Cláudio José de Holanda Cavalcanti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4236401877669870
  • Última atualização do currículo em 22/12/2018


Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Física pela mesma universidade (2001). Por aprovação em concurso público, desde junho de 2006 é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Modernização Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino médio, avaliações em larga escala, métodos mistos de pesquisa e outros temas relevantes em Ensino de Física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudio José de Holanda Cavalcanti
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTI, C. J. H.;Cavalcanti, Cláudio;CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ DE HOLANDA;CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ;CAVALCANTI, C J H

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física, Departamento de Física.
Avenida Bento Gonçalves 9500
Petrópolis
91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil - Caixa-postal: 15051
Telefone: (51) 33087111
Fax: (51) 33087286
URL da Homepage: http://www.if.ufrgs.br


Formação acadêmica/titulação


1994 - 2001
Doutorado em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Emissão, Propagação e Amplificação da Radiação Quilométrica das Auroras nas Subcavidades Aurorais, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Luiz Fernando Ziebell e Ruth de Souza Schneider.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: AKR; Cavidade Auroral; Subcavidades Aurorais; Traçado de raios - Raytracing; Radiação Quilométrica das Auroras; Traçado de Raios.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1989 - 1993
Mestrado em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Estudo da Absorção de Ondas Eletromagnéticas de Alta Freqüência em Plasmas Inomogêneos com Presença de Corrente,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Ruth de Souza Schneider e Luiz Fernando Ziebell.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Radiação de Cíclotron; Inomogeneidades; Absorção; Fusão Nuclear; Tokamak; Tensor dielétrico efetivo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1982 - 1989
Graduação em Bacharelado Em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

6/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Física e Engenharias, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FIS01182 - Física II C - Eletromagnetismo (disciplina destinada às Engenharias)
FIS01181 - Física I C - Mecânica (disciplina destinada às Engenharias)
FIS01141 - Física Geral I (disciplina destinada à licenciatura em Matemática)
FIS01202 - Física Geral e Experimental III - Eletromagnetismo (disciplina destinada à licenciatura e bacharelado em Física)
FIS01136 - Seminários sobre Tópicos Especiais em Física Geral I - Mecânica (disciplina destinada à Licenciatura em Física)
FIS01032 - Seminários sobre Tópicos Especiais em Física Geral III - Física Moderna (disciplina destinada à Licenciatura em Física)
08/2007 - 12/2007
Ensino, Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
MEF013 - Tópicos de História da Física

Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 18

Atividades

8/2005 - 3/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria Acadêmica, .

Cargo ou função
Conselho Editorial.
6/2004 - 3/2006
Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria Acadêmica, Pró Reitoria Acadêmica.

Atividade realizada
Membro da Comissão Científica das Publicações do UNILASALLE.
08/1998 - 03/2006
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eletromagnetismo II (disciplina destinada às Licenciaturas em Física e Ciências/Habilitação em Física)
Metodologia do Ensino de Ciências: Prática de Ensino em Estágio Supervisionado (disciplina destinada às Licenciaturas em Biologia, Física, Química e Matemática)
Mecânica Clássica (disciplina destinada à Licenciatura em Física)
Trabalho de Conclusão de Curso I (disciplina destinada às Licenciaturas em Biologia, Física, Química e Matemática)
Estágio I (disciplina destinada às Licencituras em Biologia, Física e Química)
Física II (disciplina destinada à Licenciatura em Física e Engenharia de Telecomunicações)
Seminários Integrados de Ensino (disciplina destinada às Licenciaturas em Biologia, Física, Química e Matemática)
Física Moderna (disciplina destinada à Licenciatura em Física)
1/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Pesquisa, Pesquisa.

Atividade realizada
Avaliação de projetos de pesquisa de docentes do UNILASALLE.
3/2004 - 5/2004
Outras atividades técnico-científicas , Universidade La Salle - Canoas, Universidade La Salle - Canoas.

Atividade realizada
Conselho Científico do volume especial da Revista Cadernos La Salle. Tema: Métodos de Estudo em Biologia.
10/2003 - 1/2004
Extensão universitária , Universidade La Salle - Canoas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação e autoria do projeto "Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino de Ciências e Matemática" - Pró-Ciências (Carga horária: 172 horas).
1/2003 - 1/2004
Extensão universitária , Departamento de Ciências Naturais Exatas e Tecnológicas, .

