Norma Giambarresi Ganho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4859508547790270
  • Última atualização do currículo em 24/03/2016


possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1999), doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (2003) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Participa em projeto na Universidade Federal do Paraná - Rede Paranaense de Coleções Biológicas. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Coleoptera, ecologia de comunidade, diversidade, coleções biológicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Norma Giambarresi Ganho
Nome em citações bibliográficas
GANHO, Norma Giambarresi

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Departamento de Zoologia.
Centro Politécnico
Jardim das Américas
81531-980 - Curitiba, PR - Brasil


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: ASPECTOS ECOLÓGICOS DA FAUNA DE COLEOPTERA CAPTURADA NO PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA, PONTA GROSSA, PARANÁ, BRASIL, EM ÁREAS COM DIFERENTES CONDIÇÕES FLORÍSTICAS, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: RENATO CONTIN MARINONI.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: diversidade alfa; diversidade beta; sazonalidade; Grupos tróficos; ARMADILHA DE SOLO; armadilha malaise.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Ecologia de Comunidades.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1997 - 1999
Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS SOBRE REPRODUÇÃO E ONTOGÊNESE DE Epilachna paenulata (GERMAR, 1824), (COLEOPTERA: COCCINELLIDAE),Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: RENATO CONTIN MARINONI.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: oviposição; viabilidade; longevidade; ciclo de vida.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1988 - 1990
Aperfeiçoamento em Ciências Biológicas (Entomologia).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: ESTUDO ONTOGENÉTICO E DE COMPORTAMENTO DE Epilachna paenulata. Ano de finalização: 1990.
Orientador: RENATO CONTIN MARINONI.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1984 - 1988
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Bolsista do(a): Projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais-REUNI, REUNI/UFPR, Brasil.
2004 - 2006
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Laboratório - Biologia, Carga horária: 40
Outras informações
Departamento de Zoologia - Coleção Entomológica Pe. Jesus Santiago Moure

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista Pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Atividade de Participação em Projeto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Bolsista doutorado, Enquadramento Funcional: Atividade de Participação em Projeto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Atividade de Participação em Projeto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Bolsista Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: Atividade de Participação em Projeto

Atividades

2008 - 03/2015
Serviços técnicos especializados , Setor de Ciências Biológicas UFPR - Departamento de Zoologia, .

Serviço realizado
Projeto Taxonline - Rede Paranaense de Coleções Biológicas- Assistência na curadoria da Coleção de Entomologia Jesus Santiago Moure e no gerenciamento do projeto.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


