesa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ANGELO, G. L.. Projeto Pedagógico da Universidade Federal de Santa Maria. 2000.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VIEIRA, M. ; ANGELO, G. L. ; PIETRI, E. . Formação de professores e história da disciplina curricular língua portuguesa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANGELO, G. L.. Reflexões sobre a produção acadêmica dos lingüistas e o ensino de língua portuguesa no Brasil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Santos, P. B. ; Silveira, V. F. P. ; ANGELO, G. L. . Revista Letras do PPGL-Editores (UFSM). 2007. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
ANGELO, G. L.. Língua e escola. 1999 (Palestra) .

2.
ANGELO, G. L.; QUINTO, R. C. ; VEDOIN, A. ; BORIN, M. . Avaliação de material didático de Língua Portuguesa. 1999 (Oficina) .

3.
ANGELO, G. L.. Uma abordagem pragmática do ensino de Língua Portuguesa. 1998 (palestra) .

4.
ANGELO, G. L.; CORREA, M. C. . A gramática a partir do texto. 1998 (Oficina) .

5.
ANGELO, G. L.; QUINTO, R. C. . O ensino de Língua Portuguesa : avaliação de material didático. 1998 (Oficina) .

6.
ANGELO, G. L.. O ensino da gramática. 1996 (oficina) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANGELO, G. L.; Pires, V. L.; Sturza, E. R.; Martins, T. S.. Participação em banca de Adriana Trindade Vargas. A concepção de professor presente em textos de apresentação de livros didáticos de português dos anos 1990, 2000, 2010. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
KOERNER, R. M.; ANGELO, G. L.; TAMANINI, E.; PESCE, M. K.. Participação em banca de Teresinha da Silva Sezerino. A identidade de professores de Língua portuguesa: caminhos e memórias. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville.

3.
PIETRI, E.; Scherer, A. E.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Gabriela Persio Herrmann. Os saberes da Linguística e o ensino da língua portuguesa, a relação oficial. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
ANGELO, G. L.; Pires, V. L.; Sturza, E. R.; Silveira, V. F. P.. Participação em banca de Nina Rosa Licht Rodrigues. A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
Silveira, V. F. P.; NUNES, J. H.; Scherer, A. E.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Daiane Siveris. Língua, sujeito e história: implicações da noção de função-autor na produção dicionarística de Caldas Aulete. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
Fernandes, I. C.; Pires, V. L.; Sturza, E. R.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Deise Redin Mack. A constituição do Ethos na argumentação : um estudo dos marcadores discursivos no ensaio jornalístico. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
Sturza, E. R.; Irala, V., B.; Scherer, A. E.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Tania Martins Machado. O exame CELPE-BRAS e o funcionamento do sentido da brasilidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
Silveira, V. F. P.; Venturini, M. C.; Flores, J. R. A.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de André Luís Campos Vargas. Derivas de sentido no discurso sobre a solidariedade na FEICOOP. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
Sturza, E. R.; Venturini, M. C.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Nédilã Chagas Espíndola. O discurso sobre o gaúcho: uma análise enunciativa das músicas nativistas. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
ANGELO, G. L.; Dornelles, C. Z. C.; Silveira, V. F. P.. Participação em banca de Adriana Fernandes. A constituição do ensino de Língua Portuguesa na trilha de documentos oficiais do Rio Grande do Sul: conhecimento e perspectivas. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
Sturza, E. R.; Oliveira, G. M.; ANGELO, G. L.; Silveira, V. F. P.. Participação em banca de Lucélio Jantuta. Política Linguística e ensino de línguas no SCMB: enunciados sobre a implantação do espanhol anterior à Lei 11161/05. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
ANGELO, G. L.; Sartori, A. T.; CORREA, M. C.; Scherer, A. E.. Participação em banca de Joceli Cargnelutti. A unidade didática como gênero do livro didático de português: sua constituição nas décadas de 1960, 1970 e 1980. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
CORREA, M. C.; GUIMARAES, A. M. M.; ANGELO, G. L.; LEAO, R. M. A.. Participação em banca de Fabiana Veloso de Melo Dametto. O papel da Revista Nova Escola na rede discursiva que desenvolve em torno do agir docente: um jogo de discursos e representações. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

14.
CORREA, M. C.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Fabiana Veloso de Melo Dametto. A representação social da escola em uma reportagem de capa da Revista Nova Escola: que espaço é esse?QUALIFICAÇÃO. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

