Eloi Luiz Favero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1497269209026542
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Possui graduação em Bachareado em Ciência de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação automática, ambiente de aprendizagem, ambiente de educação à distância, avaliação de aprendizagem e agentes inteligentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eloi Luiz Favero
Nome em citações bibliográficas
FAVERO, E. L.;Eloi Luiz Favero;Favero, Eloi Luiz;Favero, Eloi

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Informática.
Estrada Nova S/N
66000-660 - Belem, PA - Brasil
Telefone: (91) 2111405
URL da Homepage: http://www3.ufpa.br/favero


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Generating hypertext summaries of quantitative data in multidimensional databases, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Jacques Robin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: pln; geração de linguagem; computação inteligente.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Setores de atividade: Informacao e Gestao C&T; Informática.
1983 - 1987
Graduação em Bachareado em Ciência de Computação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord Prog de Pós Gradução em Ciência da Comp, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2007 - Atual
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação-PPGC, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
1/1992 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Informática.

2/1991 - Atual
Ensino, Ciencias da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação em Lógica
Inteligência Artificial
Compiladores
2/1991 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Programação em Lógica
Linguagens Formais
Compiladores
Sistemas de Inteligencia Artificial
Engenharia de Software
2/2003 - 8/2005
Direção e administração, Serviço de Computação Departamento Tecn de Inf e Comp, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
2/1994 - 3/1996
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Informática.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/1995 - 6/1995
Extensão universitária , Centro de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Informática.

Atividade de extensão realizada
Curso de Ferramentas Case.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Linguagens Formais
2.
Eduação à distância
3.
Inteligência Artificial
4.
Processamento de Linguagem Natural


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Projeto Piloto do Sistema Geográfico de Informações Fundiárias do Nordeste Paraense
Descrição: Implementar um Banco de Dados associado a um Sistema de Informação Geográficas para integrar informações fundiárias de terras públicas e privadas em uma área piloto nas mesorregiões do Nordeste Paraense e Metropolitana de Belém, promovendo o intercâmbio e o compartilhamento das informações entre órgãos públicos estaduais e federais, para subsidiar ações conjuntas de ordenamento fundiário, proteção ambiental e justiça agrária. Coleta e sistematização de dados fundiários dos registros de órgãos fundiários e cartórios de registros de imóveis, bem como do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e espacialização dos estabelecimentos rurais nos municípios da área piloto. Modelagem do banco de dados e desenvolvimento do sistema de gerenciamento do banco de dados, visando a implementação do Sistema Geográfico de Informações Fundiárias (SGIF). Intercâmbio de dados e compartilhamento das informações para o aperfeiçoamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), das análises fundiárias, ambientais e de justiça agrária, realizado através do SGIF pelos órgãos federais e estaduais nas suas áreas de domínio.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Integrante / Francisco de Assis Costa - Coordenador / Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho - Integrante / Girolamo Treccani - Integrante.Financiador(es): Fundação Ford - Cooperação.
2012 - Atual
PROJETO MORADIA CIDADÃ: REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E URBANÍSTICA EM MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ COM BASE NA LEI FEDERAL Nº 11.952, DE 2009, PROGRAMA TERRA LEGAL.
Descrição: O presente Termo de Cooperação objetiva desenvolver ações de regularização fundiária e urbanística em ocupações existentes sobre terras federais transferidas aos municípios, com base na Lei Federal nº 11.952, de 2009, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana na Amazônia Legal. Descrição: Desde 2007 a Universidade Federal do Pará UFPA vem desenvolvendo trabalhos de cunho administrativo no tocante a dominialidade e regularidade de suas terras, trabalhos nos quais há, desde o seu início, uma significativa participação de alunos de graduação dos cursos de engenharia civil e arquitetura. A partir de 2008, foram assinados convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado do Pará SEDURB, cujos objetos eram atividades de regularização fundiária de áreas do entorno da UFPA, em Belém, e do bairro Cabelo Seco, em Marabá, com forte característica de extensão, com participação de discentes de variados cursos, além dos já citados, como Serviço Social e Direito. Destes trabalhos de cunho extensionista, que geraram uma base de dados rica e real das condições de habitabilidade, construção, legalidade e urbanidade, foram surgindo idéias que, sendo amadurecidas e aprofundadas, tornaram-se pesquisas que estão subsidiando dissertações de mestrado do PPGEC, estando, presentemente, duas discentes desenvolvendo trabalhos relacionados e baseados nestes dados. Sendo estes trabalhos de forte apelo e repercussão social, a Secretaria do Patrimônio da União, tomando conhecimento dos resultados altamente positivos dos trabalhos desenvolvidos pela UFPA, ao final do ano de 2009 decidiu financiar a UFPA no desenvolvimento de pesquisas aplicadas na área de Regularização Fundiária, objetivando ampliar e aprofundar o saber e o entender este grave problema de natureza técnica de engenharia, jurídica e social. Surge então este projeto, que, inusitadamente, é proposto e formalizado após o seu financiamento, pois a necessidade emergencial de se desenvolver promover e produzi.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Integrante / André Augusto Azevedo Montenegro Duarte - Coordenador.Financiador(es): Ministério das Cidades - Cooperação.
2009 - Atual
Avaliação automática de questões não objetivas com métodos inteligentes
Descrição: O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de um conjunto de algoritmos baseados em técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e de Inteligência Artificial (IA), dois campos da Ciência da Computação, para avaliação automática de questões não objetivas, cobrindo respostas de três principais tipos: diagramas com anotações textuais, por exemplo, Mapas Conceituais; código de programas para diversas linguagens de programação (SQL, Java e Prolog); questões discursivas (pequenas (20/30 palavras) e ensaios/redações (200 a 500 palavras). Nas questões discursivas focamos provas com grande público como de redações de Vestibular. Os algoritmos desenvolvidos dentro do possível são testados em bases digitalizadas e se possível em ambientes virtuais de ensino já em operação, como o Moodle. A relevância do projeto é o desenvolvimento de tecnologia para os sistemas de educação em massa, tais como ambientes virtuais, onde a avaliação automática permite o feedback imediato e aliviando a carga de trabalho dos educadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3
2002 - 2007
Xiloteca Virtual
Descrição: Objetivo: Criar um biblioteca virtual, a partir da xiloteca Walter A. Egler, incluindo imagens macroscópicas e microscópicas digitalizadas, de madeiras amazônicas, enfatizando aquelas de maior valor comercial. As imagens e demais informações são disponibilizadas em um site, via Internet. CNPq 09/2001 - SocInfo/ProTeM 01/2001 Período (2 anos): abril de 2002 ate marco de 2004 Função: Colaborador Valor R$82.000,00 Outras instituições: MPEG (Museu Paraense Emílio Goeldi).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Integrante / Armando J Haje Filho - Integrante / Claudia V Urbinati - Integrante / Pedro L B Lisboa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3
2002 - 2005
LUSO- Um ambiente de suporte ao desenvolvimento de uma gramática computacional do Português para produção de texto
Descrição: O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma Gramática Computacional de Geração (GCG) para a língua Portuguesa, para ser utilizada em aplicações tecnológicas que envolvam Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Internet. Os usos iniciais da GCG são a geração automática de textos em linguagem natural a partir de informação armazenada em meios eletrônicos e a pesquisa e estudo de padrões (por exemplo, tags do XML) para estruturação da infomação disponibilizada na Web na forma de linguagem natural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Coordenador / Elaine Carvalho - Integrante / Almir Monteiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
2002 - 2005
Portico-Sistema de Biblioteca Digital
Descrição: PÓRTICO (Sistema de Biblioteca Digital para Indexação de Produção Científica da UFPa) Resumo ¾ A produção científica em Português ?espalhada? em páginas Web representa uma relevante fonte de pesquisa, porém os atuais mecanismos de acesso limitam muito a sua utilização. O Sistema Pórtico tem como objetivo implementar uma Biblioteca Digital visando permitir acesso e indexação da produção científica na língua Portuguesa, objetivando melhorar a disseminação, recuperação e acessibilidade aos trabalhos. Melhorando a relevância e a significância na recuperação de informações, o Pórtico pretende viabilizar um maior intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores. O sistema Pórtico utilizará as informações dos pesquisadores do CNPq, provendo um conjunto de serviços essenciais para uma biblioteca científica digital, entre outros: indexação da produção cientifica; disponibilização dos trabalhos em PDF; disponibilização de dados estatísticos sobre cada publicação; classificação e categorização da produção com base no diretório de pesquisa do CNPq. Na versão inicial, o Pórtico utilizaráa a base Institucional da Plataforma Lattes da UFPa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Coordenador / Leda M S de Oliveira - Integrante / Almir Monteiro - Integrante.Número de orientações: 4
2002 - 2005
WebProcessServices: Uma Abordagem Flexível para Gerência de Processos de Software baseados na Internet
Descrição: Descrição: O objetivo geral do projeto é disponibilizar a funcionalidade de Gerência de Processos de Software através de Serviços Web baseados em Software Livre. Isto ocorre em resposta à demanda por soluções que integrem diferentes serviços necessários para desenvolvimento de software em prol de uma Sociedade de Serviços livre, acessível através da World-Wide Web e que permita sua utilização independente da linguagem de programação ou plataformas adotadas. Destaca-se ainda a necessidade de se propor uma solução escalável, isto é, que demonstre na prática a viabilidade tanto na condução de pequenos projetos quanto na coordenação de atividades envolvendo grande quantidade de profissionais dispersos geograficamente. Finalmente, grande ênfase é dada na avaliação formal da proposta. O projeto foi aprovado na chamada 001/2003 de Software Livre do CT-INFO do MCT/FINEP, obtendo auxílio financeiro no total de R$ 85.000,00 (distribuído em material permanente, de consumo e passagens aéreas). O Departamento de Informática da Universidade Federal do Pará é o principal executor do projeto que conta com a Filial Belém do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) como co-executora. Início: maio de 2004 Término: abril de 2005 Outros Participantes: Cleber Roberto Paes da Rocha; Arnaldo José de Miranda; Bruno Martins Moutinho; Antonio Jorge Abelém; Átila Soares; Allan Sanders; Marcus Venícius Araújo; Paulo Almeida Bastos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Integrante / Rodrigo Quites Reis - Coordenador.
2002 - 2005
AmAm - Ambiente de Aprendizagem Multiparadigmático
Descrição: Alguns problemas enfrentados no desenvolvimento e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem estão relacionados à diferentes visões: cooperação, colaboração, abordagens pedagógicas e engenharia de software. O AmAm apresenta uma arquitetura em resposta aos problemas levantados visando a construção de um espaço integrado, personalizado e multiparadigmático. Os componentes dessa arquitetura foram definidos para fornecer os elementos necessários para a execução de um processo de aprendizagem considerando a (re)utilização de ferramentas, o compartilhamento do conhecimento, a integração entre os conhecimentos produzidos em diferentes comunidades, as atividades cooperativas, a interface adaptativa, o modelo do aprendiz (habilidades) e o modelo de estratégias de acompanhamento, além da coordenação e avaliação necessária na união desses elementos. O AmAm deve permitir que mediadores e aprendizes configurem suas estações de aprendizagem (individuais) personalizadas através da seleção de ferramentas apropriadas para sua utilização. Palavras-Chave ¾ Ambientes virtuais de aprendizagem, framework, componentes reutilizáveis de software, agentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Coordenador / Aleksandra do S da Silva - Integrante / M P A A Harb - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 8


