Ivana Maria Schnitman

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8082726519822963
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (1984), Mestre em Educação, concentração: Technology for Educators pela Johns Hopkins University, JHU (1999) e Ph.D. em Educação, concentração: Technology Education pela West Virginia University, WVU (2007). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atuação na área de Educação, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação. Atividades docentes e técnicas envolvendo: ? Planejamento e elaboração de cursos de formação docente na utilização das TIC na educação, tanto Presencial quanto a distância; ? Planejamento e desenvolvimento de conteúdos para cursos online; ? Planejamento de estratégias didáticas e concepção de materiais didáticos para Educação Online; ? Suporte à professores na elaboração e implementação de cursos online. Interesses de Pesquisa: Educação Online, em especial em: ? Educação e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivana Maria Schnitman
Nome em citações bibliográficas
SCHNITMAN, I. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire.
Praça Joana Angélica
São José
45988058 - Teixeira de Freitas, BA - Brasil
Telefone: (73) 32912089
URL da Homepage: http://ufsb.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Educação.
West Virginia University, WVU, Estados Unidos.
Título: The Dynamics Involved in Web-based Learning Environment (WLE) Interface Design and Human-Computer Interactions (HCI): Connections with Learning Performance, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Dr. Terence C. Ahern.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ambientes vituais de aprendizagem; Web Design; Comunicação Visual; Ensino a Distância; Interação Humano-Computador; Motivação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação.
1998 - 1999
Mestrado em Educação.
Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.
Título: Creating your Web Site - An Online Course,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Dr. Linda Tsantis.
Palavras-chave: Internet; Web Design; Educação Continuada; Multimídia; Desenvolvimento Profissional; Ensino a Distância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo / Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação; Informática.
1997 - 1998
Especialização em Web Master: Design and Site Manager. (Carga Horária: 360h).
University of California at Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.
Título: Happiness.
1980 - 1984
Graduação em Bacharelado em História.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1980 - 1984
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. (Carga horária: 40h).
Alfama Cursos, ALFAMA CURSOS, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação de Professores em vídeo streaming. (Carga horária: 6h).
Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador, FTC, Brasil.
2008 - 2008
Programa de Cap. Inicial e Formação Continuada. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador, FTC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Tecnologias da Informação e Comunicação, .

03/2016 - Atual
Direção e administração, Pró-Reitoria de Tecnologias da Informação e Comunicação, .

Cargo ou função
Chefe do setor planejamento de AVAs - FG01.
10/2015 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e Suas Tecnologias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia, cultura e sociedade
Campo das Humanidades: saberes e práticas
Cidadania e Novos Direitos
Projetos e ráticas em Humanidades
Relações Sociais e Políticas na Contemporaneidade
Práticas e Projetos em Humanidades
Monografia I e II

Centro Universitário Estácio da Bahia, ESTÁCIO / FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Membro de Comitê, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro Universitário Estácio da Bahia - FIB.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professora das disciplinas: - Fundamentos das Ciências Sociais - História da Educação - História da Educação do Brasil - Ciência Política

Atividades

09/2013 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Pesquisa (NUPE), .

Cargo ou função
Membro do Comitê Institucional de Pesquisa (CIP).
09/2013 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Pesquisa (NUPE), .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Pesquisa (NUPE).
05/2011 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante, .

Cargo ou função
? Elaborar o Projeto Pedagógico do curso definindo sua concepção e fundamentos. ? Estabelecer o perfil profissional do egresso do curso. ? Atualizar periodicamente o projeto pedagógico do curso. ? Conduzir os trabalhos de reestruturação curricular.
03/2011 - 10/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CEL0007 - História da Educação
CEL0029 - História da Educação do Brasil
CEL0097 - Informática Aplicada à Educação
03/2011 - 10/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CCJ0001 - Fundamentos das Ciências Sociais
03/2011 - 10/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CCJ0001 Fundamentos das Ciências Sociais
CCJ0005 Ciência Política

Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelos Projetos de Pesquisa: - Metodologias de mediação online no Ensino Superior na modalidade EAD. - Processos de Orientação e Defesa de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) de Pós-Graduação EAD.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação de Ensino da Pós-Graduação da FTC EAD, envolvendo: a definição pedagógica e curricular dos cursos da Pós-Graduação EAD, supervisão das coordenações de curso e das equipes de apoio e concepção dos padrões de elaboração do material didático, da metodologia e estratégias de ensino e dos processos avaliativos.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professsor Orientador, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 40
Outras informações
Orientação de monografias de conclusão do curso de Especialização da Pós-graduação EAD.

Atividades

02/2008 - 10/2010
Direção e administração, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC EAD, .

Cargo ou função
Definição de diretrizes e ações pedagógicas referentes à elaboração e docência dos cursos da Pós-Graduação a Distância..
02/2008 - 10/2010
Direção e administração, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC EAD, .

Cargo ou função
Concepção e coordenação dos procedimentos relacionados ao: planejamento, elaboração e produção dos materiais didáticos da Pós-graduação a distância..
02/2008 - 10/2010
Direção e administração, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC EAD, .

