Rita de Cássia Veiga Marriott

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8446207351069104
  • Última atualização do currículo em 09/02/2019


Possui graduação em Letras Português e Inglês (1983) e especialização em Língua Inglesa (1985) pela Universidade Federal do Parana (UFPR), Mestrado em Educação (2004) e Doutorado em Educação (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente integra o quadro de docentes no Departamento de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr). Trabalhou na PUCPR e na UFPR no departamento de Letras Inglês e Letras Português e Inglês e na Universidade de Birmingham (UoB) atuou como professora no Departamento de Hispanic Studies. Suas áreas de maior interesse são a Formação de Professores, a aplicação dos Mapas Conceituais no ensino/aprendizagem de línguas, o ensino de língua inglesa como língua estrangeira (TEFL), Aquisição de Segunda Língua (SLA), Metodologias de Ensino de Línguas, o uso das Tecnologias Digitais no ensino de línguas e Desenvolvimento Profissional Docente. Na UTFPR, é membro dos Grupos de Pesquisa Tecnologias e Formação de Professores e de Aquisição e Ensino de Inglês como Língua Estrangeira e na PUCPR é pesquisadora do Grupo de Pesquisa PRATETEC e PEFOP. É co-editora das obras "Handbook of Research on E-Learning Methodologies for Language Acquisition" (2008) e "Handbook of Research on Collaborative Learning using Concept Mapping" (2009) publicados pela editora Information Science Reference / EUA, e com Clelia Boscolo publicou o livro "Portuguese for Italians" (2008) pela editora HarperCollins / Inglaterra. Na UoB, Inglaterra, foi professora de Português na University of Birmingham (2006-2011) e foi chefe do Departamento de Hispanic Studies em 2008 e 2010. No Departamento de Educação da UoB, de 2006 a 2011, foi pesquisadora sobre o uso do ambiente virtual 3D de Second Life no ensino/aprendizado de línguas estrangeiras. Em 2011 trabalhou para a University of Cambridge (UoC) como examinadora do International GCSE em lingua Portuguesa realizado em 36 países. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita de Cássia Veiga Marriott
Nome em citações bibliográficas
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga;Marriott, Rita;Marriot, Rita;Marriot, Rita de Cássia Veiga;Marriott, Rita de Cassia Veiga;Marriot, Rita de Cassia Veiga;R.C.V. Marriott;Marriott R.C.V.;Marriott, R. C. V.;de Cássia Veiga Marriott, Rita

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Centro
80230901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104545
URL da Homepage: http://www.utfpr.edu.br/curitiba


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
Título: Do Laboratório de Aprendizagem de Línguas (LAPLI) ao Uso dos Mapas Conceituais para o Desenvolvimento da Aquisição de Línguas (MAPLI), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Patricia Lupion Torres.
Palavras-chave: Mapas Conceituais; Ensino de Línguas Estrangeiras; Aquisição de línguas; Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2002 - 2004
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Do LOLA - Laboratório On-line de Aprendizagem ao LAPLI - Laboratório de Aprendizagem de Línguas: uma proposta metodológica para o ensino semi-presencial em ambiente virtual,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Drª Patrícia Lupion Torres e Drª Marta Morais da Costa.
Palavras-chave: ensino de línguas, alunos fluentes, CALL; habilidades de leitura e escrita, Internet; aprendizagem colaborativa, significativa, natural; ensino com pesquisa; ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1984 - 1985
Especialização em Língua Inglesa.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Self-assessed Listening Comprehension Exercises.
Orientador: Cecília Inês Erthal.
2004 - 2004
Aperfeiçoamento em EAD - Mapas Conceituais no Ensino Aprendizagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Ano de finalização: 2004.
1993 - 1993
Aperfeiçoamento em Diploma RSA em Informática.
Christchurch Information Technology Centre, U.K.******, Inglaterra. Ano de finalização: 1993.
1992 - 1992
Aperfeiçoamento em Certificado RSA em Informática.
Ite Business And Office Training Centre, U.K.*****, Inglaterra. Ano de finalização: 1992.
1990 - 1990
Aperfeiçoamento em Curso de Língua Inglesa (ESL).
Richard Language College, U.K., Inglaterra. Ano de finalização: 1990.
1990 - 1990
Aperfeiçoamento em Curso de Ensino de Inglês (TEFL).
Linguarama, U.K.*, Inglaterra. Ano de finalização: 1990.
1987 - 1987
Aperfeiçoamento em RSA Em ELT (English Language Teaching).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, S.B.C.I., Brasil. Ano de finalização: 1987.
1982 - 1982
Aperfeiçoamento em Curso Intensivo de Ingles (ESL).
American Language Academy Philadelphia, USA, Estados Unidos. Ano de finalização: 1982.
1979 - 1983
Graduação em Letras Português Inglês.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1976 - 1978
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Nossa Senhora de Sion, SION, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Treinamento para Aplicadores TOEFL ITP. (Carga horária: 30h).
TOEFL ITP Test Provider, TOEFL ITP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Social and Multimodal Aspects of Communication. (Carga horária: 30h).
University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.
2010 - 2010
Extensão universitária em AVALON Language Teacher Training Course. (Carga horária: 50h).
European Commission International Language Network, AVALON, Grã-Bretanha.
2009 - 2009
Extensão universitária em Communicative Language Teaching, SyllabusDesignAss.
University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.
2008 - 2009
Extensão universitária em Second Language Learning. (Carga horária: 30h).
University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.
2008 - 2008
Extensão universitária em Web 2.0 for Communication and Learning. (Carga horária: 20h).
University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.
2008 - 2008
Extensão universitária em DOPLA - Teacher Training Course inModern Languages. (Carga horária: 16h).
University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.


Atuação Profissional



COLEARN KMI - Knowledge Media Institute - Open University/UK, COLEARN-KMI, Inglaterra.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professora de Lingua Inglesa, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) e do Curso de Letras Português / Inglês

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Curitiba, .


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professora de Lingua Inglesa, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 10


Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR, SENAR-PR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: horista
Outras informações
Professora do Curso a distancia EAD "Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais"


University of Birmingham, BIRMINGHAM, Inglaterra.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Language Tutor, Enquadramento Funcional: Language Tutor, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa para alunos do Department of Hispanic Studies e Centre for Modern Languages


University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: sim, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Avaliadora dos exames orais de português como língua estrangeira (IGCSE - International GCSE) realizados por candidatos em 36 centros internacionais.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 10

Atividades

4/2004 - Atual
Ensino, Letras Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
6/1984 - 12/1985
Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Inglesa Instrumental

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Professora do módulo Aprendizagem Colaborativa e Significativa Online - Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais - Turma 2004

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora módulo Inglês Instrumental I - Curso preparatório para exame de proficiência em Língua Inglesa - Mestrado - turma de Engenharia da Produção no Núcleo de Línguas.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do módulo Teoria e Prática da Tradução técnico-científica - Pós-graduação em Língua Inglesa, Metodologia do Ensino e Tradução - Turmas 2002, 2003 & 2004.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Orientou a oficina pedagógica sobre "Novas Tecnologias no Ensino-Aprendizagem" para os professores de Letras.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21
Outras informações
Professora de Língua Inglesa e Novas Tecnologias no Ensino e Pesquisa no curso de Letras Português e Inglês.