Projetos de extensão


2008 - 2009
Laboratório de Ensino e Extensão do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
Descrição: Laboratório de conteúdos e repositório digitais para atender disciplinas, nas modalidades presencial e à distância, de cursos do Departamento de Informática (Bacharelado em Sistemas de Informação)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2010
Portal Vitual da UAB: para ensino a distância
Descrição: Desenvolvimento e integração entre sistema de controle acadêmico e Plataforma virtual de ensino MOODLE. Bolsas; Treinamento; Passagens. Via UAB-MEC..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Coordenador.Financiador(es): MEC-Universidade Aberta do Brasil - Bolsa.
2006 - 2007
LAB-EAD ? Laboratório de Educação à Distância
Descrição: LAB-EAD ? Laboratório de Educação à Distância: Laboratório de desenvolvimento de conteúdos e repositório digitais para atender disciplinas, nas modalidades presencial e à distância, de cursos do Departamento de Informática (Bacharelado em Ciência da Computação). Bolsas e Material de Consumo..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eloi Luiz Favero - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Grau de Comendador (da Ordem do Mérito Judiciário), Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
1993
Segundo lugar na Semana Paraense de Informática (trabalho técnico) VII SEPAI, SUCESU-PA.
1987
Segundo prêmio EDISA, pelos trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso, Concedido pela EDISA ELETRÔNICA DIGITAL SA.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES DOS SANTOS, JOÃO CARLOS2015ALVES DOS SANTOS, JOÃO CARLOS ; Favero, Eloi Luiz . Practical use of a latent semantic analysis (LSA) model for automatic evaluation of written answers. Journal of the Brazilian Computer Society (Impresso), v. 21, p. 21, 2015.

2.
CHAVES, RAFAEL OLIVEIRA2015CHAVES, RAFAEL OLIVEIRA ; VON WANGENHEIM, CHRISTIANE GRESSE ; FURTADO, JULIO CEZAR COSTA ; OLIVEIRA, SANDRO RONALDO BEZERRA ; SANTOS, ALEX ; Favero, Eloi Luiz . Experimental Evaluation of a Serious Game for Teaching Software Process Modeling. IEEE Transactions on Education, v. PP, p. 1-8, 2015.

3.
Santos M.A.R.2014Santos M.A.R. ; FAVERO, E. L. . MCHQ-Alfa: Uma Proposta de Ferramenta para Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos Utilizando o Potencial das Histórias em Quadrinhos Mediada por Mapa Conceitual. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1, 2014.

4.
RAIOL, E.2014RAIOL, E. ; NATAL, I. P. ; FAVERO, E. L. . WebSQL: Uma ferramenta de apoio as processo de ensino e aprendizagem de SQL baseado na recomendação de objetos de aprendizagem e competências do aluno em SQL. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1, 2014.