Atividade de extensão realizada
Formação de Professores de Ciências.
11/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Universidade La Salle - Canoas, .

Atividade de extensão realizada
Origem e Evolução do Universo - disciplina ministrada no curso "Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino de Ciências e Matemática" - Pró-Ciências (Carga horária: 16 horas).
10/2003 - 11/2003
Extensão universitária , Universidade La Salle - Canoas, .

Atividade de extensão realizada
Epistemologias dos principais Filósofos da Ciência contemporânea e sua aplicação no ensino de Ciências e Matemática - disciplina ministrada no curso "Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino de Ciências e Matemática" - Pró-Ciências (Carga horária: 20.
10/2003 - 11/2003
Extensão universitária , Universidade La Salle - Canoas, .

Atividade de extensão realizada
Práticas de Ensino de Laboratório de Física no curso "Formação Continuada em Práticas de Laboratório de Ciências para o Ensino Fundamental" (Carga horária: 16 horas).
10/2002 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Pesquisa, Pesquisa.

Atividade realizada
Comissão Científica de Pesquisa.
12/2001 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pesquisa, .

Cargo ou função
Comissão de Pesquisa.
5/2001 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Ciências Naturais Exatas e Tecnológicas, Departamento de Ciências Naturais Exatas e Tecnológicas.

Atividade realizada
Integrante do grupo de implantação da EaD (Educação a Distância).
08/1998 - 12/2001
Ensino, Licenciatura em Ciências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Eletricidade (disciplina destinada às Licenciaturas em Ciências/Habilitação em Física)
Metodologia do Ensino de Física (disciplina destinada à Licenciatura em Ciências/Habilitação em Física)
Física Geral II (disciplina destinada à Licenciatura em Ciências)
Seminário de Ensino de Ciências (disciplina destinada às Licenciaturas em Biologia, Física, Química, Matemática e Ciências)
Laboratório de Matemática I (disciplina destinada às Licenciaturas em Matemática e Ciências)
3/2001 - 4/2001
Ensino, Tecnologias Interativas de Aprendizagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Software Educacional (Curso de Pós Graduação Tecnologias Interativas de Aprendizagem)
9/1999 - 10/2000
Extensão universitária , Departamento de Ciências Naturais Exatas e Tecnológicas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação Executiva e autoria do projeto "Ciências: Modernização Curricular" - Pró-Ciências (Carga horária: 180 horas).
10/1999 - 12/1999
Outras atividades técnico-científicas , Pesquisa, Pesquisa.

Atividade realizada
Comitê Organizador do II Salão e II Feira de Iniciação Científica do UNILASALLE.

Província Lassalista de Porto Alegre, PLPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor (Informática Educacional e outros), Carga horária: 8
Outras informações
Documento comprobatório: cópia do contrato de trabalho (versão impressa e na carteira de trabalho)

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor (Informática Educacional), Carga horária: 4

Atividades

8/2001 - 8/2001
Serviços técnicos especializados , Comissão de Educação, .

Serviço realizado
I Simpósio de Informática Educacional Lassalista - Organização (15 a 17 de agosto de 2001).
4/2001 - 4/2001
Treinamentos ministrados , Província Lassalista de Porto Alegre, .

Treinamentos ministrados
Realização da IV Oficina de Informática Educacional Lassalista - Organização e como Instrutor em Desenvolvimento e Design de Homepages (26 e 27 de abril de 2001)
5/2000 - 10/2000
Serviços técnicos especializados , Província Lassalista de Porto Alegre, .

Serviço realizado
Desenvolvimento (design e modelagem) da Homepage da Província Lassalista de Porto Alegre - Atualmente esta homepage tem nova versão feita por outro autor (http://www.delasalle.com.br).
4/2000 - 4/2000
Treinamentos ministrados , Província Lassalista de Porto Alegre, .

