Maria Esther de Noronha Fonseca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8729788626458996
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Possui Bacharelado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (1986), Mestrado em Fitopatologia pela Universidade de Brasília (1991) e PhD em Plant Breeding and Plant Genetics pela University of Wisconsin ? Madison, Estados Unidos (2000). É pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1989. Desenvolve trabalhos e projetos na área de genética clássica, biologia molecular e análise genômica de hortaliças com especial ênfase em solanáceas, alface e cucurbitáceas. Coordena projetos de caracterização de fatores de resistência genética a doenças e estabelecimento de sistemas de seleção assistida por marcadores moleculares. As principais ações de pesquisas têm se concentrado nos seguintes temas: análise transcritômica de interações entre patógenos-plantas, análise genômica (de novo e via resequenciamento) de genomas vegetais visando identificação de genes e marcadores moleculares relacionados com a acumulação diferencial de elementos funcionais (com ênfase em carotenoides nutracêuticos: licopeno, luteína, alfa-caroteno e beta-caroteno), para resistência a doenças e para tolerância estresses abióticos. Uma ênfase recente tem sido a caracterização de genomas de fitopatógenos (vírus, nematoides, fungos e bactérias) visando o desenvolvimento de novos sistemas de detecção bem como para identificar efetores e fatores de avirulência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Esther de Noronha Fonseca
Nome em citações bibliográficas
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, Laboratório de Análise Genômica.
Rodovia BsB-Anápolis Km 09
Gama / Ponte Alta
70359790 - Brasília, DF - Brasil - Caixa-postal: 0218
Telefone: (61) 33859044
Ramal: 9048
URL da Homepage: http://cnph.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2000
Doutorado em Plant Breeding And Plant Genetics.
University of Wisconsin - Madison, WISC, Estados Unidos.
Título: Isolation of cDNA clones coding for enzymes of the carotenoid biosynthetic pathway in carrot (Daucus carota L.): Allelic diversity and patterns of expression, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Philipp W Simon.
Bolsista do(a): Embrapa Bird, EMBRAPA/BIRD, Brasil.
1987 - 1991
Mestrado em Fitopatologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Caracterização Molecular de um Novo Viróide Isolado de Coleus x hybridus Voss e Detecção de Citrus Exocortis Viroid através de Eletroforese Reversa,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Elliot Watanabe Kitajima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1982 - 1986
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Variabilidade do fungo Bauveria bassiana.
Orientador: Elza Auréa de Luna.
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria, EMBRAPA, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de curta duração em Bioinformática. (Carga horária: 80h).
Cranfield University, CRANFIELD, Inglaterra.
2004 - 2004
Manipulação de Radioisótopos. (Carga horária: 40h).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
1993 - 1993
Análise Molecular e Sequenciamento de Viróides. (Carga horária: 360h).
Consejo Superior de Investigaciones Científicas, CSIC, Espanha.


Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR III, Carga horária: 40
Outras informações
Endereco: Predio da Biotecnologia sala 2

Atividades

06/1989 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, Laboratório de Análise Genômica.

5/1991 - 6/1991
Estágios , Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia, .

Estágio realizado
Estágio realizado no Laboratório de Virologia molecular da Universidade de Valência-Espanha, sob orientacão do Dr. Ricardo Flores e visando realizar sequenciamento de RNA de viróides.


Linhas de pesquisa


1.
Melhoramento nutricional
2.
Viroides
3.
Biologia molecular
4.
Melhoramento genetico vegetal
5.
Virologia
6.
Fitopatologia


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Melhoramento do tomateiro: Inovações genéticas e genômicas para agregação de valor e sustentabilidade da cultura
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Mapeamento de regiões do cromossomo 6 e do cromossomo 11 ligadas a resistencia a begomoviroses em tomateiro (locus tcm1)
Descrição: Validação dos resultados obtidos em projeto universal do CNPq em que regiões cromossômicas candidatas foram identificadas em uma isolinha da cultivar Santa Clara com resistencia a begomoviroses. Nesta etapa será realizado o mapeamento fino para identificação precisa do gene tcm-1.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Universal: Diversidade do complexo de espécies de Helicoverpa (Lepidoptera: Noctuidae) em tomateiro no Brasil
Descrição: Caracterização molecular de Helicoverpa em tomateiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Organização de banco de caracteres relacionados com a qualidade nutracêutica (carotenóides pró-vitamina A e antioxidantes) em hortaliças de importância para o agronegócio brasileiro
Descrição: Análise de carotenóides em solanáceas, abóboras, morangas, melancia e melão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Clonagem posicional da resistência ampla a begomovírus do tomateiro (lócus tcm-1): Re- sequenciamento de uma região genômica de 150 Kb do cromossomo 4 em isolinhas contrastantes, mapeamento de alta resolução, silenciamento e expressão de genes candidatos
Descrição: Projeto Universal CNPq Processo:486203/2012-3 . O projeto incluiu um treinamento de curta duração na Universidade de Cranfield (UK) para análise do genoma da cultivar Santa Clara e de uma isolinha com resistencia a Begomovirus.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Melhoramento genético do tomateiro para agregação de valor e aumento da sustentabilidade da cultura (Fase II)
Descrição: A oligopolização do mercado mundial de sementes tem deixado o agronegócio de tomate do Brasil dependente de materiais genéticos estrangeiros que, muitas vezes, não apresentam adaptação adequada, onerando o custo de produção. Essa suscetibilidade a doenças, pragas e condições ambientais adversas tem também inviabilizado a expansão dos sistemas orgânicos, de cultivo protegido. Nesse cenário, a Embrapa pode desempenhar um papel estratégico em gerar materiais genéticos focados nos problemas do mercado nacional, atuando em parceria (Lei de Inovação) com empresas privadas nacionais ou estrangeiras radicadas no Brasil. Para o consumo in natura existe uma grande demanda pó rvariedades ainda mais produtivas, de frutos mais saborosos e resistentes ao transporte. Além disso, novos nichos de mercado estão surgindo. Na agroindústria existe o interesse por cultivares e produtos com teores mais elevados licopeno e brix. Ações de pesquisa têm sido conduzidas para atender essas demandas e melhorar diversos aspectos de qualidade sensorial e nutricional das cultivares. Nesse aspecto a Embrapa e parceiros têm se destacado na geração de materiais genéticos com níveis mais elevados de fatores nutricionais (açúcares, ácidos, pró-vitamina A, vitamina C e licopeno) em combinação com aroma, sabor e resistência múltipla a doenças e pragas. O presente projeto visa gerar cultivares competitivas que respondam a algumas das importantes demandas e/ou novos nichos de mercado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Melhoramento genético de alface: Desenvolvimento de linhagens do tipo americana e crespa com resistência ao calor e ao mosaico provocado por LMV
Descrição: A alface (Lactuca sativa L.) é uma das mais importantes hortaliças cultivadas no mundo. Dos tipos de alface mais comercializados, o segmento predominante é o da alface crespa com cerca de 65% do mercado, seguido das variedades do tipo americana (20% do mercado), 10% de participação das variedades do tipo lisa e o restante com o agrupado dos tipos coloridos, extra frizz, romana, etc. Até meados da década de 1980, o mercado consumidor preferiu a alface lisa do tipo White Boston, tendo havido, posteriormente, uma migração para o segmento de alface do tipo crespa (Grand Rapids). Devido a expansão das redes de fast food, tem-se observado uma tendência do mercado consumidor de alface em elevar a demanda por cultivares do tipo americana (Iceberg). Para tanto, uma característica primordial no melhoramento genético da alface para regiões tropicais é a tolerância a altas temperaturas. Além da resistência ao florescimento precoce, os programas de melhoramento genético devem incluir em seus objetivos, o desenvolvimento de cultivares resistentes a pragas. Neste panorama, as principais pragas doenças da alfacicultura brasileira são o mosaico provocado pelo Lettuce mosaic virus (LMV), a cercosporiose cujo agente causal é a Cercospora longissima, o míldio causado por Bremia lactucae, a septoriose provocada por Septoria lactucae e o vira cabeça provocado por Tomato spotted wilt virus (TSWV) e Groundnut ringspot virus (GRSV). Doenças com importância emergente são a fusariose cujo agente etiológico é o Fusarium oxysporum f.sp. lactucae e as galhas provocadas por nematóides (Meloidogyne incognita e M. javanica). Para o caso dos insetos, o pulgão Myzus persicae possui relevância pois é o principal vetor de LMV. Uma outra vertente importante dos programas de melhoramento genético consiste na adaptação de cultivares a ambientes menos favoráveis. Neste contexto, é importante desenvolver variedades com maior eficiência no uso da água. É fundamental salientar que plantas submetidas a estress.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Caracterização da eficiência dos genes Ty-1, Ty-2, Ty-3 e tcm-1 contra espécies do complexo de Begomovirus que afetam o tomateiro no Brasil
Descrição: O cultivo de tomateiro para consumo in natura no Brasil é conduzido em uma grande amplitude de condições agro-climáticas. Até o inicio da década de 1990 as begomoviroses eram de ocorrência esporádica e sem importância econômica. No entanto, um complexo extremamente diverso de begomovírus emergiu no Brasil, coincidindo com a introdução e dispersão de um novo biótipo do vetor mosca-branca (Bemisia tabaci biótipo B). No entanto, ainda não existe um conhecimento de quais genes/loci funcionam contra quais espécies que englobam esse complexo viral no Brasil. Um amplo panorama da diversidade de Begomovirus foi obtido via o estabelecimento de uma coleção de isolados de todas as regiões produtoras do Brasil (em coletas feitas no período entre 2001 e 2011). Até o presente momento, 400 amostras de isolados de begomovírus de tomateiro foram coletadas nas principais áreas produtoras de tomate para consumo in natura do Brasil: Norte (Amazonas-AM e Estado do Tocantins-TO); Nordeste (Bahia-BA, Ceará-CE, Paraíba-PB e Pernambuco-PE); Sul (Paraná-PR, Rio Grande do Sul-RS e Santa Catarina-SC); Sudeste (Espírito Santo-ES, Minas Gerais-MG, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP) e Centro-Oeste (Distrito Federal-DF e Goiás-GO). Os isolados virais serão inicialmente caracterizados via PCR com primers universais para segmentos conservados do DNA-A e DNA-B e via seqüênciamento de um segmento de 1100 pares de base do DNA-A. Estes primers foram desenhados para anelar com regiões conservadas presentes na região 5 -terminal do gene AV1 (CP) e na região 3 -terminal do gene AC1 (Rep). Isolados representativos da diversidade brasileira de begomovírus (i.e. espécies já descritas) bem como potenciais novas espécies virais serão selecionados e caracterizados via seqüência completa do DNA-A e DNA-B. Clones infectivos serão produzidos para pelo menos 15 isolados/espécies. Esse grupo de isolados vai ser utilizado para inoculação (via biobalística) de acessos contendo os genes/loci Ty-1, Ty-2, Ty-3 e tcm-1.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Estratégias genéticas e genômicas no estudo dos mecanismos de resistência e suscetibilidade no patossistema tomateiro-begomovírus
Descrição: Os begomovírus têm causado grandes perdas na cultura do tomateiro em todas as regiões produtoras em todo o mundo. A partir do início da década de 1990 um grande aumento na incidência de begomovírus foi observado em tomateiros em todas as regiões produtoras do país. No Brasil foram detectadas fontes de resistência a isolados de begomovírus em diversos acessos das espécies selvagens de tomate. Estudos genéticos mostraram que a resistência em 'TX 468-RG' é devida à presença de um gene/locus recessivo controlando o mecanismo de resistência que foi denominado tcm-1. Alguns genótipos, como o 'LAM 144' (fonte do locus Ty-1) e CNPH 1683 (locus Ty-2) e resistentes ao complexo viral conhecido como Tomato yellow leaf curl disease (TYLCD) predominante na região do Mediterrâneo, foram também resistentes a isolados brasileiros. Recentemente, foram obtidas isolinhas contendo os loci Ty-1 e tcm-1 pelo cruzamento com o parental suscetível Santa Clara. Essas linhagens, denominadas LAM 144 (Ty-1) e LAM 157 (tcm-1) apresentam resistência a begomovirus bipartidos brasileiros. Entretanto, pouco se conhece sobre os mecanismos de resistência envolvidos na interação entre begomovírus e as linhagens LAM 144 e LAM 157 ou sobre as bases bioquímicas e moleculares governando essa resistência. Neste projeto, pretende-se gerar linhagens de introgressão contendo o lócus Ty-2 e estudar a interação begomovírus-linhagens contendo os loci Ty-1 (linhagem quase isogênica LAM 144), utilizando tecnologias e estratégias avançadas de genômica funcional, em termos de transcriptoma, na tentativa de compreender melhor os mecanismos de resistência da planta.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Prospecção de genes associados com a resistência a begomovírus em linhagens de tomateiro e estudo dos mecanismos de resistência
Descrição: Devido à crescente importância das geminiviroses no país e respondendo à demanda dos setores envolvidos com a produção de tomate, diversos centros de pesquisa da EMBRAPA e parceiros vêm, desde 1994, trabalhando no sentido de desenvolver estratégias que contribuam para o controle destes patógenos. Este esforço colaborativo revelou a existência uma enorme diversidade genética dos begomovírus, formando um agrupamento filogeneticamente distante de qualquer begomovírus relatado nos demais países do mundo. Quatorze espécies novas foram relatadas e oito já foram reconhecidas pelo ICTV. A produção de cultivares de tomateiro resistentes à infecção por begomovírus é a opção mais promissora para controle. No Brasil foram detectadas fontes de resistência a isolados de begomovírus (todos contendo genoma bipartido) em diversos acessos de Solanum (Lycopersicon). Estudos genéticos mostraram que a resistência em ?TX 468-RG? é devida à presença de um gene/locus recessivo controlando o mecanismo de resistência que foi denominado tcm-1. Genótipos contedo o locus Ty-1 foram também resistentes a isolados brasileiros. Entretanto, pouco se conhece sobre os mecanismos resistência envolvidos na interação entre begomovírus e as linhagens tcm-1 e Ty-1 ou sobre as bases bioquímicas e moleculares governando essa resistência. Devido aos recentes avanços nas tecnologias de seqüenciamento em larga escala, foi possível o acúmulo de dados sobre a seqüência completa de genomas de espécies modelo. Paralelamente houve o desenvolvimento de metodologias inovadoras para o estudo global da expressão gênica (transcriptoma e proteoma). Neste projeto, pretende-se estudar a interação begomovírus-linhagens endogâmicas contendo os loci Ty-1 e tcm-1, utilizando estratégias avançadas de genômica funcional, na tentativa de compreender melhor os mecanismos associados com a resistência da planta.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Melhoramento de pimenta e pimentão (Capsicum spp.) para o agronegócio brasileiro e para a agricultura familiar
Descrição: As pimentas e pimentão (gênero Capsicum) para consumo fresco e para processamento têm contribuído para a manutenção de agroindústrias, tornando o agronegócio de pimentas e pimentão de grande importância para país, sendo também uma fonte primária de renda para a agricultura familiar. O fortalecimento e a expansão deste segmento do agronegócio dependem do aumento da produtividade via desenvolvimento de cultivares adaptadas para os diferentes tipos varietais de Capsicum. O principal objetivo deste projeto é a obtenção de populações, linhagens e híbridos de espécies de Capsicum combinando características agronômicas e industriais desejáveis. O projeto é organizado em seis linhas básicas: (1) gestão do conhecimento; (2) Coleta e caracterização de germoplasma; (3) Identificação de genótipos resistentes às principais doenças; (4) Caracterização da variabilidade bioquímica (pungência, sólidos solúveis, vitaminas, pró-vitaminas e antioxidantes); (5) Identificação de marcadores moleculares ligados com características de importância agronômica, nutricional e nutracêutica; (6) Obtenção de linhagens, populações e híbridos combinando características de interesse.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Melhoramento do tomateiro para agregação de valor e sustentabilidade: Inovações genéticas e genômicas combinando estratégias clássicas e biotecnológicas
Descrição: O tomate, além de sua importância econômica e social, é vital do ponto de vista de segurança alimentar fornecendo nutrientes essenciais para milhares de brasileiros. Apesar dos avanços tecnológicos, principalmente em aspectos fitotécnicos, ainda é necessário superar muitas vulnerabilidades do sistema de produção do tomateiro. O papel de cultivares geneticamente superiores é crucial para melhorar os indicadores tecnológicos do tomateiro tanto para consumo in natura quanto para processamento. A obtenção de novos materiais genéticos com características que possam antecipar potenciais problemas bióticos e abióticos e minimizar os já existentes é um esforço estratégico e constante. significativos nichos de mercado, gerando emprego, renda e novas oportunidades empresariais. Os principais objetivos do projeto são: (1) obtenção de genótipos de tomateiro combinando características de resistência a doenças, tolerância aos efeitos danosos do aquecimento global (pegamento de frutos em temperaturas elevadas, deficit hídrico e seca), elevada produtividade, ampla adaptabilidade e boas características para o mercado de consumo fresco ou para processamento industrial; (2) obtenção dellinhagens e combinações híbridas com resistência múltipla a doenças e com qualidades sensoriais e nutracêuticas (teor mais elevado de licopeno, beta-caroteno, açúcares, acidez titulável e vitamina C); (3) identificação de novas fontes e caracterização genética de resistência a vírus, bactérias, fungos e nematóides; (4) identificar marcadores moleculares e caracterizar regiões genômicas contendo fatores controlando resistência a mancha-bacteriana, tospoviroses e begomoviroses; (5) Mapear, isolar e clonar alelos dos genes estruturais da via metabólica dos carotenóides bem como os genes relacionados com a síntese de vitamina C e açúcares em diversos materiais genéticos de tomate incluindo linhagens das espécies selvagens.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Transferencia de metodologías para la combinación de resistencias a aislados de Begomovirus, Tospovirus y nemátodos en genotipos de tomate con calidad agronómica deseable
Descrição: Proyecto de Cooperacion Agencia Brasileira de Cooperação (ABC) / EMBRAPA / Gobierno de Cuba- Instituto de Investigaciones Hortícolas Liliana Dimitrova - MINAGRI: En Cuba y en Brasil, el tomate ocupa un lugar importante en la producción hortícola, por lo que se han desarrollado programas de mejoramiento genético del cultivo que han dado lugar a cultivares de alta productividad y resistentes a enfermedades, los que son usados en diferentes sistemas productivos. El trabajo de mejoramiento de plantas deberá anticiparse a la incidencia de enfermedades emergentes. Algunas, tales como los nematodos de agallas, existen en el país pero cobran especial importancia en el sistema de cultivo protegido; otras, como el Virus del bronceado del tomate (Tospovirus) pudieran causar daños devastadores si emergieran. Tosposvirus estan presente en países vecinos, su rango de hospederos es amplio, tanto en especies alimenticias como en diversas plantas ornamentales, y pudiera eventualmente arribar a Cuba. Brasil tiene resultados positivos en el mejoramiento genético para la resistencia a este patógeno. También se conoce la amplia variabilidad de Begomovirus presente en América. Cuba posee resultados reconocidos en el logro de resistencia al Virus del enrollamiento amarillo del tomate (TYLCV), el cual es capaz de desplazar a otros Begomovirus luego de su arribo, tal como ha sido informado en diferentes países, tales como: EE.UU. (sur de la Florida), España, Guadalupe y Martinica. Su distribución mundial en regiones tropicales y subtropicales, el amplio rango de hospederos y los elevados daños económicos que provocan hacen que los Begomovirus y los Tospovirus, estén consideradas entre las diez entidades virales de mayor importancia en el mundo. La capacitación y el intercambio de experiencias acumuladas por ambos países, Cuba y Brasil, en el campo del mejoramiento genético del tomate, servirá al logro de resistencias de mayor durabilidad y estabilidad frente a estes patógenos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Desenvolvimento de cultivares e populações de cenoura com resistência as principais doenças e melhor qualidade de raiz fase II
Descrição: Desde 1980 a Embrapa Hortaliças conduz um programa de melhoramento de cenoura objetivando a criação de cultivares de verão adaptadas às condições edafoclimáticas brasileiras, com melhor qualidade nutricional das raízes e maior sustentabilidade de cultivo seja em sistemas orgânicos ou convencional. Atualmente, existe um aumento da demanda por melhor qualidade nutricional das raízes associada a garantia de expansão da agroindústria de cenoura via a agregação de valor visando maior grau de conveniência dos produtos para os consumidores, utilizando-se de cultivares com sustentabilidade de cultivo. Além disso, tem-se constatado um crescente interesse da sociedade numa possível ligação entre o consumo de carotenóides específicos e redução de riscos à saúde. Neste contexto, utilizando-se de métodos de melhoramento convencionais e de técnicas de melhoramento assistido a exemplo de marcadores moleculares além de metodologias alternativas de avaliação da qualidade de raiz, objetiva-se o desenvolvimento de novas cultivares de cenoura que atendam aos interesses da sociedade. Acredita-se que a adoção destas novas cultivares deverá propiciar uma melhoria da qualidade de raiz com aumento na oferta de provitamina A para todos os consumidores, além de garantir o aumento da produção de cenoura via sistemas de produção orgânicos e/ou de baixo uso de defensivos nas diferentes regiões do país. Adicionalmente, espera-se que o conhecimento e uso das informações referentes a marcadores moleculares para melhoramento assistido em cenoura seja um fator estratégico no desenvolvimento de novas cultivares adaptadas às condições brasileiras com conteúdo diferenciado de cada tipo de carotenóide..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador / L S Boiteux - Integrante / J M Charchar - Integrante / A Reis - Integrante / J V Vieira - Integrante / M M Lana - Integrante.
2007 - 2009
Projeto CAPES/WAGENINGEN "Mecanismos de resistência a infecção por Tospovírus e Geminivírus em Hortaliças"
Descrição: Existe um grande interesse dos institutos de pesquisa envolvidos com a produção de genótipos resistentes de tomate e pimentão a begomovirus e tospovirus, assim como empresas de sementes de hortaliças no sentido de obter genes de resistência ampla e durável a esses patógenos. O projeto poderá disponibilizar fontes de resistência ampla a begomovirus a serem incorporados nos programas de melhoramento genético de hortaliças. O entendimento dos mecanismos de interação e superação de genes de resistência em tomate e Capsicum contra tospovirus, assim como, do sinergismo viral afetando a estabilidade dos genes de resistência, poderá proporcionar o uso de estratégias mais duradouras de controle a serem desenvolvidos por Institutos de Pesquisa oficiais e Empresas de Sementes. Portanto, o projeto conjunto proposto de cooperação CAPES/Wageningen, envolvendo a Universidade de Brasília, ESALQ, Embrapa Hortaliças, Universidade de Wageningen e o CSIC - La Mayora, poderá contribuir efetivamente para a produção de cultivares de tomate e pimentão resistentes a begomovirus, tospovirus. Um dos principais objetivos da cooperação proposta reside na possibilidade de estreitarmos a colaboração já existente e contribuir sobremaneira para a formação e aperfeiçoamento de recursos humanos na área de virologia especialmente no entendimento das relações vírus/hospedeiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Integrante / L S Boiteux - Integrante / R O Resende - Coordenador / E W Kitajima - Integrante / A K InoueNagata - Integrante / E Moriones - Integrante / M Prins - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
Caracterização de subtâncias antioxidantes de alimentos visando determinar o seu potencial como alimento funcional
Descrição: Estudos têm demonstrado a correlação entre radicais livres e doenças crônico-degenerativas e o efeito de elementos funcionais antioxidantes em mitigar estas enfermidades. Estes elementos são encontrados em frutas, hortaliças, cogumelos e em alguns grãos. O Brasil possui um acervo de alimentos destacando-se frutas da Amazônia e do Cerrado e também preparações tradicionais. Os antioxidantes focos do projeto são os polifenóis, os carotenóides e a vitamina C. Existem estudos sobre a capacidade antioxidante de alimentos de clima temperado, porém pouco se conhece do potencial dos cultivados em solos brasileiros e das espécies nativas. Este projeto pretende avaliar o potencial antioxidante e caracterizar os principais elementos funcionais de alimentos brasileiros, com foco nos recursos genéticos de espécies nativas. O potencial benefício de diversos alimentos da flora nativa já tem sido revelado. No entanto, ainda existem poucas informações sobre a composição nutricional de algumas espécies de importância. Outra questão é a correlação entre a composição de elementos funcionais, sua biodisponibilidade e possíveis efeitos sobre a saúde humana (funcionalidade). Nesta abordagem, a Embrapa buscou identificar e/ou ampliar o leque de insituições parceiras na área de saúde para viabilizar estudos envolvendo análises destes antioxidantes in vivo. Este projeto tem ainda como escopo o estabelecimento e consolidação de uma rede de pesquisa em antioxidantes, visando contribuir para o agronegócio, promovendo a agregação de valor aos produtos nativos tanto para consumo in natura quanto processados. Este esforço de pesquisa poderá refletir em uma maior competitividade para a indústria de alimentos brasileira e mais saúde para o consumidor. Como a maior parte do negócio envolvendo espécie nativas está nas mãos da agricultura em pequena escala e/ou extrativismo, espera-se que o projeto possa contribuir na geração de emprego e renda contribuindo nos esforços de inclusão social.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador / L S Boiteux - Integrante.
2005 - 2008
Melhoramento genético do tomateiro: Desenvolvimento de cultivares via estratégias convencionais e biotecnológicas para agregação de valor e produção auto-sustentável
Descrição: Apesar dos avanços tecnológicos observados, principalmente em aspectos fitotécnicos, os níveis de produtividade do tomate in natura ainda estão abaixo do potencial genético das cultivares disponívies. A falta de adaptação as condições agroedafoclimáticas brasileiras e a susceptibilidade a nematóides, fungos, vírus e bactérias têm exigido a utilização de uma grande quantidade de agrotóxicos para controle, onerando o custo de produção em 30 a 40%. Neste contexto, este projeto congrega os seguintes planos de ação: (1) Gestão do projeto; (2) Desenvolvimento de linhagens e cultivares convencionais de tomateiro para consumo in natura com resistência múltipla a doenças e com melhores características sensoriais, nutricionais e nutracêuticas; (3) Desenvolvimento de linhagens e cultivares para processamento industrial com resistência múltipla a doenças e com boas características para processamento; (4) Avaliação de germoplasma de tomateiro para resistência a doenças; (5) Coleta, manutenção e caracterização (morfológica, patogênica e molecular) de patógenos do tomateiro; (6) Caracterização de germoplasma para qualidades sensoriais e nutricionais do fruto (teor de açúcares, firmeza, acidez, viscosidade, licopeno, beta-caroteno e vitamina C); (7) Identificação e aplicação de marcadores moleculares e isolamento de genes candidatos de interesse para o melhoramento genético do tomateiro; (8) Estabelecimento de metodologias de regeneração e transformação genética de tomateiro e (9) Difusão das tecnologias e processos gerados pelo projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Integrante / L S Boiteux - Coordenador / L B Giordano - Integrante / A K InoueNagata - Integrante / P C T Melo - Integrante / A Reis - Integrante / A M QuezadoDuval - Integrante.
2002 - 2004
Projeto genoma pigmentos: Isolamento e análise genômica funcional de genes estruturais da via metabólica dos carotenóides potencialmente modulando teores e tipos de pigmentos com atividade antioxidante e de pró-vitamina A em hortaliças
Descrição: Este projeto é uma etapa no sentido de estabelecer uma infra-estrutura para estudos de genoma funcional em batata doce, batata baroa, melão, melancia e abóboras visando assegurar contínuo melhoramento nutricional destas hortaliças. Para tal, este projeto prevê o isolamento em larga escala de genes da via metabólica dos carotenóides e a construção de mapas genéticos locais saturados para alguns loci controlando teor e tipo de pigmentos em raízes e frutos destas hortaliças. Este trabalho permitirá a construção de um detalhado catálogo de padrões de expressão de genes com potencial envolvimento na acumulação diferencial destes pigmentos em diferentes genótipos destas hortaliças. Os genes clonados neste projeto podem se transformar em importantes ferramentas para "fingerprinting" de cultivares, para seleção assistida por marcadores em programas de melhoramento clássico e podem também servir como germoplasma para outras espécies vegetais via estratégias transgênicas. Além disso, a informação genética e molecular advinda do sequenciamento e análise funcional de genes controlando/regulando teores destes pigmentos pode elucidar alguns mecanismos moleculares básicos associados com diferenças qualitativas e quantitativas observadas entre distintos cultivares/clones destas hortaliças.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador / Leonardo Silva Boiteux - Integrante / Jairo Vidal Vieira - Integrante / Jose Flavio Lopes - Integrante / Ana heloneida Araújo - Integrante.
2002 - 2004
Melhoramento Genético da Cebola para condições tropicais e subtropicais do Brasil combinando técnicas convencionais e de biotecnologia.
Descrição: Projeto envolve o desenvolvimento e uso de marcadores moleculares (AFLP, RAPD e DR analogs) no melhoramento genético de cebola. O uso marcadores associados a macho-esterilidade citoplasmática também tem sido implementado neste projeto. A diversidade genética de germoplasma de cebola adaptado ao trópicos tem sido investigada usando marcadores moleculares. Segmentos genômicos, cDNAs simalares a genes de resistência a doenças, genes estruturais da via dos flavonóides (controla cor de bulbo em cebola), compostos enxofrados e açucares estão sendo isolados via estratégias usando PCR heterólogo...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Integrante / L S Boiteux - Integrante / Valter Oliveira - Coordenador.
2002 - 2004
Isolamento e análise genômica funcional de genes estruturais da via metabólica dos carotenóides em Cucurbita moschata e Cucurbita maxima
Descrição: Neste subprojeto genes centrais da via metabólica dos carotenóides, potenciais controladores da acumulação diferencial de pigmentos com atividades de pró-vitamina A em acessos de Cucurbita moschata e C. maxima estão sendo isolados. Este trabalho envolve o estabelecimento de um detalhado catálogo de seqüências. Estudos com os padrões de expressão destes genes também estão sendo efetivados. Na presente etapa deste projeto, esta informação genética vai empregada em sistemas de identificação de acessos ("fingerprinting"). Uma população segregante foi desenvolvida a partir do cruzamento da linhagens Brasileirinha x Butternut CNPH. DNA destas plantas estão sendo extraído para construir um mapa local denso na região genômica de C. moschata contendo o gene dominante (Bmos), responsável pelo controle da característica de frutos bicolores (verde-amarelos) bem como variações quantitativas (QTLs = quantitative trait loci) de teores de carotenóides totais. Além disso, os genes da via metabólica dos carotenóides clonados neste projeto podem se configurar como importantes fontes de marcadores e para transformar abóboras, morangas e para outras espécies vegetais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador.
2002 - 2004
Genes e mecanismos moleculares associados com a resposta a infecção pelos nematóides das galhas (Meloidogyne spp.) em linhagens de cenoura (Daucus carota) resistentes e susceptíveis.
Descrição: Este projeto prevê o isolamento, em larga escala, de genes associados com a resposta a infecção por nematóides das galhas (Meloidogyne spp.) em linhagens de cenoura resistentes e susceptíveis. Este projeto envolve ainda a construção de mapas genéticos saturados, que em combinação com estes extensos transcriptomas permitirá elucidar os mecanismos moleculares associados com patogênese bem como com as respostas de resistência a infecção por nematóides das galhas (Meloidogyne spp. ) em D. carota. Estes patógenos afetam um grande número de plantas de importância econômica, desta forma, estes genes de resistência podem ser mobilizados via estratégias transgênicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador.
2002 - 2004
Isolamento de genes controlando acumulação diferencial de carotenóides com atividades de pró-vitamina A e antioxidantes em cenoura.
Descrição: Este subprojeto está conduzindo o isolamento, em larga escala, de genes controlando acumulação diferencial de carotenóides com atividades de pró-vitamina A, licopeno e outros antioxidantes em uma coleção de acessos de Daucus carota. Populações segregantes estão sendo desenvolvidas visando localizar estes genes em mapas moleculares locais saturados. Extensos transcriptomas estão sendo produzidos visando o estabelecimento de um detalhado catálogo de padrões de expressão de genes controlando acumulação diferencial de carotenóides com atividades de pró-vitamina A e antioxidantes em alguns acessos com acumulação diferencial de pigmentos no gênero Daucus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador.
2002 - 2004
Isolamento de cDNAs análogos a genes de resistência a doenças em acessos de tomate selvagem (Lycopersicon peruvianum) com resistência múltipla contra geminivirus, tospovirus, Xanthomonas vesicatoria e mancha de septoria.
Descrição: Neste projeto estão sendo conduzidos esforços no sentido de isolar uma coleção de cDNAs com identidade com genes de resistência clonados em Solanaceae e em outro grupos taxonômicos vegetais a partir de RNA extraído de linhagens com resistência múltipla a patógenos do tomateiro incluindo geminivirus, Septoria lycopersici e Xanthomonas vesicatoria. Esta informação genética/genômica será convertidada para primers que serão utilizados para identificar potenciais marcadores moleculares associados com estes loci de resistência...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador.
2002 - 2004
Aplicação de marcadores moleculares no melhoramento genético de abóboras e morangas.
Descrição: Este projeto contempla a diversidade genética de acessos de Cucurbita moschata e Cucurbita maxima estimada por meio de marcadores moleculares visando identificar parentais mais adequados para a produção de híbridos interspecíficos. O controle genético da resistência a Phytophthora capsici e potyvirus estão sendo examinados em uma coleção de germoplasma e populações segregantes para estas características estão sendo empregadas visando identificar marcadores moleculares ligados a elas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador / Leonardo Boiteux - Integrante / José Flávio Lopes - Integrante.
2002 - 2004
Isolamento e análise genomica funcional de genes estruturais da via metabólica dos carotenóides em batata doce (Ipomoea batatas) e mandioquinha salsa.
Descrição: Este subprojeto prevê o isolamento de genes controlando acumulação diferencial de carotenóides com atividades de pró-vitamina A em genótipos de batata doce e batata baroa. Este projeto também envolve o estabelecimento de um detalhado banco de dados destas seqüências bem como um catálogo de padrões de expressão de genes controlando acumulação diferencial de carotenóides com atividades de pró-vitamina A e antioxidantes nestas espécies hortícolas. Este projeto também se propõe a investigar o uso desta informação genética em sistemas de identificação de clones e cultivares ("fingerprinting"). Além disso, os genes isolados nestas duas espécies podem se configurar com importantes fontes de genes para outras espécies vegetais via estratégias transgênicas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador.
2002 - 2004
Estudos básicos da biologia do desenvolvimento da raiz acumuladora de cenoura
Descrição: Este projeto está conduzindo o isolamento, em larga escala, de genes controlando arquitetura e tipo morfoanatômico de raiz em cenoura. Este projeto envolve o estabelecimento de extensos catálogos de transcriptomas (padrões de expressão) de genes em dois tipos de raízes de cenoura (acumuladora vs. fibrosa). A informação genética e molecular advinda do sequenciamento e análise funcional de genes expressos nas raízes de cenoura acumuladora vs. fibrosa pode permitir a elucidação de importantes elementos reguladores e estruturais que definem uma raiz acumuladora e comestível.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador.
2002 - 2004
Isolamento e mapeamento de genes estruturais da via metabólica dos carotenóides responsáveis pela acumulação de pigmentos com atividades antioxidantes e de pró-vitamina A em frutos de cucurbitáceas de importância econômica.
Descrição: Neste subprojeto genes centrais da via metabólica dos carotenóides, potenciais controladores da acumulação diferencial de pigmentos com atividades de pró-vitamina A em acessos de Cucurbita moschata e C. maxima estão sendo isolados. Este trabalho envolve o estabelecimento de um detalhado catálogo de seqüências. Estudos com os padrões de expressão destes genes também estão sendo efetivados. Uma população segregante foi desenvolvida a partir do cruzamento da linhagens Brasileirinha x Butternut CNPH. DNA destas plantas estão sendo extraído para construir um mapa local denso na região genômica de C. moschata contendo o gene dominante (Bmos), responsável pelo controle da característica de frutos bicolores (verde-amarelos) bem como variações quantitativas (QTLs = quantitative trait loci) de teores de carotenóides totais. Alem disso, populações segregantes serão desenvolvidas visando gerar densos mapas locais nas regiões genômicas contendo o gene W (controlandopolpa de cor vermelha/branca em melancia) e o gene dominante (Gf) controlando polpa laranja (acumulação de b-caroteno) em melão. Este projeto também investiga a possibilidade do uso desta informação genética em sistemas de identificação de acessos e cultivares ("fingerprinting"). Devido ao grande interesse destes fenótipos, os genes da via metabólica dos carotenóides isolados nestas duas espécies podem potencialmente se configurar como importantes fontes de germoplasma para outras espécies vegetais via estratégias transgênicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador.
2002 - 2004
Estabelecimento de estratégias moleculares visando isolar genes candidatos potencialmente utlizáveis para monitoramento de populações de traça-das-crucíferas (Plutella xylostella) com resistência a inseticidas.
Descrição: Este projeto prevê o isolamento e identificação da variabilidade de sequencia de alguns genes candidatos associados com a resistência a inseticidas em distintas populações da traça-das-crucíferas (Plutella xylostella). Está também em condução o isolamento e análise de sequencia de genes mitocondriais destas populações para caracterizá-las a nível de espécies e/ou estimar a diversidade intraespecífica presente nas populações brasileiras deste inseto...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Integrante / Marina Castelo Branco - Coordenador / Leonardo Boiteux - Integrante.
2002 - Atual
Melhoramento genético de cebola para condições tropicais e subtropicais do Brasil 2012-2016