5.
PALMEIRA, C.2012PALMEIRA, C. ; Favero, Eloi Luiz . A requirements Elicitation and Analysis Aided by text mining. International Journal of Computer Science and Network Security, v. 1, p. 26, 2012.

6.
DIAS JUNIOR, L. D.2012DIAS JUNIOR, L. D. ; Favero, Eloi Luiz . Integrating Software Repository Mining: A Decision Support Centered Approach. International Journal of Software Engineering & Applications (IJSEA), v. 3, p. 6, 2012.

7.
Sizo, A.M.2010Sizo, A.M. ; Favero, Eloi Luiz ; Lino, A.D.P. . Uma proposta de Arquitetura de Software para Construção e Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.. RISTI (Porto), v. 6, p. 15, 2010.

8.
FAVERO, E. L.2007 FAVERO, E. L.. The simple and powerful yfx operator precedence parser. Software, Practice & Experience, v. 37, p. 1451-1474, 2007.

9.
ROCHA, F E L2007ROCHA, F E L ; COSTA JUNIOR, Julio Valente ; FAVERO, E. L. . Qualitative Learning Assessment via Concept Maps. Revista de Informática Teórica e Aplicada, v. 16, p. 29-42, 2007.

10.
SILVA, W. R. C.2006SILVA, W. R. C. ; Lino, A.D.P. ; FAVERO, E. L. ; Castro A.R.G. . Previsão de demanda de vendas baseada em regras linguisticas e logica fuzzy. INFOCOMP (UFLA), v. 5, p. 52-58, 2006.

11.
LIMA, Paulo Sergio Rodrigues2005LIMA, Paulo Sergio Rodrigues ; BRITO, Silvana R. de ; SILVA, Orlando Fonseca ; FAVERO, E. L. . Adaptação de Interfaces em Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Foco na Construção Dinâmica de Comunidades. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n.1, p. 1-11, 2005.

12.
ROCHA, Francisco Edson Lopes da2005 ROCHA, Francisco Edson Lopes da ; COSTA JUNIOR, Julio Valente ; FAVERO, E. L. . Como usar ontologias na avaliação de aprendizagem significativa mediado por mapas conceituais. Revista Brasileira de Informática na Educação, sp, v. 13, n.2, p. 53-64, 2005.

13.
ROCHA, Claudio2005ROCHA, Claudio ; SANTANA, Adamo ; FRANCES, Carlos Renato ; FAVERO, E. L. ; COSTA, João . Load Forescating and Learning of Influence Patters of Socio-Economic and Climatic Factors on Power Cansumption. WSEAS Transactions Mathematics, Athens, Greece., v. 4, n.3, p. 176-183, 2005.

14.
ROCHA, F. L.2005ROCHA, F. L. ; COSTA JUNIOR, Julio Valente ; FAVERO, E. L. . CMTool: Facilitating Meaningful Learning Practice in the Classroom.. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 8, p. 55-70, 2005.

15.
HARB, M P A Abi2004HARB, M P A Abi ; COSTA JR, J V ; BRITO, S R ; FAVERO, E. L. ; TAVARES, O I . Codap: a multiagent system for sharing distributed learning objects. Revista Tecnologia da Informação, DF, v. 4, n.1, p. 37-46, 2004.

16.
FAVERO, E. L.1999 FAVERO, E. L.; ROBIN, J. . Um ambiente para desenvolvimento de gramáticas computacionais. Revista de Informática Teórica e Aplicada, Porto Alegre, v. 6, n.1, p. 49-76, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
Chaves, R.O. ; Favero, Eloi . Implementação de Simulação para ensino de Melhoria de Processo de Software. In: OLIVEIRA, S. R. B.; VASCONCELOS, Alexandre Marcos Lins de. (Org.). Abordagens para Apoio à Implementação da Melhoria do Processo de Software. 1ed.Recife: UFPE, 2016, v. 1, p. 331-342.

2.
Berardo, Saul ; Favero, Eloi ; Neto, Nelson . Active Learning with Clustering and Unsupervised Feature Learning. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. 9091, p. 281-290.

3.
Domingues, Miriam Lúcia ; Favero, Eloi Luiz . Domain Adaptation in Part-of-Speech Tagging. In: Bandyopadhyay, S.; Naskar, S.K.;Ekbal, A.. (Org.). Emerging Applications of Natural Language Processing: Concepts and New Research.. 1ed.IGI GLOBAL: IGI GLOBAL, 2012, v. 1, p. 52-72.

4.
DOMINGUES, M. L. ; FAVERO, E. L. . O Desenvolvimento de um Etiquetador Morfossintático com Alta Acurácia para o Português. In: TAGNIN, Stella E. O. ; VALE, Oto Araújo.. (Org.). Avanços da Lingüística de Corpus no Brasil. 2ed.SP: Humanitas/FFLCH/USP, 2008, v. 1, p. 143-150.

5.
FAVERO, E. L.; ROBIN, Jaques . Using OLAP and Data Mining for Content Planning in Natural Language Generation.. In: Mouzeghoub; Kedad, Z.; Métais,. (Org.). Lecture Notes In Computer Science. Berlin: , 2000, v. 1959, p. 164-175.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Sirotheau, S. ; SANTOS, J. C. A. ; FAVERO, E. L. . Avaliação automática de respostas textuais curtas por similaridades de n -gramas: refinamentos por regressão linear.. In: XXIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2018, Fortaleza-CE. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO - SBIE. Fortaleza, CE: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 1-1973.

2.
Sirotheau, S. ; Favero, Eloi ; ALVES DOS SANTOS, JOÃO CARLOS ; BALIEIRO, R. . LabPy: Laboratório virtual de ensino em Python. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza-CE. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Fortaleza, CE: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 1-1147.

3.
GOES, A. S. ; Eloi Luiz Favero ; ROCHA, F E L . AmanaEdu: An overview of a brazilian Educational cloud computing structure of the state of Para. In: N2C 2013 ​​​INTERNATIONAL SUMMER SCHOOL ON COMPUTING, NETWORKING AND COMMUNICATIONS, 2013, Hammamet. N2C 2013 ​​​INTERNATIONAL SUMMER SCHOOL ON COMPUTING, NETWORKING AND COMMUNICATIONS, 2013. v. 1. p. 1-1.

4.
Lino, A.D.P. ; FIGUEIRA, A. S. ; Favero, Eloi Luiz . Module of evaluation automatic essay questions on virtual learning environment LabSQL. In: CISTI'2014 - 9ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información, 2013, lisboa. Information Systems and Technologies (CISTI), 2013 8th Iberian Conference on, 2013. v. 1. p. 1-5.

5.
RIBEIRO, T. ; SANTOS, J. C. A. ; FAVERO, E. L. . Aplicação de um método LSA na avaliação automática de respostas discursivas. In: XXXII Simpósio da Sociedade Brasileira de Computação: DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2012, Curitiba. DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação, 2012. v. 1.

6.
PONTES, P. A. ; FAVERO, E. L. ; Chaves, R.O. . In Search of the Lost Donor: An educational game as a tool for education and awareness of blood donation.. In: In Search of the Lost Donor: An educational game as a tool for education and awareness of blood donation., 2012, brasilia. XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - SBGAMES. Brasilia: SBC, 2012. v. 1. p. 13-19.