Treinamentos ministrados
Realização da III Oficina de Informática Educacional Lassalista - Organização (13 e 14 de abril de 2000)


Projetos de pesquisa


2008 - 2011
Novas tecnologias no ensino de tópicos de Física Moderna e Contemporânea: uma pesquisa na formação de professores sob a perspectiva sociocultural
Descrição: Este projeto tem por objetivo pesquisar o conhecimento profissional docente de futuros professores e professores de Física em serviço em disciplinas dos cursos de Licenciatura e Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS. Tomando por referência a perspectiva sociocultural e a análise do discurso bakhtiniana, o estudo do desenvolvimento do conhecimento profissional estará baseado na análise de interações discursivas entre os sujeitos envolvidos nos processos formativos (licenciandos, mestrandos, professores em serviço, professor formador e tutores)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Integrantes: Cláudio José de Holanda Cavalcanti - Integrante / Fernanda Ostermann - Coordenador / Trieste F Ricci - Integrante / Flávia Rezende - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Física Moderna e Contemporânea e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Desenvolvimento do Conhecimento Profissional de Professores
Descrição: Este projeto está voltado para a pesquisa sobre a formação inicial e continuada do professor de Física tendo como referência a perspectiva sociocultural. O objetivo geral é investigar o desenvolvimento do conhecimento profissional docente com ênfase na aproximação dos processos formativos e da prática pedagógica à produção de conhecimentos na área de ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC), com o uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). O contexto de investigação é constituído por disciplinas dos cursos de Licenciatura em Física e do Mestrado Profissional em Ensino de Física, com envolvimento de alunos, no âmbito de suas dissertações ou teses, do Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ensino de Física da UFRGS. Cursos de extensão a distância, viabilizados pelo ambiente virtual InterAge, também poderão se constituir em campo de investigação. A apropriação de conhecimentos de FMC com o uso das NTIC e sua possível transposição didática para o ensino médio será investigada a partir de ferramentas metodológicas para a análise de interações discursivas (presenciais e on-line), na perspectiva de Bakhtin, entre licenciandos, mestrandos, doutorandos, professores em serviço e tutores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Cláudio José de Holanda Cavalcanti - Integrante / Fernanda Ostermann - Coordenador / Trieste F Ricci - Integrante / Sandra Denise Prado - Integrante / Flávia Rezende - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso)
2010 - Atual
Periódico: A Física na Escola (Impresso)


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)
2015 - Atual
Periódico: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
2013 - Atual
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física
2017 - Atual
Periódico: European Journal of Physics


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física/Especialidade: Modernização Curricular.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas/Especialidade: Plasmas Astrofísicos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas/Especialidade: Plasmas de Laboratório.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, MATHEUS MONTEIRO2018NASCIMENTO, MATHEUS MONTEIRO ; Cavalcanti, Cláudio ; OSTERMANN, FERNANDA . Uma busca por questões de Física do ENEM potencialmente não reprodutoras das desigualdades socioeconômicas. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE), v. 40, p. e3402-1-e3402-18, 2018.

2.
NETTO, J. S.2018NETTO, J. S. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Fenômenos intermediários de interferência e emaranhamento quânticos: o interferômetro virtual de Mach-Zehnder integrado a atividades didáticas. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 35, p. 185-234, 2018.

3.
LIMA, NATHAN WILLIG2018LIMA, NATHAN WILLIG ; SOUZA, B. B. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Um Estudo Metalinguístico sobre as Interpretações do Fóton nos Livros Didáticos de Física Aprovados no PNLDEM 2015: Elementos para uma Sociologia Simétrica da Educação em Ciências. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 1, p. 331-364, 2018.

4.
Cavalcanti, Cláudio2018Cavalcanti, Cláudio; NASCIMENTO, MATHEUS ; OSTERMANN, FERNANDA . A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar. REVISTA THEMA, v. 15, p. 1064-1088, 2018.

5.
LIMA, NATHAN WILLIG2018LIMA, NATHAN WILLIG ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C J H . A não-modernidade de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 35, p. 367-388, 2018.

6.
NASCIMENTO, M. M.2017NASCIMENTO, M. M. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física. Ciência & Educação, v. 23, p. 181-196, 2017.

7.
NASCIMENTO, M. M.2017NASCIMENTO, M. M. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 16, p. 316-340, 2017.

8.
Lima, N. W.2017Lima, N. W. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Física Quântica no ensino médio: uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM2015. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 34, p. 435, 2017.

9.
CAVALCANTI, C J H2017CAVALCANTI, C J H; OSTERMANN, F ; LIMA, N W ; NETTO, J S . Software-aided discussion about classical picture of Mach-Zehnder interferometer. European Journal of Physics, v. 38, p. 065703, 2017.

10.
Deconto, D.C.S.2016Deconto, D.C.S. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Incoerências e contradições das políticas públicas para a formação docente no cenário atual de reformulação das diretrizes curriculares nacionais. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 33, p. 194, 2016.