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valter Rodrigues Oliveira em 07/10/2014.
Descrição: Ações de melhoramento genético da cebola para condições tropicais e subtropicais do Brasil, incluindo o estabelecimento de sistemas de seleção assistida via marcadores moleculares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2002 - 2004
Análise genômica funcional visando o isolamento de genes de vias metabólicas com potencial de envolvimento na modulação de teores de vitamina C, licopeno, alfa caroteno e beta caroteno em tomate (Lycopersicon spp.).
Descrição: Neste projeto genes centrais da via metabólica dos carotenóides (responsáveis pela síntese de pigmentos com atividades de pró-vitamina A e licopeno) bem como genes controladores da acumulação diferencial de vitamina C estão sendo isolados em acessos de Lycopersicon. Este trabalho envolve o estabelecimento de um detalhado catálogo de seqüências. Estudos com os padrões de expressão destes genes também estão sendo efetivados..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador / Leonardo Silva Boiteux - Integrante / Leonardo de Britto Giordano - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Aplicação de análise genômica funcional para o estudo da biologia do desenvolvimento, da resistência aos nematóides das galhas e do tipo e conteúdo de carotenóides na raiz acumuladora de cenoura.
Descrição: Este está conduzindo o isolamento, em larga escala, de genes controlando acumulação diferencial de carotenóides com atividades de pró-vitamina A, licopeno e outros antioxidantes em uma coleção de acessos de Daucus carota. Genes associados com a diferenciação radicular e resistência ao nematóide das galhas também estão sendo isolados e sequenciados. Populações segregantes estão sendo desenvolvidas visando localizar estes genes em mapas moleculares locais saturados. Extensos transcriptomas estão sendo produzidos visando o estabelecimento de um detalhado catálogo de padrões de expressão de genes controlando acumulação diferencial de carotenóides com atividades de pró-vitamina A e antioxidantes em alguns acessos com acumulação diferencial de pigmentos no gênero Daucus..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Esther de Noronha Fonseca - Coordenador / Leonardo Silva Boiteux - Integrante / Jairo Vidal Vieira - Integrante / João Maria Charchar - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Pesquisa Agropecuária Brasileira
2011 - 2011
Periódico: Horticultura Brasileira (Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2011 - 2011
Agência de fomento: (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2011 - 2011
Agência de fomento: (EMBRAPA) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Melhoramento Genético Vegetal.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Premiação de Equipes Locais 2012 - ano base 2011 (1º Lugar) Plano de ação: Melhoramento do tomateiro para consumo in natura, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Hortaliças.
2012
Premiação de Equipes Locais 2012 - ano base 2011 (6º Lugar) Plano de ação: Seleção assistida no melhoramento do tomateiro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Hortaliças.
2011
Premiação Nacional de Equipes (5º Lugar Categoria Qualidade Técnica) Projeto: Melhoramento genético do tomateiro para agregação de valor e sustentabilidade: Inovações genéticas e genômicas, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
2010
Bolsa de Apoio Técnico / Edital MCT/CNPq 10/2010 - AT- NS (Nível Superior), CNPq.
2010
Premiação Nacional de Equipes (1º Lugar Categoria Criatividade) Projeto: Identificação e genotipagem de begomovirus de importancia para o agronegocio brasileiro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa.
2006
Premiação (Qualidade Técnica) - Projeto: Orygens - Construção de bibliotecas subtrativas de cDNA para arroz, milho e sorgo, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.
2005
Premiação Nacional de Equipes (Categoria Qualidade Técnica) Projeto: Melhoramento genético do tomateiro:desenvolvimento de cultivares via estratégias convencionais e biotecnológicas para agregação de valor, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.
2005
IFS Research Grant, International Foudation For Science, IFS International Foudation For Science.
2003
Premiação Nacional de Equipes (Categoria Qualidade Técnica) Projeto: Melhoramento genético e Biologia Molecular do Tomateiro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.
1992
Viagem de Estudos sobre Sequenciamento de Viróides, Valencia, Espanha, Bolsa Recursos Humanos em Areas Estratégicas - RHAE / CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONTES, MG2018FONTES, MG ; LIMA, MF ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS . First Report of Groundnut ringspot orthotospovirus Infecting Field Pea ( Pisum sativum L.) Crop in Brazil. PLANT DISEASE, v. 102, p. 457, 2018.

2.
BORGES, RCF2018BORGES, RCF ; SANTOS, MDM ; CABRAL, CS ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; BOITEUX, LS . Identification of Golovinomyces cichoracearum as the Powdery Mildew-Causing Agent of Chicory in Brazil. PLANT DISEASE, v. 102, p. 1453, 2018.

3.
FERREIRA, DS2018 FERREIRA, DS ; KEVEI, Z ; KUROWSKI, T ; FONSECA, MEN ; MOHAREB, F ; BOITEUX, LS ; THOMPSON, AJ . BIFURCATE FLOWER TRUSS: a novel locus controlling inflorescence branching in tomato contains a defective MAP kinase gene. JOURNAL OF EXPERIMENTAL BOTANY, v. 69, p. 2581-2593, 2018.

4.
CABRAL, CS2018CABRAL, CS ; FONSECA, MEN ; BRUNELLI, KR ; ROSSATO, M ; COSTA, H ; BOITEUX, LS ; REIS, A . Relationships among Brazilian and worldwide isolates of Fusarium oxysporum f. sp. lactucae race 1 inferred from ribosomal intergenic spacer (IGS-rDNA) region and EF-1α gene sequences. EUROPEAN JOURNAL OF PLANT PATHOLOGY, v. 152, p. 81-94, 2018.

5.
BOITEUX, LS2018BOITEUX, LS ; LIMA, MF ; FONSECA, MEN ; MENDONCA, JL ; COSTA, AF ; SILVA-FILHO, JG ; FONTES, MG ; GONZÁLEZ-ARCOS, M . Identification of Eight Solanum (subgenus Leptostemonum ) Species as Novel Natural Hosts of Tomato chlorosis virus in Brazil. PLANT DISEASE, v. 102, p. 1673-1673, 2018.