7.
Dias, Maxwel ; FAVERO, E. L. . Mineração de Dados na Avaliação de Aprendizagem Online: um Estudo de Caso no Ambiente Virtual LabSQL. In: : XXXVII Conferencia Latinoamericana de Informática (XXXVII CLEI), 2011, Quito. : XXXVII Conferencia Latinoamericana de Informática (XXXVII CLEI), 2011. v. 1.

8.
Chaves, R.O. ; Miranda, Tales ; Tavares, E.M. ; Oliveira SRB ; FAVERO, E. L. . DESIGMPS: Um jogo de apoio ao ensino de modelos de qualidade de processos de software baseado em mapas conceituais. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracaju. anais 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011.

9.
BRITO, Silvana R. de ; Silva, A. ; TAVARES, O I ; Sirotheau, S. ; FAVERO, E. L. . Aprendizagem de iniciantes em algoritmos e programação: foco nas competências de autoavaliação. In: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracaju. 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, 2011.

10.
Chaves, R.O. ; Tavares, E.M. ; FAVERO, E. L. . A Contribuição da Filosofia de Platão e de Aristóteles para o Ensino do Paradigma de Orientação a Objetos. In: Simposio Brasileiro de Informatica na Educação - SBIE, 2010, João Pessoa. Simposio Brasileiro de Informatica na Educação - SBIE. SBC: SBC, 2010. v. 1. p. 320-325.

11.
Chaves, R.O. ; Tavares, E.M. ; FAVERO, E. L. . A Software Process Simulator Machine for Software Engineering Simulation Games. In: Simpósio Brasileiro de Games - SBGAMES, 2010, Florianópolis. SBGames 2011 - Computing Track. Florianópolis: SBGAMES, 2010. v. 1. p. 254-260.

12.
Mota, Marcelle ; FAVERO, E. L. . Ambiente Integrado à Plataforma Moodle para Apoio ao Desenvolvimento das Habilidades Iniciais de Programação. In: Simpósio Brasileiro em Informática na Educação, 2009, Florianópolis. X Simpósio Brasileiro em Informática na Educação (SBIE 2009 ), 2009. v. 1. p. 181-188.

13.
Moreira M.P. ; FAVERO, E. L. . Um Ambiente para Ensino de Programação com Feedback Automático de Exercícios. In: Workshop sobre Educação em Computação (Congresso da Sociedade Brasileira de Computação), 2009, Bento Gonçalves. WEI - XVII Workshop sobre Educação em Computação, 2009. v. 1. p. 154-161.

14.
Moreira M.P. ; FAVERO, E. L. . Automatic Evaluation of Programming Using Statistics Technique: An Approach to Complement Test-Based Evaluation.. In: IADIS Multi Conference on Computer Science and Information Systems, 2009, Algarve. IADIS Multi Conference on Computer Science and Information Systems, 2009. v. 1. p. 203-209.

15.
COSTA, Danielle F ; FAVERO, E. L. . BAIUKA: Jogo Educativo de Lendas Amazônicas. In: Simpósio Brasileiro de GAMES 2009, 2009, Rio de Janeiro. VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009. v. 1. p. 67-76.

16.
COSTA, Danielle F ; FAVERO, E. L. . BAIUKA - GAME OF AMAZONIAN LEGENDS FOR THE ASSESSMENT OF MULTIPLE INTELLIGENCES. In: ICECE 2009 ? International Conference on Engineering and Computer Education ? (2009: Buenos Aires), 2009, Buenos Aires. Proceedings, International Conference on Engineering and Computer Education, ICECE 2009, 2009. v. 1. p. 67-73.

17.
Lobato, Antonio ; FAVERO, E. L. . Aplicando Rubrica para Avaliar Qualitativamente o Estudante no LabSQL. In: Conferencia LatinoAmericana de Informática - CLEI, 2008, Santa Fe. Anais da Conferencia LatinoAmericana de Informática - CLEI. 1: 1, 2008. v. 1. p. 1-1.

18.
Mota, Marcelle ; FAVERO, E. L. . JavaTool: Uma ferramenta para ensino de programação. In: Workshop sobre Educação em Computação - WEI, 2008, Belem. Workshop sobre Educação em Computação - WEI, 2008. v. 1. p. 1-1.

19.
Dias, Maxwel ; FAVERO, E. L. . Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados no Processo de Aprendizagem na Educação a Distância.. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2008, Fortaleza. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 1: 1, 2008. v. 1. p. 1-1.

20.
Silva H.A.N. ; FAVERO, E. L. . Um sistema baseado na lógica difusa para decidir os conceitos finais dos estudantes críticos.. In: Workshop de Informática na Escola - WEI, 2008, Belem. Workshop de Informática na Escola - WEI. 1: 1, 2008. v. 1. p. 1-1.

21.
Covre Vanderlene ; REIS, Carla A L ; FAVERO, E. L. . Metodologia para Implementação do MPS.BR Utilizando o Ambiente WebAPSEE. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2008, Florianópolis. VII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Itajai: Univali, 2008. v. i. p. 171-186.

22.
Lino, A.D.P. ; FAVERO, E. L. ; HARB, M P A A ; BRITO, Silvana R de ; SILVA, Aleksandra Do S. . Avaliação automática de consultas SQL em ambiente virtual de ensino-aprendizagem.. In: Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de la Información. CISTI 2007., 2007, Porto. Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de la Información. CISTI 2007.. Porto: Fernando Pessoa, 2007. v. 1. p. 89-100.

23.
Lino, A.D.P. ; FAVERO, E. L. ; Silva H.A.N. . Aplicando lógica difuso para avaliar qualitativamente o aprendiz no LabSQL. In: CLEI 2007 - XXXIII Conferencia Latinoamericana de informática, 2007, Lisboa. CLEI 2007 - XXXIII Conferencia Latinoamericana de informática, 2007. v. 1. p. 143-154.

24.
Santos, T.L.T. ; SILVA, Aleksandra Do S. ; FAVERO, E. L. ; Lino, A.D.P. . Avaliação automática de questões conceituais discursivas. In: Simposio Argentino de Inteligencia Artificial, 2007, Mar del plata. Simposio Argentino de Inteligencia Artificial, 2007. v. 1. p. 128-138.

25.
Costa, Kelle ; HARB, Maria P A Abi ; BRITO, Silvana R ; FAVERO, E. L. . Um sistema de recomendação para ambientes virtuais de aprendizagem baseado em agentes e componentes de software.. In: Conferencia LatinoAmericana de Informática - CLEI, 2006, Santiago. Conferencia LatinoAmericana de Informática - CLEI - 2006, 2006.

26.
Costa, Kelle ; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi ; BRITO, Silvana R. de ; FAVERO, E. L. . Uma ferramenta para apoio ao acompanhamento do estudante em ambientes de EAD utilizando Lógica Fuzzy. In: Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologia de Informação., 2006, Esposende-Portugal. Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologia de Informação, 2006, 2006.