11.
Deconto, D.C.S.2016Deconto, D.C.S. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores de física: estudando concepções a partir de uma análise bakhtiniana. ALEXANDRIA (UFSC), v. 9, p. 87, 2016.

12.
Neto, J. S2015Neto, J. S ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão do fenômeno da complementaridade em atividades didáticas mediadas pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnder. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, p. 275-292, 2015.

13.
LIMA JUNIOR, PAULO2014LIMA JUNIOR, PAULO ; DECONTO, D. C. S. ; ANDRELLA NETO, R. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Ciência & Educação, v. 20, p. 175-194, 2014.

14.
PEREIRA, A. P. de2012PEREIRA, A. P. de ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Um exemplo de 'distribuição social da mente' em uma aula de física quântica. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 257-270, 2012.

15.
PEREIRA, A. P.2012PEREIRA, A. P. ; PESSOA JR., O. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Uma abordagem conceitual e fenomenológica dos postulados da física quântica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 831, 2012.

16.
PEREIRA, A. P. de2011PEREIRA, A. P. de ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . A OCORRÊNCIA DE 'FALA PRIVADA' ENTRE ADULTOS: UMA ESTRATÉGIA ANALÍTICA PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES INTRAPSICOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 13, p. 105-120, 2011.

17.
PEREIRA, A. P. de2009PEREIRA, A. P. de ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Concepções relativas à dualidade onda-partícula: uma investigação na formação de professores de Física. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 72-92, 2009.

18.
PEREIRA, A. P. de2009PEREIRA, A. P. de ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Investigando o ensino de física quântica na perspectiva sociocultural: uma análise de um debate entre futuros professores mediado por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 376-398, 2009.

19.
PEREIRA, A. P. de2009PEREIRA, A. P. de ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . On the use of a virtual Mach Zehnder interferometer in the teaching of quantum mechanics. Physics Education (Bristol. Print), v. 44, p. 281-291, 2009.

20.
OSTERMANN, F.2009OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; PRADO, S. D. ; RICCI, T. F. . Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 1094-1116, 2009.

21.
OSTERMANN, F.2008OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; RICCI, T. F. ; PRADO, S. D. . Tradição de pesquisa quântica: uma interpretação na perspectiva da epistemologia de Larry Laudan. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, p. 366-386, 2008.

22.
CAVALCANTI, C. J. H.;Cavalcanti, Cláudio;CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ DE HOLANDA;CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ;CAVALCANTI, C J H2007CAVALCANTI, C. J. H.; OSTERMANN, F. . Deformações geométricas e velocidade superluminal aparentes em objetos em movimento relativístico. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 29, p. 355-372, 2007.

23.
OSTERMANN, F.2001OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Um pôster para ensinar física de partículas na escola. A Física na Escola (Impresso), São Paulo, v. 2, n.1, p. 13-18, 2001.

24.
OSTERMANN, F.1999OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Elaboração de Material Didático, em Forma de Pôster, sobre Partículas Elementares e Interações Fundamentais. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 16, n.3, p. 267-286, 1999.

25.
OSTERMANN, F.1998OSTERMANN, F. ; FERREIRA, L. M. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Tópicos de Física Contemporânea no Ensino Médio: Um Texto para Professores sobre Supercondutividade. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), v. 20, n.3, p. 270-288, 1998.

26.
CAVALCANTI, C. J. H.;Cavalcanti, Cláudio;CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ DE HOLANDA;CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ;CAVALCANTI, C J H1997CAVALCANTI, C. J. H.; SCHNEIDER, R. S. ; ZIEBELL, L. F. . Emissivity an Gowth of Auroral Kilometric Radiation in Source Regions with Perpendicular Gradients. Brazilian Journal of Physics, v. 27, n.1, p. 33-43, 1997.

27.
CAVALCANTI, C. J. H.;Cavalcanti, Cláudio;CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ DE HOLANDA;CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ;CAVALCANTI, C J H1996CAVALCANTI, C. J. H.; SCHNEIDER, R. S. ; ZIEBELL, L. F. . Emission and Propagation of Auroral Kilometric Radiation in the Density Depletions of Auroral Region. Journal of Geophysical Research, v. 101, n.A11, p. 24557-24564, 1996.