1999 - 2009
LEVANTAMENTO DA FAUNA ENTOMOLÓGICA NO PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA, PONTA GROSSA, PARANÁ (PROVIVE)
Descrição: Muitas estimativas foram feitas sobre a riqueza e variedade da fauna entomológica (ERWIN 1982; BRITTON 1991; GULLAN 1996) na tentativa de quantificar as milhares de espécies que habitam os mais variados ambientes. Todas indicam um notável número de espécies, encontradas em todas as regiões biogeográficas do mundo e praticamente em todos os nichos de ambientes naturais ou modificados, com os mais variados hábitos alimentares. A notável variedade de insetos pode não ser causada apenas pela diversidade taxonômica e fisiológica das plantas, mas também pela arquitetura das plantas. Estudos sobre a diversidade de insetos em diferentes estágios serais foram apresentados por KAPELLE, M. et al.(1995); SOUTHWOOD et al.(1979). MORRIS(1971), observando Coleoptera-Curculionoidea, Heteroptera e Auchenorhincha, mostrou que a diversidade de espécies está correlacionada com a altura da vegetação. MARINONI & DUTRA (1997), a partir do material capturado dentro do Projeto de Lev.Fauna Entomológica no Est.Paraná avaliaram a diversidade destes insetos e, apoiados principalmente nos trabalhos de MORRIS (1980) e HUTCHESON (1990), desenvolveram um estudo comparativo entre as guildas tróficas de coleópteros. A fim de estudar a fauna de Insecta em diferentes estágios de sucessão vegetal e avaliar a existência de possíveis grupos taxonômicos apropriados para serem utilizados como indicadores, o presente trabalho, em diferentes habitats de uma paisagem de Floresta Ombrófila Mista, no P.E.Vila Velha, P.Grossa, Paraná, tem como objetivos: comparar a diversidade de diferentes ordens nos diferentes estágios de sucessão vegetal; detectar as variações entre as comunidades; conhecer, dentro das ordens Coleoptera e Diptera, as famílias que habitam os diferentes estratos da vegetação; definir a variação dos grupos tróficos nos estratos do solo e do solo/1,50 m de altura; avaliar o alcance dos métodos de coleta empregados para servirem como definidores de parâmetros comparativos entre as áreas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1986 - 2009
TAXONOMIA E BIONOMIA DE COLEOPTERA (INSECTA)
Descrição: Estudo taxonômico das famílias Cerambycidae e Coccinellidae da Região Neotropical; estudos bionômicos de especies destas famílias, de maior interesse ecológico ou como pragas agrícolas ou florestais. Reavaliação da atual sistemática dos grupos, através de metodologia atualizada, permitindo a identificação mais rápida e precisa de espécies, bem como a descrição de novas;aumento dos conhecimentos sobre o comportamento de espécies de interesse ecológico ou pragas. Disponibilização através da "web", pelo portal do TAXONLINE das fotos dos tipos de Cerambycidae, a partir da digitalização de "slides" obtidos por Pe.J.S.Moure, em vários museus nacionais e internacionais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2012
A diversidade biológica como eixo temático no desenvolvimento de estratégias de melhoria do ensino de graduação e incentivo à pesquisa.
Descrição: O presente projeto prevê atividades diversificadas, aglutinando investigações e estudos através de diferentes abordagens, que terão como eixo temático a Diversidade Biológica, com um enfoque especial em Taxonomia, tema de excelência do curso de pós-graduação em Entomologia - UFPR. Nele está presente uma infra-estrutura composta por coleções biológicas e laboratórios associados aos acervos, biblioteca e pessoal especializado. O projeto visa favorecer o contato entre a linha de pesquisa em Taxonomia com graduandos e pós-graduandos, utilizando os seus princípios como norteadores na reflexão de temas relacionados à biodiversidade, favorecendo experiências diversas que possam valorizar a formação universitária. Ao mesmo tempo esse contato pretende promover um estímulo à formação de recursos humanos na área..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2008 - 2014
TAXONLINE - REDE PARANAENSE DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS
Descrição: A Universidade Federal do Paraná coordena o Projeto denominado Taxonline Rede Paranaense de Coleções Biológicas (www.taxonline.ufpr.br), em andamento desde dezembro de 2005. Tal projeto consiste na modernização, informatização e disponibilização pela WEB das informações contidas nos acervos de coleções biológicas do Estado do Paraná. Sua implementação ocorreu a partir de um auxílio concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq (724 mil reais). O projeto teve início com nove coleções botânicas e zoológicas no Estado e de agosto de 2007 a final de 2010 recebeu recursos da Secretaria do Estado da Ciência e Tecnologia (SETI) (500 mil reais) para expansão da rede de coleções para as Universidades Estaduais de Maringá e Ponta Grossa, que inicialmente não participavam do Projeto. Atualmente fazem parte da Rede: Herbário do Departamento de Botânica da UFPR - UPCB Coleção Entomológica Padre Jesus Santiago Moure da UFPR - DZUP Coleção de Ascidiacea da UFPR - DZUP Coleção Mastozoológica da UFPR - DZUP Coleção de Cnidaria da UFPR - DZUP Herbário do Departamento Animal e Vegetal da UEL - FUEL Museu de Zoologia da UEL (Abelhas, aves, mamíferos e peixes)- MZUEL Herbário da UEM - HUEM Coleção Ictiológica da UEM - Nupélia NUP Herbário da UEPG Coleção Entomológica dos Campos Gerais - CECGP Museu Botânico Municipal de Curitiba Jardim Botânico de Curitiba Museu de História Natural do Capão da Imbuia (Arachnida, crustáceos, insetos, miriápodos, moluscos, répteis, anfíbios, peixes, aves e mamíferos) - MHNCI Herbário do Parque da Ciência Newton Freire Maia IRAI Herbário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná HC Centro de Culturas de Microorganismos do Estado do Paraná. No momento, a rede Taxonline está passando por outro processo de expansão e deverá abrigar os registros das coleções de culturas biológicas incluindo coleções de culturas microbianas.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Biodiversidade.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de Comunidades.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GANHO, Norma Giambarresi2006GANHO, Norma Giambarresi; MARINONI, Renato Contin . A variabilidade espacial das famílias de Coleoptera (Insecta), no Parque Ecológico Vivat Floresta, Município de Tijucas do Sul - Pr, em Floresta Ombrófila Mista e plantação de Pinus elliotti Engelm.. Revista Brasileira de Zoologia, 2006.

