Rosana Mara Mazaro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0280240849037322
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Doutorado em Administração/Turismo, Universidade de Barcelona, DITMUB-Espanha. Mestrado em Administração Publica, PPGA/UFSC. Graduada em Administração, UNIPAR. Realizou estágio pós-doutoral na School of Tourism, Bournemouth University, UK. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN-Brasil. Docente fundadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo-PPGTUR/UFRN, mestrado e doutorado acadêmico. Líder do Grupo de Pesquisa ESCRITUR, com projetos na linha Estudos Estratégicos em Turismo. Coordenou o PPGTUR/UFRN de 2008 a 2011. Atual Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo -ANPTUR, gestão 2017-2019. Membro do Grupo Técnico de Trabalho para o Turismo Náutico do Ministério do Turismo, Brasil. Temas de interesse: sistemas regionais de inovação em turismo, competitividade de destinos turísticos, estrategias competitivas em turismo, governança e gestão de destinos, turismo em zonas costeiras, especialmente o de esporte e recreio náutico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosana Mara Mazaro
Nome em citações bibliográficas
MAZARO, R. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas.
Rua Francisco Simplício
Ponta Negra
59090315 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32153617
URL da Homepage: http://www.ccsa.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Ciências Economicas e Empresariais/Turismo-DITMUB.
Universidade de Barcelona, UB, Espanha.
Título: Competitividad de Destinos Turísticos y Sostenibilidad Estratégica: proposición de modelo de evaluación de factores y condiciones determinantes, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Ramon Bosch Camprubí.
Palavras-chave: sostenibilidad, competitividad, destino turístico.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Setores de atividade: Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1986 - 1990
Mestrado em Administração.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Tecnologia Apropriada: uma avaliaçao das politicas publicas do oeste catarinense,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Jose Francisco Salm.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Pesquisa, CNPQ/CAPES, Brasil.
Palavras-chave: tecnologia, tecnologia apropriada, paradigmas soci.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1982 - 1985
Graduação em Administraçao.
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.
Título: Modelo de avaliaçao de desempenho aplicado a uma empresa varejista.
Orientador: Marcos Ira Ribas.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Bournemouth University, BU, Grã-Bretanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Planejamento Turistico / Especialidade: Planejamento Turistico Sustentável.


Formação Complementar


2000 - 2002
Investigación y Técnicas de Mercado.
Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
1999 - 1999
Extensão universitária em Liderança Situacional. (Carga horária: 40h).
Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
1999 - 1999
Introduction to Vocational Education and Training. (Carga horária: 40h).
Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Como Captar Recursos Para Projetos Culturais. (Carga horária: 16h).
Universidade Potiguar, UnP, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, ANPTUR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: DIRETORA-PRESIDENTE, Enquadramento Funcional: ELETIVO/TEMPORARIO, Carga horária: 6
Outras informações
Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduaçao em Turismo-ANPTUR, eleita em setembro/2017 para gestão 2017-2019.

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Diretora Acadêmica, Enquadramento Funcional: Eletivo, Carga horária: 4
Outras informações
2009-2013 Diretora de Relações Institucionais Nacionais e Internacionais 2013-2015 Diretora Acadêmica


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, TURISMO, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Destinos Turisticos
Turismo e Desenvolvimento
Orientação de Dissertação
3/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, PPGTUR.

Cargo ou função
Representante da UFRN no Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas.
11/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Linhas de pesquisa
Gestão em Turismo
3/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Turismo e Sociedade.

7/2003 - Atual
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração e Avaliação de Projetos Turisticos
Gestao de Empreendimentos Turisticos
Marketing Turistico
Monografia
Planejamento Turistico I e II
Qualidade em Serviços Turisticos
Consultoria em Turismo
7/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
05/2004 - 12/2012
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Atividade realizada
Monitoria.
09/2007 - 11/2011
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
8/2007 - 12/2008
Ensino, Gestão Estratégica em Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ambiente de Marketing
Marketing de Serviços
Planejamento Estrategico em Marketing
2/2004 - 11/2006
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas.

Atividade de extensão realizada
Mostra de Planejamento Turistico Sustentável.

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40

Atividades

9/2002 - 3/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciencias Economicas, Departamento de Administração.

Cargo ou função
Membro de comissão.
3/2002 - 3/2003
Ensino, Administraçao, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
mercadologia
recursos humanos
teoria das organizaçoes

Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

12/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Pro Reitoria de Extensao e Açao Comunitaria, I.

Atividade de extensão realizada
Instrutora para os cursos do convenio SINE/FAT.
8/1998 - 8/2000
Ensino, Administraçao, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administraçao Estratégica
Administraçao de Empresas de Serviços
Administraçao Mercadologica
Estagio Supervisionado
3/1999 - 7/2000
Direção e administração, Direçao do Curso de Administraçao, I.

Cargo ou função
Diretora Adjunta.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

12/1992 - 12/1992
Ensino, Metodologia da Pesquisa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
11/1992 - 12/1992
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Foz do Iguaçu.

Atividade de extensão realizada
convenios e parcerias para realizaçao de cursos de aperfeiçoamento e especializaçao.
8/1989 - 12/1992
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Atividade realizada
membro de bancas examinadoras e comissoes.
8/1991 - 8/1992
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Foz do Iguaçu.

Cargo ou função
Coordenadora de pesquisa, pos-graduaçao e extensao.
3/1990 - 8/1992
Estágios , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Foz do Iguaçu.

Estágio realizado
orientaçao.
8/1989 - 8/1992
Ensino, Administraçao, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administraçao de vendas I e II
Estagio Supervisionado I e II
4/1990 - 4/1992
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Foz do Iguaçu.

Cargo ou função
Sub-Chefe do Departamento de Administraçao.

Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

8/1996 - 12/1996
Ensino, Especializaçao Em Artes, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientaçao de monografias
3/1993 - 12/1995
Ensino, Licenciatura Em Artes Plásticas e Musica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodos e Tecnicas de Pesquisa
6/1992 - 5/1995
Direção e administração, Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba.

Cargo ou função
Secretária Geral.

Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

Atividades

8/1987 - 8/1988
Ensino, Administraçao, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administraçao


Linhas de pesquisa


1.
Gestão em Turismo
2.
Turismo e Desenvolvimento Regional

Objetivo: Planejamento turistico sustentável com foco em destinos; qualidade em experiencia turistica; políticas publicas para o turismo; gestao de destinos e competitividade..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos / Especialidade: Marketing Para Setores Especificos.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Setores de atividade: Política Econômica e Administração Pública em Geral; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
Palavras-chave: turismo, destinos, competitividade, sustentabilida; turismo, ecologia, meio-ambiente, sustentabilidade; turismo nautico, potencialidades, Natal.
3.
Gestao em Turismo


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável do turismo náutico: referenciais internacionais para o caso Brasil
Descrição: Tendo como interesse específico o desenvolvimento do turismo náutico, se explora a interelação e interdependência entre mecanismos de fomento ao segmento e os mecanismos de gestão e de ordenamento de zonas costeiras marítimas. O objetivo do estudo é indicar praticas, desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável do turismo nautico no Brasil, a partir de uma abordagem de GIZC e de referenciais internacionais no segmento. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa que utiliza metodo comparativo de casos e análise de conteudo. Aplicará técnicas de pesquisa do tipo documental, bibliográfica, entrevistas, focus group e visitas técnicas. Se espelhará na experiencia internacional em estudos nesse tema para adaptar metodologia de avaliação de recuros ambientais de zonas costeiras. A pesquisa pretende contribuir para apontar desafios e soluções de governança costeira integrada para o caso Brasil em vistas ao desenvolvimento sustentável do turismo náutico, bem como, indicar oportunidades para o turismo náutico nas regiões litorâneas do Brasil. Servirá para instruir e apoiar os planos diretores territoriais, de ordenamento maritimo e advogar pela implantação da GIZC em nível local, a partir de visões integradas e programas de ações com foco na efetividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosana Mara Mazaro - Coordenador / carlos alberto freire medeiros - Integrante / sergio marques junior - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2015 - Atual
Praticas, desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável do turismo náutico: referenciais internacionais para o caso Brasil
Descrição: Projeto de Pesquisa em rede: Praticas, desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável do turismo náutico: referenciais internacionais para o caso Brasil A atividade náutica, quando atrelada ao turismo, possui características que a diferenciam do simples ato de navegação. O Turismo Náutico, portanto, não se configura pela utilização da embarcação como simples meio de transporte, mas como principal motivador da prática turística. Assim, o desenvolvimento deste segmento está condicionado pela existência de equipamento e estruturas náuticas adequadas à sua pratica. Neste sentido, é crescente a articulação das regiões, principalmente litorâneas, por conhecimento e pela orientação de ações para o desenvolvimento do segmento do turismo nautico de forma sustentável, dada sua potencialidade e ainda insignificante representatividade na matriz do turismo no Brasil, mesmo fazendo parte dos segmentos prioritários para investimento que consta no plano Nacional de Turismo (PNT 2010). Gestão Integrada de Zona Costeira (GIZC) é uma abordagem de gestão sustentável do meio ambiente costeiro. Seu eixo central é a integração entre os diferentes atores que atuam nas zonas costeiras ? setores publico e privado, diferentes níveis de governo e comunidades locais. A GIZC vem sendo recomendada (Unesco, 2014) como mecanismo de gestão capaz de lidar com os problemas atuais e futuros relacionados com o uso e exploração de ambientes costeiros, e vem sendo aplicada por difeentes paises no mundo, incluindo Portugal e Australia, na busca pela compatibilização de diferentes interesses, distintas formas de ocupação e ao mesmo tempo, de preservação e manejo adequado de seus recursos. Na mesma proporção do sucesso, restrições e resistencias de diferente natureza tem interferido na dinâmica e implantação efetiva de ações de integração com efeitos sobre uso apropriado e de boas praticas no ambiente costeiro. As pesquisas sugerem que o conhecimento sobre os potenciais benefícios da GIZC permanecem obscuros para muitos dos envolvidos e, em alguns casos, as abordagens de GIZC, ainda que estimulada por distintas instancias de governaça, não encontram as bases adequadas para sua efetiva implementação. Neste momento, os esforços de pesquisas no assunto se dedicam ao desenvolvimento de modelos para avaliar os recursos naturais e quantificar as compensações entre os recursos físicos, sociais, econômicos e culturais na ocupação e exploração da fronteira costeira para orientar tomadores de decisão. Ja os estudos sobre o processo de adoção e implantação da GIZC estão focados em compreender como os mecanismos de gestão são definidos e implantados em contextos especificos e diferentes. Tendo o Brasil definida sua politica de gerenciamento costeiro com base nas diretrizes da GIZC, esta pesquisa busca entender os gaps entre definição e implementação da GIZC em 5 regiões da costa brasileira e como isto tem refletido no desenvolvimento do turismo náutico. Ainda, tratará de avaliar e categorizar os beneficios potenciais do ordenamento e gestão costeira integrados e indicará arranjos mais adequados de exploração dos seviçoes ambientas, orientados por uma perspectiva multisetorial, com resultados que servem ao aperfeiçoamento da política e diretrizes para o setor e de impacto em todas as demais regiões, à luz da experiencia de modelos e referenciais internaionais. Ao final, pretende-se indicar oportunidades para o turismo náutico nas regiões litorâneas do Brasil a partir do mapeamento dos fatores fisicos, ambientais, climaticos, estruturais socio-economicos e de governança costeira. Por fim, apontar desafios e soluções de governança costeira integrada para o caso Brasil em vistas ao desenvolvimento sustentável do turismo náutico, inspiradas na experiência internacional;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Oportunidades de Inovação em Destinos Turísticos a partir das Competências Regionais
Descrição: A inovação tem se apresentado como o principal desafio para o setor e despertado para os estudos sobre o tema. Os estudos e pesquisas acadêmicas sobre inovação em turismo são incipientes e exploratórios, considerando ter sua origem nos estudos do setor de serviços, onde também é tema recente. No entanto, ainda que em fase inicial de conhecimento, os estudos e publicações pertinentes já permitem inferir uma primeira diferenciação fundamental entre uma abordagem de inovação em turismo centrada na perspectiva organizacional e outra abordagem que considera a inovação em turismo desde uma perspectiva setorial ou regional. Esta segunda abordagem serve de referencial para esta pesquisa que tem como objeto de análise a cadeia de valor do turismo e a composição da oferta de uma destinação em sua integralidade, tendo como referencia as características, dinâmica e competências regionais. Os resultados do trabalho de pesquisa permitirão cumprir com ao menos dois objetivos: um de contribuição teórico-metodológica ao conhecimento, ao propor como resultado definir uma tipologia conceitual de oportunidades de inovação em turismo, a partir dos atributos de complementaridade, integração, diferenciação e originalidade, entendidos como determinantes competitivos no contexto da experiência; outro objetivo é o de gerar resultados próprios da pesquisa aplicada, ao apontar oportunidades de inovação na composição da oferta e da cadeia de valor para o turismo nas regiões estudadas, produzir conteúdo de qualidade para orientar guias de investimentos no setor, além de subsidiar com informações o desenvolvimento de produtos e serviços que correspondam aos determinantes da competitividade em turismo e aos imperativos da economia da experiência. A metodologia utilizada consiste, em um primeiro momento, de pesquisa bibliográfica e documental para definição do que pode ser inovação desde a perspectiva dos sistemas regionais e de suas competências endógenas, seguida da classificação das oportunidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Rosana Mara Mazaro - Coordenador / Sergio Marques - Integrante / carlos albe freire medeiros - Integrante.Número de orientações: 2
