Programa Estratégico de Saúde Animal - websanitec
Descrição: Desenvolver o Programa Estratégico de Saúde Animal - Websanitec para criar/determinar a melhor maneira de atender os participantes da cadeia da carne, para o conhecimento do diagnóstico de maneira a prevenir as principais doenças da bovinocultura extensiva. Ainda, no Programa serão criados kits práticos para colheita e envio de material biológico, de acordo com os diferentes sinais clínicos observados, para a realização de exames das ?Relações Específicas?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Pedro Paulo Pires - Integrante / Vanessa Felipe de Souza - Integrante / Danila Fernanda Rodrigues Frias - Integrante / Rosalia Marina Infiesta Zulim - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
EPIDEMIOLOGIA DE AGENTES TRANSMITIDOS POR CARRAPATOS EM EQUINOS NO ESTADO DE MATOGROSSO DO SUL
Descrição: A utilização dos equinos como animais de transporte, trabalho, lazer, esporte e tração é inquestionável. Principalmente na região do Pantanal, o uso de animais não é só necessário, mas também, insubstituível, pois devido às características ambientais em vários meses do ano a utilização de veículos motorizados e maquinário não é possível.
O Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) visa o fortalecimento da equideocultura nacional, por meio de ações de vigilância e defesa sanitária animal, as quais são O PNSE tem por objetivo propor estratégias para vigilância epidemiológica e sanitária das principais doenças dos equídeos, visando a profilaxia, o controle e a erradicação em todas as Unidades Federativas.
Agentes infecciosos transmitidos por carrapatos são mundialmente conhecidas por acometerem diversas espécies de mamíferos. Os protozoários Theileria equi e Babesia caballi (Piroplasmida), Anaplasma phagocytophilum e Ricketsia rickettsi (Rickettsiales) e Borrelia burgdorferi (Spirochaetales) são importantes agentes transmitidos por carrapatos que infectam cavalos. Nos equinos, esses agentes se caracterizam por produzirem doenças crônicas com sintomatologia inaparente, nos quais a queda do rendimento é o fator mais preocupante e que interfere, tanto nos eventos esportivos, quanto no trabalho. Além disso, os animais parasitados podem tornam-se susceptíveis as co-infecções. No caso de importantes doenças bacterianas emergentes em humanos, como Febre Maculosa, doença de Lyme e a Ehrliquiose Granulocítica Humana, os equinos são hospedeiros acidentais, atuando como sentinelas às infecções por R. rickettsi, B. burgdorferi e A. phagocytophilum respectivamente.
O cavalo tem fundamental importância no agronegóocio em MS, com participação expressiva na economia do estado. Ainda, as provas esportivas e comércios de equino com elevado valor zootécnico também contribuem com recolhimento de impostos para MS. Entretanto a movimentação dos animais para diferentes provas equestres e feiras agropecuátrias entre os municípios provoca a disseminação de agentes infecciosos parasitários, principalmente aqueles que provocam doenças subclínicas ou inaparentes, difíces de se detectar clinicamente.
Objetivo Geral é estudar a epidemiologia de agentes transmitidos por carrapatos em equinos no Mato Grosso do Sul.
A ocorrência de patógenos transmitidos por carrapatos nos equinos de Mato Grosso do Sul é pontual e limitada a apenas um trabalho com soroprevalência de piroplasmose (Xuan et al., 2001). A presente proposta é original por que pretende estudar a epidemiologia dos agentes transmitidos por carrapatos, de forma ampla abrangendo tanto os hospedeiros vertebrados mamíferos (equino), como também os hospedeiros invertebrados vetores (carrapatos). Ainda, estudaremos equinos submetidos a diferentes formas de manejo, como trabalho, esporte e o lazer, localizados no ambiente natural do Pantanal e situados em haras e propriedades rurais em Campo Grande e municípios vizinhos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Advaldo Henrique da Fonseca - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / Cristiano Marcelo Espínola Carvalho - Integrante / Paulo Henrique Duarte Cançado - Integrante / João Bosco Vilela Campos - Integrante / Marcos Rogério andré - Integrante / Gabriel Carvalho - Integrante / Jania de Rezende - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
O PAPEL DE MORCEGOS NO CICLO DE TRANSMISSÃO DE TRIPANOSSOMATÍDEOS DE IMPORTÂNCIA NA SAÚDE PÚBLICA
Descrição: A Doença de Chagas e a Leishmaniose, causadas por T. cruzi e Leishmania spp., respectivamente, são classificadas como doenças tropicais negligenciadas. O estado de Mato Grosso do Sul apresenta grande relevância no cenário nacional para estas doenças, uma vez que apresenta esporádicos surtos de Leishmaniose em municípios como Corumbá e Campo Grande, além de contemplar uma porção do Pantanal, que é reportado como endêmico para tripanossomatídeos e seus vetores.
Diferentes sub-populações de uma mesma espécie de tripanossomatídeo podem, ainda tornar os ciclos de gtransmissão sistemas complexos e multivariados, como no caso dos ciclos silvestres. Em se tratando de T. cruzi, especificamente, algumas sub-populações podem estar associadas aos ciclos domésticos, enquanto outras, ao ecótopo silvestre, havendo até mesmo um genótipo descrito para morcegos que não se enquadra em nenhuma das sete DTUs (Discrete Typing Unit) descritas para T. cruzi.
O conhecimento acerca da manutenção da Leishmania spp. e T. cruzi no ambiente natural e urbano pode auxiliar nas políticas publicas de controle e prevenção das leishmanioses e Doença de Chagas na território nacional. Para isso, o estudo das diferentes interações entre as sub-populações de Leishmania spp. e T. cruzi com seus diferentes hospedeiros é de fundamental immpórtância. Nesse sentido, a presente proposta pretende investigar e elucidar aspectos da relação entre tripanossomatídeos de importância na saúde pública com os morcegos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / Jaire Marinho Torres - Integrante.
Ecologia dos ciclos de transmissão de Trypanosoma cruzi em Mato Grosso do Sul: estudo em áreas com diferentes características de ocupação
Descrição: Este estudo tem como objetivo geral investigar a ecologia dos ciclos de transmissão do T. cruzi em duas áreas distintas do Bioma Pantanal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Ana Maria Jansen - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Xavier, Samanta Cristina das Chagas - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / André Luiz Rodrigues Roque - Integrante / Wanessa Teixeira Gomes Barreto - Integrante / Filipe Martins Santos - Integrante / Grasiela Porfirio - Integrante / Leonardo França do Nascimento - Integrante / Gabriel Carvalho de Macedo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
Epidemiologia da Infecção Por Brucella sp em Equinos Residentes no Pantanal Sul-Matogrossense
Descrição: A brucelose é uma doença infecciosa de importância mundial, que em território brasileiro atua como uma das doenças de maior importância para a produção pecuária, sendo, portanto, o foco de um dos principais programas nacionais de saúde animal. O equino que coabita com o bovino acaba se tornando um importante hospedeiro-reservatório que contribui para a manutenção da Brucella spp. no ambiente. O objetivo deste trabalho é detectar a prevalência da brucelose equina no Pantanal Sul-matogrossense. O fato de a região ser endêmica para este patógeno, a Brucella spp. ser um agente multi-hospedeiro, e o risco da infecção para os seres humanos justificam a realização deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / Grácia Maria Soares Rosinha - Integrante / João Bosco Vilela Campos - Integrante / Matheus Calvis Alexandre - Integrante / Vinicius Duarte Rodrigues - Integrante / Gabriel Carvalho de Macedo - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
Grupo de excelência para estudos de vertebrados aplicados ao desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Guilherme de Miranda Mourão em 05/11/2015.