15.
Sturza, E. R.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Nédilã Espíndola Chagas. Nativismo e as relações entre línguas: uma análise enunciativa do discurso QUALIFICAÇÂO. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

16.
Scherer, A. E.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Caroline Mallmann Schneiders. Movimentos de diferentes efeitos de sentidos nos estudos sobre a linguagem no/do Brasil nos anos 50 QUALIFICAÇÃO. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

17.
Silveira, V. F. P.; RASIA, G. L. S.; ANGELO, G. L.; Scherer, A. E.. Participação em banca de Scheila Patrícia de Borba Curry. O discurso da apresentação da gramática: a emergência do sujeito contraditório. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

18.
Sturza, E. R.; Celada, M. T.; Scherer, A. E.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Isaphi Marlene Jardin alvarez. Falar apaisanado: uma forma de designar as línguas de fronteira. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

19.
Scherer, A. E.; Dias, C. P.; Paula, M. R. B. de; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Larissa Scotta. Da enciclopédia enquanto um círculo que se fecha à Wikipédia enquanto uma rede que se abre: um gesto interpretativo. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

20.
CRUZ, L. R.; ANGELO, G. L.; PELLANDA, N. M. C.. Participação em banca de Maria Helena Antonello Conte. A leitura como meio de interlocução de saberes - um estudo sobre a formação continuada na Educação de Jovens e Adultos. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

21.
CORREA, M. C.; Graeff, T. F.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Ana Cecília Teixeira Gonçalves. A escrita no contexto escolar: relação entre concepção e desenvolvimento. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

22.
Pires, V. L.; Ostermann, A. C.; Motta-Roth, D.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Graziela Frainer Knoll. Relações de gênero na publicidade: palavras e imagens. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

23.
ANGELO, G. L.. Participação em banca de Eliana Rosa Sturza. O espanhol do cotidiano e o espanhol da escola : um estudo de caso na fronteira Brasil-Argentina. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
Scherer, A. E.; FENOGLIO, I.; DIAS, L. F.; AGUSTINI, C. L. H.; Silveira, V. F. P.; CERVO, L. M.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Maria Iraci Sousa Costa. A produção do conhecimento sobre a língua na segunda metade do século XX no Brasil: funcionamento da contradição no discurso do gramático. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CORREA, M. C.; MEDRADO, B. P.; KERSCH, D. F.; ANGELO, G. L.; MOTTA, V. R. A.; NEGREIROS, G. R. C.; LEAO, R. M. A.. Participação em banca de Adriana Silveira Bonumá. O agir docente representado na fala de uma professora do sistema de ensino militar. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
PIETRI, E.; RIBEIRO, N. B.; GOTTSCHALK, C. M. C.; BARBOSA, E. B.; CORREA, M. L. G.; BARZOTTO, V.; ANGELO, G. L.; SANTOS, S. N. G.; AQUINO, J. R. G.; SIQUEIRA, I. S. P. M.. Participação em banca de Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos. Processos institucionais de avaliação: efeito de coerência e concepções de linguagem. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
Scherer, A. E.; NUNES, J. H.; Medeiros, V.; Luz, M. N. S.; Silveira, V. F. P.; CERVO, L. M.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Caroline Mallmann Schneiders. Serafima da Silva Neto: entre a constituição e a circulação do conhecimento linguístico. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
Sturza, E. R.; RODRIGUES, F. S. C.; ALBUQUERQUE, J. L.; Scherer, A. E.; ANGELO, G. L.; NEGREIROS, G. R. C.; Paim, Z. M. V.. Participação em banca de Sara dos Santos Mota. O portunhol e sua reterritorialização pela escrit(ur)a: os sentidos de um gesto político. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
FANTI, M. G. C.; FREITAS, L. F. R.; VAL, M. G. C.; ANGELO, G. L.; VITORIA, M. I. C.. Participação em banca de Patrícia Ribeiro de Andrade. Manual do professor: constituição do gênero, recepção e reflexos no ensino e aprendizado de língua materna. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
ANGELO, G. L.; BARROS-MENDES, A. N. N.; Scherer, A. E.; Dornelles, C. Z. C.; NEGREIROS, G. R. C.; CORREA, M. C.; Martins, T. S.. Participação em banca de Paula Gaida Winch. Oralidade e livro didático: uma possível reconfiguração no ensino de língua portuguesa. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
Sturza, E. R.; Mariani, Bethânia Sampaio Correa; Muller, K. M.; Scherer, A. E.; ANGELO, G. L.; SILVEIRA, A. C. M.; Dornelles, C. Z. C.. Participação em banca de Andréa Franciele Weber. O funcionamento do político no discurso. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
FIAD, R. S.; ANGELO, G. L.; MENEGASSI, R. J.; PRADO, G. V. T.; TERZI, S. B.; BORTOLOTTO, N.; TINOCO, G. M. A. M.; CORREA, M. L. G.. Participação em banca de Aline Manfrim. Contribuições do conceito "práticas de letramento" para a compreensão do uso e do sentido da língua materna na Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima. 2013. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
Scherer, A. E.; DIAS, L. F.; RASIA, G. L. S.; Silveira, V. F. P.; ANGELO, G. L.; MAGALHAES, A. S.; TASCHETTO, T. R.. Participação em banca de Juciele Pereira Dias. Um gesto de interpretação na história do conhecimento linguístico brasileiro: a definição do nome gramática. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
Scherer, A. E.; Medeiros, V.; MAGALHAES, A. S.; Silveira, V. F. P.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Caciane Souza de Medeiros. Sociedade da imagem: a (re)produção de sentidos da mídia do espetáculo. 2010. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
Scherer, A. E.; PFEIFFER, C. C.; Grantahm, M. R.; ANGELO, G. L.; ASSUMPCAO, S. S. P.; Silveira, V. F. P.; CORREA, M. C.. Participação em banca de Mary Neiva Surdi da Luz. Linguística e ensino: o discurso de entremeio na formação de professores de língua portuguesa. 2010. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
RICHTER, M. G.; LEFFA, V.; CORREA, M. C.; Sturza, E. R.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Vaima Regina Alves Lemos. Noticing e Consciouness-raising na aquisição da escrita em Língua Materna. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