2014 - 2016
CRIATIVIDADE EM CAMPO: Uso de midias sociais como estrategia de marketing de destinos turisticos
Descrição: A vida nunca mais será a mesma depois do surgimento das mídias sociais, nem para indivíduos, nem para organizações. Por combinar uma porção de atributos de atratividade aos usuários, as mídias sociais se transformaram em poderoso instrumento de comunicação e de propagação de ideias e propostas. Logicamente, disciplinas como o marketing rapidamente incorporaram o uso das mídias como poderosas ferramentas de comunicação e interação com seus públicos. O turismo é um dos setores que melhor se apropriaram do uso das mídias para seus interesses e o seu uso pelas grandes organizações empresariais já se tornou questão estratégica. Por sua vez, os destinos turísticos parecem responder com menos celeridade ao uso das mídias como ferramenta de comunicação com seus públicos. O interesse dos estudos sobre o uso das mídias como ferramenta de marketing em turismo estão em sua maioria centrados na perspectiva do usuário, como é o caso de Kaplan e Haenlein (2009), Peterson e Merino (2003). Já entre os estudos focados na perspectiva organizacional e de utilização pelos destinos, se destacam Fesenmaier (2007) e Xiang & Gretzel (2010), e em especial o estudo realizado por Buhalis (2012) que buscou explorar o uso das mídias sociais como elemento estratégico entre os DMOs. Nesta mesma perspectiva e interesse, esta pesquisa tem como objetivo compreender e estabelecer padrões de uso mais efetivo das mídias sociais como ferramenta de marketing dos destinos turísticos brasileiros, utilizando como mostra as 12 cidades sedes da copa 2014 para monitoramento e análise de como as mídias sociais tem sido utilizadas como ferramentas de interação com o publico e turista. A pesquisa dá continuidade ao estudo iniciado em uma dissertação de mestrado e amplia seu escopo para o universo dos usuários das mídias, para identificação de padrões de comportamento e de avaliação das mídias sociais utilizadas pelos destinos turísticos. A pesquisa utilizará de metodologia quantitativa, tanto para o monitoramento das midias sociais, quanto para a pesquisa junto aos usuários presentes no evento da Copa 2014. O estudo exploratório inicial já possibilita inferir que seu uso tem se acentuado nos últimos tempos e a tendência é de que sua participação no composto de comunicação das destinações seja predominante frente às mídias convencionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosana Mara Mazaro - Coordenador / carlos alberto freire medeiros - Integrante / marilia gonçaves - Integrante / sergio marques junior - Integrante / lizzy helena - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2013 - Atual
O BRASIL COMEÇA AQUI! Oportunidades de inovação em turismo na regiao do Marco do Descobrimento/RN
Descrição: Projeto identifica e avalia o potencial de desenvolvimento do turismo na região denominada Rota do Descobrimento, que compreende os municipios de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande no litoral norte Potiguar e aponta oportunidades de inovação no segmento histórico cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
OBSERVATUR - OBSERVATORIO DO TURISMO POTIGUAR
Descrição: O projeto propõe manter sistema de monitoramento permanente de desempenho e de resultados do turismo nos destinos potiguares e de seus impactos sobre o desenvolvimento local e regional, através do aqui denominado Observatório do Turismo Potiguar ? ObservaTur. As atividades do observatório estão alinhadas aos objetivos da Base Interdisciplinar de Estudos em Turismo de Sociedade - BITS, que por sua vez integram e dão suporte ao Programa de Pós-Graduaçao em Turismo do CCSA/UFRN. O ObservaTur pretende atuar como núcleo aglutinador, produtor e propagador de informações relevantes e sistematizadas sobre o turismo e atividades turísticas dos destinos e meso regiões turísticas do estado do RN e região Nordeste, e que deve servir como suporte indispensável ao planejamento estratégico e de gestão de longo prazo do setor, instrumentos determinantes para o direcionamento e controle do desenvolvimento turístico local e regional. A partir das informações facilitadas pelo Observatur, pretende-se revelar aos agentes do turismo local e regional uma franca e ampla fotografia de suas destinações quanto as reais condições competitivas, caracterizar estas destinações dentro de um contexto turístico global e de futuro, compreender as forças que sustentam sua condição e/ou debilidades que limitam suas potencialidades e indicar delineamentos estratégicos compatíveis com padrões mais sustentáveis de competitividade e desenvolvimento turístico regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Rosana Mara Mazaro - Coordenador / Sergio Marques - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
COMPETITIVIDADE DE DESTINOS POTIGUARES: ANALISE E AVALIAÇAO DOS MUNICIPIOS DO POLO COSTA DAS DUNAS
Descrição: O projeto propõe conhecer, avaliar e monitorar as condições de competitividade de 6 dos 16 municípios do Pólo Costa das Dunas/RN, de acordo com fatores determinantes de desempenho superior e de condicionantes sustentáveis globais para destinos turísticos, definidos a partir de modelos teóricos de interpretação do sistema turístico local e modelos de avaliação pertinentes. A pesquisa caracteriza-se como comparativo de casos e utiliza metodologias de pesquisa que combinam técnicas quantitativas e qualitativas para levantamento e analise dos dados. A partir de seus resultados, pretende-se revelar aos gestores e agentes do turismo local e regional uma franca e ampla fotografia de suas destinações quanto as reais condições competitivas, avaliar essas destinações dentro de um contexto turístico global e de futuro, compreender as forças que sustentam sua condição e/ou debilidades que limitam suas potencialidades para indicar lineamentos estratégicos compatíveis com padrões mais sustentáveis de competitividade e desenvolvimento turístico local. A pesquisa inaugura sistema de monitoramento permanente de desempenho e de resultados do turismo nos destinos potiguares e de seus impactos sobre o desenvolvimento local e regional implementado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2013 - Atual
O Brasil começa aqui!!! Patrimonio historico-cultural com fator de inovação em regiões turisticas
Descrição: Estudo sobre as oportunidades de inovação para o destino turistico denominado Região do Marco/RN a partir dos recursos historicos culturais endógenos e de grande relevancia como atrativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rosana Mara Mazaro - Coordenador / carlos albe freire medeiros - Integrante / Bernardo Gehrke - Integrante / fiama oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2012 - 2014
Periódico: Revista brasileira de pesquisa em turismo
2012 - Atual
Periódico: Cadernos Gestão Pública e Cidadania
2008 - 2017
Periódico: Turismo em Análise
2007 - Atual
Periódico: Turismo. Visão e Ação (Itajaí)