Descrição: Este projeto visa admitir um grupo de excelência capaz de atender as demandas de MS relacionadas com a gestão de populações de vertebrados nativos e invasores exóticos. Este grupo deverá ser capaz de desenvolver estudos sobre a ecologia e conservação de vertebrados nativos que levem ao aumento da participação de MS na produção de ciência e tecnologia; de estabelecer bases para programas de conservação dos vertebrados ameaçados, visando à integridade da biodiversidade de MS; de desenvolver estudos para embasar programas de monitoramento e controle de vertebrados invasores (com foco no javali) visando à proteção do agronegócio e a integridade de habitats e biodiversidade de MS; de desenvolver estudos sobre as relações ecológicas de hospedeiros vertebrados, vetores e patógenos; de desenvolver informações para uso de espécies indicadoras na avaliação de impacto, monitoramento e recuperação ambiental, e de propor prioridades para políticas públicas, em termos das demandas ambientais e na definição de boas práticas para o agronegócio, que contribuam para compatibilizar o desenvolvimento econômico e a conservação da biodiversidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Ubiratan Piovezan - Integrante / Guilherme de Miranda Mourão - Coordenador / Aiesca Oliveira Pellegrin - Integrante / Walfrido M. Tomaz - Integrante / Grácia Maria Soares Rosinha - Integrante / Paulo Henrique Duarte Cançado - Integrante / Marcos Rogério andré - Integrante / Erich Fischer - Integrante / Zilca Maria da Silva Campos - Integrante / Vanda Lúcia Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
Avaliação da ação anti-neoplásica, anti-inflamatória e inseticida de venenos das serpentes Bothrops alternatus, B. mattogrossensis, B. moojeni e Crotalus durisus
Descrição: enenos ofídicos são substâncias bioativas, constituídos principalmente por proteínas, em sua maioria toxinas ou enzimas com atividade tóxica e outros componentes. A variabilidade na composição dos venenos é observada em vários níveis, onde a análise e a identificação dos componentes individuais presentes nos venenos de serpentes podem ser importantes para a fabricação de imunobiológicos específicos.
Desta forma, objetiva-se com este projeto Objetiva-se com este projeto a análise do perfil eletroforético dos veneno de serpentes dos gêneros Bothrops e Crotalus, e a avaliação de suas propriedades biológicas (antitumoral, antinflamatória, antibacteriana e antiparasitária) tanto na forma bruta quanto na forma liofilizada, a partir de serpentes de diferentes gêneros e faixas etárias. Os ensaios para a avaliação da atividade anti-neoplásica serão realizados em camundongos inoculados com Tumor de Ehrlich e tratados com os diferentes tipos e formas do venenos, através da análise citológica e histopatológica massa tumoral. A ação antinflamatória será efetuada através da avaliação da produção de citocinas por macrófagos cultivados e tratados com venenos das serpentes. A ação inseticida será avaliada pela suscetibilidade de moscas adultas mantidas em colônias aos venenos. As atividades desenvolvidas no projeto fornecerão, além do conhecimento das propriedades dos venenos de serpentes Sul- mato-grossense bem como sua aplicação na área farmacológica, resultados importantes em relação à biodiversidade que poderão favorecer a preservação destes espécimes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Coordenador / Paula Helena Santa-Rita - Integrante / Hayane Ramires dos Santos Souza - Integrante / Jéssica Soares do Carmo - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
DIAGNÓSTICO E PATOGENIA DA CO-INFECÇÃO POR Leishmania sp. E Toxoplasma gondii EM GATOS NA CIDADE DE CAMPO GRANDE-MS
Descrição: Gatos podem ser naturalmente infectados por uma grande variedade de agentes etiológicos responsáveis por causar dano direto à saúde destes animais. É bastante conhecido que alguns destes patógenos acarretam sérios problemas à saúde pública por serem capazes de infectar humanos. Os felinos domésticos tem papel importante como reservatório quando olhamos do ponto de vista da transmissibilidade das doenças, pois é um animal de estimação distribuído mundialmente e que vive em contato íntimo e direto com os humanos, possibilitando e facilitando assim a transmissão de agentes patogênicos, tanto por meio de carreadores ou através da contaminação ambiental por formas infectantes liberadas pelos hospedeiros definitivos. Como se tratam de enfermidades de caráter zoonótico, destaca-se a importância da realização do diagnóstico sorológico e parasitológico bem como o estudo da patogenia causada pela co-infecção de Leishmania sp. e Toxoplasma gongii, utilizando-se o exame histopatológico em gatos naturalmente infectados e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Campo Grande ? Mato Grosso do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Coordenador / Fernando Lucas Maschio Ferreira - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
Coccídios entéricos em pequenos mamíferos do Pantanal: Prevalência e patogenia da infecção
Descrição: s relações parasita-hospedeiro podem afetar a composição da comunidade ecológica, uma vez que as relações presa-predador, a concorrência inter-específica, a distribuição e abundância de espécies podem ser afetadas por essa interação. Assim, considerando que protozoários coccídios podem parasitar uma ampla gama de espécies incluindo seres humanos e o fato de que o parasitismo pode resultar em severos danos à saúde de seus hospedeiros, objetivou-se com esse projeto identificar a ocorrência de coccídios entéricos e estabelecer as implicações na saúde de pequenos mamíferos do Pantanal. Assim, serão realizadas análises coprológicas, no intuito de identificar e caracterizar as espécies que ocorrem nessas populações silvestres, e análises histopatológicas para se estabelecer os danos teciduais presentes no trato entérico desses animais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Coordenador / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / Wanessa Teixeira Gomes Barreto - Integrante / Gabriel Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
Manutenção do ciclo enzoótico do Trypanosoma cruzi no Pantanal Sul matogrossense: interação entre os hospedeiros vertebrados e invertebrados
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Filipe Martins Santos em 10/11/2015.
Descrição: Diante da complexidade do ciclo biológico do trypanosoma cruzi, ao contrário do que se pensava antigamente, é imprescindível o conhecimento detalhado acerca dos diferentes ciclos enzoóticos que ocorrem no ecótopo silvestre que incluem uma grande diversidade de hospedeiros mamíferos e invertebrados vetores. Nesse sentido, destaca-se a região do Pantanal Sul matogrossense, visto que estudos mostram que o T. cruzi pode ser encontrado ativo em várias espécies de mamíferos silvestres e insetos vetores (Herrera et al. 2011; Alves 2013; Santos 2014). Avanços nos estudos individuais em relação a esse parasita e seu hospedeiro mamífero/invertebrados vêm ocorrendo amplamente distribuídos no Pantanal podendo ser encontrados em roedores, marsupiais, carnívoros, quirópteros, ungulados e triatomíneos (Herrera et al. 2007; Herrera et al. 2008a; Herrera et al. 2008b; Lisboa et al. 2008; Rademaker et al. 2009; Alves et al. 2011; Alves 2013; Santos 2014)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / JANSEN, Ana Maria - Integrante / MOURãO, GUILHERME DE MIRANDA - Integrante / Filipe Martins Santos - Integrante / Grasiela Porfirio - Integrante / Antonia Railda Roel - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
Integração, interdisciplinaridade e internacionalização do PPG de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária
Descrição: As atividades do PPG Agro Ambiental são baseadas no uso sustentável dos recursos naturais do Mato Grosso do Sul. As atividades a serem desenvolvidas e que permitirão o reforço do Programa são:
Integração: ocorrerá em 3 níveis, entre docentes do PPG e pesquisadores de outras Instituições, entre docentes e acadêmicos e entre docentes e a sociedade. A integração entre docentes será reforçada pela organização de um Workshop com pesquisadores nacionais e internacionais. Esse Workshop deverá melhorar a visibilidade nacional e internacional do PPG Agro Ambiental. A integração com discentes será reforçada com publicações conjuntas e apoio de alunos de Pós-graduação a alunos de Graduação. Atividades junto com o IFMS deverão reforçar o apoio ao ensino médio e o envolvimento com a sociedade. ? Interdiciplinaridade: o uso sustentável dos recursos naturais é um tema que só pode ser abordado através a cooperação de pesquisadores de áreas diferentes, o que facilita a interdisciplinaridade. Esse item se beneficiará das atividades de integração e de internacionalização. ? Internacionalização: principal objeto da proposta de apoio pelo projeto PAPOS, as atividades permitirão reforçar as iniciativas em andamento no PPG Agro Ambiental (intercambio com as Universidades de San Buenaventura e de Los Andes, na Colômbia, de Nebraska, nos Estados-Unidos e o CIRAD, da França) e a busca de novas oportunidades, como parcerias com o INRA de Avignon e AgroParisTech, em Paris, ambos na França. O apoio facilitará missões de trabalho no exterior e de pesquisadores estrangeiros no Brasil, além de doutorados Sanduiches e de pós-doutorados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / OLIVIER FRANCOIS VILPOUX - Coordenador / MARNEY CEREDA - Integrante / Hemerson Pistori - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
OCORRÊNCIA E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À BABESIOSE EQUINA NO PANTANAL SUL MATOGROSSENSE
Descrição: Babesiose equina é uma enfermidade infecciosa causada por dois hemoparasitas intracelulares digenéticos, Babesia caballi e Theileria equi, transmitidos por carrapatos ixodídeos (Dermacentor nitens, Rhipicephalus boophilus microplus e Amblyomma sp). Foi descrita no Brasil pela primeira vez no estado de São Paulo em 1910, por Carini. A perpetuação de ambos os agentes é garantida devido a eficientes estratégias de transmissão por carrapatos ixodídeos. Uma teleógena infectada poderá transmitir os agentes pela forma transovariana a toda sua prole. Também, os parasitas persistem à medida que passam pelos diferentes estádios de desenvolvimento dos carrapatos (larva-ninfa-adulto), transmissão transestadial.