Atividades

9/2004 - 10/2004
Ensino, Lingua Inglesa Metodologia do Ensino e Tradução, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Produção de Texto em Língua Inglesa
8/2004 - 10/2004
Ensino, Inglês Instrumental I, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental I
5/2004 - 5/2004
Ensino, Tecnologias Educacionais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A Aprendizagem Colaborativa e Significativa Online
4/2004 - 4/2004
Ensino, Lingua Inglesa Metodologia do Ensino e Tradução, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática da Tradução Técnico-científica
8/2003 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria Acadêmica, Pró Reitoria Acadêmica.
11/2002 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Educação.

8/2002 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria Acadêmica, Pró Reitoria Acadêmica.
8/2001 - 12/2003
Ensino, Letras Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingua Inglesa
Prática Profissional: Novas Tecnologias no Ensino e na Pesquisa
4/2003 - 4/2003
Ensino, Lingua Inglesa Metodologia do Ensino e Tradução, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Prática da Tradução Técnica e científica
2/2003 - 2/2003
Treinamentos ministrados , Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Letras Português - Inglês.

Treinamentos ministrados
Novas tecnologias no Ensino-aprendizagem - Oficina pedagógica para os professores de Letras da PUCPR

CELIN - Centro de Línguas da Universidade Federal do Paraná, CELIN, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrou cursos de treinamento de professores na área de Computer Assisted Language Learning (CALL - Aprendizagem de Línguas Assistida por Computador) oferecendo apoio na implementação de cursos à distancia.


Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, S.B.C.I., Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Vínculo institucional

1986 - 1990
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2000 - 9/2002
Ensino, Lingua Inglesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Lingua Inglesa
3/1987 - 12/1990
Treinamentos ministrados , Departamento Academico, Monitoria.

Treinamentos ministrados
Monitora de Básico I e II
Monitora de Pré-Intermediário I e II
3/1986 - 12/1990
Ensino, Lingua Inglesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Pastoral da Criança, UNICEF, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Secretária Bilingue, Carga horária: 20

Atividades

3/1985 - 12/1985
Serviços técnicos especializados , Projeto Pastoral da Criança, Saúde.

Serviço realizado
Secretária Executiva Bilingue.

Translation Agencies, U.K.**, Inglaterra.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Tradutora, Carga horária: 0
Outras informações
Tradutora Inglês/Português para agências no Reino Unido e Europa (regularmente para 3 agências britânicas e 1 bélga).

Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Tradutora, Enquadramento Funcional: Tradutora, Carga horária: 40

Atividades

8/1994 - 10/2000
Serviços técnicos especializados , Tradução, Departamento de Tradução.

Serviço realizado
Traduções técnicas.
3/1992 - 6/1993
Serviços técnicos especializados , Departamento de Tradução, Tradução.

Serviço realizado
Traduções Técnicas.

Adult Education, U.K.****, Inglaterra.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

10/1991 - 6/1993
Ensino, Lingua Portuguesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Português Brasileiro e Lusitano

Colégio Nossa Senhora de Sion, SION, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1979
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

3/1978 - 12/1979
Ensino,

Disciplinas ministradas
Jardim e 1o. ano primário

Instituto de Idiomas Yázigi, YAZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1983
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

8/1981 - 12/1983
Ensino, Lingua Inglesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Sk Translations, BR, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40

Atividades

8/1993 - 6/1994
Serviços técnicos especializados , Traduções Técnicas, Traduções Técnicas.

Serviço realizado
Traduções Técnicas para empresas.


Linhas de pesquisa


1.
PRAPETEC - Práticas de Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais
2.
Tecnologias, Formação Docente e Letramentos

Objetivo: Este grupo de pesquisa tem por objetivo investigar possibilidades e limites da integração das tecnologias à prática pedagógica e à formação de professores, com foco em cursos de licenciatura em línguas estrangeiras e comunidades inclusivas. Diferentes linhas de pesquisa são assim ligadas a essas relações: ? Formação Docente e a integração das tecnologias na sala de aula de línguas estrangeiras; ? O ensino/aprendizagem de línguas, letramentos, multiletramentos e letramento móvel; ? Recursos digitais e ambiente aberto, papel do professor e autonomia do aluno no ensino /aprendizagem de línguas estrangeiras; ? TICs e o ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras: uso e produção de recursos digitais; ? Uso e produção de recursos digitais para a aprendizagem de línguas estrangeiras. ? O uso de mapas conceituais no ensino e aquisição de línguas adicionais ? Telecolaboração para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.
3.
Aquisição e Ensino de Inglês como Língua Estrangeira

Objetivo: Este grupo pesquisa aspectos relativos à aquisição e ao ensino de inglês como língua estrangeira. As pesquisas englobam uma grande variedade de assuntos e discussões, como a aquisição e ensino das quatro habilidades comunicativas (listening, speaking, reading e writing) e de elementos como vocabulário, pronúncia e gramática. O grupo também trata de aspectos diversos de interesse dos alunos, tais como motivação e aprendizagem, inteligências múltiplas, uso de diferentes atividades no ensino, o estudo de crenças na aquisição de inglês como L2, correção de erros e outros procedimentos metodológicos, entre outros assuntos..


Projetos de pesquisa


2018 - 2018
Projeto TeSLA
Descrição: TeSLA é um projeto Europeu desenvolvido pela Open University/UK em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná que oferece tecnologias de autenticação da identidade e de suporte à verificação de autoria..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (90) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (40) .

Integrantes: Rita de Cássia Veiga Marriott - Integrante / Alexandra Okada - Coordenador / Torres, Patricia Lupion - Integrante.
2011 - 2012
The OpenScout Project - Tool-Library, Open Educational Resources and Social Network: Colearning and Professional Development (http://oer.kmi.open.ac.uk)
Descrição: Construção coletiva do conhecimento: desafios da cocriação no paradigma da complexidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rita de Cássia Veiga Marriott - Integrante / Patrícia Lupion Torres - Coordenador / Alexandra Okada - Integrante.
2009 - Atual
Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais (PRAPETEC)
Descrição: O Grupo de Pesquisa tem seu foco central na relação entre a prática pedagógica e a utilização da tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem. Busca desenvolver a pesquisa envolvendo a formação inicial e continuada de professores para docência com auxílio das mídias. Enfoca as reflexões teóricas-práticas sobre metodologias de aprendizagem que contemplam os recursos midiáticos em ambientes educacionais formais e não formais, inclusive na criação de procedimentos pedagógicos para educação inclusiva. Investiga os paradigmas pedagógicos que embasam as propostas metodológicas que envolvem as mídias educacionais, bem como busca analisar os impactos dos conteúdos disponíveis na rede de informação para a aprendizagem, a criação e avaliação de metodologias docentes com uso das mídias, o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e a utilização de softwares educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (23) Doutorado: (3) .