28.
CAVALCANTI, C. J. H.;Cavalcanti, Cláudio;CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ DE HOLANDA;CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ;CAVALCANTI, C J H1994CAVALCANTI, C. J. H.; SCHNEIDER, R. S. ; ZIEBELL, L. F. . Electron-Cyclotron Absorption by Inhomogeneous Current-Carrying Plasmas. Journal of Plasma Physics, Cambridge - UK, v. 52, n.2, p. 195-214, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Teorias de Aprendizagem. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2011.

2.
OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Epistemologia. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2011.

3.
OSTERMANN, F. ; FERREIRA, Letície Mendonça ; CAVALCANTI, C. J. H. . Supercondutividade: Uma Proposta de Inserção no Ensino Médio. 1. ed. Porto Alegre: IFUFRGS, 1998. v. 1.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DECONTO, D. C. S. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Análise de um episódio interativo entre estudantes de um curso de licenciatura em física sobre aspectos didático-pedagógicos do enfoque CTS. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-9.

2.
NETTO, J. S. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Apropriação discursiva em Física Quântica: a análise de padrões temáticos de interações discursivas em um curso de formação de professores. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-11.

3.
Lima, N. W. ; ANTUNES JUNIOR, E. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Interpretações do fóton em livros didáticos do ensino superior. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-10.

4.
DECONTO, D. C. S. ; CAVALCANTI, CLÁUDIO JOSÉ DE HOLANDA ; OSTERMANN, F. . Níveis de compreensão sobre CTS construídos na formação inicial de professores de Física em uma universidade pública brasileir. In: Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017, Sevilha. Enseñanza de las Ciencias (n. extra). Barcelona: Universodade de Barcelona, 2017. p. 567-572.

5.
NASCIMENTO, M. M. ; CAVALCANTI, C J H ; OSTERMANN, F. . Análise de Correspondência aplicada à pesquisa em Ensino de Ciências. In: Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017, Sevilha. Enseñanza de las Ciencias (n. extra). Barcelona: Universodade de Barcelona, 2017. p. 1319-1324.

6.
Lima, N. W. ; ANTUNES JUNIOR, E. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C J H . Uma Análise Bakhtiniana dos Enunciados sobre o Efeito Fotoelétrico em Livros Didáticos do Ensino Superior. In: Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017, Sevilha. Enseñanza de las Ciencias (n. extra). Barcelona: Universodade de Barcelona, 2017. p. 1947-1952.

7.
Lima, N. W. ; ANTUNES JUNIOR, E. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C J H . A História do Fóton em Livros de Física. In: Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2017, Sevilha. Enseñanza de las Ciencias (n. extra). Barcelona: Universodade de Barcelona, 2017. p. 1953-1958.

8.
NASCIMENTO, M. M. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Sobre a similaridade implícita no uso de referenciais teóricos no contexto de formação de um Mestrado Profissional em Ensino de Física. In: XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2016, Natal. Anais do XVI EPEF. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. v. 1. p. 1-8.

9.
Silva Neto, J. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Wave-particle complementarity: teaching quantum physics with a Virtual Mach-Zehnder Interferometer.. In: GIREP, 2015, Palermo. Proceedings of the GIREP/MPTL Conference 2014. Palermo: Università degli Studi di Palermo, 2015. v. 1. p. 871-878.

10.
NASCIMENTO, M. M. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Análise de um produto educacional desenvolvido no âmbito de um mestrado profissional em Ensino de Física. In: X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas do X ENPEC. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. v. 1. p. 1-8.

11.
ANTUNES JUNIOR, E. ; REBEQUE, P. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Sobre dissertações no contexto do mestrado profissional em Ensino de Física. In: X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas do X ENPEC. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. v. 1. p. 1-8.

12.
Silva Neto, J. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Apropriação do conceito de emaranhamento quântico por professores em formação. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias. Anais do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014. v. 1. p. 1-8.

13.
PEREIRA, A. P. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Teaching the postulates of quantum mechanics in high school: a conceptual approach based on the use of a virtual Mach-Zehnder interferometer. In: GIREP, 2014, Reims. Proceedings of selected papers of the GIREP-ICPE-MPTL International conference - Teaching and Learning Physics today: Challenges? Benefits?. Udine: Università degli Studi di Udine, 2014. v. 1. p. 335-340.

14.
Telichevesky, L. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Física quântica no ensino médio: Análise bakhtiniana de uma aula sobre a dualidade onda-partícula. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias. Anais do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014. v. 1. p. 1-8.