A região do Pantanal é ocupada por fazendas de gado, tendo a pecuária extensiva representação expressiva na economia do estado de Mato Grosso do Sul. Ainda, os equinos desempenham papel fundamental na lida com os bovinos e no transporte na região. O Pantanal Matogrossense, com aproximadamente 4 milhões de bovinos, é conhecido como albergar uma rica diversidade biológica, com populações expressivas de vários táxons, compreendendo vertebrados e invertebrados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Rosangela Zacarias Machado - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / Marcos Rogério andré - Integrante / Gabriel Carvalho - Integrante / Ruth Silva Albuquerque - Integrante / Magnum Ferreira Nantes - Integrante / sangi vêber de Souza - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
Internacionalização da pesquisa e qualificação da produção científica do Programa de Mestrado em Biotecnologia da UCDB
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / Cristiano Marcelo Espínola Carvalho - Coordenador / Octavio Luiz Franco - Integrante / Ruy de Araújo Caldas - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
A interface entre carnívoros e produtores rurais no maciço do urucum, Corumbá, MS: aspectos sociais, econômicos, ecológicos e sanitários.
Descrição: Apesar do Pantanal ser amplamente conhecido como uma extensa planície alagada, formações como a Serra do Amolar, os morros calcários de Corumbá e o Maciço do Urucum, situadas ao longo da fronteira com a Bolívia, também fazem parte do complexo Pantanal. Essas formações apresentam características impares devido as influências de ecossistemas vizinhos como o Chaco e a Mata Chiquitana, os endemismos e a ocorrência de espécies de distribuição restrita. Todavia, sua biodiversidade é pouco conhecida e estudada (Bordignon & França, 2009; Tomas et al., 2010), e os impactos crescentes relacionados às expansões das atividades de mineração, dos assentamentos rurais e da agropecuária, além do crescimento urbano de Corumbá e Ladário, apontam para a necessidade urgente de estudos, uma vez que o cenário atual, já preocupante, tem causado o aumento dos riscos de extinções locais de diversas populações, a possibilidade de aumento de conflitos com produtores rurais e problemas de saúde pública relacionadas ao risco de transmissão de zoonoses. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar o papel dos carnívoros em seu contexto ecológico e sanitário na temática socioeconômica da região do Maciço do Urucum e entorno, no município de Corumbá, MS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Ana Maria Jansen - Integrante / Guilherme de Miranda Mourão - Integrante / Wanessa Teixeira Gomes Barreto - Integrante / Filipe Martins Santos - Integrante / Grasiela Porfirio - Coordenador / Gabriel Carvalho de Macedo - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
Diversidade de parasitas em serpentes peçonhentas em duas áreas contíguas com diferentes formas de ocupação
Descrição: As relações hospedeiro-parasitas vêm se adaptando as novas situações criadas pelo homem, com resultados imprevisíveis a saúde humana e animal, podendo afetar de forma significativa populações naturais. Ainda, o conhecimento acerca do parasitismo em alguns grupos de vertebrados silvestres que habitam o ambiente natural é insipiente. Assim, o diagnóstico e a precisa identificação dos agentes parasitários em serpentes tornam-se imprescindível no sentido de se conhecer a diversidade biológica dos parasitas de serpentes em situações naturais, como também para que medidas de profilaxia e controle possam ser aplicadas, sobretudo no caso das serpentes peçonhentas que são utilizadas no Biotério da UCDB para pesquisa. Deste modo, o presente projeto objetiva (a) contribuir para o conhecimento acerca da diversidade biológica dos parasitas de serpentes peçonhentas em duas áreas com diferentes usos da terra; e (b) avaliar o status de saúde dos animais parasitados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Lucio André Viana Dias - Integrante / Guilherme de Miranda Mourão - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / Paulo Henrique Duarte Cançado - Integrante / Marcos Rogério andré - Integrante / Paula Helena Santa-Rita - Integrante / Alena Mayo IÑiguez - Integrante / Kamilla Costa Mecchi - Integrante / Eliane Mattos Piranda - Integrante.
Desenho de peptídeos antimicrobianos e imunomoduladores contra biofilmes para controle de infeções
Descrição: Aqui nós propomos avaliar dois diferentes moldes de peptídeos antimicrobianos e suas variantes que tem
sido estudado pelo nosso grupo de pesquisa, clavanina modificada e mastoparano modificado para o tratamento de
infeções causadas por biofilmes formados por Klebsiella pneumoneae resistente a carbapenens, antibióticos de última
linha. Em Mato Grosso Sul, Casos clínicos dessa bactéria tem sido registrados desde 2010, colocando os hospitais
desse estado em alerta. Diante dessa delicada situação, é necessário e urgente o desenvolvimento de novos
medicamentos para terapia antimicrobiana. Assim esse projeto apresenta uma proposta essencial no que tange o
combate contra bactérias resistentes, podendo assim contribuir para o avanço tecnológico e cientifico do Estado de
Mato Grosso do Sul. Os benefícios que poderão ser gerados por esse projeto terá um impacto para esse estado
brasileiro e também para o todo o mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / Cristiano Marcelo Espínola Carvalho - Coordenador / Octavio Luiz Franco - Integrante / Ruy de Araújo Caldas - Integrante / Ludovico Migliolo - Integrante / Renata Trentin Perdomo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
Avaliação de Inseticidas Comerciais e Prospecção de Bioinseticidas para Controle da Mosca-dos-Estábulos
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio Thadeu Medeiros de Barros em 15/12/2015.