14.
Scherer, A. E.; Mariani, Bethânia Sampaio Correa; NUNES, J. H.; Sturza, E. R.; Silveira, V. F. P.; ANGELO, G. L.; Fernandes, I. C.. Participação em banca de Zélia Maria Viana Paim. O movimento dos sentidos: de utopia à conversão. 2009. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

15.
Scherer, A. E.; Guimarães, E. R. J.; Zandwais, A.; Schons, C. R.; Silveira, V. F. P.; ANGELO, G. L.; Sturza, E. R.. Participação em banca de Isabel Cristina Ferreira Teixeira. Análise de discurso no Brasil: aspectos da invenção e da transmissão no fazer disciplinar. 2009. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

16.
Scherer, A. E.; RASIA, G. L. S.; Schons, C. R.; Silveira, V. F. P.; ANGELO, G. L.; Sturza, E. R.; CORREA, M. C.. Participação em banca de Susana da Silveira Gonçalves. A história de instrumentos linguísticos no Sul: o lugar de Celso Pedro Luft. 2009. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

17.
FIAD, R. S.; VAL, M. G. F. C.; NOGUEIRA, A. L. H.; ROJO, R. H. R.; PRADO, G. V. T.; SILVA, L. L. M.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Adriane Terezinha Sartori. Os professores e sua escrita: o gênero discursivo 'Memorial de formação'. 2008. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
Barros, N. C. A. de; BARBARA, L.; MAGALHAES, C. M.; Pires, V. L.; NASCIMENTO, S. H. L.; BONILHA, G. F. G.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Cristiane Fuzer. Linguagem e representação nos autos de um processo penal: como operadores do direito representam atores sociais em um sistema de gêneros. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