Cargo ou função
Coordenação das equipes que participam da análise e revisão dos materiais didáticos (vídeo, módulo impresso, avaliações e mediação online) da Pós-Graduação a distância..
07/2007 - 10/2010
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC EAD, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC EAD.

Atividade realizada
Participação em bancas avaliadoras de monografias de conclusão do curso de Especialização em Gestão Escolar (Pós-Graduação Lato Sensu)..
07/2007 - 10/2010
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC EAD, Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC EAD.

Atividade realizada
Orientação de monografias de conclusão do curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional (Pós-Graduação Lato Sensu)..

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsa de Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa de Professor Pesquisador concedida pelo programas de formação inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil/DED/CAPES/MEC, para o Curso de Especialização em EAD Lato Sensu - EDITAL 01/2006 - UAB 2/ UNEB, oferecido pela Universidade do Estado da Bahia.

Atividades

04/2010 - 12/2011
Ensino, Especialização em EAD, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação de TCC

West Virginia University, WVU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Graduate Assistant, Carga horária: 20
Outras informações
Graduate Assistant do Departamento de Technology, Learning & Culture, com bolsa concedida pela própria universidade.

Atividades

06/2005 - 08/2007
Serviços técnicos especializados , Department of Technology, Learning & Culture, .

Serviço realizado
Criação/atualização do site do departamento e criação de sites e organização do conteúdo e dos materiais didáticos para docentes lecionarem seus cursos via ambiente virtual de aprendizagem (AVA)..
06/2005 - 08/2007
Treinamentos ministrados , Department of Technology, Learning & Culture, .

Treinamentos ministrados
Mini-cursos de mediação online (discussões síncrona e/ou assíncrona) para os cursos presenciais e a distãncia
Treinamento da utilização da plataforma de ensino a distância da Universidade (WebCT)
Oficinas ministradas no uso de programas de autoria e multimídia para criação de conteúdos online
06/2005 - 08/2007
Outras atividades técnico-científicas , Department of Technology, Learning & Culture, Department of Technology, Learning & Culture.

Atividade realizada
Suporte a professores na docência online, em cursos de Mestrado e Doutorado, auxiliando na mediação de situações de aprendizagem síncronas e assíncronas, a partir das interfaces disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade (WebCT)..
06/2005 - 08/2007
Outras atividades técnico-científicas , Department of Technology, Learning & Culture, Department of Technology, Learning & Culture.

Atividade realizada
Concepção e desenvolvimento de materiais didáticos para suporte a treinamento de professores do departamento..
06/2005 - 08/2007
Outras atividades técnico-científicas , Department of Technology, Learning & Culture, Department of Technology, Learning & Culture.

Atividade realizada
Suporte a professores do departamento no planejamento, elaboração e ensino de cursos e atividades online..
06/2005 - 08/2007
Outras atividades técnico-científicas , Department of Technology, Learning & Culture, Department of Technology, Learning & Culture.

Atividade realizada
Suporte a professores do departamento na atualização bibliográfica e elaboração de material de apoio para o ensino das disciplinas regulares de Mestrado e Doutorado..
08/2004 - 05/2005
Serviços técnicos especializados , Teaching and Learning Technologies Center, .

Serviço realizado
Suporte a alunos e professores da Universidade na utilização do laboratório de Informática para trabalhos acadêmico-científicos..

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

06/2002 - 06/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDC 266 - Introdução à Informática na Educação
EDC 287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas.

Open School, OS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

Atividades

05/2002 - 07/2003
Treinamentos ministrados , Núcleo de Tecnologia Educacional, .

Treinamentos ministrados
Formação continuada de tutores e monitores multiplicadores sobre a plataforma tecnológica das Universidades Corporativas Virtuais de instituições como: INSS e SEBRAE.
Oficina para tutores e monitores multiplicadores sobre Internet e o uso de mídias em EAD
03/2002 - 07/2003
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Tecnologia Educacional, Núcleo de Tecnologia Educacional.

Atividade realizada
Planejamento e desenvolvimento de oficinas, mini cursos e atividades de formação inicial e continuada de tutores e monitores multiplicadores de Universidades Coorporativas Virtuais..
01/2001 - 07/2003
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Tecnologia Educacional, Núcleo de Tecnologia Educacional.

Atividade realizada
Concepção e desenvolvimento de modelo pedagógico para planejamento de cursos online para Universidades Corporativas Virtuais..
01/2001 - 07/2003
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Tecnologia Educacional, Núcleo de Tecnologia Educacional.

Atividade realizada
Criação de tutoriais e guias para os alunos de Universidades Corporativas Virtuais..
01/2001 - 07/2003
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Tecnologia Educacional, Núcleo de Tecnologia Educacional.

Atividade realizada
Elaboração e implantação de sistema de avaliação de cursos nas Universidades Corporativas Virtuais do INSS e SEBRAE..

Fundação Luis Eduardo Magalhães, FLEM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2000 - 01/2002
Direção e administração, Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento, .