6.
FONTENELE, RS2018FONTENELE, RS ; RIBEIRO, GC ; LAMAS, NS ; RIBEIRO, SG ; COSTA, AF ; BOITEUX, LS ; FONSECA, MEN . First Report of Sida micrantha mosaic virus Infecting Oxalis Species in Brazil. PLANT DISEASE, v. 102, p. 1862, 2018.

7.
BORGES, RCF2018BORGES, RCF ; MACEDO, MA ; CABRAL, CS ; ROSSATO, M ; FONTES, MG ; SANTOS, MDM ; FERREIRA, MA ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS . Vascular wilt of teak (Tectona grandis) caused by Fusarium oxysporum in Brazil. PHYTOPATHOLOGIA MEDITERRANEA, v. 57, p. 115-121, 2018.

8.
REIS, A2018REIS, A ; PAZ-LIMA, ML ; MOITA, AW ; AGUIAR, FM ; FONSECA, MEN ; CAFÉ-FILHO, AC ; BOITEUX, LS . A reappraisal of the natural and experimental host range of Neotropical Phytophthora capsici isolates from Solanaceae, Cucurbitaceae, Rosaceae, and Fabaceae. JOURNAL OF PLANT PATHOLOGY, v. 100, p. 215-223, 2018.

9.
GONCALVES, AM2018GONCALVES, AM ; COSTA, H ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; LOPES, CA ; REIS, A . Variability and geographical distribution of Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici physiological races and field performance of resistant sources in Brazil. ACTA HORTICULTURAE, v. 1207, p. 45-50, 2018.

10.
DIAS, MD2018DIAS, MD ; FONSECA, MEN ; DIAS-NETO, JJ ; SANTOS, MDM ; PANDOLFO, GM ; BOITEUX, LS ; CAFÉ-FILHO, AC . Biology, pathogenicity, and haplotype analyses of Colletotrichum cliviae: a novel soybean anthracnose agent in warm tropical areas. Tropical Plant Pathology, v. 43, p. 439-451, 2018.

11.
BORGES, RCF2018BORGES, RCF ; SANTOS, MDM ; ROSSATO, M ; GIORIA, R ; BRUNELLI, KR ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; REIS, A . Report of Paramyrothecium roridum Causing Circular Leaf Spots on Impatiens walleriana in Brazil. PLANT DISEASE, v. 102, p. online, 2018.

12.
GONZÁLEZ-ARCOS, M2018GONZÁLEZ-ARCOS, M ; FONSECA, MEN ; ARRUABARRENA, A ; LIMA, MF ; MICHEREFF-FILHO, M ; MORIONES, E ; FERNANDEZ-MUÑOZ, R. ; BOITEUX, LS . Identification of genetic sources with attenuated Tomato chlorosis virus-induced symptoms in Solanum (section Lycopersicon) germplasm. EUPHYTICA, v. 214, p. 178, 2018.

13.
FONTES, MG2018FONTES, MG ; SILVA, GFA ; LIMA, MF ; FONSECA, MEN ; COSTA, AF ; SILVA-FILHO, JG ; BOITEUX, LS . First Report of Groundnut ringspot orthotospovirus Infecting Soybeans in Brazil. PLANT DISEASE, v. 102, p. online, 2018.

14.
CABRAL, CS2018CABRAL, CS ; SANTOS, MDM ; BORGES, RCF ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; REIS, A . Description of Golovinomyces orontii as the Causal Agent of Lettuce (Lactuca sativa) Powdery Mildew in Brazil. PLANT DISEASE, v. 102, p. online, 2018.

15.
BORGES, RCF2018BORGES, RCF ; ROSSATO, M ; SANTOS, MDM ; FERREIRA, MA ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; BOITEUX, LS . First Report of a Leaf Spot Caused by Paramyrothecium roridum on Tectona grandis in Brazil. PLANT DISEASE, v. 102, p. 1661, 2018.

16.
BOITEUX, LS2017BOITEUX, LS ; REIS, A ; FONSECA, MEN ; LOURENCO JR, V ; COSTA, A F ; MELO, AG ; BORGES, RCF . Powdery Mildew Caused by Erysiphe heraclei : A Novel Field Disease of Carrot ( Daucus carota ) in Brazil. PLANT DISEASE, v. 101, p. 1544-1544, 2017.

17.
ALBUQUERQUE, GMR2017ALBUQUERQUE, GMR ; SOUZA, EB ; SILVA, AMF ; LOPES, CA ; BOITEUX, LS ; FONSECA, MEN . Genome Sequence of Ralstonia pseudosolanacearum Strains with Compatible and Incompatible Interactions with the Major Tomato Resistance Source Hawaii 7996. GENOME ANNOUNCEMENTS, v. 5, p. e00982-17, 2017.

18.
BARBOZA, EA2017BARBOZA, EA ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; REIS, A . First Worldwide Report of a Strawberry Fruit Rot Disease Caused by Phytophthora capsici Isolates. PLANT DISEASE, v. 101, p. 259, 2017.

19.
PETRY, R2017PETRY, R ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; REIS, A . First Report of Phytophthora capsici as Causal Agent of Snap-bean ( Phaseolus vulgaris ) Pod Decay in Brazil. PLANT DISEASE, v. 101, p. 1059, 2017.

20.
FONSECA, MEN2016FONSECA, MEN; BOITEUX, LS ; LIMA, MF ; MENDONCA, JL ; COSTA, AF ; FONTES, MG ; COSTA, H ; GONZÁLEZ-ARCOS, M . First Report of Tomato chlorosis virus Infecting Eggplant and Scarlet Eggplant in Brazil. Plant Disease, v. 100, p. 867, 2016.

21.
BOITEUX, LS2016BOITEUX, LS ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; COSTA, AF ; FONTES, MG ; GONZÁLEZ-ARCOS, M . Wild Radish ( Raphanus spp.) and Garden Rocket ( Eruca sativa ) as New Brassicaceae Hosts of Tomato chlorosis virus in South America. Plant Disease, v. 100, p. 1027-1027, 2016.

22.
CABRAL, CS2016CABRAL, CS ; MELO, MP ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; REIS, A . A Root Rot of Chickpea Caused by Isolates of the Fusarium solani Species Complex in Brazil. PLANT DISEASE, v. 100, p. 2171-2171, 2016.

23.
CASTRO, GM2016CASTRO, GM ; LIMA, MF ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; LOBO, FP ; SILVA, FR ; RECH, E . First Report of Papaya ringspot virus- Type W Infecting Fevillea Species (Cucurbitaceae) in South America. Plant Disease, v. 100, p. 2540-2540, 2016.

24.
SANTOS, MDM2016SANTOS, MDM ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; CAMARA, PEA ; DIANESE, JC . ITS-phylogeny and taxonomy of Phyllachora species on Mirtaceae from the Brazilian Cerrado. Mycologia, v. 108, p. 1141-1164, 2016.

25.
ARRUABARRENA, A2015ARRUABARRENA, A ; RUBIO, L ; GONZÁLEZ-ARCOS, M ; MAESO, D ; SÁNCHEZ-CAMPOS, S ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS . First Report of Solanum sisymbriifolium and S. americanum as Natural Weed Hosts of Tomato chlorosis virus (Genus Crinivirus ) in South America. Plant Disease, v. 99, p. 895-895, 2015.

26.
JUSTINO, EV2015JUSTINO, EV ; BOITEUX, LS ; SILVA-FILHO, JG ; FONSECA, MEN ; NASCIMENTO, WM . Determinação da maturidade fisiológica de sementes de pimenta dedo de moça Capsicum baccatum var. pendulum. Horticultura Brasileira, v. 33, p. 324-331, 2015.

27.
PEREIRA-CARVALHO, RC2015PEREIRA-CARVALHO, RC ; DIAZ-PENDON, JA ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; FERNANDEZ-MUÑOZ, R. ; MORIONES, E ; RESENDE, RO . Recessive Resistance Derived from Tomato cv. Tyking-Limits Drastically the Spread of Tomato Yellow Leaf Curl Virus. Viruses, v. 7, p. 2518-2533, 2015.

28.
BORGES, RCF2015BORGES, RCF ; SANTOS, MDM ; MACEDO, MA ; MARTINS, I ; NASCIMENTO, AG ; CAFÉ-FILHO, AC ; BOITEUX, LS ; FONSECA, MEN ; INÁCIO, CA ; MELLO, SCM . A trunk canker disease of Tectona grandis induced by Lasiodiplodia theobromae in Brazil. New Disease Reports, v. 31, p. 26, 2015.

29.
OLIVEIRA, RM2015OLIVEIRA, RM ; CUNHA, MG ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; DIANESE, EC . Análise de fatores de resistência a Tospovirus em acessos de Solanum (secção Lycopersicon)1. Pesquisa Agropecuária Tropical (Online), v. 45, p. 340-347, 2015.

30.
CABRAL, CS2014CABRAL, CS ; BRUNELLI, KR ; COSTA, H ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; REIS, A . Identification of Fusarium oxysporum f. sp. lactucae race 1 as the causal agent of lettuce wilt in Brazil. Tropical Plant Pathology, v. 39, p. 197-202, 2014.

31.
FERNANDES-ACIOLI, NAN2014FERNANDES-ACIOLI, NAN ; BOITEUX, LS ; FONSECA, MEN ; SEGNANA, LG ; KITAJIMA, EW . Report of Tomato yellow spot virus infecting Leonurus sibiricus in Paraguay and within tomato fields in Brazil. Plant Disease, v. 98, p. 1445, 2014.

32.
BORGES, RCF2014BORGES, RCF ; SANTOS, MDM ; MACEDO, MA ; MARTINS, I ; NASCIMENTO, AG ; BOITEUX, LS ; FONSECA, MEN ; MELLO, SCM . First report of a wilt disease of Tectona grandis caused by Thielaviopsis basicola in Brazil. New Disease Reports, v. 30, p. 17, 2014.

33.
ARRUABARRENA, A2014ARRUABARRENA, A ; RUBIO, L ; GONZÁLEZ-ARCOS, M ; MAESO, D ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS . First report of Tomato chlorosis virus infecting tomato crops in Uruguay. Plant Disease, v. 98, p. 1445, 2014.

34.
PEREIRA-CARVALHO, RC2014PEREIRA-CARVALHO, RC ; LORENA, M ; DIANESE, EC ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS . Melhoramento genético do tomateiro para resistência a doenças de etiologia viral. Revisao Anual de Patologia de Plantas, v. 22, p. 280-361, 2014.

35.
SILVA, KFAS2014SILVA, KFAS ; MICHEREFF-FILHO, M ; FONSECA, MEN ; SILVA-FILHO, JG ; TEXEIRA, ACA ; MOITA, AW ; TORRES, JB ; BOITEUX, LS . Resistance to Bemisia tabaci biotype B of Solanum pimpinellifolium is associated with higher densities of type IV glandular trichomes and acylsugar accumulation. Entomologia Experimentalis et Applicata (Print), v. 151, p. 218-230, 2014.

36.
BARBOSA, E. A.2013BARBOSA, E. A. ; CABRAL, CS ; GONCALVES, A. M. ; REIS, A. ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L. S. . Identification of Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici race 3 infecting tomatoes in North-East Brazil. Plant Disease, v. 97, p. 422, 2013.

37.
TEODORO, A. F.2013TEODORO, A. F. ; ALVES, R. B. ; RIBEIRO, L. B. ; SOUZA, K. R. R. ; REIFSCHNEIDER, F. J. B. ; FONSECA, M E N ; SILVA, J. P. ; AGOSTINI-COSTA, T. S. . Vitamin C content in Habanero pepper accessions (Capsicum chinense). Horticultura Brasileira (Impresso), v. 31, p. 59-62, 2013.

38.
FONSECA, M E N2013FONSECA, M E N; BOITEUX, LS ; ABREU, H. ; NOGUEIRA, I ; PEREIRA-CARVALHO, RC . Physalis angulata : A New Natural Host of Tomato chlorosis virus in Brazil. Plant Disease, v. 97, p. 692-692, 2013.

39.
SANTOS, M D M2012SANTOS, M D M ; RAGASSI, C F ; FONSECA, MEN ; BUZAR, A G R ; OLIVEIRA, V R ; MELO, P C T ; BOITEUX, L S . Diversidade genética em germoplasma tropical de cebola estimada via marcadores RAPD. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 30, p. 112-118, 2012.

40.
RAGASSI, C F2012RAGASSI, C F ; SANTOS, M D M ; FONSECA, MEN ; OLIVEIRA, V R ; BUZAR, A G R ; COSTA, CP ; BOITEUX, L S. . Genotipagem de polimorfismos associados com sistemas de macho-esterilidade em acessos de cebola adaptados ao Brasil. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 30, p. 409-414, 2012.

41.
MICHEREFF-FILHO, M2012MICHEREFF-FILHO, M ; MACHINI, W. D. ; MENDONÇA, J L ; FONSECA, MEN ; FERNANDES-ACIOLI, NAN ; BOITEUX, LS . Resposta à mosca-branca (Bemisia tabaci) e ao Tomato severe rugose virus de acessos de Solanum subgênero Leptostemonum. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 30, p. 440-445, 2012.

42.
VIEIRA, J V2012VIEIRA, J V ; SILVA, GO ; CHARCHAR, J M ; FONSECA, MEN ; SILVA, J B C ; LANA, M M ; NASCIMENTO, W M ; BOITEUX, LS ; PINHEIRO, J B ; REIS, A ; RESENDE, F V ; CARVALHO, ADF . BRS Planalto: cultivar de cenoura de polinização aberta para cultivo de verão. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 30, p. 359-363, 2012.

43.
FERNANDES-ACIOLI, NAN2011FERNANDES-ACIOLI, NAN ; PEREIRA-CARVALHO, RC ; FONTENELE, R S ; LACORTE, C ; RIBEIRO, S G ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S . First Report of Sida micrantha mosaic virus in Phaseolus vulgaris in Brazil. Plant Disease, v. 95, p. 1196, 2011.

44.
INÁCIO, CA2011INÁCIO, CA ; PEREIRA-CARVALHO, RC ; MORGADO, FGA ; FONSECA, M E N ; BOITEUX, L S . A tomato fruit rot caused by Trichothecium roseum in Brazil. Plant Disease, v. 95, p. 1318, 2011.

45.
DIANESE, É. C.2011DIANESE, É. C. ; FONSECA, M. E. N. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; RESENDE, R. O. ; BOITEUX, L. S. . Search in Solanum (section Lycopersicon) germplasm for sources of broad-spectrum resistance to four Tospovirus species. Euphytica (Dordrecht. Online), v. 180, p. 307-319, 2011.

46.
PEREIRA-CARVALHO, RC2010PEREIRA-CARVALHO, RC ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, MEN ; DIAZPENDON, J.A. ; MORIONES, E ; FERNÁNDEZ-MUÑOZ, R ; CHARCHAR, J M ; RESENDE, R O . Multiple resistance to Meloidogyne spp. and to bipartite and monopartite Begomovirus spp. in wild Solanum (Lycopersicon) accessions. Plant Disease, v. 94, p. 179-185, 2010.

47.
PAPROTKA, T2010PAPROTKA, T ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R O ; JESKE, H ; FARIA, J C ; RIBEIRO, S G . Genomic diversity of sweet potato geminiviruses in a Brazilian germplasm bank. Virus Research (Print), v. 149, p. 224-233, 2010.

48.
GIORDANO, L B2010GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; QUEZADODUVAL, A M ; FONSECA, MEN ; RESENDE, F V ; REIS, A ; GONZALES, M. ; NASCIMENTO, W M ; MENDONÇA, J L . BRS Tospodoro: a high lycopene processing tomato cultivar adapted to organic crop systems and with multiple resistance to pathogens. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 28, p. 241-245, 2010.

49.
ESCOBAR, R2010ESCOBAR, R ; RODRIGUEZ-LOPEZ, M. J. ; ALBA, J M ; FERNÁNDEZ-MUÑOZ, R ; BACCARIN, P ; CASTELO-BRANCO, M. ; BOITEUX, LS ; FONSECA, MEN . Resistencia a Tuta absoluta en una entrada de la especie silvestre de tomate Solanum pimpinellifolium. Phytoma España, v. 217, p. 51-52, 2010.

50.
CHARCHAR, JM2010CHARCHAR, JM ; FONSECA, MEN ; PINHEIRO, JB ; BOITEUX, LS ; EISENBACK, J. D. . Epidemics of Meloidogyne brasilensis in Central Brazil on processing tomato hybrids that have the root-knot nematode Mi resistance gene. Plant Disease, v. 94, p. 781, 2010.

51.
DIANESE, EC2010 DIANESE, EC ; FONSECA, MEN ; GOLDBACH, R ; KORMELINK, R ; INOUE-NAGATA, AK ; RESENDE, RO ; BOITEUX, LS . Development of a locus-specific, co-dominant SCAR marker for assisted-selection of the Sw-5 (Tospovirus resistance) gene cluster in a wide range of tomato accessions. Molecular Breeding, v. 25, p. 133-142, 2010.

52.
PAULA, MS2010PAULA, MS ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS ; PEIXOTO, JR . Caracterização genética de espécies de Passiflora por marcadores moleculares análogos a genes de resistência. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), v. 32, p. 222-229, 2010.

53.
CHARCHAR, J M2009CHARCHAR, J M ; EISENBACK, J. D. ; VIEIRA, J V ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S . Meloidogyne polycephannulata n. sp. (Nematoda: Meloidogynidae), a root-knot nematode parasitizing carrot in Brazil. Journal of Nematology, v. 41, p. 186, 2009.

54.
LEITE, D L2009LEITE, D L ; OLIVEIRA, V R ; SANTOS, C A F ; COSTA, N. D. ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; MELO, P E ; REIS, A ; UENO, B ; BAPTISTA, M J . Melhoramento genético de cebola para as condições tropicais e subtropicais do Brasil. Revista Colombiana de Ciencias Horticolas, v. 3, p. 18-27, 2009.

55.
CHARCHAR, J M2008CHARCHAR, J M ; EISENBACK, J. D. ; CHARCHAR, M. J. ; FONSECA, MEN . Meloidogyne phaseoli n. sp. (Nematoda: Meloidogynidae), a root-knot nematode parasitising bean in Brazil. Nematology (Leiden), v. 10, p. 525-538, 2008.

56.
CHARCHAR, J M2008CHARCHAR, J M ; EISENBACK, J. D. ; CHARCHAR, M. J. ; FONSECA, MEN . Meloidogyne pisi n. sp. (Nematoda: Meloidogynidae), a root-knot nematode parasitising pea in Brazil. Nematology (Leiden), v. 10, p. 479-493, 2008.

57.
CHARCHAR, J M2008CHARCHAR, J M ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; LIMANETO, A F . Ocorrência de Meloidogyne mayaguensis em Goiabeira no Estado do Tocantins. Nematologia Brasileira, v. 33, p. 182-186, 2008.

58.
JUST, B. J.2007 JUST, B. J. ; SANTOS, C. A. F. ; FONSECA, M. E. N. ; BOITEUX, L. S. ; OLOIZIA, B. B. ; SIMON, P. W. . Carotenoid biosynthesis structural genes in carrot (Daucus carota): isolation, sequence-characterization, single nucleotide polymorphism (SNP) markers and genome mapping. THEORETICAL AND APPLIED GENETICS, v. 114, p. 693-704, 2007.

59.
BOITEUX, LEONARDO SILVA2007BOITEUX, LEONARDO SILVA ; OLIVEIRA, VALTER RODRIGUES ; SILVA, CÉZAR HONÓRIO ; MAKISHIMA, NOZOMU ; INOUE-NAGATA, ALICE K ; FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA ; GIORDANO, Leonardo de Britto . Reaction of tomato hybrids carrying the Ty-1 locus to Brazilian bipartite Begomovirus species. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 25, p. 20-23, 2007.

60.
ARAÚJO, A H2007ARAÚJO, A H ; FONSECA, M E N ; BOITEUX, L S . Nucleotide diversity of a major carotenoid biosynthetic pathway gene in wild and cultivated Solanum (Section Lycopersicon) species. Brazilian Journal of Plant Physiology (Impresso), v. 19, p. 233-237, 2007.

61.
BOITEUX, LS2007BOITEUX, LS ; NASCIMENTO, WM ; FONSECA, MEN ; LANA, MM ; REIS, A ; MENDONCA, JL ; LOPES, JF ; REIFSCHNEIDER, FJB . Brasileirinha: cultivar de abóbora (Cucurbita moschata) de frutos bicolores com valor ornamental e aptidão para consumo verde. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 25, p. 103-106, 2007.

62.
CARVALHO, PATRÍCIA G B DE2006CARVALHO, PATRÍCIA G B DE ; MACHADO, CRISTINA MARIA M ; MORETTI, CELSO LUIZ ; FONSECA, MARIA ESTHER DE N . Hortaliças como alimentos funcionais. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 24, p. 397-404, 2006.

63.
GIORDANO, L B2005GIORDANO, L B ; SILVALOBO, V L ; SANTANA, F M ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S . Inheritance of resistance to the Tomato chlorotic mottle begomovirus derived from Lycopersicon esculentum cv. Tyking. Euphytica (Wageningen), Holanda, v. 143, n.1-2, p. 27-33, 2005.

64.
CARVALHO, WESLEY2005CARVALHO, WESLEY ; FONSECA, MARIA ESTHER DE N. ; SILVA, HENOQUE R. DA ; BOITEUX, Leonardo S. ; GIORDANO, LEONARDO DE B. . Estimativa indireta de teores de licopeno em frutos de genótipos de tomateiro via análise colorimétrica. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 23, p. 819-825, 2005.

65.
VIEIRA, JAIRO V.2005VIEIRA, JAIRO V. ; SILVA, JOÃO B.C. DA ; CHARCHAR, João Maria ; RESENDE, FRANCISCO V. ; FONSECA, MARIA ESTHER DE N. ; CARVALHO, ASSIS M. ; MACHADO, CRISTINA MARIA M. . Esplanada: cultivar de cenoura de verão para fins de processamento. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 23, p. 851-852, 2005.