2.
GANHO, Norma Giambarresi2005 GANHO, Norma Giambarresi; MARINONI, Renato Contin . Diversidade inventarial de Coleoptera (Insecta) em uma paisagem antropisada do bioma araucária. Revista Brasileira de Entomologia, Curitiba, v. 49, n.4, p. 535-543, 2005.

3.
MARINONI, Renato Contin2005 MARINONI, Renato Contin ; GANHO, Norma Giambarresi . Diversidade diferencial de Coleoptera (Insecta) em uma paisagem antropisada do bioma araucária. Revista Brasileira de Entomologia, Curitiba, v. 50, n.1, p. 64-71, 2005.

4.
MARINONI, Renato Contin2003MARINONI, Renato Contin ; GANHO, Norma Giambarresi . Sazonalidade de Nyssodrysina lignaria (Bates) (Coleoptera, Cerambycidae, Lamiinae), no Estado do Paraná, Brasil.. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 20, n.1, p. 141-152, 2003.

5.
GANHO, Norma Giambarresi2003 GANHO, Norma Giambarresi; MARINONI, Renato Contin . Fauna de Coleoptera no Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Abundância e riqueza das famílias capturadas através de armadilhas malaise.. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 20, n.4, p. 727-736, 2003.

6.
MARINONI, Renato Contin2003 MARINONI, Renato Contin ; GANHO, Norma Giambarresi . Fauna de Coleoptera no Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Abundância e riqueza das famílias capturadas através de armadilhas de solo.. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 20, n.4, p. 737-744, 2003.

7.
MARINONI, Renato Contin2002MARINONI, Renato Contin ; GANHO, Norma Giambarresi . Habits of Nyssodrysina lignaria (Bates) (Coleoptera, Cerambycidae, Lamiinae).. Proceedings of the Entomological Society of Washington, Washington, v. 104, n.3, p. 817-819, 2002.

8.
GANHO, Norma Giambarresi2000GANHO, Norma Giambarresi; MARINONI, Renato Contin . Algumas Características da reprodução e ontogênese de Epilachna paenulata (Germar)(Coleoptera, Coccinellidae, Epilachninae).. Revista Brasileira de Zoologia, Curitiba, v. 17, n.2, p. 445-454, 2000.

9.
MARINONI, Renato Contin1992MARINONI, Renato Contin ; GANHO, Norma Giambarresi . Sobre a oviposição e ontogenia de Epilachna clandestina MULSANT, 1850 (COLEOPTERA, COCCINELLIDAE).. Revista Brasileira de Entomologia, Curitiba, v. 36, n.3, p. 535-540, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MARINONI, Renato Contin ; GANHO, Norma Giambarresi ; MONNÉ, M. L. ; MERMUDES, J. R. M. . Hábitos alimentares em Coleoptera (Insecta). Ribeirão preto: Holos, 2001. 63p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GANHO, Norma Giambarresi; MARINONI, Renato Contin . Fauna de Coleoptera em Floresta Ombrófila Mista e plantação de Pinus elliotti. Abundância e riqueza de famílias.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. A Zoologia na Região Neotropical., 2006.

2.
MARINONI, Renato Contin ; GANHO, Norma Giambarresi . Sazonalidade das famílias mais abundantes de Coleoptera (Insecta) no Parque Estadual de Vila Velha, Paraná, Brasil.. In: XXVI Congresso de Zoologia, 2006, Londrina. XXVI Congresso de Zoologia . A Zoologia na Região Neotropical., 2006.

3.
GANHO, Norma Giambarresi; MARINONI, Renato Contin . Abundância e riqueza das famílias de Coleoptera em Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná, capturadas através de malaise. In: XXV Congresso Brasileir de Zoologia, 2004, Brasília. Resumos XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. Brasília, 2004. p. 80.

4.
GANHO, Norma Giambarresi; MARINONI, Renato Contin . Diversidade alfa em comunidades de Coleoptera no Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa , Paraná, Brasil.. In: XX congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado. XX congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. p. 205.

5.
MARINONI, Renato Contin ; GANHO, Norma Giambarresi . Sazonalidade de Nyssodrysina lignaria (BATES, 1864) (LAMIINAE, CERAMBYCIDAE, COLEOPTERA), no sul do Brasil.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Itajaí: Berger, 2002. v. 1. p. 225.