Cargo ou função
Gerenciamento do desenvolvimento e implantação de Agência de Certificação Ocupacional para Profissionais de Educação, envolvendo definição e supervisão de: cronograma físico-financeiro, orçamento, recursos humanos e relacionamento com clientes e cons.
02/2000 - 01/2002
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento, .

Serviço realizado
Coordenação e execução dos procedimentos envolvidos na análise de cargos da área de Educação..
02/2000 - 01/2002
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento, .

Serviço realizado
Coordenação da elaboração de avaliações objetivas e subjetivas..
02/2000 - 01/2002
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento, .

Serviço realizado
Supervisão da aplicação e da correção, em larga escala, de avaliações objetivas e subjetivas para profissionais da área de Educação..
02/2000 - 01/2002
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento, .

Serviço realizado
Coordenação do desenvolvimento de sistemas de banco de dados para controle de candidatos e de questões de avaliações objetivas e subjetivas..

System Automation, SA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/1999 - 01/2000
Serviços técnicos especializados , Desenvolvimento de Materiais Educacionais, .

Serviço realizado
Concepção e desenvolvimento de materiais didáticos, impressos e digitais, para apoio a treinamentos do sistema License 2000 ao setor corporativo..
06/1999 - 01/2000
Outras atividades técnico-científicas , Treinamento, Treinamento.

Atividade realizada
Desenvolvimento de tutorial digital, utilizando recursos de multimídia, para apoio a treinamentos do sistema License 2000, ao setor corporativo..

Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Participou, como professora, do programa formação inicial e continuada de professores em exercício de Escolas Públicas da Rede Municipal do Estado de Maryland em Tecnologia Educacional e suas possíveis aplicações em sala de aula.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Especialista em Educação, Carga horária: 20

Atividades

09/1998 - 02/2000
Treinamentos ministrados , Centro de Tecnologia na Educacão, .

Treinamentos ministrados
Aplicações pedagógicas de computadores
Autoria em Web Design para criação de páginas para professores
Didática e uso de tecnologias
Programas do pacote Office, Internet e correio eletrônico para fins educativos
08/1998 - 09/1998
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia na Educacão, .

Serviço realizado
Definição de parâmetros e concepção de modelos de materiais didáticos impressos, para apoio a programas de formação continuada para professores em exercício..

Governo do Estado da Bahia, GOVERNO/BA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Cargo temporário s/ vínculo, Enquadramento Funcional: DAI 5 - Chefe de Seção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ocupou o cargo de Gerente de Recursos Didáticos e Tecnológicos durante a gestão do Secretário Edilson Souto Freire.

Atividades

06/1996 - 08/1998
Direção e administração, Secretaria da Educacão, Diretoria de Desenvolvimento e Ensino.

Cargo ou função
Coordenação da concepção do Programa de Informática Educativa para Escolas Públicas do Estado da Bahia (PROINFE)..
08/1996 - 03/1998
Direção e administração, Secretaria da Educacão, Diretoria de Desenvolvimento e Ensino.

Cargo ou função
Coordenação do setor de distribuição de recursos didáticos para escolas da rede pública estadual..
08/1996 - 03/1998
Direção e administração, Secretaria da Educacão, Diretoria de Desenvolvimento e Ensino.

Cargo ou função
Coordenação do planejamento de Programa de formação continuada para professores em exercício, sobre Informática, Internet e aplicativos na Educação..
08/1996 - 03/1998
Direção e administração, Secretaria da Educacão, Diretoria de Desenvolvimento.

Cargo ou função
Coordenação, na BA, dos programas de Educação a Distância: TV Escola e Um Salto para o Futuro..

Ibm Brasil, IBM, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação Pedagógica do Projeto Horizonte no Norte e Nordeste.

Atividades

10/1993 - 03/1996
Serviços técnicos especializados , Educacão, Projeto Horizonte.

Serviço realizado
Orientação de projetos para implantação de tecnologia educacional em escolas da rede pública e privada..
10/1993 - 03/1996
Serviços técnicos especializados , Educacão, Projeto Horizonte.

Serviço realizado
Avaliação das necessidades tecnológicas de escolas das redes pública e privada, a fim de planejar programa de formação inicial e continuada de professores na utilização pedagógica de Informática..
10/1993 - 03/1996
Serviços técnicos especializados , Educacão, Projeto Horizonte.

Serviço realizado
Atuou junto a Secretarias de Educação e Universidades de vários estados brasileiros, no levantamento de necessidades, definição de parâmetros e objetivos em termos de hardware, software e treinamento..
10/1993 - 03/1996
Treinamentos ministrados , Educacão, Projeto Horizonte.

Treinamentos ministrados
Planejou e ministrou treinamentos a professores das redes pública e privada de diversos estados brasileiros, na utilização de Informática para fins educativos.