66.
GIORDANO, LEONARDO DE B.2005GIORDANO, LEONARDO DE B. ; FONSECA, MARIA ESTHER DE N. ; SILVA, JOÃO B.C. DA ; Inoue-Nagata, Alice K. ; BOITEUX, Leonardo S. . Efeito da infecção precoce por Begomovirus com genoma bipartido em características de frutos de tomate industrial. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 23, p. 815-818, 2005.

67.
BOITEUX, L S2004BOITEUX, L S ; HYMAN, J R ; BACH, I C ; FONSECA, MEN ; MATTHEWS, W C ; ROBERTS, P A ; SIMON, P W . Employment of flanking codominant STS markers to estimate allelic substitution effects of a nematode resistance locus in carrot. Euphytica (Wageningen), Holanda, v. 136, p. 37-44, 2004.

68.
INOUENAGATA, A K2002INOUENAGATA, A K ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L S ; MONTE, D C ; DUSI, A N ; AVILA, A C ; VAN-DER-VLUGT, R A A . Pepper yellow mosaic virus, a new potyvirus in sweetpepper, Capsicum annuum. Archives of Virology, Austria, v. 147, n.4, p. 849-855, 2002.

69.
INOUENAGATA, A K2001INOUENAGATA, A K ; FONSECA, MEN ; LOBO, T O T A ; AVILA, A C ; MONTE, D C . Analysis of nucleotide sequence of the coat protein and 3'-untranslated region of two Brazilian Potato Virus Y isolates. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 26, p. 45-52, 2001.

70.
BOITEUX, L S1999BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; SIMON, P W . Host status and reaction of Arabidopsis thaliana ecotypes to infection by the northern root-knot nematode (Meloidogyne hapla). Plant Breeding, Alemanha, v. 118, p. 355-358, 1999.

71.
BOITEUX, L S1999BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; SIMON, P W . Effects of plant tissue and DNA purification method on randomly amplified polymorphic DNA-based genetic fingerprinting analysis in carrot. Journal of the American Society for Horticultural Science, Estados Unidos, v. 124, p. 32-38, 1999.

72.
FONSECA, MEN1997FONSECA, MEN; BOITEUX, LS . Viróides: Minúsculos RNAs parasitas de plantas vasculares com características biológicas e estruturas únicas. REVISAO ANUAL DE PATOLOGIA DE PLANTAS, v. 5, p. 425, 1997.

73.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1996FONSECA, MEN; MARINHO, V L A ; MONTE, D C ; BOITEUX, L S . Survey for beet western yellow luteovirus as a major component of the potato leaf roll disease in central Brazil. Plant Disease, v. 80, p. 1079, 1996.

74.
BOITEUX, L S1996BOITEUX, L S ; CUPERTINO, F P ; SILVA, C. ; DUSI, A N ; MONTE, D C ; VAN-DER-VLUGT, R A A ; FONSECA, MEN . Resistance to potato virus Y (pathotype 1?2) in Capsicum annuum and Capsicum chinense is controlled by two independent major genes. Euphytica (Wageningen), Holanda, v. 87, p. 53-58, 1996.

75.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1996FONSECA, MEN; MARCELLINO, L H ; GANDER, E S . A rapid and sensitive dot-blot hybridization assay for the detection of citrus exocortis viroid in Citrus medica with digoxigenin-labelled RNA probes. Journal of Virological Methods, Reino Unido, v. 57, p. 203-207, 1996.

76.
BOITEUX, L S1995BOITEUX, L S ; REIFSCHNEIDER, F J B ; FONSECA, MEN ; BUSO, J A . Search for sources of early blight (Alternaria solani) field resistance not associated with vegetative late maturity in tetraploid potato germplasm. Euphytica (Wageningen), Holanda, v. 83, p. 63-70, 1995.

77.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1995FONSECA, MEN; KITAJIMA, EW ; BOITEUX, LS ; LIMA, MI . Detection of tomato spotted wilt tospovirus in lentil. PLANT DISEASE, Estados Unidos, v. 79, p. 320, 1995.

78.
BATISTA, M. F.1995BATISTA, M. F. ; FONSECA, MEN ; MARINHO, V L A . Detection methods for pests in plant germplasm introduced into Brazil for research purposes. Bulletin OEPP (Print), Inglaterra, v. 25, p. 411-417, 1995.

79.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1994FONSECA, MEN; MARCELLINO, L H ; KITAJIMA, E W ; BOITEUX, L S . Nucleotide sequence of the original Brazilian isolate of coleus yellow viroid from Solenostemon scutellarioides and infectivity of its complementary DNA. Journal of General Virology (Print), Inglaterra, v. 75, p. 1447-1449, 1994.

80.
LIMA, M I1994LIMA, M I ; FONSECA, MEN ; KITAJIMA, E W ; FLORES, R . Detection of avocado sunblotch viroid in chloroplasts of avocado by in situ hybridization. Archives of Virology, Viena, Austria., v. 138, p. 385-390, 1994.

81.
BOITEUX, L S1993BOITEUX, L S ; NAGATA, T ; DUTRA, W P ; FONSECA, MEN . Sources of resistance to tomato spotted wilt virus (TSWV) in cultivated and wild species of Capsicum. Euphytica (Wageningen), Holanda, v. 67, p. 89-94, 1993.

82.
SOARES, A M Q1993SOARES, A M Q ; FONSECA, MEN ; LOPES, C A . Caracterização cultural, grupos de compatibilidade e padrões isoenzimáticos de isolados de Exserohilum turcicum obtidos de milho (Zea mays). Fitopatologia Brasileira, Brasilia-DF, v. 18, p. 219-225, 1993.

83.
LIMA, M F1993LIMA, M F ; FONSECA, MEN ; REIFSCHNEIDER, F J B . Characterization of Phytophthora isolates from cassava. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 18, p. 416-424, 1993.

84.
FONSECA, MEN1993FONSECA, MEN; MARINHO, VL ; NAGATA, T ; KITAJIMA, EW . Hop latent viroid in hop germplasm introduced into Brazil from the United States. PLANT DISEASE, v. 77, p. 952, 1993.

85.
FONSECA, MEN1993FONSECA, MEN; KITAJIMA, EW . French Marigold (Tagetes patula L.): A new experimental host of citrus exocortis viroid. PLANT DISEASE, v. 77, p. 953, 1993.

86.
COELHO, P J A1991COELHO, P J A ; FONSECA, MEN ; GIORDANO, L B . Isozyme electrophoresis analysis of pea cultivars. Horticultura Brasileira, Brasília-DF, v. 9, p. 90-91, 1991.

87.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1990FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; KITAJIMA, E W ; SINGH, R P . A viroid from Coleus species in Brazil. Plant Disease, v. 74, p. 80-80, 1990.

88.
DUSI, A N1990DUSI, A N ; FONSECA, MEN ; AVILA, A C . Detection of a viroid in chrysanthemum in Brazil. Plant Pathology (Print), Grã-Bretanha, v. 39, p. 636-637, 1990.

89.
AVILA, A C1990AVILA, A C ; SINGH, R P ; DUSI, A N ; FONSECA, MEN ; CASTRO, L A S . Lack of evidence of the presence of potato spindle tuber viroid in the main potato crop of Brazil. Fitopatologia Brasileira, Brasilia-DF, v. 15, p. 186-189, 1990.

90.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1989FONSECA, MEN; BOITEUX, LS ; SINGH, R P ; KITAJIMA, E W . A small viroid in Coleus sp. from Brazil. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 14, p. 94-96, 1989.

91.
SINGH, R P1988SINGH, R P ; AVILA, A C ; DUSI, A N ; BOUCHER, A. ; TRINDADE, D. R. ; SLOBBE, W. G. V. ; RIBEIRO, S G ; FONSECA, MEN . Association of viroid like nucleic acids with the fatal yellowing disease of oil palm. Fitopatologia Brasileira, Brasilia-DF, v. 13, p. 392-394, 1988.

92.
REIFSCHNEIDER, F J B1985REIFSCHNEIDER, F J B ; CORDEIRO, C.M.T. ; FILGUEIRA, F ; BITTENCOURT, C. ; FONSECA, MEN . Avaliação da resistência de germoplasma de batata (Solanum spp.) a Alternaria solani. Fitopatologia Brasileira, v. 10, p. 597-604, 1985.

Capítulos de livros publicados
1.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; VIEIRA, J V ; PEREIRACARVALHO, R C . Melhoramento para Resistência a Doenças Virais. In: Roberto Fritsche-Neto; Aluízio Borém.. (Org.). Melhoramento de Plantas para Condições de Estresses Bióticos. 1ed.Visconde de Rio Branco-MG: Suprema Gráfica e Editora, 2012, v. , p. 89-119.

2.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; GIORDANO, L B ; NASCIMENTO, W M . Desenvolvimento de Cultivares e Híbridos de Hortaliças. In: Warley M Nascimento. (Org.). Hortaliças: Tecnologia de Produção de Sementes. 1ed.Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2012, v. , p. 37-57.

3.
BOITEUX, LS ; FONSECA, MEN ; VIEIRA, J V ; PEREIRACARVALHO, R C . Breeding for Resistance to Viral Diseases. In: Fritsche-Neto, R.; Borém, A.. (Org.). Plant Breeding for Biotic Stress Resistance. 1ed.Berlin - Heidelberg: Springer - Verlag, 2012, v. 1, p. 1-23.

4.
BOITEUX, L S ; FONSECA, M E N ; GIORDANO, L B ; MELO, P C T . Melhoramento Genético. In: Flavia MVT Clemente; Leonardo S Boiteux.. (Org.). Produção de Tomate para Processamento Industrial. 1ed.Brasilia-DF: Embrapa Hortaliças, 2012, v. 1, p. 31-50.

5.
FONSECA, MEN; NAVAZIO, J. P. ; SIMON, P W . Classical Breeding of Vegetables for Improved Provitamin A Carotenoid Content. In: I. Cakmak; R. M. Welsh. (Org.). Encyclopedia of Life Support Systems / Impacts of Agriculture on Human Health and Nutrition. Paris, France: UNESCO-EOLSS Publishing, 2004, v. , p. 1-12.

6.
FONSECA, MEN; SIMON, P W . Molecular Breeding of Vegetables for Improved Provitamin A Carotenoid Content. In: I. Cakmak; R. M. Welsh. (Org.). Encyclopedia of Life Support Systems / Impacts of Agriculture on Human Health and Nutrition. Paris, France: UNESCO-EOLSS Publishing, 2004, v. , p. 1-13.

7.
SINGH, R P ; FONSECA, MEN ; READY, K F M ; NIE, X . Viroids of Ornamentals: Coleus Blumei Viroid. In: A. Hadidi; R. Flores; J. W. Randles; J. S. Semancik. (Org.). Viroids. : Science Publishers, Incorporated, 2003, v. 1, p. 228-230.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PINHEIRO, JB ; MENDONCA, JL ; BOITEUX, LS ; FONSECA, MEN ; BISCAIA, D ; RODRIGUES, P . Jurubebas poderão livrar tomateiros de nematoides. Boletim da Agência Embrapa de Notícias, Brasília-DF, 12 abr. 2016.

2.
BOITEUX, L S ; FONSECA, M E N ; GUEDES, IMR ; PINHEIRO, J B . Tomate Mini-italiano: Um mercado que quer crescer. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, p. 6 - 8, 01 mar. 2013.

3.
FONSECA, M E N; MACEDO, A. . Projeto aprovado na Chamada Universal visa identificar gene de resistência a viroses do tomateiro. Embrapa Hortaliças home page, Brasília-DF, 11 jan. 2013.

4.
FONSECA, M. E. N.; MACEDO, A. . DF: projeto aprovado na chamada universal visa identificar gene de resistência a viroses do tomateiro. Portal Página Rural - O mundo agropecuário na Internet, Porto Alegre-RS, 11 jan. 2013.

5.
BOITEUX, L S ; GUEDES, IMR ; PINHEIRO, J B ; FONSECA, MEN ; LOPES, ACA ; NASCIMENTO, W M . Tomate 'BRS Couto': Novo híbrido minissaladete mais tolerante. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, p. 52 - 54, 01 mar. 2012.

6.
BOITEUX, L S ; GUEDES, IMR ; FONSECA, MEN ; PINHEIRO, J B ; DA SILVA, J ; GIORDANO, L B . 'BRS Nagai' e 'BRS Portinari': Novos híbridos com tolerância a múltiplas doenças. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, , v. 6(81), p. 6 - 8, 01 fev. 2012.

7.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Novos híbridos de tomateiro com resistência múltipla as doenças. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, , v. 7(76), p. 68 - 70, 01 set. 2011.

8.
BOITEUX, L S ; MICHEREFF-FILHO, M ; FONSECA, MEN ; FERNANDES-ACIOLI, NAN ; PEREIRACARVALHO, R C . Resistência genética contra as geminiviroses é essencial. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, , v. 6(72), p. 66 - 68, 02 maio 2011.

9.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; DIANESE, E. C. . Tomate: Adeus ao vira-cabeça - A resistencia que faltava. Jornal de Brasília - Suplemento Tudo Campo, Brasília-DF, p. 1 - 4, 13 ago. 2010.

10.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; DIANESE, E. C. ; LOPES, C A . Pesquisa vai gerar tomates resistentes. AGROCIM - CENTRO DE INTELIGÊNCIA EM MERCADOS, 16 jul. 2010.

11.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Vira-cabeça exige variedades de tomate resistentes. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, p. 46 - 49, 01 jul. 2010.

12.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S . Comida boa, barata e saudável. Globo Reporter Rede Globo de Televisão, Rio de Janeiro-RJ, 30 abr. 2010.

13.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S . Hortaliças superpoderosas: Governo investe em pesquisas para enriquecer o cardápio dos brasileiros. Portal IG, São Paulo-SP, 28 abr. 2010.

14.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S . Saiba porque o grão-de-bico vale ouro. Leite da Terra, Lisboa-Portugal, 27 jan. 2010.

15.
BOITEUX, L S ; SILVA, G O ; FERREIRA, AD ; VIEIRA, J V ; FONSECA, MEN . Queima-das-folhas: a principal doença da cenoura no período das chuvas. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, p. 60 - 61, 01 dez. 2009.

16.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Variedades de tomate com maior brix garantem qualidade e economia. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, p. 38 - 41, 01 nov. 2009.

17.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Saiba por que o grão-de-bico vale ouro. Jornal A Tarde - Salvador, Salvador-BA, 26 jul. 2009.

18.
FONSECA, MEN; LOPES, J F . Engenharia genética no seu prato. InfoExame, São Paulo-SP, p. 52 - 54, 01 maio 2009.

19.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Brasil e Cuba estabelecem cooperação no melhoramento genético de tomate. Site Embrapa Sede, Brasília-DF, 16 mar. 2009.

20.
VIEIRA, J V ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; SILVA, G O . Cultivo de cenoura é favorável no inverno. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, p. 46 - 47, 01 abr. 2008.

21.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FERREIRA, A P . Grão-de-bico espanta a depressão: Uma leguminosa rica em triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina. Saúde! é Vital, Editora Abril, São Paulo-SP, , v. 285, p. 26 - 28, 01 maio 2007.

22.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; REIS, A ; SILVA, E D ; FEITOZADACUNHA, J ; SILVA, G O ; VIEIRA, J V . Plantio de inverno favorece a qualidade da cenoura. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, , v. 2 (22), p. 42 - 43, 01 mar. 2007.

23.
BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN . Ciência: está chegando a nova quitanda. Revista Opinião, Mogi das Cruzes-SP, , v. 41, p. 01, 01 nov. 2006.

24.
BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN . Brasileirinha chegará aos supermercados. Na Prática Jornal Labortório do IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília), Brasília-DF, 06 out. 2006.

25.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; NASCIMENTO, W M . Alimento para encantar os olhos. Revista Veja, São Paulo-SP, , v. 1969, p. 98 - 100, 16 ago. 2006.

26.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; VIEIRA, J V . Conexão almento e saúde. Revista Cláudia, São Paulo-SP, , v. 537, p. 150 - 154, 01 jul. 2006.

27.
BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN . Abóbora doce, em verde-amarelo. Jornal Hoje, Rio de Janeiro-RJ, , v. online, 01 jun. 2006.

28.
BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN . Uma novidade inspirada na Copa. Jornal Nacional - Rede Globo de Televisão, Rio de Janeiro-RJ, , v. online, 01 jun. 2006.

29.
BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN . Invenções criativas: Abóbora com casca nas cores do Brasil. Jornal Bom Dia DF - Rede Globo de Televisão, Brasília-DF, 31 maio 2006.

30.
BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN . La courgette et la coupe du monde. ADIT (Agence pour la diffusion de linformation technologique), São Paulo-SP, , v. 79, p. 1, 31 maio 2006.

31.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M . Des courgettes patriotiques aux couleurs du Brésil. Bulletin Electronique Science et Technologie au Brésil, São Paulo-SP, , v. 79, p. 2, 16 maio 2006.

32.
GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; MELO, P C T ; NASCIMENTO, W M . San Vito: A nova geração de híbridos de tomate ricos em elementos funcionais. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, , v. 1(10), p. 8 - 9, 01 mar. 2006.

33.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M . Brasileirinha chega para agradar: Nova variedade de abóbora desenvolvida pela Embrapa Hortaliças (DF) será lançada em junho. Jornal de Brasília, Brasília-DF, 03 fev. 2006.

34.
FONSECA, MEN. Cenouras inovadoras: Mercado pesquisa cenouras de várias cores. Revista Campo & Negócios HF, Uberlândia-MG, , v. 1(7), p. 24 - 26, 01 dez. 2005.

35.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S . Superalimentos na mesa - Pronunciamento do Sr. Senador Papaléo Paes (PSDB/AP). Diário do Senado Federal, Brasília-DF, p. 39973 - 33976, 18 nov. 2005.

36.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; SILVA, J B C ; VIEIRA, J V . Alimentos Funcionais: abóbora Brasileirinha, cenoura e batata-doce. Globo Repórter - Rede Globo de Televisão, Rio de Janeiro-RJ, 07 out. 2005.

37.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S . Superalimentos na mesa. Correio Brasiliense, Brasília-DF, , v. 15477, p. 19, 02 out. 2005.

38.
BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN . Desafio Verde-Amarelo. Correio Brasiliense/ Caderno fim-de-semana, Brasília-DF, , v. 15712, p. 1 - 7.

39.
FONSECA, MEN. III Seminário Sobre Rotas Tecnológicas da Biotecnologia. A Cidade, Ribeirão Preto.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOITEUX, L S ; FERREIRA, M ; BUSO, G ; BIANCHETTI, L B ; CARVALHO, S I C ; FONSECA, MEN ; LOPES, C A . Classical and molecular breeding of Capsicum species for disease resistance in Brazil. In: Plant Breeding and Molecular Biology Meeting, 2002, Seoul-Coréia do Sul. Proceedings Plant Breeding and Molecular Biology Meeting. Seoul, Coréia do Sul: University of Seoul, 2002.

2.
SIMON, P W ; MYERS, J M ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S . Garlic germplasm variation, isozymes, fertility and virus infection.. In: National Onion Research Conference, 1995, Madison, WI. Proceedings of the 1995 National Onion Research Conference.. Madison, WI: University of Wisconsin-Madison, 1995. p. 104-106.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVAFILHO, J G ; FONSECA, MEN ; CARVALHO, S. I. C. ; REIFSCHNEIDER, F J B ; BOITEUX, L S . Avaliação via cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) do perfil de carotenóides em acessos de quatro espécies de Capsicum. In: 50º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010, Guarapari-ES. Horticultura Brasileira. Brasília-DF: ABH, 2010. v. 28. p. S926-S931.

2.
SILVAFILHO, J G ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S . Marcadores funcionais relacionados com a coloração de fruto em espécies de Capsicum: Análise de polimorfismos na região promotora do gene codificador da Capsantina-capsorubina sintase. In: 50º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010, Guarapari-ES. Horticultura Brasileira. Brasília-DF: ABH, 2010. v. 28. p. S2630-S2635.

3.
FONSECA, MEN; SILVA, E D ; BOITEUX, L S . Teores e tipos de carotenóides em acessos de melancia com frutos de polpa vermelha e polpa branca. In: 50º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010, Guarapari-ES. Horticultura Brasileira. Brasília-DF: ABH, 2010. v. 28. p. S941-S945.

4.
RAGASSI, C F ; OLIVEIRA, V R ; SANTOS, M D M ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; TOSTA, A L . Identificação de citoplasma macho-estéril em acessos do programa de melhoramento de cebola da Embrapa Hortaliças. In: 50º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010, Guarapari-ES. Horticultura Brasileira. Brasília-DF: ABH, 2010. v. 28. p. S2612-S2615.

5.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S . Isolamento via PCR heterólogo de alelos de genes codificadores de enzimas da via biossintética de carotenóides em melancia. In: 50º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010, Guarapari-ES. Horticultura Brasileira. Brasília-DF: ABH, 2010. v. 28. p. S216-S221.

6.
FONSECA, MEN; SILVAFILHO, J G ; SILVA, E D ; OLIVEIRA, V R ; BOITEUX, L S . Determinação via cromatografia líquida de alta eficiência dos teores e tipos de carotenóides em distintos grupos varietais de melão cultivados no Brasil. In: 50º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010, Guarapari-ES. Horticultura Brasileira. Brasília-DF: ABH, 2010. v. 28. p. S932-S936-S932-S936.

7.
FONSECA, MEN; SILVAFILHO, J G ; SILVA, E D ; ARAÚJO, A H ; BOITEUX, L S . Análise via cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) do conteúdo e composição de carotenóides em frutos maduros de espécies silvestres e cultivadas de Solanum (secção Lycopersicon). In: 50º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010, Guarapari-ES. Horticultura Brasileira. Brasília-DF: ABH, 2010. v. 28. p. S937-S940.