27.
MARIALINA SOBRINHO, ; CARDOSO, Paula ; FAVERO, E. L. . Objetos de Aprendizagem no Ensino de Inglês. In: VIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação: Saber criar, saber usar, 2006, Porto Alegre. VIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação: Saber criar, saber usar,, 2006. v. 1. p. 97-103.

28.
BRITO, Silvana R ; SILVA, Aleksandra S ; FAVERO, E. L. . Modelo baseado em agentes para acompanhamento do processo de aprendizagem em ambientes virtuais. In: II Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação- SMSI 2005, 2005, Belo Horizonte. II Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação- SMSI 2005, 2005. v. 1. p. 56-67.

29.
CARDOSO, Paula ; MARIALINA SOBRINHO, ; FAVERO, E. L. . Objetos de Aprendizagem Aplicados no Ensino de Inglês. In: XVI Simpósio de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora MG. Workshops Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância Mediada pela Internet, 2005. v. 1. p. 1-3.

30.
Costa, Kelle ; HARB, Maria P A Abi ; BRITO, Silvana R. de ; FAVERO, E. L. . Acompanhamento do estudante em ambientes de aprendizagem utilizando Lógica Fuzzy. In: WIE - Workshop de Informática na Escola) - SBC, 2005, 2005, Campo grande. WIE - Workshop de Informática na Escola - SBC, 2005, 2005.

31.
ROCHA, F. L. ; FAVERO, E. L. . CMtool: A suporting tool for conceptual map analysis. In: WCETE2004 - World Congress on Engineering and Technology Education, 2004, Guarujá - Santos. Proceedings, World Congress on Engineering and Technology Education, 2004. v. 1. p. 507-511.

32.
VIEGAS, R. ; FAVERO, E. L. ; GONÇALVES, Glauco e . SET-Uma solução de computador popular de rede para laboratórios de informática. In: WCETE2004 - World Congress on Engineering and Technology Education, 2004, Guarujá/Santos/Brasil. Proceedings, World Congress on Engineering and Technology Education, 2004. v. 1. p. 885-887.

33.
BEZERRA, Gleison S ; COSTA, Danielle F ; FAVERO, E. L. ; BRITO, Silvana R ; SILVA, Aleksandra S da . FASE: Ferramenta de Autoria e Simulação de Experimentos. In: WCETE2004 - World Congress on Engineering and Technology Education, 2004, Guarujá / Santos / Brasil. Proceedings, World Congress on Engineering and Technology Education, 2004. v. 1. p. 975-979.

34.
HAJE FILHO, Armando J ; FAVERO, E. L. ; URBINATI, Claudia V ; LISBOA, Pedro L B . XiloMaM - Xiloteca Virtual de Madeiras Amazônicas. In: WCETE2004 - World Congress on Engineering and Technology Education, 2004, Guarujá / Santos / Brasil. Proceedings, World Congress on Engineering and Technology Education, 2004. v. 1. p. 875-879.

35.
FAVERO, E. L.; OLIVEIRA, Leda M S de ; COSTA, Danielle F . Uma arquitetura para biblioteca digital de produção científica em português do brasil. In: WCETE2004 - World Congress on Engineering and Technology Education, 2004, Guaruja / Santos / Brasil. Proceedings, World Congress on Engineering and Technology Education, 2004. v. 1. p. 857-861.

36.
FREIRE, José Antonio S Santos ; SILVA, Aleksandra Do S da ; BRITO, Silvana R de ; FAVERO, E. L. ; HARB, Maria P A Abi . IETS: Interactive environment for theaching SQL. In: WCETE2004 - World Congress on Engineering and Technology Education, 2004, Guarujá / Santos / Brasil. Proceedings, World Congress on Engineering and Technology Education, 2004. v. 1. p. 512-516.

37.
Brito, SR ; Silva, AS ; FAVERO, E. L. ; Tavares OL . O estudo de compiladores apoiado pela pedagogia de projetos e por um AVA. In: XXIV Congresso da SBC, 2004, Salvador. XII WEI - Workshop de educação e computação, 2004. v. 1. p. 124-129.

38.
BRITO, S R ; SILVA, A S ; FAVERO, E. L. ; TAVARES, O L ; HARB, M P A A . Ensino de compiladores apoiado por um ambiente virtual de aprendizagem. In: Latin American Congress of Superior Education in Computation, 2004, Arequipa. XII Congress of Superior Education in Computation - XII CIESC. v. 2. p. 243-250.

39.
ROCHA, F L e ; COSTA, J V da ; FAVERO, E. L. . A New Approach to Meaningful Learning Assessment Using Concept Maps: Ontologies and Genetic Algorithms. In: CMC 2004, First International Conference on Concept Mapping, 2004, Pamplona, Spain. CMC 2004, First International Conference on Concept Mapping, 2004. v. 1. p. 235-244.

40.
COSTA, J V da ; ROCHA, F L e ; FAVERO, E. L. . Linking Phrases in Concept Maps: A Study on the Nature of Inclusivity. In: CMC 2004, First International Conference on Concept Mapping, 2004, Pamplona, Spain. CMC 2004, First International Conference on Concept Mapping, 2004. v. 1. p. 503-511.

41.
ROCHA, F E L ; ROBERTA, V ; COSTA, J V da ; FAVERO, E. L. . Especifricação de um algoritmo genético para auxiliar na avaliação de aprendizagem significativa com mapas conceituais. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2004, Manaus. XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Manaus: Ufam, 2004. v. 1. p. 139-148.

42.
HARB, Maria da Penha A Abi ; BRITO, Silvana R de ; REIS, Rodrigo Q ; FAVERO, E. L. ; LISBOA, Carlos R . Uma ferramenta para apoio a pedagogia de projetos. In: WCETE2004 - World Congress on Engineering and Technology Education, 2004, Guarujá / Santos / Brasil. Proceedings, World Congress on Engineering and Technology Education, 2004. v. 1. p. 985-989.

43.
SILVA, Aleksandra Do S. ; BRITO, Silvana R. de ; FAVERO, E. L. ; HERNÁNDEZ-DOMÍNGUEZ, Arturo ; TAVARES, Orivaldo de Lira . Uma arquitetura para desenvolvimento de ambientes interativos de aprendizagem baseado em agentes, componentes e frameworks. In: SBIE2003 - Simpósio Braisileiro de Informática na Educação, 2003, RJ. SBIE2003 - Simpósio Braisileiro de Informática na Educação, 2003. v. 1. p. 203-212.

44.
HARB, Maria da Penha de Andrade Abi ; BRITO, Silvana R. de ; SILVA, Aleksandra Do S. ; FAVERO, E. L. ; TAVARES, Orivaldo de Lira . AmAm: ambiente de aprendizagem multiparadigmático. In: SBIE2003 - Simpósio Braisileiro de Informática na Educação, 2003, RJ. SBIE2003 - Simpósio Braisileiro de Informática na Educação, 2003. v. 1. p. 223-232.

45.
SOUZA, Silvio R. A. de ; FAVERO, E. L. . Sistema de Apoio à Decisão Baseada em Lógica Fuzzy para Acordos de Cobrança. In: Laptec2003- Fourth Congress of Logic Applied to Technology, 2003, São Paulo. Laptec2003- Fourth Congress of Logic Applied to Technology Conference Proceedings, 2003. v. 1. p. 101-116.