Instituto Social da Bahia, ISBA, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/1988 - 07/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral

Escola Tereza de Lisieux, ETL, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1983
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/1983 - 01/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
História Geral


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias de sistemas distribuídos para a educação

Objetivo: Estuda as tecnologias de sistemas distribuídos e redes de computadores para a educação..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação.
Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem.
2.
Utilização de tecnologias digitais em rede como agentes complementares à mediação pedagógica


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Ensino superior e novas práticas socioculturais da contemporaneidade: Os dispositivos móveis e a sala de aula
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
A adoção e difusão do formato educacional híbrido no ensino superior: utilização das tecnologias digitais em rede como agentes complementares à mediação pedagógica na UFSB
Descrição: O objetivo do estudo é a criação, implementação e acompanhamento de uma formação em tecnologias digitais em rede para a comunidade acadêmica da UFSB, como estratégia de examinar difusão de uma cultura digital na docência do ensino superior. Este enfoque visa refletir sobre o potencial da utilização das TIC na educação, através da análise da difusão da cultura do seu uso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ivana Maria Schnitman - Coordenador / Raimundo José de Araújo Macêdo - Integrante.
2013 - 2015
A utilização de dispositivos móveis (Tablets) no ensino superior: Estudo de Caso do Centro Universitário Estácio da Bahia
Descrição: O objetivo da pesquisa é o de refletir sobre o potencial da utilização de dispositivos móveis em sala de aula no ensino superior. Este cenário investigativo está inserido nos esforços do Centro Universitário Estácio da Bahia ? FIB em implantar um novo sistema de ensino. Este estudo se propõe a examinar a utilização de dispositivos móveis (Tablets) na comunidade acadêmica do Centro Universitário Estácio da Bahia - FIB, identificando quais fatores serviram de incentivo e/ou barreiras na adoção dessa tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ivana Maria Schnitman - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2009 - 2010
Metodologias de Mediação Online utilizadas no Ensino Superior na modalidade EAD: práticas e desafios
Descrição: Analisar as práticas do ensino superior na modalidade EAD em larga escala, no que concerne as metodologias utilizadas na mediação online, a fim refletir criticamente sobre: o processo de mediação online em si, os sujeitos envolvidos e os papeis desempenhados, os recursos tecnológicos e interfaces disponíveis para esta prática e o estabelecimento de comunidades virtuais de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Processo de Orientação e Defesa de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) da Pós-graduação EAD
Descrição: O Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) é uma atividade curricular obrigatória para todos os estudantes dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu em EAD e deverá obedecer as normas definidas pelo MEC/Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Superior, consoante Resolução n° 1, de 8 de junho de 2007 para aprovação final no Curso. A proposta do TCC da Pós EAD pretende consolidar a formação de cidadãos capazes de se colocar criticamente na sociedade. Assim, este se consiste em uma atividade de natureza prática, a ser desenvolvida pelo aluno, sobre um tema de seu interesse. O objetivo deste projeto é acompanhar o docente e discente no processo de orientação, observando os resultados da defesa do TCC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Ciência (In) Cena


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Ciência (In) Cena


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação a Distancia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Design Instrucional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento e avaliação da aprendizagem na Educação a Distância.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento e gestão de projetos e programas de Educação a Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Programa de Incentivo a Qualificação Docente (PIQ) Remuneração Variável, Universidade Estácio de Sá.
2007
Special Services to the College, College of Human Resources and Education, West Virginia University.
2005
Dedication and Service to the College, College of Human Resources and Education, West Virginia University.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHNITMAN, I. M.2018 SCHNITMAN, I. M.; FORGERINI, F. . The adoption of a technological innovation in Higher Education: A case study involving a mobile device. INTERNATIONAL JOURNAL ON E-LEARNING, v. 17, p. 401-418, 2018.

2.
SCHNITMAN, I. M.2017 SCHNITMAN, I. M.. Interface educação e tecnologia: o m-learning. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, v. 217, p. 92-103, 2017.

3.
SCHNITMAN, I. M.2014SCHNITMAN, I. M.. Contemporaneidade e Educação: A utilização de dispositivos móveis (Tablets) no Ensino Superior. REVISTA CIÊNCIA (IN) CENA, v. 1, p. 1, 2014.

4.
SCHNITMAN, I. M.2011SCHNITMAN, I. M.. Educação a Distância e a Formação da Força de Trabalho Contemporânea.. Revista Educação Skepsis, v. II, p. 989-1011, 2011.

5.
SCHNITMAN, I. M.2011 SCHNITMAN, I. M.. Mediação pedagógica o sucesso de uma experiência educacional online. ETD : Educação Temática Digital, v. 12, p. 287-314, 2011.

6.
SCHNITMAN, I. M.2007 SCHNITMAN, I. M.; AHERN, T. C. ; CURTIS, R. . Interface Design for Highly Motivated Learners. Journal of Interactive Instruction Development, v. 19, p. 9-14, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHNITMAN, I. M.. DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR: : PROGRAMA DE LETRAMENTO DIGITAL PARA DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. In: 4o CIET:EnPED (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), 2018, São Carlos. CIET:EnPED, [S.l.], 2018.