8.
PEREIRACARVALHO, R C ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, MEN ; MORIONES, E ; FERNÁNDEZMUÑOZ, R ; DIAZPENDON, J.A. ; RESENDE, R O . Aspectos epidemiológicos da dispersão de Tomato yellow leaf curl virus-Israel (TYLCV-IL) por Bemisia tabaci biótipo Q. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. XL.

9.
COSTA, G.M. ; FONSECA, MEN ; INOUENAGATA, A K ; LIMANETO, A F ; BOITEUX, L. S. . Primeiro registro de um Begomovirus infectando o tomateiro no Estado do Tocantins. In: 48o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá-PR. Horticultura Brasileira, 2008. v. 26. p. S4812-S4815.

10.
CANTANHÊDE, I.S.L ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; PEIXOTO, J. R. ; BOITEUX, L. S. . Identificação de marcadores RAPD entre acessos de tomateiro divergentes para resistência a raça 1 de Fusarium oxysporum f.sp. lycopersici. In: 48o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá-PR. Horticultura Brasileira, 2008. v. 26. p. S4850-S4853.

11.
GIORDANO, L. B. ; BOITEUX, L. S. ; RESENDE, F V ; FONSECA, MEN ; QUEZADODUVAL, A M ; REIS, A ; GONZALES, M. . Tospodoro VFN: Cultivar de tomate para processamento industrial adaptada para cultivo na região do Cone Sul da América do Sul. In: 48o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá-PR. Horticultura Brasileira, 2008. v. 26. p. S4862-S4865.

12.
COSTA, G.M. ; FONSECA, MEN ; INOUENAGATA, A K ; LIMANETO, A F ; BOITEUX, L. S. . Infecção de Begomovirus em Mandioca (Manihot esculenta subsp. esculenta) no Brasil. In: 48o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2008, Maringá-PR. Horticultura Brasileira, 2008. v. 26. p. S4817-S4819.

13.
FEITOZADACUNHA, J ; SILVA, E D ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; SILVA, J B C . Correlação da quantidade de carotenóides específicos de folhas e teor de beta-caroteno em raízes de acessos de batata-doce com diferentes colorações de polpa. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S95.

14.
BOITEUX, L S ; SILVA, G O ; FONSECA, MEN ; SILVAFILHO, J G . Herança da cor de fruto imaturo em Capsicum baccatum. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S95-S96.

15.
SANTOS, M D M ; BUZAR, A G R ; FONSECA, MEN ; OLIVEIRA, V R ; REIS, A ; BOITEUX, L S . Análise via PCR de germoplasma de cebola empregando marcadores moleculares derivados de genes análogos de resistência a doenças. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S99.

16.
FONSECA, MEN; SANTOS, C A F ; OLIVEIRA, V R ; BOITEUX, L S . Diversidade do gene codificador da sintase do fator de lacrimejação em seis espécies do gênero Allium. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S6.

17.
BUZAR, A G R ; FONSECA, MEN ; OLIVEIRA, V R ; BOITEUX, L S . Comparação de sistemas de marcadores moleculares para distinção de citoplasma normal (N) e macho-estéril (S) em cebola. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S6.

18.
TORRES, A C ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B . Dolce Vita: Um híbrido de tomateiro de porte compacto com frutos alaranjados devido à acumulação de beta-caroteno. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira. Brasília-DF, 2007. v. 25. p. S87.

19.
BOITEUX, L S ; PEREIRACARVALHO, R C ; INOUENAGATA, A K ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R O ; FERNÁNDEZMUÑOZ, R . Reação de acessos de tomateiro portando o gene Ty-2 (introgredido de Solanum habrochaites f. glabratum) a um isolado de begomovírus de genoma bipartido. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S97.

20.
SANTOS, M D M ; BUZAR, A G R ; FONSECA, MEN ; OLIVEIRA, V R ; TORRES, A C ; BOITEUX, L S . Caracterização molecular do tipo de citoplasma (N, S e T) em acessos de uma coleção brasileira de germoplasma de cebola. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S103.

21.
SANTOS, M D M ; BUZAR, A G R ; FONSECA, MEN ; OLIVEIRA, V R ; TORRES, A C ; BOITEUX, L S . Relação genética entre acessos de cebola adaptados para cultivo no Brasil estimada via marcadores RAPD. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S103.

22.
CANTANHÊDE, I S L ; OLIVEIRA, V R ; FONSECA, MEN ; PEIXOTO, J R ; BOITEUX, L S . Estimativas de heterose e herdabilidade em populações derivadas de cruzamento biparental entre linhagens de tomateiro contrastantes para características de fruto. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S103.

23.
BOITEUX, L S ; TORRES, A C ; FONSECA, MEN . Estratégias de análise genômica e biotecnologia empregadas em programas de melhoramento e na caracterização de recursos genéticos de cucurbitáceas. In: 47o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25.

24.
Catanhede,I.S.L. ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; PEIXOTO, J. R. . Eficiência do sistema 'DR analogs' em detectar amplicons polimórficos entre acessos de tomateiro contrastantes para resistência a Stemphylium solani e Fusarium raça 1. In: 47 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S87.

25.
SILVA, E D ; FEITOZADACUNHA, J ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S. ; SILVA, J B C . Correlação entre conteúdo de carotenóides totais e colorimetria em acessos de batata doce com raízes de diferentes colorações de polpa. In: 47o Congresso Brasilerio de Olericultura, 2007, Porto Seguro-BA. Horticultura Brasileira, 2007. v. 25. p. S95.

26.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Integração de Técnicas Convencionais e Moleculares no Melhoramento Genético de Hortaliças. In: VI Curso sobre tecnologia de produção de sementes de hortaliças, 2006, Goiânia-GO. Anais do VI Curso sobre tecnologia de produção de sementes de hortaliças. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2006.

27.
FONSECA, MEN; CARVALHO, W ; FEITOZADACUNHA, J ; SILVA, P P ; BOITEUX, L S ; VIEIRA, J V . Marcha de acumulacão de luteina, alfa-caroteno e beta-caroteno em raizes de cultivares de cenoura em quatro epocas de colheita. In: 45o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2005, Fortaleza-CE. Horticultura Brasileira. Brasília-DF, 2005. v. 23. p. 336.

28.
FEITOZADACUNHA, J ; CARVALHO, W ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B . Análise via HPLC e espectrometria do perfil e do teor de carotenoides em produtos processados de tomate comercializados no Brasil. In: 45o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2005, Fortaleza-CE. Horticultura Brasileira. Brasília-DF, 2005. v. 23. p. 337.

29.
CARVALHO, W ; FONSECA, MEN ; SILVA, H R ; BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B . Analise via HPLC e espectrometria do perfil e do teor de carotenoides em produtos processados de tomate comercializados no Brasil. In: 45o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2005, Fortaleza-CE. Horticultura Brasileira, 2005. v. 23. p. 429.

30.
FEITOZACUNHA, J ; CARVALHO, W ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B . Analise via HPLC e espectrometria do perfil e do teor de carotenoides em produtos processados de tomate comercializados no Brasil. In: 45o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2005, Fortaleza-CE. Horticultura Brasileira, 2005. v. 23. p. 337.

31.
FONSECA, MEN; CARVALHO, W ; FEITOZADACUNHA, J ; SILVA, P P ; BOITEUX, L S ; VIEIRA, J V . Marcha de acumulacão de luteina, alfa-caroteno e beta-caroteno em raizes de cultivares de cenoura em quatro epocas de colheita. In: 45o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2005, Fortaleza-CE. Horticultura Brasileira, 2005. v. 23. p. 336.

32.
VALENCIO, A G B R ; OLIVEIRA, V R ; LOPES, J F ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Estabelecimento de um banco de caracteres botânicos e agronômicos para populações de cebola suaves/doces. In: 44o Congresso Brasileiro de Olericultura, 2004, Campo Grande-MS. Horticultura Brasileira, 2004. v. 22. p. 414.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FONSECA, M E N; DIANESE, EC ; RESENDE, RO ; GONZÁLEZ-ARCOS, M ; ARRUABARRENA, A ; BOITEUX, LS . Functional marker assisted-selection and genetic variability of Sw-5b gene in multitospovirus resistant Solanum (section Lycopersicon) germplasm accessions using locus specific primers. In: Xth International Symposium on Thysanoptera & Tospoviruses, 2015, Asilomar, Pacific Grove, CA. Book of Abstracts Xth International Symposium on Thysanoptera & Tospoviruses. Asilomar, Pacific Grove, CA: USDA-ARS, 2015. v. 1. p. 106.

2.
GONZÁLEZ-ARCOS, M ; GIORDANO, L B ; MACHADO, MR ; FONSECA, MEN ; FERRO, DDX ; BOITEUX, LS . Molecular mapping of the recessive resistance to Tomato chlorotic mottle virus (ToCMoV) in Tyking-derived breeding line indicates a coordinated action of two distinct genomic regions. In: The 11th Solanaceae Conference, 2014, Porto Seguro-BA. Book of Abstracts of The 11th Solanaceae Conference. Brasilia-DF: Embrapa Recursos Genéticos & Biotecnologia, 2013. v. 1. p. 160.

3.
GONZÁLEZ-ARCOS, M ; ARRUABARRENA, A ; RUBIO, L ; FONSECA, MEN ; PEREIRA-CARVALHO, RC ; BOITEUX, LS . Reaction of Solanum (section Lycopersicon) germplasm to Tomato chlorosis virus (genus Crinivirus) and molecular mapping of virus-tolerance factors. In: The 11th Solanaceae Conference, 2014, Porto Seguro-BA. Book of Abstracts of The 11th Solanaceae Conference. Brasilia-DF: Embrapa Recursos Genéticos & Biotecnologia, 2014. v. 1. p. 161.

4.
FONSECA, MEN; PINON, M. ; RODRÍGUEZ, Y ; GONZÁLEZ-ARCOS, M ; ARRUABARRENA, A ; BOITEUX, LS . Allelic diversity of a genomic segment encompassing a functional marker associated with the Sw-5 locus in wild tomato species and tomato breeding lines. In: The 11th Solanaceae Conference, 2014, Porto Seguro-BA. Book of Abstracts of The 11th Solanaceae Conference. Brasilia-DF: Embrapa Recursos Genéticos & Biotecnologia, 2014. v. 1. p. 162.

5.
FONSECA, MEN; BOITEUX, LS . Complete genome sequence of the tropical-adapted Brazilian tomato (Solanum lycopersicum) cultivar IAC Santa Clara. In: The 11th Solanaceae Conference, 2014, Porto Seguro-BA. Book of Abstracts of The 11th Solanaceae Conference. Brasilia-DF: Embrapa Recursos Genéticos & Biotecnologia. v. 1. p. 165.

6.
MACHADO, MR ; PEREIRA-CARVALHO, RC ; MENDOZA-TOVAR, LL ; FONSECA, MEN ; RIBEIRO, S G ; BOITEUX, LS . Phenotypic expression and spectrum of efficiency to four bipartite Begomovirus species of novel tomato resistance sources. In: The 11th Solanaceae Conference, 2014, Porto Seguro-BA. Book of Abstracts of The 11th Solanaceae Conference. Brasilia-DF: Embrapa Recursos Genéticos & Biotecnologia. v. 1. p. 181.

7.
MACHADO, MR ; FONSECA, MEN ; FERRO, DDX ; BOITEUX, LS . Molecular mapping and chromosomal localization of the recessive tcm-1 locus associated with resistance to Tomato severe rugose virus (ToSRV) in tomato. In: The 11th Solanaceae Conference, 2014, Porto Seguro-BA. Book of Abstracts of The 11th Solanaceae Conference. Brasilia-DF: Embrapa Recursos Genéticos & Biotecnologia. v. 1. p. 182.

8.
FERRO, DDX ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS . Dosage effect of the genomic region harboring the Ty-1 locus on the phenotypic expression of the resistant reaction to the bipartite species Tomato severe rugose virus (Begomovirus) in tomato. In: The 11th Solanaceae Conference, 2014, Porto Seguro-BA. Book of Abstracts of The 11th Solanaceae Conference, 2014. v. 1. p. 183.

9.
FERRO, DDX ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LS . Development of novel SCAR markers to monitor two introgression events of the locus Ty-1 (begomovirus resistance) from Solanum chilense into cultivated tomato. In: The 11th Solanaceae Conference, 2014, Porto Seguro-BA. Book of Abstracts of The 11th Solanaceae Conference. Brasilia-DF: Embrapa Recursos Genéticos & Biotecnologia. v. 1. p. 184.

10.
FONSECA, MEN; ARÚJO, AH ; BOITEUX, LS . Structural diversity of a lycopene beta-cyclase gene segment in wild and cultivated Solanum (section Lycopersicon) accessions with distinct mature fruit colors. In: The 11th Solanaceae Conference, 2014, Porto Seguro-BA. Book of Abstracts of The 11th Solanaceae Conference. Brasilia-DF: Embrapa Recursos Genéticos & Biotecnologia. v. 1. p. 185.

11.
SANTOS, M D M ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, LEONARDO S ; MEDEIROS, R. B. ; DIANESE, J C . Two new Ophiodothella species on two host genera of the Myrtaceae from the Brazilian cerrado. In: APSMSA joint meeting, 2013, Austin texas. Phytopathology Supplement. St Paul Minnesota, 2013. v. 103. p. 137.

12.
SANTOS, M D M ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L. S. ; DIANESE, J C . First approach to molecular phylogeny within the genus Phyllachora. In: 2012 APS Annual Meeting Abstracts of Presentations, 2012, Providence, Rhode Island. Phytopathology, 2012, Sant Paul-MN. 2012 APS Annual Meeting Abstracts of Presentations American Phytopathology Society, 2012. v. 102. p. 105-105.

13.
NASCIMENTO, W M ; SILVA, P P ; BOITEUX, LS ; FONSECA, M E N . Seed vigor and germination at different temperatures in tomato near-isogenic lines for the ripening inhibitor (rin) gene. In: 6th International Symposium on Seed, Transplant and Stand Establishment of Horticultural Crops, 2012, Brasília-DF. Programme & Abstracts of the 6th International Symposium on Seed, Transplant and Stand Establishment of Horticultural Crops. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2012. v. 1. p. 57.

14.
FERRO, D. D. X. ; FONSECA, M E N ; MOITA, A.W. ; BOITEUX, L S . Efeito da dosagem do locus Ty-1 na resposta a infecção por Tomato severe rugose virus em tomateiro. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus-AM. Anais 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2012. v. 1. p. Resumo 130.

15.
FERRO, D. D. X. ; FONSECA, M E N ; BOITEUX, L S . Identificação de novos marcadores RAPD associados ao locus Ty-1 (resistência a begomovírus) em tomateiro. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus-AM. Anais 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2012. v. 1. p. Resumo 131.

16.
ABREU, H. ; NOGUEIRA, I ; PEREIRA-CARVALHO, RC ; FONSECA, M E N ; BOITEUX, L S . Tomato chlorosis virus infecting the weed Physalis angulata within tomato fields in São Paulo State, Brazil. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus-AM. Anais 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2012. v. 1. p. Resumo 772.

17.
NOGUEIRA, I ; FONSECA, M E N ; BOITEUX, L S ; RESENDE, R O ; BLAWID, R ; INOUE-NAGATA, A. K. ; PEREIRA-CARVALHO, RC . Diversidade de Endossimbiontes em Bemisia tabaci coletadas no tomateiro e diferentes hospedeiras em localidades do Centro-Oeste. In: 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2012, Manaus-AM. Anais 45º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2012. v. 1. p. Resumo 805.

18.
PEREIRACARVALHO, R C ; BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B ; FONSECA, MEN ; DIAZPENDON, J.A. ; MORIONES, E ; FERNÁNDEZMUÑOZ, R ; RESENDE, R. O. . Genetic model for resistance to Tomato yellow leaf curl virus - Israel in the tomato line 'Tx-468-RG' via segregation analysis of F3 progenies. In: III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2011, Illheus-BA. Resumos do III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2011. p. 38.

19.
VIEIRA, B. ; NOGUEIRA< I ; COSTA, A.F. ; BLAWID, R ; PEREIRACARVALHO, R C ; RESENDE, R. O. ; BOITEUX, L S. ; LACORTE, C ; RIBEIRO, S. G. ; FONSECA, MEN . Molecular phenotyping of Ty-1, Ty-2, and Ty-3-associated markers in new sources of resistance to Tomato chlorotic mottle virus in Solanum (section Lycopersicon) germplasm. In: III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2011, Ilheus-BA. Resumos do III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2011. p. 87.

20.
PEREIRACARVALHO, R C ; BOITEUX, L S ; Fonseca, M. E. N. ; MORIONES, E ; FERNÁNDEZ-MUÑOZ, R ; DIAZPENDON, J.A. ; RESENDE, R O . The tcm-1 gene confers broad resistance to begomoviruses in tomato by restriction of virus replication, movement and vector transmission. In: III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2011, Ilhéus-BA. Resumos do III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2011. p. 11.

21.
BLAWID, R ; FONTENELE, R S ; LACORTE, C ; PEREIRACARVALHO, R C ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; BRASILEIRO, AC ; RIBEIRO, S G . Real-time qPCR as a tool for the quantitation of Tomato chlorotic mottle virus (ToCMoV) in susceptible and resistant tomato lines. In: III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2011, Ilhéus-BA. Resumos do III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2011. v. 1.

22.
CARMO, FR ; PAZLIMA, M L ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; CAFÉFILHO, A C ; REIS, A . Characterization of three new isolates and extended experimental host range of Phytophthora capsici in Brazil. In: APS-IPPC 2011Joint Meeting, 2011, Honolulu - Hawaii. CARMO, F. R. ; PAZLIMA, M L ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, M E N ; CAFÉ FILHO, A. C. ; REIS, A .. Sant Paul-MN: APS Press, 2011. v. 101. p. S43.

23.
REIS, A ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S . Identification of solanaceous and non-solanaceous species as hosts of Stemphylium solani isolates in Brazil. In: APS-IPPC 2011Joint Meeting, 2011, Honolulu - Hawaii. Phytopathology. Sant Paul-MN: APS Press, 2011. v. 101. p. S152.

24.
FERNANDES-ACIOLI, NAN ; FONSECA, MEN ; PEREIRACARVALHO, R C ; FONTENELE, R S ; LACORTE, C ; RIBEIRO, S G ; BOITEUX, L S . Sequencia completa do DNA-A de uma nova espécie de Begomovirus infectando tomateiro no Estado do Tocantins, Brazil. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S74.

25.
FERNANDES-ACIOLI, NAN ; FONSECA, MEN ; PEREIRACARVALHO, R C ; FONTENELE, R S ; LACORTE, C ; RIBEIRO, S G ; BOITEUX, L S . Registro no Estado do Amazonas de um novo Begomovirus do tomateiro relacionado com espécies virais da América Central e Caribe. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S75.

26.
VIEIRA, B G ; MENDONÇA, L ; RESENDE, R O ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; PEREIRACARVALHO, R C . Detecção via PCR de Candidatus 'Portiera Aleyrodidarum' e Wolbachia em populações de Bemisia tabaci colonizando tomateiro. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S3.

27.
VIEIRA, B G ; FARIAS, P ; PEREIRACARVALHO, R C ; RIBEIRO, S G ; FONSECA, MEN ; LACORTE, C ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L S . Identificação de análogos do locus Ty-3 em acessos de Solanum peruvianum e eficiencia contra Tomato severe rugose virus e Tomato yellow vein streak virus. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. FARIAS, P ; PEREIRA-CARVALHO, RC ; RIBEIRO, S G ; FONSECA, M E N ; LACORTE, C ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L. S. .. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S4.

28.
NOGUEIRA, I ; VIEIRA, B G ; PEREIRACARVALHO, R C ; DIANESE, E. C. ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Detecção de Tomato chlorosis virus (Crinivirus, Closteroviridae) em tomateiro no Distrito Federal. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S5.

29.
CABRAL, CS ; ANDRADE, MT ; BRUNELLI, KR ; COSTA, H ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; REIS, A . Validação de marcador molecular raça-específico para identificação de isolados brasileiros de Fusarium oxysporum f. sp. lactucae. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S6.

30.
PEREIRACARVALHO, R C ; FONSECA, MEN ; NOGUEIRA, I ; FERNANDES-ACIOLI, NAN ; BOITEUX, L S . Inheritance of a tolerant reaction to Tomato chlorosis crinivirus in tomato. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S8.

31.
PEREIRACARVALHO, R C ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S . Evaluation of tomato germplasm to Brazilian isolates of Tomato chlorosis crinivirus. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S9.

32.
ANDRADE, MT ; SANTOS, M D M ; CABRAL, CS ; BOITEUX, L S ; REIS, A ; FONSECA, MEN . Diversidade de homólogos do gene codificador da proteína alergênica Alt a1 em isolados de Alternaria associados com Aliáceas no Brasil. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S10.

33.
COSTA, CS ; GONÇALVES, LEN ; PEREIRACARVALHO, R C ; INÁCIO, CA ; SOUZA, ESC ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; LEMES, GP ; DIANESE, J C . Characterization of two powdery mildew fungi on Senna and Desmodium in Brazil. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S11.

34.
RODRIGUES, TO ; GONÇALVES, LEN ; PEREIRACARVALHO, R C ; INÁCIO, CA ; SOUZA, ESC ; BOITEUX, L S ; REZENDE, DVR ; FONSECA, MEN ; LEMES, GP ; DIANESE, J C . Morphological and molecular analyses of powdery mildew-causing fungi on Euphorbia hirta and Enterolobium species from Brazil. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S12.

35.
ANDRADE, MT ; SANTOS, M D M ; CABRAL, CS ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; REIS, A . Variabilidade de sequencia da região ITS do DNA ribosomal de isolados brasileiros de Alternaria obtidos em espécies de Allium. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves-RS. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. S14.