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Ministerio do Turismo
2011 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Turismo & Desenvolvimento
2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
2009 - Atual
Periódico: Revista Turismo em Análise
2007 - Atual
Periódico: Turismo: Visão e Ação (Online)


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2011 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Planejamento Turistico/Especialidade: Competitividade de Destinos Turísticos.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Inovação em Turismo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Gestão de Destinos e Governança em Turismo.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo Nautico.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Catalão
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2007
IVPremio EBAPE-FGV/EMBRATUR de tese de doutorado - Categoria Pós-Graduaçao - Segundo Lugar Nacional, EBAPE-FGV/EMBRATUR.
2006
Mençao de Louvor em Tese de Doutorado, Universidade de Barcelona - DITMUB - Espanha.
2006
Premio CCSA de Monografia - Diploma pela orientaçao da Melhor Monografia de Graduaçao do Curso de Turismo, CCSA/UFRN.
2004
Premio CCSA de Monografia - Melhores Monografias de Graduaçao do Curso de Turismo, CCSA/UFRN.
2003
Mençao Honrosa da Comissao Cientifica do XIII ENNEHTUR, FENEHTUR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAZARO, R. M.2017 MAZARO, R. M.. Inovação em Turismo e Competitividade Regional: abordagem conceitual e ensaio de aplicação. REVISTA TURISMO EM ANÁLISE, v. 28i1, p. 1-18, 2017.

2.
MAZARO, R. M.2014MAZARO, R. M.; CERQUEIRA, L. ; CUNHA, A.J. . Competitiveness of Tourist Destinations and Brazilian Strategy. REVISTA TURISMO & DESENVOLVIMENTO, v. 2, p. 593-607, 2014.

3.
TRIGO, L.2012TRIGO, L. ; MAZARO, R. M. . Movimentos Globais e Cenários em Turismo: uma realidade dinâmica, uma viagem ao futuro. Revista Turismo em Análise, v. 23, p. 486, 2012.

4.
MAZARO, R. M.2011MAZARO, R. M.. Conocimiento Científico en Ciencias Sociales y Proposición de Modelos en Turismo. Revista Turismo em Análise, v. 22, p. 561-578, 2011.

5.
MAZARO, R. M.2010MAZARO, R. M.. Atualização da Sustentabilidade Estratégica como Instrumento de Gestão de Destinos Turísticos. Journal of Tourism and Development, v. 2, p. 771-781, 2010.

6.
CERQUEIRA, L.2010CERQUEIRA, L. ; MAZARO, R. M. ; FURTADO, Edna. ; ROCHA NETO, Joao Mendes da . Políticas Públicas em Turismo no Brasil: cronologia dos 70 anos da Legislaçao Turística das Instituiçoes Oficiais de Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 3, p. 977-978, 2010.

7.
MAZARO, R. M.2009MAZARO, R. M.. Desde la Quimera a la Realidad: haciendo operativa la sostenibilidad estratégica en destinos turísticos. Revista Turismo em Análise, v. 20, p. 485-503, 2009.

8.
MAZARO, R. M.2008MAZARO, R. M.; VARZIN, Giovani . Modelos de Competitividad para Destinos Turisticos en el Marco de la Sostenibilidad. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 12, p. 789-809, 2008.

9.
MAZARO, R. M.2007MAZARO, R. M.. Factores determinantes de competitividad para destinos turisticos en el marco de sostenibilidad. Revista acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. II, p. 00-00, 2007.

10.
MAZARO, R. M.2007MAZARO, R. M.. A sustentável leveza do visitar: modelo de avaliação de competitividade e sustentabilidade estratégica dos destinos turísticos. Turismo. Visão e Ação (Itajaí) (Cessou em 2007), v. 9, p. 305-324, 2007.

11.
MAZARO, R. M.2004MAZARO, R. M.. Sostenibilidad Estratégica como Ventaja Competitiva para Destinos Turísticos ? El Comp&tenible Model. Revista do Centro de Ciências Administrativas (UNIFOR), UNIFOR, v. 10, p. 34, 2004.

12.
MAZARO, R. M.2003MAZARO, R. M.. Comunidades Virtuales como herramienta de fidelización de clientes. Dominium (Natal), www.falnatal.com.br/revista/, v. 1, n.1, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
MAZARO, R. M.; MEDEIROS, C.A.F. . Competitiveness of Tourist Destinations and Brazilian Strategy. In: Metin Kozac; Nazmi Kozac. (Org.). Destination Marketing An International Perspective. 1ed.London: Routlege, 2015, v. , p. 197-212.

2.
MAZARO, R. M.. Diretrizes Politicas para Competitividade de Destinos Turísticos no Brasil. In: Thiago Duarte Pimentel; Magnus Luiz Emmendoerfer; Edegar Luis Tomazzoni. (Org.). Gestão Pública do Turismo no Brasil ? Teorias, Metodologias e Aplicações. 1aed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. 1, p. 00-00.

3.
PANOOSO NETO, A. ; MAZARO, R. M. . Competitividade e Inovação em Turismo. In: Mario Carlos Beni. (Org.). Políticas Públicas e Planejamento Estratégico em Clusters de Turismo. 1ed.São Paulo: Manole, 2011, v. 1, p. 437-452.

4.
MAZARO, R. M.; FONSECA, M.A.P. . Competitividade Turistica e diferenciação espacial no Pólo Costa das Dunas/RN/Brasil. In: Jean Henrique Costa, Michele de Sousa. (Org.). Politica de Turismo e Desenvolvimento. Mossoro: Vingt-Un Rosado, 2010, v. , p. 159-180.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAZARO, R. M.. Aventura administrada. Espírito de Aventura, Florianopolis, p. 18 - 19, 01 fev. 1999.