19.
Scherer, A. E.; Silva, M. V. da; Dias, C. P.; Paula, M. R. B. de; Silveira, V. F. P.; Barros, N. C. A. de; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Rosaura Maria Albuquerque Leão. A leitura no livro didático de língua portuguesa: outras formas de dizer o mesmo. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Doutorado
1.
MARCHESAN, M. T. N.; ANGELO, G. L.; Pires, V. L.; MOTTA, V. R. A.; ROTAVA, L.; Sturza, E. R.; RICHTER, M. G.. Participação em banca de Ana Nelcinda Garcia Vieira. Relações de poder e dependência no ensino de espanhol língua estrangeira: crenças sobre o livro didático e autonomia docente. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CORREA, M. C.; PINTON, F. M.; ANGELO, G. L.; CONTO, J. M.; CRESTANI, L. M.; LEAO, R. M. A.; MOTTA, V. R. A.. Participação em banca de Ana Cecília Teixeira Gonçalves. O professor de língua portuguesa em formação inicial e suas (re)configurações sobre o trabalho docente. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
Sturza, E. R.; Scherer, A. E.; Venturini, M. C.; MACIEL, M. E. S.; Santos, P. B.; ANGELO, G. L.; Paim, Z. M. V.. Participação em banca de Juliane Tatsch. A constituição da linguagem gauchesca: dizer d(o) gaúcho. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
ANGELO, G. L.; BARROS-MENDES, A. N. N.; Dornelles, C. Z. C.; Scherer, A. E.; NEGREIROS, G. R. C.; CORREA, M. C.; Martins, T. S.. Participação em banca de Paula Gaida Winch. Livro Didático de Língua Portuguesa: caráter e concepção de oralidade subjacentes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
ANGELO, G. L.; FIAD, R. S.; PIETRI, E.; CABRAL, S. S.; Sturza, E. R.; Martins, T. S.; Paim, Z. M. V.. Participação em banca de Silvana Schwab do Nasciment. Documentos oficiais para o ensino de língua portuguesa do RS: análise do processo de elaboração e recepção. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
CORREA, M. C.; GOMES, N. M. T.; PEREIRA, R. C. M.; Graeff, T. F.; ANGELO, G. L.; NEGREIROS, G. R. C.; MARCHESAN, M. T. N.. Participação em banca de Cristiano Egger Veçossi. Representações do trabalho docente por professores de língua portuguesa em formação nas modalidades presencial e a distância. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
Scherer, A. E.; DIAS, L. F.; WEBER, D. A.; Silveira, V. F. P.; CERVO, L. M.; ANGELO, G. L.; Martins, T. S.. Participação em banca de Maria Iraci Sousa Costa. a produção do conhecimento sobre a língua na segunda metade do século XX: o funcionamento da contradição constitutiva no discurso do gramático. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
Sturza, E. R.; Pereira, T. C.A. S.; Muller, K. M.; Scherer, A. E.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Andrea Franciele Weber. Política de línguas e mídia na fronteira platina. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
Scherer, A. E.; ROMAO, L. M. S.; Medeiros, V.; Silveira, V. F. P.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Caroline Mallmann Schneiders. Os estudos científicos sobre o português do Brasil e a constituição da noção de língua nos anos de 1950. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
ANGELO, G. L.; BUNZEN JUNIOR, C. S.; Dornelles, C. Z. C.; CORREA, M. C.; Sturza, E. R.; MOTTA, V. R. A.; Silveira, V. F. P.. Participação em banca de Joceli Cargnelutti. O que sabemos sobre unidade didática dos livros didáticos de português?Alterações e deslocamentos ao longo dos tempos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
CORREA, M. C.; Dornelles, C. Z. C.; ANGELO, G. L.; MOTTA, V. R. A.. Participação em banca de Adriana silveira Bonumá. O agir docente represenado na fala de uma professora do sistema de ensino militar. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
Sturza, E. R.; OLIVEIRA, S. E.; CARBONE, F.; ZANINI, M. C. C.; Scherer, A. E.; ANGELO, G. L.; Paim, Z. M. V.. Participação em banca de Juciane Ferigolo Parcianello. Políticas e dircursividades sobre (um)a língua italiana. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
Scherer, A. E.; Schons, C. R.; Silveira, V. F. P.; Sturza, E. R.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Maurício Beck. Aurora Mexicana - Processos de Reistência-Revolta-Rvolução em Lutas Populares da América Latina: O exemplo do discurso zapatista. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

14.
Scherer, A. E.; Silva, T. D.; Medeiros, V.; Silveira, V. F. P.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Caciane Souza Medeiros. Sociedade da imagem: a (re)produção de sentidos na mídia do espetáculo. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

15.
Scherer, A. E.; Guimarães, E. R. J.; Zandwais, A.; Silveira, V. F. P.; ANGELO, G. L.; Sturza, E. R.; Fernandes, I. C.. Participação em banca de Rejane Maria Arce Vargas. Designação e laços sociais: nomes que tecem pertencimento. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

16.
Scherer, A. E.; ANGELO, G. L.; Silveira, V. F. P.; Sturza, E. R.. Participação em banca de Susana Silveira Gonçalves. História da constituição e da instituição das idéias lingüísticas de Celso Pedro Luft. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