36.
SANTOS, M D M ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L. S. ; VALE, HMM ; DIANESE, J C . Metodologia para isolamento de DNA genômico e amplificação da região ITS do rDNA de espécies de Phyllachora a partir de material vegetal herborizado. In: VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010, Brasilia. Anais do VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010.

37.
SANTOS, M D M ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; VALE, HMM ; DIANESE, J C . Variabilidade estrutural da região ITS do rDNA de espécies de Phyllachora de diferentes hospedeiras. In: VI Congresso Brasileiro de Micologia, 2010, Brasilia. Anais do VI Congresso Brasilero de Micologia, 2010.

38.
DIANESE, E. C. ; FONSECA, MEN ; GOLDBACH, R ; KORMELINK, R. ; INOUENAGATA, I K ; BOITEUX, Leonardo S. ; RESENDE, R O . Development of a locus-specific, co-dominant SCAR marker for assisted-selection of the Sw-5 (Tospovirus resistance) gene cluster in a wide range of tomato accessions. In: IXth International Symposium on Thysanoptera and Tospoviruses, 2010. Journal of Insect Science. v. 10. p. 11-11.

39.
DIANESE, E. C. ; FONSECA, MEN ; PINON, M. ; COSTA, A F ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L S . Application of a functional marker derived from the Sw-5 gene in accessions from tomato breeding programs conducted in the Americas, Europe, and Middle-East. In: 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá-MT. BOITEUX, L. S.. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2010. v. 35. p. 07049.

40.
BLAWID, R ; FONTENELE, R S ; LACORTE, C ; PEREIRACARVALHO, R C ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; RIBEIRO, S G . Resistência ampla de linhagens de tomateiro contendo os loci tcm-1 e Ty-1 a begomovirus bipartidos. In: 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá-MT. Tropical Plant Pathology. Brasília-DF: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2010. v. 35. p. 07081.

41.
FONTENELE, R S ; BLAWID, R ; LACORTE, C ; PEREIRACARVALHO, R C ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; RIBEIRO, S G . Seleção de isolinhas de tomateiro resistentes a Begomovirus para estudos de transcriptoma e proteoma. In: 43º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá-MT. Tropical Plant Pathology, 2010. v. 35. p. 07082.

42.
PEREIRACARVALHO, R C ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; DIAZPENDON, J.A. ; MORIONES, E ; FERNÁNDEZ-MUÑOZ, R ; RESENDE, R O . Segregation pattern of genetic resistance to Tomato yellow leaf curl virus - Israel (TYLCV-IL) in F2:3 families derived from the tomato hybrid TyKing. In: 6th International Symposium on Geminivirus and the 4th Comparative ssDNA Virology Workshop, 2010, Guanajuato, Mexico. Program of 6th International Symposium on Geminivirus and the 4th Comparative ssDNA Virology Workshop. Irapuato, Mexico: Cinvestav, 2010. v. 1. p. 40.

43.
SANTOSJUNIOR, W.N. ; CABRAL, C.S ; REIS, A ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, MEN . Ocorrência de Oidium neolycopersici em batata, jiló e joá-de-capote no Brasil. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S178.

44.
REIS, A ; BOITEUX, L S. ; FONSECA, MEN . Registro de Oidium neolycopersici como agente causal do oídio adaxial do tomateiro no Brasil. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S179.

45.
REIS, A ; BOITEUX, L S. ; FONSECA, MEN . Ocorrência da fase conidial de Erysiphe heraclei causando oídio em salsa e cenoura no Brasil Central. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S179.

46.
FONSECA, MEN; FERNANDES, N.A.N. ; COSTA, A.F. ; BOITEUX, L. S. . Caracterização molecular de espécies de Begomovirus infectando tomateiro na Região Sul do Brasil (2006-2009). In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S267.

47.
BOITEUX, L. S. ; FERNANDES, N.A.N. ; COSTA, A.F. ; FONSECA, MEN . Levantamento de espécies de Begomovirus infectando Leonurus sibiricus (Lamiaceae) presentes em lavouras de tomateiro no Paraná. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S266.

48.
FONSECA, MEN; FERNANDES, N.A.N. ; COSTA, A.F. ; MENDONÇA, J L ; BOITEUX, L S. . Registro de um isolado de Begomovirus geneticamente relacionado com Sida micrantha mosaic virus infectando soja-hortaliça no Distrito Federal. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S266.

49.
FONSECA, MEN; FERNANDES, N.A.N. ; COSTA, A.F. ; BOITEUX, L. S. . Infecção natural de Nicandra physaloides (Solanaceae) por distintas espécies de Begomovirus do tomateiro no Brasil Central. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S267.

50.
FERNANDES, N.A.N. ; COSTA, A.F. ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, MEN . Registro de uma variante de sequencia do Sida micrantha mosaic virus infectando feijão-de-vagem no Brasil. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S270.

51.
FERNANDES, N.A.N. ; COSTA, A.F. ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L. S. . Diversity of Begomovirus species infecting Malva alliance and their genetic relationship with virus species reported on okra and tomatoes in Brazil. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S271.

52.
LIMANETO, A F ; FERNANDES, N.A.N. ; COSTA, G.M. ; COSTA, A.F. ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L. S. . Caracterização de isolados de Begomovirus bipartidos infectando tomateiro no Estado de Tocantins. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S275.

53.
DIANESE, E. C. ; FONSECA, MEN ; GOLBACH, R. ; KORMELINK, R. ; RESENDE, R. O. ; INOUENAGATA, A K ; BOITEUX, L. S. . Seleção assistida via marcador co-dominante para resistência a Tospovirus (gene Sw-5b) em uma ampla gama de acessos de tomateiro. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro-RJ. Tropical Plant Pathology. São Paulo-SP: Tecart, 2009. v. 34. p. S276.

54.
DIANESE, E. C. ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L. S. ; INOUENAGATA, A K ; RESENDE, R O . Evaluation of a primer panel derived from the Sw-5 gene sequence aiming to fingerprinting Tospovirus susceptible and resistant lines via simple PCR assays. In: 41o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte-MG. Tropical Plant Pathology, 2008. v. 33. p. S295.

55.
ALVAREZ, E.R. ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L. S. ; LOPES, C. A. ; LIMANETO, A F . Variabilidade bioquímica e patogênica de Ralstonia solanacearum no Estado de Tocantins e diagnóstico via PCR e aglutinação com látex. In: 41o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte-MG. Tropical Plant Pathology, 2008. v. 33. p. S100.

56.
CARVALHO, S I C ; BOITEUX, L. S. ; REIS, A ; FONSECA, MEN ; OLIVEIRA, A.R. . Ações de pesquisa e presente situação do banco ativo de germoplasma de Solanum (Secção Lycopersicon) da Embrapa Hortaliças. In: Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos, 2008, Brasília-DF. Anais do Simpósio Brasileiro de Recursos Genéticos, 2008. v. 1. p. 298.

57.
DIANESE, E. C. ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L. S. ; GOLBACH, R. ; KORMELINK, R. ; RESENDE, R O . Efficient markers to analyse Tospovirus-resistance mediated by the Sw-5 gene. In: First Joint Retreat of PhD Students in Experimental Plant Sciences, 2008, Wageningen-Holanda. Book of Abstrascts of First Joint Retreat of PhD Students in Experimental Plant Sciences, 2008. v. 1. p. 39.

58.
CHAVES, Z. M ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S. ; JUNQUEIRA, KP ; DIANESE, J C . First record of Kernkampella (Uredinales) in Brazil, and its relationship to Ravenelia species. In: MEETINGS MYCOLOGICAL SOC. OF AMERICA, 2008, PENNSYLVANIA. 2008 MEETINGS MYCOLOGICAL SOC. OF AMERICA, 2008, STATE COLLEGE PENNSYLVANIA. INOCULUM, 2008, 2008.

59.
BOITEUX, L S ; PEREIRACARVALHO, R C ; FONSECA, MEN ; OLIVEIRA, V R ; GIORDANO, L B ; INOUENAGATA, A K ; RESENDE, R O . Genetic and phenotypic attributes of tomato hybrids carrying the Ty-1 locus and their reaction to distinct bipartite Begomovirus species. In: 5th International Geminivirus Symposium and 3rd International ssDNA Comparative Virology Workshop, 2007, Ouro Preto-MG. Program & Abstracts of the 5th International Geminivirus Symposium and 3th International ssDNA Comparative Virology Workshop, 2007.. Viçosa-MG: Universidade Federal de Viçosa, 2007. v. 1. p. 53.

60.
PEREIRACARVALHO, R C ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; CHARCHAR, J M ; RESENDE, R O . Search for accessions of cultivated and wild Solanum [section Lycopersicon] species combining resistance to Begomovirus and Meloidogyne. In: 5th International Geminivirus Symposium and 3rd International ssDNA Comparative Virology Workshop, 2007, 2007, Ouro Preto-MG. Program & Abstracts of 5th International Geminivirus Symposium and 3th International ssDNA Comparative Virology Workshop, 2007. Viçosa-MG: Universidade Federal de Viçosa, 2007. v. 1. p. 79.

61.
GOMES, P A ; VILLASBOAS, G L ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; GIORDANO, L B ; INOUENAGATA, A K . Bipartite begomovirus transmission rate and symptom severity in Solanum [section Lycopersicon] accessions resistant to Bemisi tabaci biotype B. In: 5th International Geminivirus Symposium and 3rd International ssDNA Comparative Virology Workshop, 2007, Ouro Preto-MG. Program & Abstracts of the 5th International Geminivirus Symposium and 3th International ssDNA Comparative Virology Workshop. Viçosa-MG: Universidade Federal de Viçosa, 2007. v. 1. p. 78.

62.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; DUTRA, W P ; LIMANETO, A F ; INOUENAGATA, A K . Molecular characterization of a new bipartite Begomovirus species infecting Cleome affinis (Capparidaceae) in Tocantins State, Brazil. In: 5th International Geminivirus Symposium and 3th International ssDNA Comparative Virology Workshop, 2007, Ouro Preto-MG. Proceedings of the 5th International Geminivirus Symposium and 3th International ssDNA Comparative Virology Workshop. Viçosa-MG: Universidade Federal de Viçosa, 2007. v. 1. p. 98.

63.
PEREIRACARVALHO, R C ; GARCIACANO, E ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B ; FERNÁNDEZMUÑOZ, R ; MORIONES, E ; RESENDE, R O . Genetic control and mapping of a broad-spectrum resistance effective against monopartite and bipartite begomoviruses in Solanum lycopersicon 'TX 468-RG'. In: 5th International Geminivirus Symposium and 3rd International ssDNA Comparative Virology Workshop, 2007, Ouro Preto-MG. Program & Abstracts of the 5th International Geminivirus Symposium and 3rd International ssDNA Comparative Virology Workshop. Viçosa-MG: Universidade Federal de Viçosa, 2007. v. 1. p. 106.

64.
Rabello, A.R. ; FONSECA, MEN ; Rangel, P.H. ; Guimaraes, C.M. ; da Silva, F.R. ; Ferreira, M.E. ; Mehta, A. . Expressão diferencial em genótipos contrastantes de Oryza sativa para a tolerância a seca. In: 53o Congresso Brasileiro de Genetica, 2007, Águas de Lindóia-SP. Anais do 53o Congresso Brasileiro de Genetica, 2007, 2007. v. 1.

65.
SILVA, E D ; FEITOZADACUNHA, J ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Perfil e conteúdo de carotenóides na abóbora bicolor 'Brasileirinha'. In: Segundo Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Relacionadas, 2006, São Pedro-SP. Livro de Resumos do Segundo Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Relacionadas. São Carlos-SP: Editor: F.M. Lanças. Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos-SP, 2006. v. 1. p. 101.

66.
FEITOZADACUNHA, J ; CARVALHO, W ; ARAÚJO, A H ; SILVA, E D ; BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B ; FONSECA, MEN . Perfil de carotenóides em frutos de tomates selvagens. In: Segundo Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Relacionadas, 2006, São Pedro-SP. ivro de Resumos do Segundo Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Relacionadas. São Carlos-SP: Editor: F. M. Lanças. Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos-SP, 2006. v. 1. p. 107.

67.
SILVA, E D ; FEITOZADACUNHA, J ; CARVALHO, W ; VIEIRA, J V ; ARAÚJO, A H ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Perfil de carotenóides de xilema e floema de raízes de cenoura em diferentes épocas de plantio. In: Segundo Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Relacionadas, 2006, São Pedro-SP. Livro de Resumos do Segundo Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Relacionadas. São Carlos-SP: Editor: F.M. Lanças. Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos, 2006. v. 1. p. 100.

68.
COSTA, S B ; FONSECA, MEN ; LOPES, C A ; FERREIRA, M A S V ; BOITEUX, L S . Genetic and phenotypic diversity of Ralstonia solanacearum isolates from the Brazilian Amazon Region. In: 4th International Bacterial Wilt Symposium, 2006, York-UK. Programme and Abstract Book of the 4th International Bacterial Wilt Symposium. York-UK: Central Science Laboratory, 2006. v. 1. p. 74.

69.
SILVA, P P ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S . Determinação da qualidade genética de sementes de hortaliças. In: 1o Encontro da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas Regional DF, 2005, Brasília-DF. Anais do 1o Encontro da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas Regional DF. Brasília-DF: Universidade Católica de Brasília, 2005. v. 1. p. 26.

70.
ARAÚJO, A H ; ALMEIDA, E. R. ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; MARTINS, N F ; SALES, M P ; MONTE, D C . Comparative transcriptional profilling of adventitious and storage root of carrot (Daucus carota) via large scale analyses of subtractive cDNA libraries. In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2004, Caxambú. Programa e Resumos. Caxambú, Minas Gerais., 2004. v. 1. p. E-58.

71.
CARVALHO, W ; ARAÚJO, A H ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; SALES, M P ; FONSECA, MEN . Uses of the genes of the carotenoid biochemical pathway to evaluate genetic diversity and species relationships in the genus Lycopersicon. In: XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular., 2004, Caxambú. Programas e Resumos. Caxambú, Minas Gerais., 2004. v. 1. p. E-116.

72.
INOUENAGATA, A K ; GIORDANO, L B ; FONSECA, MEN ; RIBEIRO, S G ; AVILA, A C ; ALBUQUERQUE, L C ; BOITEUX, L S . Occurrence of begomovirus in tomato and other plant species in Brazil.. In: 4TH INTERNATIONAL GEMINIVIRUS SYMPOSIUM AND SECOND INTERNATIONAL ssDNA COMPARATIVE VIROLOGY WORKSHOP., 2004, Cape Town, South Africa.. Programme & Abstracts of 4th International Geminivirus Symposium and Second International ssDNAComparative Virology Workshop. Cape Town, South Africa., 2004. v. 1. p. W3-3.

73.
MIRANDA, V J ; VALENCIO, A G R B ; ARAÚJO, A H ; CARVALHO, W ; BOITEUX, L S ; SILVA, P P ; FONSECA, MEN . A sweet potato collection of cDNA and genomic clones encompassing sequences related to genes encoding the carotenoid pathway enzymes. In: 50 Congresso Brasileiro de Genética, 2004, Florianópolis-SC. Resumos do 50 Congresso Brasileiro de Genética, 2004. v. 1. p. 1316.

74.
SILVA, P P ; CARVALHO, W ; ARAÚJO, A H ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Variabilidade dos genes codificadores das enzimas licopeno beta-ciclase e licopeno epsilon-ciclase em espécies de Lycopersicon com distintos teores do pigmento licopeno. In: 50 Congresso Brasileiro de Genética, 2004, Florianópolis-SC. Resumos do 50 Congresso Brasileiro de Genética, 2004. v. 1. p. 1363.

75.
ARAÚJO, A H ; ALMEIDA, E. R. ; CAMARGO, A M ; BOITEUX, L S ; MONTE, D C ; FONSECA, MEN . Comparação do perfil transcricional de raiz de cenoura (Daucus carota) não acumuladora e acumuladora através da análise em larga escala de seqüências provenientes de biblioteca subtrativa de cDNA. In: 50 Congresso Brasileiro de Genética, 2004, Florianópolis-SC.. Resumos do 50 Congresso Brasileiro de Genética, 2004. v. 1. p. 1392.

76.
VALENCIO, A G B R ; ARAÚJO, A H ; SILVA, P P ; BOITEUX, L S ; OLIVEIRA, V R ; FONSECA, MEN . Estabelecimento de uma coleção de clones genômicos e de cDNA de cebola (Allium cepa) contendo seqüências similares a genes de resistência a doenças. In: 50 Congresso Brasileiro de Genética, 2004, Florianópolis-SC.. Resumos do 50 Congresso Brasileiro de Genética, 2004. v. 1. p. 1410.

77.
COSTA, S B ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; FERREIRA, M A S V ; LOPES, C A . Diversidade genética de isolados de Ralstonia solanacearum da região amazônica utilizando análise de seqüências do gene rRNA 16S. In: 50 Congresso Brasileiro de Genética, 2004, Florianópolis. Resumos do 50 Congresso Brasileiro de Genética., 2004. v. 1. p. 1416.

78.
CARVALHO, W ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Análise genômica funcional visando o isolamento de genes da via metabólica dos carotenóides com potencial de envolvimento na modulação de teores de vitamina C, licopeno e de alfa-caroteno e beta-caroteno em tomate (Lycopersicon spp.). In: X Congresso de Iniciação Científica da UnB, 2004, Brasília-DF. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UnB. Brasília-DF: Progama Institucional de Iniciação Científica - PIBIC/UnB, 2004. v. 1. p. 87.

79.
CAMARGO, A M ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Direct isolation and sequence analysis of cDNA clones containing conserved disease resistance motifs isolated via heterologous PCR from carrot accessions resistant and susceptible to Meloidogyne javanica.. In: 49 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2003, Águas de Lindóia, 2003.

80.
DUVAL, F G ; FONSECA, MEN ; CANTANHÊDE, I S L ; BOITEUX, L S ; TORRES, A C ; BARROS, L M . Genetic fingerprinting of Heliconia species using disease resistance analog primers. In: XLIX ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL AGRICULTURE: TROPICAL HORTICULTURE IN SEMIARID REGIONS, 2003, Forteleza.. Program and Abstracts, 2003. v. 1. p. 141.

81.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S . A heterologous PCR-based fingerprinting analysis of virus-resistant Capsicum lines using primers derived from conserved domains of the tobacco N and tomato Sw-5 genes.. In: X Plant, Animal and Microbe Genome Conference, 2002, San Diego-Califórnia, 2002.

82.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; BACH, I C ; SIMON, P W . Identification of retrotransposon-like sequences linked to the Meloidogyne javanica resistance locus. In: X Plant, Animal and Microbe Genome Conference, 2002, San Diego, Califórnia, 2002.

83.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; SIMON, P W . Sequence diversity of the reverse transcriptase domain of Ty-1/copia-like retrotransposon elements in the carrot genome. In: X Plant, Animal and Microbe Genome Conference, 2002, San Diego, California, 2002.

84.
BOITEUX, L S ; ARAGÃO, F A S ; BACH, I C ; FONSECA, MEN ; MATTHEWS, W C ; ROBERTS, P A ; SIMON, P W . A dosage-dependent response of the Meloidogyne javanica resistance locus in carrot estimated via linkage analysis with flanking codominant markers.. In: X Plant, Animal and Microbe Genome Conference, 2002, San Diego, Califórnia, 2002.

85.
BOITEUX, L S ; BACH, I C ; FONSECA, MEN ; SIMON, P W . Molecular cloning of evolutionary conserved disease resistance analog sequences in carrot cultigens resistant to Alternaria dauci and Meloidogyne species. In: X Plant, Animal and Microbe Genome Conference, 2002, San Diego, California, 2002.

86.
GIORDANO, L B ; ARAGÃO, F A S ; INOUENAGATA, A K ; AVILA, A C ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S . Molecular characterization of bipartite geminiviruses in Brazil and genetic basis of resistance in selected Lycopersicon esculentum lines. In: INTERNATIONAL SOCIETY FOR HORTICULTURAL SCIENCE (ISHS) SYMPOSIUM ON PROCESSING TOMATO, 2002, Istanbul, 2002.

87.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; SIMON, P W . Fingerprinting analysis of Daucus carota cultivars and wild subspecies resistant to major diseases and pests employing sequence information from consensus disease resistance-like motif.. In: PLANT, ANIMAL & MICROBE GENOMES X - THE INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE STATUS OF PLANT, ANIMAL & MICROBE GENOMES RESEARCH, 2002, San Diego, California.. Final Abstracts Guide of the X Plant, Animal & Microbe Genomes Conference., 2002. v. 1. p. 245.

88.
NEPOMUCEMO, A L ; SILVA, J F V ; CARNEIRO, N ; BINNECK, E ; PEDROSO, J ; MARIN, S ; BRETON, M ; MARTINS, P ; NEUMAIER, N ; FARIAS, J R B ; ARIAS, C A ; BEVITORI, R ; STRALIOTTO, R ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; PAIVA, G ; CASTRO, L A B . Genoma funcional de raízes de soja. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA E MERCOSOJA., 2002, Foz do Iguaçú, Paraná.. Resumos II CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA E MERCOSOJA 2002.. Londrina-PR.: Embrapa Soja., 2002. v. 1. p. 15.

89.
FONSECA, MEN; NGO, Q. ; REDMOND, E. ; BOITEUX, L S ; SIMON, P W . Isolation, sequence diversity and mRNA patterns of two carrot phytoene synthase genes. In: X Plant, Animal and Microbe Genome Conference, 2002, San Diego, Califórnia, 2002.

90.
FONSECA, MEN; CARVALHO, L J C B . Biochemical Diversity of Carotenoids Accumulation in Cassava Storage Root. In: Fifth International Scientific Meeting of The Cassava Biotechnology Network, 2001, St Louis-Missouri. Abstracts of The Fifth International Scientific Meeting of The Cassava Biotechnology Network, 2001.