2.
SCHNITMAN, I. M.. A Contemporaneidade e as Novas Práticas Socioculturais na Educação: O Celular e a Sala de Aula. In: XIX Encuentro Internacional Virtual Educa Bahía 2018, 2018, Salvador. XIX Encuentro Internacional Virtual Educa Bahía 2018, 2018.

3.
SCHNITMAN, I. M.; FORGERINI, F. . The adoption of a mobile device as a teaching agent in Higher Education. In: E-Learn: World Conference on E-Learning, 2017, Vancouver. Proceedings of E-Learn: World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education. Chesapeake: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE),, 2017. v. 0ct 17. p. 212-218.

4.
SCHNITMAN, I. M.. O perfil do aluno virtual e as teorias de estilos de aprendizagem. In: 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educaçao: redes sociais e aprendizagem, 2010, Recife. Anais do 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educaçao: redes sociais e aprendizagem, 2010.

5.
SCHNITMAN, I. M.. Applying the Innovation Diffusion Theory to Foster Web-Based Distance Education in Higher Education: A Professional Development Program Plan. In: World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications (EDMEDIA) 2008, 2008, Vienna. Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2008. Chesapeake, VA: Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2008. v. 2008. p. 4394-4397.

6.
SCHNITMAN, I. M.; AHERN, T. C. . Learners? Perceptions of a Web-based Learning Environment (WLE) Interface: The Usability Evaluation Questionnaire Method. In: Society for Information Technology and Teacher Education International Conference (SITE) 2007, 2007, San Antonio, Texas. Proceedings of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2007. Chesapeake, VA: C. Crawford et al. (Eds.), 2007. v. 2007. p. 937-943.

7.
SCHNITMAN, I. M.; AHERN, T. C. ; WEBB-DEMPSEY, J. L. . The Impact of the Interface Design on Web-base Learning: Visual and Navigational Dynamics on Learners? Satisfaction. In: International Conference of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference (SITE) 2006, 2006, Orlando, Florida. Proceedings of Society for Information Technology and Teacher Education International Conference 2006. Chesapeake, VA: C. Crawford et al. (Eds.), 2006. v. 2006. p. 1037-1043.

8.
SCHNITMAN, I. M.. Virtual Learning Environments (VLEs): A Shifting Paradigm. In: Interactive Technologies 2004 SALT® Conference, 2004, Washington, DC. 2004 SALT® Conference Proceedings. Warrenton, Virginia: Learning Technologies Institute, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
SCHNITMAN, I. M.; FORGERINI, F. . The adoption of a technological innovation in Higher Education: A case study involving a mobile device. INTERNATIONAL JOURNAL ON E-LEARNING, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHNITMAN, I. M.. A IMPORTÂNCIA DA EAD NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PAÍS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHNITMAN, I. M.. DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA LECIONAR EAD: REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SCHNITMAN, I. M.; CURTIS, R. . Faculty and Doctoral Student Collaboration Within the Vista Environment: Course Development and Facilitating Online Data Collection. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
SCHNITMAN, I. M.. Creating your Web Site - An Online Course. 1998.

Processos ou técnicas
1.
SCHNITMAN, I. M.; OLIVEIRA, Maria Lúcia Dantas ; COSTA, Inês T. L. G. ; SILVEIRA, Jamile Silva ; PASCOAL, Gislene Dumont ; JUNQUEIRA, Lucas de Faria ; SANTOS, Marlene Oliveira ; VARANDAS, Daniela Nascimento ; SOARES, Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão . Sistema de avaliação presencial da Pós-Graduação EAD. 2009.

2.
SCHNITMAN, I. M.; SANTOS, Marlene Oliveira ; COSTA, Inês Tereza Lyra Gaspar ; OLIVEIRA, Maria Lúcia Dantas ; SILVEIRA, Jamile Silva ; JUNQUEIRA, Lucas de Faria ; PASCOAL, Gislene Dumont ; CARVALHO, Geciara da Silva ; SOARES, Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão ; VARANDAS, Daniela Nascimento . Metodologia de Orientação e Defesa de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) de Pós-Graduação EAD. 2008.

3.
SCHNITMAN, I. M.. Modelo Pedagógico da Pós-Graduação EAD. 2008.

4.
SCHNITMAN, I. M.; OLIVEIRA, Adriano A. . Padrões para elaboração de material didático (audiovisual, impresso e virtual) para EAD. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
BAUGHMAN, W. ; SCHNITMAN, I. M. . Análise do Cargo de Dirigentes Escolares do Estado da Bahia. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHNITMAN, I. M.. 1o. RELATÓRIO DE PROJETOS DE PESQUISA DE DOCENTES E INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
SCHNITMAN, I. M.. Produção de Material Didático para EAD. 2013. .

3.
SCHNITMAN, I. M.; OLIVEIRA, Adriano A. . Formação na metodologia de EAD. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SCHNITMAN, I. M.. Manual do Moodle. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

5.
SCHNITMAN, I. M.; LAGO, A. . Projeto de Formação em Educação a Distância (EAD). 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

6.
SCHNITMAN, I. M.. Technology and Education. 2006. .

7.
SCHNITMAN, I. M.; CASTILLO, A. . The Potential of Some Free Internet Resources in the Teaching of Foreign Languages Workshop. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SCHNITMAN, I. M.. Teaching and Learning on the 21th Century. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SCHNITMAN, I. M.. Faculty Clinic on Web-based Instruction. 2005. .