2.
MAZARO, R. M.. Uma ilha em agonia. Jornal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, 05 fev. 1991.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAZARO, R. M.; MOITAL, M. ; ESTEVES, L. . Princípios de Governança aplicados a gestão costeira e suas implicações para o turismo náutico: desafios e oportunidades para o caso brasileiro. In: CIT2015 International Congress on Tourism, 2015, Porto. CIT2015 International Congress on Tourism. Porto, 2015. v. 1. p. 132-147.

2.
MAZARO, R. M.; MEDEIROS, C.A.F. . Competitiveness of Tourist Destinations and Brazilian Strategy. In: 3rd Interdisciplinary Tourism Research Conference, 2014, Istanbul - Turkey. http://www.anatoliajournal.com/conference2014/program.pdf. Istambul: http://www.anatoliajournal.com/conference2014, 2014. v. 1. p. x-x.

3.
MAZARO, R. M.; GONCALVES, M. . Uso das midias sociais como ferramenta de marketing de destinos turísticos. In: X Seminário ANPTUR, 2013, Caxias do Sul. Anais do X ANPTUR. São Paulo: Aleph, 2013.

4.
MAZARO, R. M.. Tourism Destinations and Opportunities for Innovation from the Regional Competencies. In: II INVTUR, 2012, Aveiro. Revista Turismo & Desenvolvimento. Aveiro: Univ Aveiro, 2012. v. 2. p. 637-646.

5.
MAZARO, R. M.; CUNHA, A.J. . PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA APLICADOS À GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS: UMA ANÁLISE PROPOSITIVA NO PÓLO COSTA DAS DUNAS. In: VIII Seminario ANPTUR, 2011, Balneario Camboriu. Anais do VIII Seminario ANPTUR. São Paulo: Aleph, 2011. v. 1.

6.
MAZARO, R. M.. Competitiveness of Tourism Destinations and Opportunities for Innovation from Tourism Supply Chain. In: Advancing the Social Science of Tourism 2011, 2011, Guildford. Advancing the Social Science of Tourism 2011. Guildford: Surrey University, 2011.

7.
CERQUEIRA, L. ; FURTADO, Edna. ; MAZARO, R. M. . Políticas Públicas em Turismo no Brasil: Cronologia dos 70 Anos da Legislação Turística e das Instituições Oficiais de Turismo. In: VI Seminário Anptur, 2009, São Paulo. VI Seminário Anptur. São Paulo: Aleph, 2009.

8.
MAZARO, R. M.; FONSECA, M.A.P. . Diferenciação espacial e competitividade turística no Pólo Costa das Dunas/RN. In: V Seminario ANPTUR, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Seminario ANPTUR. Sao Paulo: Aleph, 2008.

9.
MAZARO, R. M.; VARZIN, Giovani . Hacia la sostenibilidad estratégica de eestinos turísticos: aplicación del Comp&tenible Model para evaluación de Fernando de Noroña. In: V Seminario ANPTUR, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Seminario ANPTUR. Sao Paulo: Aleph, 2008.

10.
MAZARO, R. M.. Desarrollo Turístico de Destinos Emergentes en el Marco de la Competitividad y de la Sostenibilidad. In: IV Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2007, Sao Paulo. Anais do IV Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo: Turismo e Hospitalidade: configuraçao do campo científico.. Sao Paulo: Aleph, 2007. v. CD-rom.

11.
MAZARO, R. M.; VARZIN, Giovani . La sustentable levedad del estar: factores de competitividad y sostenibilidad estrategica de destinos turisticos. In: Encontro Científico da Anpad, 2006, Salvador. Cadernos Enanpad.

12.
MAZARO, R. M.. Modelos de Competitividad para Destinos Turisticos en el Marco de la Sostenibilidad. In: XXIX Encontro Científico da Anpad, 2005, Brasilia. Anais do XXIX Enanpad/www.anpad.com.br. Rio de Janeiro: ANPAD, 2005. v. CDroon.

13.
MAZARO, R. M.. Essência local, competitividade de destinos e sustentabilidade estrategica.. In: VIII Encontro Nacional Turismo Base Local - ENTBL, 2004, Curitiba. VIII ENTBL, 2004.

14.
MAZARO, R. M.. Sostenibilidad Estratégica para Destinos Turisticos: El Competenible Model. In: Forum Universal de las Culturas. Dialogo: Turismo, Diversidad Cultural y Desarrollo Sostenible, 2004, Barcelona. Diálogo Internacional: Turismo, Diversidad Cultural y Desarrollo Sostenible. Madrid: ITR Instituto de Turismo Responsable, 2004.

15.
MAZARO, R. M.; VARZIN, Giovani . Avaliando a sustentabilidade turística atraves da análise de fluxos ambientais: o caso de Natal-RN. In: XIII Encontro Norte-nordeste dos Estudantes de Hotelatia e Turismo - ENNEHTUR, 2003, Fortaleza-CE. Anais do XIII Encontro Norte-nordeste dos Estudantes de Hotelatia e Turismo - ENNEHTUR, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GEHRKE, B. ; MAZARO, R. M. . O Brasil começa aqui!!! Patrimonio historico-cultural com fator de inovação turistica na região do Marco do descobrimento/RN. In: 3rd INTERNATIONAL CONGRESS UNESCO CHAIR UNITWIN Network 'Culture, Tourism, Development', 2014, Barcelona. http://tourismandgastronomycongress.weebly.com/scientific-program.html. Barcelona: UNESCO, 2014. v. 1. p. x-x.

2.
CERQUEIRA, L. ; MAZARO, R. M. ; FURTADO, Edna. . Política Publica do Turismo: uma análise comparativa de modelos de implementação Brasil e França.. In: INVTUR2010, 2010, Aveiro. Revista Turismo & Desenvolvimento (Online). Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010. v. 3. p. 977-978.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAZARO, R. M.. Sustentabilidad como ventaja competitiva para los destinos turisticos. In: XVIII Enbra - Encontro Brasileiro de Administração, 2004, Natal/RN. Anais do XVIII Enbra. Natal, 2004.

2.
MAZARO, R. M.. Turismo e Ecologia: uma grande parceria. In: I Congresso Científico da Universidade Potiguar, 1999, Natal. Anais do I Congresso Cientifico UnP. Natal: APEC, 1999. v. 1. p. 48-49.