15.
PEREIRA, A. P. de ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Uma proposta para ensinar os postulados da mecânica quântica no ensino médio com o auxílio de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder: um exemplo sobre o estado de polarização do fóton. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Editora da SBF, 2011. v. 1. p. 1-12.

16.
Silva Neto, J. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Dualidade onda-partícula na educação profissional: os enunciados dos estudantes em atividades com o interferômetro virtual de Mach-Zehnder. In: VIIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIIII ENPEC e I CIEC. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. 1. p. 1-12.

17.
Andrella Neto, R. ; DECONTO, D. C. S. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . As relações entre ciência, tecnologia e sociedade veiculadas pelo novo ENEM. In: VIIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIIII ENPEC e I CIEC. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. 1. p. 1-12.

18.
MOZENA, E. R. ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Lições do Rio Grande: um relato sobre o processo de elaboração dos referenciais curriculares para o ensino de Física no Rio Grande do Sul e o acompanhamento de cursos de formação continuada para professores nessa perspectiva. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: Editora da SBF, 2011. v. 1. p. 1-12.

19.
PEREIRA, A. P. de ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Teaching the postulates of quantum mechanics in high school: a conceptual approach based on the use of a virtual Mach-Zehnder interferometer. In: GIREP - ICPE - MPTL 2010 International Conference, 2010, Reims. Proceedings of the GIREP - ICPE - MPTL, 2010. v. 1. p. 1-3.

20.
PEREIRA, A. P. de ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Um estudo sobre a distribuição social da mente em atividades colaborativas nas aulas de Física Quântica. In: VIII Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias - Número Extra. Barcelona: Universidade Autônoma de Barcelona. v. 1. p. 1-6.

21.
PEREIRA, A. P. de ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . On the use of the virtual mach-zehnder interferometer in the teaching of quantum physics fundamental concepts: promoting discussions among pre-service physics teachers. In: ESERA Conference, 2009, Istambul. Proceedings of the 2009 European Science Education Research Association, 2009. v. 1. p. 1-10.

22.
PEREIRA, A. P. de ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Um estudo sobre a fala privada em uma tarefa mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009. v. 1. p. 1-12.

23.
LIMA JR., P. R. M. ; OSTERMANN, F. ; REZENDE, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . A apropriação do referencial sociocultural pela pesquisa em ensino de ciências: a relevância do marxismo nas principais obras de Vygotsky. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física. p. 1-12.

24.
PEREIRA, A. P. de ; OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Análise discursiva na formação inicial de professores: uma discussão conceitual sobre física quântica mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física. p. 1-12.

25.
SPOHR, C. B. ; OSTERMANN, F. ; Pureur, P. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Construido uma página na internet sobre supercondutividade no ensino médio a partir de fundamentos da epistemologia contemporânea. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luis. Atas do XVII SNEF. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2007. v. 1. p. 1-10.

26.
LIMA JR., P. R. M. ; OSTERMANN, F. ; REZENDE, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Uma análise das diferenças de gênero no discurso escolar. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências, 2007, Florianópolis. Atas do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC. v. 17. p. 1-12.

27.
CAVALCANTI, C. J. H.; SCHNEIDER, R. S. ; ZIEBELL, L. F. . Cyclotron Emissivity Along Wave Propagation in Auroral Cavities. In: Terceiro Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas, 1995, Águas de Lindóia. Anais do 3° Congresso Brasileiro de Física de Plasmas. Águas de Lindóia - SP, 1995. p. 347-350.

28.
CAVALCANTI, C. J. H.; SCHNEIDER, R. S. ; ZIEBELL, L. F. . Effect o Inhomogeneities in the Electron Cyclotron Absorption by Current Carrying Plasmas. In: 2º Congresso Brasileiro de Física dos Plasmas, 1993, Serra Negra. Segundo Congresso Brasileiro de Física de Plasmas, 1993. p. 205-208.

29.
CAVALCANTI, C. J. H.; SCHNEIDER, R. S. ; ZIEBELL, L. F. . Inhomogeneity Effects on the Ordinary Mode Absorption by Plasmas with non-Maxwellian Electron Tails. In: 1º Congresso Brasileiro de Física de Plasmas, 1991, Santos - SP. Primeiro Congresso Brasileiro de Física de Plasmas, 1991. v. II. p. 136-140.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Uma Tabela de Partículas Fundamentais e Interações. In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1999, Brasília. Anais do XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física. Brasília - DF, 1999. p. 51-51.