46.
S, Silva A ; Brito, SR ; A, Hernandes Domingues ; FAVERO, E. L. ; Tavares OL . Organizações de agentes no apoio ao ensino-aprendizagem de computação. In: ICECE 2003, 2003, Santos. ICECE 2003 COPEC, 2003. v. 1. p. 136.

47.
FAVERO, E. L.; ROBIN, Jaques . Featured Definite Clause Grammar (FDCG): A logic grammar for text generation. In: VI Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação, 2002, Rio de Janeiro. SBPL VI Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação, 2002. v. 1. p. 283-296.

48.
BITTENCOURT, M. ; FAVERO, E. L. . Prolog and Java for Game Programmming. In: WJogos 2002 1° Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2002, Fortaleza. WJogos 2002 1° Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2002. v. 1. p. 11-14.

49.
ROMERO, M. ; FAVERO, E. L. . MRDX - A framework for 2D game. In: WJogos 2002 1° Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2002, Fortaleza. WJogos 2002 1° Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2002. v. 1. p. 15-19.

50.
SILVA, Aleksandra S ; DOMINGUES, A. H. ; FAVERO, E. L. . Organização de Agentes em Ambientes de Aprendizagem. In: XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2002, Porto Alegre. XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2002. v. 1. p. 642-650.

51.
ASSIS, O.P. ; FAVERO, E. L. . Programação Neuro-linguistica: aplicada na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem. In: XVI SEPAI - Informazônia 2002, 2002, Belém. Anais dos Trabalhos Técnicos, 2002. v. 1. p. 1-10.

52.
FAVERO, E. L.; CARVALHO, E. ; SOARES, F. . Análise de desenpenho para métodos empiricos de codificação de gramáticas em Pascal, C e Java. In: XVI SEPAI - Informazônia 2002, 2002, Belém. Anais dos Trabalhos Técnicos, 2002. v. 1. p. 1-7.

53.
FAVERO, E. L.; ROBIN, J. . HYSSOP:Natural Language Generation Meets Knowledge Discovery in Databases. In: Third International Conference on Information Integration and Web-Based Applications and Services (IIWAS 2001), 2001, Wien. Third International Conference on Information Integration and Web-Based Applications and Services, 2001. p. 243-256.

54.
ROBIN, Jaques ; FAVERO, E. L. . Content aggregation in natural language generation. In: 1TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON NATURAL LANGUAGE GENERATION, 2000, Mitzpe Roman. 1TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON NLG, 2000. v. 1. p. 124-132.

55.
FAVERO, E. L.; VIEIRA, R. V. ; PEREIRA, V. . Um editor sintático para Diagramas de Ação. In: 7a SEPAI -SUCESU-PA, 1994, Belem. 7a Semana Paraense de Informática, 1994. v. 1. p. 56-66.

56.
PEREIRA, V. ; POMPEU, A. ; FAVERO, E. L. . Tradução de SQL para Álgebra Relacional. In: 8a SEPAI SUCESU PA, 1994, Belem. 8a Semana Paraense de I nformática, 1994. v. 1. p. 84-90.

57.
FAVERO, E. L.. As sete regras do bom DFD. In: 8a Semana Paraense de Informática, 1994, Belém. 8a Anais da Semana Paraense de Informatica, 1994. v. 1. p. 18-28.

58.
FAVERO, E. L.; VIEIRA, R. V. . Uma ferramenta para análise orientada pela modelagem de dados. In: VII SEPAI - SUCESU-PA, 1993, Belem. VII SEPAI - Semana Paraense de Informática - SUCESU-PA, 1993. v. 1. p. 15-37.

59.
FAVERO, E. L.; VIEIRA, R. V. . A implementação de um editor de diagramas de ação. In: VII SEPAI - SUCESU-PA, 1993, Belem. VII SEPAI - Semana Paraense de Informática - SUCESU-PA, 1993. v. 1. p. 52-67.

60.
FAVERO, E. L.; SPOTORNO, M. ; PRICE, R. T. . O uso de gramáticas de atributos na formatação de notações diagramáticas. In: IV SBES, 1990, São Paulo. IV SIMPOSIO BRASILEIRO DE ENG. DE SOFTWARE, 1990. v. 1. p. 70-83.

61.
FAVERO, E. L.; PRICE, R. T. . A implementação de um editor diagramático para DFDs. In: IX CONGRESSO DA SBC, 1989, Uberlândia. IX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTACAO, 1989. v. 1. p. 327-341.

62.
FAVERO, E. L.; PRICE, R. T. . Um editor híbrido (texto e diagramas) orientado por estruturas. In: III SBES, 1989, Recife. III SIMPOSIO BRASILEIRO DE ENG. SOFTWARE, 1989. v. 1. p. 137-151.

63.
FAVERO, E. L.; AUGUSTINI, A. ; PRICE, R. T. . Os comandos de navegação em um editor dirigido por sintaxe. In: II Reunião de Trabalho - Projeto ESTRA, 1989, São Paulo. II Reunião de Trabalho. Coletânea de Resultados de Pesquisa - Projeto ESTRA - SID-Informática. v. 1. p. 307-416.

64.
PRICE, R. T. ; FAVERO, E. L. . Editores diagramaticos baseados em formalismos gramaticais. In: XIV CLEI - CONFERENCIA LATINO AMERICANA DE INFORMATICA, 1988, Buenos Aires. XIV CLEI - CONFERENCIA LATINO AMERICANA DE INFORMATICA, 1988. v. 1. p. 509-527.

65.
FAVERO, E. L.; PRICE, R. T. . A Implementação de Editores dirigidos por sintaxe. In: IV Reunião de Trabalho - Projeto ESTRA - SID-Informática, 1988, São Paulo. IV Reunião de Trabalho. Coletânea de Resultados de Pesquisa - Projeto ESTRA - SID-Informática, 1988. v. 1. p. 269-278.

66.
PRICE, R. T. ; FAVERO, E. L. . Uma introdução a linguagem lde do Ambiente de Desenvolvimento de Software ADS. In: VII CONGRESSO DA SBC, 1987, Salvador. VII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DA COMPUTAÇÃO, 1987. v. 1. p. 538-548.

67.
PRICE, R. T. ; PIMENTA, M. ; FAVERO, E. L. . Uma Experiência de Prototipação no Ensino de Implementação de SGBDs. In: 1ro SBBD, 1986, Rio de Janeiro. 1ro Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados da SBC, 1986. v. 1. p. 153-164.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Aragão M. P. ; FAVERO, E. L. . Avaliação Automática em questões com diferentes graus de dificuldade: Uma abordagem utilizando K- Nearest Neighbor. In: CISTI'2014 - 9ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información, 2014, Barcelona. CISTI'2014 - 9ª Conferencia Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información, 2014.

2.
DOMINGUES, M. L. ; FAVERO, E. L. . Etiquetagem de Palavras para o Português do Brasil. In: V Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana, 2007, Rio de Janeiro. V Workshop em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana,. 1: 1, 2007. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Domingues, Miriam L. ; FAVERO, E. L. . O Desenvolvimento de um Etiquetador Morfossintático com Alta Acurácia para o Português. In: VI Encontro de Lingüística de Corpus, 2007, São Paulo. Anais do VI Encontro de Lingüística de Corpus.. 1: 1, 2007. v. 1. p. 1-1.