Artigos aceitos para publicação
1.
MAZARO, R. M.; GONCALVES, M. . CREATIVITY IN THE FIELD: use of social media as a strategic tool for marketing of tourist destinations. Journal of Destination Marketing & Management, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MAZARO, R. M.; MOITAL, M. ; ESTEVES, L. . Princípios de governança aplicados ao turismo em zonas costeiras litorâneas: análise exploratória do caso brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MAZARO, R. M.. Turismo e Megaeventos: A copa do mundo e suas contradições. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MAZARO, R. M.; GEHRKE, B. . O Brasil começa aqui!!! Patrimonio historico-cultural com fator de inovação em regiões turisticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MAZARO, R. M.; MEDEIROS, C.A.F. . Competitiveness of Tourist Destinations and Brazilian Strategy. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GONCALVES, M. ; MAZARO, R. M. . Midias Sociais como estrategia de marketing de destinos turisticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MAZARO, R. M.. Turismo Nautico: desafios e perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MAZARO, R. M.. Sistemas Regionais de Inovação em Turismo e Contexto da Experiência: Uma Abordagem Conceitual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MAZARO, R. M.. Planejamento, organização e gestão estratégica e participativa de destinos turísticos e organizações turísticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MAZARO, R. M.. Competitividade Turística de Destinos Potiguares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MAZARO, R. M.. Competitiveness of Tourism Destinations and Opportunities for Innovation from Tourism Supply Chain. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MAZARO, R. M.. PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA APLICADOS À GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS: UMA ANÁLISE PROPOSITIVA NO PÓLO COSTA DAS DUNAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MAZARO, R. M.. Atualização da Sustentabilidade Estratégica como Instrumento de Gestão de Destinos Turísticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CERQUEIRA, L. ; FURTADO, Edna. ; MAZARO, R. M. . Políticas Públicas em Turismo no Brasil: Cronologia dos 70 Anos da Legislação Turística e das Instituições Oficiais de Turismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MAZARO, R. M.; FONSECA, M.A.P. . Diferenciação espacial e competitividade turística no Pólo Costa das Dunas/RN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MAZARO, R. M.. Hacia la sostenibilidad estratégica de eestinos turísticos: aplicación del Comp&tenible Model para evaluación de Fernando de Noroña. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MAZARO, R. M.. Desarrollo Turístico de Destinos Emergentes en el Marco de la Competitividad y de la Sostenibilidad. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MAZARO, R. M.; VARZIN, Giovani . La Sustentable Levedad del Estar: Factores Determinantes de Competitividad y Sostenibilidad Estratégica de Destinos Turísticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MAZARO, R. M.; VARZIN, Giovani . Modelos de Competitividade de Destinos Turisticos en el Marco de la Sostenibilidad. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MAZARO, R. M.; VARZIN, Giovani . Sostenibilidad Estratégica como Ventaja Competitiva para Destinos Turísticos ? El Comp&tenible Model. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MAZARO, R. M.. Competitividad de Destinos Tursiticos e Sostenibilidad Estrategica: Proposición de un modelo de evaluación de dimensiiones y factores determinantes. Barcelona: UB, 2006 (Tese de Doutorado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MAZARO, R. M.. GTTur Grupo Técnico Tematico do Turismo Náutico. 2015.

2.
MAZARO, R. M.. Considerações aos Relatórios 1, 2 e 3 COPPE/UFRJ SUBSÍDIOS À REGULAMENTAÇÃO DA ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL 7 (ZPA-7): ANÁLISE DE VIABILIDADE E COMPATIBILIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE TURISMO NÁUTICO COM A CONSERVAÇÃO DA ÁREA. 2015.

3.
MAZARO, R. M.. Plano de Gestão para o Centro de Convenções de Natal. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
MAZARO, R. M.. candidatura, no âmbito do programa Programa de Doutorado Pleno no Exterior - Doutorado Pleno no Exterior 2016,. 2017.

2.
MAZARO, R. M.. Processo 88881.129198/2016-01. 2017.

3.
MAZARO, R. M.. processo 88881.128596/2016-01. 2017.

4.
MAZARO, R. M.; GEHRKE, B. . O Brasil começa aqui!!! Patrimonio historico-cultural com fator de inovação em regiões turisticas. 2015.

5.
MAZARO, R. M.. Reunião Qualis Livros da Área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 2012.

6.
MAZARO, R. M.. Membro de comissão avaliadora no evento VIII Seminario ANPTUR. 2011.

7.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Processos Gerenciais", UNINOVE. 2011.

8.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Logística", Universidade Salvador. 2011.

9.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Comércio Exterior", Faculdade Anchieta. 2011.

10.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Gestão de Recursos Humanos", ABEU. 2011.

11.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Gestão Comercial", Faculdade Tecnológica da Paraíba. 2011.

12.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Marketing", Faculdades Integradas Torricelli. 2011.

13.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Eventos", Faculdade Atual da Amazônia. 2011.

14.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Gestão Pública", Faculdade Meridional. 2011.

15.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Segurança no Trabalho", Universidade Estácio de Sá. 2011.

16.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Marketing", IEPO. 2011.

17.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Marketing", CUC. 2011.

18.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Marketing", PUC-SP. 2011.

19.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Negócios Imobiliários", CUFMU. 2011.

20.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Marketing", FTI. 2011.

21.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Gestão de Recursos Humanos", Universidade Estácio de Sá. 2011.

22.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do curso "Gastronomia", UCS. 2011.

23.
MAZARO, R. M.. Membro de comissão avaliadora no evento VII Seminario ANPTUR. 2010.

24.
MAZARO, R. M.. Membro de comissão avaliadora no evento VI Seminario ANPTUR. 2009.

25.
MAZARO, R. M.. Projeto Politico Pedagógico do Programa de Pós-Graduação em Turismo-PPGTUR/UFRN. 2007.

26.
MAZARO, R. M.. Projeto Político Pedagógico do Curso de Turismo da UFRN. 2003.

27.
MAZARO, R. M.. PLano de Turismo e recreação marinha para os recifes de corais do Rio do Fogo. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAZARO, R. M.. Marco do descobrimento do Brasil no RN. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MAZARO, R. M.. O Brasil foi descoberto no RN?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MAZARO, R. M.. O Brasil foi descoberto no RN?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MAZARO, R. M.. Potencial do turismo historico cultural na região do Marco do Descobrimento, RN. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MAZARO, R. M.. Competitividade e Sustentabilidade de Destinos Turisticos. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MAZARO, R. M.. Turismo. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAZARO, R. M.; MOITAL, M. . Oficina de Cooperação Internacional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MAZARO, R. M.; LEAL, S. . Revista Turismo em Análise. 2011. (Editoração/Periódico).

3.
MAZARO, R. M.. OBSERVATUR - Observatorio do Turismo. 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
MAZARO, R. M.; FONSECA, M.A.P. ; FORTES, L. . Programa de Pós-Graduaçao em Turismo - PPGTUR. 2007. (Proposta de Implementaçao e Pedagógica).