Apresentações de Trabalho
1.
OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Leitura e Escrita em Física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAVALCANTI, C. J. H.. Origem e Evolução do Universo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CAVALCANTI, C. J. H.. Origem e Evolução do Universo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CAVALCANTI, C. J. H.. Fisica de Plasmas y sus Aplicaciones. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; MOZENA, E. R. . Lições do Rio Grande: Referencial curricular - Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 2009.

2.
RICCI, Trieste ; CAVALCANTI, C. J. H. . Tradução para o português da obra Conceptual Physics, de Paul G. Hewitt (ISBN 0321052021). 2001.

Trabalhos técnicos
1.
CAVALCANTI, C. J. H.. Avaliação de Projetos na área de Ensino de Ciências e Matemática (eleborados por Docentes do Centro Universitário La Salle). 2005.

2.
CAVALCANTI, C. J. H.; FERREIRA, M. . Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino de Ciências e Matemática. 2003.

3.
CAVALCANTI, C. J. H.. Ciências: Modernização Curricular (Ênfase em Física). 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Leitura e Escrita em Física. 2009. .

2.
CAVALCANTI, C. J. H.. Origem e Evolução do Universo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CAVALCANTI, C. J. H.. Origem e Evolução do Universo - disciplina ministrada no curso Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino de Ciências e Matemática - Pró-Ciências (Carga horária: 16 horas). 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CAVALCANTI, C. J. H.. Epistemologias dos principais Filósofos da Ciência contemporânea e sua aplicação no ensino de Ciências e Matemática - disciplina ministrada no curso Ua Abordagem Interdisciplinar para o Ensino de Ciências e Matemática - Pró-Ciências (Carga horária: 20 horas). 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
OSTERMANN, F. ; CAVALCANTI, C. J. H. . Interações Fundamentais e Partículas Elementares. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pôster).

6.
TIMM, L. L. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; PIVA, G. A. ; KISCHLAT, E. E. . A Origem do Universo e Evolução da Vida na Terra. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAVALCANTI, C. J. H.; Agostinho Serrano de Andrade Neto; Naira Maria Balzaretti; MOREIRA, M. A.. Participação em banca de Alberto Ricardo Präss. Representações sociais da Física. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Liane Margarida Rockenbach Tarouco; CAVALCANTI, C. J. H.; PRADO, S. D.; Silvio Luiz Souza Cunha. Participação em banca de Adriano Antunes Rodrigues. Divulgação científica na formação docente: construindo e divulgando conhecimento por meio do rádio e da internet. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física (42001013076P5)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
OSTERMANN, F.; QUEIROZ, G.; CAVALCANTI, C. J. H.; Ives Solano Araujo. Participação em banca de Nathan Carvalho Pinheiro. Educação de qualidade na perspectiva de professores de física da educação básica: um estudo das interações discursivas em grupos focais, baseado na sociologia da educação de Pierre Bordieu. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
Carlos Alberto Souza; CAVALCANTI, C. J. H.; Maria Helena Steffani; Naira Maria Balzaretti. Participação em banca de Marcelo Palma de Oliveira. Ensinando Física em aulas de Matemática no ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física (42001013076P5)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
Fernando Kokubun; CAVALCANTI, C. J. H.; Rubem Erichsen Junior; PRADO, S. D.. Participação em banca de Deivi de Oliveira Scarpari. Física dos Biodigestores: Contextualizando o ensino de Física para alunos do curso técnico agrícola. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física (42001013076P5)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
COSTA, S. S. C.; DELIZOICOV, D.; TEIXEIRA, R. M. R.; CAVALCANTI, C. J. H.. Participação em banca de Wilson Leandro Krummenauer. O movimento circular uniforme para alunos da EJA que trabalham no processo de produção do couro. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
CHASSOT, Attico; CAVALCANTI, C. J. H.; KREUTZ, Lúcio. Participação em banca de Carlos Alberto Wieck. Onde está a Biologia, como fonte de entendimento da vida, nos currículos de graduação em Ciências Biológicas?. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Teses de doutorado
1.
CAVALCANTI, C. J. H.; Agostinho Serrano de Andrade Neto; ZIEBELL, L. F.; Paulo, I. J. C.; MOREIRA, M. A.. Participação em banca de Glauco Cohen Ferreira Pantoja. Unidades de ensino potencialmente significas em Teoria Eletromagnética: influências na aprendizagem de alunos de graduação e uma proposta inicial de um campo conceitual para o conceito de campo eletromagnético. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
OSTERMANN, F.; Andreia Guerra de Moraes; Shirley Takeco Gobara; CAVALCANTI, C. J. H.; Dimiter Hadjimichef; Sandra Denise Padro. Participação em banca de Eliane Dias Alvarez Schäfer. Impacto do Mestrado Prfissonal em Ensino de Física da UFRGS na prática docente: um estudo de caso. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
Custódio Filho, J. F.; Jornada, J. A. H.; CAVALCANTI, C. J. H.. Participação em banca de Vagner Oliveira. Resolução de problemas abertos no ensino de Física para o ensino médio. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Agostinho Serrano de Andrade Neto; ZIEBELL, L. F.; CAVALCANTI, C. J. H.. Participação em banca de Maykon Gonçalves Müller. Adoção de inovações didáticas em disciplinas de Física Geral em uma universidade pública brasileira: uma investigação à luz da Teoria de Difusão de Inovações. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
CARVALHO, L. M.; CAVALCANTI, C. J. H.; REZENDE, F.. Participação em banca de Paulo Vinicius dos Santos Rebeque. Políticas públicas de formação continuada de professores: investigações sobre o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
Agostinho Serrano de Andrade Neto; CAVALCANTI, C. J. H.; ZIEBELL, L. F.; MOREIRA, M. A.. Participação em banca de Glauco Cohen Pantoja. Influência das UEPS no domínio do conceito de campo eletromagnético a partir das equações de Maxwell. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CAVALCANTI, C. J. H.. Avaliação de trabalhos na II Feira de Informática Educacional Lassalista. 1999. Universidade La Salle - Canoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11° SIET - Seminário Internacional de Educação Tecnológica.11° SIET - Seminário Internacional de Educação Tecnológica. 2004. (Seminário).