17.
Scherer, A. E.; Poli, O. L.; PFEIFFER, C. C.; Grantahm, M. R.; ANGELO, G. L.; Silveira, V. F. P.; Sturza, E. R.. Participação em banca de Mary Neiva Surdi da Luz. Linguística e ensino: nos entremeios de discursos. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

18.
Scherer, A. E.; Silveira, V. F. P.; Sturza, E. R.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Isabel Cristina Ferreira Teixeira. Análise de Discurso no Brasil: aspectos do científico e do político no fazer disciplinar. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Mestrado
1.
Sturza, E. R.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Daiana Marques Sobrosa. Português e espanhol no processo de integração: efeitos políticos no status das línguas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
KOERNER, R. M.; TAMANINI, E.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de teresinha da Silva Sezerino. a identidade de Professores de Língua Portuguesa: percorrendo caminhos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade da Região de Joinville.

3.
ANGELO, G. L.; Scherer, A. E.; Sturza, E. R.. Participação em banca de Gabriela Persio Herrmann. Os saberes da linguística e o ensino de língua portuguesa, a relação oficial. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANGELO, G. L.. Participação em banca de Leonara Maria Rodrigues dos Santos. O ensino de gramática nas escolas municipais de Santa Maria. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em linguagem e práticas escolares) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANGELO, G. L.; NEGREIROS, G. R. C.. Participação em banca de Verônica Franciele Seidel.Enunciado: um contraponto entre os conceitos benvenistianos e bakhtinianos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
ANGELO, G. L.; MENDES, I. R. S.. Participação em banca de Paula Klein.A construção do ethos por meio das vozes do eu pressupost e do eu instaurado : uma visão enunciativa de contos literários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
Sturza, E. R.; ANGELO, G. L.; MEA, L. G. T. D.. Participação em banca de Emanuele Bitencourt Neves Camani.Mobilidade acadêmica internacioanl no curso de graduação em Letras - Espanhol e literaturas de Língua Espanhol: a adaptação dos estudantes da e na língua-alvo no país destino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
CEREZER, A.; ANGELO, G. L.. Participação em banca de Andressa Cerezer.Os textos humorísticos como facilitadores da aprendizagem na perspectiva do aluno e do professor. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Schons, C. R.; TASCHETTO, T. R.; ANGELO, G. L.. Concurso Público para Prof. Adjunto em Linguística. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CABRAL, S. S.; ANGELO, G. L.; OLIONI, R.; FUZER, C.; LEAO, R. M. A.. concurso Público para professor Adjunto na área de Letras/Língua Portuguesa. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
Castro, M. L. D.; ANGELO, G. L.; Cocourek, S.. Concurso público para provimento de cargo de professor adjunto Língua Portuguesa/ UNIPAMPA. 2008. Universidade Federal do Pampa.

4.
ANGELO, G. L.. Concurso Público para Professor Assistente - área de Língüística. 1998. Universidade Federal de Santa Maria.

Avaliação de cursos
1.
ANGELO, G. L.. Avaliação das condições de oferta dos Cursos de Letras. 2000. Centro Universitário de Belo Horizonte.

2.
ANGELO, G. L.. Avaliação das condições de oferta dos Cursos de Letras. 2000. Centro Universitário de Brasília.

3.
ANGELO, G. L.; NEGRI, L.. Avaliação das condições de oferta dos cursos de Letras. 2000. Universidade de Marília.

4.
ANGELO, G. L.. Avaliação das condições de oferta dos cursos de Letras. 2000. Universidade Anhembi Morumbi.

Outras participações
1.
ANGELO, G. L.; Paim, Z. M. V.; Martins, T. S.; OLIVEIRA, S. M.. Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor substituto na área de Línguística. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CORREA, M. C.; ANGELO, G. L.; Della Mea, C. P.. Banca Examinadora de Seleção Pública para professor substituto de Linguística. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
ANGELO, G. L.; CABRAL, S. S.. Comissão de Seleção para ingresso no PPGLetras/UFSM Edição 2013. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
ANGELO, G. L.; Scherer, A. E.; Silveira, V. F. P.; Sturza, E. R.; Fernandes, I. C.; MAGALHAES, A. S.. Comissão de Seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Letras- Níveis Mestrado e Doutorado- Edição 2012. 2011. Universidade Federal de Santa Maria.