91.
CARVALHO, L J C B ; FONSECA, MEN . A compartimentalization tissue model of the cassava storage root. In: Fifth International Scientific Meeting of The Cassava Biotechnology Network, 2001, St. Louis, Missouri. Abstracts of The Fifth International Scientific Meeting of The Cassava Biotechnology Network, 2001.

92.
LIMA, M I ; FONSECA, MEN ; FLORES, R ; KITAJIMA, E W . Detection of avocado sunblotch viroid in the chloroplasts by in situ hibridization. In: XVI Coloquio da sociedade brasileira de microscopia eletronica, 1993, Caxambu, 1993.

93.
FONSECA, MEN. Present status of viroid research in Brazil. In: Virologica 1991, 1991, Belem-PA. Anais da Virologica 1991 & Segundo Simposio Internacional sobre Arbovirus dos Tropicos e Febres Hemorragicas, 1991. v. 1.

94.
RIBEIRO, S G ; FONSECA, MEN . Comparative study of extraction methods of nucleic acids associated with fatal yellowing disease of oil palm (Elaeis guineensis Jacq). In: Virus en plantas, 1990, Cordoba-Argentina. Actas del seminario regional de la international foundation for science (IFS). Cordoba: Editora Cordoba, 1990. p. 263-264.

95.
LUNA, E. A. ; FONSECA, MEN . Comportamento e conidiogenese de Beauveria brongniartii (Sacc.) Petch isolada de Brassolis sophorae.. In: XII congresso brasileiro de entomologia, 1989, Belo Horizonte. Anais do XII congresso brasileiro de entomologia, 1989. v. 1. p. 252.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.2007FONSECA, MEN; BOITEUX, L S . Melhoramento genético e análise genômica visando o enriquecimento nutricional e nutracêutico de cucurbitáceas. Horticultura Brasileira, Brasília-DF, v. 25, n.suplemento, 2007.

2.
PAZLIMA, M L2006PAZLIMA, M L ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; REIS, A ; SILVA, P P ; LOPES, C A ; CAFÉFILHO, A C . Identificação de Phytophthora tropicalis em pimenta do reino utilizando a região ITS e o gene 5.8 rDNA. Summa phytopathologica, Botucatu-SP, p. S83, 2006.

3.
PEREIRACARVALHO, R C2006PEREIRACARVALHO, R C ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; RESENDE, R O . Fontes de resistência a Begomovirus em acessos de espécies selvagens e cultivadas de Lycopersicon. Fitopatologia Brasileira, Itabuna-BA, v. 31, n.suplemento, p. S341, 2006.

4.
PEREIRACARVALHO, R C2006PEREIRACARVALHO, R C ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; GOMES, P A . Identification of phenotypic and RAPD markers linked to genomic regions carrying resistance factors to bipartite Begomovirus derived from two distinct Lycopersicon sources. Virus Reviews and Research, v. 11, n.suppl. 1, p. 190, 2006.

5.
CARVALHO, W2005CARVALHO, W ; FONSECA, MEN ; SILVA, H R ; BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B . Correlação entre teores de licopeno determinados via espectrofotometria e colorimetria em tomate usando diferentes estrategias de amostragem. Horticultura Brasileira, Brasília-DF, v. 23, n.suplemento, p. 429, 2005.

6.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.2004FONSECA, MEN; MIRANDA, V J ; SILVA, P P ; ALBUQUERQUE, L C ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S . Identification and cloning of RAPD amplicons polymorphic between parental lines divergent for resistance to Begomovirus and Xanthomonas vesicatoria. Summa Phytopathologica, Jaboticabal-SP, v. 30, n.1, 2004.

7.
GIORDANO, L B2004GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; SILVA, J B C . Estimating tomato yield and quality losses due to early Begomovirus infection. Summa Phytopathologica, Jaboticabal-SP, v. 30, n.1, 2004.

8.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.2004FONSECA, MEN; SILVA, P P ; BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B . Molecular cloning and diversity of disease resistance analog sequences from tomato lines resistant to Xanthomonas vesicatoria and Begomovirus. Summa Phytopathologica, Jaboticabal-SP, v. 30, n.1, 2004.

9.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.2004FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; DUTRA, W P ; GIORDANO, L B ; PEREIRA, W ; AVILA, A C ; INOUENAGATA, A K . Trevo (Oxalys latifolia): Uma nova hospedeira de Begomovirus no Brasil. Summa Phytopathologica, Jaboticabal-SP, v. 30, n.1, 2004.

10.
BOITEUX, L S2004BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; GIORDANO, L B ; CHARCHAR, J M . Resposta de espécies de solanáceas a Meloidogyne javanica e M incognita raça 1. Summa Phytopathologica, Jaboticabal-SP, v. 30, n.1, 2004.

11.
BOITEUX, L S2004BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; GIORDANO, L B ; OLIVEIRA, V R ; SILVA, C H ; MAKISHIMA, N . Tolerance to distinct Begomovirus isolates of a tomato hybrid carrying the Ty-1 locus. Summa Phytopathologica, Jaboticabal-SP, v. 30, n.1, 2004.

12.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.2004FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B ; AVILA, A C . Isolation of Sw-5 gene analog sequences from the genome of Lycopersicon accessions with multiple resistance to Tospovirus. Summa Phytopathologica, Jaboticabal-SP, v. 30, n.1, 2004.

13.
VALENCIO, A G R B2004VALENCIO, A G R B ; OLIVEIRA, V R ; LOPES, J F ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Estabelecimento de um banco de caracteres botânicos e agronômicos para populacões de cebola suaves/doces. Horticultura Brasileira - Sociedade Brasileira de Olericultura, Campo Grande-MS, v. 22, n.2, p. 414-414, 2004.

14.
ALBUQUERQUE, L C2004ALBUQUERQUE, L C ; CARRIJO, F A R ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; AVILA, A C ; FONSECA, MEN ; NAGATA, T ; INOUENAGATA, A K . A new Begomovirus species in tomato crop in Central Brazil. Fitopatologia Brasileira, Passo Fundo-RS., v. 29, n.Suplemento, p. S-218-S-219, 2004.

15.
AVILA, A C2004AVILA, A C ; INOUENAGATA, A K ; MELO, P C T ; FONSECA, MEN ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S . A survey of tomato-infecting viruses in two producing regions of the State of São Paulo, Brazil. Fitopatologia Brasileira, Passo Fundo-RS., v. 29, n.Suplemento, p. S-114, 2004.

16.
CARRIJO, F A R2004CARRIJO, F A R ; ALBUQUERQUE, L C ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; AVILA, A C ; FONSECA, MEN ; MARTINS, N F ; NAGATA, T ; INOUENAGATA, A K . Begomovirus species infecting tomato in Central Brazil. Fitopatologia Brasileira, Passo Fundo-RS., v. 29, n.Suplemento, p. S-219, 2004.

17.
SILVA, P P2004SILVA, P P ; VALENCIO, A G R B ; REIS, A ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; LOPES, C A . Caracterização morfológica e molecular de isolados de Phytophthora causando podridões de frutos e colo em espécies de solanáceas no Brasil. Fitopatologia Brasileira, Passo Fundo-RS., v. 29, n.Suplemento, p. S-266, 2004.

18.
BOITEUX, L S2004BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; GIORDANO, L B . Genetic diversity of common bean and snap bean-infecting Begomovirus in intercropping systems and/or in areas contiguous to tomato fields. Summa Phytopathologica, Joboticabal-SP., v. 30, n.1, p. 111, 2004.

19.
SILVA, P P2004SILVA, P P ; VALENCIO, A G R B ; REIS, A ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; LOPES, C A . Identificação de isolados de Phytophthora spp. associados com queima foliar de cebola no Brasil.. Fitopatologia Brasileira, Passo Fundo-RS., v. 29, n.Suplemento, p. S-267, 2004.

20.
GOMES, P A2004GOMES, P A ; FONSECA, MEN ; VILLASBOAS, G L ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S . Impacto da resistência de acessos de Lycopersicon à mosca-branca na transmissão de Begomovirus. Fitopatologia Brasileira, Passo Fundo-RS., v. 29, n.Suplemento, p. S-266-S-267, 2004.

21.
CARRIJO, F A R2004CARRIJO, F A R ; ALBUQUERQUE, L C ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; AVILA, A C ; FONSECA, MEN ; NAGATA, T ; INOUENAGATA, A K . Predominance of the Begomovirus Tomato Severe Rugose Virus in tomato for processing in Central Brazil.. Fitopatologia Brasileira, Passo Fundo-RS., v. 29, n.Suplemento, p. S-108, 2004.

22.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.2003FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; INOUENAGATA, A K ; CAMARGO, A M ; DUTRA, W P ; GIORDANO, L B ; AVILA, A C . Análise de um isolado de Begomovirus obtido de Malva parviflora no Brasil Central.. Fitopatologia Brasileira, Fortaleza-CE, v. 28, p. 248, 2003.

23.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.2003FONSECA, MEN; INOUENAGATA, A K ; CAMARGO, A M ; DUTRA, W P ; AVILA, A C ; GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S . Análise molecular de um isolado de Begomovirus infectando amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla) no Brasil Central.. Fitopatologia Brasileira, Fortaleza-CE, v. 28, p. 248, 2003.

24.
BOITEUX, L S2003BOITEUX, L S ; INOUENAGATA, A K ; MENDONÇA, J L ; AVILA, A C ; GIORDANO, L B ; FONSECA, MEN . Caracterização molecular de um isolado distinto de Begomovirus infectando Physalis angulata.. Fitopatologia Brasileira, Fortaleza-CE, v. 28, p. 247, 2003.

25.
INOUENAGATA, A K2001INOUENAGATA, A K ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L S ; MONTE, D C ; DUSI, A N ; AVILA, A C ; VLUGT, R A A Van Der . Futher evidence to confirm that PVYm is a new potyvirus species, Pepper yellow mosaic virus (PepYMV). Fitopatologia Brasileira, Fortaleza-CE, v. 26, p. 525-526, 2001.

26.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.2001FONSECA, MEN; INOUENAGATA, A K ; RESENDE, R O ; BOITEUX, L S ; MONTE, D C ; DUSI, A N ; AVILA, A C ; VLUGT, R A A Van Der . Pepper yellow mosaic virus (PVYm), a new species of Potyvirus in sweet-pepper.. Horticultura Brasileira, Brasília-DF, v. 19, p. 218, 2001.

27.
MYERS, M. J.1997MYERS, M. J. ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S ; SIMON, P W . Evaluation of garlic germplasm for OYDV and LYSV infection using dot-ELISA.. HortScience, Estados Unidos, v. 32, p. 469, 1997.

28.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1994FONSECA, MEN; MARINHO, V L A ; BOITEUX, L S ; MONTE, D C . Search for beet western yellows luteovirus associated with potato with leaf roll disease.. Fitopatologia Brasileira, v. 19, p. 290, 1994.

29.
BOITEUX, L S1994BOITEUX, L S ; GIORDANO, L B ; FONSECA, MEN ; LIMA, M I ; KITAJIMA, E W . First report of tomato spotted wilt virus in chickpea and detection of the virus in infected plants by reverse transcriptase-polymerase chain reaction.. Fitopatologia Brasileira, Brasilia-DF, v. 19, p. 278, 1994.

30.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1994FONSECA, MEN; KUHN, G . Natural infection of grapevine by Citrus exocortis viroid and Hop stunt viroid in Brazil. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 19, p. 285-286, 1994.

31.
BOITEUX, L S1993BOITEUX, L S ; NAGATA, T ; FONSECA, MEN ; GIORDANO, L B ; AVILA, A C ; KITAJIMA, E W . Lentilha (Lens culinaris): Nova hospedeira natural do tomato spotted wilt virus (TSWV).. Horticultura Brasileira, Brasília-DF, v. 11, p. 64, 1993.

32.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1992FONSECA, MEN; NAGATA, T ; BOITEUX, L S . Enzymatic cDNA amplification of tomato spotted wilt virus from infected tomato and pepper plants.. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 17, p. 209, 1992.

33.
BOITEUX, L S1992BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Resposta hipersensível induzida pelo tomato spotted wilt virus em linhagens resistentes de Capsicum.. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 17, p. 201, 1992.

34.
FERREIRA, A P M1992FERREIRA, A P M ; BAUTISTA, L ; FONSECA, MEN ; RIBEIRO, S G ; KITAJIMA, E W . Detecção de RNA do tipo viróide em videiras no Rio Grande do Sul.. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 17, p. 154, 1992.

35.
QUEZADODUVAL, A M1992QUEZADODUVAL, A M ; FONSECA, MEN ; LOPES, C A . Padrões isoenzimáticos de isolados de Exserohilum turcicum, Exserohilum paspali, Bipolais bicolor e Drechslera erythrospila. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 17, p. 212, 1992.

36.
BAUTISTA, L1991BAUTISTA, L ; FERREIRA, A P M ; FONSECA, MEN ; RIBEIRO, S G ; KITAJIMA, E W . Tentativas de detecção de viróides em plantas ornamentais e medicinais.. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 16, p. 44, 1991.

37.
QUEZADODUVAL, A M1991QUEZADODUVAL, A M ; FONSECA, MEN ; LOPES, C A . Padrões de esterase de isolados de Exserohilum turcicum (Pass) Leonard & Suggs. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 16, p. 56, 1991.

38.
BOITEUX, L S1989BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . Conidiogênese de Phoma medicaginis.. Fitopatologia Brasileira, v. 14, p. 153, 1989.

39.
BOITEUX, L S1989BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; PESSOA, H S P V . Ocorrência de Phoma medicaginis em soja no Distrito Federal. Fitopatologia Brasileira, Brasilia-DF, v. 14, p. 160, 1989.

40.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1989FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; KITAJIMA, E W . A new viroid disease in a Coleus variety in Brazil.. Fitopatologia Brasileira, v. 14, p. 113, 1989.

41.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1989FONSECA, MEN; KITAJIMA, E W ; AVILA, A C . Estudo comparativo de métodos de extracão de citrus exocortis viroid (CEVd) a partir de tecido de Cidra Etrog.. Fitopatologia Brasileira, Brasilia-DF, v. 14, p. 113, 1989.

42.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1989FONSECA, MEN; MARINHO, V L A ; KITAJIMA, E W ; AVILA, A C ; DUSI, A N . Detecção de RNA do tipo viróide em germoplasma de lúpulo (Humulus lupulus).. Fitopatologia Brasileira, Brasilia-DF, v. 14, p. 164, 1989.

43.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1989FONSECA, MEN; KITAJIMA, E W . Detecção de RNA do tipo viróide associado a xiloporose dos citros através da técnica de eletroforese reversa em gel de poliacrilamida (R-PAGE).. Fitopatologia Brasileira, Brasilia-DF, v. 14, p. 164, 1989.

44.
CARES, J.1988CARES, J. ; CUPERTINO, F P ; TAKATSU, A. ; FONSECA, MEN ; BOITEUX, L S . Doencas que afetam arrroz, cana e milho no Distrito Federal. Fitopatologia Brasileira, v. 13, p. 120, 1988.

45.
FONSECA, MEN;Fonseca, Maria Esther N.;Fonseca, M. E. N.;FONSECA, M. E. N.;FONSECA, MARIA ESTHER DE NORONHA;FONSECA, MARIA ESTHER DE N;FONSECA, M E N;NORONHA FONSECA, MARIA ESTHER;FONSECA, MARIA ESTHER DE N.;FONSECA, MARIA E.N.;DE FONSECA, MARIA ESTHER N.1988FONSECA, MEN; AVILA, A C ; SINGH, R P ; DUSI, A N ; KITAJIMA, E W . Detection of Citrus exocortis virus using reverse-polyacrylamide gel electrophoresis (R-PAGE).. Fitopatologia Brasileira, Brasilia-DF, v. 13, p. 145, 1988.

46.
CAFÉFILHO, A C1987CAFÉFILHO, A C ; LOPES, C A ; FONSECA, MEN ; MALNATI, W ; PEREIRA, W . Dados preliminares sobre o controle biologico do amendoim bravo (Euphorbia heterophylla) por fungos.. Fitopatologia Brasileira, Brasília-DF, v. 12, p. 138, 1987.

Apresentações de Trabalho
1.
LUENGO, R. F. ; Fonseca, M. E. N. . pesquisas relacionadas a alimentos funcionais na Embrapa Hortaliças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; PINHEIRO, J B ; REIS, A ; GIORDANO, L B . BRS Iracema: Tomate hibrido cereja alto brix com tolerância a nematoides. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2012 (Folder de liberação de nova cultivar).

2.
BOITEUX, L S ; REIS, A ; FONSECA, MEN ; PINHEIRO, J B ; GUEDES, IMR ; LOPES, ACA ; NASCIMENTO, W M . BRS Couto: Tomate mini-saladete com tolerância a geminivírus. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2011 (Folder de liberação de nova cultivar).

3.
BOITEUX, L S ; GUEDES, IMR ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; GIORDANO, L B ; DA SILVA, J . BRS Nagai: tomate tipo saladete com tolerância a geminivírus e tospovírus. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2011 (Folder de liberação de nova cultivar).

4.
BOITEUX, L S ; GUEDES, IMR ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; PINHEIRO, J B . BRS Portinari: Tomate híbrido salada longa vida tolerante à begomovírus e nematoides. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2011 (Folder de liberação de nova cultivar).

5.
BOITEUX, L S ; GUEDES, IMR ; FONSECA, MEN ; PINHEIRO, J B ; REIS, A ; GIORDANO, L B ; DA SILVA, J . BRS Kiara: tomate tipo Santa Cruz longa-vida e resistente a nematoides. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2011 (Folder de liberação de nova cultivar).

6.
OLIVEIRA, V R ; CARVALHO, ADF ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . BRS Riva : Cultivar de cebola (Allium cepa L.) amarela do grupo Baia. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2011 (Folder de liberação de nova cultivar).

7.
BOITEUX, L S ; MENDONÇA, J L ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; MAGELA-GONTIJO, G ; DANTAS, A ; CARMO, CAS ; COSTA, H . BRS Fontana: Híbrido de tomate cereja graúdo e tolerante a begomovirus. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2010 (Folder de liberação de nova cultivar).

8.
GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; QUEZADODUVAL, A M ; FONSECA, MEN ; RESENDE, F V ; REIS, A ; MENDONÇA, J L ; NASCIMENTO, W M . BRS Tospodoro: Tomate para processamento industrial. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2010 (Folder de liberação de nova cultivar).

9.
RIBEIRO, C S C ; REIFSCHNEIDER, F J B ; CARVALHO, S I C ; AMARO, G.B. ; REIS, A ; INOUENAGATA, A K ; QUEZADODUVAL, A M ; AVILA, A C ; LOPES, C A ; HENZ, G ; PINHEIRO, J B ; BOITEUX, L S ; MATTOS, LM ; FONSECA, MEN ; LIMA, M F ; NASCIMENTO, W M ; MELO, WF . BRS Moema: Pimenta tipo biquinho, crocante e saborosa. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2009 (Folder de liberação de nova cultivar).

10.
VIEIRA, J V ; SILVA, G O ; CHARCHAR, J M ; FONSECA, MEN ; SILVA, J B C ; LANA, M M ; NASCIMENTO, W M ; BOITEUX, L S ; PINHEIRO, J. B. ; REIS, A . BRS Planalto: Cenoura com maior produtividade e qualidade de raiz. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2009 (Folder liberação de nova cultivar).

11.
BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; LOPES, J F ; MENDONÇA, J L ; REIFSCHNEIDER, F J B . Abóbora Brasileirinha. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2006 (Folder liberação de nova cultivar).

12.
BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN ; LOPES, J F ; REIS, A ; REIFSCHNEIDER, F J B ; MENDONÇA, J L . Cultivo da abóbora Brasileirinha. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2006 (Aprenda como se faz).

13.
VIEIRA, J V ; SILVA, J B C ; CHARCHAR, J M ; RESENDE, F V ; FONSECA, MEN ; CARVALHO, A S ; MACHADO, C M M . Esplanada: Cultivar de Cenoura de Verão para Processamento. Brasília-DF: Embrapa Hortaliças, 2005 (Boletim de Pesquisa & Desenvolvimento).

14.
BIANCHETTI, L B ; BOITEUX, L S ; BOSLAND, P ; BUSO, G ; BUSTAMANTE, P ; CAFÉFILHO, A C ; FERREIRA, M ; FONSECA, MEN ; GOLDMAN, I ; JARRET, R ; KRESOVICH, S ; LOPES, C A ; MONTEROS, D ; PARODA, A ; REIFSCHNEIDER, F J B ; RESENDE, R O ; RIBEIRO, C S C ; SIMON, P W . Addressing food security and public health in the 21st Century: Peppers (Capsicum spp.) as important sources of vitamins and nutrapharmaceuticals.. Brasília-DF: Empresa de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, 2000 (Folder for a Project Proposal to the McKnight Foundation).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
FONSECA, M E N. BRS Leila. 2016.

2.
BOITEUX, L S ; MENDONÇA, J L ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; GIORDANO, L B ; MAGELA-GONTIJO, G ; CARMO, CAS ; COSTA, H . 'BRS Fontana': Híbrido de tomate cereja graúdo e tolerante a geminivírus (RNC Nº 27537). 2011.

3.
BOITEUX, L S ; REIS, A ; FONSECA, MEN ; PINHEIRO, J B ; GUEDES, IMR ; LOPES, ACA ; NASCIMENTO, W M . 'BRS Couto': Híbrido de tomate do segmento mini-saladete com tolerância a geminivírus (RNC Nº 28100). 2011.

4.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; PINHEIRO, J B ; REIS, A ; GIORDANO, L B . 'BRS Iracema': Tomate híbrido do segmento cereja (RNC Nº 28103). 2011.

5.
BOITEUX, L S ; GUEDES, IMR ; FONSECA, MEN . 'BRS Nagai ': Híbrido de tomate salladette com resistência a Tospovirus e tolerância a Begomovirus (RNC Nº 28101). 2011.