Integrantes: Rita de Cássia Veiga Marriott - Integrante / Elizete Lucia Moreira Matos - Integrante / Luciane Hilu - Integrante / Patrícia Lupion Torres - Coordenador / Marilda Behrens - Integrante / Neusa Nogueira Fialho - Integrante.
2009 - Atual
Prática pedagógica na educação presencial e a distância: metodologias e recursos inovadores de aprendizagem
Descrição: O projeto está composto por duas linhas de ação: a primeira que propõe uma investigação voltada para formação pedagógica de professores dos diferentes níveis de ensino e a segunda que explora a adoção de estratégias e canais que abarquem os princípios de abertura e reutilização no contexto das instituções educativas. Nesta pesquisa, pretende-se estudar a implantação e os impactos junto aos alunos e professores, de uma associação da abordagem colaborativa com Mapas Conceituais e Recursos Educacionais Abertos, a fim de fundamentar o desenvolvimento de uma proposta metodológica correspondente. Busca-se nesta investigação construir um espaço inovador para oferecer a formação pedagógica em modalidade online, bem como, para o desenvolvimento de uma expertise na produção de Recursos Educacionais Abertos. Focaliza-se a problemática na empreitada de oferecer uma ação docente num paradigma da complexidade. O projeto tem como objetivos planejar, desenvolver e avaliar um processo de formação continuada para professores para RRI- Responsabilidade, Pesquisa e Inovação contribuindo para fortalecer e sustentar o espaço comum da educação superior da América Latina e da União Européia, por meio de um enfoque ascendente e do incremento do uso de práticas e recursos educativos abertos (PEA & REA).Diversas instituições trabalham para a realização desse Projeto por meio de uma rede de pesquisadores de países europeus e do Brasil que se articulam em torno do projeto ENGAGE coordenado pela Professora Alexandra Okada da Open University com o apoio da Comissão Européia. Os investigadores envolvidos se propõem a informar e ampliar a participação das instituições de educação superior nas práticas educativas abertas e RRI _ Pesquisa, responsabilidade e Inovação, de forma articulada, desenvolver reflexões teórico-metodológicas capazes de dar sustentação à pesquisa...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rita de Cássia Veiga Marriott - Integrante / Luciane Hilu - Integrante / Patrícia Lupion Torres - Coordenador / Marilda Behrens - Integrante / Lilia Siqueira - Integrante / Alexandra Okada - Integrante / Rama, Claudio - Integrante / Machado, Mércia - Integrante.
2007 - 2011
O uso do ambiente virtual de Second Life no ensino / aprendizagem de línguas estrangeiras
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rita de Cássia Veiga Marriott - Coordenador / Marilyn Martin-Jones - Integrante / Rachel M. Pilkington - Integrante / Maggie Kubanyiova - Integrante.
2003 - 2003
Metodologias no Eureka da PUCPR
Descrição: Metodologias no Eureka da PUCPR Descrição: Pesquisa feita com professores colaboradores da PUCPR, o objetivo deste projeto é um livro onde será retratado aspectos técnicos, teóricos e metodológicos de como trabalhar em ambientes virtuais de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Rita de Cássia Veiga Marriott - Integrante / Elizete Lucia Moreira Matos - Coordenador.
Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Cooperação.


Projetos de extensão


2018 - 2018
I ENALI ? Encontro de Ensino e Aquisição de Língua Inglesa
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (10) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Rita de Cássia Veiga Marriott - Coordenador / Andressa BRAWERMAN-ALBINI - Integrante / Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira Martins - Integrante / Maristela Pugsley Werner - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2003
MATICE - Metodologias de Aprendizagem através das Tecnologias de Informação e Comunicação Educacionais
Descrição: Projeto pedagógico da PUCPR que contempla o uso da tecnologia na prática pedagógica. Este projeto (desenvolvido pela Pró-Reitoria Acadêmica da PUCPR, através do núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE, do Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico -NDP e com o apoio da Coordenadoria de Educação a Distância - CEAD) tem como objetivos principais: o estudo, a elaboração e a implementação junto ao corpo docente da PUCPR das TICS em geral e de ambientes virtuais de aprendizagem, em particular no tocante à complementação das atividades de ensino de graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Rita de Cássia Veiga Marriott - Integrante / Ana Maria Mendes - Coordenador / Claude Rene Tarrit - Integrante.
2002 - 2003
MILI - Mídia Instrucional de Língua Inglesa
Descrição: Desde agosto/2002 está sendo criado o MILI, Mídia Instrucional de Língua Inglesa para a comunidade da PUCPR. Os responsáveis por este projeto são as professoras de Língua Inglesa Rita de Cássia Veiga Marriott e Lucia Maria Silva Kremer do Departamento de Letras Português/Inglês, juntamente com os professores Claude René Tarrit, Juliana Stahlke e Luciana Hilu da equipe técnica do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da PUCPR. A intenção deste projeto é criar uma mídia instrucional de inglês para apoio via Internet, beneficiando tanto o professor de Língua Inglesa quanto a comunidade geral da PUCPR (alunos, professores e funcionários) visto que haverão professores responsáveis pelo seu andamento. Ele será oferecido através do Eureka (ambiente colaborativo criado em parceria entre PUCPR e Siemens) e pretende-se trabalhar com todos os seus recursos como correio eletrônico, fórum de discussões, sala de chat, profile dos participantes e conteúdo do curso ou da disciplina, assim como os demais recursos de multimídia (áudio e vídeo, para citar apenas alguns).. Essa mídia instrucional será oferecida em módulos, permitindo a evolução no tempo em relação às necessidades internas e facilitando para o professor responsável adequar o conteúdo e definir caminhos de estudo para os diferentes grupo de alunos. Isto leva à personalização do estudo, oferece um grau de liberdade variável em função do nível de autonomia dos alunos e do ritmo de cada um e proporciona melhores resultados. Essa mídia instrucional não só suplementa os temas dos PAs já existentes em Língua Inglesa como também oportuniza tais conhecimentos para toda a comunidade da Universidade. Pensamos que, desta forma, estaremos oferecendo uma valiosa oportunidade a todos os interessados da PUCPR ajudando-os na capacitação e aprimoramento de seus conhecimentos em Língua Inglesa..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Rita de Cássia Veiga Marriott - Integrante / Lucia Maria Silva Kremer - Integrante / Claude René Tarrit - Coordenador / Juliana Stahlke - Integrante / Luciana Hilu - Integrante.
Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Remuneração.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Editora Appris
2017 - 2017
Periódico: Revista de Letras
2016 - 2016
Periódico: Revista de Letras
2016 - 2016
Periódico: InterSaberes Revista Científica
2015 - 2015
Periódico: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação
2008 - Atual
Periódico: Revista cenario Rural
2008 - Atual
Periódico: Revista UDESC Virtual
2008 - 2008
Periódico: EJER - Eurasian Journal of Education Research (Special issue on CALL)
2008 - 2009
Periódico: Handbook of Research on Collaborative Learning using Concept Mapping
2007 - 2008
Periódico: Handbook of Research on E-Learning Methodologies for Language Acquisition