5.
ANGELO, G. L.; CORREA, M. C.. Banca Examinadora de Seleção de Monitoria da Disciplina Linguística Geral. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

6.
ANGELO, G. L.; Scherer, A. E.; CORREA, M. C.; COSTA, E. P. F. S.. Banca Examinadora de Seleção Pública para Professor Substituto Linguística. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

7.
ANGELO, G. L.; CORREA, M. C.. Banca Examinadora de Seleção de Monitoria da Disciplina Linguística Geral. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

8.
ANGELO, G. L.; CORREA, M. C.. Comissão de Seleção para ingresso PPGLetras/UFSM- Mestrado e Doutorado. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

9.
RAMICELLI, M. E.; FERNANDEZ, S. I. G.; ANGELO, G. L.. Comisão Examinadora para Processo de Progressão Funcional - Nara Soares Torres. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

10.
ANGELO, G. L.; CORREA, M. C.; Silveira, V. F. P.. Comissão de análise dos novos dispositivos da PRPGP para Edital Seleção ingresso PPGLetras edição 2010-2011. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

11.
ANGELO, G. L.; Sturza, E. R.. Uma conquista política por um lugar: a implantação do espanhol no SCMB e as disputas com as línguas estrngeiras. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

12.
ANGELO, G. L.; CORREA, M. C.. Comissão de Seleção de candidatos ao PPG Letras/CAL/UFSM edição 2010. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

13.
ANGELO, G. L.. Comissão Avaliadora dos trabalhos da 24ª Jornada Acadêmica Integrada/UFSM. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

14.
ANGELO, G. L.. Comissão de Seleção de candidatos ao PPG Letras/CAL/UFSM edição 2009. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

15.
ANGELO, G. L.. Comissão de Seleção de candidatos ao PPG Letras/CAL/UFSM edição 2009. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

16.
ANGELO, G. L.. Membro Comissão Avaliadora da 23ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.

17.
ANGELO, G. L.; CORREA, M. C.; Paula, M. R. B. de; Scherer, A. E.. Banca Examinadora da Seleção Pública para Professor Substituto. 2007. Universidade Federal de Santa Maria.

18.
ANGELO, G. L.. Banca de avaliação dos projetos da Disciplina Seminário I do Curso de Mestrado em Letras da UFSM. 1999. Universidade Federal de Santa Maria.

19.
ANGELO, G. L.. Seleção Pública para Professor Substituto - Área de Lingüística. 1998. Universidade Federal de Santa Maria.

20.
ANGELO, G. L.. Seleção Pública para professor Substituto - área de Lingüística. 1997. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário de Pós-Doutorandos em Estudos Linguísticos - Laboratórios em Rede.Mesa-Redonda: Pesquisas de Pós-Doc 2 (debatedora: Graziela L. de Angelo). 2013. (Seminário).

2.
I Seminário de Pós-Graduandos em Estudos Linguísticos.Pesquisas de Pós-Doc 2. 2013. (Seminário).

3.
18º INPLA- Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.O ensino de língua portuguesa pelo olhar de suas professoras. 2011. (Seminário).

4.
I Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul - Universidade Federal da Fronteira Sul.Língua e discurso: o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. 2011. (Seminário).

5.
Princípios Fundamentais da Teoria Dialógica. 2011. (Seminário).

6.
Seminário de Pesquisa: material e método. 2011. (Seminário).

7.
I Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM. 2010. (Seminário).

8.
IV Encontro do GEL 2010. 2010. (Encontro).

9.
XIII Seminário Corpus - Um olhar sobre o objeto. 2010. (Seminário).

10.
24ª Jornada Acadêmica Integrada /UFSM.Um documento oficial na constituição da história do ensino de Língua Portuguesa: análise preliminar. 2009. (Outra).

11.
I Seminário de História do Ensino das Línguas.A relação professor/livro didático no processo de constituição do ensino de língua portuguesa. 2009. (Seminário).

12.
IV e V Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL). 2009. (Encontro).

13.
V SIGET - V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.O uso do gênero depoimento oral no processo de formação de professores. 2009. (Simpósio).

14.
I Jornada Regional de Iniciação Científica em Estudos Lingüísticos.Políticas e Práticas de Iniciação Científica: Sentido e Memória. 2008. (Outra).

15.
XI Seminário Corpus - a gramática no tempo presente.Gramática, História e Ensino. 2008. (Seminário).

16.
X seminário Corpus Escola e sociedade: O lugar da escrita. 2008. (Seminário).

17.
22ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.História do ensino da Língua Portuguesa no Brasil através da análise de um livro didático. 2007. (Outra).