6.
BOITEUX, L S ; GUEDES, IMR ; FONSECA, MEN . 'BRS Portinari': Hibrido de tomate longa-vida com tolerância a Begomovirus (RNC Nº 28152). 2011.

7.
OLIVEIRA, V R ; CARVALHO, ADF ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . 'BRS Riva' : Cultivar de cebola (Allium cepa L.) amarela do grupo Baia. 2011.

8.
BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; GIORDANO, L B . 'BRS Montese': Híbrido de tomate italiano com resistência a Tospovirus (RNC Nº 28380). 2011.

9.
GIORDANO, L B ; BOITEUX, L S ; QUEZADODUVAL, A M ; FONSECA, MEN ; RESENDE, F V ; REIS, A ; NASCIMENTO, W M . 'BRS Tospodoro' : Cultivar de tomateiro de porte determinado, rica em licopeno e resistente à pinta bacteriana, vira-cabeça e mancha foliar de Stemphylium. 2010.

10.
SILVA, C. ; REIFSCHNEIDER, F J B ; CARVALHO, S I C ; AMARO, G.B. ; REIS, A ; INOUENAGATA, A K ; QUEZADODUVAL, A M ; AVILA, A C ; LOPES, C A ; HENZ, G ; PINHEIRO, J B ; BOITEUX, L S ; MATTOS, LM ; FONSECA, MEN ; LIMA, M F ; NASCIMENTO, W M ; MELO, WF . 'BRS Moema': Cultivar de Pimenta (Capsicum chinense). 2009.

11.
VIEIRA, J V ; SILVA, G O ; CHARCHAR, J M ; FONSECA, MEN ; SILVA, J B C ; LANA, M M ; NASCIMENTO, W M ; BOITEUX, L S ; PINHEIRO, J. B. ; REIS, A . 'BRS Planalto': Cultivar de cenoura in natura para cultivo de verão. 2009.

12.
SILVA, C. ; CARVALHO, S I C ; LOPES, C A ; REIFSCHNEIDER, F J B ; AMARO, G.B. ; INOUENAGATA, A K ; QUEZADODUVAL, A M ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN . 'BRS Mari': Cultivar de Pimenta Dedo-de-moça (Capsicum baccatum). 2008.

13.
BOITEUX, L S ; NASCIMENTO, W M ; FONSECA, MEN ; REIS, A ; LOPES, J F ; MENDONÇA, J L ; REIFSCHNEIDER, F J B . 'BRS Brasileirinha': Cultivar de Abóbora (Cucurbita moschata) de frutos bicolores. 2006.

14.
VIEIRA, J V ; SILVA, J B C ; CHARCHAR, J M ; RESENDE, F V ; FONSECA, MEN ; CARVALHO, A M ; MACHADO, C M M . 'BRS Esplanada': Cultivar de Cenoura (Daucus carota) de Verão para Processamento. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; FERNANDES-ACIOLI, NAN ; COSTA, A F ; KITAJIMA, E W . Leonurus mosaic virus isolate PR 88 segment DNA-A, complete sequence (JQ429791.1). 2012. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

2.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S . Trichothecium roseum isolate BsB Tomato 18S ribosomal RNA gene, partial sequence; internal transcribed spacer 1 and 5.8S (GenBank JN081877). 2011. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

3.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; FERNANDES-ACIOLI, NAN ; COSTA, A F . Cleome golden mosaic virus DNA-A, complete genome (NC_015397). 2011. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

4.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; FERNANDES-ACIOLI, NAN ; COSTA, A F . Cleome golden mosaic virus isolate BA 05 segment DNA-A, complete sequence (HQ396465 ). 2011. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

5.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; FERNANDES-ACIOLI, NAN ; COSTA, A F . Chino del tomate Amazonas virus isolate AM10 segment DNA-A, complete sequence (HM357461). 2011. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

6.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; FERNANDES-ACIOLI, NAN ; COSTA, A F . Sida micrantha mosaic virus-[snap bean:Brazil:2003] isolate GO-060 segment DNA-A, complete sequence (HM357459). 2011. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

7.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S ; FERNANDES-ACIOLI, NAN ; COSTA, A F . Sidastrum golden leaf spot virus isolate DF334 segment DNA-A, complete sequence (HM357458). 2011. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

8.
PAPROTKA, T ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R. O. ; JESKE, H ; FARIA, J. C ; RIBEIRO, S. G. . Sweet potato leaf curl virus isolate RS2-[BR:Ros1], complete genome (FJ969837).. 2009. (Depósito de seqüência no GenBank / NCBI).

9.
PAPROTKA, T ; BOITEUX, L S. ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R O ; JESKE, H ; FARIA, J. C ; RIBEIRO, S. G. . Sweet potato leaf curl virus isolate RS2-[BR:Poa1], complete genome (FJ969836). 2009. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

10.
PAPROTKA, T ; BOITEUX, L S. ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R O ; JESKE, H ; FARIA, J C ; RIBEIRO, S. G. . Sweet potato leaf curl virus isolate RS2-[BR:Mac1], complete genome (FJ969835). 2009. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

11.
PAPROTKA, T ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R O ; JESKE, H ; FARIA, J C ; RIBEIRO, S. G. . Sweet potato leaf curl virus isolate RS2-[BR:Est1], complete genome (FJ969834). 2009. (Depósito de seqüência no GenBank / NCBI).

12.
PAPROTKA, T ; BOITEUX, L S. ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R O ; JESKE, H ; FARIA, J C ; RIBEIRO, S. G. . Sweet potato leaf curl virus isolate RS1-[BR:Tav1], complete genome (FJ969833). 2009. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

13.
PAPROTKA, T ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R O ; JESKE, H ; FARIA, J C ; RIBEIRO, S. G. . Sweet potato leaf curl virus isolate CE-[BR:For1], complete genome (FJ969832). 2009. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

14.
PAPROTKA, T ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R. O. ; JESKE, H ; FARIA, J C ; RIBEIRO, S. G. . Sweet potato golden vein associated virus isolate PB1-[BR:Sou1], complete genome (FJ969830). 2009. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

15.
PAPROTKA, T ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R. O. ; JESKE, H ; FARIA, J C ; RIBEIRO, S. G. . Sweet potato golden vein associated virus isolate PA [BR:Bel1], complete genome (FJ969829). 2009. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

16.
PAPROTKA, T ; BOITEUX, L S ; FONSECA, MEN ; RESENDE, R. O. ; JESKE, H ; FARIA, J C ; RIBEIRO, S. G. . Sweet potato mosaic associated virus isolate BR:BSB1, complete genome (FJ969831). 2009. (Depósito de seqüência GenBank / NCBI).

17.
FONSECA, MEN; BOITEUX, L S . Biotecnologia Vegetal. 2006. .

18.
BOITEUX, L S. ; FONSECA, MEN . Melhoramento Genético Vegetal. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
FONSECA, MEN; KITAJIMA, e W ; FLORES, R ; RIBEIRO, S. G. . Curso Sobre Viróides. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MELLO, S. C. M.; DIANESE, J. C.; FONSECA, MEN. Participação em banca de Rafaela Cristina Ferreira Borges. Etiologia do Cancro da Teca e caracterização Patogência e Molecular de Lasiodiplodia theobromae. 2014. Dissertação (Mestrado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

2.
TORRES, A C; AMARAL, L. I. V.; FONSECA, MEN; BOITEUX, L S.. Participação em banca de Jose Getulio da Silva Filho. Diversidade dos Pigmentos e o gene Codificador da Capsantina-Capsorubina Sintase (Via Biossintetica dos Carotenoides) em Quatro Especies do Genero Capsicum L.. 2010. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade de Brasília.

3.
Almeida, E.M.; Souza, E.M.T.; FONSECA, MEN; ARRUDA, S. F.. Participação em banca de Luz Haydee Bravo Zamudio. Caracterização de vitamina C em frutos de camu-camu Myrciaria dubia (H.B.K.) em diferentes estágios de manutenção nos Recursos Genéticos do banco de germoplasma da Embrapa. 2007. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
DIANESE, JC; BOITEUX, LS; QUIRINO, BF; KRUGER, RH; FONSECA, MEN. Participação em banca de Débora Cervieri Guterres. Taxonomia e filogenia molecular de fungos filacoroides do Cerrado. 2018. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

2.
MICHEREFF-FILHO, M; TORRES, J. B.; SPECHT, A.; FONSECA, MEN. Participação em banca de Karla Fernanda Ayres de Souza Silva. Levantamento de espécies de Heliothinae associadas ao tomateiro e identificação de fontes de resistência à Helicoverpa armigera (Hubner) (Lepidoptera: Noctuidae). 2016. Tese (Doutorado em Entomologia Agrícola) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
BOITEUX, L. S.; MATTOS, L. M.; ARAUJO, W. C. A.; MORETTI, C. L.; FONSECA, MEN. Participação em banca de Grazielle Gebrim Santos. Qualidade Físico-Química, Microbiológica e Ocorrência de Micotoxinas de Alternaria alternata em Derivados de Tomate. 2014. Tese (Doutorado em Nutrição Humana) - Universidade de Brasília.

4.
CAFÉFILHO, A C; DIANESE, J C; FONSECA, MEN. Participação em banca de Moab Diany Dias. Etiologia, diversidade do agente causal e controle químico da antracnose da soja. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

5.
FURLANETTO, C.; FONSECA, MEN. Participação em banca de Esdras Henrique da Silva. Variabilidade genetica e fisiológica de populações de Meloidogyne incógnita e identificação de QTLs de uma nova fonte de resistência do algodoeiro (Gossypium app.) a este nematóide. 2014. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

6.
FONSECA, MEN; FLORES, R; KITAJIMA, E W; REZENDE, J A M. Participação em banca de Marcelo Eiras. Identificação e caracterização de viróides e estudo de alguns aspectos da interação de viróides com proteínas do hospedeiro. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado Em Agronomia Fitopatologia) - Esalq.

7.
CAFÉFILHO, A C; REIS, A; DIANESE, J C; FONSECA, MEN. Participação em banca de Milton L PazLima. Caracterização de isolados de Phytophtora capsici de hortaliças e prospecção de resistência genética em Solanaceae e Cucurbitaceae. 2006. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

8.
FONSECA, MEN; FERREIRA, Marisa A Velloso; MARTINS, Olinda; UESUGI, Carlos H; LOPES, Carlos Alberto. Participação em banca de Samara Belem Costa. Diversidade patogênica e molecular de Ralstonia solanacearum da região Amazônica. 2004. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

9.
FONSECA, MEN; DUSI, Diva M A; GANDER, Eugen S; CARVALHO, L J C B. Participação em banca de Cláudia Regina Batista de Souza. Isolamento e caracterização molecular de genes e proteínas de raiz de reserva de mandioca (Manihot esculenta Crantz). 2001. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
DIANESE, JC; Pinho, D. B.; FONSECA, MEN; RESENDE, R. O.; FURLANETTO, C; Vale, H. M. M.. Participação em banca de Débora Cervieri Guterres. Taxonomia e filogenia molecular de Phyllachorales associados a plantas do cerrado. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

2.
BOITEUX, LS; FERREIRA, MAV; FONSECA, MEN; LIMA, MF; FURLANETTO, C. Participação em banca de Maria Geane Fontes. Transcriptoma da resposta do tomateiro ao Groundnut ringspot virus mediada pelo gene Sw-5 e mecanismos da resistência ao Tomato spotted wilt virus na cultivar ?Rey de Los Tempranos?. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

3.
PEREIRA-CARVALHO, R. C.; BOITEUX, LS; FONSECA, MEN. Participação em banca de Niday Alline Nunes Fernandes Accioly. Diversidade, distribuição e caracterização de novas espécies de begomovírus e Bemisia tabaci associadas com o cultivo do tomateiro no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

4.
BOITEUX, L. S.; FONSECA, MEN. Participação em banca de Amanda de melo Gonçalves. Identificação de marcadores moleculares ligados a genes de resistência a Fusarium oxysporum f.sp. lycopersici e diversidade de isolados das três raças do fungo em tomateiro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.

5.
PEREIRA-CARVALHO, R. C.; FONSECA, MEN. Participação em banca de Esdras Henrique da Silva. Esdras Henrique da Silva do Curso de Doutorado em Fitopatologia da UnB. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Fitopatologia) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
The 11th Solanaceae Conference. Biotic Interactions in Solanaceae. 2014. (Congresso).

2.
Visita Técnica Pós Graduação UNESP-Botucatu 2013.Integração de Técnicas Convencionais & Moleculares no Melhoramento Genético de Hortaliças. 2013. (Outra).

3.
Dia de Campo da Semana do Catálogo de Produtos e Serviços da Embrapa.Marcadores Moleculares e Qualidade Nutricional de Hortaliças. 2007. (Seminário).

4.
III Seminário Sobre Rotas tecnológicas da Biotecnologia.Potencial Impacto Econômico e Novos Nichos de Mercado de cultivares Convencionais e Trânsgênicas de Hortaliças Ricas em elementos Funcionais. 2007. (Seminário).

5.
IV Simpósio Brasileiro Sobre Cucurbitáceas.Melhoramento genético para melhor qualidade nutricional de Cucurbita pepo, C. moschata e C. maxima utilizando estratégias convencionais e biotecnológicas. 2007. (Simpósio).

6.
Virológica 91-Mesa redonda sobre Viróides e Amarelecimento Fatal do Dendenzeiro.Pesquisas Recentes Sobre Viróides no Brasil. 1991. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, AC ; PAIVA, LV ; COSTA, MGC ; MARRACCINI, P ; GRANELL, A ; ZAMIR, D ; KNAPP, S ; MICHELI, F ; GRAMACHO, KP ; BOITEUX, L. S. ; FONSECA, MEN ; ROSSI, M. M. . The 11th Solanaceae Conference. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Maria Geane Fontes. Transcritoma de Solanum lycopersicum resistente (gene Sw-5) e suscetível ao Groundnut ringspot virus (GRSV). Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Cleia Santos Cabral. Análie de polimorfismos ligados à resistencia a doenças em alface. Início: 2017. Orientação de outra natureza. (EMBRAPA) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Rafaela Cristina Ferreira Borges. Análise transcriptomica e aspectos epidemiológicos do patossistema Tectona grandis-Lasiodiplodia theobromae. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Matías González-Arcos. Utilización de herramientas moleculares y genómicas en la identificación de genes de interés para el mejoramiento de tomate. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidad de la Republica Uruguay. INIA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jose Getulio da Silva Filho. Diversidade dos Pigmentos e do Gene Codificador da Capsantina-capsorubina sintase (Via Biossintética dos Carotenóides) em Quatro Espécies do Gênero Capsicum L.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Botanica) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

2.
A G R B Valencio. Aplicações de técnicas moleculares no melhoramento genético de cebola: Identificação de citoplasma com macho-esterilidade e de genes análagos de resistência a doenças.. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Coorientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

Tese de doutorado
1.
Cleia Santos Cabral. Análise Genética da Resistência a Fusarium oxysporum f. sp. lactucae Raça 1 em Alface: Aplicação de Marcadores do Tipo RGA e De SNPs derivados de Genotyping-By-Sequencing. 2016. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

2.
Maria do Desterro Mendes dos Santos. Morfotaxonomia e filogenia molecular de espécies dos gênero Phyllachora e Ophiodotella, em hospedeiras da família Myrtaceae nativas do cerrado. 2013. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

3.
Rita de Cássia Pereira Carvalho. EXPRESSÃO FENOTÍPICA E MECANISMOS DE AÇÃO DE GENES ENVOLVIDOS NA RESISTÊNCIA AMPLA A BEGOMOVIRUS MONOPARTIDOS E BIPARTIDOS EM TOMATE. 2009. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

4.
Ana Heloneida de Araújo Morais. Diversidade de carotenóides nutracêuticos em frutos de Solanum [seção Lycopersicon]:composição, caracterização de genes estruturais da via biossintética e análise filogenômica.. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Náia Milene Menegucci Casagrande. CARACTERIZAÇÃO DE NEMATÓIDES DO GÊNERO MELOIDOGYNE (NEMATA:MELOIDOGYNIDAE) ATRAVÉS DO PADRÃO DA ENZIMA ESTERASE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CURSO DE BIOTECNOLOGIA) - Universidade Estadual Paulista. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

Iniciação científica
1.
Bruna Caroline Caixeta Mendes. Aplicação de marcadores moleculares no melhoramento genético do tomateiro. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

2.
Janaina Yanne Caires de Souza. Análise de pigmentos carotenóides em tomateiro via High Performance Liquid Chromatography (HPLC). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

3.
V J Miranda. Isolamento de genes da via de carotenóides de batata-doce (Ipomoea batatas).. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Ensino de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

4.
P P Silva. Isolamento de genes de resistência a geminivirus em tomateiro.. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Ensino de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Geane Fontes. Análise transcritômica, espectro da resistência do acesso PI 203230 e identificação de novas hospedeiras de Groundnut ringspot virus (GRSV). 2017. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

2.
Karla Fernanda Ayres de Souza Silva. Diversidade do complexo de espécies de Helicoverpa (Lepidoptera: Noctuidae) em tomateiro no Brasil. 2016. Orientação de outra natureza - (EMBRAPA) Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

3.
Elba Alvarez. Sequevares e Filotipos de Ralstonia solanacearum. 2016. Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Sanidad Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

4.
Maurício Rossato. Caracterização fenotípica, molecular, novas fontes de resistência em tomateiro e patogenicidade em cafeeiro. 2016. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

5.
Cleia Santos Cabral. Análise genética da resistência a Fusarium oxysporum f. sp. lactucae raça 1 em alface: Aplicação de marcadores do tipo RGA e SNP derivados de Genotyping-by-sequencing. 2016. Orientação de outra natureza. (Biotecnologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

6.
Celma Cardoso Peixoto. Caracterização biológica, morfológica e molecular do agente etiológico da Pinta-preta em Solanáceas no Brasil. 2015. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

7.
Amanda de Melo Gonçalves. Diversidade de Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici e desenvolvimento e validação de marcadores moleculares ligados a genes de resistência em tomateiro. 2015. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

8.
Mariana Resende Machado. Eficiência de novas fontes de resistência em tomateiro contra diferentes espécies de Begomovirus bipartidos e localização cromossômica do locus tcm-1. 2013. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

9.
Daniela Damasceno X. Ferro. Estudos com o locus Ty-1 do tomateiro e busca por novos marcadores moleculares para tolerância a Tomato severe rugose virus. 2013. Dissertação (Mestrado em Fitopatologia) - Universidade de Brasília,. 2013. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

10.
Francisco Costa. Análise de pigmentos carotenóides em tomateiro via High Performance Liquid Chromatography (HPLC). 2012. Orientação de outra natureza - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

11.
Maíra Teixeira de Andrade. Caracterização de isolados de Alternaria associadas ao gênero Allium no Brasil. 2011. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

12.
Cléia Santos Cabral. Caracterização de isolados de Fusarium oxysporum f. sp. lactucae das regiões Sul e Sudeste do Brasil e identificação de acessos de alface resistentes. 2011. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

13.
Bruna Caroline Caixeta Mendes. Utilização de marcadores moleculares para análise de pureza genética de cultivares de tomate e cenoura.. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

14.
Janaina Yanne Caires de Souza. Análise de pigmentos carotenóides em tomateiro via High Performance Liquid Chromatography (HPLC).. 2011. Orientação de outra natureza. (Biologia) - Faculdade Anhanguera de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

15.
Niday Alline Nunes Fernandes. Variabilidade genômica e geográfica de espécies de Begomovirus em tomateiro e em dois gêneros de plantas daninhas no Brasil. 2010. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

16.
Elba Alvarez. Sequevares e Filotipos de Ralstonia solanacearum. 2009. Orientação de outra natureza - Centro Nacional de Sanidad Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

17.
Érico de Campos Dianese. Resistencia ampla a Potyvirus e Tospovirus em Solanum (Secção Lycopersicon), desenvolvimento de marcador molecular e análise de determinantes virais na interação entre Tospovirus e o gene de resistência Sw-5. 2009. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

18.
Eliane Terumi Shibata. Resistência de genótipos de cenoura à Alternaria dauci e Cercospora carotae e prevalência de patógenos associados à queima das folhas da cenoura.. 2006. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

19.
Elaine Dias da Silva. Avaliação de licopeno e vitamina C em germoplasma de tomate.. 2006. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

20.
Samara Belem Costa. Diversidade patogênica e molecular de isolados de Ralstonia solanacearum da região amazônica. 2004. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

21.
Ilka South de Lima Cantanhêde. Caracterização fenotípica, genetica e molecular de genitores e populações segregantes e estimativa de parâmetros genéticos de atributos de interesse para o melhoramento genético do tomateiro. 2004. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

22.
Patrícia Pereira da Silva. Identificação de espécies de Stemphylium associadas com hortaliças no Distrito Federal e Entorno. 2003. Orientação de outra natureza - Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

23.
Ellen Redmond. estágio supervisionado da EMBRAPA: Clonagem de genes de resistência a nematóide em cenoura. 2002. 15 f. Orientação de outra natureza - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.

24.
Alice Maria Quezado Soares. Estudos sobre Exserohilum turcicum (Poss) Leonard & Suggs em milho - pipoca.. 1992. Orientação de outra natureza. (Fitopatologia) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Esther de Noronha Fonseca.



Inovação



Produto tecnológico
1.
FONSECA, M E N. BRS Leila. 2016.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FONSECA, M E N; MACEDO, A. . Projeto aprovado na Chamada Universal visa identificar gene de resistência a viroses do tomateiro. Embrapa Hortaliças home page, Brasília-DF, 11 jan. 2013.

2.
FONSECA, M. E. N.; MACEDO, A. . DF: projeto aprovado na chamada universal visa identificar gene de resistência a viroses do tomateiro. Portal Página Rural - O mundo agropecuário na Internet, Porto Alegre-RS, 11 jan. 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:50:22