Membro de comitê de assessoramento


2017 - 2017
Agência de fomento: XIII Congresso Nacional de Educação


Revisor de periódico


2008 - 2008
Periódico: Eurasian Journal of Educational Research (EJER) - CALL
2014 - 2014
Periódico: African Journal of Research in Mathematics, Science and Technology Educatio
2016 - 2016
Periódico: Revista de Letras da UTFPR
2013 - 2013
Periódico: Revista de Letras da UTFPR
2016 - 2016
Periódico: InterSaberes Revista Científica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Inglesa e Língua Inglesa Instrumental.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação de professores.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Aquisição de Segunda Língua.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Aprendizagem Significativa e Colaborativa com o uso de Mapas Conceituais.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Novas Tecnologias no Aprendizado de Língua Inglesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Classificada em 1º. lugar na seleção de Professor Substituto EBTT, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
2012
A Posse no cargo de Professor de Ensino Superior DE, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
2004
Classificada em 1º. lugar na seleção de Professor Substituto em Língua Inglesa, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - UFPR.
1983
AITI - Associate of the Institute of Translation and Interpreting, Institute of Translation and Interpreting - London, UK.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, Jacques2018FERREIRA, Jacques ; BEHRENS, MARILDA ; TORRES, PATRICIA ; Marriott, Rita . The Necessary Knowledge for Online Education: Teaching and Learning to Produce Knowledge. Eurasia Journal of Mathematics Science and Technology Education, v. 14, p. 2097-2106, 2018.

2.
BRAWERMAN-ALBINI, A.2018BRAWERMAN-ALBINI, A. ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga ; MARTINS, A. M. S. G. F. ; WERNER, M. P. . A ORALIDADE NA ERA DO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA: percepções de professores de inglês em formação. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras, v. 14, p. 80-108, 2018.

3.
GUBERT, R.2014GUBERT, R. ; TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . A formação continuada a distância de professores no programa Agrinho: Uma proposta de educação ambiental. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 3, p. 211-224, 2014.

4.
SANTOS, E.2008SANTOS, E. ; SILVA, M. ; TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Ensaios sobre a técnica dos mapas conceituria e a pedagogia interativa. Cenário Rural, v. 3, p. 25-52, 2008.

5.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga2005MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Concept Maps for English Language Teaching? What the Heck are you talking about? Part I. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 9, p. 8, 2005.

6.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga2005MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Concept Maps for English Language Teaching? What the Heck are you Talking About? Part II. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 10, p. 6, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TORRES, Patrícia Lupion (Org.) ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga (Org.) . Handbook of Research on Collaborative Learning using Concept Mapping. Hershey - New York: IGI Global - Information Science Reference, 2009. v. 1. 548p .

2.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion (Org.) . Handbook of Research on E-Learning Methodologies for Language Acquisition. Hershey - New York: IGI Global - Information Science Reference, 2008. v. 1. 646p .

3.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; Clelia Boscolo . Manuale di Conversazione Portoghese - Portuguese for Travel for Italian Speakers. 1. ed. London: HarperCollins Publishers, 2008. v. 1. 230p .

4.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Tecnologias educacionais e educação ambiental : uso de mapas conceituais no ensino e na aprendizagem.. 1. ed. Curitiba: FAEP, 2005. 60p .

Capítulos de livros publicados
1.
Marriott, R. C. V.; Torres, Patricia Lupion . Formative and Summative Assessment of Concept Maps. Communications in Computer and Information Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2016, v. , p. 98-111.

2.
TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Mapas Conceituais como Estratégia Avaliativa no Ensino Superior. In: Lucia Amante; Isolina Oliveira. (Org.). Avaliação das Aprendizagens: Perspectivas, contextos e práticas. 2ed.: ebookLE@D, 2016, v. , p. 197-212.

3.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Mapas Conceituais: uma ferramenta para a construção de uma cartografia do conhecimento. In: Patricia Lupion Torres. (Org.). Produção do Conhecimento em Rede. 1ed.Curitiba: SENAR/PR, 2015, v. 1, p. 36-74.

4.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Mapas Conceituais uma Ferramenta para a Construção de uma Cartografia do Conhecimento. In: Patricia Lupion Torres. (Org.). Complexidade - Redes e Conexões na Produção do Conhecimento. 1ed.Curitiba: KAIRÓS Edições, 2014, v. , p. 173-211.

5.
TORRES, Patrícia Lupion ; HILU, Luciane ; BEHRENS, M. ; MATOS, Elizete Lúcia Moreira ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga ; TARRIT, Claude René . Construção coletiva do conhecimento: desafios da co-criação no paradigma da complexidade. In: Alexandra Okada. (Org.). Recursos Educacionais Abertos & Redes Sociais. 2nded.São Luis: EdUEMA, 2014, v. , p. 35-.

6.
TORRES, Patrícia Lupion ; KUCHARSKI, M. V. S. ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Concept Maps and the Systematization of Knowledge. In: Leonard J. Shedletsky; Jeffrey S. Beaudry. (Org.). Cases on Teaching Critical Thinking through Visual Representation Strategies. 1ed.Hershey: Information Science Reference, 2014, v. , p. 493-.

7.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Enhancing Collaborative and Meaningful Learning Through Concept Mapping. In: Alexandra Okada; Simon Buckingham Shum; Tony Sherborne. (Org.). Knowledge Cartography - Software Tools and Mapping Techniques. 2nded.London: Springer, 2014, v. , p. 47-72.

8.
TORRES, Patrícia Lupion ; HILU, Luciane ; BEHRENS, M. ; MATOS, Elizete Lúcia Moreira ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga ; TARRIT, Claude René . Construção coletiva do conhecimento: desafios da co-criação no paradigma da complexidade. In: Alexandra Okada. (Org.). Recursos Educacionais Abertos & Redes Sociais. 1ed.São Luis: EdUEMA, 2013, v. , p. 35-.

9.
TORRES, Patrícia Lupion ; HILU, Luciane ; BEHRENS, M. ; MATOS, Elizete Lúcia Moreira ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga ; SIQUEIRA, L. ; TARRIT, Claude René . Construção Coletiva do Conhecimento: desafios na co-criação no paradigma da complexidade. In: Alexandra Okada. (Org.). Open Educational Resources and Social Networks: colearning and professional development ? Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais: coaprendizagem e desenvolvimento professional. Milton Keynes: The Open University, 2012, v. , p. -.

10.
Marriott, Rita de Cassia Veiga. Collaborative Learning and Concept Mapping for Language Teaching. In: Mehdi Khosrow-Pour. (Org.). Virtual Learning Environments: Concepts, Methodologies, Tools and Applications (3 Volumes). 1ed.Hershey: Information Science Reference, 2012, v. 1, p. 160-181.

11.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Collaborative Learning and Concept Mapping for Language Teaching. In: Patricia Lupion Torres; Rita de Cassia Veiga Marriott. (Org.). Handbook of Research on Collaborative Learning Using Concept Mapping. 1ed.New York: IGI Global, 2010, v. , p. 13-34.

12.
TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga ; MATOS, Elizete Lucia Moreira . Mediação Pedagógica com o uso de Mapas Conceituais em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Trabalho do Professor no Espaço Escolar. Curitiba: Editora Champagnat, 2009, v. , p. -.