10.
SCHNITMAN, I. M.. Modelo para elaboração de material didático para apoio a formações iniciais e continuadas. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

11.
SCHNITMAN, I. M.. Modelo de Planejamento Pedagógico de Cursos Online. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

12.
SCHNITMAN, I. M.. Sistema de Avaliação para Cursos Online. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

13.
SCHNITMAN, I. M.. Manual do Professor. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

14.
SCHNITMAN, I. M.. Manual do Aluno. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

15.
SCHNITMAN, I. M.. License 2000 - Manual do Estudante. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

16.
SCHNITMAN, I. M.. License 2000 - CD-ROM Tutorial. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD-ROM Instrucional).

17.
SCHNITMAN, I. M.. License 2000 - Manual do Instrutor. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

18.
SCHNITMAN, I. M.. MCPS Productivity Training Program for SEAT Users. 1998. .

19.
SCHNITMAN, I. M.. Web Design for Educators. 1998. .

20.
SCHNITMAN, I. M.. Modelos de Material de Apoio a Treinamentos. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

21.
SCHNITMAN, I. M.. Projeto Horizonte: Informática na Educação. 1994. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARRETO, Maribel O.; SCHNITMAN, I. M.; BOMFIM, Luís A. S.. Participação em banca de Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares. As relações entre Educação a Distância e Inclusão Social: Percepções de Estudantes e Egressos de uma IES. 2009. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) - Faculdade Visconde de Cairú.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SCHNITMAN, I. M.; SANTOS, Eliete Muniz. Participação em banca de LEANDRO MATEUS FERNANDES. A Filosofia e a Formação do Pensar na Criança. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Filosofia e Sociologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.

2.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Anelita Costa dos Santos. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA MODALIDADE POSSÍVEL PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Antonio Marcos A. de Souza. Educação a Distância: Questões sobre democratização e qualidade de ensino. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Antonio Wellington Melo Souza. Educação Online e Formação Continuada de Professores: Uma experiência com os cursistas do Núcleo de Tecnologia Educacional de Santo Antônio de Jesus (NTE-4). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Cinthia Barreto Santos Souza. Habilidades leitoras em suportes virtuais: a compreensão dos textos pelos professores-alunos de EAD. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Gizelia Bertoldo Maciel. Formação docente e objetos digitais de aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Guiomar do Rosário Barros Sobral. Ensino a Distância: Tecnologia do futuro. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Itana Negrão Barbosa Souza. A motivação e suas implicações na educação a distância: Um estudo de caso da especialização em educação a distância da universidade do estado da bahia no pólo Valença. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Ivana Cardoso dos S. Dias. Educação a Distância: Possíveis caminhos para a formação continuada do professor. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Jadilson Santos de Jesus. Novas possibilidades para o ensino da geografia na sociedade da informação. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Jandira Oliveira Santos. A mediação pedagógica e suas implicações na aprendizagem na educação online. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

12.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Janio Queiroz Afonso. A Utilização das TIC´s como suporte de mediação pedagógica das práticas sócio-educativas pelos professores do Colégio João Cardoso dos Santos no Município de Valença-Bahia. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

13.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Jorge Luiz Maltez de Matos. Tecnologias na Educação Especial: In lócus a Formação Docente para o Uso das TIC. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Lisandra Amparo Ribeiro Pimentel. Resignificando objetos de aprendizagem: para além de uma aprendizagem significativa na EAD. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

15.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Marcelo de Araujo Lino. O papel do tutor na construção da autonomia na modalidade EAD. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

16.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Mariana Fernandes dos Santos. Construção da Autonomia do Sujeito Aprendiz no contexto da EAD. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

17.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Marilene Zeferino Costa Netto. Representação dos cursistas do Proinfantil sobre seus tutores: subjetividade e mediação na agência formadora de Gandu. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

18.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Nerinalva Luiz dos Santos. Avaliação no Proinfantil: Uma análise sobre o olhar dos tutores na Agência de Gandu. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

19.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Nilzete Santos Barbosa. Atividade colaborativa e seus desafios na educação online. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

20.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Ronaldina de Jesus Costa. Os recursos didáticos da espead/uneb e suas contribuições na aprendizagem: um estudo de caso do pólo de Valença. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

21.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Susiara Moreira Reis Coutinho. A construção da autonomia dos cursistas do Proinfantil: um estudo de caso na Agência formadora de Gandu. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

22.
SCHNITMAN, I. M.; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; Batista, Hildonice. Participação em banca de Thais da Silva Julho. Perfil do aluno virtual: desafio e perspectivas dos estudantes dos cursos EAD on-line da Unopar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia.