2.
KOLIVER, C. ; FAVERO, E. L. ; AUGUSTINI, A. ; PRICE, R. T. . A implementação de um avaliador incremental de Gramáticas de Atributos. In: IV Simpósio Brasieiro de Engenharia de Software, 1990, Aguas de São Pedro - SP. IV Simpósio Brasieiro de Engenharia de Software, 1990. v. 1. p. 265.

3.
ESPERANÇA, L. ; FAVERO, E. L. ; PRICE, R. T. . Um algoritmo de reconhecimento incremental. In: I Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1989, Porto Alegre. I Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 1989.

4.
FAVERO, E. L.; AUGUSTINI, A. ; AZEREDO, P. A. ; PRICE, R. T. . Os comandos de navegação e um editor dirigido por sintaxe. In: II Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 1988, Canela. Anais II Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 1988. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
Aragão M. P. ; FAVERO, E. L. . Avaliação Automática em questões com diferentes graus de dificuldade: Uma abordagem utilizando K- Nearest Neighbor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
COSTA, F. A. ; TRECCANI, G. ; Favero, Eloi . SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES FUNDIÁRIAS (SIGF). 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512016001081-9, data de registro: 10/01/2017, título: "SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES FUNDIÁRIAS (SIGF)" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Hilton Prado de Castro Junior. A formação de professores para informática educativa na rede estadual de ensino do municipio de Belem. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará.

2.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Louise Gonçalves de Barros. Projeto de extensão em computação: Integração entre universidade e escola por meio de olimpiada brasileira de informática. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará.

3.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Robson da Silva Aguiar. Avaliaçao automática e semi-automática para apoiar o ensino de teoria da computação. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará.

4.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Paulo Fernando Pimenta de Souza Junior. Uma proposta de framework para modelos computacionais de uso de cobertura de terra. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará.

5.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Carlos de Souza Brito Neto. Ambiente virtual para resolver problemas de discriminação simples com sujeitos não-humanos. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

6.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Giovana Ramos Strassburger. Uma solução para modelagem de automação utilizando praxis. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

7.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Marla Terezinha Barbosa Geller. Experiência em Customização de um modelo de processo de software para aplicações Web. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

8.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Sergio Silva Souza. Metodologias para Avaliação de Ferramentas Computacionais Para auxilio de Ensino de Matemática. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

9.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Eliane Cristina Flexa Duarte. Metricas para avaliação de software educativo. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

10.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Larissa Tollens Simon. Uma experiencia na refatoração do projeto e codigo fonte de software web em PHP. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

11.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Wanderson Alexandre da Silva Quinto. Desenvolvimento de Animação de Atores sintéticos articulados. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

12.
FAVERO, E. L.; C, João Crisóstomo W A. Participação em banca de André Moacir Lage Miranda. Integração de sistemas legados para aprendizado a distância. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

13.
FAVERO, E. L.; OLIVEIRA, Roberto Celio Limão de. Participação em banca de Luiz Alano Alexandre Lopes. Desenvolvimento de uma ferramenta de autoria para conteúdo web. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

14.
FAVERO, E. L.; LIMÃO, Roberto Célio. Participação em banca de Antenor dos Santos Neves. Ambiente de inteligência computacional para uso na Web. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

15.
FAVERO, E. L.; OLIVEIRA, Roberto Célio Limão de. Participação em banca de Andreya Prestes da Silva. Ambiente de suporte a experimentação remota via Web. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
FAVERO, E. L.; OLIVEIRA, Roberto Celio Limão de. Participação em banca de Antonio Moraes da Silveira. Inteligência Computacional Aplicada na Construção de Modelos de Gestão para organizações públicas e privadas. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Fabíola pantoja oliveira araújo. Estimação automática de parâmetros para um sintetizador de voz por formantes. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

2.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Fabíola pantoja oliveira araújo. Estimação automática de parâmetros para um sintetizador de voz por formantes. 2010.

3.
FAVERO, E. L.. Participação em banca de Paulo Sergio Rodrigues Lima. Personalização de Interfaces para Ambiente de Aprendizagem Multiparadigmatico. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

4.
FAVERO, E. L.; BARROS, Flavia de Almeida; FERRAZ, Carlos Andre Guimareaes. Participação em banca de Hendrink Teixeira Macedo. Ubiquitous acess to web content via voice portals web services ontologies and NLG. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
FAVERO, E. L.; OLIVEIRA, Roberto Celio Limão de. Participação em banca de Antonio Morais da Silveira. Inteligência Computacional aplicada na contrução de modelos de gestão. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FAVERO, E. L.. Professor Adjunto. 2002. Universidade Federal do Pará.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
MAXWEL MACEDO DIAS. Descoberta de Conhecimento em Ambientes Virtuais de aprendizagem. Início: 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Adenilton Corecha de Souza. Sistema de apoio a regularização fundiária. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

2.
Adenilton Corecha de Souza. Projeto Piloto do Sistema Geográfico de Informações Fundiárias do Nordeste Paraense. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA EXTENSÃO E ENSINO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS. (Orientador).

3.
EUDO NEVES PRIMO. Projeto Piloto do Sistema Geográfico de Informações Fundiárias do Nordeste Paraense. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA EXTENSÃO E ENSINO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS. (Orientador).

4.
FABIANA RODRIGUES DE GOES. Projeto Piloto do Sistema Geográfico de Informações Fundiárias do Nordeste Paraense. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA EXTENSÃO E ENSINO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS. (Orientador).

5.
EUDO NEVES PRIMO. Projeto Piloto do Sistema Geográfico de Informações Fundiárias do Nordeste Paraense. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA EXTENSÃO E ENSINO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS. (Orientador).

6.
FABIANA RODRIGUES DE GOES. Projeto Piloto do Sistema Geográfico de Informações Fundiárias do Nordeste Paraense. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA EXTENSÃO E ENSINO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Gomes Souza. Método de composição do resultado para resolução de problemas: melhoria de desempenho da aprendizagem de progrmação. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

2.
Maria Andréia Rodrigues dos Santos. Aprendizagem da Língua Portuguesa na Educação de Surdos Utilizando Editor de História em Quadrinhos Mediada por Mapa Conceitual. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

3.
saul campos berardo. Aprendizado ativo com agrupamentos em espaço de caracteristicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eloi Luiz Favero.

4.
Eduardo Paulo Marques Rayol. WebSql: uma proposta de um ambiente virtual de aprendizado para ensino da linguagem SQL. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

5.
maxwell macedo dias. Mineração de dados educacionais: relato de experiência no ambiente virtual labsql. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

6.
Paulo andré ignacio pontes. Em busca do doador perdido: um jogo educativo como ferramenta de conscientização. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

7.
Tácio vinicius bernardes ribeiro. Um estudo de caso na avaliação automática de questões discursivas usando analise semântica latente. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

8.
Vanessa Martins Caldas. Uma ferramenta de avaliação automática de Mapas Conceituais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Fund Amparo a Pesquisa do Estado Para. Orientador: Eloi Luiz Favero.