13.
TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga ; RAMOS, A. F. . English - Language Teaching with Learning Objects at PUCPR. Handbook of Research on E-Learning Methodologies for Language Acquisition. New York: Information Science Reference, 2008, v. , p. 120-131.

14.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Enhancing Collaborative and Meaningful Language Learning Using Concept Mapping. Knowledge Cartografy. London: Springer, 2008, v. 1, p. -.

15.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . LAPLI - The Language Learning Lab: A Methodological Proposal for a Hybrid Course in a Virtual Environment. Virtual Techonologies: Concepts, Methodologies Tools and Applications. New York: Information Science Reference, 2008, v. 3, p. 774-788.

16.
TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Mapas conceituais e sua aplicação no ensino online de línguas. Cartografia cognitiva: mapas do conhecimento para pesquisa, aprendizagem e formação docente. 1ed.Cuiabá: KCM, 2008, v. 1, p. 211-226.

17.
TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . The LOLA strategy and e-learning knowledge management. Handbook of Research on Instructional Systems and Technology. New York: Information Science Reference, 2007, v. 2, p. 653-669.

18.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Mapas Conceituais. Algumas Vias para Entretecer o Pensar e o Agir. Curitiba: SENAR-PR, 2007, v. , p. -.

19.
TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . A Aprendizagem Colaborativa no Laboratório on line de Aprendizagem (LOLA).. In: Edmea Santos; Lynn Alves. (Org.). Práticas Pedagógicas e Tecnologias Digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006, v. 1, p. 161-181.

20.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . LAPLI - The Language Learning Lab: A Methodological Proposta for a Hybrid Course in a Virtual Environment.. In: Giorgos Zacaria. (Org.). User - Centered Computer Aided Language Learning.. Hershey / USA: Information Science Publishing, 2006, v. 1, p. 133-151.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, Jacques ; BEHRENS, M. ; TORRES, Patrícia Lupion ; Marriott, R. C. V. . The Necessary Knowledge for Online Education: Teaching and Learning to Produce Knowledge. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, Londres, p. 1 - 10, 18 fev. 2018.

2.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Collaborative Learning ? key issues. International Journal of Collaborative Open Learning, The Open University.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Concept Maps and Language Acquisition: an Implementation with English Language Level 2 Students. In: CMC2016 - Innovating with Concept Mapping, 2016, Tallinn. Procedings of the 7th International Conference on Concept Mapping. Tallinn: Tallinn University, 2016. v. 1. p. 51-61.

2.
HILU, Luciana ; TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Os desafios do paradigma da complexidade na educação superior e os processos de superação da visão disciplinar na busca da transdisciplinaridade. In: 11º P&D design - congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, 2014, Gramado. 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2014. v. 1. p. 1444-1455.

3.
HILU, Luciane ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga ; TORRES, Patrícia Lupion . SEMANAS ACADÊMICAS COMO POSSIBILIDADES DE EFETIVAÇÃO DO TRÂNSITO DISCIPLINAR: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN DA PUCPR. In: 11º P&D design - congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, 2014, Gramado. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. p. 1456.

4.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; NICOLA, Rosane de Mello Santo . Mapas Conceituais & Leitura e Produção Acadêmica. In: CMC2014 - Sixth International Conference on Concept Mapping, 2014, Santos. CMC2014 - Sixth International Conference on Concept Mapping. Santos: USP80, 2014. v. 1. p. 315-322.

5.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais - Uma proposta de formação continuada online para professores que atuam no Ensino Fundamental. In: CMC2014 - Sixth International Conference on Concept Mapping, 2014, Santos. CMC2014 - Sixth International Conference on Concept Mapping. Santos: USP80, 2014. v. 2. p. 564-567.

6.
SANTOS, E. ; SILVA, M. ; TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Transformando Informação em Conhecimento na Sociedade da Informação: Notas sobre a Técnica dos Mapas Conceituais e a Pedagogia Interativa.. In: V Conferência Internacional de Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação., 2007, Braga. CHALLENGES 2007 - V Conferência Internacional de Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação.. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2007. v. 1. p. 386-396.

7.
KUMMER, M. ; TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Mapas Conceptuales: Un Sendero Metodológico para la Docencia en la Ensenanza.. In: CMC 2006 - Conference on Concept Mapping,, 2006, San José. Concept Maps: Theory, Methodology, Technology . Proceedings of the Second International Conference on Concept Mapping. San José: Siedin, 2006. v. 1. p. 432-440.

8.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . LAPLI - The Language Learning Lab: A methodological proposal for a hybrid course in a virtual environment.. In: VIII International Conference on Social Representations: Media and Society, 2006, Roma. VIII International Conference on Social Representations: Media and Society. Roma: 8th I.C.S.R. Proceedings, 2006. v. 1. p. 419-419.

9.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; NICOLA, Rosane de Melo Santo . Mapas Conceituais: seus benefícios na leitura e produção acadêmica. In: V ANPEd Sul, 2004, Curitiba. V ANPEd Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2004. p. 169-169.

10.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; MATOS, Elizete Lúcia Moreira . O Eureka da PUCPR - Um cenário virtual. In: V ANPEd Sul, 2004, Curitiba. V ANPEd Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2004. p. 97-97.

11.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Using Concept Maps in LOLA - The Online Learning Lab. In: ABED - 11º Congresso Internacional de Educação a Distância, 2004, Salvador. Congresso Internacional de Educação a Distância, 2004.

12.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . A Contribuição dos Mapas Conceituais ao LOLA - Laboratório Online de Aprendizagem. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. XII ENDIPE - Conhecimento Local e Conhecimento Universal, 2004.

13.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . The Contribution of Concept Maps to LOLA - The Online Learning Lab. In: First International Conference on Concept Mapping, 2004, Pamplona - Espanha. Concept Maps: Theory, Methodology, Technology, 2004. v. 1. p. 603-610.