23.
SILVA, F. B.; SCHNITMAN, I. M.; COSTA, Inês T. L. G.. Participação em banca de Adalgisa Alves de Noronha e Eliete Maria da Silva. Desafios da Gestão Democrática da Educação nas Escolas Públicas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia.

24.
BARRETO, ANA L. V.; SCHNITMAN, I. M.; SANTOS, Marlene Oliveira. Participação em banca de Katiane Soares da Silva Almeida e Andrea dos Santos Moraes. Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Faculdade de Teccnologia e Ciências - Salvador.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SCHNITMAN, I. M.; COSTA, Inês T. L. G.; OLIVEIRA, Maria Lúcia Dantas; JUNQUEIRA, Lucas de Faria; CARVALHO, Geciara da Silva. Seleção de Professor. 2010. Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador.

2.
SCHNITMAN, I. M.. Programa de Aprimoramento de Gestão na Educação - PROGEST. 2001. Secretaria de Estado da Educação do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CIET:EnPED 2018 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR: PROGRAMA DE LETRAMENTO DIGITAL PARA DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. 2018. (Congresso).

2.
XIX Encuentro Internacional Virtual Educa Bahía 2018.A Contemporaneidade e as Novas Práticas Socioculturais na Educação: O Celular e a Sala de Aula. 2018. (Encontro).

3.
E-learn: World Conference on E-Learning. The adoption of a mobile device as a teaching agent in Higher Education. 2017. (Congresso).

4.
I FÓRUM DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS PARA SUSTENTABILIDADE.Material Didático: contribuições da cibercultura, produção e autoria. 2014. (Outra).

5.
I FÓRUM DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: DIÁLOGOS PARA SUSTENTABILIDADE.A adoção e difusão das tecnologias de dispositivos móveis (tablets) em salas de aula. 2014. (Outra).

6.
3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educaçao: redes sociais e aprendizagem.O perfil do aluno virtual e as teorias de estilos de aprendizagem. 2010. (Simpósio).

7.
IX Encontro Científico.AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXOS NA EDUCAÇÃO. 2010. (Encontro).

8.
3º Fórum Nacional de Debates sobre Formação de Professores. 2009. (Seminário).

9.
I Colóquio de Divulgação Científica da Bahia. 2009. (Encontro).

10.
I Fórum de Didática e Prática de Ensino. 2009. (Encontro).

11.
1º Encontro Nacional das Instituições de Ensino Superior Particulares de Educação a Distância.A IMPORTÂNCIA DA EAD NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PAÍS. 2007. (Encontro).

12.
I Fórum Nacional de Debates - Formação de Professores.DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA LECIONAR EAD: REPENSANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2007. (Simpósio).

13.
II Seminário de Educação a Distância da UFBA. 2007. (Seminário).

14.
Iº Simpósio Baiano de Tecnologias da Informação e Comunicação. 2007. (Simpósio).

15.
Seminário Internacional E-learning - O Lado Humano.A Interface de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como fator crítico de sucesso na implantação de programas de e-learning - O case Open-school. 2002. (Seminário).

16.
X Seminário de Integração do Programa Gestão Participativa ? PGP.Certificação de Profissionais da Educação. 2000. (Seminário).

17.
National Education Computing Conference ? NECC. Employing Problem-based using Internet Resources to Improve Learning. 1999. (Congresso).

18.
Education Technology Conference. Teaching and Learning with Web Technologies. 1998. (Congresso).

19.
Congresso de Informática, telecomunicações e Gestão Empresarial, InfoBahia 95. Projeto Horizonte: Informática na Educação. 1995. (Congresso).

20.
II FEMAM.Projeto Horizonte: uma Experiência Inovadora. 1995. (Seminário).

21.
II Oficina de Física.A utilização de Informática na Educação. 1995. (Seminário).

22.
INFORMATIZE.Projeto Horizonte: uma experiência inovadora. 1995. (Encontro).

23.
INFOSHOW.Informática aplicada a educação: o Projeto Horizonte. 1995. (Outra).

24.
INFOSOL. Projeto Horizonte: compartilhamento de experiências. 1995. (Congresso).

25.
SUPERINFO. Informática na Educação. 1995. (Congresso).

26.
INFOUESB.Projetos Pioneiros em Informática Aplicada a Educação. 1994. (Encontro).

27.
INFOBAHIA. Projeto Horizonte: Informática na Educação. 1993. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. L. O. R. ; MENEZES, C. M. A. ; NASCIMENTO, C. S. ; SILVA, C. A. L. ; BORGES, C. M. C. ; ROCHA, S. M. C. ; OLIVEIRA, W. C. F. ; SCHNITMAN, I. M. . I Fórum de Ciência, Educação e Inovação Tecnológica: diálogos para sustentabilidade. 2014. (Outro).