Descrição: A mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) é um dos principais ectoparasitos que afetam a bovinocultura regional, sendo particularmente importante devido à ocorrência de explosões populacionais associadas à indústria sucroalcooleira. Em Mato Grosso do Sul, surtos da mosca-dos-estábulos têm anualmente causado sérios conflitos e considerável impacto sócio-econômico. Medidas de controle têm sido pouco eficientes, sendo o controle químico limitado pelo pouco conhecimento sobre seu uso. A presente proposta objetiva avançar em questões aplicadas ao controle químico da mosca-dos-estábulos, de modo a aumentar sua eficiência e ampliar seu uso em estratégias de controle integrado. Tais estudos incluem a avaliação de produtos comerciais sobre adultos e formas imaturas da S.
calcitrans e a avaliação da eficiência de métodos de aplicação destes produtos, além da prospecção da ação inseticida de venenos de serpentes em larvas da mosca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Antonio Thadeu M Barros - Coordenador / Paulo Henrique Duarte Cançado - Integrante / Paula Helena Santa-Rita - Integrante / Eliane Mattos Piranda - Integrante / joão batista Catto - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
Suplementação proteíca para ovinos em pastagens: desempenho produtivo, avaliação econômica e incidência de verminose
Descrição: Estudar o nível de proteína no suplemento para ovelhas na gestação, parto, pós-parto e lactação até a desmama pode ser uma estratégia de manejo alimentar visando o suporte de nutrientes para amenizar os problemas com verminose no rebanho. Assim objetivou-se avaliar níveis (10, 20, 30 e 40%) de proteína bruta (PB) no suplemento para ovelhas em pastagens de Brachiaria brizantha sob o desempenho produtivo, avaliação econômica e incidência de verminose no período de gestação e lactação. Serão avaliados a avaliação químico-bromatológica e in vitro e a disponibilidade da Brachiaria brizantha e dos suplementos protéicos (10, 20, 30 e 40% de PB), a contagem de ovos por grama de fezes (OPG), correlacionar o teste Famacha com o nível de anemia e infestação de nematóides, os parâmetros sanguíneos, a condição de escore corporal, o desempenho produtivo, a coprocultura e a avaliação econômica da criação de ovelhas recebendo níveis (10, 20, 30 e 40%) de proteína bruta (PB) no suplemento em pastagens de Brachiaria brizantha nas fases de gestação e lactação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Laura Raquel Rios Ribeiro - Integrante / Alexandre Menezes Dias - Coordenador / luis Carlos Vinhas Itavo - Integrante / Eduardo Souza Leal - Integrante / Fernando Alvarenga Reis - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
Avaliação de Inseticidas Comerciais e Prospecção de Bioinseticidas para Controle da Mosca-dos-Estábulos
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio Thadeu Medeiros de Barros em 28/06/2017.
Descrição: A mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) destaca-se como um dos ectoparasitos de maior relevância à bovinocultura regional e nacional. Recentemente, esta mosca tornou-se um problema à pecuária de corte extensiva, devido à expansão da indústria sucroalcooleira em áreas tradicionais de bovinocultura. Explosões populacionais alarmantes têm determinado a ocorrência de surtos em vários Estados, particularmente em Mato Grosso do Sul, causando considerável impacto sócio-econômico e conflitos entre pecuária e indústria sucroalcooleira, duas das principais cadeias do agronegócio brasileiro. Medidas de controle têm se mostrado pouco eficientes, sendo a eficiência do controle químico limitada pelo pouco conhecimento sobre seu uso, tanto em adultos como em formas imaturas da mosca. Embora a aplicação de inseticidas seja, de modo geral, a primeira opção do produtor para controle deste e de outros ectoparasitos, é desconhecida a suscetibilidade desta mosca aos inseticidas aplicados, assim como a ocorrência de resistência em suas populações. Além disso, pouco tem sido feito para combater as formas imaturas da mosca nos locais de desenvolvimento. Os crescentes problemas causados por este parasito demandam urgentes progressos em suas estratégias de prevenção e controle. Enquanto estratégias alternativas de controle não estão disponíveis, um melhor uso das estratégias químicas torna-se essencial à redução do problema. Por outro lado, a busca por alternativas de controle torna-se fundamental, não apenas para ampliar as atuais opções disponíveis, mas para tornar as estratégias de controle mais eficientes e sustentáveis. A presente proposta resulta da demanda por estratégias mais eficientes de controle parasitário e objetiva avançar em questões aplicadas ao controle químico de imaturos e adultos da mosca-dos-estábulos, de modo a aumentar sua eficiência e ampliar seu uso em estratégias de manejo integrado. Tais estudos incluem a avaliação de produtos comerciais sobre adultos e formas imaturas da S. calcitrans e a avaliação da eficiência de métodos de aplicação destes produtos, além da prospecção da ação inseticida de venenos de serpentes em larvas da mosca. Este projeto é parte de uma proposta mais abrangente, visando à prevenção e controle deste parasito, particularmente em regiões onde a ocorrência de surtos têm se agravado e não raro tem causado o abandono da atividade por produtores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Antonio Thadeu M Barros - Coordenador / Paulo Henrique Duarte Cançado - Integrante / Paula Helena Santa-Rita - Integrante / Kamilla Costa Mecchi - Integrante / Eliane Mattos Piranda - Integrante / Vinicius Duarte Rodrigues - Integrante / joão batista Catto - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
O papel dos cães e raposinhas (Cerdocyon thous) como hospedeiros para hemoparasitas transmitidos por artrópodes no Pantanal sul-Matogrossense
Descrição: O monitoramento sorológico dos cães constitui uma importante estratégia para a vigilância da Doença de Chagas e Leishmaniose em humanos (Cardinal et al, 2007;
Crisante et al, 2006). A importância do cão na epidemiologia das Leishmanioses e da Doença de Chagas varia de região para região. Deste modo, existe um consenso de que particularidades regionais associadas
à ecologia da área endêmica estariam influenciando na patogenia da infecção nos cães bem como no papel do cão em infectar os vetores. Assim, a sintomatologia clínica associada à infecção por T. cruzi e da Leshmania spp varia consideravelmente entre diferentes localidades, o que influencia diretamente as estratégias regionais de controle e prevenção dessas parasitoses. O Pantanal brasileiro é uma região que experimenta alterações ambientais induzidas pelo homem através da pressão da pecuária extensiva e, em escala maior, alterações ambientais naturais. A caça é uma das atividades culturais mais antigas e tradicionais na região. Muitas famílias vivem isoladas, e
dependem da caça de espécies introduzidas, como o porco monteiro (Sus scrofa) para sobrevivência, atividade esta permitida por lei. Nas atividades de caça e manejo do porco monteiro, os cachorros são peças fundamentais. Em levantamento realizado na região entre janeiro de 2003 e novembro de 2005, todas as fazendas visitadas possuíam cachorros domésticos e estes foram usados em 95% dos 192 registros de caçadas (Desbiez, 2007). Deste modo, encontros agonísticos entre cachorros domésticos e raposinhas (Cerdocyon thous), muito comuns na região, são frequentemente observados (Rocha, 2006). Este trabalho tem como objetivos (a) identificar as prevalências das infecções por Leishmania sp., Ehrlichia sp., Babesia sp., Trypanosoma cruzi e T. evansi em cães e raposinhas (Cerdocyon thous) utilizando técnicas sorológicas e moleculares; (b) verificar se essas duas espécies de canídeos são capazes de infectar os vetores através da avaliação da parasitemia (no caso.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Ana Maria Jansen - Integrante / Rosangela Zacarias Machado - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Fabiana Lopes Rocha - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / Mourão, Guilherme de Miranda - Integrante / Cristiano Marcelo Espínola Carvalho - Integrante / Keyla Carstens Marques de Sousa - Integrante / Luciana Landislau dos santos - Integrante / Wanessa Teixeira Gomes Barreto - Integrante / João Bosco Vilela Campos - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro.