5.
MAZARO, R. M.. Curso de Pós-Graduaçao em Gestao Estrategica em Marketing. 2007. (Projeto Pedagógico).

6.
MAZARO, R. M.; RIBEIRO, Celia M. . Projeto Politico Pedagógico do Curso de Graduaçao em Turismo da UFRN. 2004. (Projeto Pedagógico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HOFFMANN, E.; MAZARO, R. M.. Participação em banca de Leandro Santana de Oliveira. Cooperação como fonte de competitividade: um estudo comparativo entre destinos turísticos de Alto Paraíso e Pirenóplois (GO). 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Brasília.

2.
MARQUES, S.; MAZARO, R. M.; PANOSSO NETO, A.. Participação em banca de MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS. Analise da Relação Causal entre Imagem de Destinos, Qualidade, Satisfação e Fidelidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
CONCEIÇÃO, P. H.Z.; MAZARO, R. M.; CAMPOS, N.L.O.. Participação em banca de Leonora Guedes Vieira. Política Publica do Turismo: uma análise comparativa de modelos de implementação Brasil e França.. 2009. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade de Brasília.

4.
RAMOS, R.B.R.; MAZARO, R. M.; ARAUJO, R.S.B.; FONTES, E.F.T.. Participação em banca de Leonardo da Costa Pizzato. Melhoria de Desempenho e ISO 9000: um estudo em empresas brasileiras do setor hoteleiro na perspectiva do Balanced Scorecard. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
MAZARO, R. M.. Participação em banca de Maria da Silva. Estrategias de Responsabilidade Social na Hotelaria de Ponta Negra - Natal. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
ANJOS, F.; MAZARO, R. M.. Participação em banca de Silvio Vianna. Relação entre Competitividade de Destinos Turisticos e Qualidade de Vida. 2011. Tese (Doutorado em Administração e Turismo) - Universidade do Vale do Itajaí.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAZARO, R. M.. Participação em banca de Jaina Mendes.Estrategias de Mercado para Segmento Infantil na Hotelaria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
MAZARO, R. M.. Participação em banca de Clébia Silva.Turismo cultural : identificação de potencial de mercado para produtos regionais em Centro Cultural em Natal-RN. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ENDERS, W. T.; MAZARO, R. M.. Concurso Publico Professor Efetivo - Classe Assistente - Turismo-UFRN. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Avaliação de cursos
1.
MAZARO, R. M.. Autorizaçao de Curso Tecnológico em Gestao do Turismo. 2006. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

2.
MAZARO, R. M.. Autorizaçao de Curso Tecnológico em Gestao do Turismo. 2006. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

3.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Turismo. 2005. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

4.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento de Curso de Bacharelado em Turismo. 2005. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

5.
MAZARO, R. M.. Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Turismo. 2004. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Outras participações
1.
MAZARO, R. M.. Premio de Melhor Monografia do CCSA. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
MAZARO, R. M.. Comissao de avaliaçao dos trabalhos científicos do XVIII Enbra. 2004. Conselho Federal de Administraçao.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Forum de Turismo do RN.O Brasil foi descoberto pelo RN?. 2107. (Encontro).

2.
27th Council for Australasian Tourism and Hospitality Education (CAUTHE) Annual Conference 2017. Tourim Innovation and Regional Competitiveness: an application essay. 2017. (Congresso).

3.
INVTUR Inovação em Turismo.Inovação e Competitividade de Destinos Turísticos: convergências e divergencias. 2017. (Seminário).

4.
Visitor Economy: Strategies and Innovations. Outside In, Inside Out: Tourism Competitiveness and Brazilian Strategy Analysis. 2017. (Congresso).

5.
2rd Global Tourism & Hospitality Conference. 2016. (Congresso).

6.
4th Interdisciplinary Tourism Conference. 2016. (Seminário).

7.
TMS ALGARVE 2016: TOURISM & MANAGEMENT STUDIES INTERNATIONAL CONFERENCE. PARALLEL SESSIONS 5: Tourism / PARALLEL SESSIONS 7: Turismo e Hotelaria. 2016. (Congresso).

8.
CIT 2015 ?International Congress on Tourism ? The Sea and Tourism. Princípios de governança aplicados ao turismo em zonas costeiras litorâneas: análise exploratória do caso brasileiro. 2015. (Congresso).

9.
IMIC 2015 1st International Conference on Experiential Tourism. CRIATIVIDADE EM CAMPO: Uso de midias sociais como estrategia de marketing de destinos turisticos. 2015. (Congresso).

10.
ITC?15 ? VIII International Tourism Congress, on 25-27 November 2015, with the theme ?The Image and Sustainability of Tourism Destinations?. 2015. (Congresso).

11.
3rd International Conference UNITWIN UNESCO Chair ?Culture, Tourism, Development?. O Brasil começa aqui!!! Patrimonio historico-cultural com fator de inovação em regiões turisticas. 2014. (Congresso).

12.
3th Interdisciplinary Tourism Conference. Competitiveness of Tourist Destinations and Brazilian Strategy. 2014. (Congresso).

13.
Copa do Mundo no Brasil 2014: desafios e contradições.Desafios e contradições para realização da Copa do Mundo 2014 em Natal. 2014. (Seminário).

14.
Advancing the Social Science of Tourism 2011. Competitiveness of Tourism Destinations and Opportunities for Innovation from Tourism Supply Chain. 2011. (Congresso).

15.
VIII Seminario ANPTUR.PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA APLICADOS À GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS: UMA ANÁLISE PROPOSITIVA NO PÓLO COSTA DAS DUNAS. 2011. (Seminário).

16.
Contribuição da Ciência Geográfica para os Estudos sobre Turismo.Contribuição da Ciência Geográfica para os Estudos sobre Turismo. 2009. (Seminário).

17.
II Simposio Internacional Turismo XXL - Inovação urbana en las metrópolis turísticas. 2009. (Simpósio).

18.
V Encontro Anptur.Gestão e Hospitalidade em Turismo. 2009. (Encontro).

19.
X Seminário Internacional de Turismo.Desenvolvimento Urbano e Regional. 2009. (Seminário).

20.
I EIGTUR Encontro Internacional de Gestao em Turismo.Sustentabilidade Estrategica como Vantagem Competitiva para Destinos Turisticos. 2008. (Encontro).

21.
V Seminario da ANPTUR.Diferenciação espacial e competitividade turística no Pólo Costa das Dunas/RN. 2008. (Seminário).