14.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; HILU, Luciane ; KREMER, Lucia Maria Silva ; TARRIT, Claude René ; MENDES, Ana Maria Coelho Pereira . Criação de Material Multimídia - M.I.L.I. (Mídia Instrucional de Língua Inglesa). In: EDUCERE - III Congresso Nacional da Área de Educação, 2003, Curitiba, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. O que são Mapas Conceituais e como eles podem auxiliar a aprendizagem?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Mapas Conceituais - oficina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. O uso de mapas conceituais na aquisição e ensino de línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Marriott, Rita de Cassia Veiga; Torres, Patricia Lupion . Concept Maps and Language Acquisition: an Implementation with English Language Level 2 Students. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. O que são Mapas Conceituais e como eles podem auxiliar na aprendizagem?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Marriott, Rita de Cassia Veiga. O uso de Mapas Conceituais na Aquisição e Ensino de Línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Letras no exterior. É possível?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Formative and Summative Assessment of Concept Maps. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais - Uma proposta de formação continuada online para professores que atuam no Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Marriott, Rita de Cassia Veiga; Torres, Patricia Lupion . Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais - Uma Proposta de Formação Continuada Online para Professores que Atuam no Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Marriott, Rita de Cassia Veiga; NICOLA, Rosane de Mello Santo . Mapas Conceituais & Leitura e Produção Acadêmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
HILU, Luciane ; Torres, Patricia Lupion ; Marriott, Rita de Cassia Veiga . Os desafios do paradigma da complexidade na educação superior e os processos de superação da visão disciplinar na busca da transdisciplinaridade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
GUBERT, R. ; Tattiana Lupion Torres ; Marriott, Rita de Cassia Veiga ; Torres, Patricia Lupion . A formação de professores do Programa Agrinho: discutindo o uso de Tics na educação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Marriott, Rita de Cassia Veiga. Oficina - Mapas Conceituais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Encouraging Meaningful Learning using Concept Mapping. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Technologies in the Language Classroom: overview of some tools for language teaching and of the latests research in the area of CALL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Fostering Foreign Language Learners' Language Skills. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SANTOS, E. ; SILVA, M. ; TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Transformando Informação em Conhecimento na Sociedade da Informação: Notas sobre a Técnica dos Mapas Conceituais e a Pedagogia Interativa.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . LAPLI - The Language Learnig Lab: A methodological proposal for a hybrid course in a virtual environment.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
KUMMER, M. ; TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Mapas Conceituales: Un Sandero Metodológico para la Docencia em la Ensenanza. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . The contribution of concept maps to LOLA - The on-line learning lab.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . A contribuição dos mapas conceituais ao LOLA - Laboratório on line de aprendizagem.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Usando Mapas Conceituais no LOLA - O laboratório de aprendizagem on-line. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; NICOLA, Rosane de Mello Santo . Workshop - A leitura e a construção do conhecimento: do papel ao virtual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Develop reading, writing and oral activities using Concept Maps. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Desempenho dos alunos de Letras em ensino de língua usando CALL integrado e Internet. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Concept Maps as a Methodological Approach for Language Teaching. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; NICOLA, Rosane de Mello Santo . Mapas Conceituais - seus benefícios na leitura e produção acadêmica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; MATOS, Elizete Lucia Moreira . O Eureka da PUCPR - Um Cenário Virtual. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Distributed Learning for English Language Teaching. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; HALU, L. ; TARRIT, Claude Rene ; KREMER, Lucia Maria Silva . Criação de Material Didático Multimídia - M.I.L.I.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; HALU, L. ; TARRIT, Claude Rene ; KREMER, Lucia Maria Silva . Criação de Material Didático Multimídia - M.I.L.I.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Teaching English with Technology. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; KREMER, Lucia Maria Silva . MILI - Mídia Instrucional de Língua Inglesa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; KREMER, Lucia Maria Silva . Novas Tecnologias no Ensino Aprendizagem - oficina pedagógica para os professores do Curso de Letras. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Criação de Material Didático Multimídia - M.I.L.I.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
VEIGA, R. C. S. ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Self-Assessed listening comprehension exercises in EFL and ESP. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
VEIGA, R. C. S. ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Self-Assessed Listening Comprehension Exercises. 1986. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
VEIGA, R. C. S. ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Motivation in Foreign Language Learning. 1985. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40.
VEIGA, R. C. S. ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . ESP Workshop. 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
Torres, Patricia Lupion ; Marriott, Rita de Cassia Veiga . Handbook of Research on Collaborative Learning Using Concept Mapping, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
Marriott, Rita de Cassia Veiga; Torres, Patricia Lupion . Handbook of Research on E-Learning Methodologies for Language Acquisition, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. (The Expectant Father) O Papai Grávido, 1994. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
TORRES, Patrícia Lupion ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga . Metodologias para Utilização das TICs ? Mapas Conceituais. 2011.

2.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; KREMER, Lucia Maria Silva ; HALU, L. ; STAHLKE, Juliana ; TARRIT, Claude Rene . M.I.L.I. - Midia Instrucional de Língua Inglesa. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Marriott, Rita de Cassia Veiga. EDUCERE - XI Congresso em Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Marriott, R. C. V.. Thinking and Practicing the Process of English Language Teaching. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Torres, Patricia Lupion ; Marriott, Rita de Cassia Veiga . Handbook of Research on Collaborative Learning Using Concept Mapping. 2010. (Editoração/Livro).

3.
Marriott, Rita de Cassia Veiga; Torres, Patricia Lupion . Handbook of Research on E-Learning Methodologies for Language Acquisition. 2009. (Editoração/Livro).

4.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Teoria e Prática da Tradução Técnico-Científica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. A Aprendizagem Colaborativa e Significativa Online. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Teoria e Prática da Tradução Técnico-Científica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; KREMER, Lucia Maria Silva ; HILU, Luciane ; STAHLKE, Juliana ; TARRIT, Claude René . M.I.L.I. - Midia Instrucional de Língua Inglesa. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino de Língua Inglesa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Participação em banca de Silvana Leite. A Importância das Novas Tecnologias no Processo Ensino e Aprendizagem. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DE ENSINO) - UTFPR com a Universidade Aberta do Brasil ? UAB.

2.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Participação em banca de Carlos Roberto Peres Ferreira. O Mapeamento Mental com o Uso da Tecnologia para Facilitar o Ensino Aprendizagem do Aluno. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DE ENSINO) - UTFPR com a Universidade Aberta do Brasil ? UAB.

3.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Participação em banca de Denise Dantas Gerônimo. Aplicação do Mapa Conceitual como Recurso de Trilha de Aprendizagem para Capacitação em Atendimento Educacional de Profissionais do Ensino a Distância. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DE ENSINO) - UTFPR com a Universidade Aberta do Brasil ? UAB.

4.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Participação em banca de Luciana da Silva. A Tecnologia e sua Influência no Aprendizado de Língua Inglesa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DE ENSINO) - UTFPR com a Universidade Aberta do Brasil ? UAB.

5.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Participação em banca de Marta Cristina dos Santos Bispo Nunes. M-Learning como Recurso Significativo para Aprendizagem de Língua Inglesa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DE ENSINO) - UTFPR com a Universidade Aberta do Brasil ? UAB.

6.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Participação em banca de Monica Stolz. O Ensino de Língua Inglesa nas Escolas Públicas do Município de Rio das Antas com o Uso das TICs: Importância e Efetividade dos Recursos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DE ENSINO) - UTFPR com a Universidade Aberta do Brasil ? UAB.

7.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Participação em banca de Veridiana Carla Machado. Coautoria do Aluno Mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Língua Inglesa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DE ENSINO) - UTFPR com a Universidade Aberta do Brasil ? UAB.

8.
ALMEIDA, Marcia Maria de; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Participação em banca de Marcia Maria de Almeida. O Padrão de Qualidade da Tradução dos Manuais de Instrução do Usuário e sua Influência na Utilização dos Mesmos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa, Metodologia e Tr) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Participação em banca de Taíne Batista Alves.A Terceira Idade e a Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira Moderna. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
QUIROGA, V. V.; BRAHIM, A. C. S. M.; Walesco, Angela; Nodari, Janice; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Concurso Público - Edital 335/2016-PROGEPE, Área de Conhecimento Português e Inglês. 2016. Universidade Federal do Paraná.