9.
antonio soares lobato. Um sistema gerenciador de rubricas para apoiar a avaliação em ambientes de aprendizagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

10.
amanda monteiro sizo lino. Aplicação de arquitetura de software no desenvolvimento de sistemas distribuídos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

11.
MARCELLE PEREIRA MOTA. AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO COM VISUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE PROGRAMAS. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eloi Luiz Favero.

12.
Vanderlene Covre da Rocha. Metodologia para Implementação do MPS.BR utilizando o ambiente WEBAPSEE. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Fund Amparo a Pesquisa do Estado Para. Orientador: Eloi Luiz Favero.

13.
DANIELLE FONSECA COSTA. BAIUKA ? JOGO DE LENDAS AMAZONICAS PARA AVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA MÚLTIPLAS. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

14.
LUIZ ALBERTO DA SILVA FILHO. MINERAÇÃO DE REGRAS DE ASSOCIAÇÃO UTILIZANDO KDD E KDT: EM DADOS DE SEGURANÇA PUBLICA. 2009. Dissertação (Mestrado em Biologia Ambiental) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

15.
MIREILLE PINHEIRO MOREIRA. UM AMBIENTE PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COM FEEDBACK AUTOMÁTICO DE EXERCÍCIOS. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

16.
Thais Lira Tavares dos Santos. Um Estudo Sobre Avaliação Automática de Pequenas Questões Conceituais Discursivas. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

17.
MARIALINA CORRÊA SOBRINHO.. Avaliação de Objetos de Aprendizagem para o Ensino da Lingua Inglesa: um estudo de caso. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

18.
Luciana Maria Azevedo Nascimento. Uma abordagem automatizada de Medição em Processos de Software. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eloi Luiz Favero.

19.
Armando Jorge Haje Filho. Xilovam- Xiloteca Virtual da Amazonia. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

20.
Adriano del Pino Lino. LAB-SQL: laboratório virtual para ensino de SQL. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eloi Luiz Favero.

21.
Paula Cardoso. O Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Aplicados ao Ensino da Lingua Inglesa. 2006. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

22.
Jose Antonio Sarmanho dos Santos Freire. Ferramenta interativa de ensino de SQL. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

23.
Kelle Cristina Fortunato da Costa. Um sistema de recomendação para o ambiente de aprendizagem AmAm. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

24.
Maria da Penha de Andrade Abi Harb. Estante Digital e Portfólio no contexto de um Ambiente de Aprendizagem Multiparadigmático - AmAm. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eloi Luiz Favero.

25.
Elaine Carvalho. Um estudo de caso de codificação de regras gramaticais para geração de textos em portugês. 2005. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

26.
Pierre da Costa Vianna. Mineração de dados aplicada a gerência de redes de computadores.. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

27.
Silvio Roberto Almeida de Souza. FUZZY SCORE: UM SISTEMA ESPECIALISTA FUZZY APLICADO A COBRANÇA DE DÍVIDAS DE CARTÕES DE CRÉDITO. 2005. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

28.
Almir Monteiro. LexWeb - Um lexico do Português extraido automaticamente da Web. 2004. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

29.
Gleisson de Souza Bezerra. FASE: Ferramenta de autoria e simulação de experimentos. 2003. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

Tese de doutorado
1.
joão carlos alves dos santos. Avaliação Automática de Questões Discursivas Usando LSA. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

2.
rafael oliveira chaves. Um jogo sério para apoio ao ensino de modelagem de processo de software baseado em mapas conceituais: uma avaliação experimental. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

3.
Miriam Lúcia Campos Serra Domingues. ABORDAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ETIQUETADOR DE ALTA ACURÁCIA PARA O PORTUGUÊS DO BRASIL. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

4.
FRANCISCO EDSON LOPES DA ROCHA. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA BASEADA EM MAPAS CONCEITUAIS, ONTOLOGIAS E ALGORITMOS GENÉTICOS. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Eloi Luiz Favero.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabricio de Almeida Araújo. Implementação de um ambiente de ensino e aprendizado de SQL, no Moodle. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

2.
Daniel Dias de Carvalho. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

3.
Maxwel Macedo Dias. APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

4.
Rafael Martins Feitosa. Proposta de assistente desktop para apoio ao usuário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

5.
Marcelle Pereira Mota. JAVATOOL: UMA FERRAMENTA PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

6.
Daniel Henrique Moreira. Sistema Multiagente baseado em colonia de formigas. 2005. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

7.
Marcela Leticia de Souza Costa. Desenvolvimento e implementação da Xiloteca Virtual da Amazonia. 2005. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eloi Luiz Favero.

8.
Deuzinei Pinheiro Miranda. Sistema integrado para a livraria e editora da UFPA. 2005. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

9.
Luiz Gustavo Costa Carvalho. Geração de aplicações Web em Java, utilizando o WebWork como framework. 2005. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

10.
otavio rodrigues junior. Otimização de funções via algoritmo genético. 2005. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

11.
José Alex Aires dos Santos. Uma metodologia para avalição de implantação de Business Intelligence. 2004. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

12.
Marcos Romero. A importâncias dos jogos na Ciência da Computação. 2003. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

13.
Lenon José Costa Raiol. Um sistema GED (gerenciamento eletrônico de documentos) para a UFPA. 2003. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

14.
Manuela Bittencourt. Uma interface Java para SWI-Prolog. 2002. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

Iniciação científica
1.
isaac souza elgrably. Uma análise e experiemtal entre sistemas gerenciadores de BD open source. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

2.
Marcelle Pereira Mota. JAVATOOL: UMA FERRAMENTA PARA ENSINO DE PROGRAMAÇÃO. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias da Computação) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eloi Luiz Favero.

Orientações de outra natureza
1.
Rafael oliveira chaves. Desenvolvimento de um jogo sério para ensino de modelo de qualidade de processo de software. 2011. Orientação de outra natureza. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

2.
Cláudio Alex Jorge da Rocha. Estratégias de otimização para melhorias da interpretabilidade de redes bayesianas: aplicação em sistemas elétricos de potencia. 2006. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.

3.
Francisco E Lopes da Rocha. Aprendizagem significativa: um ambiente computacional para auxilio a avaliação de aprendizagem beseada em mapas conceituais. 2005. 110 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Pará. Orientador: Eloi Luiz Favero.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
COSTA, F. A. ; TRECCANI, G. ; Favero, Eloi . SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES FUNDIÁRIAS (SIGF). 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512016001081-9, data de registro: 10/01/2017, título: "SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES FUNDIÁRIAS (SIGF)" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CHAVES, RAFAEL OLIVEIRA2015CHAVES, RAFAEL OLIVEIRA ; VON WANGENHEIM, CHRISTIANE GRESSE ; FURTADO, JULIO CEZAR COSTA ; OLIVEIRA, SANDRO RONALDO BEZERRA ; SANTOS, ALEX ; Favero, Eloi Luiz . Experimental Evaluation of a Serious Game for Teaching Software Process Modeling. IEEE Transactions on Education, v. PP, p. 1-8, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 12:07:32