Identificação de fatores e áreas de risco associados à ocorrência da Leishmaniose Visceral Canina na área urbana do município de Campo Grande/MS
Descrição: O presente trabalho objetiva identificar quais os fatores e áreas de risco que estariam, isoladamente ou em conjunto, associados ao surgimento da LV no município de CG/MS. A metodologia consistirá no levantamento de dados secundários junto ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de modo a compor uma série histórica dos últimos cinco anos - 2008 a 2012. Serão selecionados os bairros onde foram capturados os maiores números de flebotomíneos pelo CCZ. Em cada bairro selecionado, será feita a caracterização do ambiente, a partir da escolha de quatro locais onde foram colocadas as armadilhas para a captura dos flebotomíneos pelo CCZ. Em um raio de um quilômetro a partir de cada local onde foram colocadas as armadilhas, será feito o levantamento do número cães por domicílio e caracterizado o ambiente. As informações serão distribuídas em três diferentes grupos que irão compor os dados de suporte ao modelo: quantidade de animais domésticos, dados ambientais e climáticos e dados entomológicos. A partir das informações levantadas com dados secundários e trabalhos a campo, será possível (a) elaborar um banco de dados geográficos para as regiões urbanas e bairros, (b) a criação de algoritmos genéricos paralelos e (c) modelos acurados. O sistema de informação geográfica será desenvolvido a partir do software de geoprocessamento ArcGIS®, que contempla diversas ferramentas para análise geoespacial, álgebra de mapas, modelagens e cálculos, enquanto, e do software ENVI®, que possibilita a análise de imagens de satélite com diferentes resoluções espaciais, o que permitirá análises mais detalhadas e precisa dos dados a serem manipulados, tanto de ordem vetorial quanto raster. As análises em conjunto das informações permitirá a investigação acerca da dinâmica espacial e temporal dos fatores associados ao risco da doença nos cães e seres humanos, fornecendo subsídios às medidas de controle sanitário e de vigilância epidemiológica eficazes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Ana Maria Jansen - Integrante / Samanta Xavier - Integrante / Ana Paula Teles - Integrante.
EFEITOS TÓXICOS EM MODELO MURINO DE COMPOSTOS PRESENTES NA MANDIOCA COM EFICÁCIA ANTI-HELMÍNTICA.
Descrição: Os taninos são compostos orgânicos resultantes do metabolismo secundários de vegetais. São compostos fenólicos de grande interesse econômico e ecológico. Os taninos possuem habilidade de formar complexos insolúveis em água com proteínas, eles são responsáveis pela adstringência em muitos frutos e produtos vegetais. Estudos feitos com taninos tem evidenciado importante atividade biológica contra determinados microorganismos, também efeitos carcinogênicos e toxicidade hepática. Objetivo Geral: Verificar os efeitos tóxicos de acetona cianidrina e ácido tânico que possuem ação letal contra as formas larvais infectantes de Haemonchus contortus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Wanessa Teixeira Gomes Barreto - Integrante / MARCOS NATAL RUFINO - Integrante / MARNEY CEREDA - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
Detecção molecular de agentes transmitidos por artrópodes em felinos domésticos da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, São Paulo, e da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosangela Zacarias Machado em 14/03/2014.
Descrição: Micoplasmas hemotróficos (hemoplasmas) e Bartonella spp. são agentes bacterianos transmitidos por artrópodes, que parasitam mamíferos, principalmente felinos domésticos e selvagens, podendo ocasionar doenças em humanos. Pulgas representam os principais vetores destas bactérias entre os felinos. Enquanto espécies de Bartonella spp. parasitam eritrócitos e células endoteliais, os hemoplasmas são encontrados aderidos à superfície das hemácias. As espécies B. henselae, B. clarridgeiae e B. koehlerae possuem como principais reservatórios os gatos domésticos. Bartonella henselae é o principal agente causador da doença da arranhadura do gato em humanos. Felinos domésticos e selvagens podem ser parasitados por Mycoplasma haemofelis, espécie mais patogênica dentre os hemoplasmas, e por ?Candidatus Mycoplasma haemominutum? e ?Candidatus Mycoplasma turicensis?, espécies consideradas menos patogênicas. Ocasionalmente, hemoplasmas podem parasitar seres humanos imunocomprometidos. O conhecimento da ocorrência da infecção por estes patógenos em gatos é de suma importância, uma vez que estão incriminados como agentes causadores da anemia infecciosa felina (no caso dos hemoplasmas) e possuírem potencial zoonótico (principalmente espécies de Bartonella spp.). Poucos estudos vem sendo conduzidos a respeito da ocorrência destes agentes em gatos no Brasil. O presente estudo tem como objetivo detectar a presença do DNA de M. haemofelis, ?Candidatus Mycoplasma haemominutum?, ?Candidatus Mycoplasma turicensis? e Bartonella spp. em gatos errantes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e domiciliados na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Rosangela Zacarias Machado - Coordenador / Keyla Carstens Marques de Sousa - Integrante / João Bosco Vilela Campos - Integrante / Marcos Rogério andré - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio
financeiro.
Análise Geoespacial da Infecção por Trypanosoma cruzi na População de Reservatórios e Hospedeiros Sentinelas em Áreas de Transmissão do Parasita no Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Maria Jansen Franken em 12/12/2014.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Ana Maria Jansen - Coordenador / Xavier, Samanta Cristina das Chagas - Integrante / André Luiz Rodrigues Roque - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro.
MONITORAMENTO DA SAÚDE DE SERPENTES DO BIOTÉRIO DA UCDB
Descrição: O Biotério/UCDB é um setor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), credenciado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Neste Laboratório, as serpentes são recebidas a partir de doações da população e de órgãos ambientais, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), Polícia Militar Ambiental (PMA), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), sendo mantidas em cativeiro intensivo e semi-intensivo. Atualmente existem 411 serpentes, utilizadas na pesquisa, ensino e extensão, sendo constituídas na maior parte de peçonhentas (91,72%) dos grupos das Bothrops e Crotalus, submetidas à extração de veneno.
Uma característica interessante dos animais silvestres, especialmente répteis é a de não exteriorização de sinais clínicos de doenças, daí a necessidade de se investigar o estado de saúde de animais criados em cativeiro. Eventualmente ocorrem óbitos nas serpentes do Biotério da UCDB com uma média de 20 animais por ano. As causas de morte variam de doenças infecciosas, parasitárias, neoplásicas e de outras origens, como traumáticas, ocasionadas por agressões de outros animais e do homem, estas últimas quando os animais são recebidos de doações, podem morrer imediatamente após darem entrada. Destaca-se a importância dos exames clínicos e laboratoriais dos animais recebidos, até mesmo uma quarentena, devido à probabilidade destes animais servirem como fonte de infecção para os animais residentes do biotério..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Coordenador / Paula Helena Santa-Rita - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
ESTUDOS DOS CICLOS DE TRANSMISSÃO DE AGENTES PARASITÁRIOS TRANSMITIDOS POR CARRAPATOS IXODÍDEOS NA REGIÃO DO PANTANAL SUL-MATOGROSSENSE.
Descrição: Considerando que o conhecimento a respeito da ocorrência de agentes transmitidos por artrópodes em mamíferos selvagens de vida livre e espécies de artrópodes ixodídeos no Brasil são escassos, o presente estudo visa contribuir para o melhor entendimento a cerca dos ciclos de transmissão naturais desses parasitas.
As relações parasitas-hospoedeiros-ambiente vem co-evoluindo aceca de milhões de anos em ciclos enzoóticos naturais. Em se tratando de agentes parasitários heteroxênicos, necessitando de artrópodes para completar seu ciclo de vida. a biologia de carrapatos ixodídeos assegura à transmissão visto a capacidade de transmissão e proliferação e adaptação a novos ambientes e hospedeiros.
Nesse contexto, a constante modificação ambiental promovida pela sociedade contemporânea vem favorecendo a ruptura dos ciclos naturalmente estabelecidos e a consequente emergência de novas doenças. Esse desequilíbrio acarreta graves problemas à saúde pública, aos animais de produção e aos animais silvestres de vida livre, especialmente aquelas espécies ameaçadas de extinção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Ana Maria Jansen - Integrante / Rosangela Zacarias Machado - Integrante / Guilherme de Miranda Mourão - Integrante / Fabiana Lopes Rocha - Integrante / Keyla Carstens Marques de Sousa - Integrante / Marcos Rogério andré - Coordenador.
DETECÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE Brucella spp EM Canis familiaris E O PAPEL DESTE HOSPEDEIRO NA EPIDEMIOLOGIA DA BRUCELOSE NO PANTANAL SUL MATOGROSSENSE
Descrição: A identificação dos cães infectados por B. abortus é importante, pois esses animais podem constituir fontes de infecção, eliminar o agente no ambiente pela urina, por ejaculados, por secreções vaginais, por fetos abortados ou pelas fezes. O impacto da transmissão de patógenos entre animais silvestres e domésticos ainda é pouco conhecido. Apenas, a longo prazo por meio da investigação dos animais silvestres e domésticos que habitam a mesma região ajudarão a identificar o reservatório natural de doenças em áreas endêmicas, criando oportunidades de medidas preventivas. Estudos epidemiológicos têm mostrado diferenças na patogenicidade e na taxa de transmissão de Brucella, sugerindo uma veiculação entre os animais domestico e silvestres. Há relatos que os canídeos domésticos e silvestres podem estabelecer como reservatórios das espécies de Brucella. Por conseqüência, o entendimento da prevalência de Brucella nos canídeos é crucial para o controle da brucelose nos bovinos no Pantanal Sul Matogrossense. O Pantanal Sul Matogrossosense constitui um sistema ecológico de aproximadamente 25.457 km2, composto por áreas de matas, cerrados, campos e várzeas, onde coabitam diversas espécies de cervídeos, de taiassuídeos, bovídeos e outros animais domésticos e silvestres. Neste contexto, objetiva-se com este trabalho o isolamento e a caracterização de Brucella spp. que infectam os canídeos domesticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Coordenador / Cristiano Marcelo Espínola Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
HELMINTOS GASTRINTESTINAIS EM MAMÍFEROS DOMÉSTICOS E SILVESTRES EM SIMPATRIA NO PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE
Descrição: A criação extensiva de gado na região do Pantanal possibilita interações diversas entre animais de produção e de vida livre, pelo fato de ambos compartilharem os mesmos ambientes. Dentre essas interações, as relações parasitárias são de grande relevância, principalmente aquelas causadas por helmintos intestinais, devido principalmente por que a maioria das espécies são multi-hospedeiras e utilizam, o ambiente como mecanismo de dispersão (geo-helmintos).
Os parasitos exercem um papel importante no controle de comunidades ecológicas, mas podem oferecer riscos à dinâmica e sustentabilidade de populações selvagens, resultando em ameaça à biodiversidade, bem como em riscos a economia rural quando se trata de animais de produção. Dessa maneira, o estudo dos parasitas gastrointestinais de mamíferos silvestres e domésticos simpátricos é de suma importância para a compreensão do ciclo de transmissão na natureza, principalmente quando se trata de espécies eurixênicas (multi-hospedeiras). Deste modo, torna-se importante conduzir estudos parasitológicos em animais de vida livre no sentido de identificar quais animais estariam atuando como reservatórios de parasitas aos bovinos, e vice-versa.
Ainda, o estudo da helmintofauna nos animais selvagens pode servir como um indicador, positivo ou negativo, da saúde no ecossistema. Também, o conhecimento de parasitoses em animais de produção (bovinos, equinos e ovinos) que habitam ambientes naturais (como é o caso do pantanal) se mostra fundamental pelo fato dos parasitos poderem influenciar de maneira significativa a eficiência produtiva dos animais. A criação extensiva de gado na região do Pantanal possibilita interações diversas entre animais de produção e de vida livre, pelo fato de ambos compartilharem os mesmos ambientes. Dentre essas interações, as relações parasitárias são de grande relevância, principalmente aquelas causadas por helmintos intestinais, devido principalmente por que a maioria das espécies são multi-hospedeiras e utilizam, o ambiente como mecanismo de dispersão (geo-helmintos).
Os parasitos exercem um papel importante no controle de comunidades ecológicas, mas podem oferecer riscos à dinâmica e sustentabilidade de populações selvagens, resultando em ameaça à biodiversidade (THOPMSON et al., 2009), bem como em riscos a economia rural quando se trata de animais de produção. Dessa maneira, o estudo dos parasitas gastrointestinais de mamíferos silvestres e domésticos simpátricos é de suma importância para a compreensão do ciclo de transmissão na natureza, principalmente quando se trata de espécies eurixênicas (multi-hospedeiras). Deste modo, torna-se importante conduzir estudos parasitológicos em animais de vida livre no sentido de identificar quais animais estariam atuando como reservatórios de parasitas aos bovinos, e vice-versa.
Ainda, o estudo da helmintofauna nos animais selvagens pode servir como um indicador, positivo ou negativo, da saúde no ecossistema (AGUIRRE et al., 2002). Também, o conhecimento de parasitoses em animais de produção (bovinos, equinos e ovinos) que habitam ambientes naturais (como é o caso do pantanal) se mostra fundamental pelo fato dos parasitos poderem influenciar de maneira significativa a eficiência produtiva dos animais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Ricardo Martins Santos - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
AVALIAÇÃO ECONÔMICA E AMBIENTAL DO MANEJO ROTACIONADO DE PASTAGENS PARA BOVINOS
Descrição: Um indicador do desempenho de determinado sistema produtivo é sua
eficiência relativa. Determinar a eficiência de um sistema de produção, identificandose
os motivos, contribui para a definição de estratégias apropriadas para solução do
problema. A intenção de corrigir as causas que originaram a ineficiência direciona os
planos para melhor aproveitamento dos recursos investidos na introdução e
adaptação de tecnologias.O conhecimento da eficiência e a identificação das ineficiências no processo de
introdução de tecnologias permitem orientar decisões futuras visando à melhoria da
capacidade competitiva das propriedades. Sistemas pecuários são complexos e
somente por meio de uma metodologia com determinados passos lógicos e ordenados
é possível iniciar o entendimento. Neste trabalho, pretende-se, por meio da análise
envoltória de dados (DEA), avaliar a eficiência da introdução de uma nova tecnologia
(sistema rotacionado de pastagens) no sistema de produção de pastejo tradicional de
cria, recria e engorda..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Urbano Gomes Pinto de Abreu - Integrante / Moises da Silva Martins - Integrante / luis Carlos Vinhas Itavo - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
Co-infecção por Ehrlichia sp, Leishmania sp e Babesia sp em cães de Campo Grande: patogenia da infecção e transmissibilidade
Descrição: Doenças transmitidas por vetores artrópodes são mundialmente importantes
para à saúde humana e animal. O cão doméstico é o principal animal de
estimação, convivendo em íntimo contato com seres humanos, com isso a saúde
desses animais deve ser avaliada para que não sirvam de reservatórios de
patógenos e ectoparasitos aos homens. Dentre as doenças emergentes causadas por artrópodes em cães destacam-se as infecções por agentes dos gêneros Leishmania sp, transmitidos por flebotomíneos, Ehrlichia sp e Babesia sp transmitidos por carrapatos da espécie Rhipicephalus sanguineus. As co-infecções podem explicar, em parte, os casos de sintomatologia atípica, podendo haver um agravamento do quadro clínico em casos de insucesso à terapêutica instituída. Tendo em vista que a sintomatologia clínica é semelhante nas infecções causadas pelos agentes supracitados, este trabalho tem como objetivos identificar os principais hemoparasitos nos cães atendidos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por técnicas sorológicas e moleculares e verificar a ocorrência de co-infecções, e assim fazer uma correlação com os achados histopatológicos encontrados nos animais sob estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Carina Elisei de Oliveira - Integrante / Cristiano Marcelo Espínola Carvalho - Integrante.