2.
SCHNITMAN, I. M.. Café do Saber. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Heliane Mota Oliveira. Educação a Distância na UNEB: O lugar do estudante de graduação em administração frente ao desafio de aprender numa nova modalidade de ensino.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

2.
ANTONIETA LIMA FERREIRA BISPO. A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO NA EAD: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA TURMA II DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EAD DA UAB/UNEB, NO MUNICÍPIO DE VALENÇA ? BAHIA, SOBRE A SUA APRENDIZAGEM. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

3.
BRUNO DE JESUS SANTOS. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O AVA MOODLE: ANÁLISE DA INTERATIVIDADE E AMBIENTAÇÃO TÉCNICA DOS ALUNOS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EAD DA UNEB ? CAMPUS VALENÇA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

4.
CARIVALDO DOS SANTOS FILHO. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EAD: UM ESTUDO ACERCA DOS TUTORES DO PÓLO UNEB/UAB - VALENÇA/BA. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

5.
CARLOS ELBER RIBEIRO MACHADO. A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE OS LIMITES E POSSIBILIDADES DA EAD NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO SEMI-PRESENCIAIS. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

6.
EDNA SANTIAGO NUNES SOUTO. O USO DE BLOGS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

7.
JOÃO ROCHA GUIMARÃES NETO. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E O CENÁRIO BRASILEIRO ATUAL: SUAS PERSPECTIVAS COMO ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO FORMAL.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

8.
JOZÉLIA DE JESUS MAGALHÃES. A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD: UM ESTUDO DE CASO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA OFERECIDOS PELA UAB/UNEB, NO PÓLO DE VALENÇA-BAHIA.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

9.
MÍRIAM MENEZES DOS SANTOS. A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) COMO UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE VALENÇA-BA: LIMITES E POSSIBILIDADES.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

10.
ROSE KATHARINE BORGES SALES COUTO. FERRAMENTAS DO E-LEARNING E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia, Sistema Universidade Aberta do Brasil/DED/CAPES/MEC. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

11.
Thais da Silva Julho. PERFIL DO ALUNO VIRTUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES FRENTE AOS CURSOS EAD. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia, Sistema Universidade Aberta do Brasil/DED/CAPES/MEC. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

12.
Cinthia Barreto Santos Souza. Concepções sobre Educação a Distância na visão de professores-alunos de EAD. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EAD) - Universidade do Estado da Bahia, Sistema Universidade Aberta do Brasil/DED/CAPES/MEC. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

13.
EMERSON LUIZ NASS. MÍDIA TELEVISIVA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NO CONTEXTO EDUCATIVO ESCOLAR. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Filosofia e Sociologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

14.
SILVANO DA CRUZ SANTOS. Educação Informatizada - Caminho para a auto-qualificação cidadã. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Filosofia e Sociologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

15.
LEONARDO RANGEL DOS REIS. VIRTUALIZAÇÃO DA CULTURA: DA IMPONDERABILIDADE BIOLÓGICA AO CHOQUE COM O ACASO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino da Filosofia e Sociologia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

16.
ANA CRISTINA SANTIAGO DE OLIVEIRA. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ORTOGRÁFICA EM ALUNOS DE 5ª SÉRIE: UM ESTUDO DE CASO DO COLÉGIO ESTADUAL VIRGÍLIO FRANCISCO PEREIRA NOVA FÁTIMA - BA. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

17.
JOSIANE CLEIDE FONSECA VAZ. TEORIAS DA APRENDIZAGEM, ATUAÇÃO DO PROFESSOR E BONS RESULTADOS NA APRENDIZAGEM. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

18.
MARILEIDE FÉLIX DA SILVA. UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL E ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA ATUAL. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

19.
ELIANA PEREIRA DA COSTA. REFLEXÕES À CERCA DO PAPEL DESEMPENHADO PELO PROFESSOR NA SOCIEDADE ATUAL. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

20.
VALKIRIA VASCONCELOS RODRIGUES. O CONHECIMENTO DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM COMO FATOR DE SUCESSO DA PRÁTICA DOCENTE. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Salvador. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SARA HELEN DOS SANTOS DE SOUZA. RELAÇÕES DE PODER ENTRE ADOLESCENTES E SEUS PAIS NA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE DO USO DA INTERNET. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.

2.
André Carvalho Monteiro Nunes. Percepções e atitudes de acadêmicos de uma universidade pública interiorizada sobre pessoas vivendo com HIV/AIDS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal do Sul da Bahia. Orientador: Ivana Maria Schnitman.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SCHNITMAN, I. M.. Produção de Material Didático para EAD. 2013. .


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. L. O. R. ; MENEZES, C. M. A. ; NASCIMENTO, C. S. ; SILVA, C. A. L. ; BORGES, C. M. C. ; ROCHA, S. M. C. ; OLIVEIRA, W. C. F. ; SCHNITMAN, I. M. . I Fórum de Ciência, Educação e Inovação Tecnológica: diálogos para sustentabilidade. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


2º lugar no Concurso Público para Professor Efetivo (DE) de Ensino Superior da Universidade Federal de Itajubá ? UNIFEI (EDITAL Nº 06/2009), em ?Educação a Distância?.


1º lugar no Concurso Público para Professor Substituto de Ensino Superior da Universidade Federal da Bahia ? UFBA (Junho de 2002), em ?Educação e Tecnologias Contemporâneas?.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:14:11