2.
Terceiro Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas. Terceiro Encontro Brasileiro de Física dos Plasmas. 1995. (Congresso).

3.
Segundo Congresso Brasileiro de Física de Plasmas. Segundo Congresso Brasileiro de Física de Plasmas. 1993. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ricieri Andrela Neto. A Ciência, Tecnologia e Sociedade nos produtos educacionais dos alunos de Mestrado Profissional em Ensino de Física na UFRGS. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Coorientador).

2.
Jorge Luís Alves da Silva. Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) em uma perspectiva sociocultural na licenciatura em Física da UFRGS. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Diomar Caríssimo Selli Deconto. Um estudo sobre o processo de criação e implementação de propostas Ciência, Tecnologia e Sociedade para o Ensino Médio à luz do pensamento bakhtiniano. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
André Luiz Cosenza Diestel. Uma análise de produtos educacionais para o ensino de Física Quântica desenvolvidos no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Física. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Cláudio José de Holanda Cavalcanti.

2.
Matheus Monteiro Nascimento. Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Física. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Cláudio José de Holanda Cavalcanti.

3.
Lucas Telichevesky. Uma perspectiva sociocultural para a introdução de conceitos de Física Quântica no ensino médio: análise das interações discursivas em uma unidade didática centrada no uso do interferômetro virtual de Mach-Zehnder. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cláudio José de Holanda Cavalcanti.

4.
Diomar Caríssimo Selli Deconto. A perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade na disciplina de Metodologia do Ensino de Física: um estudo na formação de professores à luz do referencial sociocultural?. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Cláudio José de Holanda Cavalcanti.

Tese de doutorado
1.
Jader da Silva Netto. Complementaridade onda-partícula e emaranhamento quântico na formação de professores de Física segundo a perspectiva sociocultural. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Coorientador: Cláudio José de Holanda Cavalcanti.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Arlei Vidori Vieira. Análise de uma proposta de ensino de funções químicas à luz da teoria de David Ausubel e a contribuição Ausubeliana no aprimoramento dessa proposta. 2004. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Cláudio José de Holanda Cavalcanti.

2.
Cláudia Marilze Quintana. Uma abordagem interdisciplinar do tópico som em sala de aula. 2003. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade La Salle - Canoas. Orientador: Cláudio José de Holanda Cavalcanti.



Outras informações relevantes


Primeiro colocado em concurso público para provimento do cargo de professor adjunto, realizado em dezembro de 2005, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 8:10:45