DIAGNÓSTICO ANATOMOHISTOPATOLÓGICO DE LESÕES GRANULOMATOSAS EM PELE DE EQUINOS
Descrição: A natureza do cavalo, caracterizada por comportamento ativo e respostas rápidas, associado à realização de atividades de trabalho a campo e atléticas, o predispõem a lesões granulomatosas cutâneas exuberantes, geralmente localizadas nas extremidades distais dos membros, de várias etiologias. Destacam-se, neste grupo de lesões, as de origem traumática, parasitária como a habronemose e a pitiose, e de origem neoplásica como o sarcóide equino. Estas patologias, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem provocar a inutilização dos animais às suas funções, a depreciação de seu valor comercial e em alguns casos, a morte.
O processo de cicatrização, que se caracteriza pela formação de tecido de granulação composto por tecido conjuntivo fibroso e neoformação vascular, é fundamental na cura de feridas da pele, no equino, a persistência da inflamação leva à exacerbação do tecido de granulação tornando o processo exuberante que prejudica o tratamento e até rescindivar após este.
Diante deste panorama, o diagnóstico anátomo-histopatológico das lesões granulomatosas na pele de equinos é uma importante ferramenta na observação dos parasitas, das células neoplásicas e na caracterização do processo inflamatório e de reparo, sendo imprescindível ao direcionamento da terapia apropriada. Associa-se a importância deste estudo à necessidade de se aprimorar os conhecimentos acerca dos mecanismos fibrogênicos e neoangiogênicos dessas lesões..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Auxílio
financeiro.
Prevalência de infecção por Trypanosoma cruzi nos Triatomíneos do Pantanal sul-mato-grossense, sub-região Nhecolândia, Corumbá/MS
Descrição: O estudo dos ciclos de transmissão no ambiente natural de T. cruzi no Pantanal sul?mato-grossense se faz necessária visto que, T. cruzi se encontra ativo em vários mamíferos silvestres (Herrera et al. 2011), porém se tem necessidade de descobrir quais são os triatomíneos que se encontram contaminados e quais estão dando continuidade ao ciclo no ambiente natural, principalmente devido os efeitos causados pelos impactos ambientais consideráveis ocasionados pelos seres humanos, degradando áreas, com a exploração da agropecuária local, que serviam como habitat desses hospedeiros, podendo levar esses insetos a explorar novos nichos ecológicos.
Objetivos: Determinar quais são as espécies de triatomíneos presentes no Pantanal sul-mato-grossense, na sub-região da Nhecolândia, Corumbá/MS
Identificar as espécies dos Triatomíneos possam estar parasitados por Trypanosoma cruzi..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Ana Maria Jansen - Integrante / Guilherme de Miranda Mourão - Integrante / Filipe Martins Santos - Integrante.
ÁREA DE VIDA E PERÍODO DE ATIVIDADE DO TAMANDUÁ-MIRIM (Tamandua tetradactyla Linnaeus, 1758) NA FAZENDA NHU-MIRIM, PANTANAL SUL DA NHECOLÂNDIA-MS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Guilherme de Miranda Mourão - Coordenador / Talita Guimarães de Araújo - Integrante.
A infecção por importantes parasitas flagelados para a saúde humana (Leishmania spp e Trypanosoma cruzi) em cães residentes em Campo Grande, Mato grosso do Sul
Descrição: No Brasil, a leishmaniose visceral canina (LVC) e a infecção dos cães por T. cruzi coexistem com a leishmaniose visceral americana (LVA) e Doença de Chagas em todos os focos conhecidos e, regra geral, precede à ocorrência da doença humana. Esse fenômeno ocorre devido ao fato de que o cão, como animal de companhia, facilita a transmissão vetorial desses dois parasitas heteroxênicos para o homem. Assim, o monitoramento sorológico dos cães constitui uma importante estratégia para a vigilância da Doença de Chagas e Leishmaniose em humanos. A importância do cão na epidemiologia das Leishmanioses e da Doença de Chagas varia de região para região. Deste modo, existe um consenso de que particularidades regionais associadas à ecologia da área endêmica estariam influenciando na patogenia da infecção nos cães bem como no papel do cão em infectar os vetores. Assim, a sintomatologia clínica associada à infecção por T. cruzi e da Leshmania spp varia consideravelmente entre diferentes localidades, o que influencia diretamente as estratégias regionais de controle e prevenção dessas parasitoses (Ashford et al., 1996; Roque et al., 2008). Além de constituírem sério problema na saúde pública, tanto o T. cruzi como a Leishmania spp causam importantes danos à saúde dos animais, principalmente por causarem danos, respectivamente, ao coração e tecidos linfóides. Em se tratando da infecção por parasitas eurixênicos (=multi-hospedeiros), como é o caso do T. cruzi e da Leshmania spp, sabe-se que existe ciclos enzoóticos silvestre mantidos por quatis, pequenos roedores, marsupiais, morcegos e tatus. Esse fato conduziu a formulação de uma hipótese na qual um ciclo de transmissão silvestre possa estar mantendo o T. cruzi e a Leshmania spp em áreas peri-urbanas. O constante contato entre reservatórios silvestres sinantrópicos e os cães poderia manter a infecção desses tripanosomatídeos na população humana residente nas cidades. É nesse contexto que se insere o presente projeto, tendo o cão como.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Ana Maria Jansen - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Laura Raquel Rios Ribeiro - Integrante / Ricardo Martins Santos - Integrante / André Luiz Rodrigues Roque - Integrante.
Avaliação renal após tratamento da leishmaniose visceral: modelo canino
Descrição: Na grande maioria dos casos, o curso fatal da LVC se deve ao comprometimento renal. As lesões renais de humanos e cães infectados são similares e apesar de sua patogênese ainda não estar bem definida, há crescentes evidências da participação da resposta imune celular. A proposta da presente proposta é avaliar as alterações renais na leishmaniose visceral canina após tratamento, objetivando estabelecer os padrões morfológicos das lesões e avaliar possíveis correlações com os achados clínicos e laboratoriais do comprometimento renal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante / Cristiano Marcelo Espínola Carvalho - Coordenador / Luciano Pereira de Barros - Integrante / Rozalia Marina Infiesta Zulim - Integrante.
Isolamento de estirpes de Leptospira spp para a produção de vacinas e estabelecimento de baterias de antígenos específicos para o diagnóstico e controle da Leptospirose no Pantanal
Descrição: Projeto aprovado no edital 01 do Sistema Embrapa de Gestão (SEG) no Macroprograma 3, código 03080102200 e no Edital CNPq/MAPA/SDA Nº 064/2008, processo 578503/2008-5. A planície pantaneira contém a maior população bovina de Mato Grosso do Sul e oferece condições ambientais favoráveis à ocorrência de algumas doenças, entre as quais, a leptospirose. Entretanto, ainda há poucos estudos epidemiológicos sobre esta enfermidade no Pantanal. O objetivo deste projeto é caracterizar a leptospirose bovina nas sub-regiões de Paiaguás e Nhecolândia do Pantanal Sul-Matogrossense. Para tal, pretende-se utilizar durante 20 meses, o frigorífico localizado em Corumbá como ponto estratégico de coleta de amostras de bovinos provenientes de diferentes propriedades das sub-regiões de Paiaguás e Nhecolândia. Serão realizados o teste de soroaglutinação microscópica do soro obtido das matrizes, como também serão coletados útero, ovário, rim, urina e fígado para isolamento do agente em meio de cultura. Os resultados do isolamento e da sorologia serão associados com dados geográgicos e edafoclimáticos das propriedades de origem dos animais. Com os resultados obtidos neste trabalho, espera-se iniciar o desenvolvimento tecnológico para a produção de vacinas específicas para o controle preventivo da leptospirose bovina no Pantanal, promovendo o desenvolvimento regional através da disponibilidade de tecnologia inovadora no controle sanitário dos rebanhos bovinos do bioma pantaneiro. Espera-se também identificar as principais áreas de riscos e propor medidas preventivas. Objetivo Geral Isolar o agente e caracterizar epidemiológicamente a leptospirose bovina nas sub-regiões dos Paiaguás e Nhecolândia do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Objetivos específicos: - Identificar matrizes bovinas sororeagentes para Leptospira spp., abatidas no frigorífico em Corumbá provenientes de diferentes propriedades do Pantanal; - Isolar o agente a partir de órgãos e urina de matrizes bovinas abatidas no frigorífico em.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Ubiratan Piovezan - Integrante / Aiesca Oliveira Pellegrin - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro.