2.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Single Moderator for Speaking Tests for International IGCSE Foreign Language Portuguese. 2011. University of Cambridge.

Concurso público
1.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Concurso do Programa Agrinho - Melhores Trabalhos 23/09 a 01/10 - SENAR-PR. 2011. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR.

2.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; Monica A. Macedo Golba; BARBOSA, L. M. V.. Concurso do Programa Agrinho - Categoria Municipio Agrinho e Escola Agrinho (23/09) SENAR-PR. 2011.

3.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; MATOS, Elizete Lúcia Moreira; Josimeri Grein. Programa Agrinho - Categoria Experiência Pedagógica (24/09) SENAR-PR. 2011.

4.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion; Regiane Hornung. Programa Agrinho - Categoria Experiência Pedagógica (26/09) SENAR-PR. 2011.

5.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; Carlos Wilson Pizzaia Junior; Stanislava Duhova. Programa Agrinho - Categoria Experiência Pedagógica (27/09) SENAR-PR. 2011.

6.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion; Fabricio Monteiro. Programa Agrinho - Categoria Desenho 1o. Ano (28/09) SENAR-PR. 2011.

7.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; Adriana Terezinha Salvadori; Cleverson Andreolli. Programa Agrinho - Categoria Redação (29/09) SENAR-PR. 2011.

8.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; Izabela Brandini Comin; Johnny Fusinato Franzon. Programa Agrinho - Categoria Redação (30/09) SENAR-PR. 2011.

9.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Programa Agrinho - Categoria Redação (01/10) SENAR-PR. 2011.

Outras participações
1.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; MIYAKI, C. Y.; Josimeri Grein. Banca do Concurso do Programa Agrinho. 2015.

2.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Banca do Concurso do Programa Agrinho. 2014. SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

3.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Banca do Concurso do Programa Agrinho. 2013. SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A critique of language, languaging and diversity. 2018. (Encontro).

2.
Cambridge Day. 2018. (Encontro).

3.
Curso de Licenciatura em Matemática, disciplinas de Estágio Supervisionado.Mapas Conceituais. 2018. (Oficina).

4.
VIII Semana de Formação Docente: "Trabalho Docente: Boas Práticas no Ensino Superior". 2018. (Oficina).

5.
V SEPEL ? Seminário de Pesquisa em Letras. 2018. (Encontro).

6.
18o. Congresso Mundial de Linguística Aplicada AILA. O uso de Mapas Conceituais no Ensino e Aquisição de Línguas. 2017. (Congresso).

7.
III Encontro de Práticas Pedagógicas para Produção e Utilização dos Recursos Educacionais Digitais. 2017. (Encontro).

8.
Launch of the book Metacognition and Successful Learning Strategies in Higher Education.The importance of National and International Publications for Academics in Brazil. 2017. (Outra).

9.
VII Semana de Formação Docente.Como promover a aprendizagem ativs dos estudantes. 2017. (Oficina).

10.
VII Semana de Formação Docente.Avaliação da Aprendizagem. 2017. (Oficina).

11.
CMC2016 - 7th International Conference on Concept Mapping. Concept Maps and Language Acquisition: an Implementation with English Language Level 2 Students & Formative and Summative Assessment of Concept Maps. 2016. (Congresso).

12.
CMC2016 - 7th International Conference on Concept Mapping. Formative and Summative Assessment of Concept Maps. 2016. (Congresso).

13.
V Mostra de Pesquisas em Língua e Literatura Estrangeira. 2016. (Outra).

14.
CMC2014 - 6th International Conference on Concept Mapping. Mapas Conceituais & Leitura e Produção Acadêmica. 2014. (Congresso).

15.
CMC2014 - 6th International Conference on Concept Mapping. Mapas Conceituais & Leitura e Produção Acadêmica. 2014. (Congresso).

16.
II Workshop Internacional de Pragmática. 2014. (Congresso).

17.
Challenges of Teaching English in Public Schools. 2013. (Encontro).

18.
I EALE - Encontro de Avaliação em Línguas Estrangeiras: entendendo os exames de proficiência. 2013. (Encontro).

19.
II Seminário Internacional de Representações Sociais,Subjetividade, Educação-SIRSSE. 2013. (Congresso).

20.
IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD. 2013. (Seminário).

21.
XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2013. (Congresso).

22.
Pearson TDC Plus. 2012. (Seminário).

23.
8th. Teaching and Learning Conference / University of Birmingham/UK. Encouraging Meaningful Learning using Concept Mapping. 2011. (Congresso).

24.
EDUCERE X Congresso Nacional de Educação. 2011. (Congresso).

25.
I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. 2011. (Seminário).

26.
BAAL (British Association of Applied Linguistics) - Language Learning and Teaching SIG. 2010. (Congresso).

27.
EuroCALL 2010 - Languages, Cultures and Virtual Communities. 2010. (Congresso).

28.
LDS (Language, Discourse and Society) Conference. 2010. (Congresso).

29.
Research Student Conference. 2010. (Congresso).

30.
Analysing Representations and Communications in Digital Environments. 2009. (Encontro).

31.
E-Learning Practitioners´ Forum. 2009. (Encontro).

32.
LDS - Languages, Research and Society Research Away Day. 2009. (Seminário).

33.
Research Student Conference: Education Research, Education Researchers. 2009. (Congresso).

34.
Sociocultural Theory and Educational Praxis: A Dialectic Perspective on L2 development - James Lantolf. 2009. (Seminário).

35.
TBLT2009 - Task-Based Language Teaching. 2009. (Congresso).

36.
Universidade de Birmingham - Turma de Mestrado em Educação.Technologies in the Language Classroom: overview of some tools for language teaching and of latest research in the area of CALL. 2009. (Encontro).

37.
Virtual Worlds in Education Forum - RSC (Regional Support Centre). 2009. (Congresso).

38.
WIAOC 09 - Webheads in Action Online Conference. 2009. (Congresso).

39.
5th Teaching and Learning Conference. Fostering Foreign Language Learners? Language Skills, Collaboration and Independence in a Virtual Learning Environment. 2008. (Congresso).

40.
Creating Second Lives: Reading and Writing Virtual Communities. 2008. (Congresso).

41.
Education Research: Strenghts and Limitations. 2008. (Congresso).

42.
Languages, Discourses and Society - Research Day. 2008. (Seminário).

43.
ReLIVE08 - Researching Learning in Virtual Environments. 2008. (Congresso).

44.
Research Student Conference: Education Research - Strenghts and Limitations. 2008. (Congresso).

45.
9th BRAZ-TESOL National Convention - Expanding Horizons in ELT. Concept Maps as a methodological approach for language teaching. 2004. (Congresso).

46.
Braz-TESOL Regional Chapter - Curitiba.Develop reading, writing and oral activities using concept maps - workshop - Braz-TESOL Regional Chapter - Curitiba. 2004. (Seminário).

47.
CMC - First International Conference on Concept Mapping. The Contribution of Concept Maps to LOLA - The Online Learning Lab. 2004. (Congresso).