18.
V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - Teorias Linguísticas e Ensino: possibilidades e limites.Investigando o discurso da linguística sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. 2007. (Seminário).

19.
VII Seminário de Pesquisa "Oralidade e Memória". 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANGELO, G. L.. XI Seminário CORPUS. 2008. (Outro).

2.
ANGELO, G. L.. I Jornada Regional de Iniciação Científica em Estudos Lingüísticos. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Adriana Trindade Vargas. A concepção de professor presente em textos de apresentação de livro didático de língua portuguesa dos anos 1990, 2000 e 2010. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Gabriela Persio Herrmann. Encontros e desencontros entre Linguística e ensino de Língua Portuguesa. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Adriana Trindade Vargas. A constituição da unidade didática nos livros atuais de língua portuguesa. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Silvana Schwab do Nascimento. Documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa no RS: análise do processo de elaboração e recepção. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Joceli Cargnelutti. O que sabemos sobre unidade didática dos livros didáticos de português? Alterações e deslocamentos ao longo dos tempos. Início: 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

3.
Silvana Schwab do Nascimento. Documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa no RS: análise do processo de elaboração e recepção. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Joceli Cargnelutti. O que sabemos sobre unidade didática dos livros didáticos de português? Alterações e deslocamentos ao longo dos tempos. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

5.
Paula Gaida Winch. Livro didático de Língua Portuguesa: caráter e concepção de oralidade subjacentes. Início: 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

6.
Silvana Schwab do Nascimento. Documentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa no RS: análise do processo de elaboração e recepção. Início: 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

7.
Joceli Cargnelutti. O que sabemos sobre unidade didática dos livros didáticos de português? Alterações e deslocamentos ao longo dos tempos. Início: 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Joceli Cargnelutti. Livros didáticos de português e suas imagens: sua constituição e alterações ao longo do tempo. Início: 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9.
Silvana Schwab do Nascimento. Os documentos oficiais de língua portuguesa do RS. Início: 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

10.
Paula Gaida Winch. A oralidade nos livros didáticos de língua portuguesa. Início: 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

11.
Joceli Cargnelutti. O que sabemos sobre unidade didática dos livros didáticos de Português? Alterações e deslocamentos ao longo dos tempos. Início: 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Simone de Moura Sturza. Teorias linguísticas e o ensino de língua portuguesa: posspiveis articulações. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

2.
Letícia Schuller. A Revista Letras e o ensino de língua portuguesa. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

3.
Simone de Moura Sturza. A Revista Letras/UFSM e o ensino de língua portuguesa. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Português) - Letras (UFSM), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Letícia Schüller. A Revista Letras/UFSM e o ensino de língua portuguesa. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Paula Gaida Winch. A oralidade nos PCN Língua Portuguesa: alguns apontamentos para reflexão. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Adriana Trindade Vargas. A concepção de professor presente em textos de apresentação de livro didático de Português dos anos 1990, 2000 e 2010. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

2.
Gabriela Persio Herrmann. Os saberes da linguística e o ensino de língua portuguesa, a relação oficial. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

3.
Nina Rosa Licht Rodrigues. A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

4.
Adriana Fernandes. A constituição do ensino de língua portuguesa na trilha de documentos oficiais do Rio Grande do Sul: conhecimento e perspectivas. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

5.
Joceli Cargnelutti. A unidade didática como gênero do livro didático de português: sua constituição nas décadas de 1960, 1970 e 1980. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

Tese de doutorado
1.
Paula Gaida Winch. Oralidade e livro didático: uma possível reconfiguração no ensino de língua portuguesa. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Leonara Maria Rodrigues dos Santos. O ensino de gramática nas escolas municipais de Santa Maria. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em linguagem e práticas escolares) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

Iniciação científica
1.
Gabriela Persio Herrmann. O papel de alguns documentos oficiais na constituição da história da disciplina curricular língua portuguesa. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

2.
Gabriela Persio Herrmann. O papel de alguns documentos oficiais na constituição da história da disciplina curricular língua portuguesa. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

3.
Adriana Fernandes. O papel de alguns documentos oficiais na constituição da história da disciplina curricular língua portuguesa. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

4.
Joceli Cargnelutti e Mariel Rossato. O papel de alguns documentos oficiais na constituição da história da disciplina curricular língua portuguesa. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