Avaliação do potencial de dispersão de parasitas multi-hospedeiros entre cães domésticos e carnívoros selvagens (Ordem Carnivora) simpátricos no Pantanal Sul-matogrossense
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador.
Avaliação do potencial de dispersão de parasitas multi-hospedeiros entre cães domésticos e carnívoros selvagens (Ordem Carnivora) simpátricos na Serra da Canstra, MG
Descrição: O objetivo principal deste projeto é avaliar o potencial de dispersão de parasitas multi-hospedeiros entre cães domésticos e carnívoros selvagens simpátricos na Serra da Canastra, MG. Pretende-se (a) Investigar a presença de Trypanossoma cruzi, T. evansi, Leptospira sp., Leishmania sp., e helmintos em cães domésticos e carnívoros selvagens da Serra da Canastra e seu impacto sobre a saúde destes hospedeiros; (b) Estimar o potencial de dispersão de T. cruzi, T. evansi, Leptospira sp., Leishmania sp., e helmintos entre cães domésticos e carnívoros selvagens Serra da Canastra, MG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Ana Maria Jansen - Integrante / Paulo Sérgio D'andrea - Coordenador / Fabiana Lima Rocha - Integrante / Moema Camoleze de Andrade - Integrante.
Financiador(es): Wildlife Conservation Society - Auxílio
financeiro.
Desenvolvimento e Validação de um Sistema Integrado para Diagnóstico e Genotipagem de Protozoários Patogênicos de Interesse Veterinário
Descrição: edital CNPq/MAPA/SDA Nº 064/2008, processo 578730/2008-1.
O presente projeto visa o desenvolvimento e validação de um sistema integrado de genotipagem de protozoários patogênicos, usando uma abordagem multidisciplinar envolvendo metodologias de biologia molecular (PCR multiplex, Rolling Circle Amplification [RCA] e seqüenciamento), bioinformática (análises de evolução e filogenia molecular) e ciências da informação e computação (tecnologias de bancos de dados, ontologias, metadados, workflows científicos e serviços web). Noventa e seis genes ortólogos comuns aos protozoários serão identificados e usados como marcadores para genotipagem, visando obter uma caracterização intra-específica mais acurada de, Eimeria spp., Trypanosoma evansi e Trypanosoma vivax. Todos os dados das genotipagens serão disponibilizados publicamente, bem como o sistema on-line de submissão e análise de seqüências, proporcionando à comunidade científica um sistema completo, flexível e amigável para análise e genotipagem de protozoários patogênicos. O objetivo principal é ter, num prazo de 24 meses, um sistema completo de diagnóstico e genotipagem que possa ser aprimorado/adequado para ter aplicabilidade em vigilância em curto prazo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Alberto M R Dávila - Coordenador / Juliano de Carvalho Cury - Integrante / Kary Ann Del Carmen Ocaña - Integrante / Edmundo Carlos Grisard - Integrante / Patrícia Hermes Stoco - Integrante / Thaís Cristine Marques Sincero - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro.
Envolvimento renal na leishmaniose visceral canina em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Descrição: A proposta do presente trabalho é avaliar as alterações renais em cães naturalmente infectados, apresentando diferentes formas clínicas da doença (assintomáticos, oligossintomáticos e sintomáticos), provenientes da cidade de Campo Grande, objetivando estabelecer os padrões morfológicos das lesões e avaliar possíveis correlações com os achados clínicos e laboratoriais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Cristiano Marcelo Espínola Carvalho - Coordenador / Michael Robin Honer - Integrante / Helen Rezende Figueiredo - Integrante / Rosângela Silva Rigo - Integrante.
Financiador(es): Universidade Católica Dom Bosco - Bolsa.
Ecologia e Saúde de Médios Carnívoros no Pantanal: Uma Abordagem Multidisciplinar
Descrição: Estão sendo avaliados aspectos ecológicos de carnívoros de médio porte no Pantanal da Nhecolândia, tais como: hábitos alimentares, área de uso, padrão de atividades e uso de hábitat através do uso de rádio-telemetria e de armadilhas fotográficas. Aspectos sociais, como o comportamento, tamanho, composição e variações sazonais associadas na formação de grupos de quatis (Nasua nasua), jaguatiricas (Leopardus pardalis) e de cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) também serão estudados. Como um estudo multidiciscplinar, também será avaliado o papel das espécies silvestres no ciclo de transmissão dos hemoparasitas de importância médica e veterinária (Trypanosoma cruzi, T. evansi e Leishmania spp.), e também o efeito destes parasitas na saúde e ecologia das espécies hospedeiras. Os helmintos e ectoparasitas que infectam carnívoros na região serão descritos, bem como o efeito destes grupos de parasitas na saúde e ecologia das espécies..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Ana Maria Jansen - Integrante / Paulo Sérgio D'andrea - Integrante / Guilherme de Miranda Mourão - Coordenador / Natalie Olifiers - Integrante / Rita de Cásia Bianchi - Integrante.
Financiador(es): Instituto Oswaldo Cruz - Cooperação / Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
ChagasEpiNet - Comparative epidemiology of genetic lineages of Trypanosoma cruzi
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Integrante / Ana Maria Jansen - Coordenador / Cristiane Varella Lisboa - Integrante / André Roque - Integrante.
Diagnóstico e Monitoramento da Saúde de Animais Domésticos e Silvestres no Pantanal sul
Descrição: Pesquizador Responsável. Processo: 41/100.2224/2005. A ocorrência e abundância na natureza de parasitas, vetores e hospedeiros estão intimamente relacionados às condições ambientais. Deste modo as taxas nas prevalências das infecções, assim como a virulência dos parasitas, e os conseqüentes impactos desses sobre a saúde humana e animal, se modificam de acordo com as variações do meio e com a utilização da paisagem pelo homem. Este fenômeno, especialmente quando ocorre com parasitas extremamente generalistas como é o caso de T. evansi, T. cruzi e L. chagasi, pepresenta um risco à saúde pública, aos animais de criação, e a espécies de hospedeiros silvestres que possuem pequenas populações. O Pantanal Matogrossense vem passando por um período caracterizado pela alteração do seu sistema produtivo, que envolve a substituição da cobertura original nativa por gramíneas exóticas. Essa alteração antrópica certamente desloca populações de animais silvestres, altera a dinâmica de insetos vetores e aumenta a densidade de animais de interêse zootécnico. A condição ambiental de uma determinada área, protegida ou não, pode ser avaliada através do monitoramento da saúde nas espécies de animais domésticos e em espécies de mamíferos consideradas como bioindicadores. Os dados dos locais de coleta, da saúde, e aqueles relativos ao parasitismo, são armazenados, posicionados espacialmente por meios de coordenadas, e os resultados analisados e manipulados em conjunto com as descrições ambientais de cada área amostrada, a cada momento de colheita, em um sistema de informação geográfica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Urbano Gomes Pinto de Abreu - Integrante / Ana Maria Jansen - Integrante / Guilherme de Miranda Mourão - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
ÁREAS DE USO E SELEÇÃO DE HABITATS DE TRÊS ESPÉCIES DE CARNÍVOROS DE MÉDIO PORTE NA FAZENHA NHUMIRIM E ARREDORES, PANTANAL DA NHECOLÂNDIA, MS.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Heitor Miraglia Herrera - Coordenador / Guilherme de Miranda Mourão - Integrante / Fabiana Lopes Rocha - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Bolsa / Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio
financeiro.