6.
MARINONI, Renato Contin ; GANHO, Norma Giambarresi ; COSTA, Cibele Stramare Ribeiro . Hábitos alimentares de Nyssodrysina lignaria (BATES) (COLEOPTERA: CERAMBYCIDAE: LAMIINAE).. In: 19º Congresso Brasileiro de entomologia, 2002, Manaus. Resumos do 19º Congresso Brasileiro de entomologia, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
MARINONI, Renato Contin ; GANHO, Norma Giambarresi . OVIPOSIÇÃO E ENTOGENIA DE Epilachna clandestina MULSANT, 1850 (COCCINELLIDAE-COLEOPTERA, INSECTA).. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GANHO, Norma Giambarresi; OLIVEIRA, S. T. ; IANNUZZI, L. . TEMA DROGAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS MAIS VENDIDOS EM CURITIBA. 1987. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GANHO, Norma Giambarresi. Auxílio na curadoria da Coleção de Entomologia Pe. Jesus Santiago Moure. 2008.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
GANHO, Norma Giambarresi. Insetos como base para avaliação de ambientes florestados.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GANHO, Norma Giambarresi; OLIVEIRA, S. T. ; IANNUZZI, L. . DEMONSTRAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS REFERENTES AO TEMA DROGAS, NO ENSINO DE PRIMEIRO GRAU.. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GANHO, Norma Giambarresi. Participação em banca de Eduardo Alves Oliveira. Coleópteros de uma ilha estuarina da Lagoa dos Patos, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

2.
GANHO, Norma Giambarresi. Participação em banca de Céuli Mariano Jorge. Fauna de Syrphidae capturada com armadilha malaise em cinco áreas com condições florísticas distintas no Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa, Paraná.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

3.
GANHO, Norma Giambarresi. Participação em banca de Adelita Maria Linzmeier. Comunidade de Alticini (Newman, 1834) (Coleoptera: Chrysomelidae: Galerucinae) em áreas com diferentes tipos de manejo e níveis de preservação vegetal na Floresta de Araucária no Paraná, Brasil.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GANHO, Norma Giambarresi. Participação em banca de Diogo Kawakami de Rezende.Fauna de Syrphidae capturada com armadilha malaise em cinco áreas com situações florísticas distintas no Parque Estadual de Vila Velha em Ponta Grossa, Paraná, no período de 2000/2001.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

2.
GANHO, Norma Giambarresi; MARINONI, Luciane; COSTA, Cibele Stramare Ribeiro. Participação em banca de Naligia Thais Pires Martins Opolis.Sazonalidade de Insecta em três diferentes unidades fitogeográficas no Estado do Paraná. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop Taxonline - Avaliação das Coleções Biológicas e Perspectivas para os Próximos Anos. 2013. (Outra).

2.
Call for Action. 2008. (Outra).

3.
Global Forum América Latina. 2008. (Outra).

4.
II Simpósio Nacional de Coleções Científicas. 2008. (Simpósio).

5.
COP 8 - Setor privado na conservação e uso sustentável da biodiversidade. 2006. (Outra).

6.
XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Fauna de Coleoptera em Floresta Ombrófila Mista e Plantação de Pinus Elliotti. Abundância e riquez das famílias. 2006. (Congresso).

7.
3ªConferência Internacional BAWB. 2005. (Outra).

8.
6° Ciclo de Estudos Científicos de Biologia - PUC/PR. 2005. (Outra).

9.
2ª conferência Internacional BAWB. 2004. (Outra).

10.
Os insetos em diferentes biomas do Estado do Paraná.. 2004. (Simpósio).

11.
XX congresso Brasileiro de Entomologia. A diverdidade alfa em comunidades de coleoptera no Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná, Brasil. 2004. (Congresso).

12.
XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Abundância e riqueza das famílias de Coleoptera em Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná, capturadas através de malaise. 2002. (Congresso).

13.
XV Congresso Brasileiro de Zoologia. 1988. (Congresso).

14.
1ª Semana de Biólogos de Curitiba. 1987. (Encontro).

15.
V Simpósio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências.Tema drogas nos livros didáticos de Ciências. 1987. (Simpósio).

16.
XI Congresso Brasileiro de Entomologia. Sobre oviposição e ontogenia de Epilachna clandestina Mulsant, 1850 (Coccinellidae, Coleoptera). 1987. (Congresso).

17.
38ª Reunião da SBPC. 38ª Reunião da SBPC. 1986. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARINONI, Luciane ; GANHO, Norma Giambarresi . Workshop Taxonline - Avaliação das Coleções Biológicas e Perspectivas para os Próximos Anos. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 7:03:56