22.
IV Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo.Desarrollo turístico de destinos emergentes en el marco de la competitividad y de la sostenibilidad. 2007. (Seminário).

23.
I SESTUR - I Seminario de Estudantes de Turismo da UFRN.As verdades do turismo: contradiçoes e realidades. 2006. (Seminário).

24.
Semana do Administrador.Competitividade de pessoas e de lugares: desafios à gestao contemporanea. 2006. (Outra).

25.
XII Seminario de Pesquisa do CCSA.Sessao Poster Meio Ambiente, Sustentabilidade, Turismo e Cultura. 2006. (Seminário).

26.
XXIX ENANPAD.Modelos de Competitividade de Destinos Turisticos en el Marco de La Sostenibilidad. 2005. (Encontro).

27.
Forum Universal de las Culturas - Dialogo Internacional: Turismo, Diversidad Cultural y Desarrollo Sostenible.Sostenibilidad Estratégica como Ventaja Competitiva para Destinos Turísticos ? El Comp&tenible Model. 2004. (Outra).

28.
VIII ENTBL - Encontro Nacional de Turismo com Base Local.Essência local, competitividade de destinos e sustentabilidade estrategica. 2004. (Encontro).

29.
III Encontro Estadual dos Municipios Turisticos do RN.Encontro Estadual dos Municipios Turisticos do Rio Grande do norte. 2001. (Encontro).

30.
II Congrasso Científico da Universidade Potiguar. II Congresso Científico. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAZARO, R. M.. INVTUR Inovação em Turismo. 2017. (Congresso).

2.
MAZARO, R. M.. XIV ANPTUR. 2015. (Congresso).

3.
MAZARO, R. M.. XIII ANPTUR. 2014. (Congresso).

4.
MAZARO, R. M.. XII ANPTUR. 2013. (Congresso).

5.
MAZARO, R. M.; ANJOS, F. . XI ANPTUR. 2012. (Congresso).

6.
MAZARO, R. M.; LEAL, S. . I ESCRITUR - Seminário Internacional de Estudos Criticos em Turismo. 2011. (Congresso).

7.
MAZARO, R. M.. Workshop sobre internacionalização da pesquisa em turismo no Brasil.. 2011. (Outro).

8.
MAZARO, R. M.. Mostra de Turismo Sustentavel da UFRN. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
EDSON NASCIMENTO. Tipologia de Governança e Efetividade da Gestão do Turismo Regional. Início: 2017. Tese (Doutorado em TURISMO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

2.
Cristiane Soares. Avaliação de recursos turisticos e potencial de inovação como atrativos. Início: 2015. Tese (Doutorado em TURISMO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).

3.
Saulo Gomes. Competitividade e Inovação em regiões turisticas. Início: 2015. Tese (Doutorado em TURISMO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Bernardo Gehrke. Recursos históricos-culturais e oportunidades de inovação em turismo na região do Marco do Descobrimento/RN. 2013. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

2.
Marilia Gonçalves. Criatividade em Campo: Uso de mídias sociais como estratégia de marketing de destinos turisticos. 2013. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

3.
Saulo Bandeira Gomes dos Reis. Determinantes de Competitividade de Destinos Turisticos aplicados a Roteiros Regionais: analise do Roteiro Serido. 2013. Dissertação (Mestrado em TURISMO) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Rosana Mara Mazaro.

4.
Naia Maranhao. GESTÃO PARTICIPATIVA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE DA ATIVIDADE TURÍSTICA: O CASO DA .... 2012. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

5.
Ana Jaimile Cunha. Principios de Governança Aplicados a Gestão de Destinos Turísticos: análise propositiva do Polo Costa das Dunas. 2010. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, . Orientador: Rosana Mara Mazaro.

6.
Liz Cerqueira. Competitividade de Destinos Turisticos: avaliação do Polo Costa das Dunas. 2010. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria Aparecida Guimaraes. Satisfaçao do cliente interno nos serviços hospitalares: uma comparaçao entre setor publico e privado. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestao de Negocios) - Faculdade de Natal. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

2.
Igia Regina Guimaraes. Avaliaçao da imagem de marca no varejo: o caso Myosotis. 2002. 43 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestao Avançada do Varejo) - Universidade Potiguar. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

3.
Rubens Moreira Macedo. Qualidade de serviços em telecomunicaçoes: a Telemar antes e depois da privatizaçao. 2002. 36 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Marketing) - Universidade Potiguar. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

4.
Marcia Avila. Criatividade como ferramenta para a produtividade e inovaçao. 1999. 68 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao Em Gestao Organizacional) - Universidade Potiguar. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patrizia Oliveira. Turismo de Base Local e Oportunidades de Geração de Emprego e Renda: o caso da Bomba do Hemetério-Recife. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

2.
Iris Lidiane Silva. Navegar é Preciso! Potencialidades e Condicionantes para o Turismo Nautico em Natal-RN. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

3.
Nilton Marques da Silva. Os encontros Motociclísticos no Rio Grande do Norte e suas contrtibuições para o seguimento do Turismo de Eventos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

4.
Pamela Brandao. Contribuiçoes do Turismo ao Desenvolvimento Sustentavel: a dimensao social na perspectiva da comunidade de Natal-RN. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

5.
Lucimagno da Silva. As transformaçoes provocadas pelo turismo na comunidade de Pirangi do Norte.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

6.
Michel Jairo Vieira da Silva. Cruzeiros maritimos no porto Natal: atracando nessa atividade. 2004. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

7.
Salomar Sabino. As condiçoes da sinalizaçao turistica na cidade do Natal. 2004. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Rosana Mara Mazaro.

Orientações de outra natureza
1.
Ana Patricia Monte. Observatur - Observatorio do Turismo. 2011. Orientação de outra natureza. (Turismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rosana Mara Mazaro.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MAZARO, R. M.2014MAZARO, R. M.; CERQUEIRA, L. ; CUNHA, A.J. . Competitiveness of Tourist Destinations and Brazilian Strategy. REVISTA TURISMO & DESENVOLVIMENTO, v. 2, p. 593-607, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
MAZARO, R. M.. Competitividade Turística de Destinos Potiguares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MAZARO, R. M.. Turismo Nautico: desafios e perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAZARO, R. M.. Marco do descobrimento do Brasil no RN. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MAZARO, R. M.. O Brasil foi descoberto no RN?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MAZARO, R. M.. O Brasil foi descoberto no RN?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MAZARO, R. M.. Potencial do turismo historico cultural na região do Marco do Descobrimento, RN. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 23:49:39