5.
Fabiane Sarmento Oliveira. História do ensino da Língua Portuguesa através de alguns livros didáticos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria /PROGRAD. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

6.
Mariel Rossato. História do ensino da Língua Portuguesa através de alguns livros didáticos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria /PROGRAD. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

7.
Joceli Cargnelutti. Investigando a história do ensino da disciplina Língua Portuguesa. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

8.
Andréa Vedoin. O ensino de Língua Portuguesa no Telecurso 2000 - 1o. grau. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria/ FIPE. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

9.
Maísa Borin. O ensino de Língua Portuguesa no Telecurso 2000 - 1o. grau. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

10.
Adriana Trindade Vargas. O ensino de Língua Portuguesa no Telecurso 2000 - 1o. grau. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria/ FIPE. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

11.
Rosane de Camargo Quinto. O ensino de Língua Portuguesa no Telecurso 2000 - 1o. grau. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

12.
Silvana Schwab do Nascimento. Da prática para a gramática. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

13.
Silvana Schwab do Nascimento. Da prática para a gramática. 1995. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria/ FIPE. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

14.
Lisane Pereira Becker. Interação professor X aluno X texto escrito em aula de língua materna no primeiro grau. 1994. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria/ FIPE. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.

15.
Denise Marli Corino. Interação professor X aluno X texto escrito em aula de língua materna no primeiro grau. 1993. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Graziela Lucci de Angelo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARGNELUTTI, J.2012CARGNELUTTI, J. ; ANGELO, G. L. . A unidade didática e seus objetos de ensino: deslocamentos ao logo das décadas. Signum. Estudos de Linguagem, v. 15, p. 85-106, 2012.

2.
CARGNELUTTI, J.2013CARGNELUTTI, J. ; ANGELO, G. L. . Lendo, refletindo e dialogando: mudanças ocorridas na configuração dos livros didáticos de português a partir da década de 1960. Eutomia (Recife), v. 12, p. 392-407, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
ANGELO, G. L.; BARBOSA, M. V. ; PIETRI, E. . Formação de professores e história da disciplina escolar língua portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VIEIRA, M. ; ANGELO, G. L. ; PIETRI, E. . Formação de professores e história da disciplina curricular língua portuguesa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Relatório Científico Final aprovado pela Direção Científica da FAPERGS em 27/09/1999, processo número 98/0485.8.

Relatório Científico final aprovado pela Direção Científica da FAPERGS em setembro de 1996, processo número 93.50531.0.

Membro da Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Letras- Licenciatura, Portaria 062/2011/CAL/UFSM.

Membro da Câmara das Licenciaturas a partir de 2011, representando o Departamento de Letras Clássicas e LInguística da UFSM.

Membro do Colegiado do PPGLetras/UFSM, como representante da Área de Estudos LInguísticos, com início em  29 de março de 2010, Portaria nº 040/2010/CAL/UFSM e término em 31 de maio de 2011.
Membro Presidente do Núcleo Docente Estruturante -NDE Licenciaturas Letras/UFSM, com início em 27 de março de 2012, Portaria CAL/UFSM 
Membro do Colegiado Departamental/DLCL/UFSM, com início 01/10/2014, Portaria 114/2014/CAL/UFSM
Professor Associado, Portaria 71608, 10/07/2014, UFSM; Subchefe do Departamento, início 1/6/2014 Port. 74/2014/CAL/UFSM
Portaria 66916, de 08 de agosto de 2013: designada Graziela Lucci de Angelo para compor a Comissão encarregada de elaborar e apresentar uma proposta de alteração no Regimento da Câmara das Licenciaturas da UFSM.
Portaria 158/2013/CAL: designa Graziela Lucci de Angelo para responder pela coordenação do Curso de Letras, de 23/12/2013 a 06/01/2014.
Portaria nº 074/2014/CAL/UFSM: designa Graziela Lucci de Angelo para responder pela função de Subchefe do DLCL a partir de 1º de junho de 2014, por dois anos.
Capítulo de livro, O linguista como autor de livro didático de português, em obra organizada por Clécio Bunzen Jr. (UFPE) a ser publicada pela Editora Pedro e João, S. Carlos (SP)(no prelo)
Portaria n. 74.600,  12/3/2015, UFSM: concede aposentadoria voluntária à Graziela Lucci de Angelo, do DLCL/CAL.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 9:58:34