48.
SABERES - III Congresso Paranaense de Leitura. Oficina: A leitura e a construção do conhecimento: do papel ao virtual. 2004. (Congresso).

49.
V ANPEd Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.Mapas Conceituais: seus benefícios na leitura e produção acadêmica. 2004. (Seminário).

50.
V Forum de Letras da PUCPR.Desempenho de alunos de Letras em ensino de língua usando CALL Integrado e Internet - V Fórum de Letras da PUCPR. 2004. (Outra).

51.
XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. A Contribuição dos Mapas Conceituais ao LOLA - Laboratório Online de Aprendizagem. 2004. (Congresso).

52.
BRAZ-TESOL Regional Chapter - Variety is the spice of teaching.Teaching English with Technology. 2003. (Simpósio).

53.
Educere - Congresso da Área de Educação. Criação de Material Didático Multimídia - M.I.L.I. (Mídia Instrucional de Língua Inglesa)- Educere - Congresso em Educação - Set/2003 - PUCPR. 2003. (Congresso).

54.
III Fórum de Letras da PUCPR.MILI - Mídia Instrucional de Língua Inglesa. 2003. (Outra).

55.
Oficina pedagógica.Novas Tecnologias no Ensino Aprendizagem - oficina pedagógica para os professores dos cursos de Letras - PUCPR. 2003. (Oficina).

56.
Research and activities in Language Teaching.Distributed Learning for English Language Teaching - Open University - UK. 2003. (Encontro).

57.
Semana Acadêmica Admirável Mundo das Letras.Criação de Material Didático Multimídia - M.I.L.I. (Mídia Instrucional de Língua Inglesa) - Semana Acadêmica Admirável Mundo das Letras - Out/2003 - PUCPR. 2003. (Oficina).

58.
2nd. Congress of Latin American/British Cultural Institutes. Self-assessed listening comprehension exercises in EFL and ESP. 1987. (Congresso).

59.
VII Seminário Regional da Região Sul do Projeto de Ensino de Inglês Instrumental em Universidades Brasileiras.Self-assessed listening comprehension exercises. 1986. (Seminário).

60.
XI Seminário Geral do Curso de Pós-Graduação em Letras da UFPr.Motivation in Foreign Language Learning. 1985. (Seminário).

61.
XVII Seminário Geral do Curso de Pós-Graduação em Letras da UFPr.ESP Workshop. 1984. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAWERMAN-ALBINI, A. ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga ; MARTINS, A. M. S. G. F. ; WERNER, M. P. . I ENALI ? Encontro de Ensino e Aquisição de Língua Inglesa. 2018. (Outro).

2.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Intermediate Conversation Club. 2018. (Outro).

3.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Advanced Conversation Club. 2018. (Outro).

4.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. V SEPEL ? Seminário de Pesquisa em Letras. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Monica Stolz. O Ensino de Língua Inglesa nas Escolas Públicas do Município de Rio das Antas com o Uso das TICs: Importância e Efetividade dos Recursos. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DE ENSINO) - UTFPR com a Universidade Aberta do Brasil ? UAB. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

2.
Marta Cristina dos Santos Bispo Nunes. M-Learning como Recurso Significativo para Aprendizagem de Língua Inglesa. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DE ENSINO) - UTFPR com a Universidade Aberta do Brasil ? UAB. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

3.
Luciana da Silva. A Tecnologia e sua Influência no Aprendizado de Língua Inglesa. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E TÉCNICAS DE ENSINO) - UTFPR com a Universidade Aberta do Brasil ? UAB. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

4.
Marcia Maria de Almeida. A Busca pela Qualidade da Tradução dos Manuais de Instruções do Usuário. 2004. 44 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Lingua Inglesa Metodologia do Ensino e Tradução) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Taíne Batista Alves. A Terceira Idade e a Aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira Moderna. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

Orientações de outra natureza
1.
Bruna Digner. Ensino de Língua Inglesa. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

2.
Luna Eluíse de Mello. Ensino de Língua Inglesa. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

3.
Ana Priscila Montanarin da Luz. Ensino de Língua Inglesa. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

4.
Hyriah Karollyne Tiemann Salvador. Ensino de Língua Inglesa. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

5.
Giovana Gabriela Petranski Caetano. Ensino de Língua Inglesa. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

6.
Hugo Mendes de Oliveira. Ensino de Língua Inglesa. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

7.
Lais Marina Ferreira Tolentino. Ensino de Língua Inglesa. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

8.
Larissa Liane dos Santos Chapiewsky. Ensino de Língua Inglesa. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

9.
Paulo Gomes de Franca Junior. Ensino de Língua Inglesa. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

10.
Giovana Waloski. Ensino de Língua Inglesa. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

11.
Edna Maria Gubert. Ensino de Língua Inglesa. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

12.
Mayara Midory de Souza. Ensino de Língua Inglesa. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

13.
Bianca Lemes da Silva Schlemm. Ensino de Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

14.
Ana Carolina Spreizner Baumgaertel. Ensino de Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

15.
Djonny Minoru Araki. Ensino de Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

16.
Hanna Lysha Loureiro. Ensino de Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

17.
Vanessa Fuckner. Ensino de Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

18.
Laureane Dias Morais. Ensino de Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

19.
Elienara da Rosa de Cordova. Ensino de Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

20.
Yuri Amauri Pires Molinari. Ensino de Língua Inglesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

21.
Jemima Cristina Caldeira. Ensino de Língua Inglesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

22.
Paula Tatiana Nascimento Vargas. Ensino de Língua Inglesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

23.
Laura Cesconetto. Ensino de Língua Inglesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.

24.
Rogger Alves Neri de Souza. Ensino de Língua Inglesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Rita de Cássia Veiga Marriott.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga; TORRES, Patrícia Lupion . Mapas Conceituais: uma ferramenta para a construção de uma cartografia do conhecimento. In: Patricia Lupion Torres. (Org.). Produção do Conhecimento em Rede. 1ed.Curitiba: SENAR/PR, 2015, v. 1, p. 36-74.


Apresentações de Trabalho
1.
Marriott, Rita de Cassia Veiga; Torres, Patricia Lupion . Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais - Uma Proposta de Formação Continuada Online para Professores que Atuam no Ensino Fundamental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Marriott, Rita de Cassia Veiga; NICOLA, Rosane de Mello Santo . Mapas Conceituais & Leitura e Produção Acadêmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. O que são Mapas Conceituais e como eles podem auxiliar na aprendizagem?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Marriott, Rita de Cassia Veiga. O uso de Mapas Conceituais na Aquisição e Ensino de Línguas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. Mapas Conceituais - oficina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Marriott, R. C. V.. Thinking and Practicing the Process of English Language Teaching. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Marriott, Rita de Cassia Veiga. EDUCERE - XI Congresso em Educação. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAWERMAN-ALBINI, A. ; MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga ; MARTINS, A. M. S. G. F. ; WERNER, M. P. . I ENALI ? Encontro de Ensino e Aquisição de Língua Inglesa. 2018. (Outro).

2.
MARRIOTT, Rita de Cássia Veiga. V SEPEL ? Seminário de Pesquisa em Letras. 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:39:20